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Jeep Willys 1958 (CJ5) - Restauração e preparação "Old School"

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  • 27/06/2015, 00:59
    leoporfir
    5 Anexo(s)
    Modelagem 3D
    Pra não gastar dinheiro a toa mais pra frente, nada como ter certeza do que se quer. E pra confirmar isso, eu comecei a fazer um modelo 3D mais fiel do Jeep há algumas semanas. Só hoje eu (acho que) acabei.

    Ironicamente, acabei me apegando à faixa branca na lateral. Usei como referência histórica o Mustang Boss 302 - modelo que também é "dono" do Grabber Blue, cor que eu vou pintar ele. Coloquei lá só pra ver como ficava...
  • 01/07/2015, 18:05
    leoporfir
    4 Anexo(s)
    Fotos frescas
    Meu pai mandou algumas fotos agora. A carroceria está temporariamente suspensa por calços de madeira, por isso está demasiadamente alta e torta.

    O próximo passo é fixar o tanque de combustível, os bancos, cinto de segurança (abdominal por enquanto), retrovisores e colocar um extintor pra trazer.
  • 02/07/2015, 09:48
    OPC+JR
    Citação:

    Postado originalmente por leoporfir Ver Post
    Pra não gastar dinheiro a toa mais pra frente, nada como ter certeza do que se quer. E pra confirmar isso, eu comecei a fazer um modelo 3D mais fiel do Jeep há algumas semanas. Só hoje eu (acho que) acabei.

    Ironicamente, acabei me apegando à faixa branca na lateral. Usei como referência histórica o Mustang Boss 302 - modelo que também é "dono" do Grabber Blue, cor que eu vou pintar ele. Coloquei lá só pra ver como ficava...

    Leofir.

    Parabens, ficou muito legal.

    Podei comercializar o desenho, melhor mesmo só se fosse verde e com o corte da caixa de roda traseira quadrado :mrgreen:

    Também gostei da faixa, os renegade dos EUA em uma determinada série tinha uma faixa, mas a sua ficou mais limpa e legal :concordo:
  • 05/07/2015, 03:57
    leoporfir
    Citação:

    Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Leofir.

    Parabens, ficou muito legal.

    Podei comercializar o desenho, melhor mesmo só se fosse verde e com o corte da caixa de roda traseira quadrado :mrgreen:

    Também gostei da faixa, os renegade dos EUA em uma determinada série tinha uma faixa, mas a sua ficou mais limpa e legal :concordo:

    Valeu, OPC+JR!

    A modelagem ainda tem uns erros de proporção e falta fazer algumas superfícies (como a curvatura que acompanha a caixa de roda dianteira), porque eu não sei fazer, kkk

    A faixa do Renegade é bem legal, mas algo nela me incomodava... Aí pra não ficar sem nada, fiz essa! kk

    Abs!
  • 05/07/2015, 09:52
    rfdex
    Ficou perfeito. Qual o software que usou? Acho que fica legal experimentar o estepe sobre o santo antonio e tambem na mesma posicao atual, so que pelo lado interno da traseira. Qual o motor e cambio que ele ta usando?
  • 05/07/2015, 23:02
    leoporfir
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Ficou perfeito. Qual o software que usou? Acho que fica legal experimentar o estepe sobre o santo antonio e tambem na mesma posicao atual, so que pelo lado interno da traseira. Qual o motor e cambio que ele ta usando?

    Valeu, rfdex!

    Usei o Rhinoceros para modelagem, Keyshot para renderização e Photoshop para detalhes (faixa lateral, minha assinatura na lataria, etc).

    De início eu queria colocar o estepe desse jeito que você falou, entre o Santo Antônio. Assim, dava até pra concentrar melhor o peso entre os eixos e abaixar um pouquinho o centro de gravidade - além de dar um visual semelhante aos carros que competem no BAJA 1000. O grande problema é que iria diminuir muito o espaço atrás - dificultando o transporte de cargas e inviabilizando o uso de um banco traseiro. Então optei por deixar ele lá atrás mesmo, kk.

    Ele tá usando tudo original: BF161 + câmbio de 3 marchas.

