Ver Versão Completa : Tac Stark
Páginas :
1
2
3
4
[
5]
6
7
8
9
10
11
12
13
14
jose luiz oliveira
07/02/2011, 22:28
O stark chipado passa para 178cv, com apenas1.600 kg de peso, ele se torna um canhão.
Eu gostaria mesmo era de falar sobre as pontas de eixo. Tenho um Stark, faço trilhas pesadas, competições passeios e rally. NUNCA quebrei o Stark e está com 6.000 km de muita adrenalina.
Vamos lá: pneus 35"...já tive esta experiencia no troller que tambem quebrava a ponta de eixo (descartei os pneus 35")O Stark tem que ter pneu alto e fino para as trilhas (285/75/16 com aro fino e bloqueio elétrico da Eaton) voce vai dar show nas trilhas. Outra coisa: protetores embaixo do carro, saber fazer as proteções ideais para ele, o Stark vai ficar sempre novinho embaixo.
E por ultimo....senhores, o veículo não anda sozinho, se não souber tocar um 4x4, ele quebra mesmo...
Eu adoro o Stark, e para quem acha que ele é caro, eu particularmente, comprei ele ao mesmo preço do Troller... R$ 91.000.
A diferençada "tocada" está na suspensão independente, quando elefor para um rallyde velocidade voces vão sentir a diferença.
Lucio Flávio
Stark é o Bicho.
Srs, ponta de eixo realmente nunca ouvi ninguem falar de quebra, mas meu amigo Flavio se o seu velotrol tiver as homocineticas de vidro e voce quizer ver os cacos delas espalhados nas pedras, venha fazer um trilhinha aqui em MG. O pessoal daqui já encheu uma caçamba de pedaços da mardita.
Aqui o veiculo nao anda sozinho nao companheiro!!!! tem que funfar no acelerador pra subir nas pedrinhas , fora disso é melhor ficar no asfalto mesmo, que é onde eu estou vendo os stark por aqui.
Nao me leve a mal, conheço bem SC (lindo estado) mas aí só tem lama, vez ou outra uma erosaozinha, uma gaiola 4x2 motor de fusca manda bem.
Abraço a todos, e
Esperando a TAC criar vergonha e vazer valer o nome do velotrol (STARK, forte em alemao) só se for na alemanha, pois aqui o bicho tá capenga.
Doido pra comprar um, mas vou esperar mais um pouco.
De plástico ele é, mas voce esqueceu de comentar que ele tem Gaiola em aço carbono 1025, tem tres santo antonios em quadrado. Me sinto muito seguro dentro dele. Eu sou meio leigo no assunto. quantos santos antonios tem o wrangler? e o Troller? pelo que sei o santo antonio do Troller é preso na fibra, estou certo? será que ele aguenta uma lambada? Digo que não amigo, já perdi um colega quando ele capotou um troller na terra do fogo(traumatismo craniano) o Tal Santo antonio não guentou..
Para mim (opinião minha), O stark é seguro, valente, manutenção barata, economico, pouco poluente. A TAC planta uma árvore a cada 20 mil km rodados com um Stark. É a compensação de carbono na natureza (a jeep faz isto?)
Acho que o Stark não deveria ser Jipe, e sim uma "super Gaiola" é assim que vejo meu stark, pois não tem nada igual.
Gosto de todos os 4x4, não falo mal de nenhum, pois a alegria de ter um 4x4 não é sair por aí dizendo que seu brinquedo é melhor que os outros,
é ter a felicidade de estar confiante dentro de um 4x4. Já andei muito e muito de jeep willys e hoje depois dos 40 eu quero é conforto e segurança, e isto eu tenho no Stark. O stark é brasileiro, eu admiro, é catarinense, eu gosto, é meu, eu curto...grande abraço a todos.
AH...não paguei 100 mil, paguei 91 com snorkel e pneus mud.
sds
Lucio Flávio
Primeiramente, sinto muito pelo seu amigo.
Se você conseguiu um Stark com snorkel e pneus mud por R$ 91 mil, parece uma baita promoção. E uma empresa que produz 12 unidades por mês não me parece em condições de fazer promoções, então, na minha opinião não é um bom sinal. Sem falar nessa história de não prever incentivos e depois de muito trololó mudar a fábrica admitindo que não tem como concorrer com os concorrentes e etc.
Eu gostaria muito de comprovar a "super gaiola" Stark. Queria ver vídeos e comprovar a resistência da fibra e da estrutura de gaiola dele. Quanto ao Wrangler, o carro não vira uma latinha quando capota, como acontece nos Defenders, mas amassa bastante, vide os vídeos que eu já vi. Quanto ao Troller, a resistência desse jipe foi o que chamou mais minha atenção. Já teve Troller rolando barranco e caindo em cachoeira e o Teto dele não desce. A fibra sofre escoriações e arranhões mas, não sede. Há vários relatos de que o Troller salvou vidas até mesmo aqui no fórum. Referenciando como um verdadeiro "cockpit". O Stark chama minha atenção por ser de fibra, mas nesse quesito ainda é uma icógnita pra mim.
Mas, cá pra nós. Nem Troller nem Stark chegam perto do Wrangler no quesito Segurança. ESP, ABS, Air-bag etc. Não adianta só ter um baita "cockpit" quando as pessoas são arremessadas dentro dele. Sem Air-bag e os auxílios de freio e estabilidade, a coisa sempre pode ficar feia.
Acho que o Stark está mais propenso a adotar um sistema de deformação programada ou algo assim ou o capô não seria de plástico e o resto do carro de fibra. Não sei qual seria a repercussão disso. Mas, ainda está bem longe do Wrangler nesse quesito e quanto a resistência da fibra e estrutura também não foram postas a prova.
Esse papo de árvore plantada eu não entendo, tem algo na página da Troller também. Mas qual a relevância disso de qualquer maneira?
JEFFCATUNDA
08/02/2011, 03:52
O stark chipado passa para 178cv, com apenas1.600 kg de peso, ele se torna um canhão.
Eu gostaria mesmo era de falar sobre as pontas de eixo. Tenho um Stark, faço trilhas pesadas, competições passeios e rally. NUNCA quebrei o Stark e está com 6.000 km de muita adrenalina.
Vamos lá: pneus 35"...já tive esta experiencia no troller que tambem quebrava a ponta de eixo (descartei os pneus 35")O Stark tem que ter pneu alto e fino para as trilhas (285/75/16 com aro fino e bloqueio elétrico da Eaton) voce vai dar show nas trilhas. Outra coisa: protetores embaixo do carro, saber fazer as proteções ideais para ele, o Stark vai ficar sempre novinho embaixo.
E por ultimo....senhores, o veículo não anda sozinho, se não souber tocar um 4x4, ele quebra mesmo...
Eu adoro o Stark, e para quem acha que ele é caro, eu particularmente, comprei ele ao mesmo preço do Troller... R$ 91.000.
A diferençada "tocada" está na suspensão independente, quando elefor para um rallyde velocidade voces vão sentir a diferença.
Lucio Flávio
Stark é o Bicho.
Bem...
Finalmente eu consegui entrar e dar uma volta em um Stark... Exatamente neste amarelo que aparece na competição.
A configuração atual dele é de 180cv by NORDESTE 4X4, pneus mud KM2 32/15com esparsadores de rodas, bolqueios ensimec automáticos, 90% na traseira e 100% na dianteira ... e não obtive resposta se as homocinéticas eram originais...
Andei no asfalto, e com essa configuração, acho que deve ficar bem diferente de um original, fico então ainda na vontade de saber com se comporta um da forma que saiu de fábrica.
Esse amarelo com saia preta (o BOB ESPONJA), esta com uma configuração que o deixa bem "nervoso" com subida bem rápida de rotação, tipico das programações do nosso colega Neto.
Ao vivo ele é bem maior que quando visto em videos ou fotos, não é portanto muito fofogênico, mas chama muito a atenção por onde passa, pois é muito largo e muito alto (ainda mais nessa cor "Bob Esponja..hehehe)...
A susp. e a direção são macias, estava jogando um pouco, mas me falaram que estava desbalanceado, pois haviam trocados agora os pneus eo jogo de aros...
O banco traseiro é realmente muito pequeno, e não ocupa toda a área por conta das caixas de rodas. O bagageiro é do tamanho do do troller, mas tem mais profundidade, o que faz com que aqueles apetrechos básicos (uma sacolas de ferramentas e cintas) fiquem abaixo da linha de abertura da porta traseira, elas portanto não caem quando vc abre a porta.
O que me chamou a atençào foi o pequeno curso da direçào, que ainda estava ruim mais por conta dos mud 32 estarem roçando nas postas do parachoque dianteiro, que são de plastico também. Aliás, toda a frente é de plastico, e segundo os representantes, pode ser rapidamente trocada, ou mesmo reperada naquele mesmo sistema que fazem com fissuras em parachoques veiculares...
As laterais cinza escuro dos paralamas é a cor do próprio plástico, ele não arranha portanto, isso é, se arranhar fica da mesma cor...
Como carro, ele certamente é mehor que o Troller, se bem que para menos pessoas, pis é homologado para 4 passageiros e não adianta tentar pos mais ninguém nele, só tem 4 bancos.
Das minhas dúvidas originais, continuei com as mesmas em relação ao curso da suspensão para baixo, e como vi que o curso da direçào é limitado, dá para perceber que realmente as homocinéticas devem sofrer em depressões em curva.
As novas dúvidas agora são em relação a resistência do motor ao incremento da nova cavalaria...
O que mais se comentou, os colegas que foram para as dunas com ele, é que ele é muito estavel em laterais, manobra em que a viatura percorre a parede da duna, e fica em inclinações laterais de até 45 graus, é ai que a grande maioria tomba...
Parece que laterais em leque, quando se percorre a lateral da duna com o bico da viatura voltada para cima é a especialidade dele... a susp independente o prende mais...
Vamos ver como se comporta então com as mudanças que a rapaziada do Ceará está fazendo nele, quem sabe ele vindo aqui para o Nordeste o desenvolvimento não seja mais rápido (brincaderinha...heheheh)...
Para quem reclama da falta de bagageiro no teto, amanhã vão instalar o do BOB ESPONJA, JUNTO COM O GUINCHO E OUTRAS COISITAS MAIS....:mrgreen:
eu não compraria um wrangler.
imagina uma viagem de 15 mil km no 6cil. gasolina...
Martin Melcop
08/02/2011, 10:52
Marcio,
Se a pessoa vai pagar 115K num carro e ficar preocupado com o consumo ela está comprando um carro errado.
Marcio,
Se a pessoa vai pagar 115K num carro e ficar preocupado com o consumo ela está comprando um carro errado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkk
disse tudo, tem opções baratas, gaiolas motor de fusca, 1.200, com cilindro GNV. uma bela autonomia.
Bem...
JEFF, valeu pelo comentário rapaz. Quando souber mais, deixe-nos à par! Verifica pra gente o consumo dele, já que o pessoal aqui está tocando no assunto!
Numa boa, realmente acho que jipe não privilegia consumo de combustível. Agora, fazendo um breve comparativo eu entendo o que o Marcelo quer dizer:
Usando como base o preço no Rio de Janeiro:
Gasolina: R$ 2.64
Diesel: R$ 1.89
Consumo médio (Tem quem faça mais de 8 no Wrangler e tem quem faça mais de 12 no Troller):
Wrangler - 6 Km/L
Troller - 10 Km/L
Viagem - Rio -> São Paulo = 500 Km
Custo da viagem:
Troller - R$ 94,05 (Nenhuma parada para abastecer)
Wrangler - R$ 220,00 (1 parada para abastecer)
Também acho que o consumo não deve ser tão importante pra quem compra um jipe, mas não dá pra ignorar.
Lucio Flávio
08/02/2011, 14:40
Primeiramente, sinto muito pelo seu amigo.
Se você conseguiu um Stark com snorkel e pneus mud por R$ 91 mil, parece uma baita promoção. E uma empresa que produz 12 unidades por mês não me parece em condições de fazer promoções, então, na minha opinião não é um bom sinal. Sem falar nessa história de não prever incentivos e depois de muito trololó mudar a fábrica admitindo que não tem como concorrer com os concorrentes e etc.
Eu gostaria muito de comprovar a "super gaiola" Stark. Queria ver vídeos e comprovar a resistência da fibra e da estrutura de gaiola dele. Quanto ao Wrangler, o carro não vira uma latinha quando capota, como acontece nos Defenders, mas amassa bastante, vide os vídeos que eu já vi. Quanto ao Troller, a resistência desse jipe foi o que chamou mais minha atenção. Já teve Troller rolando barranco e caindo em cachoeira e o Teto dele não desce. A fibra sofre escoriações e arranhões mas, não sede. Há vários relatos de que o Troller salvou vidas até mesmo aqui no fórum. Referenciando como um verdadeiro "cockpit". O Stark chama minha atenção por ser de fibra, mas nesse quesito ainda é uma icógnita pra mim.
Mas, cá pra nós. Nem Troller nem Stark chegam perto do Wrangler no quesito Segurança. ESP, ABS, Air-bag etc. Não adianta só ter um baita "cockpit" quando as pessoas são arremessadas dentro dele. Sem Air-bag e os auxílios de freio e estabilidade, a coisa sempre pode ficar feia.
Acho que o Stark está mais propenso a adotar um sistema de deformação programada ou algo assim ou o capô não seria de plástico e o resto do carro de fibra. Não sei qual seria a repercussão disso. Mas, ainda está bem longe do Wrangler nesse quesito e quanto a resistência da fibra e estrutura também não foram postas a prova.
Esse papo de árvore plantada eu não entendo, tem algo na página da Troller também. Mas qual a relevância disso de qualquer maneira?
Amigo Jorgão.
Se voce entrar no site de classificados de carros, vai ver que tem Stark por 89.900.
Os preços estão de um certo modo ajustando-se com a realidade. Isto faz parte do mercado como um todo.
Sou novo neste forum e estou aqui neste tópico porque ele é o tópico de meu jipe. Se eu tivesse um willys, estaria no tópico do willys.
Para aquele que falou das trilhas aqui de SC, meu caro amigo, voce não conhece nem de perto as trilhas de SC. Aqui tem uma chamada "rio do poncho" que é uma delicia. Temos um passeio de dois dias que passa pela serra 1.360mts de altitude, passa pelas praias e dunas, e passas pelos banhados de uma reserva, tem muita trilha.
Novamente falo do Stark, mas digo que tem muito vendedor de Stark que não conhece o jipe, assim o proprietário não fica sabendo da metade das coisas dele. Se voce vai passear, prepara ele para passeio, vai fazer rally, prepara ele para competição, vai fazer trilhas, prepara ele para este fim.
O que acho mais principal é que para um bom desempenho dele em tudo, tem que colocar pneus finos e altos, pneus largos no Stark vai quebrar.
As homocineticas são resistentes, falem para mim qual é o Vitara, ou o troller ou outro qulaquer jipe com homocinéticas, que não quebram com um pneu largo, trepador ou frontiera???
Volto a falar, o bom jipe é aquele que tem um ótimo piloto e não beba demais nas trilhas, pois a pior peça do jipe que quebra é a cerveja.
abraços
Lucio Flavio
Marcio,
Discordo. Por dois motivos.
Primeiro que se a intenção é realmente cair na estrada, o consumo alto dificulta muito a logística toda, com a autonomia comprometida.
Segundo que não é por que o cidadão tem bastante dinheiro que vai sair jogando-o pela janela desnecessariamente. :parede:
Abraços!
Lucio Flávio
08/02/2011, 15:07
Ola amigos,
fiz uma viagem ao Rio Grande do Sul, 70% asfalto 25% estrada de chão e 5% em fazendas, trilhas sem estradas. andei 1.650 KM e gastei 163 litros de diesel, minha média de estrada é 110 KM por hora.
Já fiz a revisão de 5.000 KM, e sabe o que gastei nesta revisão? NADA.
Isto é Stark.
Lucio Flávio
fernandotf
08/02/2011, 15:47
Ola amigos,
fiz uma viagem ao Rio Grande do Sul, 70% asfalto 25% estrada de chão e 5% em fazendas, trilhas sem estradas. andei 1.650 KM e gastei 163 litros de diesel, minha média de estrada é 110 KM por hora.
Lucio, fiz a conta e vc fez 10,12km/l em sua viagem, é isso? Vc estava com pneu grande ou bagageiro? Diesel Aditivado?
Achei que o Stark seria mais econômico...
Já fiz a revisão de 5.000 KM, e sabe o que gastei nesta revisão? NADA.
Isto é Stark.
Lucio Flávio
As revisões são gratuitas? A TAC paga óleo, filtro, etc? Tem limite de quilometragem? A garantia é de um ano, certo?
Abraço!
Volto a falar, o bom jipe é aquele que tem um ótimo piloto e não beba demais nas trilhas, pois a pior peça do jipe que quebra é a cerveja.
uhahuauhuhau boa!
Lúcio,
você calculou a autonomia e o consumo fazendo as correções por causa dos pneus?
De qualquer forma, está razoável. Os 2.5 diesel parecem beber mais que os 2.8 e 3.0, então se um 2.3 mantêm a média dos 2.8 e 3.0, parece satisfatório pra mim!
JUNINHO_BITTENCOURT
08/02/2011, 16:35
Nao me leve a mal, conheço bem SC (lindo estado) mas aí só tem lama, vez ou outra uma erosaozinha, uma gaiola 4x2 motor de fusca manda bem.
:twisted::twisted::twisted::discordo::discordo::di scordo::discordo::discordo:
A maioria gosta de lama, mas tem trilha com muita erosão e pedra.
Praia Triste - Porto Belo/Zimbros SC
http://www.jeepecia.net/galeria/galeria.php?gal=41
Sem contribuir nada, apenas defendendo a terra :mrgreen:
leobnaval
08/02/2011, 18:52
Belas trilhas e belas fotos...
Eu nunca gostei de dizer que numa região o pessoal só anda em areia, ou na outra só anda em estradão, na outra só terra batida e coisas do tipo, porque aqui no Brasil temos uma infinidade de solos e terrenos, numa mesma região pode ter diversos tipos mesmo ela sendo predominada apenas um é possível encontrar divesos, como prova a foto aí, e acredito que encontre-se muitas outras condições nessa região fora estas.
[]s
jose luiz oliveira
08/02/2011, 21:43
:twisted::twisted::twisted::discordo::discordo::di scordo::discordo::discordo:
A maioria gosta de lama, mas tem trilha com muita erosão e pedra.
Praia Triste - Porto Belo/Zimbros SC
http://www.jeepecia.net/galeria/galeria.php?gal=41
Sem contribuir nada, apenas defendendo a terra :mrgreen:
Pocha!!!! gostei dessa aí, bacana demais e gostria de conheçe-la quando estiver por essas bandas.
A trilha ficou mais bonita com as fotos do velho guerreiro cj em cena.
Quando é que vamos ver um stark fazendo tais trilhas? Sem quebrar a mardita de vidro é claro.
Comigo nao tem essa de regiao ou bairrismo, sou de SP, estudei do RJ, trabalhei e aposentei em GO e moro em MG.minha regiao é o Brasil.
Agora:
(pois a pior peça do jipe que quebra é a cerveja.)
Desse mal a gente nao passa aqui em Minas, nois bebe só cachaça.kkkkk
Marquei com o pessoal da revenda de BH um test drive, vou conhecer o veletrol de perto, por telefone o revendedor demonstrou conhecer muito do carro( mas com a quebradeira que os proprietarios daqui arrumam , o cara já teve tempo de aprender bem do carro).
Tirei daqui varias duvidas pra esclarecer:
Curso da suspensao.
Rodar ou nao bloqueado.
Pneus
Homocinetica.
Por telefone ele nao me respondeu se o carro dele roda mesmo com cruzetas, só disse: venha ate a loja e tire todas sua duvidas.
Vou ate BH neste fim de semana e vamos testar o carro numa trilha em Betim( será que é onde testam os Locker da fiat)kkkkkk
Estarei lá e depois relato aos srs.
Abç
Lucio Flávio
10/02/2011, 09:10
[QUOTE=fernandotf;1370698]Lucio, fiz a conta e vc fez 10,12km/l em sua viagem, é isso? Vc estava com pneu grande ou bagageiro? Diesel Aditivado?
Achei que o Stark seria mais econômico...
As revisões são gratuitas? A TAC paga óleo, filtro, etc? Tem limite de quilometragem? A garantia é de um ano, certo?
Amigo Fernando,
Em relação ao consumo, para um motor em fase de amaciamento, e fazendo um trajeto em estradas de chão com chuvas (4x4 engatado direto) achei boa a média, stark carregado com tres pessoas.
As revisões do stark, segundo a concesionária em Floripa, é de dez em dez mil KM. A de 5.000 é uma revisão de análises, reapertos e conferencia de carroceria etc etc, fizeram limpeza de freios, nada mais.
Estou contente com o jipe, ele faz sucesso por onde passa, tem ótima posição para dirigir e silencioso. é um pouco simples o seu interior, mas com o tempo acustumei. Vou fazer mais uma viageme no retorno conto algo mais.
Lucio Flávio
fernandotf
10/02/2011, 09:43
Amigo Fernando,
Em relação ao consumo, para um motor em fase de amaciamento, e fazendo um trajeto em estradas de chão com chuvas (4x4 engatado direto) achei boa a média, stark carregado com tres pessoas.
Caro Lucio, a média está boa sim... só disse isto pois é a mesma média do 3.0
(tb fiz uma viagem com apenas 4.000km pelas serras gaúchas, carro lotado e 4x4 reduzida em muitos trechos) e a média ficou em torno de 10,5km/l, só que andei mais de vagar, entre 80km/h e 100km/h nas estradas. Não tenho a intenção de comparar, só estou justificando pq esperava que o Stark, com 1600kg e motor 2.3, fosse mais econômico! :concordo:
As revisões do stark, segundo a concesionária em Floripa, é de dez em dez mil KM. A de 5.000 é uma revisão de análises, reapertos e conferencia de carroceria etc etc, fizeram limpeza de freios, nada mais.
Pelo que entendi, esta revisão dos 5.000km é gratuita, certo? Muito bom... :palmas:
Uma pergunta: você está com um pneu mais alto que original (285/75/16, certo?), isto implica na perda da garantia da suspensão e sistema de direção?
Estou contente com o jipe, ele faz sucesso por onde passa, tem ótima posição para dirigir e silencioso. é um pouco simples o seu interior, mas com o tempo acustumei. Vou fazer mais uma viageme no retorno conto algo mais.
Lucio Flávio
Lucio, no início não botava fé, mas hoje sou um grande fã do Stark... tanto que assino este tópico, o seu canal de vídeos e sempre estou procurando novidades da TAC! Você deve ter muito orgulho de sua "gaiola"!!!
Mais cedo ou mais tarde vou trocar o meu bugão, e o Stark pode ser uma excelente escolha... como eu, tem muitos aqui no fórum na mesma situação, então todos os seus relatos são de imenso valor!
Abraço
Lucio Flávio
11/02/2011, 15:19
Amigo Fernando,
Fiz uma viagem com troller 3.0 a dois anos atras, somente asfalto e ele não pasou dos 8.7 KM/l . Andei uma média entre 80 e 140. Se minha tocada é igual a todos os veículos, achei que o stark é mais economico.
Quanto a revisão, sei que é estranho, mas não me cobraram nada e ainda por cima arrumaram coisas que eu nem percebi. O pessoal da concessionária em Floripa é nota 10.
Em relação ao pneu, eu peço desculpas, errei nos números, o pneu que uso é 265/75/16, este tipo de pneu, a fábrica dá garantia, pois quando comprei o Stark, falaram que podia colocar até 32" sem perder a garantia. A troller já não dá esta garantia.
Outro detalhe interessantíssimo, é pelo conhecimento que o pessoal tem em relação ao 4x4, só em andar com o consultor técnico especializado em 4x4 lá na concessionaria de Floripa, faz com que voce se sinta seguro, explica tudo o que pode e o que não pode, dá curso de 4x4, ensina a "pilotar" o Stark, e quando andamos, ele falou que eu estaria de parabéns, pois era um exelente motorista. Isto nos dá uma segurança incrivel, assim o jipe não quebra.
O que posso te falar a respeito do Stark, é que realmente ele é diferente de dirigibilidade nas trilhas, por isto precisamos aprender a "tocar" o jipe.
As curvas por exemplo, são mais confiáveis que o Troller.
Em travessia de uma vala, se o troller passa a 3 KM/H, o stark não passa a esta velocidade, mas com sua suspensão independente, ele passa á 6 KM/h, é isto que falo da diferença da tocada, resumindo, os dois passam mas não passam na mesma tocada, por isto é que tive que reaprender a andar de 4x4 com o stark.
Eu realmente só comecei a ter gosto por ele depois que andei uns 1.000 KM.
Ele é muito bom. Bom mesmo, talvez seja pela forma em que o pessoal da Concessionária usou para definir o que é um Stark.
Estou muito contente, acho que até vou entrar nos rallys daqui de SC.
Lucio Flávio
Em travessia de uma vala, se o troller passa a 3 KM/H, o stark não passa a esta velocidade, mas com sua suspensão independente, ele passa á 6 KM/h, é isto que falo da diferença da tocada, resumindo, os dois passam mas não passam na mesma tocada, por isto é que tive que reaprender a andar de 4x4 com o stark.
