Ver Versão Completa : Tópico da RANGER 3.0 ELECTRONIC
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
[
9]
10
11
Borjaoo, uso esse óleo há quatro anos, é o mais vendido e indicado no mercado, dizem que o que manda é o API, no caso CL-4, atualmente o mais moderno e lançado em várias marcas de óleo, shell rimula, castrol, ypiranga e outros. Optei pelo BR turbo e não me arrependi. Também não dou mole, nas trocas de óleo sempre troco TODOS os filtros, tenho medo de perder o motor, troco antes dos 10.000 Km, geralmente quando chega à casa dos 8.000 Km.
rlemos não quero te desorientar mas as Rangers ano 011/012 são dificílimas de encontrar peças de lataria em desmanches pelo fato do pouco período de fabricação desse modelo, portanto acredito que o melhor seria você procurar lojas de acessórios e latarias ai em sampa, vai encontrar os materiais até mais barato por não serem originais. Emmanuel, verifica se não há fervura no sistema, ou vá logo ao mecânico, pode ser junta de cabeçote, não confie muito em marcador de temperatura pois eles servem como referência, podem falhar, no mais, se não há fervura mande verificar a válvula termostática travando e retendo a circulação da água, podendo levar a viatura a queimar a junta, então corra ao mecânico e não caia na conversa de tirar a válvula sem repor outra. Boa sorte.
Valeu pela contribuição Mirão!
Outras dúvidas:
Na troca de oleo e filtro, gasta 8 ou 9 litros afinal?
Depois que coloquei os pneus BF perdi 1km/l de consumo, é assim mesmp? pneus medidas e calibragem originais...
E esses BF, costumam rodar qts mil km em média?? Na maciota..
marcoswiedemann
11/04/2015, 10:51
Valeu pela contribuição Mirão!
Outras dúvidas:
Na troca de oleo e filtro, gasta 8 ou 9 litros afinal?
Depois que coloquei os pneus BF perdi 1km/l de consumo, é assim mesmp? pneus medidas e calibragem originais...
E esses BF, costumam rodar qts mil km em média?? Na maciota..
Gasta 9 litros de oleo.
É isso Borjaoo, são 9 litros com o filtro. O filtro da sua viatura deve ser do modelo antigo, sem refil, caso seja, gaste um pouco mais trocando pelo modelo novo, o refil é bem mais barato. Quanto aos pneus, qualquer alteração na medida da roda implica em aumento de consumo, porém acho que não chegaria a tanto,1 km/l, os pneus BF duram muito, na s10 do meu irmão duraram 80.000 fácil, vendeu com eles ainda em boas condições de uso mas abaixo de meia vida. Ele rodava todo dia mas sempre cuidava da geometria da suspa por isso durou muito. Na minha opinião considero os BFs um dos melhores do mercado. Se não trocar de caminhonete vou por um jogo deles na medida 235-75-15, para não alterar o consumo.
Amigos, um amigo me passou um galão de 20L de óleo motor e gostaria que os senhores confirmassem se é utilizável na minha viatura (sei é 15W40 mas o tal do CI-4 me pegou), caso contrário irei trocar o mesmo.
Segue fotos:
498474 498476
Outra dúvida:
tenho um dvd pioneer comum instalado na viatura, e o mesmo desliga quando vou virar a chave. Coisa boba mas me incomoda um pouco. Tem como arrumar? Bateria é nova 65Ah...se colocar uma mais potente ela vai segurar a ignição + o som?
valeu!!
cara o que causa isso é um rele que protege pode reparar que na hora da partida toda a parte eletrica da um abaixada, nao é por fraqueza da bateria , mas sim pra prteger o sistema, em todo veiculo o ideal na hora da partida e todos os equipamentos eletricos estarem desligados, principalmente ar condicionado farois e som...
Mesmo que o carro não exija, sempre dou a primeira partida em ponto morto e com pé na embreagem para auxiliar a parte elétrica aliviando o motor. Concordo com o DUDU mas convém revisar a instalação do som, pode ter algo haver com roubo carga da bateria caso haja problemas de mal contato na instalação.
RAPARANHOS
13/04/2015, 23:02
Fala pessoal beleza? Sou novo no fórum, caso cometa alguma "gafe" me perdoem. Sou PM em Minas Gerais de uma cidade bem pequena sem recurso algum em mecânica/eletrônica/elétrica, entendo básico de mecânica mas sou bem curioso para aprender. Aqui no quartel temos uma Ranger 2009 3.0 XLT Eletrônica e estamos com um problema que vem "enchendo o saco". Ela está com 108 mil rodados, quando ligada é perfeita, puxa bem, ganha velocidade rápido, é uma beleza! Porém, as vezes fica quase impossível faze-la pegar. Já foi mandada pra revisão em outra cidade maior (que foi uma porcaria, para vocês terem ideia voltou com o reservatório de água na metade do nível mínimo). Na cidade têm um mecânico da prefeitura e ele sempre olha as viaturas. Vou tentar passar o que já notei no problema:
1 - Sempre que fria, pega rapidamente depois de quente, diga adeus;
2 - Algumas vezes ela apagou toda (painel e tudo mais) e ao mexer nos conectores da bateria pegou rapidamente;
3 - Quando ela apaga, nem no tranco está pegando (sei que não é o recomendado, mas as vezes estamos no meio do nada, sem sinal e é preciso ser feito);
4 - Ela não pega no tranco mas depois de empurrada costuma pegar na chave facilmente;
5 - Não cheguei a olhar os filtros da bomba próximo ao tanque (estou suspeitando que possa haver pouca vazão);
Fazendo uma análise básica, o mecânico chegou a conclusão que poder ser arranque ou bicos, no início suspeitamos da bateria, mas como nem no tranco ela está pegando, e depois de quente não funciona (teoricamente a bateria deveria estar carregada) acabamos dispensando a bateria. A bateria dela foi trocada a algum tempo e ela esta com uma de 75A, ela aguenta? Além do mais, sempre que insistimos em "bater a chave" parece que o circuito elétrico próximo a bateria vai fritar, sai até fumaça. Sei que não é o ideal ficar forçando mas ela é fundamental, temos outras viaturas mas nenhuma 4x4 e rodamos em muitas areas rurais que se não for de 4x4 não passa! Além de ser a unica caminhonete. Alguém tem alguma ideia?
PS.: Aproveitando o embalo, a iluminação do painel dela parou de funcionar, sei que ela é toda LED, e não queimaria todos os leds ao mesmo tempo! Alguma ideia pra testar onde está o problema? Lembrando que já verifiquei os fusíveis e nada! Os indicadores funcionam normais, luzes de bateria, óleo, tudo normal, só a iluminação que nao funciona. Valeu, obrigado!
RAPARANHOS
14/04/2015, 12:49
Fala pessoal beleza? Sou novo no fórum, caso cometa alguma "gafe" me perdoem. Sou PM em Minas Gerais de uma cidade bem pequena sem recurso algum em mecânica/eletrônica/elétrica, entendo básico de mecânica mas sou bem curioso para aprender. Aqui no quartel temos uma Ranger 2009 3.0 XLT Eletrônica e estamos com um problema que vem "enchendo o saco". Ela está com 108 mil rodados, quando ligada é perfeita, puxa bem, ganha velocidade rápido, é uma beleza! Porém, as vezes fica quase impossível faze-la pegar. Já foi mandada pra revisão em outra cidade maior (que foi uma porcaria, para vocês terem ideia voltou com o reservatório de água na metade do nível mínimo). Na cidade têm um mecânico da prefeitura e ele sempre olha as viaturas. Vou tentar passar o que já notei no problema:
1 - Sempre que fria, pega rapidamente depois de quente, diga adeus;
2 - Algumas vezes ela apagou toda (painel e tudo mais) e ao mexer nos conectores da bateria pegou rapidamente;
3 - Quando ela apaga, nem no tranco está pegando (sei que não é o recomendado, mas as vezes estamos no meio do nada, sem sinal e é preciso ser feito);
4 - Ela não pega no tranco mas depois de empurrada costuma pegar na chave facilmente;
5 - Não cheguei a olhar os filtros da bomba próximo ao tanque (estou suspeitando que possa haver pouca vazão);
Fazendo uma análise básica, o mecânico chegou a conclusão que poder ser arranque ou bicos, no início suspeitamos da bateria, mas como nem no tranco ela está pegando, e depois de quente não funciona (teoricamente a bateria deveria estar carregada) acabamos dispensando a bateria. A bateria dela foi trocada a algum tempo e ela esta com uma de 75A, ela aguenta? Além do mais, sempre que insistimos em "bater a chave" parece que o circuito elétrico próximo a bateria vai fritar, sai até fumaça. Sei que não é o ideal ficar forçando mas ela é fundamental, temos outras viaturas mas nenhuma 4x4 e rodamos em muitas areas rurais que se não for de 4x4 não passa! Além de ser a unica caminhonete. Alguém tem alguma ideia?
PS.: Aproveitando o embalo, a iluminação do painel dela parou de funcionar, sei que ela é toda LED, e não queimaria todos os leds ao mesmo tempo! Alguma ideia pra testar onde está o problema? Lembrando que já verifiquei os fusíveis e nada! Os indicadores funcionam normais, luzes de bateria, óleo, tudo normal, só a iluminação que nao funciona. Valeu, obrigado!
A e mais uma coisa, quando ela teima em pegar, se jogar um pouco de gasolina no tubo e ar do motor, ela costuma pegar.
Ela realmente está com sérios problemas elétricos mas quanto a bateria, a de 75A corresponde bem. No momento em que a VTR não pegar após o motor esquentar, puxe a mangueira da bomba de alta e aplique um pouco de WD naquele cano de alumínio ( ou ferro fundido, não conheço o material), a bomba de alta fará ela pegar na hora constatando problemas naquela bomba do tanque que poderá ser entupimento (peneirinha suja) ou problemas na bomba mesmo (fraca, pouca vazão).
RAPARANHOS
14/04/2015, 23:47
Ela realmente está com sérios problemas elétricos mas quanto a bateria, a de 75A corresponde bem. No momento em que a VTR não pegar após o motor esquentar, puxe a mangueira da bomba de alta e aplique um pouco de WD naquele cano de alumínio ( ou ferro fundido, não conheço o material), a bomba de alta fará ela pegar na hora constatando problemas naquela bomba do tanque que poderá ser entupimento (peneirinha suja) ou problemas na bomba mesmo (fraca, pouca vazão).
Ai mirão, valeu pela resposta. Segundo o mecânico aqui da cidade cheguei a falar com ele desse filtro da bomba que fica próximo ao tanque, e ele retirou esse filtro. '-' :0 :x
Não sei qual foi a ideia dele, mas ele disse que tirou, pensei que poderia ser bico. Hoje mesmo rodei muito com ela mas ela não teimou nem um pouco, sempre respondeu bem, uma ou duas vezes que ela demorou uns 4 segundos para pegar. Mas então você acha que pode ser parte elétrica o problema? Ou além da bomba a parte elétrica também está ruim? E desculpe a ignorância, o que é WD cara? '-'
Coophamat
15/04/2015, 00:23
WD e a marca de um spray anti ferrugem.
VOVÔ DO TROLLER
15/04/2015, 15:32
http://www.ferragensebazar.com.br/imagens/ferragensebazar.com.br/produtos/tintas/wd.jpg (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.ferragensebazar.com.br%2Foleo-lubrificante-300ml-wd-40-p10429&ei=2a4uVaP1JobFsAXglYCwAg&bvm=bv.90790515,d.eXY&psig=AFQjCNGz16BtigGf1OViPwhAgZHBn0Rlrw&ust=1429209174560622)
VOVÔ DO TROLLER
15/04/2015, 15:38
Também pode ser este abaixo ou equivalente. Há muitas marcas no mercado, com preços diversos.
http://www.p1kart.com.br/uploads/ultralub.jpg (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.p1kart.com.br%2Fstore_cat.php %3Fcat%3DLubrificantes&ei=ILAuVdbwA4vAsAWRhYG4Bw&bvm=bv.90790515,d.eXY&psig=AFQjCNFVp11favrAJoqzSi8dZfjhuAswPA&ust=1429209482581388)
Essa peneirinha é um pouco problemática devido a sujeira do nosso diesel e esses produtos acima citados são altamente comburentes, além de sua finalidade principal, descritas por Idoso e Coophamat. Aconselho os colegas de forum a sempre ter um em mãos em suas viaturas.
mguriano
16/04/2015, 00:11
Cuidado em deixar essas latas guardadas no carro debaixo do sol!
Pode fazer uma cagada legal.
É verdade, eu as guardo embaixo do banco traseiro enrolada em pano de algodão, desses que vendem nos semáforos.
Amigos, algum de vocês adaptou tranca na tampa da caçamba?? to precisando fazer aqui, segunda vez que saio e alguém abre pra fuçar... sabado a noite fui para um rodeio e quando voltei tinha um cowboy bebado dormindo na caçamba, da pra acreditar???
Huahuahua, Borjaoo o povo é "forgado". Existe uma lona marítima sanfonada e com tranca, não sei a marca mas é muito boa e bonita, a tranca trava a tampa da caçamba, só abre arrombando ou rasgando a lona. existe também trancas para a tampa da caçamba pensei que as Limited vinham com elas de fábrica.
JRoberto
16/04/2015, 08:05
Amigos, algum de vocês adaptou tranca na tampa da caçamba?? to precisando fazer aqui, segunda vez que saio e alguém abre pra fuçar... sabado a noite fui para um rodeio e quando voltei tinha um cowboy bebado dormindo na caçamba, da pra acreditar???
Pessoal, também é preciso ficar atento e providenciar alguma espécie de trava para que a tampa não saia. Pois o roubo da mesma é muito comum, pelo menos aqui em São Paulo. Eu coloquei uma bucha que impede que a tamba saia e também coloquei um cabo aço.
Fiquem espertos!
Abraços.
Comprei uma tranca elétrica no mercado livre hoje, esperar chegar pra ver como fica.
Se pelo menos espantar esses curiosos folgados já ta ótimo.
Mancada da ford não colocar uma tranca com chave de fábrica, todas outras tem.
cristiano
17/04/2015, 10:48
Coloca o link e depois de instalar coloque suas impressões.
Eu uso uma capota marítima da Sanfonar que trava a abertura da tampa.
Assim que chegar e instalar posto as impressoes. A tranca comprei na Casa das Capotas, só jogar no google.
Mirão, to com um filtro de combustível aqui do modelo mais novo que vc falou, de metal... Preciso do suporte dele pra instalar, sabe onde encontro?
Borjaoo, posta a foto desse filtro aí! acredito que vc tá com o filtro antigo e então a sua vtr possui o novo, preto de plástico, onde se troca apenas o refil. Tô falando do filtro de óleo diesel.
RAPARANHOS
18/04/2015, 11:51
Essa peneirinha é um pouco problemática devido a sujeira do nosso diesel e esses produtos acima citados são altamente comburentes, além de sua finalidade principal, descritas por Idoso e Coophamat. Aconselho os colegas de forum a sempre ter um em mãos em suas viaturas.
Blz, valeu galera pela dica! Mas a Ranger está só piorando :'( Ontem apreendemos uma moto roubada e tivemos que ir até outra cidade pois aqui não tem delegacia. Sofremos para fazermos funcionar, afinal ela é a única forma de transportar as motocicletas apreendidas. Ela demorou, testei os bicos (desliguei de dois a dois), coloquei um pouco de gasolina no tubo de ar pra vez se ajudava na ignição e nada! Demorou mas pegou. Na volta piorou, ao tentar pegar ela estava "arranhando" ao girar a chave, muuuuuito alto. Na estrada tava fazendo o barulho meio embolado, parecia que quando pisava pouco no acelerador ela embolava. Ta ficando feia a coisa, não sei o que fazer! E o Estado não está nem aí! Não podemos perder essa viatura pois se não ficaremos sem como trabalhar, e segundo o batalhão nem existe previsão para mandar outra viatura de porte grande para nós. :parede:
Borjaoo, posta a foto desse filtro aí! acredito que vc tá com o filtro antigo e então a sua vtr possui o novo, preto de plástico, onde se troca apenas o refil. Tô falando do filtro de óleo diesel.
cara, vou tirar a foto depois.
o filtro que tem na caminhonete é preto de plástico sim, e o que comprei é de metal, igual esse:
http://www.drael.com.br/loja2/image/cache/data/342058-500x500.jpg
Borjaoo, esse é o filtro antigo, muito bom porém mais caro que o refil do pretinho, esse filtro mais antigo saíram nos modelos pse até 2008, então os proprietários anteriores trocaram os nossos, por isso que em toda troca de óleo do motor, troco ele também e sempre peço para o pessoal limpar o recipiente. Raparanhos, acredito que o problema seja a bomba de baixa pressão, aí amigo, tem que fazer a medição para conferir a vazão e provavelmente terás que ver também o motor de partida que também tá indo pro saco.
Vou comprar um refil do pretinho então e tentar vender esse com desconto, pra alguém que ainda tenha esse sistema.
Mirão, me envia por favor uma foto/link do refil que devo procurar para não ter erro.
obrigado!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632823351-refil-filtro-combustivel-ford-ranger-30-eletrnico-diesel-_JM, esse é o refil Bojaoo, compre de boa marca e use diesel S10, verás que ele não vai sujar nem pegar impurezas, pode ser trocado a cada duas trocas de óleo do motor mas só por garantia, sempre troco ele também.
vou mandar o filtro pretinho e o que vc tem aí. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-648192013-filtro-combustivel-ford-ranger-30-eletrnico-diesel-_JM, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637014227-filtro-combustivel-ford-ranger-30-2005-eletronico-_JM, o que vc tem aí é um cartucho blindado, pode dar problemas, entupimento por exemplo, e vc não consegue ver ou advinhar, e também vc não vê a qualidade e impureza do diesel no seu carro, se o seu for cartucho, troque, o refil vai compensar o investimento.
sylkerluiz
21/04/2015, 23:30
Amigos preciso da ajuda dos Srs.
