
Postado originalmente por
ANDRÉHUFF
Fala galera to esperando vcs por aqui no dia 26/04.
Quanto a homos recondicionadas, quero deixar aqui uma opnião séria sobre o assunto.
Remanufaturar uma homocinética não é novidade pra ninguem, todo mundo vai seguir a receita de usinar a tulipa e colocar esferas maiores, confome o desgaste das pistas dentro da tulipa, a gaiola não sofre usinagem, somente a tulipa. Ocorre que devido ao longo uso dos Nivas ( em sua grande maioria ja com 18 anos ) acaba que as homocineticas sofrem mais de um processo de remanufatura, e esse processo nem sempre é feito com criterios,( depois de usinada a tulipa, ela sofre um processo de endurecimento do metal para que ela resista ao contato das esferas ), ocorre então um processo natural de enfrequecimento da peça, vindo esta durar muito pouco após a remanufatura, por exemplo, no caso do Felipe que comprou o niva a pouco, não ha como ele saber quantas vezes a peça do carro dele ja passou por esse processo, tambem existe um limite maximo para se usinar a tulipa, mas os "profissionais" que vão executar o serviço pouco se importam com isso, as vezes fazendo da peça uma verdadeira bombinha relogio.
Em face a esses motivos, recomendo que não sabendo os antecdedentes das homos da viatura é extremamente prudente a troca por peças novas, embora "bem" mais caras mas com garantia que funcionarão com seguranças e longevidade.
Outro detalhe, as homocineticas dos nivas são de esferas, diferentes das mais modernas que são de agulhas, e tem por deficiencia de projeto, de criar "calos" em suas pista por vicio de uso, ou seja, a esfera vai estar se movimentando sempre na mesma região da pista, ocorrendo um desgaste mais acentuado em determinada região da mesma (calo), então se for comprar uma homocinetica nova, e estiver nos planos do proprietario da viatura elevar a suspesão, recomendo que tal processo seja feito antes da troca das homo,para que as peças novas venham a se desgastar ja no novo posicionamento da suspenção.
Espero ter ajudado novamente.
