
O Régis não tá errado não. Se não colocarmos limite agora, acaba o esporte, pq já é difícil colocar 10 carros na Super, imagina se tivermos que criar outra categoria agora, ou vc acha que uma gaiola super leve, motor traseiro, monoposto, pode competir com os carros que temos hoje?
Ninguém tá fazendo regulamento na surdina. O regulamento da Ubroc foi adaptado do regulamento do ET que já tá aí a 3 anos acontecendo. O que aconteceu foi que se resolveu unir os regulamentos da UBROC e do RORC e manutenção das 3 categorias também no ET é uma vitória da união.
Ano passado estudava-se a limitação dos pneus a 37" e foram liberados pq o Sandro e o Bill já usavam pneus maiores, quando resolveu se limitar a 40" e todo mundo na época achou sensato, pq ia ser fod@um carro com pneu 48" competindo com um 35". Se o cara tá construindo uma gaiola a mais de ano, usando a mesma expressão, na surdina e se ela tiver motor traseiro, monoposto, etc, com conceito unlimited, em IMNHO ele tá querendo é dar de esperto e pra mim tem mais é que SF mesmo.
A limitação de pneus em gaiolas a 37" é na concepção do André pra tirar a vantagem de peso que hoje a gaiola do Marcel leva, tanto que ele mesmo cita que é momentânea e isso é pra dar tempo da gente esse ano se preprar e tirar peso pra correr na igualdade. Meu carro está sendo modificado pra isso e pretendo correr esse ano ainda com no máximo 1000 kg.
Acho bobagem a limitação nos 37", mas acho também que o André tem uma visão técnica privilegiada, por isso respeito muito sua opinião.
Toda essa confusão se deu pq o melhor carro do Brasil, o Hulk, perdeu pra uma gaiola que no fundo não passa de um veículo de conceito automotivo 4x4 normal. Se o Sandro vencesse, o que seria a lógica, não tava tendo tanta discussão.
Não concordo com vc quando diz que o regulamento tem que ficar congelado 3 anos. A evolução não pode ficar parada por esse tempo. O que não pode acontecer é regressão nas regras, como o cara que tá na modificados ter que tirar bloqueio, trocar pneus por menores, etc.
Com certeza no ano que vem as regras terão que ser realinhadas, pois por exemplo a stock não tem mais nenhum carro original, então não tem por que não se liberar pelo menos 1 bloqueio pra mesma. As mudanças tem que acontecer, sutilmente, mas tem que acontecer.
A regra de tamanho de pneus tem funcionado muito bem e foi uma das maiores impulsionadoras do desenvolvimento das suspensões e outras coisas, pois hoje os pneus não são mais tão decisivos.
O que se tem que regulamentar é que, por exemplo, as gaiolas monoposto e especias para a categoria unlimited, correrão daqui a 5 anos, pois nesse tempo dá pra quem não tem grana também montar seu protótipo.
Não estou aqui pra defender organizador, mas pra defender a modalidade que tenho participado com muito empenho desde o 1º ET.
Repito mais uma vez que não é todo mundo que tem grana pra ter 2 carros, um pra trilha outro pra prova. Se a modalidade começar a exigir que seja assim então temos que dar tempo bom pra que todos corram em condições parecidas. As modalidades mais competitivas hoje são boas exatamente por isso, pq os carros são bastante congruentes, senão teremos mais uma chatíssima fórmula shumaker 1. ou como no fundo acho que vai acontecer, acabar.
Afinal, vc vai correr de gaiola? Pq senão não tem sentido reclamar da limitação em 37".
[]'s