x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1

Eixo traseiro

2) Antes de mais nada, agora é oficial: a perninha do Cascãozão será mesmo um Dana 70!!

Mas não será aquele eixo que usei pra comparar com o D44. Escolhi outro eixo traseiro. No meio daqueles empilhados, achei um que estava fechado e que tinha o pinhão girando livre. Esse eixo nunca foi aberto, e faltava somente os semis e os cubos. A junta da tampa estava a que veio de fábrica, mas mesmo assim tinha que abrir pra conferir se tava tudo bom mesmo e a relação da C&P.

Lixadeira ligada e hora de tirar as sapatas e suportes de amortecedores antigos. Depois da tubeira "limpa", foi hora de tirar a tampa e ver o estado interno. Para a minha surpresa, o eixo tá zerado. As fotos não mentem!

Esse eixo, pelo que pesquisei, é um D70U, pois a cx. satélite tem 32 estrias, e a C&P é 41x10, que posteriormente será substituída pelas 43x8.

Vou rodar com cx. satélite simples mesmo (sem o Power Lock original dos Marruá`s) e no início do ano que vem providencio a importação de 1 ARB.

Como disse, ganhei a carcaça! Porém, como esse eixo está com o miolo, lógico que tive um certo prejuízo! Sabem quanto? R$ 1000 em tudo, do jeito que está!

..continua..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01394.jpg   -dsc01414.jpg   -dsc01441.jpg   -dsc01444.jpg   -dsc01443.jpg  
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG

Eixo dianteiro

3) Pelo menos por enquanto, desisti de comprar um D60 da F250. Pelo fato desse eixo ser reverse, relações curtas pra ele só na terra do Tio Sam. Aqui no BR só acha R&P 3,54, o que acho longa demais.

Então optei por pegar outra carcaça de D70 traseiro (que novamente saiu de brinde ) e transformá-la em D70 dianteiro.

Por incrível que pareça, já tinha um D70 cortado. Pelas medidas que tirei, deu pra ver que a tubeira foi cortada 20mm antes da solda do flange da manga, bem no final do eixo mesmo. E fiquei impressionado com a espessura da tubeira. Coisa bruta!

Vou precisar somente do munhão pra soldar na ponta da tubeira cortada. Mas já está quase resolvido, pois amanhã chega na oficina um eixo que adquiri. Trata-se do eixo dianteiro da F350, das mais novas! O munhão será retirado deste eixo e adaptado no D70 pra virar um D70 dianteiro.

Ao contrário da minha vontade inicial, os semieixos serão fabricados em aço 4140 e usarei cruzetas ao invéz de bichacinéticas.

Cenas dos próximos capítulos!

..continua...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01399.jpg   -dsc01401.jpg   -dsc01417.jpg   -dsc01419.jpg   -dsc01403.jpg  
    ex Troller 2015:

ex

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG

Prévia

4) Depois de depenar a tubeira do eixo traseiro, foi hora de jogar o eixo embaixo do Jeep para tirar as primeiras medidas para reposicionar as sapatas.

Car@io, como este carro vai ficar alto!! O diferencial mal mal saiu do piso e o assoalho dianteiro já está a 1,10m do chão! Pourra, não vou poder mais parar no estacionamento coberto do meu xóppis preferido.

Da mesma maneira que vai ficar alto, vai ficar largo p/ burro também. O eixo traseiro, medindo da ponta de uma manga de eixo até a outra, tem 1,84. Vou precisar de batedor pra andar na estrada!

Olhem as fotos para a altura, tomem como referência a Blazer ao lado.

..continua...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01445.jpg   -dsc01453.jpg   -dsc01454.jpg   -dsc01455.jpg   -dsc01471.jpg  
    ex Troller 2015:

ex

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG

Finalmentes

5) Depois do eixo praticamente no lugar, foi hora de montar os cubos e receber a facada! Acham que montar um D70 sai barato? Tô fudido!

Os cubos já estão na mão. Saíram de um Marruá picape, e estão muito bons. A graxa que tava nele era a que veio de fábrica. Após lavar, ficou mais zero ainda. Se pintar dá pra vender como sendo novo!

