Juro que tentei. Comprei uma 2014 em meados do ano passado que com menos de 500 km rodados mostrou tantos problemas que deixei ela guardada na garagem e comprei uma briga com a GM, que somente este ano decidiu por trocar o veículo por uma 2015 Ecotec com a promessa de que ela era bem melhor e os defeitos haviam sido corrigidos. Só para ter uma idéia, entreguei a 2014 na troca com apenas 500 km rodados, pois simplesmente não tirei ela mais da garagem.
Revoltado com a marca, comprei uma Nissan Frontier para ir usando enquanto não resolvia esta questão com a S10, e que hoje está com mais de 38.000 km rodados sem um único defeito, sem nenhum ruído, absolutamente nada. Parece que tirei hoje da loja.
Em todas as revisões que levei a Frontier, a minha resposta para a pergunta: "O Sr. tem alguma observação a fazer?" era sempre a mesma: "Nenhuma !!!"
Mas, mesmo assim, resolvi dar uma nova chance para a S10. Na troca paguei uma diferença para pegar o modelo 4x4 e incluir alguns acessórios, numa prova de que eu estava dando uma nova chance ao modelo em uma demonstração de confiança.
Que decepção !!!
A GM parece que esqueceu como fazer uma picape de verdade. Alguns dizem que a S10 é um carro de passeio de luxo, e não uma picape. Eu diria que nem isso, pois um carro de luxo não costuma ser tão barulhento, duro e tão cheio de limitações.
A Nova S10 gosta de exibir barulhos, em parte graças ao seu acabamento com excesso de plásticos de má qualidade, e em componentes mecânicos que ninguém sabe explicar as causas. Limitam-se a dizer que é "normal" do veículo.
Talvez isso seja normal numa carroça, mas não num veículo de mais de 100 mil reais. É uma vergonha dizer que estes ruídos incômodos sejam características típicas do modelo. Era melhor dizer que eles não têm competência para corrigir isso ou fazer melhor.
E a Ranger também não fica muito longe disso, pois tenho amigos que estão sofrendo com problemas mecânicos do modelo.
Mas, eu nunca achei a Ranger grande coisa mesmo, mas a S10 não era ruim assim. Conseguiram nivelar por baixo.
Seu desempenho é sofrível. Não sei se algo a ver com o motor, com as relações de marcha ou diferencial, ou na eletrônica. Mas a verdade é que chega a ser irritante a constante troca de marchas para fazer a picape não perder força nas subidas ou numa inclinação mais leve. Ultrapassagens então... muitas vezes é melhor nem arriscar.
Na Frontier, em sexta marcha, basta pisar no acelerador para ele responder rápido, a S10 muitas vezes nem a quarta marcha resolve, e isso nos mesmo trechos que frequento.
Falam tanto dos 206 cv deste motor. Eu não achei ainda para onde foi esta potência toda.
Há alguns dias, quando fui trocar na garantia duas rodas da minha que começaram a manchar sem qualquer razão, o mecânico me trouxe duas rodas novas que a fábrica enviou, e uma já estava com início de uma mancha. Verifiquem na de vocês, pois estou vendo várias com este problema nas ruas. As rodas vão esbranquiçando e ficam cada vez piores.
Nesta oportunidade em que estive na oficina, comentei com o mecânico com que quilometragem ela se "solta", pois chega a ser irritante a sua falta de desempenho. Ele me respondeu que é assim mesmo, que a picape é muito pesada e todo mundo reclama, mas não tem o que fazer.
Tudo na S10 é "normal", e temos que simplesmente aceitar isso.
O consumo dela é um lixo. Não consigo fazer 5 km/l, enquanto na Frontier faço a média de 10 ou 11 km/l, quando não mais.
Você tem que "pisar" com vontade para ela andar num ritual de trocas de marchas, e aí o consumo vai lá pra cima.
Para fazer chegar aos 6 ou um pouco mais tem que dirigir como se estivesse com um popular de mil cilindradas carregando copos de cristais sem embalagem.
Não tenho paciência para isso. Para mim uma picape tem que ter força, e andar bem.
Estou decepcionado com esta porcaria que a GM lançou. Minha vontade era entrar na nova Hilux agora, mas parece que os preços estão nas nuvens.
Acho que vou trocá-la em outra Frontier, que pode não ser tão bonitinha (se bem que tenho a impressão que o desenho da nova S10 está cansando muito rápido), mas pelo menos tem mecânica de picape, e não de brinquedo.
Desculpem o desabafo, mas estou realmente muito decepcionado com a nova S10 e com a GM e seus carros cheios de problemas. E quando vejo os colegas aqui relatando problemas tão comuns e ouvindo o fabricante dizer que eles são "normais" do veículo, percebo o quanto o consumidor deste país está longe de ser respeitado como merece.