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  • #1



    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Pessoal,
    Achei, depois de mto procurar, o amortecedor traseiro GBL1015 do opala a R$ 125 cada.
    Nao vou modificar nada o a traseira da tracker 07 (lift, calço, etc), então é plug em play msm?
    Vlws
    Trocou o amortecedor, é necessário trocar as molas????????????
    Para um LIFT de 2" isso é necessário?? Ou só os amortecedores?? Ou só as molas resolvem??
    Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de Chuva
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    Olá M_Bispo!
    Ficou mto show hein? Parabens!! Tb curti o esquema do colchão! Bem melhor q ficar numa barraca dando alimento pros mosquitos!!
    Pena q minha patroa é fresca e não topa isso, mas ficou mto prático msm! O esquema agora e achar aqueles porta malas de teto para as viagens.

    Qto ao amortecedor eu peguei um monte de amortecedor na mão e medi os cursos (opala, caravan, suprema, omega, prisma, chevete - até - isso já vi nos foruns) tracker e outros q talvez coubessem). Daí concluí exatamente isso q vc disse: nada é plug 'n' play como dizem aqui no forum. OBS: Procurei pra kct e não tenho certeza pq não vi no carro, mas já vi gente precisando do código dos monroe argentinos pouca vida originais traseiros da tracker, então lá vai: 83765766.

    Tava com os do opala na mão e pareciam perfeitos (apesar da aparencia diferente) pela altura, turbogás (melhorado do original), cursos, etc; mas além da arruela em cima que achei meio estranho conseguir colocar pq o eixo do curso é mais fino, há o problema do olhau tb. Nada sério e tal, mas agora q tô pesquisando vou procurar bastante pra achar um bem legal!

    O que achei em muita loja muito foi o GB1024, sem gás. O GBL é muito dificil aqui em sp e todo mundo tinha q encomendar e tal e nem tinham certeza de conseguir. Os caras tão queimando q nem água o GB que é bem barato; talvez pq a suprema virou mosca branca e ninguem quer o a óleo.

    Nos finalmentes acho q vou fazer o que vc fez na sua, com o GBL1024 e a mola do opala. Mas qual mola exatameten vc colocou? Já vi lugares aqui q colocam a da frente, a de trás, ou a da frente 6cc, ou tiram 1,5 voltas.. cada um fala uma coisa, mas na hora de comprar pra quem não é mecânico como eu não é tão fácil assim e confiar em vendedor nunca!!

    Se um dia eu fechar essa novela faço um tutorial de todas as possibilidades q encontrei, mas por enquanto estou me divertinho nas férias com essa brincadeira. Nessa semana vou passar numa loja grande aqui em sp q se chama Paraná peças, fica em Diadema e parece q fornece pras grandes tipo delavia etc. Tem os preços ótimos e vou colocar mais alguns amortecedores um do lado do outro pra ver as medidas.

    Por hora estou estudando a opção do Prisma traseiro.
    Vendedor é tudo igual e quer vender! Mecânico tenho os 2 extremos: um q fala q fica uma merda pq o prisma é bem mais leve q a tracker e vai estourar rapidinho e manda colocar o original urgentemente para não ter problema com os ajustes e os lados, pq pra ajudar agoram uns vendedores dizem q na tracker há o lado certo de se por o amortecedor! Até então eu não tinha visto nada sobre esse assunto, encaixe ou chanfros nos amortecedores originais q os fizessem ser diferenciados no aspecto lado. Esse é o mecânico certinho. Tb há o extremo, que o cara diz fazer maravilhas e até desmonta meu amortecedor, aproveita o casco, troca a válvula para o deixar turbo gás, coloca uma mola extra interna, coloca nitrogênio para o compensar com 30% a mais de dureza para o peso necessário do carro e bla bla bla.. achei interessante muito super man pra minha cabeça. O preço é convidativo, mas nos finalmentes não passa de um amortecedor recondicionado q dura menos, certo?

    Enfim... a luta continua!! Agora eu vou destrinchar essa bagaça! Eu só queria trocar os amortecedores traseiros originais por compatíveis turbogas (ja que pra tracker não existe essa opção) sem mudar o aspecto da viatura...

