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Convex Datacenter
  • #10777
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    Citação Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Miranda, desculpe-me.
    Realmente achei que você queria saber o significado prático das curvas de torque e potência, com o chip.
    E apenas arrisquei uma explicação. Pois estou longe de ser um especialísta no assunto.

    Quanto à divergência que você citou, eu também estranhei.
    Acho melhor confiar no gráfico da Ford.

    Andei lendo que a RaceChip força um pouco a barra na divulgação de seus dados.

    Uma outra possibilidade para a divergência seria a forma como a RaceChip obtém as curvas.
    Eu acho que a Ford gerou o gráfico colocando o motor da NR num dinamômetro, enquanto que essas empresas que instalam os chips, colocam o carro naqueles dinamômetros que usam roletes no chão.
    Pode ser que esses dois métodos não gerem curvas exatamente iguais. Será ?
    É apenas um palpite...

    Abs
    Monster, não se preocupe, quem não tinha explicado bem no questionamento, fui eu. Mas é isso mesmo. Se foi uma hipótese de que a medição foi feita de maneiras diferentes, ela é bem plausível. E, complementando com um ajuste conveniente na divulgação dos dados pela RaceChip, temos elementos para termos duas curvas diferentes mesmo.
    Procurei rapidamente pela Internet e não achei. Se você encontrar outra(s) fonte(s) com essas curvas para a NR 3.2, poste aqui para nós.

    A minha ainda está muito nova. Não tenho coragem de chipar agora e, para falar a verdade, como sobra motor, nem precisa. Mas daqui uns anos, quem sabe?

    Citação Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Oi Bruno !

    Eu também tenho dificuldade de interpretar essas curvas, porém é um assunto que eu gosto muito de estudar.
    E esse entendimento não é algo simples. Inclusive gerando muita polêmica e controvérsia até mesmo entre os especialista.
    Porque os conceitos de física precisam estar MUITO BEM fundamentados e claros para não gerar confusões e interpretações errôneas.

    Por exemplo: eu sempre achei que o ponto de máximo torque deveria coincidir com o ponto de máxima potência.
    Simplesmente não entendo porque cada um está numa rotação diferente.
    Se um motor tem sua potência máxima aos 3000 giros, intuitivamente eu achava que lá também seria o ponto de máximo torque.
    Mas não é isso que ocorre !

    Encontrei muita informação boa nos sites abaixo, e que pode te ajudar a entender melhor essas questões sobre torque, potência, energia, trabalho, relação de marchas, etc...
    Vale a pena ler.

    A sua dúvida sobre se os gráficos revelam o melhor ponto para se trocar as marchas, acaba sendo respondida nesses artigos:
    Um dos especialistas afirma que devemos trocar as marchas, para buscar a rotação do motor com máxima potência.
    Então entendo que o melhor ponto para se trocar as marchas, seria um pouco depois da rotação de máxima potência. Quando a curva começa a cair.
    No caso da NR 3.2, o ponto ideal seria um pouco acima de 3.500rpm.
    Isso visando performance. Pois se for visando economia, as trocas de marcha devem ser feitas em rotações mais baixas.

    AUTOentusiastas: TORQUE OU POTÊNCIA: QUAL INTERESSA MAIS?
    HowStuffWorks - Como funciona a potência do motor
    Horsepower vs torque
    E, se me permite complementar, acho que o ajuste do câmbio para troca acontece mais ou menos nessa faixa que você mencionou com o pé embaixo. É óbvio que o projeto foi pensado assim e tem suas justificativas bem fundamentadas.
    Mas, alguns foristas (e estou junto nesse teste - talvez relevante mencionar: no meu caso com a NR vazia) experimentaram antecipar a troca um pouco tentando aproveitar o máximo no torque ou próximo disso. E o comportamento da picape é outro: desenvolve melhor em aumento da velocidade em arrancadas e retomadas. Depois testa lá e diz aqui o que acha...

    Att.

    Miranda
    4X4 Brasil
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #10778
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    Citação Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Oi Bruno !

    Eu também tenho dificuldade de interpretar essas curvas, porém é um assunto que eu gosto muito de estudar.
    E esse entendimento não é algo simples. Inclusive gerando muita polêmica e controvérsia até mesmo entre os especialista.
    Porque os conceitos de física precisam estar MUITO BEM fundamentados e claros para não gerar confusões e interpretações errôneas.

