Powered by vBulletin

Jeep Willys 1958 (CJ5) - Restauração e preparação "Old School"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 31/08/2015, 09:51
    leoporfir
    Citação:

Postado originalmente por tuna Ver Post
    Leo, algum motivo especifico para a montagem do sto antonio invertido?

No mais, parabéns pela empreitada.

[]'s

Fala, Tuna!

Então, o Santo Antonio não está montado ainda.

Meu pai só colocou ele dessa forma pra facilitar o acesso ao assoalho e não bater a cabeça nele (como eu mesmo já fiz algumas vezes)... hahaha

Aliás, ele já está no primer, agora falta só pintar.
  • 31/08/2015, 11:12
    tuna
    Citação:

Postado originalmente por leoporfir Ver Post
    Fala, Tuna!

Então, o Santo Antonio não está montado ainda.

Meu pai só colocou ele dessa forma pra facilitar o acesso ao assoalho e não bater a cabeça nele (como eu mesmo já fiz algumas vezes)... hahaha

Aliás, ele já está no primer, agora falta só pintar.

:concordo:
    bacana, companhando aqui

[]'s
  • 02/09/2015, 11:06
    Lauro Paiva
    Citação:

Postado originalmente por leoporfir Ver Post
    É o seguinte. Somando toda a informação técnica adquirida em pesquisas, leituras e tal, eu acabei tomando uma postura mais técnica para adequar o sistema de escape às melhores condições possíveis. Sem gastar dinheiro a toa e ainda prejudicar o rendimento do conjunto - o que acontece muito por aí...

Pois bem, depois de alguns cálculos, descobri alguns dados ideais para o coletor:

O diâmetro interno dos tubos primários deve ser 38mm. Externamente, pelo que vi, o coletor original tem 40mm externos - descontando a parede do tubo (em ferro fundido e bem grossa), suponho que temos apenas pouco mais de 30mm.

Se alguém tiver acesso fácil à essa medida exata (espessura da parede do coletor ou diâmetro interno), eu ficaria grato.

Já de comprimento - medida desde o cabeçote até o ponto que os tubos se conjugam num só até o fim do carro - deve-se ter 950mm - quase um metro (!).

Não compensa pra mim mandar fazer um do zero em uma oficina especializada. Assim, acho que vou comprar modelo pré-fabricado da Scap Online (http://www.escaponline.com.br/coleto...ilindros-p992/), já que ele está com medidas muito próximas do ideal e é mais barato do que mandar fazer por aqui... (a não ser que eu ache alguém melhor, kkk)

Sei que já existem alguns tópicos sobre escape, mas vou deixar aqui também todo o processo e os porquês. Dessa forma, sei que ajuda muita gente que também tem dúvidas.

Porque escolhi um coletor 6x2? Pra aumentar o fluxo de gases, sua velocidade e o comportamento do motor. Quando você aumenta a velocidade dos gases, você também aumenta a inercia deles. Isso vai gerar vácuo no instante em que os gases deixam o cilindro. E esse vácuo literalmente suga a mistura que está no coletor de admissão no momento em que ocorre o cruzamento do comando de válvulas — um curto momento em que as válvulas de admissão estão começando a abrir e as de escape ainda não se fecharam completamente. É isso te dá um pouco mais de potência (mas pode perder torque) e faz o motor ter maior facilidade pra subir de giro.

Só que tem um diâmetro exato pra isso funcionar. Ele muito estreito vai restringir excessivamente os gases. Ele muito largo vai tirar toda a inércia do conjunto, e aí só vai perder rendimento - o oposto do que se planeja. Pra exemplificar: Seria semelhante a você colocar uma bolinha de papel dentro de um canudo fino e assoprar. Ela vai voar longe. Mas se você usar um canudo muito grosso, o vento vai passar pela bolinha e ela vai só ser empurrada...

Valeu Leoporfir,
    Acredito que o mesmo vale para motores a diesel, se tiver como disponibilizar mais informações vai ser ótimo.
    Parabéns pelo trabalho criterioso!!!!
  • 02/09/2015, 20:19
    leoporfir
    Citação:

Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Valeu Leoporfir,
    Acredito que o mesmo vale para motores a diesel, se tiver como disponibilizar mais informações vai ser ótimo.
    Parabéns pelo trabalho criterioso!!!!

Acredito que o raciocínio seja o mesmo para o Diesel, Lauro. Mas não entendo muito de motores de ciclo Diesel, então... :P

Veja essa matéria técnica do Flatout, logo abaixo. Foi baseado nas informações desse artigo que eu fiz os cálculos do meu coletor. Tem muita coisa útil por lá! =D

- http://www.flatout.com.br/sistemas-d...ssoes-parte-1/

Obrigado, Lauro!
  • 03/09/2015, 19:34
    Lauro Paiva
    leoporfir,

So passei para agradecer, esse site eh muito bom!!!
    Estou estudando tanto a adimisssao quanto o escapamento!!!!
    Obrigado!!!
  • 17/11/2015, 00:00
    leoporfir
    1 Anexo(s)
    Eu posso até demorar - mesmo que tente evitar isso - mas nunca vou faltar por aqui.

