DIESEL vs FLEX
Vamos aos números.
Vamos comparar a pick-up Chevrolet S10 (lembre-se que caso prefira, sempre deve comparar entre as versões das pick-ups que vc escolher, Hillux, L200, Ranger, etc).
Vamos comparar a LTZ 2.5, FLEX ecotec, 4x4, 2015 com a LTZ 2.8, 4x4, automática, diesel 2015 (ambas a versão topo de linha da Chevrolet S10).
Preço padrão anunciado pela montadora nesse período de março de 2015 (não estou entrando no mérito de alguma diferença de preço regional ou local que possa existir, ok?!) para a LTZ 2.5, 4x4, Ecotec 2015 é de R$ 106.050,00 e para o mesmo modelo a diesel é de R$ R$ 148.690,00.
Pois bem, concluímos que a diferença de preço da versão diesel para a versão flex, do MESMO modelo é de R$ 42.640,00. A diesel é expressivamente R$ 42.640 mais cara
(Obs.: a diesel conta com câmbio automático de 6 velocidades e a flex com câmbio manual de seis velocidades, portanto isso deve ser considerado também na diferença de preço e é a única diferença, além do motor diesel, é claro).
Ok, vamos ver se essa diferença compensa.
Não custa lembrar que as novas versões a diesel só rodam com o diesel s10, o qual está em média 5% mais caro que o diesel tradicional (considerando um panorama geral do país, pois pode haver lugares com maior ou menor variação, ok?!).
Se considerarmos o preço médio da gasolina COMUM atual em BALSAS - MA (maio de 2015) teremos um valor aproximado de R$ 3,65 o litro (claro, variando conforme o posto). Se considerarmos o mesmo preço médio do período do diesel s10 teremos um valor aproximado de R$ 2,80 o litro
[1].
Agora, partindo da média URBANA de consumo dos dois modelos dessas pick-ups, chegaremos aos seguintes números (ambos os consumos partem de dados médios em que um motorista “civilizado” tenha conduzido o veículo, por condições normais das vias e com a rotação do motor recomentada pelo fabricante):
LTZ 2.5, 4x4, Ecotec 2015: 7,0
[2] km por litro na GASOLINA COMUM (
consulte a fonte na nota de rodapé).
LTZ 2.8, 4x4, DIESEL, 2015: 8,6
[3] km por litro no Diesel s10 (
consulte a fonte do consumo na nota de rodapé).
Nesse panorama, temos que cada quilômetro rodado na GASOLINA custa ao motorista R$ 0,52 (=3,65/7,0= 0,53) e cada quilometro rodado no diesel s10 custa R$ 0,32 (=2,80/8,6= 0,32).
Ok, então com aquela diferença apurada de R$ 42.640,00 seria possível comprar 11.682 litros de gasolina comum e rodar com essa média urbana cerca de 79.594 km.
Ou seja, com a simples diferença de preço da mesma versão da S10, você poderia rodar 79.594 km sem “sem tirar dinheiro do bolso”.
Mas tem mais! A versão flex tem um IPVA mais barato (pois a pick up tem menor valor). E o seguro também é mais barato, pelos mesmos motivos.
Esse índice vai variar muito de local pra local, de acordo com a alíquota do IPVA, uns cobram 2% outros 2,5% e o PR chegou a aumentar pra 3,5%, etc.
No MA, o valor atual do IPVA é de 2,5% (ano de 2014).
Então vejamos, uma LTZ 2.5, 4x4, DIESEL, 2015 pagaria aproximadamente R$ 3.700,00 de IPVA
[4]. Enquanto uma LTZ 2.5, 4x4, Ecotec 2015 pagaria R$ 2.650,00
[5]. Uma diferença de R$ 1.050,00 por ano em IPVA.
Mas não para por aí, ainda temos a diferença do seguro.
O seguro de uma pick-up flex, devido a diferença de valor e ser menos visada para furto é cerca de, no mínimo, 38% mais barato
[6].
Por exemplo, a S10 diesel que estamos analisando, no meu perfil de condutor (homem, 30 anos, casado, etc), custaria, na avaliação mais barata cerca de R$ 7.521,00, enquanto a versão flex que estamos analisando, custaria nas mesmas condições de cobertura, cerca de R$ 4.664,00, ou seja, uma diferença a menos na flex de R$ 2.857,00, ou aproximadamente 38%.
A diferença do IPVA e seguro somam R$ 3.907,00 anuais. Com tal importância, o motorista poderia rodar 7.492 km por ano “sem tirar dinheiro do bolso”. Explico: R$ 3.907,00 dividido por R$ 3,65 = 1070 litros de gasolina, os quais multiplicados pela média de 7,0 kml = 7.492 km.
Mas não para por aí! Confira-se que rodar na gasolina, é fato, custa R$ 0,20 a mais por quilômetro (=0,52 – 0,32= 0,20). Então, anualmente, pra compensar a diferença do IPVA e seguros MAIS CAROS, o motorista teria que rodar, no mínimo, 19.535 km.
