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  • #1
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    Sobre alterações no motor (2.5 Ecotec), na boa, tirem o cavalinho da chuva...

    Esse motor é extremamente complexo (injeção direta, bomba de combustível mecânica, bomba de vácuo, TBI eletrônica, trabalho em regime estratificado...) e qualquer tentativa de alteração profunda vai resultar num furacão de merd*.

    A única (possível) solução para aumentar o desempenho seria via remapeamento ("chip"), que, pelo que me consta, ainda não foi desenvolvida devido a enorme dificuldade de "quebrar" as proteções de uma central de injeção tão complexa.

    Rebaixar o cabeçote = problemas com o modo de injeção estratificado, além do que a mudança na posição do injetor (que ficaria mais baixo) pode resultar em funcionamento menos regular e até piora do consumo;

    Turbinar = antes mesmo de dar a primeira espirrada, é preciso resolver: MAP, MAF, coletor de plástico, injeção suplementar ou troca de bicos (alguém aí ja ouviu falar de bicos maiores para motor com injeção direta? Nem eu.). Depois ainda vai faltar resolver como acertar o motor, já que a programação original é inútil para um motor sobre-alimentando.

    Resumindo, quer andar forte com uma caminhonete? Compre uma RAM, que já vem com 320/330 cavalos, ou uma Ranger com motor Duratorq, que em uma tarde de trabalho sai da oficina com 270 cv e 80 kgf.m (e sem DPF) com confiabilidade mecânica de carro original.

    A S10 2.5 é pra quem gostou do carro do jeito que ele saiu da fábrica. Notando que o 0-100 dela (sem carga) é na casa dos 9 alto/10 baixo (existem testes que deram 9,7, outros 10,4, mas sempre nessa faixa), ou seja, ela é mais rápida que pickups a diesel, por mais que isso doa no ego dos defensores cegos do diesel. Falta um pouco de torque em baixa rotação - o que obriga a reduzir uma ou duas marchas em subidas mais ingremes na estrada -, mas, se você não tiver preguiça de reduzir marchas nem dó de esticar até 7.000 rpm (linha de corte), ela anda muito bem sim.

    Notando que no caso da 2.4 a conversa muda. O motor é muito mais simples e qualquer preparadora pé-de-chinelo daria conta de turbina-lo. Deve dar pra extrair uns 220 cavalos daquele motor com boa confiabilidade.

    Abraço,

    Martin
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    por mais que isso doa no ego dos defensores cegos do diesel.
    Martin,

    Tudo que você comentou está perfeito. Acho que você abordou muito bem o tema.
    Só faço uma ressalva quanto à frase acima, que me pareceu um pouco forte até.
    Digo isso porque tenho duas pickups, uma diesel (Frontier) e outra Flex (S10 2.5), ambas 2015.
    Acho que dizer que quem defende o diesel é cego, ou seja, entendo que você quis dizer que não enxerga a verdade, é algo bastante complicado, pois cada caso é um caso.
    Eu sinto uma grande diferença ao dirigir a Nissan e a S10.
    Tirando todas as excelentes qualidades da S10, em termos de máquina a Nissan fica muito a frente. O motor diesel da Nissan é muito mais econômico, bem mais forte, mais rápido nas retomadas e não pede marcha fácil. A S10 parece um carro mil competindo com um 1.6... com uma trabalheira danada de troca de marchas, e sem dó nas rotações e consumo.
    No trabalho a Nissan me atende bem melhor, para o passeio e conforto, tolero as limitações do motor da S10 em troca do silêncio, conforto e outras frescuras que me agradam.
    Para mim, o diesel ainda faz da pickup uma máquina bem superior. Por isso acho que cada caso é um caso, e respeito quem vive outra realidade e pensa diferente, sem julgar a sua opinião de forma depreciativa.

    No restante, concordo com tudo que você expôs.