Valeu Lúcio,
isso sem dúvida esclarece a sensação que eu comentei um pouco antes sobre o Stark sentir mais o impacto e tals. Na verdade o motorista vem um pouco mais embalado, o que na minha opinião, é necessário devido a suspensão mesmo, e quando o motorista é consciente, não gera danos ao jipe. No aguardo de mais informações. Principalmente as sensações ruins, o que está te incomodando ou o que você acha que poderia ser um incômodo. Mas, não precisa falar do espaço!
Marcelo-HPE
12/02/2011, 08:26
http://www.youtube.com/watch?v=PHID9-tu4uc
O cara do stark amarelo é ruim de braço , deu um p##ada seca no jipinho deve ter entortado alguma coisa, onde já se viu se jogar com tudo dentro de uma erosão . é para ir devagar.
o do stark vermelho é mais cauleloso .
abs
Andei lendo as ultimas dezenas de posts e meu Deus, quanta dor de cotovelo pelo carro!
Stark é um bom carro que está consolidando mercado - não adianta nada fazer um carro do porte do wangler e vender a 50.000 reais que simplismente não vai vender - não tem demanda - para 80% dos starks, trollers, defenders, etc o máximo de off-road que vão ver é a poça de água na entrada do shopping, então não adianta fazer uma viatura exclusivamente preparada para rock crawling e achar que vai vender que nem água.
O mercado demanda, a empresa oferece, é assim que funciona
O consumo do stark é excelente, bem como seu conceito - é claro que ele tem suas caracteristicas negativas, mas nenhum veículo é perfeito - você compra aquilo que tem caracteristicas positivas para VOCÊ! Só porque o carro não atende a VOCÊ, não quer dizer que é um lixo - o Stark você vai pra trilha e volta numa boa, como qualquer off-road se propõe, agora se vc quer subir o Everest com ele ou inventar de dar uma de piloto de Rally, ae não pode culpar a viatura por não conseguir - Respeitar os limites da máquina é tarefa do motorista
fernandotf
15/02/2011, 09:40
Seguem as fotos do Stark do Fabio Waltrick no 2º Desafio Radical 4x4, em Blumenau, ocorrido neste útlimo FDS (12-fev):
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00155.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00154.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00153.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00152.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00151.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00144.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00142.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00140.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00138.jpg
http://www.scracing.com.br/novo/media/galerias/75000/Image00137.jpg
fonte: http://www.scracing.com.br/novo/portal/index.php?DESAFIO/3/93/DESAFIO+RADICAL+2011/
JEFFCATUNDA
15/02/2011, 14:09
ZECACU...
Realamente já está consolidado, vender é um mero acaso...
Mas será que você tem um video desse stark no DESAFIO RADICAL?
Eu procurei mas só encontrei de troller, gaiolas, jeeps, suzukis... nada do video do stark.
Posta ai colega.
JEFFCATUNDA
15/02/2011, 14:19
Forte e luxuoso é o novo carro brasileiro
Uma entrevista com o criador da criatura:
terça-feira, 27/mai/2008, 21:34
http://www.sitecharles.com/blog/wp-content/uploads/adolfotac.jpg Entrevista com Adolfo Cesar dos Santos, formado em Engenharia Mecânica, com especializações em finanças e gestão. Fez carreira na área de fertilizantes da Petrobrás até que constatou a oportunidade de empreender na construção civil em Florianópolis (SC). Foi presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção) e vice-presidente da FIESC (Federação das Indústrias de SC). Das inspirações de sua paixão de criança por carros, e de uma idéia que teve após um acidente, liderou a criação em Joinville de uma inovadora indústria automobilística nacional, a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense S/A) e de um veículo esportivo de luxo, o Stark, que mesmo antes do seu lançamento já tem mais de 700 potenciais compradores.
O Eng. Adolfo fala com exclusividade ao SiteCharles.com sobre empreendedorismo, governança corporativa, mercado e marca de luxo, marketing de nicho e claro, sobre carros.
Por Charles A. Müller (http://www.sitecharles.com/charles), editor do SiteCharles.com.
Charles: Sua idéia de fazer o carro veio num acidente, verdade ou mito?
Adolfo: Verdade. Sou apaixonado por carros desde criança e pratico fora-de-estrada desde 1997, junto com minha esposa e navegadora. Em 2001, ocorreu um acidente em que nosso jipe ficou com o chassi torcido. Era um Suzuki Vitara, que eu mesmo preparei, pois era raro alguém usá-lo em trilhas naquela época. Foi necessário comprar outro jipe, procurei muito, achei veículos com defeitos e virtudes e disse: “vou fazer meu próprio jipe”. Coincidentemente, naquele mesmo ano, o presidente da FIESC fez um desafio aos empresários em lançar um produto de nicho em pequena escala na indústria catarinense e me convidou para coordenar este projeto. Eu era um dos vice-presidentes da entidade. A primeira idéia foi criar uma pick-up para substituir a Toyota Bandeirante, que estava deixando nosso mercado. Mas, uma pesquisa revelou baixo potencial de demanda para este carro. Já a idéia de um jipe fora-de-estrada para lazer agradou.
Quando foi criada a empresa?
A TAC só foi fundada em 2004, quando um grupo de empresários percebeu a viabilidade do projeto e fez os investimentos necessários para iniciarmos. Foram 2 anos para desmistificar a idéia que era impossível termos uma indústria brasileira de pequena escala, já que os históricos eram ruins.
Quem foram os primeiros sócios? Quantos a TAC tem hoje?
No início cinco. Eu, meu cunhado Fábio Waltrick, José Fernandes Xavier Faraco (presidente da FIESC na época), Jamiro Wiest (fabricante de autopeças), o Alcântaro Correa (atual presidente da FIESC). Depois, também entrou a empresa Fast Parts, que trouxe toda a parte de prototipagem. Outros empreendedores foram entrando e atualmente somos 82 sócios.
As ações da TAC estão no Segmento Novo Mercado da Bovespa?
Não. Criamos uma empresa S/A de capital fechado. Mas, já iniciamos com um sistema de gestão de excelência, inspirado neste segmento. Se, no futuro, for oportuna uma abertura de capital, estaremos prontos para um IPO dentro do modelo do Novo Mercado, com suas regras de governança.
Quais os princípios adotados de governança corporativa e qual o impacto disto na atração de investidores?
Isso é fantástico. Instituímos um Conselho Fiscal, mesmo não sendo obrigatório por lei, para termos desde já este cunho de transparência. Temos uma comunicação muito direta e sincera com os acionistas. Não se tem aquela situação de um dono ou de um sócio majoritário impondo decisões. Temos uma Assembléia que é soberana e um Conselho de Administração. Mesmo sendo um dos principais acionistas, me abstenho de participar do C.A., ao qual sou subordinado, pois estou na condição de presidente executivo.
Existe certa pressão em relação a este projeto?
Todo o desenvolvimento da TAC é seguido pela mídia, pois é a primeira vez que se faz um projeto deste porte seguindo todo o protocolo de uma montadora multinacional. Não só no projeto do carro, mas na tecnologia de gestão. Isto demanda muito tempo, embora o mercado seja mais imediatista. Tanto que, quando uma montadora anuncia um veículo poucos meses antes do lançamento, apresenta um projeto que estava em andamento há três ou quatro anos. Como noticiamos desde a idéia inicial, somos sempre cobrados pela mídia, sobre quando o carro estará pronto. Mas, temos que seguir todos os passos e entregar um produto de excelência. O nosso tempo é até menor que as multinacionais, por temos uma burocracia interna menor.
Mesmo de nicho, indústria automobilística requer escala. Vale o princípio de se ter muitos sócios para um negócio de maior escala é melhor do que poucos sócios?
Sim. Nosso primeiro grande valor é ter um projeto empresarial automobilístico catarinense viável, com excelência de gestão. Ele nasceu de uma idéia institucional da nossa indústria. Uma das decisões dos sócios originais foi pulverizar o capital, justamente para termos uma resposta do mercado. Se nós temos mais de 80 sócios, temos mais de 80 compradores de um carro que ainda vai existir. É sinal que o negócio está bem encaminhado. Ninguém compra ações de um negócio em que não acredita. Quanto à escala, Charles, você mesmo frisou, o produto é de nicho. Há uma escala bem diferente das grandes montadoras.
JEFFCATUNDA
15/02/2011, 14:21
Mas em algum momento, com alguma escala, a produção deixa de ser artesanal.
Este é um ponto importante. Não é produção artesanal. Adotamos um sistema totalmente industrializado, de montadora pura, com 100% de terceirização dos componentes por indústrias que já dominam a tecnologia de cada componente. Este foi nosso grande desafio, conquistar fornecedores que dominem a tecnologia, que já forneçam para montadoras, e que nos atendam com baixa escala e com preço competitivo. Daí a moeda institucional e a visibilidade pesaram muito, geramos neles o interesse em se aliar conosco. Assim, o risco da operação cai muito pelo baixo custo fixo e por já nascer com uma produção industrializada.
Qual a previsão de operação e faturamento?
Nosso plano conservador é operar com 100 unidades ao mês, mas com o ponto de equilíbrio em 20 unidades, cobrindo assim o custo fixo, que será bem otimizado. A posição de preço ao cliente final ficará em torno de R$ 80 mil por unidade. Isto dá R$ 96 milhões de faturamento bruto anual.
Não posso fugir desta questão, quando o carro será lançado e liberado para venda?
Durante o ano de 2009.
Houve ampliação do cronograma de lançamento? Como é o motor do carro?
Estamos tomando, agora em Maio/2008, a decisão sobre o motor do veículo. A princípio seria um Volkswagen 1.8 flex (gasolina e álcool). Mas o fabricante descontinuou este modelo de motor específico e tivemos que estudar alternativas, atrasando a previsão de lançamento, que era para o final de 2007. Felizmente, nosso plano estratégico tem uma preocupação com a gestão de fornecedores e a visibilidade da TAC é tão boa que já havia três outros fornecedores interessados, além de uma nova opção da própria Volks e outra, de motor diesel, da Fiat, que estamos estudando. Diesel é uma ótima motorização para este segmento de mercado, jipe esportivo. O que obviamente não inibe a TAC de, no futuro, oferecer também uma versão flex.
Brasileiro gosta de carro. É verdade que existe certo fascínio do brasileiro em relação à indústria automobilística? O senhor, por exemplo, veio da construção civil.
Fui feliz empreendendo na construção, mas no caso da TAC, entrei nesta idéia de coração, foi uma mudança total de vida, a paixão pesou mesmo. Sou mais feliz agora.
Existe sim, um fascínio por carros. E certo ressentimento do brasileiro por não termos uma indústria nacional.
É algo que observamos. O consumidor até abre mão de certos atributos por ser um carro nacional. Claro que não pretendemos nos valer disto, pois apostamos num produto de excelência.
Tem gente com saudades da Gurgel?
Sim, e não é pouca gente. Gurgel, Puma, etc.. A nossa história de indústria automotiva sempre foi muito rica, criativa e original. A Gurgel teve o grande mérito de criar no Brasil um mercado de nicho, dos jipes de lazer. Mas, perdeu o foco quando resolveu fabricar carros populares, tentando competir com as grandes multinacionais. Estudamos este passado. Não cometeremos conhecidos erros e não enfrentaremos estes problemas históricos.
Quais os problemas históricos da indústria nacional?
O país foi prejudicado por um mercado fechado por muito tempo, sem acesso aos componentes, sem uma plataforma independente. Por exemplo, vários carros usando a base da Brasília, em que qualquer mudança da Volks nesta base deixava todos a ver navios. Outro problema foi o desenvolvimento empírico, sem projeto e a conseqüente produção artesanal, de alto custo e de baixa produtividade. Eu entrei para estudar este projeto com a premissa do que não seria possível fazer. Mas as pesquisas e o plano de negócio mostraram a viabilidade. Para diminuir riscos nos blindamos para evitar estes problemas históricos.
Era o menos otimista dos cinco sócios fundadores?Digamos o mais apaixonado e por conta disto, pela minha formação de engenheiro e gestor, entendo que a idealização deve ser confrontada pela realidade de mercado.
Se você entra com a paixão muito grande, você cria um filtro e não enxerga o que o mercado diz.
Tive que ser conservador, minha decisão nesta mudança radical de vida me exigiu isto. Tive que vender o projeto primeiro para mim.
Como foi a escolha do nome?
Foi um grande desafio. Sofremos e queimamos neurônios. O nome Stark significa forte, em alemão, e foi definido em 2006. O carro conceito que deu origem ao projeto é chamado de Trilha e o nome do projeto interno era A4. Para escolher o nome definitivo, criamos e selecionamos vários. Eu, sinceramente, tinha preferência por um nome brasileiro assim como o carro, uma palavra da língua portuguesa, mas não foi possível. Descartamos várias idéias por já terem donos, pois as montadoras trabalham com muitos nomes registrados com muita antecedência.
O Stark é posicionado no segmento de luxo. O senhor acredita que o Brasil tem mercado para novas marcas premium?
Sim, e muito. O mercado de luxo cresce cerca de 18% ao ano, desde 2000. E não é mais o mercado de ostentação, é um mercado de luxo para pessoas que compram pela boa relação custo-benefício, que agrega funções e diferenciais.
Marcas de luxo carregam décadas de tradição no caso de veículos e até séculos no caso de vinhos e relógios. O fato da marca Stark ser estreante no mercado luxo aumenta o desafio?
Sobremaneira, aumenta sim. Tanto que nosso plano estratégico foi de apresentar um projeto que chamasse muito a atenção e trouxesse para nosso carro a grife dos fornecedores de componentes. A TAC conquistou um respeito muito grande do mercado automotivo, tanto das grandes montadoras como dos fornecedores. Por exemplo, recebemos a vista do presidente mundial da GM, Ray Young. Ele elogiou a velocidade e a competência de todo o desenvolvimento do projeto. Existe uma tradição internacional entre as grandes montadoras, em se aliar às menores para projetos especiais de pequenos desenvolvimentos, tanto na Europa quanto nos EUA. Ele disse que não havia ninguém com este perfil na América Latina, até conhecer a TAC.
Qual o perfil do usuário de um veículo Stark?
Público classe A, pois se trata de um produto de luxo. Quanto à idade, não há faixa cronológica, nós chamamos de jovem estendido, que pode ter 25 ou 65 anos. É a pessoa com espírito jovem, esportivo, aventureiro e de bem com a vida.
Muita gente tem jipes e pick-ups grandes e luxuosas, mas nem pensa em sujar os pneus de lama. Sinceramente, o senhor acredita que o carro será mais usado dentro ou fora-de-estrada?
Sim, é fato pesquisado, entrevistamos mais de 600 proprietários de carros 4×4. A pesquisa apontou que 96% dos usuários planejam uso urbano e apenas 4% fora-de-estrada.
Agora, estes 96% de urbanos querem se apoiar na imagem do que os 4% de aventureiros fazem.
Tanto que 77% destes usuários urbanos nunca usaram a tração nas 4 rodas. Daí, nós ofereceríamos uma versão sem tração nas 4 rodas, e este público nos diz claramente que não compraria. Mesmo que não use, ele compra o potencial do carro. É o mesmo caso do dono de pick-up que raramente usa a caçamba para colocar alguma carga. É o que ocorre ainda com quem compra Ferrari no Brasil, pois não há onde acelerar este carro aqui.
Trata-se da projeção do “homem Marlboro” ou do “cowboy de asfalto”?
Muitos têm este desejo aventureiro, mas pelos compromissos do dia-a-dia urbano nunca poderão realizar. Mas, só o fato de comprar já o satisfaz. E tem mais uma coisa, essa onda de aquecimento global, do planeta sendo “consumido” cria uma angústia nas pessoas que não conseguem desfrutar mais da natureza.O veículo 4X4 permite este contato mais íntimo com as belezas naturais do nosso planeta.
Quem mais usará o Stark?
Além do homem esportivo, há o público feminino, que ainda pretendemos pesquisar melhor. A mulher gosta do design com as linhas orgânicas e da sensação de segurança, de ter um carro resistente, imponente, alto e atraente.
JEFFCATUNDA
15/02/2011, 14:22
Por fora o carro é resistente, projetado para suportar lama e trilha. Mas, como fica o interior? Afinal, é um carro de luxo.
A proposta inicial não era essa, era de um carro aberto, com design espartano, posicionado em preço baixo (R$ 45 mil), como substituto ao jipe Willys, de trilha. Só que na pesquisa as pessoas disseram que este carro por este preço era caro, que eles queriam vidro elétrico, direção hidráulica, banco de couro etc. como produto de luxo, acima de R$ 70 mil. Veja como mercado se posiciona, veículo de R$ 70 mil não é caro, enquanto veículo de R$ 45 mil é caro. Não é uma questão de preço e sim de valor percebido. A pesquisa nos indicou que o ideal é posicioná-lo como marca “top”. Externamente o carro está mais do que aprovado e estamos trabalhando justamente no design do interior, para corresponder aos anseios desta faixa de público, para produto de luxo. Ainda não concluímos este desenvolvimento, mas em relação ao conforto e aos mimos, o carro trará boas surpresas.
Algumas marcas premium provocam uma identificação e uma relação social e até emocional com seu público. É o caso da Apple, da Beneton, da Harley-Davidson, da Lilica etc. A marca Stark pretende chegar a este tipo de relação?
Este é nosso grande sonho a longo prazo, seria nosso “nirvana” e disto dependerá a longevidade da marca. Não é uma tarefa fácil, tanto que os exemplos são poucos, conta-se nos dedos.
Já foi planejada a comunicação?
Temos uma visão estratégica e um estudo de marketing, indicando os caminhos seguir. Sabemos que não é a propaganda de massa em horário nobre da TV que vai nos levar ao público-alvo e sim um forte relacionamento, que nos permita ganhar indicações de clientes. Queremos ter uma proximidade com o público de maneira muito franca e aprender com ele como devemos nos comunicar.
Proprietários do veículo Stark participarão de algum clube, como ocorre com as motos da Harley-Davidson?
Sim. Só não sabemos ainda se vamos chamar de clube, mas nós pretendemos criar este meio de identificação social com a marca e de integração entre os clientes.
Existirão produtos acessórios do Stark (como kits de navegação) e souvenirs como miniaturas, lanternas e chaveiros? Talvez uma grife Stark, com produtos terceirizados ou licenciados?
Note que 2/3 do faturamento da Harley não é com as motos, é com a marca. Realmente isto nos inspira e está na nossa visão. E claro, precisamos criar para isto o valor da marca. O Stark já foi desenhado com uma pré-disposição para uma família de acessórios inovadores.
Já pensaram no primeiro mimo para o cliente?
Ainda não foi definido este detalhe.
Uma coisa que eu aprendi na minha trajetória profissional, sobre o que pensa o mercado, é jamais tentar adivinhar e sim perguntar.
Para isto existe pesquisa e existe relacionamento com o cliente. Já vi pessoas descartarem muitas canetas, chaveiros, pastas e outras bugigangas óbvias que ganharam e que não seriam úteis. Outra coisa que aprendi é sempre buscar gente competente para fazer.
http://www.sitecharles.com/blog/wp-content/uploads/stark.jpg
Fotos: Divulgação.
Veja Também: Site da TAC (http://www.tacmotors.com.br/).
Obs.: este texto não é patrocinado, faz parte do conteúdo editorial deste site.
Ontem eu vi um Vermelho equipado. Bem legal... eu acho que com propaganda venderia mais.
Abraços
fernandotf
17/02/2011, 11:01
Neste vídeo tem um trecho sobre a passagem do Stark no 2° Desafio Radical, realizando no dia 12/02 em Blumenau:
http://www.youtube.com/watch?v=NUQBmi3EsaE
Para que não quiser ver o vídeo inteiro, o trecho que aparece o Stark está entre o tempo 6:15 e 6:50.
Marcelo-HPE
17/02/2011, 14:37
Muito show o evento !!!! isso que é um evento off-road de verdade.
leobnaval
17/02/2011, 23:54
Muito show o evento !!!! isso que é um evento off-road de verdade.
X2, ía escrever isso agora...
Muito legal a competição ser em dupla e contra o relógio...tem velocidade e companheirismo a prova toda...
[]s
fernandotf
21/02/2011, 09:50
http://www.youtube.com/watch?v=EcqUMxLkol4
Gosto é que nem PIIIII..
Mais ficou lindão nessa cor verde ekeke
Abraços,
Ele é guerreiro mesmo hein. Gostei da aventura off-road e também dele atravessando.
Abraços
fernandotf
21/02/2011, 20:35
http://www.youtube.com/watch?v=H5zLRn75IGE
fernandotf
21/02/2011, 20:55
http://www.youtube.com/watch?v=J8YJ6qCbYrs
P.S.: Sem polemicas, o autor do vídeo foi muito infeliz no título, as viaturas passaram em facões diferentes!!! :parede:
Show,
convenhamos.. é um excelente carro.. na minha opnião não sei se trocaria um troller por um stark ou vise-versa .. seria uma dúvida cruel eheh apesar de não ter andado.. o ponto que vejo é que o troller é mais espaçoso atras e ta muitoo mais consolidado.. é aguardar pra ver..
Abraços,
Show,
convenhamos.. é um excelente carro.. na minha opnião não sei se trocaria um troller por um stark ou vise-versa .. seria uma dúvida cruel eheh apesar de não ter andado.. o ponto que vejo é que o troller é mais espaçoso atras e ta muitoo mais consolidado.. é aguardar pra ver..
Abraços,
Assim como alguns já disseram, eu não consigo achar que eles concorrem um com o outro também. Eu de fato tenho interesse no Troller e se tivesse um jamais trocaria num Stark, assim como tenho interesse no Stark e jamais teria dúvida em trocar por um Troller. Enfim, se fosse pra ter dúvida em relação ao Stark, eu ficaria entre TAC Stark x Suzuki Jimmy e no caso do Troller, Troller T4 x Wrangler CRD 2.8 x Mahindra Thar.
Enfim, o motor desse Stark vermelho não está com um barulho diferente? Impressão minha? Afinal, tem alguma modificação conhecida para esse FPT 2.3? Alguém sabe?
Eu acho ele sensacional, porem falta propaganda sabe.
Eu gostei muito e compraria.... os videos comprovam que ele aguenta o tranco.
Abraços
Tive Troller e de fato, tem mais espaço interior do que o Stark. Ambos são excelentes 4x4.
Fica um pouco mais complicado comparar o Stark com o Jimny pela própria motorização (um 2.4 turbo intercooler diesel e o outro 1.3 gasolina aspirado). Mas de qualquer forma o Jimny é um ótimo veículo off road também (4x4 hi e low). Possuo um.
Mudando de assunto, alguém já ouviu falar da seguradora Chubb? Porque ano passado cancelei o meu seguro e eles continuaram descontando mesmo depois de cancelado sem sequer dar a mínima satisfação. Fiquem atentos a essa seguradora Chubb que no meu caso se transformou em 'Chuck, o boneco assassino'.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/02/2011, 12:30
Fiquem atentos a essa seguradora Chubb que no meu caso se transformou em 'Chuck, o boneco assassino'.
Opa...falou em Chuck aii???!!!:lol:
eu não consigo achar que eles concorrem um com o outro
Não é um Jimny, mas o tamnaho do Samurai é praticamente o mesmo...então segue uma foto de um Stark ao lado do Samuca...
...mas comparar o tamanho do Stark com o Jimny é forçar um pouco a barra.
[ ]'s:pensativo:
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/02/2011, 12:37
Ops...faltou as fotos.
[ ]'s
fernandotf
23/02/2011, 14:15
Olá Chuck, que bom ver você novamente no fórum! Tem vídeos de sua viatura? :mrgreen:
Não é um Jimny, mas o tamnaho do Samurai é praticamente o mesmo...então segue uma foto de um Stark ao lado do Samuca...
Isto eu não entendo... o pessoal compara o Stark com o Jimny, mas o Stark é mais largo e mais comprido do que a Defender e o Troller!
Vejam só:
Dimensões (largura, comprimento, altura):
Jimny: 1,66m x 3,665m x 1,67m
Stark: 1,88m x 4,083 x 1,90m
Peso e Carga útil:
Jimny: 1090kg e 330kg
Stark: 1635kg e 375kg
Motor (Potência e torque):
Jimny: Gasolina 85cv@6000 e 11,2@4100
Stark: 127@2600 e 36@2000
Preço:
Jimny: R$ 55.425,00
Stark: R$ 97.500,00
São mesmos grandes concorrentes??? :pensativo::pensativo::pensativo:
Isto eu não entendo... o pessoal compara o Stark com o Jimny, mas o Stark é mais largo e mais comprido do que a Defender e o Troller!
Quem faz essa comparação não tem noção...
[]'s
Vejam só:
Dimensões (largura, comprimento, altura):
Jimny: 1,66m x 3,665m x 1,67m
Stark: 1,88m x 4,083 x 1,90m
Peso e Carga útil:
Jimny: 1090kg e 330kg
Stark: 1635kg e 375kg
Motor (Potência e torque):
Jimny: Gasolina 85cv@6000 e 11,2@4100
Stark: 127@2600 e 36@2000
Preço:
Jimny: R$ 55.425,00
Stark: R$ 97.500,00
São mesmos grandes concorrentes??? :pensativo::pensativo::pensativo:
Fernando,
A questão não é "ser ou não ser" concorrente. O que define concorrência é o preço e o que a montadora divulga, afinal, é isso que estará na "vitrine". Então, de fato, não são concorrentes. Um está a R$ 100.000 e o outro a R$ 60.000 e a montadora divulga que concorre com o T4.