    [ ]s

  • #3
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    melhor não seria compensar o esforço do amortecedor, com uma mola reforçada, mesmo que que fique dura, depois amacia ela, e fica perfeita.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Olá M_Bispo!
    Ficou mto show hein? Parabens!! Tb curti o esquema do colchão! Bem melhor q ficar numa barraca dando alimento pros mosquitos!!
    Pena q minha patroa é fresca e não topa isso, mas ficou mto prático msm! O esquema agora e achar aqueles porta malas de teto para as viagens.

    Qto ao amortecedor eu peguei um monte de amortecedor na mão e medi os cursos (opala, caravan, suprema, omega, prisma, chevete - até - isso já vi nos foruns) tracker e outros q talvez coubessem). Daí concluí exatamente isso q vc disse: nada é plug 'n' play como dizem aqui no forum. OBS: Procurei pra kct e não tenho certeza pq não vi no carro, mas já vi gente precisando do código dos monroe argentinos pouca vida originais traseiros da tracker, então lá vai: 83765766.

    Tava com os do opala na mão e pareciam perfeitos (apesar da aparencia diferente) pela altura, turbogás (melhorado do original), cursos, etc; mas além da arruela em cima que achei meio estranho conseguir colocar pq o eixo do curso é mais fino, há o problema do olhau tb. Nada sério e tal, mas agora q tô pesquisando vou procurar bastante pra achar um bem legal!

    O que achei em muita loja muito foi o GB1024, sem gás. O GBL é muito dificil aqui em sp e todo mundo tinha q encomendar e tal e nem tinham certeza de conseguir. Os caras tão queimando q nem água o GB que é bem barato; talvez pq a suprema virou mosca branca e ninguem quer o a óleo.

    Nos finalmentes acho q vou fazer o que vc fez na sua, com o GBL1024 e a mola do opala. Mas qual mola exatameten vc colocou? Já vi lugares aqui q colocam a da frente, a de trás, ou a da frente 6cc, ou tiram 1,5 voltas.. cada um fala uma coisa, mas na hora de comprar pra quem não é mecânico como eu não é tão fácil assim e confiar em vendedor nunca!!

    Se um dia eu fechar essa novela faço um tutorial de todas as possibilidades q encontrei, mas por enquanto estou me divertinho nas férias com essa brincadeira. Nessa semana vou passar numa loja grande aqui em sp q se chama Paraná peças, fica em Diadema e parece q fornece pras grandes tipo delavia etc. Tem os preços ótimos e vou colocar mais alguns amortecedores um do lado do outro pra ver as medidas.

    Por hora estou estudando a opção do Prisma traseiro.
    Vendedor é tudo igual e quer vender! Mecânico tenho os 2 extremos: um q fala q fica uma merda pq o prisma é bem mais leve q a tracker e vai estourar rapidinho e manda colocar o original urgentemente para não ter problema com os ajustes e os lados, pq pra ajudar agoram uns vendedores dizem q na tracker há o lado certo de se por o amortecedor! Até então eu não tinha visto nada sobre esse assunto, encaixe ou chanfros nos amortecedores originais q os fizessem ser diferenciados no aspecto lado. Esse é o mecânico certinho. Tb há o extremo, que o cara diz fazer maravilhas e até desmonta meu amortecedor, aproveita o casco, troca a válvula para o deixar turbo gás, coloca uma mola extra interna, coloca nitrogênio para o compensar com 30% a mais de dureza para o peso necessário do carro e bla bla bla.. achei interessante muito super man pra minha cabeça. O preço é convidativo, mas nos finalmentes não passa de um amortecedor recondicionado q dura menos, certo?

    Enfim... a luta continua!! Agora eu vou destrinchar essa bagaça! Eu só queria trocar os amortecedores traseiros originais por compatíveis turbogas (ja que pra tracker não existe essa opção) sem mudar o aspecto da viatura...

