corrigindo...
General (de Brigada)
Coronel
Tenente-coronel
Major
Versão Imprimível
Uma coisa é tração nas rodas fixas traseiras, e outra coisa é tração nas rodas móveis dianteiras. Imagina que ao virar as rodas tracionadas elas vão mordento o piso e tendem a "frear" a viatura. Daí a recomendação de se dirigir em linha retas quando em piso mole, para não derrapar de frente.
Sonecca, com o conhecimento já adquirido, tá na hora de comprar a sua Ranger diesel!
Abs
O motivo de não poder andar com a 4x4 em piso seco e com aderência, é a falta de um diferêncial central. Se pesquisar aqui no fórum, tem muitos tópicos explicando.
Pois cada uma das 4 rodas em uma curva irá girar em velocidades diferentes, e não possui diferencial central para compensar. A diferença entre a roda interna e externa a curva é compensada pelos diferenciais (nos eixos), o problema é a relação da dianteira com a traseira.
É por este motivo que se estiver com a 4x4 engatada e virar toda a direção para um lado e tentar arrancar, ela "estrala" e tende a apresentar dificuldade em sair da imobilidade.
Abraço.
A partir de 60km/h com a picape leve, a aderência com o solo diminui muito, entãopode usar o 4x4 a vontade a partir dessa velocidade em qualquer piso. Se tiver carregada (acima de 500kg) considera uns 80 km/h.
Eu imaginava o 4x4 da Ranger como um 4x4 de um Subaru, ou qualquer outro veículo que tenha 4x4 integral, por isso que fiz praticamente a mesma pergunta. Mecânica é muito bom, curto pra kct! Queria até fazer um curso mais direcionado, mas fico na dúvida entre fazer um curso de mecânica ou de sushiman! :mrgreen:
Legal, estou aprendendo pra kct aqui, tanta coisa que eu não sabia e tantas outras a aprender ainda!
Anthoniusnikos, esqueci de falar uma coisa... na verdade não moro mais em SP, moro em Embu (das Artes), mas fico mais tempo em SP e em Campinas do que em casa! :roll:
Valeu pela ajuda, gente! Vou até "uppar" o tópico que criei sobre a Ranger para perguntar mais algumas coisas por lá...
então, eis q surge a minha dúvida.. essa compensação não seria possível se os dois diferenciais possuíssem a mesma relação ? ou eles possuem e eu to falando abobrinha ? Além da Ranger recém adquirida pela mama, tenho um niva, tração 4x4 integral.. e sei q os dif. D e T têm a mesma relação, uma vez li em revista q o diferencial da Rural parece tem essa diferença entre os diferenciais.. é possível? me elucide com sua sapiência automecânica eletromotriz, por obséquio... (essa doeu kkk)
2ª questão, não entendo muito do carro, pq é novo pra mim. é uma 2.5 tdi, 00/00. Mas ando lendo dia após dia o fórum aqui e aprendendo e aprimorando meus conhecimentos. existe um tal d um fio marrom q sai do chicote da tomada do motor elétrico q faz a tração e a redução funcionar. tem um companheiro nosso de Ranger q comprou a sua e esse fio tava solto, e li q dessa forma a tração dianteira não funcionaria (não sei se isso é verdade, alguém comprova?) . penso eu: não seria possível, se fosse o caso da informação verdadeira, de colocar um tipo de chave on/off pra esse fio, podendo utilizar a reduzida, independente da tração dianteira, podendo subir e descer a serra do capeta, tranquilo, puxando um trailler d 3 tonelada mole mole...
3ª questão ( pra um mirim acho q ja to abusando.. hehehe) olhando no documento da "Regina", batizada em homenagem à minha tia, tá lá : IMP/FORD RANGER 13D .. pô, 13D ? q diabos é isso? é código/nomenclatura do fabricante, como nos toyota bandeirante ? .. a minha veio com todos os acessórios, menos air-bag, q não sei se vem nas diesel, grade frontal cromada e todas frescurinhas, santo antonio, estribos.. o dono anterior fez todas as revisões certinhas até os 88mil KM, compramos c/ 96mil e uns quebrados, c/ os 3 manuais (do veículo, do condutor e de manutenção), chaves d reserva, a capota da caçamba é original da ford, impecável ainda... aprece q ta bem boazinha, não esquentou até agora, fumaça pouquíssima e escura, nenhum sinal d problemas, certo ? tb não exigimos nada do carro, até agora uma viagem de 220 km, pra trazer o carro e trechos urbanos, o consumo é algo q me faz sorrir d orelha à orelha, 220km com 15L de petróleo.. uhuuuw !!! Já o meu niva ... Bom, e o 13D?
abç ae, pessoal
Opa, peraí Cadu Smith!! 220 km com 15 litros? Isso dá 14.66 km/L !!!! Rapaz, deve ter usado um pouquinho do Diesel do Tanque não? A minha é igual a sua, quando ando na moral, como uma velhinha virgem, ela faz QUASE 12 KM/L. Isso na estrada e ar condicionado desligado.
Mas vamos a minha pergunta que o tópico aqui é outro. Galera, me respondam aí: no parachoque da ranger, tem um buraco pra encaixar o engate do reboque. O pessoal aqui está discutindo quanto ao "poder de arrasto" da ranger, pergunto se eu comprar o pino do engate e colocar lá no buraco do parachoque da ranger pra puxar, por exemplo, um reboque com 2 cavalos (animais) em cima, se a ranger aguentaria tranquila. Na verdade, pergunto se o Parachoque aguentaria. Pq não vejo muita gente puxando com o engate, digamos original, sempre vejo aqueles instalados, q pegam no chassis do carro, nunca vi no parachoque. Pergunto tb se não terei problema com a polícia, ou se tampa a placa do carro.
Abco galera!!!
reboco compressores de ar beeem pesados (+-1500kg) usando aquele furo que tem no parachoque o problema e a altura, os compressores tem pneu aro 16 e mesmo assim fica meio ''empinado'' vc tem que ver se o seu reboque ''alcanca'' o parachoque senao tera de colocar aqueles reboques que vao no chassi, eu particlarmente nao gosto.
quanto a policia, mesmo usando aqueles puxadores mais baixos tbm tapa a placa, dai o que conta e a placa do reboque...
Eu uso o reboque do para-choque direto. Eu levo uma carretinha com três motos 125cc em cima. Nunca parei pra calcular o peso total.
No estribo do para-choque tem algo escrito em torno de 900kg de arrasto e acho que 90kg de peso vertical. Vou dar uma conferida depois.
Sobre multas, pode dar sim, se vc rodar sem estar rebocando, mas com o pino preso lá. Pois tampa a placa mesmo, inclusive aqui no RJ nem passa na vistoria, tem que tirar.
Valeu galera! Então vou usar o do parachoque mesmo. Mas quanto será que custa o pino do engate...
bom, a viatura ta em ótimo estado, motor e agregados todos revisados e regulados de fábrica, pneus originais.. meu pai não passa de 110 na estrada, em ótimo estado tb, sem trânsito algum... mas acho q pode ter sido uns 16.5 , 17L no máximo.. é mto econômica sim, duardobruno... heheh