
Postado originalmente por
Imperador!
Pessoal, segue um pequeno estudo com relação à troca de pneus da Ranger Ltd que eu fiz já prame embasar para o futuro.
Relação de 6ª marcha considerada: 0,691
Relação Diferencial: 3,73
- A medida original do pneu é 265/65/17. Planejando uma troca para o 285/70/17, temos que o pneu novo é 7% maior (em diâmetro) que o original. (776,3mm vs. 830,8mm).
- Com a modificação do pneu, a relação do diferencial passaria pra 3,49:1.
- O velocímetro marcando 60km/h, estará na verdade a 64km/h no GPS; a 120km/h, estará a 128km/h; a 150 km/h, estará a 160 km/h.
- A 120km/h, o motor está em 6ª marcha a 2105rpm na configuração original; com a modificação ele está no mostrador a 120km/h(128 real) a 1967rpm.
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- A medida original do pneu é 265/65/17. Planejando uma troca para o 315 /70/17, temos que o pneu novo é 12,4% maior (em diâmetro) que o original. (776,3mm vs. 872,8mm).
- Com a modificação do pneu, a relação do diferencial passaria pra 3,32:1.
- O velocímetro marcando 60km/h, estará na verdade a 67km/h no GPS; a 120km/h, estará a 134km/h; a 150 km/h, estará a 168 km/h.
- A 120km/h, o motor está em 6ª marcha a 2105rpm na configuração original; com a modificação ele está no mostrador a 120km/h(134 real) a 1872 rpm.
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Ou seja, num primeiro cenário a modificação poderá tornar o carro até mais econômico, visto que reduzirá a rotação do motor para atingir uma velocidade maior. Porém é de se considerar que o motor fará um esforço maior por causa do arrasto dos pneus maiores.
Solução? Reprogramação do motor, que de fato deve trazer os resultados esperados no quesito aumento de desempenho (fazendo eliminar o peso maior decorrente do arrasto) e melhora no consumo.
Entre o 285 e o 315 existe uma dúvida estética a decidir
PS: Esses valores só servem pra Ranger AT>