PDA

Ver Versão Completa : Tac Stark

Páginas : 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14

JEFFCATUNDA
05/04/2011, 23:04
Em se tratando de uma gaiola de chassis tubular... O prblema não pode ser por conta de torção?

Jorgao
06/04/2011, 00:08
Em se tratando de uma gaiola de chassis tubular... O prblema não pode ser por conta de torção?

Existe algum relato por aí de quebras com homocinéticas diferentes dessas vagabundas que estão testando no Stark? Uma parruda já quebrou também?

Se for torção, o Adolfo vai olhar pro céu e gritar F@#$%&

Acho improvável que seja. Vamos esperar algum engenheiro ou entendido se manifestar.

Detalhe: O cara estava usando pneu Mud pela foto. Tem garantia?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
06/04/2011, 11:42
Em relação as homocinéticas, a informação que posso repassar é que o problema já foi resolvido.

[ ]'s

leobnaval
06/04/2011, 16:40
E quem comprou o carro antes da "solução" propriamente dita, tem as homocinéticas substituidas? foi anuncunciado algum recall, é um recall branco?

[]s

Lucio Flávio
07/04/2011, 11:08
Senhores,

Porque alguns mostram peças quebradas de Stark, e não mostram pontas de eixo de troller partidas?? isto para mim é discriminação.

Para ter uma idéia, puxei um jipe ano 2009(pra que falar nomes?) por mais de 20 km porque estava com sua ponta de eixo quebrada e uma roda livre dianteira não engatava.

Não seria infame de minha parte mostar tal ato? e pra que?

Tenho meu stark à cinco meses e a cada dia gosto mais dele. Na minha opinião, forum é para discutir tudo de bom e tambem partes técnicas.
Tenho alguns anos de engenharia e graças a deus, ninguem me enrola neste assunto.

Minha opinião de porque as homocinéticas quebraram nos Starks e outro jipes.

1 - Mau uso do cidadão que pilota (falta curso de 4x4)
2 - bebedeira - o bebado não sente o pé nem o carro (excluir da turma)
3 - Pneus acima de 33" com aros de 8, 9 ou 10 " ( quebra qualquer um).

Se alguem daqui quer reclamar de peças ou de carro, caro amigo, por gentileza, vá no procom (lá é lugar de reclamação).

Não fique com ciumes daqueles que tem Stark e está feliz com o jipe.

Façam uma atitude boa, viva a vida sem reclamar do proximo,,,ahh dá licença né gente, vamos acordar.

desculpem as palavras. Mas a vida é muito boa a bordo de um 4x4
, desde que se saiba usá-lo.

valeu???

Lucio Flavio

JEFFCATUNDA
07/04/2011, 11:45
Senhores,

Porque alguns mostram peças quebradas de Stark, e não mostram pontas de eixo de troller partidas?? isto para mim é discriminação.

Para ter uma idéia, puxei um jipe ano 2009(pra que falar nomes?) por mais de 20 km porque estava com sua ponta de eixo quebrada e uma roda livre dianteira não engatava.

Não seria infame de minha parte mostar tal ato? e pra que?

Tenho meu stark à cinco meses e a cada dia gosto mais dele. Na minha opinião, forum é para discutir tudo de bom e tambem partes técnicas.
Tenho alguns anos de engenharia e graças a deus, ninguem me enrola neste assunto.

Minha opinião de porque as homocinéticas quebraram nos Starks e outro jipes.

Se alguem daqui quer reclamar de peças ou de carro, caro amigo, por gentileza, vá no procom (lá é lugar de reclamação).

Não fique com ciumes daqueles que tem Stark e está feliz com o jipe.

Façam uma atitude boa, viva a vida sem reclamar do proximo,,,ahh dá licença né gente, vamos acordar.

desculpem as palavras. Mas a vida é muito boa a bordo de um 4x4
, desde que se saiba usá-lo.

valeu???

Lucio Flavio
Como sempre.....

A culpa sempre é do consumidor, quem manda ter comprado...

Isso vale para tudo no Brasil.

Como já falaram por aqui mesmo, se andar na manha, nada quebra.... Agora, o pessoal quer fazer trilha pesada e não quer que quebre...

O Stark é muito bom, muito estável, faz curvas em grande velocidade e sequer sai de lado, passa por lombadas como se elas não existissem, é super confortavel para os dois ocupantes da frente... Isso ninguém lembra, só criticam o carro nas trilhas, mas esquecem de que ele é muito bom para o asfalto, para grandes percursos em estradas e etc...

Extamente o contrário do Troller, que não é confortavel no asfalto...

Se vai comprar, faz como o Jorge, pesquisa suas necessidades, as vantagens e limitações das viaturas e escolhe o produto...

Giovani
07/04/2011, 12:04

4- Chip

Lúcio, falar mal é o que dá graça. Provoca alvoroço... Se 1 fala bem, 10 falam mal. É sempre assim.

Trabalhei 2 anos numa oficina Troller. Posso garantir que o Troller quebra e muito! Antes fossem apenas homocinéticas e semi-eixos... T-case explodida tinha quase toda semana. E os famigerados bicos encravados do motor? E o selo atrás da caixa de distribuição? Bomba d'água? Ar condicionado (quando funciona é on-off - quando funciona...)? E a válvula do ar quente? E as panes elétricas (vidros e travas)? O farolete original tinha água dentro antes de descer da cegonheira!

Muitos não sabem usar mesmo. Tem gente que devia voltar para a escola, começar lá embaixo, com um Willys todo original e sem grana para arrumar toda hora. Garanto que aprenderiam a respeitar os limites do veículo.

Como disse num post anterior, até eixos RW quebram. Piloto bom não é o que corre mais, é aquele sabe levar a máquina inteira até o final.

Falhas existem em qualquer carro. O landeiros as chamam de "características"...:lol: Acho isso bacana. São consumidores conscientes. Quem compra e não se adapta, vende rapidinho. Quem ainda tem é pq já aceitou e está em paz com isso.

Ainda bem que o problema do Stark é só a homocinética. E segundo Chuck já está resolvido. Se falhas significativas ficarem só nisso, já ganhou disparado de vários outros.
Estou torcendo pelo jipe catarina...:concordo:

[]'s

fernandotf
07/04/2011, 12:39
4- Chip
Lúcio, falar mal é o que dá graça. Provoca alvoroço... Se 1 fala bem, 10 falam mal. É sempre assim.
Trabalhei 2 anos numa oficina Troller. Posso garantir que o Troller quebra e muito! Antes fossem apenas homocinéticas e semi-eixos... T-case explodida tinha quase toda semana. E os famigerados bicos encravados do motor? E o selo atrás da caixa de distribuição? Bomba d'água? Ar condicionado (quando funciona é on-off - quando funciona...)? E a válvula do ar quente? E as panes elétricas (vidros e travas)? O farolete original tinha água dentro antes de descer da cegonheira!
Muitos não sabem usar mesmo. Tem gente que devia voltar para a escola, começar lá embaixo, com um Willys todo original e sem grana para arrumar toda hora. Garanto que aprenderiam a respeitar os limites do veículo.
Como disse num post anterior, até eixos RW quebram. Piloto bom não é o que corre mais, é aquele sabe levar a máquina inteira até o final.
Falhas existem em qualquer carro. O landeiros as chamam de "características"...:lol: Acho isso bacana. São consumidores conscientes. Quem compra e não se adapta, vende rapidinho. Quem ainda tem é pq já aceitou e está em paz com isso.
Ainda bem que o problema do Stark é só a homocinética. E segundo Chuck já está resolvido. Se falhas significativas ficarem só nisso, já ganhou disparado de vários outros.
[]'s

X2, quer ler apenas opiniões positivas, entre no site do fabricante! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeiras a parte, o fórum é assim mesmo, explora-se pontos positivos e negativos! Só temos que ter fundamento e pegar leve com as especulações...

O Stark tem sim diversos problemas, muitos nem citados neste fórum, assim como o Troller, Defender, Wrangler ou qualquer outro veículo... com o tempo, impreterivelmente irá aparecer novos defeitos pelo simples fato de ser um veículo... até uma Lamborguinhe de R$ 1,3 milhões foi marretada pelo proprietário por apresentar problemas (para quem não viu: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/889760-indignado-chines-destroi-lamborghini-gallardo-a-marretadas.shtml). Achar que um veículo é melhor que o outro em todos os quesitos é hipocrisia.

Sou fã do Stark, estou acompanho a sua trajetória pois me considero um potencial comprador, e se migrar para o Stark, estarei ciente de todos os seus benefícios (digo de passagem que são MUITOS) e suas limitações.

Lúcio, como foi de viagem? Tem foto ou vídeo de sua viatura para mostrar para gente?

novus
07/04/2011, 14:01
Já tive 03 troller's, um deles(2003, zero na época) me deixou a pé em Torres del Paine no Chile, o 2008 foi guinchado para a concessionária com 10.000km a bomba injetora foi pro saco, agora com um 2009, foi guinchado para concessionária, pois a ventoinha se despedaçou no meio da rua(cidade). Estou esperando uma nova ha mais de dois meses.
Detalhe muito importante:
não faço trilhas, somente passeios em estradas de chão, onde ha 15 dias atrás quebrei a haste de um dos amortecedores OFF Shox (a fábrica Offlimits admitiu o defeito e trocou os 04)

A hora que o Stark vier com bancos traseiros bipartidos...um abraço pro gaiteiro. Pra mim só falta isso.

VOVÔ DO TROLLER
07/04/2011, 14:15
Já tive 03 troller's, um deles(2003, zero na época) me deixou a pé em Torres del Paine no Chile, o 2008 foi guinchado para a concessionária com 10.000km a bomba injetora foi pro saco, agora com um 2009, foi guinchado para concessionária, pois a ventoinha se despedaçou no meio da rua(cidade). Estou esperando uma nova ha mais de dois meses.
não faço trilhas, somente passeios em estradas de chão, onde ha 15 dias atrás quebrei a haste de um dos amortecedores OFF Shox (a fábrica Offlimits admitiu o defeito e trocou os 04)

A hora que o Stark vier com bancos traseiros bipartidos...um abraço pro gaiteiro. Pra mim só falta isso.
Boa tarde pessoal. Estou há 1 ano com um Troller adquirido zero km. Até hoje ainda não consegui ( ou não conseguiram) tirar os defeitos do bugão (espero que um dia consiga). Se você quer um carro que não quebra e não dá manutenção vá de Suzuki (experiência própria). Abs. Válter.

p.s. estou de olho no Starc (quem sabe não será o próximo, quando aperfeiçoarem o carro?) Quando conseguirem acertar o Starc, adeus bugão.......

fernandotf
07/04/2011, 14:34
Boa tarde pessoal. Estou há 1 ano com um Troller adquirido zero km. Até hoje ainda não consegui ( ou não conseguiram) tirar os defeitos do bugão (espero que um dia consiga). Se você quer um carro que não quebra e não dá manutenção vá de Suzuki (experiência própria). Abs. Válter.
p.s. estou de olho no Starc (quem sabe não será o próximo, quando aperfeiçoarem o carro?) Quando conseguirem acertar o Starc, adeus bugão.......

Acho que o maior público deste tópico são Trolleiros que vêem no Stark uma opção para substituir o bugão, que até então não tinha nenhuma grande concorrência na minha opinião!

Particularmente nunca tive problema com o Bugão, mas gosto da proposta do Stark, para mim me atenderia melhor! Estou apenas aguardando o Stark firmar no mercado e ver os relatos das viaturas com dois ou três anos de uso e com 100.000km rodado para tomar decisão!

Lucio Flávio
07/04/2011, 14:34
Vou liberar fotos da minha primeira viagem com o Stark ainda original.

Um passeio que começou na serra catarinense e terminou no mar.

Não sou muito fã de fotos, gosto da natureza ao vivo e em cores.

Aqui tomei gosto pela criança.

Li algo sobre bancos bi partidos. Realmente a TAC deveria ter bancos bi partidos,

Abraços, Lucio Flávio.

fernandotf
07/04/2011, 14:38
Vou liberar fotos da minha primeira viagem com o Stark ainda original.
Um passeio que começou na serra catarinense e terminou no mar.
Não sou muito fã de fotos, gosto da natureza ao vivo e em cores.
Aqui tomei gosto pela criança.
Li algo sobre bancos bi partidos. Realmente a TAC deveria ter bancos bi partidos,
Abraços, Lucio Flávio.

Parabéns pelas fotos Lucio... pensei que o seu Stark fosse vermelho! :pensativo:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/04/2011, 15:08
O meu Stark está com as homos "antigas", pneus 35", aro tala 10 com off-set -39...e ainda é chipado e tô fazendo trilha feliz da vida...na MINHA opinião as homos antigas aguentavam perfeitamente pneus dentro da especificação de garantia da fábrica...essas novas deve aguentar pneus fora da especificação da fábrica ou piloto kamikaze....ou as duas coisas :lol:

Em tempo...Lucio, tu vai no encontro de Stark em Floripa?

[ ]'

Lucio Flávio
07/04/2011, 16:23
Em tempo...Lucio, tu vai no encontro de Stark em Floripa?

Sim, estarei lá.

Jorgao
07/04/2011, 20:24

Sorteado 3 vezes. Quais são as chances ein?

Pior que Troller 2008 não tem bomba injetora.

Cada coisa! :dance:

novus
07/04/2011, 20:41
Sorteado 3 vezes. Quais são as chances ein?

Pior que Troller 2008 não tem bomba injetora.

Cada coisa! :dance:

Cara, alguma coisa relacionada a injeção, módulo da injeção, sei lá, não sou expert...
mas se for relacionar aqui tudo que já aconteceu com esse jipe, vc não vai acreditar dá um baita de um livro, e chega uma hora que o saco enche mesmo viu...
Só não vou entrar em mais detalhes pra não desviar do assunto...
Valew!:concordo:

JEFFCATUNDA
07/04/2011, 22:20
4- Chip

[]'s
Tudo bem Giovani, mas algumas coisas tem que ser colocadas por aqui...

!- A quantidade de trollers que são fabricadas por mês é maior que as de Stark vendidas desde a sua apresentação, em 2006.

2- "...Ainda bem que o problema do Stark é só a homocinética. E segundo Chuck já está resolvido..."" O Chuck, apesar de não se apresentar no Fórun como aunciante, é revendedor da Stark, e talvez as pessoas que estão pegando a conversa pelo meio não saibam disso...

3- Estatisticamente, as quebras de Starks são absurdamente grandes, pois mesmo com recalls e consertos "velados" os problemas que vazam ainda são enormes em relação ao numero de viaturas vendidas.

4- ""..Piloto bom não é o que corre mais, é aquele sabe levar a máquina inteira até o final..."" ... PARA QUE TANTA CORRERIA, SE TODOS (UM DIA) VÃO CHEGAR LÁ!

JORGE DELMANTO
07/04/2011, 23:09
Jeff,

Vamos parar de comparar numeros que nao podem ser equiparaveis.

1) O Troller tem mais de 12 anos de vida, e comparar suas vendas com o Stark é absurdamente injusto. Ainda mais quando vc insiste em por o ano de 2006 como inicio das vendas.

2) Quantos Starks ja foram vendidos e com quantos proprietarios vc falou para aponjtar as quebras como absurdas?

Ao inves de critica-lo, vamos ve-lo como uma excelente opção (o projeto e muito bem feito, o visual é futurista - o q agrada a uns e nao a outros e a mecanica é bem robusta - motor, cambio reduzida ) e pode ser otima opção para varios de nos aqui, além de incentivar a concorrência e o mercado.

O que acho que devemos fazer nestes foruns de discussão, é falar com conhecimento e nao ficar aqui apenas "por falar"!

Apos 10 anos de Troller, sem nunca ter reclamação alguma, amar o jipe e nunca, nunca quebrar em trilhas, mesmo forçando-o ao maximo e com pneus 35, vou experimentar o Stark com certeza....

Pode nao ser hj, nem no ano que vem...mas vou. Por isso, nao falo mal do carro sem saber. Discuto as qualidades e defeitos encontrados. E acho que o Chuck esta aqui para ajudar, sem interesses, basta ver o numero de mensagens dele aqui (pequena) sem defesa ferrenha do carro!

Acho isso saudavel....Ao contrário de muitos aqui que tem a incapacidade de compreensao, a ignorancia de nao ouvir e o desconhecimento do basico. A internet, infelizmente, está cheia de nego que acha que sabe, que acha que faz, e quando se ferra, reclama de tudo como se nada prestasse.

Abç

Jorge Delmanto

JEFFCATUNDA
08/04/2011, 00:14
Jeff,

1) O Troller tem mais de 12 anos de vida, e comparar suas vendas com o Stark é absurdamente injusto. Ainda mais quando vc insiste em por o ano de 2006 como inicio das vendas.

2) Quantos Starks ja foram vendidos e com quantos proprietarios vc falou para aponjtar as quebras como absurdas?

Ao inves de critica-lo, vamos ve-lo como uma excelente opção (o projeto e muito bem feito, o visual é futurista - o q agrada a uns e nao a outros e a mecanica é bem robusta - motor, cambio reduzida ) e pode ser otima opção para varios de nos aqui, além de incentivar a concorrência e o mercado.

O que acho que devemos fazer nestes foruns de discussão, é falar com conhecimento e nao ficar aqui apenas "por falar"!

Apos 10 anos de Troller, sem nunca ter reclamação alguma, amar o jipe e nunca, nunca quebrar em trilhas, mesmo forçando-o ao maximo e com pneus 35, vou experimentar o Stark com certeza....

Pode nao ser hj, nem no ano que vem...mas vou. Por isso, nao falo mal do carro sem saber. Discuto as qualidades e defeitos encontrados. E acho que o Chuck esta aqui para ajudar, sem interesses, basta ver o numero de mensagens dele aqui (pequena) sem defesa ferrenha do carro!

Acho isso saudavel....Ao contrário de muitos aqui que tem a incapacidade de compreensao, a ignorancia de nao ouvir e o desconhecimento do basico. A internet, infelizmente, está cheia de nego que acha que sabe, que acha que faz, e quando se ferra, reclama de tudo como se nada prestasse.

Abç

Jorge Delmanto
Exato Jorge!

As comparações estavam bem escassas, mas parece que recomeçaram... Acho até que faz parte do Marketing do novo fabricante colar no lider do mercado...

Apesar de sua experiencia com Stark ser só via internet, acho valida a sua coleboração, bem como a de todos os outros colegas, não costumo denegrir a capacidade intelectual dos colegas, procuro filtrar o que leio por meio de uma análise filosófica, e não Ciêntifica, pois a primeira forma avalia variantes que simplesmente são excluidas do processo cientifico...

Leia um pouco para trás e verás quantos foram fabricados desde 2006... Realmente de 5 para 12 anos de idade tem diferença, principalmente se você já produz um ano após o primeiro projeto, ou espera 4 para começar a fabricar...

Talvez o estilo "Araripe" tenha feito a diferença...

CONCORDO plenamente com você, dentro de alguns anos, até imaginei 2 ou 3, o Stark será uma grande viatura...

Já te aconselhei a COMPRAR o Stark... Que são 96 mil pratas diante de um desejo?

Se ninguem conseguiu te impedir de comprar um "Rocksta", quem sou eu para de desencorajar de alguma coisa.

Jorgao
08/04/2011, 02:12
Cara, alguma coisa relacionada a injeção, módulo da injeção, sei lá, não sou expert...
mas se for relacionar aqui tudo que já aconteceu com esse jipe, vc não vai acreditar dá um baita de um livro, e chega uma hora que o saco enche mesmo viu...
Só não vou entrar em mais detalhes pra não desviar do assunto...
Valew!:concordo:

Rapaz, se não for incomodo, vou conversar com você via MP, pois quero muito reunir informações de reais infelizes com o Troller e desmistificar o porquê uns são tão felizes e outros não. Quero colocar tudo na balança pra quando chegar a hora H.

Tudo bem Giovani, mas algumas coisas tem que ser colocadas por aqui...

!- A quantidade de trollers que são fabricadas por mês é maior que as de Stark vendidas desde a sua apresentação, em 2006.

2- "...Ainda bem que o problema do Stark é só a homocinética. E segundo Chuck já está resolvido..."" O Chuck, apesar de não se apresentar no Fórun como aunciante, é revendedor da Stark, e talvez as pessoas que estão pegando a conversa pelo meio não saibam disso...

3- Estatisticamente, as quebras de Starks são absurdamente grandes, pois mesmo com recalls e consertos "velados" os problemas que vazam ainda são enormes em relação ao numero de viaturas vendidas.

4- ""..Piloto bom não é o que corre mais, é aquele sabe levar a máquina inteira até o final..."" ... PARA QUE TANTA CORRERIA, SE TODOS (UM DIA) VÃO CHEGAR LÁ!

Esse negócio de comparar Troller com Stark é cansativo.
Tem quem acha que são concorrentes e tem quem não ache.
Eu não acho.
Não teria dúvida alguma entre Troller x TR4, Troller x Stark.
Eu teria dúvida entre Troller x Wrangler.
Agora, também teria dúvida entre Stark x TR4, Stark x Jimny e por aí vai.
Cada um é cada um.

Jeff,

Delmanto, acho que o JEFF se referiu a 2006 por causa disso: http://www.inovacao.unicamp.br/report/news-jipe.shtml
que foi postado na página 19 desse tópico.
É uma novela sem fim.
Engraçado, ao ler essa matéria, evidencia-se o absurdo de dizer que não pensaram nos incentivos fiscais.

Realmente de 5 para 12 anos de idade tem diferença, principalmente se você já produz um ano após o primeiro projeto, ou espera 4 para começar a fabricar...

Talvez o estilo "Araripe" tenha feito a diferença...

Realmente JEFF :concordo:

Deixando a burocracia de lado:

Enfim,
Gente, se o problema está resolvido:
Como ele foi resolvido?
Os que já compraram o carro estão tendo recalls?
Se a fábrica resolveu, então ela admitiu o erro?
As homocinéticas novas não vão quebrar a 60 Km/h no asfalto durante um teste drive nunca mais? E nas trilhas?
Como ter certeza?
Que tipo de testes foram feitos!?
E lógico, o que ocasionava a quebra!?