O Troller está R$ 90.000 e a TR4 a R$ 70.000. Mesmo o Troller sendo 3.0 Diesel tem quem diga que ele concorre com TR4 não tem?
Então não acho nenhum disparate achar que o TAC concorre com o Suzuki. Acho as propostas do Jimmy e do Stark mais parecidas. Ambos são muito leves e possuem espaço interno semelhante (330 kg x 375 kg).
A diferença fica por conta do 1.3 gasolina x 2.3 diesel, e eu particularmente só quero diesel e por isso ficaria com o TAC. Além é claro de bloqueio e outras coisas que justificam o preço mais alto.
Pra fundamentar melhor, está cheio de matéria que coloca Troller T4, TAC Stark e Mitsubish Pajero TR4 como concorrentes: (Ex: http://www.rotadoautomovel.com.br/noticias/233-jipe-nacional-stark-chega-ao-mercado-e-mira-o-troller-t4-e-pajero-tr4.html) e se procurar vai encontrar um porção. Sinceramente, em termos de mercado, acho o Jimmy muito mais concorrente do que TR4.
Agora, se for pra ter um jipe leve mesmo, eu fico com esse Samuca da foto.
Esses piscas no retrovisor do Stark são novidades de 2011? Poderia vir sem eles? hehe
Esse Stark vermelho está calçando pneu de que tamanho?
Quem faz essa comparação não tem noção...
[]'s
O problema é quando as pessoas definem que só porque tem tração nas quatro e é mais alto que um sedãn então concorrem entre si.
Acho sem noção colocar um SX4 como concorrente de TR4, mas mesmo assim, essas comparações tem um pouco de fundamento, afinal o que 99% dos compradores de TR4 vão fazer com o carro que não poderiam fazer com o SX4? Esse consumidor quer um carro alto com 4x4 pra usar que nem sedãn.
Ex: (TR4 x Jimny x SX4) http://www.autodiario.com.br/conteudo/mitsubishi-pajero-tr4-recebe-reestilizacao-no-dia-22
Minha OPNIÃO!!!!!
Ja ta mais que provado que o carro é BOM! claro que como todos tem defeitos e precisam ser evoluidos.. mais o carro é BOM! muito BOM! então acho que depois de 105 paginas de forum isso de meter o pau lalala ja encheu.. era bom ser mais produtivo com os reais proprietarios postando fotos, videos dizendo como se comporta em viagens, trilhas normais (trilhas pesada niguem faz com qualquer jeep original.. então não vale!)
Abraços,
Lucas Nassif
23/02/2011, 15:54
Que jipé é esse amarelo?
OFFTOPIC: É uma carroceria que uma empresa anda fazendo por ae que é praticamente PnP no chassi do Willys CJ5.
Gosto é gosto.. :mrgreen:
schypula
23/02/2011, 16:23
tambem acho isso
Minha OPNIÃO!!!!!
Ja ta mais que provado que o carro é BOM! claro que como todos tem defeitos e precisam ser evoluidos.. mais o carro é BOM! muito BOM! então acho que depois de 105 paginas de forum isso de meter o pau lalala ja encheu.. era bom ser mais produtivo com os reais proprietarios postando fotos, videos dizendo como se comporta em viagens, trilhas normais (trilhas pesada niguem faz com qualquer jeep original.. então não vale!)
Abraços,
fernandotf
23/02/2011, 16:35
Minha OPNIÃO!!!!!
Abraços,
Acho que não é tão simples não... a Stark está lutando contra o seu pior adversário: ser novo e diferente. Sou um grande fã do projeto e da proposta do Stark, mas o fato que a TAC só tem um ano de mercado, e comercializou um pouco mais de 100 veículos. Eles ainda têm que provar que o Stark é um veículo bom, resistente, confiável e com boa assistência. Temos apenas indícios de que é um veículo parrudo, bom de trilha e com bom atendimento em concessionárias, mas ter como base meia dúzia de Starkeiros com veículos 2010 e 0km ainda não é muito conclusivo. Quantos kilometros dura um motor FPT? A tinta irá descascar com o tempo? Haverão pontos de ferrugem? Quanto durará uma embreagem? E as pastilha de freios? Será que a gaiola irá apresentar rachaduras com o tempo? Ou será que vai fazer barulho? Será que a manutenção será cara? E o mercado? Vai tornar o Stark um mico? E o seguro? Vai tornar um carro visado pelos ladrões? Vou ter boa assistência ao longo prazo? Acredito que apenas o tempo e milhares de proprietários irão responder estas perguntas, e não estas 105 páginas!
Espero não ser interpretado errado com os pontos que levantei acima, acredito em todo o potencial e seriedade da TAC, sou um imenso admirador do Stark e certamente um potencial comprador. :concordo::concordo::concordo:
Em tempo, esta é apenas a MINHA OPINIÃO!
Vc matou a pau o verdadeiro dilema. Ele esta lutando contra conceitos e Nao brigando diretamente com troller e os demais. Essas respostas para suas perguntas realmente dirão tudo.
O que Me referi foi parar de querer comparar e principalmente aqui comparar carros altamente preparados ou carros com tecnologias e propósitos diferentes.
Abracos
VOVÔ DO TROLLER
23/02/2011, 18:14
Acho que não é tão simples não... a Stark está lutando contra o seu pior adversário: ser novo e diferente. Sou um grande fã do projeto e da proposta do Stark, mas o fato que a TAC só tem um ano de mercado, e comercializou um pouco mais de 100 veículos. Eles ainda têm que provar que o Stark é um veículo bom, resistente, confiável e com boa assistência. Temos apenas indícios de que é um veículo parrudo, bom de trilha e com bom atendimento em concessionárias, mas ter como base meia dúzia de Starkeiros com veículos 2010 e 0km ainda não é muito conclusivo. Quantos kilometros dura um motor FPT? A tinta irá descascar com o tempo? Haverão pontos de ferrugem? Quanto durará uma embreagem? E as pastilha de freios? Será que a gaiola irá apresentar rachaduras com o tempo? Ou será que vai fazer barulho? Será que a manutenção será cara? E o mercado? Vai tornar o Stark um mico? E o seguro? Vai tornar um carro visado pelos ladrões? Vou ter boa assistência ao longo prazo? Acredito que apenas o tempo e milhares de proprietários irão responder estas perguntas, e não estas 105 páginas!
Espero não ser interpretado errado com os pontos que levantei acima, acredito em todo o potencial e seriedade da TAC, sou um imenso admirador do Stark e certamente um potencial comprador. :concordo::concordo::concordo:
É a minha opinião também. Respeito e admiro o projeto da Tac, mas eles tem ainda um longo caminho pela frente, ou como diriam os antigos (nos quais eu me incluo) : tem que comer muito arroz com feijão. Boa Fernando. Matou a cobra e mostrou a cobra. Abs.Váltear
JEFFCATUNDA
23/02/2011, 18:23
Opa...falou em Chuck aii???!!!:lol:
Chuck.
Acho que nos referimos ao espaço interno...
:palmas: Está aí, expressou o sentimento de muitos com certeza! :palmas:
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/02/2011, 20:26
E o seguro?
No meu perfil (29 anos e solteiro) paguei R$ 3.900 ...que um pouco menos que 4% do valor do carro...a um tempo atrás fiz um seguro de um Clio 2004 avaliado em R$ 24.000 e paguei R$ 1.900 de seguro...então achei o seguro do Stark beemm barato...ainda mais por ser um 4x4.
Jeff
Vou amanhã tirar foto de mim dentro do Stark e dentro do Troller e posta aqui para sanarmos esta dúvida.:concordo:
[ ]'s
fernandotf
24/02/2011, 10:14
No meu perfil (29 anos e solteiro) paguei R$ 3.900 ...que um pouco menos que 4% do valor do carro...a um tempo atrás fiz um seguro de um Clio 2004 avaliado em R$ 24.000 e paguei R$ 1.900 de seguro...então achei o seguro do Stark beemm barato...ainda mais por ser um 4x4.
[ ]'s
Olá Chuck, obrigado pelas informações referentes ao seguro! Certamente é um preço muito justo! :palmas:
Para não haver mau entendido, as minhas perguntas não são afirmações, e sim dúvidas que são feitas para quaisquer veículos novos, principalmente de marcas novas e que apresentam conceitos inovadores! :concordo::concordo:
Desta forma, concordo com o MacGo: devemos utilizar este fórum para postar informações, fotos e vídeos sobre o Stark, pois este é o local mais ativo e frequentado pelos proprietários e admiradores do Stark!
Aliás, aproveito para fazer uma sugestão: converse com os responsáveis do site (tacmotors.com.br) para atualizarem as notícias... a última notícia é do dia 23/nov/2010! A viagem que o Pavani fez ainda está como "Stark irá liderar expedição ao Deserto do Atacama", cadê as fotos? Relatos? Parece que o site está abandonado... é apenas uma sugestão! :concordo:
JORGE DELMANTO
28/02/2011, 01:00
Srs;
Li muitas mensagens perguntando sobre a possibilidade de por pneus 35 no Stark...
Acredito que tais perguntas sejam dentro de um comparativo com o Troller, e para fazer trilhas de dificuldades, afinal, para andar em estrada de fazenda cahando que esta fazendo trilha, ninguem precisa ter pneus grandes.
Li em mensagens anteriores que foi medido o Troller com 35 - dando 28 cm de vao livre , e o Stark, com 31, tinha 35 cm.
Meu questionamento abaixo se dá em razão de meus objetivos: FAZER TRILHA PESADA COM O STARK, como faço há 10 anos com o Troller, sem problemas ou quebras.
O fato de nao ter a bola do diferencial ajuda o Stark no vao livre, isso é claro.
Acho, particularmente, q o pneu 35 forçaria e muito a já tao "mal falada" - mesmo que por quem nao sabe o que fala - eficiencia da homocinetica. Digo acho pois so li relatos de quem nao tem o carro....ou seja, duvidosos...
Assim, minha pergunta é: qual seria o vao livre do Stark, com um pneus 33???
E verificar a veracidade da informação do vao livre com 35.
Obrigado,
Jorge Delmanto
JEFFCATUNDA
28/02/2011, 01:37
CARACAAAAAAAA...
Atirei no escuro e......ACERTEI...HEHHHH
Jorge. a questão das homocinéticas, acho que forçam menos com pneus maiores que com os originais, que são já quase 31... Isso porque você ganha um pouquinho mais de curso para baixo, estersando menos as homos...
Já para cima, ele pega sim os 35 sem calços, pois o lift dele é grande.
Estamos com alguns por aqui e já tentando resolver os probleminhas...
Potência já estão com quase 180 cv, confesso que não andei em nenhum com programação original.
Curso, ou giro, é de L200, quase nada e pega nos parachoques dianteiros ou dá esbarro.
Vamos vendo né? tudo é novidade!
Srs;
Li muitas mensagens perguntando sobre a possibilidade de por pneus 35 no Stark...
Acredito que tais perguntas sejam dentro de um comparativo com o Troller, e para fazer trilhas de dificuldades, afinal, para andar em estrada de fazenda cahando que esta fazendo trilha, ninguem precisa ter pneus grandes.
Li em mensagens anteriores que foi medido o Troller com 35 - dando 28 cm de vao livre , e o Stark, com 31, tinha 35 cm.
Meu questionamento abaixo se dá em razão de meus objetivos: FAZER TRILHA PESADA COM O STARK, como faço há 10 anos com o Troller, sem problemas ou quebras.
O fato de nao ter a bola do diferencial ajuda o Stark no vao livre, isso é claro.
Acho, particularmente, q o pneu 35 forçaria e muito a já tao "mal falada" - mesmo que por quem nao sabe o que fala - eficiencia da homocinetica. Digo acho pois so li relatos de quem nao tem o carro....ou seja, duvidosos...
Assim, minha pergunta é: qual seria o vao livre do Stark, com um pneus 33???
E verificar a veracidade da informação do vao livre com 35.
Obrigado,
Jorge Delmanto
JORGE DELMANTO
28/02/2011, 07:30
Jeff;
Nao entendi ....em sendo a homocinética a responsavel exatamente para transmitir a força do sistema de transmissão, para as rodas e ao mesmo tempo, permitir que as rodas girem mesmo quando você moda de direção ou passa por buracos, com oneus maiores a PROBABILIDADE DE QUEBRA É MAIOR TB!
Tirando as afirmações fofoqueiras ou especulativas, quando falam que quebrou a homocinetica, o que causou a quebra?
Nao fale o pessoal de BH que tem Stark falar, pois como alguem ja disse aqui, a direção é perigosa...rsrsrsrs
O Pavani falou que quebra apenas a dianteira em face do esterço (virar tudo para um lado) forçar demais? verdade?
Se nao, o que quebra (se é que quebra) a homocinetica?
To querendo DESMISTIFICAR ESSE MITO.
E sobre a altura do vao livre...alguem tem as infomações da minha mensagem anterior?
Abç
Jorge Delmanto
JORGE DELMANTO
28/02/2011, 08:08
Srs;
Outro ponto interessante que gostaria de saber se refere a venda de peças (originais e no paralelo) e preços.
Vou me basear em Experiencia propria e de amigos de peças trocadas com carro q so faz trilha e viagens: ROLAMENTOS, RETENTORES, DISCO E PASTILHA, FILTROS, HELICE, PEÇAS DO MOTOR (ROLAMENTOS, POLIAS, CORREIAS, ETC)
Enfim, onde acahar as peças do Stark nesse mundao afora e alguem poderia dar uma media de preços da concessionaria e autopeças?
ABç
Jorge Delmanto
JORGE DELMANTO
28/02/2011, 08:08
E o preço da tal HOMOCINETICA....rsrsrs????
fernandotf
28/02/2011, 10:36
Srs;
Com o mesmo pneu, o Stark tem aproximadamente 5cm a mais de vão livro na posição da bola do diferencial.
Apenas a título exemplificativo, o Troller e o Stark tem a mesma altura de pneu (original), o que é equivalente ao 30,06". Nesta configuração, pelo site, o Troller tem 21,5cm de vão livre e o Stark tem 24cm (eixo dianteria) e 25,5 (eixo traseiro). A diferença anunciada pelos fabricantes é menor do que os 5cm reais na posição da bola pois ocorre pois ao contrário do eixo rígido, o ponto mais baixo da suspensão independente estão nos braços da suspensão, e não no centro.
Tem um vídeo no youtube do Stark que removeram uma das molas de cada pneu e colocou um amortecedor a ar. Desta forma, ao inflar, o Stark deve ganhar mais alguns centímetros de vão livre!
JORGE DELMANTO
28/02/2011, 11:02
Fernando,
Obrigado pelo desenho, era exatamente o que havia imaginado.
Sou ruim de matematica, mas comparando com um troller de 35 (meu cso) e em trilahs pesadas (meu caso) , pelo desenho, estaria correto afirmar que se eu usar no Stark um pneu de 31 polegadas (+-10 cm menor (dividido por 2) = diferença de 5 com na altura do chao ate o ponto a mais alto do meio do carro), terei no meio do carro a mesma distancia q um Troller com 35???
Porem, perto das rodas, teria problema...mas se usasse um 33, teria no meio do carro distancia maior q o troller com 35 e perto das rodas a mesma distancia?
Acho q nao errei nos calculos, mas se estiverem corretos, um poneus 33 no stark seria o ideal para trilas pesadas, sem forçar muito as homocineticas e tendo vao livre igaul a um troller com 35!!!
Errei muito nas contas acima?
Abç
Jorge Delmanto
leobnaval
28/02/2011, 17:11
a questão das homocinéticas, acho que forçam menos com pneus maiores que com os originais, que são já quase 31... Isso porque você ganha um pouquinho mais de curso para baixo, estersando menos as homos...
:parede::parede::parede:, pneus maiores forçarem menos as homocinéticas só se você fizer mágica:putz::oops:.
E desde quando pneu maior muda curso de suspensão :discordo::parede:e esterça menos as homocinéticas.
Pneu não altera curso de suspensão, quanto maior o pneu maior a chance de esterçar menos, caso o pneu raspe em alguma parte da carroceria ou suspensão.
Pneu maior sempre força mais os sistema de suspensão, direção e transmissão, pois além de geralmente mais pesados, na maioria das vezes são maiores na altura e largura, o que aumenta o atrito e os desgastes nos componentes, além de gerar menos torque na roda, fazendo o motorista acelerar mais para ganhar velocidade.
[]s
Delmanto,
Concordo com você em relação ao Stark com 33" estar ideal para trilhas pesadas.
Acho que o Stark está longe de precisar ganhar vão livre.
Não tem preocupações em dar porrada com a bolota do diferencial ou de enterrar o diferencial na lama.
Agora, no Troller o pessoal já reclama do curso de suspensão original, adapta-se aqui e ali e bola-se um meio de ganhar um curso de suspensão satisfatório, nada parecido com os kits que vemos no Wrangler.
A desvantagem do Stark está aí, eu acredito. Não dá pra fugir muito do curso de suspensão que ele tem, que me parece muito pouco.
Afinal, tem algum modo?
O vão-livre é só alegria.
Não tem necessidade de aumentar muito.
JORGE DELMANTO
28/02/2011, 18:03
Jorgao,
Nada se compara a gama de acessorios - plug and play - dos Wranglers. Afinal, ele tem 70 anos de vida...e a facilidade de peças feitas nos states.
Aqui, so na base do erro e acerto. tenho abertura de 70 com no meu Troller gemadinha , apos trocar 3 molas e uns 3 jogos de amortecedores; fui cobaia na barra de direção com terminais moveis e substituiveis, fui cobaia em aplicação de emborrachamento interno; bloquio de difernecia e roda livre reforçada....da trabalho, mas nao me arrependo, tenho hj um Troller quase perfeito para trilhas pesadas e viagens...
Como no Stark, tudo é novo e as informações sao desencontradas, tudo fica mais dificl...
Mas fiz perguntas que gostaria de saber as respostas.....se vierem resposta, já e um bom começo!
Abç
Jorge Delmanto
jose luiz oliveira
28/02/2011, 20:27
Jorgao,
Como no Stark, tudo é novo e as informações sao desencontradas, tudo fica mais dificl...
Mas fiz perguntas que gostaria de saber as respostas.....se vierem resposta, já e um bom começo!
Abç
Jorge Delmanto
Olá pessoal !!! andei sumido, curtindo as ferias nas maravilhosas praias do litoral norte de SP( tenho que puxar saco, pois é minha terra, apesar de ser quase mineiro uai)
Mas antes fui a BH conhecer o pessoal que representa o Stark em MG e ver a viatura de perto.
Quanto a assistencia tecnica, os caras tem uma puta estrutura e estao ampliando só pra atender o stark, um predio novo com estacionamento no terraço e tudo mais.(coisa que muita concessionaria de marcas famosas nao tem).
Mas o que mais me impressionou, nao foi nada disso, e sim o conhecimento que todos tem sobre o stark, toda turma de mecanicos foi a TAC fazer treinamento .O Andre (dono da assist. tec) conhece tudo do carro, me respondeu todos os detalhes sem gaguejar e o melhor ,foi transparente em todos os problemas que apareceram ate hoje e explicou todas as soluçoes que a fabrica vem tomando.
Falamos das homocineticas e tudo mais.Pedi a ele para nos dar algumas respostas aqui , mas ele nao gosta de foruns, disse que tem o maior prazer em responder qualquer duvida por telefone ou pessoalmente.
O Stark me agradou , mesmo com as pendencias que a TAC tem pra resolver para que o carro nao seja taxado como fraco para as trilhas pesadas.
Eles tem muitas fotos do stark em trilhas brutas e sem quebrar( entao nao sao todos de BH que detonam o carro) Será que tem a ver com a peça atras do volante?
Fico na torcida para dar certo, acho que será minha proxima viatura.
Mas com homocineticas de aço.
Abç a todos, e estou de volta
jose luiz oliveira
28/02/2011, 21:14
Jeff;
Tirando as afirmações fofoqueiras ou especulativas, quando falam que quebrou a homocinetica, o que causou a quebra?
Nao fale o pessoal de BH que tem Stark falar, pois como alguem ja disse aqui, a direção é perigosa...rsrsrsrs
O Pavani falou que quebra apenas a dianteira em face do esterço (virar tudo para um lado) forçar demais? verdade?
Abç
Jorge Delmanto
Jorge, como eu estava fora do forum (ferias) nao entendi "direçao perigosa".
Acho que é mais voltado para regiao perigosa, pois onde os caras andam enfiando as viaturas la em BH é coisa de doido mesmo.
Mas fiquei até aliviado quando fui na assistencia tecnica , eu achava que era só o stark que quebrava todo.
Como eles tambem sao assistencia troller, pude ver uns dois com homocinetica quebrada,e mais 1 com semi-eixo partido, e todos com os mesmos adesivos nas portas, ou seja , nao tem nada que aguente os caras.
Tive uma aula de Stark, e na traseira tambem quebra, pude ver pessoalmente o que acontece. Se nao quebrou com o pavani ainda, é porque os locais que ele anda nao provoca muito esforço na traseira (subidas de pedras ou grandes erosoes) que descarregam muito peso na traseira do carro. Sorte dele.
Abç
fernandotf
28/02/2011, 21:24
Delmanto,
A desvantagem do Stark está aí, eu acredito. Não dá pra fugir muito do curso de suspensão que ele tem, que me parece muito pouco.
Acho que tudo é relativo... se vc comparar o curso de suspensão do Stark com o do Troller original, a diferença não é muita, para não dizer "quase nada"! A diferença é que a suspensão rígida permite maiores modificações para ganhar bastante curso, já a suspensão independente não permite maiores modificações sem uma mudança estrutural radical.
Certamente a suspensão do Stark não é apropriado para Rock Crawling, e não vai ter a torção de um eixo rígido nunca, mas atende muitos bem outros quesitos, como conforto e desempenho. No meu caso, seria muito melhor o duplo A do Stark do que o eixo rígido... isto pq não quero subir pedras, e sim fazer trilhas sem comprometer o conforto, e claro, ter um vão livre maior :).
Em tempo, existem suspensões de eixo rígido com MUITO vão livre (http://www.motorsports.axletech.com/portal.asp) e suspensões independentes com um ótimo curso. Um exemplo é o sistema já aposentado TTB (twin traction beam) da Ford, utilizado na F1000 e Bronco, que proporciona um curso bem satisfatório (quase 20" de curso quando preparado)(http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=235154&page=2).
fernandotf
28/02/2011, 21:38
Jorge, como eu estava fora do forum (ferias) nao entendi "direçao perigosa".
Acho que é mais voltado para regiao perigosa, pois onde os caras andam enfiando as viaturas la em BH é coisa de doido mesmo.
Mas fiquei até aliviado quando fui na assistencia tecnica , eu achava que era só o stark que quebrava todo.
Como eles tambem sao assistencia troller, pude ver uns dois com homocinetica quebrada,e mais 1 com semi-eixo partido, e todos com os mesmos adesivos nas portas, ou seja , nao tem nada que aguente os caras.
Tive uma aula de Stark, e na traseira tambem quebra, pude ver pessoalmente o que acontece. Se nao quebrou com o pavani ainda, é porque os locais que ele anda nao provoca muito esforço na traseira (subidas de pedras ou grandes erosoes) que descarregam muito peso na traseira do carro. Sorte dele.
Abç
José, muito bacana o seu relato de experiência com o pessoal da Stark... gostaria de conhecer melhor o Stark e fazer um test driver descente, pois até hoje só fui na Auto Toy, que foi descredenciada pela TAC, e era PÉSSIMA! :evil:
Vc sabe quais são as medidas que a fábrica esta tomando referente à homocinética? Parece que no teste da quatro patas quebrou o parafuso, que posteriormente foi substituido por um de aço, é isso mesmo?
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/02/2011, 21:56
Stark chega em 1° lugar na primeira estapa do campeonato gaúcho de rallye 4x4.
http://www.crossbrasil.com.br/2011022810861/Rally/tecnologia-marca-rallye-das-praias-disputado-entre-sete-cidades-do-litoral-norte-gaucho.html
[ ]'s
fernandotf
28/02/2011, 22:04
Stark chega em 1° lugar na primeira estapa do campeonato gaúcho de rallye 4x4.
http://www.crossbrasil.com.br/2011022810861/Rally/tecnologia-marca-rallye-das-praias-disputado-entre-sete-cidades-do-litoral-norte-gaucho.html
[ ]'s
:palmas::palmas::palmas:
Mais informações: http://www.cpr-rally.com.br/index.php?nid=241
JORGE DELMANTO
28/02/2011, 22:19
José Luiz,
Brincadeira entre amigos que tenho em BH. Fiz com eles Galopeira, Urubu rei e outras q nao me lembro o nome e vi algum deles ao volnate - uma verdadeira direção perigosa....rsrsrs
Varios anos de trilha me mostraram que nenhum carro é perfeito, e portanto, nao é acelerando que vc ultrapassa certos obstaculos....rsrsrrs
Torço para o Stark, eu compraria um, mas a o marketinsg e respostas ainda deixam muito a desejar...
