PDA

Ver Versão Completa : Tac Stark

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
30/07/2009, 01:57
:stop: Leia antes com ANTENÇÃO: :stop:

Tópico criado para falar EXCLUSIVAMENTE sobre o veículo Stark. Informações técnicas, pontos positivos e negativos da viatura, etc, etc etc.

:arrow:Para comentar sobre o preço do carro, a relação da empresa com os seus clientes, a relevância dos itens de série do carro, etc, etc, etc, favor usar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793

:arrow:Para comentar sobre o preço do carro, a relação da empresa com os seus clientes, a relevância dos itens de série do carro, etc, etc, etc, favor usar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793)

:arrow:Para comentar sobre o preço do carro, a relação da empresa com os seus clientes, a relevância dos itens de série do carro, etc, etc, etc, favor usar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793)

Ps: No momento da criação deste tópico (30 de julho de 2009) o Stark não foi testado por ninguém aqui do fórum, portanto inicialmente este tópico terá poucas atualizações pois as informações técnicas sobre o carro ainda são muito vagas...mas é preferível ter poucas páginas com conteúdo útil, do que centenas de páginas com nenhuma informação de valor.

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
30/07/2009, 02:00
Ficha Técnica

Motor:
FPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail
"Potência líquida máxima (127cv/3600rpm)
Torque líquido máximo (300Nm/1800rpm)

Transmissão:
Mecânica caixa Eaton FS2405 de 5 marchas sincronizadas, tração nas quatro rodas com reduzida BorgWagner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.

Suspensão:
Dianteira e Traseira Independentes com braços duplo A, molas helicoidais e duplo amortecedor
Curso de Suspensão Dianteira 160mm
Curso de Suspensão Traseira 180mm
Caster 5 graus
Camber 0 grau
Inclinação pino mestre 15 graus
Braço à terra 32 mm
Freios:
Hidraúlico com ação nas 4 rodas, servo-acionados e 2 circuitos em diagonal. Discos ventilados na dianteira e traseira.
Pneus:
ATR 255/70 R16"
Direção:
Hidraúlica, tipo pinhão e cremalheira
Dimensões:
Comprimento 4083 mm
Largura 1880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima 1900 mm
Entre-eixos 2540 mm
Bitolas D/T 1574 mm
Altura livre do solo:
Eixo dianteiro: 240 mm
Eixo traseiro: 255 mm
Entre eixos: 300mm

Capacidade:
Ângulo de ataque 49 graus
Ângulo de saída (estepe) 44 graus
Ângulo de rampa 29 graus
Tanque 70 litros

Carroceria
4 lugares em material composto e plástico de engenharia

Peso
- Vazio 1635kg
- Carregado 2010kg

Peso/Potência
12,9 kg/cv
Peso/Torque
5,45 kg/nm

.................................................. ...............................

Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, com reduzida, freios a disco ventilado nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, estrutura tubular, distância de 2.540 mm entre-eixos.

.................................................. ...............................

Diferenciais

Suspensão independente de alto curso nas quatro rodas com desenho próprio – utiliza modernos conceitos de geometria e construção e elementos estruturais superdimensionados para a aplicação. Permite que as rodas permaneçam em contato direto com o solo, mesmo em terrenos com irregularidade severa.
Estrutura tubular reforçada de elevada resistência mecânica – oferece segurança do veículo em trilhas, minimizando riscos ao condutor e passageiros.
É o mais leve da categoria com motorização diesel.
Maior altura livre do solo na categoria off-road.
Melhor distribuição de peso entre eixos da categoria – garante maior tração em situações adversas.
Painéis de fechamento de material composto (resina reforçada com fibra de vidro - RTM) – gerando alta qualidade e conceito inovador em componentes de carroceria
Utilização de plásticos reforçados de engenharia, de alta flexibilidade, nas extremidades do veículo – pára-lamas e ponteiras dos pára-choques, garantindo durabilidade e flexibilidade ao veículo.
Utiliza o estado-da-arte em conformação, soldagem e proteção de tubos e painéis metálicos.
Características

Design próprio e inovador, voltado à função e atualizado esteticamente.
Estrutura principal de proteção com santo-antônio integrado.
Tanque de combustível de 70 litros totalmente protegido pela estrutura principal.
Itens de série:

Ar condicionado
Direção hidráulica
Acionamento elétrico dos vidros com um toque para subida e antiesmagamento
Travas das portas com acionamento elétrico
Cinto de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Farol de neblina
Porta-objetos nas portas e painel
2 porta-copos no console central
Relógio digital
Pneus ATR 255/70 e rodas de liga leve de 16"
Banco traseiro rebatível
Retrovisores externos elétricos com luzes de direção integradas (side repeater);
Luz de cortesia dianteira com temporizador
Volante com regulagem de altura
Espelhos de cortesia com porta-documentos nos quebra-sóis
Preparação para som
Hodômetro digital (total e parcial)
Iluminação do porta-malas
Conta-giros
Tomada 12V
Opcionais previstos

Snorkel
Teto solar elétrico
Guincho dianteiro elétrico
Rack
Farol de milha
Skid plate metálico
Volante revestido em couro
MOTOR

O motor que impulsiona o Stark é o S23, um 2.3L 16V Turbodiesel Intercooler, inédito no Brasil, fornecido pela FPT – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. O propulsor possui quatro cilindros, injeção direta common-rail e gera 127 cv a 3.600 rpm, com um torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm.
Desenvolvido e fabricado na Itália, o motor também será produzido na planta brasileira de Sete Lagoas (MG), a partir de 2009. Outro destaque deste produto é sua ótima relação peso x torque - superior a maior parte dos motores 3.0L disponíveis no mercado. O S23 alia excelente desempenho e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes, atendendo à norma de controle Euro III e predisposto para Euro IV e Euro V.

alvaro.jrc
30/07/2009, 15:17
Chuck,

Muito legal essa ficha técnica completa!!! :palmas:

Tem alguns ítens que estão nela que eu não sabia que o Stack tinha como Skid plate metálico (peito de aço). Acho que é o primeiro jipe com esse opcional de fábrica.:pensativo:

O tópico já começou super bem, acho que dessa vez vai. :concordo:

abreu
30/07/2009, 21:44
4 lugares apenas?

CAVESO
31/07/2009, 00:57
Chuck,

Só para ficar de olho no tópico e te parabenizar pela inciativa! :palmas:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
31/07/2009, 03:21
4 lugares apenas?

O Stark vai ter lugar para 4 pessoas, mas é sistema 2/2, que significa que terá os dois bancos da frentes e, se necessário for, por levar mais 2 pessoas atrás, mas com um certo desconforto...nada fora dos padrões de um jipe :mrgreen:

...

Vou repetir então: gostei muito do projeto da viatura que colocaram no post inicial.
Existe previsão de quando será produzido?

Saudações.

Vou repetir então. Vou repetir então. Vou repetir então. Para os que ainda não entenderam...este tópico é para falar do Stark, das características do carro, tanto dos 2 carros que estavam no Salão do Automóvel, quanto dos que estão em teste nas ruas do BR, que aparecem nos vídeos do Youtube...informações sobre a previsão de entrega ou qualquer outro assunto, favor utilizar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793)

[ ]'s

Giovani
31/07/2009, 09:53
O Stark vai ter lugar para 4 pessoas, mas é sistema 2/2, que significa que terá os dois bancos da frentes e, se necessário for, por levar mais 2 pessoas atrás, mas com um certo desconforto...nada fora dos padrões de um jipe :mrgreen:
Nesse aspecto foram bem realistas.
O Troller é para 5 passageiros. Mas quero ver colocar 5 adultos dentro dele! Um Niva é mais espaçoso. O banco traseiro bi-partido (1 + 2) não ajuda em nada quando vc quer viajar entre 3 e tirar 1 banco para dar lugar p/ bagagem. Se tirar a parte dupla, na outra não cabe um adulto. Se tirar o menor, sobra banco e não cabe a bagagem.
Sendo 2 lugares e banco bi-partido é a melhor configuração para um jipe. A Suzuki sabia disso.:concordo:
Mas pelo que vi em fotos, o Stark não tem o banco bi-partido. Deveria ter...

[]'s

JEFFCATUNDA
31/07/2009, 10:04
Nesse aspecto foram bem realistas.
O Troller é para 5 passageiros. Mas quero ver colocar 5 adultos dentro dele! Um Niva é mais espaçoso. O banco traseiro bi-partido (1 + 2) não ajuda em nada quando vc quer viajar entre 3 e tirar 1 banco para dar lugar p/ bagagem. Se tirar a parte dupla, na outra não cabe um adulto. Se tirar o menor, sobra banco e não cabe a bagagem.
Sendo 2 lugares e banco bi-partido é a melhor configuração para um jipe. A Suzuki sabia disso.:concordo:
Mas pelo que vi em fotos, o Stark não tem o banco bi-partido. Deveria ter...

[]'s
Neste ponto tenho que discordar porque no novo modelo do troller 2009 o banco trazeiro está mais confortavel e maior que o dos modelos anteriores....
A nova forma do troller é mais larga, mais alta e a cabine é mais comprida que a anterior, o espaço entre os bancos tambem e maior, bem como a altura do painel em relação as pernas do motorista....

Tenho um samurai metaltop, muito boa viatura, mas falar que é a melhor configuração de bancada...sei não!

alvaro.jrc
31/07/2009, 10:14
Não lembro onde ví, mas acho que o banco traseiro do Stark é bipartido... :pensativo:

Realmente é uma configuração bastante interessante, no Jimny é assim, no Vitara tb, no caso do Jimny, devido ao espaço reduzido da mala, deitando um dos bancos encaixa certinho o Cooler de mantimentos.

Não existe fórmula mágica se para ter um bom ângulo central o jipe precisa ter uma distância entre eixos curta, fatalmente o banco acabará ficando exatamente entre as duas caixas de roda, aí não tem para onde correr, são 2 lugares mesmo. Nos carros de passeio, SUV, Grand Vitara, TR4, etc, cabem 5 pq a distância entre eixos é longa aí a caixa de roda acaba ficando na mala. Até o engesa F1 que é bastante largo só cabem 4 no banco trazeiro.

Meter um banco entre as caixas de roda e dizer que cabem 3 adultos é no mínimo chamar brasileiro de pigmeu. :mrgreen:

Giovani
31/07/2009, 10:45
Neste ponto tenho que discordar porque no novo modelo do troller 2009 o banco trazeiro está mais confortavel e maior que o dos modelos anteriores....
A nova forma do troller é mais larga, mais alta e a cabine é mais comprida que a anterior, o espaço entre os bancos tambem e maior, bem como a altura do painel em relação as pernas do motorista....

Tenho um samurai metaltop, muito boa viatura, mas falar que é a melhor configuração de bancada...sei não!
Usei o Trolha como comparação, não vamos prolongar o assunto para não ficar off-topic.
Mas esse espaço maior no Trolha 2009 é ilusão de óptica. Semana passada medi um 2009 e um 2007. Têm os mesmos 1185 mm de largura e 820mm da porta até o degrau no 2009 (850mm no 2007 que não tem mola hidráulica na porta), no assoalho traseiro. E os bancos são iguais, apenas variando o ponto de fixação em alguns mm para o lado.
Melhoraram o conforto dos bancos, mudaram o painel e a capota perdeu peso. Talvez tenha ganho algum espaço na altura dos vidros, mas na altura do popozão ele não "cresceu".
Sobre e a configuração dos bancos, o samurai passa longe do quesito conforto, mas acho excelente ter a opção de levar 3 adultos e bagagem. Cabe o zeca e a caixa térmica de 45 litros...:odedo:

Não lembro onde ví, mas acho que o banco traseiro do Stark é bipartido...
Tenho uma foto aqui. Talvez seja antiga e tenham mudado...

[]'s

JORIS
31/07/2009, 17:19
em termos de espaço interno, acho completamente equivocada a comparação com o troller, para se comparar o stark (já que não o vimos ainda) deveríamos ter como parâmetro o Jimmy, esse sim acho que vai concorrer com o stark! inclusive no espaço interno!

Realmente comparando com o Jimmy da suzuki, o espaço para dois fica bem legal!

Giovani
31/07/2009, 17:44
em termos de espaço interno, acho completamente equivocada a comparação com o troller, para se comparar o stark (já que não o vimos ainda) deveríamos ter como parâmetro o Jimmy, esse sim acho que vai concorrer com o stark! inclusive no espaço interno!
Jimny????

O Stark é maior que o Troller.

Jimny:
Comprimento: 3.665mm
Largura: 1.600 mm
Altura: 1.670mm
Entre-eixos: 2.250mm

Stark:
Comprimento: 4.083 mm
Largura: 1.880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima: 1.900 mm
Entre-eixos: 2.540 mm

Troller:
Comprimento: 3.945mm
Largura: 1.872mm
Altura: 1.953mm (na longarina do teto)
Entre-eixos: 2.410mm

[]'s

alvaro.jrc
31/07/2009, 18:13
A largura do Stark e do Troller é praticamente a mesma.:pensativo:

O lance de dizer que cabem 3 atrás é como panfleto de imobiliária para apartamento, sempre reduzem a escala dos móveis para caber tudo. Neste caso reduziram a escala do ser humano adulto. :parede:

folgado
31/07/2009, 19:23
Essa história de caberem 4 ou 5 pessoas acho insignificante.

Se estamos falando de um jipe para trilha, e não para viagem, ele deve levar no máximo 3 pessoas. Dificilmente vamos fazer uma trilha com 5 pessoas dentro do jipe.
No meu jipe coloquei um banco traseiro que nunca foi usado.
Quem comprar o carro pensando em off-road, pouco vai se importar se cabem 4 ou 5 marmanjos.

Lembro que no salão, no stand da TAC, vi 4 engravatados da empresa entrarem no Stark para mostrar que cabia. Realmente "cabeu", mas foi uma das cenas mais engraçadas que vi :mrgreen:, pena que não fotografei.

abreu
31/07/2009, 20:27
Jimny????

O Stark é maior que o Troller.

Jimny:
Comprimento: 3.665mm
Largura: 1.600 mm
Altura: 1.670mm
Entre-eixos: 2.250mm

Stark:
Comprimento: 4.083 mm
Largura: 1.880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima: 1.900 mm
Entre-eixos: 2.540 mm

Troller:
Comprimento: 3.945mm
Largura: 1.872mm
Altura: 1.953mm (na longarina do teto)
Entre-eixos: 2.410mm

[]'s

Isto é muito relativo Giovani...
Estas são medidas externas e como você pode ver, no Stark a largura é dada nos retrovisores externos.

O Stark tem paralamas muito largos e habtáculo muito estreito.
Repare nas fotos o espaço trazeiro, muito reduzido se comparado ao Troller:

http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/moriah1/na-no-salao-do-automovel-tac-stark-tem-bom-visual-e-acabamento-de-fiat-7.jpg

http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/moriah1/na-no-salao-do-automovel-tac-stark-tem-bom-visual-e-acabamento-de-fiat-1.jpg

Apenas como exemplo, o banco trazeiro do Troller:

http://www.fotosford.com.br/jornal/Troller/images/prevs/prev42.jpg

Abraços.

Fernando Caçador
31/07/2009, 21:14
Boa noite pessoal,

Muito legal essa iniciativa, falando sobre o Stark.
Acho que ninguem sabe ainda, mas, o 4x4Brasil foi convidado a conhecer o Stark pessoalmente, fazer um test-drive, ir até a linha de montagem, e tudo mais...

Creio que a visita a TAC, deve acontecer em breve....

Ai depois a gente conta para vocês. ;)

Abraços!!!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
31/07/2009, 22:34
Acho que ninguem sabe ainda, mas, o 4x4Brasil foi convidado a conhecer o Stark pessoalmente, fazer um test-drive, ir até a linha de montagem, e tudo mais...

Ai depois a gente conta para vocês. :wink:

Abraços!!!

Olá Fernado

Bem legal essa informação...sinal que a Tac está acompanhando o "outro", e agora, este tópico e este fato acaba com o blá blá blá de que a empresa está se "lixando" para o consumidor em potencial...e é sinal de que a empresa é séria...pq apesar de tudo, ainda assim colocar o seu produto para ser testado pelo fórum maaaaaaais crítico e detalhista do mundo é para poucos ... :palmas: :palmas: :palmas:

E já vou terminando por aqui porque este tópico é para falar do carro e não se o valor do mesmo é justo, se é certo dizer a realidade em relação a capacidade de ocupantes atrás, etc etc etc etc etc

[ ]'s

4x4 Brasil - O Fórum mais crítico e detalhista do mundo...por isso que é o melhor :twisted:

rubensx
01/08/2009, 11:03
parece que o bixo anda passeando até por sampa:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=183780&d=1249135377

Elmer_Jeep
01/08/2009, 11:28
Parece grandinho hein, seria legal uma foto pra comparar com o concorrente by ford.

[]'s

folgado
01/08/2009, 11:35
Parece grandinho hein, seria legal uma foto pra comparar com o concorrente by ford.

[]'s

No Salão do Automóvel o stand do Stark ficava em frente ao do Troller. Bastava virar a cabeça para comparar os dois. O segundo jipe é bem mais imponente que o primeiro.

alvaro.jrc
01/08/2009, 11:56
Boa noite pessoal,
Abraços!!!

Show de bola a notícia!!! Quais serão os eleitos???

JORIS
01/08/2009, 18:14
O que pode se verificar, é que o problema da falta de espaço do stark não esta nas dimensões externas, que parece até grandinho, acho quer houve um péssimo aproveitamento do habitáculo, fácil de verificar nessa foto que tá com a tampa traseira aberta, ridículo aquele banquinho, muito estreito, fica até desproporcional, realmente tá muito mais pra samurai que pra os demais jipes fabricados no Brasil (troller e marruá) que pelo menos o troller realmente o banco é mais folgado que a maioria das picapes CD e leva com rasoável conforco três ocupantes (desde que não sejam obesos) em viagens!

Será que alguem tem a largura desse banco traseiro do stark? com esse dado daria pra ter noção do espaço "perdido" em relação a largura total!

quanto ao resto acho que é esperar pra ver, deixa começar a vender que dará pra ter mais ideia do potêncial do carro! acho que terá um desempenho bom, pois o marruá tem um pouco mais de potêncioa que o stark e reage muito bem, agora que o que vai pegar mesmo é a resistência, que ai o que vale mesmo é a experiência! geralmente se erra primeiro pra depois colher os louros!

edilsoneras
01/08/2009, 20:20
Chuck,

Otima iniciativa!!! Espero que agora tenhamos informações, discusões construtivas e de bom senso!!!

Abraços.

Suassuna
02/08/2009, 14:46
[QUOTE=Chuck - EQUIPE JEEPBOM;944428]Ficha Técnica

Qual o curso de suspensão do troller par afins comparativos?

Achei bem reduzido o curso informado na ficha técnica do "barriga verde":

Suspensão:
Dianteira e Traseira Independentes com braços duplo A, molas helicoidais e duplo amortecedor
Curso de Suspensão Dianteira 160mm
Curso de Suspensão Traseira 180mm

JEFFCATUNDA
02/08/2009, 17:44
Ok!
Pelo que podemos ver pelas fotos dos prototipos o habitáculo é muto reduzido. Apesar de alguns colegas acharem que tanto faz 3, 4 ou 5 lugares, eu particularmente não acho que seja a mesma coisa em se tratando de uma viatura de quase 100 mil reais...Nos vídeos destes prototipos vc pode observar que realmente nas dimensões internas, ele fique muito proximo ao jimmy...(que custa quase metade do preço do Stark)...

