Powered by vBulletin

Jeep Willys 1958 (CJ5) - Restauração e preparação "Old School"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/04/2015, 09:33
    Lauro Paiva
    Gostei de quase tudo o que você falou, com exceto da "frescurrinha"

EM PRIMEIRO LUGAR:A manopla é MUITO, MAS MUITO MESMO BACANA.

Se as minhas manoplas de caveira não fossem tão legais eu ficava até com um pouco de inveja, kkkkk

E as considerações organolépticas fazem todo sentido!!!

Só podemos amar o que conhecemos, já falava o meu caríssimo professor Josafá Siqueira.

Caro leoporfir, continue sempre com suas interessantes considerações!
    Forte abraço!!!
  • 03/04/2015, 16:15
    Ian Jeep
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por leoporfir Ver Post
    Anexo 497875 Anexo 497876

Outras marcas de volante q seguem esse estilo class e q talvez vc goste são elas a Shutt e Lenker.

http://shutt.com.br/produtos/volantes

http://www.lenker.com.br/site/produtos.asp?IDLinha=15

Adoro esse estilo q envolve desde volantes a manoplas clássicas.

Uma vez eu fiz uma partindo de uma bola de sinuca real.

Massa, tenho muitos desses detalhes de acabamento na minha cabeça, um dia ainda monto meu jeep CHEIO dessas frescurinhas.

Abraços.
  • 03/04/2015, 18:05
    leoporfir
    Citação:

Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Gostei de quase tudo o que você falou, com exceto da "frescurrinha"

EM PRIMEIRO LUGAR:A manopla é MUITO, MAS MUITO MESMO BACANA.

Se as minhas manoplas de caveira não fossem tão legais eu ficava até com um pouco de inveja, kkkkk

E as considerações organolépticas fazem todo sentido!!!

Só podemos amar o que conhecemos, já falava o meu caríssimo professor Josafá Siqueira.

Caro leoporfir, continue sempre com suas interessantes considerações!
    Forte abraço!!!

Hahaha, Valeu Lauro!

Abraço

Citação:

Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Outras marcas de volante q seguem esse estilo class e q talvez vc goste são elas a Shutt e Lenker.

http://shutt.com.br/produtos/volantes

http://www.lenker.com.br/site/produtos.asp?IDLinha=15

Adoro esse estilo q envolve desde volantes a manoplas clássicas.

Uma vez eu fiz uma partindo de uma bola de sinuca real.

Massa, tenho muitos desses detalhes de acabamento na minha cabeça, um dia ainda monto meu jeep CHEIO dessas frescurinhas.

Abraços.

Valeu, Ian! Eu conhecia esses outros também, mas a concepção dos volantes da Lotse me agradam um pouco mais. Aliás, eu já comprei ele, chega semana que vem! o/

Eu também já pensei em pegar uma bola de sinuca de verdade e fazer, deve ter ficado legal! hehe
  • 03/04/2015, 18:19
    leoporfir
    5 Anexo(s)
    Rollcage
    Como falei, eu mesmo estava desenhando a minha gaiola. Ela já chegou num nível aceitável, agora só preciso fazer simulações pra ter certeza que funciona.

Fiz seguindo os parâmetros estabelecidos pela FIA e outros órgãos do automobilismo. Os cintos de quatro pontos serão fixados a 45 graus, logo naquele arco atrás dos bancos. Pretendo usar aço carbono 4340 ou 1020, com diâmetro de 38 mm (1,5 pol) e espessura de 2 mm.

Já fiz algumas pesquisas e, em se tratando de um artifício de proteção com muitas peculiaridades na hora da fabricação, é no mínimo recomendável fazer com alguém com experiência. Achei alguns aqui por perto e o valor fica sempre próximo de R$ 1500,00. Como eu estou dando o projeto pronto (onde podem, inclusive, gerar receita sem minha autorização), quero chegar próximo dos R$ 1000,00. Aí eu faço, hehe.

Seguem as fotos do processo de modelagem e alguns renders:
  • 03/04/2015, 19:14
    Renan Folly
    Parabéns pelo projeto! Estou acompanhando...
  • 03/04/2015, 20:41
    pedro bonadio
    4340 não serve para essa função, 4130 é bem mais indicado.
  • 04/04/2015, 01:10
    MarcioNatal
    1 Anexo(s)
    Citação:

Como falei, eu mesmo estava desenhando a minha gaiola. Ela já chegou num nível aceitável, agora só preciso fazer simulações pra ter certeza que funciona.

Fiz seguindo os parâmetros estabelecidos pela FIA e outros órgãos do automobilismo. Os cintos de quatro pontos serão fixados a 45 graus, logo naquele arco atrás dos bancos. Pretendo usar aço carbono 4340 ou 1020, com diâmetro de 38 mm (1,5 pol) e espessura de 2 mm.