Hj tive uma decepção ao saber que o Stark do pavani, na verdade era fruto de uma parceria com a fabrica - o que para mim torna parcial qq informação, por mais isento e resposanvel q o Pavani seja.
Descobri tb q o amarelo dele quebrou si, e muito...mas era um dos primeiro a ser fabricado. Será q houve reforços.
Pode nos contar o que foi falado sobre a homocinetica, defeitos, uso de oneus, etc???
Abç
Jorge Delmanto
JEFFCATUNDA
01/03/2011, 12:48
:parede::parede::parede:, pneus maiores forçarem menos as homocinéticas só se você fizer mágica:putz::oops:.
E desde quando pneu maior muda curso de suspensão :discordo::parede:e esterça menos as homocinéticas.
Pneu não altera curso de suspensão, quanto maior o pneu maior a chance de esterçar menos, caso o pneu raspe em alguma parte da carroceria ou suspensão.
Pneu maior sempre força mais os sistema de suspensão, direção e transmissão, pois além de geralmente mais pesados, na maioria das vezes são maiores na altura e largura, o que aumenta o atrito e os desgastes nos componentes, além de gerar menos torque na roda, fazendo o motorista acelerar mais para ganhar velocidade.
[]s
""...Jeff;
Nao entendi ....em sendo a homocinética a responsavel exatamente para transmitir a força do sistema de transmissão, para as rodas e ao mesmo tempo, permitir que as rodas girem mesmo quando você moda de direção ou passa por buracos, com oneus maiores a PROBABILIDADE DE QUEBRA É MAIOR TB!..."""
RESPONDO:
- O problema da configuração das homocinéticas do Stark, não são relativos a carga, e sim a angulação das mesmas.
- Já houve sim modificação dessa configuração, pois basta observar as fotos dos primeiros Starks, ainda no salão do automóvel, e dos atuais que se nota nitidamente que as homo estão mais lineares, e não quase que totalmente anguladas para baixo em plano reto...
- A primeira tentativa de correção foi feita com a diminuição de voltas das molas e colocação de pneus maiores, isso "mascarava" o problema, pois melhorava essa angulação, e com pneus maiores não se perdia altura...
- A principio, as homocinéticas são (ou eram) arrancadas, e não quebradas por excesso de carga.
- Só dirigi estes, os atuais e já reprogramados para 180 cv, mas colegas que pilotaram os primeiros e estes ultimos relataram que existe sim, novo acerto na suspensão, e com grandes melhorias...
- O projeto está sendo melhorado sim, e nas mãos( ou nos pés) de pessoas capacitadas, pois agora são usuários de 4x4 que estão pondo à prova o resultado final de (mmuuiitos) anos de planilhas e estudos...
- A viatura tem um futuro promissor, assim como teve o troller, calculo que aproximadamente 3 ou 4 anos serão necessários para se chegar a um nível de excelência.
jose luiz oliveira
02/03/2011, 00:01
José, muito bacana o seu relato de experiência com o pessoal da Stark... gostaria de conhecer melhor o Stark e fazer um test driver descente, pois até hoje só fui na Auto Toy, que foi descredenciada pela TAC, e era PÉSSIMA! :evil:
Vc sabe quais são as medidas que a fábrica esta tomando referente à homocinética? Parece que no teste da quatro patas quebrou o parafuso, que posteriormente foi substituido por um de aço, é isso mesmo?
Fernando, a informaçao que tive é que a Tac vem testando outras homocineticas em diversas regioes de Brasil, principalmente onde apresenta maior indice de quebra.
No teste da 4 patas , quebrou os parafusos usados para fixar a homocinetica interna traseira. eles foram trocados por medidas maiores (nao me lembro quais,apesar do Andre ter me falado) e nao apresentou mais o problema.
Abç
JORGE DELMANTO
02/03/2011, 00:24
Se for so isso, otimo, mas as informaçoes q tive sao de quebra e tambem de soltar (ai sim os parafusos resolveriam).
Eu mandei um email para a TAC arguindo minhas duvidas q postei acima, mas a resposta foi simples demais, que a homocinetica se adequa as limitaçoes do carro...???, Ou seja, ainda na duvida.
Outra coisa, vi no youtube o teste do canal rural e la o apresntador fala q o Stark original tem 7 com a mais q o cocnorrente (entendi Troller) com 35???!!!! Impossivel!!!!!!!!
Ainda cheio de esperanças de ter minhas duvidas esclarecidas
Jorge Delmanto
fernandotf
02/03/2011, 08:08
Se for so isso, otimo, mas as informaçoes q tive sao de quebra e tambem de soltar (ai sim os parafusos resolveriam).
Eu mandei um email para a TAC arguindo minhas duvidas q postei acima, mas a resposta foi simples demais, que a homocinetica se adequa as limitaçoes do carro...???, Ou seja, ainda na duvida.
Outra coisa, vi no youtube o teste do canal rural e la o apresntador fala q o Stark original tem 7 com a mais q o cocnorrente (entendi Troller) com 35???!!!! Impossivel!!!!!!!!
Ainda cheio de esperanças de ter minhas duvidas esclarecidas
Jorge Delmanto
Não é isso não, falaram m&$#@... a diferença com o mesmo pneu é de 5cm (talvez 7cm, se o Stark estiver vazio, sem acessório ou com suspensão a ar, uma vez que a sua carga interfere no seu vão livre).
Segue o meu post anterior: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1385782&postcount=1064
Se fosse isto mesmo, o Stark teria 35cm de vão livre com pneu original, e com um 35", teria 40cm, o mesmo do HMMWV (Hummer H1 militar), que tem os fantásticos 16" de vão livre (clearance). O HMMWV, além do pneu 36" de série, conta com o Portal Axle.
fguerreiro
02/03/2011, 09:49
Moro no interior de São Paulo, nunca vi nenhum destes jipes rodando por aqui, alguém sabe quantas unidades foram fabricadas/vendidas até o momento?
Abraço
fernandotf
02/03/2011, 10:05
Moro no interior de São Paulo, nunca vi nenhum destes jipes rodando por aqui, alguém sabe quantas unidades foram fabricadas/vendidas até o momento?
Abraço
fguerreiro, até as últimas informações, estavam vendendo 12 unidade/mês, e comercializaram um pouco mais de 100 unidades no ano passado. Alguém tem dados mais atualizados?
Há pouco tempo vendi meu 4x4, um vitarinha 3 portas, sonhando com a aquisição de um Troller.
O fato é que no último fim-de-semana tive a oportunidade de participar de um teste drive de um Stark, em uma viagem ao interior de Canindé. Uns 150 Km de asfalto e outros 15 km de trilha, estilo cross country.
O carro é bem disposto e atende muito bem ao que se propõe. O destaque fica por conta da suspensão, boa retomada e motor forte.
Infelizmente não posso falar de confiabilidade, mas pelo que pude verificar e conhecer, se fosse comprar um 4x4 na faixa de R$ 90.000,00, hoje, ficaria numa enorme dúvida entre o Stark e o Troller.
Seguem dois link´s de vídeos feitos neste teste:
http://www.youtube.com/watch?v=kgarM4IuDwI
http://www.youtube.com/watch?v=O5uDk5INqtI
PE
APARECIDO MATIAS FERNANDE
03/03/2011, 14:24
Acho lindo o design do Stark.... ainda vou comprar um :dance:, mas vou esperar mais...... tinha dois andando no Raly da Selva em Sinop e os dos quebraram a suspensão e um quebrou duas homocinéticas [1 dianteira e outra traseira.....], os carros pareciam que nem tinham suspensão.....:discordo::discordo::discordo: O que quebrou as homocinéticas só subiu na cegonha com a ajuda do guincho que tinha :discordo::discordo:
Acho lindo o design do Stark.... ainda vou comprar um :dance:, mas vou esperar mais...... tinha dois andando no Raly da Selva em Sinop e os dos quebraram a suspensão e um quebrou duas homocinéticas [1 dianteira e outra traseira.....], os carros pareciam que nem tinham suspensão.....:discordo::discordo::discordo: O que quebrou as homocinéticas só subiu na cegonha com a ajuda do guincho que tinha :discordo::discordo:
Legal!:palmas::palmas:
Finalmente estão colocando o bichinho para ralar! É assim que um projeto evolui...:concordo:
Sabe dizer como foi que ocorreram as quebras? E "o quê" da suspensão que quebrou?
[]'s
schypula
03/03/2011, 14:44
olha um stark a venda
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171507473-vendo-stark-abaixei-o-valor-_JM
Da pra ter uma ideia de como ficaria um Stark rebaixado hehe
Puts, tinha que quebrar logo a suspensao? Isso eh "olho" dessas pessoas que ficam agorando o garoto!
03/03/2011, 16:22
O que quebrou no primeiro foi o suporte superior do amortecedor traseiro, lado esquerdo. No outro, quebrou a homocinética dianteira, do lado direito e, na traseira, quebrou a homo esquerda..... ambas quebraram pulando lombadas na trilha em média/alta velocidade..... pois o piloto tava atrasado heheheehe. Achei o Stark muito baixo.....
Não quero aqui criticar o carro, mas sim, ajudar a melhorá-lo... como já disse, gostei do desig dele.... mas ainda é muito cedo para gastar R$ 100.000,00 nele......
JEFFCATUNDA
03/03/2011, 16:26
Aparecido, você sabe de quem são essas viaturas?
03/03/2011, 16:29
A que quebrou a suspensão é de um jipeiro de Cuiabá....o outro, que quebrou as homocinéticas é de outro Jipeiro de Apucarana-Pr, que foi junto comigo na cegonha....
03/03/2011, 16:40
Foi com este carro aqui eu eu corri..... quase não tinha lama ahahahhaaaha
fernandotf
04/03/2011, 09:26
Legal!:palmas::palmas:
Finalmente estão colocando o bichinho para ralar! É assim que um projeto evolui...:concordo:
Sabe dizer como foi que ocorreram as quebras? E "o quê" da suspensão que quebrou?
[]'s
X2, sem dor, sem resultado! :D
Sobre as homocinéticas, sou meio leigo na área de engenharia automobilística, mas não seria possível resolver definitivamente este problema por utilizar homocinéticas especias havy duty?
Pelo pouco que entendo, existem três principais motivos que ocasionam a quebra das homocinéticas:
Torque. Porém, embora o Stark tenha um excelente relação peso/potência, o motor tem 127 cavalos, e não acho expressivo para justificar tais quebras, mesmo considerando motor Diesel com grande torque.
Angulação de trabalho. A homocinética quebra mesmo limitando o esterço, além da homocinética traseira que não há esterço. Porém observando os eixos dos Stark, não tem nenhuma angulação que justifique tais quebras. Já vi hilux e vitara levantados com um stress na homocinética maior na suspensão dianteira e não quebrar!
Geometria da suspensão. Embora o Stark tenha sido projetado por softwares de última geração, será que existe alguma variação nos gabaritos de fabricação que forçam as homocinéticas para dentro e para fora conforme a suspensão trabalha? Como o semi eixo é rígido (não tem luva para compensar a variação de distância entre o diferencial e a roda), será que a existência de uma variação durante o trabalho de suspensão é o suficiente para sobrecarregar a homocinética? Ou estou viajando na batatinha?
Como disse, não sou nenhum expert em engenharia automobilística, mas ainda não consegui até hoje entender o real motivo das quebras das homocinéticas. Alguém tem explicações mais precisas?
"O jipe Stark foi uma das grandes atrações do início do 37º Rallye das Praias 2011 – do campeonato Gaúcho de Rallye Regularidade, realizado no último domingo 27/02. Mesmo com muita chuva, o piloto Fábio Torcato e o navegador Alexandre Rech, de Porto Alegre, venceram a prova dos Graduados na categoria 4X4 com o guerreiro carro brasileiro.
O trajeto, que teve quase 200 quilômetros de distância, passou pelas cidades de Capão da Canoa, Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Itati, Dom Pedro de Alcântara e Torres.
http://www.tacmotors.com.br/wp-content/uploads/2011/03/118426_161613_7_longhi_4x41.jpg
TAC MOTORS"
Nem só de quebras se vive. Também tem resultados positivos... Isso tem muito à ver com aquela pecinha que fica entre o volante e o banco.
[]'s
JEFFCATUNDA
04/03/2011, 10:59
X2, sem dor, sem resultado! :D
Sobre as homocinéticas, sou meio leigo na área de engenharia automobilística, mas não seria possível resolver definitivamente este problema por utilizar homocinéticas especias havy duty?
Pelo pouco que entendo, existem três principais motivos que ocasionam a quebra das homocinéticas:
Torque. Porém, embora o Stark tenha um excelente relação peso/potência, o motor tem 127 cavalos, e não acho expressivo para justificar tais quebras, mesmo considerando motor Diesel com grande torque.
Angulação de trabalho. A homocinética quebra mesmo limitando o esterço, além da homocinética traseira que não há esterço. Porém observando os eixos dos Stark, não tem nenhuma angulação que justifique tais quebras. Já vi hilux e vitara levantados com um stress na homocinética maior na suspensão dianteira e não quebrar!
Geometria da suspensão. Embora o Stark tenha sido projetado por softwares de última geração, será que existe alguma variação nos gabaritos de fabricação que forçam as homocinéticas para dentro e para fora conforme a suspensão trabalha? Como o semi eixo é rígido (não tem luva para compensar a variação de distância entre o diferencial e a roda), será que a existência de uma variação durante o trabalho de suspensão é o suficiente para sobrecarregar a homocinética? Ou estou viajando na batatinha?
Como disse, não sou nenhum expert em engenharia automobilística, mas ainda não consegui até hoje entender o real motivo das quebras das homocinéticas. Alguém tem explicações mais precisas?
No inicio da produção dos trollers, os RF, usavam essa estrutura tubular, tipo gaiola, e revestida de fibra, como em um bugre... O que ocorria eram muitos problemas de torção... Não sei se vem ao caso, mas engrenagens como homocinéticas sofrem bastante com instabilidades tanto do chassis quanto das bases do motor...
Quem possuiu fiat 147 sabe bem disso, pois costumavam soltar a homocinética por instabilidade das fixações do motor, o que era resolvido com uma estabilização da caixa do motor por um quadro de longarinas...
Agora, o que mais me surpreendeu, e é novidade, é que o suporte de um dos amortecedores (não sei se os dois) quebrou em uma viatura quase que zero...
Resumindo, acho que trabalhar em série com chassis tubulares é problemático.... em carros de competição,e com preparações de resistencias de acordo com o que vai ser exigido, mostra-se vantajoso por ser mais facilmente readaptado...
Mas concordo com os colegas.... o projeto só avança quebrando mesmo.....
jose luiz oliveira
04/03/2011, 20:41
No inicio da produção dos trollers, os RF, usavam essa estrutura tubular, tipo gaiola, e revestida de fibra, como em um bugre... O que ocorria eram muitos problemas de torção... Não sei se vem ao caso, mas engrenagens como homocinéticas sofrem bastante com instabilidades tanto do chassis quanto das bases do motor...
Quem possuiu fiat 147 sabe bem disso, pois costumavam soltar a homocinética por instabilidade das fixações do motor, o que era resolvido com uma estabilização da caixa do motor por um quadro de longarinas...
Agora, o que mais me surpreendeu, e é novidade, é que o suporte de um dos amortecedores (não sei se os dois) quebrou em uma viatura quase que zero...
Resumindo, acho que trabalhar em série com chassis tubulares é problemático.... em carros de competição,e com preparações de resistencias de acordo com o que vai ser exigido, mostra-se vantajoso por ser mais facilmente readaptado...
Mas concordo com os colegas.... o projeto só avança quebrando mesmo.....
Eu tive um troller 2001 com homocineticas de cherokee (Deus me livre) quebrei umas trocentas, e a bicha era cara na epoca. chegou ao ponto que eu desisti da viatura . Fui pro vitara e tive apenas uma quebra em 6 anos. Agora com o t4/09 ainda nao tive o desprazer,mas ele nao fez a decima parte do que fazia o vitarinha.
No Stark, acho que o tempo e as quebras vao evoluir o produto, pois els sabem do problema e nao podem deixar apenas uma peça tirar o carro do mercado.
Por enquanto eu ainda nao compro, apesar de estar entusiasmado com o carro.
Na assist. tec. de Bh o pessoal me mostrou duas homocineticas quebradas, uma do stark e uma do troller, para quem nao entende bem (meu caso) acho que a quebra é identica.
Mas no strak a frequencia é muito grande ,pelo pouco de carros que tem.
O Andre falou um monte de termos tecnicos comigo a respeito do assunto, mas eu fiquei igual vaca de presépio, so balançando a cabeça.
Como eu já sofri com a mardita peça no passado, vou esperar , e como diz o pedro bial: ficar so espiando aqui no forum.
pois na hora que tiver bombando, vamos saber rapidinho.
abç
leobnaval
05/03/2011, 15:22
Homocinética quebra por 2 motivos principais, sub dimensionada, e/ou trabalhar fora da angulação correta prevista no projeto da peça.
As "homocinéticas" possuem sim, uma espécie de "luva" para aceitar a variação do comprimento do eixo, tanto é que desde que o sistema de suspensão seja independente, existe a variação do comprimento do semi-eixo devido ao trabalho da suspensão.
[]s
Nem só de quebras se vive. Também tem resultados positivos... Isso tem muito à ver com aquela pecinha que fica entre o volante e o banco.
[]'s
Hehe
Sabe o que aconteceu? O Adolfo dos Santos contratou 3 pilotos para o Rally e falou: Nao importa o que vai acontecer com os carros. CHEGUEM EM PRIMEIRO! uhahuauu
Por isso que esses dois infelizes exigiram mais do que deveriam do carro e quebraram!
A solucao da homocinetia que quebra eh colocar um pouco de Kryptonita refinada. Costuma-se resolver tudo com isso!
fernandotf
05/03/2011, 19:13
Homocinética quebra por 2 motivos principais, sub dimensionada, e/ou trabalhar fora da angulação correta prevista no projeto da peça.
As "homocinéticas" possuem sim, uma espécie de "luva" para aceitar a variação do comprimento do eixo, tanto é que desde que o sistema de suspensão seja independente, existe a variação do comprimento do semi-eixo devido ao trabalho da suspensão.
[]s
Leo, obrigado pela explicação referente a 'luva', mas continuo não entendendo o motivo destas quebras... aparentemente não é a angulação, então só sobra a opção de ser subdimensionada. Desta forma, qual a dificuldade de colocar uma homocinética parruda?
Desculpa pelas perguntas leigas, só estou tentando entender...
leobnaval
05/03/2011, 19:59
Talvez o custo, mas acho que esse não é o ponto principal e sim, talvez o fato de o jipe ter sido desenvolvido bastante por simulações e testes computacionais, que nem de longe simulam uma situação na qual os off-roaders utilizam, tanto é que para um uso comum, essas peças estariam ok, na verificações de resistência e durabilidade (isto é apenas uma hipótese levandata por mim).
Mas quando o negócio entra no barro, competições, saltos tudo aquilo que era bom pode ficar muito ruim, é normal no off-road e parte de susp. e eixos terem que ser superdimensionados, pois estes componentes sofrem esforços fora do normal. Tanto é que o pessoal que prepara jipes e 4x4 para competições ou trilhas sabe disso.
Quanto a uma homocinética e semi-eixo parrudos, talvez não o tenham feito no inicio e para fazer agora envolva a troca de diversos componentes não somente da homocinética e semi-eixo propriamente ditos...como tambem podem melhorar os materiais e tratamentos e manterem os mesmos dimensionais...isso tudo é uma questão de custo.
O que eu realmente gostaria de ver é fotos dos componentes que estão ocorrendo as quebras e em que situações ocorreram.
[]s
JEFFCATUNDA
05/03/2011, 21:00
Hehe
Sabe o que aconteceu? O Adolfo dos Santos contratou 3 pilotos para o Rally e falou: Nao importa o que vai acontecer com os carros. CHEGUEM EM PRIMEIRO! uhahuauu
Por isso que esses dois infelizes exigiram mais do que deveriam do carro e quebraram!
A solucao da homocinetia que quebra eh colocar um pouco de Kryptonita refinada. Costuma-se resolver tudo com isso!
Quem é Adolfo dos Santos? ele tem 3 Starks????
Quebrar homocinética, semi-eixo ou qualquer parte da transmissão num salto é coisa bem comum. Ainda mais se a "pecinha" esquecer o pé no porão...:rolleyes:
Isso não serve como base para qualquer análise. Quem são esses caras que se dizem pilotos? São profissionais?
Num Dakar ou F1, por exemplo, nem sempre ganha quem corre mais, mas sim aquele que sabe manter o equipamento inteiro até o final. Lá na área Hardcore tem o vídeo dum cara quebrando um eixo de REO! Tudo quebra. O "quando" depende mais de quem pilota.
Não acho que a homocinética do Stark seja subdimensionada. Em tamanho é equivalente à do Troller. E o motor é mais fraco. Se tem algum problema, é na geometria de trabalho. Na dianteira isso aconteceu, mas na traseira é muito difícil. O que eu acho que pode e sei que acontece, é o cara querer "testar"... Já vi muita mer* acontecer desta forma...
Mesmo assim, eu já teria partido para umas cruzetas parrudas. Se a fábrica não fizer isso, algum fabricante de semi-eixos fará, quando for comercialmente viável.
Homocinética depende de escala de produção. Não dá para pedir 50 homocinéticas em novas dimensões para a fábrica. Se o que estão usando é especial para ele, vão precisar desovar o que tem em estoque (certamente uma quantia razoável).
Com cruzetas a conversa muda, pois tem vários tamanhos e aplicações. Não seria difícil (nem caro) usar uma reforçada que já tem produção seriada.
Dependendo da escolha da cruzeta, ainda seria possível importar uma similar da CTM, para quem vai competir. Equivalência de peças para up grades seria uma atitude inteligente, assim como foi com a escolha dos diferenciais Dana 44.
[]'s
Quem é Adolfo dos Santos? ele tem 3 Starks????
Ele tem quantos quiser, é o presidente da TAC... :odedo:
JORGE DELMANTO
05/03/2011, 22:14
E o criador do Stark!!!!
Ainda acreditando q as quebras vao acabar!
JEFFCATUNDA
05/03/2011, 23:39
Ele tem quantos quiser, é o presidente da TAC... :odedo:
Pois sim, então as viaturas dele estão com as ultimas configurações e reforços, como deveriam estar para demonstrações e competições... E com outras coisinhas bem acima da do que é de linha.....
Troller fez e faz isso... Mit faz isso.... GM faz isso... e a TAC não?
Mas parece que nem assim tá resolvendo... Para o numero de viaturas e quebras, o percentual e realmente alto!
Uma outra coisa que foi por terra no que seria uma viatura totalmente inovadora, é que se utiliza, como o troller até 2008, de peças de linha de outra montadora, que não a TAC...
A troller mesmo só desenvolveu molas específicas para o T4 no modelo 2009, a demanda da produção de uma mola específica não compensava o custo...
Acho que o problema está por ai mesmo. o Giovani acho que também quiz dizer isso...
Estas são as duras dificuldades de se trabalhar em pequena escala, mesmo que em um produto caro...
Gastou-se muito tempo em projeções, e esse tempo tem agora que ser compensado com testes de "rua" mesmo... No final das contas não dá para fugir disso, não existe carro perfeito, existe carro APERFEIÇOADO... Videm Toyota, alteram tanta coisinha ano a ano que a gente nem fica sabendo....
Perdeu-se muito tempo e dinheiro sem o carro rodando... agora é correr atráz do prejuizo, e torcer para ter fôlego.
Quebrar homocinética, semi-eixo ou qualquer parte da transmissão num salto é coisa bem comum. Ainda mais se a "pecinha" esquecer o pé no porão...:rolleyes:
Isso não serve como base para qualquer análise. Quem são esses caras que se dizem pilotos? São profissionais?
Num Dakar ou F1, por exemplo, nem sempre ganha quem corre mais, mas sim aquele que sabe manter o equipamento inteiro até o final. Lá na área Hardcore tem o vídeo dum cara quebrando um eixo de REO! Tudo quebra. O "quando" depende mais de quem pilota.
Não acho que a homocinética do Stark seja subdimensionada. Em tamanho é equivalente à do Troller. E o motor é mais fraco. Se tem algum problema, é na geometria de trabalho. Na dianteira isso aconteceu, mas na traseira é muito difícil. O que eu acho que pode e sei que acontece, é o cara querer "testar"... Já vi muita mer* acontecer desta forma...
Mesmo assim, eu já teria partido para umas cruzetas parrudas. Se a fábrica não fizer isso, algum fabricante de semi-eixos fará, quando for comercialmente viável.
Homocinética depende de escala de produção. Não dá para pedir 50 homocinéticas em novas dimensões para a fábrica. Se o que estão usando é especial para ele, vão precisar desovar o que tem em estoque (certamente uma quantia razoável).
Com cruzetas a conversa muda, pois tem vários tamanhos e aplicações. Não seria difícil (nem caro) usar uma reforçada que já tem produção seriada.
Dependendo da escolha da cruzeta, ainda seria possível importar uma similar da CTM, para quem vai competir. Equivalência de peças para up grades seria uma atitude inteligente, assim como foi com a escolha dos diferenciais Dana 44.