Marcelo-HPE
02/08/2009, 19:36
O espaço no banco traseiro é bem reduzido mesmo . muito menor que o do troller .
em que esse jeep é melhor que o troller ???

DPC06
02/08/2009, 19:44
Boa noite pessoal,

Abraços!!!

EQUIPE 4X4BRASIL

POR FAVOR!

SUGIRAM À TAC QUE OFEREÇA LIMPADOR TRASEIRO COMO OPCIONAL
No aguardo das novidades!

Sergio Rocha
02/08/2009, 19:45
Eu gosto mais do visual do Stark que do Troller.O tempo vai dizer se o Stark é ou não um bom veículo.Nunca nenhum veículo vai atender a todos os gostos.

[]'

alvaro.jrc
02/08/2009, 20:44
Eu gosto mais do visual do Stark que do Troller.O tempo vai dizer se o Stark é ou não um bom veículo.Nunca nenhum veículo vai atender a todos os gostos.
[]'

X2!

Se bem que gosto é como #@, cada um o seu.... mas tb me agrada bastante o visual do Stark, principalmente pelo fato de ter sido antes de mais nada AUTÊNTICO.

Uma dúvida que eu tenho, mas acho que a galera foi para o Salão do Automóvel pode responder, peito de aço já ví que tem como opcional, mas o Stark tem proteções para t-case, câmbio, etc???

CAVESO
02/08/2009, 23:42

[]'

Concordo com você e com o Alvaro: só pelo fato dos caras terem ousado em fazer um design próprio já é digno de palmas e admiração.

Copiar design americano (que nunca foram primazia no assunto) é foda!

Abraços criativos!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 01:29
EQUIPE 4X4BRASIL

POR FAVOR!

SUGIRAM À TAC QUE OFEREÇA LIMPADOR TRASEIRO COMO OPCIONAL
No aguardo das novidades!

Em várias fotos da internet o Stark aparece com limpador traseiro. Dê uma pesquisada.

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 01:34
Mais uma que eu achei na internet

"A TAC ( Tecnologia Automotiva Catarinense) pediu à Fundação de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina emissão de licença ambiental prévia para a fábrica de carros 4x4, localizada no Perini Business Park, no Distrito Industrial de Joinville.

A produção dos veículos começa em agosto, com seis jipes produzidos por mês, passando a 12 ao final do ano. Oitenta e três empresas vão fabricar seus componentes. A TAC vai criar 12 empregos e o investimento soma R$ 15 milhões.

Vinte e cinco veículos estão reservados antecipadamente. Um dos compradores é o empresário Jaime Grasso, presidente da Athletic. O jipe catarinense Stark ganhou cinco páginas na última edição da revista “Quatro Rodas"

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2565287.xml&template=4191.dwt&edition=12631&section=886 (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2565287.xml&template=4191.dwt&edition=12631&section=886)

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 02:13
mas o Stark tem proteções para t-case, câmbio, etc???

ACHO que não...pelo menos em nenhuma foto vi esses protetores.

O que eu descobri olhanado mais calmamente as fotos foi pisca nos retrovisores, RL nas 4 rodas em alguns modelos, saída do cano de descarga levantada em alguns modelos, e em uma das fotos aparece um guincho da Warn.

Fonte das fotos: http://www.forum.clickgratis.com.br/sctopcars/t-510_s-0.html?postdays=0&postorder=asc&highlight= (http://www.forum.clickgratis.com.br/sctopcars/t-510_s-0.html?postdays=0&postorder=asc&highlight=)

Pelo que li neste fórum acima, o Stark parece ser bastante visto em Joinville.

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 02:25
Foto do cano de descarga alto e na parte de baixo do carro.

Matéria do G1-Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1187376-9658,00.html

"Mas visibilidade traseira é prejudicada pelos encostos de cabeça inteiriços nos assentos de trás, que, como no Troller, tem espaço curto para as pernas dos dois ocupantes. "

"Com opcionais são oferecidos GPS, snorkel, guincho, faróis auxiliares e cinto de segurança de cinco pontos."

Do GPS e do cinto de seguraçnça 5 pontas como opcional eu não sabia.

[ ]'s

[ ]'s

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 09:07
"Com opcionais são oferecidos GPS, snorkel, guincho, faróis auxiliares e cinto de segurança de cinco pontos."

Do GPS e do cinto de seguraçnça 5 pontas como opcional eu não sabia.

tendo cinto de 5 pontos ja fica um pouco mais fácil homologar o stark para competições... e com essa estrutura tubular dele eu acredito que seja dispensada a instalação de uma roll-cage...

Marcelo A. Marchiodi
03/08/2009, 11:20
Um amigo me disse que leu numa notinha na 4rodas que vão mexer na frente dele, no design... procede essa informação!?

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 17:16
Um amigo me disse que leu numa notinha na 4rodas que vão mexer na frente dele, no design... procede essa informação!?
Será que ainda vão modificar alguma coisa ANTES de começarem a produzir no mês que vem?
Acho pouco provavel que isso ocorra.

jeisonk
03/08/2009, 17:17
Algumas de hoje:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-avaliacao-do-novo-4x4-nacional/

http://degennaromotorsmaterias.blogspot.com/2009/07/blog-post.html

:concordo:

[]'s

JORGE DELMANTO
03/08/2009, 19:29
Jeff,

Pelo que vi no salão, ele tem de mexer e muito no acabamento interno.

Peças mal encaixadas, de material que me pareceu de qualidade inferior!

Abç

alvaro.jrc
03/08/2009, 19:39
Como assim???? Não são apenas 2 amortecedores por roda, mas tb 2 molas por roda!!! :pensativo:

http://1.bp.blogspot.com/_Cg6bHNwP_EI/SnB5HMRiZZI/AAAAAAAAI1g/lJMp9rbOXR0/s1600-h/HPIM4038.JPG

http://1.bp.blogspot.com/_Cg6bHNwP_EI/SnB5HMRiZZI/AAAAAAAAI1g/lJMp9rbOXR0/s1600-h/HPIM4038.JPG (http://1.bp.blogspot.com/_Cg6bHNwP_EI/SnB5HMRiZZI/AAAAAAAAI1g/lJMp9rbOXR0/s1600-h/HPIM4038.JPG)

abreu
03/08/2009, 20:41
Algumas de hoje:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-avaliacao-do-novo-4x4-nacional/

http://degennaromotorsmaterias.blogspot.com/2009/07/blog-post.html

[]'s

Putz, chão de carpete!
Que mancada!

=/

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 21:26
Algumas de hoje:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-avaliacao-do-novo-4x4-nacional/ (http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-avaliacao-do-novo-4x4-nacional/)

http://degennaromotorsmaterias.blogspot.com/2009/07/blog-post.html (http://degennaromotorsmaterias.blogspot.com/2009/07/blog-post.html)

[]'s

será que 90% de peças da linha fiat não é uma proporção exagerada?

alvaro.jrc
03/08/2009, 21:32
será que 90% de peças da linha fiat não é uma proporção exagerada?

Colocação bastante infeliz de quem escreveu a matéria, pois pelo que eu saiba são somente motor e painel. :pensativo:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 21:57
tendo cinto de 5 pontos ja fica um pouco mais fácil homologar o stark para competições... Desculpa mas não lembro a fonte, mas li que para correr rally seria necessário somente o acréscimo de 2 barras, pois o Stark já é uma gaiola.

Em relação as peças da Fiat, acredito que houve um engano...o que eu li tbm (desculpa mas não me lembro tbm da fonte) é que a Stark iria aproveitar a rede de assistência da Iveco no primeiro instante para dar suporte aos clientes em todo o Brasil, mas que 90% das peças é Fiat, acho que é engano.

[ ]'

leonardosell
03/08/2009, 23:21
boa noite pessoal,achei legal a iniciativa da TAC em convidar alguns de vocês para virem conhecer a fabrica e o STARK, sugiro porem solicitarem á TAC que possam providenciar pneus off road mais especificos para trilhas pesadas,pois aqui o que naõ falta . o Theo,membro deste forum e que reside em Joinville, é o cara que mais conhece de trilhas aqui,porque quase todos os raids saõ levantados por ele e vai como sugestaõ...se possivel ,quando é que voces veem?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 23:47
Leonardosell

O Stark com "Kit Off-Road" deve vir com pneus mud...pelo mesmo assim é que ele foi apresentado no Salão do Automóvel.

Mas valeu pela dica :concordo:

[ ]'s

folgado
04/08/2009, 00:17
Pneu mud, guincho...

O Kit off-road custará quanto?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 00:29
Folgado

O preço oficial do veículo ainda não saiu...cada reportagem que leio, diz uma coisa...o nosso jornalismo "especializado" tá mais atrapaiado que a gente...:mrgreen:

[ ]'s

folgado
04/08/2009, 00:35
Então, mais umas perguntas a serem feitas na visita: O que vem no Kit off-road?
QUanto custará a mais?
Qual a capacidade do guincho?

JEFFCATUNDA
04/08/2009, 01:27
Sem querer er mais chato do que já sou....

Quantos modelos de STARK vão existir?

Pois em cada mídia ele aparece de uma forma...

Por favor, me confirmem mais uma coisa; a produção será de apenas 3 viaturas por mês???

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 01:43
Jeff

A resposta a sua dúvida é a mesma que para o Ronaldo:

Cada reportagem que leio, diz uma coisa...o nosso jornalismo "especializado" tá mais atrapaiado que a gente.

Por enquanto não tem nada oficial.

[ ]'s

Breno Costa
04/08/2009, 03:58
Ae Gente Dando Uma olhada pela net Achei Alguns Videos,
Ele Custará 90.000 Reais(prefiro o Troller), e Com Volante, Manopola de marcha, manopola de tração e o console e o painel de instrumentos parecidos com o do Palio.

http://quatrorodas.abril.com.br/videos/carros/177623_v.shtml

MARCELO VITARA SUBMARINO
04/08/2009, 11:09
Ae Gente Dando Uma olhada pela net Achei Alguns Videos,
Ele Custará 90.000 Reais(prefiro o Troller), e Com Volante, Manopola de marcha, manopola de tração e o console e o painel de instrumentos parecidos com o do Palio.

http://quatrorodas.abril.com.br/videos/carros/177623_v.shtml (http://quatrorodas.abril.com.br/videos/carros/177623_v.shtml)

Breno,

Sem querer desmerecer nada, mas o do Troller 2009 as manoplas e o volante são do EcAsport!!! Se não me engano.

Muda alguma coisa pra voce???:concordo:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 11:51
A homologação de uma direção custa mais de 1 milhão :shock: por isso que carros feitos em pequena escala são praticamnete obrigados a usar peças de outros carros, já homologados...isso não é uma escolha...é uma necessidade de mercado :???:

[ ]'s

abreu
04/08/2009, 12:17
Breno,

Sem querer desmerecer nada, mas o do Troller 2009 as manoplas e o volante são do EcAsport!!! Se não me engano.

Muda alguma coisa pra voce???:concordo:

O volante sim, as manoplas não.

Abraços.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 23:06
Pessoal

Não querendo ser chato, mas já sendo, esse tópico é para falar do carro.

O tópico para discutir preço é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793&page=286 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793&page=286)
e lá a discussão sobre o preço do carro está bem mais completa :concordo:

[ ]'s a todos.

Prieto 4x4
05/08/2009, 12:45
:stop: Leia antes com ANTENÇÃO: :stop:

Tópico criado para falar EXCLUSIVAMENTE sobre o veículo Stark. Informações técnicas, pontos positivos e negativos da viatura, etc, etc etc.

Ps: No momento da criação deste tópico (30 de julho de 2009) o Stark não foi testado por ninguém aqui do fórum, portanto inicialmente este tópico terá poucas atualizações pois as informações técnicas sobre o carro ainda são muito vagas...mas é preferível ter poucas páginas com conteúdo útil, do que centenas de páginas com nenhuma informação de valor.

[ ]'s

Chuck

Desculpe-me pelo off topic(referente ao meu post anterior a este). Realmente não havia lido o post inicial (em destaque acima).

Agora, independente da questão preço, que uma versão do Stark com motorização Flex 1.8 seria interessante, isto seria.

abs

Cesar

netão
05/08/2009, 19:43
Chuck

Agora, independente da questão preço, que uma versão do Stark com motorização Flex 1.8 seria interessante, isto seria.

Mas essa motorização não vai deixa-lo gastado como os primeiros Trolles?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
05/08/2009, 20:57
Mas essa motorização não vai deixa-lo gastado como os primeiros Trolles?

Desculpa netão, mas não entendi o que vc quis dizer com "gastado".

Pietro
Se não fosse a Volkswagem avisar que iria encerrar a produção de motor AP, o Stark teria sim esse motor (e já estaria rodando)...se ia ficar bom ou não, dai não sei te dizer, mas aqui pro RS onde a maioria das trilhas são tudo em baixo d'água, o diesel sempre vai melhor.

[ ]'s

Prieto 4x4
06/08/2009, 10:11
Desculpa netão, mas não entendi o que vc quis dizer com "gastado".

Pietro
Se não fosse a Volkswagem avisar que iria encerrar a produção de motor AP, o Stark teria sim esse motor (e já estaria rodando)...se ia ficar bom ou não, dai não sei te dizer, mas aqui pro RS onde a maioria das trilhas são tudo em baixo d'água, o diesel sempre vai melhor.

[ ]'s

Chuck

Realmente a performance do diesel em "trabalhos submersos" é muito superior ao ciclo Otto, mas em outras condições de uso, a que eu acho que o Stark deve se destinar, até mais do que em trilhas, creio que ficaria um conjunto muito bem equilibrado.

Não disseram que eles tem uma "parceria" com a Fiat???
A Fiat ainda usa os motores GM???
Tenho uma Idea Adventure com motor Flex 1.8, e salvo o consumo que não é dos melhores, este motor é muito bom.

Bom, se nós estamos discutindo isto aqui, imagino que ao menos eles já tenham pensado nestas possibilidades, e alguma razão lógica os levaram a optar apenas pela configuração diesel.

Vamos aguardar pra ver.

abs

Marcelo-HPE
06/08/2009, 21:05
Esse motor 1.8 GM usado pela fiat seria uma boa opção .mas se fosse o novo velho 2.0 do vectra/astra remapeado com 140cv alcool , ae sim ficará bonito .
abs.

freitasjr
30/08/2009, 12:03
Então, o pessoal do fórum que foi convidado a testar o Stark pela fábrica TAC, já fez o teste no carro ? Alguma novidade a respeito ?

Giovani
30/08/2009, 14:59
Sem novidades. O pessoal do Fórum foi convidado, mas a data ia ser definida pela TAC.

[]'s

abreu
14/09/2009, 11:08
A Fiat acaba de lançar o Ducato 2010 com motor 2.3 FPT que será usado no Stark.

Boa notícia para quem gosta do Stark.

Abraços.

alvaro.jrc
16/10/2009, 12:15
TAC inicia produção do Jipe STARK, já premiado pelas inovações
O processo de produção é inovador pelo seu comportamento dinâmico e modelo de “montadora plena”. O veículo produzido, o jipe STARK, com Design premiado e uma série de elementos inovadores, assegura a atratividade no mercado.

O Programa Automotivo Catarinense da FIESC, criado em 2002 com o objetivo de incentivar a produção automobilística no Estado, foi o propulsor da história da Tecnologia Automotiva Catarinense S.A. (www.tacmotors.com.br (http://www.tacmotors.com.br/)). Fundada em 2004, a montadora, com sede no Perini Business Park em Joinville (SC), foi construída a partir de um projeto empresarial, que analisou a viabilidade do negócio, para depois formalizar o produto.

Com base em ferramentas de gestão como Governança Corporativa e Balanced Score Card, a TAC buscou formas de garantir diferenciais competitivos e inovadores no segmento automotivo de nicho de mercado. Entre as estratégias, pode-se citar o rigoroso planejamento do negócio, a formação de parcerias com renomados fabricantes de itens automobilísticos para viabilizar o projeto e a utilização das mais modernas tecnologias para o desenvolvimento do carro - tais como modelos matemáticos, análise virtual de protótipos e elementos finitos para o dimensionamento dos componentes com responsabilidade estrutural.

A criação do produto Stark contou com mais de 28.000 horas de pesquisa e desenvolvimento. A TAC também utilizou avançados softwares 3D e aliou o conhecimento adquirido para proporcionar um projeto com alto nível de qualidade, que até então parecia acessível apenas às grandes indústrias do setor. Sobretudo por esse fator, o projeto do jipe é considerado um case da indústria nacional.

http://www.inovasc.org.br/informativo/images_23/fotos/foto_nota_12_1.jpg
Protótipo do Jipe Stark – produto inovador da TAC
(Foto: André Kopsch)
http://www.inovasc.org.br/informativo/images_23/fotos/foto_nota_12_2.jpg
Jipe Stark é o mais leve da categoria
(Foto: Ebner Gonçalves)

O público-alvo do Stark engloba pessoas com espírito jovem e aventureiro. O Stark atende um nicho de mercado que está em expansão e tende a aceitar novos modelos. Atualmente, são comercializadas 120 mil unidades de veículos 4x4 por ano no Brasil, sendo que o mercado com apelo off-road (no qual o Stark se encontra) responde por 4 mil veículos ao ano. Este mercado cresce a uma taxa fantástica de 17,5 % ao ano, desde 2003.
Atingir a produção e comercialização de 220 carros/mês em dois anos é a principal meta da empresa, ainda considerada de pequeno porte. Esse volume será viabilizado pelo estabelecimento de alianças com concessionários da marca Fiat nas principais regiões do país. Essas alianças visam aproveitar a sinergia com a estrutura de pós-vendas que será suprida por mais de 150 concessionárias FIAT/DUCATO para assistência de motor e demais componentes Fiat no Stark. Os primeiros desafios são, portanto, a consolidação dessa estrutura de pós-vendas e a implantação de produtos e serviços da grife Stark.

Destaques como Empresa Inovadora

A inovação da TAC vem desde a sua fase de planejamento e estende-se para o seu produto e processo. Entre os principais diferenciais do produto Stark, destaca-se o chassi estrutural reforçado e de elevada resistência mecânica, que oferece segurança em trilhas e minimiza riscos ao condutor e passageiros. Ele é recoberto por uma carroceria de painéis de plástico de engenharia. O motor 2.3l 16V Turbodiesel Intercooler, fornecido pela FPT – Fiat Powertrain Technologies, é consagrado na Europa e novo no Brasil. O veículo possui suspensão independente de alto curso nas quatro rodas e com desenho próprio, cujo grande diferencial é a utilização de modernos conceitos de geometria, construção e elementos estruturais superdimensionados para a aplicação. O Stark possui também projeto próprio para painel de instrumentos, revestimentos de portas e console central. Para maior resistência, adota dois amortecedores em cada roda. O jipe, além de potente e com motorização diesel, pesa apenas 1,6 tonelada.
Histórico do Empreendimento Inovador

A história da TAC começou em 2002, quando a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) criou o Programa Automotivo Catarinense. O objetivo era incentivar iniciativas para que se instalasse uma montadora de automóveis de baixa escala no Estado. Entre outros motivos, a FIESC se baseou no fato de Santa Catarina ser o segundo maior produtor de componentes automotivos do País. Iniciou-se, então, um estudo de viabilidade do negócio, incluindo uma pesquisa com 622 proprietários de veículos do segmento off-road, além do benchmarking no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa de modelos de montadoras com produção em baixa escala. Com a solidificação do projeto, e por iniciativa de um grupo de empreendedores que tinham o propósito de investir na produção nacional de um dos mais modernos veículos off-roads, a empresa foi criada em 2004 como uma sociedade anônima de capital fechado. Hoje, a TAC trabalha para ser reconhecida como fabricante do melhor off-road nacional. Seu objetivo é, até 2012, consolidar a marca nacionalmente como montadora de veículos.

http://www.inovasc.org.br/informativo/images_23/fotos/foto_nota_12_3.jpg
Diretor-presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos,
com o produto destaque na indústria nacional.
(Foto: Peninha Machado)

Parcerias para estruturação

A TAC é uma sociedade anônima de capital fechado que conta hoje com mais de 90 investidores brasileiros. A empresa sempre buscou alianças através de sua rede de relacionamentos e conta hoje com renomados fornecedores de porte nacional e internacional, que desde o início apostaram e incentivaram o projeto. Toda a operação da TAC é suportada por recursos dos acionistas. A TAC não se utilizou de nenhuma linha de financiamento.

