1 Anexo(s)
Definindo dimensões do coletor de exaustão
É o seguinte. Somando toda a informação técnica adquirida em pesquisas, leituras e tal, eu acabei tomando uma postura mais técnica para adequar o sistema de escape às melhores condições possíveis. Sem gastar dinheiro a toa e ainda prejudicar o rendimento do conjunto - o que acontece muito por aí...
Pois bem, depois de alguns cálculos, descobri alguns dados ideais para o coletor:
O diâmetro interno dos tubos primários deve ser 38mm. Externamente, pelo que vi, o coletor original tem 40mm externos - descontando a parede do tubo (em ferro fundido e bem grossa), suponho que temos apenas pouco mais de 30mm.
Se alguém tiver acesso fácil à essa medida exata (espessura da parede do coletor ou diâmetro interno), eu ficaria grato.
Já de comprimento - medida desde o cabeçote até o ponto que os tubos se conjugam num só até o fim do carro - deve-se ter 950mm - quase um metro (!).
Não compensa pra mim mandar fazer um do zero em uma oficina especializada. Assim, acho que vou comprar modelo pré-fabricado da Scap Online (http://www.escaponline.com.br/coleto...ilindros-p992/), já que ele está com medidas muito próximas do ideal e é mais barato do que mandar fazer por aqui... (a não ser que eu ache alguém melhor, kkk)
Sei que já existem alguns tópicos sobre escape, mas vou deixar aqui também todo o processo e os porquês. Dessa forma, sei que ajuda muita gente que também tem dúvidas.
Porque escolhi um coletor 6x2? Pra aumentar o fluxo de gases, sua velocidade e o comportamento do motor. Quando você aumenta a velocidade dos gases, você também aumenta a inercia deles. Isso vai gerar vácuo no instante em que os gases deixam o cilindro. E esse vácuo literalmente suga a mistura que está no coletor de admissão no momento em que ocorre o cruzamento do comando de válvulas — um curto momento em que as válvulas de admissão estão começando a abrir e as de escape ainda não se fecharam completamente. É isso te dá um pouco mais de potência (mas pode perder torque) e faz o motor ter maior facilidade pra subir de giro.
Só que tem um diâmetro exato pra isso funcionar. Ele muito estreito vai restringir excessivamente os gases. Ele muito largo vai tirar toda a inércia do conjunto, e aí só vai perder rendimento - o oposto do que se planeja. Pra exemplificar: Seria semelhante a você colocar uma bolinha de papel dentro de um canudo fino e assoprar. Ela vai voar longe. Mas se você usar um canudo muito grosso, o vento vai passar pela bolinha e ela vai só ser empurrada...