Comprei uma tábua de Cedrinho (4 metros), largura 30 cm e espessura 2 cm, aparelhada para fazer uma caixa de ferramentas para meu ONÇA. É uma madeira dura, resistente, um tanto grosseira e relativamente difícil de se trabalhar, porém não é cara e se presta bem para serviços rudes. O pinho e seus similares são madeiras macias, muito mais fáceis de trabalhar, porém pouco resistentes.
Neste fim de semana consegui fazer uma caixa de ferramentas bastante bruta, um tanto tosca, porém resistente e robusta. O fecho é simples, grosseiro e usa apenas um cadeado. Não é algo a prova de roubo, pois com alguma violência é possível abri-la à força, mas sempre inibe um vândalo oportunista, um vagabundo ou um gatuno eventual. Como meu ONÇA tem capota de lona é na verdade um JIPÃO aberto e esta caixa pode ser útil para colocar algumas ferramentas essenciais, triângulo, macaco, etc. Além disso não costumo deixá-lo estacionado na rua por muito tempo. Prefiro sempre colocá-lo num estacionamento. Aqui em Amparo não há (ainda) a violência das cidades grandes, mas a cidade já não é mais tão pacata como era há 40 anos atrás, quando aqui cheguei. Não sou marceneiro nem carpinteiro, porém aprendi a fazer alguns trabalhos simples com madeira. As ferramentas também ajudam muito, principalmente as elétricas. Usei alguns poucos pregos finos e longos (4 cm) apenas para fixar os pedaços de madeira que serrei, dando forma à caixa. A seguir fiz inúmeros furos com broca fina e depois fui aparafusando com parafusadeira elétrica, usando parafusos de 6 cm de comprimento. O Cedrinho é uma madeira dura e é necessário furar o buraco do parafuso com uma broca mais fina que o parafuso, caso contrário o parafuso não atarraxa bem e ainda racha a madeira. Agora só falta fixar no assoalho com 4 parafusos fortes. Lentamente meu ONÇA vai melhorando...