Conectar

Ver Versão Completa : Tópico da RANGER 3.0 ELECTRONIC

Páginas : 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11

papa
09/08/2012, 14:30
Cassiano vç trocou a parte superior, cabeçote bicos, porque motivo?
já tive este problema é era a bomba d'água, mas vç a trocou não é mesmo.

gui ranger 00
10/08/2012, 15:14
Pessoal,

seguinte, tive uns problemas de aquecimento e o problema era o radiador. Troquei ele e tudo ok!

O problema foi que antes de trocá-lo, os mecas fizeram uns testes e retiraram a válvula termostática... e como não era o problema ali, colocaram ela de volta...só que acho que eles a estragaram, pois na hora de retirarem vi que saltou alguma chavetinha ou qualquer outrs coisa...

Resumindo, agora demora pra subir a temperatura um tempão, quase nunca chega a metade do marcador...ela oscila bastante...na estrada quando vou na manha ela baixa...porém nunca subiu para mais da metade...sempre da metade para baixo...

Pergunto, pois não quero errar e torrar dinheiro...será que é a válvula? ou algum sensor??
Já vi que vendem o corpo inteiro só e é uns 500 pau...

Ah, meu carro é uma Ranger 2008 TD 3.0.

Valeu pessoal

abraços

Thiago Pereira
10/08/2012, 15:19
Pergunto, pois não quero errar e torrar dinheiro...será que é a válvula? ou algum sensor??
Já vi que vendem o corpo inteiro só e é uns 500 pau...

Ah, meu carro é uma Ranger 2008 TD 3.0.

Válvula termostática travada aberta sem sombra de duvida.
Normalmente só trocando, mas como mexeram pode ser que montaram errado ou como você disse tá faltando algo, uma mola de retorno por exemplo.

gui ranger 00
10/08/2012, 16:10
Válvula termostática travada aberta sem sombra de duvida.
Normalmente só trocando, mas como mexeram pode ser que montaram errado ou como você disse tá faltando algo, uma mola de retorno por exemplo.

Valeu, Thiago.

É, na hora que retiraram a VT eu vi que voou alguma peça dela, mas o meca nem se preocupou em procurar o que era...

Falei agora com a MWM e eles tem lá a válvula, nova, com o corpo completo, todavia está faltando o sensor, que por algum motivo deveria estar nela...me falaram que posso usar o meu mesmo, pois é fácil de trocar de uma pra outra...estão me dando desconto para R$ 300,00...será que vale a pena?

Valeuuu

abraços

Thiago Pereira
10/08/2012, 17:06
Valeu, Thiago.

É, na hora que retiraram a VT eu vi que voou alguma peça dela, mas o meca nem se preocupou em procurar o que era...

Falei agora com a MWM e eles tem lá a válvula, nova, com o corpo completo, todavia está faltando o sensor, que por algum motivo deveria estar nela...me falaram que posso usar o meu mesmo, pois é fácil de trocar de uma pra outra...estão me dando desconto para R$ 300,00...será que vale a pena?

Valeuuu

abraços

Para que se preocupar né? Deve ser uma daquelas peças que a fabrica coloca a mais!!! É rir para não chorar...

No mercado livre só sensor tá R$110,00, se tem um desconto de R$200,00 por estar sem o sensor acho que vale a pena.
E dá para passar a sensor da sua para a peça nova sim.

Cassiano R. Maia Silveira
10/08/2012, 19:09
Gente é o seguinte, quanto ao problema de esquentar, falei com o mecânico hj, ele acha que não é a valvula termostatica, porque senão a caminhonete iria esquentar com mais frequencia, diz que acha que é o radiador, na segunda vai tirá-lo e varetar, (limpar por dentro). tomara que seja isso, pq se não for não sei mais o que fazer, outra alternativa seria a embreagem viscosa, mas troquei este ano ainda, acho que em janeiro...

A reduzida que não funciona, checamos os sensores do freio e da embreagem já, nada...
depois de muitos testes verificamos que toda vez que cortamos a energia do modulo ele volta a funcionar, então fizemos uma ganbiarra para toda vez que a chave for desligada cortar a energia do modulo, e agora esta funcionando...

O foda de ficar esquentando é que a gente perde a confiança no carro, uma viagem longa, se acontece de ter subidas longas já era... desde que comprei ela zero Km, ja troquei a porcaria da embreagem viscosa 2 vezes, uma na garantia a outra não, é cara pra caramba, R$ 930,00... se for denovo eu largo mão e vendo essa caminhonete...
A Ranger anda muito, é uma ótima caminhonete, mas a ford não corrige os defeitos, todas dão sempre os mesmos, é sempre, reduzida, cubo da roda, embreagem viscosa, bomba dágua, dá um desanimo viu, desculpem o desabafo, mas dá um desanimo viu...

10/08/2012, 19:16
Esqueci de responder, troquei toda a parte de cima do motor pq minha caminhonete veio com um defeito de fabrica, um barulho intermitente no motor, as vezes fazia, mas sempre que eu levava na concessionaria nada...eles me enrolaram ate a garantia acabar, e por ser intermitente o barulho, nunca qu eue pegava ela na concessionária dava pra ver se haviam realmente consertado...
a garantia acabou em setembro passado, e nada de eles arrumarem, sem contar que os 4 bicos injetores nesta brincadeira estavam arreados não sei por qual motivo, e a caminhonete tava froxinha...
Diante disso perdi a paciencia e entrei com uma ação judicial contra a ford e a concessionária, aí na audiencia conciliatoria propuseram trocar toda a parte de cima do motor, e trocaram, a caminhonete ficou um avião pra andar, mas o barulho persiste... disseram que era o comando de valvulas que estava empenado, me mostraram as marcas dele bater no cabeçote, mas não deu certo...
Cara resumindo, os mecanicos das concessionarias não sabem merda nenhuma, eles sempre tentam te enrolar, e ate hj não sei que que é esse bendito barulho...

ANDERSON1977
10/08/2012, 23:38
Amigo gostaria de saber se alguem ai pode me ajudar minha ranger esta c/um problema dificil de identificar faz uns 10 dias que ela nao pega so na primeria partida tem bateria nova arranque novo de manha ela nao pega tenho que dar um tranco p/pegar o restante do dia todas as partidas pegam normal.

miguelcps
11/08/2012, 08:52
Ela não tem a opção de dar partida no GNV? Assim eliminaria a duvida sobre alimentação e bicos, na minha Explorer a chave do GNV tinha três posições e uma delas dava partida direto no GNV

ANDERSON1977
11/08/2012, 10:56
ela tem esta opçao tbm dar partida somente no gnv mas nao pega de nenhum jeito o motor vira vira e nao pega ai eu dou um tranco nela e pega o restante do dia todas partidas pegam normal . o problema e assombrado memo nao acho o defeito.

Ela não tem a opção de dar partida no GNV? Assim eliminaria a duvida sobre alimentação e bicos, na minha Explorer a chave do GNV tinha três posições e uma delas dava partida direto no GNV

gui ranger 00
11/08/2012, 20:26
Para que se preocupar né? Deve ser uma daquelas peças que a fabrica coloca a mais!!! É rir para não chorar...

No mercado livre só sensor tá R$110,00, se tem um desconto de R$200,00 por estar sem o sensor acho que vale a pena.
E dá para passar a sensor da sua para a peça nova sim.

Obrigado de novo, Thiago! Vou fazer isso.

gui ranger 00
11/08/2012, 20:36
Esqueci de responder, troquei toda a parte de cima do motor pq minha caminhonete veio com um defeito de fabrica, um barulho intermitente no motor, as vezes fazia, mas sempre que eu levava na concessionaria nada...eles me enrolaram ate a garantia acabar, e por ser intermitente o barulho, nunca qu eue pegava ela na concessionária dava pra ver se haviam realmente consertado...
a garantia acabou em setembro passado, e nada de eles arrumarem, sem contar que os 4 bicos injetores nesta brincadeira estavam arreados não sei por qual motivo, e a caminhonete tava froxinha...
Diante disso perdi a paciencia e entrei com uma ação judicial contra a ford e a concessionária, aí na audiencia conciliatoria propuseram trocar toda a parte de cima do motor, e trocaram, a caminhonete ficou um avião pra andar, mas o barulho persiste... disseram que era o comando de valvulas que estava empenado, me mostraram as marcas dele bater no cabeçote, mas não deu certo...
Cara resumindo, os mecanicos das concessionarias não sabem merda nenhuma, eles sempre tentam te enrolar, e ate hj não sei que que é esse bendito barulho...

Tive problemas de aquecimento na minha ranger, e descobri que o radiador estava entupido...a oficina MWM o retirou, mandou limpar e acabou condenando ele...tive que trocar e resolveu o problema...minha ranger êh 2008 e minha desde zero....não faço muitas trilhas...vai saber...aconteceu...qto ao barulho a minha tbem faz um...êh horrível, faz de vez em quando...já me falaram que talvez seja bico vazando, e que isso seria um cancer da ranger...já vi vários posts do pessoal aqui no fórum reclamando isso...parece motor de ap batendo tucho...

Thiago Pereira
11/08/2012, 22:07
Tive problemas de aquecimento na minha ranger, e descobri que o radiador estava entupido...a oficina MWM o retirou, mandou limpar e acabou condenando ele...tive que trocar e resolveu o problema...minha ranger êh 2008 e minha desde zero....não faço muitas trilhas...vai saber...aconteceu...qto ao barulho a minha tbem faz um...êh horrível, faz de vez em quando...já me falaram que talvez seja bico vazando, e que isso seria um cancer da ranger...já vi vários posts do pessoal aqui no fórum reclamando isso...parece motor de ap batendo tucho...

Essa sujeira que parece barro que entope o radiador na realidade não tem nada a ver com barro, é oxido de ferro devido corrosão do bloco, selos, bomba, etc.
Mantenha sempre a água do radiador com o aditivo correto de etilenoglicol e se o manual pedir de base orgânica e na proporção correta, trocando todo ano.
Essa é uma manutenção que não deve se esquecida, pois no seu caso foi o radiador, mas poderia ter sido um selo que resultaria em superaquecimente e podia perder até o cabeçote.

Quanto ao barulho é normal nesse motor, tem tópicos sobre o assunto no fórum.

ANDERSON1977
12/08/2012, 14:08
Obrigado de novo, Thiago! Vou fazer isso.

qual sensor vc diz p/trocar

miguelcps
12/08/2012, 15:09
Pelo que li eh o sensor de temperatura que fica junto a válvula termostatica

14/08/2012, 01:26

éé foi isso que o mecanico meu achou que era, mas ai trocou td a parte de cima do motor, e ainda continua, então não são os tuchos, alguem sabe o motivo?
nos topicos que vc viu alguem tinha a solução?

gui ranger 00
14/08/2012, 08:17
éé foi isso que o mecanico meu achou que era, mas ai trocou td a parte de cima do motor, e ainda continua, então não são os tuchos, alguem sabe o motivo?

Cassiano, não sou expert nesses motores, só relatei o que ocorre com minha Ranger...

Existem outros tópicos que tratam desse barulho, inclusive uma vez já vi um vídeo com o barulho que postaram aqui...

Outra coisa que talvez possa estar ocorrendo é na corrente de distribuição, e isso pelo que já dei uma estudada é normal nas Ranger também...já faz um tempo que tenho este barulho e já desencanei...qdo tinha 10milKM já fazia, aí levei na Ford e pra variar lá nunca fez...agora está com 74 milKM e nada ocorreu...

Parece que ela faz esse barulho pq se auto-ajusta...

Dá uma olhada nesse link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a-8.html

Imperador!
14/08/2012, 08:54

1) Em primeiro lugar, esse barulho pelo qual você processou a Ford é NORMAL, inclusive existe previsão no manual da MWM International sobre ele. Todos os NGDs fazem isso. Se alguém ainda não ouviu ou vai ouvir ou já ouviu e não percebeu.

2) O problema do engate da reduzida é só trocar o sensor de embreagem. Custa uns 100 reais na concessionária Ford.

3) Sobre aquecer: varetar radiador de alumínio não funciona. Radiador de alumínio, quando chega nesse caso aí que você comentou tem que ser substituído e esse é muito provavelmente o problema do seu carro. A embreagem viscosa aguenta pelo menos 100.000km, então dificilmente será ela. Outras opções mais remotas são: bomba d'água, bicos ou montagem incorreta do cabeçote. Sei que essas peças são novas, mas peças novas também apresentam defeito de fabricação. Mesmo assim, aposto no radiador.

PS: a prova que o barulho é normal está nesse post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a-5.html#post1664724

Hamilton Alexandre
14/08/2012, 08:54
Este fórum é muito bom............

papa
14/08/2012, 15:06
É Cassiano precisa ter certeza que o serviço feito pela ccs foi bem feito como foi causa judicial podem ter sacaneado, o barrulho da corrente é geralmente quando liga depois que o óleo pega pressão geralmente parra, o aquecimento é como o imperador relatou se não é bomba muito provavelmente é o radiador ou sensor de temperatura também

Jhonny César
16/08/2012, 11:04
Moçada, tenho dois problemas em minha Ranger Limited 2009 3.0:

1- se pego uma subida longa, como a serra qd estava indo de Santos para São Paulo, o motor esquenta, só esquenta na subida, é pegar uma subida mais longa e esquenta mesmo, no plano pode descer a butina que num da nada... já troquei embreagem viscosa, bomba dágua, e toda a parte superior do motor, incluindo cabeçote e bicos injetores, e indo para Belo Horizonte este fim de semana eis que o motor esquentou novamente na subida, não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

2- a reduzida não engata, não há nada de errado com a parte mecânica, ja troquei o módulo eletrônico, e nada, se desligar a bateria, qd religo a função reduzida funciona por uns 3 dias, e depois para de funcionar novamente.. alguém pode ajudar?

Não sei se vc já conseguiu resolver o problema de aquecimento da sua ranger, mais vai uma dica que possa te ajudar... 364866Esse carinha ai possui um óleo condutivo dentro dele;.. com o tempo ele começa a perder a força e a eficiência.. Mande um bom mecanico fazer o teste... com o auxilio de um chinelo tente para ela quando o motor estiver ligado... Se ela parar e necessário efetuar um reparo ou troca-lo, no meu caso eu consegui com um mecanico de ar condicionado a efetuar o reparo... Ficou um espetáculo de bom... Esse conjunto de hélice da muito problema, L200, S10, Frontier, todos possuem... Alem de melhorar a refrigeração do motor ele tb auxilia na melhora do ar condicionado pois ele começa a trabalhar com mais rotação.. fica a dica... abrcs..

Jhonny César
16/08/2012, 11:14

A respeito do barulho isso é normal... Eu no começo ficava desesperado.. kkkkkkk... Tinha vez que estava parado com o motor ligado começava a fazer um barulho que parecia que ia desmontar... quase fiz uma fogueira com ela...kkkkkkk Mas isso e normal amigão.. não gaste seu dinheiro atoa não.. esse barulho incomoda as vezes... mas depois acostuma... Esse motor quando bem cuidado ele é excelente.. Tem muita força e resposta... Estou feliz agora com a minha ranger... (tb depois de gastar um bons mil reais para ajeitar) ...abrcs

NGDaniel
16/08/2012, 14:46
Não sei se vc já conseguiu resolver o problema de aquecimento da sua ranger, mais vai uma dica que possa te ajudar... 364866Esse carinha ai possui um óleo condutivo dentro dele;.. com o tempo ele começa a perder a força e a eficiência.. Mande um bom mecanico fazer o teste... com o auxilio de um chinelo tente para ela quando o motor estiver ligado... Se ela parar e necessário efetuar um reparo ou troca-lo, no meu caso eu consegui com um mecanico de ar condicionado a efetuar o reparo... Ficou um espetáculo de bom... Esse conjunto de hélice da muito problema, L200, S10, Frontier, todos possuem... Alem de melhorar a refrigeração do motor ele tb auxilia na melhora do ar condicionado pois ele começa a trabalhar com mais rotação.. fica a dica... abrcs..

Esse mecanismo é feito por uma peça que se chama EMBREAGEM VISCOSA.. tenho uma aqui que tirei da minha funcionando quando estorou a bomba d´agua e o meca achou que era ela..

quem quiser, repasso barato..

abs,

Cachoeira
16/08/2012, 15:02
A respeito do barulho isso é normal... Eu no começo ficava desesperado.. kkkkkkk... Tinha vez que estava parado com o motor ligado começava a fazer um barulho que parecia que ia desmontar... quase fiz uma fogueira com ela...kkkkkkk Mas isso e normal amigão.. não gaste seu dinheiro atoa não.. esse barulho incomoda as vezes... mas depois acostuma... Esse motor quando bem cuidado ele é excelente.. Tem muita força e resposta... Estou feliz agora com a minha ranger... (tb depois de gastar um bons mil reais para ajeitar) ...abrcs

E aí turma...

Este barulho também me incomodou. Depois de muito forum, ligação para MWM e Ford fiquei mais tranquilo com ele. Acontece de vez em quando e minha pick-up, ano 09/10, está com 60.000km e não tenho uma consequência física do barulho (a minha acontece já aquecida em marcha lenta. Parece que o tuchos hidraulicos que tensionam a corrente da distribuição perde (m) pressão em algum momento e a corrente gera o barulho. Considerando que na lenta a pressão do oleó abaixa já testei o seguinte: tão logo no começo do barulho, quando ela começa o barulho, acelero um pouco aumentando a pressão do oleo e o barulho realmenta não chega ao estágio final).

Tive alguns outros aborrecimentos com a pick-up sendo os mais sérios:

- luz de temperatura acendeu mas foi interrupção no chicote elétrico do sensor de temperatura (mecanico da ccs levou 10min para localizar problema). Nunca tive aquecimento real.
- Tive vazamento de carter, aparentemente na junta liquida. Resolvido também na ccs, refazendo a junta

(os dois serviços em garantia)

No mais tudo ok.

20/08/2012, 14:36
moçada creio que foi resolvido o problema, embreagem viscosa do radiador mais uma vez, caminhonete com 70 mil km e é a terceira que vou ter que trocar... a ultima que troquei travou ligada, então como eu tinha ela guardada aidna, recoloquei e testei, resultado, nada do motor esquentar... então era a outra que estava com problema de não travar mesmo... foda viu, mas pelo menos achei o problema...
quanto à reduzida, foram testados todos os sensores, freio, embreagem, módulo... e nada... foi quando percebi que qd desconectava o modulo da energia ele voltava a funcionar, troquei o esquema dos fuziveis, e agora td vez que desligo a chave corto a energia do módulo, foi meio gambiarra, mais td resolvido!
tenho interesse nessa embreagem viscosa aí que foi postada, qual o preço que vc me vende?
e outra coisa, tenho um módulo da tração e reduzida aqui sem utilizar, comprei pensando que era ele o responsavel, mas não era né, então vendo ele pra quem tiver interese

1) Em primeiro lugar, esse barulho pelo qual você processou a Ford é NORMAL, inclusive existe previsão no manual da MWM International sobre ele. Todos os NGDs fazem isso. Se alguém ainda não ouviu ou vai ouvir ou já ouviu e não percebeu.

2) O problema do engate da reduzida é só trocar o sensor de embreagem. Custa uns 100 reais na concessionária Ford.

3) Sobre aquecer: varetar radiador de alumínio não funciona. Radiador de alumínio, quando chega nesse caso aí que você comentou tem que ser substituído e esse é muito provavelmente o problema do seu carro. A embreagem viscosa aguenta pelo menos 100.000km, então dificilmente será ela. Outras opções mais remotas são: bomba d'água, bicos ou montagem incorreta do cabeçote. Sei que essas peças são novas, mas peças novas também apresentam defeito de fabricação. Mesmo assim, aposto no radiador.

PS: a prova que o barulho é normal está nesse post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a-5.html#post1664724

20/08/2012, 14:42
eu tenho interesse nessa embreagem viscosa aí!
de onde vc é? qual o preço que me passa ela? qual tempo de uso que ela já tem?
me responde por e-mail: recasi1@hotmail.com

tenho um módulo da tração e reduzida aqui que tb comprei enganado, se alguém quiser...

Esse mecanismo é feito por uma peça que se chama EMBREAGEM VISCOSA.. tenho uma aqui que tirei da minha funcionando quando estorou a bomba d´agua e o meca achou que era ela..

quem quiser, repasso barato..

abs,

NGDaniel
20/08/2012, 18:19
eu tenho interesse nessa embreagem viscosa aí!
de onde vc é? qual o preço que me passa ela? qual tempo de uso que ela já tem?
me responde por e-mail: recasi1@hotmail.com

tenho um módulo da tração e reduzida aqui que tb comprei enganado, se alguém quiser...

Respondido por email.

abs,

Hamilton Alexandre
22/08/2012, 19:46
Oi Pessoal,

Poderiam me dizer qual a KM para trocar as correntes de sincronismo do Motor NGD 3.0E.
Já que procurei no manual da Ranger e não achei nada.

Obrigado
Abs
Hamilton ALexandre

Imperador!
22/08/2012, 20:07
Pessoal, como anda a produção de fumaça das viaturas de vocês?
A minha começou a apresentar um pouco de fumaça a partir dos 2700 rpm mais ou menos, quando tá com o motor cheio e pé embaixo. O consumo continua o mesmo, gostaria apenas de saber se isso acontece com vocês também.

PS: uso diesel S50.

Imperador!
22/08/2012, 20:13
Oi Pessoal,

Poderiam me dizer qual a KM para trocar as correntes de sincronismo do Motor NGD 3.0E.
Já que procurei no manual da Ranger e não achei nada.

Obrigado
Abs
Hamilton ALexandre

Teoricamente, o conjunto correntes + tensores + retentores + tuchos dura 300.000km.
Não tenho dúvidas que as correntes duram isso, mas algumas pessoas trocam o kit aos 150.000km (alguns por desgaste, outros por prevenção).

NGDaniel
22/08/2012, 21:04
Pessoal, como anda a produção de fumaça das viaturas de vocês?
A minha começou a apresentar um pouco de fumaça a partir dos 2700 rpm mais ou menos, quando tá com o motor cheio e pé embaixo. O consumo continua o mesmo, gostaria apenas de saber se isso acontece com vocês também.

PS: uso diesel S50.

A minha tambem fumaceava um pouco quando a rotação aumentava..

Outra situação em que ela fumaceava bastante era quando ficava muito tempo sem pegar estrada (só em cidade).. a primeira acelerada saia um fumação danado..

Ronaldi
22/08/2012, 22:11
Com relação ao KIT distribuição(corrente , tensores, etc), troquei da minha Ranger 3.0 completo aos 130.000 km por desgaste, principalmente dos tensores.

