Fiz uma foto...só não sei postar no site..
João/Saquarema
Versão Imprimível
Fiz uma foto...só não sei postar no site..
João/Saquarema
Passei a foto para o computador... Aparece a função de INSERIR IMAGEM. ..Mas, infelizmente, o site avisa que não foi possível enviar o arquivo...
Que chato!!!
É pra ser assim como o da foto do link. Flange com a cruzeta parafusado (4 parafusos) na flange com estriado que vai na ponta do pinhão, que é preso com uma baita porca travante.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/a...ixo-cardan.jpg
Sds.
Perfeito...O problema é que soltou tudo da ponta estriada que sai da caixa de satélite/piloto: eixo cardan e flange. Achei muito estranho, como se o cardan estivesse "curto" no encaixe estriado. Ainda não tenho o laudo do mecânico.
Abraços!
Infelizmente, o problema foi provocado por folga excessiva na porca que prende o eixo-piloto. Como os mechânicos procurados por mim "amarelaram" e não abriram o diferencial, aconteceu a quebra do cardan, fato que provocou danos irreparáveis no conjunto coroa/pinhão. Já estou procurando para comprar...modelo Spicer: BA401378-X.
Boa tarde a todos!!!
Continua a saga....
Comprei em um desmanche o diferencial completa da ranger 2.3 a gasolina, ano 2010, Dana 44-3 e, surpresa, não foi possível instalar na minha ranger 2004 a diesel 4x2... Furos, suporte, etc.. tudo diferente! A sorte é que o ferro-velho receberá o diferencial de volta...
Como descobrir qual diferencial caberia na minha ranger? De uma clone, tipo 2004 diesel 4x2?
Valeu...
É, parece que não leu o que escrevi mais pra trás! Mas tento mais uma vez. Relação de diferencial de uma Ranger 2.3 a gasolina 2010 é 4,56 (o pinhão da 4,56 voltas pra coroa dar 1 volta). Sendo a tua uma 2.8, provavelmente é mais longo, um 4,10 ou até um 3,56. Ou seja, já ia fazer cagada de qualquer forma! Sorte que não coube, pois ia colocar e ver que ficou curta.
Tem anos em que vieram diferenciais Visteon (Ford 8.8), Com os diferenciais Dana, tem uns com suporte de amortecedor mais próximos ao centro, outros mais pertos das rodas, se é difícil pra ti observar todos os detalhes do teu eixo pra achar um igual, melhor mesmo procurar um do mesmo ano, e de veículo diesel.
Por fim, acabei não entendendo o que aconteceu. A porca que prende a Flange no pinhão soltou, é isso?
Sds.
O cardan se desencaixou do eixo piloto. Não ficou claro o motivo. Parece ter sido a folga interna excessiva.
De fato, o diferencial "novo" era 4.56 e o meu antigo é 3.73... Ficaria alongada, mas considerei que não seria um problema. Minha ranger é de uso em cidade-asfalto... e sou muito "medroso" em relação a velocidade e arrancadas. Meus 6.3 já pesam muito!!!
Obrigado pelas dicas!!!
Não amigo, curta! Ficaria curta! Procure um com uma relação igual. Se colocar 4,56 vai se arrepender. A 80 km/h vai ficar a mais de 2100 giros, isso se estiver com pneu 31, pois se estiver com os de tamanho original vai dar mais.
Quanto ao cardan se soltar, impossível ser do eixo piloto (eixo primário ou prise). Eixo piloto como já comentei fica na frente da caixa de câmbio.
Sds.
A matemática me enganou... você está com a razão... Muito obrigado pelo auxílio luxuoso. Pelo menos, meu medo não se justificava, ou seja, a Ranger ficaria sem força...
A solução foi sugerida e executada pelos mecânicos do ferro-velho. A diferença entre os diferenciais era somente nos suportes dos amortecedores. Sugeriram mudar a posição dos mesmos no chassi passando os amortecedores para o lado externo das molas, como as mais novas, a partir de 2008.
Ficou bem mais estável.
Agora, tecnicamente, ficou assim:
Ranger 2.8 a diesel
Ano 2004, 4x2
Relação coroa/pinhão 4.56
Pneus 31 "americanizados": dianteiros bf A/T e traseiros Mud firestone.
Nota:
Dirigi, hoje, pela primeira vez após as mudanças e... gostei. Amanhã, viajarei para Macaé e analisarei o comportamento na estrada.
Um abraço
e
FELIZ NATAL!!!
Que bom que resolveu! Na minha que tem diferenciais 4,56 acho curta pra viagens. Até já tenho as relações 4,10 aqui comigo pra trocar, mas falta tempo.
Sim, a colocação dos amortecedores por fora do chassi dá uma diferença absurda na dirigibilidade. Amortecedores quanto mais perto das rodas melhor!
Boas Festas.
Caros amigos,
Caro RicardoFLN
Viajei com a minha "nova" ranger e me adaptei muito rapidamente à nova relação coroa/pinhão 4.56, bem mais CURTA que a minha anterior 3.73.
Acredito que a minha ex-toyota bandeirante foi fundamental neste momento, uma vez que ela era bem travada... 80 km/h já erano sufoco, em 5a. marcha...
Pois bem, minha ranger mais curta a relação ficou um show!!!
O RicardoFLN acertou tudo o que disse para me ajudar... A rotação fica entre 2000 e 2500 p/min... Mas, isto não me incomoda.
Nota: Não dirijo acima de 100 km... Não pretendo passar desta para melhor antes da hora natural!!!
FELIZ NATAL PARA TODOS!!!