Conectar

Ver Versão Completa : Tópico da RANGER 3.0 ELECTRONIC

Páginas : 1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11

Imperador!
11/05/2012, 10:03
Ainda bem que ele acertou, tem mecânico que se "embanana" todo pra acertar o ponto desse motor.
Não dava pra ter deixado ele em PMS e só colocado a bomba de alta no canto nao?

dojao campeao
11/05/2012, 10:54
Vinicius/Imperador, tem um meca aqui que mexe bem com os NGD, que diz que tem 2 pontos de ajuste, sendo 1 para Troller (+ torque) e outro para Ranger (+ potência), será que é verdade?

Imperador!
11/05/2012, 11:11
Vinicius/Imperador, tem um meca aqui que mexe bem com os NGD, que diz que tem 2 pontos de ajuste, sendo 1 para Troller (+ torque) e outro para Ranger (+ potência), será que é verdade?

Eu acho que não porque tanto o Troller como a Ranger tem a mesma potência/torque.
Se o motor ficar fora do ponto, ele fica claramente manco, isso eu já vi.

papa
11/05/2012, 12:10
dojão, isso não existe o que tem é que o comando do troller é diferrente do da ranger lá no final dele aonde da o sinal para o sensor, desta forma as ECU também são diferentes pois recebem informações diferentes, mas antes de tirar a bomba é so travar o comando no pms do 1º cilindro com a ferramenta adequada e o volante também com a ferramenta adequada, que não dá outra.

dojao campeao
11/05/2012, 12:50
Pois é, quando ele faz (bem) aquele serviço de calafetação da famosa cx de distribuição (de alumínio) nos Trollers, diz, vou botar a corrente no pontos das Rangers, que o bicho vai ficar andando mais!

Imperador!
11/05/2012, 15:50
Pois é, quando ele faz (bem) aquele serviço de calafetação da famosa cx de distribuição (de alumínio) nos Trollers, diz, vou botar a corrente no pontos das Rangers, que o bicho vai ficar andando mais!

Não dá pra fazer isso, porque precisa trocar a ECU...

PAULO CARECA
15/05/2012, 14:10
Alguem ja tem uma solução, para o bujão de plastico, da tampa da valvula termostatica. Aqui na região é dificil encontrar principalmente nas autorizadas, que são todas do mesmo grupo, deve ser pelo pequeno preço, o nosso amigo "RABUGENTO", que não está mais no Forum, colocou de metal, sei que ele tem um diametro mais ou menos de 3/4" - 19mm, mas a medida/tipo da rosca que está dificil, alguma dica conclusiva?

Imperador!
15/05/2012, 15:03
Se você levar em um usineiro bom ele consegue fabricar por uma velha que você tenha.
Mas sinceramente, minha Ranger tá com 5 anos e a VT ainda é original...

Hamilton Alexandre
15/05/2012, 19:55
Oi, tô precisando de ajuda. Comprei um Ranger 4x4 3.0 limited 2007/2008 e levei a ford para fazer uma revisão completa. Isto foi ontem (liguei e nem tinham visto o carro). Liguei hoje e dissseram que teria de trocar o chicote do motor e o sensor de rotação, pois o motor as vezes falhava. Levei um susto, trocar o chicote do motor com 90000 km rodados, isso e manutenção ou um RECALL ?
Como tenho um conhecido , ele ia ver com outro mecânico outro diagnóstico.
Peço orientação aos senhores que tem mais experiência, pois é meu primeiro 4x4 diesel.... abs Hamilton Alexandre

NGDaniel
15/05/2012, 22:26
A primeira coisa que deve verificar neses casos é os filtro de combustivel..

dojao campeao
16/05/2012, 09:59
Oi, tô precisando de ajuda. Comprei um Ranger 4x4 3.0 limited 2007/2008 e levei a ford para fazer uma revisão completa. Isto foi ontem (liguei e nem tinham visto o carro). Liguei hoje e dissseram que teria de trocar o chicote do motor e o sensor de rotação, pois o motor as vezes falhava. Levei um susto, trocar o chicote do motor com 90000 km rodados, isso e manutenção ou um RECALL ?
Como tenho um conhecido , ele ia ver com outro mecânico outro diagnóstico.
Peço orientação aos senhores que tem mais experiência, pois é meu primeiro 4x4 diesel.... abs Hamilton Alexandre

Aconselho tirar o carro da autorizada e levar para uma boa oficina independente!

Imperador!
16/05/2012, 12:23
Aconselho tirar o carro da autorizada e levar para uma boa oficina independente!

Digo o mesmo. Apesar do diagnóstico apresentado pela CCS ser possível, ainda precisam ser feitos outros (muitos) testes antes de se condenar o chicote do carro. Além de que será uma facada na ccs.
Arranja um mecânico que entenda de NGD e peça pra ele dar uma olhada.

Hamilton Alexandre
16/05/2012, 12:54
Muito Obrigado !!! Vou fazer isso, levar para um oficina independente, pedir para trocar o filtro de combustível e verificar a falha no motor. Aqui pelo fórum ja peguei umas dicas de oficinas boas aqui em Salvador-BA.
abs Hamilton Alexandre

Jorgao
16/05/2012, 15:06
Muito Obrigado !!! Vou fazer isso, levar para um oficina independente, pedir para trocar o filtro de combustível e verificar a falha no motor. Aqui pelo fórum ja peguei umas dicas de oficinas boas aqui em Salvador-BA.
abs Hamilton Alexandre

Se o filtro da sua Ranger for da marca WEGA. É ele! :drunk:

Imperador!
16/05/2012, 16:09
Se o filtro da sua Ranger for da marca WEGA. É ele! :drunk:

Nada a ver a questão da marca, uso filtros Wega na minha desde sempre.
Pode acontecer do filtro estar saturado ou com água e aí é outra coisa e não a marca do filtro.

NGDaniel
16/05/2012, 18:05
Nada a ver a questão da marca, uso filtros Wega na minha desde sempre.
Pode acontecer do filtro estar saturado ou com água e aí é outra coisa e não a marca do filtro.

Mas o filtro pode vir com defeito de fabrica, acontece muito, independente da marca..

Imperador!
16/05/2012, 18:46
Mas o filtro pode vir com defeito de fabrica, acontece muito, independente da marca..

É verdade, mas nenhuma marca está imune aos defeitos de fabricação :concordo:

Paulo Medeiros
16/05/2012, 19:12
Alguem ja tem uma solução, para o bujão de plastico, da tampa da valvula termostatica. Aqui na região é dificil encontrar principalmente nas autorizadas, que são todas do mesmo grupo, deve ser pelo pequeno preço, o nosso amigo "RABUGENTO", que não está mais no Forum, colocou de metal, sei que ele tem um diametro mais ou menos de 3/4" - 19mm, mas a medida/tipo da rosca que está dificil, alguma dica conclusiva?
Boa noite pessoal, na minha outra Ranger (2001/2.5) eu quebrei a tampa, por aperto excessivo, eu pus um bujão de pvc provisório pois estava fora da cidade mas fiquei com medo de dar algum problema e substituí por um de ferro e como a rosca casou eu deixei e nunca deu problema. e o bujão em questão foi mesmo o de 3/4

PAULO CARECA
16/05/2012, 19:48

Se você levar em um usineiro bom ele consegue fabricar por uma velha que você tenha.
Mas sinceramente, minha Ranger tá com 5 anos e a VT ainda é original...

Este é o problema, ao retirar este bujão, a parte da rosca desintegrou, só saiu aos farelos, se ainda não mexeu na sua, nem olhe para ela, quando precisar desarear seu sistema, procura outro meio. Esse plastico de engenharia teria que ter outro nome. No meu caso tive que trocar a mangueira superior do radiador, e logico desarear, apos completar com água.

PAULO CARECA
16/05/2012, 19:58
Boa noite pessoal, na minha outra Ranger (2001/2.5) eu quebrei a tampa, por aperto excessivo, eu pus um bujão de pvc provisório pois estava fora da cidade mas fiquei com medo de dar algum problema e substituí por um de ferro e como a rosca casou eu deixei e nunca deu problema. e o bujão em questão foi mesmo o de 3/4

Paulo, já fui em várias lojas, inclusive de material offshore, mas a rosca não coincidia, preciso da descrição do tipo de rosca, até encontrei algumas que poderiam entrar arrochado, mas espanaria as roscas da tampa, e ficaria uma gambiarra. O preço desta carcaça da VT tá em torno de R$500,00.

papa
17/05/2012, 11:20
Hamilton, já indiquei a Qualicar aqui no forun, segue o contato Tel-71-34317826, lá tem o Carlinhos ex-indiana, nunca me arrependi de ter levado a viatura para ele. boa sorte.

Hamilton Alexandre
17/05/2012, 18:23
Hamilton, já indiquei a Qualicar aqui no forun, segue o contato Tel-71-34317826, lá tem o Carlinhos ex-indiana, nunca me arrependi de ter levado a viatura para ele. boa sorte.

Obrigado pela dica, já anotei. abs Hamilton Alexandre

Cachoeira
18/05/2012, 18:37
Oi turma,
Peço uma opinião suas...
Em uma autorizada MWM descobrimos um vazamento na junta do carter (naquela pasta usada como junta). Levei a noticia para a concessionária e marquei o serviço de reparo para segunda próxima pois o carro está na garantia. Considerando que para realização do serviço eles preferem erguer o motor, será oportunidade de fazer alguma preventiva em outra parte (por exemplo, trocar, o disco de embreagem - ou kit... ou alguma outra coisa que vocês conheçam). Meu carro é uma ranger com 52.000 kms, diesel ano 2010.
Resumindo, tem alguma coisa que em situação normal eu nem pensaria em fazer agora mas ja que estão mexendo eu deva aproveitar e já fazer?

Aguardo conselhos dos colegas.

Foristas

Bem, dei uma olhada no disco de embreagem, ele está bom realmente conforme já previa Imperador. Comparei com um novo e pedi uma opinião por lá e falaram... meia vida. Até acredito que, na verdade, ele esteja com um pouco menos de meia vida.
Confesso que até tenho vontade de trocá-lo afinal ele está na mão (tá tudo aberto, porque na verdade preferiram baixar a caixa e não erguer o motor. O serviço é em garantia. Não é que o disco seja barato, mas também não é um tiro na testa ...uns 500,00 na ccs).
Porém:
- Se eu trocá-lo, a garantia será da peça (3 meses) e não da mão de obra já que para garantirem a mão de obra, eu teria que trocar o kit embreagem completo (que aproxima de na ccs 2.000). Eu particularmente acho trocar o kit exagero e, aí sim, muito caro, mesmo que esteja tudo aberto. Não me atreverei a tanto
Neste caso de troca só do disco, eu caio em uma situação meio paradoxal: Por um lado, tento estender o uso do meu carro sem ter que mexer novamente em embreagem por um bom tempo já que estaria colocando um disco novo. Por outro, se algo der errado, perco agora a garantia - obviamente só da parte de embreagem - que, se eu não mexesse em nada, venceria só em novembro quando ela completa 3 anos.

Diante disso, pergunto:

- Qual é o tempo médio que se espera de vida - em quilometros - de uma embreagem de ranger (3.0) razoavelmente bem conduzida, usada mais para passeio e ir em sitio fim de semana do que para trânsito de cidade (e garagem não com muita manobra)?
- Vocês fariam a troca? Vêem algum problema em trocar somente um disco sem trocar kit completo?

Agradeço sua apreciações...

gmilani
18/05/2012, 21:22
Foristas

Bem, dei uma olhada no disco de embreagem, ele está bom realmente conforme já previa Imperador. Comparei com um novo e pedi uma opinião por lá e falaram... meia vida. Até acredito que, na verdade, ele esteja com um pouco menos de meia vida.
Confesso que até tenho vontade de trocá-lo afinal ele está na mão (tá tudo aberto, porque na verdade preferiram baixar a caixa e não erguer o motor. O serviço é em garantia. Não é que o disco seja barato, mas também não é um tiro na testa ...uns 500,00 na ccs).
Porém:
- Se eu trocá-lo, a garantia será da peça (3 meses) e não da mão de obra já que para garantirem a mão de obra, eu teria que trocar o kit embreagem completo (que aproxima de na ccs 2.000). Eu particularmente acho trocar o kit exagero e, aí sim, muito caro, mesmo que esteja tudo aberto. Não me atreverei a tanto
Neste caso de troca só do disco, eu caio em uma situação meio paradoxal: Por um lado, tento estender o uso do meu carro sem ter que mexer novamente em embreagem por um bom tempo já que estaria colocando um disco novo. Por outro, se algo der errado, perco agora a garantia - obviamente só da parte de embreagem - que, se eu não mexesse em nada, venceria só em novembro quando ela completa 3 anos.

Diante disso, pergunto:

- Qual é o tempo médio que se espera de vida - em quilometros - de uma embreagem de ranger (3.0) razoavelmente bem conduzida, usada mais para passeio e ir em sitio fim de semana do que para trânsito de cidade (e garagem não com muita manobra)?
- Vocês fariam a troca? Vêem algum problema em trocar somente um disco sem trocar kit completo?

EU nao trocaria nada... minha ranger 2010 esta com 90 milkm... e esta zero , não patina nada, mas tbm praticamente é só estrada, tudo depende da condição de uso, do tipo de tocada etc...
Em uma Ranger PS 2.8, que tive, troquei apenas o atuador da embreagem.... com 130mil km.., ficou ótima e andei muito tempo, tendo vendido e não trocado a embreagem.
Amanha devo trocar as pastilhas de freio... que ainda são originais com 90mil km, agora estao quase no fim, coisa de 2/3mm,
Entao esta coisa de tal componente dura tantos km... pra min é besteira!! tudo depende de como o carro é usado, onde é usado etc...
Nao troco peças apenas por trocar, na minha opinião não se meche em time que esta ganhando!!!

Imperador!
19/05/2012, 11:29
Digo o mesmo.
Se o estava em estado bom (e aparentemente meia vida), pode colocar mais 50 mil km aí nele...
Eu nunca troquei o da minha também não!

Cachoeira
20/05/2012, 14:14
Digo o mesmo.
Se o estava em estado bom (e aparentemente meia vida), pode colocar mais 50 mil km aí nele...
Eu nunca troquei o da minha também não!

Agradeço a atenção de vocês...
Imperador, com quantos quilometros está a sua?

Sds.

Imperador!
20/05/2012, 17:40
A minha tá passando dos 90.000km. Tô completando o 2º ano com ela (ela é 2005)... Eu peguei ela com 50.000km originais, revisões todas na ccs etc. No primeiro ano quase 40.000km, aí comecei a estudar pra concursos e essas coisas mais, e nesse ano não rodei nem o suficiente pra fazer uma troca de óleo ainda... Mas é isso aí :concordo:

Paulo Medeiros
22/05/2012, 19:48
Paulo, já fui em várias lojas, inclusive de material offshore, mas a rosca não coincidia, preciso da descrição do tipo de rosca, até encontrei algumas que poderiam entrar arrochado, mas espanaria as roscas da tampa, e ficaria uma gambiarra. O preço desta carcaça da VT tá em torno de R$500,00.
Olá galera, xará, eu comprei um bujão p/ cano de ferro, cuja rosca é 3/4 NPT, em qualquer material de construção vende. pus algumas voltas de fita teflon e nunca mais deu dor de cabeça e se vc pintar de preto quase ninguém vai notar.

PAULO CARECA
22/05/2012, 21:13
Olá galera, xará, eu comprei um bujão p/ cano de ferro, cuja rosca é 3/4 NPT, em qualquer material de construção vende. pus algumas voltas de fita teflon e nunca mais deu dor de cabeça e se vc pintar de preto quase ninguém vai notar.

Paulo, já solucionei o problema, veja aqui, a partir da pagina 51, post 612 , http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/12718-equivalencia-de-pecas-troller-51.html

Hamilton Alexandre
28/05/2012, 20:32
Oi, desculpe incomodar com uma pergunta tão simples...
Alguém tem o pneu All Terrain T/A bfgoodrich na Ranger.
Caso sim, qual seria a calibragem correta ? A recomendada pelo manual da pickup ?
Obrigado
abs a todos

cantodopirão
28/05/2012, 20:39
Se o tamanho do pneu for o mesmo, use a calibragem recomendada no manual.

Oi, desculpe incomodar com uma pergunta tão simples...
Alguém tem o pneu All Terrain T/A bfgoodrich na Ranger.
Caso sim, qual seria a calibragem correta ? A recomendada pelo manual da pickup ?
Obrigado
abs a todos

Jader Schroeder
29/05/2012, 08:07
Bom dia pessoal; tenho uma Ford Ranger 3.0 2005, e vejo que os problemas são os mesmos para todos pelo menos eu ja tive quase todos (correntes, falhas, bomba de cobustivel, aquecimento, etc). Com relação a tampa de plástico, colega, esqueça e procure uma de metal, eu estou usando o bujão da caixa de marcha da Rural, deu certo, se você for atrás de concessionária e mecânicos (se danou).

Este é o problema, ao retirar este bujão, a parte da rosca desintegrou, só saiu aos farelos, se ainda não mexeu na sua, nem olhe para ela, quando precisar desarear seu sistema, procura outro meio. Esse plastico de engenharia teria que ter outro nome. No meu caso tive que trocar a mangueira superior do radiador, e logico desarear, apos completar com água.

Jader Schroeder
29/05/2012, 08:14
Colega, entrei agora no forum, tenho uma ranger 2005, esta com 224.000 e até agora não troquei disco e platô, com relação ao carter, ele não possui junta, apenas uma cola, e para verificar isto o mais rápido e retirar a carcaça dianteira e apenas suspender o motor, não precisa retirar o motor fora, serviço de no máximo 1/2 dia, já fiz isto em casa.

Foristas

Porém:

Diante disso, pergunto:

Cachoeira
29/05/2012, 10:40
Colega, entrei agora no forum, tenho uma ranger 2005, esta com 224.000 e até agora não troquei disco e platô, com relação ao carter, ele não possui junta, apenas uma cola, e para verificar isto o mais rápido e retirar a carcaça dianteira e apenas suspender o motor, não precisa retirar o motor fora, serviço de no máximo 1/2 dia, já fiz isto em casa.

Oi Jader, bem vindo...
Agradeço as informações.
Estranhei muito esse vazamento de carter e observo que você já fez também. Será que isso acontece muito? O reparo fica bom?

Sds.

espiga9
30/05/2012, 23:10

Ola pessoal um ano atras dei uma bobiada na areia onde queimei a embreagem agora precebo umas trepidadas na embreagem e hoje percebi que a mesma esta com a regulagem baixa em relação quando peguei nova. Será que devo trocar plato e disco porem ainda está em garantia KM 20.000 se eu trocar com peças originais posso perder garantia de 03 anos.
Por favor alguem pode me ajudar ?