Ronaldi
22/08/2012, 22:14
Em referencia à fumaça, percebo mais intensa com aceleração brusca em qualquer marcha e tambem com mais intensidade a partir de 3000 giros.
OBS: só utilizo diesel S 50.

LuizBHZ
23/08/2012, 10:14
Solta fumaca com pe embaixo acima de 2500 rpm (so com o turbo todo cheio)ou quando esta com marcha alta e velocidade baixa, e acelerador todo acionado. Por ex, de 4 marcha a 60km/h e gas total no acel. Ai esfumaceia bastante ate atingir uma rotacao de melhor trabalhabilidade da marcha engatada.

Vale ressaltar que a minha ta reprogramada, ou seja, solta mais fumaca que a original.

LuizBHZ
23/08/2012, 10:26
Senhores,

A minha viatura, ao girar a chave ate a posicao de acionamento da bateria (luzes, check e etc) esta fazendo um barulho demorado, parecido com motorzinho de dentista, vindo da regiao do tanque. Sempre vi esse barulho desde zero, como qualquer carro, so que sempre muito rapido. Agora ta demorando uns 10 a 15 segundos. Sempre antes de dar a partida e depois de desligar o motor. Nao entendo muito de mecanica, mas me parece algo relacionado a bomba de combustivel. E engracado, esse barulho apareceu justamente depois de comecar a usar o s-50. Acredito que nao tem nada a ver, pois o s50 eh mais limpo.

Bom, o carro foi para a revisao de 60.000km, passou o scanner e nada de anormal foi acusado. Verificacao visual e nada tb. Ai o barulho sumiu por uns dias e voltou agora, so que com a cia da luz de combustivel, que esta demorando pra apagar ao dar a partida e acende as vezes, mesmo com o tanque cheio.

Enfim, alguem tem alguma sugestao? Sera sensor dando problema ou sera mecanico mesmo. Preciso resolver isso pq a minha garantia acaba mes que vem, e se for algo mais serio, ta na hr de achar e trocar antes de gastar$$$

Obrigado
Abracos

Imperador!
23/08/2012, 11:31
Esse daí é a bomba de combustível que tem dentro do tanque.
Ou a peneira da bomba tá suja ou a bomba tá com pouca pressão, assumindo que o barulho que tá fazendo é mais alto que o normal.

De qualquer forma, tem q retirar o tanque pra avaliar...

fse
23/08/2012, 12:43
A minha esta assim tambem com esse barulho. Ela foi pra revisão de 50000km, mas me passaram que estava tudo ok. Tb só uso S50. Depois que foi trocado o filtro de combustivel a luz tambem fica acesa por um tempo maior, quando ligo, e se estou andando tipo a 60km/h em 4 a luz acende rapidamente. Mas ja foi verificado o filtro e esta tudo ok, eu acho.

NGDaniel
23/08/2012, 14:35
Senhores,

A minha viatura, ao girar a chave ate a posicao de acionamento da bateria (luzes, check e etc) esta fazendo um barulho demorado, parecido com motorzinho de dentista, vindo da regiao do tanque. Sempre vi esse barulho desde zero, como qualquer carro, so que sempre muito rapido. Agora ta demorando uns 10 a 15 segundos. Sempre antes de dar a partida e depois de desligar o motor. Nao entendo muito de mecanica, mas me parece algo relacionado a bomba de combustivel. E engracado, esse barulho apareceu justamente depois de comecar a usar o s-50. Acredito que nao tem nada a ver, pois o s50 eh mais limpo.

Bom, o carro foi para a revisao de 60.000km, passou o scanner e nada de anormal foi acusado. Verificacao visual e nada tb. Ai o barulho sumiu por uns dias e voltou agora, so que com a cia da luz de combustivel, que esta demorando pra apagar ao dar a partida e acende as vezes, mesmo com o tanque cheio.

Enfim, alguem tem alguma sugestao? Sera sensor dando problema ou sera mecanico mesmo. Preciso resolver isso pq a minha garantia acaba mes que vem, e se for algo mais serio, ta na hr de achar e trocar antes de gastar$$$

Obrigado
Abracos

Corre pra limpar o tanque e a peneirinha, antes que tua bomba vá pro saco..

Cachoeira
23/08/2012, 18:37
Oi Pessoal,

Recentemente dirigi uma ranger 3.0 modelo 2012 e notei que é um carro que dá menos tranco que a minha 3.0 mod 09/10 (por exemplo: se você está acelerando de 1ª marcha e tira o pé do acelerador, no modelo 2012 o carro diminui a velocidade suavemente enquanto que a minha 09/10 - que até já troquei o sensor de embreagem para ver se melhorava - dá um tranco de redução). Perguntei qual era a diferença e fui informado que os modelos 2012 não tem sensor de embreagem e o gerenciamento é outro.
Será que é possível, sem muito trabalho e despesa, migrar de um gerenciamento para o outro? Alguém já se informou sobre isso?

grato.

Imperador!
23/08/2012, 18:46
Oi Pessoal,

Recentemente dirigi uma ranger 3.0 modelo 2012 e notei que é um carro que dá menos tranco que a minha 3.0 mod 09/10 (por exemplo: se você está acelerando de 1ª marcha e tira o pé do acelerador, no modelo 2012 o carro diminui a velocidade suavemente enquanto que a minha 09/10 - que até já troquei o sensor de embreagem para ver se melhorava - dá um tranco de redução). Perguntei qual era a diferença e fui informado que os modelos 2012 não tem sensor de embreagem e o gerenciamento é outro.
Será que é possível, sem muito trabalho e despesa, migrar de um gerenciamento para o outro? Alguém já se informou sobre isso?

grato.

Quem foi que disse isso?
Até onde eu sei, tirando algumas mudanças na suspensão traseira do modelo 2008 em diante, todas as Ranger 3.0 são iguais.

Costalonga
23/08/2012, 19:10
Oi Pessoal,

grato.

Isso pode ser a estria do cardã que está com folga.
A de um amigo meu tava assim, ele virou de posição e melhorou.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

NGDaniel
23/08/2012, 19:51
Oi Pessoal,

grato.

Nunca consegui tirar esse tranco da minha... troquei o sensor de embreagem e nada..

gmilani
23/08/2012, 20:06
Senhores,

Obrigado
Abracos

Ja disseram, MAS, nao custa avisar!!!
Corre e limpa a peneira que vai na bunda da bomba de combustivel, dentro do tanque!!! é uma telinha de inox, de aproximadamente 1 cm de diametro, melhor, joga ela fora!!!!, deixa somente a peneira de tela de nylon, que vai no pé da bomba, ela encosta no fundo do tanque, deixa ela, e retira a outra, ELA SUJA MESMO, e impede/diminui o fluxo de diesel, forçando a bomba de combustivel, até queimar!!!!
Se vc for meio "fuçado", dá pra fazer em casa, com um certo trabalho, mas dá!! se nao é muito chegado, nem tente, pq tem UM (isso mesmo) UM parafuso que é um inferno pra por ele de volta (pra tirar é fácil). Se for mandar algum mecanico fazer, diga-lhe que soltando o CARDÃ, fica BEM mais facil de colocar o mardito!!!
abraço , e nao demore pra ver , pq QUEIMA MESMO!!!

Cachoeira
23/08/2012, 20:30
Quem foi que disse isso?
Até onde eu sei, tirando algumas mudanças na suspensão traseira do modelo 2008 em diante, todas as Ranger 3.0 são iguais.

foi na ccs

Cachoeira
23/08/2012, 20:50
foi na ccs

Fiz este questionamento na concessionária também (sobre a retirada do sensor e implementação de novo gerenciamento) e como não tinham nenhuma demanda dessa, ainda não sabiam.

Sds.

Imperador!
23/08/2012, 21:00
Fiz este questionamento na concessionária também (sobre a retirada do sensor e implementação de novo gerenciamento) e como não tinham nenhuma demanda dessa, ainda não sabiam.

Sds.
Eu acho que era conversa que te passaram quando não sabiam mais o que fazer...

NGDaniel
24/08/2012, 06:46
Corre e limpa a peneira que vai na bunda da bomba de combustivel, dentro do tanque!!! é uma telinha de inox, de aproximadamente 1 cm de diametro, melhor, joga ela fora!!!!, deixa somente a peneira de tela de nylon, que vai no pé da bomba, ela encosta no fundo do tanque, deixa ela, e retira a outra, ELA SUJA MESMO, e impede/diminui o fluxo de diesel, forçando a bomba de combustivel, até queimar!!!!
Se vc for meio "fuçado", dá pra fazer em casa, com um certo trabalho, mas dá!! se nao é muito chegado, nem tente, pq tem UM (isso mesmo) UM parafuso que é um inferno pra por ele de volta (pra tirar é fácil). Se for mandar algum mecanico fazer, diga-lhe que soltando o CARDÃ, fica BEM mais facil de colocar o mardito!!!

Da ultima vez que fui na ccs com a Ranger (Junho desse ano), eles me disseram que havia uma orientação nova da fabrica para RETIRAR essa peneira do tanque.. mas não me souberam dizer com exatidão se era só para tirar e não botar nada no lugar ou se era para trocar por outro tipo...

LuizBHZ
24/08/2012, 18:17

Putz...eh pior que eu pensava..tirar o tanque vai me custar ai uns 3-4 dias de carro parado. Bom, mas pelo visto tenho que fazer pra ontem!

So pra entender direito, jogo fora essa de tela de inox? ela so atrapalha mesmo? E, eu nao entendo, nao sou fuçador e nem tenho tempo de fazer isso. Ainda mais tirar o tanque. Qual o melhor lugar pra fazer isso? Eh complicado a ponto de ser recomendado fazer na ccs ou um mecanico bom e mais barato da conta do recado?

Desde ja agradeço pela atencao de vcs, imperador, ngdaniel e gmilani.

Abracos

Jorgao
24/08/2012, 18:27
Putz...eh pior que eu pensava..tirar o tanque vai me custar ai uns 3-4 dias de carro parado. Bom, mas pelo visto tenho que fazer pra ontem!

So pra entender direito, jogo fora essa de tela de inox? ela so atrapalha mesmo? E, eu nao entendo, nao sou fuçador e nem tenho tempo de fazer isso. Ainda mais tirar o tanque. Qual o melhor lugar pra fazer isso? Eh complicado a ponto de ser recomendado fazer na ccs ou um mecanico bom e mais barato da conta do recado?

Abracos

Em oficina tudo demora mais do que deve amigo. Eu limpei o tanque do meu troller assim que comprei-o. Acordei 7 hrs de uma manhã de sábado e terminei 13 hr da tarde. Se não fosse pela espera de demorar secar o tanque, teria acabado rapidinho.

Numa oficina séria, que não tenha enrolação, nem deixem seu carro em espera, o cabra começa o serviço às 7 - 8 hr, para pra almoçar 12hr e te entrega tudo pronto no final do dia, às 17 - 18 hr. Ou seja, nem 1 dia sem carro.

NGDaniel
25/08/2012, 08:08

Abracos

QQ mecanico com Telecurso 2000 faz o serviço... demora 2 horas e eu já fiz por 250 na ccs Ford.

Jera
25/08/2012, 14:34
Eu parei 3x pq a peneira da bomba entupiu....aos 30-60 e 90milkm.....na ultima vez os mecânicos da ford tiraram a peneira! Tinha uma caixa de ferramenta cheia de peneira de outras rangers! Depois que retirei nunca mais tive problemas!
Demora ao todo umas 2hrs no maximo!

gmilani
26/08/2012, 14:41

Abracos
amigo nao tenha medo, tira a tela e manda longe!!!

em uma oficina deve levar coisa de 2 horas de serviço, se muito!!! com elevador fica bem mais facil!!
o unico problema é UM parafuso, do suporte da proteção do tanque, vc vai lembrar da mae do engenheiro que projetou o mardito!!!

SOltando o carda, junto com o diferencial (4 parafusos), fica bem mais facil (ou menos dificil) de colocar o parafuso, fora isso nao tem nada de misterio, qq mecanico faz, nao precisa ser especialista em nada, nem em diesel.

LuizBHZ
27/08/2012, 10:30
Valeu pelas dicas pessoal.

Ainda bem que eh tranquilo o procedimento.

Agora, vs que tem experinecia com Ranger,depois do 60 mil km, comeca a ter muita chateação, ou so manutencao normal mesmo?A preventiva. Porque eu sou do tipo que nao esquento muito cabeca nao. Encheu o saco, mando arrumar, mas tb nao quero mais, passo no cobre a viatura e pego uma nova. So que com esse diesel s50 que nao acho toda hora, e a maldita ford que nao solta a ranger nova, eh melhor esperar mais um pouco. Queria ver se rodo ate uns 80milkm sem maiores dores de cabeca.

Obrigado;

Abracos

Cachoeira
27/08/2012, 14:45
Eu acho que era conversa que te passaram quando não sabiam mais o que fazer...

Acredito que possa acontecer isso que você está falando.
Já olhei uma ranger 2011/2012 e a mesma continua tendo sensor de embreagem. Recentemente dirigi outra ranger (idade próxima da minha) e noto que realmente tem uma diferença do meu veículo. (Na minha se acelero de 1ª e tiro o pé ela dá um tranco bem mais significativa que outras, cujas velocidades caem de forma "amortecida"...bem diferente).
Bem, já disse que troquei o sensor de embreagem e não adiantou. Já me deram a dica da estria do cardam e ainda, numa oportunidade vou testar. Alguém tem alguma outra opinião? Será chicote do sensor de embreagem com algum problema?
Vocês também tem isso nas suas rangers?

Sds.

gmilani
27/08/2012, 20:23
Valeu pelas dicas pessoal.

Ainda bem que eh tranquilo o procedimento.

Agora, vs que tem experinecia com Ranger,depois do 60 mil km, comeca a ter muita chateação, ou so manutencao normal mesmo?A preventiva. Porque eu sou do tipo que nao esquento muito cabeca nao. Encheu o saco, mando arrumar, mas tb nao quero mais, passo no cobre a viatura e pego uma nova. So que com esse diesel s50 que nao acho toda hora, e a maldita ford que nao solta a ranger nova, eh melhor esperar mais um pouco. Queria ver se rodo ate uns 80milkm sem maiores dores de cabeca.

Obrigado;

Abracos
a minha ja esta com 103 mil km, e só manutenção preventiva, coisa normal... o anormal foi só o motor de partida, que carcaceou, com uns 80 mil km....foi colocado um 0km (+- 800 latas, nao lembro), nao pretendo vende-la antes dos 200mil km, ou nem penso em troca-la, visto que anda bem, é economica, segura (abs+air bag), e o principal... bebe qq diesel!!! as 2013... só s50, que nao se encontra em qq lugar (ainda). Só trocarei por uma mais nova, depois que o s50 se popularizar, coisa que deve demorar ainda uns 2 anos!!!

dudu83
27/08/2012, 20:58
as minhas duas manutencao so depois dos 120.000 km...

Hamilton Alexandre
27/08/2012, 21:39
Oi Pessoal,
Estou precisando de orientação.
A luz do ABS está acesa desde ontem.
Troquei o rolamento da roda dir dianteira, vai fazer um mês.
A caminhonete esta com 62000 rodados.
Tem alguma coisa que possa ver antes de ir no mecânico...
O que vcs me orientam fazer.

Obrigado
Abs todos
Hamilton Alexandre

NGDaniel
28/08/2012, 05:50
as minhas duas manutencao so depois dos 120.000 km...

x2..

E depois dessa km, atentar para bomba d´agua..

Imperador!
28/08/2012, 08:06
Oi Pessoal,
Estou precisando de orientação.
A luz do ABS está acesa desde ontem.
Troquei o rolamento da roda dir dianteira, vai fazer um mês.
A caminhonete esta com 62000 rodados.
Tem alguma coisa que possa ver antes de ir no mecânico...
O que vcs me orientam fazer.

Obrigado
Abs todos
Hamilton Alexandre

Primeira coisa é fazer um teste do fusível do ABS pra ver se ele tá ok. Depois passar um scanner pra ver se indica o local do erro.
Boa sorte!

Hamilton Alexandre
28/08/2012, 11:35
Primeira coisa é fazer um teste do fusível do ABS pra ver se ele tá ok. Depois passar um scanner pra ver se indica o local do erro.
Boa sorte!

A primeira coisa que fiz foi o teste nos fusíveis.
Levei no meu mecânico e ele fez uma regulagem no freio traseiro (lona nova) que desregulou rapidamente.
Limpou os contatos do ABS e pronto , resolveu.

Obrigado
Abs
Hamilton Alexandre

LuizBHZ
29/08/2012, 14:48
a minha ja esta com 103 mil km, e só manutenção preventiva, coisa normal... o anormal foi só o motor de partida, que carcaceou, com uns 80 mil km....foi colocado um 0km (+- 800 latas, nao lembro), nao pretendo vende-la antes dos 200mil km, ou nem penso em troca-la, visto que anda bem, é economica, segura (abs+air bag), e o principal... bebe qq diesel!!! as 2013... só s50, que nao se encontra em qq lugar (ainda). Só trocarei por uma mais nova, depois que o s50 se popularizar, coisa que deve demorar ainda uns 2 anos!!!

Bom, entao da pra ficar mais um tempo com ela, acho o custo beneficio pelo conjunto que oferece, bem razoavel. Tava eh receoso de acontecer algumas manutencoes mais serias. O meu motor de arranque tb foi pro saco com 55mil km. Trocados na garantia. Senao iria custar R$1200,00 na ccs. Por isso que comecei a ficar preocupado, motor de arranque, bomba combustivel...e garantia ja foi...

Valeu mais uma vez

Abs

Renato shampoo
02/09/2012, 22:20

Vc vai me desculpar se estamos falando do mesmo barulho. Esse barulho aconteceu na minha e levei na concessionaria e o chefe de oficina que é meu amigo me disse que poderia ser duas coisas: ar no sistema de lubrificação da cx onde fica a corrente e o tensionador ou desgaste da corrente, tensionador e polias. e foi a segunda. gastei 3500,00 pra troccar tudo e acabou o barulho.

dudu83
03/09/2012, 01:35
Vc vai me desculpar se estamos falando do mesmo barulho. Esse barulho aconteceu na minha e levei na concessionaria e o chefe de oficina que é meu amigo me disse que poderia ser duas coisas: ar no sistema de lubrificação da cx onde fica a corrente e o tensionador ou desgaste da corrente, tensionador e polias. e foi a segunda. gastei 3500,00 pra troccar tudo e acabou o barulho.

ar no sistema??? o sistema nem e presurizado....

gmilani
03/09/2012, 15:38
eu acho que o amigo perdeu os 3500 latas.... meu ex troller 2008 fazia o mesmo barulho... e minha ranger 2010 faz tbm, de vez em quando, em situções especificas... tipo quente, e um pouco desnivelada pra direita, faz isto desde que peguei, com 12 mil km...

Me troller fazia tbm, especialmente em trilhas de inlinação forte, ou qdo ficava com o motor ligado um tempao, parado!!!

tem centenas de casos iguais, e isto nao causa NADA, é uma caracteristica dos NGD 3.0, gostem ou não!!! (não que eu ache que esta certo fazer este barulho esquisito, que realmente ASSUSTA os menos desavisados, mas é assim mesmo, e cedo ou tarde, vai fazer em qq NDG 3.0)
Eu sempre andei com o nivel do oleo um pouco acima do meio da vareta,e fazia esporadicamente o barulho, depois comecei a andar com o oleo no maximo... e o barulho SUMIU (maximo da vareta, se é coincidencia ou nao... só posso afirmar que faz uns 30 mil km que nao escuto mais o tec..tec..tec...tec.... Fica a dica, oleo sempre no MAXIMO permitido.
Nao uso B12 ou qq outro aditivo, só oleo Top turbo ou Mobil CI-4, estou tranquilo qto a isso..

Jera
06/09/2012, 19:43
fala galera, será q vcs poderia ajudar meu amigo??

ele trocou os pneus da ranger, alinhou e balanceou, mas agora ela está puxando mais para o lado direito.
se ele deixar o volante reto, a ranger vai reta, mas é só dar um toque no volante para a direita que ela vai de uma vez para a direita! para o lado esquerdo isso nao acontece!
oq pode ser???

vejam o relato dele:

Minha rager é uma xls 2010, diesel, cb, 4x4, 60000km rodados. Mudei os pneus que eram Pirelli 240/70 r16 pelos Adventuro 265/75 r16, fiz alinhamento e balanceamento ok... Viajo todos os dias em torno 60km... Notei que o carro estava puxando para o lado direito aí pensei que poderia ser o declive do asfalto (para direita), logo fiz o seguinte teste coloquei o carro na contra-mão percebi que ele puxa para o lado esquerdo como era de se esperar, MAS amigo a velocidade que o carro puxa para o lado direito é maior que para o lado esquerdo, ou seja tenho que segurar o volante com muito mais força do lado direito que do esquerdo da pista. Faço das minhas maõs uma balança entende ? Daí levei o carro de novo para o alinhamento o rapaz me falou que estava um pouco desalinhado e reparou o erro, mas se eu notasse algo de diferente voltasse lá na loja que poderia ser diferença nos pneus. Hoje rodei uns 500km, nos 250km de ida tudo bem volante equilibrado, nos 250km de volta notei que o carro estava puxando para o lado direito novamente. Amigo para voce ter uma idéia durante as ultrapassagens eu deixava o volante solto e o carro ficava em linha reta na contra-mão, se eu desse o mínimo toque para a direita no volante a ranger voltava sozinha para a pista correta ao ponto de descer o acostamento.

Imperador!
06/09/2012, 19:58
Jera, recebi uma MP desse colega forista.
Sugeri a ele que mandasse dar uma olhada nos terminais de direção, bem como na caixa de direção.
Meu pai tinha uma F1000 com esse mesmo sintoma e era problema na caixa de direção.

miguelcps
06/09/2012, 20:46
Jera, recebi uma MP desse colega forista.
Sugeri a ele que mandasse dar uma olhada nos terminais de direção, bem como na caixa de direção.
Meu pai tinha uma F1000 com esse mesmo sintoma e era problema na caixa de direção.

Vou dar uma dica tbem, rodo uma media de 6.000 Km/mes com um furgao Boxer, teve um problema exatamente igual
ao do relato acima, o problema foi resolvido após a correçao da cambagem, da uma olhada neste detalhe tbem.

fse
06/09/2012, 20:55
A minha Ranger estava parecida com a do colega ai. Fiz alinhamento e balanceamento mas um lado sempre puxava mais que o outro, achei que era o serviço mal feito. Quando levei pra revisão o cara disse que a caixa de direção estava com problema, e eu nem tinha falado nada a respeito pro cara. A caixa foi trocada em garantia, revisão de 40000km.

