Powered by vBulletin

Quais radiadores (água, AC) e intercooler usar em motor mwm sprint 2.8?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 25 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1213141516171819202122232425 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/08/2011, 21:57
    Adenáor
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Adenáor!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-cabecote.html

Boa leitura.

Caro Kim,

ajude-me, sendo a tampa do radiador um regulador de pressão, quais a implicações de seu funcionamento incorreto (não estar retendo a pressão a medida em que o fluído aumenta de temperatura nem alivia o vácuo a medida em que sua temperatura diminui, isto é, como se o radiador estivesse sem tampa) no sistema de arrefecimento e consequentemente no motor?

Abç!
  • 11/11/2011, 11:44
    franzlana
    Citação:

Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Amigos, há quinze dias retirei a hélice original do motor MWM4cc e instalei um eletroventilador da linha GM junto ao radiador de água. Coube direitinho.
    O eletroventilador tem duas velocidades. Ao ligar o AC funciona a primeira, e a segunda, mais veloz, entra sob o comando da temperatura do motor.
    O AC funciona bem, mesmo sendo o sistema original da Camper, e o motor esfria bem rapidinho quando a segunda velocidade é acionada.
    Para assegurar um melhor funcionamento e vida útil do eletroventilador, coloquei uma chave seletora no painel da Camper para desligá-lo a qualquer momento, por exemplo, antes de entrar num "aguacero", evitando quebrar uma pá da hélice ou mesmo entrar em curto.
    []ss

Caro GUilherme.
    A ligação do seu eletroventilador está invertida. A 1ª velocidade entra comandada pela temperatura do motor. A 2ª, maior, é comandada pelo ligar do ar condicionado. Em alguns veículos o cebolão também comanda a 2ª velocidade quando a temperatura passa de determinado valor.
  • 12/11/2011, 14:29
    guilhermeabreu
    AMIGOS EXPERIENCIA MINHA

Motor MWM 2.8 turbo/intercooler nos ENGESAS ??? Só resolve o PROBLEMA DE SUPERAQUECER com o RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 COM AR ( R$350,00 novo na caixa VISCONDE ) , e para colocar este RADIADOR tem que trocar a DIREÇÃO HIDRÁULICA para a da S-10 e MUDAR A POSIÇÃO DA MESMA para ficar a frente da TRAVESSA TUBULAR que tem lá na frente como eu e o KIM fizemos .

O resto , vcs vão ficar gastando dinheiro por muito tempo pra chegarem a esta conclusão que cheguei , GASTEI MUITO $$$$$$$$$$$$ ATÉ CHEGAR NO QUE ESTOU AGORA , e resolví em definitivo o tal do SUPERAQUECIMENTO DO MWM 2.8 NO ENGESA .
  • 11/03/2013, 22:01
    franzlana
    Pessoal. Esse problema de radiador do Engesa com motor MWM 2.8 agora me pegou. Meu radiador original abriu a solda por diversas vezes. Fiz um radiador novo e rodei por tres meses e o mesmo abriu a solda da tampa. Daí a água vazou e ferrou o motor. Aneis colados, camisas arranhadas e turbina ferrada. Resumindo: Oçamento de R$8500,00 para arrumar. Vou fazer novos orçamentos mas eu já estava insatisfeito com o desempenho deste motor depois que coloquei os pneus 35". Vou verificar a viabilidade ($$)de colocar um MWM 6 cil. Até pensei em um 6 cil. a gasolina/Gas Natural, pois com o KIT Geração 5 mult injeção com centralina independênte para o gás é uma beleza. O problema é onde montar o bendito do cilindro de gas. O fato é que gastar para ter o mesmo motor que eu já tinha não dá. Até penso em dessistir do Engesa e partir para novo brinquedo. A muito venho pensando nisto e o principal desmotivador é este motor que não dá o que é preciso e ainda fica aquecendo. Até estou pensando se esta coisa de abrir solda do radiador já não era a junta do cabeçote passando pressão para o radiador a mais tempo. O fato é que não estou satisfeito com este motor a muito tempo e não sei o que vou fazer. Vender o Engesa, trocar por um motor maior a diesel ou passar para um motor maior a gasolina e instalar o Kit Gás. O gas está a R$1,60 e o diesel a R$2.20. Daí que o gás hoje é mais negocio que o diesel. Tenho uma ranger 2.3 a com Kit Gas geração 5 e ela anda tanto no gás como na gasolina com o mesmo desempenho. O difícil é onde colocar um cilindro de gas no Engesa.
  • 12/03/2013, 00:30
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por franzlana Ver Post
    Pessoal. Esse problema de radiador do Engesa com motor MWM 2.8 agora me pegou. Meu radiador original abriu a solda por diversas vezes. Fiz um radiador novo e rodei por tres meses e o mesmo abriu a solda da tampa. Daí a água vazou e ferrou o motor. Aneis colados, camisas arranhadas e turbina ferrada. Resumindo: Oçamento de R$8500,00 para arrumar. Vou fazer novos orçamentos mas eu já estava insatisfeito com o desempenho deste motor depois que coloquei os pneus 35". Vou verificar a viabilidade ($$)de colocar um MWM 6 cil. Até pensei em um 6 cil. a gasolina/Gas Natural, pois com o KIT Geração 5 mult injeção com centralina independênte para o gás é uma beleza. O problema é onde montar o bendito do cilindro de gas. O fato é que gastar para ter o mesmo motor que eu já tinha não dá. Até penso em dessistir do Engesa e partir para novo brinquedo. A muito venho pensando nisto e o principal desmotivador é este motor que não dá o que é preciso e ainda fica aquecendo. Até estou pensando se esta coisa de abrir solda do radiador já não era a junta do cabeçote passando pressão para o radiador a mais tempo. O fato é que não estou satisfeito com este motor a muito tempo e não sei o que vou fazer. Vender o Engesa, trocar por um motor maior a diesel ou passar para um motor maior a gasolina e instalar o Kit Gás. O gas está a R$1,60 e o diesel a R$2.20. Daí que o gás hoje é mais negocio que o diesel. Tenho uma ranger 2.3 a com Kit Gas geração 5 e ela anda tanto no gás como na gasolina com o mesmo desempenho. O difícil é onde colocar um cilindro de gas no Engesa.