Obrigado.

Imperador!
31/05/2012, 08:06
A garantia jamais irá cobrir embreagem queimada, pois é sinal de mau uso.
E você até pode trocar fora da css, mas se a ccs detectar, você vai perder a garantia.

dudu83
01/06/2012, 01:22

por experiencia propria quando o bujao ta resecado consequentemente o cano que liga a carcaçada valvula termostatica tbm deve estar ruim, na minha quando estragou a tampinha troquei so a parte de cima da valvula ( so vende completa) a agua baixava pouca coisa fui observar e era no pe da valvula termostatica,dai troquei a pare de baixo, o certo e trocar a peça toda custa uns R$200,00 na mwm...

Hamilton Alexandre
01/06/2012, 07:27
Se o tamanho do pneu for o mesmo, use a calibragem recomendada no manual.

Oi , tô aqui de novo, o tamanho do pneu é 265/75R16. Só que no manual não tem este tamanho e a calibragem é 30 lbs para a pickup com pouca carga. Com este tamanho posso manter 30 lbs ou outra calibragem seria mais adequada.
Obrigado a todos
Abs
Hamilton Alexandre

Imperador!
01/06/2012, 09:24
Pode usar 28 ou 26, como você achar mais confortável, se não for usar carga.

Hamilton Alexandre
03/06/2012, 18:47
Oi Pessol,
Deixa eu perguntar uma coisa ...
Já li que num carro a gasolina, na estrada, para preservar o motor, vc mantém uma rotação de no máximo de 3.500 rpm.
Se precisar passa disso para fazer um ultrapassagem, etc...
Na Ranger 3.0 diesel, qual seria a rotação máxima de cruzeiro para preservar o motor.
Obrigado !!!
Abs
Hamilton Alexandre
Ranger 3.0 Limited 4x4

NGDaniel
03/06/2012, 21:41
Hamilton, a faixa de rotação ideal desse motor vai de 2200 a 2500..

Imperador!
04/06/2012, 08:33
Oi Pessol,
Deixa eu perguntar uma coisa ...
Já li que num carro a gasolina, na estrada, para preservar o motor, vc mantém uma rotação de no máximo de 3.500 rpm.
Se precisar passa disso para fazer um ultrapassagem, etc...
Na Ranger 3.0 diesel, qual seria a rotação máxima de cruzeiro para preservar o motor.
Obrigado !!!
Abs
Hamilton Alexandre
Ranger 3.0 Limited 4x4

A rotação ideal para conservação da durabilidade máxima do motor é algo em torno de 70% da rotação de potência máxima.
A potência máxima da Ranger aparece com 163cv, portanto a rotação ideal de conservação é 2660rpm. Mas eu acho que pode ser um pouquinho mais ainda, uns 2800 ou 3000 rpm...

A faixa econômica desse motor é a sua faixa de torque, entre 1600-2200 rpm. (2200 rpm em 5ª, deve estar a mais de 120km/h...)

Fique claro que nada impede você uma vez ou outra acelerar seu carro até 4000 mil rpm (uma ultrapassagem, por exemplo), mas deve ser coisa esporádica e não contínua. Para melhor conservação, evite acelerar o motor fora da faixa de torque enquanto este não atingir temperatura de funcionamento (meio do indicador de temperatura).

Hamilton Alexandre
04/06/2012, 11:27
A rotação ideal para conservação da durabilidade máxima do motor é algo em torno de 70% da rotação de potência máxima.
A potência máxima da Ranger aparece com 163cv, portanto a rotação ideal de conservação é 2660rpm. Mas eu acho que pode ser um pouquinho mais ainda, uns 2800 ou 3000 rpm...

A faixa econômica desse motor é a sua faixa de torque, entre 1600-2200 rpm. (2200 rpm em 5ª, deve estar a mais de 120km/h...)

Fique claro que nada impede você uma vez ou outra acelerar seu carro até 4000 mil rpm (uma ultrapassagem, por exemplo), mas deve ser coisa esporádica e não contínua. Para melhor conservação, evite acelerar o motor fora da faixa de torque enquanto este não atingir temperatura de funcionamento (meio do indicador de temperatura).

Em 2200 rpm em 5ª, ele vai quase 140km/h...
Obrigado !!!

Hamilton Alexandre
04/06/2012, 11:28
Hamilton, a faixa de rotação ideal desse motor vai de 2200 a 2500..

Obrigado !!!

NGDaniel
04/06/2012, 13:35

x2, valeu! fiquei com preguiça de esmiuçar tanto, por isso resumi a opera.. kk

Hamilton Alexandre
04/06/2012, 14:41
x2, valeu! fiquei com preguiça de esmiuçar tanto, por isso resumi a opera.. kk

A resumida foi boa, tá fixada na cabeça...

Vinicius Hauagge
04/06/2012, 15:14
Aproveitando, alguém tem chip reprogamado na ranger? Gostaria de obter mais torque com menos giro, será possivel?
Abraço e obrigado!

Jader Schroeder
05/06/2012, 08:13
Bom dia, seguinte, acontecer pode, pode até ocorrer alguma pancada e as vezes nem notamos, o ideal é fazer uma junta com velumoide, porque na primeira vez que tirei o carter passei apenas cola e continuou o vazamento, na segunda fiz uma junta e passei elimina junta (branca), resolveu o problema, mas da uma olhada no retentor do virabrequin, ali também pode estar vazando óleo.

Oi Jader, bem vindo...
Agradeço as informações.
Estranhei muito esse vazamento de carter e observo que você já fez também. Será que isso acontece muito? O reparo fica bom?

Sds.

Cachoeira
05/06/2012, 10:59
Bom dia, seguinte, acontecer pode, pode até ocorrer alguma pancada e as vezes nem notamos, o ideal é fazer uma junta com velumoide, porque na primeira vez que tirei o carter passei apenas cola e continuou o vazamento, na segunda fiz uma junta e passei elimina junta (branca), resolveu o problema, mas da uma olhada no retentor do virabrequin, ali também pode estar vazando óleo.

Pergunto aos foristas,

Depois que se recoloca um carter, a troca de oleo seguinte deverá ser mais breve?
Pergunto isso na dúvida de que o primeiro oleo após o procedimento possa "lavar" algum resíduo da junta de vedação (liquida) do carter que tenha ficado para dentro e prejudicar algo (pescador, filtro...).

Grato

Jader Schroeder
05/06/2012, 13:19
Cachoeira, a troca pode ser com quilometragem normal, se tiver algum resíduo da cola ele vai ficar na peneira do pescador.

Pergunto aos foristas,

Depois que se recoloca um carter, a troca de oleo seguinte deverá ser mais breve?
Pergunto isso na dúvida de que o primeiro oleo após o procedimento possa "lavar" algum resíduo da junta de vedação (liquida) do carter que tenha ficado para dentro e prejudicar algo (pescador, filtro...).

Grato

Imperador!
06/06/2012, 09:03
Há algumas páginas atrás, disse que resolvi comprar o adesivo do MaxxForce (nova denominação do NGD no mercado internacional).
Comprei no eBay, gastei US$ 8 (entrega incluída) e gostei muito do resultado.
Seguem as fotos.

351730351731

Cachoeira
06/06/2012, 12:17
Há algumas páginas atrás, disse que resolvi comprar o adesivo do MaxxForce (nova denominação do NGD no mercado internacional).
Comprei no eBay, gastei US$ 8 (entrega incluída) e gostei muito do resultado.
Seguem as fotos.

351730351731

Ficou legal mesmo...
Parabéns!

Hamilton Alexandre
08/06/2012, 13:18
Oi pessoal ,

O que vcs passam na capota marítima para conservar ela ?
Silicone, alguma cêra especial ....?????
Valeu
Hamilton Alexandre

fse
08/06/2012, 15:48
Boa tarde pessoal.
Ao ligar a Ranger, ultimamente sinto um pequena dificuldade ao ligar e notei que os ponteiros ficam oscilando e o CB sempre zera. Somente a quilometragem total permanece o resto zera tudo. Será que é a bateria?

Outra coisa, sempre que lavo o carro ou pego uma chuva os freios sempre travam, dando um susto (isso nas primeiras freiadas). Li sobre isso aqui no forum e o pessoal falou que é "normal" nas Ranger´s. Alguem ai ja passou por isso? E tem como amenizar esse defeito?

Hamilton Alexandre
08/06/2012, 19:07
Boa tarde pessoal.
Ao ligar a Ranger, ultimamente sinto um pequena dificuldade ao ligar e notei que os ponteiros ficam oscilando e o CB sempre zera. Somente a quilometragem total permanece o resto zera tudo. Será que é a bateria?

Outra coisa, sempre que lavo o carro ou pego uma chuva os freios sempre travam, dando um susto (isso nas primeiras freiadas). Li sobre isso aqui no forum e o pessoal falou que é "normal" nas Ranger´s. Alguem ai ja passou por isso? E tem como amenizar esse defeito?

O meu fazia isso, fiz uma revisão no motor de arranque, aí ficou beleza....

NGDaniel
08/06/2012, 20:24
Boa tarde pessoal.

Questão 1 - Sim, é bateria.

Questão 2 - Sim, é normal.. é o ABS se autoregulando.. tem de dar umas bombadas quando chove antes de andar para a ECU regular a pressão do freio..

NGDaniel
08/06/2012, 20:25
Oi pessoal ,

O que vcs passam na capota marítima para conservar ela ?
Silicone, alguma cêra especial ....?????
Valeu
Hamilton Alexandre

Não passo nada, mas ja tive de mandar costurá-la duas vezes... a linha da costura apodrece dai tem de mandar no tapeceiro pra re-costurar..

Para esse problema em específico, acredito que não há medida preventiva..

Imperador!
08/06/2012, 22:47
Questão 1 - Sim, é bateria.

Questão 2 - Sim, é normal.. é o ABS se autoregulando.. tem de dar umas bombadas quando chove antes de andar para a ECU regular a pressão do freio..

É isso mesmo... Nada a acrescentar!

fse
09/06/2012, 11:03
Então pessoal realmente era a bateria, hoje pela manhã ou tentar ligar a Ranger, nada. Li no manual e diz que a bateria tem 2 anos de garantia, ou seja liguei pra Ford e la se foi ela pra ccs. Agora só na segunda.

E sobre o freio, ja acostumei. Mas fico incomodado com isso.

E a capota eu não passo nada, mas ja tive que mandar refazer a costura nas bordas 1 vez tb.

MAURI ZARDIM
09/06/2012, 15:18
ola, eu faço uma mistura de cera incolor, essa que se usa para passar em assoalhos de madeira (a que eu compro vem com 500ml) e mistura com uma bisnaga de tinta xadres preto. além de deixar a capota como nova fica uma camada de cera que a protege. a mesma mistura passo nos pneus e em partes de plástico que esteja feias. se lavar em lugares onde irão utilizar intercape podera sair, mas ai é só passar de novo. utilizo de pincel para a aplicação. posso garantir que fica bom, além de proteger.

MarcioBahia
10/06/2012, 03:55
Olá conterrâneo Hamilton!

Possuo uma Ranger igual a sua e com pneus BF 245/70 16 faz um ano. Uso 32 nos 4 e estou satisfeito, pois fica um pouco acima do recomendado sem carga e, pela carga que eu levo (eventual, uns 300 Kg), não é vantagem colocar o que pede o manual, pois ela vazia "pula" bastante.

Quando comprei ela, coloquei 36 nos 4 e, além de pular, batia muito o acabamento interno quando caía em buracos. Baixei mais um pouco para melhorar o conforto o rodar e atender à carga eventual, que não é muita coisa para a caminhonete.

Abraço!

Hamilton Alexandre
10/06/2012, 13:13
Olá conterrâneo Hamilton!

Possuo uma Ranger igual a sua e com pneus BF 245/70 16 faz um ano. Uso 32 nos 4 e estou satisfeito, pois fica um pouco acima do recomendado sem carga e, pela carga que eu levo (eventual, uns 300 Kg), não é vantagem colocar o que pede o manual, pois ela vazia "pula" bastante.

Quando comprei ela, coloquei 36 nos 4 e, além de pular, batia muito o acabamento interno quando caía em buracos. Baixei mais um pouco para melhorar o conforto o rodar e atender à carga eventual, que não é muita coisa para a caminhonete.

Abraço!

Oi valeu pela dica.
Na verdade sou de Niterói-RJ
Mas, como moro aqui em Salvador desde 1998, já sou baiano e conterrâneo com certeza...
abs
Hamilton Alexandre

fse
11/06/2012, 15:43
Bom, como tinha dito aqui minha Ranger parou por causa da bateria e mandei pra ccs de guincho. Hoje liguei para o mecanico e o cara disse que na bateria eles nem mexem. Mandam ela direto pra Moura e se necessario eles fazem um recargar e só. A minha pergunta é; a bateria depois da recarga ainda dura muito? A Ford da garantia de 2 anos na bateria, como comprei a Ranger em dez de 2010 a bateria ainda esta na garantia.
Qual é a opnião de vcs?

Daniel.Shimomoto
11/06/2012, 16:18
Bom, como tinha dito aqui minha Ranger parou por causa da bateria e mandei pra ccs de guincho. Hoje liguei para o mecanico e o cara disse que na bateria eles nem mexem. Mandam ela direto pra Moura e se necessario eles fazem um recargar e só. A minha pergunta é; a bateria depois da recarga ainda dura muito? A Ford da garantia de 2 anos na bateria, como comprei a Ranger em dez de 2010 a bateria ainda esta na garantia.
Qual é a opnião de vcs?

Exija troca!

Abraços!

GiovanniP
11/06/2012, 16:51
Caros colegas,
Tem acontecido algo muito estranho na minha Ranger.
Aparece um cheiro de queimado muito intenso que dura alguns segundos e desaparece.
Aconteceu por 3 vezes e em nenhuma delas estava correndo ou forçando o carro, não houve alterações na temperatura do motor e nenhuma alteração no comportamento do carro.
Até achei que fosse de fora do carro porém desta última vez estava de noite em uma fazenda no fim do mundo, parei o carro não havia queimada ou nenhum outro fator que pudesse simular.
Parou do nada e como estava em meio a uma viagem prossegui, rodei mais de 1000km e nada mais.
A impressão que tenho é de ser alguma pane elétrica ou algo assim.
Alguém tem alguma ideia do que possa ser?
Abraço,
Giovanni

Hamilton Alexandre
11/06/2012, 18:20
Qual é a opnião de vcs?

Se tá na garantia... Num tem nem que conversar...É pegar uma nova.

Hamilton Alexandre
11/06/2012, 18:25
Gostaría de saber uma coisa.
Tenho observado nas caminhonetes, principalmente nas Rangers, nunca vi aqueles chumbinhos que ficam nas rodas que fazem balanceamento.
Minha pergunta é se faz balanceamento nas rodas das pickups.
E se o alinhamento se faz na frente e na ré, ou só na frente.
Eu ia perguntar na loja de pneus , mas não me contive e estou perguntando aqui no fórum.
Me desculpem fazer uma pergunta assim tão boba.
obrigado

Imperador!
11/06/2012, 18:43
Caros colegas,
Tem acontecido algo muito estranho na minha Ranger.
Aparece um cheiro de queimado muito intenso que dura alguns segundos e desaparece.
Aconteceu por 3 vezes e em nenhuma delas estava correndo ou forçando o carro, não houve alterações na temperatura do motor e nenhuma alteração no comportamento do carro.
Até achei que fosse de fora do carro porém desta última vez estava de noite em uma fazenda no fim do mundo, parei o carro não havia queimada ou nenhum outro fator que pudesse simular.
Parou do nada e como estava em meio a uma viagem prossegui, rodei mais de 1000km e nada mais.
A impressão que tenho é de ser alguma pane elétrica ou algo assim.
Alguém tem alguma ideia do que possa ser?
Abraço,
Giovanni

Teu carro tem bloqueador? Ou alarme com bloqueio de ignição?

Imperador!
11/06/2012, 18:44
Gostaría de saber uma coisa.
Tenho observado nas caminhonetes, principalmente nas Rangers, nunca vi aqueles chumbinhos que ficam nas rodas que fazem balanceamento.
Minha pergunta é se faz balanceamento nas rodas das pickups.
E se o alinhamento se faz na frente e na ré, ou só na frente.
Eu ia perguntar na loja de pneus , mas não me contive e estou perguntando aqui no fórum.
Me desculpem fazer uma pergunta assim tão boba.
obrigado

Posso estar falando uma besteira homérica, mas não existe essa de alinhar pneus traseiros. No máximo uma cambagem e somente quando houver indicação no programa do alinhamento.
Balanceamento deve ser feito nas 4 rodas.

Hamilton Alexandre
12/06/2012, 19:59
Oi Pessoal,
Um amortecedor dianteiro da minha Ranger (90.500 km rodados) estorou.
Eu cai em uns buracos, bem bravos na cidade , bem do lado onde estorou o amortecedor.
Confesso que tava abusando um pouco da velocidade e quando via nao dava pra desviar do buraco.
Estorou porque tinha que estourar ou tem que tomar mais cuidado por ser uma carro pesado e não feito pra ficar caindo em buracos e sim para lama (0ff road).
Obrigado
Abs
Hamilton Alexandre

fse
13/06/2012, 09:31
Oi Pessoal,
Eu cai em uns buracos, bem bravos na cidade , bem do lado onde estorou o amortecedor.
Confesso que tava abusando um pouco da velocidade e quando via nao dava pra desviar do buraco.
Estorou porque tinha que estourar ou tem que tomar mais cuidado por ser uma carro pesado e não feito pra ficar caindo em buracos e sim para lama (0ff road).
Obrigado
Abs
Hamilton Alexandre

Eu tive um amortecedor estourado antes dos 30000, mas eu peguei um senhor buraco e furou o pneu inclusive.
Depois disso comprei amortecedores da Rancho, aqueles que vem com regulagem. Comprei apostando na proposta com que eles são vendidos. Estou achando muito bom. Hoje a picape esta com 44500.
Aqui na região onde moro as crateras nas estradas são absurdas e confesso que quando estourou o amortecedor sei que foi culpa minha pois estava abusando e continuo andando da mesma forma.
Mas o seu estourou com 90000km vai ver ja estava na hora mesmo.

Daniel.Shimomoto
13/06/2012, 10:56
Oi Pessoal,
Obrigado
Abs
Hamilton Alexandre

Cara, com 90 mil km a minha Ranger já nem amortecedor tinha mais. Não cheguei a estourar (embora já tenha caido em uns buracões grandes) mas os amortecedores já não tinham mais ação.