Produto Inovador

A TAC fabrica o jipe Stark, um produto inovador no mercado automotivo que impressiona com suas características técnicas e criatividade 100% nacionais, além de seu design sofisticado e premiado. O produto da TAC alia conforto e força. Por isso o nome Stark, que significa “forte”, tanto em alemão quanto em inglês.

Prêmios já Conquistados

2006 - Com o jipe Stark, a TAC e a Questto Design receberam o VI Prêmio Excelência em Composites/Plástico Reforçado, na categoria Melhor Desenvolvimento Tecnológico. O reconhecimento foi dado por um comitê técnico formado por especialistas em compostos plásticos, que destacaram o Stark como um produto dotado de novas matérias-primas, inovador em processos e com grande destaque em performance.

2008 - Stark foi premiado na edição brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos, o Idea Brasil (http://www.ideabrasil.com.br/), na categoria Transporte Terrestre – Ouro. Na etapa norte americana o Stark foi finalista. Com 30 anos de existência, o IDEA é promovido pela IDSA (Industrial Designers Society of America), sendo considerado uma referência de excelência em inovação e qualidade no mundo.

Membros da Diretoria Executiva

Diretor-presidente: Adolfo Cesar dos Santos
Diretor administrativo-financeiro: Dennis W. Troyer

Conselho de Administração

Presidente: José Fernando Xavier Faraco

Links:

TAC: www.tacmotors.com.br (http://www.tacmotors.com.br/)
Premiação IDEA: www.ideabrasil.com.br (http://www.ideabrasil.com.br/)

Alfredo Stavale
16/10/2009, 16:57
será que vão vender mais 25 unidades do stark no festival brasil off road!?:mrgreen:

RABUGENTO
04/11/2009, 10:22
E-MAIL RECEBIDO DA TAC:

Para nós, da TAC, é uma grande satisfação ver o trabalho desenvolvido pela empresa e por seus parceiros de negócios reconhecido e admirado.

Segundo publicado no blog oficial do QRX 2009 em Interlagos - S.P.
http://quatrorodas.abril.com.br/blog/qrx/20090607_dia.shtml (http://quatrorodas.abril.com.br/blog/qrx/20090607_dia.shtml)
o jipe da TAC se destacou na pista destinada aos veículos off-road do evento.
Esta pista foi feita no miolo da pista de Interlagos, e lá o STARK demonstrou toda a força do motor FPT 2.3.

O carro STARK encontra-se em fase final de testes e acabamento interno e estará disponível para comercialização a partir do segundo semestre de 2009, conforme cronograma deste novo motor diesel que será totalmente produzido no Brasil pela FPT em MG.
O preço estará em torno de R$ 95.000,00 dependendo dos acessórios.
Os testes para homologação já estão acontecendo.

A partir de agora o carro participa não mais como um projeto, mas como SERIE PREMIUM, onde 25 carros foram vendidos no Salão do Automóvel de São Paulo e serão entregues este ano.

Atualmente as vendas estão ocorrendo diretamente com a TAC.

Se quiser participar da próxima série nos avise.

Envie para este mesmo endereço o seu telefone e entraremos em contato.

A rede de revendas e assistência técnica será divulgada no próximo semestre. O relacionamento entre empresa e revendas será muito valioso e por isso queremos conhecer melhor os potenciais parceiros e responsáveis por mostrar e valorizar o Stark em todo o Brasil.

O jipe nacional com alta tecnologia e que enfrenta qualquer desafio, na trilha ou no asfalto, atrai olhares e o desejo de pessoas no Brasil e no exterior. Temos certeza que o Stark atrairá fãs de todo o Brasil e exterior. Sabemos como esse 4x4 de design inovador é envolvente. Por isso, queremos ter a certeza de que o nosso carro ficará gravado na sua memória. O off-road também está na Internet e lá você pode conferir tudo o que o Stark pode fazer quando estiver na sua garagem.

LOCALIZE O STARK NO YOUTUBE DIGITANDO – TAC STARK!

Seguem anexadas algumas imagens e abaixo links de vídeos do Stark no QRX 2009:
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=no-PbMxk2sw]YouTube - TAC Stark QRX 2009 Splash[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=E7TMqDHaNrw]YouTube - TAC Stark QRX 2009 Curva final[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=AtteHhg9OqY]YouTube - TAC Stark QRX 2009 Fosso de Lama[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=lIz22qQmu4s]YouTube - TAC Stark QRX 2009 Transposição[/URL]

Até breve!

Atenciosamente,
Equipe Stark

Marcelo A. Marchiodi
14/11/2009, 11:12
O pior é que o design dele está envelhecendo, pode não parecer, mas design envelhece, tem um prazo de validade.
Poucos carros foram desenhados pra durarem pra sempre, para serem atemporais! E o Stark não é um desses... apesar de eu particularmente gostar do design dele em geral, tirando aqueles faróis, que não dá pra engolir!

CAVESO
14/11/2009, 11:42
O pior é que o design dele está envelhecendo, pode não parecer, mas design envelhece, tem um prazo de validade.
Poucos carros foram desenhados pra durarem pra sempre, para serem atemporais!

Jeep e engesa são dois de designs eternos (tanto é verdade que agrale e troler compiaram)....

Tento imaginar o pessoal da agrale com a prancheta no colo tentando modificiar o design do engesa..rssssssss

Devem ter feito uns 200 projetos e depois abandonaram e deixando como sempre foi....rssss

adams
14/11/2009, 18:59
Ja analise este item do desenho dos carros.
Os que mais envelhecem são os japas. O que menos envelhecem os ford... Olha a f1000, a ranger americana.

O Jipinho Catarina

ja vi rodando 04 vezes com placa verde.
Anda muito. Ja tentei ultrapassar a 140 na br 101 e ele tava firme.
Certa feita fiz fotos nas ruas em Jaragua do sul.
Segundo uma rede de lojas de ferramentas daqui de Jaragua.
Eles adquiriram recentemente um lote de ferramentas eletricas para a linha demontagem (parafusadeiras etc...) estava no jornal local.

lcdalzoc
17/11/2009, 17:30
A poucos dias atrás, vi um exemplar verde rodando pela BR 101, nas proximidades de Araranguá-SC, com placas verdes.
Tava chovendo muito, ele vinha em sentido contrário, e portanto nem deu tempo pra tirar uma foto sequer...

adams
19/11/2009, 23:21
La vou eu me meter em fria sem querer.

Hoje fui com o amigo Jonas buscar umas peças dele num centro de usinagem em jaragua do sul, nao conhecia a empresa.
Ele me disse que o cara tinha 05 tornos (CNC) trabalhando.
Chegando la havia varias caixas com peças (ponta de carcaças dianteiras) ali onde vão fixados os cubos de roda.
Ai eu nem me liguei.
Ele perguntou do que era aquilo.
O funcionario respondeu:
- Do Jipe de joinville. E ainda disse que tinham fabricado 50 jogos.
E que a produção semanal da usinagem para a industria sera de 6 unidades.
Se algum for de perto venha aqui que eu levo la para mostrar.
Não quero fazer propaganda nem nada, mas parece que vai sair o trem agora.
Um abraço

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
20/11/2009, 23:15
Adams

Valeu a informação...e sinta-se a vontade para escrever aqui toda vez que tu souber alguma coisa sobre o Starc, pois a essência desse fórum é a troca de informações. :concordo:

Off-tópico - Vc já fez algum kit para levantar a lata da sw4 93 em 2" ou 3"? Se a resposta for sim, me passo o valor por MP.

[ ]'s

Leandro-df
02/12/2009, 13:12
Como já dito por mim anteriormente, o Stark impressiona pela robustez quando visto pessoalmente. Apesar de não ser de Joinville, aqui resido e vejo pelo menos 1 vez por semana um Stark, verde ou amarelo.

Hoje saiu essa notícia:

fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a2735845.xml

Fabricação do primeiro lote de 25 Starks está a pleno vapor no Perini Business Park em Joinville

O Stark e a GM marcam a entrada de SC no mapa dos Estados com montadoras

A fabricação do primeiro Stark, em Joinville, já começou. Os 25 funcionários da Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) trabalham a todo o vapor no Perini Business Park para entregar, até o Natal, o primeiro carro fabricado em Santa Catarina. O lote dos primeiros 25 Starks deve ser entregue em uma cerimônia antes do Natal.

A partir de janeiro, a TAC deve dar continuidade à produção em série com 12 Starks por mês. O ritmo de produção será aumentado de forma gradual, à medida que os pedidos forem surgindo. O objetivo é alcançar a marca de 220 carros por mês. Em paralelo à produção em série das primeiras 25 unidades, a TAC está estruturando o sistema de vendas e de assistência técnica do Stark.

Após quase dois anos da primeira data agendada para ser lançado, em outubro de 2007, o Stark sofreu algumas mudanças, principalmente no interior. O painel ficou mais longe dos joelhos, aumentando o espaço do motorista. O motor será a diesel, fornecido pela FPT Powertrain Technologies, do grupo Fiat. O propulsor é um 2.3 Turbo Diesel Intercooler Eletronic e de 127 cavalos de potência.

Até agora, a TAC já investiu cerca de R$ 15 milhões no projeto. O carro tem transmissão mecânica de cinco marchas, tração nas quatro rodas com reduzida e diferenciais com bloqueio na traseira. A direção é hidráulica, e a suspensão independente nas quatro rodas. O modelo básico tem série ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, retrovisores externos elétricos com luzes de direção integradas, porta-objetos nas portas e painel, vidros e travas das portas com acionamento elétrico e faróis de neblina. Teto solar elétrico, guincho dianteiro elétrico e faróis de milha estão entre os opcionais.

Outra alteração é que o carro catarinense ficou um pouco mais caro. Antes com preço previsto entre R$ 88 mil e R$ 92 mil, o jipinho agora exigirá, de quem quiser levá-lo para casa, o desembolso de R$ 95 mil. Apesar do preço, Santos afirma que existem hoje cerca de 180 interessados.
A NOTÍCIA

leonardosell
02/12/2009, 20:27
venho comunicar aos que naõ acreditavam no STARK,que ele será finalmente entregue oficialmente no dia 12-12-2009 em solenidade oficial .

Rodrigo Borges
02/12/2009, 23:56
Segue convite para o lançamento recebido pelo nosso Jeep Clube:

Duda Lopes
11/12/2009, 18:08
Matéria que saiu hoje (11/12/2009) no Globo:

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1412257-9658,00.html

[].

Cláudio Brasília
11/12/2009, 22:31
Matéria veiculada pela Dana:

Aqui tem Dana: Jipe Stark começa a ser produzido nesta sexta-feira

Novo veículo tem soluções de suspensão, torque, tração e vedação da Dana

A TAC - Tecnologia Automotiva Catarinense dá início nesta sexta-feira, dia 11, a produção em série do jipe Stark, em sua fábrica, em Joinville, Santa Catarina. A Dana vai fornecer soluções de suspensão, torque, tração e vedação para o veículo.

O Stark é o primeiro modelo nacional equipado com os eixos 44-3 em versão para suspensão independente. O diferencial de deslizamento limitado Trac-Lok é item de série e o modelo possui ainda componentes Dana para articulações das suspensões, eixos cardan (dianteiro e traseiro) e junta de cabeçote MLS.

A suspensão independente nas quatro rodas traz mais segurança e conforto para as habilidades de off-road, já que permite que as rodas permaneçam, constantemente, em contato com o terreno. A tecnologia Victor Reinz® de vedação traz o pioneirismo do primeiro fabricante de juntas MLS no Brasil. As soluções Spicer® de transmissão compostas pelo diferencial 44-3 e cardans asseguram a robustez do modelo mais leve da categoria, minimizando riscos ao condutor e passageiro.

http://www.dana.com.br/canaldana/edicao.asp?src=n&sNomeArq=12112009#17001

AKPG
11/12/2009, 22:36
Pelos dados da reportagem que saiu no G1, eles pretendem ter um faturamento de 34 milhões no ano que vem. Pelo preço que eles pretendem vender o carro, dá a média de 29 carros ao mês para conseguir este faturamento.

Entendo que é uma meta ambiciosa para quem está começando, pois o mercado de pessoas que estão dispostas a pagar 90 mil reais por um jipe é bem pequeno... Mas, como estamos falando de mercado consumidor, tudo pode acontecer...

CAVESO
12/12/2009, 00:22
Parece que posicionaram o preço do jipe entre o troller (85.000,00) e o marruá (120.000,00 o teto rígido)...

Comparando a esses dois que são projetos antigos e copiados de jipes consagrados (o que reduz e muito os custos com projeto) com o Stark (segundo a Tak o projeto deles é inovador), o preço até que está de acordo...

Mas sou suspeito em opinar pois não compro carro zero km!

mauriciof
12/12/2009, 20:41
Galera, na FENABRAVE sempre tem os dados mensais atualizados de todos os veículos que são emplacados, tanto por região do país como por território nacional, é só ir lá conferir onde diz Dados do Mercado.

Pra algumas coisas precisa cadastro, só preencher que libera na hora, assim todos aqueles que amam o TAC Stark vão poder conferir mensalmente quantas unidades são vendidas :pipoca:

Fui então lá pegar os dados das vendas mensais do Marruá em 2008 e 2009, o valor no final é o total no ano, e nos quadradinhos intermediários, é mês a mês.

A primeira tabela é 2008, a segunda é de 2009

FábioBananal
15/12/2009, 19:13
Se alguem já postou o link favor desconsiderar:
http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=43519

Pensei que as Concessionarias Fiat entrariam na jogada!! Particularmente eu nao compraria um carro sem assistencia pos venda!! Sair do E.S. para fazer uma revisão em SP é meio complicado!!

Abçs

jeisonk
17/12/2009, 17:01
Fotos

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=205128&d=1261076140

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=205129&d=1261076150

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=205130&d=1261076162

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=205131&d=1261076215

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=205133&d=1261076226

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=205134&d=1261076238

[]'s

Marcelo-HPE
17/12/2009, 17:37
Pneus pirelli scorpions ATR

Marcelo A. Marchiodi
17/12/2009, 17:49
Belas fotos!!!!!!!!!!!!
A terceira foto me lembrou muito essa abaixo!

Giovani
17/12/2009, 17:58
Câmbio + t-case = Troller/Ranger.

Mesmas rodas que vinham na Pantanal...

Mesmo tapete do Troller 2008 p/ trás...

Gostei do verde c/ grafite.:concordo:

Ninguém tem uma foto da etapa anterior à colocação da carroceria, só com o esqueleto?

[]'s

jeisonk
17/12/2009, 17:58
Show de Bola !!! agora é pra valer !!

Tomara que sim :mrgreen:

Belas fotos!!!!!!!!!!!!
A terceira foto me lembrou muito essa abaixo!

Show a foto Marcelo

Só lembrando que as fotos lá em cima não são minhas, recebi de um forista por e-mail.

Abs

jeisonk
17/12/2009, 18:00
Câmbio + t-case = Troller/Ranger.

Mesmas rodas que vinham na Pantanal...

Mesmo tapete do Troller 2008 p/ trás...

Gostei do verde c/ grafite.:concordo:

Ninguém tem uma foto da etapa anterior à colocação da carroceria, só com o esqueleto?

[]'s

Giovani, só recebi estas, mas aqui estão em alta resolução, vou mandar elas pra você, quem sabe dá pra pescar mais algum detalhe.

Abs

Giovani
17/12/2009, 18:09
Giovani, só recebi estas, mas aqui estão em alta resolução, vou mandar elas pra você, quem sabe dá pra pescar mais algum detalhe.

Abs
Blz...:concordo:

Perguntinha para o pessoal ligado à TAC...
Saberiam informar se as homocinéticas são exclusivas para esses eixos ou já tem aplicação em outro veículo de linha? Qual?

Pelo modelo da RL, parecem ser da Band...:pensativo:

[]'s

FábioBananal
17/12/2009, 22:52
São Fotos do Salão mas ajuda a ilustrar!!

Vlw!!

Marcelo A. Marchiodi
18/12/2009, 08:44
Show a foto Marcelo

Só lembrando que as fotos lá em cima não são minhas, recebi de um forista por e-mail.

Abs

Quando vi a foto dos Stark daquele jeito bateu uma nostalgia forte!
Espero sinceramente que o Stark cresça e que vejamos muitos por aí, e que não tenha o desfecho trágico do nosso saudoso Gurgel.
Essa foto do Gurgel que postei, tem uns modelos militares... tava pensando aqui com meus botões... será que poderíamos esperar algum tipo de modelo militar do Stark!?
Pois afinal o Stark é uma carroceria em cima de um chassis... poderiam muito bem trocar a carroceria por algo mais simples e rústico ou depenar uma normal pra transformar em militar, e fazer um veículo estilo "light strike vehicle"!:pensativo:

Marcelo A. Marchiodi
18/12/2009, 08:46
Blz...:concordo:

Perguntinha para o pessoal ligado à TAC...
Saberiam informar se as homocinéticas são exclusivas para esses eixos ou já tem aplicação em outro veículo de linha? Qual?

Pelo modelo da RL, parecem ser da Band...:pensativo:

[]'s

Também gostartia de saber isso!

Barretos
18/12/2009, 12:00
Olá Pessoal. Estive na TAC no dia do lançamento e numa coversa com a equipe da TAC fiquei sabendo que um dos grandes problemas encontrado pela turma é o valor de IPI que para a Ford é muito mais baixo que para a TAC, além de outros incentivos que no final fazem com que o Troller tenha o preço que tem. Seria interessante ver qual o valor do Stark se a fabrica tivesse os mesmos incentivos que a Ford.

Outra coisa, o Stark não é uma carroceria sobre um chassis e sim paineis de Fibra e Polipropileno encaixados e fixados numa gaiola tubular. Assim como os carros de competição. O Troller sim é uma caixa de fibra apoiado sobre um chassis. A grande vantagem do projeto do Stark é que, enquanto no Troller você precisa parar o carro para um trabalho de funilaria, no Stark basta apenas trocar aquela peça por outra ou em alguns casos deixar para reparo e talvez até sair andando por aí para fazer uma trilhinha e voltar na segunda para pegar a peça reparada. Acho uma puta idéia.

Abraços

Giovani
18/12/2009, 12:34
Outra coisa, o Stark não é uma carroceria sobre um chassis e sim paineis de Fibra e Polipropileno encaixados e fixados numa gaiola tubular. Assim como os carros de competição. O Troller sim é uma caixa de fibra apoiado sobre um chassis. A grande vantagem do projeto do Stark é que, enquanto no Troller você precisa parar o carro para um trabalho de funilaria, no Stark basta apenas trocar aquela peça por outra ou em alguns casos deixar para reparo e talvez até sair andando por aí para fazer uma trilhinha e voltar na segunda para pegar a peça reparada. Acho uma puta idéia.
E esse projeto prevê uma versão 4 portas?

[]'s

RHL
18/12/2009, 13:48
acho a idéia interessante, mas o projeto com chassis (troller) tende a ser mais robusto pro fim a que se destina.

