2 Anexo(s)
Ironman - amortecedores triton
Caros colegas do Fórum,
Respondendo aos amigos do fórum e ao Bruno, informo que estou acompanhando o desenvolvimento do tópico, mas para evitar conclusões precipitadas ou levantar dúvidas infundadas não estava me pronunciando. Precisava ter um retorno da Ironman sobre o assunto, uma vez que fora enviado o relato do acontecido, bem como as fotos enviadas pelo Bruno.
Existe um problema em relação à atitude do Bruno em fazer a solda, bem como o reforço, já que não adianta enviar as peças para a Ironman analisar. Tive um fim de semana preocupado com a segurança do Bruno, já que sujeitar os amortecedores ao calor da solda e alguma modificação para o qual não fora projetado, é extremamente preocupante.
Não vou discutir aqui os motivos, tão poucos as possibilidades, visto que o vasto material exposto já dá margem a vários entendimentos. O que posso dizer é que no momento do acontecido foi disponibilizado para o Bruno a entrega de um jogo de amortecedores, assistência da Ironman, inclusive mais rápido do que o tempo que ele perdeu para fazer o conserto, onde levaríamos os amortecedores e um técnico de São Paulo especialista em suspensão para tentar in loco verificar o que poderia ter acontecido.
Desde o lançamento da Triton foram vendidos diversos kits Ironman no mercado mundial, até o dia do ocorrido não tínhamos tido nenhum retorno de nossos produtos, são mais de dois anos de kit para Triton no mercado mundial. Lógico que problemas de fabricação podem ocorrer, mas quando o Bruno adulterou os amortecedores, fazendo a reforma, perdemos a possibilidade de analisar as peças e achar o defeito.
Quando falei com o Bruno por telefone na sexta-feira, dia do ocorrido, disse a ele que estava providenciando a troca imediata e que não mexesse na peça. No momento do acontecido eu estava viajando e durante o deslocamento até Recife achava que ele estaria recebendo as peças. Fiquei completamente transtornado quando soube através da Ironman que ele não aceitou receber as peças e que fizera um arrumado. Como disse fiquei preocupado com a integridade do Bruno e de sua companheira. Até então estava despreocupado, pois enviei no caminho de Recife um SMS para o Bruno perguntando se tinha recebido os amortecedores e ele respondeu que estava tudo ok e resolvido, pra mim ele tinha recebido os amortecedores novos.
O que posso dizer é que o kit Ironman para a Triton oferece 40mm e não 2” como afirmou o Bruno e que em troca de e.mails durante a compra dos mesmo lhe informei que não deveria fazer um lift na pickup, uma vez que o kit não é projetado para isso. Na verdade os kits básicos da Ironman que vendemos no Brasil não são lifts (produz uma elevação), e sim kit de melhor performance para a suspensão de determinados veículos e que alguns kits variam em um acréscimo de altura entre 30mm e 45mm, uma vez que, dependendo do veículo, o lift exige troca de outras peças da suspensão, que não é o caso dos que vendemos no Brasil regularmente, mas existem lifts da Ironman com até 7”, bastando encomendar o kit, que compõe não somente molas e amortecedores, mais também espaçadores, extensores, pivôs, etc. Quando converso com um provável comprador informo qual a altura que seu veículo irá ter com o kit e que este não é projetado para lift e caso o proprietário o faça estará fora da garantia, bem como alterando o rendimento do equipamento. Em momento algum estou afirmando, aliás nem pensando nesta possibilidade, que o Bruno fez um lift no kit.
No mais informo que este é o primeiro caso que ocorre, segundo informações da própria Ironman, com a qual conversamos desde madrugada da segunda-feira. Segundo o engenheiro responsável pelos projetos da Ironman, desde Março deste ano os amortecedores da Triton tiveram seu designer modificado, ficando igual aos da Toyota/Nissan, isso porque em alguns casos se verificou uma fadiga dos pratos, embora em nenhum deles tenha ocorrido problema semelhante ao do Bruno, mas sim um empeno para um dos lados, resultando em folgas e dependendo do piso algum som de pancada. O projeto dos amortecedores Ironman para a Triton seguem o mesmo modelo do original Mitsubishi (ver foto do original com o atual projeto e do modelo instalado na Triton do Bruno, que é idêntico ao da Mitsubishi original, em termos de projeto e vendido a cerca de dois anos cinco meses). O projeto é uma cópia devido a não necessidade de se alterar as molas, tão pouco utilizar espaçadores, uma vez que alguns clientes pudessem requisitar apenas os amortecedores. Com este novo modelo, mais reforçado se faz necessário os alargadores e precisam trabalhar com molas da Ironman. Além de que é possível com este sistema utilizar calços para um lift de mais 15mm, sem prejudicar o veículo nem o conjunto de suspensão.
Segundo a Ironman este kit no veículo do Bruno trabalhou sobre uma grande pressão, para desta forma ter arrancado, ao mesmo tempo os dois pratos, mas com estes novos modelos isso não tem a mínima possibilidade de ocorrer, tão pouco empeno. Gostaria de lembrar que estes kits são vendidos em autorizadas Mitsubishi, Toyota e Nissan na Europa, África, Ásia e logicamente Austrália.
Não havia me pronunciado anteriormente, porque estava aguardando, junto ao Rapahel Stephano, proprietário da Sitrex, representante oficial para o Brasil da Ironman informações da Ironman Austrália. O Raphael, assim como eu é usuário dos produtos e confia acima de tudo no produto que está presente em nossos veículos. Afinal temos familiares que andam em nossos veículos e a segurança deles está acima de qualquer coisa.
O Ironman é uma empresa séria e por isso está trocando os amortecedores de todos os usuários Triton no mundo, é uma medida de segurança para preservar a integridade de seus usuários, mas informamos que o acontecido está limitado somente a este episodio do Bruno, que este desencadeou esta ação da empresa em realizar um recall, mesmo em kits já fora de garantia de quilometragem e data.
O Bruno havia enviado as fotos dos amortecedores antes de fazer o arrumado e baseado nestas constatações de empenos e mudança do designer dos amortecedores da Triton, estão sendo enviados os novos amortecedores, bem como os espaçadores necessários para poder utilizá-los na Triton. Peço ao Bruno um voto de confiança em nossa marca e que utilize os novos modelos baseados no projeto Toyota e Nissan de amortecedores, que estão a caminho.
Agradeço a todos a atenção, a paciência em aguardar um pronunciamento oficial da marca e que acima de tudo o ocorrido serviu como base para conhecimento a todos que freqüentam o fórum e vêem aqui com interesse de aprender e passar seus conhecimentos. Qualquer dúvida estamos a disposição por PVT, ou pelos e.mails: ironman@br.inter.net ou raphael@ironman4x4.com.br
Atenciosamente,
Sérgio Holanda
Ironman Brasil
www.ironman4x4.com.br
ironman@br.inter.net