    Abração

    Eduardo

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Martin,

    Tudo que você comentou está perfeito. Acho que você abordou muito bem o tema.
    Só faço uma ressalva quanto à frase acima, que me pareceu um pouco forte até.
    Digo isso porque tenho duas pickups, uma diesel (Frontier) e outra Flex (S10 2.5), ambas 2015.
    Acho que dizer que quem defende o diesel é cego, ou seja, entendo que você quis dizer que não enxerga a verdade, é algo bastante complicado, pois cada caso é um caso.
    Eu sinto uma grande diferença ao dirigir a Nissan e a S10.
    Tirando todas as excelentes qualidades da S10, em termos de máquina a Nissan fica muito a frente. O motor diesel da Nissan é muito mais econômico, bem mais forte, mais rápido nas retomadas e não pede marcha fácil. A S10 parece um carro mil competindo com um 1.6... com uma trabalheira danada de troca de marchas, e sem dó nas rotações e consumo.
    No trabalho a Nissan me atende bem melhor, para o passeio e conforto, tolero as limitações do motor da S10 em troca do silêncio, conforto e outras frescuras que me agradam.
    Para mim, o diesel ainda faz da pickup uma máquina bem superior. Por isso acho que cada caso é um caso, e respeito quem vive outra realidade e pensa diferente, sem julgar a sua opinião de forma depreciativa.

    No restante, concordo com tudo que você expôs.

    Abração

    Eduardo
    Eduardo,

    Ficou ambíguo, agora que eu vi. Quis dizer "somente para os defensores cegos do diesel", e não "todo defensor de diesel é cego".

    Eu mesmo fiz várias ponderações sobre S10 diesel vs. flex ao longo do tópico, instigando as pessoas a pensarem na opção entre diesel e flex como uma decisão racional, dentro do contexto em que o carro vai ser usado, não com ideias pre-fabricadas.

    Sou fã de motores a diesel, tanto que pretendo comprar uma RAM num horizonte de médio prazo. Eu tinha, antes da S10, um Troller 3.0 e só vendi o jipe por que conclui que a única coisa que prestava nele era o motor hahahaha

    abraço,
    Martin
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Martin,

    Tudo que você comentou está perfeito. Acho que você abordou muito bem o tema.
    Só faço uma ressalva quanto à frase acima, que me pareceu um pouco forte até.
    Digo isso porque tenho duas pickups, uma diesel (Frontier) e outra Flex (S10 2.5), ambas 2015.
    Acho que dizer que quem defende o diesel é cego, ou seja, entendo que você quis dizer que não enxerga a verdade, é algo bastante complicado, pois cada caso é um caso.
    Eu sinto uma grande diferença ao dirigir a Nissan e a S10.
    Tirando todas as excelentes qualidades da S10, em termos de máquina a Nissan fica muito a frente. O motor diesel da Nissan é muito mais econômico, bem mais forte, mais rápido nas retomadas e não pede marcha fácil. A S10 parece um carro mil competindo com um 1.6... com uma trabalheira danada de troca de marchas, e sem dó nas rotações e consumo.
    No trabalho a Nissan me atende bem melhor, para o passeio e conforto, tolero as limitações do motor da S10 em troca do silêncio, conforto e outras frescuras que me agradam.
    Para mim, o diesel ainda faz da pickup uma máquina bem superior. Por isso acho que cada caso é um caso, e respeito quem vive outra realidade e pensa diferente, sem julgar a sua opinião de forma depreciativa.

    No restante, concordo com tudo que você expôs.

    Abração

    Eduardo

    Sobre picapes FLEX x Diesel, é complicado comparar em um mesmo modelo, pois se a pessoa não andar demais, a diesel não valerá a pena, mas se comparar modelos diferentes a a ficando mais interessante.
    Eu estava bem inclinado a comprar a S10 2.5 FLEx, mas como tinha uma Executive 2.4 antes, me assustei com o consumo e falta de força em rodovias (na cidade acho que ela ia bem demais).
    Naquele momento o preço de uma LT 2.5 4x4 estava nos seus 90 mil e isso já com desconto, mesmo preço de uma Frontier 4x4 versão mais básica. Aí que a comparação fica interessante e injusta tendendo à diesel.
    Como o Eduardo disse nesse post, quando se anda numa diesel como a Nissan, qualquer Flex fica devendo torque com consumo alto ou tem torque e consumo muito mais alto, como as Triton V6 Flex.
    Acabou que achei uma Frontier XE 4x4 190 cv ano 2013 com 25 mil km, muito conservada por 73 mil, preço de uma S10 Flex motor 2.4 e 4x2.
    Não dá para comparar uma com a outra, é muito motor, ótima estabilidade, consumo na média das diesel pelo mesmo preço de uma Flex.

