Ver Versão Completa : Tópico da RANGER 3.0 ELECTRONIC
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
[
8]
9
10
11
465030465031465032465033 estrago feito pela agua na biela.. do resto nao fez nada, o bloco foi aberto pra medida 0,50 vira estava perfeito
Dudu esta biela tomou umas e outras, na substituição se trocar só ela tem de verificar o peso pois a outra deve ser do mesmo peso para não dar problema, pois é a minha com 300.000 quebrou a guia da corrente de comando e estava com um bico colado no cabeçote, como tinha um motor reserva 0 km coloquei e estou dando uma geral no velho, também não troco o 3.0 por outro.
boa noite a todos. estou aqui como ususario deste forum ,e gostaria de agradeser a todos o espaço ,presizo de uma ajuda para tirar uma duvida ,comprei hoje uma ranger 4x4 2008 diesel notei que o reservatorio esta vazando pela tampa obs um pouco mas o carro nao apresentou aquecimento em viajem .apertei ele mas nao consigo feichar direito pois ele da uns estalos como se mostrase ja apertado ou seja uns estalos como se fosse um tipo de limitador .seria desta forma mesmo ou a tampa esta com defeito? esta com algumas mascas de vazamentos no reservatorio oque devo fazer .agradeço a todos
Na minha ja aconteceu de vazar pela tampa e só fiz a troca e resolveu
Dudu esta biela tomou umas e outras, na substituição se trocar só ela tem de verificar o peso pois a outra deve ser do mesmo peso para não dar problema, pois é a minha com 300.000 quebrou a guia da corrente de comando e estava com um bico colado no cabeçote, como tinha um motor reserva 0 km coloquei e estou dando uma geral no velho, também não troco o 3.0 por outro.
achei melhor trocar as 4 pra nao ter esse problema.. R$250,00 cada
crispiran
03/06/2014, 12:01
Bom reativar os tópicos. Colegas tenho uma xlt 2008/2009 com 105000 kms sem nada grave até agora. Há uns 2meses quando a temperatura cai na minha cidade, cerca de 12 graus para baixo na hora de sair pela manha não liga. Viro a chave estala estala e não liga. Escuto injetar diesel e depois de umas tentativas seguro a chave e aí pega e funciona normal. O que será isso?
Imperador!
03/06/2014, 12:34
Pode ser considerado normal, já que a 3.0 não tem velas aquecedoras...
marcoswiedemann
03/06/2014, 19:40
Tive um problema parecido quando cai a temperatura
No meu caso era bateria que ja estava fraca.
Bom reativar os tópicos. Colegas tenho uma xlt 2008/2009 com 105000 kms sem nada grave até agora. Há uns 2meses quando a temperatura cai na minha cidade, cerca de 12 graus para baixo na hora de sair pela manha não liga. Viro a chave estala estala e não liga. Escuto injetar diesel e depois de umas tentativas seguro a chave e aí pega e funciona normal. O que será isso?
E normal "fumar" pela tampa de óleo?
Tipo, motor funcionando em marcha lenta e ao abrir a tampa ele começa a fumaçar pouco, mas fumaça.
Fui avaliar a troca do carro e o cara que olhou disse que isso não é normal e que o motor esta em vias de quebrar :shock::shock:!!!!
Isso é verdade mesmo??????
miguelcps
09/06/2014, 17:35
Tipo, motor funcionando em marcha lenta e ao abrir a tampa ele começa a fumaçar pouco, mas fumaça.
Fui avaliar a troca do carro e o cara que olhou disse que isso não é normal e que o motor esta em vias de quebrar :shock::shock:!!!!
conversa fiada Pra tentar desvalorizar sua pick-up, qdo vendi a minha que estava com 100k foi a primeira coisa que o cara fez, depois de ver falou: não é possível, todas que olhei fumam, aí eu disse pra ele
que era normal e ele concordou pois chegou a olhar outras com km bem mais baixa e o sintoma era o
mesmo.
conversa fiada Pra tentar desvalorizar sua pick-up, qdo vendi a minha que estava com 100k foi a primeira coisa que o cara fez, depois de ver falou: não é possível, todas que olhei fumam, aí eu disse pra ele
que era normal e ele concordou pois chegou a olhar outras com km bem mais baixa e o sintoma era o
mesmo.
Então, até li aqui no forum acho que na parte da Mitsubishi uma vez que isso era normal.
Não sei se tem alguma coisa relacionada, mas conferi o óleo e estava normal. Sou leigo nessa parte de mecânica então fico sempre na duvida.
Imperador!
10/06/2014, 07:36
Então, até li aqui no forum acho que na parte da Mitsubishi uma vez que isso era normal.
Não sei se tem alguma coisa relacionada, mas conferi o óleo e estava normal. Sou leigo nessa parte de mecânica então fico sempre na duvida.
Como dito é completamente normal. Essa técnica do óleo só funciona pro motor OM364 da Bandeirante. Nos motores modernos (altas taxas de compressão) é impossível não soprar. Verifique que até mesmo se tirar a vareta com o motor funcionando, o óleo espirra pra fora. É normal. Pior que eu acho que nem é picaretagem, é desconhecimento de mecânica mesmo.
Thiago Pereira
10/06/2014, 14:40
Depende, fumaça ou vapor? Muito ou pouco?
A vareta de óleo fica no lugar ou pula para cima se acelerar forte?
A borda da tampa fica com muito óleo?
Como dito é completamente normal. Essa técnica do óleo só funciona pro motor OM364 da Bandeirante. Nos motores modernos (altas taxas de compressão) é impossível não soprar. Verifique que até mesmo se tirar a vareta com o motor funcionando, o óleo espirra pra fora. É normal. Pior que eu acho que nem é picaretagem, é desconhecimento de mecânica mesmo.
Pelo contrario, motores diesel modernos tem taxa de compressão muito menor que antigos, principalmente devido a alta pressão do turbo.
Depende, fumaça ou vapor? Muito ou pouco?
A vareta de óleo fica no lugar ou pula para cima se acelerar forte?
A borda da tampa fica com muito óleo?
Pelo contrario, motores diesel modernos tem taxa de compressão muito menor que antigos, principalmente devido a alta pressão do turbo.
EU acho que é fumaça sim. Muito pouco. Vou fazer este teste de acelerar forte e ver o que acontece.
Na borda não fica óleo.
fiz esse teste tosco com o motor recém feito e solta fumaça e se acelerar espira oleo pra fora... o unico teste que pode realmente afirmar que o motor esta ruim é o teste de compressao...
minha caminhoente nunca esteve tão economica ja rodei 4.000 km em poucos dias, os 4 bicos sao novos e so utilizo diesel s10 a um bom tempo imagino que quando o motor estiver "amaciado" vai ficar masi economico ainda, deve ser por causa do diesel s10
Thiago Pereira
11/06/2014, 12:55
EU acho que é fumaça sim. Muito pouco. Vou fazer este teste de acelerar forte e ver o que acontece.
Na borda não fica óleo.
Então pode ficar tranquilo...
Esse "teste" no máximo vai confirmar quando o motor estiver bem ruim, com muita compressão indo para o cárter, ou então quando estiver misturando água com óleo.
O teste descente e confiável é o de compressão com um manômetro.
Obrigado pela ajuda. Fico preocupado, pq aqui não tem 1 cristão para falar bem desse motor. Todo lugar que eu vou o povo fala "Esse motor não presta, isso é uma bomba".Então como ninguém sabe mexer, claro que vira uma bomba né. O povo aqui só mete a mão em Mit, Toyota e GM. Nissan e Ford aqui é bomba.
Tanto que as NR 3.2 ja são mal vistas aqui e para ajudar a Ford tb não ajuda em nada, abriu a pouco tempo uma CCS na cidade e o pessoal mal sabe trocar óleo, quanto mais mexer no NGD.
Como a minha esta com 118500km já ta na hora de passar pra frente. Valor de mercado aqui 35-40 mil, quando pegam.
Obrigado pela ajuda. Fico preocupado, pq aqui não tem 1 cristão para falar bem desse motor. Todo lugar que eu vou o povo fala "Esse motor não presta, isso é uma bomba".Então como ninguém sabe mexer, claro que vira uma bomba né. O povo aqui só mete a mão em Mit, Toyota e GM. Nissan e Ford aqui é bomba.
Tanto que as NR 3.2 ja são mal vistas aqui e para ajudar a Ford tb não ajuda em nada, abriu a pouco tempo uma CCS na cidade e o pessoal mal sabe trocar óleo, quanto mais mexer no NGD.
Como a minha esta com 118500km já ta na hora de passar pra frente. Valor de mercado aqui 35-40 mil, quando pegam.
um a migo comprou um hilux pq bla bla bla tava maquiada, so o jogo de aneis custou mais caro que os pistoes completos do ngd...
se sua picape esta com +- 120.000 é so trocar a correia do alternador, a bomba de agua, a valvula termostatica completa e o esticador da correia agora depois aos 160.000 troca o conjunto de correntes do motor fazendo isso e trocando o oleo sempre, vai rodar tranquilamente ate os 200.000 km no minimo.. a nao ser que vc prefira vender sua picape a preço de banana e gastar mais pelo menos R$60.000 pra ter outra picape que te atendera do mesmo jeito...
esse motor não tem misterio nenhum...
Imperador!
11/06/2014, 18:16
um a migo comprou um hilux pq bla bla bla tava maquiada, so o jogo de aneis custou mais caro que os pistoes completos do ngd...
se sua picape esta com +- 120.000 é so trocar a correia do alternador, a bomba de agua, a valvula termostatica completa e o esticador da correia agora depois aos 160.000 troca o conjunto de correntes do motor fazendo isso e trocando o oleo sempre, vai rodar tranquilamente ate os 200.000 km no minimo.. a nao ser que vc prefira vender sua picape a preço de banana e gastar mais pelo menos R$60.000 pra ter outra picape que te atendera do mesmo jeito...
X2!
Só troquei minha Ranger 3.0 porque eu tinha pegado ela usada e já estava dando sinais do uso (meu e do dono anterior), então preferi pegar uma nova e ficar com ela até não estar valendo mais nada ou surgir uma necessidade real de troca...
Mas se você está satisfeito com o carro, eu faria o que o dudu comentou.
A bomba de agua troquei com +-105000km e o esticador da correia foi trocado ainda em garantia não lembro se com 60/70000km. O resto tem que trocar. Óleo já troco a cada 8000 km.
Vo tocando o barco. Quando precisar de ajuda corro aqui. Valeu.
A bomba de agua troquei com +-105000km e o esticador da correia foi trocado ainda em garantia não lembro se com 60/70000km. O resto tem que trocar. Óleo já troco a cada 8000 km.
Vo tocando o barco. Quando precisar de ajuda corro aqui. Valeu.
é muito importante trocar a valvula termostatica completa, o problema são as partes plasticas que resecam e podem causar dor de cabeça numa viagem por exemplo... custa menos de R$300,00 e é facinho de trocar
466789
marcoswiedemann
12/06/2014, 16:36
comprei a minha com 168.000 trocado embreagem e aos 187.000 trocado kit correntes de comando.
Hoje com 202.000 apenas compressor do ar condicionado, não foi trocado bomba de agua e a de oleo.
Sera que com seus 202.00 devo fazer essa troca ou espera mais um tempo.
Hamilton Alexandre
21/06/2014, 10:35
Oi Pessoal,
Faz tempo que não apareço por aqui, mas quando a gente precisa tirar dúvidas e avaliar, pós e contras...Aqui no fórum (claro em outros fóruns) não existe melhor lugar.
Pois bem, tô precisando de uma ajuda. To querendo comprar um Camper Duaron, peso inicial de uns 550 kg, adicionado algumas coisas , deve ir aí para uns 700 kg.
Carregando constantemente este peso na caminhonete, quais os desgaste que causaria, ou não faz diferença para ela e o desgaste seria minimo , ou melhor preparar o bolso, porque aumentaria bastante o custo da manutenção ?
Me ajudem aí, não tenho dinheiro sobrando (to me aposentando e ia aproveitar o dinheirinho da aposentadoria para comprar o camper) e gostaria de saber se não vou arrumar mais dor de cabeça do que lazer carregando esse peso constantemente na caminhonete.
Obrigado a Todos
e Um grande abraço.
SergioSilva
21/06/2014, 23:02
Galera, Boa Noite...
Sou novo no forum, entaum se tiver em lugar errado me avisem...
Tenho uma Ranger Limited 2012 -3.0 Diesel - 100.000 km (todas as revisões em dia, ainda na garantia)
Tive um problema esses dias (30 dias atras), estava andando com ela no centro da cidade e ela simplesmente "morreu"... "do nada"... foi levada até a concessionaria e após resolverem o problema me disseram que o motor saiu do ponto... e só, mais nada... foi colocado no ponto e resolveu.
Porém na semana passada após uma viagem curta (100 km), viagem normal... estacionei a Ranger, e quando fui ligar adivinha??? Nada... não pegou nem com reza... levado denovo na concessionaria e me relataram o mesmo problema, ficaram com a Ranger durante esta semana interia, disseram que fizeram tudo que é teste e o único problema que tinha era que tinha saido de ponto novamente, não acharam a causa disso, na verdade quase sai no braço com o atendente da concessionaria porque ele não parava de falar que eu tinha dado um "tranco".. mas não fiz nada disso...
Se puderem me dar alguma luz agradeço... uso ela e muito para trabalho... viajo muito.. 10.000 km no mês em média... Ponta Grossa PR até Porto Alegre RS pelo menos uma vez na semana.. agora estou com medo de ficar na estrada a qualquer momento...
Mais um detalhe é sobre o tal barulho metalico que li em algumas postagens... nunca tinha escutado estes ruidos antes, porem antes desses problemas escutei esses ruidos.. coicidencia???
Agradeço pelos comentarios.
se saiu do ponto é pq as correntes devem ser trocadas... vc pode dar o tranco que for que o motor nao sai do ponto por causa disso...
Imperador!
22/06/2014, 07:43
Oi Pessoal,
Faz tempo que não apareço por aqui, mas quando a gente precisa tirar dúvidas e avaliar, pós e contras...Aqui no fórum (claro em outros fóruns) não existe melhor lugar.
Pois bem, tô precisando de uma ajuda. To querendo comprar um Camper Duaron, peso inicial de uns 550 kg, adicionado algumas coisas , deve ir aí para uns 700 kg.
Carregando constantemente este peso na caminhonete, quais os desgaste que causaria, ou não faz diferença para ela e o desgaste seria minimo , ou melhor preparar o bolso, porque aumentaria bastante o custo da manutenção ?
Me ajudem aí, não tenho dinheiro sobrando (to me aposentando e ia aproveitar o dinheirinho da aposentadoria para comprar o camper) e gostaria de saber se não vou arrumar mais dor de cabeça do que lazer carregando esse peso constantemente na caminhonete.
Obrigado a Todos
e Um grande abraço.
Seu único gasto extra seria o consumo maior.
E se não souber usar, desgaste prematuro das cruzetas e embreagem. Não saber usar nesse caso significa trancos/queimar embreagem...
Imperador!
22/06/2014, 07:45
se saiu do ponto é pq as correntes devem ser trocadas... vc pode dar o tranco que for que o motor nao sai do ponto por causa disso...
X2! Compra um kit de correntes original e troca que seu problema está resolvido!
Hamilton Alexandre
22/06/2014, 11:57
Seu único gasto extra seria o consumo maior.
E se não souber usar, desgaste prematuro das cruzetas e embreagem. Não saber usar nesse caso significa trancos/queimar embreagem...
Obrigadão Imperador !!!
Vc não abandona a gente ....Muito legal !
Abs
Hamilton Alexandre
DuRomano
22/06/2014, 13:01
Em janeiro deste ano comprei uma ranger 3.0 limited 2010 com 93.000km, de la pra cá só dor de cabeca. Apos 15 de uso a bomba d´agua travou, ou seja, ventoinha saltou pra frente, furou radiador, correia estourou, tive que trocar tudo. Mas ate entao beleza, o pior ainda vinha a acontecer. De uns 2 meses pra ca ela comecou a baixar agua, estava havendo uma fuga por algum lugar, mas nenhum mecanico dava um diagnostico concreto. Uns falavam que a junta do cabecote, outros a vedacao da bomba d´agua. Quando consegui encostar que veio a dor de cabeca. O problema era maior, furou o selo da agua do motor e a agua escapava por ali. E pra trocar esse selo que custa relativamente barato, tive que desmontar praticamente todo o motor. A mecanica que havia levado anteriormente queria quebrar os 4 bicos mais a tampa superior, fora mao de obra carissima. Ate que apareceu um mecanico e me informou que nao seria necessario e resolveu meu problema. R$4000 de gastos, mao de obra, mais tampa da distribuicao e juntas. Mas gosto da ranger, acho uma baita caminhonete e nao pretendo me desfazer tao cedo, acho que fui azarado na compra ou maquiaram-a e estourou na minha mao.
Obrigado a todos e muitas postagens desse forum me ajudaram.
Um abraco
SergioSilva
22/06/2014, 20:39
X2! Compra um kit de correntes original e troca que seu problema está resolvido!
Ok, pessoal, obrigado pelas respostas, vou fazer a troca, mesmo o pessoal da autorizada dizendo que não tem necessidade.
Pessoal, mês passado tive que trocar o atuador e depois disso nas trocas de marcha de 3/4 e 4/5 o motor fica acelerado. O serviço foi feito no meio de uma viagem (um sábado, peguei o carro a tarde e só viajei no outro dia) e não na minha cidade não tenho como voltar no local que foi feito para ver o problema.
Expliquei para um mecânico aqui a situação e ele disse que tem q passar scanner pra saber o aconteceu!!!!!:???:
Será?????? Qual a dica de vcs???? Vou te abrir a caixa novamente????
scaner? manda sangrar o burrinho primeiro
folli2007
09/07/2014, 20:45
Ok, pessoal, obrigado pelas respostas, vou fazer a troca, mesmo o pessoal da autorizada dizendo que não tem necessidade.
Amigo nem sempre fora de ponto (sincronismo) significa que o jogo de correntes estão pulando dentes. Existe o ponto (sincronismo) mecânico que este é o sincronismo entre virabrequim e comando (feito pelas correntes). E existe o sincronismo entre a mecânica e a eletrônica que este sai de sincronismo mais facilmente (feito pelo sensor de rotação ou posição e ECU). Um simples mal contato no conector deste sensor faz com que o motor saia do sincronismo entre a mecânica e a eletrônica, para ter maior entendimento pesquise no youtube por Motor MWM NGD 30 Eletronic cap 1, Motor MWM NGD 30 Eletronic cap 2 e Motor MWM NGD 30 Eletronic cap 3.
folli2007
09/07/2014, 21:03
scaner? Manda sangrar o burrinho primeiro
Por favor não vá matar o mecânico.
Por favor não vá matar o mecânico.
kkkkkkkkkkk! Esta foi boa mesmo!
Allan Moreira Barbosa
15/07/2014, 20:46
:???::???::???::???::???: gente pelo amor de Deus ajuda aquiiii!!!
Tenho uma Ranger Limited 3.0 PowerStroke 2007, do nada baixou agua do reservatorio, começou a borbulhar e misturou com o óleo... quase chorei imaginando que poderia ser a junta do cabeçote... botei no meca de confiança e logo a noticia "boa"..
Cabeçote ja era, ta estourado por dentro...
Não to querendo morrer num cabeçote novo não, alguem aí saberia me informar onde consigo um em bom estado?
Imperador!
15/07/2014, 22:18
:???::???::???::???::???: gente pelo amor de Deus ajuda aquiiii!!!
Tenho uma Ranger Limited 3.0 PowerStroke 2007, do nada baixou agua do reservatorio, começou a borbulhar e misturou com o óleo... quase chorei imaginando que poderia ser a junta do cabeçote... botei no meca de confiança e logo a noticia "boa"..
Cabeçote ja era, ta estourado por dentro...
Não to querendo morrer num cabeçote novo não, alguem aí saberia me informar onde consigo um em bom estado?
Difícil conseguir um cabeçote em bom estado, mas se conseguir vai ser em sucata...
Agora ainda assim vai ter que fazer a retífica desse cabeçote que deve ficar por volta de uns R$ 1.500 com a M.O. e válvulas/juntas novas. Um cabeçote novo do NGD deve custar uns R$ 3.000. É o caso de se estudar se compensa...
Outra... pro cabeçote ter estourado, uma coisa é certa: ou você misturou aditivos de radiador ou houve cavitação do alumínio do cabeçote por excesso de cloro na água;;;
Cabeçote D Motor Mwm Ranger E Troller 3.0 Eletrônico Diesel - R$ 2.800,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570960057-cabecote-d-motor-mwm-ranger-e-troller-30-eletrnico-diesel-_JM)
Cabeçote D Motor Mwm International Ranger E Troller 3.0 - R$ 3.890,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561607579-cabecote-d-motor-mwm-international-ranger-e-troller-30-_JM)
Alguém sabe porque a ranger sport é mais alta? Qual a diferença na suspensão dela para as outras rangers? Será que tem uma determinada peça da ranger sport que pode ser usada nas outras para aumentar a altura facilmente?
Hamilton Alexandre
21/07/2014, 14:45
Oi Pessoal,
Tô querendo comprar um Camper (Camper Duaron) que pesa uns 600 kg e colocar na caminhonete e viajar por aí.
Já que tô me aposentando ano que vem.
Meu mecânico me recomendou colocar mais um feixe de mola para não ter aborrecimentos com os desgastes dos mesmos pra frente.
Isso é mesmo legal fazer. O custo é até baixo para esse serviço. A questão é mesmo se é bom fazer isso !
Obrigado !!!
Abs a todos !!
Hamilton Alexandre
RANGER FEDERAL
21/07/2014, 18:25
PROBLEMA (FOLGA) NA CORRENTE DA CAIXA DE TRANSFERÊNCIA DO 4X4 DA RANGER.
Olá pessoal,
Semana passada minha Ranger, XLT, 4x4, 114.000 mil km, ano 2010 começou a dar uns estalos quando a tração 4x4 estava engatada. Esses estalos eram da tração dianteira escapando. O sintoma surgia quando engrenado 4x4, seja no HI ou LOW e forçava o conjunto acelerando. Era um barulho bem feio como se uma engrenagem saltasse e refletia em todo conjunto caixa/eixos.
Pesquisando aqui no fórum, obtive informações dando conta que muito provavelmente seria o cardã dianteiro, mais precisamente na Homocinética/Tulipa, pois a corrente da tração dificilmente se estraga.
Então levei no Meca e fomos testando tudo. O cardã dianteiro está Ok , assim como o eixo dianteiro e as homocinéticas das rodas.
Ao checar a caixa de transferência, aparentemente estava tudo certo, só encontrou um pouco de sujeira na bomba de óleo da mesma. No entanto a corrente estava frouxa, chegando ao ponto de acertar na carcaça da caixa de transferência e fazer marcas. (fotos)
Diante do constatado não havia dúvidas que a corrente estava com folga e essa folga iria danificar todo o conjunto se eu tivesse forçado mais e a corrente continuasse saltando.
O meca conseguiu uma corrente usada de uma caixa morta em sucata com um conhecido dele que só trabalha com isso. Esse “expert” conhecido dele disse que não adiantava por corrente nova 0km se não for original, pois as paralelas não aguentam nem 1 mês já ficam com folga novamente e que quando fazia esse tipo de serviço não dava nem garantia se a corrente não fosse original. De certa forma, faz sentido, pois Ranger não aceita muito bem peças paralelas. Como eu não podia ficar com a VTR parada, comprei dele a corrente usada com garantia. (foto da corrente nova no lugar e foto da corrente folgada no chão)
O meca instalou e deu tudo certo. Dei uns puxadas com 4x4 HI e Low e ficou 100%.
OBS: As duas correntes, tanto a dele como e minha folgada tem inscrito bem pequeno o nome MORSE, deve ser a marca. Não tem como ver a folga comparando as duas na mão, apenas no local nota-se a folga.
Fica ai o relato para consultas futuras.
Abraços.
471438471439471441471442
Hamilton Alexandre
21/07/2014, 19:02
PROBLEMA (FOLGA) NA CORRENTE DA CAIXA DE TRANSFERÊNCIA DO 4X4 DA RANGER.
Olá pessoal,
Semana passada minha Ranger, XLT, 4x4, 114.000 mil km, ano 2010 começou a dar uns estalos quando a tração 4x4 estava engatada. Esses estalos eram da tração dianteira escapando. O sintoma surgia quando engrenado 4x4, seja no HI ou LOW e forçava o conjunto acelerando. Era um barulho bem feio como se uma engrenagem saltasse e refletia em todo conjunto caixa/eixos.
Pesquisando aqui no fórum, obtive informações dando conta que muito provavelmente seria o cardã dianteiro, mais precisamente na Homocinética/Tulipa, pois a corrente da tração dificilmente se estraga.
Então levei no Meca e fomos testando tudo. O cardã dianteiro está Ok , assim como o eixo dianteiro e as homocinéticas das rodas.
Ao checar a caixa de transferência, aparentemente estava tudo certo, só encontrou um pouco de sujeira na bomba de óleo da mesma. No entanto a corrente estava frouxa, chegando ao ponto de acertar na carcaça da caixa de transferência e fazer marcas. (fotos)
Diante do constatado não havia dúvidas que a corrente estava com folga e essa folga iria danificar todo o conjunto se eu tivesse forçado mais e a corrente continuasse saltando.
O meca conseguiu uma corrente usada de uma caixa morta em sucata com um conhecido dele que só trabalha com isso. Esse “expert” conhecido dele disse que não adiantava por corrente nova 0km se não for original, pois as paralelas não aguentam nem 1 mês já ficam com folga novamente e que quando fazia esse tipo de serviço não dava nem garantia se a corrente não fosse original. De certa forma, faz sentido, pois Ranger não aceita muito bem peças paralelas. Como eu não podia ficar com a VTR parada, comprei dele a corrente usada com garantia. (foto da corrente nova no lugar e foto da corrente folgada no chão)
O meca instalou e deu tudo certo. Dei uns puxadas com 4x4 HI e Low e ficou 100%.
OBS: As duas correntes, tanto a dele como e minha folgada tem inscrito bem pequeno o nome MORSE, deve ser a marca. Não tem como ver a folga comparando as duas na mão, apenas no local nota-se a folga.
Fica ai o relato para consultas futuras.
Abraços.
471438471439471441471442
Oi,
Quando comprei minha caminhonete, dava estes estalos, além de trocar a corrente (original), o mecânico trocou também umas arruelas (jogo) da caixa satélite.
Me recomendou também, pelo menos duas vezes na semana, acionar o 4x4, o alto e reduzido, indo a frente e dando ré, em linha reta, umas 3 vezes. Isso para evitar problemas por falta de uso e não deixar ressecar as engrenagens.
abs
Hamilton Alexandre
JRoberto
25/07/2014, 08:12
Não lembro de ter visto estes vídeos aqui, caso ja tenham postado, fica como uma atualização. Não dão muitos detalhes técnicos, mas vale a pena assistir.
Motor MWM NGD 3.0 Eletronic - cap. 1 - YouTube (http://youtu.be/kV_E6ci0i3Q)
Motor MWM NGD 3.0 Eletronic - cap. 2 - YouTube (http://youtu.be/eDKe_ZVbRsc)
Motor MWM NGD 3.0 Eletronic - cap. 3 - YouTube (http://youtu.be/TmLppH9BbYc)
RANGER FEDERAL
25/07/2014, 17:26
Oi,
Quando comprei minha caminhonete, dava estes estalos, além de trocar a corrente (original), o mecânico trocou também umas arruelas (jogo) da caixa satélite.
Me recomendou também, pelo menos duas vezes na semana, acionar o 4x4, o alto e reduzido, indo a frente e dando ré, em linha reta, umas 3 vezes. Isso para evitar problemas por falta de uso e não deixar ressecar as engrenagens.
abs
Hamilton Alexandre
Hamilton,
Eu sempre uso o 4x4. Não tem jeito de ficar mais de 60 dias sem andar com 4x4. Acho que meu caso foi uso demasiado mesmo.
Valeu pelo toque.
RANGER FEDERAL
25/07/2014, 17:28
JRoberto,
Eu não tinha visto os vídeos. Muito bom mesmo.
Só vem engrandecer aqui o tópico.
JRoberto
25/07/2014, 20:17
JRoberto,
Eu não tinha visto os vídeos. Muito bom mesmo.
Só vem engrandecer aqui o tópico.
Tem essa que é a versão em PDF.
471928
Tem essa que é a versão em PDF.
471928
Obrigado por compartilhar os vídeos e o documento. Gostei muito.
Tem uma coisa que acho muito estranho na ranger e fico pensando: será que é assim mesmo?
Acho estranho o sistema de ar. Resumindo, o objetivo é soprar somente no pára-brisa para não embaçar.
Primeira coisa estranha é se eu quiser direcionar somente para o pára-brisa a única opção é com o ar condicionado ligado. Não existe esta opção somente com ventilação.
Outra coisa estranha é não ter como fechar as saídas de ar centrais do painel. As laterais posso fechar mas no meio não. Pelo menos não sei como. Queria deixar o ar na posição de ventilação e fechar as saídas do painel para forçar o ar somente no pára-brisa e também evitar o vento nos ocupantes em dias frios.
Uma coisa que imaginei mas não sei se é correto é o seguinte: colocaria o ar na posição de pára-brisa, nesta posição o ar condicionado liga automaticamente, e mudaria o botão de temperatura para o meio, nem frio nem quente. Será que desta forma os elementos do ar condicionado ficam desligados e também do ar quente? Ou o sistema é meio português e mistura o quente com o frio consumindo energia com o ar desnecessariamente?
Qual a forma correta de fazer isto?
OBS: a minha é uma limited 2008. Em outros anos em modelos talvez funcione de forma diferente.
JRoberto
29/07/2014, 18:37
Tem uma coisa que acho muito estranho na ranger e fico pensando: será que é assim mesmo?
Acho estranho o sistema de ar. Resumindo, o objetivo é soprar somente no pára-brisa para não embaçar.
Primeira coisa estranha é se eu quiser direcionar somente para o pára-brisa a única opção é com o ar condicionado ligado. Não existe esta opção somente com ventilação.
Outra coisa estranha é não ter como fechar as saídas de ar centrais do painel. As laterais posso fechar mas no meio não. Pelo menos não sei como. Queria deixar o ar na posição de ventilação e fechar as saídas do painel para forçar o ar somente no pára-brisa e também evitar o vento nos ocupantes em dias frios.
Uma coisa que imaginei mas não sei se é correto é o seguinte: colocaria o ar na posição de pára-brisa, nesta posição o ar condicionado liga automaticamente, e mudaria o botão de temperatura para o meio, nem frio nem quente. Será que desta forma os elementos do ar condicionado ficam desligados e também do ar quente? Ou o sistema é meio português e mistura o quente com o frio consumindo energia com o ar desnecessariamente?
OBS: a minha é uma limited 2008. Em outros anos em modelos talvez funcione de forma diferente.
É isso ai mesmo! O sistema é meio estranho. Você tem que colocar na posição de, para brisa e pés, e dosar no seletor de temperatura. Tem um lance que o ar nos pés é mais quente que no para brisa, no manual explica direitinho (mas é chato de ler). Como eu não me dou bem com ar condicionado, li uma vez e desencanei, só gravei o desembaçador.
Quanto ao fechamento das saídas centrais, as minhas também não fecham (pelo menos não sei como).
[]'s
miguelcps
29/07/2014, 18:57
Numa F250 que tive, instalei um botao de Liga/Desliga o Ar Condicionado pra evitar que ele ligasse conforme a posiçao de saida do ar.
Numa F250 que tive, instalei um botao de Liga/Desliga o Ar Condicionado pra evitar que ele ligasse conforme a posiçao de saida do ar.
É uma boa idéia mesmo!
Ontem liguei numa concessionária daqui de BH para saber preços da troca dos dois amortecedores dianteiros da ranger. No setor de peças me informaram que os dois amortecedores ficam em R$540,00. Preço até bom. Depois liguei na oficina desta mesma concessionária para saber o custo da mão de obra. Tiveram a coragem de pedir R$870,00 (oitocentos e setenta reais) só para trocar dois amortecedores. Eu ainda repeti a pergunta e o cara confirmou que é isso mesmo. Achei que ele podia ter se enganado, que estava escrito 87 e ele leu 870, hehehe.
Depois fui numa oficina de pneus, alinhamento, etc e a mão de obra ficará em R$90,00.
Nesta oficina me ofereceram o turbo gás cofap por R$320,00 o par. O que vocês acham, este amortecedor é bom? Compensa instalar este mesmo ou tem que ser o monroe?
OBS: pensei em por o rancho mas não faço trilhas com ela, somente às vezes pego uma estradinha de terra.
Ontem liguei numa concessionária daqui de BH para saber preços da troca dos dois amortecedores dianteiros da ranger. No setor de peças me informaram que os dois amortecedores ficam em R$540,00. Preço até bom. Depois liguei na oficina desta mesma concessionária para saber o custo da mão de obra. Tiveram a coragem de pedir R$870,00 (oitocentos e setenta reais) só para trocar dois amortecedores. Eu ainda repeti a pergunta e o cara confirmou que é isso mesmo. Achei que ele podia ter se enganado, que estava escrito 87 e ele leu 870, hehehe.
Depois fui numa oficina de pneus, alinhamento, etc e a mão de obra ficará em R$90,00.
Nesta oficina me ofereceram o turbo gás cofap por R$320,00 o par. O que vocês acham, este amortecedor é bom? Compensa instalar este mesmo ou tem que ser o monroe?
OBS: pensei em por o rancho mas não faço trilhas com ela, somente às vezes pego uma estradinha de terra.
pode usar cofap ou monroe sem medo, o importante e sempre trocar os 4 a cada 40~50 mil kilometros... sempre fiz isso nas minhas rangers alem da segurança as duas chegaram aos 200.000 km com pouquissimos reparos em suspensao, isso pq geralmente trafego em estradas de terrra...
pode usar cofap ou monroe sem medo, o importante e sempre trocar os 4 a cada 40~50 mil kilometros... sempre fiz isso nas minhas rangers alem da segurança as duas chegaram aos 200.000 km com pouquissimos reparos em suspensao, isso pq geralmente trafego em estradas de terrra...
Troquei hoje de manhã. Pus os cofap mesmo. Agora está mais firme, a frente dela balançava bastanteantes de trocar. Um amortecedor já tinha vazado. Troquei só os dianteiros. Os traseiros já estão comigo mas ainda não instalei.
Minha ranger é 2008 mas na caixa do amortecedor traseiro está escrito 97/07. Será que vai servir? O cara da loja afirmou que serviria. Alguém sabe qual a diferença do amortecedor do modelo 2007 para o modelo 2008?
JRoberto
22/08/2014, 15:40
Troquei hoje de manhã. Pus os cofap mesmo. Agora está mais firme, a frente dela balançava bastanteantes de trocar. Um amortecedor já tinha vazado. Troquei só os dianteiros. Os traseiros já estão comigo mas ainda não instalei.
Minha ranger é 2008 mas na caixa do amortecedor traseiro está escrito 97/07. Será que vai servir? O cara da loja afirmou que serviria. Alguém sabe qual a diferença do amortecedor do modelo 2007 para o modelo 2008?
Em 2008, o amortecedor traseiro passou para o lado de fora do chassi. Mas o código Ford do amortecedor é o mesmo 9L55/18080/AB, para 2007 e 2008. Acredito que deva servir sem problema.
Abraços.
Em 2008, o amortecedor traseiro passou para o lado de fora do chassi. Mas o código Ford do amortecedor é o mesmo 9L55/18080/AB, para 2007 e 2008. Acredito que deva servir sem problema.
Abraços.
Blz! Se o código é o mesmo então deve servir sim. Agora fico mais tranquilo. Valeu!
A minha Ranger esta com 125000 e nunca troquei os amortecedores traseiros, os dianteiros troquei 2 vezes. Não senti necessidade de trocar os traseiros. Faço rodízio de pneus a cada 10000km, sempre peço pra verificar e dou uma olhada para ver se esta vazando. Será que tem necessidade de troca devido a quilometragem?
HenriqueKaneko
14/09/2014, 11:00
E ai Pessoal!
Sexta a ranger começou a perder compressão no terceiro bico injetor, liguei para um amigo mecânico bombista marquei no sábado para trocar a arruela de vedação. Começamos a mexer o bico estava "colado" no cabeçote, com muito jeito conseguimos retirar o bico e fazer a troca. O problema era porque ela estava usando arruelas de 1,5mm de espessura o que é foras das especificações (original é 2mm). Mas o drama começou depois que jogamos um pouco de água no motor para limpar o óleo que ele colocou para testar a vedação, o marcador de temperatura ficou doido a camionete entrava em modo de segurança, quando marcava alta temperatura desligava o motor. Como ele tem uma experiência boa e tem o treinamento do NGD e de outros motores eletrônicos, ele já suspeito do chicote, abrimos ele e batata o chicote por dentro do descascado pela vibração e contato com o conduíte, isolamos apagamos a memoria de falhas e resolvido.
477329477330
Uma dica sempre que não conseguirem achar o problema, a camionete ficar doida é sempre bom verificar o chicote.
andersonkk
14/09/2014, 18:43
Galera uma opinião sincera , pegar uma ranger 2006/07 xlt 3.0 ela ta com 97 rodados , é uma boa ?
Imperador!
15/09/2014, 17:01
Galera uma opinião sincera , pegar uma ranger 2006/07 xlt 3.0 ela ta com 97 rodados , é uma boa ?
Se for original a km, é uma boa, mas vá sabendo que nessa km é provável de ter serviços pra fazer e existem algumas manutenções preventivas que devem ser feitas nessa kilometragem.
André SS
15/09/2014, 23:15
"SE for original" com ctz, porque to numa XL 2011 q tava com 96k qdo peguei e salvo motor, tem muita coisa pra arrumar, Suspensão e freios. batendo muito em costelas, ja vi q tem bucha estourada, e bandeja com folga no pivor, e discos ja com desgaste um deles irregular, devem ter moído uma pastilha ate o aço,. mas ta sequinha por baixo, vazando nda. mas com 100k ta na hora de algumas preventivas. Estimando uns 5k dilmas pra catar tudo e pisante novo.
No seu caso, faça uma analise bem criteriosa, olha a viatura por baixo, procure quem conheça de mecanica diesel, pra ver se vai valer a pena pegar e arrumar no valor que ta predisposto a pagar.
Estou Precisando do part list e manual de serviços da Ranger 2011, quem tiver disponibilidade de me ajudar agradeço.
Ranger XL CD 3.0-11 4x4 "SilverBullet"
Imperador!
16/09/2014, 09:11
"SE for original" com ctz, porque to numa XL 2011 q tava com 96k qdo peguei e salvo motor, tem muita coisa pra arrumar, Suspensão e freios. batendo muito em costelas, ja vi q tem bucha estourada, e bandeja com folga no pivor, e discos ja com desgaste um deles irregular, devem ter moído uma pastilha ate o aço,. mas ta sequinha por baixo, vazando nda. mas com 100k ta na hora de algumas preventivas. Estimando uns 5k dilmas pra catar tudo e pisante novo.
No seu caso, faça uma analise bem criteriosa, olha a viatura por baixo, procure quem conheça de mecanica diesel, pra ver se vai valer a pena pegar e arrumar no valor que ta predisposto a pagar.
Estou Precisando do part list e manual de serviços da Ranger 2011, quem tiver disponibilidade de me ajudar agradeço.
Ranger XL CD 3.0-11 4x4 "SilverBullet"
Eu tenho, amigo.
Seguem os links para Download.
O manual de serviço você tem q baixar todos os arquivos e colocar na pasta da mesma forma como está no folder do Dropbox.
https://www.dropbox.com/s/pn3g4729vk06qtc/Manual%20Motor%20Ranger%20NGD%203.0.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/t53i2s3j33apc6i/manual%20ngd%2030.rar?dl=0
https://www.dropbox.com/s/hc5wzptxg0ft4wt/manual%20ranger%203.0%20%28Ford%29.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/raavh9bkyr3pxs3/PE%C3%87AS%20RANGER.PDF?dl=0
https://www.dropbox.com/s/tijpst5bwnwyxjm/Ranger%2B3.0%2Belectronic.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/sh/xflr0rp4l1p7ymd/AAALFwRclyivevEVpV1e8DcLa?dl=0
RalisonMichiles
17/09/2014, 07:52
Pessoal, troquei os dois amortecedores dianteiros da minha Ranger XLT, originais, por 2 Cofaps a gás, mas notei que ela teve uma leve "levantada" na frente.
Olhando para outras pick-ups percebi que a minha tem a frente mais baixa e a traseira um pouco acima das demais. Isso poderia ser a suspensão traseira comprometida?
Alguém tem uma dica para deixar a frente na altura padrão?
Agradeço pelas dicas!!
Imperador!
17/09/2014, 10:04
Pessoal, troquei os dois amortecedores dianteiros da minha Ranger XLT, originais, por 2 Cofaps a gás, mas notei que ela teve uma leve "levantada" na frente.
Olhando para outras pick-ups percebi que a minha tem a frente mais baixa e a traseira um pouco acima das demais. Isso poderia ser a suspensão traseira comprometida?
Alguém tem uma dica para deixar a frente na altura padrão?
Agradeço pelas dicas!!
Acho que no teu caso, basta uma regulagem na barra de torção pra nivelar o carro.
jcaraujo
18/09/2014, 08:20
Acho que no teu caso, basta uma regulagem na barra de torção pra nivelar o carro.
Concordo com o Imperador, quando comprei a minha Ranger atual em janeiro do ano passado, o antigo dono tinha trocado os dois amortecedores dianteiros e eu notei que a dianteira do carro estava mais baixa do que a traseira. Daí, numa viagem caí num baita buraco e o isolador da barra de torção foi pra vala. Ao troca-lo o meca regulou a barra de torção e deixou a frente nivelada com a traseira.
RalisonMichiles
18/09/2014, 13:56
Obrigado Imperador!!!!
Você sempre fazendo a diferença!!!
Forte abraço!!!!!!!!!
Pessoal,
bati minha ranger estes dias e estragou o parachoque dianteiro e a grade. Olhei na concessionária mas eles querem muito caro num parachoque. O meu é cromado da ranger 2008 e o preço que eles pedem é R$2.049,00.
Alguém sabe um lugar bom pra comprar deste parachoque?
Alguém sabe se compensa comprar este aqui do anúncio? Será que é bom?
Parachoque Dianteiro Ranger Cromada 05 06 07 08 Até 2009 - R$ 469,87 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583593685-parachoque-dianteiro-ranger-cromada-05-06-07-08-ate-2009-_JM)
Imperador!
19/09/2014, 14:52
Pessoal,
bati minha ranger estes dias e estragou o parachoque dianteiro e a grade. Olhei na concessionária mas eles querem muito caro num parachoque. O meu é cromado da ranger 2008 e o preço que eles pedem é R$2.049,00.
Parachoque Dianteiro Ranger Cromada 05 06 07 08 Até 2009 - R$ 469,87 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583593685-parachoque-dianteiro-ranger-cromada-05-06-07-08-ate-2009-_JM)
Compensa sim, mas veja se aí é só o parachoque mesmo... porque caso seja, você ainda terá que comprar a saia do parachoque...
Compensa sim, mas veja se aí é só o parachoque mesmo... porque caso seja, você ainda terá que comprar a saia do parachoque...
Imperador,
você ou alguém que você conhece já comprou destes? Será que ele é resistente? Não precisa ser igual ao original, basta ser funcional. Fiquei com medo da chapa ser muito fina. Comprar sem ver tem este problema.
A saia estou querendo aproveitar a mesma. Estou querendo lixar para tirar aquela parte pintada e assim ficar tudo na cor do plástico. Não gosto de parachoque pintado porque qualquer raspadinha aparece. Gosto de coisas sem muita frescura. O parachoque do meu outro carro não é da cor do veículo, e assim eu posso encostar em qualquer lugar sem me preocupar muito com isto.
Gostei deste aqui da foto abaixo, até o parachoque é coberto com plástico:
477908
Receio que se eu lixar o spoiler ele vai ficar cheio de riscos. Será que se a tinta for retirada com jato de areia fica bom?
Imperador!
19/09/2014, 16:21
Imperador,
você ou alguém que você conhece já comprou destes? Será que ele é resistente? Não precisa ser igual ao original, basta ser funcional. Fiquei com medo da chapa ser muito fina. Comprar sem ver tem este problema.
A saia estou querendo aproveitar a mesma. Estou querendo lixar para tirar aquela parte pintada e assim ficar tudo na cor do plástico. Não gosto de parachoque pintado porque qualquer raspadinha aparece. Gosto de coisas sem muita frescura. O parachoque do meu outro carro não é da cor do veículo, e assim eu posso encostar em qualquer lugar sem me preocupar muito com isto.
Gostei deste aqui da foto abaixo, até o parachoque é coberto com plástico:
477908
Receio que se eu lixar o spoiler ele vai ficar cheio de riscos. Será que se a tinta for retirada com jato de areia fica bom?
Essa da Ranger eu não conheço quem tenha comprado, mas um amigo já comprou da Hilux (traseiro) e realmente o ferro é bem fino (comparado com o original), mas depois de instalado não se nota a diferença...
Essa da Ranger eu não conheço quem tenha comprado, mas um amigo já comprou da Hilux (traseiro) e realmente o ferro é bem fino (comparado com o original), mas depois de instalado não se nota a diferença...
Ok! Obrigado pela informacao Imperador.
RalisonMichiles
21/09/2014, 02:32
Amigo, sou cliente da Connect Parts a muito tempo. Moro em Manaus e eles sempre mandam para mim o que compro e sem nenhum problema.
Se interessar: Para-choque Dianteiro Ranger 05 06 07 08 09 Cromado - Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/para-choque-ranger-05---07-cromado-3543/p?idsku=17878)
Forte abraço!!
Pessoal,
AndersonTirabassi
22/09/2014, 20:27
Pessoal boa noite,
Sou novo aqui no grupo.
Tenho uma ranger 2010, motor 3.0 cabine dupla, e estou notando que a mesma esta baixando água do reservatório, já levei a um cç, foi trocada a tampa do reservatório e aproveitei para fazer a troca do liquido e o problema persiste, ela esta consumindo em torno de 250 ml a cada 2000 KM rodado, isso é normal? a de vocês tem algum consumo de àgua?
Pessoal boa noite,
Sou novo aqui no grupo.
Tenho uma ranger 2010, motor 3.0 cabine dupla, e estou notando que a mesma esta baixando água do reservatório, já levei a um cç, foi trocada a tampa do reservatório e aproveitei para fazer a troca do liquido e o problema persiste, ela esta consumindo em torno de 250 ml a cada 2000 KM rodado, isso é normal? a de vocês tem algum consumo de àgua?
Pode procurar que tem algum vazamento no sistema... Pela quantidade pode ser um furo pequeno e difícil de achar. Cuidado que se a água baixar rápido o marcador de temperatura não vai acusar e você pode fundir o motor!
JRoberto
23/09/2014, 07:49
Pessoal boa noite,
Sou novo aqui no grupo.
Não é normal. Peça para fazerem o teste de pressão do sistema, se for alguma mangueira ou selo ele detecta mais facilmente e a tampa mesmo sendo nova, também deve ser testada.
Quantos km tá essa Ranger?
[]'s
Amigo, sou cliente da Connect Parts a muito tempo. Moro em Manaus e eles sempre mandam para mim o que compro e sem nenhum problema.
Se interessar: Para-choque Dianteiro Ranger 05 06 07 08 09 Cromado - Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/para-choque-ranger-05---07-cromado-3543/p?idsku=17878)
Forte abraço!!
Oi Ralison! Somente agora que vi seu post. Hoje cedo fui buscar meu para-choque que encontrei usado por R$250,00. Acho que valeu a pena, pois é o original, é mais reforçado. Ainda vou precisar da grade e vi, através do seu link, que na Connect Parts tem. Vou comprar deles então. Valeu pela dica, é bom ter referência de clientes satisfeitos.
Abraços!
RalisonMichiles
23/09/2014, 18:54
Sorte aí amigão!!!
Não irá se arrepender. Depois manda um alô pra gente dizendo o que achou do produto e a experiência com a loja.
Oi Ralison! Somente agora que vi seu post. Hoje cedo fui buscar meu para-choque que encontrei usado por R$250,00. Acho que valeu a pena, pois é o original, é mais reforçado. Ainda vou precisar da grade e vi, através do seu link, que na Connect Parts tem. Vou comprar deles então. Valeu pela dica, é bom ter referência de clientes satisfeitos.
Abraços!
AndersonTirabassi
23/09/2014, 21:00
Não é normal. Peça para fazerem o teste de pressão do sistema, se for alguma mangueira ou selo ele detecta mais facilmente e a tampa mesmo sendo nova, também deve ser testada.
Quantos km tá essa Ranger?
[]'s
Ja foi feito o teste de pressão na concessionaria, já troquei a tampa do reservatório, observei os selos, e por enquanto nada, vou ver se consigo levar esse final de semana em uma autorizada da MWM.
A Ranger ta com 75000 km originais.
JRoberto
24/09/2014, 08:55
Ja foi feito o teste de pressão na concessionaria, já troquei a tampa do reservatório, observei os selos, e por enquanto nada, vou ver se consigo levar esse final de semana em uma autorizada da MWM.
Acredito que como o serviço foi feito na ccs, teste de pressão do sistema e vadação da tampa, pode-se descartar alguma coisa mais grave (junta do cabeçote, bomba d'água). Verifica o óleo veja se tá normal. Por essa quantidade que esta vazando, aposto em algum pequeno vazamento, verifique o tubo de calefação, já vi relatos que ele costuma apresentar micro furos e o líquido evapora e não deixa marcas.
Boa sorte ai e nos mantenha informado.
RANGER FEDERAL
27/09/2014, 18:37
Encontrei esse produto no youtube.
Acho que vale a pena o investimento.
https://www.youtube.com/watch?v=ALswkhTYWDU
Pessoal boa noite,
Sou novo aqui no grupo.
tive esse problema, a agua vazava pelo pe da valvula termostatica, como o trincado era minimo so vazava um pouquinho quando estava quentem, o probelam era nessa parte preta de plastico
478782
Miranda_MG
28/09/2014, 04:24
Encontrei esse produto no youtube.
Acho que vale a pena o investimento.
https://www.youtube.com/watch?v=ALswkhTYWDU
O cara furou o painel com uma furadeira? Acabamento bem "dois mais ou menos", né? Existem diversas soluções para isso e a maioria coloca a luz indicadora de água baixa em outros lugares.
Tem um tópico aqui sobre isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/125084-aparelhos-sensores-de-temperatura-do-motor-noticia-importantissima.html
Dê uma lida lá.
Abraço,
Miranda
Jhonny César
28/09/2014, 19:28
Já aconteceu comigo.... Se for o que to pensando e acho q pode ser nao é muito bom não... Primeiramente observe o reservatorio de agua.... Na parte de baixo dele proximo da saida da mangueira observe se não está ressecada... Esse ressecamento acontece por não fazer as substituições de aditivos e agua corretamente.... com o tempo e calor constante ela resseca e trinca na parte de baixo... vaza de pouquinho, mas vaza.... depois de um tempo ela trinca de vez e ai ja viu ne.... ( tive que trocar um cabeçote :(:freaking:) Outro fator que acontece esse vazamento ( e a mais comum) e o selo que fica entre o motor e a caixa de distribuição (sempre é ele) e não tem como ver a olho nu... Se o olho da viatura nao esta com agua e ta abaixando agua desse jeito quase que certeza que é esse o problema... O q ocasiona isso e devido uma falha de projeto onde se acumula agua ( lavar motor, passar por rios) entre as duas partes (bloco e Caixa Dist) tb o uso inadequado de aditivos contribui para isso ..... o outro fator q dependendo do tempo desse vazamento pode corroer a caixa de distribuição tb.... eu tinha umas fotos aqui mais acabei deletando... vou tentar mostra de outro jeito
478858478859
flavioloesalves
29/09/2014, 22:50
Tenho uma 2010 e deu um vazamento igual ao seu, descobri porque o ar condicionado estava fumacando a água vazava pelo ar condicionado e saia no dreno
Estou com uma dúvida. Costumo comprar o óleo lubrificante pra ranger em galões de 20 litros, isto dá pra duas trocas. Estes dias estava pensando, o óleo deve ser trocado a cada seis meses, independente da quilometragem rodada, então será que o óleo que sobra no galão depois de aberto também tem esta validade de seis meses ou somente o óleo dentro do motor?
Pois se abro o galão de 20 litros e faço a primeira troca de óleo, os litros restantes vão ficar no galão por seis meses até que eu faça a segunda troca. Neste momento ele estará vencido ou não?
Jhonny César
01/10/2014, 19:28
Estou com uma dúvida. Costumo comprar o óleo lubrificante pra ranger em galões de 20 litros, isto dá pra duas trocas. Estes dias estava pensando, o óleo deve ser trocado a cada seis meses, independente da quilometragem rodada, então será que o óleo que sobra no galão depois de aberto também tem esta validade de seis meses ou somente o óleo dentro do motor?
Pois se abro o galão de 20 litros e faço a primeira troca de óleo, os litros restantes vão ficar no galão por seis meses até que eu faça a segunda troca. Neste momento ele estará vencido ou não?
Quase que certeza que não..... O Oleo quando novo tem um tipo de viscosidade... Depois que vc coloca o oleo em um motor e funciona o mesmo ele passa por um processo de alterações nas características (Elevada temperatura entre outros...) Isso faz com que ele passe a ter uma validade... No mais se o oleo tiver bem acondicionado e na embalagem de origem ta tudo ok... Eu tb faço assim
JRoberto
01/10/2014, 19:41
Emschas, não sou perito em óleo, mas sempre compro óleo em balde, isso já a muito tempo e nunca tive problema, geralmente leva um pouco menos de um ano pra usar tudo. Essa validade de 6 meses é para o óleo que esta em uso no motor, o que fica no balde, desde que armazenado corretamente, acredito que não deteriora.
Abraço.
Pessoal, valeu pelas dicas sobre o óleo.
Agora, mudando um pouco de assunto, algum de vocês já trocou ou sabe que já trocou o motor ngd da ranger por um motor a gasolina? Será que o motor a gasolina da ranger encaixa na caixa de marchas da ranger diesel?
A idéia é a seguinte: se o motor ngd fundir e a sua recuperação ficar muito cara, por exemplo, uns R$10.000,00, e a aquisição de um motor a gasolina novo ficar em R$5.000,00, o dono pode achar que é mais vantagem por um motor a gasolina. Esta é uma alternativa? Ou teria que trocar também a caixa e central, etc?
Na diesel 4x4 teria alguma complicação a mais?
A caixa do motor diesel deve ser mais longa que a caixa do motor a gasolina, será que assim ficaria muito pesada para o motor a gasolina?
marcoswiedemann
04/10/2014, 19:58
Minha ranger apareceu um vazamento de pressão pelo 3º bico, perto de casa percebi um barulho estranho, quando abri o capo percebi que estava fazendo um barulho igual a compressor de caminhão e percebi que esta vindo do bico.
Acho que é apenas o anel de vedação.
Mas apenas segunda vou poder levar na oficina.
Quem ja passou por isso poderia me passar mais detalhes.
HenriqueKaneko
04/10/2014, 21:28
Minha ranger apareceu um vazamento de pressão pelo 3º bico, perto de casa percebi um barulho estranho, quando abri o capo percebi que estava fazendo um barulho igual a compressor de caminhão e percebi que esta vindo do bico.
Marcos, lembre-se de usar arruela de vedação 2 mm de espessura não tem muito segredo na troca.
Jhonny César
05/10/2014, 14:45
Ola Marcos... Ja passei por isso e muitos colegas por aqui do forum tb.... geralmente e no primeiro bico que isso acontece... Mas vai umas dicas ai..
Para testar se ta vazando compressão do bico faça o seguinte... Ligue o motor, abra o capo, com um copo com agua despeje um pouco na cavidade onde o bico é encaixado.. Se estiver vazando compressão a agua vai espirrar para cima... ai vc vai ter uma certeza de qual bico esta vazando...
Apos tiver a confirmação do bico que esta vazando compressão leve ao mecanico e peça para que retire o bico para substituir ruela de cobre de 2mm .
Obs: Muito cuidado ao retirar o bico injetor... Esse cara tem um histórico longo de problemas ..... Na hora da extração pode danificar, ele pode "colar" no cabeçote .... é complicado mesmo.. Mas como ta vazando compressão talvez fique fácil retira-lo.
Um dos problemas que pode ocorrer essa perda de compressão no bico e a falta de aperto correto na trava do bico, como tb uso de ruela não padrão ou mesmo um problema na sede do cabeçote... Este ultimo tem solução... um mecanico sem muita experiencia e conhecimento pode alegar que tera que retirar o cabeçote para retificar a sede, pois bem, isso hoje não a mais necessidade. Existe uma ferramenta no mercado, algumas oficinas do ramo 4x4 e concessionarias tb tem fazem a retifica da sede sem retirar o cabeçote... ela é bem simples, parece com um bico injetor da propria ranger, mas ela tem um mecanismo que refaz a sede do cabeçote... fica a dica ai... espero ter ajudado... qualquer coisa pergunte ai... abrcs
Jhonny César
05/10/2014, 14:52
Ma uma dica... Para quem gosta muito de lavar motor e tb quem nao gosta sugiro que pelo menos uma vez por mes espirre desingripante na cavidade do bico injetor... (Aquele lugar que costuma acumular agua quando lava o motor) O desingripante ajuda a manter o bico "descolado" das paredes do cabeçote... Sempre tenho feito isso e digo com toda a certeza q sempre quando preciso fazer uma manutenção onde se precisa retirar o bico o bixin sai que nem prego enfiado na areia.... :drool::euforico:
marcoswiedemann
05/10/2014, 21:11
Obrigado pela ajuda dos amigos.
Ja testei é o 3º bico que esta vazando pressão é so passar a mão por cima dele que percebe o ar.
Na segunda de manha vou levar para uma oficina que tem experiência no NGD, o cara chegou a fazer uma ferramenta para tira esse bico sem quebra.
Mecânica boa mas também é bem carinha, vamos ver em quanto vai fica a brincadeira.
Cachoeira
06/10/2014, 10:39
OI Pessoal,
Estes dias troquei a embreagem original da minha ranger 3.0 09/10 com 100.475km rodados. Ela patinou em em subida quando reduzi o carro. Materiais:
kit embreagem (platô luk, disco luk e atuador skf) - 990,00 (a vista)
cilindro mestre (original concessionária) - 250,00 (troquei este item porque me disseram que há vários casos destes estourarem após a troca do kit).
Curiosamente o disco não tava ruim não...mas já que o "sistema" começou a mostrar dúvida, já me adiantei.
Tomara que dure mais um bom tempo, já que ficou tudo novo.
O manual fala em oleo dot4, a tampinha do reservatório do fluido embreagem fala em dot3. Coloquei o óleo dot3 que dizem que ser menos abrasivo preservando o sistema.
Sds.
JRoberto
06/10/2014, 12:00
OI Pessoal,
Estes dias troquei a embreagem original da minha ranger 3.0 09/10 com 100.475km rodados. Ela patinou em em subida quando reduzi o carro. Materiais:
kit embreagem (platô luk, disco luk e atuador skf) - 990,00 (a vista)
cilindro mestre (original concessionária) - 250,00 (troquei este item porque me disseram que há vários casos destes estourarem após a troca do kit).
Curiosamente o disco não tava ruim não...mas já que o "sistema" começou a mostrar dúvida, já me adiantei.
Tomara que dure mais um bom tempo, já que ficou tudo novo.
O manual fala em oleo dot4, a tampinha do reservatório do fluido embreagem fala em dot3. Coloquei o óleo dot3 que dizem que ser menos abrasivo preservando o sistema.
Sds.
Também tive essa dúvida, entre dot3 e dot4, quando troquei o fluido do freio. Me orientei pela cor do que estava no sistema e que ainda era o original, e pela cor é dot4.
JRoberto
06/10/2014, 12:02
Cachoeira, você pode passar o valor da mão de obra?
Thiago Pereira
06/10/2014, 13:04
Também tive essa dúvida, entre dot3 e dot4, quando troquei o fluido do freio. Me orientei pela cor do que estava no sistema e que ainda era o original, e pela cor é dot4.
Jamais se baseie pela cor, não existe um padrão definido e cada fabricante faz como desejar.
Se o sistema pede DOT 3 pode usar DOT 4 e DOT 5.1 sem problemas;
Se pede DOT 4 pode usar DOT 5.1, mas não pode usar DOT 3;
Se pede DOT 5.1 somente pode usar DOT 5.1.
Agora o DOT 5 (não confundir com DOT 5.1) jamais pode ser usado em sistemas DOT 3/4/5.1, pois o DOT 5 tem base de silicone ou contrario dos demais que é polyethylene glycol.
Dae PessoALL...
Gostaria de saber se todas Ranger 3.0 são eletrônicas....se não, em que ano que saiu eletrônica?
Cachoeira
06/10/2014, 16:55
Cachoeira, você pode passar o valor da mão de obra?
Sim, notei que os valores para esse serviço variam demais. Eu paguei 600,00 mas sei de valores bem maiores...
Sds.
Cachoeira
06/10/2014, 17:00
Jamais se baseie pela cor, não existe um padrão definido e cada fabricante faz como desejar.
Agora o DOT 5 (não confundir com DOT 5.1) jamais pode ser usado em sistemas DOT 3/4/5.1, pois o DOT 5 tem base de silicone ou contrario dos demais que é polyethylene glycol.
Prezados,
Pouco entendo disso mas já ouvi dizer de conjuntos de embreagem (até acho que era Nissam...) ter a vida útil super encurtada quando se usava dot4 se comparado com dot3.
Sds.
JRoberto
06/10/2014, 20:19
Quanto a utilização dos tipos de DOT concordo com você. Em relação a cor sempre segui o seguinte modo: Dot3 = azul ou verde DOT4 = vermelho ou âmbar o DOT5 e 5.1 nunca vi nem usei, por isso nem sei a cor mas acredito que deva ser diferente. Pelo menos os fabricantes, Varga, Bosch e Continental seguem esse padrão, desconheço se existe alguma norma que regulamente isso, e não me surpreende se for uma bagunça mesmo.
Uso o DOT4 porquê é o recomendado pelas montadoras desde 1996, a questão da tampa do reservatório dizer DOT3 acho que é porquê o molde deve ser antigo e deixaram assim mesmo.
A maior dúvida aqui, é a questão levantada pelo Cachoeira, que o DOT3 é menos abrasivo que o DOT4. Sabe algo a respeito?
Abraços.
JRoberto
06/10/2014, 20:26
Sim, notei que os valores para esse serviço variam demais. Eu paguei 600,00 mas sei de valores bem maiores...
Sds.
Valeu!:concordo:
JRoberto
06/10/2014, 20:35
Dae PessoALL...
Gostaria de saber se todas Ranger 3.0 são eletrônicas....se não, em que ano que saiu eletrônica?
Todas NGD 3.0 são eletrônicas, desde 2005, acho que sairam algumas em 2004 modelo 2005, não tenho certeza.
Imperador!
07/10/2014, 11:13
Todas NGD 3.0 são eletrônicas, desde 2005, acho que sairam algumas em 2004 modelo 2005, não tenho certeza.
As 2004/2005 tem motor 2.8 TGV, não são eletrônicas.
Ok, estou a procura de uma Ranger 3.0 CS 4x4, penso que teria que ser a partir de 2007, a partir desse ano seriam todas eletrônicas certo?
JRoberto
08/10/2014, 16:31
Ok, estou a procura de uma Ranger 3.0 CS 4x4, penso que teria que ser a partir de 2007, a partir desse ano seriam todas eletrônicas certo?
É isso mesmo!
marcoswiedemann
08/10/2014, 19:14
Tenho uma 2005 XLT motor 3.0
Manda teu email que te mando umas fotos
Troquei o óleo da minha ranger neste domingo e viajei na segunda. No final da viagem a luz do óleo acendeu e ainda está acendendo. O nível do óleo está normal, o barulho do motor também está normal e com o motor funcionando abri a tampa de abastecimento de óleo e vi as gotinhas pulando. Nesta troca mudei a marca do óleo (usava rimula r3 agora usei top turbo) e a marca do filtro (usava wega agora usei tecfil). Sei que é importante medir a pressão do óleo e que o problema pode estar em outra coisa como mal contato no sensor e nos fios, problema no relé ou problema na cebolinha(sensor).
Dúvidas:
Será que pelo barulho do motor e pelas gotinhas de óleo no cabeçote dá pra saber que a bomba está ok e que posso continuar andando com o carro?
Na ranger diesel com ar condicionado o acesso a cebolinha por cima é complicado, então para trocá-la ou para medir a pressão o acesso é feito por baixo do carro?
Qual seria um valor considerado normal para a pressão do óleo?
Alguém sabe a localização certa deste relé?
Alguém acha que o óleo ou o filtro pode estar fazendo a luz acender?
Talvez seja importante mencionar que nas outras trocas de filtro observei que o copo ficava com um pouco de óleo no fundo (+-100ml), e desta vez, após acender a luz, abri para verificar o refil e o copo estava totalmente vazio. Será que isto indica alguma coisa?
Imperador!
16/10/2014, 13:53
1) A única forma de saber de fato de está tudo ok é testando a bomba de óleo;
2) Pra ter acesso à cebola, você enrola o giro do carro todo pra direito e tira a asa de urubu que fica escondendo o motor, fica logo abaixo do filtro;
3) Não sei os valores
4) Pode ser o filtro sim, o óleo não.
Mas pra lhe tranquilizar, é provável que a cebolinha tenha estragado. Só isso.
1) A única forma de saber de fato de está tudo ok é testando a bomba de óleo;
2) Pra ter acesso à cebola, você enrola o giro do carro todo pra direito e tira a asa de urubu que fica escondendo o motor, fica logo abaixo do filtro;
3) Não sei os valores
4) Pode ser o filtro sim, o óleo não.
Mas pra lhe tranquilizar, é provável que a cebolinha tenha estragado. Só isso.
Valeu Imperador! Como sempre podemos contar com a sua atenção e conhecimento.
Quanto ao relé, tinha lido em outros tópicos falando sobre ele mas não encontrei no manual da ranger nenhum relé relacionado a pressão do óleo. Você tem alguma informação sobre isto?
Abraços!
Imperador!
16/10/2014, 16:14
Valeu Imperador! Como sempre podemos contar com a sua atenção e conhecimento.
Quanto ao relé, tinha lido em outros tópicos falando sobre ele mas não encontrei no manual da ranger nenhum relé relacionado a pressão do óleo. Você tem alguma informação sobre isto?
Abraços!
Ele não tem relé para acionamento da cebolinha (se é isso que você está perguntando)... ele se comunica direto com a ECU
Ele não tem relé para acionamento da cebolinha (se é isso que você está perguntando)... ele se comunica direto com a ECU
É que vi isto num outro tópico, veja o post 15 do Paulo Careca. Mas no manual não encontrei este relé que ele mencionou.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/95959-sensor-de-pressao-de-oleo-ranger-3-0-2008-cebolinha-luz-acesa-2.html
Neste fim de semana fiz a primeira viagem depois que a luz do óleo da ranger passou a acender. Era uma viagem de 150 km e por 140 ela não acendeu, nos últimos 10 km acendeu algumas vezes. No outro dia de manhã fui ao mecânico pra medir a pressão do óleo. Em marcha lenta deu 3,5 bar e a 2500 rpm deu 8 bar. O motor não estava na temperatura normal de trabalho mas também não estava totalmente frio, estava quase três horas parado.
Neste caso, esta pressão está normal devido a temperatura ou está muito alta?
Vi que na lenta a pressão deste motor deve estar entre 2,5 e 3,5, já a 2000 rpm deve estar entre 5,0 e 6,5.
Gostaria de instalar um manômetro no painel do carro para informar a pressão do óleo. Alguém indica algum modelo?
tallesmont
28/10/2014, 14:30
caros,
boa tarde,
Sou novo no forum.
Como muitos, comecei a estudar neste forum, que por sinal é a melhor fonte de conhecimentos no que se trata de 4x4, a fim de comprar meu primeiro 4x4.
Comprarei uma Ranger Limited 4x4 Diesel 2011/2012 aparentemente em perfeito estado, com 46k km, já testei o carro todo parece zero, e sexta feira agora estarei fechando negócio depois que eu passar o scanner no módulo do carro.
No entanto, o carro apresenta um defeito. a tinta apresenta um defeito aparentemente empolamento ou infiltração em um local a 4cm da vedação do para-brisa (teto lado direito) uma área de tamanho aproximado de uma moeda de 1 real.
Alguém já viu esse problema alguma vez? sabe se é responsabilidade da FORD?
Quem puder me ajudar com esta duvida agradeço.
da Silva 86
07/11/2014, 13:05
Bom dia a todos, sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda dos colegas, pois comprei uma ranger 2.3 16v xlt com gnv completa ano 2007, mais estou querendo troca-la por uma ranger a diesel, com motor 2.5 ou 2.8 ambos 4x4 mais antiga do que a minha atual, ano de 2001 a 2003 para ficar na mesma faixa de preço, uso muito o carro na cidade e viajo pouco, mais moro numa subida bem ingreme de paralelepipedo q derrapa bastante quando chove, mais uma viatura com tração 4x4 resolveria meu problema, mais tenho medo da manutenção ser muito mais cara do que a minha atual, me ajudem ai, oque devo observar na hora de avaliar a ranger a diesel ?
jcaraujo
27/11/2014, 10:01
Bom dia !
Como volta e meia alguém pergunta sobre o kit da corrente de distribuição da Ranger 3.0 e todo mundo reclama do preço, comprei um kit original semana passada na Navesa Goiânia por R$998,00, sendo que a NF foi emitida para pessoa jurídica. O tel. lá é (62) 3018-1334, eles despacharam o meu para Barreiras-BA, com frete a cobrar aqui.
Fica a dica.
Rodrigo - Ctba
14/12/2014, 01:20
Pessoal, alguma opção gringa de amortecedores pra uma Ranger CS 4x4 2008? Os da V6 XLT 4.0 são equivalentes?
Reinaldo Krugel
12/01/2015, 23:32
Olá pessoal ! Sou de São Bernardo do Campo, ABC paulista e gostaria de indicações, na grande sp, de bons mecânicos e eletrecistas para Ranger PS 3.0 diesel (ano 2006), de preferência não careiros. Grato, abrx
ciciano faustino ribeiro
13/01/2015, 11:59
Bom dia !
Como volta e meia alguém pergunta sobre o kit da corrente de distribuição da Ranger 3.0 e todo mundo reclama do preço, comprei um kit original semana passada na Navesa Goiânia por R$998,00, sendo que a NF foi emitida para pessoa jurídica. O tel. lá é (62) 3018-1334, eles despacharam o meu para Barreiras-BA, com frete a cobrar aqui.
Fica a dica.
bom dia, como muitos eu tbm sou novato e gostaria de saber com quantos km se troca essa corrente, eu tenho uma xls 3.0 4x4 com 59000 km qual a manutenção devo fazer?
desde já grato a todos q ajudarem.
ciciano faustino ribeiro
13/01/2015, 12:51
Concordo com o Imperador, quando comprei a minha Ranger atual em janeiro do ano passado, o antigo dono tinha trocado os dois amortecedores dianteiros e eu notei que a dianteira do carro estava mais baixa do que a traseira. Daí, numa viagem caí num baita buraco e o isolador da barra de torção foi pra vala. Ao troca-lo o meca regulou a barra de torção e deixou a frente nivelada com a traseira.
neste caso, qual e o padrão de fabrica? um pouco mais baixo na dianteira ou todo nivelado? se puderem ajudar agradeço, a minha está assim tbm... e dica de amortecedores, os originais, cofap ou uns especiais de melhor performance? os de melhor performance o carro não vai ficar muito duro?
desde já grato a todos.
Imperador!
14/01/2015, 00:45
bom dia, como muitos eu tbm sou novato e gostaria de saber com quantos km se troca essa corrente, eu tenho uma xls 3.0 4x4 com 59000 km qual a manutenção devo fazer?
A corrente deve ser trocada por volta de 150.000km, apesar de a MWM dizer que dura 300.000km. Varia muito.
Imperador!
14/01/2015, 00:46
neste caso, qual e o padrão de fabrica? um pouco mais baixo na dianteira ou todo nivelado? se puderem ajudar agradeço, a minha está assim tbm... e dica de amortecedores, os originais, cofap ou uns especiais de melhor performance? os de melhor performance o carro não vai ficar muito duro?
desde já grato a todos.
O padrão é nivelado. Amortecedores os Cofap resolvem, mas sempre que troquei, se não for por original, vou de Rancho ou OffShox.
ciciano faustino ribeiro
14/01/2015, 09:16
obrigado pela ajuda!
jcaraujo
14/01/2015, 09:42
Bom dia Ciciano, A minha começou a fazer barulho com mais ou menos 150mil Km e troquei com 165mil Km. O entendimento geral é que deve ser trocada nos 150mil Km.
Mauriciolindoia
14/01/2015, 22:43
Amigos
Duvida ignorante! Estou com uma ranger 2005 Limited tombada, está até anunciada no fórum!
Ocorre que está semana me ofereceram uma carroceria completa, completa mesmo, com bancos e painel, etc e da mesma cor da minha!
Alem da frente, quais grandes mudanças no que diz respeito de instalar essa carroceria na minha 2005 3.0????
Aguardo
jcaraujo
15/01/2015, 11:08
Amigos
Duvida ignorante! Estou com uma ranger 2005 Limited tombada, está até anunciada no fórum!
Ocorre que está semana me ofereceram uma carroceria completa, completa mesmo, com bancos e painel, etc e da mesma cor da minha!
Alem da frente, quais grandes mudanças no que diz respeito de instalar essa carroceria na minha 2005 3.0????
Aguardo
Bom dia Mauricio,
Você esqueceu de dizer qual o ano da carroceria que te ofereceram.
Mauriciolindoia
15/01/2015, 19:03
Bom dia Mauricio,
Você esqueceu de dizer qual o ano da carroceria que te ofereceram.
Foi mal!!!! è de uma ranger 2011!
Coophamat
15/01/2015, 22:33
Bom eu fiz esse questionamento no topico do motor ngd, porem ninguem respondeu, entao vou por aqui para ver se alguem me ajuda.
Li algumas paginas deste tópico e da pra ver que tem quase tudo ou senão tudo sobre o ngd 3.0. Tenho uma xls 2005 com 228000 km, ela esta esquentando quando liga o ar, também tem um vazamento abaixo da válvula termostática. Vi que um colega a uns anos atrás teve o mesmo problema que eu, acho que e dudu83 e ele relatou que o vazamento era naquela mangueira abaixo do corpo da válvula.
Eu retirei a válvula e fiz o teste da panela, ela abriu cerca de 5 mm. A duvida e sobre essa abertura, esta correto abrir só isso ou esta abrindo pouco?
Alguem tem alguma dica?
Coophamat
19/01/2015, 18:56
Ola colegas foristas. Levei a viatura na oficina, o mecânico retirou a válvula termostática e ela estava com a base bem corroída, naquele local onde se encaixa a mangueira plástica. Fui em uma auto peças e comprei da marca wahler, no valor de R$340,00. A antiga estava uma bela gambiarra, na parte que se encaixa no bloco, estava colada, assim como a mangueira plastica. Acontece que após feita a substituição o vazamento de água continuou exatamente igual. Ela vaza quando completa o reservatorio ate esvaziar por completo, depois ela vaza quando o motor está quente, logo apos desligar e vaza até sair toda pressao depois para.
Imperador!
20/01/2015, 08:20
Ola colegas foristas. Levei a viatura na oficina, o mecânico retirou a válvula termostática e ela estava com a base bem corroída, naquele local onde se encaixa a mangueira plástica. Fui em uma auto peças e comprei da marca wahler, no valor de R$340,00. A antiga estava uma bela gambiarra, na parte que se encaixa no bloco, estava colada, assim como a mangueira plastica. Acontece que após feita a substituição o vazamento de água continuou exatamente igual. Ela vaza quando completa o reservatorio ate esvaziar por completo, depois ela vaza quando o motor está quente, logo apos desligar e vaza até sair toda pressao depois para.
Você tem que comprar a original, que vem junto com o corpo onde é encaixada a VT. Aí vai acabar o vazamento.
Coophamat
20/01/2015, 11:43
Você tem que comprar a original, que vem junto com o corpo onde é encaixada a VT. Aí vai acabar o vazamento.
Obrigado pelo comentário Imperador. Eu não achei a original, nem na autorizada e nem na concessionária. Mas essa que comprei é completa também.
Aparentemente o vazamento está ocorrendo em um selo que fica bem próximo a VT, mas para examinar a fundo é preciso desmontar a parte da frente onde fica a bomba d'água. Para eu ver isso, precisa desmontar toda a frente do motor incluindo a parte da correia do comando?
Eu tirei umas fotos, ja ja eu baixo e coloco aqui.
490074
Selo na qual eu disse, note que em volta ele está mais umido.
490075
Valvula velha e nova, ambas da marca Wahler.
490076
Base da valvula antiga bem corroida.
Coophamat
20/01/2015, 12:34
Vixe pessol, eu estava agora relendo o tópico do motor NGD e na página 25 um colega de Brasilia relatou um problema que ele teve na Ranger dele, o vazamento ocorria na carcaça de distribuição devido a uma falha no projeto desse motor onde entrava água por uma brecha entre o bloco e a carcaça. Eu fiquei bem preocupado, o problema é bem sério e o custo para reparo é muito caro.
FernandoCBS
20/01/2015, 14:52
Se não estou enganado, nas primeiras 3.0 ocorre mesmo isso.
Me lembro de ter lido em algum lugar que tem um selo atras da caixa de engrenagens, a solução era desmontar mesmo.
Mas como disse não tenho certeza, da mais uma procurada no forum que acaba achando.
Uma dica, procure pelo Google, e acrescente 4x4brasil...
EX: valvula termostatica ranger 4x4brasil
Assim acha mais fácil.
Coophamat
21/01/2015, 20:53
Se não estou enganado, nas primeiras 3.0 ocorre mesmo isso.
Me lembro de ter lido em algum lugar que tem um selo atras da caixa de engrenagens, a solução era desmontar mesmo.
Mas como disse não tenho certeza, da mais uma procurada no forum que acaba achando.
Uma dica, procure pelo Google, e acrescente 4x4brasil...
EX: valvula termostatica ranger 4x4brasil
Assim acha mais fácil.
Pois é, eu até citei que o selo esta suspeito, mas li também que pode ser a própria carcaça que esteja corroída. Ainda estou a procura de um mecânico que desmonte aquela parte do motor, pois, do jeito que está não da pra ficar andando, pois, está vazando muita água.
Depois da troca da termostática, ela demora um pouco mais para esquentar, antes com uns 4 km ela já atingia a temperatura, agora atinge com uns 10 km.
Adrian Rueckl
22/01/2015, 10:45
Pessoal.
Tenho percebido que minha ranger NGD 3.0 ao ligar quando fria apresenta uma falha.
Pega normal e com facilidade. Na lenta não apresenta sintoma algum. Quando arranco com ela antes de encher a 1ª vez a turbina pra valer, ela falha igual a um carro com uma vela queimada.. porém a perda de potência é quase imperceptível. Nunca acendeu a luz de injeção.
Alguém sabe o que pode ser com este sintoma? Pesquisei aqui no Fórum e não encontrei nada sobre este sintoma.
Hoje ela vai pro scanner pra ver se encontro algo.
Abraço.
flavioloesalves
22/01/2015, 12:07
Tenho uma 2010 e Estava vazando em uma válvula dentro do ar condicionado, ou seja não conseguia detectar pois só ando com o ar ligado
Coophamat
30/01/2015, 23:03
Hoje a ranger foi para internação, amanhã o mecânico começa a desmontar. Ele falou que essa nossa ranger e a sexta com o mesmo problema que ele mexe.
Das cinco que ele fez o serviço, quatro era apenas o selo, mas uma a carcaça estava corroída. Vamos torcer para não ser o pior.
Ele disse que ao invés de colocar o selo que vende na autorizada, ele prefere fazer um no torno, pois, ele disse que o espaço que vai pode estar com um pouco de folga e o selo com medida original pode ficar vazando ou voltar a vazar com pouco tempo.
Amigos foristas, sempre gostei muito de caminhonetes diesel. Fiz questão de ler este tópico inteiro, para aprender o máximo possível sobre o NGD(gosto de saber de tudo um pouco), todos os carros que compro, faço uma pesquisa sobre o carro, manutenção, problemas que ocorrem, etc.
Então a questão é a seguinte, olhando alguns anúncios estava em duvida entre a Ranger, a L200 outdoor(desisti por causa do auto consumo) e a Actyon Sports(Desisti pela alta desvalorização, falta de peças, etc) tinha gostado muito por causa da mecânica mercedez e ser automática. As outras opções do mercado, hilux...etc não cabem no meu bolso, pois pretendo pegar a mais nova possível de até 60k. Portanto escolhi a Ranger. E gostaria da opinião dos amigos, achei uma Ranger XL CD 3.0 11/12 esta com 70mil km, bancos em couro, capota marítima, estribo, etc e aparentemente muito bonita de pintura e ela esta num preço que acredito ser bom, esta por R$ 59k mas ainda tem choro, ainda não levei em algum meca para dar uma olhada nela, oq me preocupo é o seguinte, puxei o histórico da bixa, ela era de uma locadora, e aí esta minha preocupação, pois é de conhecimento geral que algumas pessoas que alugam carros metem pau, não querem nem saber, andam maltratando os carros.
E aí oq vcs acham?
amigos, comprei uma ranger com 156 mil km... não tinha visto esse tópico aqui, comecei a dar uma lida rápida agora... essa tal corrente, devo troca-la já? existe algum sintoma para identificar que ela não está 100%? valeu!
amigos, comprei uma ranger com 156 mil km... não tinha visto esse tópico aqui, comecei a dar uma lida rápida agora... essa tal corrente, devo troca-la já? existe algum sintoma para identificar que ela não está 100%? valeu!
Amigo Borjaoo, observando informações dos outros foristas essa troca é realizada, depois dos 150mil km, mas tudo depende do estado da viatura, se vc estiver observando um barulho vindo da caixa de distribuição, já esta na hora de fazer a troca, então vc pode esperar até aparecer o problema, ou como alguns outros foristas que quando suas viaturas chegaram nesta km já fizeram a troca preventivamente.
o barulho acontece toda hora ou é intermitente? tipo estalos sei lá... pra ficar atento aqui!!
obrigado!!!
o barulho acontece toda hora ou é intermitente? tipo estalos sei lá... pra ficar atento aqui!!
obrigado!!!
Pelo que o pessoal falou aqui, é um barulho direto, da uma olhada na pagina 116 em diante que tem essa discussão lá.
acho que ta tranquilo aqui então... mas ta dando barulho de estalo, parece que é no diferencial, vou levar amanhã para abrirem ele e conferir... tô com medo do gasto já :(
acho que ta tranquilo aqui então... mas ta dando barulho de estalo, parece que é no diferencial, vou levar amanhã para abrirem ele e conferir... tô com medo do gasto já :(
Então leve sua viatura numa oficina especializada em cardã, para ver se ele esta ok, pode ser só as cruzetas e trizetas, não sai caro não.
Foi pra oficina hj, vao olhar diferencial, caixa de transmissao e embreagem tb... agors e rezar muito!!
Então leve sua viatura numa oficina especializada em cardã, para ver se ele esta ok, pode ser só as cruzetas e trizetas, não sai caro não.
Atualizando com o post que tb coloquei no outro topico:
Cruzetas e diferencial tao tudo ok, oleos estavam uma porcaria... trizeta nao pode ser pois o barulho acontece tb no 4x2. Mandei trocar os oleos e montar tudo, fica pronto so na segunda... se o barulho continuar é na caixa reduzida, ae terei que mandar para capital (BH) e morrer em 400 reais só de mão de obra pro cara abrir e ver o que é...
marcoswiedemann
20/02/2015, 20:04
Atualizando com o post que tb coloquei no outro topico:
Cruzetas e diferencial tao tudo ok, oleos estavam uma porcaria... trizeta nao pode ser pois o barulho acontece tb no 4x2. Mandei trocar os oleos e montar tudo, fica pronto so na segunda... se o barulho continuar é na caixa reduzida, ae terei que mandar para capital (BH) e morrer em 400 reais só de mão de obra pro cara abrir e ver o que é...
ja escutei comentarios de quando as buchas do jumelo estão ruim, pode dar uns estalos quando se arranca.
vou dizer pro mecânico...
se nçao o jeito vai ser revisar a caixa reduzida mesmo e abrir o diferencial pra ver. tb vou mandar conferir as tais cruzetas novamente pra ter certeza.
Comandante Mutley
21/02/2015, 12:39
:brinde: Boa tarde Amigos!
Venho sofrendo há algum, com um problema do sensor MAP. Com ajuda do Imperador, descobri que o nome do bicho era MAP e não MAF. Após passar o scaner e confirmar o problema, passei a via sacra de descobrir se era o sensor ou o chicote.
Moro em cidade pequena e nenhum mecânico ou eletricista se dispuseram a desmontar e checar qual dos dois originava o problema. Fiquei rodando um tempo com o conector desligado e a Gringa ficava meia boca, mas pelo menos não parecia um FNM nas subidas.
Neste mês que estou de férias, resolvi revirar a costa baiana com a esposa, empilhamos tudo no carro, até churrasqueira.
Antes de sair para a expedição retirei o sensor e dei o famoso banho em álcool isopropílico, para ver se firmava.
Saí com a cara e a coragem, primeiro dia 12 horas de estrada e tudo bem, ao ligar a gringa pela manhã ( ilha de Guriri, São Mateus- ES) do segundo dia, volta o turbo a desaparecer, parecia um caminhão da primeira guerra mundial. Horrível nas primeiras serras da BR 101 sul da Bahia. Encostei e desconectei o conector do sensor, segui até Arraial da Ajuda, a cidade mais charmosa da expedição. Ficamos por lá alguns dias e depois fomos até Itacaré, onde ficamos mais alguns dias e retornando para casa. Com medo de ter um problema mais sério, eu ligava a Gringa já com o conector do map no lugar e só desligava quando chegava no destino. E o problema intermitente as vezes aparecia. Assim consegui voltar para casa sem maiores problemas após 3.000k.
Na volta tentei diversas oficina mecânica e elétricas e ninguém se atreveu a mexer na criança, nem na concessionária da Ford, onde não tinha o sensor em estoque e por encomenda sairia só o sensor por $1600FHCs.
Conversando com o eletricista do navio em que trabalho e que tem um Hilux das antigas, ele sugeriu que eu mesmo tentasse fazer os testes e descobrir o defeito, pois por minhas pesquisa e dedução dele, não seria o sensor e sim o famigerado chicote.
Assistindo alguns vídeos no youtube, me empolguei e comprei um multímetro e parti para os testes.
https://www.youtube.com/watch?v=OI9CnZKcC3g
E aí medindo os 5V no chicote, descobri que mexendo no mesmo a voltagem ficava intermitente. Daí que poderiam ser os dois com problemas, mas o teste do sensor é mais complexo, e decidi atacar o chicote.
https://www.youtube.com/watch?v=2TnkFND40nM
Retirei a fita isolante e abri o macarrão por onde passam os fios do conector, aparentemente estava tudo ok, cortei os 4 fios do conector e descasquei sem encontrar nenhum fio quebrado, até que puxei e um dos fios saiu na minha mão. Para meu azar oconector é lacrado, não tem como desmontar, e o fio estava partido dentro do conector:freaking:lei de murph.
Putz tive que rodar com o carro sem sensor, consumo lá em cima. Na internet só encontrei o conector a venda na China, 200 unidades no mínimo( Alibaba), as outras 199 eu iria passar a vida vendendo pelo ML.
Quase uma semana depois, passando por Manilha em Itaboraí-RJ onde tem vários ferro-velhos e autopeças. Lá só vende o chicote da ranger completo, $1.200. Em outro ferro velho ao ver que eu ia desistir da compra, o vendedor disse que me faria um favor, por $200, já que ele tinha outros chicotes da Rager, ele me vendeu o conector com um pequeno pedaço do chicote.
Em casa com o motor frio, iniciei a montagem, primeiro treinei a minha já esquecida aula de soldar fios...
https://www.youtube.com/watch?v=758UHno2LLo
E caí matando com ajuda de minha esposa. Emendei os fios e soldei, depois fita isolante no bicho e coloquei de volta no macarrão. A posição na Ranger não ajuda, tive que forrar o motor com plástico e deitar sobre os coletes salva-vidas( do meu barco), para ficar um pouco mais confortável. Após a montagem, medi novamente com o multímetro, chave do carro em ligado e lá estavam os meus queridos 5 volts sem intermitência.
Capô fechado e tome estrada, huhuhuhuuuuu tudo normal até o momento:cool:
Imperador!
22/02/2015, 09:33
Parabéns! Tenho certeza que você economizou uma nota se dispondo a investigar e consertar sozinho o próprio problema!
:brinde: Boa tarde Amigos!
Venho sofrendo há algum, com um problema do sensor MAP. Com ajuda do Imperador, descobri que o nome do bicho era MAP e não MAF. Após passar o scaner e confirmar o problema, passei a via sacra de descobrir se era o sensor ou o chicote.
Moro em cidade pequena e nenhum mecânico ou eletricista se dispuseram a desmontar e checar qual dos dois originava o problema. Fiquei rodando um tempo com o conector desligado e a Gringa ficava meia boca, mas pelo menos não parecia um FNM nas subidas.
Neste mês que estou de férias, resolvi revirar a costa baiana com a esposa, empilhamos tudo no carro, até churrasqueira.
Antes de sair para a expedição retirei o sensor e dei o famoso banho em álcool isopropílico, para ver se firmava.
Saí com a cara e a coragem, primeiro dia 12 horas de estrada e tudo bem, ao ligar a gringa pela manhã ( ilha de Guriri, São Mateus- ES) do segundo dia, volta o turbo a desaparecer, parecia um caminhão da primeira guerra mundial. Horrível nas primeiras serras da BR 101 sul da Bahia. Encostei e desconectei o conector do sensor, segui até Arraial da Ajuda, a cidade mais charmosa da expedição. Ficamos por lá alguns dias e depois fomos até Itacaré, onde ficamos mais alguns dias e retornando para casa. Com medo de ter um problema mais sério, eu ligava a Gringa já com o conector do map no lugar e só desligava quando chegava no destino. E o problema intermitente as vezes aparecia. Assim consegui voltar para casa sem maiores problemas após 3.000k.
Na volta tentei diversas oficina mecânica e elétricas e ninguém se atreveu a mexer na criança, nem na concessionária da Ford, onde não tinha o sensor em estoque e por encomenda sairia só o sensor por $1600FHCs.
Conversando com o eletricista do navio em que trabalho e que tem um Hilux das antigas, ele sugeriu que eu mesmo tentasse fazer os testes e descobrir o defeito, pois por minhas pesquisa e dedução dele, não seria o sensor e sim o famigerado chicote.
Assistindo alguns vídeos no youtube, me empolguei e comprei um multímetro e parti para os testes.
https://www.youtube.com/watch?v=OI9CnZKcC3g
E aí medindo os 5V no chicote, descobri que mexendo no mesmo a voltagem ficava intermitente. Daí que poderiam ser os dois com problemas, mas o teste do sensor é mais complexo, e decidi atacar o chicote.
https://www.youtube.com/watch?v=2TnkFND40nM
Retirei a fita isolante e abri o macarrão por onde passam os fios do conector, aparentemente estava tudo ok, cortei os 4 fios do conector e descasquei sem encontrar nenhum fio quebrado, até que puxei e um dos fios saiu na minha mão. Para meu azar oconector é lacrado, não tem como desmontar, e o fio estava partido dentro do conector:freaking:lei de murph.
Putz tive que rodar com o carro sem sensor, consumo lá em cima. Na internet só encontrei o conector a venda na China, 200 unidades no mínimo( Alibaba), as outras 199 eu iria passar a vida vendendo pelo ML.
Quase uma semana depois, passando por Manilha em Itaboraí-RJ onde tem vários ferro-velhos e autopeças. Lá só vende o chicote da ranger completo, $1.200. Em outro ferro velho ao ver que eu ia desistir da compra, o vendedor disse que me faria um favor, por $200, já que ele tinha outros chicotes da Rager, ele me vendeu o conector com um pequeno pedaço do chicote.
Em casa com o motor frio, iniciei a montagem, primeiro treinei a minha já esquecida aula de soldar fios...
https://www.youtube.com/watch?v=758UHno2LLo
E caí matando com ajuda de minha esposa. Emendei os fios e soldei, depois fita isolante no bicho e coloquei de volta no macarrão. A posição na Ranger não ajuda, tive que forrar o motor com plástico e deitar sobre os coletes salva-vidas( do meu barco), para ficar um pouco mais confortável. Após a montagem, medi novamente com o multímetro, chave do carro em ligado e lá estavam os meus queridos 5 volts sem intermitência.
Capô fechado e tome estrada, huhuhuhuuuuu tudo normal até o momento:cool:
Se não me engano teve um amigo aqui do forum que conseguiu comprar o conector por unidade no EBAY, que segundo ele este conector é o mesmo usado pela mercedes em alguns carros dela na europa.
Jhonny César
05/03/2015, 18:53
Bendita Ranger nossa de cada dia que nos ferra hoje.... afff....... Mais um cabeçote pro pau.... assim eu não aguento... :freaking:... E não é por nem uma falha não.... sigo a risca todos os procedimentos e manutenções... O cabeçote que não presta mesmo... Peguei estrada saindo de Belém ate Jericoacoara... Chegou em Jeri com uma bateção de tucho do satanás :freaking:... E não dei cassete nela não.... Sempre a 100 a 120.... depois segui pra fortaleza e a bicha quando parava no sinal todo mundo olhava torto... :shock:... kkkkkkkkkk... ai fui pra canoa quebrada e fiz um teste... fui a 80 km por hora... sempre mantendo... ai os tuchos carregaram e voltaram ao normal..:cool:... Como toda ferias dura pouco, vim embora por teresina... ao passar pela serra de tinguá, passando a cidade de piripiri a ranger deu piriri...:freaking::shock::-?:evil:.. faltava 180 km ate teresina... e pra lascar eu deveria chegar em belem praa pegar o voo no outro dia... Como ja tenho um vasto conhecimento nesse motor constatei que havia dado calço hidraulico... NAO TEVE AQUECIMENTO.... tenho sensores de temperatura espalhado pelo carro... kkkkk... depois de horas esperando o reboque levamos pra oficina do cabelo duro em teresina.... gente boa d +++... ai cedo ja estava la, fui meter a mao na massa pra tentar saber o que era... trocamos juntas e um balancin q quebrou... como estava com muita pressa nao tinha como testar o cabeçote, foi no tudo ou nada... resumindo ... o motor de calço de novo... como ja imaginava o bixo rachou,... ai para terminar de lascar nao ia dar tempo de chegar em belem pra pegar o voo, nao tinha voo saindo de canto nenhum por perto com destino a manaus e pra incurtar a historia sentei na benga do saci.... consegui uma cegonha pra mandar a :safari-rig: pra belem pra colocar na balsa e mandar pra manaus, pois em teresina ia ter que vender ela pra pagar o conserto, os cara la é meio fora da casinha em relação a preço... Ai tinha que achar uma maneira de ir embora... consegui as pressas passagem com saida de brasilia... detalhe tava em teresina... consegui um onibus pra la e era o unico que tinha que sairia para la... so deu tempo de tomar um banho de gato e pegar as malas no hotel... quando ja estavamos seguindo viagem depois de umas 14 hs a merda do busão inventa de dar problema na bahia.... afff..... pensa num caboco que jurou tacar fogo na ranger quando chegasse em manaus... quem acabou consertando o onibus foi eu e outro cara la... depois de umas 12 hs... ai partiu em direção a brasilia... resumindo, estou em casa ja em manaus e a :safari-rig: chegou essa semana na balsa... levei pra oficina e constatou q o cabeçote rachou mesmo... agora to atras de um e não acho... agora eu te falo... quem ja leu meus posts aqui nesse topico sabe o quanto ja fiz por essa ranger.... mais te falo uma coisa, não quero mais esse sofrimento pra mim nao, pois ou eu to cagado de urubu e preciso de uma sessão de descarrego ou realmente a mwm falhou no projeto desse cabeçote com certeza.... não tem explicação isso não;;; :cry:
Miranda_MG
05/03/2015, 20:10
Bendita Ranger nossa de cada dia que nos ferra hoje.... afff....... Mais um cabeçote pro pau.... assim eu não aguento... :freaking:... E não é por nem uma falha não.... sigo a risca todos os procedimentos e manutenções... O cabeçote que não presta mesmo... Peguei estrada saindo de Belém ate Jericoacoara... Chegou em Jeri com uma bateção de tucho do satanás :freaking:... E não dei cassete nela não.... Sempre a 100 a 120.... depois segui pra fortaleza e a bicha quando parava no sinal todo mundo olhava torto... :shock:... kkkkkkkkkk... ai fui pra canoa quebrada e fiz um teste... fui a 80 km por hora... sempre mantendo... ai os tuchos carregaram e voltaram ao normal..:cool:... Como toda ferias dura pouco, vim embora por teresina... ao passar pela serra de tinguá, passando a cidade de piripiri a ranger deu piriri...:freaking::shock::-?:evil:.. faltava 180 km ate teresina... e pra lascar eu deveria chegar em belem praa pegar o voo no outro dia... Como ja tenho um vasto conhecimento nesse motor constatei que havia dado calço hidraulico... NAO TEVE AQUECIMENTO.... tenho sensores de temperatura espalhado pelo carro... kkkkk... depois de horas esperando o reboque levamos pra oficina do cabelo duro em teresina.... gente boa d +++... ai cedo ja estava la, fui meter a mao na massa pra tentar saber o que era... trocamos juntas e um balancin q quebrou... como estava com muita pressa nao tinha como testar o cabeçote, foi no tudo ou nada... resumindo ... o motor de calço de novo... como ja imaginava o bixo rachou,... ai para terminar de lascar nao ia dar tempo de chegar em belem pra pegar o voo, nao tinha voo saindo de canto nenhum por perto com destino a manaus e pra incurtar a historia sentei na benga do saci.... consegui uma cegonha pra mandar a :safari-rig: pra belem pra colocar na balsa e mandar pra manaus, pois em teresina ia ter que vender ela pra pagar o conserto, os cara la é meio fora da casinha em relação a preço... Ai tinha que achar uma maneira de ir embora... consegui as pressas passagem com saida de brasilia... detalhe tava em teresina... consegui um onibus pra la e era o unico que tinha que sairia para la... so deu tempo de tomar um banho de gato e pegar as malas no hotel... quando ja estavamos seguindo viagem depois de umas 14 hs a merda do busão inventa de dar problema na bahia.... afff..... pensa num caboco que jurou tacar fogo na ranger quando chegasse em manaus... quem acabou consertando o onibus foi eu e outro cara la... depois de umas 12 hs... ai partiu em direção a brasilia... resumindo, estou em casa ja em manaus e a :safari-rig: chegou essa semana na balsa... levei pra oficina e constatou q o cabeçote rachou mesmo... agora to atras de um e não acho... agora eu te falo... quem ja leu meus posts aqui nesse topico sabe o quanto ja fiz por essa ranger.... mais te falo uma coisa, não quero mais esse sofrimento pra mim nao, pois ou eu to cagado de urubu e preciso de uma sessão de descarrego ou realmente a mwm falhou no projeto desse cabeçote com certeza.... não tem explicação isso não;;; :cry:
Uma sessão de descarrego?! Se eu fosse você, comprava um combo. 10 no mínimo... :boxing:
Vixe, o trem foi feio... sou novo na rangee então vou logo perguntar: é cronico desse motor?? Pelo amor de Deus....
Imperador!
06/03/2015, 06:36
Rapaz, você realmente não teve sorte com o carro. Tive só alegrias com a minha por mais de 5 anos!
O único conselho que lhe dou no momento: faça uma meia-sola e bota esse carro pra frente!
arrobaUM
07/03/2015, 07:34
Bom dia pessoal. Essa semana adquiri uma Ranger xls CD 2008/2008. Minha impressão essa semana com o carro até agora foram ótimas, é um trator, nunca tinha tido um carro tão bom de dirigir. Só estou vendo como ponto negativo alguns itens de conforto, pois tive que abrir mão de um veículo mais completo pelo espaço da caçamba e resistência da suspensão de uma pick-up.
O veículo era de um único dono, que tirou zero da concessionária e me vendeu. Ele sempre fazia as revisões em oficina que não era autorizada mas tem notas do que trocava é segundo o antigo dono, sempre fazia as trocas de peças na kilometragem certa, ainda não cheguei a olhar o que já foi trocado. O carro está com 133 mil km, dai pergunto a vocês, o que precisa ser visto nessa kilometragem, supondo que as outras peças e revisões foram feitas na kilometragem certa?
Jhonny César
07/03/2015, 09:56
Uma sessão de descarrego?! Se eu fosse você, comprava um combo. 10 no mínimo... :boxing:
MEga combo achgo que resolve...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk:chorandoderir:
Jhonny César
07/03/2015, 10:00
Vixe, o trem foi feio... sou novo na rangee então vou logo perguntar: é cronico desse motor?? Pelo amor de Deus....
Rapaz.... não vou mentir não... é sim... vai da sorte e do uso da pessoa.... segui todas as riscas com esse motor... so peça original... sem contar que no lugar q eu estava parado esperando um guincho tinha uma ranger de uma empresa la, e o cara que tava dirigindo ela disse que a uns 2 meses atras a que ele tava tinha acontecido a mesma coisa, isso q eles so levam pra fazer revisão na concessionaria, e tb apareceu um gaucho la na hora q tinha uma ranger do mesmo ano da minha e disse q a dele ja tinha acontecido isso tb.... Sem contar aqui em manaus conhecidos meus com troller que deve o mesmo defeito... eu acho q vai da sorte....
Jhonny César
07/03/2015, 10:09
Rapaz, você realmente não teve sorte com o carro. Tive só alegrias com a minha por mais de 5 anos!
O único conselho que lhe dou no momento: faça uma meia-sola e bota esse carro pra frente!
Pensei em fazer isso imperador, mais pensa comigo... se eu for trocar a caminhonete por outra tem que ser uma boa.... a minha vale de 45 a 50 conto... se eu for trocar tenho que trocar por uma nova.... uma nova ta mais de 80 conto.. e eu quero uma hilux... como o mar nao ta pra peixe pra ninguem por causa da nossa querida Dilma, entao resolvi ficar mais um pouco com ela ate as coisas melhorarem, uma vez que se eu for financiar eu to no rabo do saci pois as taxas de juros tao uma belezura e o comercio cada dia mais fraco... Mandei descer o motor e verificar tudo... Comprei aneis novos, bronzinas, estamos vendo peça por peça.... Ai consegui essa semana 4 bicos zeros com um parceiro meu a base de troca com os meus... segunda compro a embreagem viscosa(ventilador) nova... agora so falta o cabeçote... ate agora a brincadeira ficou no 1.200... ainda falta o mecanico e outras coisas.... assim que aprontar eu passo os valores aqui... Mas em tese foi ficar mais um pouco com a :safari-rig:.... se eu conseguir um terreno aqui pra negociar coloco ela no bolo... depois acho outra pra comprar... Mas que a minha aventura da pra escrever um livro isso da...
jcaraujo
07/03/2015, 13:11
Bom dia pessoal. Essa semana adquiri uma Ranger xls CD 2008/2008. Minha impressão essa semana com o carro até agora foram ótimas, é um trator, nunca tinha tido um carro tão bom de dirigir. Só estou vendo como ponto negativo alguns itens de conforto, pois tive que abrir mão de um veículo mais completo pelo espaço da caçamba e resistência da suspensão de uma pick-up.
O veículo era de um único dono, que tirou zero da concessionária e me vendeu. Ele sempre fazia as revisões em oficina que não era autorizada mas tem notas do que trocava é segundo o antigo dono, sempre fazia as trocas de peças na kilometragem certa, ainda não cheguei a olhar o que já foi trocado. O carro está com 133 mil km, dai pergunto a vocês, o que precisa ser visto nessa kilometragem, supondo que as outras peças e revisões foram feitas na kilometragem certa?
Comprei a minha, que é 2007 com 100.000Km, aos 153mil tive que trocar embreagem e desde os 140mil começou a bateção da corrente de distribuição, essa bateção começa com um barulhinho e vai aumentando, aguentei até os 160mil e troquei o kit da corrente. Pelo que leio aqui no fórum e também pelo que dizia meu antigo, de quando eu morava em Brasília, é que essa corrente deve ser trocada com 150mil Km.
arrobaUM
07/03/2015, 14:23
Fui hoje instalar a capota maritima e pedi para olharem os faróis que estavam balancando . Resultado : o painel que fixa os faróis e a grade estava quebrado no parafuso, foi preciso soldar perto da porca para poder fixar novamente, isso é normal?achei tão frágil a parte que liga os painéis, somente uma cantoneira...
Caso a caminhonete faça esse barulho (parece algo batendo na ventoinha) é sinal que vai dar calço hidráulico? a minha já descarregou tucho umas três vezes, mas já li aqui no fórum que é normal.
Jhonny César
07/03/2015, 18:10
Fui hoje instalar a capota maritima e pedi para olharem os faróis que estavam balancando . Resultado : o painel que fixa os faróis e a grade estava quebrado no parafuso, foi preciso soldar perto da porca para poder fixar novamente, isso é normal?achei tão frágil a parte que liga os painéis, somente uma cantoneira...
Bom se vc desse mais detalhes , mas se for onde eu acho que pode ser ( farol dianteiro) ja aconteceu comigo tb.... eu usei uma Pasta que chama VEDA CHOQUE... ela custa em torno de 50 conto e vem dois tubo na caixa... Quando misturado ( Usa so um pouquin) ela seca e vira um plastico ultra resistente.... fiz o acabamento e pintei de preto e ficou top.... ta ate hoje sem dar problema
Jhonny César
07/03/2015, 18:18
Caso a caminhonete faça esse barulho (parece algo batendo na ventoinha) é sinal que vai dar calço hidráulico? a minha já descarregou tucho umas três vezes, mas já li aqui no fórum que é normal.
Eu ja passei por todo tipo de novela com minha :safari-rig:.... :drool:...... Se pesquisar neste topico mesmo vai encontrar varios relatos e soluções para esse tipo de problema.... O barulho e considerado normal (as vezes)... Sugiro que faça um teste simples... Primeiramente em relação ao oleo... O oleo tem que ser o 15w40 para diesel... quando for trocar o filtro de oleo atente para a vareta da tampa do refil do oleo... troque aqueles aneis de borracha e verifique se aquela aste chega ate o fundo do copo do refil do oleo.... ela cria uma pressão com isso.... outra coisa, se sua caminhonete ja estiver com bastante km rodado sugiro que faça a substituição da corrente de comando original... eu sofria desses barulhos com frequencia, depois q troquei o kit e verifiquei q a aste da tampa do refil do oleo nao estava vedando o fundo do copo direito, substitui tb , acabou meus problemas... O descarrego de tucho as vezes e por falta de pressão do oleo...
Jhonny César
07/03/2015, 18:23
Calço hidráulico so acontece quando entra agua ou excesso de diesel na cabeça do pistão:drunk: , ok... não confunda.... se der calço o carro nem liga.:freaking:.. da um soco na hora q dá a partida que empena ate valvula e manda os balancin pro espaço... :chorandoderir: .... Se caso tiver alguma duvida em relação a mais alguma coisa estamos ai...
Jhonny César
07/03/2015, 18:28
Bom galera em relação a minha viatura sanguinaria :safari-rig::parede: consegui agora a pouco o cabeçote... um colega trouxe aqui pra mim... aparentemente muito novo mais vou testar a risca o bixo... segunda boto na bancada de teste e se tudo ocorrer legal faremos o procedimento padrao de retifica e final de semana a bixa vai assoviar de novo:bananadança: ...... Aproveitando a galera aqui do forum alguem sabe como fazer a ranger 3.0 da uns assovio mais bonito com o escapamento direto???... tipo um pente na saida do escape.... alguem tem algum procedimento ai??
arrobaUM
08/03/2015, 10:24
Bom se vc desse mais detalhes , mas se for onde eu acho que pode ser ( farol dianteiro) ja aconteceu comigo tb.... eu usei uma Pasta que chama VEDA CHOQUE... ela custa em torno de 50 conto e vem dois tubo na caixa... Quando misturado ( Usa so um pouquin) ela seca e vira um plastico ultra resistente.... fiz o acabamento e pintei de preto e ficou top.... ta ate hoje sem dar problema
Na frente do motor existe um painel, onde é fixado o radiador. Nesse painel, fixa-se outro painel, onde de fixa os faróis e a grade frontal. É justamente essa fixação entre os painéis que eu achei super frágil, inclusive a fixação estava quebrada pelo peso dos faróis e grade. O lanterneiro soldou os pontos quebrados, e fixou novamente a cantoneira com os dois parafusos originais e fixou com mais 4 rebites em cada lado. Acho que ficou bem mais seguro dessa forma.
Um aspecto que estou percebendo na viatura é o "coice" que ela dá ao trocar de marchas, isso é normal? é a primeira vez que eu tenho caminhonete, todos os outros carros eram de passeio então ainda estou acostumando com o andar do carro...
Amigo com o tempo vc aprende a encaixR as marchas, aqui na minha tanto pra passar pracima ou reduzir consigo fazer suavemente, mas tbm tive que aprender hehe
Jhonny já vi umas viaturas assoviando forte com uma ponteira dupla apontada pra baixo, mas nunca perguntei ao proprietário se ele havia eliminado algum silencioso. Mas dá um assovio bonito e forte. Tem que ver com os especialistas em escapamentos esportivos.
Jhonny César
09/03/2015, 11:15
Na frente do motor existe um painel, onde é fixado o radiador. Nesse painel, fixa-se outro painel, onde de fixa os faróis e a grade frontal. É justamente essa fixação entre os painéis que eu achei super frágil, inclusive a fixação estava quebrada pelo peso dos faróis e grade. O lanterneiro soldou os pontos quebrados, e fixou novamente a cantoneira com os dois parafusos originais e fixou com mais 4 rebites em cada lado. Acho que ficou bem mais seguro dessa forma.
Um aspecto que estou percebendo na viatura é o "coice" que ela dá ao trocar de marchas, isso é normal? é a primeira vez que eu tenho caminhonete, todos os outros carros eram de passeio então ainda estou acostumando com o andar do carro...
Em relação ao coice e normal pra quem nunca teve caminhonete.... andei em todos os tipos de carro e caminhonete entre outros... cada um tem seu maçete.. :cool:.... Quando eu ando no carro da minha esposa e logo apos ando na minha :safari-rig: sinto uma diferença enorme... por exemplo... o motor de um carro pequeno tem menas força e menos torque que uma caminhonete, com isso vc solta a embreagem quase que de uma vez e nao sente soco e nem diferença.... agora faz isso em uma :safari-rig: que vc vai ver a diferença:cavalo:..... a bixa pula mesmo... com o tempo vc vai acostumando .... aprenda a tirar o pé mais macio na embreagem q com certeza os socos vao parar... se caso nao parar pode ter alguma folga nas cruzetas... e tudo uma questão de adaptação...
Jhonny César
09/03/2015, 11:29
Jhonny já vi umas viaturas assoviando forte com uma ponteira dupla apontada pra baixo, mas nunca perguntei ao proprietário se ele havia eliminado algum silencioso. Mas dá um assovio bonito e forte. Tem que ver com os especialistas em escapamentos esportivos.
Passei o dia de ontem pesquisando:computador: .... e depois de um dia ardo de pesquisas em varios assuntos que precisava saber cheguei a uma conclusão....
Para uma escape com um ronco bonito e grosso, para o motor 3.0 e diferente dos outros... no motor 2.8 o escape de 3' mais um pente na turbina fica show:euforico:... eu mesmo ja presenciei e digo que da gosto de ver aq bixa acelerando... No caso da 3.0 na~ose tem muito o que fazer... :-|... mais lendo aqui no forum com a galera do troller descobri algo que vou colocar em pratica... Usar um cano direto de 4'5 fica com um barulho grave e bonito, e nao muito alto... em relação a turbina que todos querem que façam igual o barulho da L200 outdoor descobri outra coisa.... aquele barulhinho gostoso dela ( sem ser o de pente em turbina) da pra se fazer da seguinte forma.... uma pequena fissura na entrada do intercooler, logo apos a mangueira q vem do turbo... uma fissura de uma broca de 6 mm.... faz uma rosca no lugar .... se caso nao quiser mais ouvir o chiadinho da turbina e so colocar o parafuso e pronto....kkkkkkkkkkkkkk...
Em relação a traseira da ranger que fica pulando igual jumento doido , depois de muita pesquisa cheguei ao veredito... arrancar o ultimo feixe de mola traseiro, aquela q segura a carga.... no meu caso que nao carrego mais que 500 kg na traseira posso fazer de boa.... é garantido que fica mais macil que uno... Mandei arrancar da minha agora de manha... se realmente ficar bom eu posto aqui pra vcs... mandei tb fazer um calço para o amortecedor dianteiro...., como a minha tem body 2 o amortecedor trabalha muito esticado... ai mandei fazer um calço 6 cm para colocar entre a bandeja inferior e o amortecedor... isso vai fazer com que o amortecedor trabalhe mais folgado....
Jhonny, o escape direto de 4,5" não vai deixar a viatura frouxa? com perda de potência? por acaso o troller não tem outro mapeamento apesar de usar a mesma mecânica? e o que é um "pente" no escape? também me interesso em colocar um ronco mais grave na máquina, sem afetar a economia. O escapamento da nossa acho que é de 3,5" na minha ela acaba depois do eixo traseiro apontando para baixo, tem um pequeno silencioso embaixo do motor e um grandão ao lado do tanque + ou -. Mas o cano é grosso pra caramba, bem mais que as vtrs a gasolina, será que se eliminar o bojo silenciador maior ficaria bom?
Jhonny César
09/03/2015, 20:12
Jhonny, o escape direto de 4,5" não vai deixar a viatura frouxa? com perda de potência? por acaso o troller não tem outro mapeamento apesar de usar a mesma mecânica? e o que é um "pente" no escape? também me interesso em colocar um ronco mais grave na máquina, sem afetar a economia. O escapamento da nossa acho que é de 3,5" na minha ela acaba depois do eixo traseiro apontando para baixo, tem um pequeno silencioso embaixo do motor e um grandão ao lado do tanque + ou -. Mas o cano é grosso pra caramba, bem mais que as vtrs a gasolina, será que se eliminar o bojo silenciador maior ficaria bom?
Bom em relação a deixar frouxa pelo o que eu vi nos relatos não ha diferença não... O troller tem sim uma diferença no mapeamento, mais o motor e o mesmo não concorda??... entao certamente o barulho dele direto sera o mesmo... No you tube e comum ver videos de ranger com escape e pente , mais praticamente todos os videos que vi eram de motor 2.8.... Ja no 3.0 pelo o que li e quase impossivel colocar pente na turbina devido ao modelo da turbina q vem equipado na ranger 3.0... O pente e pra fazer aquele piuuuuu na hora da mudança de marcha, comum em caminhões na estrada.... No caso do escape da ranger a diesel e maior sim que o a gasolina... nem se compara.... No meu caso eu vou arrancar os dois e deixar diretao mesmo.... tipo sai do motor um cano direto de 4,5"... mais antes vou fazer uns testes né... primeiro faço sem o silencioso... vou bolar o mesmo esquema do video na descrição... um difusor.... acho que vai ser legal...
https://www.youtube.com/watch?v=7LjixX8TSdo
https://www.youtube.com/watch?v=7LjixX8TSdo
Jhonny César
09/03/2015, 21:15
Amigos aqui do forum.... vou relatar uma novela a vcs.... :?.... Mais antes de relatar quero dizer se haver algum engenheiro da mwm aqui no forum me corrija se eu estiver errado... Vamos começar o livro...:shock:
Novamente estou enfrentando um problema de cabeçote furado... Ja consegui 3 cabeçote aqui com parceiros e todos na mesma situação.... Isso me abriu uma curiosidade de prof pardal e fui buscar saber o porque.... Não sei se tem haver com nossa regiao aqui do amazonas que é quente virado o cão, mas tenho visto comum esses problemas de cabeçote passando agua.... Sem mas sem menos, sem aquecimento, sem ser por agua com cloro, apenas fura do nada.... relato de donos de troller, de ranger, daqui de manaus e de ate de outras cidades... Como geralmente vc leva ao mecanico ele analisa, manda pro teste e verifica q ta passando agua... conclusão... : " Compra outro lá pra gente colocar no lugar que esse não presta"... ai joga o bixo no canto e vai vc triste:( olhar na carteira, dar aquele suspiro:putz:e dizer : Fu*** Jãum....!!!! ... Mas alguem já teve a curiosidade de buscar saber aonde furou, ou porque fura???¹!!!... Como sou curioso e depois de conseguir 2 cabeçotes para substituir o meu que havia furado, e todos os 2 com o mesmo problema ai resolvi fazer diferente.... Peguei o meu novamente, retiramos as valvulas e deixamos ele peladinho:roll:.... Colocamos na bancada de teste.... e da-lhe agua quente no rabo dele.... Com o auxilio de uma lanterna localizei o furo.... 494980 ..... Uma coisa que observei que em todos os cabeçotes que estavam furados, todos praticamente no mesmo lugar.... Na saida de escape.... Uma das galerias de agua passa por aquela regiao da valvula de escape, como mostra a foto tirada pela saida do escape para a camara da valvula.....494982
Eu nunca presenciei um cabeçote com furo na parte de admissão... sempre é na parte de escape... isso tanto eu como outros mecanicos relataram isso.... agora por que isso??? O furo sempre esta presente em um dessas galerias de escape como mostra a foto com circulos....494983
Analisando bem verifiquei que a muitas emendas na fabricação desse cabeçote, e a maioria dos furos são nessa emenda... 494984494985
Mas em tese as emendas não são o unico problema... O maior problema e grossura das paredes do cabeçote, em especial a do escape que é muito mais fina em relação ao da admissão... como mostra a foto 494986
O bico injetor fica entre as duas valvulas de escape e as duas de admissão... nessa foto vc repara que na parte de escape há um ressalto para sanar a perte fina, pois o aquecimento do bico e o excesso de calor poderia rachar facilmente 494987
No caso nessa outra foto vc vera que o furo se deu na parte mais fina, por onde passa galeria de agua na saida de escape.... dos 3 cabeçotes todos eles estavam no mesmo lugar, tanto na parte do 1 pistao, ou do 3 pistao... mais todos os furos eram aparente no mesmo lugar 494988
Bom, como o mar não ta pra peixe e um cabeçote desse é caro pra dedeu eu vou fazer o seguinte.... Já lavei o bixo aqui em casa, ta so o filé... amanha vou num especialista em solda de aluminio... ( Industria naval) e vou levar pro cara verificar... se ele falar que nao vai ter problema , vou mandar soldar e botar a bixa de novo.... mais vou ver com ele a possibilidade dele preencher mais essa parte q é muito fina, ja que por se tratar de saida de escape e tb que não vai encostar na valvula nao ha problema.... Vou destar.... Mas informações postarei aqui.... Pra vc que tem amigo com troller ou ranger fica a dica... as vezes não ha necessidade de trocar cabeçote... uma soldinha ja basta... kkkkkkkkkkkkkkk
jcaraujo
10/03/2015, 08:29
Amigos aqui do forum.... vou relatar uma novela a vcs.... :?.... Mais antes de relatar quero dizer se haver algum engenheiro da mwm aqui no forum me corrija se eu estiver errado... Vamos começar o livro...:shock:
Novamente estou enfrentando um problema de cabeçote furado... Ja consegui 3 cabeçote aqui com parceiros e todos na mesma situação.... Isso me abriu uma curiosidade de prof pardal e fui buscar saber o porque.... Não sei se tem haver com nossa regiao aqui do amazonas que é quente virado o cão, mas tenho visto comum esses problemas de cabeçote passando agua.... Sem mas sem menos, sem aquecimento, sem ser por agua com cloro, apenas fura do nada.... relato de donos de troller, de ranger, daqui de manaus e de ate de outras cidades... Como geralmente vc leva ao mecanico ele analisa, manda pro teste e verifica q ta passando agua... conclusão... : " Compra outro lá pra gente colocar no lugar que esse não presta"... ai joga o bixo no canto e vai vc triste:( olhar na carteira, dar aquele suspiro:putz:e dizer : Fu*** Jãum....!!!! ... Mas alguem já teve a curiosidade de buscar saber aonde furou, ou porque fura???¹!!!... Como sou curioso e depois de conseguir 2 cabeçotes para substituir o meu que havia furado, e todos os 2 com o mesmo problema ai resolvi fazer diferente.... Peguei o meu novamente, retiramos as valvulas e deixamos ele peladinho:roll:.... Colocamos na bancada de teste.... e da-lhe agua quente no rabo dele.... Com o auxilio de uma lanterna localizei o furo.... 494980 ..... Uma coisa que observei que em todos os cabeçotes que estavam furados, todos praticamente no mesmo lugar.... Na saida de escape.... Uma das galerias de agua passa por aquela regiao da valvula de escape, como mostra a foto tirada pela saida do escape para a camara da valvula.....494982
Eu nunca presenciei um cabeçote com furo na parte de admissão... sempre é na parte de escape... isso tanto eu como outros mecanicos relataram isso.... agora por que isso??? O furo sempre esta presente em um dessas galerias de escape como mostra a foto com circulos....494983
Analisando bem verifiquei que a muitas emendas na fabricação desse cabeçote, e a maioria dos furos são nessa emenda... 494984494985
Mas em tese as emendas não são o unico problema... O maior problema e grossura das paredes do cabeçote, em especial a do escape que é muito mais fina em relação ao da admissão... como mostra a foto 494986
O bico injetor fica entre as duas valvulas de escape e as duas de admissão... nessa foto vc repara que na parte de escape há um ressalto para sanar a perte fina, pois o aquecimento do bico e o excesso de calor poderia rachar facilmente 494987
No caso nessa outra foto vc vera que o furo se deu na parte mais fina, por onde passa galeria de agua na saida de escape.... dos 3 cabeçotes todos eles estavam no mesmo lugar, tanto na parte do 1 pistao, ou do 3 pistao... mais todos os furos eram aparente no mesmo lugar 494988
Bom, como o mar não ta pra peixe e um cabeçote desse é caro pra dedeu eu vou fazer o seguinte.... Já lavei o bixo aqui em casa, ta so o filé... amanha vou num especialista em solda de aluminio... ( Industria naval) e vou levar pro cara verificar... se ele falar que nao vai ter problema , vou mandar soldar e botar a bixa de novo.... mais vou ver com ele a possibilidade dele preencher mais essa parte q é muito fina, ja que por se tratar de saida de escape e tb que não vai encostar na valvula nao ha problema.... Vou destar.... Mas informações postarei aqui.... Pra vc que tem amigo com troller ou ranger fica a dica... as vezes não ha necessidade de trocar cabeçote... uma soldinha ja basta... kkkkkkkkkkkkkkk
Parabéns pela iniciativa e perseverança !
Ah, depois que a bruta estiver funcionando blz, compre um saco de sal, daqueles que se dá pra gado, e dê um banho de sal grosso nela.
Jhonny César
10/03/2015, 09:21
Parabéns pela iniciativa e perseverança !
Ah, depois que a bruta estiver funcionando blz, compre um saco de sal, daqueles que se dá pra gado, e dê um banho de sal grosso nela.
Obrigado......... Ela ja tomou um banho de sal da brisa do mar nesse começo de ano.... acho que ela não gostou muito não.;.... kkkkkkkkkkk ta acostumada na água doce..... kkkkkkkkkkkkkkk..... Ate a outra semana ela vai ta gritando ja....
jhonny temos que observar em quantas rangers do ano da sua aconteceu. E a série. O problema pode ser recorrente em outras como na sua. Pode não ser só cabeçote mas algum problema no sistema da parte superior do motor e a Ford não observou. Assim como o problema dos selos do motor 3.0 abaixo do ano 2007. Aí é entrar contra a Ford na justiça por um recall, todo mundo de forma coletiva. Vamos ver se não vai ocorrer novamente, caso ocorra, o fórum também é pra isso, tá todo mundo vendo, fotografado e postado. É só atitude!
Imperador!
11/03/2015, 16:14
Amigo, apesar do seu relato e de bem fundamentado, não acredito que haja qualquer problema nos cabeçotes. Acho que você foi vítima de uma azar lascado e apenas isso. Se a Ranger tivesse um problema crônico de cabeçotes, certamente a gente já saberia aqui no fórum, vide os casos problemas com outros carros (Ranger 3.2AT, L200 Sport e Outdoor, Frontier, S10, Hilux...)
Jhonny César
12/03/2015, 18:30
Amigo, apesar do seu relato e de bem fundamentado, não acredito que haja qualquer problema nos cabeçotes. Acho que você foi vítima de uma azar lascado e apenas isso. Se a Ranger tivesse um problema crônico de cabeçotes, certamente a gente já saberia aqui no fórum, vide os casos problemas com outros carros (Ranger 3.2AT, L200 Sport e Outdoor, Frontier, S10, Hilux...)
De fato sim..... Só que muitos que tem ranger ou troller não participam de forum.....e muita coincidência varios cabeçotes com o furo no mesmo lugar... Ano retrasado as viaturas da policia aqui de manaus eram ranger.... Imagine a quantidade de cabeçotes q tem la com o mesmo problema... É uma situação complicada mesmo... talvez eu esteja sem sorte... Mas aparentemente consegui resolver o problema do furo com uma boa solda de aluminio... amanha acho que ja começam a montar o motor... Mas que me deixou com a pulga atras da orelha isso me deixou.... sempre no mesmo lugar, na mesma regiao os furos... Na oficina onde faço o serviço da minha :safari-rig: tem uns 5 cabeçotes na mesma situação... Eu apenas queria intender porque isso acontece...:semideia
olha esse ai com problema http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/147869-troller-3-0-sumindo-agua.html
JRoberto
13/03/2015, 08:09
Jhonny, que ano é a sua viatura e qual a quilometragem? E vc sabe dizer o ano desses cabeçotes que vc identificou o problema?
Abraços.
Jhonny César
13/03/2015, 08:30
Jhonny, que ano é a sua viatura e qual a quilometragem? E vc sabe dizer o ano desses cabeçotes que vc identificou o problema?
Abraços.
:safari-rig: 2008, quando peguei estava com 95 mil... fui o segundo dono .... hoje comigo ela esta em 160 mil... Os cabeçotes pelo o que eu conversei com os mecanicos eram dos anos de 2007 a 2010... Como as vezes a fissura e muito pequena e pela parte da saida de escape acaba desaparecendo agua aos poucos. Mas as viaturas rodam normal... Ontem pesquisando pelo forum encontrei casos semelhantes sim na galera do troller.... Se pesquisar bastante pode-se ter a certeza que esse tipo de problema não é um caso em comum....
Claro que não tem nada haver com a minha situação, mais lendo onde nos fóruns observei que os motores 3.2 que entraram no lugar do 3.0 para o troller ta quase que unanime em ter problema de abaixar água.... Voçê chora so de ler os relatos dos donos de troller....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/135766-troller-2013-3-2-agua-do-sistema-de-arrefecimento-baixando-rapido-2.html
Com um pouco de pesquisa agente acaba encontrando... To meio xatiado :cry: com a minha :safari-rig:.... Mas creio que vai ficar boa.... to no aguardo da montagem do motor...
pessoal, tô com mais algumas dúvidas sobre as nossas viaturas: tô achando a ranger 3.0 muito "leve/solta", tanto a direção comum quanto em curvas... é assim mesmo? já tive hilux 2.5 2011 e era mais firme... não comparo com a ranger do meu véio pois é bem mais nova e cheia de apetrechos (sensor de estabilidade etc)...
também tô sentindo a marcha ré meio fraca em subidas, dae tento controlar com a embreagem e o carro acaba cantando pneu, é assim mesmo??
fora a 5ª marcha que só consigo usar de forma estável acima dos 90km/h, e nas descidas se preciso freiar pede pra reduzir...
quantos rpm +/- devo fazer as trocas?
outra coisa, quais lâmpadas são usadas nessas rangers? HB sei lá o que das contas... farol baixo, alto e milha. Pergunto pois minha visão a noite não é tão boa, queria pensar a possibilidade de um upgrade para lâmpadas de melhor qualidade, nesse caso, alguma indicação??
mais uma vez muito obrigado a todos!!
abraços!!
mguriano
20/03/2015, 10:35
Borjaoo, quanto a ela estar solta, se refere a que? Balançando muito? Se for, ela tem mesmo um balançado na dianteira que parece uma canoa boiando (acredito que seja comum nas picapes devido ao entreeixo longo). Em compensação, a traseira é dura igual um coco, o que pode fazer ela dar uns pulos em pista meio irregular (principalmente em curvas). Pense na possibilidade de colocar rodas com maior diâmetro a fim de diminuir a altura da parede do pneu, creio que melhore um pouco.
Cantar pneu de ré em subidas é algo quase inevitável. Tração traseira com concentração maior de peso na dianteira, ainda mais de bunda pra cima. Acostume-se a usar o 4x4 nesses casos (lembrando de manter trajetória reta).
A 5ª marcha não segue uma "proporção" em relação às outras. Na maioria dos casos, só na casa dos 90km/h mesmo. Acredito que uns 2500 RPM são o suficiente pra sacudir menos. É uma questão de "feeling". :rally:
Quanto às lâmpadas, eu desconheço os modelos ou qualquer indicação pra melhorar, pois pra mim tá bom.
Dá uma olhada no manual dela, talvez encontre os modelos de lâmpada.
Abraço!
mguriano
20/03/2015, 10:50
Bom em relação a deixar frouxa pelo o que eu vi nos relatos não ha diferença não... O troller tem sim uma diferença no mapeamento, mais o motor e o mesmo não concorda??... entao certamente o barulho dele direto sera o mesmo... No you tube e comum ver videos de ranger com escape e pente , mais praticamente todos os videos que vi eram de motor 2.8.... Ja no 3.0 pelo o que li e quase impossivel colocar pente na turbina devido ao modelo da turbina q vem equipado na ranger 3.0... O pente e pra fazer aquele piuuuuu na hora da mudança de marcha, comum em caminhões na estrada.... No caso do escape da ranger a diesel e maior sim que o a gasolina... nem se compara.... No meu caso eu vou arrancar os dois e deixar diretao mesmo.... tipo sai do motor um cano direto de 4,5"... mais antes vou fazer uns testes né... primeiro faço sem o silencioso... vou bolar o mesmo esquema do video na descrição... um difusor.... acho que vai ser legal...
Companheiro, eu recentemente tirei só o abafador dela, logo na conexão que tem no meio do carro, lado direito. Foi instalado um tubo de mesmo diâmetro (que eu não sei a medida) virado pro lado. Tá com um ronco muito legal, se pisar mesmo é de assustar. E ainda dá pra ouvir bem de leve a turbina chiar quando vai reduzindo a velocidade.
Tá igual ao desse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=VeutDSNo4Ts
Na estrada os carros pequenos chegam a jogar pro canto quando puxo a 4ª. :pular:
Gostei bastante, não acho que seja necessário esse trabalho todo de refazer o escapamento todo desde o coletor.
Mas caso queira mesmo fazer isso, verifique se não há nenhuma sonda no escapamento (acredito que no catalisador) que, se retirada, possa causar algum problema.
Depois vou colocar uma foto da gambiarra.
Borjaoo, quanto a ela estar solta, se refere a que? Balançando muito? Se for, ela tem mesmo um balançado na dianteira que parece uma canoa boiando (acredito que seja comum nas picapes devido ao entreeixo longo). Em compensação, a traseira é dura igual um coco, o que pode fazer ela dar uns pulos em pista meio irregular (principalmente em curvas). Pense na possibilidade de colocar rodas com maior diâmetro a fim de diminuir a altura da parede do pneu, creio que melhore um pouco.
Cantar pneu de ré em subidas é algo quase inevitável. Tração traseira com concentração maior de peso na dianteira, ainda mais de bunda pra cima. Acostume-se a usar o 4x4 nesses casos (lembrando de manter trajetória reta).
A 5ª marcha não segue uma "proporção" em relação às outras. Na maioria dos casos, só na casa dos 90km/h mesmo. Acredito que uns 2500 RPM são o suficiente pra sacudir menos. É uma questão de "feeling". :rally:
Quanto às lâmpadas, eu desconheço os modelos ou qualquer indicação pra melhorar, pois pra mim tá bom.
Abraço!
opa!!!
feliz com a resposta, muito obrigado mguriano!!
acho que é mais questão de costume de uma pick up pra outra então, achava a hilux melhor pra curvar.
Jhonny César
20/03/2015, 17:05
Abraço!
Pneu maior tipo o meu da assinatura deixa ela mais dura.... No meu caso com o lift acaba que tenho que tomar cuidados nas curvas... Em relação a traseira pulando feito cavalo doido e facil de resolver... Uma camara de caminhão com areia dentro... Tem que ser 100kg.... fica mais macil que uno.... Apos ler varios relatos a respeito de deixar a suspenção mais macia sem usar saco de areia , resolvi experimentar retirar o ultimo feixe de mola traseiro.. o que segura a carga, e colocar um calço no lugar dela para dar a altura... ela ainda esta na oficina, assim digo como ficou... Em relação a lampada eu substitui as do farol por luz branca.... de maior potencia... elas iluminam mais que as originais... mais é dificil achar pra comprar... tem da philips e da aguia... ...... 5º macha so acima dos 65 a 70 km por hora.... se não da soco mesmo... se caso vc fizer uma reprogramação na central para mais potencia vc consegue andar em 5º a uns 50 km de boa....
Jhonny César
20/03/2015, 17:11
Companheiro, eu recentemente tirei só o abafador dela, logo na conexão que tem no meio do carro, lado direito. Foi instalado um tubo de mesmo diâmetro (que eu não sei a medida) virado pro lado. Tá com um ronco muito legal, se pisar mesmo é de assustar. E ainda dá pra ouvir bem de leve a turbina chiar quando vai reduzindo a velocidade.
Tá igual ao desse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=VeutDSNo4Ts
Na estrada os carros pequenos chegam a jogar pro canto quando puxo a 4ª. :pular:
Gostei bastante, não acho que seja necessário esse trabalho todo de refazer o escapamento todo desde o coletor.
Mas caso queira mesmo fazer isso, verifique se não há nenhuma sonda no escapamento (acredito que no catalisador) que, se retirada, possa causar algum problema.
Depois vou colocar uma foto da gambiarra.
Eu ja havia visto esse video... Manda as fotos ai como vc fez blz..!!!!
Miranda_MG
20/03/2015, 18:58
Pneu maior tipo o meu da assinatura deixa ela mais dura.... No meu caso com o lift acaba que tenho que tomar cuidados nas curvas... Em relação a traseira pulando feito cavalo doido e facil de resolver... Uma camara de caminhão com areia dentro... Tem que ser 100kg.... fica mais macil que uno.... Apos ler varios relatos a respeito de deixar a suspenção mais macia sem usar saco de areia , resolvi experimentar retirar o ultimo feixe de mola traseiro.. o que segura a carga, e colocar um calço no lugar dela para dar a altura... ela ainda esta na oficina, assim digo como ficou... Em relação a lampada eu substitui as do farol por luz branca.... de maior potencia... elas iluminam mais que as originais... mais é dificil achar pra comprar... tem da philips e da aguia... ...... 5º macha so acima dos 65 a 70 km por hora.... se não da soco mesmo... se caso vc fizer uma reprogramação na central para mais potencia vc consegue andar em 5º a uns 50 km de boa....
Jhonny,
A luz branca na chuva é pior, não? Ou na potência e modelo que colocou melhorou em relação às originais?
Abraço,
Miranda
mguriano
21/03/2015, 16:06
Mano Jhonny, seguem as fotos da gambiarra. A fixação do escape original ainda vai ser melhorada (daqui a uns 8 anos).
Duvido acertar de onde veio a borrachinha que tá apoiando o original na "abraçadeira"!
496354 496357 496361 496362 496363 496364
Pode não ter ficado aquela obra de arte, mas quando quiser é só puxar o original pro lado e chamar no parafuso! E o melhor, não fica ocupando lugar em casa.
O importante é que tá berrando bonito! :cool:
amigos, não acho traseira dura, só acho que a caminhonete não me transmite muita segurança ao entrar nas curvas, parece que vai escorregar...sei lá, tomara que seja só falta de costume.
Coophamat
21/03/2015, 22:19
Mguriano, faz um vídeo da ranger pra ver como ficou o ronco, de preferência esticando uma quarta em pista livre.
Borjaoo, também acho que a traseira da ranger joga muito em ondulações, apesar da triton ser mais dura, ela não faz isso e em curva a ranger parece que vai sair de lado.
Coop,
obrigado pela opinião, é a mesma que a minha, tava começando a ficar com medo de que a minha queria sair de lado por conta de alguma coisa mecânica sei lá. O jeito é aprender a domar então. valeu!
a direção da suas vocês não acham leve demais não? acho que falta certa firmeza...
Jhonny César
22/03/2015, 10:02
Mano Jhonny, seguem as fotos da gambiarra. A fixação do escape original ainda vai ser melhorada (daqui a uns 8 anos).
Duvido acertar de onde veio a borrachinha que tá apoiando o original na "abraçadeira"!
496354 496357 496361 496362 496363 496364
Pode não ter ficado aquela obra de arte, mas quando quiser é só puxar o original pro lado e chamar no parafuso! E o melhor, não fica ocupando lugar em casa.
O importante é que tá berrando bonito! :cool:
Ficou uma engenhoca digna de Prof Pardal... :idea:... Apesar que tem que encontrar uma maneira de esconder mesmo o escape original, pois como a minha e bem alta vai ficar aparecendo mesmo... Vou cogitar a possibilidade de fazer assim na minha tb... Mas me responde uma coisa... Vc somente fez isso ou eliminou o " Conversor catalitico" Aquele primeiro "abafador" logo na saida do motor.... Agora da borrachinha ta dificil saber... qual é???
Jhonny César
22/03/2015, 10:09
amigos, não acho traseira dura, só acho que a caminhonete não me transmite muita segurança ao entrar nas curvas, parece que vai escorregar...sei lá, tomara que seja só falta de costume.
E se não cuidar escorrega mesmo.... vc acaba fazendo "drift" sem querer... :euforico:..... Por ela ser leve na traseira a força gravitacional :shock: acaba se concentrando mais a frente, deixando a traseira leve feito uma pompa.... Por isso muitos assim como eu utilizam um camara de areia de aprox 100 kg para manter a estabilidade na estrada, o saco tem que estar amarrado e na parte da ponta da caçamba.... Mas digo uma coisa, caminhonete não foi feita pra correr muito não... se ta querendo fazer curva a mais de 100km/h com ela aconselho comprar um carro pequeno.... Com o tempo vc vai pegando o jeito da danada....:pipoca:
Jhonny César
22/03/2015, 10:18
Mguriano, faz um vídeo da ranger pra ver como ficou o ronco, de preferência esticando uma quarta em pista livre.
Borjaoo, também acho que a traseira da ranger joga muito em ondulações, apesar da triton ser mais dura, ela não faz isso e em curva a ranger parece que vai sair de lado.
Olha rapaz.... temos um conterraneo aqui no forum... Tb sou de campo grande e morei ai no coophamat... tenho um tio que mora ai no coophamat tb.... mais agora eu estou perdido aqui no meio da floresta.... kkkkkk
Vamos ao que interessa.... Se vcs observarem tem uma pequena diferença entre algumas rangers... as do ano ate 2006 ou 2007 se não me engano possuem o amortecedor traseiro para dentro, entre a mola e a caixa satelite do diferencial... ja dos anos seguintes o amortecedor é pra fora entre o feixe de mola e a roda... O que isso muda.. MUITO... os com amertecedor pra fora tem mais estabilidade que os que estao pra dentro... observe ai e me diz...
Jhonny César
22/03/2015, 10:24
Jhonny,
A luz branca na chuva é pior, não? Ou na potência e modelo que colocou melhorou em relação às originais?
Abraço,
Miranda
Não reparei se na chuva ficou ruim não.... A minha e selada no isufilm.... as vezes tenho que colocar a cabeça pra fora pra enxergar :lol:... kkkkkkkkk.... Mais em relação as originais ficou bem melhor, sem duvidas... tb instalei 2 farois de milha altezza led no lugar dos originais.... meia luz do farol e o de milha ligado ja cega coruja8---)... ficou bom...
mguriano
22/03/2015, 10:48
Ficou uma engenhoca digna de Prof Pardal... :idea:... Apesar que tem que encontrar uma maneira de esconder mesmo o escape original, pois como a minha e bem alta vai ficar aparecendo mesmo... Vou cogitar a possibilidade de fazer assim na minha tb... Mas me responde uma coisa... Vc somente fez isso ou eliminou o " Conversor catalitico" Aquele primeiro "abafador" logo na saida do motor.... Agora da borrachinha ta dificil saber... qual é???
Preciso mesmo esconder o original, até pra não raspar em alguma situação.
Só foi removido o abafador, o conversor catalítico tá lá no lugar.
A borrachinha é da famosa bieleta dianteira. Resolveu meu problema com vibração que tava arrebentando o arame.
O tubo que foi instalado, segundo o pai da obra, é de MB 1113, pois já tem o encaixe compatível com o flange do original. Sò foi preciso soldar as abas pra fixação dos parafusos.
Jhonny César
22/03/2015, 12:39
Preciso mesmo esconder o original, até pra não raspar em alguma situação.
Só foi removido o abafador, o conversor catalítico tá lá no lugar.
A borrachinha é da famosa bieleta dianteira. Resolveu meu problema com vibração que tava arrebentando o arame.
O tubo que foi instalado, segundo o pai da obra, é de MB 1113, pois já tem o encaixe compatível com o flange do original. Sò foi preciso soldar as abas pra fixação dos parafusos.
Só a engenharia..... kkkkkkkkkkkkk.... A NASA precisa estudar os brasileiros sabia... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Eu gostei... Ao menos se caso não queira barulho e so se enfiar em baixo e trocar... Vou ver quem faz aqui... Gostei da ideia.. kkkkk
Coophamat
22/03/2015, 12:55
Olha rapaz.... temos um conterraneo aqui no forum... Tb sou de campo grande e morei ai no coophamat... tenho um tio que mora ai no coophamat tb.... mais agora eu estou perdido aqui no meio da floresta.... kkkkkk
Vamos ao que interessa.... Se vcs observarem tem uma pequena diferença entre algumas rangers... as do ano ate 2006 ou 2007 se não me engano possuem o amortecedor traseiro para dentro, entre a mola e a caixa satelite do diferencial... ja dos anos seguintes o amortecedor é pra fora entre o feixe de mola e a roda... O que isso muda.. MUITO... os com amertecedor pra fora tem mais estabilidade que os que estao pra dentro... observe ai e me diz...
Eu morei 29 anos na coophamat, mudei ano passado, mas meus pais continuam morando lá e eu vou lá todo final de semana. Quem é seu tio, provavelmente eu conheça.
Eu sabia que existia diferença na suspensão traseira, porem, não sabia qual. Agora as mais modernas são um pouco mais firmes? Digo isso pois meu irmão tinha uma 2011 e a dele parecia ser mais dura que a minha.
Jhonny César
22/03/2015, 13:14
Eu morei 29 anos na coophamat, mudei ano passado, mas meus pais continuam morando lá e eu vou lá todo final de semana. Quem é seu tio, provavelmente eu conheça.
Eu sabia que existia diferença na suspensão traseira, porem, não sabia qual. Agora as mais modernas são um pouco mais firmes? Digo isso pois meu irmão tinha uma 2011 e a dele parecia ser mais dura que a minha.
Meu tio mora ai na rua Domingos Tenuta... Bem no final dela... Sentido pra quem vai pro união.... Ele trabalha com moveis planejados...Carlos o nome dele... E bem conhecido la... Ele tem uma D20 branca como referencia, ta com ele ja faz decadas...kkkkkkk...
No caso a suspensão da sua viatura e pra dentro o amortecedor, acaba que sendo meio instável nas curvas... A do se irmao por ser 2011 ja é com amortecedor para fora... por isso é mais firme...
Poxa, a minha deve ser pra dentro enão. Com a ranger nova da pra curvar igual carro pequeno...
jcaraujo
23/03/2015, 09:31
E se não cuidar escorrega mesmo.... vc acaba fazendo "drift" sem querer... :euforico:..... Por ela ser leve na traseira a força gravitacional :shock: acaba se concentrando mais a frente, deixando a traseira leve feito uma pompa.... Por isso muitos assim como eu utilizam um camara de areia de aprox 100 kg para manter a estabilidade na estrada, o saco tem que estar amarrado e na parte da ponta da caçamba.... Mas digo uma coisa, caminhonete não foi feita pra correr muito não... se ta querendo fazer curva a mais de 100km/h com ela aconselho comprar um carro pequeno.... Com o tempo vc vai pegando o jeito da danada....:pipoca:
Os amortecedores traseiros passaram a vir por fora do feixe de molas nas 2007/2008, a minha é 2006/2007 e ainda é por dentro. A única coisa que incomoda, e se torna até perigosa, é ondulação na pista, pois, se estiver acima de 120Km/h até na reta se a bicha passar por cima de ondulação ela joga a traseira.
Pra quem não consegue conviver com isso tem uma solução, dá pra colocar outro par de amortecedores pelo lado de fora do feixe de molas, fazendo um V, já que originalmente o amortecedor do lado do carona é apontado pra frente e o do lado do motorista apontado para trás. Daí se coloca outro do lado do carona por fora do feixe de molas apontando para trás e o do lado do motorista apontando pra frente.
Eu tinha isso na minha Ranger 2.5 2000/2000 e a estabilidade fica igual a de carro de passeio, mesmo em estradas onduladas, só que haja bunda para quem vai no banco traseiro, porque a bicha fica dura. Aqui no fórum tem o esquema de como fazer, inclusive com fotos detalhadas.
A minha é de dezembro de 2007 e acho instavel nas curvas "/
jcaraujo
23/03/2015, 14:28
A minha é de dezembro de 2007 e acho instavel nas curvas "/
Como mencionei, só fico cabreiro com a minha em pistas onduladas, inclusive já passei um susto medonho numa reta com muita ondulação tipo costela de vaca. Se o asfalto for liso ela faz curva de boa.
Talvez seja questão de costume mesmo, com o tempo você vai pegando o jeitão da bruta.
Jhonny César
23/03/2015, 15:35
vai um topico ai pra mostrar como fazer amortecedor duplo
496625
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/92331-ranger-com-4-amortecedores-traseiros.html
arrobaUM
23/03/2015, 17:00
Fui mandar alinhar e balacear a ranger hoje. Surpresa. O cara lá disse que ta com folga, segundo ele na direção, mas não sinto no volante, devo ter entendido errado e a folga deve ser na suspensão dianteira. E na traseira tem um amortecedor traseiro derramando óleo e ele me disse que precisa trocar os dois rolamentos traseiros. Agora levarei amanhã no mecânico pra ver o preju.
vai um topico ai pra mostrar como fazer amortecedor duplo
496625
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/92331-ranger-com-4-amortecedores-traseiros.html
mas então, se for só dar um up nos amortecedores originais, quais são os mais recomendados? pra melhorar a estabilidade em curvas...
Miranda_MG
24/03/2015, 00:22
mas então, se for só dar um up nos amortecedores originais, quais são os mais recomendados? pra melhorar a estabilidade em curvas...
Borjaao,
Uso os Offshox. São uma opção.
Abraço,
Miranda
Obrigado pela dica Miranda.
Devo procurar algum modelo específico? Sou leigo, não queria nada complicado...
Abraço!!
Miranda_MG
24/03/2015, 00:52
Abraço!!
Na página deles, há os modelos e um pequeno questionário que serve de orientação. Mas vale ligar lá e conversar na engenharia. Os caras atendem muito bem. Se isso não resolver, te passo o e-mail do engenheiro com quem conversei.
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
24/03/2015, 01:45
Abraço!!
Enviado por MP, meu caro.
MP recebida companheiro!
obrigado!!
Jhonny César
24/03/2015, 12:25
O dela mesmo... nesse caso ai ele anexo mais um amortecedor de cada lado.... no caso ficou com 4 amortecedor na traseira... exagero eu acho... se vc retirar o seu amortecedor e pedir para um bom soldador fixar ele pra fora vai ficar igual as mais atuais... mas firme... nesse topico vc encontra todo o procedimento feito..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...traseiros.html (Ranger com 4 amortecedores traseiros) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/92331-ranger-com-4-amortecedores-traseiros.html)
Imperador!
24/03/2015, 17:36
Borjaao,
Uso os Offshox. São uma opção.
Abraço,
Miranda
Para a Ranger 3.0, considero os melhores os Rancho porque tem regulagem que pode ser feita pelo próprio dono do carro. No caso da NR, por falta de opções (e não por falta de qualidade) os melhores são os OffShox
Mas essa regulagem é simples de fazer? E qual a média de preço do par desses modelos?
Imperador!
24/03/2015, 18:08
Mas essa regulagem é simples de fazer? E qual a média de preço do par desses modelos?
É sim, não precisa nem desmontar. Eu tinha na minha...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-625281341-amortecedor-dianteiro-ford-ranger-4x4-rancho-_JM
https://www.monroe.com.br/produtos.php?idProduto=16 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-625281341-amortecedor-dianteiro-ford-ranger-4x4-rancho-_JM)
Borjaoo, Imperador, a minha vtr é 2008/08, troquei os amortecedores por simples razão de quilometragem recomendada, eram originais, coloquei cofap turbogás, gostei, inclusive do preço, $500,00, não sei o custo do Miranda, Off Shox é outra coisa mas o turbo gás atende bem. Apenas sinto dizer que não adianta, caminhonetes são duras e cabritam (pulam) no asfalto irregular, uso a pressão dos pneus recomendadas na porta da viatura, me acostumei pilotá-la e a reagir corretamente quando saltam. Os amortecedores da minha viatura estão colocados do lado de fora do feixe de mola, acredito que sejam assim em todas do modelo 2008 e são contra postos entre si. Também a considero bem mais estável do que a S10 que tive antes, mas estabilidade inacreditável que eu senti foi na Amarok, em termos de caminhonete não sei se tem alguma equivalente, aquela sim, parece carro de passeio.
Valeu pela contribuição, Mirão.
Amarok nunca pilotei, mas a Ranger nova do coroa é muito, mas muito mais estável que a minha
Ah, qual o amortecedor original da ranger 08 4x4? Pelo que vi a maioria é preto, inclusive os cofap novos que coloquei na dianteira, mas os que estão na minha traseira são vermelho "desbotados", alguem conhece???
Vixe, recebi o preço dos offshox por email e infelizmente fogem do meu orçamento :(
Alguma sugestão mais em conta?
E encontrei foto na internet de um amortecedor igual ao que esta na viatura, é um anuncio de mercadolivre dizendo que é o original da ranger 2.3 2009.
Segue foto: 496954
depois tirarei fotos dos amortecedores na caminhonete pros senhores me informarem se a minha é no esquema da 2007 ou da 2008.
Abraços
Os originais são vermelhos e para ver o esquema é muito simples, basta ver se os amortecedores estão entre as rodas e o feixe de molas, você verá as rodas depois os amortecedores e depois as molas entendeu? nos modelos anteriores, 07/07 pra baixo, você verá as rodas depois o feixe de molas e os amortecedores após as molas, simples, nessa sequência. Quanto aos amortecedores, se não fizer trilhas pesadas, os comuns atendem bem e são bem mais em conta. Olhei no mercado livre, tem até por $-500, o preço que paguei aqui pelos cofap pretões turbogás, gostei muito mas não tenho meu carro pra fazer frete nem trilhas, é pra curtir, o maior peso que ponho ali são tralhas de acampamento para duas pessoas.
Borjaoo tem mais, pilotei uma Amarok até Serra Talhada, carrão, mas vi que nada é melhor do que nossas Rangers, não só pelo que oferece em robustez e motorização, mas pelo custo benefício, achava tudo muito caro na Ranger mas a Amarok é de lascar e dá problemas demais de painel, havia luzes de advertência que não apagavam o dono sofre muito com isso, quando a paulada é pequena ele deixa $3000 na autorizada. Uma Ranger com as manutenções em dia demora dar problemas raça forte mesmo.
Imperador!
25/03/2015, 11:15
Borjaoo tem mais, pilotei uma Amarok até Serra Talhada, carrão, mas vi que nada é melhor do que nossas Rangers, não só pelo que oferece em robustez e motorização, mas pelo custo benefício, achava tudo muito caro na Ranger mas a Amarok é de lascar e dá problemas demais de painel, havia luzes de advertência que não apagavam o dono sofre muito com isso, quando a paulada é pequena ele deixa $3000 na autorizada. Uma Ranger com as manutenções em dia demora dar problemas raça forte mesmo.
Amarok é pra $$$,,, quando começa a dar defeito... kkk
Mirão obrigado pela explicação simplificada. Consegui constatar que o meu é modelo 08 pra cima mesmo. Encomendei par de cofap no MercadoLivre, vamos ver como fica.
cristiano
25/03/2015, 17:23
É sim, não precisa nem desmontar. Eu tinha na minha...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-625281341-amortecedor-dianteiro-ford-ranger-4x4-rancho-_JM
https://www.monroe.com.br/produtos.php?idProduto=16 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-625281341-amortecedor-dianteiro-ford-ranger-4x4-rancho-_JM)
Eu tenho Rancho no meu Bandeirante.
Mas esse amortecedor do anuncio o cara fala que e' o dianteiro da Ranger, mas ao menos na minha nao e' olhal/olhal como na foto.
cristiano
25/03/2015, 17:26
Borjaoo, Imperador, a minha vtr é 2008/08, troquei os amortecedores por simples razão de quilometragem recomendada, eram originais, coloquei cofap turbogás, gostei, inclusive do preço, $500,00, não sei o custo do Miranda, Off Shox é outra coisa mas o turbo gás atende bem. Apenas sinto dizer que não adianta, caminhonetes são duras e cabritam (pulam) no asfalto irregular, uso a pressão dos pneus recomendadas na porta da viatura, me acostumei pilotá-la e a reagir corretamente quando saltam. Os amortecedores da minha viatura estão colocados do lado de fora do feixe de mola, acredito que sejam assim em todas do modelo 2008 e são contra postos entre si. Também a considero bem mais estável do que a S10 que tive antes, mas estabilidade inacreditável que eu senti foi na Amarok, em termos de caminhonete não sei se tem alguma equivalente, aquela sim, parece carro de passeio.
A minha tinha esse comportamento de pular a traseira em asfalto irregular, mas depois que fiz o lift da carroceria e suspensão eu troquei os 4 amortecedores por Cofap turbo gás e ela parou de fazer isso, agora ela esta bem firme.
Esta dura porque mexi na barra de torção e coloquei um jumelo maior na traseira, mas não joga a traseira em asfalto irregular mais, acho que era algum dos amortecedores funcionando mais que outro.
O lift ajuda na estabilidade??? subiu quantas polegadas? é fácil fazer?
Imperador!
26/03/2015, 12:16
O lift ajuda na estabilidade??? subiu quantas polegadas? é fácil fazer?
Quanto maior a distância pro chão pior a estabilidade!
Quanto maior a distância pro chão pior a estabilidade!
Era o que eu imaginava, tanto que carro superesportivo e tal é sempre colado no chão.
Mas segundo o colega a dele melhorou antão questionei...
Concordo com o Imperador, quanto mais alta, pior a estabilidade, mas te digo que amortecedores novos fazem uma diferença muito grande, até kicam menos e rodam numa maciez incrível. Também peço cuidado com o mercado livre, observe bem o credenciamento do vendedor, gosto de comprar dos revendedores gold, e gostei dos cofap turbogás, às vezes a gente fica com a impressão de que os amortecedores estão bons mas não adianta, temos que respeitar a kilometragem garantida para o uso, até por que comprometem outras peças da suspensão, acho que todo o conjunto. Quanto a sua Ranger Borjaoo, ela é ano 07 modelo 08, então ela não difere em nada das ultimas quadradinhas na parte mecânica, a única diferença que vi em uma 07/08 era o filtro de óleo diesel que não tinha refil, vi isso na loja de troca de óleo o proprietário aproveitou e trocou o conjunto pelo modelo mais novo, se a sua ainda não foi trocado, aproveite a próxima troca de óleo e filtros, o refil é mais barato, no mais de 2007 a sua só tem mesmo o documento, tudo nela é 08, pode acreditar. Gostaria de saber do Cristiano se ele fez bl ou sl na suspa da viatura e como ficou.
Cristiano, paguei $-500, foi nos quatro amortecedores turbogás, aqui em sobradinho, vi também os quatro a $-498, no mercado livre, bem que achei os Rancho baratos, você comprou apenas os dianteiros, não deu diferença de pilotagem na Band não? os traseiros também eram Rancho?
Amigo Mirão, obrigado pelas informações valiosas. Feliz em saber que a minha é 07 só no documento.
Agora ela já está quase 100%, ta no lanterneiro pra por a lateral e lanternas novas, semana que vem se Deus quiser já pego ela.
Ficará faltando apemas dois detalhes que já até comentei aqui no forum e peço a ajuda dos colegas mais uma vez: a segunda marcha tem que fazer uma forcinha pra entrar, apenas quando passa da primeira para ela e só com o carro andando. O que pode ser?
O outro é o ar quente que não funciona. Achei que não sentiria falta mas infelizmente tô sentindo. Única coisa que sei é que a mangueira ta isolada. Falaram por aqui que deve ser o radiador dentro do painel que deve estar furado. Será que é isso mesmo? Pois se for fica complicado mecher, mão de obra muito cara e acho que aqui no interior ninguém faz. Alguma dica??
Borjaoo é aquele bem pequeno? custa aproximadamente $-200 reais nas lojas de peças usadas, um chorinho e sai por $-150, quanto a troca da peça não sei, penso que não haja tanta dificuldade em trocar radiadores, não importa o tamanho. Quanto ao câmbio só mesmo um mecânico, difícil avaliar.
Acho que é ele mesmo. Dizem que fica caro pois precisam desmontar o painel inteiro...
mguriano
28/03/2015, 20:28
Atendendo a pedidos, seguem dois vídeos dela pra ter uma noção do ronco somente removendo o abafador:
Na estrada rumo à pedreira do Sr. Eike Batista
https://www.youtube.com/watch?v=I_-rbubENz4
Subindo o estacionamento do shopping sem pena
https://www.youtube.com/watch?v=3hnM7Ly2MLA
cristiano
29/03/2015, 19:55
Atendendo a pedidos, seguem dois vídeos dela pra ter uma noção do ronco somente removendo o abafador:
Na estrada rumo à pedreira do Sr. Eike Batista
https://www.youtube.com/watch?v=I_-rbubENz4
Subindo o estacionamento do shopping sem pena
https://www.youtube.com/watch?v=3hnM7Ly2MLA
Legal!
Essa semana chegou o difusor de escapamento de 2,5" que comprei para a Ranger... quando tiver instalado posto um video tambem.
arrobaUM
29/03/2015, 20:08
A viatura voltou do mecânico. Tinha um braço da suspensão dianteira ruim. Além das bieletas. mas a surpresa mesmo foi quando cheguei no mecânico e ele viu o vazamento de agua pela bomba dagua. Daí a brincadeira dobrou de preço, gastei no total 1000,00. 480 só dá bomba. Aproveitei que já tava com a mão suja de oleo mesmo e pedi para olhar a redução e caixa de marcha alem dos diferenciais, o mecânico disse que estão em ordem, completou os oleos e disse que tava ok. Quando pagar esse preju, irei mandar revisar os rolamentos.
Além dessas peças, o que mais costuma dar probema na ranger 2008 4x4 diesel?
arrobaUM, os principais problemas que vejo nas Rangers são na seguinte ordem: 1- Perda de potência (pode ser a tal peneirinha da bomba do tanque, pode ser!) 2- Super aquecimento ( cabeçote e selos do bloco do motor, esse problema de aquecimento é bem comum em várias marcas de caminhonete) 3- alinhamento (é muito comum vc ver Rangers de qualquer ano desalinhadas e com cambagem negativa, não sei as New Rangers, que para mim de Ranger só tem o nome) o que mais vejo no fórum são essas reclamações na mesma ordem, mas digo também que algumas pessoas querem possuir um carro diesel achando que será um super carro e a coisa não é por esse lado que deve ser visto porquê não existe caminhonete perfeita, existe caminhonete bem cuidada e mal cuidada, todas são caras, pra se ter um carro movido a diesel tem que ter atitude, tem que gostar é claro, sempre digo isso, adquira uma de boa procedência pra não quebrar a cara, ou saiba realmente o que está adquirindo.
Junior84
01/04/2015, 03:33
Alguém sabe qual o tipo de lampada que vai embaixo do capo da ranger?
arrobaUM
01/04/2015, 07:00
arrobaUM, os principais problemas que vejo nas Rangers são na seguinte ordem: 1- Perda de potência (pode ser a tal peneirinha da bomba do tanque, pode ser!) 2- Super aquecimento ( cabeçote e selos do bloco do motor, esse problema de aquecimento é bem comum em várias marcas de caminhonete) 3- alinhamento (é muito comum vc ver Rangers de qualquer ano desalinhadas e com cambagem negativa, não sei as New Rangers, que para mim de Ranger só tem o nome) o que mais vejo no fórum são essas reclamações na mesma ordem, mas digo também que algumas pessoas querem possuir um carro diesel achando que será um super carro e a coisa não é por esse lado que deve ser visto porquê não existe caminhonete perfeita, existe caminhonete bem cuidada e mal cuidada, todas são caras, pra se ter um carro movido a diesel tem que ter atitude, tem que gostar é claro, sempre digo isso, adquira uma de boa procedência pra não quebrar a cara, ou saiba realmente o que está adquirindo.
Verdade,essa viatura comprei de um senhor que a tirou zero da concessionaria. E o veículo está bastante conservado. Acredito que esses defeitos estão aparecendo pela idade do carro, por exemplo, o antigo dono me disse que nunca tinha ligado o 4x4 do carro. E antes de eu testar, levei no mecânico para ele dar uma olhada. No geral eu estou gostando muito do carro, uma experiência única que tão cedo irei deixar. Agora esse filtro que dá problema é dentro do tanque? Um Abraço a todos.
jcaraujo
01/04/2015, 09:06
Bom dia !
Alguém já comprou cubo da roda dianteira sem ser original? Já troquei o do lado direito há pouco mais de um ano, paguei R$460,00 no original. Agora está começando a roncar o do lado esquerdo, por isso gostaria de indicação de alguma marca alternativa que alguém já tenha usado e aprovado.
cristiano
02/04/2015, 07:02
Do lado esquerdo troquei porque o sensor do ABS estava com problema, e não era no cabo, testei antes.
Depois de um tempo revisando a suspensão descobri folga no lado direito.
Ambos não foram comprados na concessionária, mas eu lembro de serem na faixa de 300 reais.
Eles são blindados, tem que trocar tudo mesmo.
Jhonny César
02/04/2015, 13:05
A minha tinha esse comportamento de pular a traseira em asfalto irregular, mas depois que fiz o lift da carroceria e suspensão eu troquei os 4 amortecedores por Cofap turbo gás e ela parou de fazer isso, agora ela esta bem firme.
Esta dura porque mexi na barra de torção e coloquei um jumelo maior na traseira, mas não joga a traseira em asfalto irregular mais, acho que era algum dos amortecedores funcionando mais que outro.
A minha tem lift 2 e pneu 285.... Arranquei o ultimo feixe de mola traseiro, aquela de carga e coloquei um pequeno calço no lugar dela pra ficar na altura... Digo uma coisa... ficou outro carro.... Num pula mais... Mas macil que uno.... ta uma teteia...:euforico:... uso amortecedor cofap mesmo... Ficou outro carro...
ArrobaUM, é dentro do tanque sim e descer a criatura não é difícil, tem um tópico explicando a forma de descer o tanque no fórum, não sei onde está mas ele existe.
Amigos, um amigo me passou um galão de 20L de óleo motor e gostaria que os senhores confirmassem se é utilizável na minha viatura (sei é 15W40 mas o tal do CI-4 me pegou), caso contrário irei trocar o mesmo.
Segue fotos:
498474 498476
Outra dúvida:
tenho um dvd pioneer comum instalado na viatura, e o mesmo desliga quando vou virar a chave. Coisa boba mas me incomoda um pouco. Tem como arrumar? Bateria é nova 65Ah...se colocar uma mais potente ela vai segurar a ignição + o som?
valeu!!
giovanefortuna
09/04/2015, 00:46
E ae galera...alguem pode tirar uma dúvida...eh uma xl 3.0 11/11 cs 4x4
passei a ranger no scanner e ela acusou um bico que joga mais diesel e um que joga menos...é possivel fazer alguma limpeza que possa melhorar isso? Tem ajuste ou algo do tipo? E se trocar só o reparo do bico sera q resolve? Valeu!
Atulizando meu post de cima (não consegui editar pelo cel) : a bateria que tenho na vtr é 70ah.
VOVÔ DO TROLLER
09/04/2015, 16:50
Amigos, um amigo me passou um galão de 20L de óleo motor e gostaria que os senhores confirmassem se é utilizável na minha viatura (sei é 15W40 mas o tal do CI-4 me pegou), caso contrário irei trocar o mesmo.
Segue fotos:
498474 498476
Outra dúvida:
tenho um dvd pioneer comum instalado na viatura, e o mesmo desliga quando vou virar a chave. Coisa boba mas me incomoda um pouco. Tem como arrumar? Bateria é nova 65Ah...se colocar uma mais potente ela vai segurar a ignição + o som?
valeu!!
Olá Borjaoo. Eu uso este óleo no meu Troller 3.0 e é muito bom. Acredito que seja o mesmo motor da sua Ranger. Abs. válter
To a procura de um parachoque cromado para minha ranger 2011/2012. Não consigo encontrar nenhum em ferro velhos. Se alguem souber me avise por favor.
Coophamat
09/04/2015, 19:29
Também uso esse oleo na Ranger, meu pai na Triton e nos tratores também.
EmmanuelPaiva
09/04/2015, 20:41
Ola pessoal, boa noite! estou tendo um problema com minha ranger 3.0, a uns dias pra ca, ela vem tipo pegando ar no sistema de arrefecimento, eu coloco a água normal, e com um tempo em funcionamento ela pega pressão no sistema e quando abro o reservatório ela expulsa água e no lugar de sair água pela mangueira de retorno sai vapor, e da pra perceber que o motor em si nao esta tao quente!
Opa, valeu pelas respostas, assim que o km bater vou mandar brasa. O galão saiu por 150dilmas.