CARO AMIGO FRANZLANA

Vc simplesmente ferrou seu motor pq quis , vc JÁ SABIA QUE TERIA QUE TROCAR O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 , só pra vc ter uma noção eu tive que voltar a hélice originla do motor pq a que coloquei fixa ao eixo e uma hélice maior e com mais pás estava refrigenrado mais do que deveria, e vc e o ROGERIO mevivem falando que quem dita a temperatura do motor é a VÁLVULA TERMOSTÁTICA , mas SOU TEIMOSO POR NATUREZA e voltei com a hélice origianl , RESULTADO :

1 - Com a hélice fixa do caminhão 1519 ele andava com a temperatura variando entre 72ºC a 76ºC

2- Com a hélice viscosa original a temperatura passou a ser entre 81ºC a 87ºC que é a temperatura de serviço que fala no manual da MWM para este motor .

Falei isto com o ROGERIO e ele acha que a VÁLVULA TERMOSTÁTICA deve estar com defeito , eu acho que não que minha teoria esta correta , mas não sou entendido disto , meu negócio é de doença de gente e não de carro , só que eu ví na prática esta diferença de temperatura qdo mudei as hélices .

Tb já havia falado com vc que este motor é pequno para o ENGESA ainda mais o seu que é um F-III , só serve este motor para o ENGESA com a relação original e daí vc não pode andar a mais de 100km/h pq o motor ficaria urrando acima dos 3.000 rpm .

Amigo FRANZLANA , sugiro a vc entrar num MWM 6CC aí vc vai ver o que é ter um ENGESA gostoso de andar , só que para isto terá que mudar o eixo traseiro a não ser que no seu já seja o DANA 46 .

ABRAÇO , tb acho que vc não deve gastar esta grana no seu MWM 2.8 , com esta grana já pagaria pelo menos a metade do 6cc ou mais da metade , pra não falar que vc compraria um nesta faixa de preço , e aqui na minha região este MWM 6cc não é caro e não é difícil de achar não , posso até ver pra vc por aqui .
  • 12/03/2013, 15:38
    Costalonga
    Bom, vou dar meu leve pitaco, podem criticar se estiver falando muita besteira.

Ao meu ver dois motores que serviriam muito bem ao Engesa seria o Maxxion S4T Plus [140cv a 2800RPM e 45kg de torque a 1600RPM], é um motor leve e que tem muita força, e trabalha em baixo giro, o que para trilha é muito bom.
    Outra opção mas bem cara seria o Cummins 4cc que equipa as F350 2002, porque ainda é mecanico, esse motor tem uma força danada, é muito bruto.
    Claro, se quiser o da F250 é mais parrudo, porém vai ter que mexer em muita coisa porque é eletronico.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 12/03/2013, 20:38
    franzlana
    Citação:

Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Bom, vou dar meu leve pitaco, podem criticar se estiver falando muita besteira.

