Postado originalmente por
Martin427
Sobre segurança:
Cuidado com as tais 4 ou 5 estrelinhas do crash test.
Crash test é feito em condições controladas e serve para dar um panorama geral da segurança de um carro. Na prática, na rua, na estrada, muitas outras coisas precisam ser consideradas. Não vou me alongar muito no post pois estou sem tempo, mas, basicamente, pensando em utilitários: numa colisão contra outro veículo mais leve, desde que você esteja bem preso pelo cinto e nada dentro do carro atinja você (painel, volante, etc.), o utilitário é mais seguro simplesmente pelo
peso.
Física de colegial: Q=m*v - i.e., quantidade de movimento = massa vezes velocidade. Numa colisão, a quantidade de movimento (quase integralmente) se conserva. Isso significa que, numa colisão frontal a 100 km/h entre:
> dois carros com o mesmo peso: ambos param imediatamente após a colisão;
> um carro com o dobro do peso do outro: após a colisão, o carro mais leve será atirado para atrás a 50 km/h e o mais pesado seguirá andando a 50 km/h para frente, ou seja, uma desaceleração de 150 km/h para os ocupantes do carro leve e de 50 km/h para os ocupantes do carro pesado.
Achou um pouco complexo? Pensa num Rebosteide, com seus 1.400 kg e 5 estrelas no crash test, batendo de frente com um Troller que pesa, sem acessórios, 2.300 kg (com guincho, parachoques e proteções, chega a quase 2.600). Quem é que tem mais chances de sair ileso?
"ah, mas o renegayde tem airbags, barras de proteção, deformação programada e bla bla bla"
Ok, leia isso:
http://www.informativo.com.br/site/n...a-RSC-130.html
Troller vs. Sorento = motorista da Sorento que se deu mal.
Em tempo: não gosto do Troller e vendi o meu justamente por que o carro é uma merda. Só o citei pois é um ótimo exemplo de carro que não tem absolutamente nenhum desses itens de segurança modernos.
E todo esse raciocínio só vale em colisões contra outros carros. Em caso de capotamento ou colisão contra poste/parede, os sistemas de segurança dos carros modernos são muito superiores. Como - modeste a parte - dos postes e paredes eu mesmo desvio, prefiro ter a segurança do peso do carro do que qualquer outra coisa. E essa segurança (e respeito no trânsito) corresponde a 75% da razão pela qual eu investi 100.000 reais numa S10 e não num Golf GTI: se os motoristas brasileiros fossem
civilizados, eu não teria a menor dúvida em escolher o GTI por esse dinheiro.
abraço,
Martin