Comprei uma ranger 2005 3.0 powerstroke a cerca de 3 meses atras...
gastei com alguns detalhes e como de praxe...troca de oleo...filtro...pastilhas
porem percebi que desde a primeira troca de oleo...
quando atinge 2000km de oleo trocado o nivel do oleo
começa a baixar...
na primeira vez completei com um litro de oleo e logo em seguida fiz outra troca de oleo....
agora com 3000km rodados dessa nova troca o nivel esta baixo novamente..e o motor hoje deu uma "castanhada"
poderiam me ajudar o que fazer???
o motor esta com 173500 km rodados...
e rodo cerca de 2000km por mes... em rodovias...
Obrigado
Sylker - Goiânia/Go
Geralmente esse motor não baixa óleo, então comece verificando uma válvula que vai em cima da tampa do cabeçote (tampinha preta), não é a do óleo do motor, cuja função é condensar os vapores de óleo que sai do cárter, se ela não funcionar esses gases retornam para a admissão e faz o motor queimar óleo, alguns a chamam de anti chamas, outros de válvula condensadora do óleo, válvula de retorno do óleo e há até quem a chame de PCV, válvula de condensação positiva. Detalhe, não limpe essa válvula o correto é trocar. Quanto a "castanhada", observe, se for um tec-tec com o motor funcionando em marcha lenta não se preocupe, ocorre em várias Rangers e desaparecem ao rodar. Possivelmente algum mecânico dirá que é a corrente de comando mas já vi alguns proprietários fazerem a troca do kit completo e o barulho persistir pois na verdade são os tuchos descarregando. Dica, troque o óleo sempre dentro das recomendações do fabricante e use óleo de boa procedência, optei pelo top turbo e a castanhada diminuiu bastante, óleo novo faz bem à turbina, verifique o óleo pela manhã, antes de rodar, no posto não adianta. Funcione o motor e aguarde 30 segundos para por o carro em movimento e repita quando for desligar, espere 30 segundos em marcha lenta, você adquire o hábito e no seu caso, que roda bastante, troque o óleo antes do 10.000 km rodados, não rodo muito e troco entre os 7.500 e 8.000, sempre.
mirão tem foto dessa tampinha aí?
seria essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634800417-tampa-carcaca-filtro-oleo-motor-ranger-30-diesel-_JM ??
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-644157679-tampa-de-valvula-da-ford-ranger-30-diesel-power-stroke-_JM#redirectedFromSimilar, é essa pretinha que está parafusada em cima da tampa do comando, não sei o número e tem tantos nomes que não a encontro no ML isolada. Observe no seu motor que ela tem uma mangueira que leva ao coletor de admissão antes da turbina, se ela não cumprir sua função, leva os vapores de óleo prá lá e consequentemente à queima, baixando o nível no cárter. A válvula PCV que eu sei, é outra coisa, e vai na bomba de alta, se não me engano. Cara, daqui uns dias tô igual o Edintruder, tô aprendendo tudo, teóricamente, lógico. É bom pra mecânico saber com quem tá mexendo, Kkkk.
Borjaoo, aí vai também o kit de engrenagens de correntes, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633201403-kit-distribuico-engrenagem-corrente-guia-tensor-ranger-trol-_JM, mas quero dizer que o Sylker deveria observar aquele problema do selo do bloco do motor, comum nesse ano de Ranger, caso o antigo dono teve problemas de vazamento e deixou o carro ferver, aí sim, terá que abrir para checar anéis, pistões etc. Aprendi sylker, que em caso de caminhonetes é bom verificar a procedência, tive três a óleo e quebrei a cabeça com a primeira, uma D-20 Maxxion, consertei, consertei, consertei e ainda fundiu nas mãos do comprador. Mas não foi por falta de aviso, ele era relaxado mesmo.
mirão, mais uma vez muito obrigado, vou ficar de olho nessa tampinha aí... mas queria saber melhor o que observar nela... abro e vejo se está suja? vapor vazando?
outra coisa pessoal, a minha manopla de câmbio (a bolinha mesmo da alavanca, com o mapa das marchas escrito), ta com o miolo solto, justamente o "emblema" com o desenho das marchas, e aí fica fazendo um barulhinho chato... quero troca-la, até comprei uma de couro mas o negócio é que não consegui retirar a original só desenroscando, então queria saber se tem algum segredo. valeu!!
Borjaoo, aquela peça é uma VÁLVULA e o pessoal se esquece disso, pois quando ela acumula muita borra de óleo, é sinal de que não está funcionando, então ao invés de fazerem a devida substituição, limpam a peça imaginando que a desentupiu e o vapor do óleo vai fluir, só que ela vai é acumular óleo e vapor mandando tudo tudo para a admissão pois está travada como qualquer válvula que dá pane. Quanto a manopla, se não estiver muito desgastada dá um pinguinho de cola na tampinha, é comum elas descolarem mas pra retirar não tem macete, é desenroscando mesmo e puxando pra cima com cuidado, um alicate de pressão ajuda e um desengripante também mas cuidado, Veja se a nova manopla tem a medida da original, para não piorar as coisas.
entendi... vou abrir e ver se esta acumulando borra então, o foda é que parece que não vende só aquela "tampinha" não, tem que pegar a peça completa.
Coophamat
22/04/2015, 23:23
Para tirar essa peça e só soltar os dois parafusos e puxar para cima? Tentei tirar da minha mas não dei conta, parece estar travada, mas não forcei também.
jcaraujo
23/04/2015, 08:38
mirão, mais uma vez muito obrigado, vou ficar de olho nessa tampinha aí... mas queria saber melhor o que observar nela... abro e vejo se está suja? vapor vazando?
outra coisa pessoal, a minha manopla de câmbio (a bolinha mesmo da alavanca, com o mapa das marchas escrito), ta com o miolo solto, justamente o "emblema" com o desenho das marchas, e aí fica fazendo um barulhinho chato... quero troca-la, até comprei uma de couro mas o negócio é que não consegui retirar a original só desenroscando, então queria saber se tem algum segredo. valeu!!
Borjaoo, Como o Mirão disse, basta dar um pingo de superbond de cada lado da tampinha e resolvido o problema, já tive esse problema e é um barulhinho irritante.
sylkerluiz
23/04/2015, 08:46
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-644157679-tampa-de-valvula-da-ford-ranger-30-diesel-power-stroke-_JM#redirectedFromSimilar, é essa pretinha que está parafusada em cima da tampa do comando, não sei o número e tem tantos nomes que não a encontro no ML isolada. Observe no seu motor que ela tem uma mangueira que leva ao coletor de admissão antes da turbina, se ela não cumprir sua função, leva os vapores de óleo prá lá e consequentemente à queima, baixando o nível no cárter. A válvula PCV que eu sei, é outra coisa, e vai na bomba de alta, se não me engano. Cara, daqui uns dias tô igual o Edintruder, tô aprendendo tudo, teóricamente, lógico. É bom pra mecânico saber com quem tá mexendo, Kkkk.
Pois é Mirão...essa é minha primeira maquina a oleo e estou muito satisfeito tirando esse pequeno problema..mas vou olhar a questao dessa tampa.... na verdade a caminhonete nunca aumenta a temperatura...sempre roda muito bem... ja ouvi falar muito do oleo Br turbo e na proxima troca vou passar a utilizar o mesmo..obrigado pelas dicas.
Sylker
Ranger 3.0 powerstroke XLS 05/05
Na minha já colei há muito tempo. Quanto à válvula, ela é parafusada, pode ser que cole com o tempo, funcionam como o anti chamas dos carros a gasolina.
mguriano
27/04/2015, 21:33
Boa noite pessoal, alguém sabe do que se trata esse conector por baixo do volante, ao lado da trava do capô?
500178
provavelmente a tal da obd, onde liga aparelho para ler informações do carro...
Concordo com o Borjaoo, pelo que sei é a conexão para leitura de informações da caminhonete, só não sabia que se chamava OBD e muito menos o que significa.
on-board diagnostic system
Dae PessoALL...
Estou a procura de uma Ranger ou S10, que seja Cabine simples, diesel e 4x4...
Ja tive S10 e sei bem o que devo cuidar e olhar, mas sequer andei numa Ranger, sendo assim, venho aqui pedir informações e opiniões
Estou de olho em uma Ranger XL 3.0 2009, que segundo o proprietário estaria com 85 mil km... Gostaria de saber o que devo prestar mais atenção para saber se a camionete esta boa ou não.
Aproveitando, alguém que ja teve ou andou de S10, me falaram que a Ranger é menos confortável e se joga mais nas curvas, é verdade?
KitiU, tive uma S10 cs a gasolina 2.2, era fraquinha, não bebia muito, 9/11 km/l, depois uma S10 ce 2.2, mais fraca ainda e beberrona, 7/9 km/l, por último uma 2.8 DLX, essa eu considerava a caminhonete. Na permuta de um imóvel, o cara cismou com ela, não queria volta em dinheiro queria ELA então eu passei e comprei a Ranger quase sem querer. Conclusão, a Ranger 3.0 anda mais, cavalaria muito superior, motor forte bem mais moderno, é o mesmo do troller, rola menos em curva (mais estabilidade) é mais econômica. Na S10 o espaço traseiro é menor para as pernas, a Ranger é mais estreita e pula um pouco mas é apenas costume, o caso é que ela é dura e a S10 macia demais e creia é mais perigosa pois se torna instável. Dureza/maciez da suspensão é uma coisa estabilidade é outra, tanto que uma freada repentina na S10 ela muda de trajetória mesmo com abs, a Ranger não. Na S10 você senta com as pernas meio retas, na ranger os bancos frente/trás são mais elevados. Manutenção da Ranger é mais exigente e cara, a S10 sai mais rápido na revenda com valorização um pouco superior. No mais, sobre Ranger se for sua opção, pesquise o fórum, tem tudo. Minha opinião? tive as duas e entre elas sou mais, muito mais a Ford Ranger, ah!!! tem que ser 4x4 pra tirar tudo de bom que ela tem a oferecer.
giovanefortuna
30/04/2015, 14:09
Alguém sabe como remover a valvula vcv da bomba?
JRoberto
30/04/2015, 16:39
Alguém sabe como remover a valvula vcv da bomba?
Giovane, essa válvula fica interna na bomba, no manual de serviço diz para não remove-la, acho que só no bombista. O que aconteceu para vc querer tirar?
giovanefortuna
30/04/2015, 17:40
No manual diz pra nao remover por causa de garantia só...
estou com alguns problemas na ranger e achei que poderia ser ela, estava especulando a possibilidade de troca dela ou outras peças mas o acesso a vcv é impossivel sem remover a bomba :/
minha ranger anda normal no dia a dia, força de sobra, turbo enche ate 1.5bar... Mas se passar de 3mil esticando uma terceira marcha ela corta de uma vez...não acende luz de injecao nada...depois ela volta ao normal
ja tirei o tanque, limpei a peneira dedal da bomba interna, troquei filtros e tals...
hj limpei o sensor maf pra testar
mas desconfio de equalizaçao de bicos, acho q tem algum fazendo arte...
giovanefortuna
30/04/2015, 17:42
Ah e tem vez que a partida dela fica muitoooooooo longa...a primeira partida do dia é tranquila, mas depois as vezes ela rateia bastante pra ligar
JRoberto
30/04/2015, 17:55
Da uma olhada na válvula PCV. Veja se não tem nenhum mau contato elétrico nela ou em outros sensores.
giovanefortuna
30/04/2015, 18:05
Sera que é mais facil a pcv dar problema que a vcv?
JRoberto
30/04/2015, 18:21
Acho difícil ser a válvula, mas sim algum problema de conexão elétrica, da uma olhada com calma nos chicotes e conexões. Já passou o scanner nela?
giovanefortuna
30/04/2015, 19:10
Ja sim...ela aparece na marcha lenta um dos bicos jogando mais, dois jogando mesmo tanto e um deles jogando menos % que os outros. Ae quando vc anda com o scanner ligado e faz ela dar a falha aparece falha no controle de combustivel
giovanefortuna
30/04/2015, 19:13
Na colhedeira john deere sts 9770 que eu tenho, quando coloca diesel que tenha sujeira ou que fica muito tempo no tanque, ela da falha na linha de combustivel, na valvula de vazão... Ai eu tiro ela e limpo e ela volta ao normal...imaginei que possa ser algo nesse sentido...mas pelo jeito vou ter que desmontar tudo e testar pra ver
davi rodrigues de farias
01/05/2015, 13:32
O conector do map da ranger 3.0 é igual o conector map do gol g5 , e custa apenas 13,00.
Não adianta concertar o velho , corta-se e soda na sequencia dos fios um novo .
davi rodrigues de farias
01/05/2015, 13:41
:brinde: Boa tarde amigos!
Venho sofrendo há algum, com um problema do sensor map. Com ajuda do imperador, descobri que o nome do bicho era map e não maf. Após passar o scaner e confirmar o problema, passei a via sacra de descobrir se era o sensor ou o chicote.
Moro em cidade pequena e nenhum mecânico ou eletricista se dispuseram a desmontar e checar qual dos dois originava o problema. Fiquei rodando um tempo com o conector desligado e a gringa ficava meia boca, mas pelo menos não parecia um fnm nas subidas.
Neste mês que estou de férias, resolvi revirar a costa baiana com a esposa, empilhamos tudo no carro, até churrasqueira.
Antes de sair para a expedição retirei o sensor e dei o famoso banho em álcool isopropílico, para ver se firmava.
Saí com a cara e a coragem, primeiro dia 12 horas de estrada e tudo bem, ao ligar a gringa pela manhã ( ilha de guriri, são mateus- es) do segundo dia, volta o turbo a desaparecer, parecia um caminhão da primeira guerra mundial. Horrível nas primeiras serras da br 101 sul da bahia. Encostei e desconectei o conector do sensor, segui até arraial da ajuda, a cidade mais charmosa da expedição. Ficamos por lá alguns dias e depois fomos até itacaré, onde ficamos mais alguns dias e retornando para casa. Com medo de ter um problema mais sério, eu ligava a gringa já com o conector do map no lugar e só desligava quando chegava no destino. E o problema intermitente as vezes aparecia. Assim consegui voltar para casa sem maiores problemas após 3.000k.
Na volta tentei diversas oficina mecânica e elétricas e ninguém se atreveu a mexer na criança, nem na concessionária da ford, onde não tinha o sensor em estoque e por encomenda sairia só o sensor por $1600fhcs.
Conversando com o eletricista do navio em que trabalho e que tem um hilux das antigas, ele sugeriu que eu mesmo tentasse fazer os testes e descobrir o defeito, pois por minhas pesquisa e dedução dele, não seria o sensor e sim o famigerado chicote.
Assistindo alguns vídeos no youtube, me empolguei e comprei um multímetro e parti para os testes.
https://www.youtube.com/watch?v=oi9cnzkcc3g
e aí medindo os 5v no chicote, descobri que mexendo no mesmo a voltagem ficava intermitente. Daí que poderiam ser os dois com problemas, mas o teste do sensor é mais complexo, e decidi atacar o chicote.
https://www.youtube.com/watch?v=2tnkfnd40nm
retirei a fita isolante e abri o macarrão por onde passam os fios do conector, aparentemente estava tudo ok, cortei os 4 fios do conector e descasquei sem encontrar nenhum fio quebrado, até que puxei e um dos fios saiu na minha mão. Para meu azar oconector é lacrado, não tem como desmontar, e o fio estava partido dentro do conector:freaking:lei de murph.
Putz tive que rodar com o carro sem sensor, consumo lá em cima. Na internet só encontrei o conector a venda na china, 200 unidades no mínimo( alibaba), as outras 199 eu iria passar a vida vendendo pelo ml.
Quase uma semana depois, passando por manilha em itaboraí-rj onde tem vários ferro-velhos e autopeças. Lá só vende o chicote da ranger completo, $1.200. Em outro ferro velho ao ver que eu ia desistir da compra, o vendedor disse que me faria um favor, por $200, já que ele tinha outros chicotes da rager, ele me vendeu o conector com um pequeno pedaço do chicote.
Em casa com o motor frio, iniciei a montagem, primeiro treinei a minha já esquecida aula de soldar fios...
https://www.youtube.com/watch?v=758uhno2llo
e caí matando com ajuda de minha esposa. Emendei os fios e soldei, depois fita isolante no bicho e coloquei de volta no macarrão. A posição na ranger não ajuda, tive que forrar o motor com plástico e deitar sobre os coletes salva-vidas( do meu barco), para ficar um pouco mais confortável. Após a montagem, medi novamente com o multímetro, chave do carro em ligado e lá estavam os meus queridos 5 volts sem intermitência.
Capô fechado e tome estrada, huhuhuhuuuuu tudo normal até o momento:cool:
olá amigos.
o conector do map da ranger 3.0 é igual ao conector do map do gol g5 , e custa apenas 13,00 . Já fiz essa adaptação na minha . Corte o chicote no pé do conector velho e solde o novo , seguindo a sequencia dos quatro fios .
amigos, notei que a viatura agora ta dando uma "arranhada" logo depois que liga, tipo não é enquanto ta "batendo chave" mas assim que termina de ligar ela arranha rapidinho... o que pode ser? algo no arranque?