    Por exemplo: eu sempre achei que o ponto de máximo torque deveria coincidir com o ponto de máxima potência.
    Simplesmente não entendo porque cada um está numa rotação diferente.
    Se um motor tem sua potência máxima aos 3000 giros, intuitivamente eu achava que lá também seria o ponto de máximo torque.
    Mas não é isso que ocorre !

    Encontrei muita informação boa nos sites abaixo, e que pode te ajudar a entender melhor essas questões sobre torque, potência, energia, trabalho, relação de marchas, etc...
    Vale a pena ler.

    A sua dúvida sobre se os gráficos revelam o melhor ponto para se trocar as marchas, acaba sendo respondida nesses artigos:
    Um dos especialistas afirma que devemos trocar as marchas, para buscar a rotação do motor com máxima potência.
    Então entendo que o melhor ponto para se trocar as marchas, seria um pouco depois da rotação de máxima potência. Quando a curva começa a cair.
    No caso da NR 3.2, o ponto ideal seria um pouco acima de 3.500rpm.
    Isso visando performance. Pois se for visando economia, as trocas de marcha devem ser feitas em rotações mais baixas.

    AUTOentusiastas: TORQUE OU POTÊNCIA: QUAL INTERESSA MAIS?
    HowStuffWorks - Como funciona a potência do motor
    Horsepower vs torque
    Muito obrigado Monster, com certeza é um assunto bem interessante e que devemos ter pelo menos uma noção para entender melhor nossas vtrs, vou "estudar" estes sites que você mandou.

    Bruno
    Ranger 2013 Cabine Simples 3.2 Branca
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  • #10779
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    alguma atualização sobre o problema das mangueiras e o contato com os repórteres??
    RANGER CD XLS 3.2 20V AUT. / l200 outdoor hpe / s10 lt 2.8 manual (td diesel)
    EX: "BANGUELA" S10 2.8 MWM 03/04 DLX CD. (XODÓ)

  • #10780
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    Blz !!

    Muito tempo atrás pesquisei sobre a Ranger e me interessou muito, mas na época (lançamento) não quis ariscar pegar um carro de valor mais elevado e apresentar alguns problemas normais para um carro recém lançado.

    E hoje como está a Ranger? Pessoal está enfrentando muitos problemas ou é uma boa pedida?

    Vlws !!

  • #10781
    Usuário Avatar de Miraka
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    Pessoal não faz nem um mês que a minha ranger foi pra segunda revisão e ela não está nem com 4.000 km rodados. Na sexta feira passada choveu muito e tinha muito barro e agua empoçada na estrada, quando cheguei na fazenda estacionei o carro e só no dia seguinte fui passar uma água nas rodas e nos tapetes pra tirar toda terra. Passada um meia hora eu dei uma rezinha e estacionei o carro na garagem. Hoje ( 7 dias depois da ultima vez que usei o carro) fui sair pra cidade e o pneu traseiro do lado do motorista estava travado. Tive que acionar a emergência 24 horas da ford e o carro saiu da garagem 'arrastado' pelo gincho. O chão até ficou com a marca do pneu. Já na concecionária, quando foram descer a ranger do guincho, a roda deu um estalo e destravou. Só daqui a seis dias eles vão poder mexer no carro e então dar um laudo. Alguém já teve esse problema? Como é que explica isso? o carro repousou a noite toda, no dia seguinte eu só liguei o carro pra deslocar uns 4 metros pra frente, bati agua nas rodas, esperei uma meia hora para os tapetes secarem, e aí então dei ré e estacionei. Puxei o freio de mão como sempre, não ouvi nem senti nada anormal. E hoje a surpresa (desagradável) da roda travada. Eu não entendo de carro como a maioria de vocês, mas isso nunca aconteceu em nenhum dos carros que eu já tive, por isso estou pasma que tenha acontecido com uma ranger super alta e que foi feita pra encarar estrada de terra, lama, agua empoçada, serviço pesado, etc.

  • #10782
    Usuário Avatar de Miraka
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    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Miraka,

    Né por nada não, mas tem certeza que é essa a calibragem indicada pela Ford??? 40/42 libras é coisa pra caramba e se você está andando vazio, deve ser por isso que você está achando sua Ranger igual uma cabrita.