Jhonny César
09/09/2012, 10:38
Galera to com um probleminha.... Comecei a perceber que minha viatura ta abaixando óleo do motor... Ela ta com 130k... O nivel de fumaça esta normal... Estou usando oleo TDX 15W 40 nela... Será se eu usar um oleo um pouco mais grosso ele ajuda a parar de baixar oleo, ou vou ter que trocar os aneis???.. A parte de distribuição e nova... somente a parte de baixo e original... A viatura tem um otimo desempenho e funcionamento.. Somente o oleo esta abaixando... algo em torno de 2 litros a cada 4000 km... O motor NGD 3.0 da para trocar os aneis por baixo sem precisar descer o motor??? ..

Jhonny César
09/09/2012, 10:50
fala galera, será q vcs poderia ajudar meu amigo??

ele trocou os pneus da ranger, alinhou e balanceou, mas agora ela está puxando mais para o lado direito.
se ele deixar o volante reto, a ranger vai reta, mas é só dar um toque no volante para a direita que ela vai de uma vez para a direita! para o lado esquerdo isso nao acontece!
oq pode ser???

vejam o relato dele:

Minha rager é uma xls 2010, diesel, cb, 4x4, 60000km rodados. Mudei os pneus que eram Pirelli 240/70 r16 pelos Adventuro 265/75 r16, fiz alinhamento e balanceamento ok... Viajo todos os dias em torno 60km... Notei que o carro estava puxando para o lado direito aí pensei que poderia ser o declive do asfalto (para direita), logo fiz o seguinte teste coloquei o carro na contra-mão percebi que ele puxa para o lado esquerdo como era de se esperar, MAS amigo a velocidade que o carro puxa para o lado direito é maior que para o lado esquerdo, ou seja tenho que segurar o volante com muito mais força do lado direito que do esquerdo da pista. Faço das minhas maõs uma balança entende ? Daí levei o carro de novo para o alinhamento o rapaz me falou que estava um pouco desalinhado e reparou o erro, mas se eu notasse algo de diferente voltasse lá na loja que poderia ser diferença nos pneus. Hoje rodei uns 500km, nos 250km de ida tudo bem volante equilibrado, nos 250km de volta notei que o carro estava puxando para o lado direito novamente. Amigo para voce ter uma idéia durante as ultrapassagens eu deixava o volante solto e o carro ficava em linha reta na contra-mão, se eu desse o mínimo toque para a direita no volante a ranger voltava sozinha para a pista correta ao ponto de descer o acostamento.

Caixa de direção ...... A minha tava do mesmo jeito... Troquei os pneus originais por wanger 265, fiz alinhamento e balanceamento.. notei que nas retas ela puxava para a direita... Fiz o mesmo teste que vc fez na estrada... Dava a mesma coisa... Fui em umas 5 empresas de alinhamento... Fiz o rodizio do pneu, e nada... Levai no mec hidra. e ele retirou a caixa e trocou os reparos... Ficou uma teteia... Não puxa p nem um lado... Mas vai uma dica: Quando for mexer na Direção tome cuidado para que nem um fi di ra@ri.. mexa no volante quando retirar a caixa.. as rodas tem que estar alinhada reta e de preferencia trave o volante.. quando ele colocar a caixa de novo tem que colocar do jeito que tirou .. (Porque de Tudo isso????) O volante da ranger com abs possui um sistema de fita por traz do volante... ela da 6 voltas completas ... ela fica no meio , ou seja 3 voltas e encaixa.. se ela sair de posição quando vc estiver esterçando o volante ela vai se romper... Fica a dica... espero ter ajudado... abrcs

Imperador!
09/09/2012, 11:43
Galera to com um probleminha.... Comecei a perceber que minha viatura ta abaixando óleo do motor... Ela ta com 130k... O nivel de fumaça esta normal... Estou usando oleo TDX 15W 40 nela... Será se eu usar um oleo um pouco mais grosso ele ajuda a parar de baixar oleo, ou vou ter que trocar os aneis???.. A parte de distribuição e nova... somente a parte de baixo e original... A viatura tem um otimo desempenho e funcionamento.. Somente o oleo esta abaixando... algo em torno de 2 litros a cada 4000 km... O motor NGD 3.0 da para trocar os aneis por baixo sem precisar descer o motor??? ..

Será que não é a turbina do teu carro q tá consumindo o óleo? Tem uma válvula também (não estou lembrando o nome...) que se estiver entupida provoca consumo de óleo lubrificante...

Edit: lembrei: tem que olhar a PCV e a válvula anti-chamas (suspiro do motor)!

369375

Jhonny César
10/09/2012, 11:35
Será que não é a turbina do teu carro q tá consumindo o óleo? Tem uma válvula também (não estou lembrando o nome...) que se estiver entupida provoca consumo de óleo lubrificante...

Edit: lembrei: tem que olhar a PCV e a válvula anti-chamas (suspiro do motor)!

369375

Pois então..esta valvula de respiro não tem nada dentro... ela só e a carcaça... não consegui visualizar direito esse foder... tem como me passar o link para que eu possa visualizar melhor... a turbina esta um pouco melada nas laterais... POde ser tb... mas essa valvula tb interfere muito.. Este oleo 15w 40 que estou usando para uma quilometragem de 130 mil é o recomendado mesmo??

Imperador!
10/09/2012, 12:17
Dê uma olhada na minha pasta no Dropbox, lá tem todos os manuais q eu tenho desse motor...
https://www.dropbox.com/sh/fpbycv80e3jw3hs/Ua_-46cVIx

O Daniel já teve problema com isso aí que você tá relatando e trocou a válvula do suspiro!

NGDaniel
10/09/2012, 17:08
Dê uma olhada na minha pasta no Dropbox, lá tem todos os manuais q eu tenho desse motor...
https://www.dropbox.com/sh/fpbycv80e3jw3hs/Ua_-46cVIx
O Daniel já teve problema com isso aí que você tá relatando e trocou a válvula do suspiro!

Melhorou um pouco a fumaça, mas.... pra ser sincero essa peça me pareceu oca mesmo.. na época eu ia até abrir a velha para ver e acabei esquecendo..

Jhonny César
10/09/2012, 18:44
Melhorou um pouco a fumaça, mas.... pra ser sincero essa peça me pareceu oca mesmo.. na época eu ia até abrir a velha para ver e acabei esquecendo..

O pior que ela é oca mesmo... é bem diferente dos motores 2.8... o sistema de suspiro dela é oca... eu verifiquei uma peça nova na tampa de valvula e tb tava oca... agora não sei se é anel ou tubo de retorno do suspiro que pode estar entupido..

Imperador!
11/09/2012, 08:11
Hoje meu carro ligou em modo de segurança (não passava dos 2500 rpm). Desliguei e voltou ao normal.
Vou investigar o que aconteceu. Vou começar drenando o filtro de combustível.

Jhonny César
11/09/2012, 19:04
Hoje meu carro ligou em modo de segurança (não passava dos 2500 rpm). Desliguei e voltou ao normal.
Vou investigar o que aconteceu. Vou começar drenando o filtro de combustível.

Aconteceu algo parecido comigo uma vez... Não passava dos 3000 rpm... Eu já citei uma fez para um colega aqui do forum... No meu caso eu retirei o T-map e limpei aquela cabecinha dele com limpa contato... resolveu o problema... Era resido do oleo que vinha do respiro... Faz isso ai... Se eu não estou enganado é uma chave 7.. so tire do lugar e espirra limpa contato na cabeça do bicho.,.. deve resolver... abrcs

369948

Imperador!
11/09/2012, 19:47
Aconteceu algo parecido comigo uma vez... Não passava dos 3000 rpm... Eu já citei uma fez para um colega aqui do forum... No meu caso eu retirei o T-map e limpei aquela cabecinha dele com limpa contato... resolveu o problema... Era resido do oleo que vinha do respiro... Faz isso ai... Se eu não estou enganado é uma chave 7.. so tire do lugar e espirra limpa contato na cabeça do bicho.,.. deve resolver... abrcs

369948

Drenei o filtro de combustível... até agora, 100% de novo. Aliás, eu acho que foi mais um susto. A Bruta é muito confiável.
Se acontecer de novo, dou uma olhada no T-MAP.

paulosergio
11/09/2012, 20:21
Aconteceu comigo duas vezes, sem nada acender no painel, e só ligar de novo que volta ao normal. Ontem dia 11/09 levei o meu carro (troller) para a revisao em sp (sou de araras) e assim que peguei a estrada aconteceu denovo. Quando cheguei na oficina comentei o caso e o mecanico disse que ia fazer a revisao e depois ia tentar diagnosticar com o scanner. Enfim fez a revisao, trocou oleos e filtros e saiu para testar e nada, tentou submeter o carro a uma temperatura mais alta, mas segundo o scanner nao passou dos 88o.C, e o ponteiro do painel apontava isso tambem. No scanner tambem nao registrou nada, nem antes nem depois, entao peguei o carro e voltei para araras. Hoje tarde aconteceu de novo, foi so desligar e ligar novamente e pronto. Vou ver esse T-map.

Ronaldi
11/09/2012, 21:42
Pessoal,
O mesmo problema ocorreu minha Ranger 2007 Limited na ultima sexta feira(07/09). Estava no trecho Timoteo/MG a Juiz de Fora/MG e o motor foi perdendo força até apagar. Liguei novamente após o tempo necessário de ajuste do sistema de segurança e conseguia andar apenas em torno de 1 a 2 km e o problema voltava a ocorrer.As vezes andava um pouco mais, porém engasgando muito.
Tentei por várias vezes(em torno de 8 vezes) e, por fim tive que encostar em posto e guinchar para minha cidade(Timóteo). Na segunda feira(10/09), levei ao meu mecanico e verificamos que as 2 peneiras da bomba do tanque estavam sujas. A ultima limpeza foi a 20.000 km atrás. Utlizo diesel S-50 a pelo menos 10.000km. A minha picik-up esta com 115.000 km

miguelcps
11/09/2012, 22:04
Pessoal,
O mesmo problema ocorreu minha Ranger 2007 Limited na ultima sexta feira(07/09). Estava no trecho Timoteo/MG a Juiz de Fora/MG e o motor foi perdendo força até apagar. Liguei novamente após o tempo necessário de ajuste do sistema de segurança e conseguia andar apenas em torno de 1 a 2 km e o problema voltava a ocorrer.As vezes andava um pouco mais, porém engasgando muito.
Tentei por várias vezes(em torno de 8 vezes) e, por fim tive que encostar em posto e guinchar para minha cidade(Timóteo). Na segunda feira(10/09), levei ao meu mecanico e verificamos que as 2 peneiras da bomba do tanque estavam sujas. A ultima limpeza foi a 20.000 km atrás. Utlizo diesel S-50 a pelo menos 10.000km. A minha picik-up esta com 115.000 km

Tive por varias vezes este problema, sempre resolvia após a troca do filtro de combustivel, qto ao tanque já havia feito a limpeza do tanque e peneiras da bomba logo que apresentou pela 1a vez, qdo aconteceu por duas vezes na estrada tive que sangrar o filtro e ela voltou ao normal mas por pouco tempo, só resolvia mesmo após a troca do filtro e voltada sempre qdo estava na época de troca-lo.

Jhonny César
12/09/2012, 10:42
Aconteceu comigo duas vezes, sem nada acender no painel, e só ligar de novo que volta ao normal. Ontem dia 11/09 levei o meu carro (troller) para a revisao em sp (sou de araras) e assim que peguei a estrada aconteceu denovo. Quando cheguei na oficina comentei o caso e o mecanico disse que ia fazer a revisao e depois ia tentar diagnosticar com o scanner. Enfim fez a revisao, trocou oleos e filtros e saiu para testar e nada, tentou submeter o carro a uma temperatura mais alta, mas segundo o scanner nao passou dos 88o.C, e o ponteiro do painel apontava isso tambem. No scanner tambem nao registrou nada, nem antes nem depois, entao peguei o carro e voltei para araras. Hoje tarde aconteceu de novo, foi so desligar e ligar novamente e pronto. Vou ver esse T-map.

Limpe o T-map ... com o tempo acaba acumulando resido de oleo na cabeça do sensor... A minha tb tava assim... Fica amarrada... não desenvolve;.. quando desliga e liga de novo volta ao normal... Esse sensor e responsavel pela leitura da entrada de ar... se ele nao esta lendo direito da essa falha.. lembrando que pode passar o scanner 100 vezes e não vai acusar nada... Faça a limpeza.. Se resolver mande fazer uma limpeza no inter-cooler da sua viatura com thinner... Com o tempo acumula oleo que vem do suspiro e da turbina... ai ele começa a jogar na cabeça do bicho.. Use limpa contato... abrcs

paulosergio
16/09/2012, 12:13
Onde fica esse T-map, pois procurei e nao encontrei, sera que no troller fica no mesmo lugar que na ranger???

miguelcps
16/09/2012, 12:37
Drenei o filtro de combustível... até agora, 100% de novo. Aliás, eu acho que foi mais um susto. A Bruta é muito confiável.
Se acontecer de novo, dou uma olhada no T-MAP.

Fica bem proximo a vareta de oleo do motor, fixado 370557

http://clubevhc.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/594_ranger_01-300x225.jpg

paulosergio
18/09/2012, 15:11
Fica bem proximo a vareta de oleo do motor, fixado 370557

http://clubevhc.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/594_ranger_01-300x225.jpg

Valeu, encontrei e agora vou limpar.

F.Zanon
21/09/2012, 17:06
Amigos, sou novo aqui, e estou precisando de ajuda!!
O problema é o seguinte: Tenho uma Ranger 3.0 ano 07, que alguns dias apos trocar oleo lubrificante e os filtros inclusive diesel, ela andou cerca de 20Km e começou a apresentar falhamento em meia aceleração. Ate que apagou de vez, funcionou novamente e andou mais alguns metros apagou e não pegou mais. Foi rebocada para concessionaria Ford mais proxima, que ate agora não conseguiu achar o defeito ja testaram as bombas, pressão, chicote, modulo, sensores e nada... Ate que passaram o Scaner e acharam ERRO: P0266 Contribuição/Equilibrio do Cilindro 2. Esta concessionaria foi ate ai, pois disseram não ter equipamentos para maiores testes e pediram para que eu levasse para uma concessionaria deles maior em outa cidade... Fiz isto... E la depois de testarem tudo novamente me pediram autorização para desmontar e fazer orçamento da distribuição, questionei se este era o problema que fazia a Ranger não funcionar e fui informado que não tinham certeza mais que teria que ser feito um passo a passo para descobrir o problema. Resultado: Eles não sabem qual o problema e estão querendo trocar peças para ver se por acaso dão a solução... Alguem tem uma boa ideia??? Obrigado!!

Imperador!
21/09/2012, 18:23
Comece tirando o carro da ccs, pois está claro que lá eles não vão resolver o problema e ainda vão levar teus fígados como pagamento.

Procura uma oficina diesel conceituada por aí (procure referências, até mesmo entre os mecânicos da ccs) ou uma oficina credenciada MWM-International (veja no site).

Ja foi feita a troca do filtro de combustível? Pelo seu relato, o problema começou depois que você trocou ele. Se não for isso, acredito que o problema está pelo motor mesmo (não deve ser distribuição), mas é complicado ficar nesse acho-e-mexo...

freddymarino
22/09/2012, 01:34
Alguem no fórum teria uma boia do tanque da RANGER 3.0 ELETRONIC 2006/2006, tipo... alguem que trocou a bomba completa e na bomba defeituosa sobrou a boia em funcionamento? minah ranger nao esta marcando o nivel de combustivel. aliás... ela marca mais de meio tanque um pouco... encho o tanque e o ponteiro chega em cima certinho... ao esvaziar normalmente quando chega proximo do meio ele para.......

F.Zanon
22/09/2012, 08:10
Comece tirando o carro da ccs, pois está claro que lá eles não vão resolver o problema e ainda vão levar teus fígados como pagamento.

Procura uma oficina diesel conceituada por aí (procure referências, até mesmo entre os mecânicos da ccs) ou uma oficina credenciada MWM-International (veja no site).

Ja foi feita a troca do filtro de combustível? Pelo seu relato, o problema começou depois que você trocou ele. Se não for isso, acredito que o problema está pelo motor mesmo (não deve ser distribuição), mas é complicado ficar nesse acho-e-mexo...

É que vou fazer nesta segunda, o orçamento do kit de distribuição foi, acredite R$12.000,00 chega a ser ridiculo, e nem sabem se a Ranger vai funcionar. Quanto ao filtro foi a primeira coisa que olhei mas ta tudo Ok, o diesel chega e com a pressao necessaria aos bicos. Ja esta na ccs a mais de 15 dias e eles não conseguem resolver, a não ser ficar querendo trocar peças.... Aguardo mais ideias!!

Imperador!
22/09/2012, 08:35
É que vou fazer nesta segunda, o orçamento do kit de distribuição foi, acredite R$12.000,00 chega a ser ridiculo, e nem sabem se a Ranger vai funcionar. Quanto ao filtro foi a primeira coisa que olhei mas ta tudo Ok, o diesel chega e com a pressao necessaria aos bicos. Ja esta na ccs a mais de 15 dias e eles não conseguem resolver, a não ser ficar querendo trocar peças.... Aguardo mais ideias!!

Troque o filtro de combustível novamente, apesar de esse estar funcionando perfeitamente!
Só confirmando: já testaram a bomba de alta pressão e a bomba que fica dentro do tanque?

NGDaniel
22/09/2012, 10:43

Tá na maior pinta de ser uma coisa muito "complicada", como um sensor sujo, um mal contato ou algo assim..

F.Zanon
23/09/2012, 10:08
Troque o filtro de combustível novamente, apesar de esse estar funcionando perfeitamente!
Só confirmando: já testaram a bomba de alta pressão e a bomba que fica dentro do tanque?
Sim, o diesel esta chegando em quantidade e pressão adequados. Fico no aguardo!

Imperador!
23/09/2012, 10:27
Sim, o diesel esta chegando em quantidade e pressão adequados. Fico no aguardo!
Não foi isso q eu disse; eu disse troque o filtro independentemente disso!

MAURI ZARDIM
23/09/2012, 11:44
Tá na maior pinta de ser uma coisa muito "complicada", como um sensor sujo, um mal contato ou algo assim..

ola amigo, vc esta contente com a sua frontier? quero pegar uma camioneta mais nova mas os preços estão um absurdo. a frontier me parece ser uma boa camioneta e com preço mais acessível. o que vc me diz? abraço

F.Zanon
23/09/2012, 13:07

Sensores foram testados, na verdade toda parte eletrica ta OK, mas mesmo assim não pega!!

So deu erro: P0266, que segundo a 1ª ccs pode ser esse o problema, já na 2ª esse erro nem foi mencionado. Vale lembrar que ambas são da mesma rede de ccs.

F.Zanon
23/09/2012, 13:10
Não foi isso q eu disse; eu disse troque o filtro independentemente disso!

Vou tirar da ccs amanhã e tentar isso quem sabe... na ccs trocou de novo e nada... Vou tirar de la amanhã e levar a um autorizado international...

gmilani
23/09/2012, 14:50
Bao, minha ranger a um tempo atras, foi guinchada a ccs.... devido ao sensor de agua do filtro de oleo diesel.. ELA NAO PEGAVA NEM A PAU!!!!! ela dava partida (motor de arranque)mas nao pegava, resultado.. um simples sensor de agua!!
Motores eletronicos sao otimos, o problema é saber quem realmente sabe mexer neles!!! tem que ser mecanico de verdade, com experiencia em eletronica... só um bom mecanico (dos antigos), ou só um que entenda só de eletronica nao adianta!!, tem que ter conhecimento dos dois!!!
este motor é bem robusto e dificilmente dá grandes dores de cabeça, acho mais facil trocar de ccs, levar numa autorizada MWM, ou achar peças de desmanche legalizado, por 12mil.. vc acha um motor a base de troca!!! completo!!!, e nao é este o caso!!

F.Zanon
23/09/2012, 19:49
Bao, minha ranger a um tempo atras, foi guinchada a ccs.... devido ao sensor de agua do filtro de oleo diesel.. ELA NAO PEGAVA NEM A PAU!!!!! ela dava partida (motor de arranque)mas nao pegava, resultado.. um simples sensor de agua!!
Motores eletronicos sao otimos, o problema é saber quem realmente sabe mexer neles!!! tem que ser mecanico de verdade, com experiencia em eletronica... só um bom mecanico (dos antigos), ou só um que entenda só de eletronica nao adianta!!, tem que ter conhecimento dos dois!!!
este motor é bem robusto e dificilmente dá grandes dores de cabeça, acho mais facil trocar de ccs, levar numa autorizada MWM, ou achar peças de desmanche legalizado, por 12mil.. vc acha um motor a base de troca!!! completo!!!, e nao é este o caso!!

Amigo, cheguei a mencionar na ccs se devido a troca do filtro de diesel e por consequência ter mechido no sensor de agua ligado a ele, se poderia ocasionar o problema, disseram que nao. Mas como vc esta me dizendo isso, vou verificar este sensor, assim que tirar da ccs e levar para um autorizado internacional. A luz de aviso do painel da sua ficava ligada? Como achou o problema? Quanto ao valor do kit de distribuição de 12mil chega a ser ridículo, o valor honesto e de r$ 1.200,00 original, da ate pra pensar que a ccs errou na digitação do orçamento.... Mas nao foi isso, eles querem e roubar mesmo!!

NGDaniel
23/09/2012, 21:20
ola amigo, vc esta contente com a sua frontier? quero pegar uma camioneta mais nova mas os preços estão um absurdo. a frontier me parece ser uma boa camioneta e com preço mais acessível. o que vc me diz? abraço

Por enquanto, satisfeitíssimo..

papa
24/09/2012, 09:19
O marcador de combustivel já vi no mercado livre, no caso do F.Zanon que é de Jaguaquara aqui na Bahia, se puder levar para Salvador lá tem o Carlinhos da Qualicar (71)34317826, que te garanto resolve seu problema com honestidade.

gui ranger 00
24/09/2012, 12:54
Amigos, eu novamente...

Tenho uma Ranger 3.0, 2008, 4x4, e me deparando para debaixo do carro, verifiquei que está borra de óleo escorrida para o lado esquerdo do eixo...não pinga nada no chão, pois observo direto isto..

O que pode ser isto? Retentor? Qto custa, dessa vez, a brincadeira?

Alguém me ajuda?

Grato

F.Zanon
24/09/2012, 16:08
O marcador de combustivel já vi no mercado livre, no caso do F.Zanon que é de Jaguaquara aqui na Bahia, se puder levar para Salvador lá tem o Carlinhos da Qualicar (71)34317826, que te garanto resolve seu problema com honestidade.

Ok amigo, obrigado pela dica!!

gmilani
24/09/2012, 21:57
Amigo, cheguei a mencionar na ccs se devido a troca do filtro de diesel e por consequência ter mechido no sensor de agua ligado a ele, se poderia ocasionar o problema, disseram que nao. Mas como vc esta me dizendo isso, vou verificar este sensor, assim que tirar da ccs e levar para um autorizado internacional. A luz de aviso do painel da sua ficava ligada? Como achou o problema? Quanto ao valor do kit de distribuição de 12mil chega a ser ridículo, o valor honesto e de r$ 1.200,00 original, da ate pra pensar que a ccs errou na digitação do orçamento.... Mas nao foi isso, eles querem e roubar mesmo!!

A luz de agua no filtro de oleo, ficava acessa de vez em quando , tipo coisa de 10 seg, depois apagava... além de achar um problema com o mardito sensor, ainda queimou um fusivel , TESTE com paciencia todos os fusiveis possiveis, nao me lembro qual foi, mas com ele queimado a camionete nao pega, entao (pra min) foi um fusivel e o sensor de agua, que entrou em curto.. e ela nao pegava de jeito nenhum!!!
Antes de descobrir que era isso , o meca suspeitou do sensor de fase, que fica na cremalheira (se eu estiver errado me corrija, ja faz tempo isso), e desconfiou tbm do chicote eletrico..... depois chegamos a conclusao que foi so o sensor de agua e um fusivel.
Disse que se o sensor de fase der pau, tbm nao pega, a aparenta o mesmo sintoma.

Putz, nao tem nenhum amigo seu que tenha uma ranger pos 2005??? pede o sensor emprestado e testa na hora!!! ou de um troller serve tbm, ja que sao os mesmos!! e nao esquece dos fusiveis, pq eu ja tinha testados todos e nao achei nenhum, depois o meca testou e achou um , acho que de 10A (vermelho

boa sorte...

papa
25/09/2012, 08:52
Reralmente o colega tem razão já tive um problema parecido também por causa de um fusivel que queimou e o carro não pagava de jeito nenhum, trocava o fusivel e assim que desligava o fusivel queimava novamente troquei umas tres vezes e parrou de queimar é um fusivel bem claro quase branco de 10 Amp se não me engano na caixa de fusiveis ao lado da bateria

André...
25/09/2012, 21:20
Pessoal

To com problemas no ar condicionado da Ranger. Preciso de ajuda...

Na ultima semana, o ar parou de gelar, levei numa oficina de ar condicionado que meu mecânico indicou, e trocaram o selo do compressor. Resolveu o problema, mas dois dias depois estorou denovo, e chegou a melecar perto do compressor de óleo.

Voltei na oficina a disseram que teria que trocar o compressor. Me mostraram que os pistões estava com folga.

O que não entendi, foi que o mecânico disse que estorou por que tinha excesso de pressão, mas se tinha folga nos pistões a pressão não tinha que ser inferior a aceitável?

Cotei esse compressor nas concessionárias e custa a bagatela de R$ 4.300,00. Achei em outras lojas na internet a preços que variam de R$ 720,00 a R$ 1200,00.

Estou perdido no que fazer...alguem me ajuda?

PS: Acho que se for montar uma ranger comprando as peças na concessionária, é fácil gastar meio milhao de reais....

abraço

NGDaniel
25/09/2012, 21:30
Pessoal

To com problemas no ar condicionado da Ranger. Preciso de ajuda...

Na ultima semana, o ar parou de gelar, levei numa oficina de ar condicionado que meu mecânico indicou, e trocaram o selo do compressor. Resolveu o problema, mas dois dias depois estorou denovo, e chegou a melecar perto do compressor de óleo.

Voltei na oficina a disseram que teria que trocar o compressor. Me mostraram que os pistões estava com folga.

O que não entendi, foi que o mecânico disse que estorou por que tinha excesso de pressão, mas se tinha folga nos pistões a pressão não tinha que ser inferior a aceitável?

Cotei esse compressor nas concessionárias e custa a bagatela de R$ 4.300,00. Achei em outras lojas na internet a preços que variam de R$ 720,00 a R$ 1200,00.

Estou perdido no que fazer...alguem me ajuda?

PS: Acho que se for montar uma ranger comprando as peças na concessionária, é fácil gastar meio milhao de reais....

abraço

1. lugar - Fuja da CCS.. além de caríssimo, não são especialistas no assunto, provavelmente vao mandar numa loja de ar condicionado qualquer e botar lucro em cima..
2. Procure uma empresa especialista em Ar..

freddymarino
26/09/2012, 00:13
Alguem no fórum teria uma boia do tanque da RANGER 3.0 ELETRONIC 2006/2006, tipo... alguem que trocou a bomba completa e na bomba defeituosa sobrou a boia em funcionamento? minah ranger nao esta marcando o nivel de combustivel. aliás... ela marca mais de meio tanque um pouco... encho o tanque e o ponteiro chega em cima certinho... ao esvaziar normalmente quando chega proximo do meio ele para.......

tomei coragem neste domingo e tirei o tanque da minha máquina para fazer a limpeza do tanque (conforme aprendi aqui no fórum) e dando uma olhadinha na boia (tava com problemas, não marcava abaixo de meio tanque) e percebi que tava meio torto o sensor do nível mexi e encaixei no lugar certo... PIMBA!!!!!!!!!!! funcionando beleza...

o que seria da gente sem esse FÓRUM MARAVILHOSO....

abraços galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ps.: o que parece complicado pode ser fácil, desde que tomemos coragem.......

F.Zanon
27/09/2012, 08:45
A luz de agua no filtro de oleo, ficava acessa de vez em quando , tipo coisa de 10 seg, depois apagava... além de achar um problema com o mardito sensor, ainda queimou um fusivel , TESTE com paciencia todos os fusiveis possiveis, nao me lembro qual foi, mas com ele queimado a camionete nao pega, entao (pra min) foi um fusivel e o sensor de agua, que entrou em curto.. e ela nao pegava de jeito nenhum!!!
Antes de descobrir que era isso , o meca suspeitou do sensor de fase, que fica na cremalheira (se eu estiver errado me corrija, ja faz tempo isso), e desconfiou tbm do chicote eletrico..... depois chegamos a conclusao que foi so o sensor de agua e um fusivel.
Disse que se o sensor de fase der pau, tbm nao pega, a aparenta o mesmo sintoma.

Putz, nao tem nenhum amigo seu que tenha uma ranger pos 2005??? pede o sensor emprestado e testa na hora!!! ou de um troller serve tbm, ja que sao os mesmos!! e nao esquece dos fusiveis, pq eu ja tinha testados todos e nao achei nenhum, depois o meca testou e achou um , acho que de 10A (vermelho

boa sorte...

OK!! Valeu pela dica, vou verificar e depois aviso o resultado!!

papa
27/09/2012, 08:56
Hoje a minha Ranger esta com o pedal do freio pesado , passa um tempo ele na primeira pisada esta normal mas ja fica pesado e percebo a freada menos segura, alguem já teve este sintoma e saberia dizer o que pode ser.

Thiago Pereira
27/09/2012, 09:22
Hoje a minha Ranger esta com o pedal do freio pesado , passa um tempo ele na primeira pisada esta normal mas ja fica pesado e percebo a freada menos segura, alguem já teve este sintoma e saberia dizer o que pode ser.

Esta com os sintomas de bomba de vácuo com problemas, gerando pouco vácuo.

Imperador!
27/09/2012, 10:44
Meu carro novamente acordou em modo de segurança novamente.
Acho que é esse filtro de combustível que não tá muito legal porque acendeu a luz de água no filtro, já que tenho abastecido nos mesmos postos, exceto numa viagem que fiz quando abasteci com S500. Vou drenar logo mais...

A bomba de combustível dentro do tanque continua com o mesmo funcionamento, não alterou o barulho...

Em tempo: espero a chegada do meu scanner que comprei no Dealextreme para verificar se não existe um erro na ECU que possa estar relacionado com isso...

gmilani
27/09/2012, 11:28
Meu carro novamente acordou em modo de segurança novamente.
Acho que é esse filtro de combustível que não tá muito legal porque acendeu a luz de água no filtro, já que tenho abastecido nos mesmos postos, exceto numa viagem que fiz quando abasteci com S500. Vou drenar logo mais...

A bomba de combustível dentro do tanque continua com o mesmo funcionamento, não alterou o barulho...

Em tempo: espero a chegada do meu scanner que comprei no Dealextreme para verificar se não existe um erro na ECU que possa estar relacionado com isso...

imperador, legal estes scanners, sera que funciona 100%??? ja tive muita vontade de comprar, mas sempre relutei....
será que os erros sao padrão.. quero dizer como vamos saber o erro que o scaner encontrar (sei la err004) vai ser em qual sensor do motor?? tem uma tabela/referencia da ford??

abraço

Imperador!
27/09/2012, 11:36
imperador, legal estes scanners, sera que funciona 100%??? ja tive muita vontade de comprar, mas sempre relutei....
será que os erros sao padrão.. quero dizer como vamos saber o erro que o scaner encontrar (sei la err004) vai ser em qual sensor do motor?? tem uma tabela/referencia da ford??

abraço

Existe um padrão OBDII internacional que todas as montadoras são obrigadas a seguir. Esse é o mínimo.
Algumas montadoras como a BMW aplicam um protocolo próprio em cima do OBDII para alguns itens mais diferenciados dos seus veículos.
Não existe muito segredo nessa questão de escolher scanner... qualquer um com padrão OBDII + CAN deverá funcionar pelo menos pra mostrar os erros básicos em qualquer veículo. No caso da Ranger, deverá mostrar todos os erros, pois não tem padrão proprietário nela.

À título de curiosidade, comprei esse daqui: ELM327 Bluetooth OBD-II Wireless Transceiver Dongle - Worldwide Free Shipping - DX (http://dx.com/p/elm327-bluetooth-obd-ii-wireless-transceiver-dongle-16921?item=4)
Dá pra instalar no computador por Bluetooth e por celular pelo app Torque (pra carros à diesel tem que na versão paga que custa de R$ 9)

freddymarino
28/09/2012, 00:49
Existe um padrão OBDII internacional que todas as montadoras são obrigadas a seguir. Esse é o mínimo.
Algumas montadoras como a BMW aplicam um protocolo próprio em cima do OBDII para alguns itens mais diferenciados dos seus veículos.
Não existe muito segredo nessa questão de escolher scanner... qualquer um com padrão OBDII + CAN deverá funcionar pelo menos pra mostrar os erros básicos em qualquer veículo. No caso da Ranger, deverá mostrar todos os erros, pois não tem padrão proprietário nela.

À título de curiosidade, comprei esse daqui: ELM327 Bluetooth OBD-II Wireless Transceiver Dongle - Worldwide Free Shipping - DX (http://dx.com/p/elm327-bluetooth-obd-ii-wireless-transceiver-dongle-16921?item=4)
Dá pra instalar no computador por Bluetooth e por celular pelo app Torque (pra carros à diesel tem que na versão paga que custa de R$ 9)

Boa noite Imperador!
Estou querendo comprar um desses pra mim, mas no Mercado Livre os vendedores não sabem se funciona na minha Ranger diesel e tal... são meio confusos quanto aos protocolos, o fato é que não consegui ate agora comprar um desses.

o que vc comprou vem em português tem software em português gostaria que me desse mais informações(o caminho doas pedras) para eu comprar um pra mim também...

aguardo e conto com sua ajuda!

abraço

Imperador!
28/09/2012, 08:37
Boa noite Imperador!
Estou querendo comprar um desses pra mim, mas no Mercado Livre os vendedores não sabem se funciona na minha Ranger diesel e tal... são meio confusos quanto aos protocolos, o fato é que não consegui ate agora comprar um desses.

o que vc comprou vem em português tem software em português gostaria que me desse mais informações(o caminho doas pedras) para eu comprar um pra mim também...

aguardo e conto com sua ajuda!

abraço

Por curiosidade, mande os links desses anúncios no Mercado Livre pra eu dar uma olhada.
O software desse programa é em inglês. Para conseguir em português (geralmente) se precisa de adquirir o scanner proprietário que é o mesmo usada nas concessionárias e oficinas maiores.

Entre funcionar com veículos a diesel e gasolina não deve ser problema, pois ambos os motores utilizam protocolos OBDII+CAN que são internacionais. Todos os scanners devem ler esses dados. Agora se o software não for compatível com veículos a diesel, aí o problema não é do scanner, mas do programa.

Por isso eu falei que você tem que usar o programa Torque (loja do Android) na versão paga, porque somente ele é compatível com veículos a diesel.

No mais, se você preferir e tiver com muitas dúvidas, sugiro aguardar a chegada do meu scanner e faço uma apresentação geral e uma explicação quanto ao uso.

Jhonny César
28/09/2012, 10:03
Galera, aconteceu algo que foi tipo "Bruxaria" essa semana... Minha viatura estava abaixando um pouco de óleo lubrif. Fui em um mecânico conhecido e ele falou que era anéis .. Fui no meu mec de confiança e depois de alguns testes foi constatado anel... Pois bem, minha ranger esta com 130 mil km ... Sofreu 3 aquecimentos (Relatados aqui no fórum ... Na ultima mandei da uma geral... Selos, cabeçote novo. comando novo, caixa de distribuição, reservatório de água novo, correia pol v, bomba d agua , suspensão, corrente de comando... Tudo original... Pois bem, no ultimo aquecimento provavelmente dilatou um dos aneis... estava utilizando óleo 15w 40... Meu mec de confiança sugeriu que troca-se o óleo para um mais grosso... o Castrol vicon... Ele é tipo 25w60.. Disse que na maioria dos casos resolve o problema e abaixaria bem menos óleo . Pois bem , no mesmo dia fui ate uma revenda e comprei o oleo lub e o filtro lub tb... começamos a efetuar a troca... Foi necessário retirar o filtro de diesel para trocar o filtro lub... Quando estava tudo pronto e trocado o Funcionário do posto de troca retirou o diesel que estava no filtro.. Pois bem.. não vi que ele tinha feito isso... Girei a chave uma vez, depois a segunda e dei a partida... A viatura funcionou mais com um barulho estranho... Fiquei grilado e perguntei a ele que tinha feito... Quando ele me falou quase tive um treco...Sabia que tinha entrado ar no sistema... Andei uns 500 metro ate chegar na minha loja.. desliguei a viatura... quando tentei ligar de novo ja era, não funcionou mesmo... tentei tirar o ar.. sem sucesso... A chamei um mec conhecido aqui da rua,... eles tb tentaram mais sem sucesso.. Eles estavam grilado assim como eu com o barulho que ela estava fazendo na parte da frente do motor... Não é aquele barulho de bico batendo por falta de diesel... um barulho mais forte... Usamos desengripante e ela funcionou com esse barulho... e depois de um tempo funcionando ela estancou o motor de vez... Resolvi chamar um guincho e levei ao meu mec de confiança... Passaram o Scanner tentaram retirar o ar, fizeram ela funcionar e perceberam o barulho.. Resolveram abrir a caixa de distribuição... RESULTADO: Esticador da corrente partido em 3.... Já vi esticador desgastar precocemente, mais rachar em 3 pedaços e a primeira vez... ate meu mec ficou impressionado e olha que esse mec mexe com todo tipo de carro a diesel... ele é um dos melhore aqui em manaus... ele nunca tinha visto isso.. Sugeri a ele que verifica-se os atuadores hidráulicos mais todos estavam beleza... Eu comprei essas peças tem 3 meses... todas originais... Sera que veio com defeito de fabricação;... O sera que quebrou devido ter forçado para dar partida (não foi dado tranco).. ???

gmilani
28/09/2012, 15:52
BAOOO, meu pitaco é que vc jamais deveria colocar um oleo TAO GROSSO 25w60, ele deve ser bem ruim de fluir pelos dutos de lubrificação, alem de aumentar a pressao da bomba de oleo!!! Vc deveria ter trocado os aneis (se é que eles estavam com problemas mesmo, vc abriu o motor pra ter certeza???)
Se o trocador de filtro tirou o oleo diesel do filtro e nao encheu de novo, isto nao da nada, pois o sistema CR, tira o ar automaticamente (pelo menos, na minha opiniao nao era pra dar nada!!)
Cuidado com seu mecanico de confiança.... ele deve estar acostumado com motor diesel de caminhao, com BI, estes aguentam bastante desaforo, e andam com qq coisa.. Seu motor é moderno, eletronico, mais sensivel, nao aguenta grandes desaforos!!!

As peças que vc comprou nao tem garantia??

Boa sorte cumpanheiro!!!

Hamilton Alexandre
29/09/2012, 15:09
Oi Pessoal,

Agora to precisando de uma ajuda e peso desta vez...
Minha Ranger apagou geral, parei no portao do meu predio e de repente apagou geral !!
Virei a chave , sem sinal nenhum, totalmente apagada.
Ja aconteceu isso alguma vez por aqui.
Podem me dar uma ajuda.
Medi a bateria com multimetro e ta dando um pouco acima de 12 volts, quer dizer que ta com carga.

Obrigado por qualquer ajuda
Abs a tdos

GiovanniP
29/09/2012, 15:40
Oi Pessoal,

Minha Ranger apagou geral, parei no portao do meu predio e de repente apagou geral !!
Podem me dar uma ajuda.
Medi a bateria com multimetro e ta dando um pouco acima de 12 volts, quer dizer que ta com carga.

Abs a tdos

Ja aconteceu comigo sim, nao dava sinal de nada, abordei jm umo na estrada , fiz uma chueta,ela pegou. Levei na concessionaria e o polo que estava um pouco frouxo. Testaram a bateria, o alternador e tudo estava ok. Apertamos e ate hoje nao deu mais nada.
Abraco

fse
29/09/2012, 15:52
A minha ja aconteceu isso tambem, e era a bateria. A minha que foi trocada a ccs teve a cara de pau de recarregar e 5 dias depois o carro parou novamente. Só assim pra trocarem por uma nova.

Hamilton Alexandre
29/09/2012, 16:25
A minha ja aconteceu isso tambem, e era a bateria. A minha que foi trocada a ccs teve a cara de pau de recarregar e 5 dias depois o carro parou novamente. Só assim pra trocarem por uma nova.

Medi com o multimetro, a bateria esta dando 12,4 volts. Vi os fuziveis da bomba de combustivel estao ok.
Limpei os polos da bateria e reapertei e nada....

Jorgao
29/09/2012, 17:04
Medi com o multimetro, a bateria esta dando 12,4 volts. Vi os fuziveis da bomba de combustivel estao ok.
Limpei os polos da bateria e reapertei e nada....

O que você quer dizer com "apagou geral"? Não acende as luzes do painel ao girar a chave? A bomba de baixa está funcionando ao girar a chave? Se sim, verifique a pressão, verifique filtro combustível/ar. Teste com outra bateria, independente da atual estar boa. Verifique se os cabos da bateria estão todos em bom estado também. Detalha mais que o pessoal aqui do fórum te ajuda!

F.Zanon
29/09/2012, 17:15
Oi Pessoal,

Podem me dar uma ajuda.

Abs a tdos

Já tive este problema, e era somente um cabo folgado que nao passava corrente. Mas verique se a luz de codificação fica piscando rápido, caso sim pode ser aí o problema. Abraço.

Hamilton Alexandre
29/09/2012, 18:54
O que você quer dizer com "apagou geral"? Não acende as luzes do painel ao girar a chave? A bomba de baixa está funcionando ao girar a chave? Se sim, verifique a pressão, verifique filtro combustível/ar. Teste com outra bateria, independente da atual estar boa. Verifique se os cabos da bateria estão todos em bom estado também. Detalha mais que o pessoal aqui do fórum te ajuda!

Não acende o painel ao girar a chave, com isso a bomba de baixa nao é acionada. o cara da bateria testou e disse que ta boa. Mas nao testei com outra nova. deveria testar com uma nova ?

miguelcps
29/09/2012, 19:03
Não acende o painel ao girar a chave, com isso a bomba de baixa nao é acionada. o cara da bateria testou e disse que ta boa. Mas nao testei com outra nova. deveria testar com uma nova ?

Nao seria algum problema no miolo do contato da Chave? ou tem algum fusivel que gerencia esta parte e estaria queimado?, um eletricista em 5 minutos te daria uma posiçao? o problema é o horario e ainda fim de semana.

Jhonny César
29/09/2012, 19:06
BAOOO, meu pitaco é que vc jamais deveria colocar um oleo TAO GROSSO 25w60, ele deve ser bem ruim de fluir pelos dutos de lubrificação, alem de aumentar a pressao da bomba de oleo!!! Vc deveria ter trocado os aneis (se é que eles estavam com problemas mesmo, vc abriu o motor pra ter certeza???)
Se o trocador de filtro tirou o oleo diesel do filtro e nao encheu de novo, isto nao da nada, pois o sistema CR, tira o ar automaticamente (pelo menos, na minha opiniao nao era pra dar nada!!)
Cuidado com seu mecanico de confiança.... ele deve estar acostumado com motor diesel de caminhao, com BI, estes aguentam bastante desaforo, e andam com qq coisa.. Seu motor é moderno, eletronico, mais sensivel, nao aguenta grandes desaforos!!!

As peças que vc comprou nao tem garantia??

Boa sorte cumpanheiro!!!

Pois e... ja coloquei o 15w40 de novo.. O barulho parou , mas devido o esticador ter quebrado provavelmente entortou alguma das engrenagem ou a própria corrente de comando... Ta com aquele barulho comum de ranger quando fica parada com motor ligado... Quando dou uma esticada com ela para um pouco o barulho.. Testamos o atuador hidraulico mas ele esta bom... Vamos ter que abrir de novo para verificar a corrente ou a engrenagem... A peça tem 3 meses de garantia... mas ja ta com quase 4 que troquei... nao vou me stressar com isso não... No mais ela esta andando, com potencia e tudo... Na segunda encosto ela de novo ai abriremos a tampa da cx de distribuição e analisaremos com calma.. Em relação a baixar oleo vou deixar quieto.. vou completando... Mas p frente troco os aneis... Ela nao ta fumaçando e nem perdeu força... valeu.. abrcs

Hamilton Alexandre
29/09/2012, 19:19
Nao seria algum problema no miolo do contato da Chave? ou tem algum fusivel que gerencia esta parte e estaria queimado?, um eletricista em 5 minutos te daria uma posiçao? o problema é o horario e ainda fim de semana.

Chequei todos os fusiveis relacionados com ignição e bomba de combustivel, olhei os fusiveis do modulo tambem, todos OK.

Daniel.Shimomoto
30/09/2012, 21:14
Galera, aconteceu algo que foi tipo "Bruxaria" essa semana... Minha viatura estava abaixando um pouco de óleo lubrif. Fui em um mecânico conhecido e ele falou que era anéis .. Fui no meu mec de confiança e depois de alguns testes foi constatado anel... Pois bem, minha ranger esta com 130 mil km ... Sofreu 3 aquecimentos (Relatados aqui no fórum ... Na ultima mandei da uma geral... Selos, cabeçote novo. comando novo, caixa de distribuição, reservatório de água novo, correia pol v, bomba d agua , suspensão, corrente de comando... Tudo original... Pois bem, no ultimo aquecimento provavelmente dilatou um dos aneis... estava utilizando óleo 15w 40... Meu mec de confiança sugeriu que troca-se o óleo para um mais grosso... o Castrol vicon... Ele é tipo 25w60.. Disse que na maioria dos casos resolve o problema e abaixaria bem menos óleo . (...)

Jhonny Cesar e Galera

Sobre lubrificantes, eu já estudei um bocado e tenho uma certa experiencia neste assunto e isto me credencia a comentar um pouco deste assunto:

Tomem CUIDADO REDOBRADO com lubrificantes de alta quilometragem. Geralmente eles são mais viscosos e mais caros também e existe uma empurroterapia em postos que chega ao extremo em afirmar que motores com mais de 100 mil tem que usar estes produtos.

Esses lubrificantes de alta quilometragem são na verdade paliativos para motores em final de carreira mesmo. E quando falo isso me refiro a motores que estão em ponto de se efetuar retifica mas que o dono por "n" razões vai psotergando. E mesmo assim não resolvem muita coisa. Apenas melhoram um pouco a bateção de mancal e diminuem um pouco a queima de óleo.

Então, desencana dessa historia de Lubrificante de alta quilometragem que isso é mais marketing do que funciona mesmo. Experiencia propria

Abs!!!

papa
01/10/2012, 08:02
Hamilton, teste com outra bateria caso não acenda nada no painelmuito provalmente é a chave, no meu caso o problema do freio foi a mangueira da bomba de vácuo que foi dobrada em uma manutenção do sistema de refrigeração, mas ja ta legal.

Hamilton Alexandre
01/10/2012, 08:15
Hamilton, teste com outra bateria caso não acenda nada no painelmuito provalmente é a chave, no meu caso o problema do freio foi a mangueira da bomba de vácuo que foi dobrada em uma manutenção do sistema de refrigeração, mas ja ta legal.

Comprei uma bateria nova e nada.
De qualquer forma ja ta indo indo no guincho pro mecanico.
Valeu. Depois digo o que foi aqui no forum

Abs
Hamilton Alexandre

Hamilton Alexandre
01/10/2012, 14:52
Oi Pessoal,
Pois é.. Um defeito inusitado !!!
Tenho mania de entrar do jeito que venho, no vão de entrada de carros do prédio onde moro (minha esposa fica por conta !!!)
Só que desta vez entrei de terceira marcha e quando ia matar o motor no reflexo levei o pé na embreagem, só que antes disso,
errei a mesma e dei um chute nos conectores que ficam ali em baixo perto das mesmas, vindo apagar o carro.
Tenho que aprender andar devagar com esta máquina.
Pelo menos a bateria esta zero bala, a outra devia ja ter uns 4 anos de uso e com certeza ia me deixar na mão, apesar de não ter acusado defeito.
Obrigado
Abs
Hamilton Alexandre

gmilani
01/10/2012, 16:06
Oi Pessoal,
Pois é.. Um defeito inusitado !!!
Tenho mania de entrar do jeito que venho, no vão de entrada de carros do prédio onde moro (minha esposa fica por conta !!!)
Só que desta vez entrei de terceira marcha e quando ia matar o motor no reflexo levei o pé na embreagem, só que antes disso,
errei a mesma e dei um chute nos conectores que ficam ali em baixo perto das mesmas, vindo apagar o carro.
Tenho que aprender andar devagar com esta máquina.
Pelo menos a bateria esta zero bala, a outra devia ja ter uns 4 anos de uso e com certeza ia me deixar na mão, apesar de não ter acusado defeito.
Obrigado
Abs
Hamilton Alexandre
KKKKKKKKKKK

Menos pior de ruim!!!!!

Ve se chuta menos os conectores!!!

freddymarino
01/10/2012, 16:48
Por curiosidade, mande os links desses anúncios no Mercado Livre pra eu dar uma olhada.
O software desse programa é em inglês. Para conseguir em português (geralmente) se precisa de adquirir o scanner proprietário que é o mesmo usada nas concessionárias e oficinas maiores.

Entre funcionar com veículos a diesel e gasolina não deve ser problema, pois ambos os motores utilizam protocolos OBDII+CAN que são internacionais. Todos os scanners devem ler esses dados. Agora se o software não for compatível com veículos a diesel, aí o problema não é do scanner, mas do programa.

Por isso eu falei que você tem que usar o programa Torque (loja do Android) na versão paga, porque somente ele é compatível com veículos a diesel.

No mais, se você preferir e tiver com muitas dúvidas, sugiro aguardar a chegada do meu scanner e faço uma apresentação geral e uma explicação quanto ao uso.

Obrigado pela pronta resposta!

vou aguardar mais informações apos a chegada do seu, ok?

grande abraço

Imperador!
05/10/2012, 16:05
Obrigado pela pronta resposta!

vou aguardar mais informações apos a chegada do seu, ok?

grande abraço

Ótimo! Quando chegar, aviso...

Atualizando acerca do meu problema do motor entrando em modo de segurança, hoje decidi entrar com a mão na massa. Limpei o sensor T-MAP (que nem estava sujo e provavelmente não era problema) e removi o filtro de combustível para uma drenagem completa.

Tiro e queda, tinha mais água no filtro que diesel. Ainda assim o sensor de presença de água não acendeu. É o que dá viajar e abastecer em poço de beira de estrada. Agora espero que fique tudo normal de novo!

PS: tirar aquele T-MAP pra quem tem as mãos grandes (no caso, gordas kkk) como eu, é praticamente uma missão de fé.

Imperador!
09/10/2012, 08:36
Pessoal, atualizando aqui: provavelmente estou com um problema no sensor T-MAP, que vou ter que limpar pela 2ª vez em duas semanas.

Agora uma dica boa para quem estiver suspeitando de sensor T-MAP é que ele também é o responsável pela indicação da altitude no computador de bordo. Quando o sensor está sujo (levando em consideração que a altitude estava configurada corretamente), a altitude indicada no CB baixa. Quando o sensor está limpo, a altitude no CB fica alta.

No meu caso: altitude normal (GPS) 90m
Sensor limpo: 130m
Sensor sujo: 60m

Mais tarde vou cuidar disso!

Alguém tem ideia de como ver se a admissão tá carbonizada sem precisar desmontá-la?

Jcesar
09/10/2012, 10:00
Pessoal, tenho uma Ranger 08/08 3.0 ELETRONIC 4x4, e ela está com um "Estalo" no diferencial trazeiro, geralmente isso acontesse quande estou em um cruzamento, engato 1ª e e piso pra sair em mais velocidade, daí quando estou saindo escuto o "tack", e esse barulhinho está me preocupando.

Alguém tem ideia do que pode ser? será que é grave?

Abraço.

dojao campeao
09/10/2012, 10:10
Pode ser simplesmente as cruzetas da transmissão! Vamos torcer que seja só isso.

papa
09/10/2012, 10:29
Este barulho tenho já a muito tempo sergundo outros tópicos se trata de umas arruelas de fibra, não sei exatamente onde ficam se no centro do carter ou nas rodas, mas é normal , até onde é normal gostaria de saber.

Jcesar
09/10/2012, 10:32
Muito Obrigado, vou ver se consego levar ainda hoje no mecânico, mantenho vocês informados!

Abraços.

Jcesar
09/10/2012, 10:59
Mas isso não tem perigo de ser folga no diverencial ou algum dente da coroa quebrada, né? (esse é meu maior medo!)

Jhonny César
09/10/2012, 12:02

Atualizando acerca do meu problema do motor entrando em modo de segurança, hoje decidi entrar com a mão na massa. Limpei o sensor T-MAP (que nem estava sujo e provavelmente não era problema) e removi o filtro de combustível para uma drenagem completa.

Tiro e queda, tinha mais água no filtro que diesel. Ainda assim o sensor de presença de água não acendeu. É o que dá viajar e abastecer em poço de beira de estrada. Agora espero que fique tudo normal de novo!

PS: tirar aquele T-MAP pra quem tem as mãos grandes (no caso, gordas kkk) como eu, é praticamente uma missão de fé.

É imperador, estamos no mesmo barco... A minha viatura depois de tanto tempo sem dar problemas começou agora a dar dor de cabeça... O tensionador da corrente havia quebrado... Substituído por outro comecei a rodar e depois de uns 2 dias as duas corrente de comando quebraram... Foi substituída e depois de uns 4 dias do nada começou a vazar compressão do primeiro bico... Isso no domingo, estava vazando muito, ai decidimos retirar para trocar a bendita arruela de cobre.. Pensa em um bico que levamos 2 hs para tirar,,, Já estava desistindo... Tivemos uma unica alternativa, conseguimos tirar mais o bico ficou descalibrado.. Na segunda feira retiramos o bico e levamos para fazer a calibração.. Apos feito, colocamos novamente no carro, so que agora ele ta tipo em modo de segurança... não passa dos 3.000 rpm.. Limpei o sensor T-map, não resolveu, troquei o sensor por outro que tinha guardo e nada... Verificamos os chicotes... tudo ok..Tem hora que ele reage e passa dos 3.000 rpm, mas depois fica ratiando... . Ontem retirei o tanque e fizemos limpeza na bomba... Como estou usando S-50 verificamos q a bomba estava limpa.. tudo ok..Pressão ok.. Substitui o filtro de diesel (Como vc fez) sem sucesso... Já estou sem alternativas... Levei ela hj de manha na oficina... (por incrível que pareça havia 2 ranger da policia na mesma situação la na oficina..kkkkkk).. Estou desconfiado dos bicos... alguma sugestão??... abrcs

GiovanniP
09/10/2012, 17:14
É imperador, estamos no mesmo barco... A minha viatura depois de tanto tempo sem dar problemas começou agora a dar dor de cabeça... O tensionador da corrente havia quebrado... Substituído por outro comecei a rodar e depois de uns 2 dias as duas corrente de comando quebraram... Foi substituída e depois de uns 4 dias do nada começou a vazar compressão do primeiro bico... Isso no domingo, estava vazando muito, ai decidimos retirar para trocar a bendita arruela de cobre.. Pensa em um bico que levamos 2 hs para tirar,,, Já estava desistindo... Tivemos uma unica alternativa, conseguimos tirar mais o bico ficou descalibrado.. Na segunda feira retiramos o bico e levamos para fazer a calibração.. Apos feito, colocamos novamente no carro, so que agora ele ta tipo em modo de segurança... não passa dos 3.000 rpm.. Limpei o sensor T-map, não resolveu, troquei o sensor por outro que tinha guardo e nada... Verificamos os chicotes... tudo ok..Tem hora que ele reage e passa dos 3.000 rpm, mas depois fica ratiando... . Ontem retirei o tanque e fizemos limpeza na bomba... Como estou usando S-50 verificamos q a bomba estava limpa.. tudo ok..Pressão ok.. Substitui o filtro de diesel (Como vc fez) sem sucesso... Já estou sem alternativas... Levei ela hj de manha na oficina... (por incrível que pareça havia 2 ranger da policia na mesma situação la na oficina..kkkkkk).. Estou desconfiado dos bicos... alguma sugestão??... abrcs

Quanto saiu a brincadeira, só por curiosidade.
Abraço

Jhonny César
09/10/2012, 19:22
Quanto saiu a brincadeira, só por curiosidade.
Abraço

Ainda não foi totalizado o preju... falta o diagnostico da oficina para verificar o que terá que gastar... Mas vou adiantar uma coisa á todos parceiros aqui do forum... Cuidado com um conjunto de corrente de comando para ranger e Troller que eles vendem por ai... é uma caixa laranjada com o nome ORIGINAL KIT... Comprei faz uns 4 meses e aconteceu isso... quebrou o tensionador e logo apos as correntes.. NÃO FOI ERRO DE MONTAGEM... Participei e verifiquei todos os passos e foram feitos por profissionais.. E falha do kit de corrente mesmo.. Material ressecado e de baixa qualidade... Inclusive quando estava vasculhando o fórum no tópico dos Troller estava tendo essa discussão sobre esse kit a um tempo atras..... kit só original internacional.. e mais caro um pouco mais e o recomendável.. A minha passaram o scanner e não detectou falha... estamos desconfiado da calibração dos bicos... Em relação a Ranger da policia que estava com o sintoma parecido foi diagnosticado falta de pressão da bomba injetora... No meu caso ela esta tendo dificuldades em macha lenta e dando socos quando acelero... amanha terei alguma resposta e postarei aqui no forum... abrcs

Lucianu Ohlveiler
09/10/2012, 20:55
Pessoal, tenho uma Ranger 08/08 3.0 ELETRONIC 4x4, e ela está com um "Estalo" no diferencial trazeiro, geralmente isso acontesse quande estou em um cruzamento, engato 1ª e e piso pra sair em mais velocidade, daí quando estou saindo escuto o "tack", e esse barulhinho está me preocupando.

Abraço.

A minha apresentou o mesmo problema, levei na ford e eles queriam trocar o diferencial, não deixei , ai somente comprei o óleo original, troquei e problema resolvido era somente o óleo.

Jcesar
10/10/2012, 11:07
Mas luciano, esse óleo é colocado diretamente no diferencial?

F.Zanon
12/10/2012, 00:28
O problema é o seguinte: Tenho uma Ranger 3.0 ano 07, que alguns dias apos trocar oleo lubrificante e os filtros inclusive diesel, ela andou cerca de 20Km e começou a apresentar falhamento em meia aceleração. Ate que apagou de vez, funcionou novamente e andou mais alguns metros apagou e não pegou mais. Foi rebocada para concessionaria Ford mais proxima, que ate agora não conseguiu achar o defeito ja testaram as bombas, pressão, chicote, modulo, sensores e nada... Ate que passaram o Scaner e acharam ERRO: P0266 Contribuição/Equilibrio do Cilindro 2. Esta concessionaria foi ate ai, pois disseram não ter equipamentos para maiores testes e pediram para que eu levasse para uma concessionaria deles maior em outa cidade... Fiz isto... E la depois de testarem tudo novamente me pediram autorização para desmontar e fazer orçamento da distribuição, questionei se este era o problema que fazia a Ranger não funcionar e fui informado que não tinham certeza mais que teria que ser feito um passo a passo para descobrir o problema. Resultado: Eles não sabem qual o problema e estão querendo trocar peças para ver se por acaso dão a solução... Alguem tem uma boa ideia??? Obrigado!!

Problema Resolvido!!
Tirei a RANGER da ccs e levei a um autorizado MWM, lá foi constatado, que ao contrario do que disse a ccs o kit de distribuição estava bom e nao havia necessidade de troca e muito menos estava causando o problema. Após outros testes, foi comprovado que o defeito estava nos injetores, especificamente nas pontas dos bicos onde nao saia mais diesel. Aproveitei e mandei trocar Correia e tencionador de Correia. Vou testar a maquina depois do feriado, informo resultado.

dudu83
12/10/2012, 00:41
Problema Resolvido!!
Tirei a RANGER da ccs e levei a um autorizado MWM, lá foi constatado, que ao contrario do que disse a ccs o kit de distribuição estava bom e nao havia necessidade de troca e muito menos estava causando o problema. Após outros testes, foi comprovado que o defeito estava nos injetores, especificamente nas pontas dos bicos onde nao saia mais diesel. Aproveitei e mandei trocar Correia e tencionador de Correia. Vou testar a maquina depois do feriado, informo resultado.

não esqueça de postar os valores..

VOVÔ DO TROLLER
12/10/2012, 16:29
Problema Resolvido!!

Valeu Zanon. Realmente as ccs são fhod@. O melhor mesmo é sempre levar numa autorizada MWM . Teve que trocar os bicos também, ou só limpeza? Os bicos foram retirados com facilidade? Saiu caro a "brincadeira"?. Abs.Válter
p.s desculpe-me se você já informou , mas o seu carro está com quantos kms rodados?

F.Zanon
12/10/2012, 22:43
Valeu Zanon. Realmente as ccs são fhod@. O melhor mesmo é sempre levar numa autorizada MWM . Teve que trocar os bicos também, ou só limpeza? Os bicos foram retirados com facilidade? Saiu caro a "brincadeira"?. Abs.Válter
p.s desculpe-me se você já informou , mas o seu carro está com quantos kms rodados?

Foi trocado as pontas dos bicos somente, retirados com Cuidado mas com certa facilidade. Quanto ao valor ainda nao fechei a conta assim que souber aviso, km 150 mil, mas a causa do problema foi diesel de má qualidade. Abs!

F.Zanon
12/10/2012, 22:46
não esqueça de postar os valores..

Assim que fechar a conta aviso quanto foi gasto!!

F.Zanon
12/10/2012, 22:54

Abraço.

Nao sei a dos amigos aí, mas, a minha faz isso as vezes. Já e a segunda Ranger 3.0 que temos e era a mesma coisa. E o geito da Madeira mesmo, mas verifique nível do oleo e situação das cruzetas.

Artilheiro
13/10/2012, 00:58

Jhonny, está dando socos com o giro em torno de 1300 ate uns 1800 ??? e depois limpa .. ou é só nessa faixa mesmo ???
Existe uma valvula reguladora de pressão na bomba de alta.. ( ela é rosqueada com uma chave 22 ou 24 +/- isso )... o plug que liga ela é em cima do motor ... é um plug verde bem ali em cima dos bicos.. bem no meio do motor.. em cima de tudo mesmo... desliga ele e anda com ela desligada... e vê se vai dar os socos.. essa valvula costuma dar pau.. e parece problema de bico mesmo... ou até bomba... mas é esse raio de valvula que dá pau... antigamente só vendia com a bomba.. agora já se compra separado.. mas algumas oficinas importam..a Ford não vende separada... faz esse teste.. como disse que já testou tudo.. não custa olhar... se desligar e o carro ficar liso.. matou... e não é por nada.. mas é quase certeza que fica viu..

Boa Sorte...

Jhonny César
15/10/2012, 11:06
Jhonny, está dando socos com o giro em torno de 1300 ate uns 1800 ??? e depois limpa .. ou é só nessa faixa mesmo ???
Existe uma valvula reguladora de pressão na bomba de alta.. ( ela é rosqueada com uma chave 22 ou 24 +/- isso )... o plug que liga ela é em cima do motor ... é um plug verde bem ali em cima dos bicos.. bem no meio do motor.. em cima de tudo mesmo... desliga ele e anda com ela desligada... e vê se vai dar os socos.. essa valvula costuma dar pau.. e parece problema de bico mesmo... ou até bomba... mas é esse raio de valvula que dá pau... antigamente só vendia com a bomba.. agora já se compra separado.. mas algumas oficinas importam..a Ford não vende separada... faz esse teste.. como disse que já testou tudo.. não custa olhar... se desligar e o carro ficar liso.. matou... e não é por nada.. mas é quase certeza que fica viu..

Boa Sorte...

Inclusive acompanhei um teste parecido com esse que vc me falou no you tube... Fiz igual mas nao resolveu.. Apagamos a memoria dela com o scanner e depois rastreamos novamente, acusou sensor de pressão.. Aquela valvula pcv (cebolão) que fica junto com a bomba injetora... 375327

Trocamos e resolveu o problema... Mas como a urucubaca deve ta grande para o meu lado, quando sai da oficina depois de uns 40 minutos o carro parou.. dava a partida mais o motor nao pegava... Ai fui direto no filtro de diesel. Saquei fora a mangueira e liguei a chave... Não vinha nem uma gota de diesel... ai lascou... em pleno o feriado debaixo do sol quente... Não pensava em outra coisa a não ser botar fogo nessa joça e ir embora de onibus para casa... Reboquei a mardita para frente da minha loja e fui testar as possibilidades.. Nao tinha o esquema do fusiveis.. Entrei na net e consegui .... Testei os reles, e tava tudo ok.. Peguei um multiteste e entrei debaixo da viatura e testei o chicote que ia para bomba eletrica... Tava chegando tensão... Ai ja tinha certeza q era a bomba... No outro dia fui comprar a bomba... 850 pilas... Só porque e da ranger... O da S-10 eletronica e a mesma pressão... 160 pila... Só fizemos uma mudança no encaixe do chicote e blz... ta tinindo de novo...

Jcesar
15/10/2012, 13:34
Olá pessoal, tenho uma Ranger 3.0 4x4 Diesel ELETRONIC 08/08, e estou pensando em chipa-la, alguém já chipou alguma ranger? mudou muita coisa, principalmente no desempenho/consumo? estou com essas duvidas, por isso não me decidi ainda, se alguém puder me ajudar e me indicar uma empresa de confiança que preste esse tipo serviço, ficaria agradecido.

Tenho outra duvida tambem, chipar é a mesma coisa que reprogramar a ECO?

Desde já, agradeço!

Cachoeira
15/10/2012, 15:58

Boa Sorte...

Oi Pessoal,

Quanto à minha 3.0 - 2009/2010 (62.000km) tenho duas observações:

1- Se estou a 60km por hora por exemplo e tiro o pe do acelerador ele dá um tranco (bem, já troquei o sensor de embreagem...e não adiantou... mas NÃO limpei memoria...). Será que falta limpar essa memoria ou será outro problema?

2- Ao dar ré (principalmente fria) parece que ela "rosna" muito (não é bem trepidação nem patinação). Será normal?

Quanto ao resto tá tudo bem...

Saudações a todos...

fse
15/10/2012, 16:58
Olá pessoal, tenho uma Ranger 3.0 4x4 Diesel ELETRONIC 08/08, e estou pensando em chipa-la, alguém já chipou alguma ranger? mudou muita coisa, principalmente no desempenho/consumo? estou com essas duvidas, por isso não me decidi ainda, se alguém puder me ajudar e me indicar uma empresa de confiança que preste esse tipo serviço, ficaria agradecido.

Desde já, agradeço!

Aqui no forum tem muito coisa sobre o assunto. Eu li muito sobre o assunto e resolvi chipar a minha. Por enquanto to achando bom demais. Chipar e reprogramar a ECU são coisas diferentes. Tem um pessoal que entende mais do assunto que esclarece melhor isso, da uma olha nesses topicos aqui.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/27186-reprogramacao-e-chips-ngd-3-0-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/104031-chips-de-potencia-funciona.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/27186-reprogramacao-e-chips-ngd-3-0-a-print.html

Jcesar
15/10/2012, 23:36
Muito obrigado Fse!

Jcesar
16/10/2012, 09:21
A propósito Fse, com quantos CV a sua ficou?

fse
16/10/2012, 11:58
A propósito Fse, com quantos CV a sua ficou?

A configuração que me passaram disseram que fica com 211cv, mas não tenho como afirmar isso pois não passei em um dinamometro. Mas a diferença voce sente facilmente.

Jcesar
16/10/2012, 12:48
A configuração que me passaram disseram que fica com 211cv, mas não tenho como afirmar isso pois não passei em um dinamometro. Mas a diferença voce sente facilmente.

Legal, mas eu estou querendo reprogramar a ECU porque da mais CV, ela fica entre 220/237, por aí. Li relatos nos tópicos que vc me mandou!

NGDaniel
16/10/2012, 21:43
Oi Pessoal,

1- Se estou a 60km por hora por exemplo e tiro o pe do acelerador ele dá um tranco (bem, já troquei o sensor de embreagem...e não adiantou... mas NÃO limpei memoria...). Será que falta limpar essa memoria ou será outro problema?

2- Ao dar ré (principalmente fria) parece que ela "rosna" muito (não é bem trepidação nem patinação). Será normal?

Saudações a todos...

Cara, esses estalos e trancos era uma das coisas que mais me enchiam o saco na Ranger.. me encheram o saco até eu trocar o tal sensor da embreagem e não adiantar nada, dai eu simplesmente desencanei..

Mexer no diferencial é caro pq pouquissimos mecas sabem/gostam ou querem mexer..

freddymarino
17/10/2012, 00:30

Chegou?? o scanner

estou na expectativa!

abraço

Artilheiro
17/10/2012, 01:13
Inclusive acompanhei um teste parecido com esse que vc me falou no you tube... Fiz igual mas nao resolveu.. Apagamos a memoria dela com o scanner e depois rastreamos novamente, acusou sensor de pressão.. Aquela valvula pcv (cebolão) que fica junto com a bomba injetora... 375327

Trocamos e resolveu o problema... Mas como a urucubaca deve ta grande para o meu lado, quando sai da oficina depois de uns 40 minutos o carro parou.. dava a partida mais o motor nao pegava... Ai fui direto no filtro de diesel. Saquei fora a mangueira e liguei a chave... Não vinha nem uma gota de diesel... ai lascou... em pleno o feriado debaixo do sol quente... Não pensava em outra coisa a não ser botar fogo nessa joça e ir embora de onibus para casa... Reboquei a mardita para frente da minha loja e fui testar as possibilidades.. Nao tinha o esquema do fusiveis.. Entrei na net e consegui .... Testei os reles, e tava tudo ok.. Peguei um multiteste e entrei debaixo da viatura e testei o chicote que ia para bomba eletrica... Tava chegando tensão... Ai ja tinha certeza q era a bomba... No outro dia fui comprar a bomba... 850 pilas... Só porque e da ranger... O da S-10 eletronica e a mesma pressão... 160 pila... Só fizemos uma mudança no encaixe do chicote e blz... ta tinindo de novo...

Jhonny... é f. chefe... a vontade que dá é essa mesmo.. por fogo.. atirar num barranco.. fundo de rio.. pra pqp.. é f. mesmo.. tb tive que trocar a de baixa.. paguei 600 mangos usada... mas bom saber que dá S10 dá certo...
Depois que passa a gente volta se apaixonar pela desgramada ne... boa sorte ai..

Artilheiro
17/10/2012, 01:17
Oi Pessoal,

Saudações a todos...

Cachoeira... quanto ao tranco é bem desta valvula que estamos falando mesmo ( na postagem do Jhonny tem a foto )... repara se quando volta a acelerar tb dá este tranco... a minha fazia isso...
Quanto a ré... não entendi bem... se esse rosnar for +/- igual barulho de carrinho a fricção ( aqueles antigos - os unicos que tinham kkkk ) ... acho normal.. a minha tb faz... mas precisa ver direitinho ... algo diferente disso só deve olhar com mais cuidado.. Abraçãoo

Artilheiro
17/10/2012, 01:33

Desde já, agradeço!

Cesar ... vamos por partes..
Tb estou me segurando pra fazer isso... masssss...
Pelo que já me informei.. o consumo andando de boa na cidade até melhora... pq trabalha-se com o giro mais baixo... masssss... cavalo que anda.. cavalo que bebe... acho dificil ficar andando de boa.. ( original já é dificil né ) ... com certeza estrada vai começar a gastar .. e não por conta da potencia.. mas por conta do pé mesmo... ( é +/- igual fazer escape especial.. não gasta mais... mas vc acaba bombando mais... e etc.. e o consumo vai pro saco mesmo kkkk ) ....
Quanto ao desempenho ... estava falando com um cara ainda hoje que estava andando com uma com 215 cv... disse que é algo fora do normal... que não dá pra explicar.. que hilux vira kombi... tb já ouvi de outras pessoas que é inexplicavel mesmo ... que fica bom demais... ( ai vem pq ainda não fiz tb - tenho que fazer um herdeiro antes né... kkkk ) mas deve ficar animal mesmo...
Quanto quem faz... tem alguns lugares fazendo... mas te recomendaria esse... http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/20022-ranger-3-0-chipada-12.html ... todos que fizeram com ele disseram que é sensacional...,. já conversei com ele ( Mauricio ) por tel... mto gente fina... me explicou bem como funciona.. inclusive que a reprogramação dele foi desenvolvida por eles ( Reiko ) .. não é cópia de programação já pronta.. geralmente importada das gringas... disse que depois de mtos testes e provas.. chegaram em uma reprogramação/configuração praticamente "perfeita"... que alia potencia com cosumo.. segurança.. etc... tem mais lugares fazendo aqui em Sampa... mas não sei.. Se eu for fazer é com ele .. Mauricio da Reiko... esse outros pelo que sei até que são bons... mas como disse.. partem de configurações já prontas...
Agora quanto fazer chip ou reprogramação... não sei... sei que todas pessoas que conversei fazem reprogramação da ECU.

Faz e conta ai pra gente como ficou ... vai queee... kkkk

Abração

Jcesar
17/10/2012, 12:05
Faz e conta ai pra gente como ficou ... vai queee... kkkk

Abração

kkkkkk, eu vou fazer, só que lá pro final de Novembro, porque agora a grana ta curta, mas nas férias de dezembro quero viajar com ela reprogramada, pra evitar ficar reduzindo marcha (isso tem hora que é chato) e também dar umas esticadas! hehe

Outra coisa, ontem descobri que o 4x4 LOW, nao está engatando, já aconteceu isso com alguém? O High acho que está normal, mas também não deve estar.
Será que é algo grave? nunca vi relatos de que isso aconteceu com alguém que tenha ranger. Vou leva-la sexta-feira no mecânico, daí conto detalhes.

Cachoeira
17/10/2012, 18:24
kkkkkk, eu vou fazer, só que lá pro final de Novembro, porque agora a grana ta curta, mas nas férias de dezembro quero viajar com ela reprogramada, pra evitar ficar reduzindo marcha (isso tem hora que é chato) e também dar umas esticadas! hehe

Outra coisa, ontem descobri que o 4x4 LOW, nao está engatando, já aconteceu isso com alguém? O High acho que está normal, mas também não deve estar.
Será que é algo grave? nunca vi relatos de que isso aconteceu com alguém que tenha ranger. Vou leva-la sexta-feira no mecânico, daí conto detalhes.

Prezado

Bem, perdoe-me se já fez isso:

1 - pisar bem o freio e embreagem
2- aguardar o engate da low com os dois pedais pressionados.

Obs: muitos acabam não esperando tempo suficiente com os dois pedais pressionados (freio e embreagem). O engate tem um retardo e muitas vezes (no inicio aconteceu comigo) não esperamos o sistema acionar. Fica parecendo defeito sem ser.

Agora, se você já procedeu da forma acima, aí eu não sei não...

Att.

Imperador!
18/10/2012, 07:35
Prezado

Obs: muitos acabam não esperando tempo suficiente com os dois pedais pressionados (freio e embreagem). O engate tem um retardo e muitas vezes (no inicio aconteceu comigo) não esperamos o sistema acionar. Fica parecendo defeito sem ser.

Att.

Se você tá acionando direito, o problema é no sensor de embreagem...

Jcesar
18/10/2012, 10:00
Prezado

Att.

Vixi, não sabia desse detalhe que tinha que precionar a embreagem e o freio :S. Vou fazer isso.. outra coisa, quando ela engata o LOw o Giro do motor da uma subida? isso é obrigatório? porque na nova ranger o giro da uma subida!

Cachoeira
18/10/2012, 10:13
Vixi, não sabia desse detalhe que tinha que precionar a embreagem e o freio :S. Vou fazer isso.. outra coisa, quando ela engata o LOw o Giro do motor da uma subida? isso é obrigatório? porque na nova ranger o giro da uma subida!

Oi...
Bem, o principio da redução é exatamente esse: mais força com menos velocidade.
A situação "reduzida", faz com que o motor gire muito e o veículo desloque pouco. Em compensação, a força é maior. (É exatamente o que acontece quando passamos de 5ª marcha para 1ª marcha).
Agora se você só reduziu e o carro continua parado (em marcha lenta), o giro do motor (indicaçao do painel) fica inalterado.
Att.

Cachoeira
18/10/2012, 11:01
Cachoeira... quanto ao tranco é bem desta valvula que estamos falando mesmo ( na postagem do Jhonny tem a foto )... repara se quando volta a acelerar tb dá este tranco... a minha fazia isso...
Quanto a ré... não entendi bem... se esse rosnar for +/- igual barulho de carrinho a fricção ( aqueles antigos - os unicos que tinham kkkk ) ... acho normal.. a minha tb faz... mas precisa ver direitinho ... algo diferente disso só deve olhar com mais cuidado.. Abraçãoo

Oi Artilheiro (e demais),

Agradeço a atenção.

Em tempo pergunto: Falha na VALVULA REGULADORA DE PRESSÃO (da bomba de alta pressão) é SEMPRE detectavel no rastreador? (observo que já notei, além de trancos na aceleração e desaceleração, as pequenas falhas - como se o motor tivesse falhando - nos giros aprox. entre 1700/2000 rpm. Aí,é so mudar um pouco a aceleração que para).

Quanto ao barulho da embreagem... tô achando que é normal. Acontece que quando "arranco para frente", o barulho do arrancar é diferente de "arrancar para trás" (que é mais "saliente"). É dificil de explicar: "um rosnado um pouco trepidado" que fica mais discreto (na ré) quando o veículo está totalmente aquecido levando a crer que pode ter a ver com a temperatura do disco, que sofreria algum ajuste com o calor do veículo.

Saudações.

Jcesar
18/10/2012, 11:51
Oi...
Bem, o principio da redução é exatamente esse: mais força com menos velocidade.
A situação "reduzida", faz com que o motor gire muito e o veículo desloque pouco. Em compensação, a força é maior. (É exatamente o que acontece quando passamos de 5ª marcha para 1ª marcha).
Agora se você só reduziu e o carro continua parado (em marcha lenta), o giro do motor (indicaçao do painel) fica inalterado.
Att.

Valew pelas dicas Cachoeira!

Abraço!

Artilheiro
18/10/2012, 23:53
Cachoeira.. Bas Noitesss !!!

Pelo que falou agora de mudar a rotação e ela melhorar.. é 99% que é essa valvula.. e não é tudo que fica no escaner não... a minha não acusava nada... e passei o escaner da Ford...
Mas é bem facil de confirmar isso... em cima de tudo no motor.. bem no meio.. ali onde tem aqueles caninhos dos bicos.. ( bem no meio deles )... tem um plug verde ( salvo engano ).. que é o plug que liga esta valvula... desliga ele e anda com ela.. é quase 100% que vai matar esses problemas ... essa valvula é fdp... só que mto mecanico/profeta chega a condenar a bomba por conta dela... na Ford nao vende separado.. mas em boas oficinas tem... oficinas bosch tem... se não me engano é siemens essa valvula...

Faz esse teste depois posta ai..
Abração..

Jcesar
19/10/2012, 09:05
É parceiros, ontem fiz o teste engatando o 4x4 LOW com o pé na embreagem e no freio, esperei quase 1 minuto pra ver se o sistema ia engatar mesmo, mas ela continuou do mesmo jeito :( vou ver se consigo leva-la hoje no mecânico, o duro é que não tenho nenhum mecânico de confiança que mecha com 4x4, só o meu mesmo que faz revisões, mas ele não entende de 4x4 ;/ agora tenho medo de ser uma coisinha de nada e os caras inventarem bastante coisa, só pra arrancar dinheiro! Mas fazer o que, vou ter que correr o risco.
Mantenho vcs informados..

Abraços.

fse
19/10/2012, 09:26
Pessoal a Ranger ta com um roncado que parece que vem da roda dianteira. Esse roncado só aparece acima de uns 90km/h. Mesmo com o carro desengatodo o roncado permanece. Andando na cidade ta normal. Levei em um mecanico qualquer (ele não tinha como andar no carro na hora), ele levantou o carro, viu rolamento oleos etc mas disse que só andando para saber. Alguem pode dar um pitaco ai.

Jhonny César
19/10/2012, 10:10
Jhonny... é f. chefe... a vontade que dá é essa mesmo.. por fogo.. atirar num barranco.. fundo de rio.. pra pqp.. é f. mesmo.. tb tive que trocar a de baixa.. paguei 600 mangos usada... mas bom saber que dá S10 dá certo...
Depois que passa a gente volta se apaixonar pela desgramada ne... boa sorte ai..

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Isso é amor de quenga de bordel...... kkkkkkkkkkkk... Nunca vi um negocio desses... Tem vez que da vontade de explodir ela... mas depois que ela fica boa agente não consegue ficar longe... Num sei que macumba é essa que esse carro tem.. talvez seja a emoção e resposta que o motor NGD nos da.... Motor forte e que agrada... mas quando estraga agente fica fulo da vida... Mas agora ta boa... Espero que não de mas dor de cabeça... abrcs

Carlos A. C. Azevedo
19/10/2012, 18:36
Pessoal a Ranger ta com um roncado que parece que vem da roda dianteira. Esse roncado só aparece acima de uns 90km/h. Mesmo com o carro desengatodo o roncado permanece. Andando na cidade ta normal. Levei em um mecanico qualquer (ele não tinha como andar no carro na hora), ele levantou o carro, viu rolamento oleos etc mas disse que só andando para saber. Alguem pode dar um pitaco ai.

FSE, isso é andando em 4x2? Andando em 4x4 aumenta mais o barulho?

Jhonny César
19/10/2012, 19:24

Cubo / Rolamento da roda dianteira... Como o seu é 4x4 tem que ser o sem roda livre com abs.. Ele vem com o sensor do abs (no caso o rolamento original) Custa na faixa de 700 pilas originais, e entre 300 e 400 paralelo... Aconselho original... Mas antes de trocar confere se o pneu não esta deslocado... Para testar o rolamento e simples... Suspenda a viatura na frente, comece a movimentar a roda com as mãos... Vc vai escutar ele roncando ou com folga... Mas toda certeza q é esse rolamento da roda....

]
376214

gmilani
19/10/2012, 20:22

Meu pitaco..... pneu comendo escamado, de uma olhada nos pneus dianteiros, e veja se estao escamados, se for isso pode ser amortecedor dianteiro. Faça um rodizio dos pneus e veja se obtem algum resultado (barulho na dianteira).
MASSSS, pode ser o conjunto cubo/rolamento ja tive problemas com um deste em uma ranger 2.8 com uns 150mil km, se for isto compre original, esquece paralelo (a nao ser que va vender a viatura( mas fique ciente que vai transferir o problema ao novo proprietario).

Artilheiro
19/10/2012, 22:05
Hummm vou nuns 90% que é cubo... paralelo é quase o mesmo preço do original na Ford com desconto de empresa ... e dura menos de 6 meses.... original não é mto caro... compra na Ford com cadastro de empresa ( se não tiver pede pra algum amigo que tenha empresa fazer ) com desconto de 30%.. sai num preço bom..
Abração e boa sorte

fse
20/10/2012, 09:54
Então pessoal o seguinte. Depois que postei mensagem rodei uns 400km e andando na estrada o roncado fez nos primeiros 15km e depois parou. Fiz uma inspeção antes no carro e vi que amortecedor esquerdo dianteiro ta estourado (da marca Rancho rodei só 25000km com ele) to loco da vida, mas agora tenho que trocar. Mas o roncado vem do lado direito. Tb to achando que é Cubo / Rolamento da roda dianteira. Testei com 4x4 e foi a mesma coisa não aumentou nem diminuiu o roncado.

Imperador!
24/10/2012, 13:28
Atualizando, meu scanner comprado no Dealextreme, já chegou.
Logo mais posto um review e instruções de uso.

Jhonny César
24/10/2012, 13:31
Galera to com uma duvida e preciso da ajuda de vcs... Minha viatura anda fazendo barulho as vezes quando dou partida ou quando fico parado em com o motor em baixa rotação (sinal de transito, parado em algum lugar)... Não e barulho de motor de partida não... E como se não tivesse oleo na parte da arvore de comando ou as engrenagens da corrente folgadas... O mec me disse que pode ser uma valvula que fica na bomba de oleo que faz com que mantem o oleo na parte de cima do motor quando o mesmo esta em baixa rotação... Alguem ja viu um caso desses... Outra duvida... Qual a posição correta do atuador hidraulico das correntes... Com o orificio de entrada de oleo virada para a tampa de aperto ou para o esticador da corrente???... abrcs

gmilani
24/10/2012, 13:58
Galera to com uma duvida e preciso da ajuda de vcs... Minha viatura anda fazendo barulho as vezes quando dou partida ou quando fico parado em com o motor em baixa rotação (sinal de transito, parado em algum lugar)... Não e barulho de motor de partida não... E como se não tivesse oleo na parte da arvore de comando ou as engrenagens da corrente folgadas... O mec me disse que pode ser uma valvula que fica na bomba de oleo que faz com que mantem o oleo na parte de cima do motor quando o mesmo esta em baixa rotação... Alguem ja viu um caso desses... Outra duvida... Qual a posição correta do atuador hidraulico das correntes... Com o orificio de entrada de oleo virada para a tampa de aperto ou para o esticador da corrente???... abrcs

Se o barulho aparece só em marcha lenta, principalmente qdo esta quente, isto é uma caracterista do ngd 3.0!!!!! de uma procurada no forum que ja foi muito discutido, PRA MIN, estes barulhos diminuiram 99% usando o oleo do motor na marca MAXIMA, eu sempre deixava entre o maximo, e o meio da marcacao, deixando no maximo, ele diminuiu (pode ser uma coincidencia, mas a uns 30mil km que nao escuto mais o mardito tec tec tec..)

Jhonny César
25/10/2012, 09:44
Se o barulho aparece só em marcha lenta, principalmente qdo esta quente, isto é uma caracterista do ngd 3.0!!!!! de uma procurada no forum que ja foi muito discutido, PRA MIN, estes barulhos diminuiram 99% usando o oleo do motor na marca MAXIMA, eu sempre deixava entre o maximo, e o meio da marcacao, deixando no maximo, ele diminuiu (pode ser uma coincidencia, mas a uns 30mil km que nao escuto mais o mardito tec tec tec..)

Sim...sei qual esse barulho... Mas esse que esta fazendo não é esse normal não... Ontem na estrada eu estava a mais ou menos 140 km/h e depois de ir parando o barulho aparecia... não creio que seja falta de oleo não... ta me parecendo barulho de corrente... Estou usando oleo 15w40 da BR .... E sempre esta no nivel... Estou com duvida dessa valvula ou da propria corrente de comando.;.. Sobre esse oleo que vc esta usando, qual a empresa dela???

Cachoeira
25/10/2012, 15:16
Sim...sei qual esse barulho... Mas esse que esta fazendo não é esse normal não... Ontem na estrada eu estava a mais ou menos 140 km/h e depois de ir parando o barulho aparecia... não creio que seja falta de oleo não... ta me parecendo barulho de corrente... Estou usando oleo 15w40 da BR .... E sempre esta no nivel... Estou com duvida dessa valvula ou da propria corrente de comando.;.. Sobre esse oleo que vc esta usando, qual a empresa dela???

Oi Jhonny César.

É dificil afirmar se é normal este barulho porque há "casos e casos". Veja o meu:

Tenho uma ranger 3.0 09/10 com 62.000 km. Ela faz, sempre em marcha lenta e com motor aquecido, um tec tec tec altíssimo, como se tivesse algo solto por ali... na caixa de distribuição (quem passar por perto fica com medo!). Com poucas aceleradas passava e ficava normal por uns 3.000 km até acontecer novamente. Jamais conseguiria mostrar um epsodio desse na ccs (a minha está na garantia). Fui me informando aqui no forum, liguei para MWM e relatei na ford. Dentro desse quadro " carro aquecido, raro e em marcha lenta" isso é considerado normal. A explicação que conto hoje é que a pressão do oleo dá uma variadada suficiente para descarregar um pouco o tucho hidraulico esticador da corrente fazendo o tal barulho. Com base nesta explicação, eu testei e deu certo o seguinte: quando o barulho começa a acontecer, piso um pouco o acelerador (elevando a pressão do oleo) e o barulho não evolui para o máximo (interessante é que o barulho tem fases... começa..vai aumentando..fica no maximo e despois aos poucos vai diminuindo...Com o teste feito ele não evoluiu, levando a crer em algo realmente ligado à pressão do oleo). Os relatos sobre isso são vários. Eu mesmo já insisti na troca dos tuchos de corrente, troquei e não deu certo. Hoje este barulho na minha pick-up tá mais escasso do que antes e não me estresso com ele. Salvo engano, já ouvi falar que este motor, quando tinha o filtro de oleo virado de cabeça para baixo não acontecia isso (Não sei...).
Agora, dê uma observada se o seu caso é semelhante ao que comentei...caso em que considero normal (espero que seja mesmo ehehe). Espero ter ajudado em alguma coisa.
Sds.

Imperador!
25/10/2012, 16:47
Ford – Ranger 3.0 TDCi – Chiptuning – RaceChip Chiptuning (http://www.racechip.de/en/chiptuning/ford/ranger/3-0-tdci-115kw.php)

Alguém sabe se esse é mesmo o chip que é compatível com a Ranger 3.0?

E outra: alguém conhece esse chip da TDC que vendem no Mercado Livre? Olhei o site deles e não é tão bom quanto o RaceChip, mas é bem completo também... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-444991209-chip-de-potncia-tdc-para-diesel-hilux-ranger-s10-e-outros-_JM

Jhonny César
25/10/2012, 18:42
Oi Jhonny César.

É dificil afirmar se é normal este barulho porque há "casos e casos". Veja o meu:

Tenho uma ranger 3.0 09/10 com 62.000 km. Ela faz, sempre em marcha lenta e com motor aquecido, um tec tec tec altíssimo, como se tivesse algo solto por ali... na caixa de distribuição (quem passar por perto fica com medo!). Com poucas aceleradas passava e ficava normal por uns 3.000 km até acontecer novamente. Jamais conseguiria mostrar um epsodio desse na ccs (a minha está na garantia). Fui me informando aqui no forum, liguei para MWM e relatei na ford. Dentro desse quadro " carro aquecido, raro e em marcha lenta" isso é considerado normal. A explicação que conto hoje é que a pressão do oleo dá uma variadada suficiente para descarregar um pouco o tucho hidraulico esticador da corrente fazendo o tal barulho. Com base nesta explicação, eu testei e deu certo o seguinte: quando o barulho começa a acontecer, piso um pouco o acelerador (elevando a pressão do oleo) e o barulho não evolui para o máximo (interessante é que o barulho tem fases... começa..vai aumentando..fica no maximo e despois aos poucos vai diminuindo...Com o teste feito ele não evoluiu, levando a crer em algo realmente ligado à pressão do oleo). Os relatos sobre isso são vários. Eu mesmo já insisti na troca dos tuchos de corrente, troquei e não deu certo. Hoje este barulho na minha pick-up tá mais escasso do que antes e não me estresso com ele. Salvo engano, já ouvi falar que este motor, quando tinha o filtro de oleo virado de cabeça para baixo não acontecia isso (Não sei...).
Agora, dê uma observada se o seu caso é semelhante ao que comentei...caso em que considero normal (espero que seja mesmo ehehe). Espero ter ajudado em alguma coisa.
Sds.

Cachoeira, agradeço pela sua informação, tenho certeza que muitos aqui no forum ja passaram por isso... Conheço esse problema... realmente... Mas no meu caso esse problema é um pouco mais evolutivo... No seu caso era as vezes... o meu e direto... para e volta umas dez vezes ou mais por dia... Ja tive problemas com o motor da minha viatura... todos relatados aqui neste forum .. (neste mesmo topico) ... A uns 3 a 4 meses atras mandei dar uma geral em minha viatura... troquei os selos, bomba injetora, cabeçote, caixa de distribuição e corrente de comando... Todas as peças foram originais... menos a corrente de comando.. Se puder ler algumas das minha mensagens antigas aqui neste forum vc podera intender o que esta acontecendo... Mas a uns dias atras tive um problema com essa corrente de comando... Ela chegou a quebrar o tensionador... Foi substituido o tensionador mas não ficou legal... Ta complicado.... Hoje pela manha fui ao mec e verificamos com mais calma... o barulho não e nos tuchos não... e na parte da frente mesmo... na area da corrente de comando.. Dou umas aceleradas e ela para... as vezes o barulho vem na alta e na baixa rotação... Por isso q acho que não sejam os tuchos, pois na alta não era para fazer barulho... ontem viajei aqui perto e deu uma esticada nela... continuou na mesma.... Estou decidido... Vou comprar um kit original internacional da corrente de comando sabado..ta uns R$ 1.100,00 e vou mandar trocar.... tudo novo e original... vou pagar p ver... O mec diz que se trocar provavelmente vai acabar esse barulho... Terça eu encosto para fazer o reparo... estou torcendo p dar certo.

Cachoeira
26/10/2012, 09:24
Cachoeira, agradeço pela sua informação, tenho certeza que muitos aqui no forum ja passaram por isso... Conheço esse problema... realmente... Mas no meu caso esse problema é um pouco mais evolutivo... No seu caso era as vezes... o meu e direto... para e volta umas dez vezes ou mais por dia... Ja tive problemas com o motor da minha viatura... todos relatados aqui neste forum .. (neste mesmo topico) ... A uns 3 a 4 meses atras mandei dar uma geral em minha viatura... troquei os selos, bomba injetora, cabeçote, caixa de distribuição e corrente de comando... Todas as peças foram originais... menos a corrente de comando.. Se puder ler algumas das minha mensagens antigas aqui neste forum vc podera intender o que esta acontecendo... Mas a uns dias atras tive um problema com essa corrente de comando... Ela chegou a quebrar o tensionador... Foi substituido o tensionador mas não ficou legal... Ta complicado.... Hoje pela manha fui ao mec e verificamos com mais calma... o barulho não e nos tuchos não... e na parte da frente mesmo... na area da corrente de comando.. Dou umas aceleradas e ela para... as vezes o barulho vem na alta e na baixa rotação... Por isso q acho que não sejam os tuchos, pois na alta não era para fazer barulho... ontem viajei aqui perto e deu uma esticada nela... continuou na mesma.... Estou decidido... Vou comprar um kit original internacional da corrente de comando sabado..ta uns R$ 1.100,00 e vou mandar trocar.... tudo novo e original... vou pagar p ver... O mec diz que se trocar provavelmente vai acabar esse barulho... Terça eu encosto para fazer o reparo... estou torcendo p dar certo.

Oi Jhonny,

Entendi ...10 vezes ou mais por dia sai muito (muito mesmo) do que chamamos de normal. Tomara que com a geral que você deu mais essa mudança para um kit original sua pick-up fique nova de novo.
Quais serão as diferenças que tanto estariam desabonando esse seu kit frente a um kit original (será que é material da corrente, diferenças no comprimento...etc..)? Complicado isso não é mesmo...

Sds.

Jhonny César
26/10/2012, 09:53
Oi Jhonny,

Entendi ...10 vezes ou mais por dia sai muito (muito mesmo) do que chamamos de normal. Tomara que com a geral que você deu mais essa mudança para um kit original sua pick-up fique nova de novo.
Quais serão as diferenças que tanto estariam desabonando esse seu kit frente a um kit original (será que é material da corrente, diferenças no comprimento...etc..)? Complicado isso não é mesmo...

Sds.

Qualidade do material... o tensionador desgasta muito mais rapido...para se ter uma ideia havia trocado ha uns 4 meses... o tensionador quebrou em 3 pedaços... a corrente depois torou no meio... O nosso colega Imperador aqui do forum falou uma coisa a um tempo atras que e verdade.... a Ranger (NGD3.0) não aceita peça que não seja original... a unica peça que não é original no meu carro é esse kit de corrente... e justamente ele que deu problema... Ate o reservatorio de agua eu comprei original pois o meu estava ressecado e trincado... paguei 600 pilas so no reservatorio.;.. Terça feira escosto a bixona la... espero que fique boa novamente...

Imperador!
26/10/2012, 10:42
Qualidade do material... o tensionador desgasta muito mais rapido...para se ter uma ideia havia trocado ha uns 4 meses... o tensionador quebrou em 3 pedaços... a corrente depois torou no meio... O nosso colega Imperador aqui do forum falou uma coisa a um tempo atras que e verdade.... a Ranger (NGD3.0) não aceita peça que não seja original... a unica peça que não é original no meu carro é esse kit de corrente... e justamente ele que deu problema... Ate o reservatorio de agua eu comprei original pois o meu estava ressecado e trincado... paguei 600 pilas so no reservatorio.;.. Terça feira escosto a bixona la... espero que fique boa novamente...

É isso mesmo, Jhonny. Esse motor não aceita peças paralelas mesmo. E essa será a tendência de quase todas as montadoras de agora pra frente, a não ser que a paralela seja de primeiríssima linha.
No caso da Ranger, o mesmo deve se dizer em relação às peças da suspensão, com algumas raríssimas exceções.

cristiano
26/10/2012, 12:36
Ford – Ranger 3.0 TDCi – Chiptuning – RaceChip Chiptuning (http://www.racechip.de/en/chiptuning/ford/ranger/3-0-tdci-115kw.php)

Alguém sabe se esse é mesmo o chip que é compatível com a Ranger 3.0?

E outra: alguém conhece esse chip da TDC que vendem no Mercado Livre? Olhei o site deles e não é tão bom quanto o RaceChip, mas é bem completo também... Chip De Potência Tdc Para Diesel Hilux Ranger S10 E Outros - R$ 849,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-444991209-chip-de-potncia-tdc-para-diesel-hilux-ranger-s10-e-outros-_JM)

Também tenho essa dúvida, estou inclinado a instalar um desse, mas gostaria de ouvir as impressões primeiro.

Imperador!
26/10/2012, 13:06
Também tenho essa dúvida, estou inclinado a instalar um desse, mas gostaria de ouvir as impressões primeiro.

Entrei em contato com o pessoal da RaceChip. O chip é esse mesmo do link. Segundo eles, o NGD deve ficar com aproximadamente 200cv.

Por R$ 500, é uma possibilidade a se considerar.

cristiano
26/10/2012, 13:26
Segundo o vendedor a gente instala em casa mesmo, não precisaria de um terceiro pois ele manda o manual específico para o carro, com fotos.

André...
26/10/2012, 17:20
Eu vi dispositivo que se instala no pedal do acelerador... Alguém já viu?
Segundo o vendedor ele antecipa curva de torque do motor sem mecher na potência. O carro fica melhor para arrancar sem forçar nada o motor.

Segundo o mesmo distinto senhor, não altera em nada vida útil...

Vinicius Hauagge
26/10/2012, 18:18
Realmente, esse do race chip com frete e impostos, chega aqui por uns R$ 600,00.
Como será que instala na central?

Vinicius Hauagge
26/10/2012, 18:18
Já vi o vídeo no site, desculpem pela pergunta!

RANGER FEDERAL
27/10/2012, 02:33
Faz tempo que acompanho aqui esse tópico.

Estão de parabéns os colegas pelos comentários, pelo comenhecimento e pela educação dispensada.

Aprendo mais cada vez que entro aqui.

Estou com minha RangerHindra com 60 mil km e há 4 meses do fim da garantia. Me preocupo com manutenção preventiva. Pretendo usa-la por muito tempo.

Sim, e esse chip de potência por esse preço, é uma caso a se pensar mesmo.

fse
27/10/2012, 12:32
Esse chip não vai na central, é aquele que vai na flauta do CR. É só plugar e rodar, não leva nem 5 minutos para instalar.

F.Zanon
27/10/2012, 17:30

Problema Resolvido!!
Tirei a RANGER da ccs e levei a um autorizado MWM, lá foi constatado, que ao contrario do que disse a ccs o kit de distribuição estava bom e nao havia necessidade de troca e muito menos estava causando o problema. Após outros testes, foi comprovado que o defeito estava nos injetores, especificamente nas pontas dos bicos onde nao saia mais diesel. Aproveitei e mandei trocar Correia e tencionador de Correia.

Para os amigos que querem saber de quanto foi a pancada: Bico Injetor os 4 R$ 232,42 cada; Esticador de Correa R$ 658,00; Correia R$ 116,10 Total peças R$ 1703,78. A mão de obra é que ficou cara, Testar eletro-injetores os 4 R$ 603,48, Teste diagnose R$ 91,44; Remover/instalar tubo rail R$45,72; Remover/instalar eletro-injetores os 4 R$114,32; Remover/instalar sensor eixo virabrequim R$ 85,53; Remover/instalar distribuição R$ 325,76 Total mão-de-obra R$ 1265,81. TOTAL GERAL R$ 2969,59.

A maquina ficou beleza!!

Só que a uns dois dias venho notando um certo falhamento em baixa, com oscilação em marcha lenta e um pouco de demora de resposta em aceleração rápida, bem como aumento de consumo e a bomba do tanque vem fazendo barulho alem do normal.Hoje ela perdeu força ate parar, retirei a conexão do filtro e notei que estava vindo pouco diesel, depois de algum tempo consegui funcionar ate chegar em casa. Como li alguns tópicos aqui no site, me parece que esta na hora de fazer uma limpeza no tanque, como a autorizada MWM fica a 230 Km, vou fazer a limpeza por aqui mesmo e ver se resolve. Não estou achando o tópico que descreve como limpar o tanque, alguém pode me enviar como fazer? Abraço a todos!!

Imperador!
28/10/2012, 09:11
Problema Resolvido!!

Para os amigos que querem saber de quanto foi a pancada: Bico Injetor os 4 R$ 232,42 cada; Esticador de Correa R$ 658,00; Correia R$ 116,10 Total peças R$ 1703,78. A mão de obra é que ficou cara, Testar eletro-injetores os 4 R$ 603,48, Teste diagnose R$ 91,44; Remover/instalar tubo rail R$45,72; Remover/instalar eletro-injetores os 4 R$114,32; Remover/instalar sensor eixo virabrequim R$ 85,53; Remover/instalar distribuição R$ 325,76 Total mão-de-obra R$ 1265,81. TOTAL GERAL R$ 2969,59.

A maquina ficou beleza!!

Só que a uns dois dias venho notando um certo falhamento em baixa, com oscilação em marcha lenta e um pouco de demora de resposta em aceleração rápida, bem como aumento de consumo e a bomba do tanque vem fazendo barulho alem do normal.Hoje ela perdeu força ate parar, retirei a conexão do filtro e notei que estava vindo pouco diesel, depois de algum tempo consegui funcionar ate chegar em casa. Como li alguns tópicos aqui no site, me parece que esta na hora de fazer uma limpeza no tanque, como a autorizada MWM fica a 230 Km, vou fazer a limpeza por aqui mesmo e ver se resolve. Não estou achando o tópico que descreve como limpar o tanque, alguém pode me enviar como fazer? Abraço a todos!!

Você pagou R$ 232 num bico do NGD? Onde você comprou? Precisamos ter essa informação à mão sempre!
As oficinas credenciadas da MWM em geral tem mão de obra cara mesmo, mas bem mais barata que as da ccs. Além de não ter aquele problema do "achismo" das concessionárias

Imperador!
28/10/2012, 09:17
Faz tempo que acompanho aqui esse tópico.

Estão de parabéns os colegas pelos comentários, pelo comenhecimento e pela educação dispensada.

Aprendo mais cada vez que entro aqui.

Estou com minha RangerHindra com 60 mil km e há 4 meses do fim da garantia. Me preocupo com manutenção preventiva. Pretendo usa-la por muito tempo.

Sim, e esse chip de potência por esse preço, é uma caso a se pensar mesmo.

Vou decidir se vou de chip ou vou de reprogramação da ECU. Todas tem vantagens e desvantagens. No momento, a grande vantagem do RaceChip está sendo o preço.

fse, qual chip você tá usando na Ranger? Como tá o consumo? Ficou satisfeito com o produto?

Sobre a instalação, me pareceu no video que o RaceChip vai na flauta do rail, com a instalação de um cabo estilo "T", com o RaceChip na ponta. Instalação certamente não será problema.

F.Zanon
28/10/2012, 12:54
Você pagou R$ 232 num bico do NGD? Onde você comprou? Precisamos ter essa informação à mão sempre!
As oficinas credenciadas da MWM em geral tem mão de obra cara mesmo, mas bem mais barata que as da ccs. Além de não ter aquele problema do "achismo" das concessionárias

Felizmente só foi preciso trocar a ponta dos bicos, esqueci de informar isto. Mas o valor de um bico completo aqui, gira em torno de R$ 900,00. Amigo, foi vc que postou no fórum como limpar o tanque da ranger?? Se foi manda ai de novo, tenho que fazer isso na minha. Abraço

freddymarino
29/10/2012, 00:31
Atualizando, meu scanner comprado no Dealextreme, já chegou.
Logo mais posto um review e instruções de uso.
Boa noite caro Imperador, aguardo ansioso o resultado do scanner,. quero um desses mas preciso saber direito...

abraço

Fred

Imperador!
29/10/2012, 09:24
Boa noite caro Imperador, aguardo ansioso o resultado do scanner,. quero um desses mas preciso saber direito...

abraço

Fred

Mil desculpas pela demora. Meu scanner já chegou e funciona, se quiser ir adiantando o pedido.
Pretendo fazer um tutorial em breve.

Imperador!
29/10/2012, 09:25
Felizmente só foi preciso trocar a ponta dos bicos, esqueci de informar isto. Mas o valor de um bico completo aqui, gira em torno de R$ 900,00. Amigo, foi vc que postou no fórum como limpar o tanque da ranger?? Se foi manda ai de novo, tenho que fazer isso na minha. Abraço

Segue link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/42971-fazendo-manutencao-do-tanque-da-ranger.html

Vinicius Hauagge
29/10/2012, 10:54
Estou tentado em comprar o chip da RaceChip...
Pelo que vi no site, eles mandam para o Brasil e o frete é algo em torno de 45,00 euros (mais ou menos).
Alguém já usou esse dispositivo?
Abraço,
Vinicius!

fse
29/10/2012, 13:57
Imperador! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/38632-imperador-.html) o chip que eu to usando comprei pela Strike, mas é o mesmo do link, até a cor é mesma. Estou muito satisfeito com o chip, na estrada ele ficou realmente ta mais economica, cerca de 1,5km/l a 2km/l. Na cidade não notei diferença. Usando somente S-50. Sem contar na força, ficou o bicho.

cristiano
29/10/2012, 14:13
fse, poderia por favor citar o link que você disse que instalou na sua?

Eu postei o link do mercadolivre e já comentaram que é o mesmo instalado pela RaceChip, pelo que eu entendi.

Imperador!
29/10/2012, 14:22
Imperador! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/38632-imperador-.html) o chip que eu to usando comprei pela Strike, mas é o mesmo do link, até a cor é mesma. Estou muito satisfeito com o chip, na estrada ele ficou realmente ta mais economica, cerca de 1,5km/l a 2km/l. Na cidade não notei diferença. Usando somente S-50. Sem contar na força, ficou o bicho.

Reiterando o cristiano, seria um grande favor se você pudesse postar o link com o anúncio desse chip! Abraço!

fse
30/10/2012, 16:58
O link é esse aqui;
Chip Potência Strike Professional | Amarok Frontier Troller - R$ 1.590,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445775954-chip-potncia-strike-professional-amarok-frontier-troller-_JM)
mas comprando direto com eles tem um desconto.
Passa um email pro cara; contato@strikebrasil.com.br o nome dele é Markus.

Vinicius Hauagge
30/10/2012, 21:29
De acordo com o preço informado no mercado livre, dá uma diferença de quase tres vezes mais do que importar por conta....

PauloLimited
31/10/2012, 00:00
De acordo com o preço informado no mercado livre, dá uma diferença de quase tres vezes mais do que importar por conta....

Cara, se vc importar o chip, fala como que foi, ainda mais em relação ao frete.

cristiano
31/10/2012, 09:21
O link é esse aqui;
Chip Potência Strike Professional | Amarok Frontier Troller - R$ 1.590,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445775954-chip-potncia-strike-professional-amarok-frontier-troller-_JM)
mas comprando direto com eles tem um desconto.
Passa um email pro cara; contato@strikebrasil.com.br o nome dele é Markus.

Eu mandei um email para ele ontem perguntando dos preços, mas ainda não responderam.

Vinicius Hauagge
31/10/2012, 11:55
O mais baratinho, com frete para o Brasil sai 175,00 euros... Sobre isso, tem que adicionar 60% de imposto e mais alguns custos (dependendo do estado tem icms).
Daria mais ou menos uns 780,00 reais (no mínimo).
Atenciosamente,
Vinicius!

LuizBHZ
31/10/2012, 15:47
Vou decidir se vou de chip ou vou de reprogramação da ECU. Todas tem vantagens e desvantagens. No momento, a grande vantagem do RaceChip está sendo o preço.

fse, qual chip você tá usando na Ranger? Como tá o consumo? Ficou satisfeito com o produto?

Sobre a instalação, me pareceu no video que o RaceChip vai na flauta do rail, com a instalação de um cabo estilo "T", com o RaceChip na ponta. Instalação certamente não será problema.

Fiz a reprogramacao com o Mauricio Reiko. Muito bom o servico dele. Rodei 50.000 km sem problema algum. Revisoes, manutencao, tudo normal. Consumo pisando muito da cerca de 7,5 - 8 na cidade e 9 na estrada. Indo ate 120km/h da 11-11,5 facil. Na cidade com o pe leve 8,5-9. E o desempenho do carro nao compara com original. Alem de arrancada, retomada, ultrapassagens, no dia a dia fica muito melhor. Dobra-se esquina de segunda, anda de quarta a 60km/h, de quinta a 80km/h. Coisa que antes, devido ao cambio longo e motor um pouco apagado em baixa rpm, nao era possivel. Fica muito prazeiroso mesmo de dirigir. Vale a pena sem pensar. Hoje to com um hilux at, e acho ela devagar ehehhehehe Na epoca, jan/2011 custou R$1500,00.

Abracos

papa
31/10/2012, 15:49
O mais baratinho, com frete para o Brasil sai 175,00 euros... Sobre isso, tem que adicionar 60% de imposto e mais alguns custos (dependendo do estado tem icms).
Daria mais ou menos uns 780,00 reais (no mínimo).
Atenciosamente,
Vinicius!

Vinicius como é este processo já verifiquei o site vç sabe de alguem que já tenha feito a compra direto com eles, o chip esta aprovado mesmo?.
fse vç esta usando e esta aprovado, este chipe é instalado no sensor do rail (flauta) direto é isso.

Vinicius Hauagge
31/10/2012, 18:36
Papa, tem a menção de um colega do fórum que comprou esse chip no mercado livre e disse que gostou...
Acho que está na página 79 ou 80... No site da race chip tem vídeo mostrando a instalaçao...
To pensando em comprar, mas se eu fizer isso vou mandar para o endereço de um conhecido que mora em Portugal, dai ele envia para mim... Economizo no frete e no imposto....

Hamilton Alexandre
01/11/2012, 09:13
Oi Pessoal,

De quantos em quantos tempos é bom fazer a lavagem do tanque de combustível.

Abs Todos
Hamilton Alexandre

papa
01/11/2012, 09:41
Hamilton depende muito, se usa diesel bom e tem um filtro bom além do original uns 80 mil, senão uns 40 mil, eu na ultima limpeza do meu tirei a telinha de inox da bomba.

cristiano
01/11/2012, 10:28
Uma técnica que uso bastante é não ficar mudando de posto toda hora, escolha um posto perto da sua casa e sempre abasteça por lá. Raríssimas vezes que entro na reserva longe do meu posto.

Imperador!
01/11/2012, 11:18
Se for de pagar R$ 1.500,00 pelo chip (ou mesmo 700,00 por ele, fora impostos), prefiro reprogramar. Ainda vou decidir.

Jhonny César
01/11/2012, 19:41
Se for de pagar R$ 1.500,00 pelo chip (ou mesmo 700,00 por ele, fora impostos), prefiro reprogramar. Ainda vou decidir.

Acabei de falar com um amigo meu que tem um troller 3.0 (mesmo motor da ranger) e ele me falou a respeito do chip plug in play (esse que estão falando) Diz que não da muita diferença não... Ele comprou uma central reprogramada aqui na cidade com um cara e o troller dele so falta voar.... segundo ele ta com 268 cv... realmente eu vi e posso dizer que o miserável anda muito... estou decidido... vou fazer reprogramação em minha ranger... como aqui em manaus não tem um nazarento que faça o serviço vou enviar para o pessoal da digipower do paraná... Vou retirar a central numa segunda feira e mandar por sedex 10... no outro dia esta la... 2 dias ela esta pronta e ai eles me enviam... no sabado esta aqui... ai é so colocar a bixa de novo na viatura e sair voando por ai... Segunda feria vou entrar em contato com eles para acertar os valores... Creio eu sem duvidas q é a melhor opção.... Os trilheiros aqui de manaus que tem motor ngd 3.0 tb optaram pela programação... abrcs a todos

André...
05/11/2012, 08:24
Eu vi dispositivo que se instala no pedal do acelerador... Alguém já viu?
Segundo o vendedor ele antecipa curva de torque do motor sem mecher na potência. O carro fica melhor para arrancar sem forçar nada o motor.

Segundo o mesmo distinto senhor, não altera em nada vida útil...

Ninguem deu moral para o meu post, mas seguem o link:
Aumento De Torque, Sprint Booster - R$ 1.050,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446172269-aumento-de-torque-sprint-booster-_JM)

Vc ja viram rodando? O que acham?

Imperador!
05/11/2012, 09:19
Acabei de falar com um amigo meu que tem um troller 3.0 (mesmo motor da ranger) e ele me falou a respeito do chip plug in play (esse que estão falando) Diz que não da muita diferença não... Ele comprou uma central reprogramada aqui na cidade com um cara e o troller dele so falta voar.... segundo ele ta com 268 cv... realmente eu vi e posso dizer que o miserável anda muito... estou decidido... vou fazer reprogramação em minha ranger... como aqui em manaus não tem um nazarento que faça o serviço vou enviar para o pessoal da digipower do paraná... Vou retirar a central numa segunda feira e mandar por sedex 10... no outro dia esta la... 2 dias ela esta pronta e ai eles me enviam... no sabado esta aqui... ai é so colocar a bixa de novo na viatura e sair voando por ai... Segunda feria vou entrar em contato com eles para acertar os valores... Creio eu sem duvidas q é a melhor opção.... Os trilheiros aqui de manaus que tem motor ngd 3.0 tb optaram pela programação... abrcs a todos

Passei email pra Digipower. Mais tarde vou ligar pro Reiko pra saber o preço dele.
Me cobraram 2.200,00 pra reprogramar em 4x ou 2.000 à vista.

Ficaria com 223cv e 53 kgfm de torque. Vou fazer o serviço, só vou esperar meus pneus ficarem carecas para colocar 265 ou 285 e mandar reprogramar.

Abraços.

..................
André, não conheço ninguém que tenha esse chip.

Jhonny César
05/11/2012, 12:17
Passei email pra Digipower. Mais tarde vou ligar pro Reiko pra saber o preço dele.
Me cobraram 2.200,00 pra reprogramar em 4x ou 2.000 à vista.

Ficaria com 223cv e 53 kgfm de torque. Vou fazer o serviço, só vou esperar meus pneus ficarem carecas para colocar 265 ou 285 e mandar reprogramar.

Abraços.

..................
André, não conheço ninguém que tenha esse chip.

Olha que bacana e sorte tb.... Estava conversando com um amigo e descobri que agora tem uma cara aqui em manaus que faz a reprogramação... Ele coloca a central em um computador e o pessoal do paraná faz a leitura e a reprogramação via internet,... com garantia e certeza no serviço... Fica com 230 cv ....e custa 1.700,00... Ele foi ao paraná resolver umas coisas e retornara dia 15... vou fazer por aqui mesmo.......
:euforico:

dudu83
06/11/2012, 14:48
depois de fundir um motor com 160.000 km o da outra ranger ta batendo valvula com 180.000 km da primeira vez achei que era azar agora tenho certeza que o motor não presta, o pior é saber que vai ter que quebrar os 4 bicos so pra abrir a tampa de valvula...

F.Zanon
06/11/2012, 17:26
depois de fundir um motor com 160.000 km o da outra ranger ta batendo valvula com 180.000 km da primeira vez achei que era azar agora tenho certeza que o motor não presta, o pior é saber que vai ter que quebrar os 4 bicos so pra abrir a tampa de valvula...

Amigo, ta mais é pra falta de sorte mesmo, porque a minha deu atracamento dos bicos(DIESEL DE MÁ QUALIDADE), foi tirado os 4, não quebrou nenhum e eu só troquei a ponta dos bicos. O serviço foi feito em um autorizado MWM. Boa Sorte!!

papa
07/11/2012, 09:28
Dudu acompanhei seu post sobre a reforma do outro motor, parece que vç usa bem e as condições ai são extremas, enfim se o bandeirante esta aguentando mais fica só com ele, quanto aos bicos a Raven tem um jogo de ferramentas para sacar estes bicos sem danificar o cabeçote, custa uns R$ 1.200,00 é mais barato que o cabeçote, também ouvi dizer que catalizador de resina de fibra de vidro solta este bicos muito colados, na montagem tem de usar a graxa com molibdenio para alta temperatura, boa sorte, alias é a primeira vez que ouço dizer que motor 3.0 bate válvula, não houve falta de óleo não?

dudu83
08/11/2012, 04:15
Dudu acompanhei seu post sobre a reforma do outro motor, parece que vç usa bem e as condições ai são extremas, enfim se o bandeirante esta aguentando mais fica só com ele, quanto aos bicos a Raven tem um jogo de ferramentas para sacar estes bicos sem danificar o cabeçote, custa uns R$ 1.200,00 é mais barato que o cabeçote, também ouvi dizer que catalizador de resina de fibra de vidro solta este bicos muito colados, na montagem tem de usar a graxa com molibdenio para alta temperatura, boa sorte, alias é a primeira vez que ouço dizer que motor 3.0 bate válvula, não houve falta de óleo não?

rsrsr meu pai que veio com essa historia de bater valvula na verdade era a roela de vedaçao do bico, o concerto ficou em R$6,00...

na hora fiquei puto pq essa ranger roda 90% do tempo em estradas e as trocas e revisoes sao rigorosas a cada 8.000 km, a outra que fundio sempre fez os serviços masi pesados sempre com manutençao rigorosa fundio por um problema muito incomum, o bico travou aberto e cozinhou o cilindro o chefe da ford aqui disse que so tinha visto isso uma vez realemnte foi azar..

quando fiz o outro motor usei graxa sintetica de molibdileno.. mas pra desmontar :fight: coca cola, oleo de freio, catalisador de massa plastica tudo mesmo.. penamos 4 dias pra tirar os 4 bicos tive que inventar uma ferramenta o cabeçote não danificou nada so a tamap de valvulas, inclusive foi a peça mais cara do motor... os bicos foram direto pro lixo

dudu83
08/11/2012, 04:18
Amigo, ta mais é pra falta de sorte mesmo, porque a minha deu atracamento dos bicos(DIESEL DE MÁ QUALIDADE), foi tirado os 4, não quebrou nenhum e eu só troquei a ponta dos bicos. O serviço foi feito em um autorizado MWM. Boa Sorte!!

que ano é a sua ranger? reza a lenda que de 2008 pra ca é masi facil tirar o mecanico chefe da ford e o mecanico chefe de uma retifica que mexe em 90% das rangers da minha cidade disse que é questao de sorte mesmo mas os dois afirmaram que 90% das vezes os bicos estragam na retirada...

papa
08/11/2012, 10:14
Dudu veja este conjunto da ferramenta de sacar bicos da 3.0 da Raven é muito interessante, hoje um bico destes esta por volta de R$ 650,00 já custou mais de 2.000,00, geralmente da problema com diesel ruim o que dana qualquer bico, mas eu uso uma graxa de nome Suprema que comprei em São Paulo da Jet-Lub , este bicos tem um erro grande de engenharia pois se fossem corpo levemente conicos não ia precisar nem desta arruela de vedação e seriam sacados na boa, vou vender a ídeia para a MWM rssss

dudu83
08/11/2012, 14:38
Dudu veja este conjunto da ferramenta de sacar bicos da 3.0 da Raven é muito interessante, hoje um bico destes esta por volta de R$ 650,00 já custou mais de 2.000,00, geralmente da problema com diesel ruim o que dana qualquer bico, mas eu uso uma graxa de nome Suprema que comprei em São Paulo da Jet-Lub , este bicos tem um erro grande de engenharia pois se fossem corpo levemente conicos não ia precisar nem desta arruela de vedação e seriam sacados na boa, vou vender a ídeia para a MWM rssss

realmente é um erro bizarro.. uma outra soluçao seria uma tampa plastica que impedise de acumular aguá e poeira

NGDaniel
09/11/2012, 07:02
rsrsr meu pai que veio com essa historia de bater valvula na verdade era a roela de vedaçao do bico, o concerto ficou em R$6,00...

Quando isso aconteceu comigo eu fiquei da mesma forma que vc, PUTO, pensando que o motor tinha ido pro saco...

Depois do gasto total, não me aguentava de rir...

Jhonny César
09/11/2012, 09:57
realmente é um erro bizarro.. uma outra soluçao seria uma tampa plastica que impedise de acumular aguá e poeira

Os modelos a partir de 2010 ja possuem... não sei todos... mas na concessionaria acha para comprar... E uma tampa de borracha do formato da entrada do bico na tampa de valvula... no caso são 4... para colocar é necessario retirar os bicos e encaixar elas.... Evita que acumula agua e sujeira... Eu sempre faço uma coisa... Quando lavo o motor (raramente) eu jogo desingripante sem dó no buraco onde encaixa os bicos.... tb utilizo um oleo que vende no posto Br que é tipo oleo de mamona... o nome é PUVEROIL... tb jogo ele... ele evita que crie ferrugem e mantem lubrificado ...... Não tive problemas para tirar os bicos... sempre sai de boa...

miguelcps
14/11/2012, 14:54
Os modelos a partir de 2010 ja possuem... não sei todos... mas na concessionaria acha para comprar... E uma tampa de borracha do formato da entrada do bico na tampa de valvula... no caso são 4... para colocar é necessario retirar os bicos e encaixar elas.... Evita que acumula agua e sujeira... Eu sempre faço uma coisa... Quando lavo o motor (raramente) eu jogo desingripante sem dó no buraco onde encaixa os bicos.... tb utilizo um oleo que vende no posto Br que é tipo oleo de mamona... o nome é PUVEROIL... tb jogo ele... ele evita que crie ferrugem e mantem lubrificado ...... Não tive problemas para tirar os bicos... sempre sai de boa...

Na minha 11/12 tem realmente esta proteçao de borracha alí nos bicos, inclusive tirei algumas fotos pra mostrar e tbem o filtro é daquele modelo que troca só o elemento interno.380780380781380782380783380784

Comprei ela ontem e amanha estarei fazendo uma viagem de +- 500km, vamos ver como ela se comporta.
Preciso agora concelar junto a Ford minha encomenda da Flex XLT que fiz, desisti depois dos relatos do consumo e tambem pela desconfianca que passaria o final de ano sem ela, pois até ontem nao tinha nenhuma noticia de informaçao de qdo ela chegaria.
Resolvi comprar uma seminova e esperar mais um ano ou dois e depois pegar uma XLT 3.2 Diesel zero ou seminova tbem, mas Flex eu desisti.

Imperador!
14/11/2012, 17:03
miguelcps, parabéns!
Para mim, você fez uma das melhores aquisições do mercado no quesito custo-benefício. Abraço!

miguelcps
14/11/2012, 18:26
miguelcps, parabéns!
Para mim, você fez uma das melhores aquisições do mercado no quesito custo-benefício. Abraço!

Foi uma decisao dificil, pois nao é facil deixar a Nova Ranger pra ficar com a antiga, mas pesei os beneficios do Diesel, do 4x4, e decidi que só vou na Nova qdo o $ der pra pegar uma XLT Diesel 4x4, acredito que chego la em um ano e meio a dois anos, mas nao me arrependo nao, hoje andei um pouco com ela e a cada detalhe que olha nao acredito que ela foi tao bem cuidada, parece zero e tbem no consumo, hoje rodei uns 20 km, fui ao centro e voltei e o CB marcando media 9km/l, acredito se estivesse com a Flex seria uns 3,5km/l.

Imperador!
14/11/2012, 19:38
Rapaz, podem me chamar de invejoso ou coisa assim, mas depois que vi a Nova Ranger pessoalmente, meu "fogo" em relação a ela baixou muito, especialmente quanto ao interior dela. Não achei as coca colas todas que estão promovendo no tópico da Nova Ranger. E olha que eu fiz o test drive no modelo "praticamente" top (XLT AT diesel). E rodei nela por 40km (trânsito, estrada e na beira da praia, com tração) e mesmo assim, não vi nada que a Nova Ranger faça que a minha não faça. Não testei o controle de estabilidade e nem quero precisar nunca, claro!

A picape mais bonita do Brasil, na minha opinião, é no momento a Amarok. A com mais cara de picape é a Frontier.

E não existe na melhor, no nosso caso, do que ficar com um carro que você conhece a mecânica, sabe que é confiável e que sabe exatamente o consumo por l. Além de tudo, nada justifica, a meu ver, a diferença 50~60mil reais de preço entre as duas.

Cachoeira
15/11/2012, 13:35
Na minha 11/12 tem realmente esta proteçao de borracha alí nos bicos, inclusive tirei algumas fotos pra mostrar e tbem o filtro é daquele modelo que troca só o elemento interno.380780380781380782380783380784

Comprei ela ontem e amanha estarei fazendo uma viagem de +- 500km, vamos ver como ela se comporta.
Preciso agora concelar junto a Ford minha encomenda da Flex XLT que fiz, desisti depois dos relatos do consumo e tambem pela desconfianca que passaria o final de ano sem ela, pois até ontem nao tinha nenhuma noticia de informaçao de qdo ela chegaria.
Resolvi comprar uma seminova e esperar mais um ano ou dois e depois pegar uma XLT 3.2 Diesel zero ou seminova tbem, mas Flex eu desisti.

Prezado,

Este seu carro "é o cão chupando manga". Você nessa viagem vai ver a força e economia. O Barulho do motor é fantastico.

Parabéns

miguelcps
17/11/2012, 11:56
Prezado,

Este seu carro "é o cão chupando manga". Você nessa viagem vai ver a força e economia. O Barulho do motor é fantastico.

Parabéns
Obrigado
Voce tem razão, anda muito e eh economica, fez 12km/L na estrada com media de 120km/h, e chegando em Minas fomos pra um rancho e chegamos de baixo de chuva, so nao fiquei atolado por causa do 4x4, por isso que nao abro mão do Diesel e 4x4.
Estou pensando em colocar um chip da Strike, vou dar uma pesquisada direitinho sobre os pros e contras.

RANGER FEDERAL
17/11/2012, 20:53
Rapaz, podem me chamar de invejoso ou coisa assim, mas depois que vi a Nova Ranger pessoalmente, meu "fogo" em relação a ela baixou muito, especialmente quanto ao interior dela. Não achei as coca colas todas que estão promovendo no tópico da Nova Ranger. E olha que eu fiz o test drive no modelo "praticamente" top (XLT AT diesel). E rodei nela por 40km (trânsito, estrada e na beira da praia, com tração) e mesmo assim, não vi nada que a Nova Ranger faça que a minha não faça. Não testei o controle de estabilidade e nem quero precisar nunca, claro!

A picape mais bonita do Brasil, na minha opinião, é no momento a Amarok. A com mais cara de picape é a Frontier.

E não existe na melhor, no nosso caso, do que ficar com um carro que você conhece a mecânica, sabe que é confiável e que sabe exatamente o consumo por l. Além de tudo, nada justifica, a meu ver, a diferença 50~60mil reais de preço entre as duas.

Imperador,

Também estou com um leve inclinação em no dia que for trocar a Ranger pegar um Amarok usada. Mas o que você tem ouvido sobre os problemas dela? Teve uma porrada de Amarok com correia dentada torada com poucos mil km de uso. Ví essas reclamações inclusive fora do fórum.

Sei que a dúvida é um tanto quanto fora do tópico, mas já que nossos NGD estão em extinção (Troller e Rangerhindra), um dia vou ter que procurar um diesel à altura do bruto.

RANGER FEDERAL
17/11/2012, 20:57
Obrigado
Voce tem razão, anda muito e eh economica, fez 12km/L na estrada com media de 120km/h, e chegando em Minas fomos pra um rancho e chegamos de baixo de chuva, so nao fiquei atolado por causa do 4x4, por isso que nao abro mão do Diesel e 4x4.
Estou pensando em colocar um chip da Strike, vou dar uma pesquisada direitinho sobre os pros e contras.

Miguel,

Parabéns pela aquisição. Como já dito pelo Imperador, o melhor custo beneficio para se ter 4x4 com redução e um motor diesel forte e econômico.

GiovanniP
17/11/2012, 22:38
Vinha vindo de uma viagem de aprox 300 km de terra e na chegada minha ranger deu uma pequena engasgada e morreu, como se houvesse um corte na injeção de combustível. Virava a chave, acendiam as luzes, dava a partida mas não pegava.
Não chegou a perder potência, acender nenhuma luz ou entrar em modo de segurança.
Quando girava a chave não acendia aquela luz no painel de água no filtro do diesel que sempre acende e eu não escutava a bomba de combustível trabalhando como normalmente.
foi guinchada e segunda levo na cça para avaliar o problema.
Ainda bem que deu a pane quando acabei de chegar na cidade pois estava no meio do mato e se desse o problema por lá estaria lá até agora...

Fico com receoso com esse tipo de coisa e tenho medo deste carro quando acabar a garantia, já foi trocada muita coisa em garantia, o carro e bom de dirigir, forte mas dá muita manutenção.

RANGER FEDERAL
17/11/2012, 23:51
Vinha vindo de uma viagem de aprox 300 km de terra e na chegada minha ranger deu uma pequena engasgada e morreu, como se houvesse um corte na injeção de combustível. Virava a chave, acendiam as luzes, dava a partida mas não pegava.
Não chegou a perder potência, acender nenhuma luz ou entrar em modo de segurança.
Quando girava a chave não acendia aquela luz no painel de água no filtro do diesel que sempre acende e eu não escutava a bomba de combustível trabalhando como normalmente.
Ainda bem que deu a pane quando acabei de chegar na cidade pois estava no meio do mato e se desse o problema por lá estaria lá até agora...

Fico com receoso com esse tipo de coisa e tenho medo deste carro quando acabar a garantia, já foi trocada muita coisa em garantia, o carro e bom de dirigir, forte mas dá muita manutenção.

GiovanniP,

É uma pena mesmo. Com quantos mil Km sua Ranger está?

Imperador!
18/11/2012, 09:43
Imperador,

Também estou com um leve inclinação em no dia que for trocar a Ranger pegar um Amarok usada. Mas o que você tem ouvido sobre os problemas dela? Teve uma porrada de Amarok com correia dentada torada com poucos mil km de uso. Ví essas reclamações inclusive fora do fórum.

Sei que a dúvida é um tanto quanto fora do tópico, mas já que nossos NGD estão em extinção (Troller e Rangerhindra), um dia vou ter que procurar um diesel à altura do bruto.

Amarok usada ainda me faz medo, especialmente nas primeiras 2010/11 que tinham um problema grave na EGR.
Quem pegar umas dessas daqui uns 2~3 anos, acho que vai estar ganhando um problema...
Amarok pra quem quiser pegar, vai ter um outro problema ainda: saber se SEMPRE foi usado o S50. Se nas de 163cv não for sempre vai dar problema na EGR que vai furar; se for nas de 180cv, vai dar problema com o filtro de partículas (15.000 reais na ccs). Ou seja, enquanto o S50 não se estbilizar totalmente, só vejo Amarok como opção pra quem for comprar nova que vai poder cuidar bem do carro; se for pegar uma usada, ainda é possível pegar algum "buxo".

Fora isso, as Amarok já apresentaram problemas de embreagem estragada prematuramente (180cv e 163cv); motor travando (163cv) e mais alguns outros que não lembro do blog da Amarok. Mesmo assim, acho que é uma amostragem bem pequena de probemas, porque quase ninguém entra no fórum se não tiver problema com o carro, a não ser os usuários regulares.

Imperador!
18/11/2012, 09:44

O tanque desse carro já foi limpo alguma vez?
Tá parecendo entupimento da linha de combustível. Qualquer outro problema eletrônico daria algum tipo de sinal. Ao menos uma perda de força.

GiovanniP
18/11/2012, 14:19
GiovanniP,

É uma pena mesmo. Com quantos mil Km sua Ranger está?

Ainda bem que esta na garantia... 52mil km. Vamos ver no que da ne...

GiovanniP
18/11/2012, 14:21
O tanque desse carro já foi limpo alguma vez?
Tá parecendo entupimento da linha de combustível. Qualquer outro problema eletrônico daria algum tipo de sinal. Ao menos uma perda de força.

Pode ser, nunca foi limpado o tanque nao... De quanto em quanto tempo e recomendado fazer essa limpeza?

Imperador!
18/11/2012, 15:47
Pode ser, nunca foi limpado o tanque nao... De quanto em quanto tempo e recomendado fazer essa limpeza?

Se abastecer muito em postos desconhecidos, uma vez por ano. Se andar mais em cidade e abastecer no mesmo posto, a cada dois anos é suficiente...