Borjaoo com certeza é uma pecinha chamada vulgarmente de automático do motor de partida mas também isso acontece quando a bateria está fraca, descarregando, veja se não há alguma coisa roubando carga. Aproveite a oportunidade e cheque as escovas do motor de arranque.
Entedi. Acho difícil ser a bateria, é nova... Só levar numa auto eletrica então né? pra olharem as escovas e o tal do automatico do motor de partida.
Isso aí amigão, não comprei a bombeirona, o cara queria me voltar muito pouco e ela de perto não é lá essas coisas.
bacana, tbm não trocaria...
JRoberto
03/05/2015, 11:02
O conector do map da ranger 3.0 é igual o conector map do gol g5 , e custa apenas 13,00.
Não adianta concertar o velho , corta-se e soda na sequencia dos fios um novo .
Anotado! Valeu por compartilhar.:palmas:
Eu ja passei por todo tipo de novela com minha :safari-rig:.... :drool:...... Se pesquisar neste topico mesmo vai encontrar varios relatos e soluções para esse tipo de problema.... O barulho e considerado normal (as vezes)... Sugiro que faça um teste simples... Primeiramente em relação ao oleo... O oleo tem que ser o 15w40 para diesel... quando for trocar o filtro de oleo atente para a vareta da tampa do refil do oleo... troque aqueles aneis de borracha e verifique se aquela aste chega ate o fundo do copo do refil do oleo.... ela cria uma pressão com isso.... outra coisa, se sua caminhonete ja estiver com bastante km rodado sugiro que faça a substituição da corrente de comando original... eu sofria desses barulhos com frequencia, depois q troquei o kit e verifiquei q a aste da tampa do refil do oleo nao estava vedando o fundo do copo direito, substitui tb , acabou meus problemas... O descarrego de tucho as vezes e por falta de pressão do oleo...
Jhonny, sempre tive esta dúvida quanto ao filtro de refil da ranger. Nunca sei se a quantidade de óleo lubrificante que abasteço está correta ou não. Quando meço o óleo logo após desligar o motor o nível está ok, bem próximo do máximo, mas quando meço com o motor a muito tempo parado o nível marca bem acima do máximo. Daí quando ligo pela primeira vez dá aquele barulhão e logo pára, parece que o barulho é até encher o filtro de óleo novamente. Eu acredito que o óleo que fica dentro do filtro, com o tempo, volta todo para o carter, então aquela vareta não deve estar vedando. Como você resolveu o problema? Basta somente trocar o anel de borracha da ponta da vareta? Já fiz isto e continuou a mesma coisa.
Coophamat
04/05/2015, 19:19
Ótimo post esse do Jhonny César, eu combinei de levar na quarta feira a Ranger ao mecânico, pois, alguém já me alertou sobre a falta de pressão devido ao filtro de óleo não vedar direito, a minha pisca a luz do óleo e a distribuição faz barulho alem do normal.
A minha duvida é a mesma do emschas, tem que trocar apenas as borrachas de vedação da vareta da tampa do filtro de óleo ou deve-se trocar todo reservatório?
Devemos prestar bastante atenção na hora da troca de óleo e filtros. Os funcionários que fazem a troca trabalham com pressa e dão muito furo na montagem, borrachas de vedação, colocar óleo de motor no filtro antes da instalação, trocar sempre o anel de vedação do parafuso do cárter, completar o diesel para a colocação do refil, limpar o sistema do filtro de ar para a instalação de um novo ou mesmo limpar o próprio filtro caso não o troque, são obrigações do funcionário mas temos que fiscalizar todo o serviço.
Devemos prestar bastante atenção na hora da troca de óleo e filtros. Os funcionários que fazem a troca trabalham com pressa e dão muito furo na montagem, borrachas de vedação, colocar óleo de motor no filtro antes da instalação, trocar sempre o anel de vedação do parafuso do cárter, completar o diesel para a colocação do refil, limpar o sistema do filtro de ar para a instalação de um novo ou mesmo limpar o próprio filtro caso não o troque, são obrigações do funcionário mas temos que fiscalizar todo o serviço.
A minha ranger é daquela que tem o filtro de óleo (com refil) atrás do filtro de diesel e do ar condicionado. É muito chato de trocar, a tampa não sai de lá se não desparafusar o filtro de diesel. Por isto eu mesmo sempre faço a troca. O ideal seria se tivesse como trocar pelo outro de metal. Este de refil além de ser difícil de fazer a troca ainda tem este problema de não segurar o óleo por muito tempo e quando aberto não tem como encher o filtro com um pouco de óleo para evitar que o motor funcione seco por um pouco de tempo.
Coophamat
05/05/2015, 12:27
Alguém já fez essa adaptação de trocar o filtro de refil por um de lata?
Coop, já vi fazerem o contrário, trocar o de lata pelo filtro de refil. Barateia os custos e é mais moderno pois vc passa a ver as impurezas do óleo.
Então emchas, vc ainda tem esse cuidado mas não é todo mundo que tem o ferramental adequado para esse tipo de trabalho, por isso é aconselhável acompanhar o serviço e fiscalizar o funcionário. Alguns gostam daquele tratamento de ficar em uma sala VIP, tomando café, lendo ou vendo sem saber o que realmente está acontecendo com a sua viatura. Aí, vai embora com a boca escancarada em um largo sorriso se achando "o cliente", depois tem problemas e volta com a boca escancarada de raiva mas não consegue o reconhecimento de responsabilidade da prestadora do serviço. Prefiro lojas de troca de óleo onde eu possa acompanhar e pretendo adquirir algumas ferramentas para pequenos reparos que tenho aprendido aqui no fórum.
Então emchas, vc ainda tem esse cuidado mas não é todo mundo que tem o ferramental adequado para esse tipo de trabalho, por isso é aconselhável acompanhar o serviço e fiscalizar o funcionário. Alguns gostam daquele tratamento de ficar em uma sala VIP, tomando café, lendo ou vendo sem saber o que realmente está acontecendo com a sua viatura. Aí, vai embora com a boca escancarada em um largo sorriso se achando "o cliente", depois tem problemas e volta com a boca escancarada de raiva mas não consegue o reconhecimento de responsabilidade da prestadora do serviço. Prefiro lojas de troca de óleo onde eu possa acompanhar e pretendo adquirir algumas ferramentas para pequenos reparos que tenho aprendido aqui no fórum.
Hehehe, realmente Mirão, é assim mesmo. Detesto levar o carro em oficinas onde não posso acompanhar o serviço. Quando levei em algumas que posso acompanhar já peguei os funcionários fazendo coisas erradas que depois me dariam aborrecimento.
Quanto ao post anterior, acredito que você esteja fazendo confusão. Estamos falando do filtro de óleo lubrificante e acho que você está falando do filtro de diesel. É isto?
Jhonny, sempre tive esta dúvida quanto ao filtro de refil da ranger. Nunca sei se a quantidade de óleo lubrificante que abasteço está correta ou não. Quando meço o óleo logo após desligar o motor o nível está ok, bem próximo do máximo, mas quando meço com o motor a muito tempo parado o nível marca bem acima do máximo. Daí quando ligo pela primeira vez dá aquele barulhão e logo pára, parece que o barulho é até encher o filtro de óleo novamente. Eu acredito que o óleo que fica dentro do filtro, com o tempo, volta todo para o carter, então aquela vareta não deve estar vedando. Como você resolveu o problema? Basta somente trocar o anel de borracha da ponta da vareta? Já fiz isto e continuou a mesma coisa.
Ô Jhonny, conta pra gente como você fez o teste para descobrir que a vareta não estava vedando direito. Quando ponho a tampa não dá pra ver se a vareta está chegando no fundo do copo. Você teve que tirar o suporte do filtro para fazer o teste?
É verdade, confundi os filtros hehehe, é assim mesmo, no pain no gain, ou seja, só se aprende apanhando.
Coophamat
06/05/2015, 17:17
Pessoal, tenho visto alguns anuncios de venda de filtro de óleo de motor para o NGD 3.0 que é diferente da que tem na minha 2005.
o filtro em questão é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637108780-filtro-de-oleo-lubrificante-do-motor-da-ranger-30-08-a-12-_JM
o da minha é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641191229-filtro-de-oleo-ford-ranger-30-power-stroke-2005-a-2008-di-_JM
Eu pergunto, qual é o de vocês?
Esse de refil ecológico pelo jeito é bem facil de dar problema, ta me tirando o sono o meu filtro de óleo.
Interessante. O meu é aquele primeiro, tipo cartucho. Deve ter saído realmente a partir de 2008 que é o ano dela. Já o filtro de óleo diesel que era cartucho passou a vir tipo refil a partir de 2008, invertendo o sistema de troca dos filtros. Por que será que a ford não manteve os dois filtros tipo refil?
Imperador!
06/05/2015, 18:01
Pessoal, a minha ex 3.0 tinha filtro ecológico e usei o carro por 5 anos sem qualquer problema. Acho que vocês tão procurando pelo em casca de ovo...
Bom revê-lo Imperador, não é isso. Vejo por outro ângulo, se os filtros fossem todos tipo refil, baratearia bastante os custos, Observe a diferença de preço entre os filtros tipo cartucho e refil. Caso as Rangers 2008 em diante viessem com os filtros de óleo diesel e óleo do motor tipo refil, a diferença seria aproximadamente de 30% em relação aos cartuchos. Quanto à funcionalidade também seria melhor, pelo simples fato de você ver as impurezas que vão para o motor, situação contrária aos cartuchos por serem invólucros. Já as Rangers anteriores a 2008 podem se dar bem nesse quesito. Basta trocar o sistema de filtro de óleo diesel tipo cartucho pelo mais moderno e terão todos os filtros, diesel, óleo e ar, tipo refil, com a comodidade da observação das impurezas conforme descrito acima a um menor custo.
Pessoal, a minha ex 3.0 tinha filtro ecológico e usei o carro por 5 anos sem qualquer problema. Acho que vocês tão procurando pelo em casca de ovo...
A minha é 2008 mas é de refil. Uns dois meses depois saiu com cartucho, que é o caso do Mirão. Eu já suspeitava que o meu não estava vedando o óleo direito porque de um dia para o outro o óleo no carter aumenta bastante ultrapassando a marcação max e ao ligar faz aquele barulho até encher o filtro. Depois que o Jhonny comentou deste problema na dele vi que realmente acontece isto. Ele é bem chato de tirar também para as rangers com ar condicionado.
Imperador!
06/05/2015, 19:04
Bom revê-lo Imperador, não é isso. Vejo por outro ângulo, se os filtros fossem todos tipo refil, baratearia bastante os custos, Observe a diferença de preço entre os filtros tipo cartucho e refil. Caso as Rangers 2008 em diante viessem com os filtros de óleo diesel e óleo do motor tipo refil, a diferença seria aproximadamente de 30% em relação aos cartuchos. Quanto à funcionalidade também seria melhor, pelo simples fato de você ver as impurezas que vão para o motor, situação contrária aos cartuchos por serem invólucros. Já as Rangers anteriores a 2008 podem se dar bem nesse quesito. Basta trocar o sistema de filtro de óleo diesel tipo cartucho pelo mais moderno e terão todos os filtros, diesel, óleo e ar, tipo refil, com a comodidade da observação das impurezas conforme descrito acima a um menor custo.
Mirão, também entendo seu ponto de vista e inclusive havia entendido errado. Quando você fala filtro de óleo você quer dizer filtro de diesel, correto? Pois bem, a troca é de fato de bem-vinda por baratear os custos (eu, porém, não modifiquei o sistema de fábrica). Sobre ver as impurezas, isso é bastante relativo porque nos motores diesel CR, até mesmo partículas microscópicas podem causar falhas na queima.
Abs!
Uma outra coisa, sem querer atrapalhar a discussão sobre os filtros. Podemos manter os dois assuntos em paralelo.
Há pouco tempo minha ranger não soltava fumaça nenhuma, mas nos últimos meses quando acelero fundo, ao passar de 3000 rpm ela está soltando bastante fumaça. Esta fumaça eu vejo à noite no farol dos outros carros. Notei também que os gases do escapamento fazem arder bastante os olhos. Observei também que o óleo lubrificante está baixando um pouco (+- 400ml para 5.000 km), parece ser um consumo normal mas antes não abaixava nada. Alguém arrisca algum palpite?
Eu acho que pode ser a válvula antichamas mas tenho medo ser algum bico que esteja mijando.
Imperador!
06/05/2015, 19:48
Bico mijando não causa isso.
Comece pelo básico, suspeita de filtro de ar.
jcaraujo
07/05/2015, 08:32
Bico mijando não causa isso.
Comece pelo básico, suspeita de filtro de ar.
Concordo com o Imperador, comece olhando o filtro de ar.
Eu dei uma olhada no filtro de ar e visualmente ele parece limpo, está bem claro. Ele está com 6.000 km rodados. Será que ele pode ter alguma sujeira tipo óleo que deixa ele claro porém impermeabilizado?
De qualquer forma vou trocá-lo e conto pra vocês o que deu.
Bom saber que não é sintoma de bico mijando, pois seria mais complicado.
Pessoal, depois que tive que trocar minha lateral traseira esquerda, que é onde fica a entrada de combustível, agora quando vou abastecer a bosta da bomba desarma toda hora, bem antes de completar o tanque... o que pode ser??? algo mal encaixado?
Coophamat
07/05/2015, 21:50
Ola pessoal, levei a Ranger ao mecânico hoje para ver o filtro de óleo do motor.
Começa pelo sextavado da tampa que está quebrado, mas acho que aquilo não da pra colocar muita força no aperto ou para soltar senão quebra mesmo, a solução para abrir ele foi usar aquela chave com uma corrente que serve para soltar filtro de óleo de lata.
501266
Apos soltar vi que aquela vareta que tem no centro do filtro e o bocal que segura o filtro preso a tampa estão quebrados.
501267
501268
Agora uma imagem do cabeçote do filtro.
501269
Bom, dentro do cabeçote tem uma mola, eu não fazia ideia para que servia aquela valvula, eu presumi que fosse para o óleo não retornar, pois bem, conversando com um dono de desmanche que foi proprietário de uma Ranger ele disse que isso é um valvula que se abre quando o filtro de óleo fica saturado e entupido, mas essa mola está meio mole, da pra abrir ela com facilidade.
501270
A ideia principal minha foi sair e comprar uma tampa nova, ja que a minha está com algumas partes quebradas e a rosca danificada (provavelmente tentaram apertar sem a rosca pegar corretamente), então começou minha busca pelas auto peças da cidade, fui em todas, autorizada MWM e concessionária e houve negativa em todas.
Então fui buscar em desmanches (ferro-velho) e no primeiro que fui achei uma tampa, mas o cara só vende completo, tampa mais o cabeçote. Então continuei a busca e em outro desmanche consegui achar uma outra tampa, bem nova, sem marcas e o cabeçote bem novo também, foi quando decidi ver a tal mola que tem dentro, vi que nesse a mola está para cima e é bem dura, tem que fazer bastante força para abrir ela, diferente do meu que com qualquer força você abre.
Foi esse senhor que me explicou a função dessa válvula, ele disse que o que pode estar acontecendo na minha e ela estar sem pressão. Mas ele disse que teve uma Ranger 3.0 que a luz do óleo piscava também do mesmo modo que a minha, ele até instalou uma manômetro de pressão do óleo para constatar que o defeito não se tratava de falta de pressão.
Bom, amanhã vou ver se pego em consignação esse conjunto de óleo para colocar na minha e ver se muda algo, senão troco só a tampa que está avariada.
Outra saída é a mudança do sistema de lubrificação para a da 2008 em diante, essa mudança é possível, mas deve trocar todo o conjunto, inclusive com o resfriador de óleo e o custo só das peças é de R$1600,00 na autorizada mwm.
Ola pessoal, levei a Ranger ao mecânico hoje para ver o filtro de óleo do motor.
Começa pelo sextavado da tampa que está quebrado, mas acho que aquilo não da pra colocar muita força no aperto ou para soltar senão quebra mesmo, a solução para abrir ele foi usar aquela chave com uma corrente que serve para soltar filtro de óleo de lata.
501266
Apos soltar vi que aquela vareta que tem no centro do filtro e o bocal que segura o filtro preso a tampa estão quebrados.
501267
501268
501269
Bom, dentro do cabeçote tem uma mola, eu não fazia ideia para que servia aquela valvula, eu presumi que fosse para o óleo não retornar, pois bem, conversando com um dono de desmanche que foi proprietário de uma Ranger ele disse que isso é um valvula que se abre quando o filtro de óleo fica saturado e entupido, mas essa mola está meio mole, da pra abrir ela com facilidade.
501270
A ideia principal minha foi sair e comprar uma tampa nova, ja que a minha está com algumas partes quebradas e a rosca danificada (provavelmente tentaram apertar sem a rosca pegar corretamente), então começou minha busca pelas auto peças da cidade, fui em todas, autorizada MWM e concessionária e houve negativa em todas.
Então fui buscar em desmanches (ferro-velho) e no primeiro que fui achei uma tampa, mas o cara só vende completo, tampa mais o cabeçote. Então continuei a busca e em outro desmanche consegui achar uma outra tampa, bem nova, sem marcas e o cabeçote bem novo também, foi quando decidi ver a tal mola que tem dentro, vi que nesse a mola está para cima e é bem dura, tem que fazer bastante força para abrir ela, diferente do meu que com qualquer força você abre.