    Na verdade, até relatar isso aqui ... Das 4 Rangers que andei até hoje, TODAS até mesmo a de Test Drive, estavam com 44 libras na traseira. Era parar num posto, baixar a calibragem que a viatura se comportava totalmente diferente, muuuiiitooo mais macia e com o comportamento da suspensão totalmente diferente.

    Verifica ai e depois nos avise.
    Pequeno jr,
    Hoje quando estava na cidade eu parei em um posto pra acertar a calibragem. Estava com 44 atrás! Como a ranger fez a segunda revisão mês passado e eles alinharam e balancearam os pneus, creio que calibraram também pq eu nunca coloquei 44 atrás. Abaixei pra 35 nos 4 pneus e logo que comecei a rodar já senti uma diferença enorme, tanto no asfalto, quanto na estrada de chão na volta pra fazenda. Agora eu fico lembrando da ultima vez que eu dirigi na chuva e senti o carro totalmente sem aderência, foi uma somatória de pouca superfície de contato dos pneus com muito barro, correto? De hoje em diante também vou checar a calibragem sempre que o carro sair de uma revisão. Abs

  • #10783
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por Miraka Ver Post
    Pessoal não faz nem um mês que a minha ranger foi pra segunda revisão e ela não está nem com 4.000 km rodados. Na sexta feira passada choveu muito e tinha muito barro e agua empoçada na estrada, quando cheguei na fazenda estacionei o carro e só no dia seguinte fui passar uma água nas rodas e nos tapetes pra tirar toda terra. Passada um meia hora eu dei uma rezinha e estacionei o carro na garagem. Hoje ( 7 dias depois da ultima vez que usei o carro) fui sair pra cidade e o pneu traseiro do lado do motorista estava travado. Tive que acionar a emergência 24 horas da ford e o carro saiu da garagem 'arrastado' pelo gincho. O chão até ficou com a marca do pneu. Já na concecionária, quando foram descer a ranger do guincho, a roda deu um estalo e destravou. Só daqui a seis dias eles vão poder mexer no carro e então dar um laudo. Alguém já teve esse problema? Como é que explica isso? o carro repousou a noite toda, no dia seguinte eu só liguei o carro pra deslocar uns 4 metros pra frente, bati agua nas rodas, esperei uma meia hora para os tapetes secarem, e aí então dei ré e estacionei. Puxei o freio de mão como sempre, não ouvi nem senti nada anormal. E hoje a surpresa (desagradável) da roda travada. Eu não entendo de carro como a maioria de vocês, mas isso nunca aconteceu em nenhum dos carros que eu já tive, por isso estou pasma que tenha acontecido com uma ranger super alta e que foi feita pra encarar estrada de terra, lama, agua empoçada, serviço pesado, etc.
    Por mais estranho que possa parecer isso é normal, e vai acontecer com qualquer veículo que passar pela mesma situação.

    O que houve foi que ao lavar as rodas entrou água dentro do freio traseiro (normal), e como ficou muito tempo parado com o freio de estacionamento aplicado a sapata de freio colou no tambor, devido a corrosão, dessa forma mesmo soltando o freio a sapata continua "freiando", pois as molas de retorno não tem força suficiente para desgruda-las.
    Para destravar basta um ré, é claro que por a ranger, assim com qualquer outra picape, ter um freio muito maior que um veículo de passeio a força será grande assim será preciso acelerar mais e quando destravar ouvirá esse estalo, muitas vezes alto, porém não será necessário nenhuma manutenção ou verificação.

