Olha Junior, respeito a sua opinião, mas para mim o diesel compensa muito.
Nunca consegui passar dos 5,5km/l com a S10, da forma como dirijo, mas passo facilmente dos 12 ou 13km/l com a Frontier e andando com muito mais vontade.
Sei que a diferença entre pegar uma flex e uma diesel é considerável (em alguns casos), mas depois que você coloca seus pés numa diesel, as trocas seguintes também são mais compensadoras, uma porque você já está num veículo de maior valor, e outra porque a diesel é mais valorizada.
Eu já fiz muitas contas, e para o meu caso é vantagem.
Sim, a minha é a Ecotec. Uma 2015 que a fábrica me deu em troca de uma problemática 2014.
A diferença de força entre a S10 Ecotec e a Frontier é enorme !!! A Frontier deixa a S10 parecendo um carro popular.
Vou te dar um exemplo. Eu viajo 100km de casa até o trabalho, e se não houver nenhum congestionamento nas estradas, faço todo o percurso em sexta marcha, sem lembrar que o câmbio existe. Já com a S10, a troca de marchas chega a ser incômoda, e muitas vezes me pego dirigindo em quinta ou até quarta marcha por falta de paciência com a lerdeza dela.
Esse negócio de 205cv não diz quase nada, pois na verdade ela tem um torque de 27,3 kgfm (no álcool), enquanto que a Nissan com apenas 190cv tem um torque de 45,8 kgfm.
Ou seja, quando você sai com a S10 precisa ter paciência para ela ganhar velocidade. Já com a Frontier, ao acelerar, você sente o seu corpo pressionar contra o banco, como se acelerasse um esportivo. É muita força. Outra vantagem para o diesel.
E se você estiver em sexta marcha e acelerar o motor, ela rapidamente ganha velocidade, dando a impressão que você está com uma marcha menor. Já cheguei com a minha a 188 km/h, e só não fui mais longe porque meus pneus não são adequados para esta velocidade.
E tem outra pegadinha aqui. Essa potência máxima da S10 só é conseguida com 6.000 giros do motor, e o torque com 4.400 giros, enquanto a Frontier consegue toda esta força superior com 3.600 e 2.000 giros, respectivamente.
Só por aí você já tem uma idéia do consumo de combustível e do desgaste mecânico que sofre a Ecotec.
Se você for do tipo que gosta de andar forte, sair rápido de semáforos, não perder velocidade em subidas e de manter o carro com torque no motor, acaba sofrendo com a Ecotec e vendo ela beber mais álcool que o nosso ex-presidente.
Faça um teste-drive com uma Frontier algum dia. Pise com vontade, encare subidas sem trocar de marcha, faça curvas que você até então considerava difíceis para uma picape, e terá uma noção melhor do que estou dizendo.
Gosto muito mais da Frontier. Estou com duas hoje, e uma S10 Ecotec.
Saio muito mais com a Frontier, deixando a S10 praticamente esquecida na garagem.
Com a Frontier tenho muito mais "máquina" nas mãos, mais confiança, economia e segurança. Com a Ecotec passo irritação, e sempre convivendo com aquela dúvida de quando a minha vai apresentar algum dos problemas crônicos conhecidos que ela tem.
Já cansei de andar com a minha Frontier no 4x4 em asfalto, certa vez por mais de 100km (já relatei isso aqui uma vez), e nunca tive problemas com a tração. É muito resistente.
Nunca troquei nada nela, absolutamente nada, nenhuma buchinha, pastilha, nada !!! E uso ela com vontade, carrego muito peso às vezes, e nunca apresentou nenhum barulho (sequer aqueles ruidinhos chatos de painel ou porta muito comuns na S10). A minha S10 ainda não apresentou o problema do cardã, e espero vendê-la antes disso, mas já andei em uma com o problema e é bastante incômodo. Cada vez que o colega pisava na embreagem, parecia que o carro ia desmontar. E o pior é que não tem solução, para a GM tudo é "característica" do modelo.
Agora, cada consumidor tem o seu perfil.
A minha opção por uma picape foi em ter um veículo resistente, durável, forte, potente e seguro. Uma caminhonete de verdade, bruta, como eram todas as caminhonetes até algum tempo atrás.
Porém, conheço muitos consumidores que compram picape para levar a família no shopping aos finais de semana, para se sentirem mais poderosos dentro de um veículo "grandão" e porque acham bonito ter uma "cabine dupla". Acaba comprando um carro com roupagem de caminhonete, mas isso lhes atende, é uma questão de gosto e eu respeito isso.
Para o me perfil, prefiro uma Frontier ou uma Hilux, pois acho que os japoneses ainda preservam um pouco as características de resistência, força e durabilidade de suas picapes. Os americanos, na minha opinião, há muito tempo deixaram de fazer picapes e verdade, pelo menos para o nosso mercado.
Abração