Foi esse senhor que me explicou a função dessa válvula, ele disse que o que pode estar acontecendo na minha e ela estar sem pressão. Mas ele disse que teve uma Ranger 3.0 que a luz do óleo piscava também do mesmo modo que a minha, ele até instalou uma manômetro de pressão do óleo para constatar que o defeito não se tratava de falta de pressão.
Bom, amanhã vou ver se pego em consignação esse conjunto de óleo para colocar na minha e ver se muda algo, senão troco só a tampa que está avariada.
Outra saída é a mudança do sistema de lubrificação para a da 2008 em diante, essa mudança é possível, mas deve trocar todo o conjunto, inclusive com o resfriador de óleo e o custo só das peças é de R$1600,00 na autorizada mwm.
Parabéns Coophamat! Excelente levantamento você fez. Bom saber da existência e do funcionamento desta válvula e também da possibilidade de trocar o conjunto do filtro. Talvez a minha esteja com problema nesta mola também. Vou verificar. Talvez seja por isso que o óleo está voltando para o carter. A luz do óleo piscava também mas agora já tem algum tempo que não acende.
Coophamat
09/05/2015, 13:29
Dando continuidade ao reparo do filtro de óleo:
Acabei comprando no ferro velho o cabeçote do filtro com a tampa, essa que por sinal está muito boa, nela vem indicado até o aperto que deve ser dado.
501389
Agora o cabeçote do filtro já lavado:
501390
Caso alguém queira tirar o cabeçote para conferir, não é dificil, mas é trabalhoso, pois o local é bem apertado, deve-se tirar a correia do AC, afastar o compressor, tirar a roda e a proteção que tem por baixo. São 8 parafusos e alguns deles tem que tirar girando bem devagar pela falta de espaço.
501391
Reparem na cebolinha do óleo, aquela peça branca é uma proteção, que deve ser colocada se for trocado a cebolinha, no meu caso eu aproveitei que estava fora e já coloquei uma nova, original mwm e o custo foi de R$40,00 na autorizada.
Agora uma foto interna do cabeçote do filtro, a unica diferença que notei do cabeçote que veio na minha e esse que comprei, foi a pressão da mola, o da minha ela tinha pouca pressão, dava pra empurrar com facilidade e esse está com uma pressão bem maior, sinceramente acho que isso não interfere em nada.
501392
Agora a parte interna da tampa do filtro, essa bem mais nova e com a ponta da vareta bem mais rechonchuda, o local onde poe a borracha de vedação está bem melhor também, a borracha entra justa e na antiga ela estava com um pouco de folga.
501393
Essas quatro palhetinhas são um anti ciclone para evitar que o óleo fique circulando no interior do elemento filtrante.
Por fim uma foto do motor sem o cabeçote do filtro:
501394
Aquele local que o cabeçote do filtro vai encaixado, é um radiador de óleo ou trocador de calor, ali o óleo circula e é refrigerado pela água do radiador. Existe uma junta de borracha para vedação. Como eu disse para mudar o sistema de filtro, deve-se trocar toda essa parte que vai na lateral do motor, a da 2008 em diante ja usa esse outro sistema que deve ser melhor que o da 2007 para baixo. Mas o custo para troca é muito alto, só de peça gasta em torno de R$1600,00.
A conclusão:
Comprei um filtro novo também da MWM (fabricado pela mann), junto vem as duas borrachas da tampa do filtro. Foi trocado as borrachas da tampa, colocado o filtro no lugar, o aperto foi feito com um pito nº 32 se não me engano usando um torquimetro e aplicado uma força de 25 Nm, logo em seguida trocamos a cebolinha do óleo e o mecânico montou o cabeçote no lugar.
O problema da luz do óleo foi sanado, parou de piscar (sim, com certeza o defeito era só a cebolinha), mas o problema da bateção da distribuição continua, ela começa depois de o motor atingir a temperatura de trabalho, como muito conhecem é aquele barulho que parece algo raspando no ventilador.
O custo da brincadeira foi de:
R$300,00 do cabeçote de filtro com a tampa;
R$60,00 do filtro de óleo lubrificante;
R$40,00 da cebolinha do óleo;
R$120,00 da mão de obra da oficina.
Espero que possa ajudar alguém e se alguém precisar tenho um cabeçote de reserva e uma tampa meia boca.
É isso aí Coop, e desculpe a brincadeira lá no outro tópico, também tô doido por uma efe mas não acho uma que valha a pena e tem que ser X10 4x4, e pode ser CS mas tem que ser "inteira" senão fico com a Branquela, faço BL e espero uma zentos e cinquenta no futuro, por que é cara.
Amigos, onde fica o filtro do ar condicionado??
Junior84
13/05/2015, 05:01
Amigos, onde fica o filtro do ar condicionado??
Não tem filtro. o máximo que pode fazer é dar uma limpada nos dutos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/89870-filtro-ar-condicionado-ranger.html
Borjaoo, é como o junior disse, as Rangers não tem filtro do ar condicionado. Achei estranho isso. Lamentável.
Coophamat
13/05/2015, 18:32
Pessoal, venho pedir ajuda aos colegas mais entendidos no NGD, minha Ranger ta fazendo o famoso barulho na distribuição, acontece que está muito frequente.
Ao dar partida de manha ela vai numa boa sem barulho, mas depois que ela atinge a temperatura de trabalho ela já começa a fazer o barulho, ta bem acentuado.
Já li os inúmeros tópicos aqui, inclusive o "barulho no motor da Ranger" e pelo jeito é desgaste no sistema de correntes.
Acontece que esse kit de correntes foi trocado a cerca de 10 mil km, mas foi utilizado um tabajara paralelo.
O que eu queria saber é, será que é mesmo problema do kit? Esse barulho ocorre pelo fato do desgaste das correntes, das guias, das engrenagens ou algum problema nos tensionadores (tuchos)?
Dentro tem também um injetor de óleo, esse injetor pode dar problema e ocasionar o barulho?
Existe outro tensionador alem desses dois tuchos?
Desculpe as perguntas, mas é que para trocar esse kit entre peças e serviços gasta cerca de R$2000,00 e eu ja gastei muito nessa caminhonete e ela ja ta me deixando mais quebrado do que ja sou.
Magno 4x2 sim
13/05/2015, 21:46
To desistindo da minha ranger, não aguento mais de tanta BOSTA!! acontecendo; A dias anos sem potencia sem força e ninguem "mercanico " nenhum acha o problema, depois de fervuras sem explicações,e procuras parece,parece esta resolvido, AGORA sem mais nem menos depois de estar funcionando dentro do "normal" paro desligo em alguns minutos volto a ligar e simplesmente não funciona, nem por nada, trisca a chave e nada até arrear a bateria e nada, fica parada por algumas horas ou no dia seguinte, bate a chave funciona normal *&%#@$¨%&¨&¨$&%#@%@ caraca meu que ranger *¨&%%$#, e o pior ninguem sabe o que fazer, aí é aquilo compra isso ,compra aquilo caraca num dá né ? em fim alguem ja passou por isso ?
O Coop, vai na Shop Car, vê aquela efe pra mim, vende a sua, pega a minha que vc não vai se arrepender e eu volto de fimil pra BSB, KKKK! vamos fazer um tríplice negócio. A branquela é muito boa, gosto dela mas quero um caminhãozinho.
qual seria esse filtro então
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653659806-filtro-ar-condicionado-cabine-ford-ranger-30-diesel-03-a-12-_JM
JRoberto
14/05/2015, 16:22
qual seria esse filtro então
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653659806-filtro-ar-condicionado-cabine-ford-ranger-30-diesel-03-a-12-_JM
Esse é da ventilação interna. O ar condicionado não tem filtro.
Junior84
14/05/2015, 17:29
E onde fica esse filtro?
opa, ele mesmo que preciso então, visto que quando aciono a circulação fechada interna, ainda assim vem odores do exterior.
sabe onde fica esse filtro?
JRoberto
14/05/2015, 19:07
E onde fica esse filtro?
opa, ele mesmo que preciso então, visto que quando aciono a circulação fechada interna, ainda assim vem odores do exterior.
Pessoal, no catálogo de peças diz que é o filtro de ar da ventilação interna (peça 5), ele fica dentro da caixa evaporadora do ar condicionado (peça 23) dentro do compartimento do motor, junto do ar condicionado. Agora fica a dúvida, se é o filtro para a cabine então é o filtro do ar condicionado também. Quando comprei a Ranger, levei em uma oficina de ar condicionado e o cara disse que não tinha filtro nenhum. Agora não entendi mais nada!
JRoberto
14/05/2015, 19:16
Não tô conseguindo anexar a foto! Vou tentar mais tarde.
A minha não tem filtro, esse filtro deve ser das Rangers americanas.
JRoberto
15/05/2015, 08:06
Pessoal, no catálogo de peças diz que é o filtro de ar da ventilação interna (peça 5), ele fica dentro da caixa evaporadora do ar condicionado (peça 23) dentro do compartimento do motor, junto do ar condicionado. Agora fica a dúvida, se é o filtro para a cabine então é o filtro do ar condicionado também. Quando comprei a Ranger, levei em uma oficina de ar condicionado e o cara disse que não tinha filtro nenhum. Agora não entendi mais nada!
E onde fica esse filtro?
Segue a foto
501857
JRoberto
15/05/2015, 08:10
A minha não tem filtro, esse filtro deve ser das Rangers americanas.
Mirão, pelo catálogo de peças todas as Rangers CS e CD, desde 2005 tem esse filtro.
jcaraujo
15/05/2015, 09:13
Mirão, pelo catálogo de peças todas as Rangers CS e CD, desde 2005 tem esse filtro.
Eu também já perguntei em numa oficina especializada em ar condicionado e me disseram que a Ranger não tem filtro. Diante dessa informação vou verificar.
Valeu JRoberto.
Obrigado JRoberto, também vou verificar, valeu Borjaoo, pela curiosidade, em quase cinco anos com a branquela nunca troquei esse filtro.
Ja estou com ele em mãos, como não entendo nada, queria saber melhor onde fica essa caixa evaporadora pra mandar o meca trocar.
Borjaoo, olha o desenho acima postado, aquela caixa é voltada para o cofre do motor então o filtro está após ela, confere?
Junior84
16/05/2015, 04:02
Alguém poderia postar fotos reais de onde fica esse filtro. Aquele esquema é intraduzível pra mim.
Amigos, também gostaria de fotos mais detalhadas. Passei pro meca hoje e ele não sabia onde ficava, mas nunca tinha trocado em ranger, olhou se era no mesmo lugar que hilux (embaixo porta luvas+/-) e não era.
Outra coisa, peguei uns calços aqui que põe entre o Chassis e carroceria, aparentam ser 2", não medi pois deixei a bruta pra lavar e só vou pegar amanhã... tavap ensando em sapecar eles pra dar um up, será que fica alto demais? alguém que tenha ou já andou, sabe dizer se fica desconfortável ou perigoso pra dirigir?
valeu!!
Miranda_MG
16/05/2015, 17:15
...
Outra coisa, peguei uns calços aqui que põe entre o Chassis e carroceria, aparentam ser 2", não medi pois deixei a bruta pra lavar e só vou pegar amanhã... tavap ensando em sapecar eles pra dar um up, será que fica alto demais? alguém que tenha ou já andou, sabe dizer se fica desconfortável ou perigoso pra dirigir?
valeu!!
Borjaao,
Desconfortável não fica, pois a suspensão vai continuar fazendo o mesmo trabalho. Quanto ao perigoso, vai é aumentar a altura do centro de gravidade da picape e ela vai balançar um pouco mais (vai sentir mais lateralmente do que longitudinalmente). Em curvas, a chamada rolagem da carroceria também vai aumentar. Resumindo, perde um pouco de estabilidade sim. Nada que não possa ser controlado com uma velocidade menor e aí vai do estilo de condução de cada um.
Outro detalhe (que não sei se já mencionei aqui): em outra discussão, um dos participantes afirmou que a elevação da altura do veículo por calços é irregular. Não passaria na vistoria.
Abraço,
Miranda
Borjaao,
Desconfortável não fica, pois a suspensão vai continuar fazendo o mesmo trabalho. Quanto ao perigoso, vai é aumentar a altura do centro de gravidade da picape e ela vai balançar um pouco mais (vai sentir mais lateralmente do que longitudinalmente). Em curvas, a chamada rolagem da carroceria também vai aumentar. Resumindo, perde um pouco de estabilidade sim. Nada que não possa ser controlado com uma velocidade menor e aí vai do estilo de condução de cada um.
Outro detalhe (que não sei se já mencionei aqui): em outra discussão, um dos participantes afirmou que a elevação da altura do veículo por calços é irregular. Não passaria na vistoria.
Abraço,
Miranda
Miranda, muito obrigado pelas explicações claras e detalhadas.
Acho que vou dar uma experimentada, visto que não tenho $$ pra um suspension lift no momento e também que acredito que ninguém aqui no interior saiba fazer.
Quanto ao filtro interno:
https://www.youtube.com/watch?v=cU4z987yBdQ
vários carros mas nada de ranger...
em inglês, se pesquisar "how to replace ford ranger cabin air filter" aparece alguns também, mas nada igual esse que comprei...
JRoberto
16/05/2015, 18:59
Pessoal, o filtro vai dentro dessa caixa marcada com a seta na primeira foto.
501978
Na minha não tem filtro e acho que nunca teve, tenho quase certeza que nunca foi mexido nesse sistema. Como podem ver pela segunda foto, que foi tirada com o porta luvas desencaixado, onde tem a seta, deveria ter o filtro na frente da ventoinha. Deve dar um trabalho do Car#@&@ colocar essa po@#a.
Se veio sem, sacanagem da FORD?
501979
Coophamat
18/05/2015, 13:08
Pessoal, eu li dezenas de tópicos com gente interessada em reduzir a relação da ranger 3.0, já que seu conjunto e bem longo, mas parece que ninguém fez.
Alguém já fez essa mudança? Acho que uma relação 4,10 seria interessante na ranger.
Junior84
18/05/2015, 16:25
Pessoal, o filtro vai dentro dessa caixa marcada com a seta na primeira foto.
501978
Na minha não tem filtro e acho que nunca teve, tenho quase certeza que nunca foi mexido nesse sistema. Como podem ver pela segunda foto, que foi tirada com o porta luvas desencaixado, onde tem a seta, deveria ter o filtro na frente da ventoinha. Deve dar um trabalho do Car#@&@ colocar essa po@#a.
Se veio sem, sacanagem da FORD?
501979
Não acho que o filtro ficaria na frente da ventoinha. Pelas minhas pesquisas acho que os modelos V6 antigos é que tinham esse tal filtro. Já tinha abrido o porta luvas assim e vi a mesma cena.
Abrido??? Hehehe
Amigos, preciso de indicações de onde comprar o kit corrente completo, to com 180mil km, tava pensando trocar nos 200mil, ta começando a fazer um barulhinho... O que acham???
Ps: quanto custa em media? Precisa comprar algo alem do kit ?
DoctorKX
29/05/2015, 14:57
Abrido??? Hehehe
Amigos, preciso de indicações de onde comprar o kit corrente completo, to com 180mil km, tava pensando trocar nos 200mil, ta começando a fazer um barulhinho... O que acham???
Ps: quanto custa em media? Precisa comprar algo alem do kit ?
Troquei da minha a uns 3 meses, mas como estava na garantia acabou não me custando nada
mas eu cotei na MWM e ficava uns 2.500,00 trocadas com peças originais
DoctorKX
29/05/2015, 15:05
Eu também já perguntei em numa oficina especializada em ar condicionado e me disseram que a Ranger não tem filtro. Diante dessa informação vou verificar.
Valeu JRoberto.
Esse filtro tem sim, mas nenhuma vem com ele..Descobri sem querer esses tempo por um problema que tive com o ar da minha, substituíram o compressor, mas deixaram o mesmo filtro secador..ocasionando outro problema com o compressor
A agencia resolveu pedir outro compressor, aí avisei que o filtro secador deveria ser trocado também, quando as peças chegaram o filtro que veio foi esse da cabine
acabou que não deixaram colocar ele por causa do valor
420,00 na agencia, mas pode ser encontrado no mercado livre bem mais em conta
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-649046914-filtro-de-ar-condicionadocabine-wega-akx35176-ranger-_JM
A minha eu deixo sem por que a ventilação acaba sendo bem melhor, os odores sempre vão entrar independente de possuir filtro ou não.
Troquei da minha a uns 3 meses, mas como estava na garantia acabou não me custando nada
mas eu cotei na MWM e ficava uns 2.500,00 trocadas com peças originais
No ML tem original MWM mais em conta, por volta dos 1500,00. O meca disse que além do kit devo comprar a junta da tampa de distribuição e o retentor de distribuição, isso confere???
DoctorKX
29/05/2015, 16:14
No ML tem original MWM mais em conta, por volta dos 1500,00. O meca disse que além do kit devo comprar a junta da tampa de distribuição e o retentor de distribuição, isso confere???
Confere sim, melhor trocar tudo
o Valor que passei era com Mão de obra e todas as peças da autorizada MWM, da uma cotada apenas nas peças da autorizada..as vezes fica bem em conta
Nao gosto muito de comprar peças no ML a não ser que eu conheça bem..ja tive problemas com rolamentos falsificados
Já liguei na autorizada em BH e consegui o kit completo original por 1.100,00 e as juntas + retentor ~200. Mão de obra: 300,00. Ia buscar tudo logo amanhã mas estará fechado, semana que vem tenho que dar um jeito de pegar isso lá.
