CLAUDIO FERRO
PARABENS seu ENGESA esta simplesmente lindo , e como vc é novo aqui , e não deve ter lido nada deste seu problema .
Não tem jeito de resolver este aquecimento deste motor no ENGESA a não ser fazendo o que eu fiz , levei exatos 6 anos modificando até que por fim resolví , estava quase desistindo dele , mas foi resolvido até em excesso , que tive que fazer outra modificação para que ele não trabalhasse frio demais .
NÃO FIQUE TRISTE , FUI EU QUE SOFRÍ MUITOS ANOS E VC VAI PEGAR A SOLUÇÃO DE BATE PRONTO SEM ESQUENTAR A CABEÇA , só vai ter que fazer umas modificações no seu carro .
Basicamente é o seguinte :
1- Vc tem que trocar a caixa da direção original e adpatar a da S-10 , tem duas maneiras de adaptar , da maneira que eu coloquei que achei melhor e da maneira que o KIM colocou no dele , VIDE FROTA 4X4 , no meu CORAÇÃO VALENTE e no do KIM no FUZILEIRO .
2- Vc tem que trocar o radiador pelo radiador do ÔMEGA 4.1 com ar cond. R$350,00 que paguei num novo da marca VISCONDE . E para que este radiador caiba sem bater no capô , vc tem tb que levantar a carroceria em 6cm ,m ou seja o calço original tem 2cm daí troquei por calços de 8cm .
3- Vc tem que fazer uma coifa entre o radiador e a hélice do motor , fiz em fibra ficou muito bom .
4- Fiz tb uma coifa na frente do radiador para que todo o ar que pega na frente do jipe seja obrigado a passar pelo radiador .
5- Eu troquei a hélice do motor por outra do caminhão 1519 fixa no eixo , MAS DEPOIS QUE TROQUEI O RADIADOR E AS COISAS ACIMA O MOTOR PASSOU A TRABALHAR COM 72ºC o que não é o correto , daí VOLTEI PARA A HELICE ORIGINAL E FICOUTUDO BELEZA , O MOTOR TRABALHANDO ENTRE 80ºC A 85ºC logo : NÃO PRECISA DE TROCAR A HÉLICE ORIGINAL .
Tem fotos de tudo isto lá no FROTA 4X4 no tópico do CORAÇÃO VALENTE .
E OUTRA IMPORTANTÍSSIMA :
COMPRE UM " TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO " OU UM " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA CO SINAL DE ALERTA SONORO " para instalar no seu ENGESA com isto qdo a temperatura ultrapassar a temperatura programada TOCA O ALAMRE SONORO e vc não vai perder o motor por superaquecimento , pois NUNCA A GENTE FICA OLHANDO O TEMPO TODO O MARCADOR DO CARRO .
Coloquei no meu ENGESA na minha SW4 e a maioria do pessoal daqui do forum já colocou em seus carros , a maioria são os que tem TOYOTA HILUX , da uma olhada lá no tópico das TOYOTAS e veja lá , esta é uma CAMPANHA QUE VENHO FAZENDO AQUI NO FORUM e já gteve muitos que me agradeceram que tiveram probemas de vazamento de água e tocou o alarme por superaquecimento E ELES PARARAM O CARRO ANTES DE BATER O MOTOR , vc vai gastar aí no máximo uns R$220,00 co a peça + frete + MO .
Abraço