Ver Versão Completa : Tópico da RANGER 3.0 ELECTRONIC
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
[
10]
11
opala66joao@hotmail.com
14/11/2015, 18:42
Galera,preciso de ajuda... Estou voltando para o diesel, vou pegar uma ranger 4x4 2010,178mil km,único dono. O meu uso é nos finais de semana,80% barro,já tenho os 265 mud pra por nela... Mas enfim na questao de pickup ela é boa nessa km? Vou ter dor de cabeca igual as f250? Para pouco uso e viagens de 40km vai bem? Consumo de cidade e estrada sem peso,só familia... Agradeço quem puder me ajudar.
mguriano
14/11/2015, 20:11
A minha 2007 ainda está caminhando para os 100000 km, o motor ainda tem muita saúde e vontade de andar. Vejo bastante relatos de que esse motor é pra pelo menos 300000 sem abrir. Quem pode falar melhor a respeito é o Imperador, uma enciclopédia viva de NGD 3.0. O consumo é animador, cerca de 8 km/l urbano e ontem (noite, a/c, eu estava sozinho, wrangler armortrac 245/70, ~110 km/h, chip TDC), acreditem, ela marcou 16,2 km/l no painel. Mas como você já tem planos de por pneus mud 265, isso com certeza vai mudar. Pra viagens eu gosto muito, não me cansa. Vejo muito Corolla chapando o pé no freio em curva que eu nem tiro o pé do acelerador (vai entender...). Pra mim ela é só alegria, acho que vai gostar.
opala66joao@hotmail.com
14/11/2015, 21:20
Muito obrigado pela sua opinião. Vou aguardar o Imperador comentar.
Boa tarde Imigrante.:bye:
Fiz todas as manutenções que comentaram..
Ola, amigo tambem estou na busca de um Ranger 3.0 e como todo carro usado quero fazer igual a voce dar um revisao e trocar fluidos e deixar tudo a ponto de bala. A troca dos fluidos dos diferenciais, motor e filtro qual foi seu gasto?
mguriano
15/11/2015, 19:46
Uma dica Overr. Compre garrafão de 20l de óleo. Sai mais barato que comprar 8 daquelas garrafinhas de 1l (pelo menos na minha região).
Ldromachado
16/11/2015, 09:24
Ola, amigo tambem estou na busca de um Ranger 3.0 e como todo carro usado quero fazer igual a voce dar um revisao e trocar fluidos e deixar tudo a ponto de bala. A troca dos fluidos dos diferenciais, motor e filtro qual foi seu gasto?
Bom dia Overr
Arredondando os valores para cima e já com a mão de obra, gastei R$1.990,00 acho que não é pouco, mas é aceitável para se manter um carro desses em boas condições, e no meu caso, um carro de único dono, com peças ainda originais.
Ldromachado
16/11/2015, 09:44
Bom dia pessoal
Como falei antes, troquei o óleo dos diferenciais, e ai sábado voltei no mecânico, pq apareceu uns pingos de óleo na minha garagem, atrás, e ai o mecânico me falou que o diferencial traseiro estava seco, agora estou desconfiado que como estava seco, é pq esse pingo vai ser constante, até descobrir a origem, ai que vem a duvida, o que vc acham que pode ser???
Obrigado pela respostas. Realmente olhei por alto é bem mais negocio comprar galão de 20 litros que separado, ótima dica.
Quanto ao valores também achei aceitável pelo porte do carro e pela tranquilidade de saber que esta tudo bem.
Imperador!
16/11/2015, 12:14
Bom dia pessoal
Como falei antes, troquei o óleo dos diferenciais, e ai sábado voltei no mecânico, pq apareceu uns pingos de óleo na minha garagem, atrás, e ai o mecânico me falou que o diferencial traseiro estava seco, agora estou desconfiado que como estava seco, é pq esse pingo vai ser constante, até descobrir a origem, ai que vem a duvida, o que vc acham que pode ser???
Se é do diferencial, tem que abrir ele e reaplicar a cola selante pra eliminar o vazamento.
Ldromachado
20/11/2015, 10:42
Se é do diferencial, tem que abrir ele e reaplicar a cola selante pra eliminar o vazamento.
Bom dia Imperador e a todos
Pessoal, tenho que eliminar o vazamento do diferencial, mas vou fazer junto com a troca do cabo do frei de estacionamento, que esta totalmente no fundo, desregulado. mas agora estou com outro probleminha para resolver e preciso da ajuda de vcs. Já a alguns dias eu notei que as vezes a direção hidráulica faz um barulhinho diferente em final de curso, e as vezes fica pesada ao estacionar, ainda não é sempre, mas pelo que li, começa assim. O que preciso saber é o que mando concertar? e o principal, é um concerto simples? posso mandar no meu mecânico? ou é preferível buscar um lugar especializado? O problema é que moro no interior, e tudo fica mais difícil. Conto novamente com a ajuda de vcs.
mguriano
20/11/2015, 15:10
Bom dia Imperador e a todos
Pessoal, tenho que eliminar o vazamento do diferencial, mas vou fazer junto com a troca do cabo do frei de estacionamento, que esta totalmente no fundo, desregulado. mas agora estou com outro probleminha para resolver e preciso da ajuda de vcs. Já a alguns dias eu notei que as vezes a direção hidráulica faz um barulhinho diferente em final de curso, e as vezes fica pesada ao estacionar, ainda não é sempre, mas pelo que li, começa assim. O que preciso saber é o que mando concertar? e o principal, é um concerto simples? posso mandar no meu mecânico? ou é preferível buscar um lugar especializado? O problema é que moro no interior, e tudo fica mais difícil. Conto novamente com a ajuda de vcs.
Companheiro, todo carro com direção hidráulica faz um barulho diferente quando dá fim de curso. Já conferiu o nível de óleo da direção?
Ldromachado
23/11/2015, 09:54
Companheiro, todo carro com direção hidráulica faz um barulho diferente quando dá fim de curso. Já conferiu o nível de óleo da direção?
Bom dia mguriano
sim, o nível de óleo esta bom, e esta sem limalhas. Mas o que tenho notado e que o barulho não esta só no fim de curso, esta bem antes, e as vesses em manobra de estacionamento ela fica pesada. Tipo assim, durante a manobra de estacionamento de repente durante o esterço para um lado ela fica pesada, logo depois volta ao normal, a e não tem um lado que sempre aconteça, pelo menos não notei, é esporádico. O que pode ser?
Imperador!
23/11/2015, 10:08
Bom dia mguriano
sim, o nível de óleo esta bom, e esta sem limalhas. Mas o que tenho notado e que o barulho não esta só no fim de curso, esta bem antes, e as vesses em manobra de estacionamento ela fica pesada. Tipo assim, durante a manobra de estacionamento de repente durante o esterço para um lado ela fica pesada, logo depois volta ao normal, a e não tem um lado que sempre aconteça, pelo menos não notei, é esporádico. O que pode ser?
Isso aí é sintoma de problema na caixa de direção (vc falou também que existe momento que a direção endurece). Opção menos provável é a bomba de direção, mas como ela não tem limalha, a opção mais provável é a caixa mesmo.
Meio off, mas me identifico muito com esse tópico li ele todo antes de decidir e inciar a procura de de uma ranger 3.0. Será minha primeira pickup e primeiro veiculo a diesel, apesar de ter aprendido a dirigir e passado a infância em cima de tratores e diversas caminhotes diesel me distanciei desse mundo mas sempre tive vontade de voltar. Ontem bati o martelo em uma 2011 caminhonete de cidade com 77km originais. Estou muito satisfeito e segunda já estará em minha garagem. Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para esse tópico a ser um material tao rico e didático. Espero poder contribuir também.
Ldromachado
27/11/2015, 09:58
Meio off, mas me identifico muito com esse tópico li ele todo antes de decidir e inciar a procura de de uma ranger 3.0. Será minha primeira pickup e primeiro veiculo a diesel, apesar de ter aprendido a dirigir e passado a infância em cima de tratores e diversas caminhotes diesel me distanciei desse mundo mas sempre tive vontade de voltar. Ontem bati o martelo em uma 2011 caminhonete de cidade com 77km originais. Estou muito satisfeito e segunda já estará em minha garagem. Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para esse tópico a ser um material tao rico e didático. Espero poder contribuir também.
Parabéns Overr :euforico:
Tenho certeza que vais adorar a caminhonete, pq realmente ela é muito forte e econômica. Mesmo com varias coisinha que estou tendo que resolver na minha, sei que o motor esta muito bom, e que quando tu precisa ele tá ali, loco pra trabalhar e te levar aonde tu quiser. Eu já tinha uma Ranger gasolina antes, mas tb li todo esse tópico antes para conhecer melhor a diesel, vamos continuar trocando experiências por aqui.:palmas::safari-rig:
Gabriel Vieira
27/11/2015, 15:09
Boa tarde pessoal
Sou novo neste forum, porem sou um feliz ex proprietário de uma F-250 xlt 4x4 CD 2010.
Tive que vender a viatura pra levantar um dinheiro, após dois meses procurando uma camionete de ótimo custo beneficio e acabei optando pela ranger 3.0 4x4 xlt . achei uma ano 2010 com apenas 88 mil km rodados único dono e todas a revisões na mesma autorizada que levava a minha antiga camionete, e a camionete é realmente impecável, estou com ela a duas semanas, mas como tudo nunca é um mar de rosas estou irritado com uma coisa, a suspensão do lado direito não tem mais regulagens na barra de torção, levei então em uma oficina de confiança e mandei trocar tudo, pra deixar zera. ai está o porem. a camionete está completamente alinhada, e não tem nenhuma bucha com folga ou fadiga de uso. E minha barra de torção não está com fadiga pelo tempo de uso, muito pelo contrario. esta em ótima condição de uso. Ai conversando com o mecânico ele falou que teve umas ranges que vieram de fabrica com a frente baixa, e não adianta trocar nada que não levanta. ai ele me deu uma unica opção, já fez em outras com o mesmo problema. seria trocar a bandeja inferior, pois a minha parece não dar o grau necessário para dar pressão na barra de torção. Já que a pior opção é colocar um parafuso maior. então ele falou em mudar o angulo da peça na bandeja inferior. mandando para um torneiro e ele fazer a colocação na posição certa. e eu conferi o histórico da minha camionete na autorizada, desde nova foi trocado três jogos de batentes, e isso me confirmou sobre esse defeito ser de fábrica. A camionete é impecável, não quero desfazer o negocio. e uma bandeja inferior nova é desnecessário no meu ponto de vista pela minha está em ótimas condições.
Desculpe o longe relado. mas essa duvida está me fazendo quebrar a cabeça.
Imperador!
28/11/2015, 09:16
Boa tarde pessoal
Sou novo neste forum, porem sou um feliz ex proprietário de uma F-250 xlt 4x4 CD 2010.
Tive que vender a viatura pra levantar um dinheiro, após dois meses procurando uma camionete de ótimo custo beneficio e acabei optando pela ranger 3.0 4x4 xlt . achei uma ano 2010 com apenas 88 mil km rodados único dono e todas a revisões na mesma autorizada que levava a minha antiga camionete, e a camionete é realmente impecável, estou com ela a duas semanas, mas como tudo nunca é um mar de rosas estou irritado com uma coisa, a suspensão do lado direito não tem mais regulagens na barra de torção, levei então em uma oficina de confiança e mandei trocar tudo, pra deixar zera. ai está o porem. a camionete está completamente alinhada, e não tem nenhuma bucha com folga ou fadiga de uso. E minha barra de torção não está com fadiga pelo tempo de uso, muito pelo contrario. esta em ótima condição de uso. Ai conversando com o mecânico ele falou que teve umas ranges que vieram de fabrica com a frente baixa, e não adianta trocar nada que não levanta. ai ele me deu uma unica opção, já fez em outras com o mesmo problema. seria trocar a bandeja inferior, pois a minha parece não dar o grau necessário para dar pressão na barra de torção. Já que a pior opção é colocar um parafuso maior. então ele falou em mudar o angulo da peça na bandeja inferior. mandando para um torneiro e ele fazer a colocação na posição certa. e eu conferi o histórico da minha camionete na autorizada, desde nova foi trocado três jogos de batentes, e isso me confirmou sobre esse defeito ser de fábrica. A camionete é impecável, não quero desfazer o negocio. e uma bandeja inferior nova é desnecessário no meu ponto de vista pela minha está em ótimas condições.
Desculpe o longe relado. mas essa duvida está me fazendo quebrar a cabeça.
Eu tive esse problema na minha 3.0 2005, mas não por problema de fábrica, mas pelo desgaste da barra de torção mesmo. Meu mecânico aconselhou a calçar a barra de torção e restabelecer a altura da suspensão e o ajuste da barra, com o prejuízo de ficar com a dianteira mais firme (que pra mim não era prejuízo). O resultado foi uma picape perfeitamente alinhada, com ajuste na barra de torção e até hoje alinhada (vi o dono atual dela recentemente).
517490
Gabriel Vieira
28/11/2015, 10:57
Imperador, você sabe me explicar como foi realizador o serviço?
Eu também quero deixar a dianteira da ranger dura, pois camionete molenga é perigoso. E estava acostumando com a f-250 que era perfeita pro meu uso, ando muito na praia e em estradas ruins.
agora uma coisa que me deixou muito empolgado na ranger é a pegada do motor, camionete leve e forte.
Pretendo chipar ela em janeiro. Mas primeiro vou arrumar essa suspensão.
Obrigado pelo retorno e explicação.
Imperador!
28/11/2015, 11:40
Imperador, você sabe me explicar como foi realizador o serviço?
Eu também quero deixar a dianteira da ranger dura, pois camionete molenga é perigoso. E estava acostumando com a f-250 que era perfeita pro meu uso, ando muito na praia e em estradas ruins.
agora uma coisa que me deixou muito empolgado na ranger é a pegada do motor, camionete leve e forte.
Pretendo chipar ela em janeiro. Mas primeiro vou arrumar essa suspensão.
Obrigado pelo retorno e explicação.
Chipe mesmo, fica outro carro. Minha bruta tinha 240cv e 51kgfm, quase o mesmo da minha 3.2 atual (265cv@60kgfm)...
Cara, não sei dizer como foi feito porque estava numa fase muito ocupada e não acompanhei o serviço. Acho que alguém que entenda de suspensão vai saber explicar (não entendo muito dessa parte)
Gabriel Vieira
02/12/2015, 12:39
Boa tarde galera, Imperador, peguei a camionete ontem na oficina e posso dizer que o serviço ficou excelente.
Antes a camionete estava muito mole e com a dianteira baixa e a balança sempre apoiada nos batentes, porém agora ela ficou firme e ótima pra andar sem contar que a dianteira levantou uns 4CM. Vou postar fotos de antes e depois do serviço.
517737517738517739
Imperador!
02/12/2015, 13:27
Você fez o calço como eu tinha sugerido?
Explica aí o serviço, já que perdi como fizeram na minha...
Gabriel Vieira
02/12/2015, 19:59
Imperador, o problema da minha era na balança! O ângulo da peça onde fica a barra de torção estava em um angulo que não dava pressão suficiente. Mesmo com o parafuso todo apertado não havia pressão!! Porém era só de um lado. Então foi tirada a balança e mudado o grau para dar pressão na barra de torção, um torneiro fez o serviço. Ficou bem legal. E não precisei cair com uma balança nova. Já que a minha estava em ótimas condições.
Paulo Medeiros
03/12/2015, 21:53
Boa noite senhores,estive num tempo afastado por causa dotrabalhoe após uma peregrinação em vários bombistas ainda contínuo com problemas na viatura como relatei em páginas anteriores o estojo que segura o bico injetor partiu e mesmo depois de reparado o carro continua dando problemas, faça muito e não está com o torque e potência característica desse motor o último bombista que fui revisou os bicos que eu havia trocado a pouco tempo e disse que a injeção está boa mas a fumaça e a falta de potência continuam gostaria de saber se alguém do rio de janeiro conhece alguma oficina de confianca e que realmente entenda desse motor que possa me indicar pois não aguento mais gastar dinheiro com esses bombistas que não conseguem consertar o carro
Paulo Medeiros
03/12/2015, 21:55
Só pra constar, o carro é uma ranger 3.0 2008e no post anterior onde se lê faça muito leia-se fumaça muito ( maldito teclado do celular)
Imperador!
04/12/2015, 07:30
Você já procurou uma oficina autorizada MWM?
Paulo Medeiros
06/12/2015, 11:00
Já eles me mandaram procurar um bombista.
Paulo Medeiros
06/12/2015, 11:04
por isso gostaria se possível que alguém aqui do fórum que more no Rio de Janeiro me indicasse alguma oficina ou bombista de confiança que tenha prática com esse carro
JOELSTER DODGE
06/12/2015, 20:40
show de bola !
Coophamat
01/01/2016, 22:06
Feliz ano novo a todos.
Hoje eu coloquei o scanner obd2 na ranger e fiquei observando. A pressão do turbo chegou no máximo a 1,35 bar. As condições do teste foram primeiro em segunda marcha a 3500 rpm com pé no fundo, segundo foi na BR em quarta e subindo com pé em baixo, nas duas situações a pressão máxima foi a citada.
Alguém arrisca um palpite se tem algo errado? Existe alguma diferença da pressão real para a indicada pelo scanner? Pode ser WG da turbina mais aberta do que o padrão de fábrica?
Walter da Camper
02/01/2016, 09:12
A primeira coisa a ser verificada é se foi colocada apenas uma arruela de vedação. É comum ocorrer de esquecerem uma no fundo do alojamento e colocar outra nova quando instala o bico. Com 2 arruelas o jato de injeção fica em posição errada e causa fumaça.
Obs. Informação tirada do grupo WhatsApp do Troller 3.0 NGD.
Boa noite senhores,estive num tempo afastado por causa dotrabalhoe após uma peregrinação em vários bombistas ainda contínuo com problemas na viatura como relatei em páginas anteriores o estojo que segura o bico injetor partiu e mesmo depois de reparado o carro continua dando problemas, faça muito e não está com o torque e potência característica desse motor o último bombista que fui revisou os bicos que eu havia trocado a pouco tempo e disse que a injeção está boa mas a fumaça e a falta de potência continuam gostaria de saber se alguém do rio de janeiro conhece alguma oficina de confianca e que realmente entenda desse motor que possa me indicar pois não aguento mais gastar dinheiro com esses bombistas que não conseguem consertar o carro
CJTELECOM
07/01/2016, 21:21
Boa noite amigos. To com problema de super aquecimento. Meu cabeçote esta com a altura de cabeçote de 126. E ferveu pela segunda vez. Aqui na cidade onde estou os cara nao manja desse motor. Preciso de ajuda sobre. Ouvi falar que da pra compensar com junta. Mas nao sei. Oque vcs me dizem? Obrigado
Imperador!
08/01/2016, 07:51
Boa noite amigos. To com problema de super aquecimento. Meu cabeçote esta com a altura de cabeçote de 126. E ferveu pela segunda vez. Aqui na cidade onde estou os cara nao manja desse motor. Preciso de ajuda sobre. Ouvi falar que da pra compensar com junta. Mas nao sei. Oque vcs me dizem? Obrigado
Não tenho aqui a informação da altura mínima desse cabeçote, porém não fica bom compensar com a junta pq aumenta a pressão interna de trabalho o que provoca o estouro mais fácil do serviço depois.
Esse cabeçote já foi retificado alguma vez? As retificadoras costumam dizer que ele não pega retífica por ser de alumínio, mas aguenta sim, desde que bem feito o serviço. Agora a segunda retífica é difícil de ele aguentar.
CJTELECOM
08/01/2016, 20:10
Boa tarde amigo. Obrigado. A altura minima desse cabeçote é de 125.9 e meu estava com 126, e com a junta 3 pik. Dai ferveu. E fiz outra retifica. Dai baixou mais ainda. E coloquei junta 4 pik. Agr o cabeçote ja era. Pq ferveu novamente kkkkk... dai to atras de um cabecote novo ou usado STD. Mas ta difícil. Um rapaz me falou que a camionete dele estava usando um cabecote de 96 de altura e funcionava perfeitamente. Mas nao acredito nao. Oque vcs achao??
Walter da Camper
09/01/2016, 09:26
A pergunta pode ser meio óbvia, mas você já verificou todas as outras possíveis causas de fervura, principalmente a bomba d'água que um dos pontos fracos desse motor?
Ainda estou aprendendo sobre o NGD 3.0, mas motor não deveria entrar em modo de segurança logo no início do superaquecimento, evitando que a temperatura chegue num ponto crítico de condenar o cabeçote?
Outra pergunta aos experts: Considerando que a taxa original é bem baixa (17:1) não haveria bastante margem de tolerância para aumento dessa taxa antes de chegar a níveis que venham a causar superaquecimento?
