Fabiano,
andei olhando os tópicos relativos os sportage com motor mazda e o problema é crônico do motor mesmo. Faltou água, fudeu mesmo!!!
Em relação a trocar o sistema de arrefecimento por um vedado, já discutiram isso lá e parece ser praticamente inviável, tanto pelo preço, quanto pelo trabolho e pela incerteza se vai funcionar..
Os que instalaram o manômetro de pressão de 2 bar no sistema de arrefecimento estão satisfeitos, pois, segundo relatos, ele varia muito a pressão, mas nunca zera.... se zerar, há vazamento e pode parar imediatamente o carro.
Vou ligar para o Ze Edo para ver se consegue instalar esse manômetro para mim, já que o motor está todo desmontado...
(não tinha problema nenhum com o carro... esses problemas aconteceram após a troca da tampa do radiador...não gosto nem de lembrar....)
Vou falar com ele em relação aos dutos que vão para o turbo....
No Sportage, vi fotos de que instalou com uma mangueira em forma de T, sobstituindo aquela mangueirinha da frente do motor (foi bem a que estourou comigo da primeira vez)
Vamos pesquisar e ver o que conseguimos...
Já a questão do nº do bloco, há somente um porém... se o nº do bloco estiver vinculado a um carro que está em circulação... aí fode tudo (tanto para mim, quanto para o dono do outro carro, quanto para quem for comprar, pois ambos os carros ficam com restrição de impedimento de tudo enquanto não resolver isso)
Como não quero causar problemas nem para mim, nem para ninguém, já mandei pesquisar o nº do bloco que vão colocar no meu carro, se for de um carro em circulação, posso esquecer de vendê-lo, virou casamento religioso mesmo (indissolúvel!!). Caso contrário, é fácil...
No entanto, pensei em uma nova técnica que empresas de São Paulo estão fazendo, chamada de "costura a frio", quem fez, ficou satisfeito e disse não ter problema... se um dia pensar em vender o carro, ou me desfazer dele... acho que vou fazer isso no bloco original... vou cotar o preço.