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  • #493
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    mfcb,

    Segui a sua orientação e consultei o site que me recomendou (obrigado).
    Me passaram esta tabela:

    Chevrolet s10 2.5 ecotec flex com 206 cv-pneua.jpg

    http://www.calibragemdepneu.com.br/c...m.php?id=10536


    Uma diferença grande, não?

  • #494
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    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    mfcb,

    Segui a sua orientação e consultei o site que me recomendou (obrigado).
    Me passaram esta tabela:

    Chevrolet s10 2.5 ecotec flex com 206 cv-pneua.jpg

    http://www.calibragemdepneu.com.br/c...m.php?id=10536


    Uma diferença grande, não?

    Fala Edumar,

    Eu não sei qual a forma de cálculo que eles utilizam. No meu caso eu troquei do aro 16 245/70 pro aro 17 255/65. Dai ficou praticamente a mesma coisa, o que era esperado pq a mudança foi muito pequena, o diâmetro praticamente não mudou.

    Chevrolet s10 2.5 ecotec flex com 206 cv-untitled.png

    De toda forma, verifica se não excede o limite máximo do pneu. Normalmente na lateral tem o valor máximo de pressão. Se não exceder acho que não custa tentar e avaliar, mesmo achando que ela deve ficar muito dura...

    Abraço
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  • #495
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    achei muito estranho isso, via de regra, qdo se muda os valores sao praticamente identicos, diferenca mesmo é na caracteristica do pneu, ou seja, mais macio (bridgestone e michelin) vc coloca no maximo uns 10% a mais do que o original...

    outro fator estranho, qto maior o pneu, menor a calibragem necessaria, qto menor, mais pressao se coloca.

    uma analogia bem gritante, seria um pneu de bicicleta mountain bike, onde vc coloca entre 30 e 45 psi a depender do teu peso e medida do pneu, um pneu de bike de speed (tipo caloi 10), a calibragem varia entre 85psi a 150psi...

  • #496
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    -Muitos não sabem que pra andar em estradas de chão é preciso baixar um pouco a pressão. Isso aumenta muito a estabilidade do veículo.
    -Andar em estradas com terra solta, areia, cascalho costelas com pneus cheios, como recomendado pela fabricante, é caçar encrenca pra capotar.
    - Acho que o ideal é sempre ter a mão um mini compressor de 12v.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #497
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    Citação Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    - Acho que o ideal é sempre ter a mão um mini compressor de 12v.
    Desde que não seja o maldito Luxcar.

    Comprei um e queimou os dois fusíveis da tomada 12v da caminhonete na 1a ligada, ou seja, já veio em curto.
    Se isso é num carro com fusível muito forte na tomada 12v ou em algum que não tenha fusível devido a alguma gambiarra qualquer, é incêndio na certa.

    Melhor investir num que presta, tipo Schulz.

    Abraço,
    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #498
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    Pessoal, boa noite!

    Dias atrás fiz esse post acerca da discussão entre diesel e flex.
    Recentemente decidi pelo diesel, por vários fatores, circunstâncias pessoais mesmo (rodarei 50.000 km por ano, etanol caríssimo na minha região, etc). Mas não deixo de reconhecer e defender algumas vantagens da flex, mas que no entanto não se enquadram na minha realidade.

    Pois bem, estou indeciso agora entre uma seminova 2014, LTZ, 4x4 automática e o mesmo modelo zero km 2015.

    Fui fazer um teste com a semi hoje e me ocorreu uma dúvida. A LTZ 2014 já é aquela que tem 51 de torque ou 44? Na net achei várias informações. Alguém pode confirmar? Na ficha técnica do site "carros na web", consta 51, mas não sei não.

    Outra coisa, alguém tem alguma dica de alguma coisa em especial que eu tenha reparar na LTZ seminova?

    Outra coisa, hoje consigo tirar uma LTZ 15/15 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 diesel, na cor branca (cor que a patroa adora), com câmera de ré, protetor de caçamba, santo antônio e capota marítima por R$ 138.000,00, À VISTA (tem que pagar pra emplacar e o IPVA do resto do ano).

    Ou tiro uma LTZ, 14/14, 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 DIESEL, na cor preta, com camera de ré, protetor de caçamba, santo antonio e capota marítima (os mesmos opcionais da outra) e ainda com IPVA de 2015 pago por R$ 115.000,00. (com 9997 km, não é picaretagem, conheço a procedência, revisão dos 10.000 km feita agora).

    Me falem aí, o que acham que é mais jogo?

    Obrigado!