Cotrim
08/04/2011, 09:19
Jeff,

Abç

Jorge Delmanto

Jorge,

Existem pessoas que só pensam em criticar, por mais absurdas que sejam essas críticas. Tem pessoas que gostam de valorizar absurdamente seus pertences, por mais podres que eles sejam.

E tem pessoas que querem conhecer, estudar e, somente após, criticar ou elogiar. Acho que este é o seu caso, certo?

Desencane de discutir, pois alguns ficam cutucando até que alguém perde a linha e manda uma resposta agressiva. Imediatamente, o provocador notifica à moderação. Mesmo já tendo ficado suspenso do fórum por alguns períodos, não aprendem.

[]'s

fernandotf
08/04/2011, 09:44
A Stark tem um pouco mais de um ano de mercado, e vendeu aproximadamente 120 unidades, sendo que uma parcela dos proprietários são sócios, parceiros ou autorizadas.

Apenas em Fevereiro de 2011, foram vendidos 133 Troller (fonte Fenabrave). Em Maio de 2010, a Troller comemorou a fabricação do número 10.000! Hoje, temos mais de 11.000 unidades de Troller rodando pelo Brasil.

Ou seja, não vejo como comparar estatisticamente os dois veículos! LÓGICO que terá mais Troller com homocinética quebrada, LÓGICO que terá muito mais proprietários insatisfeitos e satisfeito com o Troller...

Talvez, daqui dois ou três anos, teremos base para fazer comparações do tipo: "O Troller dá mais problema de motor que o Stark" ou "O Stark quebra muito mais homocinética do que o Troller", mas hoje não tem como realizar nenhuma comparação sólida entre Stark e Troller a não ser comparações óbvias como tipo de estrutura e suspensão, relação peso/potência, preço, quantidade de revendas...

De qualquer forma, este é um tópico de Stark, e não acho interessante ficar comparando as duas viaturas aqui, tendo ou não fundamento... veja o objetivo deste tópico, criado por Chuck: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=944426&postcount=1

Para especulações ou comparações, sugiro utilizarmos o tópico do Stark em Off-Topic: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793, assim não poluímos este tópico! :concordo:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/04/2011, 10:50
E-mail que recebi da entrevista do Eng. Silvio Camelo para e Revista Esport e Ação...me parece que ele já foi engenheiro da Troller, mas tenho que confirmar essa informação...

...também não conheço está revista que me parece ser da região e Fortaleza, mas estou procurando mais informações...se encontrar, posto aqui.

Jeef...saberia de alguma coisa sobre essa revista ou essa repostagem?

"
Conheço o projeto do Stark desde 2002 . Contando com o know-how de um pool formado por grandes fabricantes de autopeças e tendo muita engenharia empregada. Engenharia esta, aplicada em um dos maiores centros de engenharia mecânica e automobilística do País que é o Estado de Santa Catarina .

Fui convidado a fazer um test-drive no Stark e fiquei maravilhado com o comportamento da suspensão, firme em todos os tipos de terreno e bastante estável em estradas carroçaveis, mesmo a altíssimas velocidades. Também pudera, suspensão independente nas quatro rodas, sistemas de transmissão Dana e dois conjuntos coil-over (mola e amortecedor integrado) por roda, o que é inédito em jipes de série no Brasil.

O comportamento é excelente, lembra um automóvel, nada de body roll ( aquele movimento pendular lateral que fica balançando os ocupantes de um lado para outro, e que é bastante comum em carros com eixos rígidos).

Motor turbodiesel fornecido pela Fiat Power Train com 2.3L com generosos 127 cv de potência à 3600 rpm e um excelente torque de 300 N.m que já mostra a cara a partir dos 1800 rpm.

Um design inovador, abusando de peças em vacuum forming (pré-formados em plásticos) e carroceria em plástico reforçado com fibras fabricado pelo processo RTM que garante elevada rigidez e baixo peso. Acabamento interno e externo primoroso com materiais de primeira linha que só são utilizados em veículos de larga escala de produção.

O que mais me chamou a atenção como engenheiro foi a forma construtiva, em estrutura do tipo gaiola que dá uma elevada rigidez torsional ao chassis do veículo e uma segurança enorme em caso de acidentes. Nesta estrutura são afixados os painéis internos e externos do veículo com encaixes e vedações perfeitos.

Enfim, mais um produto nacional no segmento jipe off-road para disputar com o nosso Troller e o Agrale Marruá.

Em suma, um carro que veio para revolucionar o conceito de jipe no Brasil e no mundo, e que com certeza vai abocanhar uma bela fatia deste mercado."

Silvio Camelo

[ ]'s

Jorgao
08/04/2011, 11:34
E-mail que recebi da entrevista do Eng. Silvio Camelo para e Revista Esport e Ação...me parece que ele já foi engenheiro da Troller, mas tenho que confirmar essa informação...
[ ]'s

Chuck, acredito que já tenha trabalhado na Troller sim:

http://www.mecanicaonline.com.br/2006/05_maio/engenharia/cobra_mk.htm

"...diz o engenheiro, que tem no currículo projetos como a instalação da fábrica da Troller, e o Programa de Qualidade Fiat. "

mas parece que só mexeu em fábrica.

Gente, se o problema está resolvido:
Como ele foi resolvido?
Os que já compraram o carro estão tendo recalls?
Se a fábrica resolveu, então ela admitiu o erro?
As homocinéticas novas não vão quebrar a 60 Km/h no asfalto durante um teste drive nunca mais? E nas trilhas?
Como ter certeza?
Que tipo de testes foram feitos!?
E lógico, o que ocasionava a quebra!?

Se não for incômodo,
Alguma novidade sobre o lance da homocinética?
Quem lhe passou a informação de estar resolvido pode lhe dar mais informações?

Valeu

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/04/2011, 12:15
Jorgao

Sobre as homos, eu falei com a fábrica sobre as fotos que estão aparecendo aqui no fórum e o que me foi dito é que os carros novos não esta tendo mais quebras...que quebra de homo é coisa do passado..

...e que as fotos que possam aparecer na net, são dos Starks anteiores...

....somente isso me foi passado, nada mais.

[ ]'s

Jorgao
08/04/2011, 15:10
Jorgao

Sobre as homos, eu falei com a fábrica sobre as fotos que estão aparecendo aqui no fórum e o que me foi dito é que os carros novos não esta tendo mais quebras...que quebra de homo é coisa do passado..

[ ]'s

Ótimo Chuck. Parece uma boa notícia.
Quando tiver mais coisas, manda pra nós!
Valeu!

JEFFCATUNDA
08/04/2011, 15:30
Citação:
Postado Originalmente por JORGE DELMANTO http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1417205#post1417205)
Jeff,

Abç

Jorge Delmanto

Jorge,

Existem pessoas que só pensam em criticar, por mais absurdas que sejam essas críticas. Tem pessoas que gostam de valorizar absurdamente seus pertences, por mais podres que eles sejam.

E tem pessoas que querem conhecer, estudar e, somente após, criticar ou elogiar. Acho que este é o seu caso, certo?

Desencane de discutir, pois alguns ficam cutucando até que alguém perde a linha e manda uma resposta agressiva. Imediatamente, o provocador notifica à moderação. Mesmo já tendo ficado suspenso do fórum por alguns períodos, não aprendem.

[]'s

HERMANOTEU COTRIM ™
Novo 4x4 no Pedaço
Clique aqui e compre um igual pra gente brincar (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8845&aff=378737)

Colegas.

Tenho muita estima pela companhia de todos vocês e já me vi nessa condição de suspenso do forum, algo que realmente me afetou profundamente... E que não quero ver acontecer de novo.

É por esse motivo que não mais vou por comentários neste topico, Não vendo esses produtos e não tenho relação comercial com nenhum deles, mas como não me veem como isento, devo me afastar portanto.

Boas pesquisas e bons negócios a todos!

Finalizo respondendo ao Chuck:

...também não conheço está revista que me parece ser da região e Fortaleza, mas estou procurando mais informações...se encontrar, posto aqui.

Jeef...saberia de alguma coisa sobre essa revista ou essa repostagem?

-Conheço sim, a Revista ESPORTE E AÇÃO é daqui de Fortaleza, do colega Ricardo. Ela tem parceria com a NORDESTE 4X4, que representa os Starks aqui no Ceará.

"
Conheço o projeto do Stark desde 2002 . Contando com o know-how de um pool formado por grandes fabricantes de autopeças e tendo muita engenharia empregada. Engenharia esta, aplicada em um dos maiores centros de engenharia mecânica e automobilística do País que é o Estado de Santa Catarina .

""PROJETO STARK, DESDE 2002""... Então são 10 anos para produzir 120 unidades, quase 90 das quais, adquiridas por sócios do projeto...

Fui convidado a fazer um test-drive no Stark e fiquei maravilhado com o comportamento da suspensão, firme em todos os tipos de terreno e bastante estável em estradas carroçaveis, mesmo a altíssimas velocidades. Também pudera, suspensão independente nas quatro rodas, sistemas de transmissão Dana e dois conjuntos coil-over (mola e amortecedor integrado) por roda, o que é inédito em jipes de série no Brasil.

-O Stark é macio e se comporta realmente muito bem em curvas, como todo automovel

O comportamento é excelente, lembra um automóvel, nada de body roll ( aquele movimento pendular lateral que fica balançando os ocupantes de um lado para outro, e que é bastante comum em carros com eixos rígidos).

- ""lembra um automóvel""... Na verdade, lembra um BUGRE, o jogo dele é muito parecido com o dos Bugres, acho que pendular transversal... Passei 6 anos andando exclusivamente em bugres, como único carro, possui CUMBUCO, TAIBA E FIBER... Lembrei muito mesmo, mesmo balanço.

Motor turbodiesel fornecido pela Fiat Power Train com 2.3L com generosos 127 cv de potência à 3600 rpm e um excelente torque de 300 N.m que já mostra a cara a partir dos 1800 rpm.

- Um motor menor, que já conheci com elevação de potencia para proximo de 180 cv, para o mesmo sistema de transmissão DANA do lider da categoria, deveria forçar menos... A durabilidade desse motor, utilizado para esse fim ainda é uma incógnita...

Um design inovador, abusando de peças em vacuum forming (pré-formados em plásticos) e carroceria em plástico reforçado com fibras fabricado pelo processo RTM que garante elevada rigidez e baixo peso. Acabamento interno e externo primoroso com materiais de primeira linha que só são utilizados em veículos de larga escala de produção.

-As peças plásticas tem o acabamento irregular, bem como parecem sofrer de-formações após produzidas, não sei se por influência climático, ou por eventuais fixações à carroceria. O resultado é que as pontas, como as do capô ali onde fazem o acabamento dos farois, em 4 Starks que vi tinham angulos diferentes, como se tivessem deformado. A cor dos plásticos não é dada por pintura, eles já são produzidos com a cor final, como um utensilio doméstico de plástico. Ranhuras e arranhões se mostram bem mais ao sol.

O que mais me chamou a atenção como engenheiro foi a forma construtiva, em estrutura do tipo gaiola que dá uma elevada rigidez torsional ao chassis do veículo e uma segurança enorme em caso de acidentes. Nesta estrutura são afixados os painéis internos e externos do veículo com encaixes e vedações perfeitos.

- Nos dois Starks que dirigi, as portas trazeiras faziam muito barilho, bem como apresentaram rangido de torção também, quanto a vedação, não posso informar, mas os encaixes das peças plásticas tem irregularidades e rebarbas por conta acho até da maleabilidade do material plástico.

Enfim, mais um produto nacional no segmento jipe off-road para disputar com o nosso Troller e o Agrale Marruá.

-Disputar o asfalto com o troller, em conforto, ele disputa e até ganha, mas não vejo em que um Stark pode disputar com um Marruá...

Em suma, um carro que veio para revolucionar o conceito de jipe no Brasil e no mundo, e que com certeza vai abocanhar uma bela fatia deste mercado."

Silvio Camelo
[ ]'s

-Esse ultimo parágrafo é bem mais profundo que parece... Um carro com conceito de jipe, ou um jipe com conceito de carro?...

Finalizo então meus comentários por aqui, ainda prefiro os Jipes, tenho 2, um Samurai e um troller, mesmo que seja somente para ir ao Shops, como dizem alguns colegas.

Sucesso e Boa Ssorte aos colegas compradores e vendedores de Stark!

Jefferson catunda.

JORGE DELMANTO
08/04/2011, 16:15
Acho que o Jeff vai ficar doente e morrer se nao fizer as criticas dele aqui...:putz:

Vamos esperar o aviso e ir de Stark no velorio!:mrgreen:

Abç

Jorge Delmanto

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/04/2011, 17:11
E-mail que acabei de receber:

A TAC SA e a IAI (Israel Aerospace Industries) têm o prazer de convidar V.Exa.
a nos visitar na LAAD - Defence & Security 2011, no Riocentro, Rio de Janeiro,
entre os dias 12 a 14 de abril, das 10 às 19 Hs, e no dia 15 de abril, das 10 às 17 Hs.
Nosso estande estará localizado no Corredor 4, nº H-30, no Pavilhão de Israel.

Na ocasião será possível conhecer o fruto desta parceria, o STARK - IRV.

Trata-se de um veículo especial equipado eletronicamente para suprir as funções
de Inteligência, Reconhecimento e Vigilância; Sua atuação no Brasil será voltada para
ações de controle de fronteiras apoiando ações de combate ao narcotráfico e tráfico
de armas, bem como segurança de perímetro nas praças dos grandes eventos que
acontecerão no Brasil nos anos vindouros;

Seus sistemas embarcados permitem Vigilância 24hs com uso combinado de Radar,
Câmeras termosensoras e Magnetômetros digitais; Seu Radar detecta eventos
classificados em seu software como "de interesse" e escraviza a Câmera dia-e-noite
na direção daquele alvo, enquanto o Magnetômetro executa o scanning da banda de
rádiofrequências monitorando sistemas celulares, talk-about e outros; Com frequência
de 7 minutos, a computação de bordo elabora um Relatório de Inteligência com
imagens geo-circunstanciadas e áudios enviando-as via rádio digital à um
Centro Tático (Comando e Controle) para intervenção.

[ ]'s

novus
08/04/2011, 17:25
Bom, eu tava esperando fabricarem com banco taseiro bipartido, mas já me contento com essa "pequena" modificação ae...:mrgreen:

MaGao
08/04/2011, 17:32
Jeff,

Vc não entendeu ainda não? o Stark começou a ser vendido depois.. antes não era aberto ao publico.. 10anos mais não aberto ao publico.. outra coisa.. ainda não comprei suzuki novo pois tenho medo de ir embora denovo.. e ai ? tem muitos que não compram pois é novo e querem esperar.. isso de comparar venda..

Faz assim.. compara as vendas de troller RF (acho que foi o primeiro que era tubular) com o stark.

Abraços,

Giovani
08/04/2011, 17:32
Stark rabecão...:lol::lol:

Pena que uma versão 4 portas ainda não esteja nos planos...

[]'s

JORGE DELMANTO
08/04/2011, 17:47
Também achei estranho essa encumpridada que deram, mas deve ser para caber todos os equipamentos citados.

Pontos positivos: Ao menos, criaram uma grade de proteção para os farois nas trilhas...:mrgreen::mrgreen:

Abç

Jorge Delmanto

jose luiz oliveira
10/04/2011, 22:23
Também achei estranho essa encumpridada que deram, mas deve ser para caber todos os equipamentos citados.

Pontos positivos: Ao menos, criaram uma grade de proteção para os farois nas trilhas...:mrgreen::mrgreen:

Abç

Jorge Delmanto
Mas nao tivemos noticias se as peçinhas de vidro foram trocadas.Será????

JORGE DELMANTO
10/04/2011, 22:45
José Luiz, vc nao deve ter lido:

Jorgao

[ ]'s

Ou seja, teve retorno sim...e nao foi apeno o Chuck que falou. Em conversa com dois proprietários do sul, eles tb me falaram q houve modificação e que eles nunca tiveram problemas.

Segundo o Chuck, ja foi resolvido o problema...resta assim saber se há algum proprietário de strak aqui no forum para reclamar, porque de especulação isso ta cheio!

Isso está me lembrando de quando comprei, em 1998, uma defender 90 recem chegada ao Brasil e varios amigos jiperios me falaram: "vai pegar um arame farpado em trilha e abriri o carro todo"!

Eu vou comprar um Stark para experimetar e ai posto minhas opinioesw, sem espculação, sem meias palavras. Se for ruim, falo mal, se for bom, elogio!

Abç

Jorge Delmanto

CAVESO
10/04/2011, 22:56
Lindão esse stark laranja, hein!

jose luiz oliveira
11/04/2011, 20:47
Pocha vida Zé Luiz ,vira o disco camarada.
Vê se conta pro pessoal o que voce viu de bom , acho que é isso que eles querem saber.
Aliás conta aí sobre a (Perdidas) trilhinha basica que voce ficou com medinho de por seu T4 , que pelo que vc tanto fala deve ter eixos , homocineticas etc de titânio ,nao quebra nunca (tambem nao vai na trilha!!!!!).
Srs. vejam as fotos, e voce Jose Luiz da proxima que eu te convidar pode deixar a viatura de (Shops) como voce mesmo diz , em casa, pois do jeito que ela esta nao acompanha os stark´s nao :discordo:, tem que ralar demais. .
Caros amigos , me desculpem, mas o cara já me torrou o saco.:odedo:Abç, e se precisarem de informaçoes, estou á disposiçao.
Andre .
Andre,só nao entrei naquela trilha com voces porque tinha certeza que iria moer a minha viatura (voces sao loucos) tem lugar ali que nao se passa nem a pé.Fiquei sabendo que ficou 2 troller pra buscar no outro dia, pra mim nao dá.
Voce tá muito nervosinho comigo, fica assim nao companheiro!!!!!!!!!!!!!!!!

Lucio Flávio
11/04/2011, 21:37
Senhores,

Estou em um projeto, novo, arrojado. Um motor-home 4x4.
Para tanto estou me despedindo do forum, pois vendi o Stark.

Aqui deixo minhas palavras em respeito ao Stark. Um veículo 4x4 especial que me deu ótimas alegrias nas trilhas, Valeu jipão.

Quando parar com o novo projeto, talvez 2013, tenho a certeza que irei comprar outro Stark, Zero ou usado, ele será sempre campeão.

Sr. José Luiz, mande seu endereço, que envio a voce, as tres pontas de eixo quebradas de meu ex-trololó 2010.

Abraços a todos. Acreditem, Stark é alegria 4x4.

Lucio

fernandotf
11/04/2011, 22:06
Senhores,
Aqui deixo minhas palavras em respeito ao Stark. Um veículo 4x4 especial que me deu ótimas alegrias nas trilhas, Valeu jipão.
Quando parar com o novo projeto, talvez 2013, tenho a certeza que irei comprar outro Stark, Zero ou usado, ele será sempre campeão.
Sr. José Luiz, mande seu endereço, que envio a voce, as tres pontas de eixo quebradas de meu ex-trololó 2010.
Lucio

Lucio, boa sorte em sua nova aventura! Obrigado pelos relatos e fotos, contribuiu muito para este fórum!

Espero que continue participando do 4x4Brasil... nos vemos por aí!

fernandotf
11/04/2011, 22:17
http://www.youtube.com/watch?v=dR1su1qQ2G0
http://www.youtube.com/watch?v=6AlllnqxVbI

CarlãoBH
11/04/2011, 22:31
Senhores,

Lucio
Lucio, por que vc nao abre um topico na seção "frota 4x4" para este novo projeto? Seria interessante acompanhar a construçao desse monstrao :concordo:

JORGE DELMANTO
12/04/2011, 00:09
Jorge te mandei uma mensagem privada.Ok!!!!!!!

Andre, lido e respondido....obrigado pela atencao

Jorge

JORGE DELMANTO
12/04/2011, 00:11
Andre,só nao entrei naquela trilha com voces porque tinha certeza que iria moer a minha viatura (voces sao loucos) tem lugar ali que nao se passa nem a pé.Fiquei sabendo que ficou 2 troller pra buscar no outro dia, pra mim nao dá.
Voce tá muito nervosinho comigo, fica assim nao companheiro!!!!!!!!!!!!!!!!

Jose luiz,

Vc nao faz trilha, nao entra com seu carro em trilha e ainda assim continua falando mal do stark, sem saber?

MaGao
12/04/2011, 01:10
Stark mais bonito que ja vi muito lindo hehhee ta chipado esse ?

Leandro-df
12/04/2011, 19:39
Novo Stark custará mais de 1 milhão de reais a unidade. Não errei, este é o preço mesmo.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-militar-custara-1-150-000-reais/

fernandotf
12/04/2011, 20:00
Novo Stark custará mais de 1 milhão de reais a unidade. Não errei, este é o preço mesmo.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-militar-custara-1-150-000-reais/

Por de R$ 1.150.000,00 cada, bem que a TAC podia ter feito algo decente, como uma versão 4 portas, em vez daquele "puxadinho" horroroso na traseira! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

MaGao
13/04/2011, 02:51
Chuck,

olha o bixão e sua desenvoltura na areia..

http://www.youtube.com/watch?v=_OxBdsmzp4Q
http://www.youtube.com/watch?v=_OxBdsmzp4Q

não sei em que marcha está.. mais perceba que ele anda bem mais veloz e esse paredão é alto pacas..

Abraços,

CAVESO
13/04/2011, 12:41
Valente o bicho na areia, hein!

MaGao
13/04/2011, 14:36
Caveso,

Eh sim muito valente o bixao.. Postei para depois niguem ficar falando que o stark na areia Nao presta... E tambem para demonstrar ap Chuck que a velocidade interfere muito em areia..

Abracos

fernandotf
14/04/2011, 10:31
TAC OFICIALIZA QUE VAI DEIXAR JOINVILLE

A Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC), fabricante do jipe Stark, vai mesmo sair de Joinville. Em edital publicado, o presidente do conselho da empresa, José Fernando Xavier Faraco, convoca assembleia de acionistas para o dia 28 de abril. Nesta data, será oficializada mudança do negócio para o condomínio Aratu Park Center, no município de Simões Filho, na Bahia. Na mesma assembleia, será elevado o capital social de R$ 22 milhões para R$ 100 milhões. No Estado nordestino, os incentivos fiscais são mais atraentes para o empreendimento deslanchar.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3273915.xml&template=4191.dwt&edition=16891&section=886

unmoralisch
14/04/2011, 19:19
^^ Gostaria de agradecer ao governo federal por tirar mais uma empresa de minha cidade, a Athletic (aparelhos de ginástica) já foi pra Manaus, agora é a vez da TAC, ambas por falta de incentivos fiscais... Engraçado vai ser o nome, Tecnologia Automotiva Catarinense na Bahia...

fernandotf
14/04/2011, 20:31
^^ Gostaria de agradecer ao governo federal por tirar mais uma empresa de minha cidade, a Athletic (aparelhos de ginástica) já foi pra Manaus, agora é a vez da TAC, ambas por falta de incentivos fiscais... Engraçado vai ser o nome, Tecnologia Automotiva Catarinense na Bahia...

Pois é, realmente é uma pena... a TAC chamará Tecnologia Automotiva Caiçara, hehehe

Ainda tem a fábrica da Vorax em Blumenau, e o mais engraçado que receberá incentivos fiscais!

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3228523,Fabrica-do-Vorax-sera-instalada-na-Itoupavazinha-em-Blumenau.html

Pq a TAC não conseguiu tais incentivos? Ou recebeu mas ainda são poucos comparados com os incentivos Nordestinos?

Kim
14/04/2011, 20:38
É uma notícia triste para o sul.

A Grandene, no estado do Rs fez o mesmo caminho.

A TAC, agora se chamará TAB!

Gordinhocross
14/04/2011, 22:49
O nome Verdadeiro vai ser TACO (Tecnologia Automotiva do Cabrunco Oxente)

ZCC
15/04/2011, 00:34
Mais duas fotos do stark militar

http://img.idrops.terra.com.mx/framework2/ImgPreview.aspx?crop=1&noupsize=1&w=619&h=464&file=http://img.terra.com.br/i/2011/04/13/1851360-3762-atm14.jpg

http://img.idrops.terra.com.mx/framework2/ImgPreview.aspx?crop=1&noupsize=1&w=619&h=464&file=http://img.terra.com.br/i/2011/04/13/1851362-4366-atm14.jpg

Eu havia reparado que na frente das portas tinha um cilindro, agora nessa foto parece que é um cilindro hidraulico, será que é pra deixar a viatura firme enquanto o radar tá ativo?

Eu gostei dessa traseira alongada e tem teto solar também :D

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/04/2011, 10:10
Resumo de notícias sobre o Stark IRV

http://www.revistamercadobrasil.com.br/novidades/148-veiculo-fabricado-no-brasil-foi-desenvolvido-em-parceria-com-a-empresa-israelense-iai-elta (http://www.revistamercadobrasil.com.br/novidades/148-veiculo-fabricado-no-brasil-foi-desenvolvido-em-parceria-com-a-empresa-israelense-iai-elta)

http://www.revistapremier.com.br/site/Blog/BlogPremier.aspx (http://www.revistapremier.com.br/site/Blog/BlogPremier.aspx)

http://www.quintamarcha.com.br/tac-motors-passara-a-produzir-tambem-uma-versao-militar-do-jipe-stark/ (http://www.quintamarcha.com.br/tac-motors-passara-a-produzir-tambem-uma-versao-militar-do-jipe-stark/)

http://www.bfbrasil.com/forum/showthread.php?79566-Empresa-brasileira-apresenta-ve%EDculo-de-seguran%E7a-de-R-1-15-mi (http://www.bfbrasil.com/forum/showthread.php?79566-Empresa-brasileira-apresenta-ve%EDculo-de-seguran%E7a-de-R-1-15-mi)

http://netjudaica.blogspot.com/ (http://netjudaica.blogspot.com/)

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=75934997 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=75934997)

http://defense-update.com/wp/category/6_technology/defense-electronics (http://defense-update.com/wp/category/6_technology/defense-electronics)

http://jacarapeba.blogspot.com/2011/04/tac-stark-militar-custara-1150000-reais.html?zx=537c42ad0b08e5e1 (http://jacarapeba.blogspot.com/2011/04/tac-stark-militar-custara-1150000-reais.html?zx=537c42ad0b08e5e1)

http://bahiaexpedition4x4.blogspot.com/2011/04/noticias-tac-stark-militar-custara.html (http://bahiaexpedition4x4.blogspot.com/2011/04/noticias-tac-stark-militar-custara.html)

http://www.rac.com.br/blog/blog_post.php?blog_id=13&post_id=28238 (http://www.rac.com.br/blog/blog_post.php?blog_id=13&post_id=28238)

[ ]'s

unmoralisch
16/04/2011, 09:49
É uma notícia triste para o sul.

A Grandene, no estado do Rs fez o mesmo caminho.

A TAC, agora se chamará TAB!

Pois é, realmente é uma pena... a TAC chamará Tecnologia Automotiva Caiçara, hehehe

Ainda tem a fábrica da Vorax em Blumenau, e o mais engraçado que receberá incentivos fiscais!

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3228523,Fabrica-do-Vorax-sera-instalada-na-Itoupavazinha-em-Blumenau.html

Pq a TAC não conseguiu tais incentivos? Ou recebeu mas ainda são poucos comparados com os incentivos Nordestinos?

Pois Fernando, creio que não seja o suficiente, o IPI em SC é de 7% e na Bahia é 0%... A diferença é muito grande! IPTU é fichinha perto destes impostos! O Vorax sim será um carro artesanal, nada de grande escala, talvez não influenciará da mesma forma que influenciou a TAC que pretendia produzir em média escala a quantidade de automóveis por mês!

Bem, boa sorte pra eles, Simões Filho é o município mais violento da Bahia e com estradas péssimas! Eu ainda acho que é um tiro no escuro, sair de um município muito seguro para o padrão das cidades médias no Brasil, referência em metal mecânica com mão de obra qualificada, ainda mais com a vinda da fábrica de motores da GM que chamará vários fornecedores de peças etc... Isto sem contar a logística, uma região com 4 grandes portos em menos de 300km (Paranaguá, Itapoá, São Francisco do Sul e Itajaí), 4 aeroportos em menos de 350km (Curitiba, Joinville, Navegantes e Florianópolis), não é assim em qualquer lugar que tem... Se duvidar estes incentivos nem serão tão vantajosos assim em detrimento aos serviços e a logística oferecida aqui! Sei lá se estou falando besteira, mas voilá... Já era mesmo!

CAVESO
16/04/2011, 11:33
Para cada mudança de estado eles levam uma bolada do meu, do seu, do nosso dinheiro....

Pra que ganhar pouco dinheiro fabricando e vendendo carros se dá pra ganhar muito especulando com incentivos públicos?

É só acrescer mais uma letra A ao nome: Tecnologia Automotiva do ACarajé

ZCC
16/04/2011, 19:12
Leva uma bolada? Como?

Acho que essa decisão teve de ser tripensada, pois ficam longe do maior mercado que é SP e RJ - certamente é um baita custo mover toda a planta de lugar

MaGao
16/04/2011, 19:35
Zcc Ai que se engana.. Maior mercado de jipis Eh nordeste....

Abracos

CAVESO
17/04/2011, 00:40
A Ford foi para camaçari e pergunte aos americanos se eles querem voltar para o sudeste.......

Se tiver uma logística bem feita, a distância não é problema!

hercilio.neto
17/04/2011, 01:51
Certamente os motivos que os levaram não são sentimentais.
Muitas indústrias estão indo para o nordeste e centro-oeste porque é realmente viável.
Embora o sul e o sudeste ofereçam melhor logística, a manutenção das plantas por aqui é muito mais cara.

fernandotf
18/04/2011, 11:01
Referente a logistica, o motor da Fiat vem de Minas Gerais, e a TAC tem uma parceria com a TMAR (www.transportedeveiculos.com.br). O Nordeste recebeu muito investimento na área automotiva, e existem muitos profissionais qualificados e excelentes fábricas! Não vejo problemas da fábrica estar na Bahia ou qualquer outro estado Nordestino.

A maior questão, na minha opinião, é a "mudança de regra durante o jogo", pois há muitos parceiros catarinenses envolvidos, como o SC Parcerias que já investiu milhões na TAC e tem cerca de 11% do seu capital!

Acredito que a TAC esteja resolvendo todas estas questões da melhor forma possível, e será muito bom ver o Stark com custo equivalente ao seu maior rival!

MaGao
18/04/2011, 11:27
Isso envolve muito $$.. então não fariam isso sem ter as soluções ja definidas..

a proposito mais videos de stark ? posta ai chuckkk

Abarços,

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
18/04/2011, 12:58
MaGao

Vídeo novo eu não tenho nada pois fique parado este fim de semana, mas segue em anexo as fotos do encontro de Starks que aconteceu neste último sábado...

...mas o que eu posso dizer é que em + ou - 60 dias todos poderão ver o meu Stark (e eu :-D) em ação nas TV todo o domingo...mas isso é um assunto pros próximos capítulos...mais do que isto não posso falar agora...hehehe ;-)

[ ]'s

MaGao
18/04/2011, 13:03
Chuck,

Agora gostei de ver kkkk

Abracos

fernandotf
18/04/2011, 13:16
MaGao
Vídeo novo eu não tenho nada pois fique parado este fim de semana, mas segue em anexo as fotos do encontro de Starks que aconteceu neste último sábado...
...mas o que eu posso dizer é que em + ou - 60 dias todos poderão ver o meu Stark (e eu :-D) em ação nas TV todo o domingo...mas isso é um assunto pros próximos capítulos...mais do que isto não posso falar agora...hehehe ;-)
[ ]'s

Chuck, bacana as fotos! :palmas:

Onde foi o passeio? Muito bonito a paisagem!

CAVESO
18/04/2011, 14:32
Como tem Stark amarelo com preto, hein?

Essa combinação é show!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
19/04/2011, 11:22
Notícias sobre o Gaúcho de rallye 4x4

O Stark chegou em 2° lugar na 3° etapa do Campeonato Gaúcho de rallye 4x4 na categoria graduados e se mantém em 1° na classificação geral.

Fernandotf

Esse passeio foi em Floripa.

[ ]'s

Punch
19/04/2011, 20:05
Ué, achei que já estava fechada a transferência da TAC para a Bahia, mas pelo jeito não:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-quer-construir-fabrica-no-ceara/

Giovani
19/04/2011, 20:14
Ué, achei que já estava fechada a transferência da TAC para a Bahia, mas pelo jeito não:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-quer-construir-fabrica-no-ceara/

"Fonte: Governo do Ceará":rolleyes:

Mas é bom que haja uma disputa entre os estados. Quem sabe o Ceará não "dá" mais...

[]'s

mauriciof
19/04/2011, 20:26
aparentemente quem deve estar negociando a transferência da TAC é o Assis, irmão do Ronaldinho Gaúcho

AlemãoRS
20/04/2011, 10:25
aparentemente quem deve estar negociando a transferência da TAC é o Assis, irmão do Ronaldinho Gaúcho

Muito boa...:mrgreen:
E como sempre, só a empresa vai sair ganhando com isso!
Para nós consumidores, nada vai mudar!

Pavani
20/04/2011, 11:49
mauriciof,

Sem palavras! ahahahahaa

Pavani

Punch
20/04/2011, 14:05

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

fernandotf
20/04/2011, 15:39
Parece que a TAC não vai mudar de sigla...

TAC Motors negocia fábrica no Ceará

Até 30 de abril, a brasileira TAC Motors define onde vai investir R$ 80 milhões em uma fábrica. Produzirá o Stark 4WD, que já é vendido no Ceará

20.04.2011| 01:30

ATAC Motors negocia a instalação de uma fábrica no Ceará. Para produzir, a princípio, o jipe Stark 4wd, a empresa pretende investir R$ 80 milhões nos primeiros cinco anos, informou ontem ao O POVO o presidente executivo da montadora, Neimar Braga.

Os executivos da montadora brasileira já estiveram no Ceará por duas vezes. Na primeira delas, em março, reuniram-se com o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Mauro Filho. Mais recentemente, o encontro foi com o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra.

“Apresentamos as condições que estamos buscando. No início de maio, teremos a resposta se o governo aceita ou não. Precisamos de um pacote fiscal e linha de financiamento de longo prazo, alguma linha que o Governo do Estado fosse o grande apoiador. Tem que ter um apelo institucional muito grande. É um carro brasileiro”, argumenta Braga.

O Ceará disputa a fábrica da TAC com a Bahia, onde as negociações estão avançadas. Entretanto, existem insatisfações do investidor.

Para atender às exigências, Braga diz que o fator decisivo é “além de atender os requisitos, dar velocidade ao tramite documental, burocrático. Em trinta dias já conseguimos duas reunião no Ceará. Na Bahia, levamos de quatro a seis meses”.

A primeira fase do projeto, em quatro anos, a produção será de três mil automóveis por ano do primeiro modelo (Stark 4wd). Em seguida, deve chegar a 10 mil carros por ano, contemplando cinco modelos. Consolidado o negócio, a fabricação terá início em julho de 2011.

Matriz
Neimar Braga comentou que o projeto da TAC Motors existe há seis anos. Ele possui uma fábrica de protótipos em Joinville, Santa Catarina.

No Ceará, a Evolution Concessionária Stark já vende o jipe, que promete mexer no mercado, liderado pela Troller (da Ford), que possui fábrica em Horizonte.

O proprietário da loja, Roberto Silveira, afirma já ter vendido cinco carros em menos de um mês de funcionamento. O Stark 4wd está custando R$ 98 mil.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Ceará dá início a um novo período de captação de empresas. São cimenteiras, fábricas de louças e, agora, uma montadora. A burocracia tem sido um entrave para fixação de grandes projetos.

Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br

http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/04/20/noticiaeconomiajornal,2130280/tac-motors-negocia-fabrica-no-ceara.shtml

Giovani
20/04/2011, 15:45
5 modelos!:shock:

Aí a conversa muda...

A Troller está perdendo tempo com 4 portas...

[]'s

fernandotf
20/04/2011, 15:50
5 modelos!:shock:
Aí a conversa muda...
A Troller está perdendo tempo com 4 portas...
[]'s

Além dos 5 modelos, fiquei surpreso com a projeção de vendas para os próximos quatro anos: 3.000 Stark por ano, que dá uma média de 250 por mês. Como referência, o Grand Vitara vende quase 300 unidades por mês, e o Troller, 120.

Após este período, a TAC pretende vender 10.000 unidades/ano, a mesma quantidade de vendas que a Pajero TR4...

leobnaval
20/04/2011, 16:02
A projeção de vendas foi bem "humilde" pra quem vende poucas dezenas por ano...

Terá 5 modelos: o Stark 4wd, o 2wd, o alongado para aplicação militar que com equipamentos custa a bagatela de 1,15 milhões, falta só mais 2 modelos???

Quem sabe um dia ainda ande num desses, por isso é melhor não cuspir pra cima...

[]s

Giovani
20/04/2011, 16:03
Além dos 5 modelos, fiquei surpreso com a projeção de vendas para os próximos quatro anos: 3.000 Stark por ano, que dá uma média de 250 por mês. Como referência, o Grand Vitara vende quase 300 unidades por mês, e o Troller, 120.

Após este período, a TAC pretender 10.000 unidades/ano, a mesma quantidade de vendas que a Pajero TR4... ambicioso!
Nessa projeção já não confio muito. Tem muita água para passar por baixo da ponte...
O modelo atual não vende mais pq acabou o gá$, para investir na publicidade. Ainda é comum falar com alguém na rua que nunca viu ou ouviu sobre ele.
Vamos ver o que muda neste aspecto com a mudança de endereço.

Mas 5 modelos é bem possível. Know-how a TAC tem. E a engenharia tem que estar trabalhando em alguma coisa, pois o Stark não precisa mais do que pequenos ajustes.
Tomara que o rabecão militar não conte como outro modelo...:lol:

[]'s

leobnaval
20/04/2011, 16:08
Se ele não um outro modelo o que ele é? a mesma versão?

Giovani
20/04/2011, 16:13
Se ele não um outro modelo o que ele é? a mesma versão?
Prefiro acreditar que é apenas um protótipo. Ficou muito escroto...:lol:

Uma versão definitiva deve ser fabricada mais adiante, aí sim, contando como novo modelo.

[]'s

leobnaval
20/04/2011, 16:24
Prefiro acreditar que é apenas um protótipo. Ficou muito escroto...:lol:

X2, fazer o que né...

[]s

CAVESO
20/04/2011, 17:29
Projetar vendas é uma coisa.....

Fabricar e vender é outra!

Puro papo de marketeiro querendo ganhar incentivo fiscal!

ZCC
20/04/2011, 20:25
A projeção de vendas foi bem "humilde" pra quem vende poucas dezenas por ano...

Terá 5 modelos: o Stark 4wd, o 2wd, o alongado para aplicação militar que com equipamentos custa a bagatela de 1,15 milhões, falta só mais 2 modelos???

Quem sabe um dia ainda ande num desses, por isso é melhor não cuspir pra cima...

[]s

Eu chuto que os dois modelos restantes são a Pick-up cabine simples e a Pickup Cabine dupla

um 2wd com um preço de uns 60mil com um bom marketing poderia incomodar muito o mercado

leobnaval
21/04/2011, 08:56
Eu acho que as outras 2 versões são o 2 wd e o 4wd com capota de lona hahahahahaha

[]s

ZCC
24/04/2011, 15:49
Pode ser também, até porque se fizerem uma versão com capota de lona eles podem abocanhar uma parcela maior do mercado militar - mas acho que daria bastante trabalho adaptar a gaiola pra ser uma capota de lona sem nem ferro na parte de cima, só com o santo antônio

RHL
26/04/2011, 11:42
alguém tem alguma notícia a respeito da mudança da fábrica da TAC pra Bahia?

novus
26/04/2011, 21:49
Uma pergunta pro pessoal que já comprou o Stark:

O ar condicionado funciona bem realmente?
Pergunto pois nessa época do ano aqui no sul o frio já tá batendo e tenho que andar com o ar desligado pra não morrer de frio, já que o ar condicionado que dizem ter na concorrência, não passa de ar quente/ar frio. Parecem agua e óleo, não se misturam...:mrgreen:

fernandotf
27/04/2011, 13:02
alguém tem alguma notícia a respeito da mudança da fábrica da TAC pra Bahia?

Amanhã saberemos para onde a TAC vai em 2013...

TAC Motors

No próximo dia 28 de abril, a montadora catarinense TAC Motors definirá os novos investimentos para sua planta em Joinville e decidirá onde será erguida a nova fábrica. Entre as possíveis localizações, há Manaus (AM), a região da Grande Fortaleza (CE) e da Grande Salvador (BA). No entanto, as obras devem começar só depois de 2013, data limite do contrato de exclusividade que a montadora tem com o governo de Joinville, onde está sediada.

A TAC fabrica o jipe militar Stark 4WD desde 2009 e já vendeu 130 unidades. O veículo especial foi desenvolvido em parceria com a empresa israelense IAI Elta, líder mundial no desenvolvimento e produção de sistemas de defesa e segurança interna. Os motores são da Fiat.

Gordinhocross
27/04/2011, 18:48
Boa noite amigo, gostaria se saber o que está achando do jipe??? Estou decidindo entre o Stark ou Troller. Aguardo uma boa resposta obrigado.

novus
27/04/2011, 20:41
Uma pergunta pro pessoal que já comprou o Stark:

O ar condicionado funciona bem realmente?
Pergunto pois nessa época do ano aqui no sul o frio já tá batendo e tenho que andar com o ar desligado pra não morrer de frio, já que o ar condicionado que dizem ter na concorrência, não passa de ar quente/ar frio. Parecem agua e óleo, não se misturam...:mrgreen:

Alguém?
Sei que tem gente que usa o Stark ha algum tempo aqui...:bye:

JORGE DELMANTO
28/04/2011, 06:36
Novus,

Quando procurei informações sobre o Stark, acabei falando com 4 proprietários .

A grande maioria é ai do Sul....em Floripa tem 2.....Acho mais facill vc encontra-los na rua do que por aqui...

Abç

Jorge

novus
28/04/2011, 09:22
Novus,

Quando procurei informações sobre o Stark, acabei falando com 4 proprietários .

A grande maioria é ai do Sul....em Floripa tem 2.....Acho mais facill vc encontra-los na rua do que por aqui...

Abç

Jorge

Valeu, Jorge!

Mas continuo esperando alguma boa alma, que possa dar a resposta por aqui mesmo.

Lucio Flávio
28/04/2011, 09:34
Tem revenda stark em Florianópolis, ao inves de ficar lendo bate papo de troleiro no post do Stark, vai lá ver de perto e fazer um tst drive, o pessoal de lá é fera. Tem que agendar, pois eles atendem gente pra caramba, o grupo é forte, fazem passeios rally, trilhas etc etc.

Neste final de semana, vai ter um evento volta a ilha, com 3,6 mil participantes, o pessoal da revenda vai dar um apoio aos organizadores, de Stark... valeu????

JORGE DELMANTO
28/04/2011, 09:55
Novus,

O Lucio Flávio tem um Stark e ja postou algumas opinioes sobre o carro.

Eu segui exatamente a linha de raciocionio dele. Sou proprietario de Troller há mais de 10 anos (estou no meu 3 troller), e faço trilhas pesadas e expediçoes ha mais de 25 anos...

Adoro o Troller (com seus defeitos e tudo) mas nao sou como muitos daqui que defendem cegamente a marca (talves ate hj pela falta de concorrentes) .

