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  • #241
    Usuário Avatar de franzlana
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    14/05/2005
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    Kyrillos.

    Você tem eletroventiladores acoplados ao condensador do ar condicionado?
    Se não pode instalar 2 e você verá a diferença.

  • #242
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    07/07/2004
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    Citação Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Caros amigos,
    Como citei anteriormente, para melhorar o rendimento do ar condicionado travei a hélice do motor, e realmente o rendimento melhorou e MUITO, chegando a fazer frio dentro da Camper trânsitando pelo centro de Maceió. KKK
    Quanto ao maior barulho gerado pela hélice, como disse o KIM, confesso que também não me incomodou.
    Infelizmente, o frio dentro do carro durou poucos dias, pois o esticador da correia quebrou.
    Conforme analise do mecânico, ao desligar o motor com a hélice travada o esticador sofria um tranco, pois é comum ocorrer um retorno da hélice nesse instante, e isso teria provocado a quebra do esticador.
    Assim fomos obrigados a liberar a hélice para evitar nova quebra, e o ar condicionado não esfria como antes.
    A exemplo de como fez o Dr. Guilherme, tentarei instalar um marcador de temperatura do motor que informe o valor, dieferente do que tenho na Camper, que não informa números e sim uma faixa verde e vermelha.
    Gostaria que os amigos informassem onde posso adquirir uma caixa evaporadora para instalar na Camper.
    Obrigado a todos.
    []ss
    CARO AMIGO GULHERME KYRILLOS

    O termometro que coloquei que marca a temperatura em NÚMEROS é da marca CRONOMAC específico para o motor MWM 2.8 .

    Qto a CAIXA EVAPORADORA da uma olhada na internet e coloca uma igual a minha que é de 6 saídas , 2 motores e tem 30.000 BTUS , tem 78 ou 80 cm de comprimento a frente , agora o ar do meu ENGESA esta muito bom , aqui em Campos acho que faz o mesmo calor que faz aí .

    Procurei no GOOGLE e esta em torno de R$500,00 a R$700,00 , mas vale a pena , eu coloquei uma ventoinha elétrica na frente do condensador , o condensador usei o da S-10 . Acho que é no Mercado Livre , mas da uma pesquizada lá que vc acha .

    O ar cond. do ENGESA agora esta muito bom , antes estava com uma caixa de 3 saídas e 15.000 BTUS , no verão ficava suando dentro do bicho , agora meu amigo em pleno 40ºC parece que estou no inverno .

    A helice do meu MWM retirei a de ACOPLAMENTO VISCOSO e coloquei uma fixa do caminhão 1519 , tem mais uma pá , as pás são mais largas e mais altas e não tive problema com o esticador até agora , ísto já tem 3 anos .

  • #243
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
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    27/04/2008
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    guilherme a minha camper refiz a caixa dela mesma invertendo as posiçoes o ventilador ficou pra fora e depois a evaporadora, e na frente coloquei uma coifa e dois eletroventilador esfriou tanto que tive que por uma valvula no filtro secador que desliga os eletros quando nao precisa deles. caso queira posto umas fotos de como ficou o serviço. mas gela bem demais.

  • #244
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
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    04/07/2006
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    Franzlana, sim, tenho instalado apenas 1 (um) de 8 ou de 10 polegadas, não sei ao certo.

    Dr. Guilherme, vou buscar um marcador com essa especificação, pois percebi que o ponteiro do marcador de temperatura fica bem próximo ao vermelho depois que voltei a liberar a hélice.
    Quanto ao condensador, é o original que veio no carro, com apenas um eletroventilador, e vou buscar a tal caixa evaporadora de 30.000 btus (bbbrrrrr), e vou repensar quanto a hélice.


    Rodrigo, por favor mande as fotos e toda informação que puder. Fico muito grato.

    Vou analisar pra tentar instalar mais um eletroventilador, pois, como citei, quando a hélice do motor estava travada, o ar condicionado gelava e muito.

    Saudações a todos.
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #245
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
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    04/07/2006
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    Amigos, há quinze dias retirei a hélice original do motor MWM4cc e instalei um eletroventilador da linha GM junto ao radiador de água. Coube direitinho.
    O eletroventilador tem duas velocidades. Ao ligar o AC funciona a primeira, e a segunda, mais veloz, entra sob o comando da temperatura do motor.
    O AC funciona bem, mesmo sendo o sistema original da Camper, e o motor esfria bem rapidinho quando a segunda velocidade é acionada.
    Para assegurar um melhor funcionamento e vida útil do eletroventilador, coloquei uma chave seletora no painel da Camper para desligá-lo a qualquer momento, por exemplo, antes de entrar num "aguacero", evitando quebrar uma pá da hélice ou mesmo entrar em curto.
    []ss
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #246
    Usuário Avatar de Adenáor
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    14/10/2010
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    Amigos, pequisando no fórum encontrei este tópico. Estou com uma dúvida em relação a temperatura de trabalho do motor sprint 2.8 TCA instalado em minha Rural com radiador original do motor BF 161, o qual apresenta área de ventilação menor que o da S-10 porém com maior volume de água.O manual da MWM diz que a temperatura de trabalho da água do Sprint 2.8 é entre 80 e de 87°C, no entanto o meu pra passar de 70ºC é uma peleia, só viajando uns 200km no verão, e olhe lá. Achei que pudesse estar com problema na válvula termostática ou sem ela, pedi ao mecânico que verificasse e a mesma tá ok. Esses dias notei que o cara que reformou o radiador aliviou a pressão da tampa que era a original 7lbs e hoje está sem pressão. Deve ter feito isso porque o mesmo começou a se apresentar vazamentos após a reforma que fez.
    A pergunta é: se colocar radiador novo que mantenha a pressão no sistema a temperatura aumentará a ponto de ficar entre a variação indicada pela MWM?

