Pessoal
Resultado de molas de pampa na traseira: NEGATIVO
Ficou horrível. Qualquer coisinha, já dá o batente. Com o tanque cheio então, ficou inviável.
Pelo menos serviu para descobrir que o baque seco e metálico que está ocorrendo não vem dos batentes de borracha (achei que estivesse podres, rachados e o som metálico poderia vir do parafuso de fixação dos mesmos). E SiM, está vindo dos próprios amortecedores. Depois que coloquei num barranco, na posição de se fazer um X, foi possível ver isso:
Uns 30mm antes de as borrachas encostarem no batente, o amortecedor traseiro já estava apitando fim de curso.
Para a traseira do engesa, a diferença de abertura de um amortecedor de F4000 traseiro e do amortecedor de MB608 dianteiro (em uso no momento) é apenas o seguinte (distância entre centro de olhal a olhal):
Amortecedor F4000 traseiro
aberto fechado curso
605 mm 373mm 232mm
Amortecedor MB608 dianteiro
aberto fechado curso
626 mm 375mm 251mm
Ou seja, fechado a diferença é apenas 2 mm.
As 4 molas vou trocar e acabar colocando molas de comprimento 450mm (3 cms maiores que as originais). Mas na traseira vou continuar com o mesmo problema: Amortecedor dando batente antes das borrachas.
Pergunto: Mantendo o mesmo passo do elos, com as molas mais grossas por causa do peso da motorização diesel, não acabo perdendo curso? Mesmo aumentando o comprimento das mesmas?
Se eu colocar molas mais finas (as de pampa no caso) e utilizar amortecedor de dupla ação, consigo obter mais curso e manter o carro macio e evitar que se atinja facilmente o fim de curso? Ou o amortecedor acaba se desgastando prematuramente?
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