Abraços!

Cachoeira
13/06/2012, 12:49
Cara, com 90 mil km a minha Ranger já nem amortecedor tinha mais. Não cheguei a estourar (embora já tenha caido em uns buracões grandes) mas os amortecedores já não tinham mais ação.

Abraços!

Eu cheguei a trocar um amortecerdor (ranger 3.0 09/10) em garantia. Vazou oleo sozinho, sem cair em buracos ... grandes. Observo que foi um vazemento maior (amortecedor todo molhado) e não um suor de oleo na saia do mesmo. Parece-me que a garantia cobre até 60.000 km ( a minha tava completando 50.000).

Com relação ao post de bateria anterior, a minha vazou quando a pick-up estava bem nova (tinha um caldo branco escorrido no corpo da bateria vindo do polo). Levei a bateria para ford que foi enviada para Moura. Não me deram a troca em um primeiro momento. Depois, eu pessoalmente fui até Moura expor a real situação da bateria e consegui a troca. Conselho meu é que se ela vazar, tire uma foto porque depois ela pode voltar limpa do laboratório e com carga e fica dificil argumentar algo. Convencida ou constatado algo anormal, acredito que a Moura troque a bateria sem problemas ( é uma boa marca e boa empresa).

Sds.

GiovanniP
13/06/2012, 19:16
Teu carro tem bloqueador? Ou alarme com bloqueio de ignição?

Nao tem nada disso, origi.alzinha de fabrica... Alguma ideia?

MAURI ZARDIM
14/06/2012, 21:27
boa noite, estou em viagem e hoje ao abastecer minha ranger o frentista colocou esse novo diesel S50 sem minha autorização. estou preocupado agora se terei algum problema com o motor. após abastecer fiz somente uns 3 kilometros até o hotel onde estou. o que deverei fazer. obrigado.

Imperador!
14/06/2012, 21:33
boa noite, estou em viagem e hoje ao abastecer minha ranger o frentista colocou esse novo diesel S50 sem minha autorização. estou preocupado agora se terei algum problema com o motor. após abastecer fiz somente uns 3 kilometros até o hotel onde estou. o que deverei fazer. obrigado.

Não se preocupa, não causa problema nenhum. Talvez até reduza a produção de fumaça.

Hamilton Alexandre
14/06/2012, 22:00
Não se preocupa, não causa problema nenhum. Talvez até reduza a produção de fumaça.

Então a gente pode usar o S50 a vontade ?
Não prejudica em nada o motor, com isso contribuindo para o meio-ambiente ?

Ronaldi
14/06/2012, 22:22
Estou utilizando o diesel S-50 na minha Ranger 3.0 2007 já a pelo menos 12 tanques e o que estou notando é um pouco mais economica, menos fumaça e o funcionamento menos ruidoso.

Imperador!
14/06/2012, 22:39
Então a gente pode usar o S50 a vontade ?
Não prejudica em nada o motor, com isso contribuindo para o meio-ambiente ?

Exatamente.
Inclusive aqui no Ceará só existe diesel S50 há pelo menos dois anos na região metropolitana. Todo mundo já abastecia com ele sem saber...

gabrul
15/06/2012, 10:32
Estou utilizando o diesel S-50 na minha Ranger 3.0 2007 já a pelo menos 12 tanques e o que estou notando é um pouco mais economica, menos fumaça e o funcionamento menos ruidoso.

Opa! Com certeza... a minha é 3.0 tb e eu só abasteço com S50. Ficou um pouco mais econômica e o funcionamento parece mais suave... pode ser impressão...

papa
15/06/2012, 15:04
sem duvida para os motores eletronicos é ideal o s-50 inclusive o S-10 que esta por vir, já para os motores antigos talvez o enxofre faça falta na lubrificação da bomba que pode ser compensado com oleo lubrificante no tanque de vez em quando ou aditivo.

Hamilton Alexandre
15/06/2012, 21:35
Alguém já trocou a corrente da caixa de transferência da Ranger ?

Rodrigo - Ctba
18/06/2012, 00:43
Eu tive um amortecedor estourado antes dos 30000, mas eu peguei um senhor buraco e furou o pneu inclusive.
Depois disso comprei amortecedores da Rancho, aqueles que vem com regulagem. Comprei apostando na proposta com que eles são vendidos. Estou achando muito bom. Hoje a picape esta com 44500.
Aqui na região onde moro as crateras nas estradas são absurdas e confesso que quando estourou o amortecedor sei que foi culpa minha pois estava abusando e continuo andando da mesma forma.
Mas o seu estourou com 90000km vai ver ja estava na hora mesmo.
To pensando em botar os Rancho na minha também, ajuda a diminuir as quicadas no asfalto irregular?

Quanto saiu os 4?

papa
18/06/2012, 08:38
Rodrigo coloquei os Rancho tem um mes comprei na Jeeperia eles tem o melhor preço acho que foi por volta de R$ 1500,00 os quatro, verifique no site a especificação correta de acordo com o modelo de seu veículo pode ser que os dianteiros sejam mais em conta para os modelos mais antigos de Ranger

fse
18/06/2012, 09:42
Eu comprei só os dianteiros, tambem comprei pela Jeeperia saiu 672. Uso eles a 6 meses e por enquanto estam excelentes.
Sobre as quicadas no asfalto, na carga maxima (como eu uso no asfalto) ele fica duro e ai não quica tanto quanto o normal. Vai do gosto de cada um.

André...
18/06/2012, 14:13
FSE, desculpe a ignorancia, mas na carga maxima eles não deveriam pular mais?

MAURI ZARDIM
18/06/2012, 15:37

realmente, conclui minha viagem e aparentemente ficou mais economica. com 300 kilos de carga e 2 passageiros consegui fazer 12,6 andando entre 110 e 120 por hora. o normal dela nestas condições (pista e carga) e nesta velocidade é de 12 a 12.2

fse
19/06/2012, 09:09
FSE, desculpe a ignorancia, mas na carga maxima eles não deveriam pular mais?

Carga maxima (mais duro) ela não pula igual a quando esta com pouca carga. Com pouca carga a frente fica parecendo um joão-bobo, qualquer ondulação que passa a picape fica quicando, isso na estrada andando a mais de 100.
Ando com ela assim na cidade e algumas vezes em estrada de chão, quando vou pra roça, acho que fica mais confortavel.
Mas quando ando na estrada (asfalto), coloco no mais duro e fica muito melhor. Na minha opnião.

Rodrigo - Ctba
19/06/2012, 11:09
Fse, exatamente pra isso que penso em pegar os rancho, conforto na cidade e eficiencia na estrada e trilhas.

No macio muda bastante o conforte nas irregularidades?

MAURI ZARDIM
19/06/2012, 15:28
ola, alguem de vcs ja adquiriu a bateria AC DELCO 75 AMP? estou precisando trocar mas aqui não estou encontrando a Moura que é a bateria original dela. valor da AC DELCO 290,00 a base de troca, ta no preço?

fse
19/06/2012, 16:06
Rodrigo - Ctba (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/54407-rodrigo-ctba.html), acho que no macio fica mais confortavel sim passar por irregularidades. Como exemplo o caminho que uso pra ir pra roça, estrada de chão com muitos burarcos, na epoca de chuvas muitas erosões. No modo macio fica mais confortavel sim, imagino que se estivesse com os 4 amortecedores na mesma posiçao iria ter uma melhora muito maior.

fse
21/06/2012, 09:41
Como tinha colocado aqui, a Ranger parou a 2 semana por causa da bateria. O carro foi pra ccs, ficou la por 4 dias, eles deram uma carga nela, peguei o carro e no outro dia parou novamente por causa da bendita bateria. Foi novamente de guincho pra ccs e ficou la por mais 6 dias, e fizeram a mesma coisa só recarga. Eles alegam que a Moura é a responsavel e verificaram que a bateria não é possivel fazer a troca.
Claro que nesse tempo que fiquei sem o carro reclamei com todos, com atendente, chefe de oficina, a gerente da ccs e com o pessoal da moura. Fiquei puto com o atendimento da ford sendo que a ccs fica a 140 km da minha cidade. A Ford gasta, muito mais levando o carro de guincho e me pagando o taxi, por 2 vezes até a ccs do que bancando uma bateria nova.
Bom, só estou passando um relato bem reduzido do que passei com o atendimento Ford aqui na região onde moro e aprendi a nunca mais comprar carro que não tenha assistencia na cidade.

Cachoeira
21/06/2012, 13:37
Como tinha colocado aqui, a Ranger parou a 2 semana por causa da bateria. O carro foi pra ccs, ficou la por 4 dias, eles deram uma carga nela, peguei o carro e no outro dia parou novamente por causa da bendita bateria. Foi novamente de guincho pra ccs e ficou la por mais 6 dias, e fizeram a mesma coisa só recarga. Eles alegam que a Moura é a responsavel e verificaram que a bateria não é possivel fazer a troca.
Claro que nesse tempo que fiquei sem o carro reclamei com todos, com atendente, chefe de oficina, a gerente da ccs e com o pessoal da moura. Fiquei puto com o atendimento da ford sendo que a ccs fica a 140 km da minha cidade. A Ford gasta, muito mais levando o carro de guincho e me pagando o taxi, por 2 vezes até a ccs do que bancando uma bateria nova.
Bom, só estou passando um relato bem reduzido do que passei com o atendimento Ford aqui na região onde moro e aprendi a nunca mais comprar carro que não tenha assistencia na cidade.

Oi Fse, tudo bem?

Você já disse que o fez mas não custa tentar de novo (apenas uma sugestão): Converse com o pessoal (gerência da distribuição) da Moura, explique para eles o acontecido e mostre as O.S da concessionária (acho que vai dar certo...). Por fim, caso não fique resolvido, pergunte (tranquilamente, numa conversa sem sobressaltos com algum gerente de lá) se ela estragar de novo, se você pode pegar um guincho por conta deles até a distribuidora de baterias, porque você já não suporta uma negativa numa bateria que lhe parece (e se mostra ...vide OS da CCs) não confiável...já que você não pode mais ficar com carro parado. De repente, se ele acham, de fato,que a bateria está boa, não há o que temer "o desafio".
(Pelo fato de seu carro ter passado na ccs, eles já devem ter verificado seu carro sobre alguma suposta fuga de corrente).

Sds.

gmilani
21/06/2012, 17:41
Sobre a bateria..........

AMIGO, vc passou por maus lençois, meu conselho: COMPRA uma bateria nova e pronto, sai muito mais barato (200+-), acaba com seus problemas, vc nao fica a pé (qto vc pagaria se soubesse que iria ficar 6 dias sem carro??)
Qto a marca de baterias?? qq uma boa, ex moura, ac delco, cral, tudor, ajax, . Apenas desconfie se lhe oferecerem uma bateria por 100 reaus!!, compre selada (sem manutençao) (apesar das com manutençao serem melhores, pois vc pode verificar o nivel de eletrolito), e ja que vai trocar, compre uma de 80AH, cabe exatamente no mesmo lugar.
EU troquei da minha ranger 2009/10 por uma de 90AH da cral (para som, mesmo nao tendo som pesado no carro), paguei 280 pilas, e estou tranquilo.
EU detesto CCS, minha ranger so foi na CCS na revisao dos 10mil km, depois disso disse adeus a garantia, e ate agora 95.000km, só alegria, claro que faço as manutençoes, mas sai uma pequena parcela do valor das ccs!!

fse
22/06/2012, 10:30
Cachoeira (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/44550-cachoeira.html), ja fiz isso que falou, se o carro parar AQUI na cidade eles irão trocar por uma nova.

gmilani, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/35621-gmilani.html)tb ja pensei e comprar uma bateria nova, mas só queria meu direito de ter o que a empresa vende, que são os 3 anos (a bateria esta inclusa).

Cachoeira
22/06/2012, 11:37
Cachoeira (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/44550-cachoeira.html), ja fiz isso que falou, se o carro parar AQUI na cidade eles irão trocar por uma nova.

gmilani, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/35621-gmilani.html)tb ja pensei e comprar uma bateria nova, mas só queria meu direito de ter o que a empresa vende, que são os 3 anos (a bateria esta inclusa).

De fato, a garantia está incorporada ao preço do veículo (e de tudo que compramos). Quando queremos alguma extensão de garantia, temos, por exemplo, que pagar mais alguma coisa.

São situações que chateiam. Eu já tive alguma amolação similar com uma bateria tb e depois de ter tudo negado eu disse o seguinte: Semana que vem vou fazer uma viagem de mais de 1000 km na pick-up. Se houver alguma pane em bateria, vou comprar a primeira e mais cara que eu achar e vou trazer a nota para vocês... a partir daí o problema foi resolvido. Eu transferi o "macaquinho" que tava pesando no meu ombro para o ombro deles, ou seja, o ônus do risco mudou de lado. São coisas que infelizmente (ou felizmente) a gente vai aprendendo.

(lógico, sem desmerecer a opção apresentada pelo nosso colega gmilani ... também viável)

Tudo de bom para você e que tudo se resolva...
Sds.

NGDaniel
22/06/2012, 11:47
Antigamente eu nem olhava para essas baterias vagabundas, ia direto em moura e etc.. mas.. Ja faz tempo que percebi qeu não compensa mais comprar bateria cara... estou presenciando um monte de problemas como essas baterias que duram pouco mais de um ano, quando chegam até lá.. vc pega essas vagabundas e os caras garantem pelo menos 1 ano..

Pagar caro pra ficar tendo dor de cabeça como se tivesse comprado coisa vagabunda é phod*..

Imperador!
22/06/2012, 12:31
Fora que garantia de bateria é muito chato. E prego de bateria (sem ter uma chupeta) é um dos piores que existe.

gmilani
22/06/2012, 20:55
Fora que garantia de bateria é muito chato. E prego de bateria (sem ter uma chupeta) é um dos piores que existe.
UMMM, isto deixa uma dupla interpretação!!!! kkkkkkkkkkk

Mas concordo, bateria é um negócio chato demais, ficar na mão, no meio do nada???
Nunca mais comprei MOURA, ACDELCO (DELPHI), acho que nao valem o investimento, sim sao boas, mas por menos da metade se tem a mesma coisa por pelo menos 1 ano!!! concordo!!

Imperador!
22/06/2012, 21:37
UMMM, isto deixa uma dupla interpretação!!!! kkkkkkkkkkk

Galera não deixa passar nada mesmo! kkkk
Mas se for com a patroa, é sempre útil!

http://www.youtube.com/watch?v=mU7k6JdQoKY

freddymarino
24/06/2012, 22:25
Boa noite galera, preciso de uma ajuda de vocês.
Minha caminhonete (Ranger XLT 2006 3.0 Eletronic) comprei tem 2 meses.
Problema serio, e aqui na minha cidade não tem autorizada e os mecânicos conhecidos não sabem o que fazer.
quando desliga e tal... nem sempre mas por vezes quando vou liga-la, ela não pega fica só no "chennhennhen" aí tenho que pegar o whitlub - desengrimpante e dar um "cheirinho" aí ela pega na hora aí é só alegria...

de vez em quando acontece isso quando vou sair ela não pega ae tenho que fazer o processo todo de novo.

temo que o problema se agrave sem saber o que é.

alguém pode me dar um help???

o que fazer......

Obs.: a bomba de combustível foi recondicionada já e tal....

aguardo e conto com vcs...

Imperador!
25/06/2012, 09:33
Pode ser várias coisas... tem que começar olhando essa bomba de baixa pra ver se ela tá trabalhando na pressão correta. Depois tem que olhar se o combustível tá chegando no rail e se tem algum vazamento...
Pode também ser um problema de motor de arranque.

Essa questão do desengripante tá parecendo para mim mais coincidência que eficiência.

freddymarino
25/06/2012, 09:50
Pode ser várias coisas... tem que começar olhando essa bomba de baixa pra ver se ela tá trabalhando na pressão correta. Depois tem que olhar se o combustível tá chegando no rail e se tem algum vazamento...

Essa questão do desengripante tá parecendo para mim mais coincidência que eficiência.

pior que não é coincidencia, visto que todas as vezes é só bater o desengrimpante que pega na hora. instantâneo.

Imperador!
25/06/2012, 09:56
Onde tu bota esse desengripante então?

LeoPOA
25/06/2012, 11:08
Pessoal,

surgiu a oportunidade de trazer dos EUA esse produto para instalar na Ranger...

1995-2009 Ford Ranger 3" Front + 1.5" Rear Full Leveling Lift Kit 4WD 4X4 PRO | eBay (http://www.ebay.com/itm/1995-2009-Ford-Ranger-3-Front-1-5-Rear-Full-Leveling-Lift-Kit-4WD-4X4-PRO-/140754119945?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item20c5996d09&vxp=mtr)

Achei simples de mais, mas como minha ideia é de usar pneus 33" e nao pretendo colocar calços de carroceria...

Pergunto aos mais entendidos o que acham do tal "kit" ?

Ah, minha Ranger é uma XLS 2008 cabine dupla 4x4

Abraço

Léo

freddymarino
25/06/2012, 11:18
Onde tu bota esse desengripante então?

no motor, peguei esta foto na net pra te mostrar:

355362

retiro esta mangueira e jogo o spray e bato na chave e pega na hora....

Imperador!
25/06/2012, 12:27
Rapaz, isso é um verdadeiro "causo".
Sendo ali, é bom de mandar verificar o sensor T-MAP que fica nesse duto da admissão.
355373Mas aí você precisa de um scanner e de uma oficina que entenda bem desse motor.355373

freddymarino
25/06/2012, 16:47
Sendo ali, é bom de mandar verificar o sensor T-MAP que fica nesse duto da admissão.
355373Mas aí você precisa de um scanner e de uma oficina que entenda bem desse motor.355373

de um scanner acredito ser possivel, agora oficina que entenda bem esse motor... f¨%$¨%## minha cidade nao tem isso....
e eu ja to perdendo a paciencia de ter que fazer isso quase toda vez que vou sair de casa.... p%$#¨%#%....
e o medo de estragar ainda mais o que ja está estragado ne?

mesmo assim vou ver se mando escanear pra vero que dá. ae passo aki pra falar e vcs darem uma mão... hehehe

GiovanniP
25/06/2012, 17:46
Neste final de semana passei vergonha com uma S-10, Vinha vindo de viagem de Cuiabá, enconstei atras de um caminhão, encostou uma S10 ainda com bomba injetora. Quando deu para passar o caminhão, joguei uma quarta, acelerei e pensei vou deixar a S10 comento poeira, que nada ela entrou traz, passou o caminhão e quem ficou comendo poeira fui eu eheheh.
Estávamos a uns 70 Km/h e acelerei até uns 140, daí bundei eheheh é que não gosto muito de correr e a situação estava muito constrangedora.
A questão é, uso pneus 265 70 16, essa diferença pode ter sido por conta dos pneus?
Um Sprint com bomba aberta e aumento de pressão de turbina pode chegar a isso de potência? Engraçado que ele não fumaceava como normalmente os Sprints fumaceam quando aceleram
Ou o pior de todos, meu carro não está andando o que deveria? Não sinto diferença nele, minha velocidade de cruzeiro é de 120 Km/h e raramente passo de 140 (apenas em ultrapassagens).
Abraço

LeoPOA
25/06/2012, 18:20
Eu senti bastante diferença na troca dos pneus da ranger.... sai dos 245/70R16 originais para os 265/75R16... nao passei por situaçao parecida ainda, mas rebocando o jipe na estrada a 90-100 preciso rodar em 4a pois em 5a fica mto xoxo.

Jhonny César
26/06/2012, 10:02

Geralmante o T-MAP quando esta com problema logo é indicado no painel.. Mas a um grande caso de problemas no motor relacionado á este sensor... Uma dica: retire esse sensor(Acho q uma chave 7) ele possui uma cabeça que fica dentro entrada de ar da admissao.. Pegue um spray de limpa contato e direcione na cabeça desse sensor para efetuar a limpeza... Com o tempo o acumulo de oleo no intercoler devido ao suspiro do motor acaba melando a cabeça desse sensor... consequentemente na hora da partida a central não consegue fazer a leitura da entrada de ar no motor e assim vc nao consegue dar a partida... quando vc joga desengripante o mesmo acaba dando uma ajudinha na limpeza do sensor... mas com o tempo ele volta... faça o teste.. caso resolva mande fazer a limpeza no intercoller com thinner... Mas é necessario que se tire o intercoller do jugar e efetue a limpeza com bastante thinner... fica a dica... espero que te ajude .... :)

Jhonny César
26/06/2012, 10:10
Geralmante o T-MAP quando esta com problema logo é indicado no painel.. Mas a um grande caso de problemas no motor relacionado á este sensor... Uma dica: retire esse sensor(Acho q uma chave 7) ele possui uma cabeça que fica dentro entrada de ar da admissao.. Pegue um spray de limpa contato e direcione na cabeça desse sensor para efetuar a limpeza... Com o tempo o acumulo de oleo no intercoler devido ao suspiro do motor acaba melando a cabeça desse sensor... consequentemente na hora da partida a central não consegue fazer a leitura da entrada de ar no motor e assim vc nao consegue dar a partida... quando vc joga desengripante o mesmo acaba dando uma ajudinha na limpeza do sensor... mas com o tempo ele volta... faça o teste.. caso resolva mande fazer a limpeza no intercoller com thinner... Mas é necessario que se tire o intercoller do jugar e efetue a limpeza com bastante thinner... fica a dica... espero que te ajude ....

LuizBHZ
26/06/2012, 15:34
Neste final de semana passei vergonha com uma S-10, Vinha vindo de viagem de Cuiabá, enconstei atras de um caminhão, encostou uma S10 ainda com bomba injetora. Quando deu para passar o caminhão, joguei uma quarta, acelerei e pensei vou deixar a S10 comento poeira, que nada ela entrou traz, passou o caminhão e quem ficou comendo poeira fui eu eheheh.
Estávamos a uns 70 Km/h e acelerei até uns 140, daí bundei eheheh é que não gosto muito de correr e a situação estava muito constrangedora.
A questão é, uso pneus 265 70 16, essa diferença pode ter sido por conta dos pneus?
Um Sprint com bomba aberta e aumento de pressão de turbina pode chegar a isso de potência? Engraçado que ele não fumaceava como normalmente os Sprints fumaceam quando aceleram
Ou o pior de todos, meu carro não está andando o que deveria? Não sinto diferença nele, minha velocidade de cruzeiro é de 120 Km/h e raramente passo de 140 (apenas em ultrapassagens).
Abraço

Esse medida de pneu pesa muito na ranger. As relacoes de marchas longas nao ajudam. Na minha que coloquei 265/75, senti muita diferenca so em quinta marcha, mas nada que a deixasse tao lerda a ponto da s10 andar muito mais mesmo em quarta marcha. Enfim, da uma verificada sim no motor. Mas a perda com esses pneus é normal sim.

No meu caso, para continuar com o pneus e o desempenho, remapeiei a ECU dela. Fica muito bom, outro carro. Nas ultrapassagens muito esperta. Nao é so para acelerar, mas fica mais gostoso de dirigir no dia a dia, menos trocas de marcha e etc.. Ja se vão mais de 40000km remapeada e nada de anormal na manutnecao. Periodica como de costume. So troco de oleo com mais frequencia por precaução.

Abs

Jader Schroeder
27/06/2012, 09:14
Colega, seguinte:

Tenho uma Ranger 2005 3.0, que comprei zero, ja tive muitos problemas com ela e como tenho conhecimento de mecânica faço o serviço em casa mesmo.

No seu caso, comigo aconteceu de ferver o motor uma vez em função de um selo que furou, ferveu mais uma vez porque a tampa do reservatório venceu e não vedou, e a terceira vez porque a valvula termostática não funcionou.[

Com três fervidas no motor continuei a andar normal sem mexer em nada porém, pela manhã a até mesmo durante o dia começou a ficar ruim de pegar e o óleo do motor baixar, e aqui na região sul é um pouco mais frio que em Minas, peguei em um final de semana, comprei os anéis novos (R$ 385,00), retirei o cabeçote, mandei dar uma limpeza, retirei a carcaça dianteira, carter, e retirei os pistões por baixo, troquei os anéis e pronto, nos últimos dias teve tenperatura aqui em -2º, colega era bater e pegar.

Dai a questão, como vc comprou usada, veja se este motor esquentou além da conta, porque problema de bomba de combustivel, não acredito mesmo, pois ja andei 4 meses com a minha queimada, a bomba de pressão puxa o diesel, a menos que esteja com a mangueira furada, mas dai não pegaria.

QQ duvida pode perguntar.
QUOTE=freddymarino;1723779]de um scanner acredito ser possivel, agora oficina que entenda bem esse motor... f¨%$¨%## minha cidade nao tem isso....
e eu ja to perdendo a paciencia de ter que fazer isso quase toda vez que vou sair de casa.... p%$#¨%#%....
e o medo de estragar ainda mais o que ja está estragado ne?

mesmo assim vou ver se mando escanear pra vero que dá. ae passo aki pra falar e vcs darem uma mão... hehehe[/QUOTE]

mdendena
28/06/2012, 14:16

Pessoal, boa tarde! Uma história que pode ajudar.

Desde maio desse ano sou feliz (não todo tempo mas quase) proprietário de uma Ranger 3.0 2005, e tive com meu carro um problema bastante parecido com o teu. Pode ser que ajude, que seja parecido. A partida quase sempre era difícil, com funcionamento prolongado do arranque e o computador de bordo ficava zerado. Ela estava com 80000km no painel. Outro detalhe, a partida era mais difícil com motor quente que frio. Ouvi comentários que poderia ser o motor de arranque e a corrente do comando de válvulas, e devia ter prestado mais atenção.

Primeira coisa que fiz foi trocar a bateria, o que melhorou um pouco mas não resolveu. Ficou mais difícil acontecer mas volta e meia o computador de bordo ainda zerava e a . Aí sim consegui levar o carro para avaliação do sistema eletrônico com scanner, que mostrou que o sistema de injeção (bomba e bicos) estava OK:euforico:. Em compensação, :mad: o meca avaliou que o arranque estava pesado e o kit de distribuição (correntes, polias, parins e tensionadores) que aciona comando de válvulas e bomba de alta pressão de combustível estava gasto. Ah sim, a caminhonete estava com 147000km, e não 80000km.

O conserto do arranque foi barato R$200 e resolveu 95%, porque segundo o meca esse motor precisa de rotação pra partir, e o arranque gasto e sem força não dava rotação mas demandava muito da bateria, o que por vezes derrubava o computador. Basicamente foi a troca das escovas e uma buchinha. A bateria nova teve um pouco mais de fôlego que a antiga e apanhou menos, o que era de se esperar mesmo.

Depois veio a troca do kit de distribuição, que graças a dicas dos colegas foristas comprei na Ford Navesa em Goiânia, e veio pelo correio. Esse kit foi mais caro R$1700, mais R$90 do sedex, mas deixou o carro nota 10. A troca é simples e rápida, e no meu caso a corrente gasta e frouxa estava começando a desgastar a carcaça. O sintoma é um barulho parecido com chocalho logo após a partida do motor em marcha lenta, no caso do meu carro não era difícil de notar.

Tive uma 2001 2.5 e sempre pegou "no click". Sei que o acionamento do comando de válvulas desse motor é por correia dentada, bem diferente. O arranque também é diferente, porque o 2.5 me parece que pega mais fácil, com menos rotação. Se o arranque está pesado acho que é a primeira coisa a reparar.

Fora isso só alegria, é um excelente carro.

Um abraço e sucesso!

Jhonny César
28/06/2012, 20:41
Problema serio, e aqui na minha cidade não tem autorizada e os mecânicos conhecidos não sabem o que fazer.
quando desliga e tal... nem sempre mas por vezes quando vou liga-la, ela não pega fica só no "chennhennhen" aí tenho que pegar o whitlub - desengrimpante e dar um "cheirinho" aí ela pega na hora aí é só alegria...

de vez em quando acontece isso quando vou sair ela não pega ae tenho que fazer o processo todo de novo.

o que fazer......

Parece ate brincadeira..... mandei dicas para solução do problema da ranger no nosso colega de fórum freddymarino onde o mesmo citou que sua ranger esta com dificuldades de ligar o motor.... nesta semana a minha começou a ficar ruim tb... so que tem um porem.... Eu troquei cx de distribuição completa, selos, cabeçote,corrente de comando... ou seja uma revisão geral com tudo novo e original... resultado.. R$ 9.800,00 de gastos... ela ficou para 2 semanas na oficina... depois de uns 6 dias andando(É eu ando muito mesmo...) ela começou ate dificuldades para ligar.. as vezes tinha que dar ate 3 partidas para ela pegar... Não creio que seja motor de arranque, pois foi feito revisão a 6 meses, trocado escova e tudo que tem direito... Quando estava andando hj senti que ela deu uma segurada... ou seja, começou a nao desenvolver... Eu tenho quase certeza que seja sujeira no diesel... Com a sujeira no fundo do tanque na hora de dar a partida nao á pressão suficiente para o motor virar... Neste sabado vou descer o taque e fazer a limpeza,. e tb vou verificar a bomba de diesel.. se nao resolver a fogueira de são joão nao vai ser de madeira, e sim de ranger... que eu to p botar fogo nessa joça... Primeira e ultima vez que tenho ranger... da muita dor de cabeça...

NGDaniel
29/06/2012, 06:26
Pessoal, partida dificil nos dias de frio é vela de aquecimento.. problema pequeno e que nem compensa resolver, só vai ficar um pouquinho chato de ligar a viatura de manhã, só isso, mais nada.. tenha bateria nova e filtro de combustivel zerado, nao vai passar da 3a partida para ela ligar..

Passou o inverno (que por aqui nao dura quase nada), acabou... tudo zerado novamente..

Se for esse o problema acho que vcs estão fazendo tempestade com gota de orvalho..

freddymarino
29/06/2012, 10:54
Geralmante o T-MAP quando esta com problema logo é indicado no painel.. Mas a um grande caso de problemas no motor relacionado á este sensor... Uma dica: retire esse sensor(Acho q uma chave 7) ele possui uma cabeça que fica dentro entrada de ar da admissao.. Pegue um spray de limpa contato e direcione na cabeça desse sensor para efetuar a limpeza... Com o tempo o acumulo de oleo no intercoler devido ao suspiro do motor acaba melando a cabeça desse sensor... consequentemente na hora da partida a central não consegue fazer a leitura da entrada de ar no motor e assim vc nao consegue dar a partida... quando vc joga desengripante o mesmo acaba dando uma ajudinha na limpeza do sensor... mas com o tempo ele volta... faça o teste.. caso resolva mande fazer a limpeza no intercoller com thinner... Mas é necessario que se tire o intercoller do jugar e efetue a limpeza com bastante thinner... fica a dica... espero que te ajude ....

Valeu a dica e farei isso ainda hoje.... espero que dê resultado se assim o fizer.... completarei o processo com a limpeza do intercoller conforme dica.

posto depois o resultado.

Jhonny César
29/06/2012, 12:33
Pessoal, partida dificil nos dias de frio é vela de aquecimento.. problema pequeno e que nem compensa resolver, só vai ficar um pouquinho chato de ligar a viatura de manhã, só isso, mais nada.. tenha bateria nova e filtro de combustivel zerado, nao vai passar da 3a partida para ela ligar..

Passou o inverno (que por aqui nao dura quase nada), acabou... tudo zerado novamente..

Se for esse o problema acho que vcs estão fazendo tempestade com gota de orvalho..

Eu moro em Manaus... O dia que mais fez frio aqui foi 20 graus.... Aqui ja acorda com o sol na lapa da cara... nao creio que seja esse o problema não...

NGDaniel
29/06/2012, 17:17
Eu moro em Manaus... O dia que mais fez frio aqui foi 20 graus.... Aqui ja acorda com o sol na lapa da cara... nao creio que seja esse o problema não...

kkk, certeza que não.. tinha ignorado essa informação..

reli teu topico, realmente é mais complexo o problema..

é, então o problema é realmente maior... m

Jhonny César
29/06/2012, 20:13
kkk, certeza que não.. tinha ignorado essa informação..

reli teu topico, realmente é mais complexo o problema..

é, então o problema é realmente maior... m

Pois é.... mas tb não... assim cmo nosso colega de forum "mdendena " relatou que sua ranger ja teve 3 aquecimento de motor, confesso que passei pelo mesmo problema... primeiro selo rompido, valvula termostatica, e por ultimo reservatorio de agua que trincou.. vou colocar o relato dele aqui em evidencia:

"Pessoal, boa tarde! Uma história que pode ajudar.

Desde maio desse ano sou feliz (não todo tempo mas quase) proprietário de uma Ranger 3.0 2005, e tive com meu carro um problema bastante parecido com o teu. Pode ser que ajude, que seja parecido. A partida quase sempre era difícil, com funcionamento prolongado do arranque e o computador de bordo ficava zerado. Ela estava com 80000km no painel. Outro detalhe, a partida era mais difícil com motor quente que frio. Ouvi comentários que poderia ser o motor de arranque e a corrente do comando de válvulas, e devia ter prestado mais atenção.

Primeira coisa que fiz foi trocar a bateria, o que melhorou um pouco mas não resolveu. Ficou mais difícil acontecer mas volta e meia o computador de bordo ainda zerava e a . Aí sim consegui levar o carro para avaliação do sistema eletrônico com scanner, que mostrou que o sistema de injeção (bomba e bicos) estava OK:euforico:. Em compensação, :mad: o meca avaliou que o arranque estava pesado e o kit de distribuição (correntes, polias, parins e tensionadores) que aciona comando de válvulas e bomba de alta pressão de combustível estava gasto. Ah sim, a caminhonete estava com 147000km, e não 80000km.

O conserto do arranque foi barato R$200 e resolveu 95%, porque segundo o meca esse motor precisa de rotação pra partir, e o arranque gasto e sem força não dava rotação mas demandava muito da bateria, o que por vezes derrubava o computador. Basicamente foi a troca das escovas e uma buchinha. A bateria nova teve um pouco mais de fôlego que a antiga e apanhou menos, o que era de se esperar mesmo.

Depois veio a troca do kit de distribuição, que graças a dicas dos colegas foristas comprei na Ford Navesa em Goiânia, e veio pelo correio. Esse kit foi mais caro R$1700, mais R$90 do sedex, mas deixou o carro nota 10. A troca é simples e rápida, e no meu caso a corrente gasta e frouxa estava começando a desgastar a carcaça. O sintoma é um barulho parecido com chocalho logo após a partida do motor em marcha lenta, no caso do meu carro não era difícil de notar.

Tive uma 2001 2.5 e sempre pegou "no click". Sei que o acionamento do comando de válvulas desse motor é por correia dentada, bem diferente. O arranque também é diferente, porque o 2.5 me parece que pega mais fácil, com menos rotação. Se o arranque está pesado acho que é a primeira coisa a reparar.

Fora isso só alegria, é um excelente carro.

Um abraço e sucesso!"

Por si nesse relato ja ajuda muito, mas vale ressaltar a todos proprietarios de ranger com motor power stroke que cada caso é um caso... Motor de arranque pesa sim na hora da partida, reinicia o painel do carro, pois o arranque consome muita carga da bateria... Bom se nossas pickups atuais fosse iguais a D-20 que tem duas baterias.. "na ranger por exemplo; uma para partida e outra para o sistema"... Confesso que tive um problema igual ao nosso do nosso colega, resolvido com uma revisão no motor de arranque(troca de escova e tal).. Tb passei por 3 aquecimentos de motor... o ultimo trincou o cabeçote.. mas o carro andava blz, so que quando ele começa a esquentar muito o trincado se expandia e o carro fervia... aproveitei que já tinha que mexer no motor e mandei verificar tudo.. Confesso que me decepcionei muito com a ranger, mas vendo relatos de colegas no forum defendendo as suas pickups ranger comecei a pensar na razão e não na emoção;... O carro precisa de cuidados, assim cmo no casamento onde o homem precisa cuidar e zelar pela sua esposa... Quando adquiri a ranger ela foi de segunda mão... o antigo dono não dava manutenção direito.. nao colocava aditivo no radiador, filtro de ar... entre outros... Sinônimo de caminhonete é durabilidade, resistência ... pagamos tão caro em um veiculo para ter dor de cabeça?? por isso hj sei que um bom carro se da pelo seu cuidado, trocas de filtros e óleos corretamente, aditivo no radiador... pois bem, mandei dar uma geral no motor... troquei o cabeçote, resolvi trocar os selos, e acabei descobrindo que uns dos selos (aquele que fica entro o bloco e cx de distribuição) estava com uma pequena fissura... a agua que soltava se acumulava entre a cx de distribuição e o bloco.. resultado: corroeu a cx todinha.. blz...... Efetuei a troca... resultado:

CX de distribuição, kit corrente de comando, reservatorio de agua, cabeçote, selos, valvula termostatica, bomba d'agua, filtro de ar e filtro de oleo.... Foi uma porrada na boca do estomago.. mas creio que valeu a pena .. pois agora tenho praticamente um motor quase novo... e vou cuidar do jeito que eu sei cuidar da forma como tem que ser... acredito que tenho motor pra mais uns 150 mil...
Mas nosso colega tb citou que sua ranger estava dificil de pegar na partida.. ele efetuou a troca dos aneis e pronto... No caso dele o oleo estava abaixando.. com a troca dos aneis se resolveu o problema... No meu caso nao abaixa oleo... quando levei o carro na oficina ele estava funcionando a partida perfeitamente... Pode ser sujeira no tanque... pois ela ficou 2 semanas parada na oficina.. por via das duvidas vou fazer limpeza amanha no taque, e aproveitar e verificar a bomba... Mas nao creio muito que seje isso.. se for eu digo a vcs... Eu acho que é alguma coisa no motor mesmo, pois depois que mexeram que deu esse problema... por via das duvidas tb efetuei a troca do filtro de diesel.. (TODAS AS PEÇAS TROCADAS FORAM ORIGINAIS) .. Se a limpeza nao resolver vou verificar a bomba de pressão de combustível, caso não seja ela teremos que verificar os bicos... no mais aqueles que tiver ideias postem por favor, mas assim que eu conseguir resolver o problema eu post aqui... flws

e mais uma observação que vai para todos os proprietários de caminhonetes:

"POR FAVOR... AO COLOCAR ÁGUA NO RESERVATÓRIO DO SEU VEICULO PROCURE COLOCAR ÁGUA DE POÇO OU MINERAL, POIS NÃO POSSUI CLORO... E UTILIZEM O ADITIVO NA ÁGUA, POIS O MESMO AJUDA COM QUE NÃO OCORRA FERRUGEM E ASSIM VC PODERÁ PREVENIR UM PROBLEMA MUITO SERIO FUTURAMENTE..." São pequenos gastos e detalhes que fazem a maior diferença com o tempo... tb seria interessante a cada 20 e 30 mil efetuar a troca da válvula termostastica... assim vc evita um aquecimento indesejado .... a tampa do reservatorio tb é interessante verificar... ta dado a dica...

dudu83
29/06/2012, 21:22
partida:

tive problema de partida com as duas rangers e as duas a mesma soluçao, troca da bucha R$20...

aquecimento:

um mecanico de ar condicionado me disse que é muito comum queimar o compressor por causa do acoplamento viscoso, normalmente ele nao passa dos 120.000 km... verificar o funcionamento ou instalar uma ventuinha eletrica na frente, principalmente quem roda muito em cidade...

muuuito cuidado com mecanicos...

condenaram a minha bomba de alta na Ford R$9000,00 era so o sensor do oleo, R$25,00 na mwm...

condenaram a bomba e setor de direçao R$3000,00 era so uma braçadeira solta...

condenaram o setor da outra ranger me pediram R$2200,00 mandei trocar os retentores ficou R$400,00...

dudu83
29/06/2012, 21:25
To presisando das coifas das homocineticas, fui na ford e custa a bagatela de R$800,00 cada!!! um absurdo so a coifa esse valor...

alguem sabe onde acho essas coifas de boa qualidade por um preço justo?????

NGDaniel
30/06/2012, 06:37
partida:

muuuito cuidado com mecanicos...
condenaram a minha bomba de alta na Ford R$9000,00 era so o sensor do oleo, R$25,00 na mwm...
condenaram a bomba e setor de direçao R$3000,00 era so uma braçadeira solta...
condenaram o setor da outra ranger me pediram R$2200,00 mandei trocar os retentores ficou R$400,00...

JUSTAMENTE!

Vou narrar uma coisa que ocorreu comigo essa semana, tenho certeza que se fosse um cara menos fuçado e um mecanico um pouco mais experto, tinha me arrancado o fígado, veja só:

dando uma esticadinha numa estrada vazia (estava com pressa, foi por necessidade, detesto correr), quando parei a viatura num pare notei um barulho que acompanhava a rotação do motor, alto.. tipo um "chiste" ciclico..

Logo pensei, FU***!

Parei, abri o capo e o barulho vinha da parte de cima, me parecendo vir do comando.. fui direto para minha oficina de confiança..

Chegando la, meu "Analista Sënior NGD" olhou, ouviu e disparou: É BICO!

Bem, fiquei ao mesmo tempo aliviado e aflito.. biquinho 1500 contos, mas melhor que estar batendo algo no motor..

Ele pegou um bucado de agua e jogou nos bicos... saindo pressão.. ele olhou pra mim e disse: só reze para sair..

Como eu sou extremamente cuidadoso com o encaixe dos bicos, ja disse aqui, nao lavo motor, direto lubrifico o encaixe e etc, pensei: HOJE É O TESTE.. hehe

Bem, resultado, saiu com uma facilidade que eu assustei.. inteiraço.. era apenas a arroela do bico queimada..

Custo da peça: ZERO REAIS, não, minto: custo do taxi que me levou até o bombista..
Custo da MDO: R$40,00..

Agora, pergunto: se fosse em condições normais, ou seja, um proprietario totalmente leigo no assunto e um meca aproveitador, o que vcs acham que aconteceria?????

NO MINIMO TINHA MORRIDO NOS 1500 CONTOS DO BICO!!

Imperador!
30/06/2012, 22:17
Tive essa mesma sorte, Daniel.
O serviço, no meu caso, ficou por R$ 100. Mas precisou de um mecânico muito habilidoso pra tirar o bico direitinho. Trabalho de mais de meia hora com certeza só pra retirar o bico. Até relatei aqui no fórum.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/85546-ranger-3-0-problema-no-bico-ou-nos-tubos-de-alta-pressao.html

Na época nem era "tão entendido" em Ranger como sou hoje. Modéstia à parte. hehe

Abraço

Jhonny César
01/07/2012, 12:57

o que fazer......

Amigo, me responda uma coisa... seu motor passou por algum conserto recentemente...??? Sua ranger é 3.0 power stroke???? O meu ta na mesma situação que a sua... verificamos pressão da bomba do tanque esta ok... Mas eu tinha umas duvidas e elas foram sanadas por um amigo meu de 30 anos de estrada em caminhões... Ele disse que com certeza é ar no sistema devida alguma mangueira com vazamento ou mal encaixada.Como minha viatura passou por consertos onde teve que descer o motor e tal acho que o mecânico pode ter danificado alguma mangueira ou conexão quando estava fazendo a manutenção, pois ela chegou la normal e nunca deu esse tipo de problema antes, sem contar que é muita coincidência depois de 2 dias que saiu da oficina deu problema.:freaking:. pode ser tb a válvula de retorno, pois a mesma é responsável por manter a pressão do combustível nos bicos para que quando for dar a partida a mesma funcionar sem problemas.. Vamos para o teste:

Tente dar a partida normalmente... se não pegar vc gira o contato sem dar a partida, espere apagar as luzes principais e desligue a chave e ligue novamente e espere acerder as luzes principais ... (faça isso 6 vezes)... Na sexta vez dê a partida... se pegar e porque tem ar no seu sistema ou a válvula de retorno não esta dando pressão... Quando se faz isso vc obriga o sistema a injetar combustivel e assim manter os bicos na pressão suficiente para a partida... Ontem eu quase pirei o cabeção me matando para dar partida.. usei desengripante e sangrei ela ... mas nao pegou.. esse meu amigo me deu essa dica e eu fiz... foi pá e puft... :euforico:... Amanha vou levar na oficina para verificar as mangueiras de pressão do combustivel e tb a valvula de retorno... quando tiver concluido e resolvido o problema eu post a solução aqui no forum... at +++

dudu83
01/07/2012, 14:36
JUSTAMENTE!

Vou narrar uma coisa que ocorreu comigo essa semana, tenho certeza que se fosse um cara menos fuçado e um mecanico um pouco mais experto, tinha me arrancado o fígado, veja só:

dando uma esticadinha numa estrada vazia (estava com pressa, foi por necessidade, detesto correr), quando parei a viatura num pare notei um barulho que acompanhava a rotação do motor, alto.. tipo um "chiste" ciclico..

Logo pensei, FU***!

Parei, abri o capo e o barulho vinha da parte de cima, me parecendo vir do comando.. fui direto para minha oficina de confiança..

Chegando la, meu "Analista Sënior NGD" olhou, ouviu e disparou: É BICO!

Bem, fiquei ao mesmo tempo aliviado e aflito.. biquinho 1500 contos, mas melhor que estar batendo algo no motor..

Ele pegou um bucado de agua e jogou nos bicos... saindo pressão.. ele olhou pra mim e disse: só reze para sair..

Como eu sou extremamente cuidadoso com o encaixe dos bicos, ja disse aqui, nao lavo motor, direto lubrifico o encaixe e etc, pensei: HOJE É O TESTE.. hehe

Bem, resultado, saiu com uma facilidade que eu assustei.. inteiraço.. era apenas a arroela do bico queimada..

Custo da peça: ZERO REAIS, não, minto: custo do taxi que me levou até o bombista..
Custo da MDO: R$40,00..

Agora, pergunto: se fosse em condições normais, ou seja, um proprietario totalmente leigo no assunto e um meca aproveitador, o que vcs acham que aconteceria?????

NO MINIMO TINHA MORRIDO NOS 1500 CONTOS DO BICO!!

quando troquei os bicos paguei menoS de r$800 NA MWM hoje deve estar masi barato ainda...

NGDaniel
01/07/2012, 19:30
quando troquei os bicos paguei menoS de r$800 NA MWM hoje deve estar masi barato ainda...

Tá, eu nao considerei um consumidor como nós, esclarecidos que iriamos numa MWM e conseguiriamos o bico nesse valor, considerei um profano indo numa oficina qualquer e recebendo o orçamento do dono da oficina. :-)

dudu83
02/07/2012, 00:22
Tá, eu nao considerei um consumidor como nós, esclarecidos que iriamos numa MWM e conseguiriamos o bico nesse valor, considerei um profano indo numa oficina qualquer e recebendo o orçamento do dono da oficina. :-)

a sim, quando fui fazer o orçamento pra fazer o meu motor nuam retifica "especializada" e o valor era essa R$1500,00 cada

freddymarino
02/07/2012, 11:47
Valeu a dica e farei isso ainda hoje.... espero que dê resultado se assim o fizer.... completarei o processo com a limpeza do intercoller conforme dica.

posto depois o resultado.

Fiz o procedimento todo, limpei que ficou brilhando, hehe e nada continuou a mesma.... :sad:

freddymarino
02/07/2012, 11:51
Amigo, me responda uma coisa... seu motor passou por algum conserto recentemente...??? Sua ranger é 3.0 power stroke???? O meu ta na mesma situação que a sua... verificamos pressão da bomba do tanque esta ok... Mas eu tinha umas duvidas e elas foram sanadas por um amigo meu de 30 anos de estrada em caminhões... Ele disse que com certeza é ar no sistema devida alguma mangueira com vazamento ou mal encaixada.Como minha viatura passou por consertos onde teve que descer o motor e tal acho que o mecânico pode ter danificado alguma mangueira ou conexão quando estava fazendo a manutenção, pois ela chegou la normal e nunca deu esse tipo de problema antes, sem contar que é muita coincidência depois de 2 dias que saiu da oficina deu problema.:freaking:. pode ser tb a válvula de retorno, pois a mesma é responsável por manter a pressão do combustível nos bicos para que quando for dar a partida a mesma funcionar sem problemas.. Vamos para o teste:

Tente dar a partida normalmente... se não pegar vc gira o contato sem dar a partida, espere apagar as luzes principais e desligue a chave e ligue novamente e espere acerder as luzes principais ... (faça isso 6 vezes)... Na sexta vez dê a partida... se pegar e porque tem ar no seu sistema ou a válvula de retorno não esta dando pressão... Quando se faz isso vc obriga o sistema a injetar combustivel e assim manter os bicos na pressão suficiente para a partida... Ontem eu quase pirei o cabeção me matando para dar partida.. usei desengripante e sangrei ela ... mas nao pegou.. esse meu amigo me deu essa dica e eu fiz... foi pá e puft... :euforico:... Amanha vou levar na oficina para verificar as mangueiras de pressão do combustivel e tb a valvula de retorno... quando tiver concluido e resolvido o problema eu post a solução aqui no forum... at +++

Vou tentar isso também.... quem sabe ne....................

mas tipo..... de manha nao pega mesmo, tem que *desengrimpar* a tarde fica lerda mas pega em +ou- 8 segundos segurando a chave e no chenhenhen.....

freddymarino
02/07/2012, 12:00

Bom dia amigo, não passou por conserto o motor da ranger, e é sim 3.0 power Stroke.... sei que to passando raiva d+++++ nossa senhora dos proprietarios de ranger aflitos.. kk

freddymarino
02/07/2012, 14:21
Vou tentar isso também.... quem sabe ne....................

mas tipo..... de manha nao pega mesmo, tem que *desengrimpar* a tarde fica lerda mas pega em +ou- 8 segundos segurando a chave e no chenhenhen.....

tentei fazer o que disse, mas nao adiantou, continuou do mesmo jeito... será que vou ter de fazer uma fogueira de sao joao com minha ranger???? kkkkkkkkkkkkkkk

Jhonny César
02/07/2012, 18:24
tentei fazer o que disse, mas nao adiantou, continuou do mesmo jeito... será que vou ter de fazer uma fogueira de sao joao com minha ranger???? kkkkkkkkkkkkkkk

É meu amigo.. o trem é brabu....

A minha hoje de manha sai do condomínio no guincho... Levei para o mecânico... Bomba Injetora "A Bomba de alta-pressão (DCP) é responsável pelo fornecimento de fluxo e volume de combustível sobalta-pressão transferido ao Rail, alimentando desta forma, os injetores com a quantidade necessária de
combustível para todas condições de operação do motor.
A bomba de alta-pressão é construída em forma de bomba radial de 3 cilindros com pistões e tem como
função alimentar o controlador central com a pressão necessária requerida pelo sistema."356937 ......

O combustível é aspirado do tanque, através do filtro de combustível por meio de uma bomba elétrica
localizada no tanque de combustível e pela bomba de transferência interna. Em seguida o combustível é
conduzido para a válvula de lubrificação e para a válvula reguladora de vazão (VCV).
A válvula de alimentação, disposta paralelamente à bomba de transferência interna, abre quando a válvula
reguladora de vazão fecha e conduz o combustível novamente para a extremidade de sucção da bomba de
transferência interna de combustível. Através da válvula de lubrificação, o combustível chega à parte interna
da bomba que segue para o duto de retorno.
A quantidade de combustível conduzida para os elementos de alta-pressão e para a bomba de combustível,
é determinada pela válvula reguladora de vazão (VCV), acionada através do módulo eletrônico do motor
(ECU).
As saídas de alta-pressão dos três elementos da bomba são reunidas e conduzidas para a saída de altapress
ão da bomba de combustível.
A válvula reguladora de pressão, está situada entre os canais de alta-pressão e do retorno. Esta válvula
regula a quantidade de combustível que é transferida para a saída de alta-pressão, e portanto a pressão de
combustível no rail.
------------------------------------------------------------------------------------------

Ela não tinha pressão suficiente para mandar diesel para os bicos....
Mandei para o bombista... Ele constatou que é as válvulas que compõe a bomba.. Se prepara que o reparo não é nada barato... Ate agora foi r$ 1.300,00 no xororo... No mercado livre a mais barata que encontrei foi 2.400... Infelizmente com o tempo ela da problema... Não e muito fácil de tirar ela... tivemos que retirar o compressor(Perdi a merda do gás:cry:... Vou ter que gastar mais 100 conto para por de novo) , a correia poli v e tb a bomba a vacuo, precisa de uma chave para travar a engrenagem da correia para retirar a bomba... da um trabalhin.... Agora nesse momento ela esta na bancada de teste, verificando pressão.. Eu ja tinha uma ideia que talvez seria ela... Ontem eu retirei todas as conexões para verificar se não estava entrando ar, reapertei todos os pontos que pudessem entrar ar... ao sagrar ela pelo duto de pressão que fica em cima dos bicos notei que a mesma nao jogava o diesel com pressão.. geralmente ela manda com uma pressão que bate na altura do capô aberto...a pressão que a bomba estava fazendo não passava de dois dedos de altura..,. Agora meu amigo vou ter que esperar ... so amanha que pego ela... ... fica a dica... lamento te dar essa noticia mas com certeza é a sua bomba que ta com defeito.. conversando com os mecanicos eles falaram que é comum esse tipo de defeito.. por causa da qualidade do diesel de nosso pais... abrcs..

Jhonny César
02/07/2012, 19:07
Acabei de falar com o mecanico ele fez os testes com a bomba... Na baixa ela tem que estar com uma pressão de 350 psi... ela tava variando de 280 a 300... Na alta ela tem que chegar a 1200 psi.. ela tava dando só 900... E A BOMBA....

Vou te mandar um link... Lá vc vai encontrar o manual do motor da ranger totalmente detalhado ... vc vai encontrar a bomba e as valvulas.. assim vc tera uma noção melhor... espero ter ajudado.. assim que resolver seu problema mande um post com a solução... abrcs

dudu83
02/07/2012, 20:04
Acabei de falar com o mecanico ele fez os testes com a bomba... Na baixa ela tem que estar com uma pressão de 350 psi... ela tava variando de 280 a 300... Na alta ela tem que chegar a 1200 psi.. ela tava dando só 900... E A BOMBA....

Vou te mandar um link... Lá vc vai encontrar o manual do motor da ranger totalmente detalhado ... vc vai encontrar a bomba e as valvulas.. assim vc tera uma noção melhor... espero ter ajudado.. assim que resolver seu problema mande um post com a solução... abrcs

vc não passou o escaner antes???

Jhonny César
03/07/2012, 10:01
vc não passou o escaner antes???

Sim... varias vezes... Fizemos o teste nas mangueiras tb... esta nos posts antigos... O mesmo problema do nosso colega freddymarino e tb o meu... O scanner nao acusa nem um sensor, nao tem luz no painel acessa tb... Os bicos foram verificados... aliais se fossem picos ela estaria falhando na hora de andar... a valvula de pressão de alta da bomba nao esta gerando pressão suficiente para os bicos espirrar diesel... assim o motor nao pega... abrcs

Jhonny César
04/07/2012, 17:34

o que fazer......

RESOLVIDO.... :euforico::euforico::euforico::euforico::euforico:

Foi uma serie de defeitos que foram relatados nesse tópico... O meu estava na mesma situação... A bomba de injeção danificou de tanto forçar a partida devido a sujeira no tanque... No mais, não sei como o motor sai do ponto... não pegava nem com reza braba... depois de colocar no ponto ficou uma teteia... :bananadança:

Para resolver seu problema meu caro, pela minha experiencia e dor de cabeça, segue os passos a seguir antes de gastar muito...:

1º passo: Verifique se o motor esta no ponto.. Um dente fora do ponto já é suficiente para o motor não pegar direito.. (não force muito a partida, mesmo com desengripante, pois poderá danificar a bomba injetora...

2º passo: Caso ter colocado no ponto não resolveu o problema terá que ver a peneira do tanque se não está entupida.. Retire-se o tanque e verifique as duas peneiras da bomba elétrica. Feito isso e não resolver o problema vamos para o passo seguinte..;

3º passo: Verificar com a ajuda de um medidor de pressão se está chegando pressão suficiente nos bicos... se não tiver equipamento pode-se usar da sangria.. desconecte o duto de pressão que está sobre o bico... de a partida, ela tem que espirrar diesel bem alto... Se espirrar alto pode ser os bicos, caso não espirre alto talvez será sua bomba injetora... ai o bicho pega...

De tudo aconselho fazer acima de tudo o 1º e 2º passos... eles resolvem quase 70 % dos casos... e é mais barato.. Se não tem nenhuma luz diferente acesa em seu painel faça estes testes que resolvera seu problema... desde já espero ter ajudado, qualquer duvida mande um post... abrcs

Imperador!
04/07/2012, 18:46
Pra um NGD sair do ponto à toa assim... nunca vi!
Só mesmo quando desmontam o motor e não deixam em PMS...

freddymarino
05/07/2012, 12:06
RESOLVIDO.... :euforico::euforico::euforico::euforico::euforico:

Foi uma serie de defeitos que foram relatados nesse tópico... O meu estava na mesma situação... A bomba de injeção danificou de tanto forçar a partida devido a sujeira no tanque... No mais, não sei como o motor sai do ponto... não pegava nem com reza braba... depois de colocar no ponto ficou uma teteia... :bananadança:

Para resolver seu problema meu caro, pela minha experiencia e dor de cabeça, segue os passos a seguir antes de gastar muito...:

1º passo: Verifique se o motor esta no ponto.. Um dente fora do ponto já é suficiente para o motor não pegar direito.. (não force muito a partida, mesmo com desengripante, pois poderá danificar a bomba injetora...

2º passo: Caso ter colocado no ponto não resolveu o problema terá que ver a peneira do tanque se não está entupida.. Retire-se o tanque e verifique as duas peneiras da bomba elétrica. Feito isso e não resolver o problema vamos para o passo seguinte..;

3º passo: Verificar com a ajuda de um medidor de pressão se está chegando pressão suficiente nos bicos... se não tiver equipamento pode-se usar da sangria.. desconecte o duto de pressão que está sobre o bico... de a partida, ela tem que espirrar diesel bem alto... Se espirrar alto pode ser os bicos, caso não espirre alto talvez será sua bomba injetora... ai o bicho pega...

De tudo aconselho fazer acima de tudo o 1º e 2º passos... eles resolvem quase 70 % dos casos... e é mais barato.. Se não tem nenhuma luz diferente acesa em seu painel faça estes testes que resolvera seu problema... desde já espero ter ajudado, qualquer duvida mande um post... abrcs

Vou seguir esses passos, uma vez que o problema persiste. e estou de veras com medo de por na mao de mecânicos que prometem resolver mas nao tem conhecimento do carro para isso e acabar por danificar ainda mais o carro....

dudu83
05/07/2012, 13:13
Pra um NGD sair do ponto à toa assim... nunca vi!
Só mesmo quando desmontam o motor e não deixam em PMS...

tem que ser craque pra deizar esse motor fora de ponto, o unico jeito que vejo pra ter ficado fora do ponto é a "coroa"do comando ter corrido pois ela nao tem trava, mas mesmo assim muiito dificil de acontecer..

Jhonny César
05/07/2012, 17:10
tem que ser craque pra deizar esse motor fora de ponto, o unico jeito que vejo pra ter ficado fora do ponto é a "coroa"do comando ter corrido pois ela nao tem trava, mas mesmo assim muiito dificil de acontecer..

No meu caso eles mexeram no motor antes... Para sair do ponto não é tao dificil assim... Se vc precisar efetuar um reparo na parte de admissão. EX: trocar um balancin, ou algo assim e precisar afrouxar o parafuso adaptador(Aquele que prende o eixe de comando, que tem um furo no meio) vc pode tirar ele do ponto sim... alias , esse parafuso tem que ser apertado no torque certo, pois pode ocasionar com a vibração afrouxar e danificar o comando, ou sair do ponto.. Se precisar tb fazer reparos na bomba injetora pode ocasionar do motor sair do ponto, pois para tirar a bomba e preciso travar a engrenagem da corrente de comando,,.. se soltar ela sai do ponto... Tb não sei como mais ja ouvi varios e varios relatos de pessoas que tiveram esse tipo de problema... O motor saia do ponto sozinho... Vai saber né???.. Por via das duvidas o melhor e manter o motor com os parafusos bem apertadinhos... hehehehe

Imperador!
05/07/2012, 22:10
No meu caso eles mexeram no motor antes... Para sair do ponto não é tao dificil assim... Se vc precisar efetuar um reparo na parte de admissão. EX: trocar um balancin, ou algo assim e precisar afrouxar o parafuso adaptador(Aquele que prende o eixe de comando, que tem um furo no meio) vc pode tirar ele do ponto sim... alias , esse parafuso tem que ser apertado no torque certo, pois pode ocasionar com a vibração afrouxar e danificar o comando, ou sair do ponto.. Se precisar tb fazer reparos na bomba injetora pode ocasionar do motor sair do ponto, pois para tirar a bomba e preciso travar a engrenagem da corrente de comando,,.. se soltar ela sai do ponto... Tb não sei como mais ja ouvi varios e varios relatos de pessoas que tiveram esse tipo de problema... O motor saia do ponto sozinho... Vai saber né???.. Por via das duvidas o melhor e manter o motor com os parafusos bem apertadinhos... hehehehe

Tem que ser mecânico "juvenil" pra mexer na bomba de alta (ou bomba injetora nos mecânicos), na corrente de comando ou no cabeçote e não travar o motor em PMS. Erro de principiante mesmo.

Motor que perde o ponto sozinho significa, no caso desse motor, problema com o conjunto de distribuição.

Cachoeira
06/07/2012, 15:45
OI turma,

Só uma ideia de vocês...
A 2.000 kms atras (2 meses atrás) eu refiz na ccs o carter (o mesmo foi tirado e colocado de volta no lugar usando aquela junta líquida cinza por causa de um suposto vazamento).
Pergunto:
- Há necessidade de fazer agora uma troca precoce (preventiva) do óleo (e filtro de óleo) temendo haver algum resíduo do serviço lá dentro?

Grato

papa
09/07/2012, 12:07
É muito dificil tirar um 3.0 do ponto enfim tudo é possivel! com relação ao óleo se o serviço foi feito na ccs eles devem ter trocado o óleo não, se não trocaram troque e não volte mais nesta ccs, é bem possivel que o oleo reaproveitado esteja contaminado é mais seguro trocar.

dudu83
09/07/2012, 14:02
Tem que ser mecânico "juvenil" pra mexer na bomba de alta (ou bomba injetora nos mecânicos), na corrente de comando ou no cabeçote e não travar o motor em PMS. Erro de principiante mesmo.

Motor que perde o ponto sozinho significa, no caso desse motor, problema com o conjunto de distribuição.

Desmontagem do NGD 3.0 E (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=220)

eu e meu mecanico fizemos o motor so por este tutorial, como eu mencionei, tem que ser muito, mas muito desqualificado pra nao deixar o motor no ponto...

freddymarino
09/07/2012, 15:47
e meu problema continua.......................

Jhonny César
09/07/2012, 16:33
e meu problema continua.......................

Vc já fez os procedimentos do 1º e 2º passo que eu postei???... Se já sugiro que procure um especialista em injeção para verificar a bomba e os bicos...

André...
10/07/2012, 15:31
Pessoal,

A minha se aproxima dos 120 mil Km e quero dar uma geral nela. Estou meio perdido com a manutenção desse motor...

O eduardo, em algum tópico, recomendou a troca da bomba dágua com essa Km. Todos concordam?

Outras pessoas recomendaram a troca da válvula termostatica...E ai? (lembrando que nunca aqueceu nem nada)

Mais alguma sugestão?

abraços

Jhonny César
10/07/2012, 16:04
Pessoal,

A minha se aproxima dos 120 mil Km e quero dar uma geral nela. Estou meio perdido com a manutenção desse motor...

O eduardo, em algum tópico, recomendou a troca da bomba dágua com essa Km. Todos concordam?

Outras pessoas recomendaram a troca da válvula termostatica...E ai? (lembrando que nunca aqueceu nem nada)

Mais alguma sugestão?

abraços

Eu particularmente trocaria, pois agente nunca sabe... o melhor e a prevenção...É mais barato trocar os dois itens agora do que quando um deles der problema e seu motor aquecer... ai vai junta do cabeçote, corre o risco do mesmo trincar e danificar outras partes do motor... Um bom carro se dá pela manutenção preventiva... Uma valvula termostatica so é vendida completa... tá em torno de 250 a 300 reais... a bomba ta nesse preço tb... O que sai caro só e a mão de obra... Lembre-se, para um bom funcionamento do motor deve se seguir todas as especificações passadas pelo fabricante... Utilize sempre aditivo MWM no reservatorio de agua, use agua de poço ou mineral pois a mesma nao possui indice altissimo de cloro e evita a concentração de ferrugem no motor... troque o filtro de ar com frequencia, assim vc evita a entrada de impurezas em seu motor e aumenta a vida útil do motor... Fazer a troca periodica do filtro de diesel tb.... Fazer uma limpeza no tanque tb é otimo para evitar problemas futuros... Mas mande mais informações da sua viatura... ano,modelo,combustivel, para que todos possam passar mais detalhes e opinioes... abrcs

André...
10/07/2012, 16:57
Valeu Jhonny

Trata-se de uma XLT 2008 CD.
Filtros só uso originais, e troco todos os filtros a cada 10 mil Km.
O tanque de combustível desci recentemente, e tava beleza. Antes só usava diesel aditivado, agora to a 6 tanques com S50...não acho que vou ter problemas de entupimentos.

valeu

gmilani
10/07/2012, 19:28
Valeu Jhonny

Trata-se de uma XLT 2008 CD.
Filtros só uso originais, e troco todos os filtros a cada 10 mil Km.
O tanque de combustível desci recentemente, e tava beleza. Antes só usava diesel aditivado, agora to a 6 tanques com S50...não acho que vou ter problemas de entupimentos.

valeu

André, tem certeza que a peneira da bomba eletrica estava limpa??? tem duas peneiras, uma de plastico, que vai no pé da bomba (ela fica encostada no fundo do tanque), e tem outra, de metal (inox) que fica na bunda da bomba (tem que retirar a de plastico pra vê-la). Digo isto pois a minha com 90mil km estava bem entupida, o barulho da bomba eletrica ja dava pra ouvir BEM, qdo ligava a chave de ignição, ou qdo desligava a camionete.
SE fosse EU, eu seguiria exatamente o que esta no manual do veiculo, time que esta ganhando, não se meche!!
se eu não me engano a correia poly-V, e o esticador, devem ser substituidos com 120mil km (manual do carro).
Bom se o investimento de valvula termostatica+ bomba de agua, nao é um bicho de 7 cabeças..... troca, se tem pretensão de ficar mais uns boms km's com a viatura ok, melhor pecar pelo excesso, do que pela omissão!!! o que abunda não falta!!!

dudu83
11/07/2012, 02:12
Pessoal,

Mais alguma sugestão?

abraços

por experiencia propria essa e a manutençao mais importante.. eu recomendo a troca da valvula termostatica completa com o corpo, da bomba d'agua, da correia do alternador e do esticador dela, limpar o intercooler e o radiador por fora e por dentro alem de trocar o liquido de arefecimento, trocar oleo da caixa de cambio e ct ( isso pode sefeito aos 140k) ...

verificar:

-estado das polias da correia do alternador
-funcionamento da valvula corta fogo( retirar a mangueira que liga ela ao conjunto do filtro de ar e se estiver jogando oleo substituir)
- cubos dianteiros
- rolamentos traseiros

André...
11/07/2012, 08:26
André, tem certeza que a peneira da bomba eletrica estava limpa??? tem duas peneiras, uma de plastico, que vai no pé da bomba (ela fica encostada no fundo do tanque), e tem outra, de metal (inox) que fica na bunda da bomba (tem que retirar a de plastico pra vê-la). Digo isto pois a minha com 90mil km estava bem entupida, o barulho da bomba eletrica ja dava pra ouvir BEM, qdo ligava a chave de ignição, ou qdo desligava a camionete.
SE fosse EU, eu seguiria exatamente o que esta no manual do veiculo, time que esta ganhando, não se meche!!
se eu não me engano a correia poly-V, e o esticador, devem ser substituidos com 120mil km (manual do carro).
Bom se o investimento de valvula termostatica+ bomba de agua, nao é um bicho de 7 cabeças..... troca, se tem pretensão de ficar mais uns boms km's com a viatura ok, melhor pecar pelo excesso, do que pela omissão!!! o que abunda não falta!!!

Gmilani, certeza que o tanque estva limpinho sem nenhuma sujeirinha. Esqueci de falar que também, no último tanque antes de cada troca de óleo coloco um aditivo de diesel. Acho que isso que tem me salvado das borras. valeu

André...
11/07/2012, 08:28
por experiencia propria essa e a manutençao mais importante.. eu recomendo a troca da valvula termostatica completa com o corpo, da bomba d'agua, da correia do alternador e do esticador dela, limpar o intercooler e o radiador por fora e por dentro alem de trocar o liquido de arefecimento, trocar oleo da caixa de cambio e ct ( isso pode sefeito aos 140k) ...

verificar:

-estado das polias da correia do alternador
-funcionamento da valvula corta fogo( retirar a mangueira que liga ela ao conjunto do filtro de ar e se estiver jogando oleo substituir)
- cubos dianteiros
- rolamentos traseiros

Eduardo

Vou seguir seus conselhos e trocar a válvula e bomba dágua.

Cubos e rolamentos, não vejo o por que. É melhor esperar estragar...

valeu e abraço,

dudu83
11/07/2012, 09:25
Eduardo

valeu e abraço,

é so pra verificar, isso depende do uso...

jcbr99
11/07/2012, 11:09
A luz interna da minha ranger, acende, mas as auxiliares, do lado, sabe aquela que mexe o botão pra um lado e o outro, não acendem, o que pode ser?

E a luz que indica o freio de estacionamento também não está mais apagando, mesmo mexendo no botão do sensor ela não apaga, o que pode ser?

Ahh e outra coisa, quando ativo o alarme, ela não fecha os vidros, tem como colocar um módulo para que eles fechem quando o alarme é ativado?

freddymarino
11/07/2012, 11:42
Vc já fez os procedimentos do 1º e 2º passo que eu postei???... Se já sugiro que procure um especialista em injeção para verificar a bomba e os bicos...

Já fiz sim os passos, não adiantou...
aqui na minha cidade nao tem especialistas nesse carro. tenho que levar a 300 km
froid

Jhonny César
11/07/2012, 13:35
É meu amigo.... o jeito é fazer isso mesmo, antes que piore as coisas... boa sorte

MAURI ZARDIM
11/07/2012, 14:19
Eduardo

valeu e abraço,

sobre os rolamentos e cubos é só verificar entre as viagens ou no final delas se não tem alguma roda aquecida ou mais quente que as demais. se estiver os rolamentos estão indo pro pau. ai tem que trocar. se não apresentar aquecimento não é necessario trocar. mas isso é bom verificar em todas as viagens

dudu83
11/07/2012, 14:20
depois de passar a manha interia atras da coifa da homocinetica... em todos os catalogos que procurei constava que a coifa do cambio era igual a coifa da roda... na concessionaria custa a bagatela de R$800,00 cada.. descobri que a coifa da roda é a mesma l200 triton R$25 cada uma original...

Jhonny César
11/07/2012, 18:34
depois de passar a manha interia atras da coifa da homocinetica... em todos os catalogos que procurei constava que a coifa do cambio era igual a coifa da roda... na concessionaria custa a bagatela de R$800,00 cada.. descobri que a coifa da roda é a mesma l200 triton R$25 cada uma original...

Barbaridade...!!!! A ford peca muito nesse requisito de peça.... Cara virada a peste..!!!

freddymarino
16/07/2012, 14:03
pois é gente... a coisa piorou..... na tarde de sexta-feira fui à farmácia e ao esperar minha mulher comprar o remédio lá, desliguei a ranger e quando ela retornou tentei liga-la e ela nao pegou.... como de costume dei o "cheirinho" ae ela pegou mas......... acelerava e ela nao desenvolvia ficou presa, a temperatura marcou no máximo..... parei, desliguei e religuei e nada tava com a temperatura ainda alta e a força quase 0..... cheguei em casa, que era pertinho e desliguei e deixei ela quietinha...... horas depois quando fui guarda-la na garagem estava do mesmo jeito marcador de temperatura alta e sem força.... ai ai ai ai ai to desesperado e sem grana pra gastar à toa...

Imperador!
16/07/2012, 16:27
O carro passou horas parado e o ponteiro da temperatura não baixou?
Troque a válvula termostática. O sensor de temperatura está lá.

Na certa o motor "pensou" que aqueceu, aí a ECU entrou em modo de segurança.

freddymarino
16/07/2012, 16:31
O carro passou horas parado e o ponteiro da temperatura não baixou?
Troque a válvula termostática. O sensor de temperatura está lá.

Na certa o motor "pensou" que aqueceu, aí a ECU entrou em modo de segurança.

Pois é... ainda está assim, nesta manha virei a chave, sem ligar o carro... e o ponteiro praticamente voou para a posição de aquecimento...
sinceramente estou com medo desses probleminhas me falirem.... kkkkkkkkkkkk

onde fica essa valvula?

Imperador!
16/07/2012, 19:51
Fica bem em frente ao cofre do motor, próximo do duto do filtro de ar.

PS: o motor está quente mesmo? Ou o sensor "tá louco"?

Imperador!
16/07/2012, 19:53
PS: esses problemas que teu carro apresentam recomendam uma visita a uma ccs ou uma oficina que entenda BEM de Ranger 3.0 pra fazer o teste do chicote da ECU. Às vezes tem um pino com defeito, aí o carro fico doido mesmo...

freddymarino
17/07/2012, 00:32
Fica bem em frente ao cofre do motor, próximo do duto do filtro de ar.

