Sobre alterações no motor (2.5 Ecotec), na boa, tirem o cavalinho da chuva...
Esse motor é extremamente complexo (injeção direta, bomba de combustível mecânica, bomba de vácuo, TBI eletrônica, trabalho em regime estratificado...) e qualquer tentativa de alteração profunda vai resultar num furacão de merd*.
A única (possível) solução para aumentar o desempenho seria via remapeamento ("chip"), que, pelo que me consta, ainda não foi desenvolvida devido a enorme dificuldade de "quebrar" as proteções de uma central de injeção tão complexa.
Rebaixar o cabeçote = problemas com o modo de injeção estratificado, além do que a mudança na posição do injetor (que ficaria mais baixo) pode resultar em funcionamento menos regular e até piora do consumo;
Turbinar = antes mesmo de dar a primeira espirrada, é preciso resolver: MAP, MAF, coletor de plástico, injeção suplementar ou troca de bicos (alguém aí ja ouviu falar de bicos maiores para motor com injeção direta? Nem eu.). Depois ainda vai faltar resolver como acertar o motor, já que a programação original é inútil para um motor sobre-alimentando.
Resumindo, quer andar forte com uma caminhonete? Compre uma RAM, que já vem com 320/330 cavalos, ou uma Ranger com motor Duratorq, que em uma tarde de trabalho sai da oficina com 270 cv e 80 kgf.m (e sem DPF) com confiabilidade mecânica de carro original.
A S10 2.5 é pra quem gostou do carro do jeito que ele saiu da fábrica. Notando que o 0-100 dela (sem carga) é na casa dos 9 alto/10 baixo (existem testes que deram 9,7, outros 10,4, mas sempre nessa faixa), ou seja, ela é mais rápida que pickups a diesel, por mais que isso doa no ego dos defensores cegos do diesel. Falta um pouco de torque em baixa rotação - o que obriga a reduzir uma ou duas marchas em subidas mais ingremes na estrada -, mas, se você não tiver preguiça de reduzir marchas nem dó de esticar até 7.000 rpm (linha de corte), ela anda muito bem sim.
Notando que no caso da 2.4 a conversa muda. O motor é muito mais simples e qualquer preparadora pé-de-chinelo daria conta de turbina-lo. Deve dar pra extrair uns 220 cavalos daquele motor com boa confiabilidade.
Abraço,
Martin