Os rolamentos e retentores do cubo são até baratos. Mas a facada veio junto com os freios.

Como já disse, vou usar disco nas 4. Cada pinça traseira (original Ford) custa R$ 1300, e cada disco ventilado, R$ 200. Eita brinquedinhos caros, viu?!

Não vou usar freio de mão devido à gambiarra original de fábrica. Alguém já se viu um carro sair de fábrica com freio de mão, porém só acha pra venda o conjunto pro lado direito? Isso mesmo, no lado esquerdo usa o lado direito invertido, ou seja, no lado direito a pinça fica virada pra trás e sangria pra cima (normal), e no lado esquerdo a pinça fica virada pra frente. A sangria ficaria pra baixo, mas a pinça é "fuçada" de modo que a sangria fique pra cima. Não estou falando em gambiarra de oficina não, e sim gambiarra que já sai de fábrica nos Marruá`s.

Desta maneira, optei por usar um outro suporte de pinça que é usado pra adaptar nos Marruá`s lá na oficina. Deste modo, a pinça traseira fica virada pra trás e sangria pra cima. Sem gambiarras!

E quanto ao freio de mão, deixa quieto! Depois arrumo um sistema de freio no cardã!

Só essa parte dos freios (discos, pinças, porcas, travas, suportes, rolamentos, etc...) ficou em pouco mais de 3k. Acho que essa é a parte mais cara (pra quem ganhou o resto ).

O serviço agora está focado no eixo dianteiro. Semana que vem irei lá novamente ver o andamento.

EM TEMPO: Fiquei sabendo de uma novidade muito boa hoje. Querem saber? Então fiquem de olho nas próximas edições da Revista Planeta OffRoad.

Por enquanto é só!

Abraço!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01482.jpg   -dsc01492.jpg   -dsc01493.jpg   -dsc01515.jpg   -dsc01512.jpg  
    ex Troller 2015:

ex

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    A idéia é essa, seja la qual for o munhao (ensimec, totaltork, macrotorque, D60).
    Tem também a receita utilizada pelo saudoso Gilvan que pegou um munhao de F4000 4x2 e implantou em uma carcaça de D70 traseiro q passou a ser dianteiro. Outro exemplo é o xaropinha mesmo q teve estes munhoes adaptados numa bola de D44.

Vc já tem praticamente a faca e o queijo nas mãos.

[]'s

Perfect!
    Conforme disse, vou usar os munhões do eixo dianteiro da F350. Vamos ver o que vai sair!

Citação Postado originalmente por JUNINHO_BITTENCOURT Ver Post
    Fala Lucas, up grades nervosos vindo por ai. hehe.

Para chegar a uma medida aproximada de largura, veja pelo meu CJ:
    38.5x14.5, Roda 16x12'' offset negativo no limite e eixo Engesa (igual Rural) = 2.15 metros.

Agora calcule a diferença dos D44 rural p/ os D70.

Não sei a largura das trilhas ai, mas por aqui é raro eu não ficar entalado em alguma, agora imagine vc hehehe. Todo gordo sofre.

Abraço.
    Juninho, eu estou tomando como inspiração o seu cachorrinho mesmo. Imprimi uma foto do seu Jeep e levei pra oficina hoje para que o Zezé visse meu objetivo final . A galera quando viu a foto ficou maluca! Foi hilária a reação do pessoal..

Apesar do D70 ser mais largo que um D44 de Engesa, vou tentar compensar essa diferença nas rodas. Vou alargá-las para 12" também, mas não vou deixar o offset no limite igual você fez. Tendo até 2,15 de largura já estou satisfeito!

Ah, e devido às mudanças nos últimos dias, aproveito pra dizer que esse projeto está..............

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01439.jpg  
    ex Troller 2015:

ex

Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Será que fica pronto pra FenaJeep de 2012??

To aqui só de olho ....

[ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Pelo jeito as duvidas da pagina anterior foram todas sanadas ne.
    Aprendeu rápido hein, heheheh.

