
Postado originalmente por
guilhermeabreu
O CICLONIZADOR , é um dispositivo que é usado em poucos motores a díesel , todo motor gera pressão interna qdo em funcionamento , daí precisa de um SUSPIRO para deixar o ar sair do motor para que não gere pressão interna como ocorre nos difernciais que normalmente tem um suspiro por cima da bola do diferencial , senão gera pressão e arrebenta com os retentores .
Daí que no motor é a mesma coisa , na maioria dos motores os suspiros são caninhos que saem do motor direcionado para o chão , com ísto , ao saír o ar pressionado de dentro do motor SAI TB UMA PEQUENA QUANTIDADE DE ÓLEO , daí a MWM bolou um sistema CICLONIZADOR que é uma pecinha , que tem 3 saídas :
1- Que vai do CICLONIZADOR para o tubo de ar da admissão logo na saída da turbina , é por onde saí a pressão de ar gerada dentro do motor .
2- Que sai do bloco do motorpara o CICLONIZADOR , para liberar a pressão produzida dentro do motor .
3- Que vai do CICLONIZADOR para o cárter para retornar as gotículas de óleo que sai junto com o ar sob pressão do motor .
Na realidade o CICLONIZADOR é para fazer com que o ar que vem de dentro do motor sob pressão e misturado com pequenas gotículas de óleo sofrer um movimento giratório para jogar as gotículas de óleo na parede do CICLONIZADOR e este óleo escorrer pelo tubo 3 e voltar para o cárter , não deixando jogar fora este óleo economizando o óleo lubrificante do motor e EVITANDO A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE .
UFA , será que conseguí explicar direito ? Me corrijam se estiver errado .
RODRIGO T.
Se vc ganhou este CICLONIZADOR , sugiro a vc usar ele , ou seja se o seu motor for o MWM é peça original dele , se o seu motor for outro qualquer , sugiro em vc adaptar este CICLONIZADOR no seu motor .