    Para evitar esse problema não acione o freio de estacionamento após lavar as rodas, ou de uma volta aplicando o freio para que a água que esta na sapata seque.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #10784
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    Citação Postado originalmente por Miraka Ver Post
    Pessoal não faz nem um mês que a minha ranger foi pra segunda revisão e ela não está nem com 4.000 km rodados. Na sexta feira passada choveu muito e tinha muito barro e agua empoçada na estrada, quando cheguei na fazenda estacionei o carro e só no dia seguinte fui passar uma água nas rodas e nos tapetes pra tirar toda terra. Passada um meia hora eu dei uma rezinha e estacionei o carro na garagem. Hoje ( 7 dias depois da ultima vez que usei o carro) fui sair pra cidade e o pneu traseiro do lado do motorista estava travado. Tive que acionar a emergência 24 horas da ford e o carro saiu da garagem 'arrastado' pelo gincho. O chão até ficou com a marca do pneu. Já na concecionária, quando foram descer a ranger do guincho, a roda deu um estalo e destravou. Só daqui a seis dias eles vão poder mexer no carro e então dar um laudo. Alguém já teve esse problema? Como é que explica isso? o carro repousou a noite toda, no dia seguinte eu só liguei o carro pra deslocar uns 4 metros pra frente, bati agua nas rodas, esperei uma meia hora para os tapetes secarem, e aí então dei ré e estacionei. Puxei o freio de mão como sempre, não ouvi nem senti nada anormal. E hoje a surpresa (desagradável) da roda travada. Eu não entendo de carro como a maioria de vocês, mas isso nunca aconteceu em nenhum dos carros que eu já tive, por isso estou pasma que tenha acontecido com uma ranger super alta e que foi feita pra encarar estrada de terra, lama, agua empoçada, serviço pesado, etc.
    Isso realmente é normal já aconteceu com carro da família.

  • #10785
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    Pessoal que tá de olho de RaceChip, cuidado: segundo o tópico da Ranger 2.2, se for aplicado um mapa mais agressivo no motor, ele entra em modo de segurança e não passa de 2000 giros. No 2.2, parece que a potência máxima que conseguiram tirar sem dar problema foi 170cv aproximadamente. Assim, o mesmo deve acontecer na 3.2.

    Ou seja, quem quiser repotenciar o carro, melhor ir atrás de reprogramar a ECU...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #10786
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    -img_20140314_160149876.jpg

    Ranger também pode ser econômica, só que tem que ser na condução manual, sem pressa e sem graça
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #10787
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    Pessoal esse é minha primeira postagem, faz +- 1 ano que venho acompanhando o fórum, tinha uma S10 executiva 07/08 4x4, e queria comprar uma 0km estava em duvida entre Ranger, Amarok, Hilux, S10 nas versões top ou uma abaixo, nesses últimos dias fiz teste drive em todas com exceção a Hilux que já conhecia a camioneta vou postar o que achei de cada uma.

    Hilux, melhor liquidez no usado, mais me lembra a vw com o gol oferece menos por mais, menos carros e cobra mais por isso, se tornol jurássica diante das concorrentes, por ser a mais antiga entre elas tem alguma vantagens como não ter defeitos, comuns entre os lançamento, descartei pela instabilidade em curvas, projeto antigo, provável lançamento de uma nova versão, cambio de 5 marchas e motor fraco.

    S10 interior mais bonito de todos, motor muito barulhento mesmo com vidro fechado e ar ligado da para escutar e alto o barulho do motor, esse é um ponto importante para mim não gosto de barulho descartei

    Antes de falar da Amarok e da Ranger vou explicar meu perfil de uso, uso da pick up vai ser 95% em asfalto bom ou regular na cidade e rodovia, mais preciso de uma pick up por causa dos 5% que são puxando lancha e soltando nas rampas de barro que tem na maioria dos rios para levar meu carrocho para o sitio e entregando um móvel ou outro, tenho loja de moveis tenho carro próprios para entrega mais tem hora que entrego com a minha também, por causa desse perfil comecei considerar a Amarok

    Amarok, a melhor de todas para dirigir (asfalto) é uma delicia motor super silencioso melhor espaço interno, estabilidade de carro, cambio nota 10, 4x4 permanente, descartei por causa do banco traseiro ser muito vertical, e o banco mais largo, mais ele é muito vertical, fiquei com dó dos meus filhos, interior simples, visual não me agradou tanto como da Ranger, medo da correia dentada.

    Ranger XLT automática 4x4, a escolhida, comprei ela porque achei que era o melhor conjunto, é a mais linda, o interior perde um pouco para a s10 mais é muito bonito o silencio perde um pouco para a Amarok mais é silenciosa, o prazer em dirigir perde um pouquinho para a Amarok mais também é muito prazerosa ao volante, cambio perde um pouco para a Amarok, mais tem um ótimo cambio, e motor imbatível o melhor de todos, achei melhor que da s10, melhor custo beneficio a versão xlt automática é mais completa que a S10 ltz, Amarok highline e Hilux srv, vem com banco em couro, santo antônio e estribo e com todos os controles eletrônicos de serie, comprei uma central da caska com câmera de ré (unica coisa que faltava)vai ficar mais top de todas, vai ficar porque ainda não recebi comprei uma 2014/2014 já chegou na agencia estou esperando consorcio pagar apara a agencia para ir buscar, meu consorcio era vw de uma Amarok então vc já viu que eles vão fazer uma cera.