Boa tarde amigo. Obrigado. A altura minima desse cabeçote é de 125.9 e meu estava com 126, e com a junta 3 pik. Dai ferveu. E fiz outra retifica. Dai baixou mais ainda. E coloquei junta 4 pik. Agr o cabeçote ja era. Pq ferveu novamente kkkkk... dai to atras de um cabecote novo ou usado STD. Mas ta difícil. Um rapaz me falou que a camionete dele estava usando um cabecote de 96 de altura e funcionava perfeitamente. Mas nao acredito nao. Oque vcs achao??
Imperador!
09/01/2016, 09:48
Achar esse cabeçote usado em bom estado e bom preço acho que não vai ser tão fácil não. É preciso cuidado pra não comprar joio pensando que é trigo. Muito difícil o cabeçote com uma diferença superior a 10% não apresentar nenhum problema. Esse causo aí desse rapaz tá mais história de pescador.
Dá uma olhadinha pelo mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695613266-cabecote-com-valvulas-ranger-30-troller-30-2005-a-2012-_JM
Lembrando que mesmo que você ache um cabeçote desse original e em bom estado, você ainda vai gastar com as válvulas (aproxidamente 20 reais por válvula), juntas (dá uns 600 reais se forem originais) e mão de obra, fora uma limpeza química e talvez desempeno numa retífica.
A pergunta pode ser meio óbvia, mas você já verificou todas as outras possíveis causas de fervura, principalmente a bomba d'água que um dos pontos fracos desse motor?
Ainda estou aprendendo sobre o NGD 3.0, mas motor não deveria entrar em modo de segurança logo no início do superaquecimento, evitando que a temperatura chegue num ponto crítico de condenar o cabeçote?
Outra pergunta aos experts: Considerando que a taxa original é bem baixa (17:1) não haveria bastante margem de tolerância para aumento dessa taxa antes de chegar a níveis que venham a causar superaquecimento?
Walter, espero que ele tenha investigado essa outras coisas.
O que acontece nesse motor, como na grande maioria dos motores modernos (acho que todos na verdade) é que o limite da margem de segurança entre o motor funcionar perfeitamente e apresentar todo tipo de problema (como aquecer, fumar ou perder potência) é mínimo. Precisaria de fazer uma medição, mas uma diferença de 0,5mm já joga a compressão pra mais de (20:1) o que já é bastante (o 4D56, acho que é o recordista, trabalhava com 21:1). Só que em relação a taxa original (17), isso já é um aumento de 20%, o que provoca muita diferença.
Outro detalhe é que os cabeçotes atuais costumam ser de alumínio e trabalhar fora das especificações FODE com eles.
Paulo Medeiros
16/01/2016, 21:45
A primeira coisa a ser verificada é se foi colocada apenas uma arruela de vedação. É comum ocorrer de esquecerem uma no fundo do alojamento e colocar outra nova quando instala o bico. Com 2 arruelas o jato de injeção fica em posição errada e causa fumaça.
Obs. Informação tirada do grupo WhatsApp do Troller 3.0 NGD.
Justa mente Walter, levei numa oficina que alguém aqui do site tinha indicado a alguns anos atraz e o cara verificou tudo e achou esse problema , deixaram uma arruela no quarto bico causando tanto transtorno e prejuízo, agora só ficou uma coisa errada com o carro o mostrador pressão da turbina nao funciona, quando LIGO o carro no check de luzes do painel acende todos os tracinhos mas quando o motor funciona o mostrador fica estático com três barrinhas, será que o sensor de pressão do coletor de admissão está ruim?
Coophamat
16/01/2016, 23:58
Deve ter rompido algum fio do sensor map, ou apenas desencaixou o plugue do chicote.
Coophamat
18/01/2016, 00:24
Feliz ano novo a todos.
Hoje eu coloquei o scanner obd2 na ranger e fiquei observando. A pressão do turbo chegou no máximo a 1,35 bar. As condições do teste foram primeiro em segunda marcha a 3500 rpm com pé no fundo, segundo foi na BR em quarta e subindo com pé em baixo, nas duas situações a pressão máxima foi a citada.
Alguém arrisca um palpite se tem algo errado? Existe alguma diferença da pressão real para a indicada pelo scanner? Pode ser WG da turbina mais aberta do que o padrão de fábrica?
Olá colegas, vou dar um up nesse post para ver se alguém tem algum palpite.
Outra coisa, aqui em campo grande como em quase todo Brasil, tem chovido bastante, minha ranger fica sempre no tempo e ela tem entrado água com frequência. O carpete fica bem molhado no pé do motorista e no restante tem ficado úmido. Eu sempre deixo um jornal entre o carpete e o tapete para absorver a água. Eu já andei bastante na chuva e já fiquei parado também e não há sinal de entrada de água pelas portas. Alguém tem esse problema também? Sabe por onde entra essa água?
Walter da Camper
18/01/2016, 11:52
Precisa verifica se existe um sensor específico para esse medidor, tal como acontece com a temperatura, que tem um sensor para o painel e outro para a central. Provavelmente devem existir 2 sensores, porque se a central detecta pressão irregular no coletor o motor deveria entrar em modo de segurança.
Justa mente Walter, levei numa oficina que alguém aqui do site tinha indicado a alguns anos atraz e o cara verificou tudo e achou esse problema , deixaram uma arruela no quarto bico causando tanto transtorno e prejuízo, agora só ficou uma coisa errada com o carro o mostrador pressão da turbina nao funciona, quando LIGO o carro no check de luzes do painel acende todos os tracinhos mas quando o motor funciona o mostrador fica estático com três barrinhas, será que o sensor de pressão do coletor de admissão está ruim?
Paulo Medeiros
18/01/2016, 22:03
Precisa verifica se existe um sensor específico para esse medidor, tal como acontece com a temperatura, que tem um sensor para o painel e outro para a central. Provavelmente devem existir 2 sensores, porque se a central detecta pressão irregular no coletor o motor deveria entrar em modo de segurança.
Pode até ser mas nunca ouvi ninguém falar nada sobre outro sensor mas noto que o carro ainda não está com aquele torque característico
Ldromachado
23/01/2016, 11:59
Olá colegas, vou dar um up nesse post para ver se alguém tem algum palpite.
Outra coisa, aqui em campo grande como em quase todo Brasil, tem chovido bastante, minha ranger fica sempre no tempo e ela tem entrado água com frequência. O carpete fica bem molhado no pé do motorista e no restante tem ficado úmido. Eu sempre deixo um jornal entre o carpete e o tapete para absorver a água. Eu já andei bastante na chuva e já fiquei parado também e não há sinal de entrada de água pelas portas. Alguém tem esse problema também? Sabe por onde entra essa água?
Bom dia Coophamat:safari-rig:
Esses dias a minha também apresentou uma infiltração quando lavei ela. Em principio pensei que era pelo vidro, cheguei a ver preço de borrachas novas para o vidro kkkk. Mas o vidro é colado e estava tudo bem. o meu problema, é que as borrachas tipo anel de vedação da barra de direção estava solto, fora do lugar, e na porta do carona a borracha tipo uma coifa de vedação na passagem dos fios, tb estava fora do lugar. Foi só recolocar no lugar e não tive mais problema. Espero ter ajudado.:)
VictorMedeirosRN
26/01/2016, 01:13
Boa noite,
Amigos, estou com um problema na Ranger 3.0 2012 XLT 120.000 Km, procurei no forum problemas parecidos, mas não encontrei nada exatamente igual com o que me aconteceu. Tem algum tempo que eu percebi o carro com potência reduzida, não é uma perda catastrófica, mas é bem perceptível, principalmente em viagens, onde o consumo aumentou drasticamente. Foi feita uma calibragem nos bicos e o problema não sanou, o carro continuava com essa perda de potência. Tinha dificuldades em atingir velocidade superiores a 150km/h.
Então o carro foi levado a uma oficina muito conhecida por aqui, que trabalha com manutenção e reprogramação de veículos diesel. Foi feito uma calibragem dos bicos via notebook, cada bico regulado individualmente e etc. O carro apresentou uma melhora significativa. O consumo na estrada tinha, praticamente, normalizado e o desempenho voltou a agradar. Porém aproximadamente 3 meses apos a realização do serviço, constatei novamente falta de potência no carro e consumo elevado.
Observei alguns detalhes:
- Carro perde muita força com ar condicionado ligado, sendo necessárias reduções de marchas em situação que não se precisaria, normalmente.
- A turbina, de acordo com o painel, só preenche todas as barras com aproximadamente 3000(três mil) RPM. Andei em Rangers de amigos e a turbina enchia com menos de 2500(dois mil e quinhentos) RPM.
- O acelerador parece falhar as vezes, onde posso observar uma resposta lenta dele e, as vezes, ele não responde, sendo preciso acelerar mais de meio pedal para o motor reagir.
Alguém já passou por algo parecido ou já viu algo? O carro foi passado em scanner mas não acusa nenhum defeito. O carro não tem dificuldade para pegar e muito menos barulhos estranhos, apenas falta de potência.
Conto com a ajuda dos amigos foristas para resolver este problema. Se não fui claro, sintam-se a vontade para perguntar.
Att,
Victor Medeiros
JRoberto
26/01/2016, 07:35
Boa noite,
Amigos, estou com um problema na Ranger 3.0 2012 XLT 120.000 Km, procurei no forum problemas parecidos, mas não encontrei nada exatamente igual com o que me aconteceu. Tem algum tempo que eu percebi o carro com potência reduzida, não é uma perda catastrófica, mas é bem perceptível, principalmente em viagens, onde o consumo aumentou drasticamente. Foi feita uma calibragem nos bicos e o problema não sanou, o carro continuava com essa perda de potência. Tinha dificuldades em atingir velocidade superiores a 150km/h.
Então o carro foi levado a uma oficina muito conhecida por aqui, que trabalha com manutenção e reprogramação de veículos diesel. Foi feito uma calibragem dos bicos via notebook, cada bico regulado individualmente e etc. O carro apresentou uma melhora significativa. O consumo na estrada tinha, praticamente, normalizado e o desempenho voltou a agradar. Porém aproximadamente 3 meses apos a realização do serviço, constatei novamente falta de potência no carro e consumo elevado.
Observei alguns detalhes:
- Carro perde muita força com ar condicionado ligado, sendo necessárias reduções de marchas em situação que não se precisaria, normalmente.
- A turbina, de acordo com o painel, só preenche todas as barras com aproximadamente 3000(três mil) RPM. Andei em Rangers de amigos e a turbina enchia com menos de 2500(dois mil e quinhentos) RPM.
- O acelerador parece falhar as vezes, onde posso observar uma resposta lenta dele e, as vezes, ele não responde, sendo preciso acelerar mais de meio pedal para o motor reagir.
Alguém já passou por algo parecido ou já viu algo? O carro foi passado em scanner mas não acusa nenhum defeito. O carro não tem dificuldade para pegar e muito menos barulhos estranhos, apenas falta de potência.
Conto com a ajuda dos amigos foristas para resolver este problema. Se não fui claro, sintam-se a vontade para perguntar.
Att,
Victor Medeiros
Já pensou em fazer uma limpeza no tanque, filtro da bomba de baixa e sistema de alimentação? Que Diesel está usando?
Ldromachado
24/02/2016, 20:35
Boa noite pessoal, preciso de uma ajudas de vcs novamente. Mandei a caminhonete para mecânica. Ver o ar condicionado que não estava gelando tão bem. Ver a direção hidráulica que até já tinha comentado aqui e dar uma olhada por baixo. Bem a direção hidráulica, foi substituída a bomba e ficou bom, a suspensão não foi preciso nada, já o ar foi trocado a gás e mais o circulador, só que não ficou bom e pela pesquisa deles poderia ser o filtro secante. Só que na pesquisa de valor isso custa R$4.300,00 aí ele não encomendou. Ainda não testeira como ficou o ar pq ela ficou lá mais um dia para trocar filtro e óleo e os óleos da tração. Mas a dúvida, alguém sabe desse filtro secante do ar? Da problema? É muito caro? Se consegue recondicionado?aguardo ajuda. Desde já obrigado.
JRoberto
25/02/2016, 08:16
Boa noite pessoal, preciso de uma ajudas de vcs novamente. Mandei a caminhonete para mecânica. Ver o ar condicionado que não estava gelando tão bem. Ver a direção hidráulica que até já tinha comentado aqui e dar uma olhada por baixo. Bem a direção hidráulica, foi substituída a bomba e ficou bom, a suspensão não foi preciso nada, já o ar foi trocado a gás e mais o circulador, só que não ficou bom e pela pesquisa deles poderia ser o filtro secante. Só que na pesquisa de valor isso custa R$4.300,00 aí ele não encomendou. Ainda não testeira como ficou o ar pq ela ficou lá mais um dia para trocar filtro e óleo e os óleos da tração. Mas a dúvida, alguém sabe desse filtro secante do ar? Da problema? É muito caro? Se consegue recondicionado?aguardo ajuda. Desde já obrigado.
Ou eu não entendi direito ou esse preço tá errado. Já deu uma pesquisada no Mercado Livre, tem vários a preços muito abaixo disso.
Coophamat
29/02/2016, 20:49
Senhores, mais uma vez a ranger apresenta um defeito, dessa vez na partida. Ocorre o seguinte, ao girar a chave o motor deveria girar e pegar, mas o que acontece e que ao girar a chave o arranque demora cerca de 1 segundo para começar a girar o motor e depois que pega o arranque parece continuar girando por um curto período. Hoje cedo demorou cerca de 2 segundo para o arranque começar a girar. O interessante e que depois de o motor estar aquecido ele não faz isso, girou a chave o arranque entra em ação. Alguém já passou por isso? O tempo está curto para deixar em oficina.
Coophamat
01/03/2016, 08:29
Aproveitando o gancho, hoje cedo eu pluguei o scanner obd2 para procurar falhas na ECU e monitorar o funcionamento do motor, para minha suspresa ele está marcando a pressão do turbo bem errado. Ele marca um vácuo de 32 in/hg e quando o motor enche a pressão do turbo vai até 0,3 bar, porém ela parece estar andando normal.
Pensa em uma caminhonete que da dor de cabeça.
Senhores, mais uma vez a ranger apresenta um defeito, dessa vez na partida. Ocorre o seguinte, ao girar a chave o motor deveria girar e pegar, mas o que acontece e que ao girar a chave o arranque demora cerca de 1 segundo para começar a girar o motor e depois que pega o arranque parece continuar girando por um curto período. Hoje cedo demorou cerca de 2 segundo para o arranque começar a girar. O interessante e que depois de o motor estar aquecido ele não faz isso, girou a chave o arranque entra em ação. Alguém já passou por isso? O tempo está curto para deixar em oficina.
Provavelmente o automático do arranque está ruim. A parte de que parece que o arranque fica engrenado um pouco mesmo depois do motor ter pego pode ser ele que cola ou então o bendix ou algum desgaste nas buchas do eixo do motor, que faz com que ele enrosque. De qualquer forma, o certo é tirar o arranque e mandar dar uma geral completa, um bom auto-elétrico resolve isso fácil.
FELIPE CASOLA
01/03/2016, 11:53
Bom dia , tenho uma ranger 3.0 cs 4x4 , é preciso erguer cerca de 5cm a frente dela , porem já mexi na barra e não resolveu , algum dica ?? ou alguém já fez isso , ou algum tópico , estou procurando no fórum e não achei nada relacionado....
Obrigado!
JRoberto
01/03/2016, 19:38
Bom dia , tenho uma ranger 3.0 cs 4x4 , é preciso erguer cerca de 5cm a frente dela , porem já mexi na barra e não resolveu , algum dica ?? ou alguém já fez isso , ou algum tópico , estou procurando no fórum e não achei nada relacionado....
Obrigado!
Felipe, 5 cm é fácil de levantar nas barras, desde que elas não estejam cansadas ou a regulagem já esteja no fim. A suspensão também tem que estar em dia, sem folgas, da uma verificada nas bandejas pra ver se não estão com buchas gastas.
Vai levantar pra que? A frente ta arriada? Que ano ela é?
Coophamat
06/03/2016, 22:01
Provavelmente o automático do arranque está ruim. A parte de que parece que o arranque fica engrenado um pouco mesmo depois do motor ter pego pode ser ele que cola ou então o bendix ou algum desgaste nas buchas do eixo do motor, que faz com que ele enrosque. De qualquer forma, o certo é tirar o arranque e mandar dar uma geral completa, um bom auto-elétrico resolve isso fácil.
fpandur, o defeito da Ranger era esse mesmo, meu pai levou para mim na auto elétrica e o mecânico fez o reparo, segundo ele, mais um pouco o arranque estaria comprometido.
Agora é só relar na partida que o motor pega.
Em relação ao problema de pressão do turbo que tinha constatado pelo scanner obd2 eu descobri que o problema não era na Ranger e sim no software torque pró. No perfil do veiculo tem uma alteração de pressão barométrica, onde o correto é não preencher nenhum valor e lá estava preenchido um valor que alterava a leitura.
Mas mesmo assim a pressão máxima é de 1,38 bar e eu sei que a Ranger tem que ir até 1,5 bar. Se houver algum vazamento no escapamento, isso pode interferir na pressão do turbo?
Imperador!
07/03/2016, 08:22
Mas mesmo assim a pressão máxima é de 1,38 bar e eu sei que a Ranger tem que ir até 1,5 bar. Se houver algum vazamento no escapamento, isso pode interferir na pressão do turbo?
No escapamento não, apenas na admissão.
Mas isso aí é facilmente resolvido, basta encurtar um pouco a haste da Wastegate.
AleCtba73
11/03/2016, 16:39
Boa tarde pessoal.
Adquiri recentemente um ranger limited 3.0 4x4 2011, com 80.000km ela veio com pneu na medida 305x70x16, realizei uma viagem de cerca de 4500 km, Ctba ate Arraial da Ajuda, e o consumo foi de aproximadamente 11Km/L chegando até a 11,8, com ar ligado, medio de 100km/h, pergunto estes pneus o desgaste de peças da direção, suspensão, entre outras, é maior? o que pode quebrar? o antigo proprietário disse que a bomba da direção hidraulica já havia sido trocada, e isso foi depois que colocou estes pneus. valeu
Coophamat
11/03/2016, 21:37
Rapaz, põe uma foto dessa sua ranger com pneus 305, a minha tem pneus 31 que são bem menores e já pesa bastante. Ela é reprogramada?
AleCtba73
12/03/2016, 21:00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524627&stc=1
Olha a bruta com pneus 305
marco alves
25/03/2016, 12:11
Oi,
Mas uma ajudinha ..
Troque o anel de vedação do bico injetor...
Mas não resolvei 100 por cento....Ainda ficou vazando um pouquinho de pressão..
Será que tem um outro problema..
Alguém já passou por isso..
Obrigado
Amigo já tive várias Ranger, se continua escapando ar , tem que retirar de novo o bico e o anel de vedacção, fazer a limpeza lá dentro da base, raspar com uma lixa dagua fina colada numa madeira, limpar com tiner a base, e coloicar novo anel com 2,00 mm.após conclusão ligue o motor e coloque água em cima do bico prá ver se tem vazamento se houver, tem que retirar limpar e fazer tudo de novo.
Ldromachado
28/03/2016, 12:03
Bom dia Pessoal:safari-rig:
A questão do ar condicionado o filtro secante foi bem mais barato mesmo, eles tinhão ligado para concessionaria ford. Mas agora quero mexer em coisas mais delicadas e gostaria da ajuda de vcs, pq ainda não mandei fazer, quero ver o que vcs me dizem primeiro. Como já postei aqui, ano que vem quero fazer uma expedição todo chile e Argentina, mas ou menos 10.000km, nesse intuito, pretendo mexer agora na tração e transmissão. Ai que pega. Por onde começo? mando desmontar tudo e ver o que esta desgastado e mando trocar? como procedo?:pensativo: ou pego primeiro transmissão (ou tração) mando desmontar, revisar e trocar o que for preciso? qual das duas áreas que vcs acham que eu gastaria mais? pq ai começo pela mais barata. O que me preocupa alem da grana, é, um serviço atrapalha o outro? quando mexe em um melhor mexer no outro? ou tanto faz? desde já, como sempre, obrigado pela ajuda de todos. Aguardo opiniões.:???:
Postando como informação pois quando precisei fazer manutenção nos bicos, só se encontrava os bicos completos...
Não conheço os vendedores e nem fiz compra.