Explico: R$ 3.907,00 dividido por 0,20 centavos = 19.535 km. Esse é o percurso que você precisaria rodar anualmente para amortizar a diferença de R$ 3.907,00, para dizer que então a sua pick-up a diesel começou a compensar durante o ano em termos de economia (considerando só a diferença de IPVA e seguro).
Mas não para por aí! Confira-se que rodar na gasolina, como já dito, custa 0,20 a mais por quilômetro (0,52 – 0,32 = 0,20). Mas então, pra você amortizar essa economia que é no diesel, você precisaria rodar durante a vida útil da sua pick-up aproximadamente 213.200 km.
Explico: R$ 42.640,00 dividido por 0,20 centavos = 213.200 km. Esse é o percurso que você precisaria rodar para amortizar a diferença de R$ 42.640,00 para dizer que então a sua pick-up a diesel começou a compensar a diferença de preço na compra pelo diesel ser mais barato!
Mas o detalhe, com 213.200 km seu motor diesel já “começou a dar problema” (na bomba injetora principalmente, que não é barata) e mais um monte de coisa do seu motor diesel já deu manutenção (peças que são comprovadamente mais caras do que a manutenção do motor da versão flex). É certo que com 213.200 o motor flex já “estourou por inteiro” também, mas refazer o motor flex é ainda MAIS barato do que a versão a diesel. Fato.
Mas tem mais! Se o cara ainda for muito economista, aquela diferença de preço das versões de R$ 42.640,00 ainda pode ser deixada no banco, na poupança, naquele índice medíocre e vergonhoso de 0,5% ao mês. Logo 0,5% de R$ 42.640,00 = R$ 213,20 mensais. Transformando isso em gasolina fica = R$ 213,20 / R$ 3,65 = 58,3 litros de gasolina mensais! Com esses 58 litros é possível rodar 408 km por mês “sem tirar dinheiro do bolso.” O equivalente a 4.901 km por ano (408x12).
Mas agora tenho que responder a aqueles que vão dizer que é besteira deixar dinheiro na poupança, ainda mais se tirar todo mês o dinheiro do rendimento a aplicação não cresceria e o montante de R$ R$ 42.640,00 seria corroído pela inflação. Quem falar isso está certo! Mas lembre-se que se você tivesse gasto R$ 42.640,00 a mais pra rodar com o mesmo modelo da pick-up, seu dinheiro NÃO renderia e a corrosão seria mais rápida, pois carro só desvaloriza, então seu dinheiro não manteria nem sequer o montante inicial dele (42.640,00). Viraria “pó” mais rápido e você ainda não andaria um mísero quilometro a mais mensalmente por isso! Não acha?
EM SUMA, com esses cálculos de diferença você pode preferir rodar 12.393 km por ano “DE GRAÇA”, resultantes da diferença do IPVA e seguro (7.492 km) e da diferençado preço das pick-ups aplicado na poupança (4.901 km).
Você também pode concluir que comprar a diesel só vai compensar se rodar mais de 32.325 km por ano, pois você pode preferir somar a diferença do IPVA (1050,00) + diferença do seguro (2.857,00) + mais o rendimento anual da poupança (2.558,40) = 6.465,00. Esse valor amortizado na diferença mais cara por km rodado na flex (0,20 centavos), daria pra concluir que o diesel só se tornou mais barato se rodar mais de 32.325 km anuais (6.308,40 dividido por 0,20 = 32.325 km).
Por fim, não quero tirar o mérito do motor diesel! É potente, tem mais torque! O que quero dizer é que, motor diesel é pra quem roda MUITO! Pra quem carrega peso! Pra quem exige pra valer da pick-up. Se for só pra andar com a família, fazer passeios, usar pra rodar no dia a dia, pegar uma praia, viajar, rodar menos de 32.000 km ano, compensa, indiscutivelmente, uma flex!
GOSTARIA DE SABER A OPINIÃO DE ALGUÉM, PRA SABER SE ESTOU LOUCO OU SE O RACIOCÍNIO É ESSE MESMO. OBRIGADO!
[1] Fonte: pesquisa em postos da cidade, em busca do preço médio.
[2] http://quatrorodas.abril.com.br/carr...c-809241.shtml
http://correiobraziliense.vrum.com.b...malditos.shtml
[3] http://www.novidadesautomotivas.blog...-dupla-lt.html
[4] Com base no preço de retirada da loja.
[5] Com base no preço de retirada da loja.
[6] Tais dados são oriundos de pesquisas que envolveram o mesmo condutor, com as mesmas características e com o mesmo plano de benefício oferecido por cada seguradora. A média encontrada de diferença das versões flex e diesel foi de 38% no IPVA. Por exemplo, o menor preço para o modelo flex em questão foi encontrado na Bradesco Seguros, no valor de R$ 4.664,00 enquanto igualmente o menor preço encontrado na versão diesel em questão também foi na Bradesco Seguros foi de R$ 7.521,00. Logo, na versão flex o seguro ficou R$ 2.857,00 mais barato, ou seja, 38% a menos.