    [ ]s
    Chuva,

    eu coloquei molas de Opala 6cc que é mais dura. Mas pode colocar a do 4cc tb.
    Eu to na dúvida se coloco bagageiro ou aquele porta mala do teto.
    Mantenha a gente informado!
    Vlw

  • #5
    Usuário Avatar de Chuva
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    Oi cezão,
    Deixei agendado na loja pra pegar depois. Vou ver mais opçoes. Há muitos modelos ainda pra ver alem desse do opala gbl1015.
    Eu particularmente acho q depende do estado do carro para trocar as molas em conjunto, como manda o figurino a cada aprox. 50kkm.
    No meu caso nem pretendo trocar as molas, o carro nunca fez trilha e tá tudo zero por baixo, nem arranhão tem, mas na hora de desmontar é q vou saber a verdade, né?

    Como não tenho lift, os mortecedores do prisma e do opala traseiros resolvem para mim pq deixam na altura original.
    Isso teoricamente, pq ainda não consegui as medidas do amortecedor traseiro da tracker. Quem puder postar agradeço!!
    - as medidas aprox. do GBL1024 aberto sao 60,5cm e 41,5cm fechado;
    - as medidas aprox. do GBL1015 aberto são 52,5cm e 37,5cm fechado;
    Ambos considerando o centro no olhal e a ponta da rosca do eixo.

    O modelo do prisma verifiquei tb e desencanei pq achei o amortecedor pouco robusto fisicamente para o peso da tracker.

    Pra quem tem lift 2" o amortecedor é o da suprema traseiro GBL1024 e a mola traseira do opala.
    Mas eu sinceramente não sei e gostaria de saber se nesse caso do amortecedor do omega é realmente necessário se ter o lift.
    Se fizer sem o lift vai pegar ou essa solução simples traseira já seria o lift em si!?

    [ ]s

  • #6
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    - as medidas aprox. do GBL1024 aberto sao 60,5cm e 41,5cm fechado;
    - as medidas aprox. do GBL1015 aberto são 52,5cm e 37,5cm fechado;
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    Amortecedor Traseiro Suprema 6cc 3.0 / 4.1 Ano 93 Ate 96 - R$ 160,00 en MercadoLibre
    Teria uma opção mais barata???? Achei caro esse amortecedor!

  • #7
    Usuário Avatar de Zepi
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    Alguém sabe de algum cabo de acelerador que caiba no tracker motor mazda???Na suzucar só usado....Parece o cabo do jimmy e samurai são iguias...
    Por hora está lá o cabo de embreagem do chevete...firme e forte!hehehe!!!

    Abraços

  • #8
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    Então Cezão.. agora q li devagarzinho o post do amigo M_bispo!!

    Na traseira o amortecedor do suprema + a mola do opala ja consagram o lift!

    [ ]s

  • #9
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Então Cezão.. agora q li devagarzinho o post do amigo M_bispo!!

    Na traseira o amortecedor do suprema + a mola do opala ja consagram o lift!

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    OK!!!
    Mola e amortecedor do respectivamente do Opala e Suprema 4 cilindros?????

    Valeu pelas dicas.

  • #10

  • #11
    Usuário Avatar de Chuva
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    Então Cezão pra mim a opção mais barata seria so trocar o amortecedor..

    Comprei o gbl1015 do opala msm e parece ser super power. Suas medidas aberto e fechado são identicas do original da tracker.
    Paguei R$ 115 em cada um.. fim do fim do estoque do cara.. agora o mais barato vai pra R$ 140.

    Quanto a opção do lift q vc quer fazer:
    as molas traseiras do opala 4cc e 6cc devem ser quase iguais. A diferença é que para o carro mais pesado a mola deve ser mais dura. Achei uma mais dura ainda no ML por R$ 100 o para semi novo em Interlagos/SP. São 30% mais duras ainda pq são pra kit gas (aguentar tb o cilindro).
    Eu compraria esse msm, se for pra fazer trilha, pq qto mais duro mais deve durar.

    Ja os amortecedores gbl1024 para esse jogo vc pode procurar na NAFIL em RJ. Qdo tinha no estoque era o mais barato qdo comparado com qqer lugar. Eu achei o par gb1024 numa loja em interlagos tb a R$ 125 cada sem colocação. São o a óleo e não a gás. São do tipo super, não sei se o cara te manda, mas o envio tb não deve ficar mto barato, né? Eram o último par e peguei em mãos! Ate onde fui comprar hj na minha primeira opção, confirmado por tel com o vendedor, qdo cheguei lá o cara só tinha um.. dai fui pra segunda opção..