Reparo (elemento) do bico injetor do NGD 3.0 Ranger e Troller
Ponta Do Bico Injetor Ranger 3.0 Eletrônica Até 2011 - R$ 285,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753597552-ponta-do-bico-injetor-ranger-30-eletrnica-ate-2011-_JM)
Bico Injetor ( Elemento) Ranger 3.0 ( Eletrônico) - R$ 320,24 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682860491-bico-injetor-elemento-ranger-30-eletrnico-_JM)
Bico Injetor Ranger 3.0 Eletronica - R$ 262,99 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713325619-bico-injetor-ranger-30-eletronica-_JM)
mguriano
04/04/2016, 17:58
Interessante.
Se for realmente um produto de qualidade e resolver o problema (sem criar problemas futuros), vai ser uma solução muito bem vinda!
Obrigado por divulgar a informação!
VOVÔ DO TROLLER
04/04/2016, 20:21
Postando como informação pois quando precisei fazer manutenção nos bicos, só se encontrava os bicos completos...
Não conheço os vendedores e nem fiz compra.
Reparo (elemento) do bico injetor do NGD 3.0 Ranger e Troller
Ponta Do Bico Injetor Ranger 3.0 Eletrônica Até 2011 - R$ 285,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753597552-ponta-do-bico-injetor-ranger-30-eletrnica-ate-2011-_JM)
Bico Injetor ( Elemento) Ranger 3.0 ( Eletrônico) - R$ 320,24 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682860491-bico-injetor-elemento-ranger-30-eletrnico-_JM)
Bico Injetor Ranger 3.0 Eletronica - R$ 262,99 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713325619-bico-injetor-ranger-30-eletronica-_JM)
Legal a informação. Vamos ver se alguém mais familiarizado , possa dar maiores informações.....Abs...
Walter da Camper
05/04/2016, 13:43
De fato, o desgaste ocorre na parte mecânica do bico e faz todo o sentido trocar apenas o elemento.
O problema é encontrar um cristão capacitado para desmontar o bico original e remontar com o elemento novo, sem destruir o conjunto piezoelétrico que é bastante sensível.
Imperador!
05/04/2016, 16:16
De fato, o desgaste ocorre na parte mecânica do bico e faz todo o sentido trocar apenas o elemento.
O problema é encontrar um cristão capacitado para desmontar o bico original e remontar com o elemento novo, sem destruir o conjunto piezoelétrico que é bastante sensível.
Era isso que ia falar. Ainda não encontrei quem soubesse fazer esse serviço. Aí, garantido mesmo, somente trocar tudo.
Amigos
Venho agradecer a todos deste espaço. Estava para adquirir pela primeira vez um 4x4 e mui felizmente encontrei aqui as respostas à todas as minhas perguntas. O acervo de conhecimento que se acumula aqui com vocês é incrível.
Fiz minha escolha por uma Ranger 2006 Limited 3.0, e a cada dia tenho certeza que fiz um ótimo investimento.
Mais uma vez obrigado aos amigos!
ARAGANO (TIAGO MOURA)
Ranger Limited 3.0 NGD
Imperador!
06/04/2016, 17:21
Amigos
Venho agradecer a todos deste espaço. Estava para adquirir pela primeira vez um 4x4 e mui felizmente encontrei aqui as respostas à todas as minhas perguntas. O acervo de conhecimento que se acumula aqui com vocês é incrível.
Fiz minha escolha por uma Ranger 2006 Limited 3.0, e a cada dia tenho certeza que fiz um ótimo investimento.
Mais uma vez obrigado aos amigos!
ARAGANO (TIAGO MOURA)
Ranger Limited 3.0 NGD
Parabéns pela compra! Muita sorte com a viatura!
Não sei se os amigos notaram, mas eu tb peguei outra Ranger 3.0, ano 2009. Será que ela é boa ou não? haha
:euforico:
JRoberto
06/04/2016, 18:27
Não sei se os amigos notaram, mas eu tb peguei outra Ranger 3.0, ano 2009. Será que ela é boa ou não? haha
Pergunta pro cara que abriu esse tópico, parece que ele gosta hehe... Bem vindo de volta ao clube!
PauloLimited
07/04/2016, 16:49
Show D+, com o preço que está camionete zera, também estou pensando em pegar uma 3.0 das últimas que saiu. Uma vermelha faz bem meu gosto.
Imperador!
07/04/2016, 19:09
Show D+, com o preço que está camionete zera, também estou pensando em pegar uma 3.0 das últimas que saiu. Uma vermelha faz bem meu gosto.
Acho linda Ranger vermelha. Mas assim, como todo carro vermelho (exceto Ferrari kkkk), tenho medo de enjoar da cor com o tempo...
Era isso que ia falar. Ainda não encontrei quem soubesse fazer esse serviço. Aí, garantido mesmo, somente trocar tudo.
Aqui em Campinas tem o pessoal da GP Diesel que faz esse serviço bem feito, segundo depoimentos de alguns jipeiros conhecidos
VOVÔ DO TROLLER
11/04/2016, 16:17
Aqui em Campinas tem o pessoal da GP Diesel que faz esse serviço bem feito, segundo depoimentos de alguns jipeiros conhecidos
Valeu Marcelo. Obrigado pela informação. Colocando no google encontrei o seguinte:
Gp Diesel Manutencao de Autos e Comercio de Pecas Ltda - ME
Data de abertura14/8/2013
EndereçoR Alcides Modesto De Camargo, 430,
Parque Santa Barbara, Campinas
SP, CEP 13064-030
Brasil
jcaraujo
12/04/2016, 08:33
Valeu Marcelo. Obrigado pela informação. Colocando no google encontrei o seguinte:
Gp Diesel Manutencao de Autos e Comercio de Pecas Ltda - ME
Data de abertura14/8/2013
EndereçoR Alcides Modesto De Camargo, 430,
Parque Santa Barbara, Campinas
SP, CEP 13064-030
Brasil
Sorte de quem mora em Campinas e região, na minha outra ranger precisei trocar os 4 bicos e morri em R$3.400,00 em 2010.
Megaman2016
13/04/2016, 15:27
Olá!
Tenho tentado comprar na internet a válvula termostática da ranger 3.0 PSE 2007, porém encontro a venda a válvula e a carcaça em conjunto. Meu interesse é comprar apenas a válvula. Os colegas teriam alguma indicação onde compro somente a válvula.
Coophamat
13/04/2016, 17:53
Magaman, não tem somente a válvula, só e encontra o conjunto.
andredon
15/04/2016, 18:40
Boa noite pessoal, estou com um problema na minha Ranger 2011/2012 motor electrónico, há alguns dias fui ligar o carro e a luz do airbag não apagou, desliguei liguei de novo ai ela apagou, isso esta acontecendo de vez enquanto, isso dava pra aturar, mas agora que vem o problema, ligo o carro ele pega normal não rateia e sai tranquilo, mas ao acelerar ele não desenvolve, o gráfico do painel referente a turbina começa a encher e do nada volta a ficar vazio e o carro perde força, ai desligo e depois de alguns minutos ligo novamente, e ao exemplo da luz do airbag e fica tudo normal. Alguem pode me dar uma luz? Pois não sei se levo num mecânico ou num electricista.
mguriano
15/04/2016, 22:15
A luz do airbag já me aconteceu de acender, era bateria cansada. Talvez a luz acesa e a fraqueza do carro sejam coincidências.
Dá uma procurada no fórum porque existem "n" tópicos a respeito dessa perda de potência, que é muito comum acontecer.
Suas principais causas (que eu me lembro) são: tela da bomba de combustível de baixa pressão (dentro do tanque) entupida ou cabo do sensor t-map (fluxo de ar, em baixo da central eletrônica) rompido. Ambos fáceis de resolver.
andredon
15/04/2016, 23:48
A luz do airbag já me aconteceu de acender, era bateria cansada. Talvez a luz acesa e a fraqueza do carro sejam coincidências.
Dá uma procurada no fórum porque existem "n" tópicos a respeito dessa perda de potência, que é muito comum acontecer.
Suas principais causas (que eu me lembro) são: tela da bomba de combustível de baixa pressão (dentro do tanque) entupida ou cabo do sensor t-map (fluxo de ar, em baixo da central eletrônica) rompido. Ambos fáceis de resolver.
Cara obrigado, já estava afim mesmo de tirar a bomba do tanque para da uma limpeza, coisa que vou fazer amanhã, agora o cabo do sensor não sei se consigo achar, vou ver se consigo alguém aqui na minha cidade que mexe. Mas de novo muito obrigado.
JRoberto
16/04/2016, 10:13
Boa noite pessoal, estou com um problema na minha Ranger 2011/2012 motor electrónico, há alguns dias fui ligar o carro e a luz do airbag não apagou, desliguei liguei de novo ai ela apagou, isso esta acontecendo de vez enquanto, isso dava pra aturar, mas agora que vem o problema, ligo o carro ele pega normal não rateia e sai tranquilo, mas ao acelerar ele não desenvolve, o gráfico do painel referente a turbina começa a encher e do nada volta a ficar vazio e o carro perde força, ai desligo e depois de alguns minutos ligo novamente, e ao exemplo da luz do airbag e fica tudo normal. Alguem pode me dar uma luz? Pois não sei se levo num mecânico ou num electricista.
Eu levaria primeiro num eletricista pra dar uma revisada no sistema elétrico, bateria, regulador, alternador, aterramento e sensores, de uma olhada também nos filtros de ar e combustível. Pelo ano dela acho difícil ser no tanque, a não ser que tenha abastecido com combustível contaminado. Qual a km dela?
mguriano
16/04/2016, 17:10
Cara obrigado, já estava afim mesmo de tirar a bomba do tanque para da uma limpeza, coisa que vou fazer amanhã, agora o cabo do sensor não sei se consigo achar, vou ver se consigo alguém aqui na minha cidade que mexe. Mas de novo muito obrigado.
O cabo do sensor é fácil de achar. Dá uma olhada nas fotos.
Se não conseguir desconectar o cabo, pode remover o sensor sem medo. Basta soltar os dois parafusos e puxar pra cima (tem um o'ring que cria uma certa resistência). Se tiver um limpa contatos, aproveita e dá uma espirrada no elemento do sensor. Às vezes faço no meu, na primeira vez saiu um caldo preto...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526828&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526829&stc=1
Imperador!
17/04/2016, 07:19
O sintoma mais provável pro airbag é a bateria ficando ruim já. A partida do NGD é bem pesada, exige uma bateria em dia.
Quanto à perda de força, também pode estar relacionada a bateria, portanto, primeiro tem que ver a situação elétrica do carro para, depois, investigar o motivo da perda de força. Isso se continuar perdendo.
andredon
17/04/2016, 09:04
O sintoma mais provável pro airbag é a bateria ficando ruim já. A partida do NGD é bem pesada, exige uma bateria em dia.
Quanto à perda de força, também pode estar relacionada a bateria, portanto, primeiro tem que ver a situação elétrica do carro para, depois, investigar o motivo da perda de força. Isso se continuar perdendo.
Bom dia caríssimos, eu ia da uma geral na bomba do tanque ontem, mas meu tempo foi curto e não deu, quanto o problema ser relacionado a bateria, eu já vinha observando que na hora da partida, o arranque esta dando uns estalos extras, e o painel com variação nas luzes (piscando e acendendo ate o carro pegar), também a bateria é original de fabrica já deu o que tinha que da rsrsrs, voi levar num electricista esta semana para da uma olhada.
Queria agradecer a todos pela ajuda!!!
Imperador!
18/04/2016, 13:17
Bom dia caríssimos, eu ia da uma geral na bomba do tanque ontem, mas meu tempo foi curto e não deu, quanto o problema ser relacionado a bateria, eu já vinha observando que na hora da partida, o arranque esta dando uns estalos extras, e o painel com variação nas luzes (piscando e acendendo ate o carro pegar), também a bateria é original de fabrica já deu o que tinha que da rsrsrs, voi levar num electricista esta semana para da uma olhada.
Queria agradecer a todos pela ajuda!!!
Se a partida tá assim, nem perca seu tempo, troque logo a bateria.
Megaman2016
18/04/2016, 16:12
boa tarde!
Vou trocar a válvula termostática da minha ranger. Eu estava fuçando na net e encontrei o tubo da válvula construído em alumínio neste link: Tubo Da Válvula Termostática Da Ranger 3.0 (em Alumínio) - R$ 75,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747847182-tubo-da-valvula-termostatica-da-ranger-30-em-aluminio-_JM)
Pergunto: vale a pena substituir o tubo de plástico original pelo de alumínio? É que tenho a impressão de que o tubo de alumínio causaria um maior ressecamento dos anéis de vedação do tubo.
Desde que comprei a Safira esse problema acontece e sempre esqueço de postar aqui...
Muitas vezes quando a rotação passa de 3000 rpm, ocorre corte de combustível/injeção e quando o velocímetro marca perto de 140 km/h acontece o mesmo e se insistir, entra em modo de segurança. Não acontece sempre, mas é na maioria das vezes.
Alguém já teve esse problema? O módulo tem limitador de velocidade?
Walter da Camper
26/04/2016, 10:10
Está parecendo restrição na alimentação. Mangueiras de combustível muito finas usadas na adaptação.
A bomba elétrica está dentro do tanque como na Ranger, ou no chassi como no Troller?
Desde que comprei a Safira esse problema acontece e sempre esqueço de postar aqui...
Muitas vezes quando a rotação passa de 3000 rpm, ocorre corte de combustível/injeção e quando o velocímetro marca perto de 140 km/h acontece o mesmo e se insistir, entra em modo de segurança. Não acontece sempre, mas é na maioria das vezes.
Imperador!
26/04/2016, 10:57
tá com cara de problema de alimentação mesmo. Comece verificando a bomba de baixa, mas isso não exclui um problema em VCV ou PCV
Troquei todo o sistema recentemente... bomba elétrica externa (+/- no meio do carro), bomba de alta, VCV e bicos. Só não trocou as mangueiras e a PCV (não sei dizer o motivo).
Aproveitei pra colocar um filtro separador de água logo após o tanque.
O problema acontecia antes e continua acontecendo.
Qual a medida das mangueiras de combustível da Ranger? Se não me engano, uso 8mm
O sensor da Embreagem teria alguma influência?
Será q o scanner acusa baixa pressão com o carro andando ou falha da PCV?
Walter da Camper
27/04/2016, 10:01
Seria bom fazer um teste com o scanner para medir a pressão no rail e a duração do pulso de injeção com o carro andando.
A pressão fica em torno de 220 Bar na marcha lenta e vai subindo conforme a aceleração até chegar em 1612 Bar a 3.500 RPM (em WOT).
O tempo de injeção (largura do pulso no bico) fica em torno de 0,5 ms.
Quando aumenta a aceleração a pressão do rail vai subindo gradativamente pela ação da PCV.
Ocorre que a resposta da PCV é lenta e por isso, numa aceleração rápida, o tempo de injeção aumenta momentaneamente para compensar o atraso na subida de pressão do rail. Quanto mais rápido acelera, mais sobe o tempo de injeção, podendo chegar a mais de 2,4 ms.
Se a PCV estiver ruim, possivelmente vai dar um comportamento diferente do relatado acima.
Depois não esqueça de nos contar o resultado.
Troquei todo o sistema recentemente... bomba elétrica externa (+/- no meio do carro), bomba de alta, VCV e bicos. Só não trocou as mangueiras e a PCV (não sei dizer o motivo).
Aproveitei pra colocar um filtro separador de água logo após o tanque.
O problema acontecia antes e continua acontecendo.
Qual a medida das mangueiras de combustível da Ranger? Se não me engano, uso 8mm
O sensor da Embreagem teria alguma influência?
Será q o scanner acusa baixa pressão com o carro andando ou falha da PCV?
Imperador!
27/04/2016, 13:38
Outra coisa, a colocação do filtro separador após o tanque pode ter feito com que a bomba de baixa não tenha mais tanta força pra enviar o diesel até o tanque.
Inicialmente testaria a bomba de baixa (teste de vazão). Porem, na posição após o filtro separador.
Seria bom fazer um teste com o scanner para medir a pressão no rail e a duração do pulso de injeção com o carro andando.
A pressão fica em torno de 220 Bar na marcha lenta e vai subindo conforme a aceleração até chegar em 1612 Bar a 3.500 RPM (em WOT).
O tempo de injeção (largura do pulso no bico) fica em torno de 0,5 ms.
Quando aumenta a aceleração a pressão do rail vai subindo gradativamente pela ação da PCV.
Ocorre que a resposta da PCV é lenta e por isso, numa aceleração rápida, o tempo de injeção aumenta momentaneamente para compensar o atraso na subida de pressão do rail. Quanto mais rápido acelera, mais sobe o tempo de injeção, podendo chegar a mais de 2,4 ms.
Se a PCV estiver ruim, possivelmente vai dar um comportamento diferente do relatado acima.
Depois não esqueça de nos contar o resultado.
Obrigado Walter.
vou fazer esse teste e posto o resultado aqui
Outra coisa, a colocação do filtro separador após o tanque pode ter feito com que a bomba de baixa não tenha mais tanta força pra enviar o diesel até o tanque.
Inicialmente testaria a bomba de baixa (teste de vazão). Porem, na posição após o filtro separador.
Imperador, hoje o sistema está assim:
Tanque ---> Purifilt P450 R---> bomba de baixa Troller ---> filtro original ---> bomba de alta ---> rail
^ |
\-----------------------------------------------------------------------/
* depois do filtro original sai o retorno para o tanque (sistema padrão da Ranger)
Imperador!
27/04/2016, 18:16
Tenho minhas dúvidas, mas acho que o Purifilt deveria estar instalado depois da bomba de baixa. Você já conferiu com o pessoal do Purifilt?
Walter da Camper
27/04/2016, 18:41
Imperador, a Ranger tem algum regulador de pressão depois da bomba elétrica?
No Troller existe um regulador de 0,45 bar após a bomba. Ela deve geral algo em torno de 3 bar e o excedente volta para o retorno por uma saída existente no regulador (é simular àqueles dosadores HPI utilizados em carros turbo).
Em teoria, o filtro adicional não deveria gerar perda de pressão no circuito se estiver antes desse regulador.
Tenho minhas dúvidas, mas acho que o Purifilt deveria estar instalado depois da bomba de baixa. Você já conferiu com o pessoal do Purifilt?
Coloquei ele logo após o tanque justamente pra aumentar a vida útil dos outros componentes, e como esse problema já acontecia antes de instalar o Purifilt, acredito que não tenha interferido, mas vou tentar informar...
Obrigado
Hamilton Alexandre
02/05/2016, 17:51
E antes de recolocar o bico, passe em volta dele silicone preto para ajudar na vedação. É sobre vazamento no anel vedação do bico.
E antes de recolocar o bico, passe em volta dele silicone preto para ajudar na vedação. É sobre vazamento no anel vedação do bico.
Hamilton,
Coincidências a parte, ontem parei ela para trocar os anéis de vedação que começaram a vazar no fds.
Fiquei o dia todo na Tecno Diesel em Sumaré SP...
Foram trocados os anéis de vedação dos 4 bicos e depois demos uma volta com o scanner conectado pra ver se pegava a falha... A falha ocorreu e o scanner mostrou pressão do combustível e sensor de embreagem.
Trocamos o filtro de combustível, revisamos as mangueiras, pescador e pressão da bomba elétrica e demos mais uma volta. Cortou novamente.
Deixei a Safira lá para analisarem melhor e eliminar possíveis problemas. Próximo passo era testar a PCV e VCV, trocando as peças e retestando na pista...
Não peguei o código dos erros :parede: mas pedi pro pessoal me mandar assim que possível.
Mais pro final da semana devo ter notícias
Esqueci de mencionar...
Pressão de combustível em marcha lenta passou de +/- 250 bar para +/- 320 bar após a troca do filtro.
Não lembro o valor do tempo de injeção :/
Walter da Camper
03/05/2016, 14:42
Tiorico, pergunte ao mecânico se não existe uma forma de testar a PCV e a VCV através da pressão do rail.
A PCV serve para controlar a pressão, deixando passar combustível para o retorno, logo, se ela estiver ruim ou a pressão não atinge seu máximo (1600 Bar) ou fica instavel.
A VCV serve para limitar o enchimento dos pistões da bomba quando o motor exige pouca pressão, logo se ela estiver ruim deve causar redução na pressão normal de trabalho.
Não é possível que os caras não tenham um método científico para testar isso e única forma de diagnóstico seja na base da tentativa e erro, trocando peças.
paulo_roberto_
04/05/2016, 10:41
Bom dia,
Sou novato aqui na pagina do 4x4 e talvez não esteja postando no local adequado. Mas minha dúvida é a seguinte, adquiri uma ranger 2011 3.0 powerstroke com 82.000km. Troquei o diferencial, verifiquei rolamentos, rodas, balanceamento, alinhamento, cambagem, filtros da bomba do tanque limpos, filtro de combustível novo, check up completo, inclusive o Scanner mostrou que os bicos estão em ordem e pressão da bomba do tanque que possui range de 200 a 300, estava em 220. Contudo, pela manhã ela dá umas falhadas, parece ser apenas com o motor 'frio'. Agora que está geando pela manhã aqui no Paraná, parece que as 'pipocadas' são maiores, mas como eu já havia dito, é só esquentar o motor que ela funciona normal. Será que pode ter relação com o frio? Outra questão é que na estrada de asfalto ela faz um ruido como se fosse um ronco com pequena vibração em uma constante. Como Já havia dito anteriormente, fiz um check up nesse segmento. Está com pneus bf 245/70 quase novos que retirei da minha s10, a qual não fazia tal ruido, então descarto barulho dos pneus. O que pode ser?
Atenciosamente,
Paulo
Tiorico, pergunte ao mecânico se não existe uma forma de testar a PCV e a VCV através da pressão do rail.
A PCV serve para controlar a pressão, deixando passar combustível para o retorno, logo, se ela estiver ruim ou a pressão não atinge seu máximo (1600 Bar) ou fica instavel.
A VCV serve para limitar o enchimento dos pistões da bomba quando o motor exige pouca pressão, logo se ela estiver ruim deve causar redução na pressão normal de trabalho.
Não é possível que os caras não tenham um método científico para testar isso e única forma de diagnóstico seja na base da tentativa e erro, trocando peças.
Walter,
Imagino que seja a PCV, pois a mesma foi a unica peça que não foi trocada, segundo o bombista.
Sei que existe equipamentos pra fazer esses testes sem desmontar, tipo esse do vídeo, mas não sei se a Tecno Diesel de Sumaré tem...
Teste de Válvula e Pressão do Rail - Easy Test - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=PWuNQI5mbfU)
Hoje pela manhã voltei na oficina e, como eu imaginei, os testes vão ser feitos na base da troca e teste da rua, mas pelo menos não vão trocar/cobrar as peças que não apresentarem problema...
Trocaram o sensor de pressão do rail e dei uma volta... Cortou com o ponteiro em torno de 160km/h.
O scanner apresentou os códigos de erro:
- P0704-002 - Interruptor do pedal de embreagem
- P0091-002 - Válvula de pressão do combustível
- P0191-001 - Sensor de pressão do combustível
- P0092-001 - Válvula de pressão do combustível
O sensor do pedal da embreagem realmente não tem. Não sei se interfere nisso, mas vou comprar e instalar.
O sensor de pressão foi trocado/testado e não interferiu no problema.
Não tinham a PCV no estoque pra trocar. Fizeram pedido e chega na próxima semana. Ai levo a Safira pra trocar e testar...
Walter da Camper
06/05/2016, 14:53
Tiorico, na próxima vez que voltar à oficina, antes de trocar a PCV mande colocarem o scanner no modo de leitura de parâmetros e dê uma volta para ver o comportamento da pressão do rail. Acelerando gradativamente ela deve subir de 220Bar na lenta até 1600Bar em 3500 RPM sob carga e com o acelerador no máximo (subidão na estrada).
Depois que trocar a PCV faz novo teste pra ver a mudança do comportamento.
Se o defeito for mesmo na PCV, com essa informação vai ficar mais fácil fazer futuros diagnósticos sem ter que trocá-la.
Tiorico, na próxima vez que voltar à oficina, antes de trocar a PCV mande colocarem o scanner no modo de leitura de parâmetros e dê uma volta para ver o comportamento da pressão do rail. Acelerando gradativamente ela deve subir de 220Bar na lenta até 1600Bar em 3500 RPM sob carga e com o acelerador no máximo (subidão na estrada).
Depois que trocar a PCV faz novo teste pra ver a mudança do comportamento.
Se o defeito for mesmo na PCV, com essa informação vai ficar mais fácil fazer futuros diagnósticos sem ter que trocá-la.
Boa pedida Walter...
em marcha lenta, a pressão está em +/- 320bar medido da segunda feira, com filtro de diesel novo
Coophamat
06/05/2016, 20:09
Minha ranger na lenta a pressão fica em 320 bar também é com plena carga passa um um pouco de 1600. Vejo essa informação pelo obd2 no torque pró.
Walter da Camper
06/05/2016, 20:20
Esse número está bem acima da pressão normal de 220 Bar. Esse dado eu obtive em especificações e conferi no meu carro com o scanner.
O responsável por dosar a pressão é justamente a PCV. Acho que vai matar o defeito com a substituição desta.
Boa pedida Walter...
em marcha lenta, a pressão está em +/- 320bar medido da segunda feira, com filtro de diesel novo
Walter da Camper
06/05/2016, 20:29
E especificação que eu encontrei é do NGD. Será que existe diferença na programação desse parâmetro entre o Troller e a Ranger?
Tiorico, vc sabe qual o veículo doador do seu NGD?
A Ranger tem a vantagem da central aceitar scanner obd2 genérico. No Troller a central teve o protocolo alterado pela Siemens só comunica com scanner especialmente programado.
Minha ranger na lenta a pressão fica em 320 bar também é com plena carga passa um um pouco de 1600. Vejo essa informação pelo obd2 no torque pró.
E especificação que eu encontrei é do NGD. Será que existe diferença na programação desse parâmetro entre o Troller e a Ranger?
Tiorico, vc sabe qual o veículo doador do seu NGD?
A Ranger tem a vantagem da central aceitar scanner obd2 genérico. No Troller a central teve o protocolo alterado pela Siemens só comunica com scanner especialmente programado.
Walter, meu motor veio da Ranger.
Acredito que alguns parâmetros devem ser diferentes do Troller.
Ldromachado
10/05/2016, 10:18
Bom dia Pessoal
Venho compartilhar com vcs as ultimas manutenções, conforme tinha colocado anteriormente, que fiz na minha Ranger para opinião de todos.:?:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528282&stc=1
Bom dia,
Sou novato aqui na pagina do 4x4 e talvez não esteja postando no local adequado. Mas minha dúvida é a seguinte, adquiri uma ranger 2011 3.0 powerstroke com 82.000km. Troquei o diferencial, verifiquei rolamentos, rodas, balanceamento, alinhamento, cambagem, filtros da bomba do tanque limpos, filtro de combustível novo, check up completo, inclusive o Scanner mostrou que os bicos estão em ordem e pressão da bomba do tanque que possui range de 200 a 300, estava em 220. Contudo, pela manhã ela dá umas falhadas, parece ser apenas com o motor 'frio'. Agora que está geando pela manhã aqui no Paraná, parece que as 'pipocadas' são maiores, mas como eu já havia dito, é só esquentar o motor que ela funciona normal. Será que pode ter relação com o frio? Outra questão é que na estrada de asfalto ela faz um ruido como se fosse um ronco com pequena vibração em uma constante. Como Já havia dito anteriormente, fiz um check up nesse segmento. Está com pneus bf 245/70 quase novos que retirei da minha s10, a qual não fazia tal ruido, então descarto barulho dos pneus. O que pode ser?
Atenciosamente,
Paulo
Paulo,
As falha que vc se refere são similares a um motor a álcool dando partida no frio (falha na explosão) ou variação de rpm? A minha tem umas variações de rpm logo após a partida e me disseram que deve ser problema de parte elétrica, aterramento ruim...
Imperador!
10/05/2016, 13:09
Bom dia Pessoal
Venho compartilhar com vcs as ultimas manutenções, conforme tinha colocado anteriormente, que fiz na minha Ranger para opinião de todos.:?:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/528282-topico-da-ranger-3-0-electronic-sem-titulo-12.jpg
Você pagou 1700 num bico do NGD?
Você encontra eles por cerca de 800 reais hoje em dia...
Ontem instalei o Torque Pro e fiz algumas medições.
marcha lenta por volta de 300 bar
4000+ rpm -> 1472 bar
hoje farei mais algumas com os logs ligados e vou tentar manter a rpm em 3500 pra conferir os valores
Ldromachado
11/05/2016, 09:36
Bom dia Imperador
Era isso que precisava saber, eu não entendo de mecânica, o que procuro e uma de confiança, o que perguntei na hora é se era original, e foi respondido que sim, e que se fosse usado um paralelo o valor seria entorno de uns R$1200 então optei pelo original. agora a situação é complicada, achar lugar que conheça e saiba trabalhar com esse motor e com nossas caminhonetes e que faça um trabalho bom e com um valor decente.
Imperador!
11/05/2016, 10:14
Bom dia Imperador
Era isso que precisava saber, eu não entendo de mecânica, o que procuro e uma de confiança, o que perguntei na hora é se era original, e foi respondido que sim, e que se fosse usado um paralelo o valor seria entorno de uns R$1200 então optei pelo original. agora a situação é complicada, achar lugar que conheça e saiba trabalhar com esse motor e com nossas caminhonetes e que faça um trabalho bom e com um valor decente.
O problema todos são esses mecânicos desatualizados e desonestos... ainda vivem no tempo do MWM 229 e do Perkins. Isso aí complica. Esse problema que você enfrenta existe em todos os motores common rail (existentes aqui no Brasil desde 2005), uns motores mais e outros menos. Sugiro que você, quando for mexer novamente na caminhonete, entre no site da MWM Motores - Rede Autorizada (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-Autorizada) para verificar se existe alguma oficina credenciada próximo de você. E, se possível, da próxima vez, faça uma pesquisa pelas peças. Nas minhas contas, nas peças, você pagou entre 800 e 1500 a mais que o que deveria.
Ontem instalei o Torque Pro e fiz algumas medições.
marcha lenta por volta de 300 bar
4000+ rpm -> 1472 bar
hoje farei mais algumas com os logs ligados e vou tentar manter a rpm em 3500 pra conferir os valores
Tiorico, acredito que esses valores estejam incorretos. Tente verificar com outro app, porque a pressão tá bem abaixo do que eu acredito que deveria estar. (800 bar na lenta e uns 1600 na alta). Tenho que pegar um scanner OBD pra testar na minha e averiguar. Esses dados falo pelo que acho que lembro da minha antiga 3.0 (não a atual)
jcaraujo
11/05/2016, 11:35
Você pagou 1700 num bico do NGD?
Você encontra eles por cerca de 800 reais hoje em dia...
Já ia perguntar isso, também achei um absurdo de caro. Enfiaram a faca de jeito.
Walter da Camper
11/05/2016, 11:45
Imperador, acho que 800 Bar na lenta é muito alto. Segundo o manual do fabricante da injeção, a pressão do rail na lenta é de 19,5 a 25 Mpa, o que equivale a 195 a 250 Bar. Esse manual é gringo e não faz distinção se o motor é aplicado na Ranger ou no Troller. Eu medi com o scanner e deu 220 Bar. A pressão máxima de 1600 Bar a partir de 3500 rpm é atingida sob carga e não em aceleração livre. Eu medi na estrada numa subida com o pé no fundo.
Coophamat
11/05/2016, 12:00
Senhores, andei pesquisando umas marcas de kits de distribuição já que o kit MWM está muito caro e pretendo substituir o da minha Ranger.
Os kit vistos foram o seguinte:
- MWM R$1715,76
- Frontier Genuine Parts R$882,69
- Takao Auto R$89,87
- Original Cedraz R$877,22
- APX R$1441,70
- Mecdiesel R$950,00
Dentre os paralelos, alguém indica alguma dessas marcas?
Imperador!
11/05/2016, 17:29
Senhores, andei pesquisando umas marcas de kits de distribuição já que o kit MWM está muito caro e pretendo substituir o da minha Ranger.
Os kit vistos foram o seguinte:
- MWM R$1715,76
- Frontier Genuine Parts R$882,69
- Takao Auto R$89,87
- Original Cedraz R$877,22
- APX R$1441,70
- Mecdiesel R$950,00
Dentre os paralelos, alguém indica alguma dessas marcas?
Pelo que já ouvi falar, e pelo que já mexi, peças nesse motor que não são originais só dão dor de cabeça.
jcaraujo
12/05/2016, 09:19
Pelo que já ouvi falar, e pelo que já mexi, peças nesse motor que não são originais só dão dor de cabeça.
Eu troquei da minha há pouco mais de um ano, pesquisei pra caramba e consegui comprar por menos de mil reais na Navesa em Goiânia, usei o CNPJ da empresa de um compadre meu. E concordo com o que o Imperador disse, peça "Tabajara" é a maior furada, o barato acabará saindo muito caro.
Tiorico, acredito que esses valores estejam incorretos. Tente verificar com outro app, porque a pressão tá bem abaixo do que eu acredito que deveria estar. (800 bar na lenta e uns 1600 na alta). Tenho que pegar um scanner OBD pra testar na minha e averiguar. Esses dados falo pelo que acho que lembro da minha antiga 3.0 (não a atual)
Imperador,
o valor de 320 bar da lenta foi bem parecido tanto no scanner ODB da Tecno Diesel quanto no torque Pro.
quando em 3500 rpm, deu 1420 bar e só medi no Torque Pro por enquanto.
Coophamat
12/05/2016, 22:58
Pois é, o kit que está na minha é paralelo, mas desde sempre ele bate. Para tentar amenizar coloquei os tensionadores mwm, ele diminui no começo, mas agora voltou a incomodar, por isso acho que esse kit deve estar desgastado ou então sempre teve defeito.
Mas não consegui encontrar o kit mwm com bom preço, nem na autorizada aqui, só encontrei no mercado livre pelo preço informado a cima.
Quando tira a tampa para trocar o kit e possível reaproveitar a junta? Troquei todas as juntas inferiores ano passado quando troquei a carcaça de distribuição e lembro que foi bem caro o jogo mwm.
Pois é, o kit que está na minha é paralelo, mas desde sempre ele bate. Para tentar amenizar coloquei os tensionadores mwm, ele diminui no começo, mas agora voltou a incomodar, por isso acho que esse kit deve estar desgastado ou então sempre teve defeito.
Mas não consegui encontrar o kit mwm com bom preço, nem na autorizada aqui, só encontrei no mercado livre pelo preço informado a cima.
Quando tira a tampa para trocar o kit e possível reaproveitar a junta? Troquei todas as juntas inferiores ano passado quando troquei a carcaça de distribuição e lembro que foi bem caro o jogo mwm.
Ultimamente até filtro eu ando colocando só original...
achei essas opções pelo codigo MWM 70993658
Kit Corrente Distribuição Maxiom 3.0 Ngd - 70993658 - R$ 1.300,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755411744-kit-corrente-distribuico-maxiom-30-ngd-70993658-_JM)
Kit Corrente Distribuição Ranger 3.0 Troller3.0 Mwm Original - R$ 1.599,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759758380-kit-corrente-distribuico-ranger-30-troller30-mwm-original-_JM)
Kit Corrente Distribuição Ranger 3.0 Troler 3.0 20 - Peças e acessórios - Loteamento Santa Terezinha, Catalão | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://go.olx.com.br/regiao-de-rio-verde-e-caldas-novas/veiculos/pecas-e-acessorios/carros/kit-corrente-distribuicao-ranger-3-0-troler-3-0-20-44504389)
Fui pra Minas no fds e tive problemas
No meio do caminho (asfalto) entrou em modo de segurança e não saiu mais. Coloquei o scanner e o Torque Pro, mas não acusou nenhuma falha, aliás esse scanner atual nunca mostrou.
Mais tarde tive problemas com a bateria... parece q descarregou completamente e não consegui dar partida...
Ontem deixei a Safira na auto elétrica pra uma revisão geral... Acho que deve ter alguma emenda mal feita no chicote, provavelmente vai trocar a bateria e arrumar o motor de partida q estava patinando...
Hoje era pra voltar na Tecno Diesel pra testar a PCV, mas acho q só mes q vem :/
Coophamat
17/05/2016, 13:14
Pessoal, para aumentar a pressão do turbo da ranger, tem que encurtar ou aumentar a vareta da westgate? Não quero melhorias, somente corrigir, pois, a pressão da minha só vai até 1,38 bar.
JRoberto
17/05/2016, 17:59
Pessoal, para aumentar a pressão do turbo da ranger, tem que encurtar ou aumentar a vareta da westgate? Não quero melhorias, somente corrigir, pois, a pressão da minha só vai até 1,38 bar.
Da uma olhada nesse vídeo!
https://youtu.be/1b7hVpOmHcY
paulo_roberto_
18/05/2016, 13:48
Tiorico,
Obrigado pela atenção! As falhas começaram a ficar mais frequentes. Meu mecânico falou que provavelmente seja falha nos bicos e apenas com o scaner talvez não seja possível avaliar. Disse para levar a camionete em uma oficina especializada em bicos injetores que é referência aqui na minha região, isso por terem um aparelho para testes em bancada e pessoal capacitado para operar. Mas mesmo assim vou verificar sobre aterramento como você sugeriu.
Tiorico,
Obrigado pela atenção! As falhas começaram a ficar mais frequentes. Meu mecânico falou que provavelmente seja falha nos bicos e apenas com o scaner talvez não seja possível avaliar. Disse para levar a camionete em uma oficina especializada em bicos injetores que é referência aqui na minha região, isso por terem um aparelho para testes em bancada e pessoal capacitado para operar. Mas mesmo assim vou verificar sobre aterramento como você sugeriu.
Paulo,
O scanner consegue verificar a toda a parte eletrônica até chegar no bico, então se tiver algum problema antes, provavelmente vai aparecer sem precisar desmontar, mas a eficiência do bico em si, acho que só na bancada mesmo.
Oficinas especializadas passam o scanner antes de desmontar. Acho interessante acompanhar esse processo se conseguir... pra saber se os parâmetros da injeção estão de acordo com os que foram indicados aqui no forum.
Estou pensando seriamente em comprar um scanner mais elaborado pra deixar na caixa de ferramentas. Já usei 3 daqueles bluetooth made in China com o Torque Lite ou Pro, mas nenhum deles apontou a falta do sensor pedal de embreagem. Por aqui cobram R$250,00 pra passar o scanner.
paulo_roberto_
20/05/2016, 09:52
Tiorico,
É uma pena, pois vou ter que deixar a camionete na oficina sem poder acompanhar o trabalho. O medo de ser enganado é grande, mas não tenho opção.
Quanto ao scanner, aqui não me cobraram valor algum em uma oficina mecânica e 50 reais em outra. Aí na sua região está realmente os caras estão pegando pesado.
Vou fazer isso na segunda feira, logo que tenha novidades posto aqui para todos verem e espero ajudar a tirar alguma dúvida da galera aí que possa estar passando pela mesma situação.
Coophamat
21/05/2016, 17:59
Da uma olhada nesse vídeo!
Muito obrigado JRoberto, deu certinho, fiz o procedimento como descrito, para não se perder eu marquei a haste com corretivo e dei exatamente 2 voltas.
Agradeço ao colega Imperador também que a uns posts atras me disse para fazer esse procedimento já que minha Ranger não passava de 1,38 bar.
Como eu disse, dei exatas duas voltas e a pressão agora está exatamente em 1,5 bar.
Percebi uma melhora boa em baixa rotação, parece que o turbo entra mais cedo, em 1100 rpm ela já começa a ter pressão positiva no coletor, em alta rotação ela deu uma leve melhorada, principalmente em quarta, porem pouca coisa, agora a fumaça diminuiu bem, quase não se nota fumaça com o motor fazendo força.
Sobre os parâmetros na lenta eu percebi que após o motor aquecer ele muda; com motor frio a pressão é de 320 bar e a rotação fica em torno de 830 rpm, após aquecer a pressão cai para 220 bar e a rotação fica em torno de 795 com ac desligado.
Tirei um print da tela do celular na lenta com o torque pró, nele da pra ver o pico de pressão do turbo e o restante dos parâmetros.
529044
Imperador!
23/05/2016, 18:17
Muito obrigado JRoberto, deu certinho, fiz o procedimento como descrito, para não se perder eu marquei a haste com corretivo e dei exatamente 2 voltas.
Agradeço ao colega Imperador também que a uns posts atras me disse para fazer esse procedimento já que minha Ranger não passava de 1,38 bar.
Como eu disse, dei exatas duas voltas e a pressão agora está exatamente em 1,5 bar.
Percebi uma melhora boa em baixa rotação, parece que o turbo entra mais cedo, em 1100 rpm ela já começa a ter pressão positiva no coletor, em alta rotação ela deu uma leve melhorada, principalmente em quarta, porem pouca coisa, agora a fumaça diminuiu bem, quase não se nota fumaça com o motor fazendo força.
Sobre os parâmetros na lenta eu percebi que após o motor aquecer ele muda; com motor frio a pressão é de 320 bar e a rotação fica em torno de 830 rpm, após aquecer a pressão cai para 220 bar e a rotação fica em torno de 795 com ac desligado.
Tirei um print da tela do celular na lenta com o torque pró, nele da pra ver o pico de pressão do turbo e o restante dos parâmetros.
529044
Show de bola! Estamos aqui pra nos ajudar,
Abs!
paulo_roberto_
25/05/2016, 12:43
Tiorico e todos os demais interessados,
Fui até a mecânica diesel a que me referi anteriormente, colocamos a ranger limited 2011 4x4 a prova. Andamos com ela com o scanner várias vezes no dia, com o motor frio e com ele já em temperatura média. Com ele frio ela falhava (pipocava) bastante até atingir certa temperatura, então parava. O scanner nada acusava de anormal em nenhum parâmetro, então resolvemos testar a válvula de pressão pcv (gordinha) e lá estava o problema. Coloquei uma nova e tudo voltou ao normal. Optei por uma SIEMENS (VDO) que com o chicote reforçado custou R$550,00 reais, enquanto a CONTINENTAL (cachimbo) tinha um custo de R$900,00. Fiz essa escolha porque o pessoal da mecânica daria a garantia da peça de R$900,00 apenas se eu fizesse uma revisão da bomba de alta pressão com um custo mínimo de R$800,00, não achei justo, paguei a mão de obra num valor de R$150,00 e comprei a SIEMENS em uma outra loja física e realizei a troca da peça. Espero que esta SIEMENS seja boa. Se alguém puder me dizer algo agradeço.
Abraço a todos e espero ter ajudado com o relato!
Fui até a mecânica diesel a que me referi anteriormente, colocamos a ranger limited 2011 4x4 a prova. Andamos com ela com o scanner várias vezes no dia, com o motor frio e com ele já em temperatura média. Com ele frio ela falhava (pipocava) bastante até atingir certa temperatura, então parava. O scanner nada acusava de anormal em nenhum parâmetro, então resolvemos testar a válvula de pressão pcv (gordinha) e lá estava o problema. Coloquei uma nova e tudo voltou ao normal. Optei por uma SIEMENS (VDO) que com o chicote reforçado custou R$550,00 reais, enquanto a CONTINENTAL (cachimbo) tinha um custo de R$900,00. Fiz essa escolha porque o pessoal da mecânica daria a garantia da peça de R$900,00 apenas se eu fizesse uma revisão da bomba de alta pressão com um custo mínimo de R$800,00, não achei justo, paguei a mão de obra num valor de R$150,00 e comprei a SIEMENS em uma outra loja física e realizei a troca da peça. Espero que esta SIEMENS seja boa. Se alguém puder me dizer algo agradeço.
Muito bom Paulo!!
Acredito que o meu problema vai ser a PVC tb.
Não sei diferenciar qualidade das marcas, mas acredito que seja boa sim, pois o módulo da Ranger é Siemens.
Gabriel Vieira
03/06/2016, 13:13
Boa tarde!
Venho com uma informação útil a todos os proprietários da nossa querida ranger 3.0.
Fiz uma pesquisa de óleos de motor pois sempre achei algo falho não haver oleo sintético para colocar na ranger dentro das especificações do manual.
Porém depois de muito pesquisar, achei o oleo 5w40 mobil delvac sintético! E procurando suas especificações, este oleo se enquadra no manual da Ranger, e por se tratar de um oleo sintético reduz a borra e os sedimentos. Sem contar que a partida a frio se torna mais fácil pois é um oleo 5w!
A aplicação do manual é WSS-M2C171-D. Segue o link com as propriedades deste óleo, e consta está aplicação no mesmo!
http://siteimages.radarindustrial.com.br/SiteImages/Client/56194/Product/195898/Document/MOBIL%20DELVAC%201%205W40-813.PDF
Coophamat
20/06/2016, 21:33
Olá, parece que a ranger e uma caminhonete que não gosta de ficar muito tempo 100%, a minha depois de acertar a pressão do turbo e descobrir que um dos tensores tinha sido colocado ao contrário tinha ficado muito boa, andando muito bem, econômica, mais silenciosa, em quarta marcha ela estava puxando muito bem, porém desde domingo notei a perca de rendimento, voltou a ficar como antes e agora apareceu um novo barulho no motor, que nota-se bem em segunda a mais de 2500 rpm. Tem também um barulho que é algum rolamento ou então cruzeta e vem seguido de uma folga na condução do veículo.
Pra variar uma pouco essa semana estava com uma ranger 2011 do serviço e no meio do transito a embreagem perdeu a ação, o pedal ficou mole e não embreava, consegui conduzir em uma única marcha até um posto e de lá sai rebocado.
vdo/siemens e estoque antigo, a continental comprou a siemens
elboschetti
22/06/2016, 17:47
olá. sou novo aqui, entrei pra tirar uma duvida, estou querendo colocar um difusor de escapamento na minha ranger 3.0 2012 , mas nao sei quantas polegadas é o escapamento original e se alguem sabe um site bom pra comprar esse equipamento? obg!
Imperador!
22/06/2016, 18:03
olá. sou novo aqui, entrei pra tirar uma duvida, estou querendo colocar um difusor de escapamento na minha ranger 3.0 2012 , mas nao sei quantas polegadas é o escapamento original e se alguem sabe um site bom pra comprar esse equipamento? obg!
Salvo engano o escape é de 2,5''. E você encontra tudo no Mercado Livre
José Victor Hosken
24/06/2016, 10:17
Prezados,
É minha primeira experiência com camionete diesel. Adquiri uma ranger 3.0 xlt 2008. Fiz revisões e troca de todos óleos e fluídos além de alguma manutenção corretiva. No entanto minha ranger acende a luz de agua no diesel apaga e não pega mais. Só tenho usado o diesel s10. Na primeira vez foi na estrada e o resultado foi o guincho, na segunda na minha garagem. Mas depois de um tempo volta a funcionar e o mecanico não encontra problema. Alguém pode me ajudar? estou a ponto de vender o carro.
Walter da Camper
24/06/2016, 10:47
Ao acender a luz de água, vc drenou o filtro para ver se efetivamente tinha água?
Em caso negativo, pode ser defeito no sensor de água ou nas respectivas conexões.
Imperador!
24/06/2016, 12:31
Ao acender a luz de água, vc drenou o filtro para ver se efetivamente tinha água?
Em caso negativo, pode ser defeito no sensor de água ou nas respectivas conexões.
Completando, você abastece sempre no mesmo posto?
GiovanniP
24/06/2016, 14:42
Prezados,
É minha primeira experiência com camionete diesel. Adquiri uma ranger 3.0 xlt 2008. Fiz revisões e troca de todos óleos e fluídos além de alguma manutenção corretiva. No entanto minha ranger acende a luz de agua no diesel apaga e não pega mais. Só tenho usado o diesel s10. Na primeira vez foi na estrada e o resultado foi o guincho, na segunda na minha garagem. Mas depois de um tempo volta a funcionar e o mecanico não encontra problema. Alguém pode me ajudar? estou a ponto de vender o carro.
A minha abastecia sempre com diesel comum e após iniciar a utilização do diesel S10 começou a dar problemas de entrar em modo de segurança e apagar. O bombista me orientou a sempre utilizar o diesel comum nesses carros "antigos" que sempre usaram o mesmo pois com o tempo eles formavam uma especie de borra no sistema de injeção que o diesel S10 liberava essa borra e entupia os filtros.
Se após as orientações dos colegas não der certo baixe o tanque limpe, limpe a peneira, troque filtro de combustível antes que te condenem os bicos e bomba de alta que provavelmente melhorará.
José Victor Hosken
24/06/2016, 15:03
Não havia água no tanque e nem contaminação alguma no diesel. O filtro esta novo com uma semana de uso. Deixei hoje com a pane no mecânico para colocar o raster. Vou aguardar o mecânico hoje e dou a resposta para vocês. Agradeço a ajuda.
Walter da Camper
24/06/2016, 17:03
Você falou em água no tanque, mas o sensor fica no fundo do filtro e detecta a água que lá se deposita após o elemento filtrante separá-la do diesel.
Quando a luz acende é preciso drenar o filtro pela válvula de pneu que fica na parte de cima. Estou falando do filtro de corpo metálico descartável. Se for o de carcaça plástica com refil, não sei por onde se faz a drenagem.
Não havia água no tanque e nem contaminação alguma no diesel. O filtro esta novo com uma semana de uso. Deixei hoje com a pane no mecânico para colocar o raster. Vou aguardar o mecânico hoje e dou a resposta para vocês. Agradeço a ajuda.
Você falou em água no tanque, mas o sensor fica no fundo do filtro e detecta a água que lá se deposita após o elemento filtrante separá-la do diesel.
Quando a luz acende é preciso drenar o filtro pela válvula de pneu que fica na parte de cima. Estou falando do filtro de corpo metálico descartável. Se for o de carcaça plástica com refil, não sei por onde se faz a drenagem.
O filtro plástico tem um dreno na lateral, próximo ao fundo e ao sensor de água. Funciona como uma torneira. Geralmente eles vem com um pingo de tinta branca para identificar a posição correta quando fechado. Tome cuidado para não forçar ao fechar pois pode danificar o dreno e ter q trocar toda a carcaça
Fui pra Minas no fds e tive problemas
No meio do caminho (asfalto) entrou em modo de segurança e não saiu mais. Coloquei o scanner e o Torque Pro, mas não acusou nenhuma falha, aliás esse scanner atual nunca mostrou.
Mais tarde tive problemas com a bateria... parece q descarregou completamente e não consegui dar partida...
Ontem deixei a Safira na auto elétrica pra uma revisão geral... Acho que deve ter alguma emenda mal feita no chicote, provavelmente vai trocar a bateria e arrumar o motor de partida q estava patinando...
Hoje era pra voltar na Tecno Diesel pra testar a PCV, mas acho q só mes q vem :/
Essa saga terminou :euforico: ou quase :rolleyes:
A Safira ficou algumas semanas na elétrica revendo os chicotes... Depois de algumas emendas refeitas e devidamente isoladas, ficou boa de partida mas modo de segurança ainda persistia com código de erro de pressão de combustível P0091.
De volta ao bombista, foi trocada a PCV e feito limpeza no rail... ficou ótima :dance: acabou o problema de cortar combustível/modo de segurança em alta velocidade, mas o problema na partida voltou. Dificuldade para pegar de manhã e oscilação da RPM :???:
:pensativo: Acredito que ou o problema esteja no chicote que vai até a bomba de alta (talvez com a movimentação para troca da PCV, tenha dado algum curto ou quebrado algum fio) ou a bateria Reifor 90 amp não aguenta o pico do motor.
Hoje volta na elétrica :sad:
Imperador!
27/06/2016, 11:46
:pensativo: Acredito que ou o problema esteja no chicote que vai até a bomba de alta (talvez com a movimentação para troca da PCV, tenha dado algum curto ou quebrado algum fio) ou a bateria Reifor 90 amp não aguenta o pico do motor.
Hoje volta na elétrica :sad:
Acredito que não seja a bateria não... uso uma bem pior do que essa (ExtraRanger de 70Ah).
Realmente mexidas nessas peças, fica difícil alguma problema diferente do chicote
Acredito que não seja a bateria não... uso uma bem pior do que essa (ExtraRanger de 70Ah).
Realmente mexidas nessas peças, fica difícil alguma problema diferente do chicote
Sem sucesso :sad:
Ficou 2 dias na auto elétrica, revisaram o chicote e disseram que não tem fio quebrado e nem curto. Não fizeram o teste de trocar a bateria pois não tinham nenhuma de 70amp ou maior.
Pensando na possibilidade de ser algum sensor, desconectei o sensor da entrada de ar e dei partida. O problema persiste.
Alguém sabe se a partida seria normal sem o sensor de ar? Ou pode fazer esse teste por favor?
Obrigado,
Walter da Camper
04/07/2016, 10:11
A partida é normal sem o sensor de ar (TMAP). Eu já desconectei e testei.
Verifique o sensor da pressão do rail. Se ele for desconectado o motor continua a funcionar, mas se desligar o motor ele não dá mais a partida (porém acusa erro no scanner).
A partida é normal sem o sensor de ar (TMAP). Eu já desconectei e testei.
Verifique o sensor da pressão do rail. Se ele for desconectado o motor continua a funcionar, mas se desligar o motor ele não dá mais a partida (porém acusa erro no scanner).
Walter,
O sensor do rail foi trocado e testado na oficina quando esse problema já acontecia e não apresentou alteração.
Será que é algum bico?
Walter da Camper
05/07/2016, 10:29
Acho difícil ser bico. Mesmo o sensor estando bom, se houver mal-contado no chicote ou conexões a central vai se comportar como se houvesse problema nele.
Como é exatamente o comportamento? Demora quantos segundos para pegar? Tem que dar várias partidas?
Outra coisa: Durante a tentativa de partida a luz da injeção (MIL) se apaga ou permanece acessa?
Nos meus testes, com o carro 100% ok, eu observei o seguinte comportamento na partida (quente ou frio):
1-Ao ligar a chave, a MIL acende junto com o restante do painel.
2-Ao acionar o motor de arranque, a MIL permanece acessa por 1 ou 2 segundos e se apaga.
3-Assim que ela se apaga eu solto a chave e o motor pega.
Ao que parece esse apagamento da MIL durante o arranque indica o momento em que a ECU detectou a presença dos sinais necessários à partida, como pressão do rail, pulsação sincronizada dos sensores de fase e de rotação e tensão suficiente no sistema elétrico. Se essas 4 condições estiverem presentes, o motor tem que partir, independente do status dos demais sensores.
Walter,
O sensor do rail foi trocado e testado na oficina quando esse problema já acontecia e não apresentou alteração.
Será que é algum bico?
Walter da Camper
05/07/2016, 10:45
Se tiver um scanner OBD pode medir os parâmetros de arranque.
Seguem os valores que o motor deve apresentar durante o arranque a frio.
Nesse teste eu tapei a entrada da admissão (para o motor não pegar) e retirei o sensor do ar (na planilha está MAF, mas é T-Map) para preservá-lo do vácuo criado no coletor.
532068
Acho difícil ser bico. Mesmo o sensor estando bom, se houver mal-contado no chicote ou conexões a central vai se comportar como se houvesse problema nele.
Como é exatamente o comportamento? Demora quantos segundos para pegar? Tem que dar várias partidas?
Outra coisa: Durante a tentativa de partida a luz da injeção (MIL) se apaga ou permanece acessa?
Nos meus testes, com o carro 100% ok, eu observei o seguinte comportamento na partida (quente ou frio):
1-Ao ligar a chave, a MIL acende junto com o restante do painel.
2-Ao acionar o motor de arranque, a MIL permanece acessa por 1 ou 2 segundos e se apaga.
3-Assim que ela se apaga eu solto a chave e o motor pega.
Ao que parece esse apagamento da MIL durante o arranque indica o momento em que a ECU detectou a presença dos sinais necessários à partida, como pressão do rail, pulsação sincronizada dos sensores de fase e de rotação e tensão suficiente no sistema elétrico. Se essas 4 condições estiverem presentes, o motor tem que partir, independente do status dos demais sensores.
Acontece da seguinte forma:
Quando dou partida no motor frio, liga e morre, parece que não consegue estabilizar. Tem que dar várias partidas e acelerar para conseguir manter ligado. Esse numero de partidas varia, parece que quanto mais frio, mais demora. Dou partidas curtas pra não forçar o arranque e bateria.
Depois que pega, a rotação fica oscilando e mesmo rodando isso acontece. Não noto quando estou acelerando, mas se tirar o pé e deixar rodando na marcha, oscila. Parece ser alimentação pois se o compressor de ar estiver ligado, a vibração/barulho dele oscila tb.
Fiz o teste da partida agora. Tem umas 4 horas que rodei com ela.
1-Virando a chave, a MIL acende junto com o restante do painel e apaga 2 ou 3 segundos depois. Ficam só as luzes do óleo e bateria acesas.
2-Ao acionar o motor de arranque, o motor liga, as luzes se apagam, a rpm baixa, quase morre, mas consegue manter ligado, porém fica oscilando. (não acionei o acelerador na partida)
Vou tentar levar em algum lugar a tarde para fazer outros testes:
- Retirar minha bateria e dar partida usando uma outra.
- Desconectar/reconectar (um a um) os cabos (bicos e sensores) e dar partida pra identificar se algum está com mal contato
Coophamat
05/07/2016, 20:03
1-Virando a chave, a MIL acende junto com o restante do painel e apaga 2 ou 3 segundos depois. Ficam só as luzes do óleo e bateria acesas.
Minha ranger e desse jeito também.
JRoberto
06/07/2016, 07:35
Minha ranger e desse jeito também.
Aqui também funciona do mesmo modo.
jcaraujo
06/07/2016, 08:55
Acontece da seguinte forma:
Quando dou partida no motor frio, liga e morre, parece que não consegue estabilizar. Tem que dar várias partidas e acelerar para conseguir manter ligado. Esse numero de partidas varia, parece que quanto mais frio, mais demora. Dou partidas curtas pra não forçar o arranque e bateria.
Depois que pega, a rotação fica oscilando e mesmo rodando isso acontece. Não noto quando estou acelerando, mas se tirar o pé e deixar rodando na marcha, oscila. Parece ser alimentação pois se o compressor de ar estiver ligado, a vibração/barulho dele oscila tb.
2-Ao acionar o motor de arranque, o motor liga, as luzes se apagam, a rpm baixa, quase morre, mas consegue manter ligado, porém fica oscilando. (não acionei o acelerador na partida)
Vou tentar levar em algum lugar a tarde para fazer outros testes:
- Retirar minha bateria e dar partida usando uma outra.
- Desconectar/reconectar (um a um) os cabos (bicos e sensores) e dar partida pra identificar se algum está com mal contato
Na minha Ranger nunca aconteceu isso, mas acabei de resolver esse mesmo problema na minha Pajero Sport 2.8. Depois de 1 mês no bombista, chegou-se a conclusão de que era a bomba alimentadora, que na Pajero fica na carcaça da injetora. Como não achamos só a carcaça para comprar e a bomba completa é caro pra kct, colocamos uma bomba usada naqueles caminhões mercedes 710 e resolveu o problema. Portanto, creio que o seu problema deve ser na alimentação mesmo.
Walter da Camper
06/07/2016, 09:20
Sobre a bomba alimentadora, eu fiz um teste retirando o relê da bomba elétrica e dando a primeira partida do dia. O carro pegou e andou normalmente na cidade (não testei em alta velocidade/rotação). A bomba de alta do NGD possui uma bomba alimentadora interna que tem força suficiente para puxar o combustível do tanque. A função da bomba elétrica é aliviar o esforço necessário para alimentar o motor nas piores condições, como alta rotação ou restrição por sujeira no filtro de diesel. No Troller existe um dosador de pressão que limita em 0,45Bar após a bomba (não sei se a Ranger tem esse regulador).
Tiorico, quando for fazer o teste das conexões em busca de mal-contato, tome o cuidado de nunca desligar o chicote dos bicos com o motor funcionando. Ao contrário dos bicos acionados magneticamente (solenoide), os bicos piezoelétricos do NGD necessitam de um pulso elétrico para abrir e outro para fechar. Ao ser desconectado, o bico pode parar aberto e ficar mijando diesel, com consequencias desastrosas para o motor. É por isso que o sistema de injeção fica alimentado por vários segundos depois que se desliga a chave.
Antes disso, tente colocar o scanner medindo a pressão do rail durante essas partidas. Se houver má alimentação, a pressão ficará bem abaixo do normal.
Olá Ralison, estou com o mesmo "problema", comprei na semana passada minha primeira Ranger, uma XLT 2008 preta, e notei a parte dianteira mais baixa que a traseira, como "levantar" a dianteira ? Se puderes me ajudar, agradeço.
Na minha Ranger nunca aconteceu isso, mas acabei de resolver esse mesmo problema na minha Pajero Sport 2.8. Depois de 1 mês no bombista, chegou-se a conclusão de que era a bomba alimentadora, que na Pajero fica na carcaça da injetora. Como não achamos só a carcaça para comprar e a bomba completa é caro pra kct, colocamos uma bomba usada naqueles caminhões mercedes 710 e resolveu o problema. Portanto, creio que o seu problema deve ser na alimentação mesmo.
Quando disse alimentação, me referi ao chicote de energia 12v
A bomba elétrica é nova mas vou fazer o teste de aterra-la direto no chassi e ver se muda alguma coisa.