    Citação Postado originalmente por indeciso2015 Ver Post
    DIESEL vs FLEX

    Vamos aos números.

    Vamos comparar a pick-up Chevrolet S10 (lembre-se que caso prefira, sempre deve comparar entre as versões das pick-ups que vc escolher, Hillux, L200, Ranger, etc).

    Vamos comparar a LTZ 2.5, FLEX ecotec, 4x4, 2015 com a LTZ 2.8, 4x4, automática, diesel 2015 (ambas a versão topo de linha da Chevrolet S10).
    Preço padrão anunciado pela montadora nesse período de março de 2015 (não estou entrando no mérito de alguma diferença de preço regional ou local que possa existir, ok?!) para a LTZ 2.5, 4x4, Ecotec 2015 é de R$ 106.050,00 e para o mesmo modelo a diesel é de R$ R$ 148.690,00.
    Pois bem, concluímos que a diferença de preço da versão diesel para a versão flex, do MESMO modelo é de R$ 42.640,00. A diesel é expressivamente R$ 42.640 mais cara (Obs.: a diesel conta com câmbio automático de 6 velocidades e a flex com câmbio manual de seis velocidades, portanto isso deve ser considerado também na diferença de preço e é a única diferença, além do motor diesel, é claro).

    Ok, vamos ver se essa diferença compensa.

    Não custa lembrar que as novas versões a diesel só rodam com o diesel s10, o qual está em média 5% mais caro que o diesel tradicional (considerando um panorama geral do país, pois pode haver lugares com maior ou menor variação, ok?!).
    Se considerarmos o preço médio da gasolina COMUM atual em BALSAS - MA (maio de 2015) teremos um valor aproximado de R$ 3,65 o litro (claro, variando conforme o posto). Se considerarmos o mesmo preço médio do período do diesel s10 teremos um valor aproximado de R$ 2,80 o litro[1].

    Agora, partindo da média URBANA de consumo dos dois modelos dessas pick-ups, chegaremos aos seguintes números (ambos os consumos partem de dados médios em que um motorista “civilizado” tenha conduzido o veículo, por condições normais das vias e com a rotação do motor recomentada pelo fabricante):

    LTZ 2.5, 4x4, Ecotec 2015: 7,0[2] km por litro na GASOLINA COMUM (consulte a fonte na nota de rodapé).
    LTZ 2.8, 4x4, DIESEL, 2015: 8,6[3] km por litro no Diesel s10 (consulte a fonte do consumo na nota de rodapé).

    Nesse panorama, temos que cada quilômetro rodado na GASOLINA custa ao motorista R$ 0,52 (=3,65/7,0= 0,53) e cada quilometro rodado no diesel s10 custa R$ 0,32 (=2,80/8,6= 0,32).
    Ok, então com aquela diferença apurada de R$ 42.640,00 seria possível comprar 11.682 litros de gasolina comum e rodar com essa média urbana cerca de 79.594 km.
    Ou seja, com a simples diferença de preço da mesma versão da S10, você poderia rodar 79.594 km sem “sem tirar dinheiro do bolso”.
    Mas tem mais! A versão flex tem um IPVA mais barato (pois a pick up tem menor valor). E o seguro também é mais barato, pelos mesmos motivos.
    Esse índice vai variar muito de local pra local, de acordo com a alíquota do IPVA, uns cobram 2% outros 2,5% e o PR chegou a aumentar pra 3,5%, etc.
    No MA, o valor atual do IPVA é de 2,5% (ano de 2014).

    Então vejamos, uma LTZ 2.5, 4x4, DIESEL, 2015 pagaria aproximadamente R$ 3.700,00 de IPVA[4]. Enquanto uma LTZ 2.5, 4x4, Ecotec 2015 pagaria R$ 2.650,00[5]. Uma diferença de R$ 1.050,00 por ano em IPVA.
    Mas não para por aí, ainda temos a diferença do seguro.
    O seguro de uma pick-up flex, devido a diferença de valor e ser menos visada para furto é cerca de, no mínimo, 38% mais barato[6].
    Por exemplo, a S10 diesel que estamos analisando, no meu perfil de condutor (homem, 30 anos, casado, etc), custaria, na avaliação mais barata cerca de R$ 7.521,00, enquanto a versão flex que estamos analisando, custaria nas mesmas condições de cobertura, cerca de R$ 4.664,00, ou seja, uma diferença a menos na flex de R$ 2.857,00, ou aproximadamente 38%.
    A diferença do IPVA e seguro somam R$ 3.907,00 anuais. Com tal importância, o motorista poderia rodar 7.492 km por ano “sem tirar dinheiro do bolso”. Explico: R$ 3.907,00 dividido por R$ 3,65 = 1070 litros de gasolina, os quais multiplicados pela média de 7,0 kml = 7.492 km.