AKPG
18/12/2009, 14:14
Pneus pirelli scorpions ATR
Alguns Trollers também sairam com este pneu, para baratear o custo... Eita pneuzinho ruim este.....

Barretos
21/12/2009, 09:33
Veículos fabricados em larga escala adotam monobloco de aço com painéis de aço aplicados (para lamas, capôs, portas, etc.) e em alguns casos ou algumas partes os painéis são plásticos. Portanto não utilizam gaiola tubular. Já alguns veículos fabricados em baixa escala por motivos econômicos utilizam as gaiolas tubulares estruturais. O conceito que o Troller e alguns bugues utilizam de uma grande peça de fibra apoiada sobre um chassi é um conceito antigo e não mais utilizado. Alguns carros de competição utilizam as peças únicas (bolhas) porem montadas nas estruturas tubulares. Portanto como pode ver, não são 99,9% dos carros que utilizam esta concepção de montagem. Aliás, eu diria que uma parcela bem pequena, algo em torno de uns 10% de toda a produção mundial deva utilizar este conceito. Hoje, alguns veículos de alta performance são fabricados a partir dos conceitos de monobloco porem utilizando materiais compostos, tais como Kevlar e fibra de carbono que para alguns são a mesma coisa mas não são. São materiais diferentes.[/FONT][/COLOR]

Abraços

leo cabral
22/12/2009, 09:40
Veículos fabricados em larga escala adotam monobloco de aço com painéis de aço aplicados (para lamas, capôs, portas, etc.) e em alguns casos ou algumas partes os painéis são plásticos. Portanto não utilizam gaiola tubular. Já alguns veículos fabricados em baixa escala por motivos econômicos utilizam as gaiolas tubulares estruturais. O conceito que o Troller e alguns bugues utilizam de uma grande peça de fibra apoiada sobre um chassi é um conceito antigo e não mais utilizado. Alguns carros de competição utilizam as peças únicas (bolhas) porem montadas nas estruturas tubulares. Portanto como pode ver, não são 99,9% dos carros que utilizam esta concepção de montagem. Aliás, eu diria que uma parcela bem pequena, algo em torno de uns 10% de toda a produção mundial deva utilizar este conceito. Hoje, alguns veículos de alta performance são fabricados a partir dos conceitos de monobloco porem utilizando materiais compostos, tais como Kevlar e fibra de carbono que para alguns são a mesma coisa mas não são. São materiais diferentes.

Abraços

Barretos

Concordo 100% com você!

Mas uma carcterista me admira no TAC. Apesar de ele não possuir o peso extra de um chassi e das capas de eixo e de o seu motor ser leve em relação aos concorrentes , ele mesmo assim pesa aproximadamente o peso do buggão Troller.

Então sua estrutura deve ser bastante reforçada.:concordo::concordo:

Giovani
22/12/2009, 13:26
Barretos

Concordo 100% com você!

Mas uma carcterista me admira no TAC. Apesar de ele não possuir o peso extra de um chassi e das capas de eixo e de o seu motor ser leve em relação aos concorrentes , ele mesmo assim pesa aproximadamente o peso do buggão Troller.

Então sua estrutura deve ser bastante reforçada.:concordo::concordo:
Taí uma coisa que eu queria ver: a estrutura. Cadê a foto do esqueleto?:pensativo:

Repare bem na parte de baixo dessa foto. Ali estão o conjunto montado da suspensão dianteira + power train e ao lado está o conjunto da suspensão (+eixo) traseiro.
Faltam ainda os amortecedores.
Não tem como isso tudo ser leve. Nisso deve empatar com o Troller.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=205130&d=1261076162

A diferença de peso está principalmente na carroceria.

[]'s

leonardosell
22/12/2009, 20:58
Caro amigo GEOVANI,respondendo algumas duvidas suas :o diferencial é exclusivo ,naõ ha similar no mercado ate onde sei,trata-se de um diferencial dana 44,3 (esquisito né)suas homocineticas saõ especificas e de super durabilidade. com relaçaõ á 4 portas acho que seria inviavel no momento.a estrutura tubular que ele possui é robusta e super segura ,sendo que segundo comentarios a respeito,é un dos poucos veiculos de serie senaõ unico que esta aprovado junto aos orgaõs oficiais de competiçaõ com homologaçaõ de sua estrutura(gaiola) .sinto muito em naõ poder lhe mostrar a estrutura ,mas quem sabe alguem neste forum possui ou quem sabe a TAC.

mauriciof
22/12/2009, 22:06
Perguntas:

Quais os órgãos que avaliaram e homologaram o veículo?
Quais os ítens levados em consideração na homologação?
Quantas unidades foram avaliadas, por quanto tempo?
Foi feito crash test em alguma unidade?
Qual o resultado?
Comparação do resultado do crash test com outros veículos que utilizam chassi e/ou monobloco foi feita? Quais os resultados? Pontos de deformação se colisão for frontal? Profundidade de deformação em qual velocidade?
Pelo menos alguém deu uma tombadinha nele há uns 80km/h pra ver como ele se comporta?

mauriciof
22/12/2009, 22:19
Ah, e na página http://www.tacmotors.com.br/ficha_tecnica_br18.html diz que o peso vazio dele é 1635Kg, a mesma coisa praticamente que um troller.

Giovani
22/12/2009, 22:27
Caro amigo GEOVANI,respondendo algumas duvidas suas :o diferencial é exclusivo ,naõ ha similar no mercado ate onde sei,trata-se de um diferencial dana 44,3 (esquisito né)suas homocineticas saõ especificas e de super durabilidade. com relaçaõ á 4 portas acho que seria inviavel no momento.a estrutura tubular que ele possui é robusta e super segura ,sendo que segundo comentarios a respeito,é un dos poucos veiculos de serie senaõ unico que esta aprovado junto aos orgaõs oficiais de competiçaõ com homologaçaõ de sua estrutura(gaiola) .sinto muito em naõ poder lhe mostrar a estrutura ,mas quem sabe alguem neste forum possui ou quem sabe a TAC.
Olá Leonardo!

Bom, espero que a TAC aprenda com o erro dos outros e não subestime um estoque de reposição, como fez a Troller no passado. Principalmente nesses itens "exclusivos".

Com certeza não é o momento para um 4 portas, afinal mal saiu da linha o 2 portas. Mas a Troller vem aí com o 4 portas, e se estão focando entre a TR4 e o Troller, ambos terão 4 portas. Por isso que perguntei se o "projeto" prevê uma esticada.

Poderiam mostrar a tão falada gaiola. Se é esse o ponto forte, mostrem! Eu começo olhando um carro debaixo pra cima...:mrgreen:
Se o que está embaixo não convence, o que tem em cima muito menos.

[]'s

Giovani
22/12/2009, 22:57
Perguntas:

Quais os órgãos que avaliaram e homologaram o veículo?
Quais os ítens levados em consideração na homologação?
Quantas unidades foram avaliadas, por quanto tempo?
Foi feito crash test em alguma unidade?
Qual o resultado?
Comparação do resultado do crash test com outros veículos que utilizam chassi e/ou monobloco foi feita? Quais os resultados? Pontos de deformação se colisão for frontal? Profundidade de deformação em qual velocidade?
Pelo menos alguém deu uma tombadinha nele há uns 80km/h pra ver como ele se comporta?
"Tombadinha" à 80 km/h? Espero que seja numa lavoura de arroz...:lol:

Homologado para competição, assim, original? Com certeza não.

Um Crash test deve custar uma "are baba"... Não é só o custo do carro que se perde.

O melhor investimento, para fins de testes e marketing, são justamente as competições. Nelas rola de tudo, inclusive o jipe pode sair rolando...
A Troller apostou nisso desde o princípio, assim como a Mitsubishi. Se esses 2 são os concorrentes diretos do Stark, mãos à obra.

Tô louco pra ver um Stark no Sertões! :dance:

[]'s

leo cabral
23/12/2009, 01:00
Gostaria também de saber quando vai começar a abertura para propostas de oficinas autorizadas.

Em um primeiro contato com a Tac me foi informado que as oficinas que fossem credenciadas teriam de ter certificação ISO.:palmas:

folgado
23/12/2009, 08:14
Ah, e na página http://www.tacmotors.com.br/ficha_tecnica_br18.html diz que o peso vazio dele é 1635Kg, a mesma coisa praticamente que um troller.

Há alguns meses atrás me recordo de que havia um comentário de que a relação peso/potência do TAC era praticamente a mesma do Troller.

Mas com a informação acima de que o peso é "a mesma coisa praticamente que um troller", então o tal "bugão" sai ganhando, pois o motor é mais potente... :pensativo:

estranho :pensativo:

Rodrigo.Road
23/12/2009, 11:11
Há alguns meses atrás me recordo de que havia um comentário de que a relação peso/potência do TAC era praticamente a mesma do Troller.

Mas com a informação acima de que o peso é "a mesma coisa praticamente que um troller", então o tal "bugão" sai ganhando, pois o motor é mais potente... :pensativo:

estranho :pensativo:

Olá Pessoal

Sou novo aqui, cadastrado, mas acompanho o forum ha um bom tempo..
Estou lendo algumas questões desse carro da TAC e certas coisas estão bem confusas, estranho como disseram.
Essa do peso é fácil: TAC Stark: 1635kg
Troller T4: 2050Kg (http://www2.uol.com.br/interpressmotor/lancamento/item25941.shl)

Então essa questão esta resolvida, são mais de 400kg de diferença e mesmo com motor de menos potência e torque, equivale no ponto:

peso/pontencia
Stark: 12,87 kg/cv
T4: 12,57 kg/cv

e peso/torque
Stark: 54,5 kg/kgfm
T4: 52,87 kg/kgfm

Abraço a todos

Elmer_Jeep
23/12/2009, 11:12
...o diferencial é exclusivo ,naõ ha similar no mercado ate onde sei,trata-se de um diferencial dana 44,3 (esquisito né)

Acho que vc tá precisando se informar melhor :pensativo:

Pode ser exclusivo o sistema de articulação dos eixos, mas o diferencial Dana 44.3 não tem nada de exclusivo nem esquisito pois é usado há mais de 10 anos em Ranger e S10. Atualmente no Marruá e Troller :roll:

E é bom lembrar que vc não tá num fórum qualquer... portanto, mais atenção antes de postar pra não escrever bobagem.

[]'s

freitasjr
23/12/2009, 16:57
Esse bloqueio do diferencial traseiro do Stark que é tão divulgado nas reportagens, alguém sabe dizer se é um bloqueio 100% (tipo como é na L200 Outdoor), ou é mais apenas um simples LSD ?

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

Elmer_Jeep
23/12/2009, 17:14
Esse bloqueio do diferencial traseiro do Stark que é tão divulgado nas reportagens, alguém sabe dizer se é um bloqueio 100% (tipo como é na L200 Outdoor), ou é mais apenas um simples LSD ?

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

Francisco, tudo indica que seja o Track Lock da Dana, um LSD antigamente comercializado como Positraction...

Engraçado que toda a "midia especializada" divulga o mesmo texto nas noticias:

:arrow: http://www.gilcar.com.br/gilcar/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=43519
diferenciais Dana 44.3, com bloqueio na traseira, a chamada tração positiva.

:arrow: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=40634
e diferenciais Dana 44.3, com bloqueio na traseira, a chamada tração positiva.

:arrow: http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-avaliacao-do-novo-4x4-nacional/
e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.

:arrow: http://supercomentario.com.br/2009/06/09/tac-stark-vs-troller-t4/

Inclusive o site do fabricante não informa nada além disso :roll:
:arrow: http://www.tacmotors.com.br/ficha_tecnica_br18.html

[]'s

mauromosc
23/12/2009, 17:37
A mídia é especializada em carros comuns, quando muda alguma coisa ou sai do escopo não sabem o que escrever ou falam asneira, como quando criaram o mito do jipinho da Ford...
Se é para dar cntrl+c cntrl+v no que a empresa disse, eu posso ser jornalista também.

Marcelo-HPE
23/12/2009, 20:48
Eu achei estranho que só tinha um carro pronto , o resto ainda faltava muitas peças . e esse convite de um diretor da TAC está cheio de erros de Português se é que foi mesmo o cara que escreveu/ digitou , quem digitou o convite não nem mesmo o leu depois .

ROAD TECH
23/12/2009, 22:54
Caros Amigos,

Tenho acompanhado a discussão nesse tópico com alguma atenção. Como engenheiro e ex-funcionário de montadora, posso dizer que, fazer um carro do "zero" é uma tarefa bastante árdua, e que a TAC, com todos os acertos e defeitos, deve receber de todos nós, apreciadores e amantes de off-road, pelo menos um mínimo de crédito. A Troller começou em piores condições e hj é o que é.....

Na minha opinião, a TAC talvez tenha se apressado ao apresentar um projeto que não estava "amadurecido", e com isso causou uma frustração de expectativa entre aqueles que queriam ver o carro à venda logo depois do Salão de 2006. Costumo dizer: "quem saca uma arma, tem que atirar depressa, senão..."

Bem, o que interessa, é que em breve haverá mais uma opção de 4x4. Se é caro ou não, isso o mercado vai se encarregar de dizer.

Após fazer uma rápida comparação entre as fichas técnicas oficiais de Troller e Stark, gostaria de ressaltar algumas caracteristicas interessantes:

Vão livre do Stark (sob os eixos) 240 mm (dianteira) e 255 mm (traseira) é uma vantagem significativa em relação ao Troller (215 mm sob ambos os eixos).
Detalhe: apesar de medidas diferentes, ambos pneus têm o mesmo diâmetro (aprox. 30 pol). O Stark também leva vantagem no ângulo de saída (44 graus contra 37, do Troller).

A distãncia entre eixos dos Stark 2.540 mm (100 polegadas) é maior do que o Troller (2.410 ou 94,9 pol) e pode sugerir que o espaço traseiro seja algo mais "habitável" do que o produto cearense.

Essa característica, associada à um ângulo de caster de 5 graus e a uma caixa de direção do tipo pinhão e cremalheira (conjunto mais leve e de geometria mais precisa), deve resultar em uma qualidade direcional "decente". Pior do que o Troller, estou prá ver. (certeza que vou tomar pedrada dos Trolleiros).

Um item que pode fazer diferença a favor do Stark, são os dois amortecedores por roda.

Quanto à polêmica causada pelo "exclusivo" eixo Dana 44.3, concordo com o nosso colega Elmer. A exclusividade não está no diferencial em si (tem uma porrada de modelos com esse diferencial), mas nos semi-eixos oscilantes (lembrem-se que o Stark possui suspensão independente nas 4 rodas com braços triangulares sobrepostos com os diferenciais presos ao chassis).

Me corrijam se eu estiver errado: O único modelo nacional de tração traseira que adotava tal configuração (suspensão/tração) foi Chevrolet Omega.

A minha curiosidade no momento está em saber que tipo de junta homocinética os Stark estão usando, que seja capaz de transmitir um torque elevado às rodas.

Pouco tempo atrás eu precisei de umas homocinéticas "parrudas" para um projeto que estava desenvolvendo. A maior que achei disponível no mercado nacional eram as de Fiat Ducato. Alguém tem notícia que peças o Stark usa?

Bem, só resta ver do que o jipe catarinense é capaz. Bons componentes ele tem, mas colocar tudo funcionando deforma correta, deve ter sido a tarefa dos caras até o momento. É esperar para ver.

Sds a todos,

Octávio

Théo_Augusto
23/12/2009, 23:23
Octávio

O ômega tem uma suspensão traseira do tipo "trailing-arm", bem diferente conceitualmente do "duplo-a" que usa o Stark, embora ambas sejam independentes!

As homocinéticas do Stark foram, salvo engano, projetadas exclusivamente para ele, diretamente pela DANA.

[]´s
Théo
Joinville.

ROAD TECH
23/12/2009, 23:27
Corretíssimo Theo,

Eu me referi ao conceito de diferencial "pendurado" no chassis com semi-eixos independentes e juntas homocinéticas (internas e externas)...

Sds,

Octávio

freitasjr
24/12/2009, 03:40
Francisco, tudo indica que seja o Track Lock da Dana, um LSD antigamente comercializado como Positraction...

Engraçado que toda a "midia especializada" divulga o mesmo texto nas noticias:

:arrow: http://www.gilcar.com.br/gilcar/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=43519
diferenciais Dana 44.3, com bloqueio na traseira, a chamada tração positiva.

Ok Elmer, o jeito é esperar p/ vê se a TAC passa mais informações a respeito desse bloqueio. Mas como vc mesmo suspeita, imagino também, que deve ser algo parecido com um LSD e não um 100% selecionável.

Caso contrário, se for algo 100%, seria mais um "diferencial" desse novo jipe em relação a concorrência.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

PAULO CARECA
24/12/2009, 20:01
Moderador, não me pune, desculpe-me. Mas comparar TROLLER com TAC STARK, é só para quem teve uma grande experiencia com os dois, o resto é pura especulação, principalmente para quem não teve ou tem nenhum dos dois. Pura "TEORIA".

