Powered by vBulletin

CJ 5 '78 - "Porcão Albino" - Jipe do Mês da Planeta Off-Road Nº 17

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 15 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/09/2011, 18:46
    Walnei Boteon
    2 Anexo(s)
    Caveso, esse material deve ser a borracha nitrílica ou Viton. São mais resistentes que a borracha comum. Ainda tenho que abrir a caixa e vou ver se encontro esse material.

Edison, essa receita é sua :palmas: . Eu só estou copiando e fazendo uns ajustes e está ficando muito bom. Ontem montei a nova polia e a direção continuou bem macia e o problema da bomba travar no fim do curso da direção, acabou. Não pude fazer muitos testes pq o jeep tá num canto bem apertado da garagem e estava sem tempo para tirar ele de lá...

Proxima etapa vai ser instalar o manômetro para ver a pressão do sistema e fazer um teste dinâmico...

Acho que no próximo teste já concluo as especificações do sistema.

[]'s
  • 07/09/2011, 00:59
    JCJ
    Blz Walnei.

Qual a medida dessa polia ? É de algum carro ou foi torneada ?

O vortec usa uma polia de 6", enquanto ranger, wrangler, cherokee, opala usam entre 4,75" e 5".
    Tava pensando em diminuir um pouco pra ver se melhora, porque os 38" com 5 psi, judiam muito da caixa de direção na trilha.

** Também uso um York210 e o bichinho é um cavalo !

[]´s e boa sorte com o HA
    JCJ
  • 07/09/2011, 09:09
    4X4GARAGE
    parabens Walnei,ainda bem que contamos com pessoas como voce que esta disposto a apostar em ideias novas,mesmo sabendo que podia nao dar certo!!!!to esperando pra ver nas trilhas!!!
    grande abraço
  • 07/09/2011, 18:26
    Walnei Boteon
    E aí JCJ, blz?

Essa polia é a original da bomba. Era uma polia dupla para correia V e eu mandei tornear para a correia poli-V. Ficou com um diâmetro aproximado de 4,25".

A caixa do opala realmente sofre muito com esses pneus 38". Essa que estou usando já é a 2ª pq a 1ª não aguentou. Por isso que resolvi montar o HA.

Quanto ao York 210 é covardia. Tenho reservatório de ar com 2 cilindros de caminhão e para encher esses cilindros do zero até 120 psi não demora nem 3 minutos, e com o motor em marcha lenta :shock: ...

[]'s
  • 07/09/2011, 18:35
    Walnei Boteon
    Citação:

Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    parabens Walnei,ainda bem que contamos com pessoas como voce que esta disposto a apostar em ideias novas,mesmo sabendo que podia nao dar certo!!!!to esperando pra ver nas trilhas!!!

E aí, Edison. Blz, meu amigo?

Sempre achei que esse sistema de direção que usamos nos nossos jipes é muito fraco para pneus grandes. A primeira caixa que usei não aguentou muito.

Quando ví seu projeto percebi as grandes chances de que ia resolver nosso problema, por isso encarei a empreitada.

E não me arrependi :) ...

Valeu por ter dividido com a gente o seu projeto :concordo: ...

Não estou com muito tempo para mexer no jeep, mas conforme vou tendo novidades, vou postando aqui...

Grande abraço.
  • 16/09/2011, 08:13
    4X4GARAGE
    diz ai Walnei,e o jeeepao?
    []s
  • 19/09/2011, 23:46
    Walnei Boteon
    Citação:

Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    diz ai Walnei,e o jeeepao?
    []s

E aí, Edison. Blz?

O "selviço" no Porcão tá bem devagar, a conta-gotas. Tô com muito pouco tempo disponível, mas esses dias instalei o manômetro no sistema. Inicialmente retirei 2 calços da válvula de alívio da bomba (antes tinha 4 calços) e a pressão do sistema chegou a 100 bar. Dei uma volta no quarteirão e senti a direção um pouco mais pesada que o normal. Nada que inviabilizasse a dirigibilidade, eu diria que ficou 90% da original.

Voltei pra garagem e retirei os outros 2 calços (ficou sem nenhum calço). A pressão chegou a 120 bar e não melhorou o peso da direção porém forçava muito a bomba no final do curso e pesava tanto no motor que ele chegou a apagar.

Não pude andar muito pq estava sem o radiador, mas conclui que a pressão ideal é 100 bar. O aumento da pressão não mudou o funcionamento por isso acredito que para ficar 100% preciso aumentar a vazão no cilindro.

Por enquanto vou deixar assim pq já está bom para ir pra trilha. A ajuda que o cilindro fornece quando o sistema é exigido é muito clara. Chega a torcer o feixe de molas, como já mostrei. Vai poupar muito a caixa da direção quando a roda estiver travada num barranco. Nessa situação a bomba descarrega os 100 bar no cilindro e ele atua com vontade :dance: ... Só preciso ficar esperto pra não estourar os terminais da barra de direção ou os terminais do munhão :putz: ...

Mais pra frente, se realmente for necessário e só para fazer testes e ver se a direção fica mais macia, vou retrabalhar os orifícios do cilindro para maior vazão, aumentar o diâmetro daquele tubinho do cilindro e trocar as conexões 1/4 NPT da caixa por maiores.

Por enquanto, vou montar a caixa voltando 2 calços para a válvula de alívio (para trabalhar com 100 bar), montar o radiador e ir pra trilha para ver o resultado...

[]'s
  • 20/09/2011, 07:59
    4X4GARAGE
    bom dia Walnei,imagino ser o diametro do pistao,pois se ele tiver uma area maior com certeza o esforço sera menor na cx,mas como vc falou,vai pra trilha ver como fica e nos avisa.
    forte abraço
  • 20/09/2011, 08:02
    mrcrema
    Conversa de gente grande isso aqui, não participo não, rsrsrssrs
  • 29/09/2011, 09:53
    4X4GARAGE
    grande Marcio,vc nao participa pq nao quer omi!!!!!
    e cade o albino Valnei?
    []s
  • 29/09/2011, 12:56
    daniloatui
    De gente grande mesmo.....
    Ainda estou querendo colocar a direção hidraulica convencional...

Valnei, ainda não conheci o seu jeep, mas quero "roubar" idéias....com seu alvará, claro....
  • 01/10/2011, 08:45
    4X4GARAGE
    Bom dia Valnei,estive pensando com os meus botoes,não seria a mangueira de alimentação da cx muito restrita?por isso a queda da vazao?
    []s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 15 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:20.