    Mas não para por aí! Confira-se que rodar na gasolina, é fato, custa R$ 0,20 a mais por quilômetro (=0,52 – 0,32= 0,20). Então, anualmente, pra compensar a diferença do IPVA e seguros MAIS CAROS, o motorista teria que rodar, no mínimo, 19.535 km.

    Explico: R$ 3.907,00 dividido por 0,20 centavos = 19.535 km. Esse é o percurso que você precisaria rodar anualmente para amortizar a diferença de R$ 3.907,00, para dizer que então a sua pick-up a diesel começou a compensar durante o ano em termos de economia (considerando só a diferença de IPVA e seguro).

    Mas não para por aí! Confira-se que rodar na gasolina, como já dito, custa 0,20 a mais por quilômetro (0,52 – 0,32 = 0,20). Mas então, pra você amortizar essa economia que é no diesel, você precisaria rodar durante a vida útil da sua pick-up aproximadamente 213.200 km.

    Explico: R$ 42.640,00 dividido por 0,20 centavos = 213.200 km. Esse é o percurso que você precisaria rodar para amortizar a diferença de R$ 42.640,00 para dizer que então a sua pick-up a diesel começou a compensar a diferença de preço na compra pelo diesel ser mais barato!

    Mas o detalhe, com 213.200 km seu motor diesel já “começou a dar problema” (na bomba injetora principalmente, que não é barata) e mais um monte de coisa do seu motor diesel já deu manutenção (peças que são comprovadamente mais caras do que a manutenção do motor da versão flex). É certo que com 213.200 o motor flex já “estourou por inteiro” também, mas refazer o motor flex é ainda MAIS barato do que a versão a diesel. Fato.

    Mas tem mais! Se o cara ainda for muito economista, aquela diferença de preço das versões de R$ 42.640,00 ainda pode ser deixada no banco, na poupança, naquele índice medíocre e vergonhoso de 0,5% ao mês. Logo 0,5% de R$ 42.640,00 = R$ 213,20 mensais. Transformando isso em gasolina fica = R$ 213,20 / R$ 3,65 = 58,3 litros de gasolina mensais! Com esses 58 litros é possível rodar 408 km por mês “sem tirar dinheiro do bolso.” O equivalente a 4.901 km por ano (408x12).

    Mas agora tenho que responder a aqueles que vão dizer que é besteira deixar dinheiro na poupança, ainda mais se tirar todo mês o dinheiro do rendimento a aplicação não cresceria e o montante de R$ R$ 42.640,00 seria corroído pela inflação. Quem falar isso está certo! Mas lembre-se que se você tivesse gasto R$ 42.640,00 a mais pra rodar com o mesmo modelo da pick-up, seu dinheiro NÃO renderia e a corrosão seria mais rápida, pois carro só desvaloriza, então seu dinheiro não manteria nem sequer o montante inicial dele (42.640,00). Viraria “pó” mais rápido e você ainda não andaria um mísero quilometro a mais mensalmente por isso! Não acha?

    EM SUMA, com esses cálculos de diferença você pode preferir rodar 12.393 km por ano “DE GRAÇA”, resultantes da diferença do IPVA e seguro (7.492 km) e da diferençado preço das pick-ups aplicado na poupança (4.901 km).
    Você também pode concluir que comprar a diesel só vai compensar se rodar mais de 32.325 km por ano, pois você pode preferir somar a diferença do IPVA (1050,00) + diferença do seguro (2.857,00) + mais o rendimento anual da poupança (2.558,40) = 6.465,00. Esse valor amortizado na diferença mais cara por km rodado na flex (0,20 centavos), daria pra concluir que o diesel só se tornou mais barato se rodar mais de 32.325 km anuais (6.308,40 dividido por 0,20 = 32.325 km).

    Por fim, não quero tirar o mérito do motor diesel! É potente, tem mais torque! O que quero dizer é que, motor diesel é pra quem roda MUITO! Pra quem carrega peso! Pra quem exige pra valer da pick-up. Se for só pra andar com a família, fazer passeios, usar pra rodar no dia a dia, pegar uma praia, viajar, rodar menos de 32.000 km ano, compensa, indiscutivelmente, uma flex!

    GOSTARIA DE SABER A OPINIÃO DE ALGUÉM, PRA SABER SE ESTOU LOUCO OU SE O RACIOCÍNIO É ESSE MESMO. OBRIGADO!

