Postado originalmente por
juliotak
A título de informação:
Peguei uma LT 2.5 4x2 flex 14/15 (tabela FIPE 75 mil). Estava com 4 mil rodados, rodas e pneus originais, sem outros acessórios. Viajei (2 mil km), andei pela Rod. Castelo Branco (120 km/h para veículos leves). Média de 6,3 km/l no álcool. Preços em 12/10/15 nos postos da Castelo: álcool R$ 2,40 - gasolina R$ 3,60 e diesel s10 R$ 2,89. Custo do km: álcool R$ 0,38 - gasolina (se fizesse 9 km/l...) R$ 0,40 - diesel (9,5 km/l?) R$ 0,30. Seguro p/SP capital = 3.250,00. Para o diesel, o mesmo seguro seria uns 5 mil para a mesma LT 14/15 (tabela FIPE 96 mil). Eu rodo pouco, coisa de 10 mil/ano.
Conclusão: a diferença de combustível gasto para cada 10 mil km (álcool 3.800 - diesel 3.000 = 800 reais) me faria levar 260 mil km p/pagar os 21 mil a mais pelo motor diesel! Ou, nessa conta, 26 anos. Isso sem contar o seguro mais caro.
Óbvio que essa conta é para estrada e não cidade, sem carga pesada, pista dupla e sem congestionamento, não leva em conta a possibilidade de um câmbio automático na versão diesel, de durabilidade de motor, autonomia maior, prazer/necessidade de maior torque, etc. Nem quer dizer que tá "barato". Na década de 90 eu tinha um Escort 1.6 CHT 75 cv à álcool que fazia 11 km/l na estrada...