Coophamat
29/05/2015, 16:35
Mais uma coisa que aprendi aqui nesse fórum. Nem imaginava que existia um retentor na tampa da caixa.
Na autorizada mwm aqui em Campo Grande me passaram o valor de R$1600,00 no kit, mas se pagar a vista deve tirar por R$1500,00.
Borjão, esse kit é mwm ou é da marca Original? Tem o kit genuíno MWM e tem o kit da marca Original.
Bruno Molinaro Trindade
29/05/2015, 18:10
Senhores, venho pedir ajuda, comprei uma Ranger XLT 2010/11, paguei relativamente barato, e sabia que a dita viria com alguns problemas. Como tenho caminhão e certa experiência com Diesel, e tb tenho uma Ranger STX 1997, pensei que poderia resolve-los a um baixo custo e facilmente... acho que me enganei rs... mas agora já foi... Primeiramente fui trocar o óleo do motor e veio grudado no ima do bujão um pedaço de metal parecido com um anel, e tb vi que a luz de freio não apagava no painel, pensei que fosse nível do fluido baixo, mas não era, fui ao manual do propriotário e vi que poderia ser "falta de vácuo", com o carro ligado pedalei umas cinco vezes e fiquei sem freio. Realmente é "falta" de vácuo, vasculhei aqui no fórum e não encontrei nada a respeito, se puderem me ajudar, agradecia...
Como sou novo por aqui, de antemão pesso desculpas se me coloquei de forma inapropriada. Obrigado.
Cara nessa loja só coisa genuína usada pela ford mas vou confirmar. Ja achei por volta de 1.400,00 em bh em outras lojas o da mwm mesmo também.
Bruno Molinaro Trindade
29/05/2015, 18:44
Mestre na minha STX 1997 troquei a manopla uma vez, mas é ruim, acho que não se troca apenas a bola, mas a alavanca de marcha completa, e detalhe, a que eu coloquei tb afrouxou... cola que é melhor.
Bruno Molinaro Trindade
01/06/2015, 12:43
Boa tarde, descobri onde fica a bomba de vácuo, bem na frente do motor, mas o meca que vai mexer nela que tb tem uma 3.0 2006, diz que já trocou bomba de vácuo da dele, e que continuou a mesma coisa. Gostaria de saber dos senhores se é normal estar andando dar 5 ou 6 pedaladas no freio e ficar com o pedal duro e sem freio. Obrigado.
Coophamat
01/06/2015, 12:47
Bruno molinaro não e normal, a ranger e muito boa de freio, pelo menos a minha é. Quando aconteceu isso na minha era um burrinho de freio da roda traseira que tinha estourado.
Coop, minha Ranger é ruim de freio desde que a adquiri, não para de jeito nenhum, parece que os freios traseiros não funcionam, não sei se as XL vieram sem abs mas já revisei duas vezes e continua ruim de parar. As vezes percebo uma certa fadiga no pedal do freio, endurece, me obriga a bombar (não distorçam as coisas) e não para, é completamente inseguro, viajando pelos sertões do Nordeste quase me arrebento em um rebanho de cabras que pularam simultaneamente do mato pro asfalto. Estava a mais de cem metros de distancia a 120 Km/h e o carro não parou. Quando voltei fiz nova revisão, troquei pastilhas e lonas mas a viatura continua do mesmo jeito.
A minha freia que é uma beleza. Troquei pastilhas semana passada, no primeiro dia ficou fraco mas depois de rodar 500km, "casaram" e estão ok.
coisa boba, mas ja fizeram a sangria do ar?? aquela parada que o meca mexe no freio enquanto a gente afunda o pé no pedal...
Não sei Borjaoo, a minha tem esse defeito, segundo o mexa as XL não tem abs então um caminhãozinho desses é ruim de parar, alguém sabe dizer se é verdade? posso afirmar que ela freia sem desvios, as rodas dianteiras travam, as traseiras a meu ver não travam, no entanto, o pedal do freio ao invés de trepidar (comum nos abs) fica duro, então eu bombo o pedal pois sinto que ele está fadigado.
Junior84
02/06/2015, 23:43
Não sei Borjaoo, a minha tem esse defeito, segundo o mexa as XL não tem abs então um caminhãozinho desses é ruim de parar, alguém sabe dizer se é verdade? posso afirmar que ela freia sem desvios, as rodas dianteiras travam, as traseiras a meu ver não travam, no entanto, o pedal do freio ao invés de trepidar (comum nos abs) fica duro, então eu bombo o pedal pois sinto que ele está fadigado.
Sei não, a minha que é antiguinha tem freio bom, para bem dentro de seus limites. E quando freio forte sinto os tranquinhos no pedal. Também escuto um barulho nos freios quando freio forte.
Amigos, acho que já até perguntei, mas preciso confirmar: até quantos mil km esse motor roda suave?
A minha é modelo 2008, então acho que não terei problemas com as tais juntas termicas (sei lá se é bem esse o nome mesmo), acabei de passar os 180mil km, peguei ela com 157mil. Rodo em média 9mil km/mês e queria saber se ela me leva no mínimo até o ano que vem sem maiores dores de cabeça. Me deu muita assim que peguei, depois de muito gasto e tempo de oficina ela ta filézona, mas não foi nada relacionado a motor ou elétrica.
Quando dá esses "tranquinhos" é o sistema abs em ação. Dizem que as XL não tem o sistema abs o que considero absurdo pois o bólido é pesado e anda muito, parar o míssil em situações de risco iminente é praticamente impossível.
Hamilton Alexandre
04/06/2015, 13:27
Oi Pessoal,
Tava rodando por aí pelas estradas, tive que trocar o óleo no posto, mas a tampa de filtro de óleo estava desgastada. Troquei o óleo assim mesmo,não ia ficar rodando com mais de 10000 Km, com o óleo velho. Depois coloquei um durepox na tampa do filtro de óleo e consegui retirar a tampa. Coloquei um tampa nova que comprei na MWM e um filtro novo. Como coloquei o filtro depois da troca de óleo, há algum problema se rodar uns 5000 km com este óleo ?
Obrigado
Hamilton Alexandre
Hamilton Alexandre
04/06/2015, 13:34
Dando continuidade ao reparo do filtro de óleo:
Acabei comprando no ferro velho o cabeçote do filtro com a tampa, essa que por sinal está muito boa, nela vem indicado até o aperto que deve ser dado.
501389
Agora o cabeçote do filtro já lavado:
501390
Caso alguém queira tirar o cabeçote para conferir, não é dificil, mas é trabalhoso, pois o local é bem apertado, deve-se tirar a correia do AC, afastar o compressor, tirar a roda e a proteção que tem por baixo. São 8 parafusos e alguns deles tem que tirar girando bem devagar pela falta de espaço.
501391
Reparem na cebolinha do óleo, aquela peça branca é uma proteção, que deve ser colocada se for trocado a cebolinha, no meu caso eu aproveitei que estava fora e já coloquei uma nova, original mwm e o custo foi de R$40,00 na autorizada.
Agora uma foto interna do cabeçote do filtro, a unica diferença que notei do cabeçote que veio na minha e esse que comprei, foi a pressão da mola, o da minha ela tinha pouca pressão, dava pra empurrar com facilidade e esse está com uma pressão bem maior, sinceramente acho que isso não interfere em nada.
501392
Agora a parte interna da tampa do filtro, essa bem mais nova e com a ponta da vareta bem mais rechonchuda, o local onde poe a borracha de vedação está bem melhor também, a borracha entra justa e na antiga ela estava com um pouco de folga.
501393
Essas quatro palhetinhas são um anti ciclone para evitar que o óleo fique circulando no interior do elemento filtrante.
Por fim uma foto do motor sem o cabeçote do filtro:
501394
Aquele local que o cabeçote do filtro vai encaixado, é um radiador de óleo ou trocador de calor, ali o óleo circula e é refrigerado pela água do radiador. Existe uma junta de borracha para vedação. Como eu disse para mudar o sistema de filtro, deve-se trocar toda essa parte que vai na lateral do motor, a da 2008 em diante ja usa esse outro sistema que deve ser melhor que o da 2007 para baixo. Mas o custo para troca é muito alto, só de peça gasta em torno de R$1600,00.
A conclusão:
Comprei um filtro novo também da MWM (fabricado pela mann), junto vem as duas borrachas da tampa do filtro. Foi trocado as borrachas da tampa, colocado o filtro no lugar, o aperto foi feito com um pito nº 32 se não me engano usando um torquimetro e aplicado uma força de 25 Nm, logo em seguida trocamos a cebolinha do óleo e o mecânico montou o cabeçote no lugar.
O problema da luz do óleo foi sanado, parou de piscar (sim, com certeza o defeito era só a cebolinha), mas o problema da bateção da distribuição continua, ela começa depois de o motor atingir a temperatura de trabalho, como muito conhecem é aquele barulho que parece algo raspando no ventilador.
O custo da brincadeira foi de:
R$300,00 do cabeçote de filtro com a tampa;
R$60,00 do filtro de óleo lubrificante;
R$40,00 da cebolinha do óleo;
R$120,00 da mão de obra da oficina.
Espero que possa ajudar alguém e se alguém precisar tenho um cabeçote de reserva e uma tampa meia boca.
Coloquei durepox no espaço sextavado da tampa do filtro de óleo e depois fui com um soquete sextavado 36, extensão e cachimbo e retirei a tampa e coloquei outra nova.
Hamilton Alexandre
04/06/2015, 13:43
501266
501267
501268
501269
501270
Oi
Resolvi colocando durepox no espaço sextavado, refazendo a cabeça sextavado da tampa do filtro de óleo, deixei secar e no dia seguinte com o motor frio desapertei a tampa e coloquei outra nova comprada na MWM, vende só a tampa.
JRoberto
04/06/2015, 19:13
Na colhedeira john deere sts 9770 que eu tenho, quando coloca diesel que tenha sujeira ou que fica muito tempo no tanque, ela da falha na linha de combustivel, na valvula de vazão... Ai eu tiro ela e limpo e ela volta ao normal...imaginei que possa ser algo nesse sentido...mas pelo jeito vou ter que desmontar tudo e testar pra ver
E ai Giovane, alguma novidade?
Pessoal, como anda a produção de fumaça das viaturas de vocês?
A minha começou a apresentar um pouco de fumaça a partir dos 2700 rpm mais ou menos, quando tá com o motor cheio e pé embaixo. O consumo continua o mesmo, gostaria apenas de saber se isso acontece com vocês também.
PS: uso diesel S50.
Imperador,
relendo o tópico vi esta mensagem sua na página 65. É o mesmo sintoma que a minha está apresentando. A que conclusão você chegou? Você descobriu e resolveu o problema da produção de fumaça em alta rotação?
Imperador!
24/06/2015, 19:37
Imperador,
relendo o tópico vi esta mensagem sua na página 65. É o mesmo sintoma que a minha está apresentando. A que conclusão você chegou? Você descobriu e resolveu o problema da produção de fumaça em alta rotação?
Cara, a minha era reprogramada, não sei se era bem o mesmo caso seu...
No fim, concluí ser normal pela reprogramação feita.
Cara, a minha era reprogramada, não sei se era bem o mesmo caso seu...
No fim, concluí ser normal pela reprogramação feita.
Realmente, tem esta diferença.
Valeu!
CJTELECOM
25/06/2015, 17:54
Boa tarde pessoal. Sou novo aqui e preciso de uma ajuda de vcs. Tenho uma Ranger 3.0 2009. E estou com serios problemas nela. Queimou junta de cabeçote e aqueceu. Trocamos a junta tudo certinho. Blz. Carro ficou meio quadradao dps de montar. Aqui na minha cidade Campo Grande MS nao tem ninguém que anima a mexer nesse carro. Por falta de conhecimento. Enfim. Fez os testes e nao tinha compreensão no cilindro 3. Tirou o cabeçote novamente e o mancal e as capas de mancal estavam trincados. E o mexanico disse que meu cabeçote nao presta mais. mas eaw é isso mesmo? Obrigado desde ja.
Betinho nvs
25/06/2015, 18:55
O cabeçote desse motor nao aceita retifica e nao é muito dificil de furar, ainda mais se aqueceu. Mas tenta achar algum bom mecanico de diesel pelo menos pra ter uma outra opiniao
Imperador!
25/06/2015, 19:28
O cabeçote desse motor nao aceita retifica e nao é muito dificil de furar, ainda mais se aqueceu. Mas tenta achar algum bom mecanico de diesel pelo menos pra ter uma outra opiniao
O cabeçote aceita retífica sim. Mas como é de alumínio não é todo mundo que mexe.
Mas no caso do amigo aí, acho que realmente só um cabeçote novo. Uma pergunta: quando foi montado da primeira vez, foi feita a plaina do cabeçote?
CJTELECOM
25/06/2015, 20:00
Nao foi feita a plaina nao! So trocou a junta mesmo e montou
Coophamat
25/06/2015, 20:28
Cjtelecom, também sou de CG. Quem e seu mecânico? Eu índico o que mexe na minha, ele e muito bom e trabalha só com diesel. Caso queira passo o contato dele.
Imperador!
25/06/2015, 21:14
Nao foi feita a plaina nao! So trocou a junta mesmo e montou
Por isso que não prestou. Tinha que ter feito limpeza química, teste de trinca e plaina do cabeçote pra não ter empenamento da peça.
CJTELECOM
25/06/2015, 23:08
É um cara aqui perto da empresa. Ele nao entende bosta nenhuma pra falar a verdade. Cara so estou tendo prejuizo com essa camionete. Ele é mto boa. Andamos mto no pantanal com ela. Mas so esta dando prejuízo agora. Gostatia sim do contato. To vendo um cabeçote novo (usado) da do Ceará. Mas tenho que ir la ver. Ta complicado.
Coophamat
25/06/2015, 23:47
CJ, tentei mandar mensagem para você mas seu cadastro ainda não permite o recebimento. O contato do mecânico é 96282192, ele e conhecido por Zezão, se ligar fala pra ele que foi o João Paulo da ranger que indicou. Ele entende bastante de diesel.
CJTELECOM
25/06/2015, 23:53
É pq criei hj o meu usuário. E aqui os camaradas ajudam bastante. Amanha vou dar uma ligada pro Zezao. E trocar uma ideia. Ver se é isso mesmo que tenho que fazer. Pq o cara ta querendo me enrrolar com 1 bico meu sendo que troquei os 4 em fevereiro. E ainda quem fez essa troca foi a retifica moreno. Ali atras da fiat.
Desculpe me intrometer, que é difícil conseguir meca pra Ranger, todo mundo sabe, mas na verdade quando o problema é cabeçote o melhor é colocar um novo, livre-se desse mexânico o mais rápido possível, ele vai te quebrar e o pior, vc será mais um a criticar as Rangers, digo mesmo, são excelentes viaturas, principalmente as do ano da sua, mas são caras de conserto, siga as dicas do coop e seja mais um a desfrutar do que elas podem proporcionar quando em bom estado. Seja bem vindo CJ.
Coophamat
26/06/2015, 22:01
Pessoal, gostaria de saber se para trocar os tensionadores do motor da Ranger é muito difícil. Pelo que me falaram basta soltar o parafuso e trocar. Mas como nunca fiz e nem vi fazer não sei se é exatamente isso. O acesso ao tensor superior é fácil, mas o inferior é difícil. A minha duvida é se tem alguma junta, arruela, cola, regulagem ou aperto especifico.
Hoje eu comprei os dois tensionadores originais MWM e queria trocar amanhã de manhã, mas caso seja complicado levo ao mecânico.
JRoberto
27/06/2015, 10:13
Pessoal, gostaria de saber se para trocar os tensionadores do motor da Ranger é muito difícil. Pelo que me falaram basta soltar o parafuso e trocar. Mas como nunca fiz e nem vi fazer não sei se é exatamente isso. O acesso ao tensor superior é fácil, mas o inferior é difícil. A minha duvida é se tem alguma junta, arruela, cola, regulagem ou aperto especifico.
Hoje eu comprei os dois tensionadores originais MWM e queria trocar amanhã de manhã, mas caso seja complicado levo ao mecânico.
Coophamat, você comprou só o tucho ou o conjunto todo? No manual não diz nada sobre junta ou cola, mas você vai notar que existe uma arruela que acho que deve ser trocada, caso você tenha comprado o conjunto todo ela ja vem e dai é só usar. O torque indicado é de: 50 - 60 Nm ou 37 - 44 lbf.pé. Vai trocar o tensor porquê?
Coophamat
27/06/2015, 12:40
Coophamat, você comprou só o tucho ou o conjunto todo? No manual não diz nada sobre junta ou cola, mas você vai notar que existe uma arruela que acho que deve ser trocada, caso você tenha comprado o conjunto todo ela ja vem e dai é só usar. O torque indicado é de: 50 - 60 Nm ou 37 - 44 lbf.pé. Vai trocar o tensor porquê?
Muito obrigado pela resposta. Bom, eu comprei somente os tuchos, ela bate muito as correntes, o kit foi trocado a um tempo atrás, mas foi posto um kit paralelo e desde então ele bate, depois troquei toda carcaça da distribuição e continuou batendo. Quando o mecânica abriu ele disse que o kit está intacto, o que falta e tensão. Então comprei só os tuchos, se continuar batento ae compro o restante do kit.
Meu mecânico disse que uma vez trocou o kit de uma ranger e colocou paralelo, desde a troca a corrente ficou batendo. Para mostrar como faltava tensão ele pegou os tuchos velhos que eram originais e colocou de volta. O barulho parou.
Jroberto, esse torque de 50 a 60 Nm e nos parafusos dos tuchos ou no das engrenagens da corrente?