Ao meu ver dois motores que serviriam muito bem ao Engesa seria o Maxxion S4T Plus [140cv a 2800RPM e 45kg de torque a 1600RPM], é um motor leve e que tem muita força, e trabalha em baixo giro, o que para trilha é muito bom.
    Outra opção mas bem cara seria o Cummins 4cc que equipa as F350 2002, porque ainda é mecanico, esse motor tem uma força danada, é muito bruto.
    Claro, se quiser o da F250 é mais parrudo, porém vai ter que mexer em muita coisa porque é eletronico.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

André você não está errado. O que precisamos entender é que para trilha qualquer motor vai bem, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. A questão aquí é que o Engesa em deslocamentos em rotações acima dos 2500 Rpm usando o MWM2.8 tende a se superaquecer e o radiador é limitado pelo setor de direção que fica sob o radiador. O que busco é um veiculo que alem de rodar fora de estrada seja viável para o dia a dia e tambem para deslocamentos longos. Eu estou sempre me deslocando e não da pra ficar pensando em temperatura, controle de Rpm, etc. Ou a máquina roda e acompanha os melhores ou então é pra ir a encontro de carros antigos.As D20 que usam o S4T não acompanhavam o engesa com 2.8MWM e para mim ele já era fraco então colocar um S4t é andar para traz. Já pensei na mecânica da Hilux 3.0 mas em breve vai estar ultrapassada e um 6 cil MWM não deverá ser batido nos próximos anos no que diz respeito a potência e torque.
  • 12/03/2013, 21:34
    Costalonga
    Citação:

Postado originalmente por franzlana Ver Post
    André você não está errado. O que precisamos entender é que para trilha qualquer motor vai bem, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. A questão aquí é que o Engesa em deslocamentos em rotações acima dos 2500 Rpm usando o MWM2.8 tende a se superaquecer e o radiador é limitado pelo setor de direção que fica sob o radiador. O que busco é um veiculo que alem de rodar fora de estrada seja viável para o dia a dia e tambem para deslocamentos longos. Eu estou sempre me deslocando e não da pra ficar pensando em temperatura, controle de Rpm, etc. Ou a máquina roda e acompanha os melhores ou então é pra ir a encontro de carros antigos.As D20 que usam o S4T não acompanhavam o engesa com 2.8MWM e para mim ele já era fraco então colocar um S4t é andar para traz. Já pensei na mecânica da Hilux 3.0 mas em breve vai estar ultrapassada e um 6 cil MWM não deverá ser batido nos próximos anos no que diz respeito a potência e torque.

Pois é, andar bem isso o 2.8 anda bem demais, e o MWM 4.2 anda muito mais.
    Porém em se tratando de força o S4T Plus tem mais que o MWM, um conhecido meu tinha uma Silverado com esse motor, e quando ele bateu a Silverado trocou o motor, colocou o S4T Plus, ele diz que o S4T Plus tem mais força, com a caminhonete carregada ele sofre menos que o MWM, agora vazio na pista o MWM anda muito, mas não muito que o MWM.
    Vai muito do gosto de cada um.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 13/03/2013, 10:46
    wilson ghetti
    Pessoal, vou dar os meus 2 cents.....já tive Camper com MWM com cambio 240V e relação da F1000(longa)..era um canhã realmente, no totem dava 140kms/h na boa....mas e freio, estabilidade, pnues(usava 33) com calço de carroceria de 4 polegadas. Atualmente possuo uma Camper com S4T plus com cambio de Toy e a mesma relação longa... e pneus 35, viajo na boa entre 110 e 120 kms/h (no gps), faço a minha trilha(num encontro de amigos, rodei entre ida e volta mais de 1.000 kms.) e depois volto na boa, e na minha modesta opinião essa velocidade de cruzeiro tá "bão" demais..pois penso muioto na segurança e andar acima disso é perigoso...mesmo os Trollers(que são mais modernos), depois de alterações na suspenção, pneus, carroceria, não tem a mesma estabilidade, freio, então pensar em velocidade acima de 120 por hora nas nossas viaturas....eu não abuso...abraços à todos
  • 13/03/2013, 12:39
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por wilson ghetti Ver Post
    Pessoal, vou dar os meus 2 cents.....já tive Camper com MWM com cambio 240V e relação da F1000(longa)..era um canhã realmente, no totem dava 140kms/h na boa....mas e freio, estabilidade, pnues(usava 33) com calço de carroceria de 4 polegadas. Atualmente possuo uma Camper com S4T plus com cambio de Toy e a mesma relação longa... e pneus 35, viajo na boa entre 110 e 120 kms/h (no gps), faço a minha trilha(num encontro de amigos, rodei entre ida e volta mais de 1.000 kms.) e depois volto na boa, e na minha modesta opinião essa velocidade de cruzeiro tá "bão" demais..pois penso muioto na segurança e andar acima disso é perigoso...mesmo os Trollers(que são mais modernos), depois de alterações na suspenção, pneus, carroceria, não tem a mesma estabilidade, freio, então pensar em velocidade acima de 120 por hora nas nossas viaturas....eu não abuso...abraços à todos