PS: o motor está quente mesmo? Ou o sensor "tá louco"?

O motor está frio, só o fato de virar a chave já vai pras alturas o ponteiro...

NGDaniel
17/07/2012, 06:35
Pois é... ainda está assim, nesta manha virei a chave, sem ligar o carro... e o ponteiro praticamente voou para a posição de aquecimento...
sinceramente estou com medo desses probleminhas me falirem.... kkkkkkkkkkkk

onde fica essa valvula?

Cara, isso deve ser só o mostrador, ponteirinho, cebolinha, sei la como se diz por ai.. nao tem logica vc virar a chave e o motor esquentar.. sem chances..

fse
17/07/2012, 09:23
Domingo depois de uma viagem, a Ranger começou a fazer um barulho na parte traseira , tipo ferro com ferro e somente quando esta engatada e normalmente reduzindo. Isto é a cruzeta que deve ser trocada?

freddymarino
17/07/2012, 11:26
Cara, isso deve ser só o mostrador, ponteirinho, cebolinha, sei la como se diz por ai.. nao tem logica vc virar a chave e o motor esquentar.. sem chances..

Pois é... eu viro a chave e o ponteiro ja vai pro máximo de temperatura, como se tivesse aquecido mas nao ta... e como resolver isso? abraço

Imperador!
17/07/2012, 11:31
Meu amigo, sensor de temperatura, que fica na válvula termostática.

freddymarino
17/07/2012, 11:48
Meu amigo, sensor de temperatura, que fica na válvula termostática.
e a valvula termostatica fica? rsrsrs é a cebolinha(interruptor de temperatura)?

Imperador!
17/07/2012, 12:49
359369359373359370359371359372

A válvula termostática fica exatamente abaixo da mangueira do suspiro do motor que se conecta ao duto de ar que vai pra turbina.
O sensor de temperatura fica bem próximo da área (possui um fio ligando).
Eu acredito que seu problema esteja relacionado com esse fio do sensor quebrado ou danificado ou com defeito no próprio sensor.
Experimente, inicialmente, desligar o fio do sensor de temperatura e observe o comportamento do ponteiro. Com o fio desligado, o NORMAL seria o ponteiro ficar colado na posição "frio". Se ele disparar de qualquer modo, é certeza que é um problema de fiação. Se ele ficar na POSIÇÃO FRIO, o que seria o normal, é provável que o problema seja no sensor de temperatura. Nesse caso você teria que substituir a válvula termostática por completo (a não se que encontrasse somente o sensor de temperatura pra vender).

Jhonny César
17/07/2012, 12:50
e a valvula termostatica fica? rsrsrs é a cebolinha(interruptor de temperatura)?

359374 O que está circulado é o sensor de temperatura, ao lado dele (Com a entrada do cano verde) e a carcaça da valvula termostatica..... A valvula fica dentro.... mais esse defeito é mais coisa de sensor mesmo..ou chicote... Pelo o que vc vem relatando acho melhor vc mandar essa viatura logo para oficina... pode gerar problemas mais serios e ai meu amigo o bolso vai doer... abrcs

Jhonny César
17/07/2012, 12:52
Barbaridade... resposta igual em tempo igual.... hehehehe... isso sim é eficiência..

Imperador!
17/07/2012, 12:59
Só um detalhe: o sensor não fica dentro da VT, o que fica dentro da VT é o regulador de abertura que controla passagem ou não de água para o cabeçote.

freddymarino
17/07/2012, 13:03
359369359373359370359371359372

A válvula termostática fica exatamente abaixo da mangueira do suspiro do motor que se conecta ao duto de ar que vai pra turbina.
O sensor de temperatura fica bem próximo da área (possui um fio ligando).
Eu acredito que seu problema esteja relacionado com esse fio do sensor quebrado ou danificado ou com defeito no próprio sensor.
Experimente, inicialmente, desligar o fio do sensor de temperatura e observe o comportamento do ponteiro. Com o fio desligado, o NORMAL seria o ponteiro ficar colado na posição "frio". Se ele disparar de qualquer modo, é certeza que é um problema de fiação. Se ele ficar na POSIÇÃO FRIO, o que seria o normal, é provável que o problema seja no sensor de temperatura. Nesse caso você teria que substituir a válvula termostática por completo (a não se que encontrasse somente o sensor de temperatura pra vender).

Fiz conforme me disse... retirei o cabo e acionei a chave e o ponteiro da temperatura permaneceu no frio apenas mexeu mas ficou no minimo............ desliguei a ignição e retornei com o cabo no lugar e tornei a ligar e o ponteiro subiu de novo.... entao... deve ser o sensor ne? tenho que troca-lo.....

Imperador!
17/07/2012, 13:08
Isso mesmo!
Troque o sensor que vai ficar tudo certo!

Abraço!

freddymarino
17/07/2012, 16:09
Isso mesmo!
Troque o sensor que vai ficar tudo certo!

Abraço!

Blz... pelo que vi custa aproximadamente 110,00 ne?
onde moro não tem, já percorri todas as revendas e nao tem, vou ver nas cidades vizinhas...

mas se for isso.... ae me dá um alivio.... uffa!

grande abraço...

logo logo venho dizer o que deu...

miguelcps
17/07/2012, 16:19
Blz... pelo que vi custa aproximadamente 110,00 ne?
onde moro não tem, já percorri todas as revendas e nao tem, vou ver nas cidades vizinhas...

mas se for isso.... ae me dá um alivio.... uffa!

grande abraço...

logo logo venho dizer o que deu...

Tenho 1 peça nova aqui, pois qdo troquei a valvula termostática que veio completa, usei apenas a parte superior da nova e este sensor fica na parte inferior, portanto se precisar é só me avisar, porem nao é original.

freddymarino
17/07/2012, 16:33
Tenho 1 peça nova aqui, pois qdo troquei a valvula termostática que veio completa, usei apenas a parte superior da nova e este sensor fica na parte inferior, portanto se precisar é só me avisar, porem nao é original.

e quanto seria o preço? pra ver se compensa com o frete compra-la....

manda o preço ae brother

miguelcps
17/07/2012, 16:41
e quanto seria o preço? pra ver se compensa com o frete compra-la....

manda o preço ae brother

Te mando, voce testa e ve se é boa, está zero, nunca foi usada, voce só vai pagar o Sedex pois nao vou usa-la.

freddymarino
17/07/2012, 16:46
Te mando, voce testa e ve se é boa, está zero, nunca foi usada, voce só vai pagar o Sedex pois nao vou usa-la.

e como faremos isso? saber preço do sedex.. disponibilidade de envio... essas coisas.... aguardo contato meu brother.....

miguelcps
17/07/2012, 16:46

Se quizer posso te enviar a peça inteira (Valvula Termostatica).

miguelcps
17/07/2012, 16:48
e como faremos isso? saber preço do sedex.. disponibilidade de envio... essas coisas.... aguardo contato meu brother.....

Entra no Site dos Correios, meu CEP 13050-016, popde ser via PAC é mais barato. A peça está aqui comigo vou te enviar uma foto.

miguelcps
17/07/2012, 16:54
359407359406

Segue acima as fotos da peça inteira e do tal sensor de temperatura.

freddymarino
17/07/2012, 17:04
359407359406

Segue acima as fotos da peça inteira e do tal sensor de temperatura.

manda pra mim pelo sedex? deve dar mais ou menos 30,00 isso pesa até 1 kg????

miguelcps
17/07/2012, 17:06
Posso te enviar amanha? Me passa seu endereço no meu email

miguel.fabiani@hotmail.com

freddymarino
17/07/2012, 17:14
Posso te enviar amanha? Me passa seu endereço no meu email

miguel.fabiani@hotmail.com

mandei.... uffa

obrigadão meu brother!

miguelcps
17/07/2012, 17:34
OK, estou lhe enviando, depois posta pra gente o resultado,
um abraço.

freddymarino
17/07/2012, 18:02
OK, estou lhe enviando, depois posta pra gente o resultado,
um abraço.

com certeza postarei o resultado........

aguardem........

Rodrigo - Ctba
17/07/2012, 18:20
Aproveitando o tema válvula termostática, a minha Ranger tem demorado um pouco pra esquentar. Meu percurso casa/trabalho tem cerca de 10km e ela só atinge o meio do mostrador quase chegando no destino.

Apesar do frio que tem feito, deveria esquentar mais rápido não?

Imperador!
17/07/2012, 18:43
Aparentemente está normal.
Aqui no CE (30ºC) meu carro demora aproximadamente 5~7 min para atingir a temperatura de trabalho a uma velocidade média de 100km/h.
Se eu for apenas na academia, como o motor frio, trecho de 4km, o ponteiro mal descola do mínimo.

NGDaniel
17/07/2012, 21:14
x2..

sem ac ligado com vento frio na colmeia vai demorar esses 10 km mesmo pra quentar..

Imperador!
18/07/2012, 12:28
Depois de algum tempo de "tranquilidade" estão pipocando de novo no fórum os relatos de Ranger eletrônica com problemas de desempenho.

Aos donos:
PASSO 1 -> Filtros de combustível, qualidade do combustível, filtro de ar, peneirinha do tanque, limpeza do tanque...
PASSO 2 -> Scanner

Cuidado com os mecânicos "especializados" que querem diagnosticar o motor no olho; primeiro que a troca de peças não é barata e segundo que raramente se acerta de primeira.

Abraços.

jcbr99
18/07/2012, 12:34
A minha Ranger (2005 Diesel) está falhando, buscando a solução o mecânico me perguntou se eu havia colocado aditivo no diesel, eu coloquei, e só depois de ter colocado o aditivo começou a falhar, e ele disse que logo vai parar.

É verdade isso ou preciso olhar alguma coisa?

Imperador!
18/07/2012, 12:46
Erro comum... Aditivos de combustível em primeiro lugar são enganação. Em segundo lugar, alteram as propriedades do combustível, melhorando (ou no caso dificultando) a queima do mesmo.

Mas antes de condenar o aditivo, deve-se verificar o estado do tanque de combustível, da peneira do tanque e do filtro de combustível.

jcbr99
19/07/2012, 09:19
Erro comum... Aditivos de combustível em primeiro lugar são enganação. Em segundo lugar, alteram as propriedades do combustível, melhorando (ou no caso dificultando) a queima do mesmo.

Mas antes de condenar o aditivo, deve-se verificar o estado do tanque de combustível, da peneira do tanque e do filtro de combustível.

Antes de comprar o dono era meu amigo e ele mandou na oficina de minha confiançe trocou:
- bomba de gasolina, os filtros, limpou o tanque e trocou o filtro ou a peneira que tem nele, nao lembro se éiltro ou peneira, esses pequenos detalhes, e ate mais coisas... a caminhonete ta comigo a 2 semanas e so falhou depois do aditivo.. entao deve ser ele mesmo.. mas ja faz 1 semana que coloquei e nao para de falhar..

Imperador!
19/07/2012, 12:46
Deixa secar o tanque. Ou manda secar.

jcbr99
19/07/2012, 22:20
Deixa secar o tanque. Ou manda secar.

Secar voce fala esvaziar?
Eu deixei chegar na reserva 1x apos fazer esse processo e enchi o tanque denovo..
Mas ta falhando e bastante

papa
20/07/2012, 08:23
Trocou bomba de gasolina? não é a diesel, falhando por causa de aditivo não é, só se foi foi colocado aditivo de gasolina no diesel, teste a pressão do combustivel, é simples desconect a tubulação após o filtro de combustivel e verifique a vazão recolhento em um recipente é claro, se estiver com boa vazão não é nada no tanque nem na bomba do tanque então parta para verificar dai para frente.

Imperador!
20/07/2012, 09:12
Bem percebido papa, será que ele não colocou aditivo de gasolina no diesel?

freddymarino
20/07/2012, 21:37
Boa noite foristas,

Gostaria de tornar público meu agradecimento a todos deste forum, principalmente a uns em especial:Imperador!, Jhonny César, e principalmente miguelcpsque de uma maneira muito especial me ajudou não só com as dicas mas também com o envio de uma peça que eu estava precisando (diga-se de passagem, eles me falaram qual peça precisava rsrs) enviou sem custo algum somente pelo fato de não estar utilizando a mesma.

miguelcps enviou a peça por sedex no mesmo dia em que tinha me informado que tinha a dita peça. sem sequer receber o sedex antes. imediatamente enviou pra mim sem saber se receberia o valor gasto com correios. Confiança rara em homens de hoje. Além do mais fez isso pelo simples fato de ajudar (pegou a peça, fotografou pra me mostrar qual era, embalou a mesma, com muito cuidado por sinal, foi aos correios e enviou pagando com seu dinheiro).

Meus agradecimentos especiais ao parceiro miguel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/38632-imperador-.html)

Deus te proteja meu ir.

miguelcps
20/07/2012, 22:19
Valeu freddy, cada um ajudou no que podia,
boa sorte .

Imperador!
20/07/2012, 22:30
Boa noite foristas,

Gostaria de tornar público meu agradecimento a todos deste forum, principalmente a uns em especial:Imperador!, Jhonny César, e principalmente miguelcpsque de uma maneira muito especial me ajudou não só com as dicas mas também com o envio de uma peça que eu estava precisando (diga-se de passagem, eles me falaram qual peça precisava rsrs) enviou sem custo algum somente pelo fato de não estar utilizando a mesma.

miguelcps enviou a peça por sedex no mesmo dia em que tinha me informado que tinha a dita peça. sem sequer receber o sedex antes. imediatamente enviou pra mim sem saber se receberia o valor gasto com correios. Confiança rara em homens de hoje. Além do mais fez isso pelo simples fato de ajudar (pegou a peça, fotografou pra me mostrar qual era, embalou a mesma, com muito cuidado por sinal, foi aos correios e enviou pagando com seu dinheiro).

Meus agradecimentos especiais ao parceiro miguel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/38632-imperador-.html)

Deus te proteja meu ir.

Por essas e por outras que o 4x4Brasil é um fórum diferente!
Aqui mais do que ajudar os outros, pouco a pouco nos tornamos uma comunidade de amigos!

PS: Post número 3.000 :euforico:

E aí resolveu mesmo?

freddymarino
20/07/2012, 23:00
Aqui mais do que ajudar os outros, pouco a pouco nos tornamos uma comunidade de amigos!

E aí resolveu mesmo?

O problema da temperatura RESOLVIDO! o de pegar ainda está me pegando, mas..... vou conseguir....

Eu perguntei ao camarada que recondicionou (reformou) a bomba de combustível e ele disse que instalou uma nova e ainda assim continuou com o problema de pegar......

mas vamo que vamo...........

Jhonny César
21/07/2012, 09:45
Boa noite foristas,

Deus te proteja meu ir.

Fico agradecido pelo carinho e feliz por ter ajudado em algo.... Como disse nosso parceiro imperador o forum 4x4brasil é uma familia disposta ajudar uns aos outros.... tanks :curtir:

Em relação ao problema da partida se vc ja vez todos os procedimento desde o tanque ate a bomba injetora é melhor começar a pensar na possibilidade de ser bico.... A minha esta semana começou a ficar meu ruim de dar a partida depois de quente... a falha ta intermitente... ja foi limpado tanque, trocado bomba de diesel... Conversando com um mecanico aqui em manaus ele falou que pode sim ser bico... ele vai me arrumar os bicos para teste... se parar de dar problema e so trocar o bico que esta falhando... So que agora to meio sem temmpo para verificar isso... assim que eu conseguir parar vou la efetuar o reparo e depois posto aqui... abrcs

Imperador!
21/07/2012, 11:18
Só tem um problema pra tirar os bicos desses motor. A chance de quebrá-los é maior que 50% (por mais que o mecânico seja habilidoso e paciente)!
O melhor é eliminar qualquer outra possibilidade e depois olhar os bicos.
Mesmo assim, esse teu sintoma não parece com bico pra mim não. Parece alguma coisa de chicote ou coisa assim...

Jhonny César
21/07/2012, 13:17
Só tem um problema pra tirar os bicos desses motor. A chance de quebrá-los é maior que 50% (por mais que o mecânico seja habilidoso e paciente)!
Mesmo assim, esse teu sintoma não parece com bico pra mim não. Parece alguma coisa de chicote ou coisa assim...

Vou procurar fazer uma revisão nesse chicote com o auxilio de um multi-teste... Não tenho tanta certeza que possa ser chicote ... mas é mais facil verificar primeiro o chicote do que morre nos bicos né??!!!... kkkkk
Valeu

NGDaniel
21/07/2012, 14:53
Fico agradecido pelo carinho e feliz por ter ajudado em algo.... Como disse nosso parceiro imperador o forum 4x4brasil é uma familia disposta ajudar uns aos outros.... tanks :curtir:

Em relação ao problema da partida se vc ja vez todos os procedimento desde o tanque ate a bomba injetora é melhor começar a pensar na possibilidade de ser bico.... A minha esta semana começou a ficar meu ruim de dar a partida depois de quente... a falha ta intermitente... ja foi limpado tanque, trocado bomba de diesel... Conversando com um mecanico aqui em manaus ele falou que pode sim ser bico... ele vai me arrumar os bicos para teste... se parar de dar problema e so trocar o bico que esta falhando... So que agora to meio sem temmpo para verificar isso... assim que eu conseguir parar vou la efetuar o reparo e depois posto aqui... abrcs

E o filtro de combustivel ?

NGDaniel
21/07/2012, 22:24

E aí resolveu mesmo?

Po, Cesar.. qndo eu fiz 1000, lembro que vc nem tinha 700...

isso é o que eu chamaria de PRODUTIVIDADE!!!! kkkkkkkkkk

parabens e grande abs...

espero lhe encontrar no proximo tour que eu fizer pro NE.. Acho que será numa nova viatura e, paradoxalmente, numa viatura nova.. kkk k

dudu83
21/07/2012, 23:20

na verdade é 90% de chance de quebrar...

NGDaniel
22/07/2012, 07:42
na verdade é 90% de chance de quebrar...

Esses dias tive de tirar um, relatei por aqui em algum lugar que nao me lembro onde.. hehe

Bem, saiu como se fosse montagem de lego.. leve, livre, solto e, INTEIRO.. respirei bem aliviado..

Mas como ja disse por aqui, NUNCA lavo motor e direito jogo desengripante..

Imperador!
22/07/2012, 08:18
Esses dias tive de tirar um, relatei por aqui em algum lugar que nao me lembro onde.. hehe

Bem, saiu como se fosse montagem de lego.. leve, livre, solto e, INTEIRO.. respirei bem aliviado..