    Abraços

    Frederico

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Martin,

    Tudo que você comentou está perfeito. Acho que você abordou muito bem o tema.
    Só faço uma ressalva quanto à frase acima, que me pareceu um pouco forte até.
    Digo isso porque tenho duas pickups, uma diesel (Frontier) e outra Flex (S10 2.5), ambas 2015.
    Acho que dizer que quem defende o diesel é cego, ou seja, entendo que você quis dizer que não enxerga a verdade, é algo bastante complicado, pois cada caso é um caso.
    Eu sinto uma grande diferença ao dirigir a Nissan e a S10.
    Tirando todas as excelentes qualidades da S10, em termos de máquina a Nissan fica muito a frente. O motor diesel da Nissan é muito mais econômico, bem mais forte, mais rápido nas retomadas e não pede marcha fácil. A S10 parece um carro mil competindo com um 1.6... com uma trabalheira danada de troca de marchas, e sem dó nas rotações e consumo.
    No trabalho a Nissan me atende bem melhor, para o passeio e conforto, tolero as limitações do motor da S10 em troca do silêncio, conforto e outras frescuras que me agradam.
    Para mim, o diesel ainda faz da pickup uma máquina bem superior. Por isso acho que cada caso é um caso, e respeito quem vive outra realidade e pensa diferente, sem julgar a sua opinião de forma depreciativa.

    No restante, concordo com tudo que você expôs.

    Abração

    Eduardo
    Esse relato foi um banho de água fria...Tenho uma Frontier Xe 2012 e estava pensando justamente em trocar em uma S10 Flex com esse novo motor 2.5, acho o desenho da S10 muito bonito e o que mais me agrada é o interior dela que na minha opinião é bem mais bonito e moderno do que a da Frontier. Essa do motor ser "fraco" mesmo com os 207cv eu não esperava, porque quando uso a Frontier na estrada dificilmente tenho que ficar cambiando, é quase uma "automática" coloco a 6a e vou embora, subida, descida ela não perde velocidade. Se fosse para escolher pegaria mesmo uma S10 Diesel Automática, mas no momento o valor é muito alto pra mim.

  • #6
    Não considero essa ecotec fraca, muito pelo contrário, não encontrei nenhuma concorrente flex que ande mais do que ela, de arrancada inclusive ela conseguiu numeros bem proximos à da S10 a diesel que é uma das caminhonetes com o melhor desempenho do mercado, isso pode ser confirmado em quase todos os testes feitos pela midia.
    De retomada a diesel se comporta um pouco melhor, lembrando que são motores de concepções distintas portanto o modo de condução não deve ser igual, motor a diesel é muito mais confortável de se dirigir por causa do torque em baixa, mas se consegue extrair uma boa potencia desse motor Ecotec elevando o giro. Quanto ao consumo não tem jeito, motor a diesel sempre gastará menos, o grande problema é que o alcool (pelo menos em SP) sempre foi muito mais barato do que o diesel. Tudo isso deve ser levado em conta.


    Agora se vc andar longas distancias com a caçamba cheia não tem jeito, o torque do motor a diesel fala mais alto e ele se torna indispensável.



    Na minha opinião o motor a diesel vale a pena se a diferença de preço entre ela e a flex não for muito grande ou se vc costuma andar com a caçamba carregada.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Doninha Ver Post
    Não considero essa ecotec fraca, muito pelo contrário, não encontrei nenhuma concorrente flex que ande mais do que ela, de arrancada inclusive ela conseguiu numeros bem proximos à da S10 a diesel que é uma das caminhonetes com o melhor desempenho do mercado, isso pode ser confirmado em quase todos os testes feitos pela midia.
    De retomada a diesel se comporta um pouco melhor, lembrando que são motores de concepções distintas portanto o modo de condução não deve ser igual, motor a diesel é muito mais confortável de se dirigir por causa do torque em baixa, mas se consegue extrair uma boa potencia desse motor Ecotec elevando o giro. Quanto ao consumo não tem jeito, motor a diesel sempre gastará menos, o grande problema é que o alcool (pelo menos em SP) sempre foi muito mais barato do que o diesel. Tudo isso deve ser levado em conta.


    Agora se vc andar longas distancias com a caçamba cheia não tem jeito, o torque do motor a diesel fala mais alto e ele se torna indispensável.