Sobre a bomba alimentadora, eu fiz um teste retirando o relê da bomba elétrica e dando a primeira partida do dia. O carro pegou e andou normalmente na cidade (não testei em alta velocidade/rotação). A bomba de alta do NGD possui uma bomba alimentadora interna que tem força suficiente para puxar o combustível do tanque. A função da bomba elétrica é aliviar o esforço necessário para alimentar o motor nas piores condições, como alta rotação ou restrição por sujeira no filtro de diesel. No Troller existe um dosador de pressão que limita em 0,45Bar após a bomba (não sei se a Ranger tem esse regulador).
Tiorico, quando for fazer o teste das conexões em busca de mal-contato, tome o cuidado de nunca desligar o chicote dos bicos com o motor funcionando. Ao contrário dos bicos acionados magneticamente (solenoide), os bicos piezoelétricos do NGD necessitam de um pulso elétrico para abrir e outro para fechar. Ao ser desconectado, o bico pode parar aberto e ficar mijando diesel, com consequencias desastrosas para o motor. É por isso que o sistema de injeção fica alimentado por vários segundos depois que se desliga a chave.
Antes disso, tente colocar o scanner medindo a pressão do rail durante essas partidas. Se houver má alimentação, a pressão ficará bem abaixo do normal.
Antigamente a minha não tinha a bomba elétrica e funcionava normalmente, mesmo em velocidade. Vou aterrar direto no chassi e ver se melhora alguma coisa.
Vou passar limpa contato nos conectores e tentar fazer os testes com o scanner tb
Hj amanheceu bem frio por aqui...
fiquei quase 20 minutos dando partida, uma atrás da outra, pra conseguir pegar. Vira a chave, o motor pega e morre...
Pelo menos sei q a bateria está boa, mas esse problema tá me desanimando
Walter da Camper
18/07/2016, 09:47
Qual a pressão do rail durante essas partidas?
Qual a temperatura da água que aparece no scanner (não no painel)?
Qual o tempo de abertura dos bicos (milisegundos) durante essas partidas?
Hj amanheceu bem frio por aqui...
fiquei quase 20 minutos dando partida, uma atrás da outra, pra conseguir pegar. Vira a chave, o motor pega e morre...
Pelo menos sei q a bateria está boa, mas esse problema tá me desanimando
Walter,
estava sem o scanner pra ver esses números pelo Torque e não sei se ele mostra o tempo de abertura dos bicos. Sabe dizer?
Estou querendo comprar um scanner . Recomenda algum?
Pensei nesse: Fala que atende o NGD 3.0
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723064766-scanner-automotivo-maxscan-ms509-obd2-gs-509-frete-gratis-_JM
http://www.dmferramentas.com.br/DM-290/Tabela%20de%20Aplicacao%20DM-290.pdf
Segue os dados que consegui durante as tentativas de partida e depois de chegar no trabalho respectivamente
Partida: Pressão do Rail: 39.620,0 Kpa = 396,20 Bar
Temperatura água/motor: 14°C
A percepção é como se a partida consumisse o combustível que está no Rail e o mesmo não fosse realimentado, consequentemente o motor desliga.
Sai fumaça branca pelo escapamento a cada tentativa de partida.
Não faz diferença pisar no acelerador ou não.
Depois da partida, a marcha lenta oscila entre 280 e 320 RPMs aproximadamente. É bem perceptível de ouvir e sentir as vibrações do motor.
Em marcha/rotação alta, não tem falhas. 1.596,9 Bar no Rail a quase 4.000 RPM
Walter da Camper
20/07/2016, 10:44
Nunca utilizei o Torque, mas tente localizar o parâmetro de abertura dos bicos pelos nomes "tempo de injeção", "duração da injeção".
Se o seu motor for de Ranger, o modulo pode ser lido por praticamente qualquer scanner. Se for de Troller, somente scanner profissional (Rasther, Kaptor, Raven, Napro...)
Se durante a partida a pressão do rail está acima de 200 Bar, então o problema não deve ser alimentação de combustível.
Está parecendo algo relacionado a mal contado no chicote ou conectores do sensor de rotação ou de fase. Tente movimentar os fios quando estiver ocorrendo o problema e veja se muda o comportamento.
A fumaça branca pode indicar que a injeção está ocorrendo fora de fase. Daí vem a suspeita sobre os sensores acima.
Walter,
estava sem o scanner pra ver esses números pelo Torque e não sei se ele mostra o tempo de abertura dos bicos. Sabe dizer?
Estou querendo comprar um scanner . Recomenda algum?
Pensei nesse: Fala que atende o NGD 3.0
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723064766-scanner-automotivo-maxscan-ms509-obd2-gs-509-frete-gratis-_JM
http://www.dmferramentas.com.br/DM-290/Tabela%20de%20Aplicacao%20DM-290.pdf
Nunca utilizei o Torque, mas tente localizar o parâmetro de abertura dos bicos pelos nomes "tempo de injeção", "duração da injeção".
Se o seu motor for de Ranger, o modulo pode ser lido por praticamente qualquer scanner. Se for de Troller, somente scanner profissional (Rasther, Kaptor, Raven, Napro...)
Se durante a partida a pressão do rail está acima de 200 Bar, então o problema não deve ser alimentação de combustível.
Está parecendo algo relacionado a mal contado no chicote ou conectores do sensor de rotação ou de fase. Tente movimentar os fios quando estiver ocorrendo o problema e veja se muda o comportamento.
A fumaça branca pode indicar que a injeção está ocorrendo fora de fase. Daí vem a suspeita sobre os sensores acima.
Walter,
Meu motor é da Ranger.
Aonde ficam os sensores de rotação e fase?
Obrigado,
Walter da Camper
20/07/2016, 17:37
Os 2 ficam na parte traseira, do lado direito. Um no volante, outro no comando.
532871
Os 2 ficam na parte traseira, do lado direito. Um no volante, outro no comando.
532871
Achei os 2 mas não consegui desconectar. Amanhã vou levar numa oficina pra erguer. Tem como testar os sensores pra saber se estão funcionando?
Obrigado
Walter da Camper
20/07/2016, 22:08
Funcionando certamente eles estão, senão o motor não pegaria.
Antes de desconectar, tente modificar a posição dos chicotes à procura de mal-contato.
A suspeita maior é sobre o sensor do comando, pois ele só atua na hora da partida.
Achei os 2 mas não consegui desconectar. Amanhã vou levar numa oficina pra erguer. Tem como testar os sensores pra saber se estão funcionando?
Obrigado
Senhores,
Pesquisando mais na internet sobre o problema no meu motor, descobri que o mesmo está fora de ponto. :???:
O bombista abriu a tampa da distribuição para retirar a bomba de alta e montou sem travar o motor no ponto. :putz:
Eu não sabia desse detalhe.
Toda vez que abrir a distribuição, tem que travar o motor em 2 lugares: Na tampa do óleo e na carcaça do volante. (video abaixo mostra como é o procedimento)
Motor MWM NGD 3.0 Eletronic - cap. 1 - YouTube (https://youtu.be/kV_E6ci0i3Q?t=20m57s)
Importante
É bom verificar o ponto do motor quando quente e quando frio, pois se der diferença significa que as correntes estão com folgas excessivas e precisam ser substituídas
Já conversei com o bombista e vou deixar lá essa semana para ajuste. :dance:
Coophamat
25/07/2016, 13:24
Eu pensei que esse motor não funcionasse se estivesse fora do ponto, ele tem dois sensores que verificam isso.
Eu pensei que esse motor não funcionasse se estivesse fora do ponto, ele tem dois sensores que verificam isso.
Acredito que se estiver muito fora de ponto, não deve funcionar mesmo.
Pelo que entendi, pode ficar fora de ponto por falta do travamento do conjunto numa desmontagem/montagem e se as correntes estiverem desgastadas/ com tamanhos diferentes
Walter da Camper
25/07/2016, 17:48
Se o bombista retirou as engrenagens intermediárias (da bomba de alta), provavelmente não mexeu na do virabrequim nem na do comando e não saiu muita coisa do ponto. Na hora de recolocar as correntes, ao tensioná-las, pode ter saído apenas 1 dente fora do ponto e isso é suficiente para causar dificuldade de partida, embora o motor continue funcionando.
Acho que dessa vez vc matou o problema.
Obs. O NGD não necessita sincronismo na bomba de alta, pois essa função é feita pelos sensores de fase e rotação.
Se o bombista retirou as engrenagens intermediárias (da bomba de alta), provavelmente não mexeu na do virabrequim nem na do comando e não saiu muita coisa do ponto. Na hora de recolocar as correntes, ao tensioná-las, pode ter saído apenas 1 dente fora do ponto e isso é suficiente para causar dificuldade de partida, embora o motor continue funcionando.
Acho que dessa vez vc matou o problema.
Obs. O NGD não necessita sincronismo na bomba de alta, pois essa função é feita pelos sensores de fase e rotação.
Estou torcendo pra ser isso mesmo Walter...
JRoberto
25/07/2016, 19:11
Estou torcendo pra ser isso mesmo Walter...
Tenho acompanhado! Tens também a minha torcida, boa sorte!
Tenho acompanhado! Tens também a minha torcida, boa sorte!
Vlww JRoberto
José Victor Hosken
28/07/2016, 18:46
Prezados depois de muito quebrar a cabeça descobrimos que havia um mal contato no sensor que fica debaixo do filtro do óleo diesel, refeito o chicote funcionamento perfeito.
JRoberto
29/07/2016, 07:55
Prezados depois de muito quebrar a cabeça descobrimos que havia um mal contato no sensor que fica debaixo do filtro do óleo diesel, refeito o chicote funcionamento perfeito.
Bom saber que tudo deu certo. Ainda pensa em vender ela rsrs?
Você chegou a baixar o tanque de combustível para limpeza e o seu filtro é o blindado ou o que troca o refil?
Coophamat
05/08/2016, 11:39
Senhores, alguém já utilizou peças da marca MecDiesel?
holanda100
16/08/2016, 17:07
Galera minha ranger quebrou a chaveta do vira lá embaixo ou seja comando e vira se desincronizaram.
Recentemente fiz o cabeçote dela
por cima não vejo nenhuma válvula na posição como se estivesse aberta. Quais as chances de ter empenado válvula
Miranda_MG
11/09/2016, 07:16
Caros foristas,
Bom dia. A quem se interessar, segue o link para o catálogo de peças da Ford. Tem as Rangers desse modelo lá. Divirtam-se.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2392317 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/151234-catalogo-eletronico-de-pecas-ford-1.html#post2392317)
Abraço,
Miranda
Vinicius Hauagge
22/09/2016, 10:47
Na minha explorer (que tem o motor da ranger3.0) deu o problema de giro baixo...
Era o filtro de diesel...
EDNALDOTERESINA
23/09/2016, 01:23
Vocês têm Ranger e usam para Rally? por que eu nunca vi tanto carro em oficina como vcs falam. Eu quero comprar uma XLT 08/08 mas não pretendo colocar para pular em estrada de terra. Quero apenas para rodar como um carro de passeio. erá que vou ter as mesmas despesas?
Eu também não faço modificações e sempre uso as peças como recomendam os fabricantes.
Imigrante
23/09/2016, 10:52
Tratando-se de um forum 4x4, a maioria coloca a viatura no mínimo em estradões de terra. Porém, noto que grande parte dos problemas que ocorrem nas viaturas sem modificações aconteceriam independente do local por ande transitam. Por exemplo, filtro e bomba de combustível, injeção, elétrica, etc. Quanto a tração dianteira, estatisticas confirmam que quanto menos utilizar pior é, desde que dentro das condições especificadas.
Eu acho esse motor muito bom, forte, econômico e duradouro, mas exige respeito com as trocas de fluidos e filtros. Outro ponto que pega muito é a qualidade do diesel.
A suspensão dificilmente exigirá manutenção antecipada na utilização urbana.
Acho que as tuas despesas serão mais relacionadas com os cuidados que o antigo proprietário não teve.
Walter da Camper
23/09/2016, 12:15
Na minha opinião, o maior problema em ter um carro a diesel hoje é a falta de mão-de-obra competente.
Eu confio mais num carro usado em Rally, que foi cuidado por bons profissionais e usou peças de boa qualidade, do que num carro que só rodou na cidade e nunca teve manutenção preventiva e nas corretivas caiu na mão de incompetentes, curiosos ou sacanas.
Prezados, na busca por um 4x4 familiar, encontrei na minha cidade uma Ford Ranger 2008 xlt (não é Limited) com incríveis 78mil km originais e extremamente conservada.
Já conhecia a ranger 2.8 , achava uma camionete ótima para quem dirige. A 3.0 não me pareceu tão ágil nos primeiros metros, não por conta do motor (que achei muito silencioso para um motor diesel ), mas sim pelas marchas alongadas. Será que foi impressão minha ou é uma realidade ?
Gostei muito do carro, e o preço (40 mil reais) tá tendador dado ao estado de conservacao da crianca.
Teriam mais alguma dica para que eu observe ?
NGDaniel
26/09/2016, 09:13
O que prejudica muito o desempenho do NGD é a turbina.
Se essa picape tiver mesmo essa km original e conservada, é uma bela pedida.
Então , a km é original pelo que pude ver comparando os carimbos de revisão e notas fiscais.
Houve dois carros que já dirigi que tive essa mesma sensação de marchas longas. Um foi a quantum do meu sogro , último.modelo que saiu e o up tsi. Em ambos parece que a troca de marcha acontece mais por hábito que por necessidade. Algo que não percebia na ranger 2.8 de um conhecido que as vezes eu dirigia. Ele pegou uma s10 (antiga ) commo rail, que se não me engano é o mesmo motor da ranger antes do 3.0 (lógico que sem o commom rail) e também tudo normal.
Provavelmente essa relação está alongado por conta do foco no brasileiro no quesito consumo. Mas isso não compromete a dirigibilidade como camionete.
Complementando o questionamento, lembrei de uma pessoa que conheço na cidade que trabalhei , que reclamava de um problema crônico em sua ranger , relacionado ao cardã que entrou água num local, deixando ele desbalanceado e acabou comprometendo o diferencial. Isso realmente existe? Na mesma cidade haviam mais duas ranger do mesmo ano e motorização (2000 cabiine dupla , mas uma era xl e a outra xlt, 2.5 turbo diesel) que eram de pessoas que andavam em estrada de terra, faziam trilhas, passavam por riachos, e nunca relataram isso.
Tal "defeito" procede e ainda existe em rangers acima de 2005?
Imperador!
26/09/2016, 20:08
1) Não existe defeito crônico no cardã. O que deve ter acontecido foi ele ter tido um problema, feito um serviço meia boca e nunca ficou bom. Já estou na segunda 3.0 e nunca tive problema com cardã.
2) O motor 2.8 da S10 antiga não é o mesmo da Ranger 2.8. O da S10 é o MWM Sprint e o da Ranger é o HS 2.8 (da International)
3) O câmbio da 3.0 é longo mesmo e exige adaptação, sobretudo quando for aprender a ultrapassar. E você não comparou errado, o up tsi estará na mesma velocidade e em mesmo rpm da ranger 3.0 (2000rpm a 120km/h, aproximadamente)
4) A 3.0 é mais lenta na saída que a 2.8 sim, mas não por conta de um problema de turbina como falou o Daniel, mas por conta de projeto. Enquanto a 2.8 usa turbina TGV (que resumidamente, está sempre cheia), a turbina da 3.0 começa a encher perto dos 2000rpm e só está completamente cheia por volta dos 2600-2800rpm. Porém isso não é defeito do carro, é uma característica que se acentua mais devido ao câmbio alongado. Tanto é impressão que uma 2.8 nunca mais andar junto com uma 3.0, mesmo tendo os mesmo 38kgfm de torque.
1) Não existe defeito crônico no cardã. O que deve ter acontecido foi ele ter tido um problema, feito um serviço meia boca e nunca ficou bom. Já estou na segunda 3.0 e nunca tive problema com cardã.
2) O motor 2.8 da S10 antiga não é o mesmo da Ranger 2.8. O da S10 é o MWM Sprint e o da Ranger é o HS 2.8 (da International)
3) O câmbio da 3.0 é longo mesmo e exige adaptação, sobretudo quando for aprender a ultrapassar. E você não comparou errado, o up tsi estará na mesma velocidade e em mesmo rpm da ranger 3.0 (2000rpm a 120km/h, aproximadamente)
4) A 3.0 é mais lenta na saída que a 2.8 sim, mas não por conta de um problema de turbina como falou o Daniel, mas por conta de projeto. Enquanto a 2.8 usa turbina TGV (que resumidamente, está sempre cheia), a turbina da 3.0 começa a encher perto dos 2000rpm e só está completamente cheia por volta dos 2600-2800rpm. Porém isso não é defeito do carro, é uma característica que se acentua mais devido ao câmbio alongado. Tanto é impressão que uma 2.8 nunca mais andar junto com uma 3.0, mesmo tendo os mesmo 38kgfm de torque.
Muito obrigado pela resposta. Achava que o 2.8 era mwm. Agora é procurar fechar negócio e curtir o brinquedo novo.
Imperador!
26/09/2016, 20:46
No fim, é tudo MWM, porque a International, que criou o HS2.8, adquiriu a MWM em 2005, salvo engano.
Tanto que a MWM hoje se chama MWM International
MWM Motores - Historia da MWM (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Linha-do-Tempo)
Amigo pode comprar que não se arrepende.
Verifica se a tração funciona (4x4 HIGH e LOW), vazamentos no motor, cambio e diferenciais e boa diversão.
Prezados, na busca por um 4x4 familiar, encontrei na minha cidade uma Ford Ranger 2008 xlt (não é Limited) com incríveis 78mil km originais e extremamente conservada.
Já conhecia a ranger 2.8 , achava uma camionete ótima para quem dirige. A 3.0 não me pareceu tão ágil nos primeiros metros, não por conta do motor (que achei muito silencioso para um motor diesel ), mas sim pelas marchas alongadas. Será que foi impressão minha ou é uma realidade ?
Gostei muito do carro, e o preço (40 mil reais) tá tendador dado ao estado de conservacao da crianca.
Teriam mais alguma dica para que eu observe ?
Uma coisa que não falei e que não tenho condições de ter dois carros, por isso o utilitário 4x4 que eu pegar será meu carro de uso no dia a dia (ando cerca de 50 km por dia, de segunda a sexta e passeio em alguns fins de semana por estradas de terra com muito areião, alguns riachos, e eventualmente meu carrinho encalha).
Havia pensado na Ranger por conta de ser um veículo com uma arquitetura mais simples, conhecer mais pessoas que já possuíram, o que me ajudaria numa eventual visita a oficinas.
Outros utilitários que avaliei foram outlander e RAV4 e gran vitara v6, mas não consegui achar nenhuma que caiba me meu orçamento (até 45 mil reais) e que esteja em condições que considero ideal. Todos que vi estão moídas e extremamente maquiadas e estão pedindo um valor que não é compatível.
Como na adolescência aprendi a dirigir em caminhões (fnm 180, f600, 1113, etc) tenho facilidade em andar com camionete em áreas urbanas, e consigo vagas no trabalho para estacioná-la.
Imigrante
01/10/2016, 20:00
Uma coisa que não falei e que não tenho condições de ter dois carros, por isso o utilitário 4x4 que eu pegar será meu carro de uso no dia a dia (ando cerca de 50 km por dia, de segunda a sexta e passeio em alguns fins de semana por estradas de terra com muito areião, alguns riachos, e eventualmente meu carrinho encalha).
Havia pensado na Ranger por conta de ser um veículo com uma arquitetura mais simples, conhecer mais pessoas que já possuíram, o que me ajudaria numa eventual visita a oficinas.
Outros utilitários que avaliei foram outlander e RAV4 e gran vitara v6, mas não consegui achar nenhuma que caiba me meu orçamento (até 45 mil reais) e que esteja em condições que considero ideal. Todos que vi estão moídas e extremamente maquiadas e estão pedindo um valor que não é compatível.
Como na adolescência aprendi a dirigir em caminhões (fnm 180, f600, 1113, etc) tenho facilidade em andar com camionete em áreas urbanas, e consigo vagas no trabalho para estacioná-la.
Vou ao trabalho todos os dias com a Ranger. As vezes a sujeira chama a atenção. Quando não estou atrasado, as idas e vindas ao trabalho são verdadeiros passeios.
Uma pergunta que vai parecer idiota sobre as ranger ngd , existe algum ano que a partir dele seja o ideal? Sei que elas são a partir de 2005 , mas qual o melhor ano?
mguriano
02/10/2016, 16:30
Uma pergunta que vai parecer idiota sobre as ranger ngd , existe algum ano que a partir dele seja o ideal? Sei que elas são a partir de 2005 , mas qual o melhor ano?
Acho que já li em algum lugar do fórum que as primeiras (2005) eram mais problemáticas. Não sei se procede.
A única diferença notável que conheço é na suspensão traseira, que a partir do modelo 2008 é melhor (colocaram os amortecedores por fora do chassi, dando melhor estabilidade).
Fora a bagunça que a Ford fez com os filtros de óleo e combustível. Não há regra pra saber se é do tipo cartucho metálico ou carcaça de plástico com refil apenas indicando o ano. Mas isso não é problema, só um item a ser observado na hora da compra dos filtros.
Coophamat
02/10/2016, 17:44
Meu irmão mora em Brasilia, ele tinha uma 2011 XLT e usava no dia a dia, como em Brasilia não tem sinal e é plano, a dele fazia 13 km\l de média.
Uso a minha no dia a dia também, para ir e voltar do trabalho, não tenho nenhuma vontade de trocar por um carro.
Como nosso colega já disse, as 2008 saíram com algumas melhorias, daria prioridade para esse ano para cima.
Coophamat
10/10/2016, 16:47
Ola Senhores:
Fiz uma viagem esse final de semana e fui com o Torque Pro ligado para observar os parâmetros do motor. Notei que a pressão do turbo andando em quinta marcha a cerca de 2000 rpm fica entre 0,6 e 0,7 bar. Alguém já andou observando esse parâmetro? Sabe se está normal? Eu achei pouca pressão, acho que se andasse próximo de 1 bar deve segurar melhor na subida.
Walter da Camper
10/10/2016, 17:57
É isso mesmo.
A pressão é diretamente proporcional ao esforço do motor e muito sensível à posição do acelerador.
Tenho manômetro no painel e em condições normais a pressão fica em torno de 0,5 Bar a 100Km/h.
Se afundar o pé ela sobre imediatamente para 1 Bar e se insistir chegra rápido ao limite de 1,4 (Troller 2010 original).
Ola Senhores:
Fiz uma viagem esse final de semana e fui com o Torque Pro ligado para observar os parâmetros do motor. Notei que a pressão do turbo andando em quinta marcha a cerca de 2000 rpm fica entre 0,6 e 0,7 bar. Alguém já andou observando esse parâmetro? Sabe se está normal? Eu achei pouca pressão, acho que se andasse próximo de 1 bar deve segurar melhor na subida.
Olá pessoal!
Tenho uma Ranger XLT 4x4 CD 2005 está 128.000 KM, o problema que ocorre é que quando desligo ou ligo o motor dar um tranco....Já olhei os coxins do motor, câmbio e nada.
Alguém já passou por isso? Saberia orientar o que pode ser?
Grato.
Coophamat
19/10/2016, 22:57
Olá senhores, estou com a intenção de trocar a água do sistema de arrefecimento da ranger, gostaria de saber qual aditivo vocês recomendam, um que não tenha problema de corroer os selos e causar vazamento.
Eu sei que existem inúmeros tópicos sobre isso, acontece que os produtos evoluem e algo novo e melhor pode ter saído.
Imigrante
20/10/2016, 12:43
Olá senhores, estou com a intenção de trocar a água do sistema de arrefecimento da ranger, gostaria de saber qual aditivo vocês recomendam, um que não tenha problema de corroer os selos e causar vazamento.
Eu sei que existem inúmeros tópicos sobre isso, acontece que os produtos evoluem e algo novo e melhor pode ter saído.
Na última troca utilizei um liquido rosa da MWM diluído em água sem cloro . Mas não tenho as especificações comigo. Já rodei uns 15 mil km sem problemas.
Coophamat
20/12/2016, 10:32
Olá senhores.
Para o pessoal que tem escape direto com fica o barulho dentro da pickup com os vidros fechados e ac ligado?
Eu confesso que na minha o barulho fica muito alto, principalmente em quinta na rodovia a cerca de 1800 rpm que é quando ela começa a perder velocidade na subida.
Já andei em outras caminhonetes com escape direto e nenhuma fazia tanto barulho dentro, nem f1000 com x10 nem f250 Sprint.
Danilo Garcia
29/12/2016, 23:37
Fala pessoal,
Bateção na susp dianteira mesmo com os pivos e bandejas inf novos, amortecedores novos, buchas da barra estab boa, buchas e pivo da bandeja sup novos e bieletas novas. o que pode ser?
Imperador!
31/12/2016, 18:48
Fala pessoal,
Bateção na susp dianteira mesmo com os pivos e bandejas inf novos, amortecedores novos, buchas da barra estab boa, buchas e pivo da bandeja sup novos e bieletas novas. o que pode ser?
Já olhou as pastilhas de freio?
mguriano
01/01/2017, 09:23
Olá senhores.
Para o pessoal que tem escape direto com fica o barulho dentro da pickup com os vidros fechados e ac ligado?
Eu confesso que na minha o barulho fica muito alto, principalmente em quinta na rodovia a cerca de 1800 rpm que é quando ela começa a perder velocidade na subida.
Já andei em outras caminhonetes com escape direto e nenhuma fazia tanto barulho dentro, nem f1000 com x10 nem f250 Sprint.
Já me aconteceu isso na primeira "versão" do meu escapamento, onde a saída ficou debaixo da cabine, provocando uma ressonância insuportável dependendo da rotação. Depois do upgrade, coloquei a ponteira pra fora da direção da cabine e tem hora que nem parece que tá com escapamento aberto.
541333
Desse jeito ficou excelente!
Danilo Garcia
01/01/2017, 11:20
Já olhou as pastilhas de freio?
bom dia Imperador, Feliz ano novo! Nao olhei atentamente a elas, vou verificar!
Obrigado!
mguriano
01/01/2017, 13:03
bom dia Imperador, Feliz ano novo! Nao olhei atentamente a elas, vou verificar!
Obrigado!
Faz o teste de dar um toque de leve no pedal do freio quando começar o barulho. Se parar, 101% de chance de ser pastilha, conforme nosso guru Imperador sugeriu.
Coophamat
01/01/2017, 17:05
Já me aconteceu isso na primeira "versão" do meu escapamento, onde a saída ficou debaixo da cabine, provocando uma ressonância insuportável dependendo da rotação. Depois do upgrade, coloquei a ponteira pra fora da direção da cabine e tem hora que nem parece que tá com escapamento aberto.
541333
Desse jeito ficou excelente!
Obrigado pela dica, a ponteira do meu está apontada para baixo, um pouco antes do diferencial. Dá uma ressonância violenta mesmo.
Danilo Garcia
03/01/2017, 15:56
Pessoal,
O barulho está na bara estabilizadora com as buchas cansadas (189.000 ainda originais) na curva do coletor de escape que desce colado na cx do cambio (alguem ja havia feito alterações mal feitas ali) e nos parafusos das buchas traseiras do feixo de molas que foram montados com a ponta pra dentro pegando no chassi qdo freia.
Vou gastar em torno de 400,00 para trocar as buchas e refazer as curvas necessarias no escapamento.
Obrigado a todos pelas dicas!
Danilo
Amigos do fórum,
faço aqui um relato e um alerta a todos.
Ontem fui passar por um alagado numa estrada de terra em Tramandaí-RS, no qual passou uma moto em sentido contrário. E eu bocó que fui, achei que sem problemas passar sem olhar com mais calma e me atirei. Detalhe: a moto passou pelo lado direito da rua e eu fui pelo meio e mais pra esquerda e de repente...UM RIO. Havia uma valeta incrivelmente funda na lateral da rua, que afundou o lado direito todo da Ranger até o capô. Tão rapido com afundou, subiu de volta e saí do outro lado, mas aí o motor morreu. Logo imaginei entrada de água, fui lá tirar o filtro de ar e não deu outra: ÀGUA. Pense num cara com raiva de si mesmo!! Mas retirei o filtro e vi que quase não havia água no tubo de ar, só respingos. Não tinha uma mísera chave de fenda pra soltar as mangueiras de entrada e saída da turbina, estava longe de tudo e anoitecendo. Por pura teimosia, bati a chave com carinho só pra ver o estrago. Mas virou fácil. Tentei de novo e aí ele engasgou. Imaginei água misturada no diesel. Esperei mais uma meia hora e já fui vendo um jeito se arranjar socorro...e aí virei a chave e ela pegou. Mas dava umas engasgadas...logo imaginei que em lenta tava tudo bem, mas quando eu acelerasse a turbina ia jogar água acumulada na parte baixa direto nos cilindros. Aí não teve jeito. Morri com 300 temers num guincho que tocou a faca por ser temporada de verão, placa de fora e todas aquelas coisas que a gente sabe como funciona no Brasil. Hoje trouxe um mecanico aqui e abrimos a admissão de ar, fizemos o motor e aí sim voou água do intercooler pra fora. Uns 2 litros de água. Se eu tivesse embarcado quando ela pegou e acelerado estava chorando numa hora dessas. A sorte foi essa...como nos motores da Ranger o ar sugado primeiro passa pela turbina e pelo intercooler antes de chegar no coletor e eu estava em primeira com baixa rotação, não houve tempo de chegar água suficiente aos cilindros para dar calço hidráulico.
Fica a dica pra caso ocorra com alguém: se aspirar água, desmontem a entrada de ar até a turbina e da turbina ao coletor e tirem a água dali. Mas isso se não tiver com o motor já travado. Nada de empurrar pra forçar pegar.
PS: aos mais experientes aqui, preciso me preocupar com corrosão no intercooler por ter entrado água?
VOVÔ DO TROLLER
10/01/2017, 21:16
Amigos do fórum,
faço aqui um relato e um alerta a todos.
Ontem fui passar por um alagado numa estrada de terra em Tramandaí-RS, no qual passou uma moto em sentido contrário. E eu bocó que fui, achei que sem problemas passar sem olhar com mais calma e me atirei. Detalhe: a moto passou pelo lado direito da rua e eu fui pelo meio e mais pra esquerda e de repente...UM RIO. Havia uma valeta incrivelmente funda na lateral da rua, que afundou o lado direito todo da Ranger até o capô. Tão rapido com afundou, subiu de volta e saí do outro lado, mas aí o motor morreu. Logo imaginei entrada de água, fui lá tirar o filtro de ar e não deu outra: ÀGUA. Pense num cara com raiva de si mesmo!! Mas retirei o filtro e vi que quase não havia água no tubo de ar, só respingos. Não tinha uma mísera chave de fenda pra soltar as mangueiras de entrada e saída da turbina, estava longe de tudo e anoitecendo. Por pura teimosia, bati a chave com carinho só pra ver o estrago. Mas virou fácil. Tentei de novo e aí ele engasgou. Imaginei água misturada no diesel. Esperei mais uma meia hora e já fui vendo um jeito se arranjar socorro...e aí virei a chave e ela pegou. Mas dava umas engasgadas...logo imaginei que em lenta tava tudo bem, mas quando eu acelerasse a turbina ia jogar água acumulada na parte baixa direto nos cilindros. Aí não teve jeito. Morri com 300 temers num guincho que tocou a faca por ser temporada de verão, placa de fora e todas aquelas coisas que a gente sabe como funciona no Brasil. Hoje trouxe um mecanico aqui e abrimos a admissão de ar, fizemos o motor e aí sim voou água do intercooler pra fora. Uns 2 litros de água. Se eu tivesse embarcado quando ela pegou e acelerado estava chorando numa hora dessas. A sorte foi essa...como nos motores da Ranger o ar sugado primeiro passa pela turbina e pelo intercooler antes de chegar no coletor e eu estava em primeira com baixa rotação, não houve tempo de chegar água suficiente aos cilindros para dar calço hidráulico.
Fica a dica pra caso ocorra com alguém: se aspirar água, desmontem a entrada de ar até a turbina e da turbina ao coletor e tirem a água dali. Mas isso se não tiver com o motor já travado. Nada de empurrar pra forçar pegar.
PS: aos mais experientes aqui, preciso me preocupar com corrosão no intercooler por ter entrado água?
Que situação desagradável. Ainda bem que não deu calço hidráulico. Está aí uma situação em que o esnorquel teria um otimo uso. Com essas situações de ter alagamento em tudo que é cidade , acho que é um investimento que vale a pena. Abs
Imperador!
11/01/2017, 09:44
Intercooler é de alumínio, não enferruja.
Danilo Garcia
11/01/2017, 17:59
Senhores,
Meu carro quando estou em 4 ou 5 marcha na casa dos 1800-2100 rpm da uma cabeçada. De 1 a 3 eu nao percebo isso, o giro sobe liso, na partida pega na hora e na lenta nao falha nada e nunca morreu. Será a turbina entrando? (ui)
Danilo
Imperador!
12/01/2017, 10:32
Senhores,
Meu carro quando estou em 4 ou 5 marcha na casa dos 1800-2100 rpm da uma cabeçada. De 1 a 3 eu nao percebo isso, o giro sobe liso, na partida pega na hora e na lenta nao falha nada e nunca morreu. Será a turbina entrando? (ui)
Danilo
Defina "cabeçada"
Danilo Garcia
12/01/2017, 21:02
O carro da uma leve falhada, qdo passa nessa faixa de giro. Hoje eu levei num especialista em injetores diesel, ele passou o aparelho no carro e nao viu nada anormal ou nenhuma falha, porem ao andar com o carro, notou falta de potência, disse que o carro esta xoxo demais para o desempenho normal. Nas faixas de giro onde a turbina enche, o comportamento do carro continua igual, fazendo parecer um carro sem turbo. ele citou a possibilidade de ser filtro de combustivel ou pescador do tanque entupido, ou entao os bicos estarem trabalham com vazão reduzida por desgaste natural.
Carro nao falha, nao fumaça, segura lenta, pega de primeira, consumo 9 cidade 11 estrada.
Senhores,
É um prazer fazer parte desse fórum! :brinde:
Sou novato aqui, pois recentemente comprei meu primeiro carro 4x4 a diesel. Tô embarcado numa Ranger 3.0 XLT - 2006 :safari-rig:. Comprei o carro num preço bacana, porém tem algumas coisas para serem feitas no carro.:karate:
Faz 1 semana que estou com o carro e a cada dia me deparo com uma situação nova. :freaking:
Hoje fui trocar os filtros (ar do motor, óleo e combustível) e o óleo do motor. O rapaz assim que abriu o capo disse que tinha um gato na conexão de entrada do filtro de combustível. A conexão está com a trava quebrada, acredito que seja necessário trocar toda a mangueira (tubo de alimentação), mas o problema que não consigo encontrar o código da peça para poder procurá-la.
Na foto abaixo tem o gato e o item que eu preciso encontrar. Desde já, agradeço Quem puder ajudar. :concordo:
541859
Nessa imagem abaixo, ele é o único item que não aparece...
541860
Imigrante
12/01/2017, 21:23
O carro da uma leve falhada, qdo passa nessa faixa de giro. Hoje eu levei num especialista em injetores diesel, ele passou o aparelho no carro e nao viu nada anormal ou nenhuma falha, porem ao andar com o carro, notou falta de potência, disse que o carro esta xoxo demais para o desempenho normal. Nas faixas de giro onde a turbina enche, o comportamento do carro continua igual, fazendo parecer um carro sem turbo. ele citou a possibilidade de ser filtro de combustivel ou pescador do tanque entupido, ou entao os bicos estarem trabalham com vazão reduzida por desgaste natural.
Carro nao falha, nao fumaça, segura lenta, pega de primeira, consumo 9 cidade 11 estrada.
Na duvida eu trocaria o filtro de combustível. É facil de fazer em casa, faz parte da manutenção mesmo e acaba não sendo tão caro. Daí já elimina uma possibilidade. Se a tua tiver o filtro de metal (blindado) aproveita para colocar o de plástico, com elemento substituível (refil) MWM.
Imigrante
12/01/2017, 22:09
Senhores,
Sou novato aqui, pois recentemente comprei meu primeiro carro 4x4 a diesel. Tô embarcado numa Ranger 3.0 XLT - 2006 :safari-rig:. Comprei o carro num preço bacana, porém tem algumas coisas para serem feitas no carro.:karate:
Faz 1 semana que estou com o carro e a cada dia me deparo com uma situação nova. :freaking:
Hoje fui trocar os filtros (ar do motor, óleo e combustível) e o óleo do motor. O rapaz assim que abriu o capo disse que tinha um gato na conexão de entrada do filtro de combustível. A conexão está com a trava quebrada, acredito que seja necessário trocar toda a mangueira (tubo de alimentação), mas o problema que não consigo encontrar o código da peça para poder procurá-la.
Na foto abaixo tem o gato e o item que eu preciso encontrar. Desde já, agradeço Quem puder ajudar. :concordo:
541859
541860
Se não achar o part number, procure por "conector universal combustível". Se não me engano, o que tu precisa é 10mm na conexão com o filtro e 9mm na conexão com a mangueira... Tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770223393-conector-engate-rapido-gasolina-interno-10mm-ext-9mm-_JM
Pode validar as medidas na tua Ranger. O bom é que esse universal é barato. Se der errado é só descartar e partir pra outro. Boa sorte.
Se não achar o part number, procure por "conector universal combustível". Se não me engano, o que tu precisa é 10mm na conexão com o filtro e 9mm na conexão com a mangueira... Tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770223393-conector-engate-rapido-gasolina-interno-10mm-ext-9mm-_JM
Pode validar as medidas na tua Ranger. O bom é que esse universal é barato. Se der errado é só descartar e partir pra outro. Boa sorte.
Imigrante, obrigado pela dica! Vou pegar o paquímetro pra aferir as dimensões. Pensei que não fosse possível adaptar nada ali...
Imperador!
13/01/2017, 16:11
S
Seu mecânico tá no caminho certo. Os sintomas que você relatou são consistentes com os possíveis problemas indicados pelo mecânico, especialmente a sujeira no tanque.
Chiquinho-XLS
16/01/2017, 10:37
Acredito que tua ranger devia ter o filtro de plástico e alguém trocou-o pelo blindado. Pelo ano com certeza era o e de plástico.
Também tive um pouco de dificuldade pra encontrar os filtros e um mecanico aqui chegou sugerir a troca pelo blindado. Acabei comprando os filtros pela internet e mantive a originalidade.
O "gato" deve ter surgido por isso. Aconselho vc por o de plastico e na proxima troca, precisara só do refil.
abçs.
541859
541860[/QUOTE]
Danilo Garcia
16/01/2017, 20:44
Meu carro é 2009 e o filtro que estava no local era blindado. Conotinuei com o blindado pois nao havia gambiarra no local e pareceu ser o original.
Acredito que tua ranger devia ter o filtro de plástico e alguém trocou-o pelo blindado. Pelo ano com certeza era o e de plástico.
Também tive um pouco de dificuldade pra encontrar os filtros e um mecanico aqui chegou sugerir a troca pelo blindado. Acabei comprando os filtros pela internet e mantive a originalidade.
O "gato" deve ter surgido por isso. Aconselho vc por o de plastico e na proxima troca, precisara só do refil.
abçs.
541859
541860[/QUOTE]
Imigrante
16/01/2017, 21:32
A minha Ranger também é 2009 e o filtro original era de metal blindado. Depois de algum tempo acabei substituindo-o pelo de plástico com refil, pois acabou ficando mais barato, prático e fácil de encontrar. Não necessitando qualquer gambiarra.
Acho que no caso da Ranger do Xitos, o original é de metal blindado, e o conector foi danificado por descuido do antigo proprietário.
Queria agradecer o Danilo Garcia e o Chiquinho-XLS pela atenção no meu post! :brinde:
Imigrante, falei com o pessoal que vende o engate rápido e eles dizem que esse engate rápido é pra gasolina, e que para a pressão do diesel não é recomendável. Será que é isso mesmo ou é balela?
Imperador!
17/01/2017, 16:59
Queria agradecer o Danilo Garcia e o Chiquinho-XLS pela atenção no meu post! :brinde:
Imigrante, falei com o pessoal que vende o engate rápido e eles dizem que esse engate rápido é pra gasolina, e que para a pressão do diesel não é recomendável. Será que é isso mesmo ou é balela?
N
Nesse local em específico não procede, porque aí não é uma linha de alta pressão de combustivel.
Imigrante
18/01/2017, 00:47
Como o Imperador disse, não há alta pressão. Porém há pressão, trepidação e temperatura elevada, por isso o conector deverá possuir trava. No mais é testar pra ver se serve e quanto tempo dura.
Danilo Garcia
18/01/2017, 10:10
A minha Ranger também é 2009 e o filtro original era de metal blindado. Depois de algum tempo acabei substituindo-o pelo de plástico com refil, pois acabou ficando mais barato, prático e fácil de encontrar. Não necessitando qualquer gambiarra.
Acho que no caso da Ranger do Xitos, o original é de metal blindado, e o conector foi danificado por descuido do antigo proprietário.