Luciano Sá
28/12/2009, 17:23
Olá pessoal. vou tentar resumir um pouco do stark, pois conheci o primeiro prototipo e o ultimo tive o prazer de testá-lo por uma semana por mais de 1.000 km. Fui por quatro anos gerente de pós venda da troller concessionária em SC. O jeep stark e suas peças, foram produzidas através de tecnologia de ponta, ou seja, um programa de computador específico para o veiculo e dimensões específicas em off road. Ele não foi testado em rua para quebrar e depois consertar ou trocar aquela peça fraca por outra mais resistente. Ele já veio projetado para ser resistente desde o seu nascimento. Comparar o troller ao stark, ainda é complicado, já que o troller tem anos de experiencia e muitos títulos de raid e rally, mas posso falar com fidelidade e franqueza de quem conhece um pouco dos dois. "Vai ser um duelo duro"
Aquele piloto que consegue quebrar um troller em uma trilha, com certeza tambem irá quebrar um stark, ou qualquer jeep 4x4. pois a diferença dos dois está em quem pilota um 4x4.
Temos hoje com a graça de deus e voces(brasileiros) deveriam ter orgulho disto, de termos agora dois projetos de jeeps(troller e stark) para brincarmos na trilha. Sei que custa caro, mas qual o veiculo de 90 mil que segura pau? como o transparaná por exemplo, em que o troller tá matando a land rover e a mitsubishi? Sabe o que a TAC deveria fazer? Colocar seu jeep nas competições na mão de pilotos experientes, assim o stark vai decolar e muito, pois ele é resistente e á altura de um troller. Fico contente em saber que o stark já está em segundo lugar, atras do troller, no quesito 4x4, e gostaria de falar que o stark não é concorrente do troller, e sim um aliado para aumentar as expectativas brasileiras de 4x4.
Pois estou cansado de ver fábricas estrangeiras fazerem os brasileiros de palhaço assim como a suzuki que tira a fábrica do brasil e volta achando que somos atrazados em relaçao a 4x4. Duvido , que exista um veículo 4x4(original) no mundo que consiga fazer o que o troller e o stark fazem na trilha, acho que não tem. Agora pessoal, resta dar tempo aoi tempo, pois as dúvidas, devagarinho se vais andando e acompanhando ele nas trilhas.
Um abraço a todos e feliz 2010

mauricio_silva
28/12/2009, 18:42
Olá pessoal. vou tentar resumir um pouco do stark, pois conheci o primeiro prototipo e o ultimo tive o prazer de testá-lo por uma semana por mais de 1.000 km. Fui por quatro anos gerente de pós venda da troller concessionária em SC. O jeep stark e suas peças, foram produzidas através de tecnologia de ponta, ou seja, um programa de computador específico para o veiculo e dimensões específicas em off road. Ele não foi testado em rua para quebrar e depois consertar ou trocar aquela peça fraca por outra mais resistente. Ele já veio projetado para ser resistente desde o seu nascimento. Comparar o troller ao stark, ainda é complicado, já que o troller tem anos de experiencia e muitos títulos de raid e rally, mas posso falar com fidelidade e franqueza de quem conhece um pouco dos dois. "Vai ser um duelo duro"
Aquele piloto que consegue quebrar um troller em uma trilha, com certeza tambem irá quebrar um stark, ou qualquer jeep 4x4. pois a diferença dos dois está em quem pilota um 4x4.
Temos hoje com a graça de deus e voces(brasileiros) deveriam ter orgulho disto, de termos agora dois projetos de jeeps(troller e stark) para brincarmos na trilha. Sei que custa caro, mas qual o veiculo de 90 mil que segura pau? como o transparaná por exemplo, em que o troller tá matando a land rover e a mitsubishi? Sabe o que a TAC deveria fazer? Colocar seu jeep nas competições na mão de pilotos experientes, assim o stark vai decolar e muito, pois ele é resistente e á altura de um troller. Fico contente em saber que o stark já está em segundo lugar, atras do troller, no quesito 4x4, e gostaria de falar que o stark não é concorrente do troller, e sim um aliado para aumentar as expectativas brasileiras de 4x4.
Pois estou cansado de ver fábricas estrangeiras fazerem os brasileiros de palhaço assim como a suzuki que tira a fábrica do brasil e volta achando que somos atrazados em relaçao a 4x4. Duvido , que exista um veículo 4x4(original) no mundo que consiga fazer o que o troller e o stark fazem na trilha, acho que não tem. Agora pessoal, resta dar tempo aoi tempo, pois as dúvidas, devagarinho se vais andando e acompanhando ele nas trilhas.
Um abraço a todos e feliz 2010

Olá Luciano.
Bom, você esclareceu muitas dúvidas.
Mais ainda tenho algumas e parece que você tem condições de respondê-las:
-Qual nicho de mercado o Stark pretende atingir (lembrando que o mercado off-road é muito grande e segmentado)?
-Como será a produção (parceria com motadora tradicional, empreitada própria; lembrar que a Troller foi comprada pela Ford e que a Gurgel faliu há muito tempo)?
-Quem serão os fornecedores de peças (motores, suspensão, acabamento; serão montadoras ou fábricantes independenes)?
-As peças serão especícas para o modelo ou serão usadas peças "de prateleira" de outros modelos?
Estas dúvidas não tem o objetivo de "detonar" o projeto, mas de saber como ele está caminhando.
Abraços.
Maurício (Tche).

mauriciof
28/12/2009, 19:23
Meio em off o comentário, mas é difícil.

Duvido , que exista um veículo 4x4(original) no mundo que consiga fazer o que o troller e o stark fazem na trilha, acho que não tem.

Ah, cara aí já é forçar a barra também, né. Querer comparar um carro produzido no Brasil com o resto do mundo é sacanagem.

Pode ser a tecnologia de ponta que for (e, no caso, um programinha de computador, por mais caro que seja, não garante que o produto final terá a mesma qualidade, ou tão tecnologicamente avançado quanto o software), porque qualquer um sabe muito bem, que mesmo com qualquer quantidade de softwares, ISOs, materiais pseudo-inovadores e o escambau a quatro não se comparam com 40 anos de experiência em veículos off-road, como por exemplo, kamaz, tatra, ural, e outras montadoras pelo mundo.

Não é que eu não queira ver o stark, mas sabe como é, todo mundo parece sempre repetir aquele textinho marketeiro ad nauseum.

adams
28/12/2009, 20:50
Lembram do jepinho da ssang yong, ninguem nem sabia de onde veio e vendeu...

Se voce comparar este veiculo made in Santa catarina, ele é mais moderno que uma l200, uma Toyotinha das antigas ou mesmo uma Nissan frontier 98 07.

No Brasil de hoje tudo esta sendo vendido. Olha o Mini, smart...

Tem espaço para todos.

Luciano Sá
29/12/2009, 17:36
Olá pessoal, vou tentar responder todas as perguntas.

Primeiro que não fui contratado pela Tac, tive o prazer de pilotar o stark, a pedido da TAC, para a defesa civil do estado de SC, em que meu curriculum 4x4 falou mais alto e por ser um Prototipo, efetuava constantes análises.

Segundo que o pós venda do stark, vem no segmento do troller, peças nacionais, de facil acesso e baratas. Como a fábrica começa sua produção em escala ainda baixa, não é da noite para o dia que terá assistencias técnicas no brasil. As peças, como já postaram aqui, tem dana, borg worner, eaton, etc e etc, como SC tem um polo industrial grande, muitas peças dele é fabricado em santa catarina. Algumas peças dele são exclusivas, tambem já postado neste forum.

O mais interessante no stark, é que ele é de fácil manutenção, e muito simples de revisar, ou seja, será rápido e mais barato a sua revisão.

quem compra este veiculo? Todos os amantes de fora de estrada, ex: Aqui no sul temos um passeio de tres dias em que se anda na praia(dunas) asfalto, estradas de terra, fazendas, rios, serra(como a famosa serra do corvo branco), muita lama, e que caro voçe faria isto? O stark é uma exelente opção, assim como o troller, o wrangler, o suzuki.
Volto a falar deste asunto, quem já fez o transparaná, sabe que a prova é muito dificil para o veículo, e o stark, acredito, está preparado de fábrica para este tipo de competição.

Resta agora dar tempo ao tempo, esperar o stark andar nas ruas, trilhas, passeio e competições e minha maior preocupação é colocar o stark nas mãos de quem não entende de 4x4, pois ele é um veículo específico, o cliente mesmo assim quer adquirir um stark mas não entende de 4x4,? é simples, existe cursos muito bons no mercado para ensinar este pessoal, vale a pena.

As minhas mensagens destinadas a este forum pessoal, tem o intuito de divulgar mais um produto Catarinense, Brasileiro, que foi feito na medida para nós amantes de 4x4, e volto a dizer que o stark não é concorrente do troller, e sim mais um produto off road nas mãos de brasileiros que sabem viver junto a natureza.

AH... se é pra alguem ficar rico, com os bolsos cheios de grana, prefiro que a grana fique aqui no Brasil. ok? até + e um abraço 4x4

Luciano Sá
30/12/2009, 16:05
Pessoal, acho impressionante, o tópico stark ter mais de 160 mil visitas...isso tá certo????

É prova que o brasil é amante de 4x4, e o ditado vale "fale bem ou fale mal, mas fale de mim"...

Punch
20/01/2010, 17:38
Vivo na terra da TAC mas ainda não vi nenhum (exceto os placa verde) na rua.

Desde a notícia da entrega não ouvi mais nada sobre eles.

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2010, 21:02
Vivo na terra da TAC mas ainda não vi nenhum (exceto os placa verde) na rua.

eu vi um com placa azul:mrgreen::mrgreen::mrgreen: em florianópolis mês passado, depois não vi mais nenhum...

Ricardo Passoni
28/01/2010, 13:25
Repassando o link
http://www.webventure.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/27529
Abraços

dudu83
28/01/2010, 14:16
Repassando o link
http://www.webventure.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/27529
Abraços

no corpo dotexto ta falando qu ee diesel e na foto ta escrito flex, naum entendi!!!

Ricardo Passoni
28/01/2010, 15:16
Com certeza a foto e muito antiga mas a concessionaria existe sim passei por lá so não tinha nenhum Tac Stark por la rs!
Abraços

Rodrigo.Road
01/02/2010, 08:33
Seguem algumas fotos que estavam no Fórum "Exclusivos no Brasil":

http://a.imagehost.org/t/0786/20012010338.jpg (http://a.imagehost.org/view/0786/20012010338)http://a.imagehost.org/t/0541/26012010349.jpg (http://a.imagehost.org/view/0541/26012010349)http://i.imagehost.org/t/0465/26012010352.jpg (http://i.imagehost.org/view/0465/26012010352)
http://i.imagehost.org/t/0925/DSC00721.jpg (http://i.imagehost.org/view/0925/DSC00721)http://i.imagehost.org/t/0070/12122009219.jpg (http://i.imagehost.org/view/0070/12122009219)http://a.imagehost.org/t/0536/12122009213.jpg (http://a.imagehost.org/view/0536/12122009213)
http://i.imagehost.org/t/0342/07012010281.jpg (http://i.imagehost.org/view/0342/07012010281)

Clique nelas para ampliar. Abraço a todos!

Marcelo A. Marchiodi
01/02/2010, 09:17
Putz!!!!
Esse verde, o primeiro da esquerda pra direita, tá bem alto!
E realmente mexeram na frente, ficou bem melhor!
Gostei muito, acho que agora ficou bom!

shuther4x4
02/02/2010, 00:06
Algumas fotos que tirei do Tac no Jipepasseio de Itu.
Por baixo não deu pra tirar, pois fiquei sem pilha bem nessa hora:parede::parede:!!
Abraços.

Elmer_Jeep
02/02/2010, 11:18
Faróis e piscas parecem muito com os da L200.
Atrás do banco trazeiro parece muito com o que se ve abrindo a tampa trazeira de um troller...

Alguem sabe se esse painel é exclusivo ou de algum carro de linha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210329&d=1265076324

EDIT: olhaaaaa, tem uma alavanquinha ali próxima à de marchas. Ponto pro Stark!!
[]'s

CAVESO
02/02/2010, 12:57
Gostei também do painel e do acabamento das portas!

Bacana mesmo ter tração e reduzida por alavanca!

:palmas:

AKPG
02/02/2010, 13:06
Acredito que na hora que o preço dele cair um pouco, vai começar a incomodar.
Vamos torcer para que a rede de atendimento consiga crescer. É sempre bom ter concorrência no mercado...

JEFFCATUNDA
02/02/2010, 13:07
O que me assusta um pouco é esse painel avançando em cima do passageiro, tipo gol bola...

parece que os joelhos ficam em baixo dele... isso me dá uma sensação de que o espaço fica reduzido, como também esse console alto e inteiro no meio dos bancos... passar de um banco para o outro na frente deve ser a morte!!!!

Notem que o console é tão para fora quanto o volante.....

Ricardo Passoni
02/02/2010, 23:23
Faróis e piscas parecem muito com os da L200.
Atrás do banco trazeiro parece muito com o que se ve abrindo a tampa trazeira de um troller...

Alguem sabe se esse painel é exclusivo ou de algum carro de linha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210329&d=1265076324

EDIT: olhaaaaa, tem uma alavanquinha ali próxima à de marchas. Ponto pro Stark!!
[]'s

Elmer , bom vamos lá parte central do painel usa alguma coisa de Fiat Palio, volante Fiat de Palio, saidas de ar do Dobló , e se não me engano mostradores do painel tbem da linha Fiat , portanto alem do motor vieram algumas peças a mais rs! será o inicio de uma futura aquisição da italiana aqui no Brasil??/
Abraços

VOVÔ DO TROLLER
02/02/2010, 23:59
Elmer , bom vamos lá parte central do painel usa alguma coisa de Fiat Palio, volante Fiat de Palio, saidas de ar do Dobló , e se não me engano mostradores do painel tbem da linha Fiat , portanto alem do motor vieram algumas peças a mais rs! será o inicio de uma futura aquisição da italiana aqui no Brasil??/
Abraços
Com toda esta parafernália e saliências, depois de alguns quilômetros de trilhas não vai fazer barulho não???????Abs. Válter

Cacá
03/02/2010, 00:12
Galera, essa eu perdi tbém, mas o pessoal do Esquadrão da Lama
deu uma voltinha na pista com o vermelhinho. Confiram a matéria no
nosso site: http://www.esquadraodalama.com.br (http://www.esquadraodalama.com.br/)

Salvo o precinho do brinquedo, parece que o menino veio pra brigar de foice com a turma do veloTroll.

CAVESO
03/02/2010, 00:28
Pra uns espartano demais....

Pra outros com parafernálias demais.....

Será que os catarinenses conseguirão agradar as gaúchos e baianos????

cRiPpLe_rOoStEr
03/02/2010, 02:23
Pra uns espartano demais....

Pra outros com parafernálias demais.....

eu não diria nem espartano demais, tampouco cheio de parafernálias (até faltam :mrgreen:) mas o acabamento parece mto mal feito... essa tampa do porta-luvas abrindo para cima me pareceu mta pobreza...

chega a parecer mais porco que o acabamento do troller, tanto os antigos quanto o atual, que pelo menos ficou bem homogêneo com o painel do fiesta/ecosport, sem tanta aparência de gambiarra com aquela mistura de peças de modelos e marcas diferentes... ja o painel do stark chega a me lembrar um barraco de favela :odedo:

se o console central invadisse um pouco menos a cabine até poderia ficar parecendo melhor...

Tchê 4x4
03/02/2010, 10:05
Estou acompanhando os tópicos desde o inicio e vou postar a minha impressão final: Aprendi a gostar do Stark. Principalmente por ser mais um brasileiro, ter um projeto bem pensado e ser mais uma opção de off road.

Quanto ao acabamento em geral, é evidente que seria usado no inicio partes de outros carros nacionais pra baratear o custo final, pois nesse país em que TUDO tem uma carga tributária enorme se não fizessem isso custaria R$150.000.

Mas acho que isso é temporário, ou uma questão de números (Diga-se vendas).
Se hoje ele herda várias coisas da Fiat como o volante, as saídas de ar e os marcadores, e etc. o restante, ou seja, boa parte do carro é exclusivo. Por isso na minha humilde opinião não acho legal baixar o pau numa coisa que nem se conhece direito ainda.

Como o amigo Cacá falou aí em cima (Alteração da abertura do porta-luvas e etc), tudo é uma questão de tempo, pois se a TAC tá investindo essa grana toda no projeto, certamente vai aperfeiçoar ele, como TODAS as montadoras fazem, pois somente com o feed back dos usuários e compradores é que a mesma vai saber o que tá bom e o que pode ser melhorado...

Como disse é a minha ipinião, por isso BOA SORTE A TAC e queremos ver esse bixinho em AÇÃO!!!...

icojavali2009
03/02/2010, 11:10
Parabéns com tanta tecnologia embarcada esse jipe é uma verdadeira espaçonave. Que ótimo que o motor vai ser produzido no brasil no futuro.
Essa maquina deve ser um show de 4 x 4.

icojavali2009
03/02/2010, 11:16
Esse stark tem componentes (peças) comuns a outros veículos nacionais existenes no mercado? é bom que tenha, pos facilita a manutenção e o usuario em caso de necessidade encontra peças em qualquer balcão.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/02/2010, 14:19
Na página anterior, o Caca disse que o veículo foi testado pelo esquadrão da Lama.

Nesse mesmo texto do Caca, tem o link do site do Esquadrão da Lama com a matéria sobre o teste drivre.

Na parete "Primeiras impressões" está escrito:

De acordo com o representante da marca,
em breve nos será disponibilizado para
test-drive, um veículo equipado com
pneus "Mud Terrain", o qual será
submetido à condições severas, quando
então poderá mostrar sua verdadeira
vocação.

[ ]'s

Punch
03/02/2010, 17:02
Eu entrei em um, mas não dirigi (ainda). Tenho 1,91m, me senti um pouco apertado, essa parte central do painel avança bem e o joelho fica batendo.

Mas só darei um palpite melhor quando puder dirigí-lo.

Tchê 4x4
03/02/2010, 17:27
Se alguem souber de alguma revenda que tenha o Stark em Porto Alegre me dá um toque que quero dar uma olhada de perto, já que estou indo pra lá...

Valeu!!!...

TMorais
03/02/2010, 18:52
http://www.noticiasautomotivas.com.br/exclusivo-test-drive-com-o-tac-stark-2010/

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/02/2010, 18:38
Pessoal

Tá ai o link do site onde deixo as minhas impressões sobre o Stark que vi lá na Chamonix.

Junto também tem umas 30 fotos que tirei, bem detalhadas do carro.

http://www.jeepbom.com.br/site/interna.php?secao=Notícias%20sobre%20Off%20Road&id_noti=376

[ ]'s

Tchê 4x4
04/02/2010, 19:29
Show de bola a matéria e as fotos Everson!!!... Bem detalhada e sob o olhar de quem entende. Só acho que a TAC poderia ter escondido mais a estrutura tubular do carro, tipo nos paralamas, pois esteticamente acho feio.

Mesmo assim admiro muito o Stark, pois como disse acho tri válida a ideia do Troller ter um concorrente tbm brasileiro.

Valeu!!!...

Casa da transmissão4x4
04/02/2010, 20:12
A suspensão parece bem robusta, principalmente a manga de eixo e ainda com pouco peso do motor não deve estragar facil, mas que pena que a suspensão e indepedente, seria melhor se fosse eixo rigido.
Que motor e esse? Da ducato não é não.

edilsoneras
04/02/2010, 20:14
Pessoal

Tá ai o link do site onde deixo as minhas impressões sobre o Stark que vi lá na Chamonix.

Junto também tem umas 30 fotos que tirei, bem detalhadas do carro.

http://www.jeepbom.com.br/site/interna.php?secao=Notícias%20sobre%20Off%20Road&id_noti=376

[ ]'s
Parabéns pela matéria!

Acho que agora é que vai começar a prova de fogo do Stark, pois se iniciou a comercialização da viatura e o mercado vai julgar se ele veio para ficar ou não.

Eu particularmente torço para que de certo e o Stark se torne uma opção para quem aprecia e gosta de 4x4.

Abraço,

Marcio
04/02/2010, 22:16
Excelente matéria!! Parabéns!

RoadRunner
07/02/2010, 19:55
Parabéns pela matéria! e obrigado pelas fotos.
Conheci um bocado do Stark com ela :concordo:.

Gostei do do vão livre dele, deverá facilitar as fabricação das proteções inferiores e elas possivelmente vão durar mais pois tenderão a escorregar dos obstaculos com facilidade em vez de enroscar.
Acho eu no meu vasto conhecimento de fubebol de botão e autorama.... :lol:

Maurício Fernandes
07/02/2010, 21:07
chuck, não tirou fotos do painel do Stark?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/02/2010, 22:15
chuck, não tirou fotos do painel do Stark?

Maurício...Foquei tanto nos detalhes mecânicos do carro que acabei me esquecendo do painel...

...e também porque as fotos foram tiradas meio que na correria pois não quis me apresentar como reportagem pois tinha receio que me proibissem de fotografar o carro...falam tanto que a TAC tá escondendo o carro que acabei entrando na paranóia...mas quando chegou o vendedor para saber quem era aquele loco disparando foto que nem uma metralhadora, me indentifiquei e ele foi muito antencioso e me deixou bem a vontade para tirar mais fotos...só não fiz o teste-drive pq poderia perder o vôo de volta pra casa :(...

...mas segue abaixo o link do painel feito pelo blog Notícias automotivas...só não gostei da altura do rádio...me pareceu baixo demais...jipeiro de verdade sabe que pra chegar água naquela altura não é muito difícil...:mrgreen::twisted::mrgreen:...ahhh...e ficou bastante parte plana para colocar GPS, Rádio PX/VHF, Trip Toten, etc...de resto, o carro por dentro tá bem bonito e a direção com regulagem será uma mão na roda para os mais altos ou barrigudos :shock:...heheh

http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/tac-stark-test-drive-exclusivo-7.JPG

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/02/2010, 22:32
tenderão a escorregar dos obstaculos com facilidade em vez de enroscar.

Road Runner

Também acho isto...mesmo ficando um pouco mais baixo que a maioria dos jipes, o Stark vai escorregar, pois o tubo que protege o carro por baixo é liso...é só dar aquela embaladinha...eu faço trilhas uma Hilux e ela é relativamente alta, mas a travessa da redução e o tamque ficaram mais baixos e quando tranco, é sempre ali...não tem como escorregar...:evil:

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/02/2010, 22:38
mas que pena que a suspensão e indepedente, seria melhor se fosse eixo rigido.

Agora temos no mercado um 4x4 com eixo rigido e o outro não...se os 2 jipes fossem rígidos não poderíamos fazer comparação :mrgreen:

[ ]'s

Bredes
10/02/2010, 08:12
Pessoal, saiu essa matéria hoje sobre o Tac Stark, segundo a matéria, o preço dele sera de 98.000,00.Achei extremamente carro.
http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/02/09/tac-stark-encara-seu-primeiro-teste

unmoralisch
11/02/2010, 03:34
Montado em Joinville, jipe que teve a largada da produção em série no início do ano mostra que é capaz de encarar qualquer tipo de terreno

http://f.imagehost.org/0533/imagem53463545.jpg

Para você sair dirigindo um Stark, será preciso esperar 60 dias. Ao contrário do que pode parecer, os dois meses na fila de espera para receber esse jipe catarinense recém-lançado são um bom sinal. Mostra que uma empresa que iniciou a produção há menos de um mês está com boas perspectivas.

— Cada vez que entregarmos um carro será uma propaganda. Queremos chegar a 2012 com uma marca off-road consolidada no mercado nacional —, diz o presidente da TAC, Adolfo César dos Santos.

O jipinho joinvilense começa a ganhar o mundo. Na lista de espera estão compradores de Santa Catarina, Pará, Distrito Federal, Mato Grosso, Espírito Santo São Paulo e Minas Gerais. Há dois pedidos feitos para a Espanha.

— O Stark não é um carro para ser exportado pelo Brasil, mas sim importado por outros países, — comenta Adolfo Santos.

A fábrica, instalada em um galpão na área industrial de Joinville, conta hoje com 20 funcionários na linha de produção. De lá, vão sair, por enquanto, 12 carros por mês. Em três anos, a TAC pretende chegar à produção de 100 unidades/mês. A a capacidade de produção pode chegar a 200 carros a cada 30 dias.

A montadora garante que em breve o comprador do Stark conseguirá deixar o carro ainda mais off-road. Uma pacote de acessórios, que inclui guincho, chapas de proteção e snorkel, está sendo preparado.

O Stark nasceu no computador. Engenheiros trabalharam com informações passadas por 622 pessoas acostumadas a colocar carros na lama e chegou-se ao modelo de hoje.

— Temos um produto com a cara que a maioria dos clientes que consomem off-road gostariam —, conta Guilherme Kosmann, do setor de marketing e vendas da empresa.

O carro chega ao mercado custando R$ 98.780. A faixa de preço é parecida com a do Troller T4 (R$ 92,5 mil com a Ford mantendo a isenção do IPI) e do Agrale Marruá (R$ 90 mil), os concorrentes diretos do Stark.

Apesar de voltado para as trilhas e capaz de ter bom desempenho nelas, o Stark é confortável para um jipe. Com boa parte dos componentes internos vindos dos carros da Fiat, ele sai da fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rodas de liga-leve, porta-copos, controle remoto para abertura das portas e bancos de couro.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/j...D=a2805140.xml (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a2805140.xml)

unmoralisch
11/02/2010, 03:36
Fizeram um desafio entre o Stark e o Troller no Jornal da Tarde, alguém leu esta matéria? Eu queria muito saber o que deu...

Aqui o link da capa: http://www.jt.com.br/exibe_capa.php?DIA=20100210

Rodrigo.Road
11/02/2010, 11:43
http://www.jt.com.br/suplementos/carr/2010/02/10/carr-1.94.7.20100210.7.1.xml

:shock::shock::shock::shock:

"....O JC levou os dois para a terra e, neste comparativo, deu o novato feito pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense)... "

"..o Stark se saiu melhor não só pelo que pode fazer no mato, mas pelo que oferece fora dele. No asfalto, o TAC revela atributos típicos de carros de passeio, como, por exemplo, volante preciso e engate de marchas suave - o que não ocorre com o T4. Isso sem prejudicar sua aptidão para as trilhas, em que ele também se mostra mais confortável."

:shock::shock::shock::shock:

VOVÔ DO TROLLER
11/02/2010, 11:51
Fizeram um desafio entre o Stark e o Troller no Jornal da Tarde, alguém leu esta matéria? Eu queria muito saber o que deu...

Bom dia Un.......... Realmente, segundo o comparativo do JT o Tac é superior ao T4 em praticamente todos os ítens. De 16 ítens o T4 só ganhou em um, ou seja, o motor, apesar de que a relação peso/potência é parecida (12,9 kg/cv do Tac x 12,6 do T4). Na prática, por ser mais pesado, o T4 corre um risco maior de atolar. Fiquei impressionado com a reportagem. Se o o Tac é tudo isto que está no Jornal do Carro, não tem prá ninguém, sem contar, segundo o JT , que o Tac vai bem tanto nas trilhas quanto no asfalto ( ponto positivo e um dos mais relevantes na minha opinião) . O Tac se destaca também por ser bem mais projetado. Sob o assoalho , por exemplo, não há peças aparentes (outro ponto positivo). Na minha opinião, o maior problema do TAc é o preço R$ 98.780,00, sem contar, se o carro vai ou não apresentar problemas depois que estiver rodando pelas trilhas da vida, levando-se também em consideração da desponiblidade das peças de reposição( talvez com o tempo, este problema seja sanado) . Um dos meus sonhos de consumo seria um T4, mas se o Tac for tudo isto que disseram, vou ter que reavaliar o meu sonho . ( neste caso o preço ainda "pega". Abs. Válter

p.s. depois, coloco mais informações que sairam no JT.

Maurício Fernandes
11/02/2010, 12:27

Amigo UNMORALISCH,
Só para saber, és da fábrica TAC ?
Pergunto pois entrou no forum agora...
Seja bem vindo.

unmoralisch
11/02/2010, 12:40
Bom dia Un.......... Realmente, segundo o comparativo do JT o Tac é superior ao T4 em praticamente todos os ítens. De 16 ítens o T4 só ganhou em um, ou seja, o motor, apesar de que a relação peso/potência é parecida (12,9 kg/cv do Tac x 12,6 do T4). Na prática, por ser mais pesado, o T4 corre um risco maior de atolar. Fiquei impressionado com a reportagem. Se o o Tac é tudo isto que está no Jornal do Carro, não tem prá ninguém, sem contar, segundo o JT , que o Tac vai bem tanto nas trilhas quanto no asfalto ( ponto positivo e um dos mais relevantes na minha opinião) . O Tac se destaca também por ser bem mais projetado. Sob o assoalho , por exemplo, não há peças aparentes (outro ponto positivo). Na minha opinião, o maior problema do TAc é o preço R$ 98.780,00, sem contar, se o carro vai ou não apresentar problemas depois que estiver rodando pelas trilhas da vida, levando-se também em consideração da desponiblidade das peças de reposição( talvez com o tempo, este problema seja sanado) . Um dos meus sonhos de consumo seria um T4, mas se o Tac for tudo isto que disseram, vou ter que reavaliar o meu sonho . ( neste caso o preço ainda "pega". Abs. Válter

p.s. depois, coloco mais informações que sairam no JT.

Eu vou responder apesar que o dono do thread não queira, mas prometo que não vou me estender no assunto, vou apenas colocar aqui o que acho para quem sabe dar uma luz no problema preço...
Vamos levar em conta que está na faixa de preço dos outros 4x4 "nacionais" e sem redução de IPI, com uma tecnologia diferente, design 100% nacional, muito mais confortável que um nacional como o Marruá, etc... Um Marruá por exemplo está na faixa dos R$ 90.000 e sem estes itens, pois é um jipão mesmo, seco total, mas "ninguém" reclama do preço... Já o Troller que tem conforto no nível do Stark, também está na faixa dos R$ 90.000, e vamos levar em conta que depois que a Ford comprou, eles tiveram como benefício a redução de IPI... Então, tá caro? Tá! Mas não tanto mais que os outros! Quem tem 90k teria já 100k para investir, eu sei que é meio complicado, mas pensa, se o cara tem 90k na mão, é porque não é fraco de grana, agora se a pessoa que pagou 90k, tem o dinheiro contadinho (o que é normal no Brasil), eu só lamento por esta pessoa, pois convenhamos que mesmo a Ford e a Agrale sendo empresas com ampla assistência técnica, estes dois automóveis não são as mil maravilhas que escrevem por aí em questão de finalização de projeto, eu sou bem informado e sei muito bem que um Troller ou um Marruá tem os seus problemas mesmo novinhos... Isto não vai ser diferente com o Stark... E por que seria?
Peço desculpa novamente ao criador do tópico e não vou mais entrar neste assunto de preço...

Tchê 4x4
11/02/2010, 12:47
Tbm posso estar errado, mas como o cara é de Joinville, entrou agora...

Acho legal que alguem da TAC entrasse no forum, pois tiraria todas as nossas dúvidas e seria melhor pra todos. Só acho que deveria se identificar...

unmoralisch
11/02/2010, 12:52
Amigo UNMORALISCH,
Só para saber, és da fábrica TAC ?
Pergunto pois entrou no forum agora...
Seja bem vindo.

Tbm posso estar errado, mas como o cara é de Joinville, entrou agora...

Acho legal que alguem da TAC entrasse no forum, pois tiraria todas as nossas dúvidas e seria melhor pra todos. Só acho que deveria se identificar...

Não! Eu apenas sou um admirador do automóvel mesmo!
Aliás eu me apaixonei por ele, quando vi um em uma empresa de tecnologia que fica do lado de minha casa, eu tinha uma impressão um tanto quanto preconceituosa deste carro também quando o via por fotos, mas depois que vi pessoalmente eu tive um choque, pois ele é imponente pra caramba, as pessoas não tem noção, pois nunca viram um pessoalmente! Não sei se o motor é bom mesmo, não sei se a mecânica é realmente confiável, mas garanto que é impactante!

Aliás estão havendo test-drives aqui em Joinville, mas nem vou dizer que entrar nesta lista seleta é bem difícil! Eu adoraria!

P.S.: Não quero brigas em relação a outros 4x4, eu sou admirador deste tipo de automóvel, porém não tenho um... Eu acompanhava de fora sempre este fórum, mas também achei muita injustiça que fizeram em outros threads sobre o Stark, tiraram muito sarro, avacalharam um monte, e posso dizer que fiquei muito chateado com as infantilidades de alguns membros, mas estou aqui para ajudar a colher informações, colocar reportagens que eu achar, etc...

Tchê 4x4
11/02/2010, 13:00
E porque é tão dificil assim fazer o test drive unmoralisch???....

Se for mesmo acho um puta tiro no pé da TAC, pois ao meu ver se ela quer realmente vender bem e alcançar o T4 já deveria disponibilizar uma ampla rede de concessionarios parceiros e um carro test drive no mínimo pra cada capital.

unmoralisch
11/02/2010, 13:12
E porque é tão dificil assim fazer o test drive unmoralisch???....

Se for mesmo acho um puta tiro no pé da TAC, pois ao meu ver se ela quer realmente vender bem e alcançar o T4 já deveria disponibilizar uma ampla rede de concessionarios parceiros e um carro test drive no mínimo pra cada capital.

Não faço idéia, decerto a procura é grande!

Não posso julgar ainda tudo isto, acho que o Stark ainda não está maduro, e admiro o que eles estão fazendo e fizeram, só achei que fizeram muito marketing em cima... Porém eu acho que é melhor o que esles estão fazendo do que já lançá-lo cheio de problemas... Eles parecem estar sanando os problemas um por um, houve o problema do motor da Volks, o que atrasou o projeto, etc... Quanto aos concessionários, realmente é um grande problema, deve ser difícil fazer este tipo de logística, distribuição... É uma empresa "cabaço"... Acho que eles querem vender dentro do esperado e não necessariamente algo como um turbilhão de vendas, eles vão vender por etapas, como diz aquela reportagem do jornal que coloquei aí em cima ( http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a2805140.xml )... Mas sei lá, vamos ver, eu ainda acho que o que está ocorrendo é que eles estão fazendo as coisas por etapas, para em um futuro ficar cada vez mais fortes, é o que eu acho... É uma boa filosofia, melhor que esta filosofia de tudo pra ontem...

Be Trindade
11/02/2010, 13:32
http://www.jt.com.br/suplementos/carr/2010/02/10/carr-1.94.7.20100210.7.1.xml

pra complementar!

unmoralisch
12/02/2010, 04:07
Eu participo de um fórum de fotos e arquitetura chamado skyscrapercity.com , lá um colega postou imagens escaneadas desta reportagem do Jornal da Tarde... Está aí:

http://i46.tinypic.com/2vx40ad.jpg

http://i49.tinypic.com/200bssh.jpg

http://i49.tinypic.com/2dtnfqd.jpg

http://i48.tinypic.com/25iajd4.jpg

http://i45.tinypic.com/2ntk003.jpg

Fonte: Por RRC http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=51759437&postcount=78

fernandotf
12/02/2010, 08:54
Outra pergunta: A suspensão do TAC Starc é independente, que é uma grande vantagem, pois além do conforto, tem um maior vão livre. Mas será que está super dimensionada para suportar um pneu 35"? É possível levantar mais o carro?

Rodrigo Borges
12/02/2010, 09:42
Estou torcendo muito para o sucesso do TAC Stark... além de ser nacional, é mais uma opção off-road no Brasil, que por sinal, são muito poucas: Troller T4, Agrale Marruá e TAC Stark.

Mas pagar quase 100 mil latinhas para ser cobaia de um jipe que ninguém conhece a qualidade e confiabilidade (teste de fábrica é uma coisa, teste em trilhas e expedições, é outra...), e de uma montadora que ninguém sabe o futuro (até onde eu saiba, está mal das pernas, mas me corrijam se estiver errado), com pouquíssimas concessionárias no Brasil, tem que ter muita coragem... e dinheiro!!! :???:

Sei que gosto não se discute, apenas se lamenta, mas na minha opinião, NUNCA o TAC Stark é mais bonito do que o Troller... a traseira do TAC Stark é horrorosa!!! (não tenho Troller, é apenas uma opinião... talvez seja pq estou ficando velho, hehehehe)

Mas enfim, sucesso para o TAC Stark!!! :concordo:

Quando eu soube do Stark a primeira vez, fiquei orgulhoso, pois seria um jipão feito aqui na minha cidade e com idéias de jipeiros experientes no projeto! Depois fui me informar e acabei achando no Fórum 4X4 algumas informações dele, na maioria críticas, muitas pessoas desacreditando(talvez com razão), mas mesmo assim sempre torci muito pelo carro!
Tenho 2 amigos que compraram, um trocou por ações da empresa e outro ainda não recebeu e diz que não está com pressa de receber:shock:.
Esta semana o pessoal da Tac esteve demonstrando o carro na sede do nosso Jeep Clube (Joinville 4X4), infelizmente eu estava viajando e não pude estar presente. Amanhã tem trilha e saberei dos comentários do pessoal!
Eu comprei um Troller em setembro do ano passado, antes conversei com o pessoal da Tac, mas o que pesou na minha compra foi a tradição, não uso meu Troller pra trilha, tenho outro pra isso, mas a incerteza da durabilidade do carro e da sobrevivência da Tac me fizeram escolher o T4.
Espero que daqui uns 2 ou 3 anos a marca se consolide, e ai concerteza eu seria um comprador do Stark, mas até lá fico com meu Troller e feliz da vida!
Boa sorte a TAC!

JEFFCATUNDA
13/02/2010, 02:13
Eu participo de um fórum de fotos e arquitetura chamado skyscrapercity.com , lá um colega postou imagens escaneadas desta reportagem do Jornal da Tarde... Está aí:

http://i46.tinypic.com/2vx40ad.jpg

http://i49.tinypic.com/200bssh.jpg

http://i49.tinypic.com/2dtnfqd.jpg

http://i48.tinypic.com/25iajd4.jpg

http://i45.tinypic.com/2ntk003.jpg

Fonte: Por RRC http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=51759437&postcount=78
Algumas notas ai são para lá de curiosas...

VEJAMOS:

CONFORTO:
A reportagem fala do espaço maior do troller e de caber 3 passajeiros no banco trazeiro, bem como em ser impossivel não bater com o cotovelo na porta...e mesmo assim o troller perde no conforto.

ERGONOMIA:

MENOR ESPAÇO INTERNO, COTOVELOS BATENDO NAS PORTAS, E EMPATAM ERGONOMICAMENTE?

ESPAÇO:

AFIRMAM QUE O STARK É MENOR E EMPATAM NESSE QUESITO....

MANUTENÇÃO:

ALGUEM JÁ FEZ UMA MANUTENÇÃO EM UM STARK?...ISSO É BRINCADEIRA?

fora que com tantos anos de fabricação, o troller já tem uma enorme rede de fabricantes alternativas as originais, enquanto nem nas originais da stark se fabrica nada ainda

PREÇO:

O STARK É QUASE 10 MIL MAIS CARO E NOVAMENTE EMPATA COM O TROLLER?????

SEI NÃO!

Mas comparativo é igual a pesquisa de interesse de votos, dificilmente o parocinador perde.

Espero realmente que este carro seja bom e que consiga fazer o que é muito didicil por aqui, que é SOBREVIVER....

Mas vamos raciocinar....

Tropeiro
13/02/2010, 04:24
Algumas notas ai são para lá de curiosas...

VEJAMOS:

CONFORTO:
A reportagem fala do espaço maior do troller e de caber 3 passajeiros no banco trazeiro, bem como em ser impossivel não bater com o cotovelo na porta...e mesmo assim o troller perde no conforto.

Neste quesito, a reportagem faz alusão ao conforto e não ao espaço, tanto que já há um subtítulo abordando este outro item. Numa Kombi cabem 10 (?) pessoas, nem por isso é mais confortável que uma Ferrari (comparação exagerada mas dentro da proporção). Não entendi, bater o cotovelo na porta? :putz:

ERGONOMIA:

MENOR ESPAÇO INTERNO, COTOVELOS BATENDO NAS PORTAS, E EMPATAM ERGONOMICAMENTE?

Ok, o tal cotovelo batendo na porta, agora será o carma, o Stark perde em tudo devido o maldito "cotovelo na porta". Não sabia, que ergonomia tratava apenas disso.

ESPAÇO:

AFIRMAM QUE O STARK É MENOR E EMPATAM NESSE QUESITO....

Espaço abrange tudo, espaço para ocupantes, espaço para bagagem, espaço (ocupação) externa.

MANUTENÇÃO:

ALGUEM JÁ FEZ UMA MANUTENÇÃO EM UM STARK?...ISSO É BRINCADEIRA?

fora que com tantos anos de fabricação, o troller já tem uma enorme rede de fabricantes alternativas as originais, enquanto nem nas originais da stark se fabrica nada ainda

Manutenção? Espero que poucos o façam, até porque se alguém quiser adicionar um snorkel, não precisará apelar pro corte na carroceria (amadorismo em excesso). É possível especular uma manutenção, por meio do levantamento de custos (ou será impossível?). Agora dizer que o Troller, já conta com peças exclusivas pra ele, será que é pra ele mesmo? Ou pro tal veículo, no qual a empresa adicionou peças sem autorização?

PREÇO:

O STARK É QUASE 10 MIL MAIS CARO E NOVAMENTE EMPATA COM O TROLLER?????

Custo-benefício, o mais importante.

SEI NÃO!

