Damthe, não esquenta com isso de 1500km não.
Eu vou sincero com todos aqui do fórum. Acredito que o motor deva ser amaciado sim, atualmente dizem que não precisa porque o encaixe das peças é mais "preciso" e não precisa mais ajustá-las. Se qualquer um de vcs acompanhar a primeira troca de óleo de um motor que dizem que não precisa mais amaciar, verão quanta "limalha" de aço tem no óleo, ou seja, SEMPRE HAVERÁ O AJUSTE NO USO. Por mais que as reportagens de AUTO ESPORTE, etc dizerem que não precisa, qualquer um de nós sabe que o carro fica mais "solto" depois de um tempo.
Eu ouvi uma vez um "engenheiro" da chevrolet dizer pra acelerar em 3ª marcha ate chegar a 120km/h, fazer por algumas vezes e pronto!!! Está amaciado.
Quanto a esperar forçar somente depois de uns 1000km eu fazia isso mas abandonei a ideia.
Hoje eu faço uma coisa que um preparador de motor de competição me ensinou.
É o seguinte:
Pegue uma estrada, ande por pelo menos 30 minutos usando uma marcha "pesada", e fique acelerando ate dar 5000 a 5500 giros, tire o pé e deixe a rotação cair até 2000 +/-, sem frear, e acelere de novo até 5000 a 5500 giros, faça isso por +/- meia hora, por isso usar estrada e não usar o freio pra cair a rotação. (Pegue estrada vazia senão vão te xingar)
Cada carro vai variar essa marcha que vc vai usar, então essa faixa de rotação equivaleria a +/- 70 km/h até uns 130 km/h em 4ª marcha. depende muito do carro.
Após essa meia hora o motor está amaciado. Não precisa esperar dar 1000km pra "forçar". Isso de esperar era na época que os anéis do pistão precisavam "acomodar" por isso que não podia forçar até uma determinada quilometragem.
E NUNCA ACELERE UM MOTOR COM O CARRO PARADO!!!! O motor foi feito pra ter uma carga vinculada a ele.
Tenho o maior pavor de levar um carro em um estacionamento para avaliarem o carro, e o suposto "avaliador", "supra sumo do supra gênio, o "god's teacher" fica acelerando com o carro parado pra "verificar" o motor, isso se faz por poucos segundos pra ver se está havendo corte de combustível ou ignição, só isso.