JRoberto
27/06/2015, 18:16
Jroberto, esse torque de 50 a 60 Nm e nos parafusos dos tuchos ou no das engrenagens da corrente?
É nos parafusos dos tuchos.
CJTELECOM
29/06/2015, 13:03
Obrigado Mirão. É sim uma excelente camionete. Um canhao pra andar. Macia e tudo mais oque vc ja sabe. É mto dificil mecanico mesmo. A minha fica pronta amanha se deus quiser. Esta caminhando. Mas vou trocar de meca. Pq esse ta complicado.
CJTELECOM
29/06/2015, 13:09
É so tirar os parafusos ali na lateral. O de baixo vai vazar um pouco de óleo. Mas como vc vai trocar so. Tira o velho e põe o novo rapidamente. O de cima nao vaza nada. Trocou ta zero bala. Hj fui comprar os juntas de escape e admição. Foi difícil de achar em. Mas consegui.
Coophamat
29/06/2015, 13:25
Obrigado cjtelecom. Onde comprou as juntas? Eu gosto de comprar peças na rocket, sempre falo com o Altair, ele e bem bacana, se não tem lá ele liga pra tudo quanto e canto para achar. Campo grande tem muita lojinha de peças de caminhonete e tem a leão diesel que e distribuidora.
CJTELECOM
30/06/2015, 19:58
Comprei a junta de cabecote na R.A Distrinuidora. E as juntas dos coletores na Brandão. Me chama no whats. Vamos trocar uma ideia. 67 92174355
CJTELECOM
30/06/2015, 20:53
Hj que montou minha camionete. E ta fazendo barulho na corrente. É os tensor da corrente. Mas eu li aqui mesmo no fórum que isso nao tem problema. E outra vou vender a viatura. O ruim é o barulho chato. E alto pra caramba. E outra, alguem ai ja teve o problema de ter trincado as capas do mancal e o mancal??? O meu trincou tudo!
Coophamat
03/07/2015, 19:54
Pessoal, venho pedir ajuda de vocês, hoje a Ranger me deixou na mão. Antes do almoço encostei ela normalmente e desliguei, uma hora e meia depois fui sair e nada dela pegar, o motor girava normalmente mas nem sinal de partida. Coloquei o scaneer e o código que acusou foi P0336. Apaguei o erro mas mesmo assim não pegou. Aguardei mais meia hora e tentei novamente, pegou na primeira. Deixei ela funcionando um pouco e tudo tranquilo. Já tinha combinado com o mecânico dele trocar os tensores, então fui direto pra lá.
Ele efetuou a troca para mim, quando fui dar a partida novamente, ela não pegou. Esperei um tempo e nada de pegar.
Outro mecânico de outra oficina veio para ajudar, esse com algum conhecimento em ford, pois, era funcionário da concessionária daqui, ele disse que pelo erro o motor poderia estar fora do ponto, então ele tentou colocar no ponto, mas sem a ferramenta especifica ele disse que pode não ter conseguido por no ponto exato.
Ficamos lá até as 18 horas e nada dela pegar, ele disse que ia conseguir a ferramenta para por o motor no ponto, mas eu não entendo como o motor sairia do ponto do nada, não deu tranco nem nada.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Imperador!
04/07/2015, 09:11
Cara, possivelmente é motor fora do ponto mesmo: http://www.obd-codes.com/p0336
Opções mais improváveis ter quebrado um dente do virabrequim ou ter estragado o sensor de fase que fica no vira. Tem que ver se o motor está no ponto mesmo.
Coophamat
04/07/2015, 11:02
Obrigado imperador. Foi o que o cara disse mesmo. Mas quando se refere a quebrar dente de virabrequim e o da engrenagem da corrente?
Pra deixar a gente mais nervoso o mecânico não abriu hoje, aqui ta frio e chovendo, então só segunda agora.
Imperador!
06/07/2015, 10:09
Obrigado imperador. Foi o que o cara disse mesmo. Mas quando se refere a quebrar dente de virabrequim e o da engrenagem da corrente?
Dos dois.. mas é mais provavel a quebra de um dente da corrente...
Coophamat
06/07/2015, 11:59
Obrigado mais uma vez Imperador. A Ranger ainda está lá, o mecânico ainda não conseguiu pegar a ferramenta que precisa para por o motor no ponto.
Alguém saberia me dizer exatamente quais sãos essas ferramentas? Eu fui em uma loja de ferragens aqui que tem as ferramentas, mas o vendedor não soube me dizer exatamente qual é, ele tem ela avulsa ou tem o kit de ferramentas para mwm que serve para os motores 2.5, 2.8 maxion e sprint e o 3.0. Mas esse kit custa 900 reais e para mim não serve, se fosse mecânico faria o investimento, então não tem cabimento comprar o kit completo.
Eu sei que uma trava o comando de válvula pela tampa do óleo e outra trava o volante do motor por trás, mas não sei quais são.
Nós não abrimos a tampa da distribuição, só tiramos a bomba de vácuo e aparentemente a corrente e a engrenagem está novinha, nenhum sinal de desgaste, mas as de baixo e as guias não dá para ver por ali, se depois de colocar o motor no ponto ela não pegar, então acho que temos que abrir para ver se quebrou algo.
E a saga da Ranger continua.
marcoswiedemann
06/07/2015, 17:40
Sempre que trocar o kit corrente de comando procure por original.
Passei na oficina e vi uma ranger com motor aberto porque o proprietário botou kit paralelo e não aguentou, arrebentou todo comando.
Não vale o risco
JRoberto
06/07/2015, 18:20
Coophamat, da uma procurada no youtube "Motor MWM 3.0 Eletronic", são 3 vídeos do O Mecânicoline, são bem interessantes, mostra a desmontagem e montagem do NGD, e deve ter o procedimento de por no ponto, vale a pena dar uma olhada. Já foi postado aqui, mas não lembro da página.
Abraços!
Coophamat
06/07/2015, 19:11
Vou procurar jroberto. Bom pessoal, o mecânico me ligou agora a tarde e disse que se der um cheiro de spray anti ferrugem ela pega e fica na lenta normal, se desligar logo em seguida ela pega, mas depois de um tempo não pega mais. Se der outro cheiro ela pega novamente. Por esses sintomas não deve ser problema mecânico, deve ser algo elétrico.
Já se depararam com algo parecido?
Coophamat
07/07/2015, 14:16
Pessoal, estava na oficina até agora pouco, bom, a Ranger hoje resolveu pegar, ela funciona tranquilo quando pega, não sei se foi a troca dos tensores ou se ela ta com ponto diferente do que deveria, mas o motor dela está muito silencioso e sem vibração nenhuma, parece motor a gasolina, eu sai para dar uma volta e carregar a bateria já que estava quase arriando. Depois que voltei, parei no patio e desliguei ela, dei partida ela pegou, fiz isso mais duas vezes e depois não pegou mais. Esperamos um tempo e ela pegou novamente, pegou três vezes e não pegou mais. Ae fica assim, tem hora que pega, tem hora que não pega.
O que já fizemos: trocamos o sensor MAP, trocamos o sensor de combustível (aquele que fica entre os bicos em cima), trocamos o sensor do comando, trocamos o relê que fica na caixa de fusível, aquele que tem 5 pinos e nada de resolver.
Já verificamos filtro de diesel e está tudo certo.
Meu pai deu a ideia de levar na ford aqui em Campo Grande, para ver se eles dão um diagnostico, será que compensa?
A minha as vezes resolvia não pegar e um pouco depois pegava normal, era o arranque...
Boa tarde, estou vendendo uma Ranger 3.0 XL 2010 muito conservada com apenas 115000 km rodados, ela possui air bag, vidros elétricos, ar e direção hidráulica por apenas 45 mil reais. Interessados pode entrar em contato por email fernando.diego18@yahoo.com.br assim posso enviar as fotos e analisar as suas contra-propostas.
Por falar em saga de Ranger, nesse final de semana viajei para uma cidade próxima daqui, chamada Unaí, MG, então ao passar uma ponte pela qual passa um córrego denominado "arrependido", surgiu um urubu, do nada, do nada não, havia um animal morto em uma vala, tipo meia manilha, para escorrer água pluvial, só localizei depois que parei a viatura para ver a dimensão do estrago e passar o susto. A galinha preta bateu no alto esquerdo do parabrisa, uma porrada, um barulho do carai, teve gente que gritou dentro do carro. Ainda bem que foi só o parabrisa, gasto de R$-350 k. Velocidade, 120 km/h, em cima da ponte não dava para frear, se a velocidade fosse maior, o urubu estaria sentado em meu colo ou eu estaria com a cabeça estourada. Tive sorte por não ter acontecido algo mais grave. Mas um azar danado ser atingido por um urubu, nunca vi alguém atingir um urubu, nem mesmo urubu suicida.
jcaraujo
08/07/2015, 09:31
Por falar em saga de Ranger, nesse final de semana viajei para uma cidade próxima daqui, chamada Unaí, MG, então ao passar uma ponte pela qual passa um córrego denominado "arrependido", surgiu um urubu, do nada, do nada não, havia um animal morto em uma vala, tipo meia manilha, para escorrer água pluvial, só localizei depois que parei a viatura para ver a dimensão do estrago e passar o susto. A galinha preta bateu no alto esquerdo do parabrisa, uma porrada, um barulho do carai, teve gente que gritou dentro do carro. Ainda bem que foi só o parabrisa, gasto de R$-350 k. Velocidade, 120 km/h, em cima da ponte não dava para frear, se a velocidade fosse maior, o urubu estaria sentado em meu colo ou eu estaria com a cabeça estourada. Tive sorte por não ter acontecido algo mais grave. Mas um azar danado ser atingido por um urubu, nunca vi alguém atingir um urubu, nem mesmo urubu suicida.
Ei Mirão,
Lá no Rio a gente costumava falar que quando uma pessoa é azarada que ela está cagada de urubú. Você literalmente está cagado de urubú.
Ainda bem que não aconteceu nada mais grave.
jcaraujo
08/07/2015, 09:34
Pessoal,
Vou ter que levar a bruta na oficina hoje para ver a suspensão dianteira, creio que a bandeja superior foi pra vala e acho que o rolamento esquerdo também.
Gostaria de saber se alguém já substituiu essas peças por outras não originais (Paralelo) e se vale a pena.
Imperador!
08/07/2015, 12:31
Pessoal,
Vou ter que levar a bruta na oficina hoje para ver a suspensão dianteira, creio que a bandeja superior foi pra vala e acho que o rolamento esquerdo também.
Gostaria de saber se alguém já substituiu essas peças por outras não originais (Paralelo) e se vale a pena.
Bandeja só adianta se for original. Mas rolamento tem vários, inclusive melhores que originais (Timkem). Mas se for trocar rolamento, troque logo os dois...
Bandeja só adianta se for original. Mas rolamento tem vários, inclusive melhores que originais (Timkem). Mas se for trocar rolamento, troque logo os dois...
Já usei uma bandeja superior paralela que só durou 20 mil km, hj estou com usando os da CONFAP e estou gostando muito.
JDiego pensei a mesma coisa, tô cagado de urubu. Poderia estar cagado de arara mas infelizmente é de urubu mesmo.
CJTELECOM
11/07/2015, 13:13
Bom dia galera. Troquei o cubo de roda do lado esquerdo. Coloquei palalelo mesmo. Ja avia trocado o direito. Paralelo também. E esta la firme e forte. Esse rolamento é muito danado. O meu quebrou na rua e a roda ficou de lado igual uma Patrola. Eu mesmo que fiz a substituição. É fácil. Sem misterio. Abraço
jcaraujo
13/07/2015, 18:19
Bandeja só adianta se for original. Mas rolamento tem vários, inclusive melhores que originais (Timkem). Mas se for trocar rolamento, troque logo os dois... Bem, a bagaceira ficou em R$1.800,00. Troquei os dois amortecedores (Cofap), as duas bandejas superiores (nakata), duas buchas da balança lado direito e o cubo da roda esquerda, este item foi a minha grande dúvida, pois aqui na cidade o original na ford está por R$980,00, o paralelo queriam R$420,00, daí optei por pegar um usado original por R$200,00, após a troca fiz o teste ainda no elevador e está bem justo e sem ruído. Vamos ver quanto tempo dura. Obrigado a todos que opinaram. Ah, o cubo da roda direita eu havia trocado no fim de 2013, quando ainda morava em Brasília. Lá paguei R$458,00 no original.
Reinaldo Jr
14/07/2015, 16:44
Boa tarde pessoal. Após um longo período (3 anos e meio) longe do mundo das picapes estou voltando.
Saí de uma Ranger LTD 07 e estou voltando para a Ford, dessa vez em uma XLT CD 4x4 12 (40.000km).
Nesse meio de tempo tive vários dissabores não muito agradáveis com a VW, mas isso me fez adquirir um pouco de experiência.
Não é que tenho preguiça de ler, mas como o tópico é muito extenso e o tempo está curto (devo pegar a Ranger até o final de semana), quais são as dicas para não pegar um carro-bomba?
Espero poder contribuir muito aqui, afinal temos uma boa gama de Ford's (F-4000/F-250 e agora voltando na Ranger).
Pessoal, desculpa se não for o tópico mais apropriado, mas é que estou aqui com um kit completo do pedal de freio de estacionamento zerado da ranger 3.0 e preciso vender, se alguém precisar ou souber de quem precise da um toque que passo mais barato. Abraços!!
Coophamat
15/07/2015, 22:57
Pessoal, por gentileza, alguém poderia ir na ranger, dar meia chave e na central eletrônica ver se fica um his?
Galera, vendi o pedal de freio supracitado para um companheiro de fórum, sobrou aqui comigo o kit de refil de filtros da viatura, Ar, óleo e combustível, todos originais MWM. Se alguém interessar vendo barato.
abraços
Borjaoo tô interessado, acabei de chegar da região do araguaia, a branquela tá só o pó e vou fazer a troca de óleo e filtros, mande o valor ok?
Bão demais Mirão!! Faço 150 os três já com frete PAC. Mando de brinde um bujão do cárter que também tinha comprado.
Posso enviar por sedex a cobrar se preferir, ou até anunciar no mercado livre.
Qualquer coisa só chamar.
Abraços!
Borjaoo, mandei uma mensagem particular pra vc ok?
Borjaoo, mandei uma mensagem particular pra vc ok?
Opa! Lida e respondida.
Abs
Reinaldo Krugel
31/07/2015, 13:15
Olá pessoal foreiro !!!
Estou com um problema com "parte" da válvula/bomba termostática" do motor mwm 3.0 diesel (ranger). A pressão subiu e estourou o "retentor" (borracha preta em forma hexágono na parte superior). A dúvida é, deve trocar toda a peça ou dá pra trocar/repor este retentor/peça? Abrs
Reinaldo Jr
31/07/2015, 17:24
Bão demais Mirão!! Faço 150 os três já com frete PAC. Mando de brinde um bujão do cárter que também tinha comprado.
Posso enviar por sedex a cobrar se preferir, ou até anunciar no mercado livre.
Qualquer coisa só chamar.
Abraços!
Borjaoo se não vendeu para o amigo acima tenho interesse.
Borjaoo se não vendeu para o amigo acima tenho interesse.
Opa! Obrigado pelo interesse Reinaldo, mas o Mirão ficou com os filtros hehehe
fica para uma próxima.
abraço!!
Coophamat
10/08/2015, 23:06
Pessoal, alguém poderia por gentileza tirar uma foto do painel da ranger diesel de preferência 2009 para baixo. Preciso ver a posição exata dos ponteiros para acertar os da minha que precisou ser desmontado para troca de dois LEDs.
Edit: tem que ser desligado sem por a chave no contato onde os ponteiros ficam em repouso.
mguriano
12/08/2015, 20:31
Pessoal, alguém poderia por gentileza tirar uma foto do painel da ranger diesel de preferência 2009 para baixo. Preciso ver a posição exata dos ponteiros para acertar os da minha que precisou ser desmontado para troca de dois LEDs.
Edit: tem que ser desligado sem por a chave no contato onde os ponteiros ficam em repouso.
509483 509484 509485 509486509488
Coophamat
13/08/2015, 00:36
Mguriano, muito obrigado pelas fotos, desse jeito vai ficar fácil acertar os ponteiros.
Imigrante
14/08/2015, 02:07
Bem, a bagaceira ficou em R$1.800,00. Troquei os dois amortecedores (Cofap), as duas bandejas superiores (nakata), duas buchas da balança lado direito e o cubo da roda esquerda, este item foi a minha grande dúvida, pois aqui na cidade o original na ford está por R$980,00, o paralelo queriam R$420,00, daí optei por pegar um usado original por R$200,00, após a troca fiz o teste ainda no elevador e está bem justo e sem ruído. Vamos ver quanto tempo dura. Obrigado a todos que opinaram. Ah, o cubo da roda direita eu havia trocado no fim de 2013, quando ainda morava em Brasília. Lá paguei R$458,00 no original.
Olá Araújo,
A minha tb é uma XL, porém 2008 CS.
Vou ter que trocar os amortecedores dianteiros e estava certo que optaria pelos offshox. Mas a crise bateu aqui em casa e vou ter que optar por algo mais barato.
Poderia me passar o modelo dos Cofap que vc colocou e explicar o porquê escolheu eles?
É que eu ainda estava com os originais e como havia decidido que colocaria os offshox quando tivesse que trocar, acabei sem referências de bons amortecedores de baixo custo.
