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Chevrolet s10 2.5 ecotec flex com 206 cv

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  • 01/09/2015, 19:31
    Juliano_SBO
    Martin427, pelo jeito você tem +- o meu perfil de andar com a s10.

    Se possível, gostaria que você fizesse uma experiência para eu poder comparar a média de consumo, eu coloco 20lts de gasolina e o resto de álcool, teria como você fazer um ou dois tanques assim?

    A minha 2.4 faz 8,5 na pista no mesmo perfil de tocada sua.
  • 05/09/2015, 04:31
    Junior84
    Dizem que um motor 100% etanol é mais econômico que o flex . Gostaria de saber se tem como chipar, reprogramar ou alguma outra coisa, para que o motor flex priorize o etanol, afim de melhorar o rendimento e consumo de alcool?
  • 05/09/2015, 10:18
    Juliano_SBO
    Citação:

    Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Dizem que um motor 100% etanol é mais econômico que o flex . Gostaria de saber se tem como chipar, reprogramar ou alguma outra coisa, para que o motor flex priorize o etanol, afim de melhorar o rendimento e consumo de alcool?



    Somente alterando a taxa de compressão, ou seja, tem que rebaixar o cabeçote.

    A Associação dos platadores de cana daqui tinha um Santana 2.0 MI álcool 2006 original de fábrica, fazia 11km/l na pista.
  • 05/09/2015, 11:21
    Arildo MT
    Citação:

    Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Dizem que um motor 100% etanol é mais econômico que o flex . Gostaria de saber se tem como chipar, reprogramar ou alguma outra coisa, para que o motor flex priorize o etanol, afim de melhorar o rendimento e consumo de alcool?


    Assim como os 100% gasolina,
    conforme o juliano respondeu, é isso mesmo, o resto na maioria a injeção e ignição multiponto resolve + ou -, agora a compressão é alta p/ gasolina e baixa p/ etanol, ainda não lançaram a compressão flex, rsrsrsrs, porem a taxa de compressão dos flex privilegia mais o etanol ou gasolina premium de octanagem maior, pois a taxa muito alta p/ gasolina comum faz ela pré detonar devido a temperatura e compressão, com de 27% de cachaça na mijolina isso diminui, e o consumo aumenta também devido ao aquecimento quando usando gasolina nesta compressão alta, dai a injeção injeta mais combustível p/ ajudar a resfriar, resumindo, é igual urna eletrônica, nenhum Pais serio quis estas ''tecnologia'' isso é coisa p/ empurrar em brasileiro.
  • 05/09/2015, 12:54
    Edumar
    Mas, Arildo, e este novo motor da S10 que pelo que entendi é americano?
    Ele foi criado originalmente Flex? Como fica a compressão dele?
  • 05/09/2015, 13:18
    Arildo MT
    Citação:

    Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Mas, Arildo, e este novo motor da S10 que pelo que entendi é americano?
    Ele foi criado originalmente Flex? Como fica a compressão dele?


    Não me lembro dos dados da ficha técnica do motor em questão neste momento, porem (salvo engano) deve ser a mesma coisa do exposto acima, só serão flex 100% eficientes quando implantarem a taxa de compressão variável ou algo assim, mas geralmente os flex na sua maioria priorizam a taxa de compressão mais p/ etanol que gasolina, um meio termo, tolera os 02 e suas misturas, mas não é 100% p/ nenhum, se baixar a compressão p/ ficar ideal p/ gasolina o etanol não ''queima direito'', se subir p/ ficar ideal p/ etanol vira uma ''bateção'' pré detonação da gasolina e superaquecimento, então no resumo são motores ''quase'' a etanol e que toleram a gasolina, é uma ilusão, o que vc teoricamente economizaria na ''liberdade'' de opção de combustível, perde na eficiência e também no meio ambiente já que terá que queimar mais combustível, tipo ''coisa p/ ingreis ver'', espero que um dia isso evolua, ou que tenhamos no mercado nacional por longos anos carros mono combustível, porem eficientes.
  • 05/09/2015, 19:28
    Junior84
    Boas explicações amigos. Mas ainda ficou uma duvida. Existem oficinas especializadas que fazem preparações assim(100% etanol)?
  • 05/09/2015, 23:07
    Juliano_SBO
    Citação:

    Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Boas explicações amigos. Mas ainda ficou uma duvida. Existem oficinas especializadas que fazem preparações assim(100% etanol)?


    Um bom preparador pode fazer isso.

    A receita completa passa por alterar formato da cabeça do pistão, squish, comando de válvulas, ponto do comando de válvulas, taxa de compressão (rebaixando o cabeçote e/ou substituindo as bielas por mais longas), injeção eletrônica, ponto e tempo de ignição.
  • 06/09/2015, 00:51
    Junior84
    Citação:

    Postado originalmente por Juliano_SBO Ver Post
    Um bom preparador pode fazer isso.

    A receita completa passa por alterar formato da cabeça do pistão, squish, comando de válvulas, ponto do comando de válvulas, taxa de compressão (rebaixando o cabeçote e/ou substituindo as bielas por mais longas), injeção eletrônica, ponto e tempo de ignição.

    E quanto ficaria uma mudança destas??? Seria facilmente reversível??w
  • 06/09/2015, 17:36
    Arildo MT
    Citação:

    Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    E quanto ficaria uma mudança destas??? Seria facilmente reversível??w

    1° não sei, não deve ser barato.
    2° imagino que não.
    3° eu não faria.
  • 07/09/2015, 19:42
    Troller-a-vista
    1- se fosse possivel vc alterar as bielas tb alteraria drasticamente o funcionamento do motor, mas nao seria possivel por n motivos... esqueca. a menos que esteja pensando em preparacao pesada e nesse caso seria diminuir as bielas e o bloco do motor, pra girar mais e obter mais potencia em alta.

    2- um passe no cabecote nao eh algo dificil nem muito caro, depende de cada motor, mas é por volta de 1400 imagino eu.
    3- nao da pra reverter ou melhor,ate da, mas seria um trampo bem caro e poucos fariam, ou vc trocaria o cabecote por um zero, vai uma grana nisso hein. nao faco ideia do qto. mas vai.
    4- se eu nao fosse jamais usar gasolina e eu quisesse eu faria. mas acho besteira, perde originalidade, vc tem que alterar parametros, gastar uma grana e ainda pode ficar marromeno. nao compensa só pela economia.
  • 08/09/2015, 14:43
    Junior84
    Ok então. tá muito bem entendido.
    Minha esperança é que uma hora surja motores turbo Flex para picapes, afim de melhorar consumo.
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