Ver Versão Completa : Tópico da RANGER 3.0 ELECTRONIC
Páginas :
1
[
2]
3
4
5
6
7
8
9
10
11
guguinha1984
25/11/2011, 14:55
O Negocio tava feio, eu so abasteço no BR, mas segundo o tecnico da FORD o negocio já vem de longe, não sei como o antigo dono abastecia,
Imperador!
25/11/2011, 16:56
Eu abri o tanque da minha Ranger com mais de 150.000Km pra trocar o pescados e não achei sujeira nenhuma. Postei até fotos.
Não é o diesel e sim os postos onde você abastece.
Isso mesmo. Daí vem a importância de sempre procurar abastecer no mesmo posto (local físico).
Se ocorrer qualquer problema por conta do combustível você sabe de quem deve ir atrás.
MAURI ZARDIM
27/11/2011, 21:58
Ola amigos, gostaria de algumas informações se possível de vcs.
Porque na ranger ao acionar a tração quando vc distorce o volante para os lados parece que as rodas travam? Isso acontecia na minha ranger anterior também? é normal isso?
Vcs costumam trocar o filtro de óleo a cada quanto tempo? Esse filtro é mesmo em torno de 150,00?
Obrigado
essa é a minha maquina
Imperador!
27/11/2011, 22:15
É normal sim. Inclusive não é recomendado nem acionar a tração com o volante esterçado e evitar esterçá-lo com o veículo parado.
Trocar o óleo e não trocar o filtro é como C**** e não se limpar. Tem que trocar sempre.
Troco o oléo e filtro de óleo e combustível a cada 7.000 km. Filtro de ar a cada 14.000km.
Eu compro esse filtro (marca Wega) por cerca de 50 reais, mas é preço de venda no atacado pra PJ. No varejo deve dá pra conseguir por um pouco mais.
marcelotroller
27/11/2011, 22:26
duninha aqui em natal rn
http://www.youtube.com/watch?v=eQD8gRNezv4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=a-XQzN-BdPM&feature=related
Carlos A. C. Azevedo
27/11/2011, 22:27
Conheço gente que até hoje troca só o óleo e vai trocar o filtro só daqui a 3 trocas de óleo, dá uma raiva desgraçada, mas fazer o que né? não ouve... tem que se fuder pra aprender.. Mas 150 conto num filtro de óleo é um absurdo até pra mwm...
MAURI ZARDIM
27/11/2011, 22:35
desculpe, eu queria dizer o filtro de combustível. do óleo sim eu troco todas as trocas. aqui na minha cidade o filtro de combustível esta em torno de 150,00.
outra coisa, vocês constumam trocar a agua do radiador. quando é feito isso que tipo de aditivo vcs usam?
MAURI ZARDIM
27/11/2011, 22:47
É normal sim. Inclusive não é recomendado nem acionar a tração com o volante esterçado e evitar esterçá-lo com o veículo parado.
Trocar o óleo e não trocar o filtro é como C**** e não se limpar. Tem que trocar sempre.
Troco o oléo e filtro de óleo e combustível a cada 7.000 km. Filtro de ar a cada 14.000km.
Eu compro esse filtro (marca Wega) por cerca de 50 reais, mas é preço de venda no atacado pra PJ. No varejo deve dá pra conseguir por um pouco mais.
desculpe eu queria falar do filtro de combustivel.
outra coisa, tipo eu estou tendo que usar a tração esterçar totalmente o volante. percebi que as rodas parecem travar e por conta disso nunca forcei. mas se eu tiver que forçar a algum problema. pode me ocasionar algum dano?
virar o volante com a tração ligada no asfalto vc poderá quebrar seu diferencial dianteiro.
tração somente em reta ou lama.....ou curvas bem abertas. curva 90º ou manobrar nunca! usa o 4x4 nas retas, qnd for fazer uma curva, desliga. em qq picape é assim. só nos suvs q são 4x4 o tempo todo vc pode manobrar com o 4x4 ligado.
o liquido do arrefecimento tem q trocar a cada 120milkm ou 2 anos se nao me engano. eu usei o paraflu. 50% aditivo e 50% agua. no manual fala qual é o ideal.
Imperador!
27/11/2011, 23:49
desculpe eu queria falar do filtro de combustivel.
outra coisa, tipo eu estou tendo que usar a tração esterçar totalmente o volante. percebi que as rodas parecem travar e por conta disso nunca forcei. mas se eu tiver que forçar a algum problema. pode me ocasionar algum dano?
Além do problema de o Jera falou (dano total) pode estragar as homocinéticas do diferencial dianteiro. Cuidado.
O filtro de combustível também uso da marca Wega sem qualquer problema até hoje. Compro por coisa de 50 reais também atacado/PJ.
No varejo custa por volta de 70 reais.
Dá uma olhada nos representantes deles na tua região: : WEGA : Original Quality (http://www.wegamotors.com/representantes.asp?estado=pr)
Imperador!
27/11/2011, 23:56
Dá uma olhadinha no Tecfil também:
Catálogo: Tecfil (http://www.gruposofape.com.br/tecfil/catalogo/vr_bra/resultado.php?bsc_secao=tec_automoveis&id_grupo=12&x=18&y=24)
Representantes: 0800-11-6964
PauloLimited
28/11/2011, 00:06
Ola amigos, gostaria de algumas informações se possível de vcs.
Porque na ranger ao acionar a tração quando vc distorce o volante para os lados parece que as rodas travam? Isso acontecia na minha ranger anterior também? é normal isso?
Vcs costumam trocar o filtro de óleo a cada quanto tempo? Esse filtro é mesmo em torno de 150,00?
Obrigado
essa é a minha maquina
A Ranger aqui de casa é igual essa sua, pra mim a camionete média mais bonita que já fizeram, mas ela está menos enfeitada ueueueu. Parabens pela bruta.
MAURI ZARDIM
28/11/2011, 09:35
obrigado, consegui encontrar aqui o wega por 78,00.
outra coisa, quando a camioneta fica parada por uns 2 dias e eu venho faze-la funcionar a luz do airbag fica ligada e assim permanece. se eu desligar a chave e ligar novamente ai apaga. algum procedimento que não estou sabendo ou esta com problema.
a minha camioneta anterior não tinha airbag.
Imperador!
28/11/2011, 09:52
Tem que mandar olhar o sensor do airbag, está com mau contato.
Ontem fiz a revisão de 30k km da Ranger. O mecanico disse que o amortecedor direito estava vazando e disse que eu teria que trocar. O preço do amortecedor na CSS esta em R$320,00 e se trocar os dois fazem por R$ 600,00. Não fiz a troca. Ainda não tive tempo de levar o carro em algum mecanico pra verificar se tenho realmente se trocar. Caso tenha que trocar esse preço ta muito alto ou vcs tem alguma marca boa pra me indicar?
Costalonga
06/12/2011, 18:24
Se for trocar coloque algum Off-Limits, Rancho, Bilsten [acho que é assim que escreve].
Que assim pelo menos você já está dando um Up na bruta e deixando ela mais Off-Road.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
06/12/2011, 20:07
Fse, primeiro lava o amortecedor e usa por uns dias, pode ser alguma outra coisa que pingou lá.
E se tiver vazando mesmo, é só seguir o conselho do André e ver nessas lojas que tem os banners anuncinado lá cima da pagina.
:concordo:
Amanha farei o rodizio dos pneus ai ja verifico os amortecedores. Andei pesquisando aqui e o Rancho esta o mesmo preço que o original. Ja até comprei Rancho mesmo. O pessoal que usa recomenda? Não sei como funciona essa regulagem.
luishzanini
07/12/2011, 15:01
Boa tarde, estou precisando de ajuda....
Estou com um sério problema na minha Ranger XLT 3.0 06, pelo borbulho da agua no reservatório, desconfio que seja a junta do cabeçote que esteja queimada. Acho que aconteceu quando a VT trancou e ela ferveu, troquei a VT e a bomba da agua, mas ela continua fervendo quando ando em altas rotaçoes, por exemplo na BR (na cidade ela só esquenta se eu forçar o giro).
Bom, fiz um orçamento aqui na csc Dimas de Florianópolis, memo sabendo que eles não são muito bons em motores diesel, mas, mesmo comprando a junta na csc (o que é quase 50% mais caro que na autorizada International) junto com a mao de obra, fica por volta de 1500 reais. Por outro lado, comprando a junta na autorizada e fazendo com um mecanico diesel que conheco (muito bom por sinal) o valor fica estimado em 1950 reais.
Gostaria de saber a opiniao de vcs, devo fazer na csc, com o mecanico, ou alguem sabe uma mecanica boa pra me indicar aqui pelo litoral de SC.
Desde já agradecido!
Colega o motor é International/MWM, eu trocaria na MWM, na realidade aqui em Salvador na Bahia trocaria na oficina na qual sempre dou manutenção.
MAURI ZARDIM
07/12/2011, 15:30
desculpe a minha ignorância amigo, mas o que seria o VT?
luishzanini
07/12/2011, 15:31
VT = valvula termostatica
Imperador!
07/12/2011, 15:38
O preço é mais ou menos esse mesmo.
Quando eu fiz o cabeçote bo meu carro no começo do ano, gastei 2500 reais, mas tive que gastar 800 com a retífica do cabeçote.
De qualquer jeito, quando desmontar o cabeçote pra avaliar a junta, tem que mandar pra retífica para plainar o cabeçote. Aproveita e troca os retentores e válvulas pra ficar com tudo novo.
RETÍFICA (VALOR: 801,00):
- PLAINA DE CABEÇOTE - 110,00
- ESMERILHAR E MONTAR CABEÇOTE - 88,00
- RETIFICAR VALVULAS - 16X5,50=88,00
- RETIFICAR SEDE DE VALVULAS - 16X5,50=88,00
- TESTAR CABEÇOTE - 130,00
- ENCHER FUROS - 12 X 6,00 = 72,00
- EXTRAIR PARAFUSO - 10,00
- LIMPEZA QUÍMICA DO COLETOR - 30,00
- LIMPEZA QUÍMICA DO CABEÇOTE - 45,00
- FAZER ROSCA 8MM - 3X20,00=60,00
- ISOLAMENTO DE 2 SAÍDAS DE ÁGUA - 80,00
OFICINA (TOTAL: 1.761,18):
- JOGO DE JUNTAS SUPERIORES - 380,00
- RETENTORES DE VÁLVULA - 16 X 12,00 = 192,00
- JUNTA TAMPA FRONTAL - 76,00
- SUPORTE DO BALANCIM - 8X 62,00=496,00
- SILICONE = 18,00
- DIESEL = 2 X 2,09=4,18
- AGUA DESTILADA = 10X1,50=15,00
- MÃO DE OBRA - 580,00
luishzanini
07/12/2011, 15:48
Imperador, e vc fez onde estes reparos? devo confiar na concessionaria ou fazer com um mecanico especializado?
MAURI ZARDIM
07/12/2011, 15:59
essa válvula termostática é interessante que seja trocada em um certo tempo para que não de problema?
luishzanini
07/12/2011, 16:15
Acredito que mais ou menos 70mil kms, porem a minha travou com 150mil
Imperador!
07/12/2011, 16:59
Imperador, e vc fez onde estes reparos? devo confiar na concessionaria ou fazer com um mecanico especializado?
Fiz na autorizada MWM de Fortaleza.
Procura a oficina MWM na tua região. Bem melhor que concessionária.
Amigos,
Uma dúvida.
A Ranger possui algum tipo de sensor no reservatório de aferrecimento que detecta quando o nível do líquido abaixa?
Obrigado.
Imperador!
07/12/2011, 20:08
Tem não.
Se eu não me engano, o Walter cogitou adaptar um na Ranger dele, mas eu acho que não fez...
Certo. Além do Troller, quais outros carros saíram com o 3.0 eletrônico?
Sabem me dizer se é possível adaptar outros reservatórios de expansão na Ranger? Alguém já fez?
Abs.
Daniel.Shimomoto
07/12/2011, 20:38
Sabem me dizer se é possível adaptar outros reservatórios de expansão na Ranger? Alguém já fez?
Abs.
Loras;
Adaptação de reservatório eu sinceramente desconheço.
Quanto a outros veículos saindo com NGD 3.0 só no exterior. Li de um Motorhome australiano com o NGD3.0E taxado em 140cv e um micro-onibus chinês utilizando o NGD fabricado sob licença na China.
Nos EUA a Navistar divulga o NGD no site dela e existe pessoas em foruns buscando informações dele para repotenciamento em Land Rovers Defender.
O HS2.8 já é utilizado por lá nas Defenders e em uma réplica do Toyota Land Cruiser (Bandeirantes) construida por lá.
Daniel.Shimomoto
07/12/2011, 20:41
Amigos,
Uma dúvida.
A Ranger possui algum tipo de sensor no reservatório de aferrecimento que detecta quando o nível do líquido abaixa?
Obrigado.
Respondendo a essa questão: Definitivamente não!
Já tive um problema de vazamento de liquido na minha e nada acusou no painel exceto quando o sistema perdeu pressão e a temperatura subiu e o ponteiro indicou (a tempo de não causar danos).
Apenas para ilustrar, o ponteiro sobe e acende a luz da temperatura quando chega no vermelho.
Um grande Abraço
Daniel,
A idéia é justamente desenvolver um kit que alerte antes da água acabar totalmente!
Existem alguns relatos de que o sensor não acusa o aumento da temperatura.
Principalmente quando a água abaixa muito rapidamente e não há tempo suficiente de contato com o sensor para esquentá-lo.
Se toda água vazar, como o sensor esquenta?
Não gosto muito da idéia de furar o reservatório original.
Por isso precisaria de mais dados:
- qual a pressão de abertura da tampa original do reservatório da Ranger?
- qual a capacidade em litros do reservatório considerando o limite superior?
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Imperador!
07/12/2011, 21:10
Abs.
Com certeza é possível, de duas formas:
a) Trocando o reservatório de expansão completo. Pelo que eu vi, a Quantum, ômega e Tempra tinham reservatórios de expansão com sensor de nível.
b) Adaptando um sensor de nível de outro carro ou um genérico. Nesse caso tinha que fazer um jeito de o sistema não ficar despressurizado. Parece-me uma solução um pouco mais difícil, mas não impossível, mas um dos links abaixo mostra que dá pra adaptar a tampa do Tdi300 o que é bem fácil, caso a rosca seja a mesma.
Será que é realmente fazer isso tudo? Não seria mais fácil simplesmente verificar a água do carro regularmente?
Links principais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/79413-sensor-baratissimo-para-reservatorio-de-aqua-defender.html
ReduTToras: Sensor Nível Vaso Expansão - motores Land Rover 300tdi - 1ª parte (http://reduttoras.blogspot.com/2010/07/sensor-nivel-vaso-expansao-motores.html)
Outros links que podem ajudar:
Tampa Sensor Nível Reservatório Gasolina Fusca Álcool Vw. - R$ 66,50 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214040549-tampa-sensor-nivel-reservatorio-gasolina-fusca-alcool-vw-_JM)
Tampa Reservatorio De Agua Omega/suprema Com Sensor - R$ 70,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209162117-tampa-reservatorio-de-agua-omegasuprema-com-sensor-_JM)
Sensor De Nível Para Caixa D'água E Reservatórios Em Geral - R$ 25,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206369288-sensor-de-nivel-para-caixa-dagua-e-reservatorios-em-geral-_JM)
Vectra Sensor Nivel Agua - R$ 39,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207289085-vectra-sensor-nivel-agua-_JM)
Sensor De Nivel De Agua De Mercades Classe A ''original'' - R$ 65,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211993471-sensor-de-nivel-de-agua-de-mercades-classe-a-original-_JM)
Reservatorio De Agua Do Tempra Com Sensor De Nivel - R$ 150,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210554621-reservatorio-de-agua-do-tempra-com-sensor-de-nivel-_JM)
Imperador!
07/12/2011, 21:27
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Salvo engano, a pressão da tampa é de 1 bar.
A capacidade só do reservatório de expansão? Se for somente a do reservatório segundo o pessoal desse tópico é cerca de 2l (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/24222-reservatorio-de-expansao-e-pneus.html)
Daniel.Shimomoto
07/12/2011, 22:21
Daniel,
A idéia é justamente desenvolver um kit que alerte antes da água acabar totalmente!
Principalmente quando a água abaixa muito rapidamente e não há tempo suficiente de contato com o sensor para esquentá-lo.
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Loras;
O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL.
Uma idéia a ser avaliada (penso eu) é utilizar o conceito do sistema de arrefecimento: Pressão. Se utilizar um manometro de pressão não dá para monitorar, de uma maneira mais precisa o status do sistema? Explico. Quando se funciona o motor, a temperatura vai subindo e a pressão de trabalho também. Se houver um vazamento abrupto, (rompimento de mangueira, por exemplo), a temperatura pode não subir, o liquido vazar (ai entra o seu sensor de nivel da água no reservatório) e queda de pressão no sistema.
Se houver mesmo que um pequeno vazamento, o sistema fechado não atingirá a pressão máxima de trabalho a temperatura normal, haverá indicação de pressão "faltante", em caso de desligamento do motor, o sistema não se manterá pressurizado, e haverá indicação, mesmo que a perda de liquido seja infima.
Apenas para ilustrar: Tive um Gol 1.6 que quando desligava, após mais ou menos um minuto, começava-se a escutar o barulho de água borbulhando no reservatorio de expansão. Se deixasse uns 5 minutos, ele parava de borbulhar. Mas também, depois desse tempo podia se abrir a tampa sem medo que o sistema estava com a presão baixissima. Troquei a tampa e tudo se resolveu.
Sei lá, já que a idéia é criar, quem sabe não vale uma experiência!
Abs!!!
Netomec_119
07/12/2011, 22:57
boa noite, quem tiver problemas com a ranger 3.0 pode me perguntar que passei por uns esses tempos e tô cheio de dicas..abç
Com certeza é possível, de duas formas:
a) Trocando o reservatório de expansão completo. Pelo que eu vi, a Quantum, ômega e Tempra tinham reservatórios de expansão com sensor de nível.
b) Adaptando um sensor de nível de outro carro ou um genérico. Nesse caso tinha que fazer um jeito de o sistema não ficar despressurizado. Parece-me uma solução um pouco mais difícil, mas não impossível, mas um dos links abaixo mostra que dá pra adaptar a tampa do Tdi300 o que é bem fácil, caso a rosca seja a mesma.
Exato. Já encontrei um sensor genérico que pode ser adaptado em qualquer reservatório. Mas confesso que prefiro algo menos "agressivo". Sem furos.
Será que é realmente fazer isso tudo? Não seria mais fácil simplesmente verificar a água do carro regularmente?
Uma coisa é verificar o nível da água com o carro parado... quero ver fazer com ele andando! :mrgreen:
Obrigado pelos links, ajudarão bastante!
Abraço,
Salvo engano, a pressão da tampa é de 1 bar.
A capacidade só do reservatório de expansão? Se for somente a do reservatório segundo o pessoal desse tópico é cerca de 2l (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/24222-reservatorio-de-expansao-e-pneus.html)
Se alguém puder confirmar com certeza, agradeço.
Apreciaria fotos também do reservatório e da tampa.
Parece que no Troller é 4 bar.
Curiosa diferença, não?
Abs.
Loras;
O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL.
[...]
Abs!!!
Pode ser uma idéia!
Mas o sensor de nível já tem algumas soluções no mercado, meio caminho andado!
Depois precisaria ser analisado qual o valor da variação da pressão nessas situações. Será que existe um trasndutor pressão / eletricidade sensível e confiável suficiente para isso?
Abraço.
Walter L. L. Casitta
08/12/2011, 08:54
Daniel,
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Dá uma olhada no site do Sukys, ele tem isso pronto... SUKYS - Tecnologia Eletrônica (http://www.sukys.com.br/)
Dá uma olhada no site do Sukys, ele tem isso pronto... SUKYS - Tecnologia Eletrônica (http://www.sukys.com.br/)
Já converso com ele há algum tempo!
Ele recomenda adaptar um sensor no reservatório, precisa furar!
E isso gera um pouco de receio nos proprietários.
Por isso se houver uma solução menos agressiva para o sensor...
Olá Daniel,
"O reservatorio de expansão acho que tem uns 3 litros. Entre as marcas máximo e mínimo vai uns 500mL."
Um pouco menos, uns 2l.
"Quando se funciona o motor, a temperatura vai subindo e a pressão de trabalho também. Se houver um vazamento abrupto, (rompimento de mangueira, por exemplo), a temperatura pode não subir, o liquido vazar (ai entra o seu sensor de nivel da água no reservatório) e queda de pressão no sistema."
A temperatura sobe e desce rápido, mesmo que o vazamento seja grande e abrupto.
Daí temos mais uma importância da válvula termostática. Ela prende a água no bloco até que a temperatura suba. Após ela subir, o que é rápido, o motorista tem controle da água no sistema. Se continuar subindo, pouca água; se o ponteiro da temperatura subir e descer rápido após o aquecimento normal, grande vazamento. Os engenheiros adotaram este sistema partindo do pressuposto que: 1. vazamentos pelo bloco (água sob controle da válvula) são mais raros e ocorrem em pouca quantidade, devendo ser perceptível antes que gere danos.
Na verdade, os imbecis dos projetistas deveriam simplificar a babel que é o sistema de mangueiras da Ranger, eliminando várias conexões. Por exemplo, na 2.8 deveriam fazer o resfriador de óleo embutido no bloco. Foi justamente naquela ligação que a mangueira da minha rompeu-se abruptamente (rasgou 95%).
Poderiam também adotar o sistema de radiador pressurizado independente - aqueles com tampa do radiador que segura a pressão (com reservatório sem pressão que é muito mais simples e a prova de problemas), igual a Dodge Ram e Cherokee v8 5.2 e 5.9.
"Se houver mesmo que um pequeno vazamento, o sistema fechado não atingirá a pressão máxima de trabalho a temperatura normal, haverá indicação de pressão "faltante", em caso de desligamento do motor, o sistema não se manterá pressurizado, e haverá indicação, mesmo que a perda de liquido seja infima."
Mesmo com vazamento pequeno, o sistema se pressurizará. Será atingida a pressão de trabalho sim. Mesmo sem vazamentos, a pressão escapa com o tempo. Uns 2 ou 3 dias são suficientes para o sistema se despressurizar.
Na minha acho que vou furar o reservatório de expansão e instalar um sensor de nível. Os Ford Versailles sairam com sensor de nível. Deve ser barato.
Daniel
Loras;
Uma idéia a ser avaliada (penso eu) é utilizar o conceito do sistema de arrefecimento: Pressão. Se utilizar um manometro de pressão não dá para monitorar, de uma maneira mais precisa o status do sistema? Explico. Quando se funciona o motor, a temperatura vai subindo e a pressão de trabalho também. Se houver um vazamento abrupto, (rompimento de mangueira, por exemplo), a temperatura pode não subir, o liquido vazar (ai entra o seu sensor de nivel da água no reservatório) e queda de pressão no sistema.
Se houver mesmo que um pequeno vazamento, o sistema fechado não atingirá a pressão máxima de trabalho a temperatura normal, haverá indicação de pressão "faltante", em caso de desligamento do motor, o sistema não se manterá pressurizado, e haverá indicação, mesmo que a perda de liquido seja infima.
Apenas para ilustrar: Tive um Gol 1.6 que quando desligava, após mais ou menos um minuto, começava-se a escutar o barulho de água borbulhando no reservatorio de expansão. Se deixasse uns 5 minutos, ele parava de borbulhar. Mas também, depois desse tempo podia se abrir a tampa sem medo que o sistema estava com a presão baixissima. Troquei a tampa e tudo se resolveu.
Abs!!!
Daniel,
O sensor de nível pode custar entre 60 a 500 reais.
Depende de como você pretende instalar. Quais suas exigências.
Pode ser simplesmente o sensor e pronto (usando uma luz espia vazia do próprio painel). Ou sensor + relê. Ou sensor + relê + buzzer. Ou ainda tudo isso + módulo...
Só um adendo. Nem sempre o marcador da temperatura tem a "instantaneidade" necessária.
Ou seja, alguns marcadores não funcionam como o RPM / velocimetro. Não é instantâneo.
Eles podem demorar a subir... ou ainda não apresentar variação mesmo com a temperatura variando mais de 5 graus. Na Defender é assim. O motor esquenta (normalmente) em algumas situações, mas o marcador não mostra. Quando esquenta de verdade... demora a subir... e aí, o cabeçote já disse adeus.
Abraço,
Walter L. L. Casitta
08/12/2011, 20:12
O ideal seria aquele sensor do ômega, mas eu mesmo já procurei e só achei usado. Exitem um monte de outros, mas todos têm que ser instalados de dentro pra fora, e a maioria não suporta temperaturas acima de 80 ou 90ºC.
Walter, a tampa do Omega serve na Ranger?
Tem mesma especificação de pressão?
Existe um sensor que segundo o fabricante suporta 125o. C.
Mas ainda assim é instalado furando o reservatório.
Walter L. L. Casitta
08/12/2011, 20:58
Walter, a tampa do Omega serve na Ranger?
Tem mesma especificação de pressão?
Existe um sensor que segundo o fabricante suporta 125o. C.
Mas ainda assim é instalado furando o reservatório.
Essas tampas são iguais na maioria dos carros, mesma pressão também. Que eu me lembro, no reservatório da Ranger em baixo da tampa tem um compartimento menor para quebrar ondas e não permite o acesso para instalar um sensor de nível desses.
Eu já pensei em colocar um boia com um imã dentro desse compartimente e um reed switch do lado de fora. Desse jeito não precisaria furar nada, mas não testei...
Walter,
Vamos testar? Será que a bóia/íma não pode ser "engolido" pelo sistema eventualmente?
O que seria um reed switch? O custo é acessível?
Semana que vem pretendo dar um volta nas autopeças daqui para averigar as possibilidades.
Um mecanismo muito simples que evitaria prejuízos! Poderia vir de fábrica em todos os carros...
Walter L. L. Casitta
08/12/2011, 22:38
Walter,
Vamos testar? Será que a bóia/íma não pode ser "engolido" pelo sistema eventualmente?
O que seria um reed switch? O custo é acessível?
Semana que vem pretendo dar um volta nas autopeças daqui para averigar as possibilidades.
Um mecanismo muito simples que evitaria prejuízos! Poderia vir de fábrica em todos os carros...
Se a boia for de tamanho suficiente ela vai ficar perto da tampa.
O reed switch normalmente é uma ampola de vidro com um contato elétrico que atua sob influência de um campo magnético e é bastante sensível. Muito usado naqueles sensores de alarme que a gente instala em portas e janelas de residências. Custa nada: SENSORES-Reed-switch (http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20061/Cesar/SENSORES-Reed-switch.html)
Isso deveria se básico, pra você ter uma ideia, já em 88 tive um Uno 1.5R que tinha no painel um "check control" que avisava entre vários outros se o nível da água do radiador baixasse. Tinha um sensor com boia no reservatório, depois vi isso no ômega e nunca mais em outro veículo. Se isso passasse a vir em todos os veículos os serviços das retíficas cairiam bastante.
Daniel.Shimomoto
08/12/2011, 23:04
(...)
Mesmo com vazamento pequeno, o sistema se pressurizará. Será atingida a pressão de trabalho sim. Mesmo sem vazamentos, a pressão escapa com o tempo. Uns 2 ou 3 dias são suficientes para o sistema se despressurizar.
Na minha acho que vou furar o reservatório de expansão e instalar um sensor de nível. Os Ford Versailles sairam com sensor de nível. Deve ser barato.
Daniel
Daniel;
Então, mesmo vazando o sistema pressuriza e, inclusive, acelera pequenos furos.
No pé do radiador, mangueira inferior, o FDP do mecanico montou de qualquer jeito e sumia água do reservatorio da minha Ranger. Só que eu olhava no frio e não via vazamento, apenas a mancha no chão da garagem. Um dia, quando inspecionei com o motor bem quente é que eu vi o vazamento, por isso sugeri pressão. O Gol que eu citei, tinha vazamento de pressão na tampa e mesmo assim o sistema pressurizava.
Com relação ao sistema da Dodge, tomo a liberdade de discordar...Não sei porque (de boa, não sei mesmo! Era o sistema do Passat mas não confio muito nesse sistema. Acho ele meio "mascarado". A L-200 Sport usa esse sistema. E se não estou errado (Mitsubisheiros, apareçam para confirmar!) o famoso "kit gelo" para as L-200 Sport/Outdoor consiste justamente em colocar um sistema selado com reservatório de expansão.
Um Abraço
MAURI ZARDIM
09/12/2011, 16:04
Falei com meu mecânico e ele me passou que com a kilometragem da minha camioneta (77.000 km ) eu realmente tenho que trocar a valvula termostática. No entanto aqui na minha cidade não consegui encontrar. é interessante adquirir direto de uma concessionária? Sabem o preço? Obrigado
Mauri,
Sua termostática está com problemas?
Chegou a testá-la fora do carro?
Abs.
MAURI ZARDIM
09/12/2011, 17:12
Ola ricardo, quero justamente substituir para não ter alguma surpresa na minha viagem. Pelo que o pessoal comentou aqui no blog e meu mecânico também me disse isso, essas válvulas tem uma vida útil. No meu caso teria que substitui-la pois o veículo ja esta com 5 anos e quase 80.000 km. Entrei em contato com a concessionária e a válvula está 320,00. Bem caro mas vou trocar, como disse, mais para evitar alguma surpresa.
Walter L. L. Casitta
09/12/2011, 18:37
Ola ricardo, quero justamente substituir para não ter alguma surpresa na minha viagem. Pelo que o pessoal comentou aqui no blog e meu mecânico também me disse isso, essas válvulas tem uma vida útil. No meu caso teria que substitui-la pois o veículo ja esta com 5 anos e quase 80.000 km. Entrei em contato com a concessionária e a válvula está 320,00. Bem caro mas vou trocar, como disse, mais para evitar alguma surpresa.
Compra numa autorizada MWM. É a mesma peça e custa menos...
Willian Almeida
09/12/2011, 19:27
Mauri, se você ainda não comprou, eu posso pedir ao meu irmão, que trabalha na autorizada MWM daqui, para cotar o preço. Como o Walter falou, sai mais barato que concessionária, sendo a mesma peça.
MAURI ZARDIM
10/12/2011, 08:55
Puxa que pena Willian, ja tinha autorizado o mecânico fazer o pedido. mas se vc puder ver pelo menos o preço. o que ele encontrou é 320,00 com 10% de desconto a vista.
obrigado
Puxa que pena Willian, ja tinha autorizado o mecânico fazer o pedido. mas se vc puder ver pelo menos o preço. o que ele encontrou é 320,00 com 10% de desconto a vista.
obrigado
na mwm custa em torno de R$180,00 é bom trocar sim nem tanto pela valvula mas sim pelo corpo dela que tem algumas peças plasticas que resecam...
Daniel.Shimomoto
10/12/2011, 19:32
na mwm custa em torno de R$180,00 é bom trocar sim nem tanto pela valvula mas sim pelo corpo dela que tem algumas peças plasticas que resecam...
x2!!!!
A válvula em si é dificil dar problema quando se mantém o sistema de arrefecimento com o produto correto, ele está limpo e tudo mais. Mas o sangrador de plástico é excelente para ressecar, quebrar e dar susto! Aconteceu comigo e coloquei uma tampa com a rosca de cobre.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/78966-problema-no-sangrador-do-sistema-de-arrefecimento-ranger-troller-3-0-a.html
Abs!!!
x2!!!!
A válvula em si é dificil dar problema quando se mantém o sistema de arrefecimento com o produto correto, ele está limpo e tudo mais. Mas o sangrador de plástico é excelente para ressecar, quebrar e dar susto! Aconteceu comigo e coloquei uma tampa com a rosca de cobre.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/78966-problema-no-sangrador-do-sistema-de-arrefecimento-ranger-troller-3-0-a.html
Abs!!!
alem da tampinha o cano que liga a carcaça na bomba d'agua é feito do mesmo material na minha surgiuram algumas fisuras nesse caninho e vazava agua bem devagar...
Alagoano
22/12/2011, 11:59
Pessoal, minha Ranger é uma LTD 2010 3.0 4x4. Está chegando nos 30.000km e já tem um bom tempo q ela apresente uma barulho muito chato no volante...
Ele ocorre quando a viatura ta parada, com a vibração do motor. É como se tivesse faltando alguma borracha no encaixe do volante....como se tivesse batendo plástico com plástico em decorrência da vibração do motor, o barulho para com ela em movimento ou quando parada eu ponho a mão do volante, mas é só tirar a mão e o barulho começar baixinho e ir aumentando aos poucos.
Na CCS disseram que trocasse de posto para abastecer, pois achavam que o motor estava com uma vibração diferente e estava refletindo no volante. Na boa, achei essa conversa meio absurda, pois não sindo nada de diferente no motor e acho que o problema é no volante mesmo...
Alguém já teve um problema parecido??
Imperador!
22/12/2011, 12:23
Rapaz, dá uma passada em outra ccs...
Nunca apresentou esse defeito no meu carro, mas, salvo engano, existem ums borrachinhas para para amortecimento da vibração sim...
Alagoano
22/12/2011, 15:17
Valeu Imperador, vou ver isso assim q tiver tempo....
Hoje percebi que esta vazando algo da picape. Vi que o chão estava um pouco verde e fui ver o era.
Ai na foto mostra onde é o vazamento, é bem nessa conexão que vaza. Alguem pode me dizer o que é?
326046326044
Walter L. L. Casitta
26/12/2011, 11:15
Hoje percebi que esta vazando algo da picape. Vi que o chão estava um pouco verde e fui ver o era.
Ai na foto mostra onde é o vazamento, é bem nessa conexão que vaza. Alguem pode me dizer o que é?
326046326044
É liquido do arrefecimento. Você teve muita sorte de ter visto. Um vazamento discreto desse é um caso de vida ou pro motor.
Essas abraçadeiras originais de pressão não prestam, tem que colocar aquelas tradicionais de aperto mesmo... Aproveita e troca todas, vai gastar coisa de 20 reais de abraçadeiras, e se tiver um pouco de noção de mecânica, dá pra trocar na fim de semana em casa...
Walter L. L. Casitta
26/12/2011, 11:53
Essas abraçadeiras são muito seguras sim, o problema pode ser na mangueira com algum problema ou alguém tirou e colocou sem limpar o nips por exemplo.
Imperador!
26/12/2011, 12:52
Essas abraçadeiras são muito seguras sim, o problema pode ser na mangueira com algum problema ou alguém tirou e colocou sem limpar o nips por exemplo.
Verdade. Mesmo porque se eu lembro bem, a saída do radiador é de plástico, então se apertar demais fud**...
Ou foi isso que o Walter falou ou a mangueira tá muito velho e começou a rasgar.
Valeu pessoal, obrigado pelas dicas. Não tenho noção nenhuma de mecanica e como ja falei diversas vezes a ccs mais perto fica a 170km.
Anotei tudo o que voces disseram e vou levar em algum mecanico aqui.
luishzanini
26/12/2011, 14:49
Meu retentor do diferencial da roda esquerda traseira ta vazando óleo, procurei no mercadolivre e nao consegui achar... Alguem sabe onde posso encontrar??
Valeu pessoal, obrigado pelas dicas. Não tenho noção nenhuma de mecanica e como ja falei diversas vezes a ccs mais perto fica a 170km.
Anotei tudo o que voces disseram e vou levar em algum mecanico aqui.
é simples de arrumar qualquer mecanico da jeito pode ser um problema na mangueira ou pode ter rachado o cano de plastico mas tbm ela pode apenas estar mal encaixada...
Walter L. L. Casitta
26/12/2011, 16:33
Meu retentor do diferencial da roda esquerda traseira ta vazando óleo, procurei no mercadolivre e nao consegui achar... Alguem sabe onde posso encontrar??
Antes verifica o respiro do diferencial. Se estiver entupido vaza pelo retentor.
Daniel.Shimomoto
26/12/2011, 19:42
326046326044
Cara, a minha vazou muito tempo neste lugar. É um INFERNO!!!
Arranquei essas abraçadeiras ridiculas, coloquei de parafuso, não resolveu. Só consegui uma solução retirando e recolocando a mangueira e fixando com DUAS abraçadeiras. Foi só assim para parar de vazar!!!!
leandropak
26/12/2011, 22:22
Pessoal, alguém pode me ajudar? minha ranger XL 2007 3.0 anda que é uma blz, mas do nada da uma pequena falhada e em seguida morre e pra pegar de novo e fogo, além disso acho que está consumo acima do normal. As vezes pega e morre e as vezes nem pega. E aí alguém já passou por isso? o mecanico já limpou o tanque verificou a peneira, ta chegando combustível no filtro, mas não nos bicos. Será que pode ser valvula reguladora de alta pressao? Ou vou ter que trocar a bomba inteira, nessa época o especialista em bomba não trabalha e eu não quero passar o reveion sem o carro.
Pessoal, alguém pode me ajudar? minha ranger XL 2007 3.0 anda que é uma blz, mas do nada da uma pequena falhada e em seguida morre e pra pegar de novo e fogo, além disso acho que está consumo acima do normal. As vezes pega e morre e as vezes nem pega. E aí alguém já passou por isso? o mecanico já limpou o tanque verificou a peneira, ta chegando combustível no filtro, mas não nos bicos. Será que pode ser valvula reguladora de alta pressao? Ou vou ter que trocar a bomba inteira, nessa época o especialista em bomba não trabalha e eu não quero passar o reveion sem o carro.
deve ser a bomnba de alta pressao mesmo...
Desde ontem, alem do vazamento, estava tentando instalar 2 amortecedores da RANCHO que havia comprado. Passei em mais de 6 mecanicas, auto-peças etc para instalar os amortecedores. Como aqui ninguem conhecia a marca TODOS falaram que o amortecedor era recauchutado e queriam me vender o que eles tinham em suas lojas, falando que o Rancho era uma porcaria e que eu não sabia o que estava fazendo, que a regulagem que vem nele é coisa de gringo que não serve. Dois chegaram até a tentar colocar mas não conseguiram!!!! Até que um mecanico de uma locadora fez a troca pra mim. Espero que eu não me arrepanda da troca, pq escutei cada coisa.
E o vazamento a principio esta resolvido.
leandropak
27/12/2011, 19:13
deve ser a bomnba de alta pressao mesmo...
valeu vou ver se arrumo mexanico pra trocar, por que nessa época todos os bombistas estão de férias e seja o que Deus quiser, se não vai morrer uns trocos a toa, mas vale a tentativa pra não passar o reveion de corsa da mulher, rsrsrs
Imperador!
27/12/2011, 19:40
Desde ontem, alem do vazamento, estava tentando instalar 2 amortecedores da RANCHO que havia comprado. Passei em mais de 6 mecanicas, auto-peças etc para instalar os amortecedores. Como aqui ninguem conhecia a marca TODOS falaram que o amortecedor era recauchutado e queriam me vender o que eles tinham em suas lojas, falando que o Rancho era uma porcaria e que eu não sabia o que estava fazendo, que a regulagem que vem nele é coisa de gringo que não serve. Dois chegaram até a tentar colocar mas não conseguiram!!!! Até que um mecanico de uma locadora fez a troca pra mim. Espero que eu não me arrepanda da troca, pq escutei cada coisa.
Pai, perdoa, pois eles não sabem o que dizem...
fui dar partida na ranger e nada testei e percebi que a bomba eletrica nao tava fazendo barulho, fui na ford comprei uma nova instalei e nada nao manda combustivel, troquei o rele e o fusivelk e nada alguem tem alguma dica?
Carlos A. C. Azevedo
27/12/2011, 21:40
fui dar partida na ranger e nada testei e percebi que a bomba eletrica nao tava fazendo barulho, fui na ford comprei uma nova instalei e nada nao manda combustivel, troquei o rele e o fusivelk e nada alguem tem alguma dica?
A linha não ta entupida? ou essa bomba nova tá lascada?
diesel&dust
28/12/2011, 14:13
Olá amigos do 4x4brasil, acabo de adquirir uma ranger 3.0 xlt cd 4x4 2010, quero agradecer a todos pelas valiosas informações que me ajudaram a escolher esta viatura, ainda estou digerindo a compra, mas as primeiras impressões foram boas, vcs descrevem ela muito bem, como pude compravar na prática. Gostei especialmente do consumo, trazendo ela de uma cidade a 300 km daqui, consegui colocar 15 km/l no computador de bordo, isso com o ar ligado mas andando a no máximo 100 km/h. O ponteiro de combustivel só deu um teco pra baixo, muito bom mesmo. Só preciso colocar engate e insufilm não pretendo fazer mais nada, se alguem souber de um site bom que vente engate para reboque pra ranger 2010 eu agradeço a dica.
Um feliz ano novo pra todos.
Imperador!
28/12/2011, 15:23
DakotaParts Imports - DAKOTAPARTS (http://loja.dakotaparts.com.br/loja/loja-55187)
diesel&dust te mandei um email!!!! tenho o engate.
Alagoano
28/12/2011, 18:50
Olá amigos do 4x4brasil, acabo de adquirir uma ranger 3.0 xlt cd 4x4 2010, quero agradecer a todos pelas valiosas informações que me ajudaram a escolher esta viatura, ainda estou digerindo a compra, mas as primeiras impressões foram boas, vcs descrevem ela muito bem, como pude compravar na prática. Gostei especialmente do consumo, trazendo ela de uma cidade a 300 km daqui, consegui colocar 15 km/l no computador de bordo, isso com o ar ligado mas andando a no máximo 100 km/h. O ponteiro de combustivel só deu um teco pra baixo, muito bom mesmo. Só preciso colocar engate e insufilm não pretendo fazer mais nada, se alguem souber de um site bom que vente engate para reboque pra ranger 2010 eu agradeço a dica.
Um feliz ano novo pra todos.
Andar aos 100km/h na Ranger 3.0 é um execício de paciência, pois a 5ª é muito longa e a picape fica meio morta...
Não consigo andar abaixo dos 120km/h. E depois que vc pega uma viatura com computador de bordo vê que essa questão de consumo é muito complicada....qualquer coisa influi: se é noite ou dia, se o asfalto é novo ou velho, altitude...
Rodando de madrugada consegui 15km/l aos 120km/h (asfalto novinho, preto e liso), foi só o dia chegar que o consumo caiu para os 13,3km/l....e quando peguei à linha verde (sentido Salvador), com asfalto carrasquento e branco, com aquelas pedras de seixo, altitude maior, o consumo caiu para absurdos 10,8km/l...isso sempre mantendo os 120km/h.
JEFFCATUNDA
28/12/2011, 19:01
O histórico deses amortecedores colocados em Troller são muito ruins... Costumam quebrar os olhais, mesm depois que fizeram um novo ajuste nos mesmos...
A linha não ta entupida? ou essa bomba nova tá lascada?
a linhga nao ta entupida pq a bomba nem da sinal de ligar é pouquissimo provavel que ela tbm esteja fudida... alguem???
O histórico deses amortecedores colocados em Troller são muito ruins... Costumam quebrar os olhais, mesm depois que fizeram um novo ajuste nos mesmos...
Então, pesquisei aqui no forum sobre os amortecedores. Realmente eu li sobre esse casos no Troller, até de pessoas que nem usavam o jipe para off, mas paguei pra ver. Até pedi sugestão sobre marcas aqui no topico da Ranger, e ninguem disse nada. Espero que eu tenho sorte com os meus.
Carlos A. C. Azevedo
29/12/2011, 14:07
a linhga nao ta entupida pq a bomba nem da sinal de ligar é pouquissimo provavel que ela tbm esteja fudida... alguem???
E no fusivel e no relé que tu trocou, tem como tu testar se tá chegando energia nele?
fse, nesse curto tempo já deu pra ter uma ideia se mudou muito usando os amortecedor novo?
Carlos, rodei pouco ainda pra dizer se foi realmente positiva a mudança. Um amortecedor estava estourado, ai com os novos ficou muito melhor. Amanhã pego a estrada, com direito a muitos buracos, estrada de chão etc, ai na segunda vou ter uma resposta mais clara.
Carlos A. C. Azevedo
29/12/2011, 19:32
Carlos, rodei pouco ainda pra dizer se foi realmente positiva a mudança. Um amortecedor estava estourado, ai com os novos ficou muito melhor. Amanhã pego a estrada, com direito a muitos buracos, estrada de chão etc, ai na segunda vou ter uma resposta mais clara.
Beleza hehe :concordo:
AAugusto
03/01/2012, 22:09
Boa Noite Pessoal.
Os preços da Ranger CD Diesel estão R$4.000,00 mais baixos em relação ao mês anterior, isto no site da própria Ford. As versões CD Gasolina e Sport continuam com os mesmos preços.
Será que a Nova Ranger já está na boca do forno?
E no fusivel e no relé que tu trocou, tem como tu testar se tá chegando energia nele?
fse, nesse curto tempo já deu pra ter uma ideia se mudou muito usando os amortecedor novo?
levei na ford e na hora o chefe da oficina mandou checar o sensor de colisao... era ele mesmo tinha disparado sem motivo srrsr aproveitei e mandei passar o scaner na ranger...
Carlos A. C. Azevedo
03/01/2012, 22:35
levei na ford e na hora o chefe da oficina mandou checar o sensor de colisao... era ele mesmo tinha disparado sem motivo srrsr aproveitei e mandei passar o scaner na ranger...
Rapaz, e tu comprou a bomba em vão? ja tinha acontecido isso antes?
Bom é que resolveu :concordo::concordo:
Imperador!
04/01/2012, 00:30
Sensor é uma peste mesmo...
Mas tu não tinha passado o scanner ainda? É o passo 1 pra qualquer motor eletrônico...
Carlos, voce tinha perguntado sobre os amortecedores novos; houve sim uma melhora, acho que ficou um pouco melhor ao passar pelas "panelas" ou buracos das estradas (foi ao passar num desses buracos sem alisar que estourou o amortecedor antigo). Peguei um trecho de uns 70 km de estrada de chão, e ali sim vi vantagem, senti o carro mais firme sem pular tanto e até exagerei na velocidade. Só espero que ele aguente o tranco porque as estradas por aqui estam cada vez pior.
Boa Noite Pessoal.
Os preços da Ranger CD Diesel estão R$4.000,00 mais baixos em relação ao mês anterior, isto no site da própria Ford. As versões CD Gasolina e Sport continuam com os mesmos preços.
Será que a Nova Ranger já está na boca do forno?
ranger caiu 4 mil e o escosport caiu 4 a 5mil. deve ser pra acabar os estoques.
deve ser tb pq pela 1ª vez a frontier passou a ranger nas vendas. além de a nova ranger estar no forno mesmo. tanto palpite, mas todos dizem q até março, abril ela chega.
luishzanini
10/01/2012, 11:40
A suspensao da minha ranger ta rangendo demais!! Até quando eu saio dela faz "NHÉC".
o que pode ser isso?!?
Imperador!
10/01/2012, 11:46
A suspensao da minha ranger ta rangendo demais!! Até quando eu saio dela faz "NHÉC".
o que pode ser isso?!?
Passa num lava jato e manda dar uma boa lavada por baixo...
gui ranger 00
11/01/2012, 16:52
Pessoal, se alguém puder me ajudar agradeço muito. Tenho uma Ranger 3.0TD 2008, com 65 milKM e do nada começou a baixar água do radiador...não é cabeçote, pois o motor está limpinho, não é a tampa, pois o reservatório está limpo, senão eu veria em razão do etilenoglicol, não é mangueira furada...o carro funciona perfeito, todavia tenho que colocar agua direto no reservatório...um dos sintomas que noto, é que está demorando para subir a temperatura do motor até a metade do marcador, e volta e meia qdo abro o capô para verificar o reservatório a água está borbulhando dentro dele...alguém tem alguma dica???
abraços
Walter L. L. Casitta
11/01/2012, 17:03
Pessoal, se alguém puder me ajudar agradeço muito. Tenho uma Ranger 3.0TD 2008, com 65 milKM e do nada começou a baixar água do radiador...não é cabeçote, pois o motor está limpinho, não é a tampa, pois o reservatório está limpo, senão eu veria em razão do etilenoglicol, não é mangueira furada...o carro funciona perfeito, todavia tenho que colocar agua direto no reservatório...um dos sintomas que noto, é que está demorando para subir a temperatura do motor até a metade do marcador, e volta e meia qdo abro o capô para verificar o reservatório a água está borbulhando dentro dele...alguém tem alguma dica???
abraços
Muito difícil não ser o cabeçote ou junta. O marcador não marca direito por que ele só marca se tiver água no motor. Se a água está borbulhando o estrago já foi feito e certamente você vai ter que desmontar o cabeçote.
Imperador!
11/01/2012, 17:22
Tô com o Walter: é junta queimada ou cabeçote com cavitação.
Passei por situação semelhante à sua e relatei aqui no fórum (é uma boa leitura, a partir da página 12): http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/69774-ranger-acoplamento-viscoso-ventuinhas-ac-consumo-e-gabiarra-12.html
PS: manda olhar também sua VT. Pelo que você relatou (demora pra atingir temperatura de trabalho), ela pode ter travado aberta.
gui ranger 00
12/01/2012, 09:25
Pessoal, mesmo sem o marcador marcar que está fervendo?
Quando tem água no sistema o marcador nunca passa da metade...estou usando-a normalmente, mas está baixando água, justamente em dias mais quentes, em que a pressão do sistema sobe..
O carro, no momento está na oficina, mas até agora o meca não achou o motivo...
Agradeço a ajuda dos amigos aqui do fórum, e informo assim que for resolvido o problema...ah, minha ranger é minha desde zero, e tem somente 65milkm, caso seja cabeçote, vou passar esse carro e nunca mais na minha vida compro um FORD!! Pagar 87 mil reais, andar 65 milkm, e ter de fazer o cabeçote do motor, num carro a diesel é fod...então compro um chinês JAC MOTORS que certamente rodarei 65milkm sem me incomodar...
abraços
Imperador!
12/01/2012, 10:20
Tem um teste muito simples pra saber se ela tá esquentando... pega uam estrada e fica na marcha de 140~150kmh em 4ª marcha.
Depois que atingir a temperatura de trabalho, esquentará em menos de 10 minutos.
Se carro talvez não esteja esquentando ainda por causa do seu uso ser em cidade, exigindo pouco do motor.
O problema no cabeçote não tem nada a ver com a Ford/Ranger. Você, em algum ponto da vida da sua picape, fez alguma coisa errada (misturou aditivos, rodou sem água, bomba d'água deu problema e você pagou pra ver, usou água de torneira - controverso, mas é uma possibilidade). Assim como ocorreu na minha (cavitação no cabeçote por acúmulo de cloro - diagnóstico oficial, mas pode ser também mistura de aditivos do dono anterior, não sei...), pode ter acontecido na sua.
E na minha aconteceu por volta da mesma km, 60.000km. Hoje ela está indo pros 80.000km (estaria muito mais, mas estou focado nos estudos pra concurso e passo o dia quase todo em casa...)
gui ranger 00
12/01/2012, 11:01
Imperador obrigado pela sua ajuda...mas já testei 170KM/h um tempão na estrada, e a temperatura não passa da metade, isto é, do normal...
abs
Imperador!
12/01/2012, 12:22
Se ela não está esquentando ainda, quando o desgaste aumentar certamente esquentará.
NGDaniel
12/01/2012, 13:02
Imperador obrigado pela sua ajuda...mas já testei 170KM/h um tempão na estrada, e a temperatura não passa da metade, isto é, do normal...
abs
Então tá é só vazando água de algum canto.. é bom dar uma olhada nos arredores da bomba d´água na parte frontal do motor, pode ser a fatidica e malfadada corrozão...
Imperador!
12/01/2012, 13:10
Então tá é só vazando água de algum canto.. é bom dar uma olhada nos arredores da bomba d´água na parte frontal do motor, pode ser a fatidica e malfadada corrozão...
Vazamento não faz o reservatório borgulhar, não...
Reservatório borbulhado é quase 100% junta de cabeçote, agora esta junta é metálica até hoje não vi aqui no forum relato de queima desta junta se for será o 1º
NGDaniel
12/01/2012, 14:36
Vazamento não faz o reservatório borgulhar, não...
x2, Verdade tinha esquecido das bolhas..
Mas e a tampa do reservatório?
Imperador!
12/01/2012, 16:48
x2, Verdade tinha esquecido das bolhas..
Mas e a tampa do reservatório?
Diz ele que a tampa está boa.
luishzanini
12/01/2012, 16:59
abraços
Se vc ver umas 5 ou 6 página anteriores deste mesmo tópico eu postei o mesmo problema. Quando vc desliga o motor da de escutar o borbulhar da agua de dentro da viatura?? E se vc diz que nao esquenta é pq ainda tem agua no sistema. Quando a agua não for suficiente e o motor ferver podes comprometer o motor inteiro!
Quase 90% de chances de ser a junta do cabeçote queimada.
gui ranger 00
13/01/2012, 08:41
Na verdade falei que a tampa estava boa, primeiro pq eu a havia comprada há um ano, isto é, tampa nova, e segundo pq analisando o reservatório, não há sujeira de respingos, senão ele ficaria marcado...fui numa revenda ontem com meu meca e levamos o aparelho de pressão para realmente ver se a nova segurava a pressão, e pra minha surpresa nem a minha nem a nova estavam segurando pressão...daí na revenda começaram a explicar que a tampa tem que ser medida com calor, senão a válvula que nela está nem abre...
Enfim, por enquanto é isso...
Assim que resolver informo aqui...diz o meca que 99% de chance de não ser o cabeçote...pois vou e volto da praia com o motor sem que a temperatura, suba...demora um pouco pra subir, mas depois não passa da metade e tdo normal...o que ocorre, como já relatado, é que a água estava baixando...
Obrigado, por ora, pela ajuda.
abss
Imperador!
13/01/2012, 10:28
Primeira coisa que tem que fazer é testar a tampa.
Você não fez isso (e disse que a tampa estava boa) então todo mundo assumiu o pior... :pipoca:
Walter L. L. Casitta
13/01/2012, 10:32
Quando as bolhas aparecem alguns minutos depois de desligar o motor é a tampa. Se as bolhas aparecem sem a tampa e enquanto o motor tá ligado é o cabeçote.
JEFFCATUNDA
13/01/2012, 11:25
Algumas duvidas minhas...
1) Você já trocou essa tampa, isso é normal, porque você trocou?
2) Você falou que foi sempre sua desde zero,você já fez quais outros serviços nesse motor?
- Se ela demora a esquentar, isso pode ser por conta da água baixa ou por travamento aberto da válvula termostática...
- Se o problema for na tampa (a segunda?) observou se o liquido está espumando?
Já vi ocorrer isso com uso errado de aditivo (quantidade ou especificação), o aditivo reage com o metal do motor e "espuma" o que faz o liquido expandir e ser jogado em maior quantidade para o reservatório que com o aumento da pressão joga a água para fora... O resultado é sempre queima de cabeçote por falta de elemento de troca de calor...Ele vem a queimar só depois por pouco liquido, a espuma não troca calor...
Na verdade falei que a tampa estava boa, primeiro pq eu a havia comprada há um ano, isto é, tampa nova, e segundo pq analisando o reservatório, não há sujeira de respingos, senão ele ficaria marcado...fui numa revenda ontem com meu meca e levamos o aparelho de pressão para realmente ver se a nova segurava a pressão, e pra minha surpresa nem a minha nem a nova estavam segurando pressão...daí na revenda começaram a explicar que a tampa tem que ser medida com calor, senão a válvula que nela está nem abre...
Enfim, por enquanto é isso...
Assim que resolver informo aqui...diz o meca que 99% de chance de não ser o cabeçote...pois vou e volto da praia com o motor sem que a temperatura, suba...demora um pouco pra subir, mas depois não passa da metade e tdo normal...o que ocorre, como já relatado, é que a água estava baixando...
Obrigado, por ora, pela ajuda.
abss
Boa tarde pessoal, bom agora em diante vou frequentar o tópico pois realizei um sonho:euforico:, ter uma Ranger, comprada nova, esta vindo para o RS de Brasília, então enquanto só uma foto de como ela sera, e pretendo aprender bastante com vocês.
Abç, att.
http://img196.imageshack.us/img196/6619/rangery.png
Imperador!
13/01/2012, 13:35
Boa tarde pessoal, bom agora em diante vou frequentar o tópico pois realizei um sonho:euforico:, ter uma Ranger, comprada nova, esta vindo para o RS de Brasília, então enquanto só uma foto de como ela sera, e pretendo aprender bastante com vocês.
Abç, att.
Parabéns pela compra!
A viatura lhe dará muitas alegrias, tenha certeza.
gui ranger 00
13/01/2012, 16:30
Algumas duvidas minhas...
1) Você já trocou essa tampa, isso é normal, porque você trocou?
2) Você falou que foi sempre sua desde zero,você já fez quais outros serviços nesse motor?
- Se ela demora a esquentar, isso pode ser por conta da água baixa ou por travamento aberto da válvula termostática...
- Se o problema for na tampa (a segunda?) observou se o liquido está espumando?
Já vi ocorrer isso com uso errado de aditivo (quantidade ou especificação), o aditivo reage com o metal do motor e "espuma" o que faz o liquido expandir e ser jogado em maior quantidade para o reservatório que com o aumento da pressão joga a água para fora... O resultado é sempre queima de cabeçote por falta de elemento de troca de calor...Ele vem a queimar só depois por pouco liquido, a espuma não troca calor...
Amigo, ano passado já havia trocado a tampa depois de 3 anos de uso pois estava vazando pressão e líquido pela tampa. Essa nova que havia comprado não havia resolvido o problema, então troquei todo o reservatório. Havia ficado perfeito. No entanto, há pouco tempo atrás começou a baixar água...
A ranger é minha desde zero, e nunca havia mexido no sistema de arrefecimento do motor, exceto como eu falei, pra trocar o reservatório, e até então tinha resolvido o problema...já que antes era visível que vazava pela tampa...
Uma coisa suscitou dúvida agora, há pouco tempo atrás comprei o aditivo MWM super concentrado, e conforme você relatou aqui, estava fazendo bastante espuma mesmo, talvez eu tenha errado na quantidade, todavia me lembro bem de ter misturado conforme dizia as instruções...
Quanto às bolhas de ar, em relação ao comentário do Walter, qdo está sem tampa não há bolhas no sistema...somente depois que eu desligo o carro mesmo...e outra, ando no calor com ar ligado, a temperatura não passa do normal, ótimo...mas qdo paro e resolvo abrir o reservatório, logo depois de desligar o carro, parece que o sistema estava trabalhando com pouca ou nenhuma pressão...
Acho que vou comprar outra tampa para ver o que ocorre...
Valeu até agora pela ajuda de todos
abs
Amigo, ano passado já havia trocado a tampa depois de 3 anos de uso pois estava vazando pressão e líquido pela tampa. Essa nova que havia comprado não havia resolvido o problema, então troquei todo o reservatório. Havia ficado perfeito. No entanto, há pouco tempo atrás começou a baixar água...
A ranger é minha desde zero, e nunca havia mexido no sistema de arrefecimento do motor, exceto como eu falei, pra trocar o reservatório, e até então tinha resolvido o problema...já que antes era visível que vazava pela tampa...
Uma coisa suscitou dúvida agora, há pouco tempo atrás comprei o aditivo MWM super concentrado, e conforme você relatou aqui, estava fazendo bastante espuma mesmo, talvez eu tenha errado na quantidade, todavia me lembro bem de ter misturado conforme dizia as instruções...
Quanto às bolhas de ar, em relação ao comentário do Walter, qdo está sem tampa não há bolhas no sistema...somente depois que eu desligo o carro mesmo...e outra, ando no calor com ar ligado, a temperatura não passa do normal, ótimo...mas qdo paro e resolvo abrir o reservatório, logo depois de desligar o carro, parece que o sistema estava trabalhando com pouca ou nenhuma pressão...
abs
a minha abaixava agua e depopis de muito observar percebi que a agua vazava pelo caninho de plastico que liga o corpo da valvula termostatica ate a bomba de agua, o que acontece é que o plastico reseca e forma algumas fissuras a agua vaza muito lentamente por isso nao percebia nenhum vazamento, troquei o conjunto da valvula termostatica e o corpo e ficou perfeito...
depois de passar o escaner minha bomba de alta foi condenada, depois que foi feito o motor quando o motro esta frio fica tipo uma vibraçao.. mais R$4200,00 pra conta...
MaurícioBsb
14/01/2012, 20:31
abs
Desculpe dá pitaco, mas esse aditivo MWM também não me agradou, usei o bom e velho PARAFLU o verde e desde meus antigos carros 'e o aditivo que mais me agrada, barato e sem frescuras!
Walter L. L. Casitta
14/01/2012, 21:13
Desculpe dá pitaco, mas esse aditivo MWM também não me agradou, usei o bom e velho PARAFLU o verde e desde meus antigos carros 'e o aditivo que mais me agrada, barato e sem frescuras!
Esse foi o maior erro que cometi na minha Ranger. Por conta do Paraflu eu perdi o radiador e o radiador do aquecimento que fica no painel nunca mais funcionou direito.
A MWM tem o aditivo correto e custava quando comprei a miséria R$2,50 para diluir em 15 litros de água. Ná época o Paraflu precisava de 6,5Litros a R$20,00 o litro.
Daniel.Shimomoto
15/01/2012, 00:10
Quando comprei a Ranger, o pessoal da Ford vendia o Wurth diluído AZUL como original Ford para a Ranger diesel.
Quando tive um problema posterior com o parafuso de sangria, mandei lavar todo o sistema e usei o Havoline XLC diluido ROSA (por sinal a Texaco era a fabricante do fluido rosa Motorcraft)
Até agora sem qualquer problema e a solução continua com a cor original.
NGDaniel
15/01/2012, 08:53
Texaco, Petrobras, MWM, paraflu, Wurt e etc.. É o mesmo componente quimico, com alguma variaçãozinha praticamente irrelevante (geralmente corante)..
Imperador!
15/01/2012, 09:31
Texaco, Petrobras, MWM, paraflu, Wurt e etc.. É o mesmo componente quimico, com alguma variaçãozinha praticamente irrelevante (geralmente corante)..
Na verdade, muda só a concentração do etilenoglicol (componente químico) e o corante.
Por isso que não vale a pena pagar mais caro por aditivo de radiador, pois o que muda de verdade mesmo é só o fabricante e o preço.
Estou satisfeitíssimo com o MWM concentrado pra 30L de água por 20 reais...
Walter L. L. Casitta
15/01/2012, 09:32
Segundo a MWM se o aditivo for trocado por um outro de marca diferente e se ficar qualquer resquício do anterior, as partes de alumínio podem sofre corrosão galvânica.
Daniel.Shimomoto
15/01/2012, 19:34
Segundo a MWM se o aditivo for trocado por um outro de marca diferente e se ficar qualquer resquício do anterior, as partes de alumínio podem sofre corrosão galvânica.
x2!!!!
Mistura explosiva misturar etilenoglicol (rosa) com os aditivos monoetilenoglicol (azuis). Fica preto!
grlorenzetti
15/01/2012, 22:54
Pessoal,
Assinando o tópico para acompanhamento.
vou buscar a menina terça.
é uma 3.0 2008 CS 4x4. Literalmente mosca branca.:euforico:
luishzanini
18/01/2012, 15:56
Duvida:
Como acender as luzes que acompanham a terceira luz de freio? aquela que fica no teto, parte de fora na parte traseira.
A de freio acende as do lado eu não consigo.
gui ranger 00
19/01/2012, 08:38
Imperador, pelo que vi parou de baixar água do motor...troquei a maldita tampa do reservatório...agora tá dando pressão no sitema, temperatura normal...realmente não dá pra acreditar, já que havia comprado uma outra tampa do reservatório há 1 ano atrás...durou um ano essa mer...to observando ainda, mas até agora tudo normal...ah, e to andando só com água no reservatório, até que me certifique que não mais vazará...
Pessoal, estou com uma dúvida acerca de qual filtro de óleo usar...alguém pode me dizer se esses da INPECA ou PARKER são bons? Ou me recomendam utilizar o original?
abraços
Imperador!
19/01/2012, 09:01
Imperador, pelo que vi parou de baixar água do motor...troquei a maldita tampa do reservatório...agora tá dando pressão no sitema, temperatura normal...realmente não dá pra acreditar, já que havia comprado uma outra tampa do reservatório há 1 ano atrás...durou um ano essa mer...to observando ainda, mas até agora tudo normal...ah, e to andando só com água no reservatório, até que me certifique que não mais vazará...
Pessoal, estou com uma dúvida acerca de qual filtro de óleo usar...alguém pode me dizer se esses da INPECA ou PARKER são bons? Ou me recomendam utilizar o original?
abraços
Ainda bem que deu certo :concordo:
Use marca Wega, Mann ou Tecfil (homologado Ford).
Lucas Nassif
19/01/2012, 09:12
Estou precisando trocar o Servo Freio do Marruá, e como o cilindro mestre é o mesmo da Ranger, acredito que o Servo também seja.
Alguém poderia me dizer se o da Ranger é semelhante?
Liguei na css Ford aqui em BH e o preço está fora de órbita. Alguém tem algum contato onde compra peças com preço bom? De preferência em BH.
Tks!
[]`s
Costalonga
19/01/2012, 11:37
Vai nas autorizada Bosch!
Tu vai encontrar e o preço vai ser bem menor.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
luishzanini
19/01/2012, 16:46
meu amortecedor dianteiro esta estourado, alguém sabe algum bom/barato pra me aconselhar?
NGDaniel
19/01/2012, 21:48
meu amortecedor dianteiro esta estourado, alguém sabe algum bom/barato pra me aconselhar?
Estou usando nakata nao tenho do que reclamar...
Amigos,
Ontem levei minha Ranger XLT 2007 a uma loja de revenda de Pneus mandei alinhar e balancear, pois esta puxando levemente para a direita, mas não pode ser feito o alinhamento, segundo o mecânico relatou, a caixa de direção apresenta uma folga considerável e que eu deveria procurar uma empresa especializada em direções hidráulicas para trocar o reparo, alguem sabe informar algo sobre esse problema, se realmente pode ser esse o problema, e qual o valor médio desse serviço?
Grato
Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 22:21
Amigos,
Ontem levei minha Ranger XLT 2007 a uma loja de revenda de Pneus mandei alinhar e balancear, pois esta puxando levemente para a direita, mas não pode ser feito o alinhamento, segundo o mecânico relatou, a caixa de direção apresenta uma folga considerável e que eu deveria procurar uma empresa especializada em direções hidráulicas para trocar o reparo, alguem sabe informar algo sobre esse problema, se realmente pode ser esse o problema, e qual o valor médio desse serviço?
Grato
Folga na caixa não interfere no alimento a menos que seja nos tirantes. Não custam caro, mas pra trocar é chato e dependendo do meca vai querer tirar a caixa pra trocar...
Cachoeira
23/01/2012, 07:29
Oi Pessoal,
Uma outra pergunta para vocês...
A minha ranger 3.0 começou, de repente, dar um barulho de vibração na alavanca de marchas (meio parecido com um chocalho de uma cascavel). Torna-se audível quando, no movimento, firmo o veículo no acelerador. Este barulho começou acontecer em um determinado dia e no dia seguinte ao que ele começou, em uma estrada de chão, ouvi um barulho, aparentemente na região da caixa de marcha que eu o senti na alavanca (mas eu não estava sequer passando marcha, a estrada era boa e estava de segunda devagar, com carro leve). Parei o veículo, olhei por baixo para ver se eu via sinal de alguma pedra que pudesse ter voado e batido, algum pau que tivesse na estrada e nada...
Tal fato, só serviu para me deixar mais preocupado e não cheguei a uma conclusão 100% de certeza que veio da caixa. O que vocês acham que pode ser?
(Obs. As marchas estão engatando aparentemente normal e o veículo roda normal exceto pelo barulho (vibração) da alavanca)
Saudações
Walter L. L. Casitta
23/01/2012, 08:02
Oi Pessoal,
A minha ranger 3.0 começou, de repente, dar um barulho de vibração na alavanca de marchas (meio parecido com um chocalho de uma cascavel). Torna-se audível quando, no movimento, firmo o veículo no acelerador. Este barulho começou acontecer em um determinado dia e no dia seguinte ao que ele começou, em uma estrada de chão, ouvi um barulho, aparentemente na região da caixa de marcha que eu o senti na alavanca (mas eu não estava sequer passando marcha, a estrada era boa e estava de segunda devagar, com carro leve). Parei o veículo, olhei por baixo para ver se eu via sinal de alguma pedra que pudesse ter voado e batido, algum pau que tivesse na estrada e nada...
Tal fato, só serviu para me deixar mais preocupado e não cheguei a uma conclusão 100% de certeza que veio da caixa. O que vocês acham que pode ser?
(Obs. As marchas estão engatando aparentemente normal e o veículo roda normal exceto pelo barulho (vibração) da alavanca)
Saudações
Manda verificar o eixo cardam e as cruzetas...
Imperador!
23/01/2012, 09:31
Será que não estragou o reparo da caixa de marcha?
gui ranger 00
23/01/2012, 18:52
Oi Pessoal,
Saudações
Diferencial. Já tive que colocar tudo zero...começou com um ronquinho chato... lembro de uma vez que passei numa ondulação e quando o carro firmou de novo escutei um clac...já era os pedaços de uma arruela moída dentro do diferencial..
abs
Cachoeira
26/01/2012, 09:47
Oi Pessoal,
Saudações
Oi Turma,
Só dando um retorno para a Galera.
Aparentemente era uma coisa simples...
O Chocalho do cambio era devido àquele selo (que está escrito os número das marchas) em cima do globo (que colocamos a mão). Aquele selo dá uma folgada o que cria um grilado no cambio porque a alavanca vibra, prinicipalmente quando firmamos o acelerador e já que o cambio é comprido, repercute muito nesta pequena folga. Como o globo parece uma massa compacta, de início, não desconfiamos o que o seja tão superficial. Engana bem...
Problemas semelhantes já foram relatados na ccs.
Grato a todos vocês.
Oi Turma,
Só dando um retorno para a Galera.
Aparentemente era uma coisa simples...
O Chocalho do cambio era devido àquele selo (que está escrito os número das marchas) em cima do globo (que colocamos a mão). Aquele selo dá uma folgada o que cria um grilado no cambio porque a alavanca vibra, prinicipalmente quando firmamos o acelerador e já que o cambio é comprido, repercute muito nesta pequena folga. Como o globo parece uma massa compacta, de início, não desconfiamos o que o seja tão superficial. Engana bem...
Problemas semelhantes já foram relatados na ccs.
Grato a todos vocês.
A minha a um tempo começou a fazer esse barulho e fiquei preocupado no começo tb. Mas depois percebi que era na alavanca e tentei fazer o barulho parar, mas não tem jeito. Na cidade nem incomoda muito. O ruim é na estrada, quando vc mantem um certa velocidade e a "tampinha" fica vibrando.
Imperador!
26/01/2012, 19:58
Eu colei o da minha com superbonder e nunca mais fez barulho...
Abç, att.
Bom galera saindo um poco do assunto, só anunciando que chego :D
Demoro um poco mas chego
Segue uma foto da viatura, tirei meio na corrida, mas da pra ver bem até :)
http://img42.imageshack.us/img42/6487/sam0054r.jpg
Att. zardo.
MAURI ZARDIM
29/01/2012, 15:27
a alguns meses eu relatei aqui que ao dar partida na ranger a luz do air bag ficava acesa. ao desligar o motor e ligar novamente geralmente não. descobri que isso se deve a bateria fraca. troquei a bateria por uma nova e o problema acabou. talvez mais pessoas tem esse problema e não sabe o que é, mas vi aqui fórum que tem diversos fatores pra que isso aconteça, no entanto no meu caso era realmente a bateria.
obrigado.
Eriandson Azevedo
01/02/2012, 12:22
Minha Ranger é 2001 2.5 Diesel 4x4 mas tirei a transmissão dianteira. Ela está fazendo um grande barulho na alavanca quando tem alguma descida e alivio um pouco o pé e também a 120km/h ela vibrar um pouco.
Segundo o mecânico a caixa de marcha está boa foi trocado só o rolamento do eixo primário, disco e platô e está acontecendo esse problema que antes não tinha.
Imperador!
01/02/2012, 17:27
Hoje eu deixei a Ranger na oficina pra fazer a troca dos discos e pastilhas de freio.
Aproveitei e mandei regular a barra de torção e zerar a cambagem dela (fazia muito tempo que era pra ter feito isso...)
Como viajarei amanhã, só vou pegar o carro sexta.
Imperador!
03/02/2012, 16:48
Recebi a bichona hoje de novo. Brincadeira em 600 reais. Dois discos, duas pastilhas, regulagem da barra de torção, alinhamento e cambagem.
Tá bem altinha de novo :concordo:
grlorenzetti
07/02/2012, 21:19
Pessoal tá aí um dica legal de como remover os bicos dos 3.0. Originalmente feita pelo Nagata Black MUD;
tbit - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8X5j8PA-2A8&feature=youtu.be)
Imperador!
07/02/2012, 22:02
Os brasileiros são gênios mesmo...
Será que não tem risco de estragar os bicos mesmo assim?
NGDaniel
07/02/2012, 22:54
Fantastico, será que funciona ?
Os brasileiros são gênios mesmo...
Será que não tem risco de estragar os bicos mesmo assim?
sim esses bicos vao direto pro lixo, so o fato de desconectar a cabeça do bico (aquele conector de plastico) ja condena ele so e possivel reutilizar um bico se for retirado sem desrosquear os conectores , ainda bem que os bicos ja estao custando menos de R$800,00 a ford daqui tem uma feramenta igual so que o disco deve pesar uns 15 kilos eu fiz uma feramenta so que ao inves de usar esse porete fiz um esquema de cavalete e ia rodando uma porca mas mesmo assim foi uns 3 dias..
Imperador!
08/02/2012, 00:19
sim esses bicos vao direto pro lixo, so o fato de desconectar a cabeça do bico (aquele conector de plastico) ja condena ele so e possivel reutilizar um bico se for retirado sem desrosquear os conectores , ainda bem que os bicos ja estao custando menos de R$800,00 a ford daqui tem uma feramenta igual so que o disco deve pesar uns 15 kilos eu fiz uma feramenta so que ao inves de usar esse porete fiz um esquema de cavalete e ia rodando uma porca mas mesmo assim foi uns 3 dias..
Nessas horas que eu vejo como tive sorte quando foram desmontar o cabeçote da minha Ranger.
Mesmo ela sendo 2005, conseguiram tirar os 4 bicos sem estragar nenhum. Foi serviço nota 10 mesmo.
grlorenzetti
08/02/2012, 19:54
Esta dica veio da lista do troller clube. Segundo o Nagata funciona sem problema depois. Mas pelo que pude notar até agora nestes bicos e motores 3.0 cada caso é um caso.
Cachoeira
13/02/2012, 07:37
Oi Foristas...
Uma pergunta a parte para vocês aí...
MInha ranger 09/10 3.0L (46.000km) de vez enquando ao ser ligada dá uns 2 ou 3 "roncos" (room room romm) e pára, ficando na marcha lenta normal. Detalhando mais um pouco: bato na chave, ela pega normal, mas no instante inicial de funcionamento ela faz os tais roncos (uns 3 e para). Ligo sempre com a embreagem apertada (conforme manual). O barulho se assemelha aqueles roncados tipicos da ranger quando estamos arrancando o carro. Alguem sabe se isso é normal? Pergunto porque noto esse barulho (ao ser ligada) de pouco tempo para cá.
Grato.
Imperador!
13/02/2012, 08:12
Ranger 3.0 não precisa pisar na embreagem para ligar.
Faz o teste de ligar sem pisar e vê se faz o barulho. Se não fizer, o problema deve estar nela...
Pequeno jr
13/02/2012, 12:43
Ixii ... oia ai o que pode ter ocorrido comigo.
Vinicius Hauagge
13/02/2012, 17:57
Aproveitando o tópico... montei toda a mecanica de uma ranger 3.0 na minha explorer... Tá tudo funcionando direitinho, mas não dá embreagem... o sistema já foi sangrado diversas vezes e os atuadores parecem estar em perfeito estado... por nao dar embreagem, o problema só pode ser neles, né?
Obrigado,
Vinicius!
gui ranger 00
13/02/2012, 20:48
Pessoal, novamente se puderem me ajudar agradeço muito,
minha ranger é uma 3.0, 2008. Essa semana notei que o barulho da bomba de combustível está mais alto, e mais fino...parece que está meio engasgada...mas em relação a rendimento e lenta, o motor está redondinho...meu carro está com apenas 67 mil km, estou indo viajar pro Uruguai agora no carnaval e estou com um pouco de receio...
Essa bomba de combustível é interna pelo que vi...e custa uma banana...
Alguém tem alguma dica? Ou já vivenciou algo parecido?
E em relação ao Diesel no Uruguai, já ouvi falarem que temos que utilizar um aditivo a cada tanque, haja vista que o Diesel deles lá tem um pouco mais ou menos de enxofre...enfim, já fui algumas vezes pra lá e nunca coloquei esse tal de aditivo...talvez seja isso que esteja comprometendo a bomba?
Muito Grato
NGDaniel
13/02/2012, 21:12
Essa bomba fica no tanque, debaixo da caçamba.. de vez em quando é bom tirar ela pra fora e limpar a peneirinha e o próprio tanque que ela tem pra não entupir e estourar a bomba..
Já que vai fazer uma viagem dessas, aconselharia gastar umas 150 dilmas pelo serviço..
JEFFCATUNDA
13/02/2012, 23:46
Sua Ranger é reprogramada?
Oi Foristas...
Uma pergunta a parte para vocês aí...
MInha ranger 09/10 3.0L (46.000km) de vez enquando ao ser ligada dá uns 2 ou 3 "roncos" (room room romm) e pára, ficando na marcha lenta normal. Detalhando mais um pouco: bato na chave, ela pega normal, mas no instante inicial de funcionamento ela faz os tais roncos (uns 3 e para). Ligo sempre com a embreagem apertada (conforme manual). O barulho se assemelha aqueles roncados tipicos da ranger quando estamos arrancando o carro. Alguem sabe se isso é normal? Pergunto porque noto esse barulho (ao ser ligada) de pouco tempo para cá.
Grato.
JEFFCATUNDA
13/02/2012, 23:48
Ranger 3.0 não precisa pisar na embreagem para ligar.
Faz o teste de ligar sem pisar e vê se faz o barulho. Se não fizer, o problema deve estar nela...
Acho que não é... Isso tá parecendo ressonância na flauta dos bicos... O NGD faz isso, alguns mais que outros... e se reprogramados faz mais ainda...
gui ranger 00
14/02/2012, 08:17
Essa bomba fica no tanque, debaixo da caçamba.. de vez em quando é bom tirar ela pra fora e limpar a peneirinha e o próprio tanque que ela tem pra não entupir e estourar a bomba..
Já que vai fazer uma viagem dessas, aconselharia gastar umas 150 dilmas pelo serviço..
Obrigado Daniel!
É facil fazer essa limpeza?
Em razão dela ficar por baixo da caçamba, tem que ser tudo por baixo, certo?
abraço e obrigado
NGDaniel
14/02/2012, 10:39
Ou vc tira a caçamba..
Os mecas costumam achar mais fácil..
Imperador!
14/02/2012, 11:03
Ou vc tira a caçamba..
Os mecas costumam achar mais fácil..
Tirar a caçamba pode ser pior, porque na hora de montar de novo, geralmente ela entorna(empena) e pra deixar direitinha de novo dá um trabalhinho.
Melhor tirar por baixo, mais trabalhoso, mas mais certo...
gui ranger 00
14/02/2012, 11:35
Tirar a caçamba pode ser pior, porque na hora de montar de novo, geralmente ela entorna(empena) e pra deixar direitinha de novo dá um trabalhinho.
Melhor tirar por baixo, mais trabalhoso, mas mais certo...
Obrigado mais uma vez Imperador
Vinicius Hauagge
14/02/2012, 11:44
Alguém sabe o código do sensor de temperatura da ranger ngd 3.0? De acordo com a apostila de treinamento da mwm é identico ao sensor que mede temperatura de combustivel...
Liguei na ford aqui na minha cidade e me pediram 250,00 no mesmo, e com desconto fica R$ 200.00...
Cachoeira
14/02/2012, 12:00
Acho que não é... Isso tá parecendo ressonância na flauta dos bicos... O NGD faz isso, alguns mais que outros... e se reprogramados faz mais ainda...
Eu reprogramei ontem. O fenômeno continua...
Nunca tinha ouvido falar dessa ressonância... vou pesquisar...
Uma Outra coisa precoce que acontece na minha. JUnta do carter merejando. Aquela região (inclusive proximo do dreno do oleo) toda suada de óleo. A ccs disse que vai mexer na garantia. Esse procedimento é muito invasivo? (tem que mexer em muita coisa?)
Grato
Imperador!
14/02/2012, 12:00
Alguém sabe o código do sensor de temperatura da ranger ngd 3.0? De acordo com a apostila de treinamento da mwm é identico ao sensor que mede temperatura de combustivel...
Liguei na ford aqui na minha cidade e me pediram 250,00 no mesmo, e com desconto fica R$ 200.00...
Rapaz, eu tenho os códigos de peça da International, mas tá no escritório...
Vamo ver se alguém te ajuda...
gui ranger 00
14/02/2012, 12:24
Obrigado mais uma vez Imperador
Será que acusa algum erro da bomba de combustível se eu passar o aparelho na revenda?
Valeu
Imperador!
14/02/2012, 12:54
Será que acusa algum erro da bomba de combustível se eu passar o aparelho na revenda?
Valeu
Se tiver funcionando, vai não...
Imperador!
14/02/2012, 13:08
Anota aí:
So o sensor código internacional: 73190
Carcaça da VT: 70993659
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/40584-catalogo-pecas-maxion-hs-3-0-ngd-ford-ranger.html
Vinicius Hauagge
14/02/2012, 13:30
Valeu Imperador, obrigado!
Vinicius Hauagge
14/02/2012, 15:15
Na revenda mwm ficou por R$ 75....
Imperador!
14/02/2012, 15:34
Na revenda mwm ficou por R$ 75....
Que diferença!
às vezes faz medo dos preços das peças da Nova Ranger ...
gui ranger 00
22/02/2012, 14:55
Pessoal, peço novamente a ajuda de vocês...
Como alguns sabem, já postei em algumas páginas atrás problemas que tive com a água abaixando do rerservatório da Ranger, que foi resolvido com a troca da tampa.
No entanto, acabei de voltar do Uruguay, e os seguintes problemas ocorreram:
Na ida, sexta-feira, quase chegando lá, meu carro esquentou, chegou no verrmelho o marcador da água, e então parei imediatamente...logo depois, consegui retirar a tampa, a fim de tirar pressão do sistema e fazer com que o motor voltasse ao normal mais rápido...consegui fazer voltar para o meio o marcador de temperatura, fiz funcionar sem a tampa, para tirar ar do sistema caso estivesse, e tudo normal, ventoinha funcionando...recomecei a viagem e cheguei até o Uruguay...ah, verifiquei o óleo, tudo limpinho, e o reservatório de água no nível...isto é, não baixou nada de água...
Na volta, como eu já sabia dos problemas, vim sem ar ligado, e testando...até 130 KM/H o motor está perfeito, passo para 140KM/H o marcador de temperatura sobe absurdamente, e se eu não tirar o pé, vai até ligar a luz...
Não creio que esteja com junta queimada, pois óleo está limpo, e a água não abaixa...
Será que pode ser alguma válvula termostática?
Meu carro tem 65 MIL/KM, minha desde zero, e já me incomodei tanto que estou pensando em trocá-la...
Alguém me ajuda? Imperador?
Abraços e agradeço novamente!
Imperador!
22/02/2012, 15:03
Isso aí é a bomba d´água com defeito.
Estragou as palhetas do rotor, mas só dá pra ter certeza desmontando pra ver.
Como alguns sabem, já postei em algumas páginas atrás problemas que tive com a água abaixando do rerservatório da Ranger, que foi resolvido com a troca da tampa.
Na ida, sexta-feira, quase chegando lá, meu carro esquentou, chegou no verrmelho o marcador da água, e então parei imediatamente...logo depois, consegui retirar a tampa, a fim de tirar pressão do sistema e fazer com que o motor voltasse ao normal mais rápido...consegui fazer voltar para o meio o marcador de temperatura, fiz funcionar sem a tampa, para tirar ar do sistema caso estivesse, e tudo normal, ventoinha funcionando...recomecei a viagem e cheguei até o Uruguay...ah, verifiquei o óleo, tudo limpinho, e o reservatório de água no nível...isto é, não baixou nada de água...
Na volta, como eu já sabia dos problemas, vim sem ar ligado, e testando...até 130 KM/H o motor está perfeito, passo para 140KM/H o marcador de temperatura sobe absurdamente, e se eu não tirar o pé, vai até ligar a luz...
Não creio que esteja com junta queimada, pois óleo está limpo, e a água não abaixa...
Meu carro tem 65 MIL/KM, minha desde zero, e já me incomodei tanto que estou pensando em trocá-la...
pode ser o acoplamento viscoso que esta ruim tbm...
Imperador!
22/02/2012, 16:28
pode ser o acoplamento viscoso que esta ruim tbm...
Essa é a opção 2.
A ventoinha tá travando? Fazendo aquele barulhão alto característico?
Vinicius Hauagge
22/02/2012, 16:36
Mais uma vez peço a ajuda de voces... sai com a explorer ontem (ficou ótima) mas deu problema na embreagem.. o pedal literalmente ficou mole e baixou (ficou encostado na parede corta-fogo)...
Isso ocorreu pq quebrou uma aste metalica (acho que é de aluminio) que liga o pedal ao cilindro superior da embreagem....
Será que a ford vende apenas essa peça? Liguei na ford da minha cidade, mas por telefone não entenderam que peça era...
Outra coisa, o preço da embreagem completa (atuador, disco e plato) passa de R$ 2.000,00
Na Fasa Auto Peças, tudo, fica por R$ +ou- 950,00.
Abraço,
Vinicius!
gui ranger 00
22/02/2012, 17:43
Essa é a opção 2.
Obrigado, por ora, pelas dicas, pessoal.
Vou averiguar e informo a todos aqui no fórum. Vou começar pela BOMBA D'AGUA, dps ACOPLAMENTO.
Tenho andado com uma sorte ultimamente :(
abraços
gui ranger 00
22/02/2012, 21:07
Essa é a opção 2.
Sim Imperador, noto que este ponto está normal...faz o barulhão qdo o motor está mais quente, e qdo liga o ar condicionado, normal...vejo que não está travado...as vezes acopla, as vezes não...é isso né?!
Me corrija se eu estiver errado, em velocidades altas creio que quase nunca deva fazer o barulho forte, até porque o vento que entra refrigera o motor na maioria das vezes, não necessitando do seu trabalho, salvo se está um dia muito quente e com o ar ligado, certo?
Valeu pela força, vou tentar levar amanhã na MWM aqui de POA
Imperador!
23/02/2012, 00:46
Sim Imperador, noto que este ponto está normal...faz o barulhão qdo o motor está mais quente, e qdo liga o ar condicionado, normal...vejo que não está travado...as vezes acopla, as vezes não...é isso né?!
Me corrija se eu estiver errado, em velocidades altas creio que quase nunca deva fazer o barulho forte, até porque o vento que entra refrigera o motor na maioria das vezes, não necessitando do seu trabalho, salvo se está um dia muito quente e com o ar ligado, certo?
Valeu pela força, vou tentar levar amanhã na MWM aqui de POA
É isso mesmo. Em velocidade, é pra acoplar raríssimas vezes.
Agora no anda e para da cidade, ela acopla de vez em quando. Não fica acoplada direto. Esse é funcionamento correto. A não ser que esteja absurdamente quente.
NGDaniel
23/02/2012, 07:25
Verifique tambem a valvula termostatica.. mas ta com mais pinta de ser bomba d´agua mesmo..
gui ranger 00
23/02/2012, 08:46
Verifique tambem a valvula termostatica.. mas ta com mais pinta de ser bomba d´agua mesmo..
Valeu pelas dicas NGDaniel e Imperador...vou correr atrás e dps posto aqui o defeito.
Abraço
gui ranger 00
24/02/2012, 12:06
Tirei ontem a válvula termostática...estou andando sem ela...vou pra praia final de semana com o carro e já vou ver se vai continuar esquentando.
Valeu
Imperador!
24/02/2012, 13:51
Tirei ontem a válvula termostática...estou andando sem ela...vou pra praia final de semana com o carro e já vou ver se vai continuar esquentando.
Valeu
Não faça isso!!
gui ranger 00
24/02/2012, 16:54
Não faça isso!!
Imperador, a própria autorizada MWM aqui de POA me recomendou isso...inclusive foi ela quem retirou a válvula e pediu que eu acompanhasse :confused:
NGDaniel
24/02/2012, 17:56
Se for somente pra teste não tem problema não..
Imperador!
24/02/2012, 19:45
Se for somente pra teste não tem problema não..
É a única hipótese mesmo. Pelo que eu entendi, você vai ficar rodando com ela para além dos testes...
gui ranger 00
26/02/2012, 17:09
É a única hipótese mesmo. Pelo que eu entendi, você vai ficar rodando com ela para além dos testes...Não, não, na verdade nosso litoral dica a 100 km da cidade...pertinho...e outra, eu precisava colocar os 140km/h pra vPer se esquentaria...e já adianto que esquentou d novo....não é a válvula pelo jeito....pppBom, amanhã ela vai voltar p oficina p trocar bomba d agua...estão querendo aproveitar pra fazer uma limpeza de radiador por mais 200 pau...será que precisa com 65 mil/km? O valor eh o seguinte, 315 de bomba da agua, 240 de mao de obra, e mais 200 de limpeza d e radiador...O que vocês acham do valor???Abraços
NGDaniel
26/02/2012, 18:09
Não, não, na verdade nosso litoral dica a 100 km da cidade...pertinho...e outra, eu precisava colocar os 140km/h pra vPer se esquentaria...e já adianto que esquentou d novo....não é a válvula pelo jeito....pppBom, amanhã ela vai voltar p oficina p trocar bomba d agua...estão querendo aproveitar pra fazer uma limpeza de radiador por mais 200 pau...será que precisa com 65 mil/km? O valor eh o seguinte, 315 de bomba da agua, 240 de mao de obra, e mais 200 de limpeza d e radiador...O que vocês acham do valor???Abraços
A bomba d´agua ta no preço, mas a mão de obra achei cara.. o meca poderia fazer 250 para as duas coisas pq para tirar a bomba d ´agua vai ter de tirar todo o sistema de radiadores na frente mesmo... tenta argumentar com ele...
Teu caso pode ser bomba d´agua ou cabeçote.. reze para ser a primeira opção..
Uma dica, peça para o meca tirar a bomba primeiro pq o problema aparece visivelmente, o rotor é de plástico e se estiver com problema ele vai estar quebrado, pq se ela estiver tudo ok vc nem perde tempo gastando dinheiro com isso..
Imperador!
26/02/2012, 18:20
A bomba d´agua ta no preço, mas a mão de obra achei cara.. o meca poderia fazer 250 para as duas coisas pq para tirar a bomba d ´agua vai ter de tirar todo o sistema de radiadores na frente mesmo... tenta argumentar com ele...
Teu caso pode ser bomba d´agua ou cabeçote.. reze para ser a primeira opção..
Uma dica, peça para o meca tirar a bomba primeiro pq o problema aparece visivelmente, o rotor é de plástico e se estiver com problema ele vai estar quebrado, pq se ela estiver tudo ok vc nem perde tempo gastando dinheiro com isso..
X2. A bomba dágua é esse preço mesmo.
Agora a mão de obra tá muito forçada... nem dá tanto trabalho assim tirar a bomba d'água do lugar. Pelos 200 dá pra pagar a MO, limpeza do radiador e troca do aditivo.
Acho difícil ser o cabeçote com problema, pelos sintomas o problema deve ser a bomba d´água mesmo. Nem me preocupava com cabeçote não. A não ser que na desmontagem da bomba ela esteja perfeita, aí buraco passa a ser mais embaixo...
Cachoeira
29/02/2012, 13:13
Prezados,
Algumas unidades de um determinado modelo dão trabalhos distintos. Vários proprietários de ranger alegam que o carro é só alegrias e outros passam por aborrecimentos um pouco insistentes. Isso parece acontecer em também em outras marcas.
“Parecem aquelas unidades fabricadas num fim de expediente de sexta-feira”
Eu também sou proprietário de uma ranger 09/10 desde nova e confesso que tenho utilizado sua garantia de forma sistemática (está hoje com quase 50.000)
.
Gosto do carro, gosto de dirigi-lo, admiro sua força mas também tenho sido seguido por alguns desabores a saber:
já troquei uma lanterna por ter entrado agua,
já acendeu luz de temperatura (foi interrupção do chicote elétrico junto ao sensor de temperatura),
já troquei a espuma do assento do motorista 2 vezes (estou usando o terceiro e está dando certo até agora) porque estavam esfarelando sua espuma (e muito – a ponto de sujar o piso do veículo)
já foi preciso desacoplar a emenda central do cano de descarga e passar aquela graxa a base de cobre porque estava fazendo um grilado terrível.
já foi feita manutenção do aparelho do radio (tinha parado de ejetar cd);
Noto, também: (ainda não fiz o reparo, vou deixar para a próxima revisão)
amortecedor direito traseiro vazando (bem sujo de oleo), diferente dos demais
globo do cambio fazendo barulho (obs: chocalhando o selo que tem os números das marcha conforme já relatei no forum anteriormente)
meu reservatório de agua também está vazando agua (bujão de água fica escorrido de aditivo). Vou pedir a troca da tampa.
a base do motor está muito suja de óleo. Não sei ainda se é na junta do cárter ou algum reparo de polia e já olhei na ccs e me confirmaram que está anormal mesmo.
Espero que ao atacar em várias vertentes de problemas eles vão acabando. Tenho usado a garantia para me ajudar (me atendem bem) e tenho um certo receio ($$$) do pós garantia.
O curiosos é que sou um motorista cuidadoso e minha pick-up é bem preservadas dos excessos (de carga, velocidade e etc..).
Vai saber...
Até mais.
gui ranger 00
29/02/2012, 14:53
X2. A bomba dágua é esse preço mesmo.
Agora a mão de obra tá muito forçada... nem dá tanto trabalho assim tirar a bomba d'água do lugar. Pelos 200 dá pra pagar a MO, limpeza do radiador e troca do aditivo.
Acho difícil ser o cabeçote com problema, pelos sintomas o problema deve ser a bomba d´água mesmo. Nem me preocupava com cabeçote não. A não ser que na desmontagem da bomba ela esteja perfeita, aí buraco passa a ser mais embaixo...
Bom, vamos lá...
Primeiramente, gostaria de manifestar minha concordância com as palavaras do colega CAHOEIRA, em relação à Ford Ranger...Muitas são as alegrias que esta Pick-Up me trouxe, todavia também me considero premiado, em relação ao problemas que tive com ela desde zero. Nas próximas mensagens contarei tudo o que já tive de fazer nela.
Aos que até agora me ajudaram, Imperador e NGDaniel, informo que tomei um atolaço na MWM autorizada...retiraram o radiador e mandaram efetuar aquela limpeza que eu tinha falado, e então me ligaram pra dizer que o mesmo estava completamente entupido, condenando-o e solicitando que eu trocasse, pelo valor de 900 pau...pedi que ele esperasse que eu veria na revenda por quanto eu conseguiria, e como tenho conhecidos lá, consegui por 633, e então eu forneci...em relação à bomba d'agua, disseram que estava vazando e então teria trocá-la...troquei também...em relação à válvula, devolvi e eles colocaram a mesma (pelo menos disseram que colocaram)...
Valor 315 bomba d'agua, 633 de radiador, 420 de Mão de obra, 130 de aditivo. Que absurdo! E queriam me cobrar 480 de MO, consegui abaixar pq chorei!!
Estou com o líquido de arrefecimento (4l) dentro do carro, pois só vou colocar depois que eu testar ela na estrada nesse final de semana...
O que posso dizer é o seguinte, quando eu estava andando sem a válvula, mesmo assim a temperatura ia rapidamente para o normal (marcando no meio do marcador), e não variava muito em relação a quando eu estava com ela no lugar...na verdade não havia mudado muito com ou sem a válvula, o que me leva a pensar em até poder ser o radiador entupido...compreendem meu raciocínio? Isto porque, se o radiador e o sistema estivesse em perfeito funcionamento, sem a válvula, deveria trabalhar bem mais frio, e não quase equivaler-se a como se eu estivesse com a válvula, isto é, alguma coisa estava trancada, e poderia ser mesmo o radiador...
Por que eu digo isso?? Porque agora, com radiador e bomba d'agua nova, a temperatura da água está trabalhando abaixo de onde deveria, isto é, não está marcando na temperatura ideal, fica um pouco abaixo, e está demorando pacas pra levantar o ponteiro...só andei ainda na cidade, mas tava 37° aqui no sul, e com ar ligado...
Agora já estou achando que a válvula também está pifada, pois do jeito que o mecânico a tirou, falo isso porque eu estava do lado e voou alguma parte dela quando ele a puxou...e depois tive que usar a mesma...se estava boa, agora ele deve ter quebrado ela...
Bom, de toda forma vou novamente pro litoral sexta-feira e vou testar novamente...creio que se a temperatura não mais subir, estará resolvido o problema de superaquecimento, todavia, se na estrada, não trabalhar na temperatura certa (na metade), isto é, continuar abaixo do normal, vou trocar a válvula termostática também.
Ah, a minha bomba d'agua, olhando ela, está em perfeita condições, quase não há nem folga no seu eixo, e as palhetas dela estão perfeitas...
Valeu a força pessoal, informo mais na volta do final-de-semana.
E viva a Ford Ranger e nossos bolsos. :-(
NGDaniel
29/02/2012, 15:39
Trocar radiador porque estava entupido ??
Acho que vc foi vitima de um empurroterapia...
Se estava entupido, bastava limpar uai..
Que estranho.. ja fiz lavagem do meu radiador, ele tinha um hectare de terra dentro e a viatura nunca esquentou por isso..
Tomara que tenha dado tudo certo agora..
essa troca de radiador pra mim foi pilantragem da mwm as unicas vezes que precisei trocar radiador eram de maquinas com mais de 10 anos de uso sem nunca ter usado aditivo ...
tenho duas rangers e a manutençao ou é feita por mim ou por um mecanico de muita confiança mesmo as duas tendo uma manutençao criteriosa uam fundio com 160.000 e a outra at com a mesma kilometragem mas ta novinha .... amortecedor de caminhontee 40.000 ja e bom trocar todos viu...
Imperador!
29/02/2012, 15:43
Com o radiador e a bomba dágua funcionando direitinho (e sem VT), dificilmente a temperatura chegará no normal na cidade. Usei a minha por uns dias sem VT também e nunca passou de 1/4 o ponteiro.
Se tem carro está com a VT, ou ela está com defeito ou travou aberta, o que é mais ou menos a mesma coisa. Se foi o mecânico que estragou, tem que cobrar dele a peça nova.
Agora com a VT direitinho, radiador e bomba dágua funcionando, a temperatura é pra ficar SEMPRE no meio.
gui ranger 00
29/02/2012, 16:36
Que estranho.. ja fiz lavagem do meu radiador, ele tinha um hectare de terra dentro e a viatura nunca esquentou por isso..
Na realidade esse serviço, pelo que entendi, é terceirizado deles, e me disse o cara da MWM que tentaram fazer a limpeza, todavia mal passava a água direito...estava por completo entupido, dessa forma foi condenado pela empresa responsável pela limpeza...e na real como fui eu quem forneci, essa peça eles nem ganharam nada em cima, em compensação me atolaram na mão de obra...vamos ver se funciona agora na estrada...final de semana posto o resultado.
Quanto à válvula Imperador, creio que seja isso, ou se esqueceram de colocá-la, ou estragaram, ou está travada aberta...pelo menos esta agora custa 50 pila...
Depois disso, de solucionar esse problema, vou tentar averiguar a bomba de combustível, que parece que está esgoelada pelo barulho alto e fino que faz...quando o vidro está fechado, e dou uma pressionada no vidro para cima, chego a ouvir a oscilação de força dela dentro do carro...e vai $$$...será que é só limpar isso? Ou será que tá indo pro pau também?
A mão de obra aqui no Sul é salgada para tudo... em qualquer oficina eles te atolam...
Valeu
Prezados,
Algumas unidades de um determinado modelo dão trabalhos distintos. Vários proprietários de ranger alegam que o carro é só alegrias e outros passam por aborrecimentos um pouco insistentes. Isso parece acontecer em também em outras marcas.
“Parecem aquelas unidades fabricadas num fim de expediente de sexta-feira”
Eu também sou proprietário de uma ranger 09/10 desde nova e confesso que tenho utilizado sua garantia de forma sistemática (está hoje com quase 50.000)
.
Gosto do carro, gosto de dirigi-lo, admiro sua força mas também tenho sido seguido por alguns desabores a saber:
já troquei uma lanterna por ter entrado agua,
já acendeu luz de temperatura (foi interrupção do chicote elétrico junto ao sensor de temperatura),
já troquei a espuma do assento do motorista 2 vezes (estou usando o terceiro e está dando certo até agora) porque estavam esfarelando sua espuma (e muito – a ponto de sujar o piso do veículo)
já foi preciso desacoplar a emenda central do cano de descarga e passar aquela graxa a base de cobre porque estava fazendo um grilado terrível.
já foi feita manutenção do aparelho do radio (tinha parado de ejetar cd);
Noto, também: (ainda não fiz o reparo, vou deixar para a próxima revisão)
amortecedor direito traseiro vazando (bem sujo de oleo), diferente dos demais
globo do cambio fazendo barulho (obs: chocalhando o selo que tem os números das marcha conforme já relatei no forum anteriormente)
meu reservatório de agua também está vazando agua (bujão de água fica escorrido de aditivo). Vou pedir a troca da tampa.
a base do motor está muito suja de óleo. Não sei ainda se é na junta do cárter ou algum reparo de polia e já olhei na ccs e me confirmaram que está anormal mesmo.
Espero que ao atacar em várias vertentes de problemas eles vão acabando. Tenho usado a garantia para me ajudar (me atendem bem) e tenho um certo receio ($$$) do pós garantia.
O curiosos é que sou um motorista cuidadoso e minha pick-up é bem preservadas dos excessos (de carga, velocidade e etc..).
Vai saber...
Até mais.
Todos os reparos que voce tem que fazer na sua viatura na minha eu ja fiz.
Amortecedor direito dianteiro estourou (culpa minha, comprei par da Rancho), globo do cambio fazendo barulho (como dito aqui no forum, passa superbonder que o barulho some), meu reservatorio tambem estava fazando, e a duas semana tive que arrumar a parte hidraulica (gastei R$ 90,00).
Minha picape esta com 37k km, mas acho que tudo isso são coisas aceitaveis. O ideal seria sair da CCS e a cada 10k km fazer a revisão e pronto. Mas por enquanto to satisfeito.
grlorenzetti
29/02/2012, 21:57
Amigo Cachoeira e outros com problemas nas suas Rangers.
Tive uma TR4 com 3 anos de uso apenas e tive que fazer bastante coisa. Retentor de volante de caixa vazando, radiador entupido, rolamento de compressor de ar condicionado, carga de gás no ar condicionado e outras coisinhas. Cada vez mais acredito que hoje em dia é questão de sorte. Estou com a Ranger 2008 apenas a um mês e nada me desabona no carro até o momento.
Imperador!
01/03/2012, 08:49
Meu mecânico sempre diz que desde que inventaram a eletrônica para os carros, ter um carro também é questão de sorte.
Uma lâmpada que você coloca ou um conserto que você faz pode durar 1 mês ou 3 anos.
E isso tudo é por causa da informatização da indústria em que uma mínima diferença existente entre uma peça e outra faz um consumidor ser feliz pra sempre e outro sempre sofrendo com consertos.
Cachoeira
01/03/2012, 08:49
Todos os reparos que voce tem que fazer na sua viatura na minha eu ja fiz.
Amortecedor direito dianteiro estourou (culpa minha, comprei par da Rancho), globo do cambio fazendo barulho (como dito aqui no forum, passa superbonder que o barulho some), meu reservatorio tambem estava fazando, e a duas semana tive que arrumar a parte hidraulica (gastei R$ 90,00).
Minha picape esta com 37k km, mas acho que tudo isso são coisas aceitaveis. O ideal seria sair da CCS e a cada 10k km fazer a revisão e pronto. Mas por enquanto to satisfeito.
Oi Pessoal,
Alguém em suas viaturas, com baixa quilometragem, já reparou o carter todo suado de oleo também? Chamou-me a atenção o fato de um dia eu verificar por debaixo do carro e ver um suado de oleo até proximo ao parafuso onde se esgota o oleo no bujão (o parafuso mesmo estava seco!). Aí olhando mais atentamente, verifiquei que toda a parte anterior (carter inteiro - parte inferior do motor) estavam assim...
(como já disse, ainda vou verificar se é na junta ou algum retentor...)
Saudações
grlorenzetti
04/03/2012, 21:11
Amigo cachoeira,
a minha é 2008, está com 57k km. e o carter é seco.
espero ter ajudado!!
NGDaniel
05/03/2012, 06:39
Oi Pessoal,
Alguém em suas viaturas, com baixa quilometragem, já reparou o carter todo suado de oleo também? Chamou-me a atenção o fato de um dia eu verificar por debaixo do carro e ver um suado de oleo até proximo ao parafuso onde se esgota o oleo no bujão (o parafuso mesmo estava seco!). Aí olhando mais atentamente, verifiquei que toda a parte anterior (carter inteiro - parte inferior do motor) estavam assim...
Saudações
Na última troca de o oleo pode ser que não trocaram o bujãosinho do carter... deve ser coisa simples..
pessoal
alguém sabe qual a quilometragem para se fazer a troca da corrente do sincronismo do motor 3.0 da ranger?
pois no manual não tem
obrigado
NGDaniel
10/03/2012, 15:49
Foi feito para durar até o motor bater.. homologado para 300k..
Imperador!
10/03/2012, 16:10
Foi feito para durar até o motor bater.. homologado para 300k..
Mas tem gente que troca com cerca de 150.00km por causa do desgaste de retentores e outras pecinhas móveis do kit. A corrente em si aguenta os 300.000km tranquila.
Qual o sintoma ou é apenas curiosidade?
Acabei de trocar o Kit de distribuição completo(corrente tensor, engrenagens,etc) esta semana da minha Ranger 3.0 2007. Ela esta com 140.000 km. A troca se deu em função de desgaste dos tensores. Aqui na minha região(Vale do Aço - MG) o Kit completo original MWM saiu por R$ 2.200,00. Acho que o preço tá bastante salgado....
Imperador!
10/03/2012, 20:25
Acabei de trocar o Kit de distribuição completo(corrente tensor, engrenagens,etc) esta semana da minha Ranger 3.0 2007. Ela esta com 140.000 km. A troca se deu em função de desgaste dos tensores. Aqui na minha região(Vale do Aço - MG) o Kit completo original MWM saiu por R$ 2.200,00. Acho que o preço tá bastante salgado....
É mais ou menos isso mesmo. Quando cotei da última vez, tava R$ 1.900,00 por aqui, mas ainda tinha uns 300 a 400 reais de não de obra da oficina.
É mais ou menos isso mesmo. Quando cotei da última vez, tava R$ 1.900,00 por aqui, mas ainda tinha uns 300 a 400 reais de não de obra da oficina.
paguei menos de R$1500,00 aqui em Rondonia ai pra baixo deve encontrar masi barato...
Mas tem gente que troca com cerca de 150.00km por causa do desgaste de retentores e outras pecinhas móveis do kit. A corrente em si aguenta os 300.000km tranquila.
Qual o sintoma ou é apenas curiosidade?
na verdade é apenas curiosidade, pois um mecanico falou que deve-se trocar com 100mil km,e eu achei que era só pra ele trocar as peças atoa
mas valeu pela dica
na verdade é apenas curiosidade, pois um mecanico falou que deve-se trocar com 100mil km,e eu achei que era só pra ele trocar as peças atoa
mas valeu pela dica
isso é historia, roda tranquilo bem mais que isso mas recomendo trocar aos 160.000 km...
Daniel.Shimomoto
12/03/2012, 22:03
isso é historia, roda tranquilo bem mais que isso mas recomendo trocar aos 160.000 km...
Tenho a impressão que essas correntes são "de lua": Já vi gente precisando trocar com 150 mil km mas algum tempo atrás vi uma Ranger com 330 mil km com o cabeçote sendo montado (após soldagem) com o mesmo conjunto de correntes. E tudo com cara de zero km.
Abraços
JEFFCATUNDA
12/03/2012, 22:08
Tenho a impressão que essas correntes são "de lua": Já vi gente precisando trocar com 150 mil km mas algum tempo atrás vi uma Ranger com 330 mil km com o cabeçote sendo montado (após soldagem) com o mesmo conjunto de correntes. E tudo com cara de zero km.
Abraços
Como é isso colega, o cabeçote foi recondicionado?
Imperador!
13/03/2012, 08:39
Como é isso colega, o cabeçote foi recondicionado?
A soldagem é um procedimento de retífica. Deve ter sido utilizado para cobrir alguma cavitação no cabeçote. Não é recondicionamento...
gui ranger 00
14/03/2012, 09:49
Imperador e NGDaniel, pelo jeito foi resolvido o problema de aquecimento da minha Ranger com a troca do radiador e e bomba d'água (acho que só o radiador bastava...). O que ocorre agora é que a temperatura não fica fixa na metade como deveria...ela dá uma caída às vezes, ficando umas 3 medidas pra esquerda, depois ela volta pro normal (para acima nunca)...dei uma olhada e a válvula termostática só vendem com a carcaça junto e custa +_ em torno de 450 reais...
O que acham? Tenho de trocar isso agora, ou posso esperar até o inverno pra ter certeza realmente que é isso..
Obrigado por ajudarem a solucionar o meu problema!
Imperador!
14/03/2012, 09:54
Na verdade, eu acho que só a bomba d'água resolvia...
Tá cara essa VT sim. Aqui ela custa 300 reais sem o desconto nosso de todo dia.
Pra ser certeza que é ela, tira ela fora e coloca água pra ferver com um termômetro e observa se ela tá abrindo e voltando pra posição original. Tua válvula tá com sintoma de estar travada aberta...
gui ranger 00
14/03/2012, 10:54
Na verdade, eu acho que só a bomba d'água resolvia...
Tá cara essa VT sim. Aqui ela custa 300 reais sem o desconto nosso de todo dia.
Pra ser certeza que é ela, tira ela fora e coloca água pra ferver com um termômetro e observa se ela tá abrindo e voltando pra posição original. Tua válvula tá com sintoma de estar travada aberta...
Blza...vou ter de ver isso então...
Outra coisa, vou trocar minha bomba de combustível que vai no tanque (tá fazendo uma barulheira)...na revenda, com descontos, vendem só o kit completo (bomba e bóia) por R$ 1100, na MWM aqui de POA vendem só a bomba por 630. Alguém sabe que marca são essas bombas? Bosch? Delphi? E alguém tem algum contato direto com o fabricante? Ou vou ter de morrer na revenda ou MWM..
Daniel.Shimomoto
14/03/2012, 11:45
A soldagem é um procedimento de retífica. Deve ter sido utilizado para cobrir alguma cavitação no cabeçote. Não é recondicionamento...
x2!
Nesta Ranger dos 330 mil km que eu vi com o cabeçote aberto, houve a necessidade de solda pois havia um vazamento de água, vindo de uma cavitação nas galerias internas.
Foi soldado o cabeçote e remontado com a mesma corrente que estava em bom estado. E olha que o mecanico é chegado de uma empurroterapia.
Abraços
Vinicius Hauagge
27/03/2012, 08:36
338392Amigos, fiz essa pergunta no topico sobre o motor ngd, mas não tive resposta...
Então, vou colocar aqui também!
Obrigado,
Vinicius!
Na trilha de sabado, quebrou a bomba dagua, a peca de aluminio onde ela é fixada, a tampa da distribuicao, a helice e a corria do motor ngd 3.0.
Apos ligar para varios lugares, me disseram que esse local onde é fixada a bomba dagua é vendido em um conjunto inteiro, que vai bomba de oleo e bomba dagua juntos... pediram 1.450,00 no mesmo...Será que tem que trocar tudo isso mesmo? Pelo que andei olhando em alguns topicos aqui no forum, acho que nao tenho alternativa...
A helice achei separado na ford por 315,00..
O arquivo anexo mostra qual peça preciso trocar (essa tampa, da figura um é vendida separado, bem mais barata).