Ldromachado
15/08/2015, 11:48
Bom dia galera. Troquei o cubo de roda do lado esquerdo. Coloquei palalelo mesmo. Ja avia trocado o direito. Paralelo também. E esta la firme e forte. Esse rolamento é muito danado. O meu quebrou na rua e a roda ficou de lado igual uma Patrola. Eu mesmo que fiz a substituição. É fácil. Sem misterio. Abraço
Troquei o meu a uma semana do lado esquerdo dianteiro, e segui o que li aqui...que em cubo e rolamento o melhor é colocar o melhor possível.
509682509683509684509685
Troquei o meu a uma semana do lado esquerdo dianteiro, e segui o que li aqui...que em cubo e rolamento o melhor é colocar o melhor possível.
509682509683509684509685
ideal e trocar o par, pod eter ceretza que em pouquissimo tempo o utro lada vai abrir o bico
jcaraujo
18/08/2015, 21:21
.
Olá Araújo,
A minha tb é uma XL, porém 2008 CS.
Vou ter que trocar os amortecedores dianteiros e estava certo que optaria pelos offshox. Mas a crise bateu aqui em casa e vou ter que optar por algo mais barato.
Poderia me passar o modelo dos Cofap que vc colocou e explicar o porquê escolheu eles?
É que eu ainda estava com os originais e como havia decidido que colocaria os offshox quando tivesse que trocar, acabei sem referências de bons amortecedores de baixo custo.
Desculpe-me a demora em responder, mas estou de férias e só hoje dei uma olhada no meu e-mail.
Bem, coloquei o Turbo Gás Copaf porque era o que estava instalado, o cara que me vendeu o carro, no início de 2013, dissera-me que havia trocado os amortecedores dianteiros fazia pouco tempo. E como só eu andei 72 mil Km até eles estourarem, optei por repetir.
jcaraujo
18/08/2015, 21:24
ideal e trocar o par, pod eter ceretza que em pouquissimo tempo o utro lada vai abrir o bico
Então eu dei muita sorte, pois troquei o do lado direito logo depois que comprei o carro em 2013 e só agora, depois de uns 70 mil Km rodados é que o do lado esquerdo berrou.
Ldromachado
19/08/2015, 17:54
Então eu dei muita sorte, pois troquei o do lado direito logo depois que comprei o carro em 2013 e só agora, depois de uns 70 mil Km rodados é que o do lado esquerdo berrou.
Boa tarde.
Eu perguntei pro mecânico, (que como consegui por um preço descente R$650,00 compraria o outro lado) mas ele me falou que não precisava.
Imigrante
20/08/2015, 00:07
.
Desculpe-me a demora em responder, mas estou de férias e só hoje dei uma olhada no meu e-mail.
Bem, coloquei o Turbo Gás Copaf porque era o que estava instalado, o cara que me vendeu o carro, no início de 2013, dissera-me que havia trocado os amortecedores dianteiros fazia pouco tempo. E como só eu andei 72 mil Km até eles estourarem, optei por repetir.
Valeu pelo retorno, amigo.
Vou fazer o mesmo.
Abraços.
👍
Olá gente! Minha vtr apresentou uns fortes estalos qdo engatava a tração e consequentemente dava uns trampos. Então resolvi mandar abrir a caixa de tração, digo a caixa de redução e pra surpresa minha precisei trocar a corrente, que estava com muita folga, três rolamentos tb com folgas e naturalmente os retentores. Sem falar que o nível de óleo estava baixíssimo. Resultado, gastei R$ 1.180,00 - mas o legal é que ela ficou perfeita. Bem justinha. Sem estralos. Sem trampos. Quis postar tb as fotos para ajudar alguém que posteriormente venha a precisar. Ranger 2005/2006 XTL - 3.0 Eletrônica.
Em Caruaru - PE - procurem o mecânico Edvaldo. Muito bom no que faz.
Segue fotos abaixo. Espero ter postado no lugar certo.
510168510169510170510171510172510173
giovanefortuna
21/09/2015, 00:53
No manual diz pra nao remover por causa de garantia só...
estou com alguns problemas na ranger e achei que poderia ser ela, estava especulando a possibilidade de troca dela ou outras peças mas o acesso a vcv é impossivel sem remover a bomba :/
minha ranger anda normal no dia a dia, força de sobra, turbo enche ate 1.5bar... Mas se passar de 3mil esticando uma terceira marcha ela corta de uma vez...não acende luz de injecao nada...depois ela volta ao normal
ja tirei o tanque, limpei a peneira dedal da bomba interna, troquei filtros e tals...
hj limpei o sensor maf pra testar
mas desconfio de equalizaçao de bicos, acho q tem algum fazendo arte...
Bom galera...só pra deixar registrado aqui
Troquei a valvula pcv e continuou com o mesmo problema
Testei os bicos e estava um verdadeira bagunça
Comprei os 4 bicos novos originais...800 reais cada...
Resultado: Fim dos problemas, camionete ficou zera!
JRoberto
21/09/2015, 07:47
Valeu pelo retorno Giovani! Bom saber que tudo acabou bem.
Paulo Medeiros
21/09/2015, 21:58
Boa noite rangeiros, após um longo tempo sem problemas minha viatura apresentou um vazamento de compressão no terceiro bico, fui a um bombista para sanar o problema, que diga-se de passagem não influenciava em nada o rendimento nem consumo, pois bem assim que andei uns dois ou três quilômetros o barulho do vazamento voltou mais forte, dei meia volta e retornava á oficina quando ouvi u barulho e o motor parou de funcionar, olhei o motor e vi o bico injetor literalmente ejetado do compartimento e o tubo que liga a flauta ao bico rompida, fui a oficina guinchado e após a análise do meca o estojo que segura o bico havia rompido mas após a correção da rosca do estojo e montagem o carro ficou fraco e fumaçando muito. em casa percebi que dois dos tres fios do sensor da flauta estavam partidos por conta da subida rápida do bico, refiz a ligação dos fios e o carro melhorou bastante a potência mas a fumaça continua. Pergunto aos caros colegas: O que mais poderia estar causando essa fumaceira e a falta de disposição costumeira do carro?
Paulo Medeiros
21/09/2015, 22:04
A, e como havia vazado diesel pra tudo quanto foi lado eu usei limpa contato sem dó em alguns sensores tais como o próprio da flauta no t-map e nos conectores da central além dos conectores dos bicos também. Desde já agradeço qualquer ajuda.
Jhonny César
22/09/2015, 09:01
Boa noite rangeiros, após um longo tempo sem problemas minha viatura apresentou um vazamento de compressão no terceiro bico, fui a um bombista para sanar o problema, que diga-se de passagem não influenciava em nada o rendimento nem consumo, pois bem assim que andei uns dois ou três quilômetros o barulho do vazamento voltou mais forte, dei meia volta e retornava á oficina quando ouvi u barulho e o motor parou de funcionar, olhei o motor e vi o bico injetor literalmente ejetado do compartimento e o tubo que liga a flauta ao bico rompida, fui a oficina guinchado e após a análise do meca o estojo que segura o bico havia rompido mas após a correção da rosca do estojo e montagem o carro ficou fraco e fumaçando muito. em casa percebi que dois dos tres fios do sensor da flauta estavam partidos por conta da subida rápida do bico, refiz a ligação dos fios e o carro melhorou bastante a potência mas a fumaça continua. Pergunto aos caros colegas: O que mais poderia estar causando essa fumaceira e a falta de disposição costumeira do carro?
Teria como informar a cor da fumaça... tipo muito branca, meio azulada, preta..... para cada coloração por incrivel que pareça existe um problema.... pode ser turbina, bico injetando d +, excesso de diesel na camara de combustão, mas pelo seu relato acho que é bico.... teria que arrancar todos e colocar na bancada para teste .... para ver se tão injetando corretamente.... mais acho que ta dando excesso de diesel na camera de combustão devido algum bico ( talvez ate esse que quis sair do motor que nem um foguete em direção a lua :mrgreen:...)
Paulo Medeiros
22/09/2015, 18:50
Teria como informar a cor da fumaça... tipo muito branca, meio azulada, preta..... para cada coloração por incrível que pareça existe um problema.... pode ser turbina, bico injetando d +, excesso de diesel na câmara de combustão, mas pelo seu relato acho que é bico.... teria que arrancar todos e colocar na bancada para teste .... para ver se tão injetando corretamente.... mais acho que ta dando excesso de diesel na camera de combustão devido algum bico ( talvez ate esse que quis sair do motor que nem um foguete em direção a lua :mrgreen:...)
Boa noite, pois é meu caro Jhonny, cheguei agora do bombista, ele tirou três bicos, um teimou em não sair os outros eles fizeram uma limpeza e testaram e na máquina foram condenados, como eu fiquei de comprar por minha conta os bicos ele montou outros que ele tinha menos o que ficou preso, e o carro ficou pior do que estava muito mais fumaça e o funcionamento mais irregular que com os meus, pois bem, pedi que remontasse os meus p/ que eu fosse correr atrás de novos e p/ minha surpresa o carro ficou 70% melhor, penso que se tivesse limpado o que ficou encravado o carro estaria 98% bom o único se não é a fumaça que diminuiu significativamente. a fumaça é preta comparável a dos motores antigos quando eram submetidos a esforço.
Paulo Medeiros
22/09/2015, 19:01
A única coisa boa hoje é que ele não quis cobrar pela limpeza e teste dos bicos, R$ 150,00 por bico , me cobrou somente o escaneamento R$ 130,00 , já que não resolveu o problema, cotei aqui no Rio o preço e está entre 980,0 e 1.100,00 pena que no estoque da loja mais barata só tinha uma unidade, mas diante do resultado após a limpeza vou procurar uma segunda opinião em outro bombista, vou ver se ele consegue retirar o bico encravado e ver se ele examina pra ver se estão mesmo ruins.
Imperador!
22/09/2015, 19:03
Aí o problema é bico.
Se antes o carro tava legal (só vazando compressão) e agora está ruim (depois de trocar 3 bicos), pode ter certea que o problema é neles.
mguriano
22/09/2015, 19:49
Boa noite! Alguém sabe se tem algum problema tirar a bateria da Ranger 3.0, pelo fato de ela ser eletrônica (talvez deixar outra em paralelo enquanto desconecto)?
É que já ouvi uns comentários desse tipo a respeito de carros com módulo eletrônico.
Valeu!
Imigrante
22/09/2015, 20:05
Quando troquei a bateria da minha, tirei uma e coloquei a outra. Só perdi as estações configuradas no som.
Acho que não há problemas.
mguriano
22/09/2015, 20:45
Quando troquei a bateria da minha, tirei uma e coloquei a outra. Só perdi as estações configuradas no som.
Acho que não há problemas.
Se for só isso, beleza. Dos males, o menor.
Obrigado!
JRoberto
23/09/2015, 07:58
Boa noite, pois é meu caro Jhonny, cheguei agora do bombista, ele tirou três bicos, um teimou em não sair os outros eles fizeram uma limpeza e testaram e na máquina foram condenados, como eu fiquei de comprar por minha conta os bicos ele montou outros que ele tinha menos o que ficou preso, e o carro ficou pior do que estava muito mais fumaça e o funcionamento mais irregular que com os meus, pois bem, pedi que remontasse os meus p/ que eu fosse correr atrás de novos e p/ minha surpresa o carro ficou 70% melhor, penso que se tivesse limpado o que ficou encravado o carro estaria 98% bom o único se não é a fumaça que diminuiu significativamente. a fumaça é preta comparável a dos motores antigos quando eram submetidos a esforço.
Nessas trocas de bicos foram trocadas as arruelas ou verificadas se estavam na medida correta (1,850 a 2,100 mm)? Se estiverem fora dessa medida costuma dar esses problemas. Os bicos novos já vieram com essa arruela?
Jhonny César
23/09/2015, 09:47
A única coisa boa hoje é que ele não quis cobrar pela limpeza e teste dos bicos, R$ 150,00 por bico , me cobrou somente o escaneamento R$ 130,00 , já que não resolveu o problema, cotei aqui no Rio o preço e está entre 980,0 e 1.100,00 pena que no estoque da loja mais barata só tinha uma unidade, mas diante do resultado após a limpeza vou procurar uma segunda opinião em outro bombista, vou ver se ele consegue retirar o bico encravado e ver se ele examina pra ver se estão mesmo ruins.
As vezes se consegue fazer uma calibração nos bicos.... claro que não se compara a um bico novo, mais se consegue um bom desempenho sim... Procure uma oficina conceito que tenha maquina para testar corretamente os bicos, geralmente são oficinas de caminhão que tem esse tipo de maquinario.... Se a sua ranger for 3.0 te digo uma coisa... so de mexer errado na hora de tirar os bicos ja descalibra... para tirar o bico pode se usar catalizador, fluido de freio e geralmente nessas oficinas tb tem uma ferramenta para retirada desses bicos... Não se esqueça que as vezes o barato sai caro... boa sorte
Paulo Medeiros
23/09/2015, 21:10
Boa noite, como havia dito antes, fui atrás de uma segunda opinião e saí de casa cedo p/ isso e antes passei num posto pra abastecer e como desgraça nunca vem só a frentista colocou gasolina no meu tanque, por sorte olhei pra bomba antes de ligar o carro e percebi o erro, resultado: perdi meio dia pra que eles retirassem o tanque pra limpar e me devolver o que havia de combustível, pelo menos ganhei uma limpeza grátis mas perdi o dia que iria usar pra levar num bombista que tinha concertado meu carro numa ocasião em que minha esposa tinha colocado um combustível ruim e perdi os bicos e a bomba, os outros bombistas nao conseguiram de maneira nenhuma acertar o carro ( que fumaçava muito e também não tinha força apesar de tudo ser zero) agora só amanhã pra ele testar tudo e ver se realmente vou precisar de bicos novos outra vez, outra coisa, percebi hoje que a turbina tinha bastante óleo por dentro, já estou até com medo de tanta coisa acontecendo junta. Esse motor é muito bom mas quando cisma de dar problema sai de baixo!
Paulo Medeiros
23/09/2015, 21:16
As vezes se consegue fazer uma calibração nos bicos.... claro que não se compara a um bico novo, mais se consegue um bom desempenho sim... Procure uma oficina conceito que tenha maquina para testar corretamente os bicos, geralmente são oficinas de caminhão que tem esse tipo de maquinario.... Se a sua ranger for 3.0 te digo uma coisa... so de mexer errado na hora de tirar os bicos ja descalibra... para tirar o bico pode se usar catalizador, fluido de freio e geralmente nessas oficinas tb tem uma ferramenta para retirada desses bicos... Não se esqueça que as vezes o barato sai caro... boa sorte
Eu vi o cara tentando calibrar os bicos que ele tinha colocado no meu carro para teste, ele folga uma porca que tem abaixo do conector elétrico do bico e vai girando pouco a pouco para um lado e pro outro e olhando no escâner, desconfio que foi assim que o bombista conseguiu calibrar os meus quando troquei da outra vez, apesar de serem novos na época.
Jhonny César
24/09/2015, 11:21
Eu vi o cara tentando calibrar os bicos que ele tinha colocado no meu carro para teste, ele folga uma porca que tem abaixo do conector elétrico do bico e vai girando pouco a pouco para um lado e pro outro e olhando no escâner, desconfio que foi assim que o bombista conseguiu calibrar os meus quando troquei da outra vez, apesar de serem novos na época.
Scanner???.... onde ate eu sei não é a mesma coisa que uma bancada de teste que simula o funcionamento de um motor do carro.....!!!! Me corrijam os foristas de plantão, mais ate onde eu sei o scanner não te da um real do bico, e sim um parcial... bancada de teste e mais confiavel, la se troca, confere, da ponto e deixa o bixo tinando.... é assim que eu faço na minha ;.... a sua ranger e 3.0 né?.. ou 2.8?... Te falo uma coisa, quando a desgraça vem com o diabo junto:freaking::twisted:.... mes passado o retardado do frentista ( acho que tava com sono esse infeliz.... era 1 da manhã já) lascou gasolina na minha :safari-rig:.... Na hora que eu vi dei um grito que ele quase teve um infarto:twisted:... Falei pra ele; Infeliz, falei pra vc colocar diesel e não gasolina miseralvel.... ai ele nao sabia o que fazer, eu num sono da porra e ele mais perdido q cego em tiroteio... ai pesquisei na internet do celular e falaram pra completar com diesel o tanque... ele havia colocado 3 litros de gasosa e no meu tanque tinha uns 10 litros de diesel, sai de tanque cheio e não paguei nada... :euforico:... mas mandei ele tirar a nota e especificar o ocorrido em um papel com carimbo do posto e assinado pele gerente , pois se meu carro viesse apresentar problemas pelo erro deles eles haveriam de arcar com os preju..... ate agora so de boa....
Paulo Medeiros
25/09/2015, 18:02
Pois é como eu disse fui atrás de outra opinião mas quando cheguei no bombista ele começou com história de verificar turbina, descarga e nada de dar ouvidos ao que falei sobre os bicos querendo empurrar um monte de serviço e testar os bicos que eram o foco do problema nada aí eu me extressei e fui embora, passei na autorizada MWM que por sinal nem serviço de bombista tem, e comprei os bicos R$ 1150,00 cada, só nao troquei ainda por conta do 2° bico que teimou em não sair, a propósito quanto tempo tem que deixar agindo o catalizador, alguém sabe?