    [1] Fonte: pesquisa em postos da cidade, em busca do preço médio.

    [2] http://quatrorodas.abril.com.br/carr...c-809241.shtml
    http://correiobraziliense.vrum.com.b...malditos.shtml

    [3] http://www.novidadesautomotivas.blog...-dupla-lt.html

    [4] Com base no preço de retirada da loja.

    [5] Com base no preço de retirada da loja.

    [6] Tais dados são oriundos de pesquisas que envolveram o mesmo condutor, com as mesmas características e com o mesmo plano de benefício oferecido por cada seguradora. A média encontrada de diferença das versões flex e diesel foi de 38% no IPVA. Por exemplo, o menor preço para o modelo flex em questão foi encontrado na Bradesco Seguros, no valor de R$ 4.664,00 enquanto igualmente o menor preço encontrado na versão diesel em questão também foi na Bradesco Seguros foi de R$ 7.521,00. Logo, na versão flex o seguro ficou R$ 2.857,00 mais barato, ou seja, 38% a menos.

  • #499
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    Citação Postado originalmente por indeciso2015 Ver Post
    Pessoal, boa noite!

    Dias atrás fiz esse post acerca da discussão entre diesel e flex.
    Recentemente decidi pelo diesel, por vários fatores, circunstâncias pessoais mesmo (rodarei 50.000 km por ano, etanol caríssimo na minha região, etc). Mas não deixo de reconhecer e defender algumas vantagens da flex, mas que no entanto não se enquadram na minha realidade.

    Pois bem, estou indeciso agora entre uma seminova 2014, LTZ, 4x4 automática e o mesmo modelo zero km 2015.

    Fui fazer um teste com a semi hoje e me ocorreu uma dúvida. A LTZ 2014 já é aquela que tem 51 de torque ou 44? Na net achei várias informações. Alguém pode confirmar? Na ficha técnica do site "carros na web", consta 51, mas não sei não.

    Outra coisa, alguém tem alguma dica de alguma coisa em especial que eu tenha reparar na LTZ seminova?

    Outra coisa, hoje consigo tirar uma LTZ 15/15 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 diesel, na cor branca (cor que a patroa adora), com câmera de ré, protetor de caçamba, santo antônio e capota marítima por R$ 138.000,00, À VISTA (tem que pagar pra emplacar e o IPVA do resto do ano).

    Ou tiro uma LTZ, 14/14, 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 DIESEL, na cor preta, com camera de ré, protetor de caçamba, santo antonio e capota marítima (os mesmos opcionais da outra) e ainda com IPVA de 2015 pago por R$ 115.000,00. (com 9997 km, não é picaretagem, conheço a procedência, revisão dos 10.000 km feita agora).

    Me falem aí, o que acham que é mais jogo?

    Obrigado!
    As S10 2014 já são as de 200cv e 51 de torque.

    Só estou achando caro por 115 mil. Não sei de que cidade é, pois aqui em Uberaba, os logistas independentes vendem a LT AT 0 km por uns 110 mil.

    Ano passado tinha uma LTZ 2014 com 10 mil km por 99 mil e também não era picaretagem, pois conhecia o carro.

    Análise bem, pois talvez valha a pena.

  • #500
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    Citação Postado originalmente por indeciso2015 Ver Post
    Pessoal, boa noite!

    Dias atrás fiz esse post acerca da discussão entre diesel e flex.
    Recentemente decidi pelo diesel, por vários fatores, circunstâncias pessoais mesmo (rodarei 50.000 km por ano, etanol caríssimo na minha região, etc). Mas não deixo de reconhecer e defender algumas vantagens da flex, mas que no entanto não se enquadram na minha realidade.

    Pois bem, estou indeciso agora entre uma seminova 2014, LTZ, 4x4 automática e o mesmo modelo zero km 2015.

    Fui fazer um teste com a semi hoje e me ocorreu uma dúvida. A LTZ 2014 já é aquela que tem 51 de torque ou 44? Na net achei várias informações. Alguém pode confirmar? Na ficha técnica do site "carros na web", consta 51, mas não sei não.

    Outra coisa, alguém tem alguma dica de alguma coisa em especial que eu tenha reparar na LTZ seminova?

    Outra coisa, hoje consigo tirar uma LTZ 15/15 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 diesel, na cor branca (cor que a patroa adora), com câmera de ré, protetor de caçamba, santo antônio e capota marítima por R$ 138.000,00, À VISTA (tem que pagar pra emplacar e o IPVA do resto do ano).

