O lance do candan, foi pra simplificar, pra nao puchar aquela historia toda da tração, CT, etc!
Sim eu sei do detalhe, foi isso que tentei explicar, que a caixa só reduz pro pra dianteira, e as rodas traseiras andam como no 4x2.
Versão Imprimível
Rogerrm,
Acho melhor você parar de tentar se explicar e dar uma estudadinha.
Os 2 diferencias são exatamente iguais, a velocidade que os cardãs giram´é controlado pela CT, ou seja, o diferenial traseiro vai girar exatamente na mesma velocidade que o dianteiro!
E como o Thelmo falou, se ele tirar o cardã dianteiro ele pode usar 4x2 reduzida sim!
Agora, quanto a não ter serras para chegar a SC, por qualquer estrada que vier tem serra! Na 101, tem entre Curitiba e Joinvill, e pela 116 tem a Serra do Espigão.
Lembrando que reboques acima de 500 kg, obrigatóriamente devem ter freio e o condutor deve possuir carteira "E".
Abraço a todos.
Muito obrigado a todos pelas respostas. Valeu mesmo.
Na verdade eu sei que a Ranger em termos de força, puxa mesmo, só tava em dúvida quanto uma fadiga excessiva dos componentes.
Sobre serra, me refiro àquelas bem íngremes onde tenha que usar terceira ou segunda mesmo com o carro vazio. Quando fui a SC me recordo de ter subidas, mas acho que eram suaves.
O carro nem é meu, é de um amigo, rsrs, mas por duas vezes ele já tentou trazer o carro atravéz de carreta e cegonha, mas algo deu errado. Então ele veio com essa ideia em plena sexta-feira rssr eu que já não gosto de aventura rsrsrs quase topei, mas fiquei com medo de quebrar o brinquedo, sabe como é né.
Bem como já disse, agradeço a todas as respostas e devo fazer uma consideração especial à do DieselPower, que levantou uma questão super importante, que eu sequer tinha imaginado.
Serras: Miracatú-SP (uma lástina de conservação); do AZEITE (Barra do Turvo - veloc. máx. 60 Km/h, cheia de radares móveis)-SP; Mar na divisa PR-SC. Por Antonina-Paranaguá, tá fudiiido, depois tem até balsa, é pior que a antiga SP-Santos. Se é que não esqueci alguma. Talvez a Mantiqueira no RJ.
Abs
Anthoniusnikos
Eu estive aí em Itapema em março desse ano. Diga-se de passagem, parabéns pelo seu estado cara, bem diferente dessa balbúrdia daqui do Rio, meu sonho é morar aí. Visitei: Itapema - Balneário - Floripa (com esticada até Jurerê) Muito bom.
Realmente me lembro de uma serra muito esburacada quase chegando a Itapema. E a Washington Luiz nem se fala.
Td bem amigo? gostaria de ver no CTB onde viste 500 kg tem q ter E?
segue o trecho do precioso código
CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS
- Das Categorias de Habilitação e suas características
CATEGORIA "A"
Destinada a condutor de veículo motorizado de 02 (duas) ou 03 (três) rodas, com ou sem carro lateral, que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos.
CATEGORIA "B"
Destinada a condutor de veículo motorizado cujo peso bruto total não ultrapasse a 3.500kg e cuja locação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, e que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos.
CATEGORIA "C"
Destinada a condutor de veículo motorizado voltado ao transporte de carga, cujo peso bruto total ultrapasse a 3.500kg, e que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos, e ainda, estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos) e seja maior de 21 (vinte um) anos.
CATEGORIA "D"
Destinada a condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, e que tenha a idade mínima 21 (vinte e um) anos, e ainda, esteja habilitado no mínimo a dois anos na categoria b, ou no mínimo há um ano na categoria c e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses; poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).
CATEGORIA "E"
Destinada a condutor de veículo conjugado em que a unidade tratora se enquadre nas categorias b, c ou d e cuja unidade acoplada, tenha 6.000kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares, ou seja enquadrada na categoria TRAILER; e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses; poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP(Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).
esses 500 kg que falas eu não entendi? onde está na legislação? eu cansei de ser parado pelo policia por ter "C" dirigindo trucado e sempre falavam "meu rapaz precisastes de D para conduzir esse caminhão, desse que tenho que apreender o caminhão e sua carteira! como falo direito e expressar-se bem é uma boa arma sem falar "seu pulicia" hehehe como vejo caminhoneiros falando ... era só mostrar o CTB atualizado e um papo sobre onde estudastes que caia na boa e velha frase do policial, "desculpa foi uma interpretação errada que nós fizemos !" e eu era liberado ... to cursando engenharia mecanica, não curso direito mais fico bravo quando policial que não interpreta direito a lei.
A interpretação que tenho é PRANCHA + GOLF < 6000 KG logo posso andar com minha C;
senão só E? To certo?
PS: não estou querendo criar polemica, se me expressei mal por favor desculpe pois na internet o que está sentindo geralmente é passado errado pelas letras frias do teclado.
Abraços
A carteira E é obrigatória se o peso bruto combinado exceder 6.000kg, independente do peso da carreta.
Me ensinaram isto quando fiz auto escola, e nunca mais esqueci, pois anda sempre com reboque, e se não me engano tem no manual da L-200, vou dar uma olhada, pode ser que tenha me enganado.
Edin, peso combinado seria a soma de tudo? Como se fosse um peso bruto total?
Caso a resposta seja positiva, seria o peso (tara) da camionete, mais o que ela pode carregar (líquido), mais o peso do reboque )tara), mais o que ele pode carregar (liquido).
Se for isso mesmo, a Ranger com uma carretinha para transportar carro chega nestes 6000 kg.
eu acho que não chega nao dieselpower 6000 kg é muita coisa !!!
Ranger Okm diesel 4x4 CD e bla bla bla = 3020 kg
+ Golf batido = 1300 kg
PRANCHA = 600 kg
__________________________________
Nem fazendo força da 6000 kg
Pois é João Fellipe,
Mas caso sejam estas as contas corretas deve-se levar em conta quanto o reboque pode carregar, e não o que ele esta carregando realmente. Mas repito, caso estas contas estiverem corretas.
Amanhã vou dar uma olhada no manual da 200tona e ver oque esta escrito lá...
Para não correr o risco, numa dessas vale a pena ligar na Policia Rodoviária e perguntar...
Abraço.
Ps.: Você é advogado?