WILSON GHETTI

Este motor em meu NEGESA não vai a 140km/h nem a pau , NÃO TEM FORÇA PRA ISTO , ele chegou até ir numa vez qdo estva com relação original de 9:44 e foi a 140km/h com 4.200 rpm , quase levantou voo de tão alto o giro esó andei 10 segundos , senão teria que levar direto pro mecanico fazer o motor pq não aguenta este giro por muito tempo , hoje estou com cambio 240V e relação longa 13x46 e não tem força pra passar dos 120km/h , vai no máximo a 125km/h de vento a favor e 3100rpm não tem força para passar deste giro com esta relação , talvez a CAMPER vá até 140 por causa da aerodinâmica melhor , SÓ PODE SER ISTO .

TB CONCORDO PLENAMENTE QUE 120KM/H NESTES CARRO É O MÁXIMO QUE DEVEMOS ANDAR COMSEGURANÇA , e uma viagem longa andando a 100/110 km/h , ou 110/115 até 120 dependendo do lugar a viagem rende muito se não parar muito , não precisa mais do que isto com certeza .
  • 20/03/2013, 12:57
    RogérioNunes
    Postado originalmente por guilhermeabreu
    CARO AMIGO FRANZLANA

Vc simplesmente ferrou seu motor pq quis , vc JÁ SABIA QUE TERIA QUE TROCAR O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 ,
    {só pra vc ter uma noção eu tive que voltar a hélice originla do motor pq a que coloquei fixa ao eixo e uma hélice maior e com mais pás estava refrigenrado mais do que deveria,}.

Não estava refrigerando mais que deveria. Como o radiador é super dimensionado e com hélice fixa, quando a temperatura da água chegava à temperatura de abertura das termostáticas 77ºC, as DUAS termostáticas abrem fazendo com que o fluxo d’água passe pela radiador baixando rapidamente a sua temperatura.
    A temperatura mínima para motores a diesel é de 60ºC então o seu motor trabalhando 72 e 76ºC está perfeitamente aceitável tendo em vista o tempo de reação da válvula a variação desses supostos 4ºC uma vez que o termômetro digital usado não foi aferido é pode ter diferença de alguns graus para mais ou para menos.

e vc e o ROGERIO mevivem falando que quem dita a temperatura do motor é a VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Eu nunca disse que a termostática dita a temperatura. O sistema de arrefecimento não é composto só pela termostática e sim por um conjunto de outras peças.
    A termostática é responsável por garantir a temperatura mínima de funcionamento em conjunto com o restante do sistema. Não adianta nada uma válvula para regular a temperatura se o restante do sistema não dá conta como ,por exemplo, se o radiador não dissipar o calor produzido ou uma bomba d`água não promover um fluxo satisfatório.

, mas SOU TEIMOSO POR NATUREZA e voltei com a hélice origianl , RESULTADO :

1 - Com a hélice fixa do caminhão 1519 ele andava com a temperatura variando entre 72ºC a 76ºC.

Poderia ter ficado trabalhando nessa temperatura sem problema .

2- Com a hélice viscosa original a temperatura passou a ser entre 81ºC a 87ºC que é a temperatura de serviço que fala no manual da MWM para este motor .

A temperatura indicada no manual de especificações técnicas do Sprint 4.07 TCA é de 80 a 85ºC. Essa temperatura é de referência estando o motor na configuração original, com acoplamento viscoso, sem gambiarra como a hélice fixa , com ela a temperatura de trabalho será diferente da indicado no manual como se comprovou. O manual indica ainda que a temperatura máxima desse motor é de 105ºC com água pura e de 110 com água aditivada com pressão no sistema de 1,4 BAR.

eu acho que não que minha teoria esta correta ,
    mas não sou entendido disto , meu negócio é de doença de gente e não de carro , só que eu ví na prática esta diferença de temperatura qdo mudei as hélices .

