Postado originalmente por
Roger Nunes
Postado originalmente por guilhermeabreu
CARO AMIGO FRANZLANA
Vc simplesmente ferrou seu motor pq quis , vc JÁ SABIA QUE TERIA QUE TROCAR O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 ,
{só pra vc ter uma noção eu tive que voltar a hélice originla do motor pq a que coloquei fixa ao eixo e uma hélice maior e com mais pás estava refrigenrado mais do que deveria,}.
Não estava refrigerando mais que deveria. Como o radiador é super dimensionado e com hélice fixa, quando a temperatura da água chegava à temperatura de abertura das termostáticas 77ºC, as DUAS termostáticas abrem fazendo com que o fluxo d’água passe pela radiador baixando rapidamente a sua temperatura.
A temperatura mínima para motores a diesel é de 60ºC então o seu motor trabalhando 72 e 76ºC está perfeitamente aceitável tendo em vista o tempo de reação da válvula a variação desses supostos 4ºC uma vez que o termômetro digital usado não foi aferido é pode ter diferença de alguns graus para mais ou para menos.
e vc e o ROGERIO mevivem falando que quem dita a temperatura do motor é a VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Eu nunca disse que a termostática dita a temperatura. O sistema de arrefecimento não é composto só pela termostática e sim por um conjunto de outras peças.
A termostática é responsável por garantir a temperatura mínima de funcionamento em conjunto com o restante do sistema. Não adianta nada uma válvula para regular a temperatura se o restante do sistema não dá conta como ,por exemplo, se o radiador não dissipar o calor produzido ou uma bomba d`água não promover um fluxo satisfatório.
, mas SOU TEIMOSO POR NATUREZA e voltei com a hélice origianl , RESULTADO :
1 - Com a hélice fixa do caminhão 1519 ele andava com a temperatura variando entre 72ºC a 76ºC.
Poderia ter ficado trabalhando nessa temperatura sem problema .
2- Com a hélice viscosa original a temperatura passou a ser entre 81ºC a 87ºC que é a temperatura de serviço que fala no manual da MWM para este motor .
A temperatura indicada no manual de especificações técnicas do Sprint 4.07 TCA é de 80 a 85ºC. Essa temperatura é de referência estando o motor na configuração original, com acoplamento viscoso, sem gambiarra como a hélice fixa , com ela a temperatura de trabalho será diferente da indicado no manual como se comprovou. O manual indica ainda que a temperatura máxima desse motor é de 105ºC com água pura e de 110 com água aditivada com pressão no sistema de 1,4 BAR.
eu acho que não que minha teoria esta correta ,
mas não sou entendido disto , meu negócio é de doença de gente e não de carro , só que eu ví na prática esta diferença de temperatura qdo mudei as hélices .
A explicação para a diferença de temperatura com a hélice fixa para hélice viscosa é que a viscosa, DR. MEDCÂNICO, SÓ PASSA A FUNCIONAR ENTRE 87,5 E 90ºC.
Tb já havia falado com vc que este motor é pequno para o ENGESA ainda mais o seu que é um F-III , só serve este motor para o ENGESA com a relação original e daí vc não pode andar a mais de 100km/h pq o motor ficaria urrando acima dos 3.000 rpm .
Há controvérsias meu amigo , na minha opinião, se a questão é desempenho o problema está nas relações de marcha do 240V e na falta da overdrive e não no motor.
Mas mesmo com esse “limitador”, o seu engesa anda na boa a 120Km com o 240V, precisa mais?