Bem vindo ao time!

[]'s

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Agradecimentos: 0
    PQP!!! Agora sim, para o Cascãozão o céu é o limite!!!

Parabéns Lucas pelas conquistas e qualidade de informação/conjunto, agora mais do que nunca desejo sucesso na empreitada e estou a disposição no que puder ajudar!!!

Tô por aqui...sempre

Abraço
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Rodrigo,
    acho que fica pronto só pra Fenajeep 2015!

Elmer,
    aos poucos vou tirando minhas dúvidas antigas e adquirindo dúvidas novas!
    Aproveitando, se souber quem tem R&P 43x8 e quem queria 41x10, me fale, por favor!

Guilherme,

muito obrigado!!!
    Não sabia que a reforma ia tomar essa proporção que está hoje ..culpa desse pessoal do Fórum. A galera anda muito Hardcore nos últimos tempos!
    ex Troller 2015:

ex

Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Agradecimentos: 4
    PQP!!!!

tô de cá arregalado os zoios com o rumo que a coisa tomou.....rsrsrsrsrs!!!

coitadinho da carcaça comprada anteriormente.....,

lucão agora a coisa ficou bruta heim, estou de olho por aqui.

esse tópico agora tem q ir pra area hardcore..

abraxxxx

Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

Fala Lucas blz?!

Agora o jeep ta ficando gringo! Coisa linda!!
    Está de parabens

Você acha que mesmo por estética se fará necessário colocar rodas com off-set negativo? Creio que isso pode impactar em outras coisas tipo, vai ser dificil de achar trilha ou pegar um guarda pé no saco e falar que o pneu está muito para fora... daria para colocar uma polaina, mas só que ai ia parecer uma asa de tão grande!
    Com a altura que o jeep vai ficar + a largura, não seria interessante recuar o eixo traseiro um pouco mais para tras?
    E o power train, vai deixar do jeito que está ou pretende mudar alguma coisa?

Abraços
    4X4 Brasil
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Citação Postado originalmente por junior braga Ver Post
    PQP!!!!

tô de cá arregalado os zoios com o rumo que a coisa tomou.....rsrsrsrsrs!!!

coitadinho da carcaça comprada anteriormente.....,

lucão agora a coisa ficou bruta heim, estou de olho por aqui.

esse tópico agora tem q ir pra area hardcore..

abraxxxx

kkkkkk..
    Tá no inferno? Abraça o capeta!

Citação Postado originalmente por victor massinha Ver Post
    Fala Lucas blz?!

Agora o jeep ta ficando gringo! Coisa linda!!
    Está de parabens

Você acha que mesmo por estética se fará necessário colocar rodas com off-set negativo? Creio que isso pode impactar em outras coisas tipo, vai ser dificil de achar trilha ou pegar um guarda pé no saco e falar que o pneu está muito para fora... daria para colocar uma polaina, mas só que ai ia parecer uma asa de tão grande!
    Com a altura que o jeep vai ficar + a largura, não seria interessante recuar o eixo traseiro um pouco mais para tras?
    E o power train, vai deixar do jeito que está ou pretende mudar alguma coisa?

Abraços

Fala Victor! Bãozão e aí?

Esse assunto das rodas será mais adiante. Vou usar o bom senso na hora de mexer nelas, para que a largura do Jeep não seja maior que o comprimento!

Sim, os eixos serão reposicionados.
    Na semana que vem irá um cara lá na oficina que trabalha em uma empresa que mexe com fibra em aviões. Dizem que o cara é bão de serviço!

Minha ideia é fazer aquele corte reto no paralama traseiro até la trás, esticar a ponta do chassi uns 20 cm e jogar o eixo traseiro pra trás. E depois fazer o mesmo serviço na dianteira, onde também vou alongar a ponta do chassie e jogar o eixo pra frente.

No Powertrain, a única mudança prevista é a troca da tcase Willys por uma tcase de Hilux antiga (engrenagem), flangeada no clark 4m e que futuramente receberá kit 4,7:1.
    ex Troller 2015:

ex

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem