Postado originalmente por
serious
Thiago,
Deixa eu tentar explicar de outra forma...
Porque um carro totalmente mecanico é tão bom?
Tive uma hiluz 1998 por 10 anos... Ja passei por situacões do motor nao ligar, motor falhar, ruidos... rolamentos... mas eu nao tinha sensores... Quando ocorria qualquer coisa dessas eu levava no mecanico, meu tio, ele era mecanico, mexia com peças mecanicas, motor, rolamentos etc..
Concordo que o motor com injeção eletronica tem q informar as falhas... mas se tu pegar carros moderno, por exemplo... minha s10o... liga a luz da injecao eletronica... falha na leitura de um rele... motor entra no modo potencia reduzida... perde a potencia... Algum tempo depois falha outro rele.... falha outro sensor... ae vai... cada falha destas... o motor da S10 entra no modo de potencia reduzida... pode olhar no forum... ja postei varias peripecias...e as vezes pode ser um mal contato no conector, oxidação, mal engatado, entrou agua, plugue quebrado... o simplismente o sensor nao dura... orçamento pra resolver varios mil reais...
Chegou ao ponto do proprio mecanico da CSS me dizer, compra um ELM327 ODB2 e tu mesmo limpa o erro da injecao quando acontecer... "-nao te stressa... problemas de sensores vao ocorrer a vida inteira e apenas os que persistirem tu tenta resolver..."
Mas eu sou um cara correto, quero resolver cada vez q ocorrer um mal contato... nao aceito este tipo de problemas...
Não tem o que fazer... veiculos modernos são assim mesmo cheio de sensores...
E eu faço trilhas leves, passeios, as vezes pego agua... sou mais propenso as falhas eletronicas...
Assim você fica levando na oficina ou CSS, realiza o diagnosticos com um computador... quem te resolve é um mecanico? acaba sendo um eletrecista, tecnico eletronico, super especializado em um milhao de sistemas digitais... e Cade a mecânica?
Agora te pergunto, o motor tem alguma falha grave? que iria quebrar?
Nunca quebrei um motor carburado... e ja tive alguns...
Não to dizendo se é melhor ou pior... apenas digo, que eles deveriam separar os erros de uma forma melhor... e nao apenas check-engine. Na S10 nao apenas liga a injecao... a S10 entra no modo potencia reduzida!
Assim, sendo bem polemico, 99% dos problemas q ocorrem hoje, simplismente nao existiam antigamente...
Claro os carros são melhores hoje... são mais confiaveis? ou nao?