[]'s
O que você quer dizer com desovar?
Eles mandariam para o público?
Com o intuito de não perder mais dinheiro investido?
Afinal de contas, isso é uma boa explicação para demora da "solução", pois várias pessoas entendidas, assim como você Giovani, já se pronunciaram e compartilham quase sempre da mesma opinião.
leobnaval
06/03/2011, 11:12
O que você quer dizer com desovar?
Eles mandariam para o público?
Com o intuito de não perder mais dinheiro investido?
Afinal de contas, isso é uma boa explicação para demora da "solução", pois várias pessoas entendidas, assim como você Giovani, já se pronunciaram e compartilham quase sempre da mesma opinião.
Pois é amigo, tudo tem contrato comercial, se eu estipulo que vou comprar 2000 peças dessas para cobrir minha demanda de 5 anos de produção e não cumprir o acordo eu tenho que pagar multa e arcar com os gastos do fabricante. Agora se essas peças já forem itens correntes de produção do fabricante para outra aplicação, fica mais fácil trocar de componente.
[]s
leobnaval
06/03/2011, 11:21
X2
Não acho que a homocinética do Stark seja subdimensionada. Em tamanho é equivalente à do Troller. E o motor é mais fraco.
O tamanho dela, ou o motor mais fraco não dizem muita coisa, eu posso conseguir ter uma homocinética e semi-eixos com dimensionais menores e mais resistentes se o material e tratamento deles forem superiores, e quanto ao motor embora ele seja mais fraco o que manda é o torque dispejado na roda ou seja eu posso conseguir ter um torque maior na roda mesmo usando um motor com menos potência e torque tudo depende da relação de marcha, caixa de transferência e diferenciais.
[]'s
Queira ou não a homocinética é uma evolução frente a junta universal (cruzetas), até porque ela tem maior número de pontos de contato e não varia a rotação conforme a angulação. Seria andar pra trás usar juntas universais (embora seja uma solução possivel...)
Para haver quebras inclusive na traseira, alguma coisa errada têm, e pra mim este item esta subdimensionado sim.
Se fosse apenas a diant. seria por conta da ângulação, mas como esta quebrando na tras. tambem o problema é nela mesmo.
[]s
O tamanho dela, ou o motor mais fraco não dizem muita coisa, eu posso conseguir ter uma homocinética e semi-eixos com dimensionais menores e mais resistentes se o material e tratamento deles forem superiores, e quanto ao motor embora ele seja mais fraco o que manda é o torque dispejado na roda ou seja eu posso conseguir ter um torque maior na roda mesmo usando um motor com menos potência e torque tudo depende da relação de marcha, caixa de transferência e diferenciais.
Material e tratamento superiores tem custo mais elevado do que o aumento das dimensões. Duvido que a TAC investiria em materiais superiores para um veículo de produção seriada, mesmo em baixa escala. Câmbio, t-case e diferenciais são do mesmo modelo do Troller. Pena que não estão disponíveis as relações de marcha, mas o torque do motor é menor que o do Troller...
Difícil adivinhar o que estão fazendo, mas pelas características divulgadas, os componentes da transmissão são equivalentes. Logo, duvido que haja excesso de torque.
Queira ou não a homocinética é uma evolução frente a junta universal (cruzetas), até porque ela tem maior número de pontos de contato e não varia a rotação conforme a angulação. Seria andar pra trás usar juntas universais (embora seja uma solução possivel...)
Para haver quebras inclusive na traseira, alguma coisa errada têm, e pra mim este item esta subdimensionado sim.
Se fosse apenas a diant. seria por conta da ângulação, mas como esta quebrando na tras. tambem o problema é nela mesmo.
Naturalmente, a homocinética é melhor, mas tem limite de angulação. Usando cruzetas, o garfo é que faz o limite. Dependendo do garfo usado, pode-se aumentar alguns graus, se isso for necessário.
Mas duvido que isso ocorra. Se há uma falha na homocinética, eles irão substituí-la. Mas isso vai depender de como foi o desenvolvimento e acordo comercial da que está em uso, como mencionado acima.
Também poderia ser resolvido adotando esta:
http://image.4wheeloffroad.com/f/31080292/131_1101_02_o+131_1101_the_cv_driveshaft_solution+ cv_joints.jpg
Ou desenvolvendo uma similar, mas tudo são número$...
[]'s
JEFFCATUNDA
06/03/2011, 20:13
Tem carro ai que não possiu nem 1/3 da resistência dessas e não andam quebrando...
Acho que EXTRAPOLAR o uso para o qual a viatura foi projetada é que racha tudo...
Comparem ai com os "parecidos", vejo muito Vitara batendo homo em trilha.... clec , clec, clec... ( adiferença pode ser que eles passam anos "batendo" a mesma homo....heheh)...
Tem coisa que não dá para inventar, se susp. independente fosse mais resistente, carroça não tinha eixo rígido.
Conforto, estabilidade, excelente dirigibilidade, boas curvas... e grande resistência a desfios extremos.... ISSO É MUITO DIFICIL!
Tem coisa que não dá para inventar, se susp. independente fosse mais resistente, carroça não tinha eixo rígido.
Conforto, estabilidade, excelente dirigibilidade, boas curvas... e grande resistência a desfios extremos.... ISSO É MUITO DIFICIL!
Puts, eu concordo contigo JEFF. Não dá pra unir tudo.
Mas, ainda há de se achar um meio termo para esses problemas do Stark.
Não precisa ter a mesma resistência do eixo-rígido. Basta não quebrar "tanto".
Ao meu ver, o maior problema não é a homocinética quebrando ou qualquer outro aspecto da suspensão.
E sim o que nossos amigos apontaram agora.
O que fazer com as peças e fornecedores que já estão contratados?
Como arcar com mais uma mudança no projeto, perder mais dinheiro e ainda pagar as contas não é?
Afinal, a TAC já não parecia ir bem das pernas, daí anuncia que vai mudar a fábrica..
Enfim, não parece fácil realizar uma mudança no projeto.
Vai exigir paciência por parte dos proprietários mesmo, como previsto.
mauriciof
06/03/2011, 22:41
Puts, eu concordo contigo JEFF. Não dá pra unir tudo.
Mas, ainda há de se achar um meio termo para esses problemas do Stark.
Não precisa ter a mesma resistência do eixo-rígido. Basta não quebrar "tanto".
Ao meu ver, o maior problema não é a homocinética quebrando ou qualquer outro aspecto da suspensão.
E sim o que nossos amigos apontaram agora.
O que fazer com as peças e fornecedores que já estão contratados?
fácil: só oferecer o novo kit "semi eixo reforçado" como opcional, e fazer como as outras montadoras, cobrar por ele como um opcional qualquer.
quem quer usar pneu original não precisa do opcional, quem quer pneu maior que 33' (e garantia do conjunto pra esse pneu) vai ter que optar pelo kit opcional.
depois que o novo kit já tiver testado e instalado nos starks "bois de piranha" por aí, é só ver onde ele vai então começar a estourar de novo :odedo:
Grande Delmanto,
Sempre tumultuando um pouco, é bom animar o mercado né parceiro! Para quem tirou onda do "BRM" no Paca, quis fazer um Test Drive nele lá e agora tá no Tópico do Stark, eu tenho certeza que vai deixar o Gemadinha de lado logo mais! ahahahahahahah
Assim como Troller foi uma parceria e não é por isso que perco minha credibilidade e palavra em dizer o que tive e passei com o jipe..... Com o Stark é a mesma coisa, afinal sou profissional do segmento.... E com o Stark, assim como o André de BH, o Tairone e o Chuk posso falar, afinal mais de ano com o jipe utilizando ele em todas as situações, trilhas, viagens, expedições, dia-a-dia, etc..... Parceiro, vai tomar uma gelada na Garagem e agente coloca o papo em dia!
Pessoal,
Estou afastado do Fórum, estou levatando uma Expedição para o Ushuaia e por essa razão estou bem ausente, voltando ao trabalho na Garagem 4x4 volto a postar informações e notícias....
Abraços!
Pavani
JEFFCATUNDA
06/03/2011, 23:00
PAVANI.
Lembre que você me deve uma cerveja..... Nem que vá para o Ushuaia que o parta, você ainda me deve....hehehehheheh...
Marca a data dessa conversa ai que eu vou também....:)
Ai vejo se levo junto o Phemóseo.....
Grande abraço.
Mais uma vez... Susp. Independente é tao forte quanto eixo rígido. Se Nao mais forte.
Campeão do KOH desse ano foi 100% Susp. Independente.
Denovo isso Pouts pula o disco Ai...
fernandotf
07/03/2011, 12:14
Mais uma vez... Susp. Independente é tao forte quanto eixo rígido. Se Nao mais forte.
Campeão do KOH desse ano foi 100% Susp. Independente.
Denovo isso Pouts pula o disco Ai...
X2, antigamente não pensava assim, mas após muita pesquisa, estou convencido de que a suspensão independente pode ser tão resistente quanto ao eixo rígido (ou até mais).
O fato, porém, é que a suspensão independente é mais complexa e cara. Não tenho dúvida que a TAC projetou uma excelente suspensão, mas acredito que os acertos definitivos só virão com o tempo...
JORGE DELMANTO
07/03/2011, 12:21
José Luiz,
Hj tive uma decepção ao saber que o Stark do pavani, na verdade era fruto de uma parceria com a fabrica - o que para mim torna parcial qq informação, por mais isento e resposanvel q o Pavani seja.
Descobri tb q o amarelo dele quebrou si, e muito...mas era um dos primeiro a ser fabricado. Será q houve reforços.
Pode nos contar o que foi falado sobre a homocinetica, defeitos, uso de oneus, etc???
Abç
Jorge Delmanto
Pavani,
Tumultuando nao, mas sim querendo informações...
Eu passei la na garage e falei com seu irmao, que me deu essas informações...
Ando de 4x4 há uns 22 anos e pode ter certeza q se o produto me passar confiança eu abraço e me sujeito ao risco, ...como fiz com meu primeiro troller, ano 98, onde tive todo o apoio do Araripe nas manutençoes e quebras...! MAS QUERO RESPOSTAS!
Havido por esclarecimentos sim, tumultuando nao...
Abç
Boa viagem
Jorge Delmanto
JORGE DELMANTO
07/03/2011, 12:23
[QUOTE=Pavani;1390680]Grande Delmanto,
Assim como Troller foi uma parceria e não é por isso que perco minha credibilidade e palavra em dizer o que tive e passei com o jipe..... Com o Stark é a mesma coisa, afinal sou profissional do segmento.... ]
Pavani,
Entao na volta, aproveita essa boa vontade toda e conta tudo o que sentiu do carro, as qualidades, defeitos, quebras, pontos fracos, etc...
ABç
Jorge Delmanto
É claro que depende muito também dos materiais utilizados na suspensão.
É óbvio que existem suspensões independentes muito resistentes.
Dá incrementar melhor a frase do JEFF:
Tem coisa que não dá para inventar, se susp. independente fosse mais resistente e mais barata de se manter, carroça, ônibus, caminhões e jipes (Em geral) não tinham eixo rígido.
JEFFCATUNDA
09/03/2011, 21:30
Com o dedão JEFFCATUNDA :concordo:
Delmanto,
Vc levou por outro lado meu amigo, falei brincando e de qualquer forma me desculpe caso não tenha entendido bem. Com essa experência de mais de 22 anos em Off Road certamente vai querer saber todos os dados do jipe. Mas como levei na boa as bricnadeiras que vc fez no Paca sobre o "BRM", fiz uma brincadeira com vc aqui no Fórum..... Espero que tenha entendido sem grandes problemas e caso tenha te chateado peço desculpas pelo ocorrido.....
Mas vamos lá, estou em um posto e entrei na net para ver uns assuntos rápidos mas estou aqui para responder o que vc quer saber sobre o jipe, por essa razão me diga o que quer saber que eu te respondo com grande boa vontade, lembrando que não vendo jipes, minha opinião é de usuário. Ok?
Vale lembrar que por mais que tenha sido uma parceria, comprei o Stark assim como o Troller e os outros 4x4 que já possui e possuo hoje em dia....
Grande abraço!
Pavani
JORGE DELMANTO
11/03/2011, 08:57
Pavani,
Relaxa que nao levei para lado algum. So estou querendo respostas.
Li muitas mensagens perguntando sobre a possibilidade de por pneus 35 no Stark...Acredito que tais perguntas sejam dentro de um comparativo com o Troller, e para fazer trilhas de dificuldades, afinal, para andar em estrada de fazenda cahando que esta fazendo trilha, ninguem precisa ter pneus grandes.
Li em mensagens anteriores que foi medido o Troller com 35 - dando 28 cm de vao livre , e o Stark, com 31, tinha 35 cm.. Meu questionamento abaixo se dá em razão de meus objetivos: FAZER TRILHA PESADA COM O STARK, como faço há 10 anos com o Troller, sem problemas ou quebras.
Assim, minha pergunta é: qual seria o vao livre do Stark, com um pneus 33??? E verificar a veracidade da informação do vao livre com 35.
Vc havia dito que quebrou apenas a dianteira em face do esterço (virar tudo para um lado) e forçar demais? verdade?
Se nao, o que quebra (se é que quebra) a homocinetica?
Quais os outros problemas de quebra encontrados?
Já houve melhorias no carro desde o lançamento em relação a estas peças?
To querendo DESMISTIFICAR ESSE MITO.
Abç
Boa viagem
Jorge Delmanto
AlemãoRS
11/03/2011, 09:23
Jorge, essa informação de que com 31" o Starck tem 35 cm de vão livre com certeza está errada, porque os pneus originais dele são 30".
No link tem os dados dele original:
http://www.tacmotors.com.br/o-stark-4wd/ficha-tecnica/
Com 31" ele ganharia 1 cm de vão livre.
fernandotf
11/03/2011, 13:30
Jorge, essa informação de que com 31" o Starck tem 35 cm de vão livre com certeza está errada, porque os pneus originais dele são 30".
No link tem os dados dele original:
Com 31" ele ganharia 1 cm de vão livre.
Alemão, no eixo rígido, o menor vão livre está na bolota do diferencial, já na suspensão independente, está no braço da suspensão. Veja a foto em anexo. Desta forma, se você comparar o vão livre na região central do eixo (onde seria a bola do diferencial), terá sim 5cm ou até mais...
AlemãoRS
11/03/2011, 16:12
Pelo que consta no próprio site da TAC, eu entendi que a medição foi feita sob o diferencial.
Já tinha visto o desenho, se as medições estão corretas, a diferença entre a medição no diferencial e no braço da suspenção é de 1 cm na suspensão traseira e 1,5cm na dianteira. Em ambas o vão livre no diferencial seria 26,5 cm, correto? Ou seja, com pneus 31" é impossível ter 35 cm de vão livre em qualquer lugar que você medir.
Pelo menos é o que eu entendi vendo o desenho e as informações do site.
fernandotf
11/03/2011, 16:37
Pelo que consta no próprio site da TAC, eu entendi que a medição foi feita sob o diferencial.
Já tinha visto o desenho, se as medições estão corretas, a diferença entre a medição no diferencial e no braço da suspenção é de 1 cm na suspensão traseira e 1,5cm na dianteira. Em ambas o vão livre no diferencial seria 26,5 cm, correto? Ou seja, com pneus 31" é impossível ter 35 cm de vão livre em qualquer lugar que você medir.
Pelo menos é o que eu entendi vendo o desenho e as informações do site.
Não sei quem afirmou que consegue 35cm de vão liver com pneu 31", mas esta informação não procede. Como referência, o HMMWV (Hummer H1 militar) tem 40cm de vão livre, e conta com pneu 36" de série e Portal Axle. Veja a diferença entre eles:
http://www.blogcdn.com/green.autoblog.com/media/2008/03/tac-stark_11_web.jpg
http://military.technomad.com/wp-content/uploads/2008/09/humvee.jpg
Por fim, no próprio site do Stark, a altura entre eixos (medido do chão até a travessa do câmbio) tem 30cm. Como o vão livre sob o eixo vai ter 35cm?
Portanto, o Stark NÃO tem 35cm de vão livre com pneu 31"!!! De qualquer forma, o Stark tem um vão livre superior à qualquer eixo rígido com pneu do mesmo tamanho!
AlemãoRS
11/03/2011, 16:51
Concordo Fernando, boas informações!
Segue alguns videos de stark na areia..
http://www.youtube.com/watch?v=Ssf0gAiqQUU&feature=related
depois vejam esse outro apartir dos 15s..
http://www.youtube.com/watch?v=kEjbbPberFY&feature=mfu_in_order&list=UL
Não sei se foi minha impressão.. e também não conheço o troller vermelho se ta chipado ou não.. mais o stark faltou motor ai..
Abraços,
Outro video.. nesse o stark aparenta passar com mais facilidade no charco.. minha opnião.. deve ser pq ele é mais leve.. ai não sentiu o motor..
http://www.youtube.com/watch?v=hNX9AZX0D7A&feature=related
AlemãoRS
13/03/2011, 10:59
Mas que marcha esse pessoal de troller e de starck estavam usando?
Aqui no RS nesse tipo de terreno o pessoal de troller usa tudo 3ª reduzida.
Alemão..
Então.. postei pq vi la no youtube.. na lama aparentou passar com mais facilidade.. ja na areia.. aparentou faltar motor pra empurrar.. minnha impressão..
Abraços,
AlemãoRS
13/03/2011, 11:31
Ah bom, achei que você estava junto, por isso perguntei, porque talvez na areia faltou embalo ou marcha errada. Assim como no outro video.
Alemão,
então como falei.. não sei se foi piloto.. e nem sei se o troleta vermelho ta chipado.. pq ai é covardia kkk mais que o bixo subiu no gás na areia sem nem fumaçar muito subiu hehehe
Abraços,
andretomasi
14/03/2011, 00:07
Vou ter que sacanear mas, nesse último vídeo, a voz do "comentarista" parece o Salsicha do Scooby-doo falando :mrgreen:
Alemão,
então como falei.. não sei se foi piloto.. e nem sei se o troleta vermelho ta chipado.. pq ai é covardia kkk mais que o bixo subiu no gás na areia sem nem fumaçar muito subiu hehehe
Abraços,
Fala pessol, eu estava no dia!
Troller Vermelho chipado 264cv!
Stark na duna 3 reduzida e na "lama" 2 reduzida!
Dennys,
Esse stark ta mechido também ?
Abraços,
JEFFCATUNDA
14/03/2011, 18:06
KKKK K K K KK K K K K K K ......
Esse Dennys... "eu estava lá..." ELE É A VOZ DE SALSICHA DO VIDEO.....
KKK KK K K KKKKKK . .. . . . . .. ... .
JORGE DELMANTO
14/03/2011, 18:09
Começo a achar que o Stark deve ser comparado á ecosport e nao ao Troller.
Acho que o ideal da fabrica deve ser exatamente esse tipo de consumidor.
Nao tenho posição de ninguem, nem respostas....um pessimo começo para quem concorrer com o troller...
Abç
Jorge
Jorge,
Acho que esse topico é informal.. não tem concessionária ai na região? para tirar suas dúvidas? ou ja foi la e não souberam responder ?
Abraços,
[quote] Dennys,
Abraços, [quote]
Sim! Aproximados 170cv.
KKKK K K K KK K K K K K K ......
Esse Dennys... "eu estava lá..." ELE É A VOZ DE SALSICHA DO VIDEO.....
KKK KK K K KKKKKK . .. . . . . .. ... .
Dedo duro!!!!!!!!!
Existe algum bagageiro de teto (tipo cesto/ expedição) pro Stark?
JEFFCATUNDA
14/03/2011, 19:06
Eu já falei para o Jorge que se ele quer ficar por dentro de Stark, e do que ele faz ou não, ele tem que vir aqui em fortaleza...
A negada aqui está botando para gerar os bixins... Acho que muita coisa boa já foi feita, em termos de melhorias no projeto, pelos colegas daqui...
Não é atôa que o Troller nasceu aqui!......hhhehhehheheeheheh.
VEM!?
fernandotf
14/03/2011, 19:18
[quote] Dennys,
Abraços, [quote]
Sim! Aproximados 170cv.
Este Stark é do Neto? É o mesmo que este:
http://www.youtube.com/watch?v=B9lXvHI04f4
Neste indoor, já estava com o motor remapeado?
fernandotf
14/03/2011, 19:31
Mudando de assunto, encontrei este vídeo no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=STm444odhNE
Neste vídeo, tive uma impressão bem melhor referente ao curso de suspensão em relação aos outros vídeos que tinha visto... achei bem razoável o curso!
Os estalos é do bloqueio?
JORGE DELMANTO
14/03/2011, 20:14
Começo a achar que o Stark deve ser comparado á ecosport e nao ao Troller.
Acho que o ideal da fabrica deve ser exatamente esse tipo de consumidor.
Nao tenho posição de ninguem, nem respostas....um pessimo começo para quem concorrer com o troller...
Abç
Jorge
MORDI A LINGUA!!!:parede:
Com toda atenção que podia dar, recebi um telefonema do Chuck, que me deixou muito a vontade para perguntar, discutir, arguir e tirar todas as minhas duvidas.
Era o que estava faltando para entender os mitos do carro.
Assim, nao inves de reclamar, vim aqui AGRADECER A ATENÇÃO DISPENSADA A MIM E A PACIENCIA DE RESPONDER A TUDO!
Valeu Chuck!
Abç
Jorge Delmanto
Dennys,
Abraços,
Este Stark é do Neto? É o mesmo que este:
http://www.youtube.com/watch?v=B9lXvHI04f4Sim!
Neste indoor, já estava com o motor remapeado?
Sim, isso mesmo!
fernandotf
14/03/2011, 20:25
Sim, isso mesmo!
Obrigado pelas respostas... interessante que embora remapeado, o Stark não esfumaceia!
JORGE DELMANTO
14/03/2011, 23:38
Jorge,
Acho que esse topico é informal.. não tem concessionária ai na região? para tirar suas dúvidas? ou ja foi la e não souberam responder ?
Abraços,
Magao,
Moro em São Paulo, Capital, e por incrivel que pareça, nao ha concessionárias TAC ou ainda postos d evendas.
Os que haviam, ou fecharam, ou deixaram de ser...
Se for comprar um Stark, vou para o Sul comprar com o Chuck, que me esclareceu muitas duvidas!
Abç
Jorge
JEFFCATUNDA
15/03/2011, 00:06
Magao,
Moro em São Paulo, Capital, e por incrivel que pareça, nao ha concessionárias TAC ou ainda postos d evendas.
Os que haviam, ou fecharam, ou deixaram de ser...
Se for comprar um Stark, vou para o Sul comprar com o Chuck, que me esclareceu muitas duvidas!
Abç
Jorge
Porque que você acha que que o Stark veio parar aqui no Nordeste?
Questôes de "berço" né?
Viatura forte nasce, ou se cria, na CAATINGA...
Aqui já tem 14 starks, uma revenda e duas oficinas autorizadas...
leobnaval
15/03/2011, 00:20
Neste vídeo, tive uma impressão bem melhor referente ao curso de suspensão em relação aos outros vídeos que tinha visto... achei bem razoável o curso!
Não tô querendo criticar o Stark, mas acho que até minha camionete tem mais curso de susp. que ele, pode ver no fim do vídeo que a diant. em contato com o solo a tras. ergue uma roda do chão facinho, e fica praticamente plana ao jipe, acho que aquele teoria que estavamos discutindo está correta, ele tem curso de extensão da susp. muito pequeno.
O pessoal que possue o jipe poderia testar pra gente, é simples coloca ele num elevador nivela o chassi e ergue pelo chassi, aí mede o quanto ele tem que erguer o chassi para as rodas sairem do chão, aí teremos o curso de extensão da susp. e provavelmente o da diant. deve ser dif. do da tras.
[]s
Jeff,
Stark veio pro nordeste.. pq é a terra dos jipes e onda o troller foi criado kkkkkkk
Abraços,
JEFFCATUNDA
15/03/2011, 00:36
Uma pergunta. (pergunto porque não sei)
Se a susp. dianteira tiver menos curso que a trazeira.... isso pode forçar mais um conjunto de homocinéticas que o outro?
Alemão..
Então.. postei pq vi la no youtube.. na lama aparentou passar com mais facilidade.. ja na areia.. aparentou faltar motor pra empurrar.. minnha impressão..
Abraços,
Se ouvir com atenção o video ouvirá o locutor dizendo "o StarK COM BLOQUEIO FAZENDO A DIFERENÇA" .... :concordo:
JEFFCATUNDA
15/03/2011, 11:48
Esse Stark tem bloqueio ensimec automático 100% na dianteira e 90% na trazeira....
Não querendo comparar mais ja comparando...
Muito mais tzao o troller vermelho =) Os 02 estão chipados.. então relação peso potencia deve ser parecidos.. e o trolleta vai que vai keke
Abraços,
Parece que este Stark chegou pra detonar mesmo.
estava vendo alguns videos postados e também notei que eles tem um canal no Youtube, lá vi diversos videos legais do Jipinho.
http://www.youtube.com/user/canalstark
Isso ai valeu.....
Delmanto,
Voltei de viagem, soube que veio aqui e falou com o meu irmão.
Se houver mais dúvidas eu e o meu irmão estamos à disposição, estou com um Stark de um cliente caso queira tirar medidas, etc..... Lembrando, não vendo o jipe e sou somente Autorizado de Manutenção da TAC. Ok?
Um abraço!
Pavani
Esse final de semana vou estar em Sp e vou dar uma volta no Stark prestando mais atenção e depois ir na Troller.
Na Av dos Bandeirantes tem as duas concessionarias e da pra comprar tranquilo.
Abraços
JORGE DELMANTO
15/03/2011, 22:23
Esse final de semana vou estar em Sp e vou dar uma volta no Stark prestando mais atenção e depois ir na Troller.
Na Av dos Bandeirantes tem as duas concessionarias e da pra comprar tranquilo.
Abraços
Cirdan,
Vai perder viagem!!!!
A loja que vendia o Stark - Autotoy da bandeirantes - nao vende mais...
E a Troller da Av. Bandeirantes tb nao fica mais lá!
Enfim, impossivel essa facilidade toda que citou!
Abç
Jorge
JORGE DELMANTO
15/03/2011, 22:24
Pavani,
Valeu pela oferta , mas queria mesmo testar o carro.
Abç
Jorge
fernandotf
15/03/2011, 22:52
Delmanto,
Voltei de viagem, soube que veio aqui na Garagem 4x4 e falou com o meu irmão.
Se houver mais dúvidas eu e o meu irmão estamos à disposição, estou com um Stark de um cliente na Oficina caso queira tirar medidas, etc..... Lembrando, não vendo o jipe e sou somente Autorizado de Manutenção da TAC. Ok?
Um abraço!
Pavani
Grande Pavani, tudo bem? Como foi de viagem?
Você sabe dizer se haverá em breve alguma concessionária em São Paulo? Tenho muita vontade de fazer um test-drive decente e falar com algum vendedor que entenda e tenha vontade de vender o veículo... na AutoToy tive quase que pedir desculpas para o vendedor por ter ido lá! :(
fernandotf
16/03/2011, 09:50
16 de março de 2011. | N° 1070
Stark na Bahia
O jipe Stark vai ser construído na Bahia. A informação chegou, ontem, como definitiva à Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina. No Estado nordestino, o IPI é zero e em SC a alíquota é de 7%. Para competir com o jipe Troller, produzido no Ceará, onde o custo tributário federal é nulo, a mudança de endereço é inevitável. Ontem, houve conversa telefônica entre executivo da Tecnologia Automotiva Catarinense, fabricante do jipe, com técnicos da Secretaria da Fazenda.
Guerra fiscal
No diálogo, ficou clara a decisão dos sócios da companhia em abandonar Joinville. O empreendimento tem, aqui, a SCParcerias como sócio minoritário. Como se vê, a guerra fiscal também é estimulada pela União, que aceita diferentes alíquotas de tributos federais para negócios semelhantes em diferentes Estados. Há alguns meses, a direção da TAC já tinham se reunido com a superintendência da Zona Franca de Manaus, em busca de alternativa de local.
fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3240977.xml&template=4191.dwt&edition=16699§ion=886
Tropeiro
16/03/2011, 11:26
Agora quem sabe vão parar de reclamar do preço, que ao meu ver estava muito bom, considerando que o Troller é 10 mil mais barato.
Se for para Bahia para ganhar incentivos fiscais, esta mais que justificado, mostra que o negocio ta forte e consistente.
É esperar pra ver.
JEFFCATUNDA
16/03/2011, 14:57
A T.A.B (ex-T.A.C), agora vai poder dar um grande desconto na viatura, deve ficar por menos que o Troller...:-D
A não ser que aumentem a margem de lucro....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
JORGE DELMANTO
16/03/2011, 15:00
Agora quem sabe vão parar de reclamar do preço, que ao meu ver estava muito bom, considerando que o Troller é 10 mil mais barato.
De verdade, nao acho q havera redução de preço.
Lembro-me aqui em Sp quando surgiu o IPI zero para aumento de consumo.....nada que fosse significativo!
Deve ter outras vantagem para a fabrica, mas para nos, consumidores, nao vejo vantagem.
Abç motivados em trocar de carro
Jorge
JEFFCATUNDA
16/03/2011, 15:42
Jorge...
Segundo TODAS as fontes, em 2012 teremos uma viatura nova, e bem mais urbanizada, produzida pela Ford, só não se sabe ainda se o T4M fica ou é substituído por esse novo modelo... Acho que esse novo vai competir com o Stark em termos de "urbanidade", curvas e etc...
De verdade, nao acho q havera redução de preço.
Lembro-me aqui em Sp quando surgiu o IPI zero para aumento de consumo.....nada que fosse significativo!
Deve ter outras vantagem para a fabrica, mas para nos, consumidores, nao vejo vantagem.
Abç motivados em trocar de carro
Jorge
Também acho que o valor não vai reduzir. Um dos problemas enfrentados é a pouca margem dada às revendas. Isso dificulta muito as negociações. Com a mudança, creio que ficará mais fácil para a revenda aceitar e avaliar bem carros usados como base de troca.
O valor de tabela é apenas uma referência. Na prática, a elasticidade nas avaliações de usados e prazos para pagamentos pesam bem mais.
[]'s
fernandotf
16/03/2011, 16:43
Pois é, ou o mundo vai acabar em 2012, ou haverão muitas novidades (ou boatos) 4x4:
Fábrica da TAC na Bahía. Menor preço???
Jimny Flex fabricado no Brasil!
Novo veículo da Troller, com opção quatro portas!
Wrangler com nova mecânica, e quem sabe, motor a Diesel!
Nova versão da Land Rover Defender!
O novo jipe THAR!
Só acompanhando... :pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
JORGE DELMANTO
16/03/2011, 17:57
Giovanni,
Nao havia pensado neste aspecto, o que pode ser benefico.
Jeff
Troller urbanizado? To fora!
E nao acho o stark urbanizado, mas sim uma categoria diferente de off road.
Andei falando com proprietarios de Stark e meu conceito e receiois ja mudaram muito, a analise sem especulacao e com conhecimento e melhor conhecer o carro e seus donos.
Abc
Jorge Delmanto
mauriciof
16/03/2011, 18:21
A T.A.B (ex-T.A.C), agora vai poder dar um grande desconto na viatura, deve ficar por menos que o Troller...:-D
A não ser que aumentem a margem de lucro....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tecnologia Automotivas Baiana? huahuahua
pra galera aqui do sul, isso é aquilo que se chama de piada pronta. tomara que não utilizem esse nome
e duvido muito que vá diminuir o preço, mesmo porque já vi em revendas de curitiba preço do stark novo a 89k, 0km, ano 2010... sinal que está encalhando e estão tentando desovar o estoque
não sei não se vai adiantar mudar a fábrica pra bahia, mesmo porque lembro que exceto powertrain, todo o resto do jeep é feito em sc, então agora pelo menos eles vão poder botar a culpa no elevado custo dos fretes, e não na falta de incentivo fiscal
Ihhhhhhhh já viu neh?
A TAB vai cair drasticamente sua produção de 12 / mês.
Os funcionários da TAB vão produzir 1 e deitar na rede, e a outra só sai mês que vem.
Hehe, mas bem que poderia se chamar (Tecnologia Automotiva Brasileira). Não acho legal ficar dando moral para um estado só, hehe.
Agora, numa boa, o preço deve diminuir sim gente. Se não do que adianta mudar a fábrica? Eles já não estão lucrando. Os jipes estão encalhados.
O Troller já não merece os R$ 90 mil. Se o Stark entra por R$ 80 mil, com certeza haveria uma melhora significativa que poderia fazer o jipe deslanchar.
Outra coisa, tem que ter mais revendas. Se eu no Rio quiser fazer um teste drive, eu tenho que ir até São Paulo? Alguma revenda mais perto?
JORGE DELMANTO
16/03/2011, 21:53
Outra coisa, tem que ter mais revendas. Se eu no Rio quiser fazer um teste drive, eu tenho que ir até São Paulo? Alguma revenda mais perto?
Negativo,
Melhor ir ao Espirito Santo, mais perto e tem revenda....aqui em SP nao tem nada de revenda!!!!!
Abç
Jorge Delmanto
jose luiz oliveira
17/03/2011, 20:06
Negativo,
Melhor ir ao Espirito Santo, mais perto e tem revenda....aqui em SP nao tem nada de revenda!!!!!
Abç
Jorge Delmanto
Isso que nao dá pra entender, a capital financeira do país, onde a grana corre solta, onde estao os mais afortunados do Brasil e a TAC nao tem revenda/representante comercial.
Será que ela está presa a algum contrato com a tal "Toy ", que começou a vender no inicio da produçao.
Moro e MG, mas sou de SP , e sei que aí vende tudo, me lembro de um monte de niva rodando na cidade, e era caro pra caramba.
Será que o Stark nao vai superar nem o Russo 4x4.Que dureza!!!!!!!!!!
Tenho cereza que se tiver uma boa concessinaria, com uma assistencia tecnica bacana e um bom marketing , o baiano4x4 vai se dar bem em sumpaulo bixim!!!!!!!!!!!!
Abç
JORGE DELMANTO
17/03/2011, 21:06
Um fato é certo, o carro, assim como foi com o Troller a gasolina, esta em constante mudança. O que é altamente positivo!
Conversei longamente com 3 proprietário do Stark e tentei sugar todas as informações possiveis e sanear minhas duvidas.
O Stark já esta na terceira versdao de homocinetica, sendo que as primeiras tinham problema de forja e foram sustituidas; Com a segunda versao, as quebras pararam, mas ainda ocorreram com pneus grandes, como em BH.
Esta terceira versao, mais reforçada, segundo informações, ainda nao tem relatos de quebra, o que é muito positivo!
Outros detalhes como a porta traseira que rangia pelo estepe preso tb ja foi sanado ( a da Defender 110 trincava...rsrsrs).
Ou seja, evoluindo.
Abç
Jorge
JEFFCATUNDA
17/03/2011, 22:17
Isso que nao dá pra entender, a capital financeira do país, onde a grana corre solta, onde estao os mais afortunados do Brasil e a TAC nao tem revenda/representante comercial.
Será que ela está presa a algum contrato com a tal "Toy ", que começou a vender no inicio da produçao.
Moro e MG, mas sou de SP , e sei que aí vende tudo, me lembro de um monte de niva rodando na cidade, e era caro pra caramba.
Será que o Stark nao vai superar nem o Russo 4x4.Que dureza!!!!!!!!!!
Tenho cereza que se tiver uma boa concessinaria, com uma assistencia tecnica bacana e um bom marketing , o baiano4x4 vai se dar bem em sumpaulo bixim!!!!!!!!!!!!
Abç
Eu também não entendo...
Porque até o TIRIRICA, que é daqui de Fortaleza foi se vender por lá!
Lá se vende qualquer coisa facim facim..heheheheheh.
leobnaval
17/03/2011, 22:58
Um fato é certo, o carro, assim como foi com o Troller a gasolina, esta em constante mudança. O que é altamente positivo!
Conversei longamente com 3 proprietário do Stark e tentei sugar todas as informações possiveis e sanear minhas duvidas.
O Stark já esta na terceira versdao de homocinetica, sendo que as primeiras tinham problema de forja e foram sustituidas; Com a segunda versao, as quebras pararam, mas ainda ocorreram com pneus grandes, como em BH.
Esta terceira versao, mais reforçada, segundo informações, ainda nao tem relatos de quebra, o que é muito positivo!
Outros detalhes como a porta traseira que rangia pelo estepe preso tb ja foi sanado ( a da Defender 110 trincava...rsrsrs).
Ou seja, evoluindo.
Abç
Jorge
Se for verídico esse relato o pessoal (TAC) bem que podia esclarecer melhor essa estória...
[]s
fguerreiro
18/03/2011, 07:04
Delmanto, bom dia.
Discordo da sua colocação sobre evolução: sim um produto tem que evoluir, mas isso é diferente de correções constantes devido a quebras recorrentes causadas por mal dimensionamento das peças e componentes e falhas nos procedimentos de testes e validação do produto, o que deve sempre acontecer antes do início da produção seriada, pelo menos é o que ocorre na maioria das empresas sérias e com qualificação técnica necessária e suficiente.
Resumindo estão ocorrendo Correções de Erros devido aos métodos de trabalho da empresa e não Evoluções. Evolução seria, por exemplo, inclusão de sistema ABS de freios, ou Air-bags.
Abraço
Fguerreiro
JORGE DELMANTO
18/03/2011, 08:25
Delmanto, bom dia.
Discordo da sua colocação sobre evolução: sim um produto tem que evoluir, mas isso é diferente de correções constantes devido a quebras recorrentes causadas por mal dimensionamento das peças e componentes e falhas nos procedimentos de testes e validação do produto, o que deve sempre acontecer antes do início da produção seriada, pelo menos é o que ocorre na maioria das empresas sérias e com qualificação técnica necessária e suficiente.
Resumindo estão ocorrendo Correções de Erros devido aos métodos de trabalho da empresa e não Evoluções. Evolução seria, por exemplo, inclusão de sistema ABS de freios, ou Air-bags.
Abraço
Fguerreiro
Acho que vc tem razão.
Quando escrevi evolução, me referia à correção, o que para mim, já é uma evolução, afinal, eles poderiam nao sanar os defeitos...
Falar quebras constantes, erro, mal dimencionamento, falha em testes e validação, acho exagerado, afinal, os relatos de quebra vieram de carros com pneus acima das especificações originais. E acho isso normal de ocorrer. Tive de fazer um recall no meu Wrangler JK ano 2008 !!! E nao vamos duvidar da marca e do controle de qualidade, né!
De toda forma, acho um bom sinal essas informações: Sabendo que parte dos proprietário usam pneus maiores,e estarem reforçando e sanando problemas surgidos por este fato.
Erraram e corrigiram, ou ao menos, estao tentando fazer isso, assim com a troller fez no inicio de sua produção (sou prova viva disso com meu primeiro Troller, ano 1998.
As informações sobre a terceira "geração" de homocineticas veia de um proprietario de Stark la de SC, pessoa sem ligação com a fabrica e que faz trilhas e raids. Eu acredito e torço para o sucesso.
A falta de divulgação de informações sobre o carro, ou alguem passando informações detalhadas e especificas, tb acho um problema, para mim, um demarketing. Para eles, talves nao seja interessante...
Abç
Jorge Delmanto
Marcelo A. Marchiodi
18/03/2011, 08:36
Essa conversa de homocinética tá indo muito longe...eita.
Porque não enfiam logo uma parruda 934 :odedo:
http://www.doghouserepair.com/images/products/3562.jpg
http://www.duneguide.com/images/CV101-4.jpg
Essa "menor" nas fotos é a homocinética do Porsche (mesmo tamanho das de Omega, porém 3 mm mais larga), chamada de 930, a maior é a 934, se me lembro bem o ângulo de trabalho passa dos 28°... é usada em desert racing, com motores que passam fácil de 500 cv, e pra off-road. Tudo feito em material nobre claro, nada de aços que são usados em carros comuns.
Ou isso, ou uma Cornay joint forjada.
JORGE DELMANTO
18/03/2011, 08:59
Negativo,
Abç
Jorge Delmanto
FALEI BESTEIRA DE NOVO!
Acabo de ver no site da TAC que a AUTOTOY aqui em Sp, continua como revenda deles.
nao sei se por contrato ou nao, mas o fato é que eles nao tem carro para test drive, nao tem carro zero exposto, mas tem um usado para venda.
Se isso servir....
Abç corrigindo a informação
Jorge Delmanto
fernandotf
18/03/2011, 09:27
FALEI BESTEIRA DE NOVO!
Acabo de ver no site da TAC que a AUTOTOY aqui em Sp, continua como revenda deles.
nao sei se por contrato ou nao, mas o fato é que eles nao tem carro para test drive, nao tem carro zero exposto, mas tem um usado para venda.
Se isso servir....
Abç corrigindo a informação
Jorge Delmanto
Também notei que a AutoToy "sumiu" por uns tempo e agora retornou no site da TAC. O fato que a AutoToy só tem 3 Stark encalhados a mais de 6 meses, e os vendedores são totalmente despreparados.
Realmente não entendo como os dois principais centros financeiros do pais (São Paulo e Rio de Janeiro) não tem nenhuma concessionária decente!
Sobre as correções das homocinéticas, é um dever da fábrica corrigir, e felizmente ela está procurando soluções definitivas, o que demonstra respeito com os clientes! :palmas:
Mas se houvesse Stark com Air Bag, ABS e opção de câmbio automático, seria perfeito! O problema que só comparam o Stark com o Troller, um veículo crú sem nenhum acessório... lembro que tanto a Defender quanto o Wrangler tem controle de tração e ABS, e o Wrangler tem ainda AirBag, câmbio automático e muitos outros mimos!
Além de pensar "será que vale apena pagar R$ 10.000,00 a mais para pegar o Stark em vez do Troller?", temos que pensar também "será que não é melhor pagar R$ 10.000,00 a mais e pegar um Wrangler?"
Não estou defendendo o Wrangler, apenas estou exemplificando... amo o meu Troller e sou um grande fã do Stark, mas ambos não valem o que pedem na minha opinião! Se ficarem nesta "briguinha" mas não evoluírem de fato, vai começar a restringir o mercado! O Stark oferece os mesmos itens de série que o Troller, que não tem limpador de parabrisa traseiro, som de fábrica, e muitas outras coisas, isto sem falar de ABS, AriBag, ESP, ...!
Acho que o importante é ter mercado off road, quanto mais produtos no ramo fica melhor a opção de escolha, estou ansioso para ver o novo jipe THAR.
Mas o stark continua sendo a sensação do momento.
fernandotf
18/03/2011, 10:34
(...) Se ficarem nesta "briguinha" mas não evoluírem de fato, vai começar a restringir o mercado! (...)
Apenas completando, quando disse "restringir o mercado", quis dizer "mercado off-road apenas". O que mais tem é Troller semi-novo com menos de 5000km anunciado, cujo proprietários compraram achando que era um EcoSport bombadão... aparentemente o Stark não é diferente, mesmo tendo uma suspensão mais moderna (bem mais confortável), metade dos anúncios do WebMotors trata-se de veículos semi-novos.
Comprei o Troller e compraria o Stark sem problemas pois me considero incluso neste "mercado restrito de jipeiro", mas para o Stark ver as suas vendas crescerem, terá que abocanhar o mercado não jipeiro, que exigem ABS, AirBag, ESP e todas as frescuras que muitos jipeiros detestam!
JEFFCATUNDA
18/03/2011, 11:07
Apenas completando, quando disse "restringir o mercado", quis dizer "mercado off-road apenas". O que mais tem é Troller semi-novo com menos de 5000km anunciado, cujo proprietários compraram achando que era um EcoSport bombadão... aparentemente o Stark não é diferente, mesmo tendo uma suspensão mais moderna (bem mais confortável), metade dos anúncios do WebMotors trata-se de veículos semi-novos.
Comprei o Troller e compraria o Stark sem problemas pois me considero incluso neste "mercado restrito de jipeiro", mas para o Stark ver as suas vendas crescerem, terá que abocanhar o mercado não jipeiro, que exigem ABS, AirBag, ESP e todas as frescuras que muitos jipeiros detestam!
Em 2012 é LEI e não mimo ao cliente... Obrigatoriamente o Stark vai ter que mudar, assim como o Troller (diga-se de passagem, já está pronto) para atender as novas regulamentações.
O problema da TAC/TAB sempre foi o mesmo- Muito projeto, muito papo, muito financiamento, muita verba pública e privada e NENHUMA VIATURA por mais de 2 anos...
As próprias, e poucas, vendas atuais se resumem aos contratos com revendas e outras formas de sociedade... Já são mais de 80 sócios no negócio, envolvendo particulares, 2 governos estatuais, e diversas verbas federais...
Produzir para quê se o "projeto" ainda esta sendo lucrativo?
Lembrando que "venderam" os primeiros vinte e poucos carros "na planta", como um apartamento, outra novidade em termos de comércio de viaturas...
Quanto as primeiras quebras, elas foram com as configurações originais, 2 x inclusive, nos teste da 4 patas...
A grande desculpa para não apresentarem o produto seria o respeito ao consumidor, pois não queriam lançar um produto que fosse "testado" nos pés dos donos, seria um projeto original e perfeito... Todos sabemos que isso jamais vai existir!
As mudanças ocorrem por necessidade de sobrevivência, quem vai comprar uma viatura que solta a homocinética a cada esquina?
O Delmanto esta correto, devemos estar realmente vendo o terceiro projeto dessa viatura. A principio tentaram reforçar as homocinéticas sem sucesso, e só depois alteraram um pouco seu angulo de trabalho. Isso é visivel até em fotos da susp. dianteira no salão e atualmente...
Falta fazer mais coisas, mas só com o tempo, e com grana para gastar no projeto, é que vamos ver. Acho que algumas vão ser dificeis de correção, como a do angulo de decida da suspensão, pois acredito que para compensar sem perder todo o lift que o faz ficar alto, ele terá que ficar mais largo, com braços maiores.
Queremos todos, acho eu, ver uma nova viatura, boa, bonita e principalmente barata ( :) ).
Mas sem esse romanceamento, esse floreamento todo da história... esse papo de 100% nacional, etc....
fernandotf
18/03/2011, 11:41
Em 2012 é LEI e não mimo ao cliente... Obrigatoriamente o Stark vai ter que mudar, assim como o Troller (diga-se de passagem, já está pronto) para atender as novas regulamentações.
O problema da TAC/TAB sempre foi o mesmo- Muito projeto, muito papo, muito financiamento, muita verba pública e privada e NENHUMA VIATURA por mais de 2 anos...
As próprias, e poucas, vendas atuais se resumem aos contratos com revendas e outras formas de sociedade... Já são mais de 80 sócios no negócio, envolvendo particulares, 2 governos estatuais, e diversas verbas federais...
Produzir para quê se o "projeto" ainda esta sendo lucrativo?
Lembrando que "venderam" os primeiros vinte e poucos carros "na planta", como um apartamento, outra novidade em termos de comércio de viaturas...
Quanto as primeiras quebras, elas foram com as configurações originais, 2 x inclusive, nos teste da 4 patas...
A grande desculpa para não apresentarem o produto seria o respeito ao consumidor, pois não queriam lançar um produto que fosse "testado" nos pés dos donos, seria um projeto original e perfeito... Todos sabemos que isso jamais vai existir!
As mudanças ocorrem por necessidade de sobrevivência, quem vai comprar uma viatura que solta a homocinética a cada esquina?
O Delmanto esta correto, devemos estar realmente vendo o terceiro projeto dessa viatura. A principio tentaram reforçar as homocinéticas sem sucesso, e só depois alteraram um pouco seu angulo de trabalho. Isso é visivel até em fotos da susp. dianteira no salão e atualmente...
Falta fazer mais coisas, mas só com o tempo, e com grana para gastar no projeto, é que vamos ver. Acho que algumas vão ser dificeis de correção, como a do angulo de decida da suspensão, pois acredito que para compensar sem perder todo o lift que o faz ficar alto, ele terá que ficar mais largo, com braços maiores.
Queremos todos, acho eu, ver uma nova viatura, boa, bonita e principalmente barata ( :) ).
Mas sem esse romanceamento, esse floreamento todo da história... esse papo de 100% nacional, etc....
Jeff, o problema que somos jipeiros! Como a própria TAC já disse, eles esperam que a maioria dos proprietários não devam fazer uso off-road com o veículo, ou seja, são pessoas que querem um EcoSport bombadão e estiloso! Para este pública faz muita diferença um ar-condicionado digital, um ESP, controle de som no volante, câmbio automático, limpador traseiro, etc, etc, etc...
Como disse, eu teria o Stark sem problemas, e certamente seria muito feliz, mas se a Stark quer crescer nas vendas, precisará agradar estes consumidores "chatos" :odedo::odedo::odedo:
jose luiz oliveira
18/03/2011, 21:57
Ou seja, evoluindo.
Abç
Jorge
Que eu saiba, em BH eles já quebram até a quinta geraçao dessa homocinetica.
Realmente a mardita nao presta mesmo, me segurei mais de 30 dias mas tenho que comentar.
Quando eu fiz o teste drive com o Andre a homocinetica traseira quebrou durante uma retomada de marchas.Estavamos no asfalto a aprox. 60km/h.
A pecinha explodiu com se fosse de vidro temperado (caco e esfera pra todo lado) tirei ate uma fot com meu celular ,mas nao sei como coloca-la no computador.
Achei que o Andre ia ficar dezesperado com o acontecido, mas ele foi lá trás olhou o desastre voltou pro carro e disse:Estamos sem traçao traseira ,poe 4x4 aí e vamos embora.
Depois ele me explicou sobre as quebras que aconteceram e falou do carro em geral.
Eu particularmente gostei do Stark, mas só dou 90 pratas num carro off-road que aguentar rodar por aqui, fora isso é melhor pra TAC tirar a caixa 4x4, o diferencial dianteiro , consequentemente as homocineticas doentes, encher a viatura com a sopa de letrinhas (ABS, ESP, AIR BAG, etc) e vender o Velotrol bonitinho pros pó de arros que no maximo vao subir as rampas dos shopis.
Se o carro nao aguenta trilha , entao pego meus 90k e compro uma IX35, que tambem nao aguenta mas é um Show de beleza ,acabamento e tecnologia. Tambem vai no shopis e sobe rampa.