Mas comparativo é igual a pesquisa de interesse de votos, dificilmente o parocinador perde.

Espero realmente que este carro seja bom e que consiga fazer o que é muito didicil por aqui, que é SOBREVIVER....

Mas vamos raciocinar....

Isso parece desculpa de "perdedor". Onde a TAC patrocinou a reportagem?

unmoralisch
13/02/2010, 04:44
A De Gennaro Motors teve o prazer de realizar um breve test-drive na nova atração do setor 4X4, o TAC Stark 2010.

Nos primeiros quilômetros que começamos a andar com o Stark, notamos que o jipe possui um comportamento próximo de um carro de passeio, oferecendo toda a agilidade, praticidade e conforto durante a sua condução. Para ajudar na redução do peso, a TAC optou em utilizar fibra de vidro e plástico automotivo na construção da carroceria.

Na parte interna do Stark, todos os comandos estão muito bem posicionados, oferecendo conforto aos ocupantes. De série o jipe vem equipado com ar, direção hidráulica, trio elétrico, desembaçador traseiro e bancos em couro.

O motor FPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail, possui (127 CV/3600) rpm e torque líquido máximo de (300Nm/1800rpm). O câmbio é manual de 5 velocidades da EATON, diferenciais DANA 44.3 e tração 4X4 com reduzida da BorgWagner, que é acionada manualmente através de uma alavanca no interior do jipe.

A estabilidade é um dos pontos fortes do Stark, graças ao moderno sistema de suspensão independente nas quatro rodas que é composto por duas molas e dois amortecedores em cada roda, proporcionado um resultado superior em terrenos acidentados. Este sistema de suspensão ajudou também a diminuir os balanços e trepidações internas do jipe, oferecendo conforto aos ocupantes. A altura e a posição de guiar proporcionam ao condutor uma visão exterior ampla.

Pelo breve tempo que passamos com o Stark, podemos concluir que o jipe possui ótimos resultados para atender tanto o mercado do consumidor que vai utilizar ele no setor fora de estrada quanto no uso urbano.

Agradecemos a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense (http://www.tacmotors.com.br/)) por ter cedido o Stark 2010 para o test-drive.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.

http://img194.imageshack.us/img194/1233/hpim01871.jpg

http://img718.imageshack.us/img718/579/hpim0213r.jpg

http://img233.imageshack.us/img233/3695/hpim0201.jpg

http://img651.imageshack.us/img651/9545/hpim0150.jpg

http://img40.imageshack.us/img40/7595/hpim0151pd.jpg

http://img5.imageshack.us/img5/5453/hpim0194g.jpg

http://img23.imageshack.us/img23/8315/hpim0183x.jpg

http://img64.imageshack.us/img64/351/hpim0163.jpg

http://img8.imageshack.us/img8/8104/hpim0162n.jpg

http://img21.imageshack.us/img21/1438/hpim0159q.jpg

http://img229.imageshack.us/img229/6003/hpim0137e.jpg

http://img148.imageshack.us/img148/681/hpim0125.jpg

http://img43.imageshack.us/img43/5360/hpim0113.jpg

http://img4.imageshack.us/img4/6034/hpim0111v.jpg

http://degennaromotorsmaterias.blogspot.com/

Tchê 4x4
13/02/2010, 13:27
A De Gennaro Motors teve o prazer de realizar um breve test-drive na nova atração do setor 4X4, o TAC Stark 2010.

Nos primeiros quilômetros que começamos a andar com o Stark, notamos que o jipe possui um comportamento próximo de um carro de passeio, oferecendo toda a agilidade, praticidade e conforto durante a sua condução. Para ajudar na redução do peso, a TAC optou em utilizar fibra de vidro e plástico automotivo na construção da carroceria.

Na parte interna do Stark, todos os comandos estão muito bem posicionados, oferecendo conforto aos ocupantes. De série o jipe vem equipado com ar, direção hidráulica, trio elétrico, desembaçador traseiro e bancos em couro.

O motor FPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail, possui (127 CV/3600) rpm e torque líquido máximo de (300Nm/1800rpm). O câmbio é manual de 5 velocidades da EATON, diferenciais DANA 44.3 e tração 4X4 com reduzida da BorgWagner, que é acionada manualmente através de uma alavanca no interior do jipe.

A estabilidade é um dos pontos fortes do Stark, graças ao moderno sistema de suspensão independente nas quatro rodas que é composto por duas molas e dois amortecedores em cada roda, proporcionado um resultado superior em terrenos acidentados. Este sistema de suspensão ajudou também a diminuir os balanços e trepidações internas do jipe, oferecendo conforto aos ocupantes. A altura e a posição de guiar proporcionam ao condutor uma visão exterior ampla.

Pelo breve tempo que passamos com o Stark, podemos concluir que o jipe possui ótimos resultados para atender tanto o mercado do consumidor que vai utilizar ele no setor fora de estrada quanto no uso urbano.

Agradecemos a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense (http://www.tacmotors.com.br/)) por ter cedido o Stark 2010 para o test-drive.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.

http://img5.imageshack.us/img5/5453/hpim0194g.jpg

http://img23.imageshack.us/img23/8315/hpim0183x.jpg

http://img148.imageshack.us/img148/681/hpim0125.jpg

http://img43.imageshack.us/img43/5360/hpim0113.jpg

http://degennaromotorsmaterias.blogspot.com/

:pensativo: Não vejo a hora de ver um Stark decente com uns 33/35", pois esses Scorpoin que vem originalmente são danados...

fernandotf
13/02/2010, 13:34
Uma dúvida que ficou. o TAC Stark tem suspensão independente nas quatro rodas, que aumenta o conforto, estabilidade e vão livre...

Estava dando uma olhada nas fotos postadas, e vi que os braços de suspensão são curtos... alguém tem alguma informação sobre o curso de suspensão, ou foto de um TAC Stark em torção (erosão)?

Já tinha perguntado antes, mas lá vai de novo: Até que tamanho de pneu eu consigo colocar em um TAC Stark? Aparentemente a caixa de rodas é bem grande...

alexandre roveri
13/02/2010, 13:54
Conforme site 160 e 180mm, D e T respectivamente.
http://www.tacmotors.com.br/ficha_tecnica_br18.html
Comparado a um Niva que tem o mesmo sistema da frente e bem limitado!
Seria interesante saber o quanto subiria em uma rampa de RTI

fernandotf
13/02/2010, 22:35
Conforme site 160 e 180mm, D e T respectivamente.
http://www.tacmotors.com.br/ficha_tecnica_br18.html
Comparado a um Niva que tem o mesmo sistema da frente e bem limitado!
Seria interesante saber o quanto subiria em uma rampa de RTI

realmente tem pouco curso de suspensão... mas deve ter barra estabilizadora na frente e atrás. Acho que só saberemos realmente o verdadeiro curso quando um proprietário tirar as barras e medir em uma rampa.

Aliás, alguém sabe dizer quais são os benefícios de ter duas molas por roda? dois amortecedores, OK, mas duas molas?

RABUGENTO
14/02/2010, 09:10
Interessante o tópico das fotos. :)

http://motordream.uol.com.br/galerias/ver/tac-stark-na-lama

mauriciof
14/02/2010, 09:20
Legal as fotos, achei interessante essa

http://motordream.uol.com.br/upload/galeria/12658150163431.jpg

Será que cabem pneus 33, já que na frente, o pneu dianteiro fica próximo ao p/choque? Na traseira a caixa de roda é grande, na dianteira também, mas por que o pneu fica próximo ao p/choque?

fernandotf
14/02/2010, 10:14
Posso estar enganado, mas está parecendo que o maior objetivo do TAC Stark não é fazer um jipão para trilha pesada, e sim um Jipe "estiloso" (cada um com o seu gosto)...

motivos:
1) A suspensão é independente, com baixo curso. É excelente em rallyes e muito confortável, mas em trilhas pesadas deixa muito a desejar... digo em erosões e pedras, pois em areia e dunas realmente deve ser melhor devido ao vão livre.
2) Embora as caixas de rodas serem bem grandes, aparentemente não suporta pneuzões.
3) Ambos parachoques dianteiros e traseiros (incluindo o peito de aço) não parecem robustos. Em trilhas pesadas, teria que arrancá-los e colocar uns tubulares, como fazem com as Pajerinhos e Vitaras.
4) A entrada de ar na lateral. Qualquer poça que passamos, a primeira coisa que acontece é fazer uma marola bem na lateral. Deveria vir com snorkel de série.
5) Falta informações off-road no site. Não sei se procurei mal, mas senti falta de relação de redução, poder de arraste, travessia de água, etc...

Bem, acho que vou ser massacrados por alguns neste tópico, mas realmente a suspensão independente com baixo curso não me convence em trilhas realmente pesadas, embora ser mais confortável e ter melhor desempenho em velocidade on e off road.

unmoralisch
14/02/2010, 10:20
Interessante o tópico das fotos. :)

http://motordream.uol.com.br/galerias/ver/tac-stark-na-lama

Achei estas fotos semelhantes com uma que o jornal A Notícia tirou em um teste que eles fizeram:
http://f.imagehost.org/0533/imagem53463545.jpg

Aqui a galeria completa:
http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733960.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733961.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733965.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733973.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733976.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733981.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733984.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

http://i767.photobucket.com/albums/xx314/mrcanello/tacstark/7733990.jpg (http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?template=4197.dwt&b=1&galeriaid=21836&groupid=476&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_21836_476.xml&ids=null&initial=299232&playsshow=false)

Reportagem completa: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a2805140.xml

fernandotf
14/02/2010, 10:34
Pessoal, estava navegando na net e achei algumas fotos. Achei interessante o guincho, que ficou bem discreto:

http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/12/tac-stark-4x4-01.jpg
fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/novo-4x4-nacional-jipe-tac-stark-chega-oficialmente-por-r-98-780/#more-17075

Na mesma foto, também tem o Snorkel.

unmoralisch
14/02/2010, 10:45
^^ Este é o mesmo protótipo que foi usado pela Defesa Civil de SC naquelas enchentes que tiveram: http://webventure.ig.com.br/comunidade/blog/home/id/9/idPost/1360/t/Stark+servico+defesa+civil

Tchê 4x4
14/02/2010, 14:43
Pessoal, estava navegando na net e achei algumas fotos. Achei interessante o guincho, que ficou bem discreto:

http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/12/tac-stark-4x4-01.jpg
fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/novo-4x4-nacional-jipe-tac-stark-chega-oficialmente-por-r-98-780/#more-17075

:palmas: Esse ficou bem legal mesmo!!!...

:concordo: Tbm gostei muito do guincho, do snorkel, dos faroletes, casaram bem com o jipe, a saída alta do escapamento tbm ficou boa, sem falar dos pneus que deram outra cara, pois acho aqueles Scorpion que vem originalmente de última...

JEFFCATUNDA
14/02/2010, 16:45
Legal as fotos, achei interessante essa

http://motordream.uol.com.br/upload/galeria/12658150163431.jpg

Será que cabem pneus 33, já que na frente, o pneu dianteiro fica próximo ao p/choque? Na traseira a caixa de roda é grande, na dianteira também, mas por que o pneu fica próximo ao p/choque?
Ele tem um bom vão livre em baixo, mas os parachoques e o papo dianteiro são bem baixos, visto assim de lado parece até que daria para terem deixado os angulos de ataque e saida maiores, mas optaram pela estética...

fernandotf
14/02/2010, 16:50
Ele tem um bom vão livre em baixo, mas os parachoques e o papo dianteiro são bem baixos, visto assim de lado parece até que daria para terem deixado os angulos de ataque e saida maiores, mas optaram pela estética...

Se couber um pneu 33", ficará muito mais interessante... a caixa de roda é muito grande para o pneu original!

Ricardo Passoni
14/02/2010, 18:19
Bom depois de pesquizar junto com outro forista daqui , eis que me aparece um link muito interessante !
Segue o mesmo
http://www.inovacao.unicamp.br/report/news-jipe.shtml
Abraços a todos

Punch
16/02/2010, 23:05

Conversando com um cara da TAC tempos atrás ele disse que este guincho não era funcional, que estava sendo desenvolvido junto a um fornecedor, mas que por enquanto só teria protótipo estético.

Mas que ficou legal, harmonioso, com certeza.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
16/02/2010, 23:12
Olá Pessoal

Achei no Orkut fotos do Stark fazendo uma trilha...

...as fotos são de uma marcaçao da trilha do Jeep Clube da Mata São Lourenço...

...pelo que vi, este jipinho tá preparado pra ralação...o para choque dianteiro de plástico foi retirado e foi colocado um tubular...

...os pneus são 3K e devem ser 33'...

...se alguém conhecer o pessoal desse jeep clube, pede pra entrar aqui no fórum.

[ ]'s

Tchê 4x4
16/02/2010, 23:28
Boa Chuck!!!...

Vc não consegue enviar um convite em nome do Forum pra eles?... Valeu!!!

CAVESO
16/02/2010, 23:29
Se foi até onde a Camper foi, é sinal que o bicho é bruto, hein!!!!!!!!! :mrgreen:

JEFFCATUNDA
16/02/2010, 23:31
Olá Pessoal

...pelo que vi, este jipinho tá preparado pra ralação...o para choque dianteiro de plástico foi retirado e foi colocado um tubular...

...se alguém conhecer o pessoal desse jeep clube, pede pra entrar aqui no fórum.

[ ]'s
REPAREM:

Está sem snorkel.
Não está com o guincho torradeira bonitinho.
Está atolado.
O cara no capô que está acionando o guincho não esta com cara de contente... hehehhehehehe....

unmoralisch
17/02/2010, 00:54
Ué, quando é outro jipe que está atolado dizem que é a peça entre o banco e o volante... Aliás já vi atoleiros piores de aspecto mas que até Pajero de pneu liso passava, porém parece que aquele atoleiro ali é meio arenoso, na última foto, parte inferior da para ver. Deve ser dose de passar... Bom ver um Stark finalmente em ação!

unmoralisch
17/02/2010, 01:06
Olá Pessoal

[ ]'s

O Jeep Clube é este? http://www.perdidosnamata.com.br
Se sim pena que no site oficial só tem fotos de 2008...

unmoralisch
17/02/2010, 01:32
Opa peraí, se não é o mesmo lugar é bem parecido, só que em um o solo está mais molhado que o outro, e parecem usar os mesmos métodos hehehe :-P

Fonte das fotos: http://www.perdidosnamata.com.br/index.php?option=com_joomgallery&func=viewcategory&catid=1&Itemid=11

lucas-Stark
18/02/2010, 21:29
Descobri a pouco tempo este forum, mas gostaria de compartilhar as informações e questões levantadas que eu sei sobre o Stark.

Sou filho de um dos 25 primeiros proprietários do jipinho e já o testei junto com meu velho até que bem. No final do mês passado realizamos uma viagem com o Stark para o Chile e Argentina. A viagem foi muito corrida em relação ao tempo, mas deu bem para perceber as proezas ou não, do jipinho em diversas situações...

Sem entrar muito a fundo nos detalhes posso dizer que o Stark é realmente inovador. Onde mais nos interessa, na terra, o novo concorrente do lendário e respeitado Troller, se comportou acima de nossas expectativas. Ele se mostrou ágil, firme (apesar de seu pequeno peso), irrelevante ao passar em buracos (o jipinho caia neles com até um certo conforto), bom no barro e com desempenho em relação a parte mecânica razoável como o Troller.:-D

Sua suspensão independente nas quatro rodas, algo que eu era contra pelo seu pequeno curso, deixou o Stark estável nas curvas e agradável de dirigir tanto na cidade quanto nas grandes rodovias e menos propenso a ficar na trilha agarrado nas bolas do diferencial. Na viagem viemos a descobrir que seu curso é realmente surpreendente e parece ser quase tão bom como o eixo rígido. Não fizemos nenhum rockcrauling até agora (o que realmente responderia esse dilema), mas assim que fizermos contaremos nossa opinião.

CAVESO
18/02/2010, 21:54
Descobri a pouco tempo este forum, mas gostaria de compartilhar as informações e questões levantadas que eu sei sobre o Stark.

Sou filho de um dos 25 primeiros proprietários do jipinho e já o testei junto com meu velho até que bem. No final do mês passado realizamos uma viagem com o Stark para o Chile e Argentina. A viagem foi muito corrida em relação ao tempo, mas deu bem para perceber as proezas ou não, do jipinho em diversas situações...

Sem entrar muito a fundo nos detalhes posso dizer que o Stark é realmente inovador. Onde mais nos interessa, na terra, o novo concorrente do lendário e respeitado Troller, se comportou acima de nossas expectativas. Ele se mostrou ágil, firme (apesar de seu pequeno peso), irrelevante ao passar em buracos (o jipinho caia neles com até um certo conforto), bom no barro e com desempenho em relação a parte mecânica razoável como o Troller.:-D

Sua suspensão independente nas quatro rodas, algo que eu era contra pelo seu pequeno curso, deixou o Stark estável nas curvas e agradável de dirigir tanto na cidade quanto nas grandes rodovias e menos propenso a ficar na trilha agarrado nas bolas do diferencial. Na viagem viemos a descobrir que seu curso é realmente surpreendente e parece ser quase tão bom como o eixo rígido. Não fizemos nenhum rockcrauling até agora (o que realmente responderia esse dilema), mas assim que fizermos contaremos nossa opinião.

Lucas,

Poste (vários) fotos do seu stark aqui pra gente ver...

Tchê 4x4
18/02/2010, 22:05
Lucas, se der tbm poste suas impressões sobre a mecanica em geral, torque, consumo, em que locais e situações vc andou na Argentina e etc...

Muito obrigado, abraço!!!

lucas-Stark
19/02/2010, 15:47
postarei assim que possível alguma foto/informação sobre o Stark. Agora estou saindo para Mantiqueira com outro jipe da família...

Rodrigo.Road
19/02/2010, 17:33
Achei esses vídeos no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=BejXSAA5WDU
http://www.youtube.com/watch?v=IlhkxmC3x4M
http://www.youtube.com/watch?v=ewpkyejCv4s
http://www.youtube.com/watch?v=srtLkKvXQGg

O Troller do vídeo 2 e 3 com aqueles pneus não iria pra lugar nenhum mesmo. :parede::parede:

Fora isso achei bem interessante.. :palmas: Curti a gaiola! Hehehehe

Abraço a todos!

Ricardo Passoni
19/02/2010, 17:38
Alguem tem uma foto ou video com o curso da suspensão dos dois ( original )
abraços

JEFFCATUNDA
19/02/2010, 18:02
Que pneus são estes que estão no Stark?

Aros 33/12, ou mais?...Acho que para usá-los tem que tirar um pedaço dos paralamas...

Os pneus do troller são os originais a/t 255????

JEFFCATUNDA
19/02/2010, 18:03
video 4:

O curso da susp. traseira é só esse mesmo???...

Tchê 4x4
19/02/2010, 18:42
Parece que os pneus que estão no Starck são 33" mesmo, porém como o curso parece ser pequeno não é preciso cortar os paralamas...

Sei lá... Vamos esperar mais, pois ainda estamos no primeiro tempo... Rsrsrs

Ricardo Passoni
19/02/2010, 18:50
Os pneus parecem ser estilo 3K ou seja montado gomo a gomo rs! na lama e pedra não tem pra ninguem , mas o Troller deve estar com algum tipo mud , que não limpa facil na lama rs! , o curso ate que me surpreendeu ! .
Abraços

AKPG
19/02/2010, 19:12
Achei esses vídeos no youtube.

O Troller do vídeo 2 e 3 com aqueles pneus não iria pra lugar nenhum mesmo. :parede::parede:

Fora isso achei bem interessante.. :palmas: Curti a gaiola! Hehehehe

Abraço a todos!