Li muita besteira sobre o Stark e de pessoas que nem sabem como ligar a roda livre de um jipe.

Assim, fui diretamente na fonte.

Abra o site da TAC e veja as revendas. Muitas delas, como a de Porto Alegre (do Chuck que criou este post) , tem fotos e videos.

Veja em BH a revenda do André, q tb sempre se colocou a disposição para dar informaçoes...

Mande mensagem em PVT pois tem muita gente q tem Stark e que nao curte ficar postando aqui e depois ter q se eternizar respondendo sobre mentiras e desinformações alheias.

Boa sorte

Jorge Delmanto

novus
28/04/2011, 11:22
Lucio e Jorge.

Sem querer generalizar e ofender o pessoal que ganha a vida vendendo carros sejam quais forem.
Mas uma coisa é vc pedir informações para o vendedor do carro e outra é pedir pra quem tem o carro e entende o assunto. Mas se é tão dificil conseguir informações, que é o objetivo principal desse tópico, então deixa pra lá. :stop:
Abs.

Em tempo:
Conheço o pessoal da concessionária, temos negocios em comum.

JORGE DELMANTO
28/04/2011, 15:41
Novus

Foi exatamente isso que pensei ... e fiz!

Dai, entrei em contato com varios amigos, que retransmitiram mensagens a outros e fiz uma lista de donos de Stark.

Peguei os mais experientes em trilha - meu interesse - e entrei em contato.

Tb acho q o lado comercial pesa nesse caso e muitas omissoes surgem.

Abç

Jorge Delmanto

fernandotf
29/04/2011, 09:23
Um pacote de incentivos. Isso é o que falta para a empresa joinvilense TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) levar a fabricação do jipe Stark 4X4 para o Ceará. Depois de pelo menos duas reuniões com o governo cearense, em vez de ir para a Bahia, a TAC está apenas aguardando uma proposta do governo do Ceará para investir R$ 80 milhões nos primeiros cinco anos de atividade da empresa. A reunião mais recente com os nordestinos foi há poucas semanas, com o presidente do Cede (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico), Ivan Bezerra.

Para viabilizar o investimento, a TAC estaria elevando seu capital atual de R$ 22 milhões para R$ 100 milhões. Uma assembléia realizada na quinta-feira (28/4) entre os acionistas definiria melhor os rumos da montadora joinvilense.

Em entrevista para o jornal cearense "O Povo", após a reunião com o Cede, o executivo da TAC, Neimar Braga, afirmou que a proposta precisaria ser muito atrativa e espera uma definição já no começo de maio.
A TAC também espera que o governo cearense possa agilizar os trâmites legais e burocráticos, pois a intenção seria começar a produção em julho deste ano, segundo informações do jornal.

O projeto da empresa no Nordeste é ambicioso. Na fase inicial, que compreende os primeiros quatro anos, a produção seria de três mil automóveis anuais do Stark atual. Em seguida, chegaria a 10 mil carros por ano, com a inclusão de outros quatro modelos. (Cláudio Fernandes/ND)

fonte: Jornal Destaque Pirabeiraba: Por falta de incentivo TAC deve ir para Ceará (http://destaquepirabeiraba.blogspot.com/2011/04/por-falta-de-incentivo-tac-deve-ir-para.html)

JEFFCATUNDA
29/04/2011, 10:10
fonte: Jornal Destaque Pirabeiraba: Por falta de incentivo TAC deve ir para Ceará (http://destaquepirabeiraba.blogspot.com/2011/04/por-falta-de-incentivo-tac-deve-ir-para.html)

Estava ficando muito dificil ficar calado... Acabou o assunto viatura por aqui né.... Só se fala de especulação financeira e de como se consegue embolsar 80 milhões sem produzir um carro sequer...

Um colega quer uovir uma avaliação isenta sobre a viatura, advirto para o fato de que a maioria das viaturas que foram vendidas, foram compradas pelos próprios sócios do negócio...que já são mais de 90... tirando os diversos orgão municipais estaduais e federais que jogaram dinheiro publico a fundo perdido nesse projeto...

Será que o objetivo é realmente construir viaturas?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/04/2011, 11:14
Novus

O que posso te passar de caracaterísticas do Stark, tentando ser o mais imparcial possível, é que o mesmo é um off-road nato, mas que durante o projeto, o lado urbano foi muito pensado e repensado...

...e a conclusão de tudo foi um sistema de suspensão independente nas 4 rodas, que utiliza 8 molas e 8 amortecedores (inédito em carros de série no Br) e que deixa o Stark muuito estável e confortável para o dia-a-dia, expedições, etc...

...outra característica que só o Stark tem é o sistema de santo-antônio e gaiola integrados a estrutura principal, em forma de célula de sobrevivência, deixando o veículo muito mais seguro...

...o sistema de engate da tração e redução é manual, não apresentando problema em contato com a água...

...o peso reduzido do carro, de apenas 1635 Kg é uma outra característica que faz muita diferença em trilha com barro e principalmente trilhas em dunas....o peso do carro distribuido 50% em cada eixo também é um ponto que merece destaque...

...o fato de possuir suspensão por duplo A nas 4 rodas também deixa o Stark como sendo o 4x4 mais alto da categoria...se tu colocar por exemplo um pneu 285/75/16 (que é o limite para se manter a garantia), tu terá um vão livre maior que um jipe de deixo rígido com pneus 33"...

Novus...tentei te resumir as características que diferenciam o Stark de outros 4x4...mas como eu sempre digo, não existe 4x4 perfeito, mas sim o 4x4 que atende as tuas necessidades...

...então faça um test-drive no carro, tire todas as suas dúvidas e boa sorte na escolha de seu novo 4x4, seja ele qual for.

[ ]'s

fernandotf
29/04/2011, 11:24
Novus
O que posso te passar de caracaterísticas do Stark, tentando ser o mais imparcial possível, é que o mesmo é um off-road nato, mas que durante o projeto, o lado urbano foi muito pensado e repensado...
...e a conclusão de tudo foi um sistema de suspensão independente nas 4 rodas, que utiliza 8 molas e 8 amortecedores (inédito em carros de série no Br) e que deixa o Stark muuito estável e confortável para o dia-a-dia, expedições, etc...
...outra característica que só o Stark tem é o sistema de santo-antônio e gaiola integrados a estrutura principal, em forma de célula de sobrevivência, deixando o veículo muito mais seguro...
...o sistema de engate da tração e redução é manual, não apresentando problema em contato com a água...
...o peso reduzido do carro, de apenas 1635 Kg é uma outra característica que faz muita diferença em trilha com barro e principalmente trilhas em dunas....o peso do carro distribuido 50% em cada eixo também é um ponto que merece destaque...
...o fato de possuir suspensão por duplo A nas 4 rodas também deixa o Stark como sendo o 4x4 mais alto da categoria...se tu colocar por exemplo um pneu 285/75/16 (que é o limite para se manter a garantia), tu terá um vão livre maior que um jipe de deixo rígido com pneus 33"...
Novus...tentei te resumir as características que diferenciam o Stark de outros 4x4...mas como eu sempre digo, não existe 4x4 perfeito, mas sim o 4x4 que atende as tuas necessidades...então faça um test-drive no carro, tire todas as suas dúvidas e boa sorte na sua escolha de seu novo 4x4, seja ele qual for.
[ ]'s

Olá Chuck!

Me tira uma dúvida: o tamanho do pneu 285/75/16 é ( ( ( 28,5 / 2,54 ) * 0,75 ) * 2 ) + 16 = 32,83", certo? Ou errei no cálculo?

Caso estiver certo nas minhas contas, considero um bom diferencial da TAC cobrir pneus de tais dimensões, uma vez que a concorrência cobre no máximo pneus de tamanho 31".

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/04/2011, 11:46
Sim...é isso mesmo...semana passada vendi um Stark preto com esse pneu 285/75/16 e na trena deu 32"...

...o engraçado é que depois eu fui medir um jipe aqui da loja com pneu BF teoricamente 33", mas que na trena tbm deu 32" ...conclusão...o 285/76/16 e o 33" são iguais na altura...hehehe

[ ]'s

fernandotf
29/04/2011, 11:55
Sim...é isso mesmo...semana passada vendi um Stark preto com esse pneu 285/75/16 e na trena deu 32"...
...o engraçado é que depois eu dai fui medir um jipe aqui da loja com pneu BF teoricamente 33", mas que na trena tbm deu 32" ...conclusão...o 285/76/16 e o 33" são iguais na altura...hehehe
[ ]'s

Legal Chuck! Este tipo de postura é um grande diferencial da TAC... fábrica que fica miguelando garantia é f@%4!

Giovani
29/04/2011, 14:58
Pneu 32" tem 30,5" na realidade. 33" é 32" e 35" é 34".

[]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/04/2011, 17:03
Sim Giovani...é isso que quis dizer...o 285/75/16 tem 32" reais...já os pneus que assinam como 33" tem altura real de 32".

[ ]'s

leobnaval
29/04/2011, 17:48
que utiliza 8 molas e 8 amortecedores (inédito em carros de série no Br) e que deixa o Stark muuito estável e confortável para o dia-a-dia, expedições, etc...
Se considerar a configuração 8 mola e 8 amortecedor, podem até serem inéditos, mas se considerar a conf. 8 amortecedores as L200 já sairam de fabrica com esta configuração.

minha L200 (95) com 1350kg (na plaqueta e aferidos em balança), então é uma pena perto dele...
Agora se a distribuição de peso for 50/50 ponto para o Stark, isso eu queria saber se realmente ocorre nele.

Chuck, agora você está de parabéns, pelas informações e pela organização que faz no forum em assuntos relacionados ao Stark...

[]s

JORGE DELMANTO
29/04/2011, 20:03
Jeff,

Ninguem aqui estava com saudades suas...rsrsrsr pena que nao cumpriu a promessa de ficar longe!

Acho q esta interessado em um tb! So tira o olho do meu!!!!!!!!!!

Fernando,

O fato mais interessante é que com a ausencia de eixo rigido, um pneu 32,8 como o citado, o vao livre é bem maior do que carros com eixo rigido.....ja fiz as contas e com pneu 33 teriamos vao livre maior q o troller com 35....medi no meu para ver se estava certo!

E tenho certeza q em breve teremos noticias ainda mais interessantes do Stark...como um kit off road!!!!!!!!!

Abç

Jorge Delmanto

fernandotf
29/04/2011, 22:04
Jeff,
Fernando,
O fato mais interessante é que com a ausencia de eixo rigido, um pneu 32,8 como o citado, o vao livre é bem maior do que carros com eixo rigido.....ja fiz as contas e com pneu 33 teriamos vao livre maior q o troller com 35....medi no meu para ver se estava certo!
E tenho certeza q em breve teremos noticias ainda mais interessantes do Stark...como um kit off road!!!!!!!!!
Abç
Jorge Delmanto

Jorge, tive a oportunidade de medir o vão livre do Stark e comparei com o eixo rígido Dana 44. A diferença do vão livre é exatamente o que você disse, o tamanho do pneu utilizado do Stark pode ser 2" menor do que ao eixo rígido Dana 44. Estou curioso para ver na prática, pois aí entra outras variáveis, como peso, torque, trabalho de suspensão, etc...

JORGE DELMANTO
30/04/2011, 09:00
Fernando,

Ambos tem dana 44, so que o troller trabalha com eixo rigido e o Stark, com homocineticas deslizante e fixa, o que faz ganhar na altura, pois trabalha, em angulação.

Eu vejo como ponto negativo o trabalho de suspensão do Stark, que nas trilhas que eu faço, pode ser um problema. O peso pode ate compensar isso.

Lembra de quando andavamos de jipe willys original e volta e meia ficavamos com uma das rodas suspensas, cruzando erosoes? Entao...acho q isso tb ocorrerá com o Stark. Mas nada q um bloqueio nao resolva.

Abç

Jorge Delmanto

fernandotf
30/04/2011, 09:39
Fernando,
Ambos tem dana 44, so que o troller trabalha com eixo rigido e o Stark, com homocineticas deslizante e fixa, o que faz ganhar na altura, pois trabalha, em angulação.
Eu vejo como ponto negativo o trabalho de suspensão do Stark, que nas trilhas que eu faço, pode ser um problema. O peso pode ate compensar isso.
Lembra de quando andavamos de jipe willys original e volta e meia ficavamos com uma das rodas suspensas, cruzando erosoes? Entao...acho q isso tb ocorrerá com o Stark. Mas nada q um bloqueio nao resolva.
Abç
Jorge Delmanto

Grande Jorge,

O Stark tem Dana 44 também, por isso disse na comparação "eixo rígido Dana 44". Apenas quis frisar que o cálculo que fiz do vão livre é referente ao eixo rígido Dana 44, pois a bola deste eixo é muito grande! Se compararmos com o eixo do Samurai ou Jimny, o vão livre é compatível com o do Stark SE utilizar um pneu do mesmo tamanho, pois o Samurai/Jimny tem uma bola de diferencial bem pequena!

Sobre o curso de suspensão, penso como você: o Stark pode não ter um curso de suspensão maravilhoso, mas nada que um bloqueio não ajude... mesmo pq em erosão vale mais braço e jeito! Já na lama, o vão livre deve ajudar, e a suspensão independente neste caso atua em seu favor, pois como em geral não tem grandes torções, teoricamente a suspensão mais leve deve manter os pneus com mais contato ao solo.

Jorge, compre logo o Stark e poste as suas impressões aqui! Hoje só temos o Chuck como proprietário ativo (no bom sentido, claro) aqui no fórum...

novus
30/04/2011, 10:01
Agradeço aos colegas que aqui tentaram me ajudar a esclarecer a minha dúvida. Mas como a minha pergunta não foi respondida, fui até a concessionária e deixei meu Troller e peguei o Stark do proprio dono da revenda. Fiquei 24hs com o carro, fiz exatamente o que sempre faço no dia a dia, trabalhar, buscar filho no colégio, supermercado, etc, etc...

Bom, dentro de vinte dias chega meu Stark prata 2011 :dance:

Pra mim as principais diferenças entre os dois, não apareceram tanto quando peguei o stark, mas sim quando peguei meu jipe de volta. :shock:

Abs.
Davi

fernandotf
30/04/2011, 10:07
Agradeço aos colegas que aqui tentaram me ajudar a esclarecer a minha dúvida. Mas como a minha pergunta não foi respondida, fui até a concessionária e deixei meu Troller e peguei o Stark do proprio dono da revenda. Fiquei 24hs com o carro, fiz exatamente o que sempre faço no dia a dia, trabalhar, buscar filho no colégio, supermercado, etc, etc...
Pra mim as principais diferenças entre os dois, não apareceram tanto quando peguei o stark, mas sim quando peguei meu jipe de volta. :shock:
Abs.
Davi

Novus, parabéns pela viatura! Depois poste vídeos e fotos para gente!

Quem me dera se tivesse uma concessionária com este atendimento aqui em São Paulo... aliás, quem me dera se tivesse uma concessionária!

Jorgao
30/04/2011, 16:11
Galera, me tirem uma dúvida sobre o vão-livre do Stark e do Troller:

O vão-livre do Stark é 300 mm sobre entre-eixos e o do Troller é 315 mm. Agora, aquela história de o carro com suspensão independente perder vão-livre a medida que se coloca mais peso dentro é como na prática? 4 Pessoas de 100 Kg no Stark fazem ele perder vão-livre? Isso também não aconteceria com o vão-livre (sobre entre-eixos) do Troller? No fim das contas isso não é nem um pouco significativo certo?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
30/04/2011, 18:05

Novus

Bem vindo ao clube :dance:
No que precisar, estamos ai para auxiliar...:concordo:

[ ]'s

leobnaval
30/04/2011, 18:11

O vão-livre do Stark é 300 mm sobre entre-eixos e o do Troller é 315 mm. Agora, aquela história de o carro com suspensão independente perder vão-livre a medida que se coloca mais peso dentro é como na prática? 4 Pessoas de 100 Kg no Stark fazem ele perder vão-livre? Isso também não aconteceria com o vão-livre (sobre entre-eixos) do Troller? No fim das contas isso não é nem um pouco significativo certo?
Correto Jorgao, quanto mais peso tiver dentro do stark, teoricamente menor será seu vão livre (para saber isso precisamente precisariamos de um teste real e de que ponto que é aferido o vão livre sem carga).
No caso do eixo rígido isso pode até acontecer pela maior carga no pneus que podem se deformar alguma coisa mas é praticamente desprezado, tendo em vista que o sistema independente tambem sofre deste efeito.

Em geral não é significativo esta diferença com e sem carga, porém vai depender da calibração das molas do veiculo analisado, pois se você pegar um veiculo comum e colocar a capacidade máx. de carga nele verá que é bastante significativo a alteração na altura em relação ao solo.

[]s

JORGE DELMANTO
30/04/2011, 22:40

Jorgao,

A sua informação nao é correta.

300 mm nao é a medida do vao livre do Stark e sim a distancia entre eixos. O mesmo erro de metragem vc fez com o Troller.

verificando o vao livre de ambos, usando informações de valores obtidos dos sites oficiais, temos:

STARK
O Stark tem 240 mm na dianteira e 250 mm na traseira e isso com pneus 255/70/16 (original) que equivale a 30 polegadas!

TROLLER
O Troller tem 215 mm de vao livre, com pneu 255/75/15 (original), equivalente a 30 polegadas.

Assim, ambos originais e com o mesmo pneu, o Stark tem vao livre de 2,5 cm, ou 1 polegada, mais alto q o Troller!

Sobre o peso interno diminuir o vao livre, tem sentido e razão, nao tinha pensado nisso, mas acredito que nao deva ser relevante, pelos 2 amortecedores por roda.

Abç

Jorge Delmanto

fernandotf
30/04/2011, 23:20
Jorgao,
300 mm nao é a medida do vao livre do Stark e sim a distancia entre eixos. O mesmo erro de metragem vc fez com o Troller.
verificando o vao livre de ambos, usando informações de valores obtidos dos sites oficiais, temos:
STARK
O Stark tem 240 mm na dianteira e 250 mm na traseira e isso com pneus 255/70/16 (original) que equivale a 30 polegadas!
TROLLER
O Troller tem 215 mm de vao livre, com pneu 255/75/15 (original), equivalente a 30 polegadas.
Assim, ambos originais e com o mesmo pneu, o Stark tem vao livre de 2,5 cm, ou 1 polegada, mais alto q o Troller!
Sobre o peso interno diminuir o vao livre, tem sentido e razão, nao tinha pensado nisso, mas acredito que nao deva ser relevante, pelos 2 amortecedores por roda.
Abç
Jorge Delmanto

Creio que apenas comparar o vão livre não seja nada conclusivo, existem inúmeras variáveis que devem ser considerados para um bom desempenho off-road. Já que estamos tocando no assunto, vou citar alguns exemplos:

Embora o Stark tenha um vão livre maior, o ponto mais baixo do eixo rígido é a bola do diferencial, que representa uma região de 15cm de largura aproximadamente... todo o restante do eixo tem uma altura superior. Os braços da suspensão independente são mais baixo que o eixo se desconsiderar a bola do diferencial. Não sei o que isto representa na prática...
A suspensão independente, aliada com a mola e amortecedor duplos, deve manter o pneu mais grudado no chão (desde que não haja torção). Creio que o Stark deve embalar melhor na lama por conta disso.
Ao passar por uma vala/valeta em velocidade, a suspensão independente pode ceder "peitar o chão". Da mesma forma, o "tranco" inicial nos pés das dunas podem fazer a suspensão ceder também. Por outro lado, em suspensão independente é possível colocar amortecedores pneumáticos e inflá-los em situações onde é preciso um bom vão livre. No Youtube tem um vídeo de um Stark com este tipo de amortecedor! Na minha opinião, não creio que esta "variação" do vão livre (seja por peso, seja por vala) seja significante.
Em um site gringo, eu li uma discussão sobre suspensão independente e eixo rígido. Um dos comentários dizia que em torção, o eixo rígido aumenta o vão livre, o que não ocorre em suspensão independente. Isto ocorre pois ao levantar um dos lados em uma suspensão com eixo rígido, a bola do diferencial também sobe, o que não ocorre em suspensão independente. Novamente, não creio que isto influencia em algo na prática.

Enfim, particularmente acredito que cada tipo de suspensão tem suas vantagens e desvantagens... para mim, a suspensão independente me atenderia melhor!

O problema que este tópico vive de especulações pelo simples fato de não haver quantidade o suficiente de Stark para chegar em algo mais conclusivo... desculpe-me se viajei em alguma idéia neste post, mas o que quero dizer que existem MUITAS variáveis que é preciso considerar para analisar o desempenho off-road de um jipe, tais como peso, potência, torque, torção, etc, etc ...

O meu feeling é que o Stark pode ter um pneu 2" menor para ter o mesmo desempenho dos concorrente de eixo rígido na lama... exceto o samurai que tem uma bola de diferencial muito pequena e é muito leve (apesar de não suportar pneus grandes)!

leobnaval
30/04/2011, 23:29
Jorgao,

STARK

TROLLER

Isso mesmo, porém creio que o Jorgao se referiu ao vão livre central (não sei se é este o nome correto), aquele que a medida do entre-eixos interfere diretamente, é utilizado como base para superar morros ou lombadas altas, no qual o veiculo poderá ficar como uma gangorra se esta o veiculo possuir o centro baixo, portanto esta medida não é o vão livre que você considerou acima.

Abç

Jorge Delmanto
Pode ter quantos amortecedores quiser o que vai realmente baixar ou não o veiculo numa situação de carga são as molas, as molas sustentam o veiculo, os amortecedores tem a função de absorver as oscilações e controlar a velocidade do sistema de suspensão.

[]s

Jorgao
01/05/2011, 01:26
Isso mesmo, porém creio que o Jorgao se referiu ao vão livre central (não sei se é este o nome correto), aquele que a medida do entre-eixos interfere diretamente, é utilizado como base para superar morros ou lombadas altas, no qual o veiculo poderá ficar como uma gangorra se esta o veiculo possuir o centro baixo, portanto esta medida não é o vão livre que você considerou acima.