A explicação para a diferença de temperatura com a hélice fixa para hélice viscosa é que a viscosa, DR. MEDCÂNICO, SÓ PASSA A FUNCIONAR ENTRE 87,5 E 90ºC.

Tb já havia falado com vc que este motor é pequno para o ENGESA ainda mais o seu que é um F-III , só serve este motor para o ENGESA com a relação original e daí vc não pode andar a mais de 100km/h pq o motor ficaria urrando acima dos 3.000 rpm .

Há controvérsias meu amigo , na minha opinião, se a questão é desempenho o problema está nas relações de marcha do 240V e na falta da overdrive e não no motor.
    Mas mesmo com esse “limitador”, o seu engesa anda na boa a 120Km com o 240V, precisa mais?
  • 21/03/2013, 00:16
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Postado originalmente por guilhermeabreu
    CARO AMIGO FRANZLANA

Vc simplesmente ferrou seu motor pq quis , vc JÁ SABIA QUE TERIA QUE TROCAR O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 ,
    {só pra vc ter uma noção eu tive que voltar a hélice originla do motor pq a que coloquei fixa ao eixo e uma hélice maior e com mais pás estava refrigenrado mais do que deveria,}.

Não estava refrigerando mais que deveria. Como o radiador é super dimensionado e com hélice fixa, quando a temperatura da água chegava à temperatura de abertura das termostáticas 77ºC, as DUAS termostáticas abrem fazendo com que o fluxo d’água passe pela radiador baixando rapidamente a sua temperatura.
    A temperatura mínima para motores a diesel é de 60ºC então o seu motor trabalhando 72 e 76ºC está perfeitamente aceitável tendo em vista o tempo de reação da válvula a variação desses supostos 4ºC uma vez que o termômetro digital usado não foi aferido é pode ter diferença de alguns graus para mais ou para menos.

e vc e o ROGERIO mevivem falando que quem dita a temperatura do motor é a VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Eu nunca disse que a termostática dita a temperatura. O sistema de arrefecimento não é composto só pela termostática e sim por um conjunto de outras peças.
    A termostática é responsável por garantir a temperatura mínima de funcionamento em conjunto com o restante do sistema. Não adianta nada uma válvula para regular a temperatura se o restante do sistema não dá conta como ,por exemplo, se o radiador não dissipar o calor produzido ou uma bomba d`água não promover um fluxo satisfatório.

, mas SOU TEIMOSO POR NATUREZA e voltei com a hélice origianl , RESULTADO :

1 - Com a hélice fixa do caminhão 1519 ele andava com a temperatura variando entre 72ºC a 76ºC.

Poderia ter ficado trabalhando nessa temperatura sem problema .

A temperatura indicada no manual de especificações técnicas do Sprint 4.07 TCA é de 80 a 85ºC. Essa temperatura é de referência estando o motor na configuração original, com acoplamento viscoso, sem gambiarra como a hélice fixa , com ela a temperatura de trabalho será diferente da indicado no manual como se comprovou. O manual indica ainda que a temperatura máxima desse motor é de 105ºC com água pura e de 110 com água aditivada com pressão no sistema de 1,4 BAR.

eu acho que não que minha teoria esta correta ,
    mas não sou entendido disto , meu negócio é de doença de gente e não de carro , só que eu ví na prática esta diferença de temperatura qdo mudei as hélices .

A explicação para a diferença de temperatura com a hélice fixa para hélice viscosa é que a viscosa, DR. MEDCÂNICO, SÓ PASSA A FUNCIONAR ENTRE 87,5 E 90ºC.

Há controvérsias meu amigo , na minha opinião, se a questão é desempenho o problema está nas relações de marcha do 240V e na falta da overdrive e não no motor.
    Mas mesmo com esse “limitador”, o seu engesa anda na boa a 120Km com o 240V, precisa mais?

ROGERIO

NÃO ROGEIRO , NÃO PRECISA DE ANDAR A MAIS DO QUE 120KM/H senão acabo indo conversar com Jesus Cristo antes da hora .

No mais é isto , eu e o ROGERIO ficamos nos mordendo o tempo todo , mas com muito respeito e consideração , não é a toa que estamos juntos em tudo que fazemos inclusive qdo bebemos , ele cerveja e eu uma boa CACHAÇA DO PIMENTA não é VICENTE ??????????????

MAS QUE FOI UM ESPORRO BEM DADO COM LETRAS VERMELHAS E TUDO QUE TEM DIREITO ISTO FOI , RSRSRSRSRSRSRSRS

ABRAÇÃO
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 25 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1213141516171819202122232425 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:57.