Ficou bem legal com estes pneus. Gostaria de saber a medida deles e da roda pois pareceu uma tala bem larga...

Giovani
19/02/2010, 19:28
Menos, leo cabral, menos...

Agora que o Stark finalmente deu as caras é natural que o povo queira sugar informações de quem está rodando com ele.

Ninguém admite, mas são fãs de carteirinha...:mrgreen:

Aos demais vamos conter essa ansiedade por informações, elas virão naturalmente.

E se ainda querem especular, já sabem o endereço do outro tópico...

[]'s

unmoralisch
19/02/2010, 19:52
postarei assim que possível alguma foto/informação sobre o Stark. Agora estou saindo para Mantiqueira com outro jipe da família...

É o primeiro que vejo emplacado com a placa branca normal! É... Aos poucos a gente vai começando a ver ele...

JEFFCATUNDA
19/02/2010, 22:15
Parece que os pneus que estão no Starck são 33" mesmo, porém como o curso parece ser pequeno não é preciso cortar os paralamas...

Sei lá... Vamos esperar mais, pois ainda estamos no primeiro tempo... Rsrsrs
Observe que eles praticamente encostam nos mesmo, não sei se tem batedor antes que isso aconteça, mas com uma velocidadezinha a mais...

leo cabral
20/02/2010, 08:53
É o primeiro que vejo emplacado com a placa branca normal! É... Aos poucos a gente vai começando a ver ele...

No canto da direito da foto da para notar claramente a placa cinza.:concordo::concordo::concordo:

http://img14.imageshack.us/img14/1600/eldakar.jpg

unmoralisch
20/02/2010, 18:13
No canto da direito da foto da para notar claramente a placa cinza.:concordo::concordo::concordo:

Ops, é... Cinza hehehe :mrgreen:

alvaro.jrc
20/02/2010, 20:42
Tudo bem quem o stark está usando pneu recapado e o Troller está usando pneu BF Allterrain, mas que esse vídeo foi deboche foi!!! :twisted::twisted::odedo::odedo:

http://www.youtube.com/watch?v=ewpkyejCv4s

Estou adorando ver os Starks dando as caras nas trilhas de verdade, tomara que logo logo baixem um pouco o preço ou lancem uma versão à gasolina mais voltada ao público liso como eu. :mrgreen:

alvaro.jrc
20/02/2010, 20:45
Esse vídeo se não me engano já foi postado no tópico da galera que só sabe falar mal, mas como ainda foi postado aqui no tópico vou deixar aqui o registro. Em matéria de suspensão, SINCERAMENTE, achei realmente curto o curso, mas aí é que tá, está exatamente o mesmo do Troller, com uma diferença, é confortável.... :mrgreen::mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=zklTPB9DBH4&feature=related

Maurício Fernandes
20/02/2010, 22:15
No vídeo abaixo dá para notar o curso da suspensão....
Claro que a roda dianteira esquerda caiu em um buraco, mas será que era para levantar a roda traseira direita tanto????

schypula
21/02/2010, 09:37
sera impressao minha, no video...
ou o stark, ainda mais com esses pneus, corre risco de enroscar o pneu dianteiro na moldura do paralama.

Mineiro do Cerrado
22/02/2010, 10:01
Estou adorando ver os Starks dando as caras nas trilhas de verdade, tomara que logo logo baixem um pouco o preço ou lancem uma versão à gasolina mais voltada ao público liso como eu. :mrgreen:
Faço MInhas suas palavras! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:

Mas falando so Stark....
Bem taí a "lenda" nas trilhas... de inicio fiquei impressionado com o tamanho dos pneus colocados aparentemente sem mexer em suspensão ou levantar a carroceria. No "olhometro" parace que o espaço é maior do que o do Troller!? alguém confirma isso?

Abraços

lucas-Stark
22/02/2010, 19:00
Acho que o pneu do vídeo era um 35". O curso da suspensão do Strak, pode ficar melhor se for retirada a barra estabilizadora...eu não sei se dá pra fazer isso.:???:

Não fomos para mantiqueira com o Strak, porque nosso Wrangler estava a muito tempo parado, quase um mês...

Mais uma foto: Jipeiros Argentinos admirando e fazendo perguntas sobre o Stark

Ricardo Passoni
22/02/2010, 19:28
Lucas uma pergunta qtos cm tem ate o pneu pegar no para choque?? e ate o fender superior ??? , vc esta usando 31" ?? ou mais os A/T BF , e como ele se comportou qto a estabilidade acima de 110 km /h ele " flutua" tipo o Troller ou não ??
Obrigado e no aguardo
Abraços

lucas-Stark
22/02/2010, 19:56
O pneu que usamos é um 32" All-terrain (se não me engano, o 265/75 R16 equivale a um 32"), queríamos um Mud, mas não achamos para comprar a tempo. Quanto ao espaço, acho que cabe sem raspar um 33" ou 32,5", pois sobra aproximadamente uns 30 cm ou mais antes da roda encostar (não tenho aqui, mas tem uma foto que mostra bem isso)...
O Stark se comportou muito bem nas estradas de asfalto. Isso deve ser pelo fato da suspenção ser independente nas quatro rodas...:?Ele anda confortavelmente a 120 km/h e só começa a flutuar a partir dos 130, se bem que pouco.

JEFFCATUNDA
25/02/2010, 21:55
O pneu que usamos é um 32" All-terrain (se não me engano, o 265/75 R16 equivale a um 32"), queríamos um Mud, mas não achamos para comprar a tempo. Quanto ao espaço, acho que cabe sem raspar um 33" ou 32,5", pois sobra aproximadamente uns 30 cm ou mais antes da roda encostar (não tenho aqui, mas tem uma foto que mostra bem isso)...
O Stark se comportou muito bem nas estradas de asfalto. Isso deve ser pelo fato da suspenção ser independente nas quatro rodas...:?Ele anda confortavelmente a 120 km/h e só começa a flutuar a partir dos 130, se bem que pouco.
Lucas, você falou que ele começou a flutuar a partir dos 130... Até quanto você puxou nele???

alvaro.jrc
01/03/2010, 15:43
Notícia boa.
http://www.paulistaoffroad.com/site/?p=288

Paulista Off-road agitou Pindamonhangaba neste final de semana
TURISMO LIGHT – Categoria para pilotos novatos e que tenham carro 4×4. Os campeões foram os estreantes Christian Pons/Frederico Macedo que competiram com o TAC Stark. Na seqüência, ficaram: Norberto Aparecido de Lima/Liliana Marcondes e Fábio Pagani/Fernanda Junqueira.

http://www.paulistaoffroad.com/site/wp-content/uploads/2010/02/94860_117783_pedro_maestro_prova__51_p_web_1.JPG

Ricardo Passoni
01/03/2010, 18:49
Torço para que o Stark va bem sim , mas pelo que li na 4R deste mes hummm , bom não darei palpite afinal ainda não posso ter um , mas ...., ja sei que vai ter gente malhando rs !
abraços sem polemizar !!!

unmoralisch
01/03/2010, 18:57
Torço para que o Stark va bem sim , mas pelo que li na 4R deste mes hummm , bom não darei palpite afinal ainda não posso ter um , mas ...., ja sei que vai ter gente malhando rs !
abraços sem polemizar !!!

Ah fala aí, agora queremos saber! Eu não tenho assinatura da 4R hehe

Ricardo Passoni
01/03/2010, 19:09
Bom alguns trechos mas nada na integra pq pode Fud345er!
Estavel e com otimo controle direcional , mas acima de 100km/h indocil ( mas 4x4 não é para correr!)
Na primeira tentativa de 0-100km/h quebra do semi eixo ( pra que um teste deste so a 4R mesmo!)
Convocação das 30 unidades ja vendidas para recall branco ,será que em todos estes anos não fizeram um teste no material empregado?? ultrasom?? e por ai vai .
No final do segundo teste um tranco e os prisioneiros semi eixo foram pra o saco! teste??
Como disse em outros posts quero sim que o Stark se destaque em nosso mercado, e outros afinal atributos ele tem sim para enfrentar os concorrentes diretos! sejam eles nacionais ou importados , mas depois de tanto tempo em teste tais problemas não poderiam acontecer, afinal o que adianta puxar um 6x6 e quebrar um semi eixo??
Bom abraços a todos e sem polemizar afinal não ganho nada em discordia com os amigos aqui do forum! e nem $$$ do fabricante!!
abraços a todos e muita lama!!

unmoralisch
01/03/2010, 19:17
Mas é bom testes assim né? Agora me admiro ter acontecido isto, eu já vi testes do Stark em vídeo fazendo teste de torque com caminhão militar segurando e sei lá o que... Porém, vamos esperar alguém que tenha assinatura e possa nos fornecer a reportagem completa!

lucas-Stark
01/03/2010, 22:01
É...o Stark não foi muito bem no teste da Quatro Rodas:(, mas no mínimo a reportagem responde por definitivo, que ele anda confortavelmente no asfalto!!! E vai bem na terra!! Como a 4R falou a Tac tem realmente muito a aprender...

Aproveitando para responder a questão do Jeffcatunda feita a mim na página 29, esticamos o carro até 150 km/h.:dance:

unmoralisch
01/03/2010, 22:10
Mas é assim, errando que se aprende, não é?

Já aproveitando, uma pergunta ao lucas-Stark, vocês já tiveram algum problema relacionado ao que a reportagem fala?

CarlãoBH
06/03/2010, 22:11
Sempre fui simpatico ao projeto do Stark, o estilo é bem diferentao, questao de gosto pessoal, nao importa, mas uma ótima ideia e palmas para a sadia concorrencia. Há 2 dias aconteceu um evento aqui em BH e tinha um Stark em exposiçao, amarelo, muito bonito, com pneus AT 33, muito bacana. Fui entrar no carro pra ver o espaço interno e aí....DECEPÇAO!!!!!!

Apesar de ter 1,94m eu consigo dirigir praticamente qualquer carro, alguns mais confortavelmente que outros, lógico. Posso falar que só conseguiria manobrar o jipe em estacionamento, pois em qualquer top do asfalto eu bateria a cabeça no teto ou no suporte do óculos, além de ter que dirigir com as pernas abertas para nao trombar no volante. Meu comentario seria o seguinte:
como uma fabrica faz um projeto NOVO nao considerando que a populaçao do mundo e do Brasil cresceu? Pessoas da minha altura há muito tempo nao sao mais raridade, muito pelo contrario.
Obs: sou um feliz proprietario de um Troller, em janeiro fui de BH a Caraiva dirigindo traquilamente, sem dor em joelhos, coluna, nada, E SEM BATER A CABEÇA!!!

Pavani
11/03/2010, 20:45
Pessoal,

A dois finais de semana atrás organizamos um evento no interior de São Paulo e tivemos a presença de um Stark na trilha.... Todos tiveram a oportunidade de dirigir o carro, conhecer e ver o mesmo na prática..... Situações de trilha média, com água, areia e lama..... Uma trilha de 4,5 km dentro de um rio e por aí vai..... Não é nada assustador, mas posso dizer a minha opinião sobre.....

O carro é muito bom, mais confortável que o Troller e o desempenho no Off Road é MUITO parecido..... Uma excelente dirigibilidade..... Mesmo estando original encarou todos os obstáculos sem problemas....

Acho que temos de ficar contentes de ter mais um concorrente para o Troller, infelizmente não existe melhorias no profissionalismo sem uma boa concorrência!

Está aí mais uma oportunidade de crescimento no Off Road, um outro jipe nacional e que mantém suas qualidades no Off Road e no dia-a-dia...... Bom lembrar que gosto é pessoal.... Cada um tem o seu....

Seguem algumas fotos anexadas!

Um abraço!

Pavani

Tchê 4x4
11/03/2010, 21:10
Boa Pavani!!!... Não desmerecendo os outros posts, mas até que enfim um depoimento de quem viu, participou, pilotou e entende do assunto.

Se der descreve um pouco mais, tipo comportamento da suspensão, desempenho, espaço, torque do motor e etc, afinal estamos ávidos por informações, mesmo sabendo que agora é uma questão de tempo...

adams
11/03/2010, 21:50
Este jipe tem futuro...
Eles podem derivar para um bernardão 04 portas.
Um ao estilo hummer picape cd (h3T) se não me engano.
Mas ja vi rodando anda muito bem...

Ricardo Passoni
11/03/2010, 22:33
Pavani parabens por ter testado um Stark e ser imparcial nos comentarios:palmas: ,:concordo:, de mais informações afinal vc conheçe e organiza trilhas e passeios e sabe como um Troller se comporta e agora ja tem parametros para comparar !, a iniciativa de mais um 4x4 no mercado nacional como postei antes sempre é bem vinda , qualidades ele tem , problemas aparecerão , mas com certeza serão sanados :mrgreen:
Abraços

PAULO CARECA
12/03/2010, 10:40
Parabens Pavani, mas desculpe pela contestação, o Tac perdeu a placa verde nesta lama, ou tiraram por algum motivo?

Tchê 4x4
12/03/2010, 12:26
Pavani, se não for pedir muito, vc tem mais fotos do Stark?...

Leandro-df
12/03/2010, 18:31
Novo teste

http://www.meucarronovo.com.br/noticias/home/?acao=noticia&id=7755

Pavani
12/03/2010, 18:58
Grande Xirú Tche 4x4,

Tenho mais fotos sim, o fotógrafo está para me passar e logo posto aqui no Fórum.... Fique frio! Apesar do calor que está em Sampa estou finalizando meu dia com um Chima.....

Paulo Careca e Rabugento, tiramos a placa para não perder a mesma no rio.... Todo mundo sabe que se a placa não for parafusada com os 4 parafusos passando em água e lama ela vai pro saco.....

Passoni, gostei do carro.... Ando a 6 anos de Troller, já andei em todos os modelos que já foram fabricados..... Trabalhei na Troller organizando os eventos durante 5,5 anos.... Posso te dizer que gostei do Stark, estou contente com mais uma opção no segmento....

Vou mandar outra msg com o que pude notar no carro.... OK?

Abraços!

Pavani

Tchê 4x4
12/03/2010, 18:59
:) Valeu Pavani, estamos no aguardo!!!... Vc é a salvação dos curiosos que torcem por esse lançamento.

:putz:Agora, teste de jipe num autódromo???... :twisted: Todo mundo já sabe que o Starck vai bem ao shopping, mas será que nenhuma revista vai moer um pra realmente saber como ele se comporta na trilha???

:pensativo: Sei lá, to torcendo por esse carro mas to começando a achar que o propósito da fábrica realmente é vender o Starck pra uso urbano mesmo, pois parece que eles tão liberando o carro só pra isso...

Pavani
12/03/2010, 19:06
Motor; motor leve e rapido, uma retomada de velocidade excelente.... Responde muito rápido e sua saída é espetacular. Silencioso, mas não nega ser diesel.....

Suspensão; firme..... O carro não pula, em estrada de asfalto peguei 160km/h e o carro estava na mão.... É a dirigibilidade de um carro em um jipe.... Bom curso de suspensão, foi bem nas erosões.... E me agradou por ser bem firme, não fazendo o carro pular ou balançar muito.....

Diferencial; Dana 44, acho que não preciso comentar.....

Câmbio; Eaton, acho que não preciso comentar.....

Caixa de Transferência; Borg Warner, acho que não preciso comentar.....

Espaço intero; comparado ao Troller, não muda muito.....

Acabamento; muito bem acabado.... Nota-se que o carro foi bem feito, antigamente cada Troller vinha de uma maneira e eles já começaram como uma verdadeira montadora, com padrões a serem seguidos na risca....

Só tenho elogios, não rodei bastante na trilha mas o pouco que senti é que é um bom jipe e com certeza está vindo para brigar no mercado.....

Espero ter cooperado, semana que vem tem mais fotos do bichinho no barro mesmo..... Amanhã é trilha das boas!

Abraço!

Pavani

Pavani
12/03/2010, 19:08
Tchê 4x4,

Negativo, é questão de tempo..... Vamos ver como será o andamento amanhã, assim terei um retorno sobre.... Até o momento eu gostei.....

Amanhã será o grande dia!

Abraço!

Pavani

Tchê 4x4
12/03/2010, 19:41
Boa Pavani!!!... Que bom que estou enganado, pois assim como vc tbm estou torcendo pelo Starck, afinal é o projeto de um jipe totalmente novo com design moderno, e o melhor, BRASILEIRO como o Troller.

Judia do bixinho e depois nos conta TUDO!!!

Boa trilha amigo, grande abraço.

adams
12/03/2010, 21:52
Mesmo se for ruim de trilha tem o lance que eu defendo style off road.
O cara curte veiculos off road, customiza e anda no dia a dia...
Eu mesmo não tenho grana pra fazer trilha.
Se começar a fazer vou ter que passar num cartorio e tirar uma certidão de ppbreza...
Pagar só as contas do carro e o resto fazer um sorteio.

unmoralisch
13/03/2010, 06:01
O importante é que estamos tendo notícias do nosso Stark! Elas vêm oscilando entre boas e ruins mas fazer o que, é assim mesmo!!

Pavani
14/03/2010, 10:10
Pessoal,

Compare o mesmo com um Troller original.... Acho a melhor maneira de poder falar algo no momento.... Fizemos a trilha e foi show de bola, percorrermos em 12 Trollers, 2 Starks e 1 Defender 90 parte das trilhas de Embu das Artes como o "Entra e Sai", "Pica Pau" e "Verde 1"....... Para quem conhece sabe que não é um simples passeio, todos atolaram....

Inclsuive eu de Troller bloqueado 100% na dianteira e traseira, suspensão 4" mais alto e pneus 35".....

Creio que até o meio da semana eu já tenha as fotos e posto para vocês, até o momento estão indo muito bem.....

Tchê 4x4, deixa comigo.... Final do mês tem Castellanos, vou deixando todos informados....

Adams, meu amigo.... Off Road Lifestyle! Cresci no meio do mato, em fazenda..... Quando chovia era uma aventura chegar, ponte caída, caminhos alternativos e por aí vai.... Sempre acompanhando minha família, com 11 anos meu pai assinou o atestado.... Precisou comprar um jeep para fazenda, com 12 já estava nos Raids..... Aí de lá pra cá meu irmão, trilha todo final de semana..... E diferente do que vemos hoje, sou novo mas com pensamentos das antigas onde jipeiro era jipeiro de verdade sem querer que o "seu jipe" seja melhor que o dos outros fazendo uma disputa desnecessária e nem um pouco pacífica...

Unmoralisch, acho que isso faz parte do processo..... Com certeza não será somente alegria, estão abertos para possíveis melhorias no projeto inicial.... Foi o que disse, até o momento está tudo muito bom....

Abração!

Pavani

Martin Melcop
15/03/2010, 12:11
Pavani,

Me passa mais informações sobre Castelhano, quando vc vão, quanto tempo e etc.

Martin

Pavani
16/03/2010, 12:30
Pessoal conforme prometido seguem as fotos do Stark em São Pedro....

As fotos desse final de semana ainda não tenho, mas até o final da semana eu consigo.....

Acessem; http://picasaweb.google.com/FotosPavaniAdventureOficial

No Álbum de São Pedro.

Um abraço!

Pavani

Tchê 4x4
16/03/2010, 12:54
Ótimas fotos Pavani, parabéns!!!...

Maurício Fernandes
16/03/2010, 22:49
Para quem não viu ainda:
http://www.youtube.com/watch?v=msiIyeSzWUo
achei a reportagem bem completa.

Tchê 4x4
17/03/2010, 00:01
Ótima matéria. Acredito que daqui pra frente o Starck se consodolisa, vamos ver...