Pode ter quantos amortecedores quiser o que vai realmente baixar ou não o veiculo numa situação de carga são as molas, as molas sustentam o veiculo, os amortecedores tem a função de absorver as oscilações e controlar a velocidade do sistema de suspensão.

[]s

Você entendeu certinho o que quis dizer Leo. Agora, não entendi uma coisa que o Fernando falou. O vão-livre do Stark é medido do ponto mais baixo do jipe até ao chão (Seria o fim do braço, perto da roda?)? Ou do centro do jipe até o chão?

E realmente, mesmo que seja significativo a perda de vão-livre por causa de peso, com duas molas isso deve ser ínfimo. Com certeza desprezível, acredito.

Dados do site:

Altura livre do solo
Eixo dianteiro: 240 mm
Eixo traseiro: 255 mm
Entre eixos: 300mm

Impressionante a quantidade de veículos semi-novos pra vender. Uma pena, nenhum no Rio pra gente dar uma olhada.

Jorgao
01/05/2011, 02:04
Jorgao,

STARK

TROLLER

Abç

Jorge Delmanto

TAC: Entre-eixos 2540 mm

Troller: Entre-eixos 2.410 mm

Cá pra nós chará, se o Stark tivesse 300 mm de entre-eixos, só uma formiga poderia dirigi-lo neh? Já pensou uma porta com 3 cm? Seria um carrinho de controle remoto.

Hehe fim de semana é dia de cerveja mesmo! Também estou nas últimas aqui.

Abraços

fernandotf
01/05/2011, 14:48
Você entendeu certinho o que quis dizer Leo. Agora, não entendi uma coisa que o Fernando falou. O vão-livre do Stark é medido do ponto mais baixo do jipe até ao chão (Seria o fim do braço, perto da roda?)? Ou do centro do jipe até o chão

Jorgao, tive a oportunidade de medir e tirar esta dúvida. o vão livre do Stark é medido na parte central (mais alta), e tem exatamente a altura publicada no site (24cm e 25,5cm). Os braços inferiores são mais baixos. Entretanto, como a parte mais baixa do braço inferior é próximo a roda, creio que não faça nenhuma diferença!

mistura
01/05/2011, 15:11
Cara axo o stark um jeep muito confortável, bonito e tudo mais. Porém fui numa trilha considerada pesada, e um cara foi de stark, nos primeiros quilometros da trilha , ele foi subi um barranco , que eu ja avia subido com minha defender 90 sem problemas, quando ele subiu , deu 2 estralos , e foi-se as homocinéticas, saiu de lá rebocado, intaum eu axo que os starks nunca vao fazer oq um troller ou um land fazem ,axo que para trilhas a suspençao independente nun é muito boa, pois tem pequeno curso e forçam muito as homocineticas, porem a vantagem é um vao livre do solo bem grande.

leobnaval
01/05/2011, 15:20
Vão mínimo do solo
Como é medido o vão livre dos carros testados? É simplesmente
a menor distância entre a parte mais baixa do carro e o chão, ou há algum desconto, por exemplo, quando este ponto é uma extremidade do amortecedor – bem perto da roda e que dificilmente atingiria o chão em uma trilha – ou logo na direção do eixo?
Fabio América
Por e-mail

A equipe 4x4&Cia utiliza o critério do elemento mecânico mais próximo ao solo, como indicador do vão mínimo. Na maioria absoluta dos veículos 4x4, tal peça é a caixa do diferencial – que muitas pessoas erroneamente chamam de bola de diferencial. Outros pontos mais baixos, podem ser eixos ou partes de sistema de suspensão, mas isso é observado em carros com pouca aptidão para o off-road.

Fonte: Revista 4x4&Cia - o guia off-road (http://www.4x4ecia.com.br/ed_148/cartas.php)

Eu concordo com a revista visto que a medição do vão livre deve ser o ponto do elemento mais baixo do veiculo até o solo, até porque em veiculos com eixo rígido a caixa do diferencial "bola" é um ponto apenas diante de todas as peças que possuem na parte inferior do veìculo, ou seja qualquer elemento que seja ele teve ser tomado como referencia para medição do vão livre, visto que ele pode ser o 1º a enroscar ou raspar em algo do solo.

Já na prática sabemos que um veiculo que não possui o eixo rígido com sua "bola" leva vantagem na superação de alguns obstáculos, porém peca em outros pontos como já foram observados aqui neste tópico.

[]s

fernandotf
01/05/2011, 16:06
Vão mínimo do solo
Como é medido o vão livre dos carros testados? É simplesmente
a menor distância entre a parte mais baixa do carro e o chão, ou há algum desconto, por exemplo, quando este ponto é uma extremidade do amortecedor – bem perto da roda e que dificilmente atingiria o chão em uma trilha – ou logo na direção do eixo?
Fabio América
Por e-mail
A equipe 4x4&Cia utiliza o critério do elemento mecânico mais próximo ao solo, como indicador do vão mínimo. Na maioria absoluta dos veículos 4x4, tal peça é a caixa do diferencial – que muitas pessoas erroneamente chamam de bola de diferencial. Outros pontos mais baixos, podem ser eixos ou partes de sistema de suspensão, mas isso é observado em carros com pouca aptidão para o off-road.
Fonte: Revista 4x4&Cia - o guia off-road (http://www.4x4ecia.com.br/ed_148/cartas.php)
Eu concordo com a revista visto que a medição do vão livre deve ser o ponto do elemento mais baixo do veiculo até o solo, até porque em veiculos com eixo rígido a caixa do diferencial "bola" é um ponto apenas diante de todas as peças que possuem na parte inferior do veìculo, ou seja qualquer elemento que seja ele teve ser tomado como referencia para medição do vão livre, visto que ele pode ser o 1º a enroscar ou raspar em algo do solo.
Já na prática sabemos que um veiculo que não possui o eixo rígido com sua "bola" leva vantagem na superação de alguns obstáculos, porém peca em outros pontos como já foram observados aqui neste tópico.
[]s

Leo, sempre achei que a medida do vão livre fosse o ponto mais baixo, como você disse... mas na prática nenhum vendedor segue esta "regra". O próprio Hummer é medido apenas no vão central, e se fosse medido na ponta do braço da suspensão, o vão livre seria praticamente a metade (veja esta foto: http://military.technomad.com/wp-content/uploads/2008/09/humvee.jpg).

No caso do Stark, o braço da suspensão não é tão baixo como ocorre no Hummer (pois o Hummer tem eixo portal):

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/8302857.jpg

Enfim, acho que a maior vantagem da suspensão do Stark sobre o eixo rígido não é a 1" a mais de vão livre, e sim que a bola do diferencial está parafusado na estrutura do veículo, e desta forma não é uma "parede" como ocorre no eixo rígido. Aparentemente, se entrar embalado em um facão fundo, ele vai dar uma barrigada e "quicar", e não "enficar" a bola na lama... é apenas um palpite!

Jorgao
01/05/2011, 19:38

[]s

Fico contigo, acho que deveria ser medido realmente da parte mais baixa. Valeu pelo excelente feedback Leo.

Enfim, acho que a maior vantagem da suspensão do Stark sobre o eixo rígido não é a 1" a mais de vão livre, e sim que a bola do diferencial está parafusado na estrutura do veículo, e desta forma não é uma "parede" como ocorre no eixo rígido. Aparentemente, se entrar embalado em um facão fundo, ele vai dar uma barrigada e "quicar", e não "enficar" a bola na lama... é apenas um palpite!

Com certeza Fernando, a "bolota" do eixo rígido é sem dúvida um baita arrasto mesmo.

Só tem uma coisa que não consegui entender muito bem. Vejam bem, e me digam onde estou errando no meu raciocínio:

O Troller tem entre-eixos mais curto que o Stark:

E sob o entre-eixos o Troller é 1,5 cm mais alto que o Stark.

TAC: Altura sob entre-eixos: 300 mm
Troller: Altura sob entre-eixos 315 mm

Então, embora o Troller tenha um entre-eixos mais CURTO e seja mais ALTO sob o entre-eixos em relação ao Stark, segundo as fichas técnicas dos dois, ambos têm 29 graus de ângulo de transposição de rampa. Como?

Até onde sei, quanto menor o entre-eixos e quanto mais alto sob o entre-eixo, maior o ângulo de transposição de rampa!

Onde errei?

Mais uma perguntinha. Eu vi um vídeo no Youtube que o Adolfo apresentava o Stark e ele falava sobre o material da frente do veículo e do parachoque. Ele, com o dedo, apertou o material da carroceria que envolve o farol e mostrou que é completamente flexível, segundo ele para evitar quebras e trincas. Falou também que o parachoque era de plástico!?
Com base nisso, queria saber se existe algum parachoque fabricado pela TAC já com um propósito mais Off-Road para ser substituído.
E se os Starks atuais também possuem essa flexibilidade em toda parte da frente do veículo, que eu até o momento, julgava ser de fibra.
Achei que era apenas a tampa do capô que era de plástico.

JORGE DELMANTO
01/05/2011, 19:45
Jorgao,

Quando li seu posto e vi vao livre - o que tem sido bem discutido aqui - de cara iamginei que estivesse se referindo a altura do solo à parte masi baixa do carro. Dai a correção que fiz.

É que na pratica, sempre ouvi o termo "distancia entre eixos" e nunca tinha ouvido o termo vao livre entre eixos......desculpe minha correção.

Abç

Jorge Delmanto

leobnaval
01/05/2011, 20:11
Leo, sempre achei que a medida do vão livre fosse o ponto mais baixo, como você disse... mas na prática nenhum vendedor segue esta "regra". O próprio Hummer é medido apenas no vão central, e se fosse medido na ponta do braço da suspensão, o vão livre seria praticamente a metade (veja esta foto: http://military.technomad.com/wp-content/uploads/2008/09/humvee.jpg).

X2, pois essa é uma forma dos americanos puxarem a sardinha para o lado do Hummer, por isso não precisamos dizer amem a tudo vindo de lá.
Pois se o vão livre declarado por eles fosse realmente próx. dos 40 mm, teoricamente ele teria que conseguir superar um bloco de largura praticamente igual a interna dos pneus e altura de 40mm o que não iria ocorrer pois iria bater os braços de suspensão, assim como num veiculo com eixo rígido que o valor declarado é distância mínima do solo até a caixa do diferencial e nesse caso a maioria consegue realmente superar um bloco com largura próximo a das rodas e altura declarada no vão livre.

X2, essa é uma das grandes vantagens, que vale muito mais no uso prático que na teoria.

[]s

leobnaval
01/05/2011, 21:02
Só tem uma coisa que não consegui entender muito bem. Vejam bem, e me digam onde estou errando no meu raciocínio:

O Troller tem entre-eixos mais curto que o Stark:

E sob o entre-eixos o Troller é 1,5 cm mais alto que o Stark.

TAC: Altura sob entre-eixos: 300 mm
Troller: Altura sob entre-eixos 315 mm

Então, embora o Troller tenha um entre-eixos mais CURTO e seja mais ALTO sob o entre-eixos em relação ao Stark, segundo as fichas técnicas dos dois, ambos têm 29 graus de ângulo de transposição de rampa. Como?

Até onde sei, quanto menor o entre-eixos e quanto mais alto sob o entre-eixo, maior o ângulo de transposição de rampa!

Onde errei?

Aonde você errou eu não sei, mas cabei de fazer os desenhos no CAD com os valores passado por você e o que eu obtive foi:

30 graus de ângulo de transposição de rampa para o Troller e
26 graus de ângulo de transposição de rampa para o Stark.

[]s

Giovani
02/05/2011, 00:36
Aonde você errou eu não sei, mas cabei de fazer os desenhos no CAD com os valores passado por você e o que eu obtive foi:

[]s
O ponto mais baixo não está exatamente no centro do entre-eixos. Daí a divergência.
E na mensagem anterior, não seriam 400mm?
Se vão usar na trilha, consideraram a instalação de uma chapa de proteção e o quanto ela altera esses números?
Continuam jogando Super Trunfo... :esgrima:

Assim parece que a TAC acabou inventar esse tipo de suspensão. A L200 aí do avatar usa a suspensão da Pajero Full, independente nas 4. É o que é. Não faz rocki créu, mas vai bem em muito outro tipo de terreno... A maioria deles, diga-se de passagem.

[]'s

JORGE DELMANTO
02/05/2011, 07:39
Onde errei?

Se estamos falando da mesma coisa, ou seja, dos angulos de entrada e saida ( o que vc chamou de transposição de rampa), a distancia dos eixos em nada interfere com relação a tal angulo.

Para o calculo desse angulo de entrada e saida, o que importa é o angulo achado entre a parte final do carro frontal ou traseira (normalmente fim do parachoque) e o solo, passando-se pela roda.

289812

Assim, o carro pode ter uma distancia entre eixos enorme, mas se estes eixos ficarem bem a frente e bem ao final do carro e sem nada muito a frente, terao o angulo grande....

Veja a grand cherokee da foto...tem distancia entre eixos grande mas com boim angulo da entrada.

289811

Abç

Jorge Delmanto

fernandotf
02/05/2011, 09:30
Onde errei?
Se estamos falando da mesma coisa, ou seja, dos angulos de entrada e saida ( o que vc chamou de transposição de rampa), a distancia dos eixos em nada interfere com relação a tal angulo.
Para o calculo desse angulo de entrada e saida, o que importa é o angulo achado entre a parte final do carro frontal ou traseira (normalmente fim do parachoque) e o solo, passando-se pela roda.
289812
Assim, o carro pode ter uma distancia entre eixos enorme, mas se estes eixos ficarem bem a frente e bem ao final do carro e sem nada muito a frente, terao o angulo grande....
Veja a grand cherokee da foto...tem distancia entre eixos grande mas com boim angulo da entrada.
289811
Abç
Jorge Delmanto

Jorge Delmanto, o ângulo citado pelo Jorgao não é o de entrada e saída, e sim o ângulo de transposição de rampa (ou break-over angle).

Veja como o entre eixo e altura do câmbio interfere:

Wrangler 2 protas:

http://www.jeep.com/shared/2011/wrangler/capability/capabilitytour/secondary/10_j_w2d_cap_cap_angles_sec.jpg

Wrangler 4 portas:

http://www.jeep.com/shared/2011/wrangler_unlimited/capability/capabilitytour/tertiary/10_j_w4d_cap_cap_angles_ter.jpg

--

Jorgao, tb não sei onde vc errou, acredito que alguns dos fabricantes tenha se equivocado na medida.

fernandotf
02/05/2011, 09:48
Notícia publicada no próprio site da TAC Motors...

TAC Motors avalia proposta para implantação da nova fábrica

Publicado em 2 de maio de 2011

A TAC Motors realizou, ontem (28/04), uma Assembleia Geral com o intuito de apresentar aos acionistas algumas das propostas recebidas pela empresa para implantação da fábrica em regiões brasileiras com maior incentivo fiscal.

Dentre os estados que ofereceram benefícios para a instalação da montadora e que foram avaliados na reunião estão Bahia, Ceará e Amazonas, respectivamente. “Cada um desses estados têm peculiaridades que estamos avaliando com cautela”, afirma Neimar Braga, diretor-presidente da TAC. “O objetivo é que a fábrica encerre a fase de lançamento em Joinville para implantar, na região incentivada a ser escolhida, uma planta definitiva. Isso permitirá a ampliação considerável da produção do Stark”, conclui.

Para viabilizar a implantação da fábrica em outro local, os acionistas da TAC aprovaram a elevação do capital da empresa de R$ 22 milhões para R$ 100 milhões. A ideia é que nos próximos 60 dias, o Conselho Administrativo da empresa decida o destino final da montadora.

fonte:TAC Motors avalia propostas para implantação de nova fábrica | TAC Motors | Stark 4x4 (http://www.tacmotors.com.br/2011/05/02/tac-motors-avalia-propostas-para-implantacao-de-nova-fabrica/)

JORGE DELMANTO
02/05/2011, 10:25
Fernando,

Agora sim entendi tudo.....

Desculpe a ignorancia no assunto de angulos!

Obrigado pela exposição,

Jorge

leobnaval
02/05/2011, 16:25
O ponto mais baixo não está exatamente no centro do entre-eixos. Daí a divergência.
E na mensagem anterior, não seriam 400mm?
Sim correto, 40 cm ou 400 mm, errei na hora de escrever a escala.

Se vão usar na trilha, consideraram a instalação de uma chapa de proteção e o quanto ela altera esses números?
Continuam jogando Super Trunfo... :esgrima:

Assim parece que a TAC acabou inventar esse tipo de suspensão. A L200 aí do avatar usa a suspensão da Pajero Full, independente nas 4. É o que é. Não faz rocki créu, mas vai bem em muito outro tipo de terreno... A maioria deles, diga-se de passagem.

[]'s

X2, Giovani...
Mas a susp. da L200 Evo é outros 500, não tem como comparar com a do Stark,(que de igual só se for por ser independente, duplo A na diant. e ter 2 amortecedores e molas por roda) porém nela são usados 2 amortecedores ohlins, molas eibach, batente hidráulico para saltos além do que ela é um veiculo de rally de velocidade, e não um jipe de trilha portanto seu sistema está corretamente dimensionado para seu propósito.
E mesmo assim ela tem 250mm de curso de suspensão muito maior que os 160mm do Stark na diant e 180mm na tras., além do que aqueles amortecedores e molas me parecem ser de algum carro popular e isso que fez eles utilizarem 2 por roda...

E o super trunfo vai que vai, alguem tem carta A aí :p.

[]s

Giovani
02/05/2011, 17:08
Mas a susp. da L200 Evo é outros 500, não tem como comparar com a do Stark,(que de igual só se for por ser independente, duplo A na diant. e ter 2 amortecedores e molas por roda) porém nela são usados 2 amortecedores ohlins, molas eibach, batente hidráulico para saltos além do que ela é um veiculo de rally de velocidade, e não um jipe de trilha portanto seu sistema está corretamente dimensionado para seu propósito.
E mesmo assim ela tem 250mm de curso de suspensão muito maior que os 160mm do Stark na diant e 180mm na tras., além do que aqueles amortecedores e molas me parecem ser de algum carro popular e isso que fez eles utilizarem 2 por roda...
Claro que são diferentes. Mas o conceito de veículo off road com suspensão independente nas 4 é que está sendo questionado até hoje neste tópico!
Parece que nunca foi feito...:roll:

E o super trunfo vai que vai, alguem tem carta A aí :p.
[]sVai à milhão...:razz:

[]'s

mauriciof
02/05/2011, 19:35
o que demora mais?

a tac finalmente decidir pra que estado vai;
ou a discussão do vão livre do solo?

façam suas apostas!:cool:

Lucio Flávio
03/05/2011, 10:10

Abs.
Davi

Falei que o pessoal de floripa é bom?
Lá eles conhecem muito bem o troller, o suzuki, sabe como apresentar o Stark, estão fazendo até um stark só para rally, muito bom. assim faz a diferença. parabens, voce não vai se arrepender.

Lucio Flávio

novus
03/05/2011, 13:19
Valeu, pessoal!!

O atendimento da concessionária daqui realmente é muito bom.
Mas de qualquer forma, a "outra" sempre me atendeu muito bem, não posso reclamar.

Alguém tem a receita de algum "remedinho" pra ansiedade aí?
:putz: ...eita tempo que não passa...

Jorgao
03/05/2011, 18:55

Valeu Leo. Eu bem que estava achando estranho.
Esse CAD é o AUTOCAD?

Jorgao, tb não sei onde vc errou, acredito que alguns dos fabricantes tenha se equivocado na medida.

Valeu pelas ilustrações Fernando. Agora, eles podem ter errado numa homocinética no início do projeto, ou no ângulo de trabalho delas, sei lá. Nisso eles não erraram não. Eles "arredondaram".

Valeu, pessoal!!

O atendimento da concessionária daqui realmente é muito bom.
Mas de qualquer forma, a "outra" sempre me atendeu muito bem, não posso reclamar.

Alguém tem a receita de algum "remedinho" pra ansiedade aí?
:putz: ...eita tempo que não passa...

Novus! Assim que pegar posta umas fotos da gaiola pra gente ok!? :pipoca:

fernandotf
04/05/2011, 08:51
SC Parcerias vai sair da TAC

A SC Parcerias, sócia da Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC), fabricante do jipe Stark, vai vender suas ações da companhia assim que a empresa de Joinville se consolidar fora do Estado. A TAC já anunciou que vai deixar Santa Catarina e mudar de sede em função de benefícios fiscais. Só não decidiu ainda se vai para o Ceará, Bahia ou Amazonas.

Como foi criada para atrair investimentos privados em setores estratégicos para Santa Catarina, não tem lógica a SC Parcerias continuar participando de um projeto que vai deixar o Estado em busca de incentivos fiscais concedidos pelo governo federal, contra os quais o governo estadual não tem competitividade, explica o diretor administrativo, Hamilton Peluso, representante da estatal no conselho da TAC.

Com investimento de R$ 6 milhões e, atualmente, com 13,95% de ações no projeto TAC, a SC Parcerias deve perder participação acionária, já que os demais acionistas decidiram aumentar o capital de R$ 22 milhões para R$ 100 milhões.

– Não vamos investir mais na TAC e, assim que ela se consolidar, vamos colocar nossos papéis à venda. Isso só não será feito antes para não ser um tiro no pé – afirma Peluso.

fonte: DIÁRIO CATARINENSE (http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3296952.xml&template=3916.dwt&edition=17034&section=129)

Maurício Fernandes
04/05/2011, 12:48
Zero em estratégia comercial para ele. Isso tá cheirando mais a briga de ex-namorado. Essas declarações despencam as ações e gerarão prejuízos para ele também.

leobnaval
04/05/2011, 15:11
Sim fiz no AutoCad...

[]s

DaniloSM
04/05/2011, 18:12
A TAC Motors, que negocia a instalação de uma fábrica na Bahia, poderá desistir do negócio no Estado e transferir o investimento para o Ceará. A empresa pretende investir R$ 80 milhões nos primeiros cinco anos para produzir o jipe Stark 4wd.

O Ceará disputa a fábrica da TAC com a Bahia, onde as negociações estão avançadas. Entretanto, existem insatisfações do investidor. Segundo presidente executivo da montadora, Neimar Braga, um fator decisivo para a escolha do Estado é, além de atender os requisitos, dar velocidade ao tramite documental, burocrático. “Em trinta dias já conseguimos duas reunião no Ceará. Na Bahia, levamos de quatro a seis meses”, afirmou o empresário ao Diário O Povo.

Os executivos da montadora brasileira já estiveram no Ceará por duas vezes. Na primeira delas, em março, reuniram-se com o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Mauro Filho. Mais recentemente, o encontro foi com o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra. “Apresentamos as condições que estamos buscando. No início de maio, teremos a resposta se o governo aceita ou não”, adianta Braga.

A primeira fase do projeto, em quatro anos, a produção será de três mil automóveis por ano do primeiro modelo (Stark 4wd). Em seguida, deve chegar a 10 mil carros por ano, contemplando cinco modelos. Consolidado o negócio, a fabricação terá início em julho de 2011.

Fonte: TAC Motors pode desistir de fábrica na Bahia por burocracia e lentidão do governo | Gente & Mercado (http://genteemercado.com.br/2011/04/21/tac-motors-pode-desistir-de-fabrica-na-bahia-por-burocracia-e-lentidao-do-governo/)

fernandotf
06/05/2011, 12:04
Para quem não tiver paciência de ver o video todo (8:30), o Stark aparece em:

0:45 - Limpo
1:25 - Subindo a cachoeira
1:52 - Atolado

http://www.youtube.com/watch?v=WjeDXHChOb4&feature=player_embedded

leobnaval
06/05/2011, 17:52

http://www.youtube.com/watch?v=WjeDXHChOb4&feature=player_embedded
1:52 - Atolado e com as 4 homocinéticas quebradas, depois ainda falam que esta estória de quebrar as homocinéticas é lenda, é especulação....:banido:

Jorgao
06/05/2011, 18:43

O Stark quebrou as 4 homocinéticas :shock:!

Cara, 11 horas para 6 Km! Isso que é trilha! Que vídeo! Magnífico! Morri de inveja dos participantes!

Giovani
06/05/2011, 18:54
1:52 - Atolado e com as 4 homocinéticas quebradas, depois ainda falam que esta estória de quebrar as homocinéticas é lenda, é especulação....:banido:

O que me chamou a atenção foi a frase do narrador:
"Foi uma péssima idéia do Fábio enjambrar as homocinéticas. As 4 quebraram."

"Enjambrar". :screwy:

Vai saber que gambiarra o cara fez? Pode ter quebrado antes, em outra situação. Ali não são as originais...

[]'s

leobnaval
06/05/2011, 21:49
Se ele "enjambrou", pode ter cido devido a quebra das originais...

Enjambrar segundo uma pesquisa no google é dar uma solução provisória.
Agora estranho mesmo é quebrar as 4, de uma só vez, é de madeira as homocinéticas???

[]s

fernandotf
06/05/2011, 22:17
Agora é curioso como quebra 4 homocinéticas ao mesmo tempo! sem um bloqueio 100% frente e traz é impossível! ou estou enganado? :pensativo:

leobnaval
07/05/2011, 08:28
Atrás até é possivel porque ele tem um LSD, mas na diant., como isso foi acontecer??? de qualquer jeito com ou sem bloqueio quebrar 4 é praticamente impossivel, a não ser que seja alguma homocinética da mesma roda pois na verdade o que chamamos de homocinética tem 4 em cada eixo pois fica uma na saída do diferencial ligada ao semi-eixo e outra na roda, portanto o Stark tem 8 juntas homocinéticas no total.

Giovani
07/05/2011, 12:49
Agora é curioso como quebra 4 homocinéticas ao mesmo tempo! sem um bloqueio 100% frente e traz é impossível! ou estou enganado? :pensativo:
Ainda mais naquela manteiga que ele estava. Se fosse numa erosão, pedras, algo que deixasse o jipe travado, até pode ser. Mas não ali. E mesmo assim, para conseguir quebrar 4, tem que ser muito bração...
Isso foi alguma gambi que o cara fez nas peças.

[]'s

leobnaval
07/05/2011, 13:16
A questão é, porque ele fez gambi nas peças?
Provavelmente porque as originais já tinham ido....

[]s

Giovani
07/05/2011, 14:11
A questão é, porque ele fez gambi nas peças?
Provavelmente porque as originais já tinham ido....

[]s
Sim. Mas quando isso acontece, tem que colocar novas, não fazer gambi.
E se a TAC diz que as novas são melhores, pq não usá-las?

[]'s

ROAD TECH
07/05/2011, 14:48
O Jeep Wrangler tem eixo "postal" na dianteira, ou estou enganado?

Assisti o vídeo todo. Me pareceu que quase a totatidade do percurso foi feita em condição de baixa aderência. Prá quebrar 4 CV´s é porque havia coisa errada com elas. Normalmente quebram por excesso de torque ou por excesso de ângulo.

Sds,

Octávio

leobnaval
07/05/2011, 17:54
Sim. Mas quando isso acontece, tem que colocar novas, não fazer gambi.
E se a TAC diz que as novas são melhores, pq não usá-las?

[]'s

Sim, mas o que eu realmente queria saber:

1º como ele conseguiu quebrar as 4?
2º porque trocaria as 4 originais? será que ele já tinha quebrado elas?

[]s

JORGE DELMANTO
07/05/2011, 18:07
Srs,

Segundo informações antigas do dono do Srtark preto, socio da TAC, eles iriam testar umas homocineticas novas, mais resistentes e que as mesmas seriam vendidas para o "off road pesado" como um kit up grade, com garantia e tudo parapnmeus ate 35 polegadas.

Estas que o AREA estava usando eram experimentais, e foram feitas para aguentar.

Segundo o Roberto que estava nessa triha, este Stark "estava testando nesta trilha novas homocinéticas da Dukato (as mesmas que o PC pos no Wrangler desta mesma trilha) só que por um erro aço e tempera do fornecedor os eixos estavam só com 10% da resistência e não com 100% a mais como o esperado - aí quebrou rsrsrsrs - acontece !!! mas duvido que na próxima isto venha a acontecer de novo (espero)"

Eu já sabia deste teste e das novas homocineticas,mas acho que erros assim sao absurdos, dignos de mudar a empresa que fornece os materiais!!!

Abç, ainda torcendo para resolverem isso logo!

Jorge Delmanto

leobnaval
07/05/2011, 18:23
Ainda bem que eram mais reforçadas hehehe.

Pelo jeito no semi-eixo não está tendo problema, o jeito é partir para as homocinéticas e tulipas da Ducato mesmo.

[]s

mauriciof
07/05/2011, 18:23
Srs,

Segundo o Roberto que estava nessa triha, este Stark "estava testando nesta trilha novas homocinéticas da Dukato (as mesmas que o PC pos no Wrangler desta mesma trilha) só que por um erro aço e tempera do fornecedor os eixos estavam só com 10% da resistência e não com 100% a mais como o esperado - aí quebrou rsrsrsrs - acontece !!! mas duvido que na próxima isto venha a acontecer de novo (espero)"

Eu já sabia deste teste e das novas homocineticas,mas acho que erros assim sao absurdos, dignos de mudar a empresa que fornece os materiais!!!

Jorge Delmanto

alguém realmente é troxa a ponto de acreditar nessa baboseira de que "ahhh mas a fábrica que faz os eixos errou na receita e então ficaram mais fracas" como se fosse um processo de fundo de quintal numa fábrica de fim de semana? sério? quantos eixos essa fábrica faz por mês? só aquela meia duzia pra TAC?

que tipo de fornecedor meia-boca fundo de quintal a TAC tá usando???

erro na têmpera mesmo, ou (mais uma) falha no dimensionamento?

leobnaval
07/05/2011, 18:30
O pior que sempre é falha na tempera seja a peça que for (parafuso, homocinética) e sempre o fornecedor errou...
Na indústria existe uma coisa chamada qualidade do fornecedor, se o cara forneceu lotes defeituosos e que acaretam falhas no seu produto ele é penalizado se ele repetir o mesmo ou outro erro é trocado o fornecedor e este não pode mais fornecer peças para seus produtos. Ou o erro está na eng. da TAC e o fornecedor apenas respeitou as exigência de desenhos e descrições para fabricação dos componentes fornecidos por ele.

Porque uma coisa é certa alguem está errando em algum ponto resta saber quem e aonde.

[]s

ZCC
07/05/2011, 19:59
Caraca, 4 homocineticas quebradas ao mesmo tempo?

Pra um experimento foi uma falha tremenda - tá na hora de experimentar homocineticas superdimensionadas, ou adotar duas homocinéticas por roda (imagino que seja possível, mas nunca vi ninguém sequer falar disso) ou quem sabe alguma outra solução (em todo o caso encarece o carro, então joga isso como opicional)

JORGE DELMANTO
07/05/2011, 21:01
O Stark ja tem duas homocineticas por rodas ( uma fixa e outra deslizante).

fernandotf
07/05/2011, 23:02
O Jeep Wrangler tem eixo "postal" na dianteira, ou estou enganado?

Octávio, sim, o Wrangler está com eixo portal... mais informações em http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/70431-wrangler-brasileiro-com-eixo-portal.html

Srs,
Segundo informações antigas do dono do Srtark preto, socio da TAC, eles iriam testar umas homocineticas novas, mais resistentes e que as mesmas seriam vendidas para o "off road pesado" como um kit up grade, com garantia e tudo parapnmeus ate 35 polegadas.
Estas que o AREA estava usando eram experimentais, e foram feitas para aguentar.

Jorge Delmanto

Jorge, agora fiquei na dúvida... pelo vídeo, ficou claro pelo locutor que quebraram as homocinéticas, mas pela referência do seu texto, disseram: "só que por um erro aço e tempera do fornecedor os eixos estavam só com 10% da resistência". Afinal, quebrou a homocinética ou o semi-eixo?

andretomasi
07/05/2011, 23:11
http://i.imm.io/5uYp.jpeg

JORGE DELMANTO
07/05/2011, 23:14
Fernando,

Eu acredito que para quem nao e profissional, é mais facil falar da quebra das homocineticas, ou ainda quebrou o eixo....

Como o eixo do Stark e formado por duas homocineticas de cada lado, q sao unidas por um semi eixo, acredito q pela angulação ou pela força, seria mais facil o semi eixo quebrar.

Porem todos falam de homocinetica....

O Roberto, vulgo Pato Loco, é amigo meu, e o Fabio, dono do Stark AREA já me passou informações do carro.

Vou ligar para eles e esclarecer isso.

Posto depois

Abç

Jorge

leobnaval
07/05/2011, 23:42
Exatamente Jorge, uma coisa é o pessoal generalizar tudo chamando de homocinética a outra é chamar os itens corretamente, como semi-eixo, homocinética, tulipa, etc...
Além do que seria interessante saber o que esta falhando se são as esferas, as pistas, a carcaça, os parafusos, a junção com o semi-eixo, se é a homocinética (ligada ao câmbio) se é a tulipa (fixa ao cubo de roda)?

[]s

fernandotf
08/05/2011, 08:43
Fernando,
Eu acredito que para quem nao e profissional, é mais facil falar da quebra das homocineticas, ou ainda quebrou o eixo....
Como o eixo do Stark e formado por duas homocineticas de cada lado, q sao unidas por um semi eixo, acredito q pela angulação ou pela força, seria mais facil o semi eixo quebrar.
Porem todos falam de homocinetica....
O Roberto, vulgo Pato Loco, é amigo meu, e o Fabio, dono do Stark AREA já me passou informações do carro.
Vou ligar para eles e esclarecer isso.
Posto depois
Abç
Jorge

Jorge, para mim faz mais sentido... errar no aço e tempera na produção de uma homocinética da Dukato seria papo para boi dormir, agora já um semi-eixo feito sob medida para testes, aí sim pode haver alguma falha no processo de fabricação.

Aos poucos a Stark está convergindo para uma solução definitiva... quando tiver mais informações, poste para gente!

Exatamente Jorge, uma coisa é o pessoal generalizar tudo chamando de homocinética a outra é chamar os itens corretamente, como semi-eixo, homocinética, tulipa, etc...
Além do que seria interessante saber o que esta falhando se são as esferas, as pistas, a carcaça, os parafusos, a junção com o semi-eixo, se é a homocinética (ligada ao câmbio) se é a tulipa (fixa ao cubo de roda)?
[]s

Putz Leo, agora ficou complexo... sempre achei que tulipa fosse uma flor, depois descobri que também são os símbolos das planilhas, e agora também é a "homocinética do lado da roda"??!!! whahwahwah :pensativo:

ZCC
08/05/2011, 14:43
O Stark ja tem duas homocineticas por rodas ( uma fixa e outra deslizante).

Me expressei mal, a idéia que nunca vi ninguém falar é usar dois semi-eixos com 4 homocinéticas por roda

JORGE DELMANTO
08/05/2011, 19:25
Fernando e Leo,

Segue resppsta do caso do video:

"Não foram as homocinéticas que quebraram e sim uma falha no tratamento térmico dos semi eixos 4340. O revenimento, processo para alívio de tensão após o processo de têmpera (ganho de resistência mecânica), não foi feito conforme deveria ser feito, sendo que as estrias dos semi eixos não suportaram o torque.

Já está sendo confeccionado novos semi eixos e serão testadas as homocinéticas especificadas pelo Fábio, pois foi feito contato com o pessoal da trail-gear porém não obtivemos algumas informações que eram importantes para a fabricação as pontas de eixo. De qualquer forma o Fabio importou um modelo e assim que chegar será avaliada."

Abç

Jorge

leobnaval
08/05/2011, 20:23
Muito bom o feedback, Jorge.

É disso que a TAC precisa, ser transparente com o público e seus clientes.

[]s

ROAD TECH
08/05/2011, 20:29
Caros Amigos,

Tenho acompanhado com especial atenção esse tópico e venho perante ao grupo pedir permissão para colocar algumas opiniões sobre o tema "quebra de juntas homocinéticas".

Antes de mais nada gostaria de dizer, que apesar de não possuir um Stark, tive com um em mãos durante 11 dias na minha oficina e aproveitei para "investigar" ao máximo dos conceitos mecânicos adotados no projeto.

Como em todo projeto, há pontos positivos e negativos. O fato de eu ser engenheiro mecânico da área automotiva, especialmente atuando há mais de 20 anos em engenharia experimental (e fique claro que isso não me torna melhor do que nenhum dos senhores), é sempre bom ver iniciativas colocadas em prática por alguns apaixonados por 4x4. O Stark é um excelente exemplo disso.

No caso em especial da juntas homocinéticas, me causa surpresa ver como ainda se está "batendo cabeça" para acertar um configuração definitiva que solucione o problema de confiabilidade.

Sem querer minimizar os esforços que estão sendo feitos, o que posso dizer é que especificar um conjunto de semi-eixos com juntas homocinéticas não é uma tarefa que exija grande ciência, uma vez que cada "pacote" já foi, (ou pelo menos em tese, deveria ter sido) exaustivamente testado em laboratório. Quando me refiro a "pacote" entenda-se por juntas externa/interna e seu respectivo semi-eixo (ou semi-árvore, para os mais puristas).

A unidade do Stark que esteve aqui estava equipada com juntas da marca GARMA, que até onde tenho conhecimento, é uma empresa idônea e fornecedora habitual da nossa indústria automobilística.

Só a título de curiosidade, as empresas fabricantes de componentes de transmissão (cruzetas, eixos cardã, homocinéticas, juntas tripóides, etc) possuem bancadas de testes de esforços (rig test bench) capazesde reproduzir em laboratório a maioria das solicitações exigidas "no campo" (quem tiver interesse posso enviar literatura a respeito). Por isso minha estranheza de ver como o "método tentativa e erro" ainda está em andamento nesse caso.

O que me parece (e por favor me desmintam aqueles que estão envolvidos diretamente nesse desenvolvimento) é que as condições requeridas pelo projeto (ângulo máximo de trabalho x torque máximo transmitido) estariam exigindo uma solução que não passaria pela adoção de juntas homocinética "convencionais".

Bem, realmente espero que se chegue a uma solução final o mais cedo possível. Esse assunto tem causado enorme polêmica e seria muito ruim ver a reputação de um bom projeto como o Stark ser maculda de forma irremediável.

Sds a todos,

Octávio

leobnaval
08/05/2011, 21:01
X2, Otávio
Embora não tenha experiência que você tem...
Mas quanto ao teste prático, Ainda hoje é utilizado sim, embora a maioria das validações sejam computacionais e laboratoriais, sempre tem algum detalhe que na prática interfere nos testes e validações, por este motivo eles devem ser testados em possiveis condições de uso sim.

[]s

ROAD TECH
08/05/2011, 21:33
X2, Otávio
Embora não tenha experiência que você tem...
Mas quanto ao teste prático, Ainda hoje é utilizado sim, embora a maioria das validações sejam computacionais e laboratoriais, sempre tem algum detalhe que na prática interfere nos testes e validações, por este motivo eles devem ser testados em possiveis condições de uso sim.

[]s

Caro Amigo,

Conheço bem a real importância dos testes de campo (trabalhei em engenharia experimental em Campo de Provas).

As validações são feitas em testes de campo, após exaustivas baterias de provas em laboratórios. Uma coisa certamente não exclui a outra. Ao contrário, são complementares.

O que me causa espanto nesse caso é o tempo que se tem gasto em achar uma solução para um problema "relativamente simples" (atenção para as aspas).

Não sou especialista em testes de laboratório de itens de transmissão, mas já tive a oportunidade de visitar alguns laboratórios de testes de fadiga de eixos cardã/cruzetas/juntas homocinéticas e afins. A coisa quando é para dar errado, não leva semanas e sim minutos/horas numa bancada de testes.

No caso em questão, os parâmetros de montagem/trabalho são amplamente conhecidos (capacidade máxima de torque (e seus transientes)/ ângulo máximo de trabalho). Poderíamos adicionar temperatura de trabalho se for necessário. As bancadas de testes modernas têm capacidade de monitorar esse parâmetro também.

Mais uma vez deixo claro que não há de minha parte intenção de minimizar os esforços da equipe envolvida nesse trabalho. Talvez, poderia estar havendo uma "falta de foco" (atenção para as aspas).

Bem, daqui fico na torcida para um "happy end" para essa estória.

sds,

Octávio

Marcão pqdt
08/05/2011, 21:38
Caros Usuarios e leitores do Forum,
Não sou praticante de trilhas pesadas, mas já andei brincando de off road, atualmente possuo uma TR4, que pretendo trocar por um Troller ou Stark, não vou aqui tecer qualquer tipo de comparação pois quem conhece sabe que os três são excelententes. Mas como eu, existem aqui diversos usuários que precisam de um carro tracionado, robusto e de pequeno porte no meu caso, pratico voo livre (o parapente equivale a uma mala grande), alguém sabe dizer se está nos planos da TAC colocar o banco trazeiro bipartido, pois seria boa opção, para todos aqueles que precisam carregar alguma bagagem e um zequinha, gostaria de pedir a quem tem o Stark que colocasse uma foto do porta malas com o banco rebatido já que aqui no Rio ainda não tem nenhuma concessionária.

JEFFCATUNDA
08/05/2011, 21:53
Caro Amigo,

Conheço bem a real importância dos testes de campo (trabalhei em engenharia experimental em Campo de Provas).

As validações são feitas em testes de campo, após exaustivas baterias de provas em laboratórios. Uma coisa certamente não exclui a outra. Ao contrário, são complementares.

O que me causa espanto nesse caso é o tempo que se tem gasto em achar uma solução para um problema "relativamente simples" (atenção para as aspas).

Não sou especialista em testes de laborátório de itens de transmissão, mas já tive a oportunidade de visitar alguns laboratórios de testes de fadiga de eixos cardã/cruzetas/juntas homocinéticas e afins. A coisa quando é para dar errado, não leva semanas e sim minutos/horas numa bancada de testes.

No caso em questão, os parâmetros de montagem/trabalho são amplamente conhecidos (capacidade máxima de torque (e seus transientes)/ ângulo máximo de trabalho). Poderíamos adicionar temperatura de trabalho se for necessário. As bancadas de testes modernas têm capacidade de monitorar esse parâmetro também.

Mais uma vez deixo claro que não há de minha parte intenção de minimizar os esforços da equipe envolvida nesse trabalho. Talvez, poderia estar havendo uma "falta de foco" (atenção para as aspas).

Bem, daqui fico na torcida para um "happy end" para essa estória.

sds,

....""O que me parece (e por favor me desmintam aqueles que estão envolvidos diretamente nesse desenvolvimento) é que as condições requeridas pelo projeto (ângulo máximo de trabalho x torque máximo transmitido) estariam exigindo uma solução que não passaria pela adoção de juntas homocinética "convencionais". ..."

Octávio

Octavio, será que o problema não é exatamente o custo/dificuldade de ter que adaptar as homocinéticas ao projeto?

Você como especialista no tema deve ter uma solução para o caso e certamente não a daria sem o fechamento de um contrato de consultoria, corretíssimo!

Questionou-se por aqui que uma solução fácil e pratica deixaria a viatura mais baixa em relação ao solo, procede?

Sempre é bom ler as colocações de um especialista não comprometido financeiramente com o projeto, isso o torna isento.

Saudações.