Imperador!
27/03/2012, 09:41
Rapaz, eu não acho que você tenha escapatória..
E os preços não estão tão forçados não.
Mas antes de botar isso no canto, é bom estudar o que provocou a quebra de tudo isso ao mesmo tempo...
Vinicius Hauagge
27/03/2012, 17:35
Beleza Imperador, obrigado!
Esses preços consegui na distribuidora da mwm, que vende apenas para pessoa juridica!
Abraço,
Vinicius!
Imperador!
27/03/2012, 18:31
Beleza Imperador, obrigado!
Esses preços consegui na distribuidora da mwm, que vende apenas para pessoa juridica!
Abraço,
Vinicius!
Mas investiga o que pode ter causado essa quebra geral, pois você acabou de instalar o NGD.
Pode ter ficado alguma coisa desalinhada, sei lá. Esse motor é bom, mas a manutenção é bem carinha...
Em que condições ocorreu o problema?
Vinicius Hauagge
29/03/2012, 09:29
Apenas para informar aos colegas, o estrago foi menor que eu pensava... tive que trocar apenas a bomba d'agua (225 revenda mwm), hélice (250 paralelo), correia (85 ford) e a polia da bomba dagua (75 ford).
Abraço e obrigado novamente,
Vinicius!
Imperador!
16/04/2012, 08:50
Novidade no site da MWM.
O motor Powerstroke 3.0 Electronic (NGD 3.0E) foi renomeado para Maxxforce 3.0HS
Detalhe Veicular - MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Detalhe-Veicular/MaxxForce-3.0HS2-h-pt)
Eu queria achar um adesivo do MaxxForce pra usar agora! (MAXXFORCE advanced diesel power OEM Emblem | eBay (http://www.ebay.com/itm/MAXXFORCE-advanced-diesel-power-OEM-Emblem-/170822978007?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&vxp=mtr&hash=item27c5d7c9d7))
O que também leva à crer que ele ainda não saiu totalmente de circulação. Talvez ainda esteja sendo vendido em outros países da América Latina...
Imperador, este motor não saiu de linha da MWM apenas não tem aplicação de linha de montagem no Brasil, uma vez que a ford vira com nova motorização, ano passado saiu uma matéria que este motor esta sendo vendido para a China e India, inclusive se não me engano será fabricado na china.
Imperador!
16/04/2012, 11:20
Consegui comprar o adesivo do MaxxForce. Acho que vai ficar muito bonito.
O vendedor não coloca no anúncio, mas perguntei pra ele e ele manda sim pro Brasil...
grlorenzetti
19/04/2012, 11:41
Pessoal,
a ranger 3.0 precisa de alguma preparação para andar em alagados na altura do parachoque?
A entrada da turbina tem vedação confiável?
Módulo fica em cima do motor, preciso me preocupar?
Agradeço opiniões!
Imperador!
19/04/2012, 15:10
Altura do parachoque?
Precisa fazer nada não...
grlorenzetti
19/04/2012, 20:37
como nunca andei com ela neste tipo de terreno e me convidaram para um passeio/trilha que pode conter alguns alagados fiquei com dúvida.
e obrigado
Altura do parachoque?
Precisa fazer nada não...
Albertocuritiba1
29/04/2012, 15:14
CAROS RANGEIROS DE PLANTÃO........ JÁ QUE PARTILHAMOS DO MESMO MOTOR (NGD 3.0) PEÇO A GENTILEZA DE QUE DEEM UMA OLHADA NO MEU TÓPICO SOBRE TROLLER NGD 3.0,COMO SEGUINTE TITULO E LINK....
TITULO - Problema motor ngd troller 2008
LINK - http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/104697-problema-motor-ngd-troller-2008-a.html
UM ABRAÇO A TODOS.....
vm_tavares
30/04/2012, 08:34
bom dia,
é minha primeira mensagem no fórum, apesar de acompanhar as discussões há muito tempo. tenho uma ranger 3.0, ano 2006/07, com 95000 km rodados. estou satisfeito com o desempenho do carro, embora tenha algumas dificuldades quando o assunto é a manutenção. moro em brasília e tenho sofrido na mão de algumas oficinas. sinceramente, não sei para onde ir, pois os orçamentos para um mesmo suposto problema chegam a variar entre 200,00 e 1500,00 de um lugar para outro.
peço ajuda aos rangeiros do DF no sentido que possam me indicar oficinas em que confiem.
também tenho interesse em remapear a potência do motor. também aguardo indicações.
grato,
vmtavares
Imperador!
30/04/2012, 08:58
Indicação de oficina, recomendo passar uma MP pro Jera ou Pequeno Jr., que são de Brasília e um tem Ranger e outro tinha Ranger até algum tempo atrás.
Remapeamento, o mais recomendado do fórum é o Maurício Reiko (nunca vi ninguém desabonando o trabalho desse profisissional)
bom dia,
é minha primeira mensagem no fórum, apesar de acompanhar as discussões há muito tempo. tenho uma ranger 3.0, ano 2006/07, com 95000 km rodados. estou satisfeito com o desempenho do carro, embora tenha algumas dificuldades quando o assunto é a manutenção. moro em brasília e tenho sofrido na mão de algumas oficinas. sinceramente, não sei para onde ir, pois os orçamentos para um mesmo suposto problema chegam a variar entre 200,00 e 1500,00 de um lugar para outro.
peço ajuda aos rangeiros do DF no sentido que possam me indicar oficinas em que confiem.
também tenho interesse em remapear a potência do motor. também aguardo indicações.
grato,
vmtavares
sou de bsb e recomendado pelo imperador! hehe
então, aqui em bsb pra ford, 'EU' conheço apenas o Lindomar do Box 11, que fica lá no sof sul, vc entra na rua da Comando auto peças, é a maior loja de lá, nao tem erro. entrando na rua vc verá um bando de ranger e f250 na frente.
O Lindomar trabalhou uns 20 anos na Slaviero e nos ultimos anos era o chefe da oficina da parte de diesel de lá. Há uns 2 anos ele saiu e levou com ele os 4 melhores mecanicos e abriu o Box 11.
Conhecimento ele tem de sobra. Monta e desmonta ranger e f250 de olhos fechados.
Pra reprogramar o motor, faz com o mauricio reiko, procura no google q vc acha o contato. Fiz a minha ranger com ele, 227cv. fica muito bom. te dá uma segurança enorme nas ultrapassagens e retomadas de velocidade. é uma coisa q vale a pena!
qual problema vc ta tendo na ranger? posta aí q a gente aqui tenta te dar uma luz! aí vc chega na oficina ja sabendo de algo....
Vinicius Hauagge
01/05/2012, 09:29
Bem, depois de algum tempo de funcionamento, o motor ngd comecou a dar problemas... ele nao tem força, não passa de 2500 giros, parece que tem pistao falhando... o mecanico passou scanner e nao acusou nada de errado... segundo o mesmo, há grande chance de ser a bomba de alta... será que é isso mesmo?
Outra coisa, andei pesquisando e pelo jeito, essa bomba nao tem reparo... só nova mesmo... alguem tem alguma luz?
Imperador!
01/05/2012, 09:58
Teu motor tá em modo de segurança.
Faz um experimento primeiro pra ver se o problema não tá em outro canto: desliga a bateria e junta os polos positivos e negativos da bateria por uns 10 minutos. Depois reconecte os cabos e veja se o problema persiste.
Vinicius Hauagge
01/05/2012, 23:51
Entao Imperador... no scanner não acusou nada, nao apareceu defeito algum... se estivesse em modulo de segurança a central nao iria informar isso?
Bem, depois de algum tempo de funcionamento, o motor ngd comecou a dar problemas... ele nao tem força, não passa de 2500 giros, parece que tem pistao falhando... o mecanico passou scanner e nao acusou nada de errado... segundo o mesmo, há grande chance de ser a bomba de alta... será que é isso mesmo?
Outra coisa, andei pesquisando e pelo jeito, essa bomba nao tem reparo... só nova mesmo... alguem tem alguma luz?
nao custa nada dar uma olhada......
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/36244-bomba-de-combustivel-da-ranger-moida-2.html
Vinicius Hauagge
02/05/2012, 00:51
Atualizando... também já testamos a pressão da bomba do tanque - está com 3 bar, a bomba é nova - e também já troquei o filtro de combustível...
Sem fazer força, com o carro em ponto morto, sobe o giro até uns quatro mil rpm... mas ao exigir força do motor, ele nao passa dos dois mil, dois mil e quinhentos no maximo... Mas as vezes - disse as vezes - ela funciona normal...
Amanha vou resetar a central e ver no que dá...
Aproveitando, ja pesquisei bastante sobre o motor e seus problemas... encontrei bomba nova, da continental por 2200,00 e bico italiano (sei lá que marca é) por cerca de 200 reais... alguem sabe se sao bons?
grlorenzetti
02/05/2012, 07:45
eu estava com um problema bem parecido. Passava falhando dos 2000 rpm, absolutamente sem força.
Levei no mecânico achando que era sujeira no tanque ou outra coisa mecânica.
Testamos a bomba do tanque e a bomba d'água e tudo funcionava normal.
Mecânico me indicou um cara que trabalha só com diesel eletrônico. Levei lá e BINGO. Defeito no módulo e no chicote. O conserto custou R$3000,00 e o defeito sumiu.
Então cuidado antes de ir desmontando as coisas por aí, senão o custo da manutenção vai nas alturas!!!
[]
Atualizando... também já testamos a pressão da bomba do tanque - está com 3 bar, a bomba é nova - e também já troquei o filtro de combustível...
Sem fazer força, com o carro em ponto morto, sobe o giro até uns quatro mil rpm... mas ao exigir força do motor, ele nao passa dos dois mil, dois mil e quinhentos no maximo... Mas as vezes - disse as vezes - ela funciona normal...
Aproveitando, ja pesquisei bastante sobre o motor e seus problemas... encontrei bomba nova, da continental por 2200,00 e bico italiano (sei lá que marca é) por cerca de 200 reais... alguem sabe se sao bons?
Imperador!
02/05/2012, 09:25
Esse motor só deve trabalhar com peças originais. Essa economia em bicos "italianos" com certeza não compensará. Tem que colocar bico e bomba alta originais mesmo.
O procedimento que eu disse acima era pra resetar a ECU mesmo. Continuando o problema, eu acreditaria em problema nos chicotes que partem da ECU, sensor T-Map...
Vinicius, a maquina esta entrando e modod de segurança, primeiro esta boma tem reparo sim, o problema pode ser entre outros, as valvulas da bomba, o sensor do Rail ou outro qualquer sensor, o scaner não acha o defeito muito mal reseta, só se acha o defeito por tentiva, trocando peça a peça até encontrar, é o metodo mais seguro já abri um tópico sobre isto quando tive problema semelhante na minha, troquei as duas válvulas da bomba e não éra foi o sensor do rail, aqui em Salvador tenho uma oficina em que ele tem tudo reserva e vai trocando e testando ítem a ítem foi assim que achei o defeito, a bomba,bicos e rerparo vç encontra na Ouro diesel em Campinas, pesquise, aconselho começar pelo tanque limpando.
Imperador!
02/05/2012, 10:27
Essa resposta eu dei em outro tópico. Veja que existem "n" possibilidades. É a grande desvantagem dos motores eletrônicos...
Meu amigo, na minha pouca experiência com o carro, esse é o tipo de defeito que você precisa encontrar um mecânico que realmente entenda desse motor para não ficar gastando dinheiro demais e, posteriormente, perdendo o gosto por ele e vendendo. Se você não tem esse mecânico, encontre-o primeiro. Procure indicações e, em se tratando do NGD, é melhor pagar um pouquinho mais caro pela mão de obra do serviço especilizado.
Sobre a parte do motor falhar, podem ser várias coisas:
1) linha de combustível parcilamente obstruída ou com entrada de ar (substituir as mangueiras e/ou dar um jato de ar nelas para eliminar qualquer possibilidade)
2) rotor da bomba de alta pressão começando a se degradar (deixe essa opção por último, porque terá que desmontar a bomba e verificar os rotores que empurrar o combustível pro rail)
3) Sensor T-MAP (esse sensor, quando defeituoso, provoca os sintomas que você está descrevendo)
4) Sensor do acelerador (possibilidade mais remota)
5) Sensor de pressão do rail (fica mesmo na flauta)
Ou seja, o problema é possivelmente provocado algum dos "milhares" de sensores desse motor. Primeiro passo é passar um scanner e procurar por algum código de erro, mas não necessariamente a inexistência de um código de erro no scanner indica que todos os sensores estão funcionando perfeitamente. Você tem que verificar todos os sensores.
Abraço e boa sorte :concordo:
Vinicius Hauagge
02/05/2012, 18:13
Atualizando as informações... o carro está em uma autorizada bosch e foi detectado baixa pressão no rail... tiraram a bomba de alta e fizeram o teste na mesma.... está oscilando bastante... em baixa rotacao, deveria mandar no minimo 300 bar... tá mandando no máximo 220 bar... E com o carro quente, a pressão fica mais baixa ainda... não tenho os numeros da pressão em alta rotacao, mas amanha posto para voces...
Ao que tudo indica, deu problema na bomba... segundo o técnico (foi indicado por um mecanico amigo) esse problema na bomba com certeza ocorreu em razão do motor ter sido tirado de uma camionente que ficou muito tempo parada (e foi isso que aconteceu mesmo)...
Dai a umidade ocasionou corrosão e deu esse problema logo após o motor funcionar por um tempo um pouco maior...
Vinicius Hauagge
03/05/2012, 11:43
Acabei de voltar do mecânico... a bomba realmente está condenada, não dá pressão suficiente... Fiz vários orçamentos e consegui comprar nova, na distribuidora de auto-peças por R$ 1887,00...
Vamos ver se agora o motor funciona direitinho...
Abraço,
Vinicius!
Cachoeira
03/05/2012, 16:40
Acabei de voltar do mecânico... a bomba realmente está condenada, não dá pressão suficiente... Fiz vários orçamentos e consegui comprar nova, na distribuidora de auto-peças por R$ 1887,00...
Vamos ver se agora o motor funciona direitinho...
Abraço,
Vinicius!
Vai dar certo sim... pensamento positivo. Aguardaremos a resposta.
Aproveito para uma dica de vocês foristas: Onde vocês encontram o manual de serviços da Ranger (modelo 2010, 3.0l),. Gostaria de guardar um.
Sds.
NGDaniel
03/05/2012, 21:50
Putz, o walter fez um up mas foi no megaupload que esta tungado pelo FBI.. olha ai o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/88549-manual-tecnico-ranger-e-f-250-a-2.html
Vou ver se acho o que eu baixei por aqui..
Cachoeira
10/05/2012, 14:29
Oi Pessoal,
Saudações
Oi turma,
Peço uma opinião suas...
Em uma autorizada MWM descobrimos um vazamento na junta do carter (naquela pasta usada como junta). Levei a noticia para a concessionária e marquei o serviço de reparo para segunda próxima pois o carro está na garantia. Considerando que para realização do serviço eles preferem erguer o motor, será oportunidade de fazer alguma preventiva em outra parte (por exemplo, trocar, o disco de embreagem - ou kit... ou alguma outra coisa que vocês conheçam). Meu carro é uma ranger com 52.000 kms, diesel ano 2010.
Resumindo, tem alguma coisa que em situação normal eu nem pensaria em fazer agora mas ja que estão mexendo eu deva aproveitar e já fazer?
Aguardo conselhos dos colegas.
Imperador!
10/05/2012, 22:21
Só dar uma olhada na embreagem mesmo...
Mas se tu nunca queimou ela, deve estar novinha ainda...
Dá uma olhadinha no suporte do motor e nos coxins tb..
Vinicius Hauagge
11/05/2012, 09:35
Ontem retirei a explorer da oficina... Foi trocado a bomba e passado scanner, para verificar eventuais erros... Também foi preciso colocar o motor no ponto... Precisa desmontar a frente para isso... Incrível a alteração no desempenho, ficou um canhão... Agora, tava pensando (não já, mais para frente) fazer uma reprogramação no módulo, para aumentar a torque em baixa (se for possível, é claro... pois ao passar dos dois mil e quinhentos giros, não precisa mudar nada... e se mudar, acho que não tem caixa, ponta de eixo e roda livre que aguentem a força :-).