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  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por AVIZBATISTA Ver Post
    Meu caro amigo Titanium,
    Comprei uma turbina Garret .42/.48 novinha em folha por R$300,00. Esse exemplar estava guardado numa gaveta na casa do ex-proprietário da minha band (que aparece na foto #91 fabricando as bases dos bancos) e "ganhei ela de presente" além do compromisso dele em instalar ela na minha viatura sem cobrar nada além de umas latinhas de Skol. Além disso, ele tem um intercooler semi-novo do Ford Cargo que ele me vende por R$200,00. Como minha intenção é assegurar uma boa performance nas ultrapassagens no asfalto (já que a band é 50% trilha 49% expedição e 1% pose para foto), fico mais que contente com a aquisição. No início desejei uma k16, mas, um exemplar Garret por R$300,00 me fez esquecê-la... rsrsrs... Em setembro devo comprar o kit de instalação bem como definir se faço a substituição de anéis de canaletas pelo os do MB-709, bem como o comando de válvula, bronzina do comando, camisas e pistões originais pelos do 352A. Ruim é saber que tantas alterações pedem ajustes no bloco. Enfim, até lá vou definir isso com a ajuda de vocês "Toyoteiros Turbinados".

    Bom! por enquanto a Band só não tem feito grandes passeios por falta de cintos de segurança. Aliás, já me arrisquei bastante, pois, rodei uns 600km por rodovias estaduais e federais na última semana sem eles. Dei sorte e não foi flagrado, mas, por enquanto vou ficar passeando no "quintal" do meu bairro só para matar a saudade e esquentar o motor.

    Boaaa meu camaradaa!!

    Pelo visto, vai partir para a preparação de motor que fiz na minha!

    No entanto, recomendo você esperar um pouco mais e trocar o VIRABREQUIM junto! (na minha não troquei o Vira)

    Coloca o comando de válvulas 364LA + kit pistões, camisas e anéis 352A (3 anéis) + virabrequim 364LA + revisão completa do cabeçote + bicos injetores novos (pode ser os de tamanho/volume original) + BI revisada.

    Desse jeito não vai precisar alterar NADA no bloco. Só precisa alterar quando parte pra instalação dos Pistões do 364LA, pois eles são 2mm maiores.

    Seu motor vai ficar Standard e com Maior torque (em função da troca do virabrequim).

    A Turbina .42/.48 vai pegar cedo (em baixa rotação) e com a sua relação original + pneus maiores, vai ficar uma ótima combinação para estrada e trilhas!!!

    Se instalar o Intercooler, então, vira Nave!!!!!!


    Aí é só abrir o débito da BI e regular para 1bar de pressão! kkkkkkkkkk


    PS: só cuida pra que a instalação do kit turbo (especialmente da tubulação pressurizada) fique sem vazamentos e nas dimensões corretas.
    No seu caso, pode usar todo o sistema de 2,5 polegadas.. tanto na entrada de ar, quanto na saída (escapamento).
    Vai ficar FINO o negócio!!!


    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Boaaa meu camaradaa!!

    Pelo visto, vai partir para a preparação de motor que fiz na minha!

    No entanto, recomendo você esperar um pouco mais e trocar o VIRABREQUIM junto! (na minha não troquei o Vira)

    Coloca o comando de válvulas 364LA + kit pistões, camisas e anéis 352A (3 anéis) + virabrequim 364LA + revisão completa do cabeçote + bicos injetores novos (pode ser os de tamanho/volume original) + BI revisada.

    Desse jeito não vai precisar alterar NADA no bloco. Só precisa alterar quando parte pra instalação dos Pistões do 364LA, pois eles são 2mm maiores.

    Seu motor vai ficar Standard e com Maior torque (em função da troca do virabrequim).

    A Turbina .42/.48 vai pegar cedo (em baixa rotação) e com a sua relação original + pneus maiores, vai ficar uma ótima combinação para estrada e trilhas!!!

    Se instalar o Intercooler, então, vira Nave!!!!!!


    Aí é só abrir o débito da BI e regular para 1bar de pressão! kkkkkkkkkk


    PS: só cuida pra que a instalação do kit turbo (especialmente da tubulação pressurizada) fique sem vazamentos e nas dimensões corretas.
    No seu caso, pode usar todo o sistema de 2,5 polegadas.. tanto na entrada de ar, quanto na saída (escapamento).
    Vai ficar FINO o negócio!!!



    Titanium,
    Valeu pela dica (valiosa) acerca da substituição do virabrequim original pelo do 364LA. Contudo, ainda me resta uma dúvida: posso turbinar e aplicar intercooler no OM-314 deixando de lado a troca do comando de válvulas 364LA, pistões, camisas e anéis do 352A, além do virabrequim?

    E mais, onde você recomenda fazer a compra de cada um deses itens? Aliás, pagaste quanto nesses itens, heim? rsrsrsrs...

    Enfim, penso em comprar cada um dos itens e efetivar a adaptação em dezembro caso haja recursos para ter todos os ingredientes em mãos. Mas, confesso que estou com muita pressa, pois, há uma aventura imperdível no feriadão de carnaval na Ilha de Marajó e a band não pode faltar.

  • #3
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    Unhappy Parece um Bandeirante de suspa rebaixada!?

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Quanto aos feixes, recomendo comprá-los novos. Vai sair um pouco mais caro do que mandar no moleiro, mas vai durar muito mais tempo. Na traseira, você pode comprar uma mais firme (talvez da Longa, ou da pickup....) aí garante maior altura.. assim os pneuzões não pegam na lata nova!
    Tropecei feio! Depois de arquear os feixes por duas vezes e nada mudar, no ano passado comprei a mola real e a lâmina grande que fica juntinho dela para aplicar nos quatro feixes. Então, somei elas às outras lâminas velhas na esperança de colocar tudo em ordem, mas, as coisas pioraram, já que, as lâminas novas eram um pouco mais finas que as velhas. Pena que só percebi isso depois de arqueá-las um mês após a compra. Pensei em desfazer tudo, mas, com as velhas o carro fica torto. Enfim, agora pretendo comprar lâminas grossas (e, novas) numa medida que sirva para a band e levá-los para um amigo arqueá-las, depois, junto a turma do jeep clube e faço a troca dos feixes na garagem da casa do meu pai. Bom! posso dizer que vou economizar muita grana com isso. rsrsrsrs... R$300,00 de mão de obra com a instalação dos feixes e R$100,00 para arqueá-las, isso além do valor de cada lâmina.

    Toyota Bandeirante 608 - BandToy 1985-02_tanque_instalado.jpg
    Posição dos jumelos mesmo com a instalação de lâminas novas nos feixes.
    O tanque está vazio e dentro da cabine não há nada além do volante...

  • #4
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    Citação Postado originalmente por AVIZBATISTA Ver Post
    Tropecei feio! Depois de arquear os feixes por duas vezes e nada mudar, no ano passado comprei a mola real e a lâmina grande que fica juntinho dela para aplicar nos quatro feixes. Então, somei elas às outras lâminas velhas na esperança de colocar tudo em ordem, mas, as coisas pioraram, já que, as lâminas novas eram um pouco mais finas que as velhas. Pena que só percebi isso depois de arqueá-las um mês após a compra. Pensei em desfazer tudo, mas, com as velhas o carro fica torto. Enfim, agora pretendo comprar lâminas grossas (e, novas) numa medida que sirva para a band e levá-los para um amigo arqueá-las, depois, junto a turma do jeep clube e faço a troca dos feixes na garagem da casa do meu pai. Bom! posso dizer que vou economizar muita grana com isso. rsrsrsrs... R$300,00 de mão de obra com a instalação dos feixes e R$100,00 para arqueá-las, isso além do valor de cada lâmina.
    Não esqeça de incluir na conta o churrasco e a cerveja na fase de instalação.

