Postado originalmente por
rfdex
Se usar qualquer um dos três motores, não irá precisar trocar em princípio a relação de diferencial. São motores de rotação elevada, diferente de um 229 ou X10. O único problema é se usar o MWM 4.2 Sprint (6 cilindros), ele pode destruir o diferencial se não souber tocar. À época que converti minha ex-F1000, deixei de pegar um motor PS 2.8 completo (até ar condicionado) por 6,5 mil, com menos de 50 mil kms rodados. O PS 2.8 é o mais fácil e barato de instalar, até porque aproveita até câmbio (inclusive o câmbio Mazda é ruim para quem não o conhece ou não sabe usar!). Em segundo lugar seria o MWM 2.8, mas neste caso eu trocaria o câmbio e usaria o da própria S10 pra ficar um conjunto
original. E por último usaria o MWM 4.2 (6 boca), trocar câmbio, eixo, diferencial, etc. Em questão de economia (consumo) a ordem também é a mesma, PS 2.8; MWM 2.8 e MWM 4.2. Você tem de avaliar qual será o uso da pickup. Eu sempre gostei e usei diesel por questão de economia, porque nada compara puxar peso num motorzão à gasolina. Quem tem F-1000 4.9 e já usou ela para trabalho sabe o que é. Não tem a lerdeza, a sujeira, a vibração e a manutenção caríssima do diesel. E se o motor explodir, compra outro que é barato. Com o preço de um diesel você compra dois 4.9 usado. Mas cada um tem um gosto. Pense bem para não se arrepender, como eu. Abraço