Por curiosidade, uma vez indaguei, na seção Land Rover, sobre o coeficiente de compressão da molas Ironman. Fui informado de que a fábrica não disponibiliza tais dados, apesar da boa vontade do revendedor em buscar a informação. O contato que fiz direto na Ironman também resultou em nenhuma informação técnica.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=55105
Segundo informações do fórum, as molas Eibach vem com tal coeficiente escrito na própria peça. IMHO, uma clara diferença de postura de quem realmente confia na qualidade do seu produto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=59528
Especulações a parte, dúvidas objetivas e práticas.
Se tivermos os dados abaixo, tanto da mola original, quanto da mola Ironman, talvez facilite identificar a causa.
- qual a altura da mola sem carga?
- qual a espessura dos elos?
- qual a quantidade de elos?
- qual a altura da mola quando montada?
- qual a distância entre os elos quando montada?
- qual o tamanho da mola quando totalmente comprimida?
Entre os amortecedores:
- qual o diâmetro do amortecedor?
- qual o diâmetro do prato de mola?
- qual a espessura do prato de mola?
- qual a qualidade / espessura do cordão de solda do prato de mola?
- a solda do prato de mola completa 360 ao redor do amortecedor?
- qual a altura do prato de molas em relação a extremidade superior do amortecedor?
O lift de suspensão do kit Ironman se deve a mola, ok. Entendi.
Então se todo o conjunto não for reforçado proporcionalmente, vai quebrar.
Enfim, com os dados acima deixemos de especular, e coloquemos os neurônios a pensar.
Observação: não entendo da suspensão da Triton. Mas de fato uma fábrica projetar um carro 4x4 no qual a suspensão dianteira depende exclusivamente da solda do prato do amortecedor é muito estranho. Sem backup, sem nada... inseguro IMHO.
Abraços,