  • #5
    Usuário Avatar de titanium
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    Comandante,

    Deixa eu te perguntar... Seu motor baixa óleo?? Tem fumaça azulada ou esbranquiçada quando em funcionamento frio??
    - Se estiver baixando 1 litro a cada 1.000 km, NÃO recomendo turbinar sem revisar o motor... O turbo vai fazer ele abrir o bico rapidinho!
    - Se estiver baixando bem pouquinho! o suficiente para não precisar completar a cada 5mil km, então pode turbinar e intercoolar. Mas é bom manter uma pressão comportada de uns 0.8 bar.
    - Se não baixar nada de óleo e o motor estiver zerado, aí é meter turbo + intercooler e pressão À sua escolha! kkkkkkkk



    No final das contas, vai entrar naquilo que falei no tópico de preparação de motor... você tem 3 níveis de receita.
    1 - básica: só turbo
    2 - média: motor com upgrade básico + turbo
    3 - avançada: motor completamente modernizado para o 364LA (incluindo aí os pistões, camisas e anéis) + turbo.

    à grosso modo é isso, mas claro que tem as variantes..... Bicos Injetores maiores, Intercooler, Turbina com Geometria Variável, Turbina Rolamentada............ O Bolso é o limite!!! rsrsrs

    Mas se queres gastar pouco e curtir a viatura, só o turbo (+ intercooler) já está super de bom tamanho!!!!
    Na verdade a preparação do motor (upgrade) implica em ter um coração que vai durar mais tempo e resistir a maiores pressões do Turbo. É como se tivesse um motor 314 que vai rodar com turbo sem perder a durabilidade.

    Mas nada disso é obrigatório!



    Inclusive, quando ouço o som do 314 maçarico, bate AQUELA saudade!! O Som do motorzão sem turbo é MUITO mais bonito! Clássico!
    (minha opinião!)
    rsrsrs


    Abração e mete bronca aí, que o importante é rodar com a Band!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #6
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Comandante,

    Deixa eu te perguntar... Seu motor baixa óleo?? Tem fumaça azulada ou esbranquiçada quando em funcionamento frio??
    - Se estiver baixando 1 litro a cada 1.000 km, NÃO recomendo turbinar sem revisar o motor... O turbo vai fazer ele abrir o bico rapidinho!
    - Se estiver baixando bem pouquinho! o suficiente para não precisar completar a cada 5mil km, então pode turbinar e intercoolar. Mas é bom manter uma pressão comportada de uns 0.8 bar.
    - Se não baixar nada de óleo e o motor estiver zerado, aí é meter turbo + intercooler e pressão À sua escolha! kkkkkkkk



    No final das contas, vai entrar naquilo que falei no tópico de preparação de motor... você tem 3 níveis de receita.
    1 - básica: só turbo
    2 - média: motor com upgrade básico + turbo
    3 - avançada: motor completamente modernizado para o 364LA (incluindo aí os pistões, camisas e anéis) + turbo.

    à grosso modo é isso, mas claro que tem as variantes..... Bicos Injetores maiores, Intercooler, Turbina com Geometria Variável, Turbina Rolamentada............ O Bolso é o limite!!! rsrsrs

    Mas se queres gastar pouco e curtir a viatura, só o turbo (+ intercooler) já está super de bom tamanho!!!!
    Na verdade a preparação do motor (upgrade) implica em ter um coração que vai durar mais tempo e resistir a maiores pressões do Turbo. É como se tivesse um motor 314 que vai rodar com turbo sem perder a durabilidade.

    Mas nada disso é obrigatório!



    Inclusive, quando ouço o som do 314 maçarico, bate AQUELA saudade!! O Som do motorzão sem turbo é MUITO mais bonito! Clássico!
    (minha opinião!)
    rsrsrs


    Abração e mete bronca aí, que o importante é rodar com a Band!
    Titanium,
    Recebi a pouco um orçamento de compra para pistões, anéis, camisas e comando do 352A, por R$994,00+frete emitido pela Delta Motores de Goiás. Além disso, também me ofertam o virabrequim do motor OM-364LA por R$1750,00. Logo, cogito a possibilidade de fazer a troca do virabrequim num futuro bem distante. Afinal, o que tá no motor tem uns 8 anos de uso. Mas, como a minha Band não expele fumaça tingida e não tenho notado baixa de óleo, creio que por hora eu faça a instalação do turbo+intercooler e em seguida faça a troca pelo kit do 352A. Até por que minha band foi retificada há uns 8 anos pelo antigo proprietário, que diz: "essa band não baixa óleo".

