Relato do teste de estrada com e sem o snorkel
Vamos lá...
Antes de mais nada, o odômetro da minha F-1000 tem um erro de 7% a menos por conta dos pneus 31" logo as distâncias reais devem ser acrescidass de 7%.
Teste de estrada com snorkel (bnt/ponta porâ/bnt) trecho com serra no meio
Km inicial (odômetro) 339.751
Km final (odômetro) 340.255
distância percorrida (odômetro) 504
distância percorrida corrigida 539,28
tanqueada até a boca 77,5 L
Consumo COM snorkel 6,958 Km/L
Teste de estrada sem snorkel (bnt/dourados/bnt) trecho com menos serra que o anterior
Km inicial (odômetro) 340.255
Km final (odômetro) 340.763
distância percorrida (odômetro) 508
distância percorrida corrigida 543,56
tanqueada até a boca 73,0 L
Consumo SEM snorkel 7,446 Km/L
Diferença 0,488 Km/L
Acredito que a diferença de consumo seja desprezível e provavelmente causada pelo trecho onde a medição foi feita com snorkel ter uma serra mais longa e íngreme do que o trecho de medição sem o snorkel.
A toada das duas medições foi a mesma, segundo o GPS, trecho com snorkel vel máxima 123 Km/h e vel média de 97 Km/H e no trcho sem snorkel vel máxima 122 Km/H e vel média 98 Km/H.
Vou alterar o desenho do snorkel substituindo duas curvas de 90 graus por duas de 45 graus, o que deve diminuir a turbulência e manter o snorkel ligado direto como fazia desde que o instalei.
Agora vou atrás de entender o porque do consumo tão elevado utilizando C&P 3,07:1 e pneus 31" com motor MWM 229-4 TD.
Abraços
Eddie
P.S. este relato foi postado originalmente no tópico a seguir
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=69035&page=3
[]s