    Sobre a mangueira pelo que li e acompanhei me parece ser apenas um lote de mangueiras e a ford deve estar tentando achar quais são as envolvidas para um possível recall mais de toda forma acho isso simples de se resolver ao contrario da correia da Amarok, pelo que acompanhei também vi que a ford não negou a garantia para ninguém ao contrario da vw
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  • #10788
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    Citação Postado originalmente por anderson_gomes Ver Post
    Pessoal esse é minha primeira postagem, faz +- 1 ano que venho acompanhando o fórum, tinha uma S10 executiva 07/08 4x4, e queria comprar uma 0km estava em duvida entre Ranger, Amarok, Hilux, S10 nas versões top ou uma abaixo, nesses últimos dias fiz teste drive em todas com exceção a Hilux que já conhecia a camioneta vou postar o que achei de cada uma.

    Hilux, melhor liquidez no usado, mais me lembra a vw com o gol oferece menos por mais, menos carros e cobra mais por isso, se tornol jurássica diante das concorrentes, por ser a mais antiga entre elas tem alguma vantagens como não ter defeitos, comuns entre os lançamento, descartei pela instabilidade em curvas, projeto antigo, provável lançamento de uma nova versão, cambio de 5 marchas e motor fraco.

    S10 interior mais bonito de todos, motor muito barulhento mesmo com vidro fechado e ar ligado da para escutar e alto o barulho do motor, esse é um ponto importante para mim não gosto de barulho descartei

    Antes de falar da Amarok e da Ranger vou explicar meu perfil de uso, uso da pick up vai ser 95% em asfalto bom ou regular na cidade e rodovia, mais preciso de uma pick up por causa dos 5% que são puxando lancha e soltando nas rampas de barro que tem na maioria dos rios para levar meu carrocho para o sitio e entregando um móvel ou outro, tenho loja de moveis tenho carro próprios para entrega mais tem hora que entrego com a minha também, por causa desse perfil comecei considerar a Amarok

    Amarok, a melhor de todas para dirigir (asfalto) é uma delicia motor super silencioso melhor espaço interno, estabilidade de carro, cambio nota 10, 4x4 permanente, descartei por causa do banco traseiro ser muito vertical, e o banco mais largo, mais ele é muito vertical, fiquei com dó dos meus filhos, interior simples, visual não me agradou tanto como da Ranger, medo da correia dentada.

    Ranger XLT automática 4x4, a escolhida, comprei ela porque achei que era o melhor conjunto, é a mais linda, o interior perde um pouco para a s10 mais é muito bonito o silencio perde um pouco para a Amarok mais é silenciosa, o prazer em dirigir perde um pouquinho para a Amarok mais também é muito prazerosa ao volante, cambio perde um pouco para a Amarok, mais tem um ótimo cambio, e motor imbatível o melhor de todos, achei melhor que da s10, melhor custo beneficio a versão xlt automática é mais completa que a S10 ltz, Amarok highline e Hilux srv, vem com banco em couro, santo antônio e estribo e com todos os controles eletrônicos de serie, comprei uma central da caska com câmera de ré (unica coisa que faltava)vai ficar mais top de todas, vai ficar porque ainda não recebi comprei uma 2014/2014 já chegou na agencia estou esperando consorcio pagar apara a agencia para ir buscar, meu consorcio era vw de uma Amarok então vc já viu que eles vão fazer uma cera.

    Sobre a mangueira pelo que li e acompanhei me parece ser apenas um lote de mangueiras e a ford deve estar tentando achar quais são as envolvidas para um possível recall mais de toda forma acho isso simples de se resolver ao contrario da correia da Amarok, pelo que acompanhei também vi que a ford não negou a garantia para ninguém ao contrario da vw
    Parabéns pela aquisição, gostei muito do seu relato, realmente a Ranger hoje não tem concorrentes a altura se desconsiderarmos alguns defeitinhos bobos que as vezes ala CCS fazem questão de complicar, mas mesmo assim tbem iria de Ranger sem duvida,
    abraco e boa sorte.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


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