    Na minha opinião o motor a diesel vale a pena se a diferença de preço entre ela e a flex não for muito grande ou se vc costuma andar com a caçamba carregada.
    Obrigado pela resposta, Já vi alguns testes da S10 com esse novo motor e no teste de 0-100km/h ela é até mais rápida que muitos carros pequenos, aqui na minha cidade na grande SP tem muitas S10 flex (a maioria 2.4) e como o Álcool em SP é mais barato (+- 1,80 /L) acho que até valeria a pena a troca. Na verdade estou levando em conta o valor do seguro, manutenção e gasto com combustível. Como estou andando pouco esses últimos meses acho que não pesaria muito rodar no álcool se essa S10 fizer uma média cidade-estrada de +- 5 km/l.
    Estou rodando cerca de 1000km por mês, na frontier tenho uma média de 8km/l de diesel a 2,80 o litro = R$ 350,00 por mês, se a Flex fizer 5km/l de alcool vou gastar R$ 360,00.

  • #8
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    Acho que tá bem claro que o 2.5 tem que ser aceito como é. Atualmente não tem nada melhor do que a S10 flex 2.5 no segmento de picapes, até mesmo se comparado com as compactas, na relação custo x beneficio x diversão x consumo.
    futuramente estou pensado em comprar uma, e por isso procuro conhecer melhor esse veiculo e possíveis modificações.

    Mas estava curioso, e pesquisando, sobre como melhorar o gasto com autonomia.
    Lá atras neste tópico tinha perguntado sobre a instalação de Gás e nem isso é possível.
    Minha intenção nunca foi aumento de potencia. Apenas queria mais economia no gasto de combustível.
    Ainda acho que um motor turbo seria bem vindo nas picapes. E falo de turbos voltados à economia (downzing). é só ver o caso dos TSI da volks e o THP da PSA. São motores muito potentes (torcudos) e econômicos que seriam bem aproveitados nas picapes.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Acho que tá bem claro que o 2.5 tem que ser aceito como é. Atualmente não tem nada melhor do que a S10 flex 2.5 no segmento de picapes, até mesmo se comparado com as compactas, na relação custo x beneficio x diversão x consumo.
    futuramente estou pensado em comprar uma, e por isso procuro conhecer melhor esse veiculo e possíveis modificações.

    Mas estava curioso, e pesquisando, sobre como melhorar o gasto com autonomia.
    Lá atras neste tópico tinha perguntado sobre a instalação de Gás e nem isso é possível.
    Minha intenção nunca foi aumento de potencia. Apenas queria mais economia no gasto de combustível.
    Ainda acho que um motor turbo seria bem vindo nas picapes. E falo de turbos voltados à economia (downzing). é só ver o caso dos TSI da volks e o THP da PSA. São motores muito potentes (torcudos) e econômicos que seriam bem aproveitados nas picapes.
    Estamos na mesma Junior, to pesquisando desde agora para comprar no ano que vem.
    Minha dúvida é S10 2.5 x Frontier x Ranger 2.2, que estão com preços muito próximos, porém tenho muito receio em relação às camionetes à diesel atual. É OBD, EGR, bicos, etc etc que estão dando uma série de problemas, e talvez a economia que o consumo do Diesel proporcione, possa ir por água abaixo com uma manutenção destas.

  • #10
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    Martin,

    Maravilha !!! Entendi agora.

    Você acredita que hoje voltando para casa parei numa loja onde tenho visto um Troller ali estacionado sempre "imundo", aliás, do jeito que o jipe fica mais bonito na minha opinião...
    Queria saber do proprietário o que ele achava do Troller, pois eu estava cogitando em trocar a S10 em um 2015 igual o dele.
    Ele me disse que é um jipe muito bom, que supera qualquer obstáculo, mas que dá um trabalho danado, cheio de defeitinhos que vivem incomodando.
    Ele disse que se eu for encarar trilhas pesadas (que não é o meu caso) vale a pena, mas como um veículo de uso misto ele é muito trabalhoso e certamente vai me incomodar muito que estou acostumado com pickups confiáveis.

    Ele comentou exatamente isso que você falou sobre o motor, que era excelente, mas que o restante deixava a desejar. Com isso ele me desanimou um pouco. Eu tinha acabado de ligar para uma concessionária Troller para perguntar o preço (110 mil) e eles pagavam bem na minha S10.

    Que pena! Eu estava muito animado para fazer a troca.

    Acho que vou ver se encaro um Tracker mesmo para brincar de vez em quando no barro...

    Abração

    Eduardo

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Martin,

    Maravilha !!! Entendi agora.