O bichinho já está parando muito bem, embora o cilindro mestre esteja com um pequeno vazamento. Já ganhou leves reparos na funilaria e banho de tinta pra proteger enquanto não faço um serviço decente. Hoje, ele foi parar na oficina pela primeira vez, pois temos que baixar motor e câmbio pra trocar tudo quanto é retentor que tem lá. Enfim...
  • 17/11/2015, 15:42
    BRAVOECONOVEMBER
    Leoporfir,
    Estou acompanhando, empreitada boa essa, vai ficar top o jipe!
    Alguns pontos até pra discussão com o pessoal aqui:
    1. Polir a admissão só te trará ganhos, e demanda só mão de obra tua e algumas lixas. Pense nisso.
    2. Dimensionar escapamento, perfeito!!! Só creio que devas concentrar o dimensionamento em torque em baixa, e não potência em alta. Comentaste que teu jipe deve ser versátil, e para ser mais prazeroso de tocar também uma curva mais plana de torque é necessária.
    3. Junta flexível no escape ajuda muito a evitar rachaduras. Mas enrolar fita no escape tem algumas implicações. Ela ajudaria a evitar perda de energia dos gases e ajudaria no fluxo em alta. Mas também faz com que tubo trabalhe muito mais quente, e não dá pra usar aço carbono porque vai queimar logo. Teria que usar aço inox de alto cromo, ou aço ao níquel pra alta temperatura, ambos materiais caros e difíceis de conseguir. Ou ficar remendado ou trocando seguido, mas acho que teu objetivo não é esse.
    Enfim, só alguns palpites.
    Sds.
  • 19/11/2015, 13:13
    leoporfir
    Citação:

Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Leoporfir,
    Estou acompanhando, empreitada boa essa, vai ficar top o jipe!
    Alguns pontos até pra discussão com o pessoal aqui:
    1. Polir a admissão só te trará ganhos, e demanda só mão de obra tua e algumas lixas. Pense nisso.
    2. Dimensionar escapamento, perfeito!!! Só creio que devas concentrar o dimensionamento em torque em baixa, e não potência em alta. Comentaste que teu jipe deve ser versátil, e para ser mais prazeroso de tocar também uma curva mais plana de torque é necessária.
    3. Junta flexível no escape ajuda muito a evitar rachaduras. Mas enrolar fita no escape tem algumas implicações. Ela ajudaria a evitar perda de energia dos gases e ajudaria no fluxo em alta. Mas também faz com que tubo trabalhe muito mais quente, e não dá pra usar aço carbono porque vai queimar logo. Teria que usar aço inox de alto cromo, ou aço ao níquel pra alta temperatura, ambos materiais caros e difíceis de conseguir. Ou ficar remendado ou trocando seguido, mas acho que teu objetivo não é esse.
    Enfim, só alguns palpites.
    Sds.

Obrigado pelos palpites, Ben! São de grande valia e me mostraram alguns pontos que eu não havia pensado!

Polir a admissão está nos planos. É uma forma barata de otimização. =D

O único problema com o qual me deparei em relação ao escape é o preço. Embora barato, não quero fazer em aço carbono devido ao seu alto nível de oxidação e desgaste. Penso em aço inoxidável AISI 304L, devido ao seu baixo nível de carbono (0,03%), e consequente resistência à temperatura de trabalho do escape. Apesar de caro, é o melhor custo benefício.

Entretanto, não acaba por ai. Não posso fazer o coletor de aço inoxidável e o resto de aço carbono, então terei que investir mais um tanto nas tubulações... :/
  • 19/11/2015, 13:57
    tuna
    Léo, na boa, faz de cano de escape mesmo, não estamos falando de um motor de 600 hp, dura muito e fica barato, fácil de refazer e prático prar consertar em qualquer lugar :concordo: Imagine vc, no meio de algum grotão procurando inox e tig para remendar o escape que pode ter quebrado por causa de um toco por ex.

Funciona direitinho assim há, pelo menos, 60 anos:)

[]'s
  • 19/11/2015, 22:21
    BRAVOECONOVEMBER
    Citação:

Léo, na boa, faz de cano de escape mesmo, não estamos falando de um motor de 600 hp, dura muito e fica barato, fácil de refazer e prático prar consertar em qualquer lugar :concordo: Imagine vc, no meio de algum grotão procurando inox e tig para remendar o escape que pode ter quebrado por causa de um toco por ex.

[]'s

Fato. Até porque se começar a enrolar isolamento e inventar essas coisas, até o 304L vai se entregar. Fazer só o coletor de escape de aço inox não te adianta muito, porque vai perder temperatura no resto do cano igual.
    Concordo que fazer de aço carbono bem feito vai fazer um custo benefício muito melhor. Além disso, o ganho é diferencial, para custo exponencial.
  • 11/01/2016, 18:34
    viniciusw
    Só passando para dizer que este tópico esta sensacional. Me ajudando a esclarecer várias ideias q estavam meio nebulosas na minha cabeça. Obrigado por compartilhar sua história conosco!
  • 14/01/2016, 20:52
    leoporfir
    Citação:

Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Fato. Até porque se começar a enrolar isolamento e inventar essas coisas, até o 304L vai se entregar. Fazer só o coletor de escape de aço inox não te adianta muito, porque vai perder temperatura no resto do cano igual.
    Concordo que fazer de aço carbono bem feito vai fazer um custo benefício muito melhor. Além disso, o ganho é diferencial, para custo exponencial.

Citação:

[]'s

Tuna e Bravoeconovember,

Desculpem a demora hahahaha

Vocês tem razão. Agora vou no mais barato e mais simples...

Abraço!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:18.