
Postado originalmente por
juliotak
A meu ver: 9.500 km (arredondando), consumo médio de 11km/l, diesel s10 médio nesse período R$ 2,90, gasto de R$ 2.504,00. Seguro na faixa de R$ 5.500,00. Depreciação (revenda) R$ 6.003,00. IPVA 4% = 4.080,00. Custo de uso em um ano = R$ 12.587,54 (sem contar troca de óleo, que é mais cara no diesel, 8 litros versus 4,5 no flex).
No álcool: consumo médio 5 km/l, preço médio do combustível no período R$ 2,10, gasto R$ 3.990,00. Seguro na faixa de R$ 2.700,00. Depreciação FIPE = R$ 10.276 (92.566,00 o 0km menos 82.290 o 14/15). IPVA 4% 3.702,64. Custo de uso em um ano = R$ 17.968,55. Diferença a favor do diesel = R$ 5.381,10.
Porém, vc gastou R$ 19.710,00 a mais para comprar o motor diesel (diferença de preço do 0km). Logo, em um ano vc gastou R$ 14.328,90 a mais por este motor. Assim, para a conta zerar, levaria uns 5 anos no mínimo. Como o flex 2.5 tem um ano no mercado, não sabemos o valor exato da depreciação e da evolução/involução do valor do seguro. A depreciação do flex é maior que a do diesel (aqui no 14 para 0km deu 6% para o diesel e 11% para o flex), mas em 5 a 10 anos? Para exemplificar, peguei a L200 HPE V6 versus a diesel. A depreciação de 2010 para a 0km deu 46,5% na V6 e 47,9% na diesel na tabela FIPE. Essa depreciação ao longo dos anos é difícil de calcular porque mudam os modelos, entram novos motores, etc. Mas se for considerar só o combustível, com o álcool a R$ 2,10 e diesel s10 R$ 2,9, são 125.000 km para compensar os R$ 19 mil.
Na minha compra (flex), eu achei que o diesel valeria a pena só pelo câmbio AT. Seriam mais R$ 4 mil em relação ao 4x2 diesel MT. Nas ultrapassagens em rodovias de pista simples, as 6 marchas são um saco, vc reduz para 5a, para 4a, para 3a, volta para 4a, até acertar o ponto certo. Leva uns 10-20 segundos, o que pode ser fatal. A 1a é muito curta e quase já dá para pular para 3a. nas saídas. Porém, no total seriam R$ 25 mil a mais pelo diesel AT em relação ao flex MT, quase o valor de um carro popular. O flex AT iria canibalizar bastante as diesel.