IarzaJr
08/05/2011, 22:42
O Stark do video tem bloqueio 100% da eaton nos dois eixos. Infelizmente o repórter não tinha a informação correta (pois era necessário desmontar para avaliação) quando editou o video. O que quebrou foram os eixos 4340, que, por falha no processo térmico ficou quebradiço/vitrificado. Os eixos não foram submetidos ao processo de revenimento (alívio de tensões) após o processo de têmpera (para ganho de resistência mecânica). Erro do fornecedor.
Será fabricado novos eixos e o Stark será submetido a diversas trilhas pesadas com pneus agressivos e bloqueios 110%.
O que posso dizer, como Zeca em algumas trilhas neste Stark, o jipe supera todos a cada trilha. É um conjunto mecânico (caixa/motor) muito confiável e responde muito bem em trilhas pesadas. Este Stark participou da Trilha da Raiz (São João Batista/SC), Trilha Anual de Belchior/SC, Trilha do Putinga, Desafio Radical de Blumenau/SC. Há vários videos no YouTube destas trilhas.
Por hora é isto, qualquer dúvida estou a disposição para ajudar.
Abraço
Marcos

IarzaJr
08/05/2011, 22:46
Só para conhecimento, a empresa que confeccionou os "eixos protótipos" não são os fornecdores da TAC. Foi uma empresa contratada pelo proprietário do Stark (sócio da TAC e interessado pelo sucesso do projeto). Porém infelizmente foi uma infelixidade que pode acontecer com qualquer um.

JEFFCATUNDA
08/05/2011, 23:12
Só para conhecimento, a empresa que confeccionou os "eixos protótipos" não são os fornecdores da TAC. Foi uma empresa contratada pelo proprietário do Stark (sócio da TAC e interessado pelo sucesso do projeto). Porém infelizmente foi uma infelixidade que pode acontecer com qualquer um.

É muito bom ver que todos os sócios estão comprometidos na resolução desse grande problema, além de proprietários são também jipeiros e, como todos, torcem para que o projeto do Stark se transforme futuramente, e o mais breve possivel, em uma excelente viatura.

Tenho plena convicção de que os 80 milhoes a mais que os idealizadores do projeto pleiteiam vão se reverter na solução desse problema e em pouquissimo tempo teremos uma nova viatura em linha de produção.

Em 2013 vou trocar de viatura, quem sabe não será um Stark? :)

JORGE DELMANTO
08/05/2011, 23:19

Iarza Jr;

Era isso que eu estava para deixar claro: que nao foi a TAC que testava essas alternativas e sim o proprietário do carro, o Fábio.

E mais, ao que soube, com as configurações originais nao tem mais quebras.

O problema agora esta sendo o acerto para pneus grandes e trilhas pesadas, que é o que o Fábio vem tentando a solução, para quem sabe isso nao ser lançado como kit up grade para trilahs com a garantia do carro mantida.

Abç aguardando novidades

Jorge Delmanto

.

IarzaJr
08/05/2011, 23:25
Não tenho informações quanto aos originais de fábrica, o que posso dizer é que todos estão trabalhando para a excelência do projeto.
Vamos acompanhar este kit do Fabio e trazer novidades para o forum.

Abraço a todos
Marcos

ROAD TECH
09/05/2011, 00:43
Iarza Jr;

Era isso que eu estava para deixar claro: que nao foi a TAC que testava essas alternativas e sim o proprietário do carro, o Fábio.

E mais, ao que soube, com as configurações originais nao tem mais quebras.

O problema agora esta sendo o acerto para pneus grandes e trilhas pesadas, que é o que o Fábio vem tentando a solução, para quem sabe isso nao ser lançado como kit up grade para trilahs com a garantia do carro mantida.

Abç aguardando novidades

Jorge Delmanto

.

Caro Delmanto,

Tenho acompanhado o seu interesse em buscar informações precisas sobre esse assunto.

Bom saber que em condições "de fábrica" o desempenho das juntas tem sido satisfatório.

Pneus maiores e mais agressivos (maior capacidade de transmissão de torque) quase sempre são um problema para a "saúde" dos componentes da transmissão. Isso acontece, em maior ou menor medida, com diversos modelos.

Nos Trollers, por exemplo, pneus 35" ou maiores, costumam levar a quebras dos parafusos (6 unidades) + pinos guias de montagem (2 unidades) que fixam os semi-eixos traseiros traseiros aos respectivos cubos. Isso quando não ocorre quebra dos elementos do diferencial (planetárias e satélites).

Com aumento de diâmetro, os esforços sobre componentes da transmissão (em especial semi-eixos e homocinéticas e diferencial) aumentam também. Se estes itens não estiverem dimensionados para tal, as quebras acontecem inevitavelmente.

Bloqueios (principalmente no eixo dianteiro) também têm sua parcela de "culpa" nas quebras. Com eles o sistema de transmissão está a maior parte do tempo "tensionado", pois o escorregamento do diferencial é anulado. Em piso de baixa aderência a função dos bloqueios é benéfica e com baixo risco. Porém, em pisos de boa aderência (rochas e erosões, ambos secos) a tocada com eixos bloqueados exige muito mais atenção.

Vc cita que está sendo avaliado "kit upgrade para trilhas". Nesse caso certamente deverá ser considerado reforço mecânico em vários itens como homocinéticas, semi-eixos, diferenciais. Não tem jeito...

Como vc e demais colegas, estou ansioso aguardando por boas notícias.

Forte abraço,

Octávio

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/05/2011, 19:48
Fotos deste final de semana...:dance:

[ ]'s

MaGao
15/05/2011, 19:58
Videos videos videos videos!!!!!

Show essas trilhas com muito charco é show!

Frodo
15/05/2011, 20:01
Chuck...
Estas foram do evento de sábado?
Correu na força livre?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/05/2011, 20:06
Mais algumas...

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/05/2011, 20:12
Chuck...
Estas foram do evento de sábado?
Correu na força livre?

Olá Ruan

Estas fotos são sim do Desafio Jeepbom na Ilha...parte do trecho estava sem barro, então preferi abrir a pista somente para o pessoal fazer tomada livre.

[ ]'s

fernandotf
16/05/2011, 16:36
O governador do Ceará está de Stark... sinal de que as negociações da TAC migrar para o Ceará estão bem avançadas! Será que ele comprou ou ganhou? :pensativo:

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), participou neste domingo (15) do "rally da BR", uma carreata organizada para protestar contra a situação das estradas federais que cruzam o Estado.

"É um rally porque, com o estado da rodovia, a única coisa que dá para se fazer aqui é um rally", disse.

Cid Gomes pode explicar na Câmara denúncia contra ministro
Governador do CE chama ministro dos Transportes de 'desonesto'
Ministério dos Transportes rebate acusações do governador do CE

O evento, que começou às 10h30 e terminou por volta de 15h, contou com a presença de prefeitos da região, deputados e populares com carros, motos, bicicleta e até a pé.

Cerca de cem veículos percorreram os 140 km que separam as cidades de Sobral e Groairas. Gomes liderou a carreata dirigindo seu próprio veículo, um jipe Stark, com tração 4x4, que levava também o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), segundo a assessoria de comunicação do governo cearense.

Em Itapajés, Cid Gomes disse que o objetivo era fazer um protesto pacífico e bem-humorado, sem causar transtornos às pessoas que, "mesmo com esse estado", têm de trafegar na BR-222.

fonte: Folha.com - Poder - Cid Gomes participa de 'rally' de protesto por situao de estradas - 16/05/2011 (http://www1.folha.uol.com.br/poder/916409-cid-gomes-participa-de-rally-de-protesto-por-situacao-de-estradas.shtml)

JORGE DELMANTO
16/05/2011, 17:31
Fernando,

Acho que vc tem razão.

Nao sei nao, mas acho que alguem ganhou um brinde da TAC : "Dirigindo seu proprio veiculo"

Tomara que goste e incentive $$$$ logo...

Abç

Jorge Delmanto

fernandotf
17/05/2011, 09:38
Delmanto, acho que equivocaram na parte "dirigindo seu proprio veiculo", veja este post:

Cid Gomes (PSB) aproveitou o rally do protesto para usar jipe da montadora Stark, de Santa Catarina - placa verde (teste), que quer se instalar por aqui. Pronto. Deu o maior apoio virando garoto-propaganda.

fonte: O POVO Online - Colunas - Vertical (http://www.opovo.com.br/app/colunas/vertical/2011/05/17/noticiavertical,2244790/ifce-fara-concurso.shtml)

Mas que seria uma excelente propaganda se o governador tivesse de fato um Stark, seria!!!

cantodopirão
17/05/2011, 11:46
O primeiro carro do comboio era esse Stark Branco pilotado pelo Cid Gomes e na linha de frente tinha pelo menos mais três...

Delmanto, acho que equivocaram na parte "dirigindo seu proprio veiculo", veja este post:

fonte: O POVO Online - Colunas - Vertical (http://www.opovo.com.br/app/colunas/vertical/2011/05/17/noticiavertical,2244790/ifce-fara-concurso.shtml)

Mas que seria uma excelente propaganda se o governador tivesse de fato um Stark, seria!!!

JEFFCATUNDA
17/05/2011, 13:06
O primeiro carro do comboio era esse Stark Branco pilotado pelo Cid Gomes e na linha de frente tinha pelo menos mais três...
Exatamente, eram 4 Starks, o que o Governador pilotava deu pane, ele teve que trocar de viatura, pegou outro Stark....

CAVESO
17/05/2011, 13:30
Que propaganda negativa para a TAK ter um carro dirigido por um político como esse Cida Gomes....

Eu, como marketeiro da empresa não deixaria nem com ele pagando.....

Mas como rolam interesses sombrios, até se justifica....

Ó meu Brasiiillllllllllllllllllllllll

JEFFCATUNDA
17/05/2011, 14:37
Que propaganda negativa para a TAK ter um carro dirigido por um político como esse Cida Gomes....

Eu, como marketeiro da empresa não deixaria nem com ele pagando.....

Mas como rolam interesses sombrios, até se justifica....

Ó meu Brasiiillllllllllllllllllllllll

Não entendi Caveso, todos sabem que alguns Estados estão disputando a fabrica Catarinense.
Se já não existe dinheiro disponivel por la eles tem que sair mesmo... E dar pane qualquer um eh sujeito a isso.

VOVÔ DO TROLLER
17/05/2011, 15:40
Exatamente, eram 4 Starks, o que o Governador pilotava deu pane, ele teve que trocar de viatura, pegou outro Stark....

Ôrra meu....... Deu pane de novo? Já não chegava a da 4 Patas? Abs.

andretomasi
17/05/2011, 22:32
Apesar dos defensores ferrenhos não concordarem, pelos depoimentos anda meio alta a ocorrência de panes nos Stark né :rolleyes:

[ ]'s

leobnaval
17/05/2011, 23:21
Principalmente se você pegar o número de carros rodando pelo número de carros que já apresentaram algum problema este indice está muito alto, tomara que eles solucionem isso, parece que vontade e peças na garantia eles não economizam...

Será que quebrou a homocinética hehehehehe, se for ta na hora de um recall, tá não :putz:.

[]s

fernandotf
18/05/2011, 08:48
O jipe estava com placa verde, reservada a veículos em teste, e só poderia ser guiado por técnicos

O rally do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), por uma estrada federal para protestar contra seu estado de conservação foi feita com um jipe. Cid guiou por 120 quilômetros pela BR-222 um veículo 4x4 com placa verde. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, a placa verde é utilizada pelos fabricantes ou montadoras para a realização de testes destinados ao aprimoramento de seus produtos. Somente técnicos ou engenheiros autorizados podem conduzir os veículos. Um veículo nestas condições não poderia rodar tantos quilômetros - ainda mais porque não tem licenciamento.

http://i0.ig.com/fw/7q/us/iw/7qusiwkkrxd2i2yvm95p5dqu2.jpg
Foto: Daniel Aderaldo/iG
Carro pilotado por Cid Gomes, com a placa verde reservada a testes
Segundo o Contran, Cid está sujeito a receber uma multa de R$ 191,54 e a perder sete pontos na carteira – a infração é gravíssima – por conduzir um veículo sem licenciamento. O carro também deveria ser apreendido.

A irregularidade não foi flagrada pelos 14 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que acompanharam a carreata de 100 carros entre os municípios de Sobral e Itapajé, em protesto pela buraqueira nas rodovias federais que cortam o Ceará. O chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF no Ceará, Ricardo Araújo, justificou dizendo que “havia muitos carros”. “O ideal seria parar cada automóvel em um posto e realizar a fiscalização”, disse ele.
A assessoria de comunicação do governo do Ceará informou ao iG que Cid “chegou a Sobral e foi conduzido ao veículo”. Ainda segundo a assessoria, o governador não sabia a quem pertencia o veículo e se ele estava regular ou não.
A assessoria da TAC Motors, fabricante do jipe zero quilômetro, branco, modelo Stark 4WD, utilizado por Cid, afirma que o veículo foi emprestado para a organização do protesto por uma revendedora em Fortaleza. A reportagem do iG acompanhou o rally e identificou outros dois veículos da empresa, ambos com placa verde.
O Ceará disputa com Amazonas e Bahia a possibilidade de ter uma nova fábrica da TAC, atualmente sediada em Joinville, Santa Catarina. O terreno solicitado é de 200 mil metros quadrados. O investimento é da ordem de R$ 80 milhões na fábrica nos próximos cinco anos.

http://i0.ig.com/fw/6i/ut/ig/6iutig57fqdrgvy1z8hwqfx8d.jpg
Foto: Daniel Aderaldo
A bordo de um veículo 4x4 zero quilômetro, o governador do Ceará, Cid Gomes, cumprimenta população de Miraíma durante rally no domingo, dia 15 de maio

fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/cid+gomes+usa+carro+irregular+em+rally+de+protesto +no+ceara/n1596960854012.html

andretomasi
18/05/2011, 09:00
Engraçado o "Rally" no asfalto. E ainda deu pane no Stark? Tá feia a coisa..

[ ]'s

Giovani
18/05/2011, 09:09
fonte: Cid Gomes usa carro irregular em rally de protesto no Ceará - Política - iG (http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/cid+gomes+usa+carro+irregular+em+rally+de+protesto +no+ceara/n1596960854012.html)
Milagre se não iam achar algum podre...:chorandoderir:

Num país que já teve presidente pilotando moto roubada, o que é um :farted: ??

Vamos falar do jipe, o resto é no outro tópico...:concordo:

[]'s

JORGE DELMANTO
18/05/2011, 09:29

Acho q esta informação nao e real!

Segundo um amigo de Fortaleza, ele pilotava um branco desde o inicio e nao houve quebra!

De onde veio esta informação?

Abç

Jorge

ROAD TECH
18/05/2011, 10:31
Placa verde é destinada a veículos em experiência, que pode ser usada por fabricante ou concessionária/reparadores de veículo.

A legislação que rege esse assunto está nas resoluções do Contran 493/75 (placa verde) e 793/94 (azul).

A princípio, não há nada de irregular em se conduzir um veículo com placa verde (experiência), desde que autorizado previamente pelo proprietário do referido veículo.

Somente no caso de placa azul (placa fabricante), há sim necessidade que o condutor seja um profissional técnico credenciado pela empresa detentora dos direitos de uso da placa.

Me parece que o jornalista confundiu as cores.

JEFFCATUNDA
18/05/2011, 16:41
Acho q esta informação nao e real!

Segundo um amigo de Fortaleza, ele pilotava um branco desde o inicio e nao houve quebra!

De onde veio esta informação?

Abç

Jorge

Jorge, não vou responder porque só vou dar o trabalho aos colegas de apagar, já me acostumei.

Que deu pane posso te AFIRMAR QUE DEU!

O que foi não sei porque não divulgaram, pode ter sido uma besteira, Diesel, sei lá... O Governador não ia ficar esperando consertar, e tinham 4 Starks para ele pilotar...

Isso é muito comum, carro dar pane... Mas essa varredura que fazem nos problemas do stark, apagando tudo, pelamordedeus... E haja chamar gente de mentirosa...

CAVESO
18/05/2011, 17:16
Se deu pane mesmo, o Stark fez pouco!

Se eu fosse o jipe, teria fundido o motor para me recusar a andar junto a um político pilantra desses.

O jipe fez bem!

fernandotf
20/05/2011, 09:19
Trolleiros e Stark fazendo passeio em harmonia!

http://www.youtube.com/watch?v=XgmojkbWkjo&feature=mfu_in_order&list=UL

http://www.youtube.com/watch?v=njTtRFZrFk0

Tchê 4x4
20/05/2011, 19:50
Legal os vídeos... Conheço essas bandas e é muito legal as expedições por la.

Jorgao
24/05/2011, 13:12
Mais um video do Stark, infelizmente quebrado.

YouTube - ‪TROLLER VS STARK‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=topjcs8hetY)

Giovani
24/05/2011, 13:27
Mais um video do Stark, infelizmente quebrado.

YouTube - ‪TROLLER VS STARK‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=topjcs8hetY)
Que evento foi esse?

Brações Unidos Off Road?

Fala sério...:rolleyes:

[]'s

buchmann
24/05/2011, 16:01
"U rapaiz.. pode não cuspir na frente da camera"... kkkk

Mas vamos e viemos: Jeep feito com peças de carro de passeio e ainda peças da FIAT.. só tem que quebrar..
Pelo menos o motor é bom..

Lucio Flávio
25/05/2011, 08:57
[

Olá pessoal, vim dar uma espiadinha. Que engraçado né, as pessoas falarem mal das coisas assim tão facil, basta um teclado.

Que feio gente, falar disto ou daquilo,,, vamos dar um exemplo. Fui a um passeio de 100 jipes em trilhas pesadas na cidade de Palhoça/SC
tinha quadriciclo 4x4, jpx, land, troller, willys, picapes, wrangler, suzuki, mitsubishi, se esqueci alguns, desculpem, mas tinha um solitário Stark que passou em todos os atoleiros sem quebrar e ser puxado, um show de bola, e ninguem falou nada. Como tambem, quebraram oito jipes (pra que falar nomes?) que atrazaram o comboio e muito,,, e a culpa é da marca do carro??? para resumir, nenhum anda sózinho e tão pouco tem vontade propria...
Senhores, coloquem alegria em seus corações, não esquecam do ditado, o que desejas pra mim, que Deus te de em dobro.

O Stark está ai, vai pra bahia e está muito bem, bem mesmo,,, defeitos todos tem, não é verdade???

Saudações 4x4 e boas trilhas a todos...

Lucio Flávio

pedro bonadio
25/05/2011, 15:08
[

Olá pessoal, vim dar uma espiadinha. Que engraçado né, as pessoas falarem mal das coisas assim tão facil, basta um teclado.

Que feio gente, falar disto ou daquilo,,, vamos dar um exemplo. Fui a um passeio de 100 jipes em trilhas pesadas na cidade de Palhoça/SC
tinha quadriciclo 4x4, jpx, land, troller, willys, picapes, wrangler, suzuki, mitsubishi, se esqueci alguns, desculpem, mas tinha um solitário Stark que passou em todos os atoleiros sem quebrar e ser puxado, um show de bola, e ninguem falou nada. Como tambem, quebraram oito jipes (pra que falar nomes?) que atrazaram o comboio e muito,,, e a culpa é da marca do carro??? para resumir, nenhum anda sózinho e tão pouco tem vontade propria...
Senhores, coloquem alegria em seus corações, não esquecam do ditado, o que desejas pra mim, que Deus te de em dobro.

O Stark está ai, vai pra bahia e está muito bem, bem mesmo,,, defeitos todos tem, não é verdade???

Lucio Flávio

X2.

Não gosto do Stark, nenhum pouco, me arrepia ver um, e não é por isso que eu venho esculachar ele aqui, primeiro porque eu não tenho, e não posso falar se é ruim ou bom, quem deve dizer se é uma merda que só quebra, ou se é o melhor de todos e só traz alegrias é quem tem, não quem acha, ou ouviu falar, ou viu umas fotos na internet.

Abraços Pessoal!!

Jorgao
25/05/2011, 21:10
[

Lucio Flávio

Falar mal já foi superado, eu acho. Danado são essas quebras.
Podem colocar a culpa na têmpera da peça, no acaso, na imperícia do piloto, enfim, em tudo.
Mas, 1, 2, 3, 4, 5 , ... vezes desanima um pouco.
Se o fato de ser novo já traz dúvida, com esses vídeos, relatos, reportagens de revista (Quatro Rodas), reportagens de televisão (Sport Machine), entre outros, é o suficiente pra gerar desconfiança o suficiente.
Com certeza se a empresa tem mais de 100 sócios, alguns deles participam ativamente desse tópico, afinal, não dá pra saber quem está por trás do monitor, e espero que ao ver esses problemas relatados aqui, eles não fiquem de braços cruzados.

Depois eu volto pra conferir as novidades aqui.

JEFFCATUNDA
26/05/2011, 00:19
Que evento foi esse?

Brações Unidos Off Road?

Fala sério...:rolleyes:

[]'s

Giovani.

O Piloto do Stark é o NETO. Excelente piloto e preparador, representante da marca aqui em Fortaleza. O carro dele está muito bem preparado... Acidentes acontecem.

floripa4x4
26/05/2011, 12:43
Olá a todos comprei essa semana um Tac Stark , amarelo ( o 14º produzido) , o jipe é demais!!

floripa4x4
26/05/2011, 12:44
Jorge, não vou responder porque só vou dar o trabalho aos colegas de apagar, já me acostumei.

Que deu pane posso te AFIRMAR QUE DEU!

O que foi não sei porque não divulgaram, pode ter sido uma besteira, Diesel, sei lá... O Governador não ia ficar esperando consertar, e tinham 4 Starks para ele pilotar...

Isso é muito comum, carro dar pane... Mas essa varredura que fazem nos problemas do stark, apagando tudo, pelamordedeus... E haja chamar gente de mentirosa...

Olá amigo.

Participo de vários fóruns a muito tempo e posso lhe afirmar que a sua acusação de perseguição por parte da moderação é muito séria.

Alguém da moderação poderia nos informar melhor porque o amigo esta sendo vitima de perseguição no fórum?

Jorgao
26/05/2011, 13:01
Olá a todos comprei essa semana um Tac Stark , amarelo ( o 14º produzido) , o jipe é demais!!