    Ou tiro uma LTZ, 14/14, 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 DIESEL, na cor preta, com camera de ré, protetor de caçamba, santo antonio e capota marítima (os mesmos opcionais da outra) e ainda com IPVA de 2015 pago por R$ 115.000,00. (com 9997 km, não é picaretagem, conheço a procedência, revisão dos 10.000 km feita agora).

    Me falem aí, o que acham que é mais jogo?

    Obrigado!
    A partir de 2014, todas tem 200cv. As automáticas tem torque de 51 kgfm@2000 rpm e as manuais 44.9 kgfm@2000rpm.

    Abraço!
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    Ex: SW4 SRV 14/15; Ranger XLS MT 4x4 16/17; S10 LT MT 4x4 13/14; S10 LT MT 4x4 12/13; Ranger Sport 08/09

  • #501
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    Citação Postado originalmente por indeciso2015 Ver Post
    Pessoal, boa noite!

    Dias atrás fiz esse post acerca da discussão entre diesel e flex.
    Recentemente decidi pelo diesel, por vários fatores, circunstâncias pessoais mesmo (rodarei 50.000 km por ano, etanol caríssimo na minha região, etc). Mas não deixo de reconhecer e defender algumas vantagens da flex, mas que no entanto não se enquadram na minha realidade.

    Pois bem, estou indeciso agora entre uma seminova 2014, LTZ, 4x4 automática e o mesmo modelo zero km 2015.

    Fui fazer um teste com a semi hoje e me ocorreu uma dúvida. A LTZ 2014 já é aquela que tem 51 de torque ou 44? Na net achei várias informações. Alguém pode confirmar? Na ficha técnica do site "carros na web", consta 51, mas não sei não.

    Outra coisa, alguém tem alguma dica de alguma coisa em especial que eu tenha reparar na LTZ seminova?

    Outra coisa, hoje consigo tirar uma LTZ 15/15 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 diesel, na cor branca (cor que a patroa adora), com câmera de ré, protetor de caçamba, santo antônio e capota marítima por R$ 138.000,00, À VISTA (tem que pagar pra emplacar e o IPVA do resto do ano).

    Ou tiro uma LTZ, 14/14, 4X4, AUTOMÁTICA, 2.8 DIESEL, na cor preta, com camera de ré, protetor de caçamba, santo antonio e capota marítima (os mesmos opcionais da outra) e ainda com IPVA de 2015 pago por R$ 115.000,00. (com 9997 km, não é picaretagem, conheço a procedência, revisão dos 10.000 km feita agora).

    Me falem aí, o que acham que é mais jogo?

    Obrigado!
    50.000 km por ano e "etanol caríssimo na minha região" = você é um caso que nem precisa fazer muita conta mesmo. Diesel na veia.

    Se você mandar 130 numa LTZ 4x4 auto na concessionária, tem grandes chances deles fecharem negócio, principalmente se você for financiar uma parte. Não tá vendendo NADA e a linha da S10 tá parada desde o começo do mês.

    Antes de fechar na usada, tenta negociar mais a nova. Não é nem pela km, 10, 20.000 km com certeza não fizeram nem cócegas numa S10. A questão é o tempo de garantia, que é muito valioso num carro com um motor ultra-delicado.

    E na S10 vale MUITO a pena manter a garantia, pois as revisões na concessionária são relativamente baratas - a mais barata é em torno de 500 reais (sem contar a 1a, que é quase de graça), e a mais cara, 1300, ficando nuns 700 de média.

    A economia é baixíssima em relação a fazer em oficina, e qualquer dor de cabeça com esse motor, tração, câmbio, etc., te custaria MUITO mais que 700 conto.

    Abraço,
    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #502
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    Concordo com o Martin.
    Zero na cabeça !!!

    Em 2014 a GM ainda corrigia alguns defeitinhos chatos que acompanharam o novo modelo da S10.
    A diferença é pequena (comparada ao preço total do carro... óbvio...), e acho que compensa a nova.

  • #503
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    Obrigado amigo!

    Fiz um test drive hoje, uma máquina!



    Citação Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    As S10 2014 já são as de 200cv e 51 de torque.

    Só estou achando caro por 115 mil. Não sei de que cidade é, pois aqui em Uberaba, os logistas independentes vendem a LT AT 0 km por uns 110 mil.

    Ano passado tinha uma LTZ 2014 com 10 mil km por 99 mil e também não era picaretagem, pois conhecia o carro.

    Análise bem, pois talvez valha a pena.

  • #504
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    Obrigado! Ajudou muito!

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