    Você acredita que hoje voltando para casa parei numa loja onde tenho visto um Troller ali estacionado sempre "imundo", aliás, do jeito que o jipe fica mais bonito na minha opinião...
    Queria saber do proprietário o que ele achava do Troller, pois eu estava cogitando em trocar a S10 em um 2015 igual o dele.
    Ele me disse que é um jipe muito bom, que supera qualquer obstáculo, mas que dá um trabalho danado, cheio de defeitinhos que vivem incomodando.
    Ele disse que se eu for encarar trilhas pesadas (que não é o meu caso) vale a pena, mas como um veículo de uso misto ele é muito trabalhoso e certamente vai me incomodar muito que estou acostumado com pickups confiáveis.

    Ele comentou exatamente isso que você falou sobre o motor, que era excelente, mas que o restante deixava a desejar. Com isso ele me desanimou um pouco. Eu tinha acabado de ligar para uma concessionária Troller para perguntar o preço (110 mil) e eles pagavam bem na minha S10.

    Que pena! Eu estava muito animado para fazer a troca.

    Acho que vou ver se encaro um Tracker mesmo para brincar de vez em quando no barro...

    Abração

    Eduardo
    Concordo em gênero, número e grau com o que o cidadão te disse sobre o jipe.

    Andei 70.000 km com o meu em 1 ano e meio, em uso misto (0% trilhas pesadas, 10% trilhas leves, 10% cidade, 80% estrada) e foi uma experiência deprimente. Apenas para listar alguns (ALGUNS) incômodos:

    > vazamento de água no sistema de arrefecimento pelo menos 4 vezes;
    > radiador entupido devido ao fluido original ser corrosivo (!!!!), provocava super-aquecimento até descobrir o que era;
    > folga no cubo dianteiro a cada 10.000 km - se não fosse reparada, destruia os rolamentos (que custam 400-600 reais o conjunto, CADA LADO);
    > manga de eixo dianteira gasta com 60.000 km;
    > vazamento nos retentores do eixo traseiro a cada 20-30.000 km no máximo;
    > coxim da caixa de transferência estragava e fazia o carro inteiro vibrar a cada 20.000 km;
    > chovia mais dentro do que fora do carro.

    Alguns outros que são característica do carro e/ou culpa minha:

    > um pé no saco para alinhar - se o serviço não for feito no pentelho, puxa na estrada;
    > quebra do diferencial traseiro me custou R$ 5.000 para concertar (mas meu jipe era chipado par 240 cv e eu dei um tranco);
    > ar condicionado tinha duas regulagens: Antártida e Saara.


    Finalizando, para quem está acostumado a pickups, a dirigibilidade e conforto do Troller são deprimentes - mas isso eu não me importava muito.

    Resumindo: é um excelente carro, desde que seja seu segundo carro ou que você tenha paciência e disponibilidade para correr atrás dessas pequenas manutenções no seu dia a dia.

    O novo troller resolveu a vasta maioria desses problemas, e agora tem 3 anos de garantia.
    Eu não compro um primeiro por questões financeiras, e, segundo, por que agora que acostumei com a praticidade de uma pickup cabine dupla, não quero mais jipe como primeiro carro.

    Logo mais vou comprar um guincho manual (aqueles com catraca), uns metros de cabo de reboque e colocar 4 pneus BF A/T na minha S10, do mesmo tamanho que os originais. Para o meu uso na terra, é mais que suficiente

    PS.: antes que digam que eu comprei um carro mal cuidado: peguei o jipe com 12.000 km, de único dono, com a revisão de 5 e 10.000 feitas em concessionária. Não havia nenhum indício que o carro foi usado sequer uma vez na terra. E todas (todas) as manutenções que eu fiz foram feitas na concessionária Trilha 4x4 em Campinas - pessoal excelente, por sinal.

    Abraço,
    Martin
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Logo mais vou comprar um guincho manual (aqueles com catraca), uns metros de cabo de reboque e colocar 4 pneus BF A/T na minha S10, do mesmo tamanho que os originais.
    Porque você não aproveita para colocar uns maiores? Mesmo porque quando comprei os meus BF me disseram que não havia A/T na medida original dela. Coloquei o 265/70 R17 e ela ficou muito mais alta e bonita.
    Coloquei aí em Campinas mesmo, na Toninho Auto Center. O melhor preço que achei na época.
    Não pega em nada. Apenas o para-barro traseiro esquerdo ficou mais próximo do pneu, perto de 3 cm mais ou menos, o do lado direito ficou uns 4 cm.
    Usei um aquecedor profissional para fazer a correção da curvatura na base da peça e ficou com 5 cm, aí aproveitei para deixar o outro lado igual.
    Se quiser, até te ajudo nisso num final de semana.

    Abraços

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