    Abs!
  • 06/07/2015, 00:20
    rfdex
    Show!!!!!!!
  • 07/07/2015, 09:33
    Lauro Paiva
    MUITO, MAS MUITO LEGAL MESMO!!!!
    Agora além das fotos que eu sempre peço a todos, vou começar a pedir também modelagens em 3D, kkkkk
    Uma curiosidade, com essa imagem, você pode fazer modelos na impressora 3D??????
  • 07/07/2015, 18:15
    leoporfir
    Citação:

    Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    MUITO, MAS MUITO LEGAL MESMO!!!!
    Agora além das fotos que eu sempre peço a todos, vou começar a pedir também modelagens em 3D, kkkkk
    Uma curiosidade, com essa imagem, você pode fazer modelos na impressora 3D??????

    kkk Obrigado, Lauro!

    Dá pra fazer em qualquer impressora 3D "meia-boca", mas o resultado não ia ser exatamente perfeito. Como essa modelagem tem muitos detalhes, a demanda ideal seria por um equipamento de alta precisão, que é caríssimo (mesmo mandando fazer) kkk

    Faz um tempo que ando estudando fazer isso, mas o problema é o que cobram... :/

    Abs!
  • 07/07/2015, 19:13
    leoporfir
    1 Anexo(s)
    Definindo dimensões do coletor de exaustão
    É o seguinte. Somando toda a informação técnica adquirida em pesquisas, leituras e tal, eu acabei tomando uma postura mais técnica para adequar o sistema de escape às melhores condições possíveis. Sem gastar dinheiro a toa e ainda prejudicar o rendimento do conjunto - o que acontece muito por aí...

    Pois bem, depois de alguns cálculos, descobri alguns dados ideais para o coletor:

    O diâmetro interno dos tubos primários deve ser 38mm. Externamente, pelo que vi, o coletor original tem 40mm externos - descontando a parede do tubo (em ferro fundido e bem grossa), suponho que temos apenas pouco mais de 30mm.

    Se alguém tiver acesso fácil à essa medida exata (espessura da parede do coletor ou diâmetro interno), eu ficaria grato.

    Já de comprimento - medida desde o cabeçote até o ponto que os tubos se conjugam num só até o fim do carro - deve-se ter 950mm - quase um metro (!).

    Não compensa pra mim mandar fazer um do zero em uma oficina especializada. Assim, acho que vou comprar modelo pré-fabricado da Scap Online (http://www.escaponline.com.br/coleto...ilindros-p992/), já que ele está com medidas muito próximas do ideal e é mais barato do que mandar fazer por aqui... (a não ser que eu ache alguém melhor, kkk)

    Sei que já existem alguns tópicos sobre escape, mas vou deixar aqui também todo o processo e os porquês. Dessa forma, sei que ajuda muita gente que também tem dúvidas.


    Porque escolhi um coletor 6x2? Pra aumentar o fluxo de gases, sua velocidade e o comportamento do motor. Quando você aumenta a velocidade dos gases, você também aumenta a inercia deles. Isso vai gerar vácuo no instante em que os gases deixam o cilindro. E esse vácuo literalmente suga a mistura que está no coletor de admissão no momento em que ocorre o cruzamento do comando de válvulas — um curto momento em que as válvulas de admissão estão começando a abrir e as de escape ainda não se fecharam completamente. É isso te dá um pouco mais de potência (mas pode perder torque) e faz o motor ter maior facilidade pra subir de giro.

    Só que tem um diâmetro exato pra isso funcionar. Ele muito estreito vai restringir excessivamente os gases. Ele muito largo vai tirar toda a inércia do conjunto, e aí só vai perder rendimento - o oposto do que se planeja. Pra exemplificar: Seria semelhante a você colocar uma bolinha de papel dentro de um canudo fino e assoprar. Ela vai voar longe. Mas se você usar um canudo muito grosso, o vento vai passar pela bolinha e ela vai só ser empurrada...
  • 31/08/2015, 09:27
    leoporfir
    3 Anexo(s)
    Fotos frescas
    Estou 8 mil quilômetros distante do Jeep :/ Mas há pouco recebi do meu pai algumas fotos do processo. Como tinha uma lata de tinta velha sobrando lá, ele resolveu fazer alguns reparos e pintar.
  • 31/08/2015, 09:43
    tuna
    Leo, algum motivo especifico para a montagem do sto antonio invertido?

    No mais, parabéns pela empreitada.

    []'s
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