Bom dia Rodrigo, desculpe a minha 'inguinorância' mas qual a função desse ciclonizador realmente? Nunca tinha visto essa peça, pra mim é novidade, se puder me explicar ficarei grato, pura curiosidade mesmo.
Abraço
O CICLONIZADOR , é um dispositivo que é usado em poucos motores a díesel , todo motor gera pressão interna qdo em funcionamento , daí precisa de um SUSPIRO para deixar o ar sair do motor para que não gere pressão interna como ocorre nos difernciais que normalmente tem um suspiro por cima da bola do diferencial , senão gera pressão e arrebenta com os retentores .
Daí que no motor é a mesma coisa , na maioria dos motores os suspiros são caninhos que saem do motor direcionado para o chão , com ísto , ao saír o ar pressionado de dentro do motor SAI TB UMA PEQUENA QUANTIDADE DE ÓLEO , daí a MWM bolou um sistema CICLONIZADOR que é uma pecinha , que tem 3 saídas :
1- Que vai do CICLONIZADOR para o tubo de ar da admissão logo na saída da turbina , é por onde saí a pressão de ar gerada dentro do motor .
2- Que sai do bloco do motorpara o CICLONIZADOR , para liberar a pressão produzida dentro do motor .
3- Que vai do CICLONIZADOR para o cárter para retornar as gotículas de óleo que sai junto com o ar sob pressão do motor .
Na realidade o CICLONIZADOR é para fazer com que o ar que vem de dentro do motor sob pressão e misturado com pequenas gotículas de óleo sofrer um movimento giratório para jogar as gotículas de óleo na parede do CICLONIZADOR e este óleo escorrer pelo tubo 3 e voltar para o cárter , não deixando jogar fora este óleo economizando o óleo lubrificante do motor e EVITANDO A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE .
UFA , será que conseguí explicar direito ? Me corrijam se estiver errado .
RODRIGO T.
Se vc ganhou este CICLONIZADOR , sugiro a vc usar ele , ou seja se o seu motor for o MWM é peça original dele , se o seu motor for outro qualquer , sugiro em vc adaptar este CICLONIZADOR no seu motor .
O CICLONIZADOR , é um dispositivo que é usado em poucos motores a díesel , todo motor gera pressão interna qdo em funcionamento , daí precisa de um SUSPIRO para deixar o ar sair do motor para que não gere pressão interna como ocorre nos difernciais que normalmente tem um suspiro por cima da bola do diferencial , senão gera pressão e arrebenta com os retentores .
Daí que no motor é a mesma coisa , na maioria dos motores os suspiros são caninhos que saem do motor direcionado para o chão , com ísto , ao saír o ar pressionado de dentro do motor SAI TB UMA PEQUENA QUANTIDADE DE ÓLEO , daí a MWM bolou um sistema CICLONIZADOR que é uma pecinha , que tem 3 saídas :
1- Que vai do CICLONIZADOR para o tubo de ar da admissão logo na saída da turbina , é por onde saí a pressão de ar gerada dentro do motor .
2- Que sai do bloco do motorpara o CICLONIZADOR , para liberar a pressão produzida dentro do motor .
3- Que vai do CICLONIZADOR para o cárter para retornar as gotículas de óleo que sai junto com o ar sob pressão do motor .
Na realidade o CICLONIZADOR é para fazer com que o ar que vem de dentro do motor sob pressão e misturado com pequenas gotículas de óleo sofrer um movimento giratório para jogar as gotículas de óleo na parede do CICLONIZADOR e este óleo escorrer pelo tubo 3 e voltar para o cárter , não deixando jogar fora este óleo economizando o óleo lubrificante do motor e EVITANDO A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE .
UFA , será que conseguí explicar direito ? Me corrijam se estiver errado .
RODRIGO T.
Se vc ganhou este CICLONIZADOR , sugiro a vc usar ele , ou seja se o seu motor for o MWM é peça original dele , se o seu motor for outro qualquer , sugiro em vc adaptar este CICLONIZADOR no seu motor .
Guilhermeabreu, obrigado pela explicação, eu vou usar sim, vou adaptar no toyota 14b no java, ja até bolei os suportes pra ele.
abraço
FORTE ABRAÇO seu JAVA vai ficar DUKA com este monstro de motor , sou fã dele , é muito forte , anda muito .
Eu gostaria de instalar uma peça dessa no meu q20b será que já fizeram essa adaptação? se tiver um companheiro que já fez poderia postar algumas fotos.
O CICLONIZADOR , é um dispositivo que é usado em poucos motores a díesel , todo motor gera pressão interna qdo em funcionamento , daí precisa de um SUSPIRO para deixar o ar sair do motor para que não gere pressão interna como ocorre nos difernciais que normalmente tem um suspiro por cima da bola do diferencial , senão gera pressão e arrebenta com os retentores .
Daí que no motor é a mesma coisa , na maioria dos motores os suspiros são caninhos que saem do motor direcionado para o chão , com ísto , ao saír o ar pressionado de dentro do motor SAI TB UMA PEQUENA QUANTIDADE DE ÓLEO , daí a MWM bolou um sistema CICLONIZADOR que é uma pecinha , que tem 3 saídas :
1- Que vai do CICLONIZADOR para o tubo de ar da admissão logo na saída da turbina , é por onde saí a pressão de ar gerada dentro do motor .
2- Que sai do bloco do motorpara o CICLONIZADOR , para liberar a pressão produzida dentro do motor .
3- Que vai do CICLONIZADOR para o cárter para retornar as gotículas de óleo que sai junto com o ar sob pressão do motor .
Na realidade o CICLONIZADOR é para fazer com que o ar que vem de dentro do motor sob pressão e misturado com pequenas gotículas de óleo sofrer um movimento giratório para jogar as gotículas de óleo na parede do CICLONIZADOR e este óleo escorrer pelo tubo 3 e voltar para o cárter , não deixando jogar fora este óleo economizando o óleo lubrificante do motor e EVITANDO A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE .
UFA , será que conseguí explicar direito ? Me corrijam se estiver errado .
RODRIGO T.
Se vc ganhou este CICLONIZADOR , sugiro a vc usar ele , ou seja se o seu motor for o MWM é peça original dele , se o seu motor for outro qualquer , sugiro em vc adaptar este CICLONIZADOR no seu motor .
Prezado Guilerme,
É possíves adapter esse ciclonizador em outros motores?
O meu motor é um cbt que estou colocando um intercoler, e como rodo muito em lugares distantes esse ciclonizados me parece uma boa pedida para o meu valente motorzinho.
Qualquer comentário seria muito bem vindo e desde já muito obrigado!
Bom dia Rodrigo, desculpe a minha 'inguinorância' mas qual a função desse ciclonizador realmente? Nunca tinha visto essa peça, pra mim é novidade, se puder me explicar ficarei grato, pura curiosidade mesmo.
Abraço
e ai Rotta, então acho que o Guilherme ja disse tudo, bela aula de ciclonizador.....
Respondido!! Tive alguns caminhões com motor MWM e realmente qdo o motor ta meio cansado sopra uma fumaça bem oleosa e estranha pelo suspiro, a gente chegava até a colocar uma mangueira quase arrastando no chão porque melava de óleo toda a parte inferior do caminhão. No Cummins isso também ocorre, porém com menor intensidade que no MWM e só quando o motor ja está bem desgastado.