Paulo Medeiros
25/09/2015, 18:04
A propósito Jhonny, a minha é uma 3.0 2008
Jhonny César
25/09/2015, 20:55
Pois é como eu disse fui atrás de outra opinião mas quando cheguei no bombista ele começou com história de verificar turbina, descarga e nada de dar ouvidos ao que falei sobre os bicos querendo empurrar um monte de serviço e testar os bicos que eram o foco do problema nada aí eu me extressei e fui embora, passei na autorizada MWM que por sinal nem serviço de bombista tem, e comprei os bicos R$ 1150,00 cada, só nao troquei ainda por conta do 2° bico que teimou em não sair, a propósito quanto tempo tem que deixar agindo o catalizador, alguém sabe?
Tu pagou caro nesse bico ein.... na autorizada mwn aqui de manaus ta 650 cada um... ... Essa do catalizador eu to por fora....
Paulo Medeiros
04/10/2015, 17:21
Boa tarde, é a saga continua, troquei os quatro bicos mas o carro continua fumaçando muito e com pouca força, alguém sabe o que mais pode está errado nesse motor?
Imperador!
05/10/2015, 07:11
Boa tarde, é a saga continua, troquei os quatro bicos mas o carro continua fumaçando muito e com pouca força, alguém sabe o que mais pode está errado nesse motor?
Já olhou a PCV e a VCV da bomba de alta?
Olhe também a situação do respiro do motor...
Paulo Medeiros
05/10/2015, 12:16
Bom dia, o respiro já foi visto e no diagnóstico não aparece nada referente a bomba de alta nem suas válvulas o que apareceu além do problema nos bicos foi sobrealimentação no sensor da flauta (rail), e quando o problema da quebra do estojo do bico o mesmo foi sacado violentamente e puxou o chicote junto arrebentando a fiação do sensor, quebrou a parte externa da tomada desse sensor não sei até que ponto isso pode ter danificado o mesmo. pena que não disponho de outro sensor pra testar. Agora me ocorreu uma dúvida: quando o bico pulou arrebentou junto a tubulação que alimenta o bico, será que a despressurização repentina do sistema pode mesmo ter danificado os bicos ou outra parte do sistema de combustível? Lembrando que após tudo que foi feito até agora o carro fumaça muito e não tem a mesma força (torque) característico, ele pega bem em qualquer condição.
Paulo Medeiros
05/10/2015, 12:22
Como é dificil achar um bombista que realmente conheça esse motor, e não tente enrolar o cliente, a maioria faz um mistério tão grande em torno desse sistema e só querem mexer no carro longe das vistas do dono pra depois cobrar coisas que não foram feitas, e isso numa capital grande como é o Rio de Janeiro.
Imperador!
05/10/2015, 12:45
Bom dia, o respiro já foi visto e no diagnóstico não aparece nada referente a bomba de alta nem suas válvulas o que apareceu além do problema nos bicos foi sobrealimentação no sensor da flauta (rail), e quando o problema da quebra do estojo do bico o mesmo foi sacado violentamente e puxou o chicote junto arrebentando a fiação do sensor, quebrou a parte externa da tomada desse sensor não sei até que ponto isso pode ter danificado o mesmo. pena que não disponho de outro sensor pra testar. Agora me ocorreu uma dúvida: quando o bico pulou arrebentou junto a tubulação que alimenta o bico, será que a despressurização repentina do sistema pode mesmo ter danificado os bicos ou outra parte do sistema de combustível? Lembrando que após tudo que foi feito até agora o carro fumaça muito e não tem a mesma força (torque) característico, ele pega bem em qualquer condição.
Os problemas de PCV e VCV só aparecem no scanner quando já estão em estado crítico. Vale olhar.
Walter da Camper
05/10/2015, 16:35
Essa fumaça aparece só quando o motor é exigido ou também quando está parado (acelerando em vazio até 2000/2500 rpm)?
Na ausência de carga, quando não precisa gerar torque, a pressão no rail permanece baixa (200~300 Bar). É por isso que a partida está normal.
Quando o motor é solicitado, as válvulas PCV e VCV atuam para aumentar o fluxo e a pressão no rail. Se o torque está abaixo do esperado e com fumaça, é bem provável que uma delas (possivelmente a PCV) esteja com defeito, como disse o Imperador, ou na pior das hipóteses, a bomba de alta não está mais gerando a pressão que deveria.
Paulo Medeiros
05/10/2015, 18:19
Em qualquer situação fumaça mais que o normal, quando paro num sinal os carros que ficam atrás sofrem com a fumaçeira preta.
Walter da Camper
05/10/2015, 19:47
Nesse caso, é melhor verificar o sincronismo da distribuição e o estado da corrente de comando.
Em qualquer situação fumaça mais que o normal, quando paro num sinal os carros que ficam atrás sofrem com a fumaçeira preta.
Paulo Medeiros
08/10/2015, 20:38
Boa noite, mas o que originou o problema foi a quebra do estojo que segura o bico injetor, quebrou também a tubulação de alimentação de combustível do bico. O pior é que hoje voltou a apresentar vazamento de compressão nesse mesmo bico e quando fui tirar o vazamento hoje a rosca que tinha sido consertada na oficina espanou novamente, quer dizer, eles tinham colocado uma espécie de enchimento na rosca não recordo o nome do negócio mas só sei que não deu certo e agora gostaria de saber se daria pra reabrir a rosca e colocar um estojo um pouco mais grosso, alguém aí mais experiênte no assunto pode confirmar se daria certo fazer isso?
Imperador!
08/10/2015, 20:42
Que daria certo até daria, a questão é se essa adaptação iria aguentar a pressão maluca que tem lá.
Paulo Medeiros
08/10/2015, 20:53
acho que se a rosca for feita corretamente aguentaria pois originalmente é uma rosca que suporta a pressão, o parafuso é 10mm e o mordente do bico me parece deve passar um estojo 11mm o problema é conseguir um torneiro pra vir fazer essa rosca aqui em casa. estes dias vi no mercado livre uma peça que parece muito com o compartimento que aloja o bico, alguém ai sabe se essa peça é parafusada no cabeçote ou é direto no cabeçote?
Paulo Medeiros
10/10/2015, 19:00
Boa noite senhores, agora ferrou tudo de vez, meu cunhado me traz um sujeito dizendo-se mecânico, o cara mexeu pra cá e pra lá mexeu na caixa de fusíveis do motor e da cabine agora o carro acende algumas coisas do painel mas não funciona os ponteiros de combustível nem a bomba do tanque e acende um símbolo que parece uma mola mas não funciona arranque resumo: hoje consegui resolver o problema do estojo do bico, montei coloquei o carro pra funcionar apesar de continuar funcionando mas me veio essa figura e agora estou a pé novamente. alguma alma caridosa aí poderia pelo relato ter alguma idéia do que esse cara fez de errado pra deixar o carro assim?
Reinaldo Jr
14/10/2015, 16:53
Pessoal, alguém que conhece ou fez reprogramação do módulo da Ranger 3.0 pode me dar algumas explicações?
Antes dela tive um Jetta com remap na ECU, ganho aproximado de 30% e potencia de 260cv com 42 de torque, fiquei muito satisfeito.
Como tive que voltar para a pick-up por motivo de trabalho, to sentindo um pouco de falta de potência.
Não sou muito adepto de piggyback (caixas de potencia), estou pesquisando sobre o remap.
Faz muita fumaça?
Tem algum problema com quebra prematura ou algo do gênero?
Precisa tirar a central ou faz pela OBD?
Quais "marcas" são mais confiáveis, Reiko, Digipower, Strike, etc?
Imperador!
14/10/2015, 19:43
Tive uma Ranger 3.0 reprogramada pelo Reiko com 235cv e 50kgfm de torque, rodei 100.000km e fiquei muito satisfeito e repeti a dose agora na 3.2.
A questão da fumaça aumenta sim, mas não muito, não é nada pra passar vergonha no trânsito. Um pouquinho mais. Faz mais fumaça se usar S500, com S10 faz bem menos.
Como falei, rodei 100.000km sem nenhum problema. Somente manutenção normal.
O Reiko faz pela OBD, não sei os outros.
Coophamat
14/10/2015, 20:05
Imperador, você poderia nos dizer qual foi o custo na época?
Precisou mexer em algo mais como filtro de diesel, turbina e intercooler?
VOVÔ DO TROLLER
14/10/2015, 20:20
Tive uma Ranger 3.0 reprogramada pelo Reiko com 235cv e 50kgfm de torque, rodei 100.000km e fiquei muito satisfeito e repeti a dose agora na 3.2.
A questão da fumaça aumenta sim, mas não muito, não é nada pra passar vergonha no trânsito. Um pouquinho mais. Faz mais fumaça se usar S500, com S10 faz bem menos.
Como falei, rodei 100.000km sem nenhum problema. Somente manutenção normal.
O Reiko faz pela OBD, não sei os outros.
Boa noite Imperador. O consumo aumentou muito? A reprogramação , em alguma emergência, impede que o motor entre em modo de segurança? Muito obrigado. Válter
Imperador!
15/10/2015, 08:35
Imperador, você poderia nos dizer qual foi o custo na época?
Precisou mexer em algo mais como filtro de diesel, turbina e intercooler?
Não, nenhuma alteração mecânica. Custou R$ 1500
Boa noite Imperador. O consumo aumentou muito? A reprogramação , em alguma emergência, impede que o motor entre em modo de segurança? Muito obrigado. Válter
O consumo em geral melhorou cerca de 1km/l em condução normal. Em condução forçada (acima de 140), ele piorou entre 0,5 e 1km/l.
Não, caso haja algum problema eletrônico, o motor em modo de segurança normalmente.
VOVÔ DO TROLLER
15/10/2015, 20:06
Não, nenhuma alteração mecânica. Custou R$ 1500
O consumo em geral melhorou cerca de 1km/l em condução normal. Em condução forçada (acima de 140), ele piorou entre 0,5 e 1km/l.
Não, caso haja algum problema eletrônico, o motor em modo de segurança normalmente.
Valeu Imperador, obrigado . Como dificilmente eu passo dos 110 km, acredito que vai ficar mais econòmico.Abs. Váltr
Ldromachado
29/10/2015, 11:53
Bom dia Pessoal:bye:
Como já postei troquei a pouco,4 meses, minha Ranger CS 4x2, por uma CD 4x4 Ltd. :safari-rig:Estou muito contente com a vtr, e até agora tinha mandado fazer uma revisão na suspenção e freios, troquei pastilhas de freio e revisei tambores, tudo ok, na suspenção troquei num lado o cubo e rolamento que é uma peça cara, mas consegui por um preço aceitável a peça original Ford Motorkraft Timken por R$650,00 , e a troca de óleo e filtro de óleo. Bueno agora começa o relato...mesmo já mexendo uma três vezes no freio dianteiro e trocando as pastilhas, depois de um tempo ficou um barulho como tive coisas meio soltas. E tb eu fiz um passeio até um cânion que a estrada estava muito ruim, mas ruim mesmo, mais parecia uma trilha, o que eu acho que tb fez estourar o outro cubo e rolamento, que agora está roncando. Então agora tenho que trocar o outro cubo e rolamento, já está na época de trocar o óleo e o filtro novamente, então o que eu gostaria da ajuda dos mais experientes é vou mandar trocar o rolamento, o óleo, e o que mais eu deveria revisar?:pensativo: quais filtro e óleos eu deveria trocar, tendo em vista que tenho ela a 4mese, e ela esta com 96000km, tipo filtros de ar condicionado?, de diesel? se do diesel quais? vi uma bucha amarela na frente que esta meio ressecada, o que faço?:semideia De motor acho ela muito boa, dificilmente passo de 120km/h, mas já passei dos 3000giros e ela foi sempre redonda sem trancos ou redução, já coloquei 160km/h só para testar, porque o que gosto é de controlar o consumo de trecho, para ele ficar perto dos 15km litro:euforico:. Mas as vezes quando preciso reduzir, exemplo quebra molas, quando engato primeira com ela em ponto morto andando, parece que da um estralo leve de tranco, tipo acoplando alguma coisa, mas é uma coisa sutil, como sou novo no mundo diesel fico neurótico com qualquer barulhinho:putz:. E tb quando desligo a viatura tento sempre esperar um pouco em ponto morto antes de desligar, acho que o motor desliga com uns solavancos, não sei se é comum do motor diesel? Bem desculpe pelo e-mail longo é que queria relatar todas as minhas duvidas, já que vou mexer nela na semana que vem. Fico no aguardo da ajuda de todos. desde já obrigado.:curtir:
Imigrante
29/10/2015, 22:15
O filtro de combustível é uma boa trocar. Atualmente pode-se instalar um filtro MWM com refil, para só trocar o refil nas próximas vezes.
As borrachas amarelas ressecadas devem ser os batentes. Instale uns fabricados com pneu. São muito bons.
O barulho pode ser problema na homocinética do cardan dianteiro. Se for o caso, substitua por um cardan adaptado com cruzeta.
Faça a troca do óleo dos diferenciais, para evitar problemas futuros.
Logicamente inclua a troca de óleo e filtro do motor.
Acho que a tua também não possui filtro de ar condicionado.
Abraços.
Imigrante
29/10/2015, 22:26
É boa prática dar a partida e aguardar uns 40 segundos antes de sair rodando. Quando for desligar, também é bom aguardar um tempo parado, antes de virar a chave.
A minha também da uma leve "reagida" quando desligo. Já vi outras fazendo o mesmo. Deve ser normal. Mas tente comparar para ver se a sua não está muito diferente.
mguriano
29/10/2015, 22:59
A minha quando desliga também dá uma sacudida boa. No começo eu assustava, mas já me acostumei.
Ldromachado
30/10/2015, 10:04
O filtro de combustível é uma boa trocar. Atualmente pode-se instalar um filtro MWM com refil, para só trocar o refil nas próximas vezes.
As borrachas amarelas ressecadas devem ser os batentes. Instale uns fabricados com pneu. São muito bons.
O barulho pode ser problema na homocinética do cardan dianteiro. Se for o caso, substitua por um cardan adaptado com cruzeta.
Abraços.
Obrigado Imigrante
Já anotei aqui os filtros e óleos para trocar e vou mandar fazer. Uma duvida, no diesel não são dois Filtros? e será que óleo de transmissão (caixa ) e óleo de tração, não tem que trocar também? Sobre desligar eu sempre cuido, vou comparar com outras vtrs. Forte Abraço.
Imigrante
31/10/2015, 09:48
A minha só possui um filtro de diesel. Acho que deve ser assim em toda Ranger com esse motor. Mas logo alguém aparece pra confirmar isso.
Eu procuro sempre manter as manutenções em dia, trocando os óleos, fluidos e filtros um pouco antes do indicado pelo fabricante. No caso da compra de um carro usado, mesmo que o antigo proprietário diga que fazia as manutenções corretamente, acho prudente trocar todos os óleos, fluidos e filtros que já tenham excedido o prazo indicado pelo fabricante.
mguriano
31/10/2015, 10:23
Positivo, todas possuem um filtro só de combustível.
Existem sim dois modelos de filtro (tanto de combustível, quanto de lubrificante), mas cada carro vem equipado com um só de cada.
Abraço!
Ldromachado
31/10/2015, 11:45
Positivo, todas possuem um filtro só de combustível.
Existem sim dois modelos de filtro (tanto de combustível, quanto de lubrificante), mas cada carro vem equipado com um só de cada.
Abraço!
Bom dia Pessoal desde já obrigado.
Perguntei sobre os dois filtros, pq em algum lugar li que no sistema de combustível até o motor tinha dois filtros, não me lembro, mas talvez fosse, que tivesse um no tanque, isso pode ser?
Ldromachado
11/11/2015, 18:34
Abraços.
Boa tarde Imigrante.:bye:
Fiz todas as manutenções que comentaram, mas os batentes os únicos que achei foi uns amarelos (bem meia boca) me pareceram que vão durar no máximo uns 1000km :( mas era os únicos que tinham. se tu me conseguir passar algum contato de onde conseguir esses de pneu eu te agradeço, pq até o mecânico me disse que esses de pneu só tem para caminhão.
Sobre a manutenção: troquei o outro cubo e rolamento dianteiro com ABS, que já saiu R$720,00 então os dois agora são novos, a barra de direção e o articulador, dos dois lados, as duas cruzetas, óleo do motor e filtro, filtro do diesel, o óleo do diferencial dianteiro e traseiro e a geometria e balanceamento. Espero não tem que gastar agora por um bom tempo...:safari-rig: Obrigado a todos pela a ajuda sempre.:curtir:
Imigrante
11/11/2015, 20:29
Comprei na Picape Peças 4x4
Fixo 4232364622
VIVO 4291191820
TIM 4299688148
OI 4284329407
CLARO 4288251717
WhatsApp 4284171820
E-mail: picapepecas4x4@gmail.com
Site: www.picapepecas4x4.com.br
Endereço: Presidente Kennedy, 444
Cara-cara, Ponta Grossa, Paraná 84062016 Brasil
Razão Social: Luis Carlos Miara & Cia - Me
CNPJ: 80.229.982/0001-27
Usuário Mercado Livre: PICAPEPECAS4X4
Ldromachado
12/11/2015, 08:35
Comprei na Picape Peças 4x4
Fixo 4232364622
VIVO 4291191820
TIM 4299688148
OI 4284329407
CLARO 4288251717
WhatsApp 4284171820
E-mail: picapepecas4x4@gmail.com
Site: www.picapepecas4x4.com.br (http://www.picapepecas4x4.com.br)
Endereço: Presidente Kennedy, 444
Cara-cara, Ponta Grossa, Paraná 84062016 Brasil
Razão Social: Luis Carlos Miara & Cia - Me
CNPJ: 80.229.982/0001-27
Usuário Mercado Livre: PICAPEPECAS4X4
Obrigado Imigrante
Já estou encomendando.