Postado originalmente por
Walter da Camper
Essa questão de carro flex desvalorizar mais do que carro a diesel tem motivos mais culturais do que econômicos/práticos.
No senso comum ainda existem resquícios daquele pensamento de que motor diesel roda 1.000.000 de Km, que foi inculcado na época em que os únicos carros a diesel (D20, F1000 e Band) utilizavam motores de caminhão (os únicos disponíveis na indústria nacional). Os motores diesel atuais dificilmente passam de 250 ou 300mil Km até a retífica, exatamente como os motores flex.
Comprar uma caminhonete diesel com 5 anos de uso e 150mil Km é muito mais arriscado do que uma flex do mesmo ano e Km, porque os periféricos do motor (turbina, bomba de alta, bicos) juntos podem somar mais de R$ 10mil caso estourem na mão do segundo dono. Na flex os periféricos (bicos, bomba elétrica, velas, cabos) custam bem menos.
Ainda vai demorar alguns anos para essa realidade cair na percepção geral e as diesel usadas passarem a ser menos aceitas do que as flex.
Quem me conhece no forum sabe que sou um entusiasta do diesel, mas não dá para ignorar essa realidade.