Postado originalmente por
mfdomingues
Anderson? Mas beleza vamos nesta ai.....
Se você vai usar o carro bem pouco como diz eu não iria de diesel (suas opções são todas a gasolina, para baixo kM é o que da liga).
1) Veículo no máximo até 60 mil;
- Essa está fácil, dado o perfil, mas lembre-se se o seu gasto máximo na compra são 60k procure uma viatura de 53 k no máximo 55 k, pois, vai gastar com a manutenção inicial, se não houver problemas no motor e nada grave 5 k da para se virar bem.
2) Seguro que seja viável para o preço do carro;
- Vai precisar de seguo mesmo? Veja, qualquer 4x4 tem seguro caro, porque é enquadrado com utilitário esportivo. Eu mesmo rodei sem seguro um bom tempo, depois coloquei CarSystem (uma porcaria) tirei e fiz para terceiros apenas e agora consegui fazer um completo, mas dependendo do seu perfil pode sair barato. A questão toda é, imagina você esta na duna ou naquela praia isolada e sua viatura quebra, guincho nenhum vai lhe buscar, esquece o mesmo vale para trilhas, eles só atende estradas que estejam no mapa.
3) 4x4 capaz de enfrentar areia de praia e em raros os casos alguns dunas, mas nada de trilha muito pesada ou passeios off roads;
- Bom, tem uma gama de veiculos que enfrentam isto, sendo ele 4x4 e no caso das dunas com uma boa reduzida vai muito bem para isto tem Tr4, GVII, Hilux, Pajero etc. A pergunta é, vai precisar de espaço? Vai precisar de caçamba? Pense nisto porque a Tr4 ela é bem pequena mesmo. Eu iria de l200 ou hilux a GASOLINA perde um pouco autonomia, mas, ganha em força e como disse que vai usar o bichinho no final de semana apenas o consumo não vai te matar.
4) custo benefício?!
- Esse calculo é complicado, o que é beneficio para você? Tem gente que entende que ter um motor mwm turbo diese intercooler embaixo do capo é um ótimo beneficio, mesmo não utilizando você paga por ele, tem gente que vai ter um mazda 2.0 TDI de 87cv e vai ficar feliz (ta falando com um sujeito feliz). Enfim, não existe formula mágica para definir isto eu entendo que um veiculo econômico e robusto e um bom beneficio, mas e se for pequeno? NO meu caso não tem problema, para outros podem ser. Minha sugestão é, como você está começando no 4x4 pega um GVII 2008 (Arildo incorporado) é uma ótima opção e hoje não é cara seu budget da e sobra (sobra muito) e vá sentindo o carrinho conforme for você nem vai querer vende-lo e vai jogar as melhorias nele (lift, BF, Peito de aço, bloqueio etc) e se você caso não goste da para vender, não é díficil e ainda não gastou tanto.
Boa sorte ai na busca.
Mauricio