Se nao melhorar, nao vende pra jipeiro, mas acho que eles nao estao nem um pouco preocupados com esse consumidores.
Bom mesmo é vender pra quem nao entende prrr nenhuma e jamais vai enfiar o carro num buraco .
Continuo esperando o chamado do Andre para um novo teste drive , mas na proxima tem que ser na terra, pelo menos pra eu usar o 4x4, mesmo que a pecinha doente se exploda de novo.
Abç
JORGE DELMANTO
19/03/2011, 11:18
[QUOTE=jose luiz oliveira;1386246] O Andre (dono da assist. tec) conhece tudo do carro, me respondeu todos os detalhes sem gaguejar e o melhor ,foi transparente em todos os problemas que apareceram ate hoje e explicou todas as soluçoes que a fabrica vem tomando.
Eles tem muitas fotos do stark em trilhas brutas e sem quebrar( entao nao sao todos de BH que detonam o carro) Será que tem a ver com a peça atras do volante?
José Luiz,
Mudou de ideia com relação a isso que escreveu? Será que as quebras nao tem haver com os pilotos, como eu ja escrevi anteriormente?
O que o André contou dos problemas? Pode reportar?
Onde vejo as fotos citadas?
Abç
Jorge Delmanto
JORGE DELMANTO
19/03/2011, 11:24
Abç
Essa é minha tese - que se encaixa em todo o mundo: O cara acha que sabe dirigir. Compra o carro e acha q o carro aguenta tudo, q pode tudo, q passa em tudo, mesmo sem saber tocar nas trilhas mais dificeis.
Ai, quebra e o cara sai falando mal do carro. Mas nao reconhece sua culpa!
Como disse, conheço as trilhas de BH: Galopeira, urubu rei, tapete branco (?) e outras q nao lembro o nome e ja vi o tipo de pilotagem de um e outro dai. Se acelerar erado, quebra, se nao tirar o pe em certos lugares, quebra, se subir as rodas dianteiras e o pé nao sair do aceledor na volta, quebra. Quebra qq carro se nao souber tocar!
Abç
Jorge Delmanto
jose luiz oliveira
19/03/2011, 14:06
José Luiz,
Mudou de ideia com relação a isso que escreveu? Será que as quebras nao tem haver com os pilotos, como eu ja escrevi anteriormente?
O que o André contou dos problemas? Pode reportar?
Onde vejo as fotos citadas?
Abç
Jorge Delmanto[/QUOTE]
Jorge ,nao tem nada haver com mudar de ideia.
quantas vezes voce vai numa galopeira, urubu rei, tapete branco, etc por ano?
Os caras vao toda semana , voce ja houviu falar em resistencia/fadiga de material?
Se for nesse lugares 1 vez por ano e depois ficar so passeaando na lama ou fazendo trilha virtual , com certeza nao vai quebrar direto.
Como o pessoal de BH teve treinamento de fabrica, com certeza a assist. tecinica de SP tambem teve ( nao se nomeia uma oficina sem preparo e estrutura) .Voce ja foi convidado a bater um papo com o Pavani, voce foi?
Ja está por dentro dos pros e contras que o carro oferece?
Acho que temos que postar aqui fatos que agregam ás informaçoes que todos querem.
Comigo aconteceu, eu vi, eu estava dirigindo, entao fiz o comentario.
Dê uma passada no pavani e tire proveito da oportunidade que ele lhe oferece.
Acho que eu nao consegueria reportar tudo que o Andre falou do carro, mas pude tirar minhas conclusoes, afinal sou um dos que pretende colocar as economias (90k) em um sonho de consumo que na verdade é bem parecido com o que eu tenho na atualidade (nem preciso trocar).
Só espero que a TAC pense diferente, o carro nasceu off-road e a intençao é vender pra andar no asfalto?
Abç
fernandotf
19/03/2011, 16:13
Será que as quebras nao tem haver com os pilotos, como eu ja escrevi anteriormente?
Jorge, um bom jipe deve ser resistente independente de quem está no volante, não podemos jogar sempre a culpa de quem está no volante... veja, não estou acusando o Stark de ter a homocinética frágil, muito pelo ao contrário, nunca vi quebrar e tudo que sei é o que postam na net.
Mas independente de qual jipe estamos falando, se andarmos sempre a 80km/h, passar de vagar no buraco, não passar dos 3000 giros, andar sempre reduzido sem forçar a embreagem, etc etc, nunca vai quebrar! Já tive um JPX original (quem já teve ou tem, sabe o quanto é problemático aquele maldito motor peugeot 1.9 turbo), e nunca me deixou na mão, mas tinha que andar como uma velha para não quebrar!
Enfim, jipe que é jipe tem que aguentar qualquer tranco, sem a desculpinha de que o motorista acelerou de mais! Se não aguenta, não é jipe!
A proposta do Stark é fazer um jipe confortável para o público urbano, mas forte como deve ser um jipe para o público off-road, então SE a homocinética é problemática quanto dizem, será apenas questão de tempo para fazer estes acertos, se é que já não foram realizados nas versões novas...
jose luiz oliveira
20/03/2011, 11:04
Enfim, jipe que é jipe tem que aguentar qualquer tranco, sem a desculpinha de que o motorista acelerou de mais! Se não aguenta, não é jipe!
A proposta do Stark é fazer um jipe confortável para o público urbano, mas forte como deve ser um jipe para o público off-road, .
Falou e disse Fernando,
Afinal de contas ,nao conheço nenhum profissional do volante aqui no forum, acho que todos sao jipeiros ou simpatizantes e amadores.
E se o carro nasceu com a concepçao off-road tem que fazer valer o nome. Como eu havia dito antes , se for pra andar somente na transito urbano nao precisa 4x4 , aí pode vender por ums 45 mil que ta bom demais.
Jipe tem que aguentar , e o stark está na berlinda no quesito homocinetica (por enquanto).Pois se tem noticias que ja quebrou na lama, na areia/dunas e principalmente na pedras.
Tá mais que provado que é erro de projeto (sub-dimencionado). O esterço de rodas pode acelerar a quebra mas nao é o X da questao, traseira quebra tambem, e só trabalha em linha reta.
Enquanto a TAC conseguir vender toda a mini-produçao eles nao vao nem ligar pro problema.Sò se todos os carros de um mes forem vendidos para jipeiros (que faz trilha de verdade e toda semana) é que eles vai se tocar, pois o indice de reclamaçao vai para lá em cima, aí o bicho vai pegar , será que tem peças de reposiçao para ums 30 carros quebrados na semana.
Se os representantes da marca ,aqui presentes puderem nos responder!!!!
Abç
VOVÔ DO TROLLER
20/03/2011, 18:01
Falou e disse Fernando,
Afinal de contas ,nao conheço nenhum profissional do volante aqui no forum, acho que todos sao jipeiros ou simpatizantes e amadores.
E se o carro nasceu com a concepçao off-road tem que fazer valer o nome. Como eu havia dito antes , se for pra andar somente na transito urbano nao precisa 4x4 , aí pode vender por ums 45 mil que ta bom demais.
Jipe tem que aguentar , e o stark está na berlinda no quesito homocinetica (por enquanto).Pois se tem noticias que ja quebrou na lama, na areia/dunas e principalmente na pedras.
Tá mais que provado que é erro de projeto (sub-dimencionado). O esterço de rodas pode acelerar a quebra mas nao é o X da questao, traseira quebra tambem, e só trabalha em linha reta.
Enquanto a TAC conseguir vender toda a mini-produçao eles nao vao nem ligar pro problema.Sò se todos os carros de um mes forem vendidos para jipeiros (que faz trilha de verdade e toda semana) é que eles vai se tocar, pois o indice de reclamaçao vai para lá em cima, aí o bicho vai pegar , será que tem peças de reposiçao para ums 30 carros quebrados na semana.
Se os representantes da marca ,aqui presentes puderem nos responder!!!!
Abç
Concordo com o Fernando e com o José Luiz, mas na minha opinião o problema é um só. Quem vai ter coragem de pagar 98 latinhas num carros destes? Eu não tenho. Por enquanto vou de Troller , aliás, fui..........Abs. Válter
JORGE DELMANTO
20/03/2011, 19:16
Eu nao discordo da posição de vcs, mas ao inves de ficar levando e trazendo informações, fui sim atras de quem tem um Stark. Conversei com 7 proprietários de Stark (um de SP, 2 de SC e 4 do RS).
Nao quis falar com quem é representante da marca. Acho que devido ao interesse economico, as informações poderiam (eu disse poderias) ser parciais.
Sorte ou nao, os problemas relatados no mundo virtual nao ocorreram com eles. Soube de pequeno problemas q foram sanados pela fabrica, desta mudança nas homocineticas antigas para as atuais, etc ...
Apenas um deles me relatou uma quebra da homocinetica, mas por que arrancou com o carro no asfalto!!! Seria isso sub dimensionamento?
Nao quero e nem preciso ser convencido para comprar ou nao o Stark. Acho o carro caro por ora. Pelo mesmo preço compro uma MIT ASW ou um KIA SPORTAGE .....nao tem a mesma finalidade, mas pelo preço fico com o luxo deles e com Troller!
Gostaria de informações REAIS, SEM ESPECULAÇÃO OU DIZ-QUE-DIZ-QUE...
Lamento muito ninguem da fabrica ajudar a esclarecer ou acabar com as duvidas, afinal, o interesse seria deles.
Concordo plenamente com vcs quando dizem fadiga de material, mas lembro q estou no meu 3 Troller, este ultimo, o Gemadinha, ha 5 anos e so fazendo trilhas pesadas - sem nunca ter quebrado ponta de eixo, C/P, etc...nadinha!
Ate aceito que o problema possa ser no tipo de trilha de BH - pedras, mas ainda acho que o problema tb pode ser do piloto!
Abç
Jorge Delmanto
JORGE DELMANTO
20/03/2011, 19:19
Esqueci de um comentário: Desculpe, mas fazer trilha toda semana não é, e nunca será, sinal de ser bom piloto...
ABç
Jorge Delmanto
leobnaval
20/03/2011, 23:00
Apenas um deles me relatou uma quebra da homocinetica, mas por que arrancou com o carro no asfalto!!! Seria isso sub dimensionamento?
Claro, imagine que ao se acelerar a ponto de cantar pneu partindo do repouso e quebrar a homocinética significa que ela é subdimensionada para o conj. mecânico, pois o conj. motor, câmbio, t-cas e dif. gera mais torque na roda do que ela suporta, além do que pneus grandes possuem uma grande área de atrito com o solo.
E quem esta quebrando nessa situação, que qualquer "veiculo" (ainda mais um jipe) deve suportar sem problema algum...
[]s
Lucio Flávio
21/03/2011, 10:05
Bom dia pessoal.
Estou lendo as mensagens, porem, parece que não acredito no que estou lendo.
Será que meu stark veio diferente? Fiz trilhas, viagens, competições, etc e etc, e só deu barulho nas portas, até agora nada quebrou.
Mas acredito que o pessoal está quebrando o Stark devido aos pneus.
Aquele que colocar pneu "para fora" do original, vai quebrar.
Meu Stark está com pneus 33" mas com a mesma largura do original, se colocar pra fora do aro vai quebrar, quem é engenheiro mecanico sabe disto, se quer um pneu bonito, largo com off set negativo, aro de 8 ou 9" tem que preparar o carro. acredito que é por istto que o meu ainda não quebrou.
Fiz uma viagem nas serras catarinenses, com 2 trollers e um vitara, e o troller com pneus 35", quebrou a ponta de eixo nas dunas.
Outra coisa que faço com meu Stark, não ando com pneus com mais de 25 libras no asfalto e 20 libras em estradas de chao e trilhas.
Nunca fiquei empenhado em trilha nenhuma, mas digo que não é pelo stark e sim pela experiencia, sei cvomo andar em um "conjunto 4x4"
Se a TAC fort para baiha, melhor ainda mas vai continuar a ser TAC, porque a técnologia é CAtarinense e isto ninguem tira mais.
Grande abraço a todos
Lucio Flávio.
Grande abraço amigos
JORGE DELMANTO
21/03/2011, 13:17
Lucio Flavio,
Aproveitando sua entrada, podia nos falar mais do carro, como torque, velocidade max, freagem com os 33, etc?
Uma vez q ele nao usa eixo rigido, podia nos informar a altura do vao livre com os 33?
Obrigado
Jorge Delmanto
JEFFCATUNDA
21/03/2011, 13:31
Lucio Flavio,
Aproveitando sua entrada, podia nos falar mais do carro, como torque, velocidade max, freagem com os 33, etc?
Uma vez q ele nao usa eixo rigido, podia nos informar a altura do vao livre com os 33?
Obrigado
Jorge Delmanto
Jorge...
Se é por falta de alguém que diga para você comprar:
COMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vontade e dinheiro parece que não te faltam... :)
Que tipo de garantia é que você quer mais?
Anda com cuidado, na manha, com carinho... que não quebra nada e, se não der certo.... Volta pro Troller....
Veja a que ponto suas criticas ao NGD te levaram... Será um abismo?
Quer andar em Starks no STATE OF THE ART, passa aqui no Ceará que te levo lá no pessoal... mais do que tiram dele você não encontra em outro lugar....
Lucio Flávio
21/03/2011, 14:13
Amigo Jorge.
Acesso pouco a internet, e hoje foi um desses dias, pois não sou fã de falar em bate papos, até porque acredito que muitos destes relatos são falsos, vai saber.
O que posso te falar é que os pneus são 285/75/16 com aros de toyota hylux de ferro, pois nesta configuração, ele fica mais leve e a roda não fica pra fora do original. O rapaz da revenda de floripa falou tão bem (em termos técnicos) do Stark, que me convenceu de não comprar uma TR4 e fiquei muito satisfeito com o atendimento. Quando falei que ia fazer isto ou aquilo, trilhas assim, viagens assado, ele disse: vamos colocar um snorkel, protetores embaixo do carro e pneus e aros que falei acima. Estou contente, muito contente e ponto final.
No meu GPS já deu 158 km por hora, mas nesta hora ele marcava(no carro) quase 150 Km por hora. Talvez por causa dos pneus
Vão livre do Solo, assim fala a revenda, aumentou em dois centímetros.
Recebi um convite para o 1º encontro Stark em Floripa e pelo que falei com a revenda, as inscrições estão quase lotadas, se der tempo, envio fotos para voces do encontro.
Valeu???
Lucio Flávio
schypula
21/03/2011, 20:42
tac vai para bahia alegando incentivos fiscais
http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-guerra-fiscal-faz-utilitario-stark-trocar-santa-catarina-pela-bahia/
vamos ver as cenas dos proximos capitulos
:pipoca::pipoca::pipoca:
jose luiz oliveira
21/03/2011, 20:46
:arrow:
Recebi um convite para o 1º encontro Stark em Floripa e pelo que falei com a revenda, as inscrições estão quase lotadas, se der tempo, envio fotos para voces do encontro.
Valeu???
Lucio Flávio
Legal está iniciativa, mas o nome "encontro dos xxxxxxx" faz a gente lembrar dos falecidos :
Encontro do jpx
Encontro do rural
Encontro do Willys
O velotrol já está sendo dado como morto?
Quantos carros foram vendidos em SC, este encotro vai dar corum.
Bricadeiras a parte, acho que os participantes devem filmar e fotografar os carros na trilha ( se é que vai ter trilha) .Se for encontro na porta da revenda banhado a shop e churrasquinho, aí da ate pra ir de uno.
Ainda bem que o encontro vai ser terra natal da viatura, se tiver uma trilha barra pesada vai ficar mais barato o frete para o envio das homocineticas.
Desculpe pessoal , hoje eu estou terrivel hehehehehe.
Abç a todos
JORGE DELMANTO
22/03/2011, 08:27
Jorge...
Se é por falta de alguém que diga para você comprar:
COMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vontade e dinheiro parece que não te faltam... :)
Que tipo de garantia é que você quer mais?
Anda com cuidado, na manha, com carinho... que não quebra nada e, se não der certo.... Volta pro Troller....
Veja a que ponto suas criticas ao NGD te levaram... Será um abismo?
Quer andar em Starks no STATE OF THE ART, passa aqui no Ceará que te levo lá no pessoal... mais do que tiram dele você não encontra em outro lugar....
Jeff,
Nao e esse o caso e sim analisar o carro e captar o que tem de mito e de verdade no projeto.
Ja que ai em cima tem stark, vc bem q podia nos passar informacoes, ao inves de uns e outros que apenas criticam sem base.
Q tal?
Abc
Jorge
Lucio Flávio
22/03/2011, 09:27
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs................Analfabeto espiritual...
Lucio,
Parece ser interessante este encontro de Stark's, é só TAC neste?
será que tem espaço pro meu Willys?
Este tipo de incentivo que é baum para ver o jipinho em ação e a cores.
Valeu,
Lucio Flávio
22/03/2011, 10:24
Amigos, estou saindo em viagem (novamente de Stark) volto somente na outra semana.
Dúvidas sobre o passeio, falem com o pessoal da revenda.
Sds amigos.
JEFFCATUNDA
22/03/2011, 16:21
Jeff,
Nao e esse o caso e sim analisar o carro e captar o que tem de mito e de verdade no projeto.
Ja que ai em cima tem stark, vc bem q podia nos passar informacoes, ao inves de uns e outros que apenas criticam sem base.
Q tal?
Abc
Jorge
Jorge.
Eu já repassei várias das minhas observações depois que conheci de fato a viatura e andei na mesma... Procura aqui que você vai encontrar...
Acho realmente que onde tem mais informação é aqui mesmo, pena que já com a viatura remapeada, não andei em original...
Pega uma dessas passagens de 40 real da gol e passa aqui...:)
Acho que se você não gostar do que já fizeram nessa viatura por aqui, você não vai gostar dela em local algum....
Vem que o Phemóseo te hospeda na mansão dele.... Eu garantiu!
Outra coisa... Não acredito que a fabricante vá abrir a caixa preta da viatura e expor em público seus problemas e as soluções que está providenciando... Isso NENHUMA FAZ!
fernandotf
22/03/2011, 17:18
TAC Motors apoia o 1º ENCONTRO STARK em Florianópolis
Publicado em 22 de março de 2011
A Geração Stark, revenda da TAC Motors em Florianópolis, promove, no dia 16 de abril de 2011, um encontro destinado aos entusiastas do jipe brasileiro Stark. Será um passeio off-road, com cerca de 25 veículos, na região de Mata Atlântica da Grande Florianópolis. Além de conhecer um pouco da história entre as estradas utilizadas pelos colonizadores e tropeiros, o participante desfrutará de um almoço com comidas típicas da região. Informações e inscrições pelo e-mail tac@geracao-motor.com.br ou pelos telefones (48) 8463 5751 / (48) 3248 5041. O evento será realizado pela Geração Stark com o apoio da TAC Motors.
http://www.tacmotors.com.br/2011/03/22/tac-motors-apoia-1%C2%BA-encontro-stark-em-florianopolis/
jose luiz oliveira
22/03/2011, 20:13
vc bem q podia nos passar informacoes, ao inves de uns e outros que apenas criticam sem base.
Jorge
Pessoal , estive hoje em BH e fui a revenda troller comprar palhetas de limpador.Conversando com o vendedor dos novos ele comentou que no inicio foram eles que venderam o primeiro Stark (BH). foi para um cliente que tambem tinha troller e ele desmanchou o stark, disseram que o carro tinha um problema de chassi e a TAC até trocou o veiculo.Eles só nao continuaram porque acharam o carro muito fraco para as trilhas.
Aproveitei a oportunidade e fui novamente na ass. tec. stark bater um papo com o Andre, que me disse (é claro) nao saber nada dessa historia, só fazendo o seguinte comentario: Voce já viu Atleticano torcer para o Cruzeiro? Pois é , eles vestem outra camisa e tem que defender o lado deles.
Sobre o stark ele voltou a me esclarecer atenciosamente varias duvidas ,mas me disse , se voce bater fotos com seu celular aqui dentro da oficina vai ficar sem ele.Levei na bricadeira , mas ele estava falando serio.
Marcamos um trilha para eu conhecer o desempeho do carro de perto, no asfalto ja havia andado e gostei (apesar...............) nao vou mais ficar criticando com gozaçoes, o cara está sendo bacana comigo e fica puto com tantas bobagens escritas no foruns ( eu sou um dos).
Acho que se soubermos trazer os representantes da marca para debates construtivos será muito mais proveitoso.
Eu disse ao Andre que vou tentar me segurar.hehehe
Abç a todos
Acho que se soubermos trazer os representantes da marca para debates construtivos será muito mais proveitoso.
As montadoras ficam de olho no que rola pela internet. TAC, Troller e outros.
Se o nível da conversa fosse outro, tenho certeza que alguns deles até participariam.
Mas o povo gosta de "malhar o Judas" e sem conhecimento de causa, então o jeito é contentar-se com isso...
[]'s
JORGE DELMANTO
22/03/2011, 21:31
Jeff
Vou resolver tirar ns dias e vou ou ate ai, ou para bh ou para rs.
Vou checar as informacoes in loco.
Chega de informacoes virtuais...
Ab
Jorge
JEFFCATUNDA
22/03/2011, 21:43
As montadoras ficam de olho no que rola pela internet. TAC, Troller e outros.
Se o nível da conversa fosse outro, tenho certeza que alguns deles até participariam.
Mas o povo gosta de "malhar o Judas" e sem conhecimento de causa, então o jeito é contentar-se com isso...
[]'s
Discordo em parte Giovani. Esse forum tem credibilidade exatamente por transparecer a verdadeira opinião dos seus usuários, da forma exata com que eles tratam de todos os assuntos.
Aposto que levam mais em consideração o que escrevemos por aqui, que em algumas outras resenhas formais e interesseiras..
Saber filtrar as fontes, e retirar o que é importante já é da competência de quem está lendo.
JEFFCATUNDA
22/03/2011, 21:51
Jeff
Vou resolver tirar ns dias e vou ou ate ai, ou para bh ou para rs.
Vou checar as informacoes in loco.
Chega de informacoes virtuais...
Ab
Jorge
Agora você está começando a AGIR!
Acabei de receber mais umas ofretas da GOL... setentinha e vc está aqui.... hehheeh...
Quando chegar avisa...
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
22/03/2011, 23:23
O Fábio em seu Stark ficou em 2º lugar na 2º etapa do campeonato gaúco de rallye 4x4 e se mantém em 1º lugar na classificação geral.
Mudando de saco pra mala, segue abaixo um vídeo da trilha do fim de semana.
http://www.youtube.com/watch?v=4EWAcyH2JEQ
[ ]'s
leobnaval
23/03/2011, 23:59
Discordo em parte Giovani. Esse forum tem credibilidade exatamente por transparecer a verdadeira opinião dos seus usuários, da forma exata com que eles tratam de todos os assuntos.
Aposto que levam mais em consideração o que escrevemos por aqui, que em algumas outras resenhas formais e interesseiras..
Saber filtrar as fontes, e retirar o que é importante já é da competência de quem está lendo.
X2, até porque na maioria das vezes que alguem posta algo sem fundamento ou duvidoso, a maioria já desmente e/ou prova o contrário.
[]s
Está falando de quando vc comparava ele com o Jimny?
É claro que eles "filtram", assim como qualquer um que tenha um pouco de noção. Mas estou falando de participação nas discussões. Querem tanto que alguém da montadora participe, que venha aqui dar respostas, mas não tem clima, entende?
É tanto absurdo que é melhor ignorar e apenas "corujar"...:concordo:
[]'s
JEFFCATUNDA
24/03/2011, 11:38
Está falando de quando vc comparava ele com o Jimny?
É claro que eles "filtram", assim como qualquer um que tenha um pouco de noção. Mas estou falando de participação nas discussões. Querem tanto que alguém da montadora participe, que venha aqui dar respostas, mas não tem clima, entende?
É tanto absurdo que é melhor ignorar e apenas "corujar"...:concordo:
[]'s
Exato Giovani, acertou na mosca!
Talvez o entrave tenha sido exatamente esse motor Dieesel...
E já que você tocou nesse assunto, gostei muito do comparativo que o Fernandotf. fez,também com o Jimny... Veja ai algumas partes:
""...Stark:
Pneu: 255/70 R16
Vão livre: 24cm (dianteira) e 25,5cm (traseira)
Jimny HR:
Pneu: 215/75 R15
Vão livre: 23,5cm
http://www.suzukiveiculos.com.br/Veiculos/?vid=1
Raio do pneu original:
Stark: 255/70 R16 = 25,5cm * 70% + 2,54 * 16 / 2 = 38,17cm
Jimny: 215/75 R16 = 21,5cm * 75% + 2,54 * 15 / 2 = 35,175cm
Diferença entre vão livre e raio do pneu. Este valor representa a distância entre o centro da roda à parte mais baixa da suspensão!
Stark: 38,17cm - 24cm = 14,17cm (dianteira) e 38,17 - 25,5cm = 12,67cm (traseira)
Jimny: 35,17cm - 23,5cm = 11,67cm
Ou seja, o Jimny tem 14,17 - 11,67 = 2,5cm a mais de vão livre no eixo dianteiro e 12,67cm - 11,64cm = 1cm a mais de vão livre no eixo traseiro, considerando que ambos estejam com o mesmo pneu.
Como exemplo, se ambos tiver um pneu 33", ou seja, com raio de ( 33 / 2 ) * 2,54 = 41,91cm, teremos como vão livre:
Stark: 41,91cm - 14,17cm = 27,74cm (dianteira) e 41,91cm - 12,67cm = 29,24cm (traseira)
Jimny: 41,91cm - 12,67cm = 30,24cm..."" Ele mesmo fica duvidando das contas dele, pois o vão livre e curso de suspensão do jimny, com eixo rígido, é maior que o do Stark...Acrescentando que o espaço interno é o mesmo, e o custo do Jimny é de quase METADE do preço do Stark.
Abs...
Exato Giovani, acertou na mosca!
Talvez o entrave tenha sido exatamente esse motor Dieesel...
Não... O entrave foi ter começado com um à gasolina. Pelo tamanho do jipe, o motor diesel deveria ter sido a 1ª escolha. Nenhum motor à gasolina teria um consumo satisfatório no Stark. Um 4 cil. ia beber o mesmo que um V6, mas sem ter o desempenho equivalente.
E já que você tocou nesse assunto, gostei muito do comparativo que o Fernandotf. fez,também com o Jimny... Veja ai algumas partes:
Ele mesmo fica duvidando das contas dele, pois o vão livre e curso de suspensão do jimny, com eixo rígido, é maior que o do Stark...Acrescentando que o espaço interno é o mesmo,...
Nem todos os números representam o que é a viatura. Espaço interno pode ser maior.
Um Niva tem mais espaço interno e mais curso de suspensão que um Troller. Vai comparar os 2?
Um Jimny pode calçar pneus 35"? Tem a mesma potência e torque?
1 ou 2cm de vão livre não tornam esse melhor que aquele... Tem que ver o conjunto.
Não estamos jogando Super Trunfo...:lol:
...e o custo do Jimny é de quase METADE do preço do Stark.
Sim, também leva meio jipe... Um Jimny nunca vai ser "ão". É "inho" e no máximo chega à "e".
Preço não tem nada à ver. Isso é relativo e é papo para o outro tópico.
Tenho as fotos de um Troller e de uma Cherokee numa rampa. Está marcado até onde foram quando a roda traseira perdeu aderência. Estou esperando um Stark para colocar no mesmo lugar (Chuck, quando vc vai subir a serra?). Então vou postar...
O Troller já perdeu para a Cherokee... Nem o dono acreditou: "Só isso? Vou botar bloqueio!":mrgreen:
[]'s
fernandotf
24/03/2011, 15:09
Jeff, as contas que fiz entre o Jimny e o Stark são apenas teóricas, com informações obtidas no próprio site dos fabricantes. O certo é medir com uma trena... como dizem, na prática a teoria é outra!
De qualquer forma, não acho que o Jimny seja concorrente do Stark, eles tem motorização e faixa de preço bem diferentes!
Na minha opinião, o maior rival do Stark é o Troller, de longe... basta ver o público que frequenta este tópico. A maioria são proprietários de Troller que enxergam no Stark uma possível alternativa de compra (o meu caso).
fernandotf
24/03/2011, 15:12
Tenho as fotos de um Troller e de uma Cherokee numa rampa. Está marcado até onde foram quando a roda traseira perdeu aderência. Estou esperando um Stark para colocar no mesmo lugar (Chuck, quando vc vai subir a serra?). Então vou postar...
O Troller já perdeu para a Cherokee... Nem o dono acreditou: "Só isso? Vou botar bloqueio!":mrgreen:
[]'s
Eu não me surpreenderia se houvesse empate técnico entre o Troller e o Stark na rampa de torção... a diferença seria apenas que é possível refazer a suspensão do Troller para ter um curso decente, mas aí não seria comparação de original para original!
JORGE DELMANTO
24/03/2011, 17:34
Giovanni,
"Não estamos jogando Super Trunfo...:lol:" foi otima!
KKKKKKKKKKKKKKK....muito boa!!!!!!!!!!!!!!!
Abç
Jorge Delmanto
JORGE DELMANTO
28/03/2011, 00:46
Srs,
Com trena na mao, acabei eu mesmo tirando minhas duvidas sobre vao livre do Stark, objetivando saber sobre uso de pneus maiores no carro.
Tenhoum Troller 2003, o Gemadinha, que so uso para trilhas e viagens, calçado com pneus 35 polegadas mud km2.
Medi hj, da bola do diferencial ao chao, vao livre de 27,5 cm.
O Stark , originalmente, vem com pneu 30 (255/70/16), e segundo a fabrica, tem vao livre de 24cm.
O Stark calçado com pneu 33 polegadas, teria de pneus uma diferença de 3 polegadas do original (7,62cm), o que significaria uma altura maior do solo de 1,5 polegadas, ou seja, 3,81cm.
Assim, se as informaçoes estiverem corretas, desnecessário um pneu 35 no Stark , pois com um 33 ele teria vao livre de 27,81cm, maior q o do meu Troller com 35!
Abç
Jorge Delmanto
JEFFCATUNDA
28/03/2011, 09:38
Parece que o Jorge tá jogando SUPER TRUNFO também...:mrgreen::odedo::mrgreen:
JEFFCATUNDA
28/03/2011, 10:02
Parece que o Jorge tá jogando SUPER TRUNFO também...:mrgreen::odedo::mrgreen:
Mas, quem sou eu para discutir com Giovani ou com Jorge...
Vocês tem razão, bota ai nessa rampa que só vai dar Stark original...
Depois, quando enjoar do "original"... vê o que se pode fazer para aumentar o bixim mais um pouco..
Eu sei que nada vai resolver o problema das bolas baixas que preocupam o Jorge, masss.....
Mesmo com as bolas altas, tenta fazer isso nos Starks....
http://www.youtube.com/watch?v=xhsT41MZXFY&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=WzWWF1ylayE&feature=player_embedded
TRUNFO!
fernandotf
28/03/2011, 10:08
Srs,
Com trena na mao, acabei eu mesmo tirando minhas duvidas sobre vao livre do Stark, objetivando saber sobre uso de pneus maiores no carro.
Tenhoum Troller 2003, o Gemadinha, que so uso para trilhas e viagens, calçado com pneus 35 polegadas mud km2.
Medi hj, da bola do diferencial ao chao, vao livre de 27,5 cm.
O Stark , originalmente, vem com pneu 30 (255/70/16), e segundo a fabrica, tem vao livre de 24cm.
O Stark calçado com pneu 33 polegadas, teria de pneus uma diferença de 3 polegadas do original (7,62cm), o que significaria uma altura maior do solo de 1,5 polegadas, ou seja, 3,81cm.
Assim, se as informaçoes estiverem corretas, desnecessário um pneu 35 no Stark , pois com um 33 ele teria vao livre de 27,81cm, maior q o do meu Troller com 35!
Abç
Jorge Delmanto
Jorge, existem muitos fatores que devem ser considerado para fazer uma comparação do tipo Stark com 33" = Troler com 35"
O seu pneu tem de fato 35"? Geralmente um 35" tem na verdade 34,5", e da mesma forma, você deverá considerar que o 33" tem 32,5" em sua conta. Calibragem e peso do veículo interferem muito também!
O eixo rígido tem a bola do diferencial como o ponto mais baixo (1,5cm a menos que o Stark), porém o restante do eixo é bem alto. Ou seja, o arrasto de um diferencial tem uma largura de 10/15cm, já em eixo independente, é mais alto, mas quando enconsta, o arrasto é da largura da bitola.
Em torção, o vão livre do eixo rígido pode ser maior do que a suspensão independente.
A suspensão independente tende a manter o pneu mais colado no chão (se não houver muita torção), ou seja, tem mais tração.
O vão livre da suspensão independente varia com o peso do veículo. Se vc colocar 2 negos mais tranqueiras, vai diminuir um pouco.
Pode ser colocado amortecedores pneumáticos no Stark, conforme vídeos postado no youtube, que pode dar alguns centímetros precisos.
Pneus maiores tem uma maior área de contato longitudinal, obtendo mais tração. Então, pneu maior não significa apenas maior vão livre.
Dsitribuição do peso entre os eixos também influenciam, o Stark tem uma excelente distribuição de peso.
Dentre MUITO outros fatores, principalmente referente no tipo de trilha!
Gostei da brincadeira do Giovani sobre o "Super Trunfo", tenho uma planilha com um monte de contas comparando os Jipes do mercado Brasileiro. São apenas dados teóricos, e como dizem, "na prática, a teoria é outra".
Enfim, só teremos resultados conclusivos quando tiver muitos relatos de Stark em trilhas, junto com os Trollers (em harmonia!).
fernandotf
28/03/2011, 10:16
Mas, quem sou eu para discutir com Giovani ou com Jorge...
Vocês tem razão, bota ai nessa rampa que só vai dar Stark original...
Depois, quando enjoar do "original"... vê o que se pode fazer para aumentar o bixim mais um pouco..
Eu sei que nada vai resolver o problema das bolas baixas que preocupam o Jorge, masss.....
Mesmo com as bolas altas, tenta fazer isso nos Starks....
http://www.youtube.com/watch?v=xhsT41MZXFY&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=WzWWF1ylayE&feature=player_embedded
TRUNFO!
Jeff, comparar veículo modificado com veículo original é sacanagem...
Se partimos para modificações, podemos incluir estes também:
http://www.youtube.com/watch?v=rFylP-fRXDI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8
JEFFCATUNDA
28/03/2011, 10:47
Jeff, comparar veículo modificado com veículo original é sacanagem...
Se partimos para modificações, podemos incluir estes também:
http://www.youtube.com/watch?v=rFylP-fRXDI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8
k kkk k k kk k kk ...
Fernando, teu problema foi só de leituta... Eu escrevi:
Depois, quando enjoar do "original"... vê o que se pode fazer para aumentar o bixim mais um pouco..... tenta fazer isso nos Starks....
TRUNFO!
Jeff,
modificação por modificação.. so meter um 4link que resolve o problema .. arranca tudo em baixo e alopra! kekeke até um samurai ganha do troller em curso.. e nem assim ele é melhor em outros requisitos..
lembresse.. empresa nenhuma vai produzir um carro de linha com curso de suspensão pensando em alteração.. ou um curso de 14,5" keke
Abraços,
O Fábio em seu Stark ficou em 2º lugar na 2º etapa do campeonato gaúco de rallye 4x4 e se mantém em 1º lugar na classificação geral.
Mudando de saco pra mala, segue abaixo um vídeo da trilha do fim de semana.
http://www.youtube.com/watch?v=4EWAcyH2JEQ
[ ]'s
Chuck,
não estava muito reduzido ? não da pra ver como é a areia.. mais aqui com um troller.. tentaria de terceira.. quarta.. reduzido..
estava com que marcha no stark ? se sabe.. qual a relação do cambio dele e a transferencia junto com os diferenciais ? =))
so pra comparar na planilha e ter noção.. pois vendo somente fica ruim kkk
Abraços,
JORGE DELMANTO
28/03/2011, 15:09
Fernando,
Nao comparei. Apenas constatei!
Particulamrente, pelas leituras que fiz, acho totalmente descabido comparar Troller com Stark.
Sao carros com destinações diferentes. Ja aceitei isso.
Estou pensando em comprar um Stark para fazer o que faço com o Troller: Trilhas e Viagens.
Viagens, nao tenho duvidas que faço sem stress, mas nas trilhas???!!!
Assim, comecei a pesquisar tudo.
Falei com varios proprietário de Stark q usam pneus 33 e me relataram q nunca tiveram porblema de quebra. Assim, optei em medir o vao livre do Troller com 35 (meu caso) , e vi q daria para ir com Stark 33.
Ainda acho o problema da suspensao que nao abaixa muito um problema para mim nas trilhas. Nada q um bloqueio 100% ARB nao resolva.
Jeff
Esse video q vc mandou nao me supreende. A suspenção do gemadinha abre quase isso tb: 70cm de curso!
Abç
Jorge Delmanto
fernandotf
28/03/2011, 15:50
Fernando,
Nao comparei. Apenas constatei!
Particulamrente, pelas leituras que fiz, acho totalmente descabido comparar Troller com Stark.
Sao carros com destinações diferentes. Ja aceitei isso.
Estou pensando em comprar um Stark para fazer o que faço com o Troller: Trilhas e Viagens.
Viagens, nao tenho duvidas que faço sem stress, mas nas trilhas???!!!
Assim, comecei a pesquisar tudo.
Falei com varios proprietário de Stark q usam pneus 33 e me relataram q nunca tiveram porblema de quebra. Assim, optei em medir o vao livre do Troller com 35 (meu caso) , e vi q daria para ir com Stark 33.
Ainda acho o problema da suspensao que nao abaixa muito um problema para mim nas trilhas. Nada q um bloqueio 100% ARB nao resolva.
Abç
Jorge Delmanto
Jorge, gosto muito da proposta do Stark, e as características dele me atenderia melhor que o Troller, pois não pretendo colocar pneus 35 ou 37 (como está em moda agora entre os Trolleiros) e sair por aí subindo pedras, apesar de achar legal :mrgreen:
Acredito que a intenção da Stark seja exatamente esta, um jipe com todos os seus adjetivos para quem não quer radicalizar ao extremo, mas quer enfrentar trilhas leves/moderadas com conforto, desempenho e segurança!
E aí, vc vai pegar o Stark no meio do ano na Fenajeep?
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/03/2011, 18:56
Chuck,
não estava muito reduzido ? não da pra ver como é a areia.. mais aqui com um troller.. tentaria de terceira.. quarta.. reduzido..
estava com que marcha no stark ? se sabe.. qual a relação do cambio dele e a transferencia junto com os diferenciais ? =))
so pra comparar na planilha e ter noção.. pois vendo somente fica ruim kkk
MaDao
Eu estava subindo em 3° reduzida....depois do topo da duna tem um penhasco...por isso que eu parei onde parei...ali é o limite.
Esse lugar aqui no sul é bem famoso pq a areia é bem grossa...é muito pesado pra andar...e teve duna que nem Cherokee ou Troller com chip de 250cv conseguiu subir até onde subi...aqui o pesso do carro conta bastante.
[ ]'s
JORGE DELMANTO
28/03/2011, 19:05
Fernando,
Na fenajeep estou indo ate a fabrica, conhecer melhor e tirar mnhas duvidas in loco.
Confesso que curtitia poder e4xperimentar o Stark, assim como fiz com meu primeiro Troller, ano 98 (todos os amigos me chamando de maluco) ou ainda com uma defender 90 ano 1996 ( com os mesmso adjetivos dos amigos) ou ainda com um Rocsta (esse entao nem falo nada).
Mas gastar 85/90 paus para experimentar e muito.
Fora a gozação dos amigos se quebrar numa trilha (algo que tenho receio, pois minha fama de bom piloto iria para o brajo, digo, lama - rsrsrsrs).
O duro e a proposta que tive no gemada (troller 20003 montado para trilhas) ...R$65.000,00 ....dificil recusar!
Abç
Jorge
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/03/2011, 19:13
Na fenajeep estou indo ate a fabrica, conhecer melhor e tirar mnhas duvidas in loco.
Confesso que curtitia poder e4xperimentar o Stark
Jorge
Se tu for visitar a fábrica, tenho certeza que tu vai balançar...em relação a e4xperimentar o Stark, se eu estiver com o meu lá, podemos sim dar um volta.
[ ]'s
fernandotf
28/03/2011, 20:30
MaDao
Eu estava subindo em 3° reduzida....depois do topo da duna tem um penhasco...por isso que eu parei onde parei...ali é o limite.
Esse lugar aqui no sul é bem famoso pq a areia é bem grossa...é muito pesado pra andar...e teve duna que nem Cherokee ou Troller com chip de 250cv conseguiu subir até onde subi...aqui o pesso do carro conta bastante.
[ ]'s
Chuck, parabéns pelo vídeo! Uma pena que o Stark subiu em linha reta e o Troller subiu fazendo um S invertido em traçado diferente... seria uma comparação interessante! Se tiver mais vídeo, poste! :mrgreen:
Vi outros vídeos de Stark na areia e parece ser show de bola...
O seu Stark está chipado? Qual a medida do seu pneu? A relação é original?
JEFFCATUNDA
28/03/2011, 23:18
Fernando,
Confesso que curtitia poder e4xperimentar o Stark, assim como fiz com meu primeiro Troller, ano 98 (todos os amigos me chamando de maluco) ou ainda com uma defender 90 ano 1996 ( com os mesmso adjetivos dos amigos) ou ainda com um Rocsta (esse entao nem falo nada).
Mas gastar 85/90 paus para experimentar e muito.
Fora a gozação dos amigos se quebrar numa trilha (algo que tenho receio, pois minha fama de bom piloto iria para o brajo, digo, lama - rsrsrsrs).
O duro e a proposta que tive no gemada (troller 20003 montado para trilhas) ...R$65.000,00 ....dificil recusar!
Abç
Jorge
Jorge...
Para quem já possuiu Rocsta...
Stark é uma maravilha.... :)P :) :) .....
JORGE DELMANTO
29/03/2011, 09:33
Jorge
Se tu for visitar a fábrica, tenho certeza que tu vai balançar...em relação a e4xperimentar o Stark, se eu estiver com o meu lá, podemos sim dar um volta.
[ ]'s
Chuck
Convite aceito....espero que va com o Branquinho na fenajeep.
Ai eu fico com ele durante o evento, passeando, enquanto te empresto o gemada !
Abç
Jorge Delmanto
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/03/2011, 15:41
Chuck
Convite aceito....espero que va com o Branquinho na fenajeep.
Ai eu fico com ele durante o evento, passeando, enquanto te empresto o gemada !
Mas bahhhh...o cara da a mão e já querem o braco...:shock:
Tá pra nascer jipeiro mais ciumento que eu com o jipe...heheh
Mas o teste drive, COMIGO JUNTO tá marcado Jorge :concordo:
Chuck, parabéns pelo vídeo! Uma pena que o Stark subiu em linha reta e o Troller subiu fazendo um S invertido em traçado diferente... seria uma comparação interessante! Se tiver mais vídeo, poste! :mrgreen:
Vi outros vídeos de Stark na areia e parece ser show de bola...
O seu Stark está chipado? Qual a medida do seu pneu? A relação é original?
Fernandotf
Olha esse vídeo abaixo e depois no youtube eu coloquei uma sequência de tentativas do pessoal que estava comigo de subir essa mesma duna...no youtube esta com o nome de Dunas da Barra/RS...
...de todos os jipes que estavam na trilha (Jeep com motor ap, Jeep com motor de ranger v6, troller original e chipado, vitara, cherokee sport) o Stark foi quem subiu mais longe
...essa duna aqui é bem famosa porque só alguns carros muitos fortes e embalando bastante é que conseguem subir...o Stark está com pneus 35 e relação original (11/47)...nem imaginava que fosse ir tão longe na duna...a única coisa que está modificada no meu jipe é o chip...ele está com 160 cv....e acredito que se estivesse com 33" subiria.
http://www.youtube.com/watch?v=ciVyGBVmipo
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/03/2011, 16:02
Visão da duna de cima para baixo
http://www.youtube.com/watch?v=5R9rJlbW2qM
[ ]'s
fernandotf
29/03/2011, 16:29
Fernandotf
Olha esse vídeo abaixo e depois no youtube eu coloquei uma sequência de tentativas do pessoal que estava comigo de subir essa mesma duna...no youtube esta com o nome de Dunas da Barra/RS...
...de todos os jipes que estavam na trilha (Jeep com motor ap, Jeep com motor de ranger v6, troller original e chipado, vitara, cherokee sport) o Stark foi quem subiu mais longe
...essa duna aqui é bem famosa porque só alguns carros muitos fortes e embalando bastante é que conseguem subir...o Stark está com pneus 35 e relação original (11/47)...nem imaginava que fosse ir tão longe na duna...a única coisa que está modificada no meu jipe é o chip...ele está com 160 cv....e acredito que se estivesse com 33" subiria.
http://www.youtube.com/watch?v=ciVyGBVmipo
[ ]'s
Chuck, valeu pelos vídeos, show de bola! :palmas::palmas::palmas:
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
30/03/2011, 16:28
Matéria com o Stark no Mundo 4x4
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=174329&channel=99
[ ]'s
Chuck,
Qual a pressão dos pneus que estava usando? na minha opnião achei bem fácil subir ali.. a areia não me pareceu solta não.. aqui no nordeste tem duna alta pra kcta e agente sobe... ainda na minha opnião faltou "PAU" kkkk
Abraços e cada vez mais impressionado com o stark =),
Entenda "PAU" assim:
http://www.youtube.com/watch?v=FSReS4uimuY&feature=related
esse aqui de troller com 35"
http://www.youtube.com/watch?v=UsgEGTkLpQU
troller com 33" de ré.. e olhe a altura da duna..
http://www.youtube.com/watch?v=WSZ9Lws3R0w
troller e l200 original..
http://www.youtube.com/watch?v=N7CGOpJETLI
Abraços,
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
31/03/2011, 10:05
MaGao
Eu tava andando com 18 lbs.
Entendi o que você quis dizer, mas a diferença neste lugar onde andávamos não é a altura da duna, mas sim a areia, que é muuito diferente da areia de água salgada...esse lugar aqui é famoso pq mesmo na parte plana é muito pesado para andar...só andando aqui pra se ter uma idéia do que é...e é por isso que esse lugar aqui é bem famoso...pq a areia é muito pesada e o mais normal aqui é jipe ferver o motor devido ao grande esforço.
Esses mesmos jipes que estavam andando comigo, passeiam nas dunas muuuito mais altas aqui do Tuia, que é um lugar do nosso litoral sul onde a areia é igual a essa ai dos vídeos teus.
[ ]'s
Chuck,
Ta explicado Kkk
Mais aqui eu pelo menos uso 18 no asfalto na areia Eh de 10 pra baixo. Quando tinha samurai pneu normal usava 12. Testa depois com calibragem mais baixa
Abracos
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
31/03/2011, 11:38
MaGao
Valeu pela dica, mas eu não uso Bead Lock e o meu aro é tala 10"...portanto para destalonar é uma barbada...
...e outro agravante...essa trilha é metade duna, metade barro...e no barro, pra entrar sujeira entre o talão e o aro é barbadinha.
[ ]'s
JEFFCATUNDA
31/03/2011, 12:13
Chuck...
No samurai, em areia e barro, uso de 06 a 08 libras.
No troller, 08 a 10 libras...
Na SW4 era de 08 a 10 libras também...
Quase todo mundo por aqui usa assim e são poucos os destalonamentos em relação ao numero de pessoas que se utilizam...
Aqui tem locais de areia muitisimo pesada, mas, quanto mais pesada, menos libras...
Nas subidas de dunas "impossiveis" os colegas usam 06 libras nos trollers...
O risco de destalonamento aumenta, e muito, em laterais, mas em subidas retas nem tanto.
MaGao
Valeu pela dica, mas eu não uso Bead Lock e o meu aro é tala 10"...portanto para destalonar é uma barbada...
...e outro agravante...essa trilha é metade duna, metade barro...e no barro, pra entrar sujeira entre o talão e o aro é barbadinha.
[ ]'s
Chuck,
Uso 37" com tala 10"..
no samurai era tala 8" com 29" do pneu..
e os carros aqui tudo usam assim.. LAMA + areia.. que é o que tem mais.. os charcos + areia na subida kkk
pode usar sem do.. não vai destalonar..
Como Jeff falou.. raridade um destalonar..
Abraços,
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
31/03/2011, 14:12
Magao e Jeff
Valeu pela dica...daqui a uns dias vou lá denovo com umas10 lbs...dai eu filmo e posto aqui...:concordo:
[ ]'s
JORGE DELMANTO
04/04/2011, 09:39
Srs,
Seguem fotos do eixo que ligas as duas homocineticas no Stark.
Não achei angulado em demasia como citado aqui. Dai fico na divida se os relatos sao de quebra da homo, dos parafusos q a prendem, ou deste eixo, que sai do local na dinateira e/ou quebra na traseira.
Abç
Jorge
Apesar de curtos os videos, mas ficou legal.
Poderia ter videos mais extensos, a fabrica deveria de fazer alguns.
Eu vi o canal rural, boa materia o chakal fala muito bem do STARK.
jose luiz oliveira
05/04/2011, 21:19
Srs,
Seguem fotos do eixo que ligas as duas homocineticas no Stark.
Não achei angulado em demasia como citado aqui. Dai fico na divida se os relatos sao de quebra da homo, dos parafusos q a prendem, ou deste eixo, que sai do local na dinateira e/ou quebra na traseira.
Abç
Jorge
Veja aí como fica a pecinha de vidro quando acontece a quebra( ou seja sempre)
Consegui revelar a foto que tirei do meu celular, a outra foto foi tirada quando encontramos com o pessoal do stark voltando de uma trilha que despedaçou a mardita que a TAC nao tá nem aí , pois eles realmente nao querem vender o carro para que faz trilhas.Que pena!!! sao os verdadeiros formadores de opiniao.
leobnaval
05/04/2011, 21:55
Nossa regaçou mesmo...e do lado do pneu, como podem ver não tem nada a ver com parafusos, pra arrancar um pedaço daquele está mal projetado mesmo ou o material está muito ruim (bem menos provável)...
[]s