E eu? Que consegui TIRAR OS QUATRO pra retificar o cabeçote sem danificar?
Isso é que eu chamo de ser cag****

Imperador!
22/07/2012, 08:20
Po, Cesar.. qndo eu fiz 1000, lembro que vc nem tinha 700...

isso é o que eu chamaria de PRODUTIVIDADE!!!! kkkkkkkkkk

parabens e grande abs...

espero lhe encontrar no proximo tour que eu fizer pro NE.. Acho que será numa nova viatura e, paradoxalmente, numa viatura nova.. kkk k

Cara, ia ser uma boa.
Tô passando por uma fase de estudos pesada (concurso), mas em breve espero estar com a aprovação na mão e mais tempo disponível (esse ano inteiro não rodei 7.000km com a viatura)! Talvez seja por isso que meu número de posts aumentou tanto hehehe

Quase com certeza ainda vou lhe encontrar com a viatura antiga (a atual hehe), porém com alguns melhoramentos. Pretendo reprogramar a Ranger em setembro pra uns 230cv e botar uns pneus 285 quando os meus alisarem (essa segunda parte é problema, eles tão com cara que ainda rodam 30.000km tranquilamente).

Jhonny César
22/07/2012, 10:17
E o filtro de combustivel ?

Zero bala.....! Assim tb como limpeza de tanque e reparo na bomba injetora....

Jhonny César
22/07/2012, 10:23

Faço o mesmo que vc.... nunca tive problemas na retirada do bico... Motor para ser lavado so em ultimo caso.... Eu quando lavo cubro todas as partes de sensores, depois utilizo de produtos a base de spray que fazem a lavagem tipo a seco.... na parte de baixo do motor utilizo jato de água... Tudo isso com o motor frio... depois de lavado deixo secar ao sol naturalmente... apos feito isso passo um pouco de diesel ou desengripante na cabeça dos bicos, para que o mesmo nao crie aquele ferrugem em volta... isso faz com que o mesmo fique sempre facil de ser retirado quando preciso... Se vc olhar o motor vc nao fala que é usado...

jcbr99
22/07/2012, 21:42
Bem percebido papa, será que ele não colocou aditivo de gasolina no diesel?

Levei ao mecanico, ele quem trocou e revisou a caminhonete.. ele falou que nao podia ser bombas e nem filtros e colocou a mao no bico e percebeu um vazamento, ele apertou mas continuou vazando, eu passei correndo la mas ele ja disse pra voltar la que ele vai. Deixar 100%

Valeu galera

NGDaniel
23/07/2012, 07:21
deve ser alguma arroelinha de bico.. foi por isso que tive de tirar um.. custou carooo, precisa ver... 0 REAIS! + MDO

Imperador!
23/07/2012, 08:10
Essas arroelas parecem que duram em média 5 anos...
Eu já troquei, Daniel já trocou, agora vai ser o jcbr99 (todas Ranger 2005)

freddymarino
23/07/2012, 15:40

E aí resolveu mesmo?

Bom....

Depois que troquei a peça que o miguel me enviou, ficou tudo blz quando virava a chave, o painel ficava tudo em ordem, mas não pegava pois ficou de sexta-feira a sexta-feita parada na garagem, então logo achei que não pegaria por causa da bateria que embora esteja na garantia não acredito ser de boa qualidade, inclusive ta na loja recarregando.

bom! aí liguei pra um amigo pra vim no carro dele pra fazermos uma "chupeta", nada feito.... então ele foi na casa dele e trouxe uma tudor que ele tinha la na casa dele que disse estar boa, trouxe e trocamos.... bati pegou..........

desde então esta pegando sexta, sábado, domingo e hoje sem ter que espirrar desengrimpante.

será que a bateria tem alguma coisa a ver com isso??? é de 70ah

tem alguma indicada melhor????

grande abraço galera!

Thiago Pereira
23/07/2012, 16:24
Bom....

Depois que troquei a peça que o miguel me enviou, ficou tudo blz quando virava a chave, o painel ficava tudo em ordem, mas não pegava pois ficou de sexta-feira a sexta-feita parada na garagem, então logo achei que não pegaria por causa da bateria que embora esteja na garantia não acredito ser de boa qualidade, inclusive ta na loja recarregando.

bom! aí liguei pra um amigo pra vim no carro dele pra fazermos uma "chupeta", nada feito.... então ele foi na casa dele e trouxe uma tudor que ele tinha la na casa dele que disse estar boa, trouxe e trocamos.... bati pegou..........

desde então esta pegando sexta, sábado, domingo e hoje sem ter que espirrar desengrimpante.

será que a bateria tem alguma coisa a ver com isso??? é de 70ah

tem alguma indicada melhor????

grande abraço galera!

Faz sentido por ser um motor eletrônico.
Já vi casos de motores otto com esse "defeito", a bateria deteriorada baixa muito a tensão no momento da partida, mas não o suficiente para não girar o motor de partida, nesse momento a ECU ou é resetada fechando totalmente a borboleta (ou atuador de marcha lenta) ou simplesmente não abre os bicos injetores.
Pode ser que o mesmo ocorra na Ranger e os bicos não injetam, mas ao aplicar o desengripante o motor pega, vc para de acionar o motor de arranque, a tensão da bateria sobe e a ECU começa a injetar diesel.

O manual deve indicar a bateria ideal.

Imperador!
23/07/2012, 19:49
A bateria original da Ranger é de 75Ah

miguelcps
23/07/2012, 20:10
Tambem já li muitos relatos de defeitos neste motor causado pela bateria nao estar em boas condiçoes,
talvez voce tenha encontrado meio que sem querer o defeito de sua Ranger,tomara que seja a bateria,pois assim problema resolvido.
:euforico:

jcbr99
23/07/2012, 20:56

Arroela do bico você ta falando?
To com medo dessas falhas que ela ta dando viu...
E eu tava reparando, quando anda uns 50km ou mais, ela quase para de falhar, ai fica show

Se for pra trocar o bico que está vazando, quando mais ou menos vou gastar?

E pra aproveitar o post, a minha ranger de acordo com o computador de bordo, em viagem que fiz de 100km uns 10km de terra ela fez 10,5km/l no maximo, ta normal? Vi em alguns lugares que aquele computador é meio impreciso, mas mesmo assim to achando que ta gastando muito...
Semana que vem vou fazer uma viagem de 1000km nela e vou medir a moda antiga... no abastecimento...

Imperador!
23/07/2012, 21:44
O computador de bordo é preciso, se você souber utilizá-lo. Abastecer sempre na mesma quantidade e zerá-lo sempre.
Em relação ao consumo, é preciso saber qual a velocidade média do carro para poder dizer se o consumo tá alto ou não.

André...
23/07/2012, 22:19
A titulo de curiosidade, acabei de completar 10 mil Km com S50 (to andando mais que noticia ruim)....

Minha ranger fazia média de 10,8 com diesel normal aditivado da Shell (meu trajeto, 70% rodovia, 25% terra, 5% cidade).

Agora com S50 Shell evolux, média de 11,3 no mesmo trajeto.

O motor parece ter ficado mais com barulho mais macio, e quanto a fumaça não fazia muita antes, então não posso comentar..

abraço

NGDaniel
24/07/2012, 06:09

Dos bicos, ja troquei uma arroela e um clipesinho que vai na ponta do bico, ambos deram vazamento de diesel, ligeira perda de potencia e custaram 0,00 reais.. a arruela é genérica, fácil de achar em qualquer bombista, o clipesinho é que deu um trabalho para achar, é específico.. mesmo assim não me cobraram nada..

Tem de tomar MUITO cuidado, mexicanico ganancioso e de má-fé condena o bico na hora e depois a picape é que ganha fama de ter manutenção cara..

papa
24/07/2012, 10:16
Bico hoje se encontra a R$ 650,00 completo no mercado livre ou na ourodiesel a arruela de cobre que vai na ponta do bico deve ser trocada somente se estiver com menos de 2 mm, conforme especifica o fabricante, geralmente vazamento em bico é no aperto das conexões superiore antes de tirar o bico teste bem as conexões o teste pode ser feito como no caso do bujão de gas um pouco de espuma de detergente no local com o motor ligado se borbulhar ta vazando.

PAULO CARECA
24/07/2012, 13:26
Faz sentido por ser um motor eletrônico.
Já vi casos de motores otto com esse "defeito", a bateria deteriorada baixa muito a tensão no momento da partida, mas não o suficiente para não girar o motor de partida, nesse momento a ECU ou é resetada fechando totalmente a borboleta (ou atuador de marcha lenta) ou simplesmente não abre os bicos injetores.
Pode ser que o mesmo ocorra na Ranger e os bicos não injetam, mas ao aplicar o desengripante o motor pega, vc para de acionar o motor de arranque, a tensão da bateria sobe e a ECU começa a injetar diesel.

O manual deve indicar a bateria ideal.

Troller 3.0 E, motor de partida girava e motor não pegava, eu liguei um cabo no polo positivo da bateria e fiz contato no polo
positivo do arranque, pegou na hora e com força, a bateria apesar de ter pouco tempo de uso, não estava segurando amperagem suficiente, Moura 75Ah, troquei por nova acabou o problema.

Smyle
24/07/2012, 13:44
É bom lembrar que no Manual de manutenção do NGD3.0 diz que a arruela de vedação do injetor deve ser substituída obrigatoriamente toda vez que se retira o injetor, pois há uma possibilidade enorme de vazamento.
Acho que a maioria desses problemas de vazamento no compartimento do injetor deve ter ser porque mexeram no injetor sem os devidos cuidados e após algum tempo ele apresenta esse problema.

jcbr99
24/07/2012, 17:01
Antes de comprar o dono era meu amigo e ele mandou na oficina de minha confiançe trocou:
- bomba de gasolina, os filtros, limpou o tanque e trocou o filtro ou a peneira que tem nele, nao lembro se éiltro ou peneira, esses pequenos detalhes, e ate mais coisas... a caminhonete ta comigo a 2 semanas e so falhou depois do aditivo.. entao deve ser ele mesmo.. mas ja faz 1 semana que coloquei e nao para de falhar..

Acabei mentindo aqui.. peguei a nota fiscal na caminhonete.. trocou:
- filtro de diesel
- bomba onde vai agua no radiador (recepiente la)
- boia do tanque
- limpeza no tanque
- troca de oleo

E mais umas coisas que nao preciso citar..
Tem mais algo alem dos bicos que pode ter problemas?
Porque hoje coloquei detergente nos bicos e nao vazou...

Ta me deixando irritado esse problema dela...

Imperador!
24/07/2012, 18:52
Manda testar a vazão da bomba de baixa pressão (fica no tanque) e depois a bomba de alta.
Depois, o jeito é olhar os bicos mesmo...

jcbr99
24/07/2012, 19:03
Manda testar a vazão da bomba de baixa pressão (fica no tanque) e depois a bomba de alta.
Depois, o jeito é olhar os bicos mesmo...

eu falo minha, é caminhonete do meu pai, to com 17 anos, tiro carta mês que vem e vou cuidando né... hahaha

então, ele ta esperando dar um tempinho e ele vai levar no bombista... e aqui é complicado ficar sem o carro, porque o bombista disse que vai gastar o dia todo...

Valeu a ajuda ai !

NGDaniel
24/07/2012, 20:33
A bomba do tanque é que deve ta com problema..

Ronaldi
24/07/2012, 21:32
Já tive um problema bem semelhantea este e citei a solução aqui no forum.
Depois de duas retiradas sucessuvas do tanque para limpeza e limpeza das telinhas, foi detectado que a bomba de baixa, quando exigida em maior intensidade(principalmente em 4ª e 5º marchas elevando a rotação para acima de 2500 giros), ela não dava a vazão suficiente. Como citado forum na época, troquei o refil da bomba por outro semi-novo( R$ 400,00) e já rodei em torno de 20.000 km e não apareceu mais o problema.

jcbr99
25/07/2012, 00:57
Já tive um problema bem semelhantea este e citei a solução aqui no forum.
Depois de duas retiradas sucessuvas do tanque para limpeza e limpeza das telinhas, foi detectado que a bomba de baixa, quando exigida em maior intensidade(principalmente em 4ª e 5º marchas elevando a rotação para acima de 2500 giros), ela não dava a vazão suficiente. Como citado forum na época, troquei o refil da bomba por outro semi-novo( R$ 400,00) e já rodei em torno de 20.000 km e não apareceu mais o problema.

a minha falha, mas depois de uns 60 / 80 km rodado ela quase nao falha, fica praticamente normal, como falei, ta pra ser levada no bombista essa semana ou começda semana que vem... vamos ver..

Vinicius Hauagge
25/07/2012, 10:15
NA minha explorer, quando da adaptação do ngd, o mecânico colocou no tanque a bomba do gol 1.8... Foi uma adaptação relativamente fácil e não custou nem R$ 150,00... Antes que me esqueça, se não me engano, ela trabalha com 3.0 bar de pressão...

papa
25/07/2012, 11:50
Vinicius esta bomba que vç colocou é de gasolina certo, que tipo é, para que ano de Gol, de mais detalhes, faz tempo que esta usando no NGD a fiação é igual?

Vinicius Hauagge
25/07/2012, 15:19
Papa, não tem mistério não... ele manteve a "carcaça" que vai dentro do tanque da ranger e trocou apenas o motorzinho (acho que algumas pessoas chamam de refil ou algo assim)... a fiação também não tem complicação, pois acho que é apenas positivo e negativo... o mais chato foi tirar o motorzinho (bomba) antigo, pois o conjunto é uma peça plastica que vai rosqueada na parte superior do tanque...
Na explorer, ficou assim... bomba de combustível do gol 1.8, tanque original da explorer e instalação elétrica e dutos de diesel da ranger...

Vinicius Hauagge
25/07/2012, 15:22
Esqueci de mencionar... por ser o tanque original da explorer (teve ter uns 85 litros, mais ou menos) o marcador de combustível da ranger (instalei o painel inteiro da ranger na explorer) não marca direito... com o tanque cheio não passa de 1/4 e não conseguimos fazer melhorar essa marcação!
A pressão dessa bomba é facilmente medida antes do filtro de combustível!

jcbr99
25/07/2012, 15:39
Gente, a ranger tem vidro elétrico nas 4 portas... eles não sobem quando acionado o alarme, é normal não subirem ou o original faz o vidro subir?
Porque se fizer vou encontrar esse problema...
E a central do alarme fica aonde?

E se não tiver nada errado, tem como colocar módulo no alarme para que os vidros subam, como os módulos destes alarmes que são vendidos?

miguelcps
25/07/2012, 17:14
Gente, a ranger tem vidro elétrico nas 4 portas... eles não sobem quando acionado o alarme, é normal não subirem ou o original faz o vidro subir?
Porque se fizer vou encontrar esse problema...
E a central do alarme fica aonde?

E se não tiver nada errado, tem como colocar módulo no alarme para que os vidros subam, como os módulos destes alarmes que são vendidos?
Na minha EX 2006 XLT tive que instalar o modulo que sobe os vidros, acho que não tem de fabrica.
Qualquer loja de alarme instala, acho que paguei na época R$ 100,00

jcbr99
25/07/2012, 20:21
Na minha EX 2006 XLT tive que instalar o modulo que sobe os vidros, acho que não tem de fabrica.
Qualquer loja de alarme instala, acho que paguei na época R$ 100,00

Obrigado!
Perguntei ao meu cunhado e o pai dele tem uma ranger tambem, acho que é 2001... ele me disse que a dele tambem sobe os vidros... vou ver se tenho esse módulo e ta com defeito ou se nao tem e vou por...

Quanto a ela estar falhando, o bombista passou o scanner nela e é a bomba do diesel, que manda combustivel, algo assim, e disse que talvez se limpar fica boa se não tem que trocar e falou que fica +/- R$700,00... Só vou deixar la pra ele arrumar agora, mas falta tempo

Obrigado galera que me acompanhou sempre ajudando!

jcbr99
31/07/2012, 20:13
Foi trocado a bomba de combustível e a boia do tanque, o que o scanner tinha acusado que tava com problema, a boia do tanque pode ocasionar mesmo estas falhas?
Porque é bem caro pra arrumar...

Cassiano R. Maia Silveira
09/08/2012, 00:46
Moçada, tenho dois problemas em minha Ranger Limited 2009 3.0:

1- se pego uma subida longa, como a serra qd estava indo de Santos para São Paulo, o motor esquenta, só esquenta na subida, é pegar uma subida mais longa e esquenta mesmo, no plano pode descer a butina que num da nada... já troquei embreagem viscosa, bomba dágua, e toda a parte superior do motor, incluindo cabeçote e bicos injetores, e indo para Belo Horizonte este fim de semana eis que o motor esquentou novamente na subida, não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

2- a reduzida não engata, não há nada de errado com a parte mecânica, ja troquei o módulo eletrônico, e nada, se desligar a bateria, qd religo a função reduzida funciona por uns 3 dias, e depois para de funcionar novamente.. alguém pode ajudar?

dudu83
09/08/2012, 00:54
Moçada, tenho dois problemas em minha Ranger Limited 2009 3.0:

1- se pego uma subida longa, como a serra qd estava indo de Santos para São Paulo, o motor esquenta, só esquenta na subida, é pegar uma subida mais longa e esquenta mesmo, no plano pode descer a butina que num da nada... já troquei embreagem viscosa, bomba dágua, e toda a parte superior do motor, incluindo cabeçote e bicos injetores, e indo para Belo Horizonte este fim de semana eis que o motor esquentou novamente na subida, não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

2- a reduzida não engata, não há nada de errado com a parte mecânica, ja troquei o módulo eletrônico, e nada, se desligar a bateria, qd religo a função reduzida funciona por uns 3 dias, e depois para de funcionar novamente.. alguém pode ajudar?

o radiador foi lavado?

Cassiano R. Maia Silveira
09/08/2012, 01:00
já sim, uns tempos atras a embreagem viscosa estava se mantendo acoplada sempre, fui descobrir que o radiador estava completamente tampado de barro, lavamos e deu td certo, alias, td certo não né, a embreagem viscosa normalizou, mas o problema de esquentar continua...
é so qd força o motor na subida...

NGDaniel
09/08/2012, 06:00
já sim, uns tempos atras a embreagem viscosa estava se mantendo acoplada sempre, fui descobrir que o radiador estava completamente tampado de barro, lavamos e deu td certo, alias, td certo não né, a embreagem viscosa normalizou, mas o problema de esquentar continua...
é so qd força o motor na subida...

Estranho, mas e a válvula termostática ?

Com relação à reduzida, basta trocar o sensor de embreagem..