Opa! Impressionante como os antigos e novos proprietários aparecem aqui no tópico, principalmente novos usuários que acabaram de se registrar aqui no fórum, nas horas mais apropriadas.
Bem vindo!
Se der, amigo, poste fotos do seu Stark e suas impressões sobre o jipe, principalmente os defeitos, avarias e tudo o mais que achar conveniente.

andretomasi
26/05/2011, 13:34
Opa! Impressionante como os antigos e novos proprietários aparecem aqui no tópico, principalmente novos usuários que acabaram de se registrar aqui no fórum, nas horas mais apropriadas.
Bem vindo!
Se der, amigo, poste fotos do seu Stark e suas impressões sobre o jipe, principalmente os defeitos, avarias e tudo o mais que achar conveniente.

Pra quem acompanha o tópico desde o início, olhando de fora, dá a impressão que a TAC tem uma equipe publicitária trabalhando ativamente pra tentar passar uma boa impressão meio forçada do Stark. É a impressão que dá, posso estar enganado.

[ ]'s

Giovani
26/05/2011, 13:43
De fato... Bem impressionante...

[]'s

Lucio Flávio
26/05/2011, 16:00
Impressionante...impressionante é o povo brasileiro ver a gurgel ir pro espaço, a jpx viajar pra terra do nunca, a engesa ficar a ver navios, a troller ser vendida para a ford (vai acabar com o jipão mais cedo ou mais tarde) agora a Tac sendo bombardeada, e por quem? por brasileiros cuspindo no prato que come.......isto sim é impressionante...muito impressionante...

Alegria, alegria, 4x4.

andretomasi
26/05/2011, 16:18
Lúcio, quando surgiram Land Rovers, Jeeps, Unimogs, Nivas, também havia concorrência, também haviam outros N tentativas similares, e apenas alguns permaneceram enquanto outros foram pro espaço. Faz parte.
Esse nacionalismo de querer empurrar só porque é nacional não funciona mais, é como querer obrigar alunos a usar computador Positivo e fingir que não enxerga os problemas, enquanto o resto do mundo usa equipamento com melhor custo/benefício e anda pra frente.

Quem é bom fica. Tanto é que estão aí o Marruá sendo vendido pela Agrale, o Troller fazendo sucesso e recebendo mais investimentos da Ford a cada ano, e por aí vai.

Agora, impressionante mesmo é que todos que ficam ofendidos com as críticas ao Stark são de Floripa. Alguma coincidência? Sócios da TAC ou algo assim? :rolleyes:

[ ]'s

leobnaval
26/05/2011, 16:26
Lúcio, quando surgiram Land Rovers, Jeeps, Unimogs, Nivas, também havia concorrência, também haviam outros N tentativas similares, e apenas alguns permaneceram enquanto outros foram pro espaço. Faz parte.
Esse nacionalismo de querer empurrar só porque é nacional não funciona mais, é como querer obrigar alunos a usar computador Positivo e fingir que não enxerga os problemas, enquanto o resto do mundo usa equipamento com melhor custo/benefício e anda pra frente.

Quem é bom fica. Tanto é que estão aí o Marruá sendo vendido pela Agrale, o Troller fazendo sucesso e recebendo mais investimentos da Ford a cada ano, e por aí vai.

Agora, impressionante mesmo é que todos que ficam ofendidos com as críticas ao Stark são de Floripa. Alguma coincidência? Sócios da TAC ou algo assim? :rolleyes:

[ ]'s

X2, embora a Gurgel tenha sido um caso a parte, que dita as regras é o mercado, tem produto bom a bom preço vende e bem, agora o Stark (pra mim não tem preço bom) e se ele é realmente bom não sei, nunca andei em um não posso afirmar nada. Mas se tirar conclusões pelo que tenho lido e visto...

[]s

CAVESO
26/05/2011, 17:59
O engesa não morreu, foi ao inferno (onde mora o Iron Maiden) e voltou, com o nome de Marruá (para não assustar a conconrrência)!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lucio Flávio
26/05/2011, 18:02
Talvez porque aqui tenha mais Stark, e o povo daqui gosta do jipe.

Sei que o stark tem preço alto e tem alguns defeitos, o que temos que fazer é ajudar em achar soluções, para o melhoramento do jipe.

acredito que enviando e-mails para a TAC falando sobre "melhoramentos" que todos gostariam no stark, seria uma iniciativa. Pois o povo da TAC lê os e-mails, já enviei vários com minhas idéias, e alguns e-mails foram respondidos, prova que eles leram.

Este é meu desejo, que todos aqui postem suas criticas, pois as criticas são construtivas e proveitosas, mas aqueles que ridicularizam o jipe ou "qualquer outra marca que seja" para mim é um cidadão analfabeto espiritual, a este desejo toda sorte e paz neste mundo.

alegria 4x4...

Lucio Flávio

VOVÔ DO TROLLER
26/05/2011, 18:07
Plagiando aquele velho dito popular, a TAC tem que crescer e aparecer ( e mostrar serviço) . Antes disto, nada feito. Abs. Válter
p.s. eu até admiro este carro TAC , estou torcendo para que dê certo, mas sinceramente, hoje, não teria coragem de comprar um.

JORGE DELMANTO
26/05/2011, 18:51
Srs;

Também ja notei este fato de novos inscritos surgirem para defender a TAC.
Porém, ao inves de acreditar q sejam pessoas ligadas às fabrica (ou marketeiros como falaram), penso q podem ser apenas "novos" usuários, ou "novos" proprietários.

Ao inves de fazerem isso, obvio q eles se apresentariam como a pp fabrica, como fez um representante da BF aqui no forum.

E Pq nao fazem?

Fiz a pergunta e tive como resposta a impossibilidade de ter alguem 24hs lendo e respondendo tudo, ainda mais ante o anonimato da internet e criticas (por vezes) passivas e sem fundamentos!

Quanto ao fato da maioria ser do Sul, isso ocorre tb com o troller, que tem numero maior no Ceara do que em SP.

Como ja disse, nos de SP estamos carentes de qq coisa sobre a TAC e Stark.

Nao vou comprar um carro aqui em SP, sem testa-lo, sem ver a concessionária, PAT, ou ter algum meca aqui para me socorrer!

Nos estudos sobre o carro, fiz contatei varios proprietários (todos do sul e sem ligação com a TAC), entre eles o Lucio, q esta aqui no topico defendendo o Stark. E tb abri canal direto com um dos socios da TAC, o Fábio - que sempre me respondeu, deu informações, e contou os problemas ocorridos e as soluções ja adotadas.

Tenho noticias diretas via e-mail, sobre as modificações, etc....o que inclui novo teste do semi eixo ( o ponto fraco do carro com pneu acima de 33)!

Eu :torcendo:pela TAC, acredito no produto, tenho informações sobre tudo que peço.....mas estou aguardando o kit off road para comprar e testar um, alem de claro, ter uma revenda com mecanicos aqui em SP!

Abç

Jorge Delmanto

andretomasi
27/05/2011, 00:43
Putz Leo, vender carro usado como 0km é o fim da picada.. ainda mais alienado! :shock:

JORGE DELMANTO
27/05/2011, 08:42
Vbeltran,

Basta a leitura das mensagens anteriores para saber que é o André quem escreveu e postou as fotos.

Sempre que precisei, mandei minhas duvidas para o e-mail dele e tive respostas.

Se quiser, faça o mesmo, eis que como ele mesmo disse, nao posta muito aqui no forum.

Tb sou solidário à sua posição, e tb aguardo a criação de uma revenda em SP para testar melhor o carro.

Acho um atraso nao ter nada em SP da TAC.

Abç

Jorge Delmanto

Lucio Flávio
27/05/2011, 08:45
Pessoal, vi um Stark em Criciuma-SC amarelo, preparado para trilha, com protetores especiais, outras homocinéticas(não falou quais), pneus mud 33 e motor com 175cv. o proprietario não quis muita conversa, mas falou que foi feito em Florianópolis..
O Jipe é interessante, muito bem preparado. O dono do Stark disse que não vende, não troca, e nem deixa dar uma voltinha. É isso aí.
Parabens para ele.
Que pena não ter revenda em São Paulo, acredito que para vender este tipo de produto, tem que ser pessoal altamente especializado em 4x4 off road. e em São Paulo tem bastante gente neste quesito.

Abraços 4x4

VOVÔ DO TROLLER
27/05/2011, 21:57
Vbeltran,

Basta a leitura das mensagens anteriores para saber que é o André quem escreveu e postou as fotos.

Sempre que precisei, mandei minhas duvidas para o e-mail dele e tive respostas.

Se quiser, faça o mesmo, eis que como ele mesmo disse, nao posta muito aqui no forum.

Tb sou solidário à sua posição, e tb aguardo a criação de uma revenda em SP para testar melhor o carro.

Acho um atraso nao ter nada em SP da TAC.

Abç

Jorge Delmanto

Valeu Jorge, realmente foi falta de atenção da minha parte. Já pedi as devidas desculpas para o André e espero que ele as considere. Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, me pareceu ser uma ótima pessoa e um ótimo profissional. Acho que o negócio é comprar um Stark lá em Minas, afinal, não é muito longe de S.Paulo. Abs. Válter

JORGE DELMANTO
28/05/2011, 14:44
Putz Leo, vender carro usado como 0km é o fim da picada.. ainda mais alienado! :shock:

Antes que os fofoqueiros virtuais espalhem noticia errada, o fato já foi examinado, sendo erro de digitação do banco financiador, que errou ao gravar dois carros com apenas um contrato.

O tairone, citado como sendo o proprietário incial do carro tem um Stark vermelho, igaul ao comprado, e este é que esta financiado - gravame junto ao BV - que por erro interno, acabou tb pondo gravame em outro stark, zero.

Ou seja, por merda do banco, a TAC e a revenda levaram a culpa!

Melhor corrigir do que ver a fofoca espalhar!

Abç

Jorge Delmanto

JORGE DELMANTO
28/05/2011, 14:58
Srs.

Segue declaração do Tairone, cujo Stark esta alienado, comprovando-se o erro do Banco.

Os citados documentos estão comigo caso haja interesse de acesso, desde que tenha interesse de agir na causa.

Ats

Jorge Delmanto

DECLARAÇÃO:

Eu, Tairone Conde Costa, proprietário da BOX 4x4, oficina especializada em 4x4
há mais de 12 anos, e revenda credenciada TAC
para Mato Grosso, devidamente instalada na Avenida Fernando Correa da Costa, nº
1150, em Cuiabá, considerando que fui citado
no corrente e-mail, venho perante os senhores apresentar a minha versão dos
fatos.
Adquiri, na data de 11/02/2010, um Jipe Stark, zero quilômetro, cor vermelha,
Chassis número 96SSA42MFAJ000026, conforme faz
prova a nota fiscal número 00.308 (anexo 1). Tal veículo foi financiado pela
BV FINANCEIRA S.A. e encontra-se comigo até
hoje, sendo meu jipe do dia-a-dia. O veículo foi alienado e emplacado na cidade
de Joinville – SC, conforme faz prova o
Certificado de Registro de Veículo número 7795957146 (anexo 2). Ocorreu a
gravação da alienação, e a mesma consta
normalmente no campo “observações†do documento anteriormente citado.
Ocorre que, por motivos que desconheço, a BV FINANCEIRA também alienou em meu
nome um veículo Stark Vermelho de chassis
96SSA42MFAJ000028, constando o endereço da minha empresa (BOX 4x4) em Cuiabá
– Mato Grosso. Fato este que tomei conhecimento
por esta lista de email do Troller Clube. Na época em que o meu Stark de
chassis final 26 foi alienado, não existia o jipe
de chassis final 28, fato que acredito tratar-se de um mero erro de digitação
ou algo parecido. Segue também comprovante de
realização de vistoria prévia da seguradora com o decalque do veículo (anexo
3).
Não tive contato com o veículo Stark de chassis 96SSA42MFAJ000028, não sei
quando foi fabricado e nem pra qual estado foi
vendido. Tampouco houve outro Stark vermelho em minha loja, ou sequer adquirido
em meu nome, fato que pode ser facilmente
comprovado perante a própria montadora TAC.
Estou inteiramente à disposição dos senhores para esclarecer quaisquer
dúvidas pertinentes ao caso em tela, bem como dúvidas
com relação ao jipe Stark de um modo geral. E por fim, gostaria de pedir às
pessoas envolvidas neste fato que se informe
antes de levantarem acusações que envolvam o nome de terceiros, bem como fatos
sem provas. Tenho uma empresa e um nome a
zelar, e tenho por hábito esclarecer as coisas no mais alto grau de
detalhamento, para evitar mal entendidos como esse.
Atenciosamente,

Tairone Conde Costa
BOX 4x4
Cuiabá - MT

leobnaval
28/05/2011, 15:36
Antes que os fofoqueiros virtuais espalhem noticia errada, o fato já foi examinado, sendo erro de digitação do banco financiador, que errou ao gravar dois carros com apenas um contrato.

O tairone, citado como sendo o proprietário incial do carro tem um Stark vermelho, igaul ao comprado, e este é que esta financiado - gravame junto ao BV - que por erro interno, acabou tb pondo gravame em outro stark, zero.

Ou seja, por merda do banco, a TAC e a revenda levaram a culpa!

Melhor corrigir do que ver a fofoca espalhar!

Abç

Jorge Delmanto

O pessoal aqui deve estar trabalhando tudo para a TAC não é possivel....
Aquele link, é meramente o que um comprador do veiculo passou, se foi erro da TAC, da concessionária, do banco, da financiadora não faz a menor diferença... o que importa é que ele comprou um veiculo e não conseguia licenciar e emplacar o veiculo, contatou a loja e a fabrica da TAC mas ninguem resolveu nada durante 3 meses, então resolveu entrar na justiça, para ter seus direitos.

Graças ao Tairone (segundo seus anexos) estar no meio off-road e tomar ciencia do ocorrido resolveu esclarecer as informações sobre seu veiculo e sobre o outro Stark que tambem estava alienado em seu nome. Quanto a ser um mero erro de digitação (isso foi suposto no texto acima pelo autor), pelo que li não foi informado ainda a causa das divergência da informação.

E quanto a espalhar noticias da TAC e/ou Stark pode ficar tranquilo, pois ontem entrei no tópico e meu post sobre este assunto já tinha sido retirado, mas como hoje você postou uma explicação que teoricamente isenta a TAC das responsabilidades, meu post voltou, deve ter algum mágico neste forum....

Ou seja fale bem e tenha seu post no forum...

Isso se não tirarem este tambem.

[]s

fernandotf
28/05/2011, 17:21
Primeiro Encontro Geração STARK - Florianópolis - SC (http://www.tacmotors.com.br/o-stark-4wd/galeria-de-fotos/?album=1&gallery=10)

Giovani
28/05/2011, 17:52
O pessoal aqui deve estar trabalhando tudo para a TAC não é possivel....
Aquele link, é meramente o que um comprador do veiculo passou, se foi erro da TAC, da concessionária, do banco, da financiadora não faz a menor diferença... o que importa é que ele comprou um veiculo e não conseguia licenciar e emplacar o veiculo, contatou a loja e a fabrica da TAC mas ninguem resolveu nada durante 3 meses, então resolveu entrar na justiça, para ter seus direitos.

Graças ao Tairone (segundo seus anexos) estar no meio off-road e tomar ciencia do ocorrido resolveu esclarecer as informações sobre seu veiculo e sobre o outro Stark que tambem estava alienado em seu nome. Quanto a ser um mero erro de digitação (isso foi suposto no texto acima pelo autor), pelo que li não foi informado ainda a causa das divergência da informação.

E quanto a espalhar noticias da TAC e/ou Stark pode ficar tranquilo, pois ontem entrei no tópico e meu post sobre este assunto já tinha sido retirado, mas como hoje você postou uma explicação que teoricamente isenta a TAC das responsabilidades, meu post voltou, deve ter algum mágico neste forum....

Ou seja fale bem e tenha seu post no forum...

Isso se não tirarem este tambem.

[]s
:stop:

Te enviei uma MP.

[]'s

andretomasi
31/05/2011, 03:14
Ué, tá rolando uma ditadura braba aqui nesse tópico, que todas as mensagens recentes estão sumindo???

[ ]'s

Giovani
31/05/2011, 08:11
Ué, tá rolando uma ditadura braba aqui nesse tópico, que todas as mensagens recentes estão sumindo???

[ ]'s

Foram removidas mensagens com teor comercial de uma revenda TAC.

Qualquer dúvida entre em contato por MP com a moderação.

E favor ler as Regras de Conduta do fórum. Especialmente o item 5.8.

[]'s

Pavani
31/05/2011, 09:50
Pessoal,

É por essas e outras que assuntos vinculados ao Stark e a TAC não são quase falados em um Fórum pela Internet, um fósforo aqui aceso vira um incêndio por nada..... O que aconteceu com o nosso amigo Tairone é um motivo, me desliguei deste tópico pois nada vale falar e debater se as pessoas só querem saber ou entender o que de fato interessa para elas...... E por essa razão para as pessoas que acreditam saber muito infelizmente posso dizer que não sabem absolutamente nada sobre a TAC, o Stark e o projeto.....

Espero que de fato a mesma se estabilize no segmento, mais uma vez repito que isso será bom para todos os usuários de veículos 4x4.... Sejam Landeiros, Trolleiros, Starkeiros, etc.....

Um abraço!

Pavani

JORGE DELMANTO
01/06/2011, 11:13
x 100 !

Tb ja cansei de ler bobagens e ver gente criticando sem noção do que está falando.

Abç

Jorge Delmanto

fernandotf
07/06/2011, 09:17
http://www.youtube.com/watch?v=HbXStaPdqbQ

jose luiz oliveira
11/06/2011, 20:08
É por essas e outras que nao rola nada de bom por aqui...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzz
Enquanto isso no yahoo grupos tem um grupo "STARK4x4" que tá bombando.
Fuuuui. aqui nao dá mais..zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Esse topico ja morreu e só falta deleta-lo

JORGE DELMANTO
11/06/2011, 23:06
É por essas e outras que nao rola nada de bom por aqui...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzz
Enquanto isso no yahoo grupos tem um grupo "STARK4x4" que tá bombando.
Fuuuui. aqui nao dá mais..zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Esse topico ja morreu e só falta deleta-lo

Jose Luiz,

Acabei de entrar la no yahoo e nao tem sequer uma mensagem

O Andre, moderador e criador daquele grupo, e gente boa, espero q a coisa flua por la.

Apesar dele ser revendedor do stark, sempre trocamos informacoes sem receio. Espero q la a coisa seja mais aberta q aqui.

Mas vc vir aqui e falar a merda q falou, criticar um topico com mais de 125 paginas e alegar q o
recem criado grupo esta bombando, sem qq mesnagem esta bombando, E DEMAIS !!!!!

Pare de beber e seja mais educado....

Ab

Jorge Delmanto

leobnaval
11/06/2011, 23:09
kkkkkkkkkkk, essa apavorou....

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
13/06/2011, 18:21
Stark de Fábio Torcato chega em 3° lugar na etapa Porto Alegrense do campeonato gaúcho de rallye 4x4 e se mantém em 1° lugar, empatado com a Pajerinho de Ricardo Koch.

Classificação geral em www.americasul4x4.com.br (http://www.americasul4x4.com.br)

[ ]'s

Frodo
14/06/2011, 15:45
Aí chuck...
catando uma fotos passei por essa...
foi no "parquinho" em glorinha (ano passado)

Propaganda? :???:
sei lá, o que importa é o visual... ficou legal
se fosse de samurai, xj, troller... também ia achar algum lugar pra bostar. :mrgreen:

https://lh4.googleusercontent.com/-i52GUkII29Q/TfA6nQNW-DI/AAAAAAAAAXU/H1SwexXT56w/s512/P1030824.JPG

fernandotf
16/06/2011, 09:54
http://www.youtube.com/watch?v=DqB52tIkSe4

JORGE DELMANTO
16/06/2011, 13:49
Fernando,

O que se passa?

fernandotf
16/06/2011, 14:59
Fernando,
O que se passa?

Grande Jorge,

não entendi a sua pergunta...

se for referente ao post anterior, é apenas um vídeo com Stark subindo erosões... achei bacana e compartilhei!

Se considerarem off-topic, peço desculpas...

Edgar Caldeira
17/06/2011, 03:06
Aí chuck...
catando uma fotos passei por essa...
foi no "parquinho" em glorinha (ano passado)

Propaganda? :???:
sei lá, o que importa é o visual... ficou legal
se fosse de samurai, xj, troller... também ia achar algum lugar pra bostar. :mrgreen:

https://lh4.googleusercontent.com/-i52GUkII29Q/TfA6nQNW-DI/AAAAAAAAAXU/H1SwexXT56w/s512/P1030824.JPG

Eita, ate torço a cabeça de tão feio que o bichinho é...
Adorei a lama nesse ser estranho :torcendo:

JORGE DELMANTO
17/06/2011, 08:54
Grande Jorge,

não entendi a sua pergunta...

se for referente ao post anterior, é apenas um vídeo com Stark subindo erosões... achei bacana e compartilhei!

Se considerarem off-topic, peço desculpas...

Fernando,

Perguntei pois para mim, sua mensagem estava em branco, sem texto, foto ou video.

Como foi a 2 vez q isso ocorreu com suas mensagens, achei q pudesse estar com virus, ou sendo deletado aqui no forum.

Hj, ao ler sua resposta, o video RESSURGIU DAS CINZAS!!!

Abç

Jorge

fernandotf
17/06/2011, 11:25
Fernando,
Perguntei pois para mim, sua mensagem estava em branco, sem texto, foto ou video.
Como foi a 2 vez q isso ocorreu com suas mensagens, achei q pudesse estar com virus, ou sendo deletado aqui no forum.
Hj, ao ler sua resposta, o video RESSURGIU DAS CINZAS!!!
Abç
Jorge

Jorge, não tinha entendido a sua mensagem anterior... realmente ver uma mensagem em branco é estranho! Não sei o que houve...

Vou começar a colocar algum texto quando publicar vídeos, assim caso o vídeo não abra, ao menos tem o texto explicando!

E aí, está indo para Fenajeep pegar o Laranjão?