Já fiz algumas pesquisas e, em se tratando de um artifício de proteção com muitas peculiaridades na hora da fabricação, é no mínimo recomendável fazer com alguém com experiência. Achei alguns aqui por perto e o valor fica sempre próximo de R$ 1500,00. Como eu estou dando o projeto pronto (onde podem, inclusive, gerar receita sem minha autorização), quero chegar próximo dos R$ 1000,00. Aí eu faço, hehe.

Boa noite Leoporfir.

Parabéns pelo belo projeto. Desculpando-me desde já pela minha "inguinorança", pergunto-lhe: a ancoragem dessa gaiola vai ser via ligações diretas com o chasis da viatura?

Após suas simulações o tubo pretendido, se possível, tente simular com o tubo AC BS de 1 1/2" com 3,25 mm de parede, sem costura. Creio que a diferença de valores e diagramas das deformações obtidos entre ambos os tipos de tubos serão consideráveis e a favor do sugerido por último. Sendo, assim, a diferença de valores entre os dois tipos, desprezível, a partir dos resultados obtidos. Depois nos diga o que consegui pós simulação.

Penso que também seria bem vindo um "X" no último quadro(traseira), daria uma maior rigidez ao conjunto.

Anexo 497934

Desculpe os pitacos. Um abraço e sucesso na empreitada.

Márcio Humberto
  • 04/04/2015, 17:27
    leoporfir
    Citação:

Postado originalmente por Renan Folly Ver Post
    Parabéns pelo projeto! Estou acompanhando...

Obrigado, Renan! =D

Abs

Citação:

Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    4340 não serve para essa função, 4130 é bem mais indicado.

Valeu a dica, Pedro! Fui dar outra estudada e você tem razão.

Abs

Citação:

Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    Boa noite Leoporfir.

Parabéns pelo belo projeto. Desculpando-me desde já pela minha "inguinorança", pergunto-lhe: a ancoragem dessa gaiola vai ser via ligações diretas com o chasis da viatura?

Após suas simulações o tubo pretendido, se possível, tente simular com o tubo AC BS de 1 1/2" com 3,25 mm de parede, sem costura. Creio que a diferença de valores e diagramas das deformações obtidos entre ambos os tipos de tubos serão consideráveis e a favor do sugerido por último. Sendo, assim, a diferença de valores entre os dois tipos, desprezível, a partir dos resultados obtidos. Depois nos diga o que consegui pós simulação.

Penso que também seria bem vindo um "X" no último quadro(traseira), daria uma maior rigidez ao conjunto.

Anexo 497934

Desculpe os pitacos. Um abraço e sucesso na empreitada.

Márcio Humberto

Fala, Márcio! Imagina, eu agradeço pelas dicas e pitacos!

Bom... não vou ancorar ela no chassis. Aliás, isso é uma coisa que eu esqueci de mostrar e falar. Estou fazendo dela uma célula de segurança independente. Nos renders e na modelagem não mostra (ainda), mas na porção inferior dela haverão travessas estruturais que também acomodarão os bancos. Ou seja: os bancos e cintos de segurança estarão acomodados numa mesma estrutura. Assim, em caso de colisão, capotamento ou qualquer outro imprevisto que porventura venha a torcer o chassis/carroceria do Jeep, teoricamente não haverá tensionamento ou folga no cinto e nos bancos, mantendo a geometria desses elementos. Isso poderia acontecer caso, por exemplo, os bancos fossem fixados na carroceria e os cintos na gaiola.

Portanto, a gaiola como um todo será apenas fixada na carroceria. Ainda não fiz isso pois devo me preocupar primeiro com as soluções que vou empregar no tanque de combustível, já que essas travessas ocupariam o espaço dele. Quanto ao elemento em "X", eu fiz de tudo para acomodá-lo de forma que não prejudicasse a ergonomia e o espaço interno, mas não deu certo, hehe. Mas na hora da construção talvez haja alguma divergência e eu consiga fazer.

E quanto ao material, eu agradeço a dica! Vou estudar e sem dúvidas vou fazer a simulação. Quando conseguir posto aqui os resultados.

Abs!
  • 04/04/2015, 19:23
    MarcioNatal
    Citação:

Portanto, a gaiola como um todo será apenas fixada na carroceria. Ainda não fiz isso pois devo me preocupar primeiro com as soluções que vou empregar no tanque de combustível, já que essas travessas ocupariam o espaço dele. Quanto ao elemento em "X", eu fiz de tudo para acomodá-lo de forma que não prejudicasse a ergonomia e o espaço interno, mas não deu certo, hehe. Mas na hora da construção talvez haja alguma divergência e eu consiga fazer.