  • #247
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Cara,

    Tampa de radiador não é só uma tampa e sim uma valvula (ou melhor, valvulas).

    Se o cara tirou a pressão dela é porque não entende nada de arrefecimento.

    Compre uma tampa com pressão indicada para o motor sprint e coloque URGENTEMENTE no radiador!

    Abs

  • #248

  • #249
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    Citação Postado originalmente por Adenáor Ver Post
    Amigos, pequisando no fórum encontrei este tópico. Estou com uma dúvida em relação a temperatura de trabalho do motor sprint 2.8 TCA instalado em minha Rural com radiador original do motor BF 161, o qual apresenta área de ventilação menor que o da S-10 porém com maior volume de água.O manual da MWM diz que a temperatura de trabalho da água do Sprint 2.8 é entre 80 e de 87°C, no entanto o meu pra passar de 70ºC é uma peleia, só viajando uns 200km no verão, e olhe lá. Achei que pudesse estar com problema na válvula termostática ou sem ela, pedi ao mecânico que verificasse e a mesma tá ok. Esses dias notei que o cara que reformou o radiador aliviou a pressão da tampa que era a original 7lbs e hoje está sem pressão. Deve ter feito isso porque o mesmo começou a se apresentar vazamentos após a reforma que fez.
    A pergunta é: se colocar radiador novo que mantenha a pressão no sistema a temperatura aumentará a ponto de ficar entre a variação indicada pela MWM?
    CARO ADENÁOR

    Tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 e o radiador era o original do jipe que tinha motor opala 4cc a álcool ( que acho que é do tamanho do seu ) , o MWM esquentava com este radiador , eu troquei a colmeia colocando uma de 5 canaletas que com ísto aumentou a capaciadade de água e não resolveu .

    No meu caso que ando forte e acima de 3.000 rpm , ele esquentava mais do que devia , fui obrigado a colocar um radiador maior e resolví o problema , mas no seu caso , vc deve andar com o pé leve e não passando dos 3.000 rpm , daí o MWM não passa da temperatura de serviço que é entre 80ºC a 87ºC , logo : não precisa de trocar o radiador pois o mesmo esta dando conta , e como vc relatou que a temperatura fica abaixo do desejado , sugiro a vc medir a temperatua da água com outro termometro , pois este seu pode estar com problema , pois não acredito que o MWM 2.8 trabalhe tão frio com este radiador original da sua Rural .

    ABRAÇO

  • #250
    Usuário Avatar de Adenáor
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    [QUOTE=guilhermeabreu;1506555]CARO ADENÁOR

    Tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 e o radiador era o original do jipe que tinha motor opala 4cc a álcool ( que acho que é do tamanho do seu ) , o MWM esquentava com este radiador , eu troquei a colmeia colocando uma de 5 canaletas que com ísto aumentou a capaciadade de água e não resolveu .

    No meu caso que ando forte e acima de 3.000 rpm , ele esquentava mais do que devia , fui obrigado a colocar um radiador maior e resolví o problema , mas no seu caso , vc deve andar com o pé leve e não passando dos 3.000 rpm , daí o MWM não passa da temperatura de serviço que é entre 80ºC a 87ºC , logo : não precisa de trocar o radiador pois o mesmo esta dando conta , e como vc relatou que a temperatura fica abaixo do desejado , sugiro a vc medir a temperatua da água com outro termometro , pois este seu pode estar com problema , pois não acredito que o MWM 2.8 trabalhe tão frio com este radiador original da sua Rural .

    ABRAÇO

    Olá guilhermeabreu!

    Valeu a dica, pretendo botar pra funcionar o termômetro original da Rural, hoje tenho instalado um Cronomac, mas nunca foi aferido, instalei como veio de fábrica.

    Abç!

  • #251
    Usuário Avatar de Adenáor
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    14/10/2010
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    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Cara,

    Tampa de radiador não é só uma tampa e sim uma valvula (ou melhor, valvulas).

    Se o cara tirou a pressão dela é porque não entende nada de arrefecimento.

    Compre uma tampa com pressão indicada para o motor sprint e coloque URGENTEMENTE no radiador!

    Abs

    Claro, só fez isso pq a reforma que fez no radiador não aguenta nem as 7lbs indicadas para o bf, quando submetido à pressão parece uma peneira, vaza por tudo que é lado.

    Abç!

  • #252
    Usuário Avatar de Adenáor
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    14/10/2010
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    Bagé/RS
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