    Digo em mãos pq rodei muito pra comprar os meus e fui comparando com os originais e os do opala. A maioria dos lugares tem um, dois de tipos diferentes.. é difícil achar o par bixo... e todo lugar tá tudo no final do estoque.. e a proxima remessa vão pra média de R$ 199!!

    OBS: assim q der eu monto um tuto da minha novela com fotos. Mas por hora estou caçando uma coifa pra colocar nos gbl1015 pq eles não tem. Disseram q nem precisa e q vai pegar, mas eu vou tentar. Com um macaquinho parece bico trocar (sem mexer nas molas).

    [ ]s

  • #12
    Usuário Avatar de Chuva
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    Como trocar de Amortecedor Traseiro GV/Tracker - Resumo da brincadeira

    Olá pessoal,

    Depois de pesquisar bastante aqui nesse forum e na internet conclui minha aventura de querer trocar os amortecedores traseiros de minha Tracker 07.

    Há muita coisa boa espalhada por aí mas eu direcionei os detalhes para suprir minha necessidade em particular: simplesmente trocar no estilo Ursulão (pica-pau) para deixar o carro balançando menos de traseira. Não tenho ainda a intenção/necessidade de levantar o carro com amortecedores de medidas diferentes ou por calços.

    Humildemente compartilho aqui com vcs o passo a passo!! Se alguma coisa estiver errada por favor sintam-se a vontade para criticar, já que eu não sou mechânico! Apenas gosto bastante da viatura, de por a mão na massa nos meus carros aprendendo novidades e de econimizar uma grana!!


    A princípio pesquisei a famosa combinação Amortecedor do Omega Suprema traseiro (código Cofap Turbogás: GBL1024) com a mola traseira do Opala. Isso consagra o Lift Traseiro e parece ficar muito bom mas não era meu objetivo, já que esse amortecedor e mola são mais compridos que as medidas originais.

    Cacei itens substituos Amortecedor do Opala e do Prisma. O do Prisma/corsa eu desisti pq achei os amortecedores com o cilindro mais "frágil" que o original e talvez durasse menos.

    Parti então para os do Opala e pastei para achar o par (Código Cofap Turbogás: GBL1015), mas aqui estão comparados com os originais da Tracker. Esses aliás, para sanar a dúvida, são turbogás Monroe originais tb!

    -monroe-original-tracker-traseiro-x-gbl1015-traseiro-opala.jpg
    Nessa foto um comparativo de tamanho, largura e curso com os do Opala que foram bem mais baratos. Os da Monroe originais custavam R$ 400 o par. Os do Opala foram aprox. R$ 250 o par.

    Há duas diferenças principais entre eles, mas nada que não se consiga "ajustar". A primeira é o tipo de rosca da ponta, onde a do Opala é mais grossa e tem porca maior. A outra é em relação ao Olhal: o da Tracker tem borrachas fundidas numa camisa/embuchadas. Os do Opala vem com as borrachas soltas e não tem o embuchamento com a camisa.

    -img00140.jpg -img00142.jpg -img00150.jpg

    Assim tive que parar num mecânico de suspensão e pedir um par desses "cilindrinhos de aço/ferro" para por no meio das borrachas. Na foto do lado direito o olhal do original e a esquerda o do opala montado com as duas borrachas e o "tubinho."
    Essa foi minha primeira grande dificuldade e se for fazer o ideal é conseguir esse dois cilindrinhos antes de começar. Com eles os parafusos não ficam frouxos dentro das borrachas.

    Não sei estão bons ou ruins, já que versão apenas a óleo e sem gás não tem a dupla função e não se auto abririam, mas claro que os amortecedores antigos não têm a mesma funcionalidade dos zero. Estão com pouco mais de 50kkm originais e sem trilha, mas ao se apertar é muito mais mole e fácil fechá-los dos que os originais.




    Quanto a montagem no carro é possível fazer tudo com o carro no chão sem usar um macaco. Mas para ter um pouco mais de comodidade fiz um lado com dois macacos sendo o do carro e um jacarezinho. Como já estava alto o outro lado foi mais fácil e nem tirei a roda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img00143.jpg  

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