    E, valeu pelas dicas valiosas... assim, não fico perdido na mão de mecânicos e vendedores.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por AVIZBATISTA Ver Post
    Titanium,
    Recebi a pouco um orçamento de compra para pistões, anéis, camisas e comando do 352A, por R$994,00+frete emitido pela Delta Motores de Goiás. Além disso, também me ofertam o virabrequim do motor OM-364LA por R$1750,00. Logo, cogito a possibilidade de fazer a troca do virabrequim num futuro bem distante. Afinal, o que tá no motor tem uns 8 anos de uso. Mas, como a minha Band não expele fumaça tingida e não tenho notado baixa de óleo, creio que por hora eu faça a instalação do turbo+intercooler e em seguida faça a troca pelo kit do 352A. Até por que minha band foi retificada há uns 8 anos pelo antigo proprietário, que diz: "essa band não baixa óleo".

    E, valeu pelas dicas valiosas... assim, não fico perdido na mão de mecânicos e vendedores.
    Rapaz,
    A atualização do meu 314 é um sonho de consumo que espero realizar um dia!! Agora, o meu já está com uma turbina apl e já ajuda bastante, mesmo sem o intercooler, mas com relação 12:35, mantenho velocidade de 120km sem gritar!! Já vai sentir uma diferença boa com a turbina e o intercooler.
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #8
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    Em tempo, se alguém souber responder,qual a melhora com a troca do virabrequim?
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #9
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    Ahhh!! E qualquer dúvida mais específica, aciona o Fê_Jipeiro que ele que é o expert no assunto!!! hehehehehe..
    Eu só falo do upgrade por que fiz, mas de turbina ele que manja tudo!
    :P

    Abração
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  • #10
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    Excelente trabalho, parabéns!!!

    Em breve, farei na minha.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por thefranca Ver Post
    Excelente trabalho, parabéns!!!

    Em breve, farei na minha.
    Quando estiveres nessa jornada de reforma e upgrade, compartilha conosco cada desafio e experiência... rsrsrs

  • #12
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    Question turbocompressor schwitzer?

    Mesmo sem ter o turbocompressor em mãos comecei uma busca por kit de instalação bem como intercooler. Por sorte, não comprei nenhum kit apesar da empolgação. Sorte, aliás, por que meu amigo Aroldo (ex-proprietário da bandtoy) entregou a turbina na manhã de hoje crendo ser "...uma garret ou coisa assim do tamanho de uma garret...". Contudo, a turbina é uma "schwitzer" sem especificações claras de sua configuração. Em alto relevo o que há gravado na porção exterior é o seguinte: "schwitzer" "prats" "04" "694803" "3N". Na porção interna da carcaça quente os caracteres não estão muito legíveis, então, creio que esteja gravado em baixo relevo "/63" ou "/60". Mas, a olho nu percebi a similaridade (quanto ao tamanho) dessa schwitzer com a garret 42/48 instalada no 14B desse mesmo amigo. Enfim, até a próxima semana devo buscar um especialista para confirmar a configuração técnica dela. Mas, posso adiantar que quando desmontei ela medi com paquímetro o rotor do lado quente (6cm) enquanto que o do lado frio tem 4,8cm ambos por fora, e, por dentro (depois de desmontar) percebi que a quente tem 7,1cm de diâmetro.

    Toyota Bandeirante 608 - BandToy 1985-turbocompressor_schwitzer_01.jpg

    Toyota Bandeirante 608 - BandToy 1985-turbocompressor_schwitzer_02.jpg

    Toyota Bandeirante 608 - BandToy 1985-turbocompressor_schwitzer_03.jpg

    Toyota Bandeirante 608 - BandToy 1985-turbocompressor_schwitzer_04.jpg

    Será que cabe num motor Mercedes-benz 608 com uso de pneus 35" roda de tala 10" de uso misto? Vale a pena instalar esse exemplar? O kit "APL..." de instalação da loja turboanhanguera cabe nessa turbina? Devo aplicar q modelo de intercooler nesse turbocompressor?

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