Boa Noite, pessoal. Encontrei no youtube um video de um usuário do fórum relatando um "ruído no rolamento do cubo de roda" da Nova S10, problema semelhante ao que eu havia enfrentado com a minha e resolvi, então, compartilhar a solução que encontrei para tal atormento. O ruído no meu carro começou por volta dos 20mil km, cerca de 2 semanas após a troca dos discos de freio, pois eles haviam empenado. Desde então, meu carro voltou à css umas 6 vezes. Trocaram pastilhas, toda a "carcaça" do freio, os discos, mais uma vez (isso mesmo, os discos foram trocados 2 vezes), e nada de resolver o tal ruído. Então, levei a uma oficina especializada em freios chamada Paraíba Freios, aqui em João Pessoa. Lá, fui informado de que uma S10 com problema semelhante havia passado por lá. Segundo o mecânico, isso se dava por conta de sujeira (lama + óleo que terminava "petrificando") no diferencial da tração dianteira e uma simples aplicação de óleo lubrificante resolvia o caso. Em 1 min ele aplicou o óleo lá (não me cobrou nada) e disse q depois eu voltasse para dar a resposta. Pois bem, já vai fazer 1 mês e cerca de 6mil km rodados e o ruído não voltou mais a acontecer. Façam o teste e compartilhem aqui para sabermos se trata-se disto mesmo ou foi apenas uma coincidência.
Obs: Levei na chevrolet e falei com o mecânico chefe sobre isso. Ele disse que ja havia lubrificado antes e não tinha dado certo. Segundo ele, em um curso promovido pela GM, conversando com um mecânico chefe da marca, descobriu que o barulho era devido a uma peça que assume o formato ovalado devido à troca dos discos de freio e que em determinada posição, essa peça entra em atrito com partes metálicas o que é responsável pelo ruído. Ele disse que era só dar uma pancadas na peça para tentar corrigir esse formato ovalado que resolvia o problema (a foto 2 mostra a área da pancada, creio eu). De toda forma, levei o carro para ele fazer isso tb.
O fato é que, depois que o cara jogou o óleo lá, o ruído não voltou mais a acontecer. Quem está certo, se o mecânico chefe da Gm ou o mecânico da Paraíba Freios, ai eu não sei. rsrs
Anexo 489581 Foto 1, lado esquerdo.
Anexo 489590 Foto 2, lado direito.