É o mesmo da 3.0.
Se a carreta for bem dimensionada pro carro e o peso nela estiver bem distribuído, não tem o que temer.
Versão Imprimível
Na compra do engate, peça para o vendedor fazer este teste. É só erguer a ranger (2 ton) pelo macaco hidráulico pelo engate, como na foto. Se ele aguentar, sem entortar, é bom.:palmas:
tinha esquecido de postar as fotos
Pelo Menos nas rangers antigas tinha Este adesivo "Consulte Manual Para capacidade de Carga" bem perto do furo da Bola. agora Carregar 2 Dois Cavalos Manga Larga em um Reboque direto no parachoque da Ranger Nossa Nem DODGE RAM Aguentaria,:parede: Coitado dos Bichinhos Correndo Risco de Acidente.:putz:
o Mais Certo para este serviço seria Uma 5º roda em cima da caçamba igual na Foto.
http://images.quebarato.com.br/T440x...l__AE383_1.jpg
Concordo não cara!!! Na boa, reboquinho igual esse, sem o porta-sela na frente. 600 kg do reboque (reboque de madeira é mais pesado) + os 2 cavalos + ou - 900 kg=> 1500 kg +ou-. Todo mundo aqui arrasta no engate normal. Achei a foto ilustrativa aí meio exagerada. Acho que é o parachoque novo da ranger que é fraco mesmo. Se fosse assim, pq não empenou o engate normal, nem empenou os das rangers antigas??? Esse daí é de chapa, que é até mais leve. :concordo:
Não conheço direito carretas para cavalos, mas todas as que vi até hoje possuem 2 eixos. Imagino que não só pelo peso do conjunto (cada cavalo pesa uns 500-600 kg? ) mas também prevendo que os animais se mexem durante o transporte. Dessa forma a configuração de 2 eixos deixa o conjunto mais estável. Mas não faz milagres. O ideal é verificar o equilíbrio com cada configuração de carga.
No meu caso, reboco carretas com planadores. O peso do conjunto todo, em geral, não passa de 600 kg (300 kg do planador e 300 kg da carreta + tralhas). As carretas têm um só eixo e vai tudo muito bem preso lá dentro.
De qualquer forma, o maior problema que vejo em rebocar carretas aqui no Brasil são as pontes e as ondulações das estradas. As entradas e saídas das pontes são muito mal feitas (sempre tem diferença de altura) e passar por elas a 100 km/h com certeza resulta em um grande estresse mecânico sobre o engate. Primeiro o eixo dianteiro da PKP sobe repentinamente. Logo depois o eixo traseiro da PKP sobe repentinamente. Um pouco mais e o eixo da carreta sobe repentinamente. E todos esses impulsos são suportados pelo engate...
Outro horror é quando a pista tá ondulada... você anda uns 100-200 metros com todo o conjunto balançando. E quem segura a onda é o engate...
O teste do macaco proposto é interessante, mas um desequilíbrio de 50 kg na carga vertical sobre o engate pode gerar esforços bem superiores a 2 toneladas, imagino (é, mais de 40 vezes sim... )
[]´s
Complementando: engate tem que ser fixado no chassis. Qualquer outra solução vai dar problema.
A foto e só ilustrativa mais o Jeito certo de carregar animais é Com Engate tipo 5º roda Fixado na caçamba Apoiado no Chassi da Camionete, evitando assim um dos maiores perigos no transporte animal que é O Tombamento do Reboque em curvas e mesmo parado por Agitação ou deslocamento do Animal.
Todos os Anos trabalho na organização e Logistica da Expoagro aqui Em MT e 90% das carretas e reboques são por 5º Roda.
Até mais.:concordo:
Mas os criadores do MT são ricos. Devem ser assim:
http://adamkuhn.net/wordpress/wp-con...se-trailer.jpg
Tem Muitos mais a Maioria das Pkp que pucham estes reboques são Silverado e F-250 maioria com o MWM 6 Cilindros.
Outro dado Interessante Sobre Capacidade de Carga da Ranger:Capacidade de tração - "reboque com freio" (kg)2.200 Capacidade de tração - "reboque sem freio" (kg)750
Até mais:concordo:
Pessoal,
No manual da Explorer, sempre mostra 2 valores. Capacidade do reboque e peso maximo sobre a bola do engate.
Se precisar ultrapassar estes valores é necesario o engate no chassis.
Mas concordo que medir o peso sobre a bola seja muito dificil.
Procurem os limites de peso no manual.
Abraços Du.