Para
colocar com refil eu nao vou precisar alterar nada então? Sabe me dizer onde eu acho? Coloquei um filtro China na ranger por falta de achar marca boa.
zekkoelho
18/01/2017, 14:50
Senhores,
boa tarde,
Já faz um tempo que acompanho o forum.... ótima fonte de conhecimento...
Semana retrasada resolvi fazer a troca preventiva das buchas da bandejas inferiores (originais ainda) e a troca das bandejas superiores (tbm originais).... As bandejas superiores estavam desgastadas, com pivô sem ação.... e as buchas inferiores estavam boas ainda ... mas para um carro de 135 mil, achei melhor trabalhar na preventiva... ok. Foi ai que começou meus problemas.... as peças que comprei foram 4 buchas da Monroe-Axios e duas bandejas superiores da Nakata. Levei na Porto Seguro Auto Center na minha cidade, onde as peças foram trocadas e dois dias depois as quatro buchas estavam rangindo.... voltei no meca e falou que as quatro estavam estouradas (a borracha tinha descolado do ferro e estava com marca de ferrugem), falou que era defeito de fabrica (sendo que duas comprei numa loja e duas em outra), e agora as duas bandejas superiores estão rangindo.... levei nele e disse que tbm era defeito de fabrica.... A pergunta é a seguinte.... como saber se foi erro na instalação das peças... ou realmente foi super sortudo e tive problema em todas as peças que comprei rsrsrs....
Quem puder me ajudar com essa duvida agradeço desde já.
Um grande abraço para todos do fórum.
Walter da Camper
19/01/2017, 07:26
Já ouvi mecânicos reclamando da existência de peças falsificadas vendidas, inclusive, em grandes lojas de auto-peças.
É preciso ficar atento.
Quando necessito de alguma manutenção que eu não possa fazer em casa, peço ao mecânico para que ele obtenha as peças dos fornecedores conhecidos dele. Assim, se houver problema, ele assume a briga pela troca e não fica um jogo de empurra-empurra.
viniciustkd
23/01/2017, 14:23
Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, e também no mundo do diesel, comprei uma ranger xls 06/07 há mais ou menos uns 3 meses, 179k km, a camionete está de pé em questão de motor, e suspensão, o que está me dando dor de cabeça é a caixa, mais especificamente a parte do retentor do cardan, luva e o próprio cardan, ja tentei levar em diversos mecânicos p ver o que resulta, e no último tive um resultado um pouco melhor, foram trocados o retentor, a luva e o conserto durou até hj pela manhã, quando o vazamento retornou, noto que o cardan em velocidades altas trepida muito (não está torto, coloquei no torno), e quando acelero essa trepidação para, seria uma folga do cardan? que provavelmente está danificando outras peças? Enfim, já cogitei fazer a troca dessa peça, mas como venho de varios diagnósticos diferentes pensei em tentar o pessoal entendido desse fórum. abraços.
Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, e também no mundo do diesel, comprei uma ranger xls 06/07 há mais ou menos uns 3 meses, 179k km, a camionete está de pé em questão de motor, e suspensão, o que está me dando dor de cabeça é a caixa, mais especificamente a parte do retentor do cardan, luva e o próprio cardan, ja tentei levar em diversos mecânicos p ver o que resulta, e no último tive um resultado um pouco melhor, foram trocados o retentor, a luva e o conserto durou até hj pela manhã, quando o vazamento retornou, noto que o cardan em velocidades altas trepida muito (não está torto, coloquei no torno), e quando acelero essa trepidação para, seria uma folga do cardan? que provavelmente está danificando outras peças? Enfim, já cogitei fazer a troca dessa peça, mas como venho de varios diagnósticos diferentes pensei em tentar o pessoal entendido desse fórum. abraços.
Parece ser mesmo o balanceamento do conjunto. Leva numa oficina especializada em cardans. Eles vão verificar todo o sistema (balanceamento, cruzetas, luva, etc) e te dar um diagnostico mais preciso
Walter da Camper
24/01/2017, 00:01
Pode ser o eixo de saída da caixa que está torto. Para testar tem que retirar o cardan e fazer o conjunto girar acionado pelo motor. Tive um jipe que tinha caixa de Toyota Band e dava pra ver o empenamento do eixo a olho nú. O ideal é medir com relógio comparador.
Imigrante
24/01/2017, 00:03
Normalmente a Ranger apresenta problema na homocinética do cardan dianteiro. Se for esse o seu caso, recomendo substituir por cruzeta.
Cardan Sul Curitiba - Cardans e Pecas Industriais (http://www.cardansul.com.br)
O serviço foi feito a base de troca. Ficaram com o meu cardan original e no lugar instalaram um cardan já adaptado com uma cruzeta que possui graxeira.
Eles já tinham uma peça pronta, então só levou o tempo da instalação mesmo.
Não notei diferença na dirigibilidade ou para engatar e desengatar a tração. Nada mudou!
A garantia foi de 3 meses, porém já rodei por 4 anos sem problemas.
Obrigado pelas dicas e explicações Imperador e Imigrante, mas pensando bem vou levar até quando der o conector original com o "enforca gato", pois está funcionando e aparentemente o vazamento parou.
N
Nesse local em específico não procede, porque aí não é uma linha de alta pressão de combustivel.
Como o Imperador disse, não há alta pressão. Porém há pressão, trepidação e temperatura elevada, por isso o conector deverá possuir trava. No mais é testar pra ver se serve e quanto tempo dura.
Já havia notado o barulho de vazamento de ar quando estava andando com o carro. Hoje eu percorri toda a tubulação de escape e descobri que o vazamento está entre a saída da turbina (caracol quente) e o escapamento. Ali há uma abraçadeira metálica do tipo mostrado abaixo (figura ilustrativa). Ela está bem apertada pelo que pude verificar com a chave, mas o vazamento pode ser sentido só de colocar a mão próximo a esta junção.
542443
Queria saber se entre as peças existe algum tipo de junta? Pelo que vi olhando nos catálogos não existe nada... Tô com medo de desmontar e ter que ficar procurando alguma peça com o carro parado.
542444
542445
Esse fim de semana acabei fazendo o serviço. Soltei a abraçadeira, calcei o escapamento e reapertei ela. Ficou ótimo!
Obrigado pelas dicas e explicações Imperador e Imigrante, mas pensando bem vou levar até quando der o conector original com o "enforca gato", pois está funcionando e aparentemente o vazamento parou.
Já havia notado o barulho de vazamento de ar quando estava andando com o carro. Hoje eu percorri toda a tubulação de escape e descobri que o vazamento está entre a saída da turbina (caracol quente) e o escapamento. Ali há uma abraçadeira metálica do tipo mostrado abaixo (figura ilustrativa). Ela está bem apertada pelo que pude verificar com a chave, mas o vazamento pode ser sentido só de colocar a mão próximo a esta junção.
542443
Queria saber se entre as peças existe algum tipo de junta? Pelo que vi olhando nos catálogos não existe nada... Tô com medo de desmontar e ter que ficar procurando alguma peça com o carro parado.
542444
542445
Coophamat
12/03/2017, 18:15
Ola Senhores.
No tópico que tenho da minha Ranger, aqui mesmo na área da Ford, já havia falado sobre esse problema, acontece que minha caminhonete tem o lado do passageiro mais baixo que o do motorista, devido a regulagem da torção.
O parafuso que faz essa regulagem está quebrado bem no inicio da porca.
544745
Queria uma opinião dos senhores de como remover esse parafuso, já que levei em duas oficinas "especializadas" em suspensão em Campo Grande e os mecânicos só colocaram dificuldades no serviço, disseram que é necessário desmontar toda suspensão para remover ele.
Eu pensei em duas alternativas:
- a primeira é soldar uma porca no parafuso para tentar retirar.
- a segunda é macaquear a ranger pelo chassi liberando a roda do chão e logo em seguida colocar um macaco de pistão no suporte de ajuste da torção e ir macaqueando ele para liberar a pressão sobre o parafuso, com isso acho que da pra manusear aquela porca e tentar soltar o parafuso de alguma forma.
Outra duvida que tenho é em relação ao parafuso, eu achei somente na internet pra vender, ao preço de 40 reais + frete, mas com suas medidas (m12x1,75x63,5) eu consegui encontrar em uma casa de parafuso um de aço com as medidas parecidas (m12x1,75x65), porem ele não tem a ponta abaolada como o original, isso fará diferença? Se for necessário essa ponta será que um torneiro pode fazer?
Também achei uma Ranger em um desmanche com a suspensão completa, caso seja necessário, posso retirar ele, mas o proprietário quer cobrar R$50,00 por ele e mais R$30,00 de mão de obra para retirar.
Imperador!
12/03/2017, 21:17
Ola Senhores.
Eu pensei em duas alternativas:
- a primeira é soldar uma porca no parafuso para tentar retirar.
- a segunda é macaquear a ranger pelo chassi liberando a roda do chão e logo em seguida colocar um macaco de pistão no suporte de ajuste da torção e ir macaqueando ele para liberar a pressão sobre o parafuso, com isso acho que da pra manusear aquela porca e tentar soltar o parafuso de alguma forma.
.
Na minha opinião, todas as duas opções funcionarão sem maiores dificuldades.
Outra duvida que tenho é em relação ao parafuso, eu achei somente na internet pra vender, ao preço de 40 reais + frete, mas com suas medidas (m12x1,75x63,5) eu consegui encontrar em uma casa de parafuso um de aço com as medidas parecidas (m12x1,75x65), porem ele não tem a ponta abaolada como o original, isso fará diferença? Se for necessário essa ponta será que um torneiro pode fazer?
O tipo de parafuso usado não faz diferença no ajuste de torção da barra. Contanto que use o parafuso na medida correta, não faz diferença :concordo:
Boa sorte!
Coophamat
13/03/2017, 12:37
.
Na minha opinião, todas as duas opções funcionarão sem maiores dificuldades.
O tipo de parafuso usado não faz diferença no ajuste de torção da barra. Contanto que use o parafuso na medida correta, não faz diferença :concordo:
Boa sorte!
Obrigado!
Para eu fazer essa solda e necessário retirar os cabos dá bateria ou é preciso desligar a central eletrônica também?
Imperador!
13/03/2017, 12:51
Obrigado!
Para eu fazer essa solda e necessário retirar os cabos dá bateria ou é preciso desligar a central eletrônica também?
Basta desligar a bateria, mas precaução nunca é demais!
Walter da Camper
13/03/2017, 15:53
Precisei fazer uma solda no Troller 3.0 e quando ia desligar o módulo, tinha um lacre impedindo a retirada do plug do chicote.
Fiquei com dó de cortar esse lacre e apenas desliguei a bateria. Graças a Deus deu tudo certo.
Basta desligar a bateria, mas precaução nunca é demais!
Antonio4x4
10/05/2017, 00:48
Comprei uma Ranger XLT 4X4 3.0 2005, é minha primeira experiência com carro a diesel apesar de saber um pouco de mecânica, após ler muito sobre o carro nos tópicos do 4X4 Brasil cheguei a algumas dúvidas quanto ao funcionamento correto do motor.
O hodômetro está com 120.000 km, sem barulhos discordantes com o funcionamento correto, pequeno vazamento na junta do cárter, um leve merejamento na tampa de válvulas, que possivelmente seja a junta, sensor da embreagem com problema, marcha lenta funcionando normalmente, fria ou quente, funcionamento já na primeira partida, não há oscilações ou trancos. isso é o que já percebi do estado do carro.
Estava com o carro pesado, 10 pessoas, em uma subida em torno de 40º, por ter cascalho resolvi subir em 4x4 de primeira marcha, o carro começou a morrer e não respondia a aceleração sendo obrigado a parar e não saiu novamente, voltei para 4x2 e consegui sair, porém subindo muito a rotação do motor o que forçou a embreagem.
Observações, o carro fica muito mais fraco em 4X4, o gráfico do turbo fica muito baixo e só entra significativamente acima de 2000 rpm, qual seria o momento certo para entrada do turbo? Posso confiar neste gráfico?
Óleo, filtro de óleo, filtro de diesel, filtro de ar trocados, todos conforme aconselha o manual, uso sempre o diesel S10.
Conto com a experiência de vocês para saber se estou usando o carro de forma incorreta ou se é um possível problema.
Obrigado.
Walter da Camper
10/05/2017, 12:40
Nesta situação da subida de cascalho o ideal era usar a reduzida, poupando a embreagem.
Se o carro está pesado em 4x4 a primeira coisa é verificar se não está usando pneus com medidas diferentes ou muita diferença de desgaste entre os dianteiros e traseiros. Se os pneus forem iguais, a próxima providencia e colocar o carro num elevador ou 4 cavalentes e testar o funcionamento correto da tração 4x4, verificando se o diferencial dianteiro está girando livremente. Outra possibilidade é alguém ter trocado o conjunto coroa/pinhão traseiro por outro diferente do original e incompatível com o diferencial dianteiro.
Comprei uma Ranger XLT 4X4 3.0 2005, é minha primeira experiência com carro a diesel apesar de saber um pouco de mecânica, após ler muito sobre o carro nos tópicos do 4X4 Brasil cheguei a algumas dúvidas quanto ao funcionamento correto do motor.
O hodômetro está com 120.000 km, sem barulhos discordantes com o funcionamento correto, pequeno vazamento na junta do cárter, um leve merejamento na tampa de válvulas, que possivelmente seja a junta, sensor da embreagem com problema, marcha lenta funcionando normalmente, fria ou quente, funcionamento já na primeira partida, não há oscilações ou trancos. isso é o que já percebi do estado do carro.
Estava com o carro pesado, 10 pessoas, em uma subida em torno de 40º, por ter cascalho resolvi subir em 4x4 de primeira marcha, o carro começou a morrer e não respondia a aceleração sendo obrigado a parar e não saiu novamente, voltei para 4x2 e consegui sair, porém subindo muito a rotação do motor o que forçou a embreagem.
Observações, o carro fica muito mais fraco em 4X4, o gráfico do turbo fica muito baixo e só entra significativamente acima de 2000 rpm, qual seria o momento certo para entrada do turbo? Posso confiar neste gráfico?
Óleo, filtro de óleo, filtro de diesel, filtro de ar trocados, todos conforme aconselha o manual, uso sempre o diesel S10.
Conto com a experiência de vocês para saber se estou usando o carro de forma incorreta ou se é um possível problema.
Obrigado.
Alguém sabe me informar se na ponta do induzido do arranque da ranger 3.0 tem uma esfera? Desmontei o meu e agora fiquei na dúvida se eu perdi esta esfera ou se ela não existe neste arranque.
Se alguém souber também de um desenho com uma vista explodida deste arranque ajudaria muito.
Obrigado!
JRoberto
17/05/2017, 07:29
Vê se ajuda!
547948
Vê se ajuda!
547948
Me pareceu que não tem a esfera, mas fiquei com dúvida em relação aquela "bolinha = 8" lá no canto superior esquerdo. O que será que significa isto? Seria a esfera?
Me pareceu que não tem a esfera, mas fiquei com dúvida em relação aquela "bolinha = 8" lá no canto superior esquerdo. O que será que significa isto? Seria a esfera?
Me parece que indica itens de um mesmo conjunto, talvez vendidos como uma peça única
Me parece que indica itens de um mesmo conjunto, talvez vendidos como uma peça única
Realmente pode ser isto. No diagrama existem oito itens marcados com a bolinha.
JRoberto
18/05/2017, 07:53
Realmente pode ser isto. No diagrama existem oito itens marcados com a bolinha.
É isso mesmo, assinala os itens do jogo de reparo.
JRoberto e Tiorico, muito obrigado pela colaboração. Foi de grande ajuda. Abraços!
JRoberto
20/05/2017, 10:40
Blz Emschas! Mas, se for possível, atualiza ai pra gente o que foi feito, porquê, custo.
Abraços!
Blz Emschas! Mas, se for possível, atualiza ai pra gente o que foi feito, porquê, custo.
Abraços!
Ok, vou fazer um resumo do acontecido. Minha ranger nunca tinha apresentado nenhuma dificuldade na partida, sempre pegou na primeira tentativa. Num sábado, sai com a caminhonete durante o dia e parei numa loja. Na hora de ir embora bati na chave e nada, bati mais umas três vezes e nada aconteceu. Só ouvia um tec do relé próximo da porta do passageiro. O painel acendeu normalmente, a bomba do tanque foi acionada, mas não dava partida. Primeiro imaginei que fosse a bateria, então fui pra casa e busquei outro carro com o cabo pra chupeta. Antes de ligar as baterias resolvi bater na chave mais uma vez, quando girei não aconteceu nada então segurei a chave na posição de partida por uns quatro segundos e o arranque girou normalmente. Nesse momento tive certeza que não era bateria. Aproveitei que o carro funcionou e levei correndo pra garagem, porque era final de semana e não encontraria ninguém para fazer o conserto e ela teria que dormir na rua se desse problema novamente. Depois fiquei pensando o que poderia ter ocorrido e achei as seguintes possibilidades: primeiro pensei na bateria mas já vi que girou o arranque normalmente, segundo na chave que poderia estar com problema de contato mas descartei porque ouvi o relé de partida ser acionado, terceiro num problema na leitura do código da chave e quarto no automático de partida. Em casa, eu mesmo retirei o motor de partida da ranger tirando a roda esquerda, depois a proteção da caixa de roda e também a descarga. Fiz vários testes com ele fora do carro e em todos os testes ele funcionou perfeitamente. Acredito que no carro a corrente necessária é muito maior e fora do carro (sem carga/peso) qualquer pequeno contato que ocorrer é suficiente para girar o motor, por isto funciona mais fácil fora do carro. Desmontei o arranque todo e vi que as escovas estavam boas e o induzido e as bobinas de campo estavam perfeitos. Liguei para a auto-elétrica de um amigo meu e pedi pra ele encomendar um automático pra mim que custou R$173,00. Quando o automático chegou levou o arranque na oficina e pedi pra eles mesmos montarem e cobraram R$50,00 pela montagem. Na montagem este meu amigo ficou na dúvida se este arranque tinha a esfera na ponta do induzido e se eu tinha perdido ela. Falei pra ele montar sem mesmo e se eu a encontrasse depois colocaria lá. Voltei pra casa e eu mesmo pus de volta o arranque no carro. Viajei na caminhonete neste final de semana e o problema não apareceu mais. Com certeza vai ser problema no automático mesmo. Aqueles contatos que conduzem a corrente do cabo da bateria para o arranque são iguais de chuveiro, no momento de conectar e desconectar é gerada uma faísca que vai danificando os pontos de contato.
Obs: Este meu amigo me informou que quando tem problema na leitura do código da chave os carros da ford não acionam nem o arranque mas também não acionam a bomba do tanque.
Depois de mais de 2 anos, muitas "oficinas" e várias peças trocadas sem necessidade, a saga do meu motor parece que teve uma solução. :euforico:
Encontrei uma OFICINA de injeção eletrônica diesel que faz jus ao nome (Na verdade eles que me acharam). RD Truck Service. :palmas:
O proprietário Oséas viu a Safira parada em uma auto elétrica de um conhecido e ao saber do problema pediu pra que entrassem em contato comigo para informar que ele tinha interesse em trabalhar no meu carro para resolver o problema, desde que eu pudesse deixar o carro com ele por 15 dias. Acertamos os termos e ele levou a Camper.
Repassei com ele toda a saga de "serviços" realizados e peças trocadas e ele resolveu começar testando o circuito de baixa pressão de combustível com uma bomba elétrica mais fraca. A troca não interferiu no defeito e ele decidiu retirar o chicote elétrico do motor pra revisar :torcendo:
Minhas suspeitas se concretizaram... fios quase interrompidos e emendas sem solda :? impedindo a correta passagem de corrente elétrica, principalmente para as válvulas PCV e VCV :parede:
Não rodei com ela ainda, mas segundo o Oséas, está forte e não teve problemas de entrar em modo de segurança...
Resultado até o momento:
- Partida rápida
- Turbina assobiando
- Marcha lenta estável
- Não entrou em modo de segurança rodando
https://youtu.be/A8Yu-ZKB7q4
:cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool:
Ainda tem alguns ajustes para serem feitos e outros "já que tá parada" que eu pedi... Mas em breve estará de volta as ruas :safari-rig:
Recomendo...
RD Truck Service
(19) 3027-2215
Campinas SP
Google Maps (https://www.google.com.br/maps/place/RD+Truck+Service/@-23.030511,-47.1237687,17z/data=!4m12!1m6!3m5!1s0x94c8ca89536655a7:0xaafc9c68 55e9753b!2sRD+Truck+Service!8m2!3d-23.0306295!4d-47.1219287!3m4!1s0x94c8ca89536655a7:0xaafc9c6855e9 753b!8m2!3d-23.0306295!4d-47.1219287)