E quanto ao material, eu agradeço a dica! Vou estudar e sem dúvidas vou fazer a simulação. Quando conseguir posto aqui os resultados.

Abs!

Boa noite Leoporfir.

Legal. Mas não seria viável você utilizar a seu favor as propriedades estruturais oferecidas pelo chassis e pela carroceria como aliadas no seu conjunto, ao invés de considerá-los meros coadjuvantes do mesmo? Banco e cintos fixados na gaiola é uma excelente ideia, mas essa sua célula trabalhando independente do resto do conjunto.... Bola pra frente. Vamos esperar os resultados.

Um abraço.

Márcio Humberto
  • 05/04/2015, 21:28
    hercilio.neto
    Leo,
    Acho que falta ainda alguma triangulação entre o arco da coluna A e o arco da coluna B.
    Veja que são unidos somente pelas duas barras no meio do teto, que podem não impedir que o arco do parabrisa se dobre ao encontro do arco da coluna B.
    A barra que acompanha o painel também deve ser triangulada ou o arco deverá ser reforçado.
    Os arcos estão estabilizados lateralmente pela curva do tubo.
    Se você planejar direitinho, poderá utilizar a estrutura da gaiola como suporte para a lona e assim dispensar a ferragem da capota.
  • 07/04/2015, 13:45
    Lauro Paiva
    Citação:

Grande Leoporfir,

Quero uma gaiola dessas, a única diferença é que quero que a minha eu possa retirar da vtr e assim ficar com ela de um tamanho que possa entrar nos barcos regionais da amazônia, você topa a gente fazer as duas gaiolas juntos????
    Podemos falar com o Odin que fez a minha suspensão???
  • 11/04/2015, 14:37
    leoporfir
    Pessoal, desculpem pela demora na resposta. Anda muito corrido... o pouco tempo que me sobra de semana eu não consigo - por necessidade - fazer outra coisa senão estudar e dormir... hehe

Citação:

Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    [FONT=Verdana]

Boa noite Leoporfir.

Legal. Mas não seria viável você utilizar a seu favor as propriedades estruturais oferecidas pelo chassis e pela carroceria como aliadas no seu conjunto, ao invés de considerá-los meros coadjuvantes do mesmo? Banco e cintos fixados na gaiola é uma excelente ideia, mas essa sua célula trabalhando independente do resto do conjunto.... Bola pra frente. Vamos esperar os resultados.

Um abraço.

Márcio Humberto

Fala, Márcio! Então, sem dúvidas seria ótimo, ao menos do ponto de vista técnico. Se bem feita, melhoraria a rigidez à torção de todo conjunto e me daria uma célula mais segura também. O problema é que, a princípio, não me convenci de atravessar a carroceria e nem ancorá-la no chassis. Principalmente pelo custo, pelo trabalho e pelo corrompimento da originalidade de forma mais abrupta.

Como o uso do Jeep não será exclusivo de trilhas pesadas e eu também tenho um estilo de direção pouco mais prudente, acredito que o risco de uma capotagem seja baixo, não justificando um investimento e/ou modificações superdimensionadas.

Mas isso, claro, ainda está em fase de estudo. Como só vou fazê-la quando o Jeep já estiver aqui comigo, terei tempo de raciocinar melhor.

Abraço!

Citação:

Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Leo,
    Acho que falta ainda alguma triangulação entre o arco da coluna A e o arco da coluna B.
    Veja que são unidos somente pelas duas barras no meio do teto, que podem não impedir que o arco do parabrisa se dobre ao encontro do arco da coluna B.
    A barra que acompanha o painel também deve ser triangulada ou o arco deverá ser reforçado.
    Os arcos estão estabilizados lateralmente pela curva do tubo.
    Se você planejar direitinho, poderá utilizar a estrutura da gaiola como suporte para a lona e assim dispensar a ferragem da capota.

Fala, Hercílio! Valeu pelas dicas. Eu penso nisso também, estava esperando fazer a simulação para ver a diferença dos resultados com diferentes combinações da gaiola. Mas houveram problemas com a modelagem e não estou conseguindo... :P

Mas é extremamente provável que eu faça algumas modificações nela.

Abraço!

Citação:

Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Grande Leoporfir,

Quero uma gaiola dessas, a única diferença é que quero que a minha eu possa retirar da vtr e assim ficar com ela de um tamanho que possa entrar nos barcos regionais da amazônia, você topa a gente fazer as duas gaiolas juntos????
    Podemos falar com o Odin que fez a minha suspensão???

Podemos topar sim, Lauro! Mas onde que o Odin fica? O problema é que deve ser muito longe, hehehe
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:04.