Citação:
Postado originalmente por Paulo Lucena
Pessoal
Minhas molas diesel, da rota4x4, estão a caminho.
Fio 15
Dianteiras com 45 cms
Traseira com 42 cms
- - - - - - - - - - - - - -
E aí Flavio, já colocou as molas novas ?? Me dá um retorno, porque
após colocar guincho/quebra-mato na Arara-Azul, vou ter que trocar as molas devido ao peso.
Como ficou seu contato com as molas Falbo ? Deu jogo ?
Um abraço,
Reativando este tópico,
Flavio voce está usando pneus 35 ??? Voce trocou as molas por molas mais altas , certo ? Quanto vc ganhou de altura ?? Como está o engesa hoje.
estou com penus 35 no meu engesa, não mexi na supsensão e nem nos calços e eles couberam bem. Não sei se estão com molas originais ou não. Agora estou querendo partir para pneus 37, aí vou precisar levantar um pouco.
Grande Paulo e Turma dos Engeseiros
Seguinte: Ficou muito bom eu ter colocado molas mais altas. As coloquei porque eu queira mais curso de suspensão e fazer caber os pneus 35"pols.
Resultado:
Aumentou o curso e melhorou o desempenho nas estradas de terra/obstáculos. E ficou mais macio também. Dá para colocar uma média de velocidade um pouquinho mais alta, mantendo o mesmo conforto. Lembrando que não quero rallye, apenas viajar com conforto nas estradas secundárias.
Só falta trocar os amortecedores traseiros que não estão legais. E fazer um ajuste nas panhards, porque com a subida das molas, os eixos sairam um pouquinho do centro. Lembrei da idéia do Mott de ter panhards com ajuste por causa disto, no começo hehehehe
Agora cabe os BF35"pols (para o futuro) e praticamente estou concluindo o que eu pensava a respeito entre colocar molas maiores ou colocar calço na carroceria.
Colocar calço na carroceria parece ser rápido e barato de se fazer, tendo que ajustar os comandos que vem da carroceria ao chassis/motor (pedais da embreagem, acelerador, direção..) e boa.
No meu caso, colocar molas maiores, implica em critério na compra e troca das 4 molas e ajustar as panhards. Pelo que vi, terei que baixar o ponto de ancoragem destas panhards com relação ao chassis, para minimizar o efeito do deslocamento lateral. Estou me informando a respeito disso para ser feito da melhor forma e pesquisando uma maneira de mudar esse sistema de panhards para outro sistema. Tudo isso, sem falar que é necessário refazer o ângulo de caster no eixo dianteiro. Isso significa em usinar os munhões e resoldá-los no novo ângulo (o que eu já tinha feito antecipadamente, por causa de um defeito de montagem encontrado no meu eixo dianteiro, já o fiz pensando mesmo nas molas)).
Em resumo:
Se for olhar pelo lado prático da coisa, compensa apenas subir os calços da carroceria, que também tem algumas desvantagens. E sai mais barato.
Se for chato que nem eu, que busca um pouco mais de curso de suspensão, faz tudo isso aeh que expliquei acima, para diminuir os barulhos da cabeça, he he he..
Falouws
Flávio